NÃO HAVERÁ AULAS DE SEGUNDA E TERÇA-FEIRA DEVIDO FERIADOS DO SERVIDOR PÚBLICO E FINADOS
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AULAS DE QUARTA-FEIRA
MARÍCIA - INGLÊS
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 03/11/2021 de 13h - 14h)
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/10/2021 de 14h - 15h)
AMORIM - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 03/11/2021 às 9h - 10h)
Assunto: PROBLEMAS COM MULTIPLICAÇÃO
Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo
Vídeo - https://youtu.be/XT_vwg_1rjY
Questionário: UM VENDEDOR VENDE 130 LARANJAS POR DIA. ENTÃO RESPONDA:
1) EM UMA SEMANA QUANTO VENDERÁ?
2) EM UM MÊS DE 5 SEMANAS QUANTO VENDERÁ?
3) EM UM BIMESTRE QUANTO VENDERÁ?
4) EM UM SEMESTRE QUANTO VENDERÁ?
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 03/11/2021 às 10h - 11h)
ASSUNTO: DIVISÃO (PROBLEMAS)
Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo
Vídeo - https://youtu.be/bca8zp8hgbY
Questionário: DESEJA - SE RECEBER 40000 REAIS. RESPONDA:
1) EM 4 VEZES IGUAIS, QUANTO FICARÁ A PARCELA?
2) EM 5 VEZES, QUANTO FICARÁ A PARCELA?
3) EM 8 VEZES IGUAIS A X, QUANTO SERÁ O VALOR DE X?
4) RESOLVA;
A) 30000 ÷ 5
B) 5800 ÷ 4
C) 56480 ÷ 5
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AULAS DE QUINTA-FEIRA
GEORGE - GEOGRAFIA
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 04/11/2021 às 09h - 10h)
1. “Os episódios vulcânicos ocorrem desde o início da evolução da
Terra (4,5 bilhões de anos). Portanto, numa escala distinta de desenvolvimento
da humanidade (séculos). Assim, a aparente quietude de um vulcão para nós
decorre simplesmente do fato de não ter havido nenhum relato histórico de sua
erupção [...]”.
TEIXEIRA, W. Vulcanismos: produtos e importância para a vida. In:
TEIXEIRA, W. et. al (orgs.). Decifrando a Terra. São
Paulo: Oficina de Textos, 2000. p.349.
Como podemos notar com o texto acima, os comportamentos vulcânicos
obedecem a uma escala de tempo superior à do tempo histórico humano. A
liberação do material magmático ocorre em função:
a) da liberação de calor interno acumulado durante longos períodos
em áreas instáveis.
b) da ausência de pressão atmosférica externa para conter a
emissão do material vulcânico.
c) da estrutura geologicamente antiga do relevo incapaz de conter
o magma terrestre.
d) do processo de transformação físico-química das rochas ao longo
das eras geológicas.
e) do estado de conservação inadequado da crosta terrestre em áreas
continentais.
2. Uma manifestação geomorfológica resultante da consolidação do
material magmático na superfície é:
a) a constituição de formas de relevo aplainadas.
b) a maior atuação dos agentes exógenos do relevo.
c) o reposicionamento das camadas sedimentares.
d) a formação de rochas ígneas extrusivas.
e) o desencadeamento de processos intempéricos.
3. Os vulcões, ao entrarem em erupção, liberam um substrato
magmático composto pela lava vulcânica e também por materiais sólidos soltos,
além de cinzas, blocos e outros elementos que são expelidos e emitidos à
superfície, graças à liberação da pressão interna. Esse material é chamado de:
a) resíduos sólidos vulcânicos.
b) rochas consolidadas.
c) lavas solidificadas.
d) resíduos internos maciços.
e) depósitos piroclásticos.
4. O
granito é uma rocha magmática de grande valor comercial. Em relação a ele:
a) Descreva três de seus usos na construção civil.
b) Quais os três principais minerais que o formam.
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 04/11/2021 às 10h - 11h)
1. Responda corretamente:
2. Relacione
corretamente: ( 1 ) Região Centro-Oeste ( 2 ) Região Norte ( 3 ) Região Sudeste
( 4 ) Região Nordeste (5) Região sul
(
) 09 Estados
(
) 04 Estados
(
) 07 Estados
(
) 03 Estados
(
) 03 Estados
3. A atual divisão regional brasileira foi realizada em 1970 pelo
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme essa
regionalização, cite os complexos regionais do Brasil e seus respectivos
estados.
4. A Região do Brasil que possui a maior extensão territorial é:
a) Norte
b) Sul
c)
Nordeste
d)
Centro-Oeste
e)
Sudeste
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AULAS DE SEXTA-FEIRA
EUGÊNIO - HISTÓRIA
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 05/11/2021 às 09h - 10h)
Roma Antiga - Crise do Império Romano (páginas 183 a 187)
Explicação: https://www.youtube.com/watch?v=3ol5lhMwzMA
1) Veja o que Sêneca, um filósofo romano que viveu no século I d.C,
descreve sobre a vida social na Roma Antiga:
“Encontrei-me, por acaso, em um espetáculo de
meio-dia; esperava jogos e divertimentos, um espetáculo agradável aos olhos,
cansados de ver sangue humano , mas foi o contrário. Os combates antigos eram
misericordiosos, mas agora, [...] ocorrem verdadeiros assassinatos. Nada tem
para usar como defesa, seus corpos expostos aos golpes, não há combate sem
morte. [...] Pela manhã, homens são postos aos leões e aos urso, aos meio-dia,
aos seus expectadores. Ordenam que os que acabaram de matar sejam expostos aos
seus matadores, preservando o vencedor para novo massacre. O único fim do
combate é a morte.”
a) A qual diversão do povo romano antigo o filósofo está se
referindo? Qual é o ponto de vista dele
em relação a isso?
b) Você conhece algum esporte ou diversão da
atualidade que lembre ou se assemelhe a diversão descrita no texto? Qual é?
Qual é a sua opinião sobre isso?
2) Veja a seguinte tirinha
a) A tirinha embora tenha como tema a Roma
Antiga, inspirou-se em um problema dos tempos atuais? Que problema é esse?
b) “Todos os caminhos levam à Roma”. Este é um
antigo ditado popular que destaca a importância econômica que a cidade possuía.
Ainda de acordo com o ditado, o que contribuía para a economia de Roma?
c) As estradas romanas serviam como uma
sistema de correio, onde mensageiros à cavalo ou em carruagens levavam ou
traziam produtos, correspondências e
informações importantes. Como você se corresponde ou adquire produtos
atualmente?
3) O crisitianismo surgiu na Judéia na época do Imperador Otávio e,
séculos depois, se espalhou por todo mundo romano. Sobre esse tema, responda às
questões a seguir.
a) Aponte duas diferenças básicas do
cristianismo em relação à religião originalmente praticada em Roma.
b) Que
motivos explicam as perseguições aos cristãos promovidas pelo Império Romano?
c) Quando acabaram as perseguições aos
cristãos no Império Romano?
4) A partir do século III, o Império Romano entrou em uma grave crise
política: os oficiais do exército passaram a disputar o poder do Imperador. A
saída para essa crise foi a criação de um governo composto por quatro
imperadores. Como esse tipo de governo ficou conhecido? Esse tipo de governo
solucionou o problema? Justifique.
5) Foram fatores que enfraqueceram o Império Romano:
( )
desvalorização da moeda.
( )
escassez de escravos.
( )
diminuição de impostos.
( )
invasões estrangeiras.
( )
conflitos e corrupção.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 05/11/2021 às 10h - 11h)
7º Invasões holandesas ao
Nordeste brasileiro (páginas 205 a 211)
Explicação: https://www.youtube.com/watch?v=VrKQPLdMUN8
Atualmente
católicos e protestantes (“evangélicos”)
se tratam como “irmãos separados”, focam em aspectos comuns e até
cooperam; mas nem sempre as relações foram fraternas assim.
Com
a Reforma religiosa do século XVI surgiram novas igrejas cristãs que passaram a
ter novas interpretações do cristianismo, ao mesmo tempo que passaram a
contestar a hegemonia da Igreja Católica. A Alemanha e os países escandinavos
adotaram a Igreja Luterana; A Igreja Anglicana se tornou a religião nacional do
reino da Inglaterra e de suas colônias; A Igreja Reformada (calvinista) se
tornou a religião majoritária dos
habitantes da Escócia e da Holanda.
Antes
que existissem o que hoje chamamos de Luxemburgo e Holanda, existiam as
Províncias Unidas (sete ao todo) e as mesmas pertenciam à Espanha. Ainda no
século XVI, grande parcela da população
das Províncias Unidas havia se convertido ao protestantismo calvinista. A
Espanha, por sua vez, como um reino tradicionalmente católico reuniu seus
esforços para frear o protestantismo por meios repressivos, através da
Inquisição.
Unindo
o ódio ao rei por causa da sua política repressiva e do aumento de impostos
cobrados, a partir de 1566 multidões enfurecidas de protestantes calvinistas no
sul das Províncias Unidas invadiram, saquearam e a quebraram imagens sacras nos mosteiros e templos católicos. O
“beeldenstorm” - as ondas de destruição de objetos sacros em igrejas católicas
- principiaram a Guerra dos Oitenta Anos
(1568 a 1648), que culminou na
independência da Holanda do domínio espanhol.
Os
conflitos entre protestantes e católicos se arrastaram também para o Brasil
durante a invasão holandesa ao nordeste brasileiro no século XVII.
Inicialmente, sob a gestão do conde Maurício de Nassau, os holandeses adotaram
a tolerância religiosa, juntamente com empréstimos financeiros possivelmente
como estratégia da boa vizinhança para poder ganhar a confiança dos senhores de
engenho e assim governar em paz. Mas bastou Nassau regressar à sua terra natal
para os holandeses confiscarem propriedades de endividados e também cometer
massacres em nome da intolerância religiosa. O caso mais emblemático aconteceu
onde atualmente é o Rio Grande do Norte, em 1645, quando Jacob Rabbi,um alemão
a serviço do governo holandês e tendo índios sob o seu comando, ordenou a
matança de cerca de 70 católicos que se recusaram a se converterem ao
protestantismo calvinista. Em 2017, o Papa Francisco elevou as vítimas da
intolerância religiosa ao nível de mártires e santos brasileiros.
1) Católicos e protestantes, apesar das suas peculiaridades, compõem uma família religiosa chamada
cristianismo. Pesquise e depois aponte três coisas em comum entre o catolicismo
e o cristianismo.
2) O que a Igreja Católica e as
principais igrejas protestantes tem feito atualmente para evitar e superar a
intolerância religiosa?
3) Quais fatores levaram as Províncias Unidas a
lutarem para se tornarem independentes da Espanha?
4)
Explique o que foi o “beeldenstorm”.
5)
Quem administrou o “Brasil holandês” entre 1637 e 1644? Como foi essa
administração?
6) O que o massacre das vítimas de 1645, no Rio
Grande do Norte, revela sobre os holandeses?
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 05/11/2021 às 10h - 11h)
7º Invasões holandesas ao
Nordeste brasileiro (páginas 205 a 211)
Explicação: https://www.youtube.com/watch?v=VrKQPLdMUN8
Atualmente
católicos e protestantes (“evangélicos”)
se tratam como “irmãos separados”, focam em aspectos comuns e até
cooperam; mas nem sempre as relações foram fraternas assim.
Com
a Reforma religiosa do século XVI surgiram novas igrejas cristãs que passaram a
ter novas interpretações do cristianismo, ao mesmo tempo que passaram a
contestar a hegemonia da Igreja Católica. A Alemanha e os países escandinavos
adotaram a Igreja Luterana; A Igreja Anglicana se tornou a religião nacional do
reino da Inglaterra e de suas colônias; A Igreja Reformada (calvinista) se
tornou a religião majoritária dos
habitantes da Escócia e da Holanda.
Antes
que existissem o que hoje chamamos de Luxemburgo e Holanda, existiam as
Províncias Unidas (sete ao todo) e as mesmas pertenciam à Espanha. Ainda no
século XVI, grande parcela da população
das Províncias Unidas havia se convertido ao protestantismo calvinista. A
Espanha, por sua vez, como um reino tradicionalmente católico reuniu seus
esforços para frear o protestantismo por meios repressivos, através da
Inquisição.
Unindo
o ódio ao rei por causa da sua política repressiva e do aumento de impostos
cobrados, a partir de 1566 multidões enfurecidas de protestantes calvinistas no
sul das Províncias Unidas invadiram, saquearam e a quebraram imagens sacras nos mosteiros e templos católicos. O
“beeldenstorm” - as ondas de destruição de objetos sacros em igrejas católicas
- principiaram a Guerra dos Oitenta Anos
(1568 a 1648), que culminou na
independência da Holanda do domínio espanhol.
Os
conflitos entre protestantes e católicos se arrastaram também para o Brasil
durante a invasão holandesa ao nordeste brasileiro no século XVII.
Inicialmente, sob a gestão do conde Maurício de Nassau, os holandeses adotaram
a tolerância religiosa, juntamente com empréstimos financeiros possivelmente
como estratégia da boa vizinhança para poder ganhar a confiança dos senhores de
engenho e assim governar em paz. Mas bastou Nassau regressar à sua terra natal
para os holandeses confiscarem propriedades de endividados e também cometer
massacres em nome da intolerância religiosa. O caso mais emblemático aconteceu
onde atualmente é o Rio Grande do Norte, em 1645, quando Jacob Rabbi,um alemão
a serviço do governo holandês e tendo índios sob o seu comando, ordenou a
matança de cerca de 70 católicos que se recusaram a se converterem ao
protestantismo calvinista. Em 2017, o Papa Francisco elevou as vítimas da
intolerância religiosa ao nível de mártires e santos brasileiros.
1) Católicos e protestantes, apesar das suas peculiaridades, compõem uma família religiosa chamada
cristianismo. Pesquise e depois aponte três coisas em comum entre o catolicismo
e o cristianismo.
2) O que a Igreja Católica e as
principais igrejas protestantes tem feito atualmente para evitar e superar a
intolerância religiosa?
3) Quais fatores levaram as Províncias Unidas a
lutarem para se tornarem independentes da Espanha?
4)
Explique o que foi o “beeldenstorm”.
5)
Quem administrou o “Brasil holandês” entre 1637 e 1644? Como foi essa
administração?
6) O que o massacre das vítimas de 1645, no Rio
Grande do Norte, revela sobre os holandeses?
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FELIPE - ENSINO RELIGIOSO
ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - TODAS AS TURMAS
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/10/2021 conforme os horários abaixo)
Atenção aos horários: 6º ano: de 08h - 09h
7º ano: de 13h - 14h
TEMA: LIDERANÇAS RELIGIOSAS.
PROFESSOR: FELIPE.
https://www.tudosaladeaula.com/
Olá turma!
Hoje veremos como algumas lideranças religiosas deram exemplo de respeito e promoveram a paz e o diálogo entre as religiões.
Fonte 01
Líderes religiosos pediram nesta quarta-feira (19) diálogo e respeito às diferenças para combater a propagação de intolerâncias e discursos odiosos. As declarações foram feitas em encontro ecumênico durante audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.
Números do Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, mostram que seguidores de umbanda e candomblé e evangélicos lideram a lista de vítimas das denúncias de intolerância religiosa no País. Os deputados também receberam dados da Secretaria de Assistência Social do Rio de Janeiro, que registrou 948 queixas relacionadas a religião em todo o estado, entre 2012 e 2014.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Fonte 02
ATIVIDADE:
1 – Observe as duas fontes e responda:
a) A fonte 02 contradiz ou não a fonte 01?
b) Qual a mensagem que está presente na fonte 02?
02 – Qual o motivo e onde foi realizado o encontro dos lideres religiosos?
03 – Quais as religiões sofrem mais perseguição no estado do Rio de Janeiro?
04 – Vamos citar algumas atitudes que podem ser consideradas como exemplos de intolerância religiosa.
05 – Para você, qual a importância de líderes religiosos promoverem o diálogo e o respeito entre as religiões?
BOA SORTE!
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/10/2021 conforme os horários abaixo)
Atenção aos horários: 6º ano: de 08h - 09h
7º ano: de 13h - 14h
TEMA: LIDERANÇAS RELIGIOSAS.
PROFESSOR: FELIPE.
https://www.tudosaladeaula.com/
Olá turma!
Hoje veremos como algumas lideranças religiosas deram exemplo de respeito e promoveram a paz e o diálogo entre as religiões.
Fonte 01
Líderes religiosos pediram nesta quarta-feira (19) diálogo e respeito às diferenças para combater a propagação de intolerâncias e discursos odiosos. As declarações foram feitas em encontro ecumênico durante audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.
Números do Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, mostram que seguidores de umbanda e candomblé e evangélicos lideram a lista de vítimas das denúncias de intolerância religiosa no País. Os deputados também receberam dados da Secretaria de Assistência Social do Rio de Janeiro, que registrou 948 queixas relacionadas a religião em todo o estado, entre 2012 e 2014.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Fonte 02
ATIVIDADE:
1 – Observe as duas fontes e responda:
a) A fonte 02 contradiz ou não a fonte 01?
b) Qual a mensagem que está presente na fonte 02?
02 – Qual o motivo e onde foi realizado o encontro dos lideres religiosos?
03 – Quais as religiões sofrem mais perseguição no estado do Rio de Janeiro?
04 – Vamos citar algumas atitudes que podem ser consideradas como exemplos de intolerância religiosa.
05 – Para você, qual a importância de líderes religiosos promoverem o diálogo e o respeito entre as religiões?
BOA SORTE!
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