segunda-feira, 22 de novembro de 2021

ATIVIDADES DOMICILIARES 6º e 7º ANO - SEMANA 22/11/2021 a 03/12/2021

 

ATIVIDADES DE PORTUGUÊS



GISLENE - PORTUGUÊS



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 6º ANO A e B


Atividade sobre o conto africano "As duas mulheres e o Céu", de Ilan Brenman
As duas mulheres e o Céu 

No começo dos tempos, a distância entre o céu e a terra era bem pequena: não passava da altura de uma girafa.
Certo dia, numa aldeia africana, duas mulheres estavam com os seus pilões amassando grãos de trigo. As duas não paravam de falar. Era uma fofoca atrás da outra. Uma delas, empolgando-se muito como falatório, levantou o pilão tão alto que fez um furo no céu.
-- Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii! -- gritou o Céu. 
Tão animadas com a conversa estavam as duas mulheres, que não ouviram o grito. 
Acontece que não parou por aí. O espaço celeste começava a ganhar furos e mais furos porque as duas mulheres, de tão empolgadas com a conversa, não perceberam que seus pilões rasgavam o céu, que continuava a gritar. 
Lá em cima, o tapete azulado chorou, berrou e nada adiantou. Finalmente, tomou uma decisão:
-- Assim não dá mais, vou me afastar da terra o máximo que puder. 
Subiu, subiu o mais alto que pôde. Quando chegou lá no topo do mundo, sossegou:
-- Aqui está bom. Ninguém mais vai conseguir me furar. 
Todos os furos que as duas mulheres fizeram nunca mais foram fechados. Os africanos dizem que esses furos podem ser vistos diariamente durante a noite: são as estrelas do céu. 

(Ilan Brenman)


01) Justifique o título dado ao conto acima: 

02) Qual a atitude das mulheres diante do grito do céu? 

03) Que decisão o céu tomou? O que você pensa sobre isso? 

04) Explique, com suas palavras, como surgiram as estrelas: 

05) O conto utiliza duas expressões que retomam o termo "céu", evitando a repetição dessa palavra. Localize-as: 

06) Que mensagem o texto transmite? Comente: 

07) Copie do conto um, substantivo e classifique-o



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 7º ANO A, B e C


Atividade sobre o tema "Negacionismo" -  



01) Uma charge aborda um momento atual vivido pela sociedade, criticando seja um aspecto político, econômico ou social. Que aspecto(s) estaria(m) sendo criticado(s) na charge acima? 


02) Analise a postura da mulher que se encontra em pé, e explique a relação entre estar    em pé e com as mãos na cintura, considerando a conversa que ela está tendo com o homem que está sentado:


03) No último quadrinho, a pessoa em pé diz apenas "mas”, ao que a outra responde "Também não". Diante disso, é correto afirmar que o homem:

(A) não gosta de quem o interpela.

(B) não ouviu nenhuma pergunta feita até então.

(C) tem uma atitude negacionista diante de tudo o que a outra pessoa lhe diz. 

(D) não quer conversar a respeito do que lhe é questionado.



04) Você conhece muitas pessoas que se comportam como o homem caracterizado na charge? Justifique sua resposta:  



05) Baseando-se na definição presente no verbete acima, responda:


a) Há, em nossa sociedade, muitas pessoas negacionistas? Comente:


c) Cite situações em que o negacionismo está presente no Brasil:



 



Sobre a charge acima, responda: 


06) O que significa o termo "mimimi", tão ouvido atualmente? 


07) Pelo contexto da charge, o que eles estariam considerando "mimimi"? 


08) Por que a cara de espanto do dinossauro central? Ele parece ser ou não negacionista? Por quê? 


09) A que o Coronavírus foi comparado? O que levou a essa comparação? 



         ______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

 



ATIVIDADES DE CIÊNCIAS


AMORIM - CIÊNCIAS


ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO A


ASSUNTO: ESTADOS FÍSICOS DOS MATERIAIS

Assista uma vídeo aula sobre o tema do exercício:




Agora responda às questões a seguir no seu caderno.





ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO A



ASSUNTO: ENERGIA TÉRMICA, FORÇA E MOVIMENTO

Assista uma vídeo aula sobre o tema do exercício:



Agora responda às questões a seguir no seu caderno.








______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



IDELFONSO - CIÊNCIAS


ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO B


Assista ao vídeos explicativo clicando no link a seguir:

https://youtu.be/5HcWk8iJFn8


Atividade de ciências 6º ano - 

1) Faça a diferença entre seres vivos:
a) Autotróficos.

b) Heterotróficos.


2)Quanto a nutrição como se classificam os seres vivos e como se alimentam?


3) Como é composta uma cadeia alimentar?


4) Quais as funções dos Decompositores?


5) Monte uma cadeia alimentar com os seguintes  componentes:

Cobra - capim - gafanhoto - sapo - gavião 


6) Cite todas as relações ecológicas que ocorre entre os seres vivos.



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO B e C


Assistam aos vídeos sobre o tema através dos links abaixo:




Agora responda as questões abaixo:

1) O que é saúde pública segundo a OMS?

2) Cite quais são os indicadores de saúde. 

3) O que visa a saúde pública?

4) O que é o SUS?


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------





ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA



RONMICY - ED. FÍSICA



Objetivo: Conscientizar os alunos sobre a importância dos tipos de luta.

TIPOS DE LUTA : Parte 2


6. Capoeira

Falando em Brasil, não poderíamos esquecer a chamada “arte marcial brasileira”. A Capoeira foi criada pelos escravos trazidos da África como forma de defesa. Até meados do século passado, sua prática era oficialmente proibida.

Como geralmente se diz, a Capoeira é uma mistura de luta e dança, especialmente porque o berimbau é quem dita o ritmo. Enquanto duas pessoas “jogam” no meio da roda, os outros tocam o instrumento e batem palmas.

Além de trazer todos os benefícios das artes marciais — como desenvolver a flexibilidade, a força e queimar gorduras aos montes –, a Capoeira trabalha o ritmo do praticante, que precisa ficar atento à música e à ginga. Por fim, a criatividade também é encorajada, pois realizar os movimentos em coordenação com o adversário, de forma plástica e interessante, é um aspecto fundamental.


7. Caratê

Mais uma arte marcial originada no Japão, o Caratê foi desenvolvido na região onde hoje fica a cidade de Okinawa, no início do século 20. Caracterizada por socos, chutes e golpes de mão aberta, entre outros, a luta ganhou popularidade ao redor do mundo especialmente por ser retratada frequentemente no cinema, particularmente na década de 1970.

O carateca – pessoa que pratica o caratê – geralmente desenvolve sua força interna sem fazer crescer muito os músculos. O foco do caratê é o reflexo e a velocidade como forma de autodefesa. Ou seja, o importante não é a vitória, mas sim o equilíbrio entre o corpo e a mente integrados ao desenvolvimento técnico.


8. Kung-fu

Também muito popular no cinema – Bruce Lee era lutador de Kung-Fu; a franquia Kung Fu Panda é queridinha do público jovem –, essa arte marcial chinesa também é uma forma de exercício espiritual que busca atingir um estágio de concentração e autodisciplina total.

Praticado há milênios, existem diversos estilos de Kung-fu e muitos deles imitam movimentos de animais. Assim como o caratê, é uma arte de autodefesa que deixa o corpo em forma em todos os sentidos. O aprendizado relacionado à concentração, controle emocional e confiança são partes marcantes do Kung-fu.


9. Aikido

Vindo do Japão no início do século passado, o Aikido é uma espécie de junção de diversas artes marciais seculares do país. Baseada na não-competição e na autodefesa, a luta é mais um exercício de técnicas e de espírito, com um foco bem forte nos aprendizados filosóficos por trás de sua origem, como humildade, compaixão e sabedoria. O Aikido também ensina a lutar com armas tradicionais japonesas, especialmente espada e bastão.


10. Taekwondo

Esta arte marcial coreana garante todos os benefícios das outras listadas até aqui, mas tem um foco maior nos membros inferiores, pois consiste somente em golpes com as pernas.

Não há opção melhor para quem quer trabalhar as pernas, já que não irão faltar pulos, chutes, voadoras e giros no ar.


11. MMA

Por fim, o MMA, ou Mixed Martial Arts, nada mais é do que uma junção de outras artes marciais, mais voltada para o combate esportivo.

As artes combinadas são boxe, kickboxing, jiu-jitsu, jeet kune do (arte marcial desenvolvida por Bruce Lee) e wrestling. Assim, é possível cobrir uma possibilidade maior de situações de luta e conferir vários benefícios combinados.


Questionário:

1 - A Capoeira é uma Luta ou uma dança ?


2 - Qual é o foco do karatê ?


3 - fale sobre o kung Fu .


4 - Quais são as artes combinadas do MMA ?




RAFAEL - ED. FÍSICA



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C

Assunto: Futsal 

Conteúdo: Equipamentos de Futsal. 

Objetivo: Distinguir e conhecer os equipamentos básicos de Futsal. 


Conteúdo/teórico. 

Texto: https://www.dicaseducacaofisica.info/equipamentos-futsal/

Vídeo: https://youtu.be/WzTXN7lOgZI


Atividade 1. 

1 - Quais são os equipamentos básicos usados pelos jogadores?

(A) Chuteira com trava, meião, calção, caneleira e camisa.

(B) Chuteira sem trava, meião, calção, caneleira e camisa.

(C) Chuteira colorida, meião, calção, caneleira e camisa.

(D) Chuteira sem trava, meião, calça, e camisa.

(E) Chuteira com trava, meião, calção, caneleira e camisa e blusa.


Citação 

“Com paciência e perseverança muito se alcança.”

Théophile Gauthier

       

Sugestão: Atividade 2 (bônus)

https://youtu.be/KViO9i5lskM


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


ATIVIDADES DE ARTES




GISLENE - ARTES (6º e 7º ANO)

 


                                                                          


A “Op Art” ou “Optical Art” foi um movimento artístico que atingiu seu auge na década de 60 nos Estados Unidos.

Op Art é um movimento artístico também chamado de Arte Óptica, ou optical art em inglês. Suas obras são baseadas em ilusões de ótica, um recurso visual que confunde a visão humana, fazendo ver formas diferentes dependendo do ângulo em que se vê a imagem.   

Principais Características

•Tridimensionalidade
•Efeitos óticos e visuais
•Movimento e contraste de cores
•Tons vibrantes (principalmente preto e branco)
•Formas geométricas e linhas
•Observador participante
•Estilo abstrato
•Victor Vasarely (1908-1997): artista húngaro considerado o “Pai da Op Art”. Foi influenciado pela arte cinética, construtivista e abstrata).


ATIVIDADE

1 – Qual a origem do movimento OP Art?

2- Com suas palavras o que você compreendeu a respeito do OP Art?

3 – Cite algumas das características do movimento OP Art.

4- Qual a importância de Victor Vasarely para o movimento OP Art?

5- Pesquise sobre os principais artistas que representam o movimento OP Art.
   




________________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------




ATIVIDADES DE MATEMÁTICA


AMORIM - MATEMÁTICA



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 6º ANO A e B 


ASSUNTO: PROBLEMAS COM MULTIPLICAÇÃO

Assista ao vídeo explicativo clicando no link abaixo:



Agora resolva as questões:

UMA TORNEIRA DESPEJA NUM VAZAMENTO 20 GOTAS EM 1 MINUTO(20 GOTAS/MIN). NESSAS CONDIÇÕES RESPONDA:

1) QUANTAS GOTAS A TORNEIRA DESPEJARÁ EM 7 MINUTOS?

2) QUANTAS GOTAS A TORNEIRA DESPEJARÁ EM 1/2 HORA?

3) QUANTAS GOTAS A TORNEIRA DESPEJARÁ EM 1H?

4) SE A TORNEIRA DESPEJASSE 20 GOTAS/ 3 MIN, QUANTAS GOTAS A TORNEIRA DESPEJARÁ EM 21 MINUTOS?






ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 7º ANO A, B e C 


ASSUNTO: DIVISÃO

Assista ao vídeo explicativo clicando no link abaixo:



Agora resolva as questões:

DESEJA- SE CASAS PARA POMBOS E VERIFICA - SE QUE O PESO DO MATERIAL UTILIZADO EM CADA CASA É DE 3 KG DE MADEIRA. RESPONDA:

1) QUANTAS CASAS SERIAM CONSTRUÍDAS COM 68 KG DE MADEIRA?

2) QUANTAS CASAS SERIAM CONSTRUÍDAS COM 1430 KG DE MADEIRA?

3) SE CADA CASA DE POMBO FOSSE CONSTRUÍDA COM 5KG DE MADEIRA, QUANTAS CASAS SE FARIAM COM 1440 KG DE MADEIRA?

4) DOZE VEZES UM VALOR EQUIVALE A 4800 REAIS. QUANTO VALE O TERMO DESCONHECIDO?


 



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------




ATIVIDADES DE HISTÓRIA



EUGÊNIO - HISTÓRIA



ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A e B 


Cultura e decadência do Império Romano do Oriente (194 a 196)

Explicação: https://youtu.be/EPR71WK7UCA

1) O fim do Império Romano do Ocidente, no 476 d.C marca o começo de uma era  conhecida como:

(   ) Idade Antiga.

(   ) Idade Média.

(   ) Paleolítico.

(   ) Neolítico.

 

2) O fim do Império Romano do Oriente, no ano 1453 d.C,  marca o começo do seguinte período:

(   ) Idade Média.

(   ) Idade Antiga.

(   ) Idade Moderna.

(   ) Idade Contemporânea.

 

3) Sobre a arte bizantina é correto afirmar:

(   ) tinha motivação religiosa e servia para estimular a devoção.

(   ) esculpiam-se estátuas de Jesus, da Mãe de Jesus e dos santos.

(   ) retratavam cenas da religiosidade e da mitologia greco-romana.

(   ) fazia uso de mosaicos: imagens feitas com a junção de pedaços de vidros e de pedras coloridas.

 

4) Esta Igreja está localizada no centro de Istambul, capital da Turquia, e é considerada uma das obras prima da arquitetura bizantina. Ela possui 32 metros de diâmetros e 60 e de altura. Foram utilizados 18 toneladas de ouro em sua decoração. Sua cúpula (“teto”) tem 56 metros de altura e parece flutuar sobre a base.



a) Qual é o nome da Igreja em destaque?

b) Quem foi o imperador que mandou construí-la?

c) O que explica a ausência de cruz nessa igreja?

 

5) A partir do século VII d.C o Império Romano do Oriente (“Bizantino”) começou sofrer perdas de terras, saques e invasões. No ano 1453, a capital Constantinopla foi cercada e tomada pelo seguinte povo:

(   ) turco.

(   ) franco.

(   ) viking.

(   ) árabe.

 

6) Constantinopla era uma cidade onde havia um intenso movimento de embarcações indo e voltando. Da Ásia vinham mercadorias, como: especiarias, perfumes, tecidos e porcelanas. Para a Europa voltavam navios, cujos donos compravam esses produtos considerados raros para poder revendê-los por preço elevado. Mas desde que Constantinopla foi invadida as coisas ali pareciam ter piorado para os comerciantes europeus.

a) O que são “especiarias”? Pesquise e depois dê exemplos.

b) Que tipo de dificuldade os “novos donos” de Constantinopla impuseram aos comerciantes vindos da Europa?


ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C


Fim da Idade Média (páginas 46 a 59)

Explicação: https://youtu.be/xvTO1DTQi8c

 

1) O feudalismo foi um sistema que vigorou na Idade Média e que teve implicações políticas, econômicas e sociais. Nesse sistema,

a) o poder estava centralizado no soberano.

b) a população era predominantemente urbana.

c) a economia era baseada na indústria.

d) a sociedade era dividida em ordens.

e) a nobreza era encarregada do comércio.

 

2) A partir do século XI, se verificou o aumento da população europeia, aumento este que esteve ligado ao acesso  a alimentos produzidos em grande quantidade, graças as seguintes técnicas:

(   ) cultivo alternado de campos.

(   ) uso do arado feito de madeira, tracionado por animais.

(   ) moagem rápida de cereais utilizando a força dos ventos e da água.

(   ) drenagens de áreas pantanosas para servirem como áreas de plantio.

 

3) Burguesia - Cazuza

A burguesia fede

A burguesia quer ficar rica

Enquanto houver burguesia

Não vai haver poesia

[...]

Pobre de mim que vim do seio da burguesia

Sou rico mas não sou mesquinho

Eu também cheiro mal

Eu também cheiro mal

 

a) O termo “burguesia” está associado a um grupo social surgido na Idade Média. Os burgueses estavam envolvidos com quais atividades profissionais?

b) O termo burguês, atualmente, definiria qual tipo de pessoa, de acordo com a letra da música?

c) Qual é o posicionamento do cantor em relação à burguesia?

 

4) Trecho da fala do Papa Urbano II, em 1095, convocando para as Cruzadas:

“Caríssimos irmãos, eu, Urbano II, portando, pela misericórdia de Deus a tiara apostólica, e supremo pontífice de toda a terra, venho até vós, servos de Deus, encarregado em desvendar-vos os ensinamentos divinos [...]. É urgente socorrer aos nossos irmãos do Oriente que esperam a ajuda tão necessária e tantas vezes já prometida. Os turcos e os árabes [...] aumentando mais e mais as suas conquistas nos territórios cristãos, eles já os venceram sete vezes em batalhas, matando ou fazendo grande número de prisioneiros, destruindo as igrejas e devastando todo o país sob o domínio cristão [...]. Por isso eu vos instruo e conjuro, não em meu nome, mas em nome do Senhor, vós os arautos de Cristo, a conclamar sem cessar os Francos de todas as classes, caminhantes e cavaleiros, pobres e ricos, apressai-vos em socorrer os adoradores de Cristo, porque ainda há tempo, e expulsar para longe das regiões onde impera a nossa fé esta raça ímpia dos devastadores. Falo àqueles que estão presentes e clamo aos ausentes, mas é Cristo quem ordena. Quanto àqueles que partirão para esta guerra santa, se perderem a vida, seja durante a viagem por terra, seja atravessando os mares, seja combatendo os idólatras, todos os seus pecados serão perdoados imediatamente, eu o ordeno em virtude da autoridade da qual fui investido por Deus.”

a) A quem o Papa está dirigindo a sua fala?  Com qual finalidade?

b) Como o Papa se refere aos turcos e árabes de religião muçulmana?

c) Qual é o motivo da indignação do Papa em relação aos muçulmanos?

d) Que promessa é feita aos fieis que morressem em razão dessa “guerra santa”?

e) Em qual lugar do Oriente, especificamente, aconteceu essa guerra santa?

 

5) Entre os momentos dramáticos ocorridos durante a Idade Média é correto marcar:

(   ) A erupção do Vesúvio, que vitimou milhares de habitantes das cidades italianas de Pompeia e Herculano.

(   ) as crises de fome, uma vez que a produção agrícola foi afetada pelos desequilíbrios climáticos.

(   ) a epidemia da peste negra, que representou perda de milhares de vidas e desestabilizou a economia.

(   ) a centenária guerra entre a Inglaterra e a França, que disputavam ricos territórios laníferos e o trono francês.

(  ) as rebeliões de camponeses ingleses e franceses, que revoltados com os os altos impostos também queriam o fim da servidão.  


______________________________________________________________________


---------------------------------------------------------------------------------------------------------




ATIVIDADES DE GEOGRAFIA



GEORGE - GEOGRAFIA



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 6º ANO A e B



1. Observe a imagem a seguir:


Sobre o Vulcão Cumbre pesquise;

a) Onde se localiza?
b) O que são bombas vulcânicas?
c) Quais as consequências para os povos diretamente envolvidos?


2. Desenvolva um texto sobre com o seguinte tema:

“A fúria do interior da terra”

I- Seja criativo
II- Evite palavras inadequadas
III – Mínimo de 12 linhas

3. O relevo é classificado conforme diferentes critérios geomorfológicos, os vulcões como o Cumbre das canárias são:

A) Cordilheira.
B) Planalto.
C) Montanha.
D) Depressão absoluta.
E) Depressão sertaneja.

4. Quais são as características físicas do relevo que fazem dos vulcões, ambientes de alto risco a vida humana?



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 7º ANO A, B, e C


1. Indique os Estados que fazem fronteira com o Ceará a partir do uso da localização baseada na Rosa-dos-ventos.



2. Leia e responda o que se pede:

O Museu Nacional da UFRJ anunciou nesta quinta-feira (18) a descoberta de uma nova espécie de dinossauro brasileira, o Berthasaura Leopoldinae.

Segundo os especialistas, esse foi o fóssil mais completo de um dinossauro do período cretáceo já encontrado no Brasil.

A espécie, que viveu no Brasil em um período estimado entre 70 e 80 milhões de anos atrás, foi batizada em homenagem a Bertha Lutz, pesquisadora brasileira, à imperatriz Maria Leopoldina e à escola de samba Imperatriz Leopoldinense.

O réptil possui feições únicas em seu crânio o que fazem desta descoberta uma das principais realizadas no campo da paleontologia no Brasil nos últimos anos.

A espécie foi encontrada em um trecho rural do município de Cruzeiro do Oeste, no Paraná, a 530 quilômetros de Curitiba. O local onde ele foi encontrado é conhecido como “Cemitério dos Pterossauros”.

Segundo o diretor do Museu Nacional, Alexandre Kellner, que participou das escavações entre 2011 e 2014, o nível de conservação dos fósseis impressionou os paleontólogos.

Para o especialista Luiz Carlos Weinschutz, da Universidade do Contestado, em Santa Catarina, as condições da região podem ter contribuído para o processo.

“Toda essa região era recoberta por um grande deserto. Possivelmente, com vegetação no entorno de áreas úmidas. Essas condições quase inóspitas podem ter sido importantes para a espetacular fossilização.

Ele argumenta que a descoberta é uma possibilidade de entender como era a interação entre espécies de dinossauro no período Cretáceo no Brasil.

“Esse novo dinossauro permite entender desses antigos ecossistemas que existiam no Brasil e seus componentes faunísticos”, analisou.

a) Onde tal fóssil foi encontrado no Brasil?

b) Qual a importância para a ciência?

c) Crie uma breve narrativa a partir do título: “A vida primitiva dos dinossauros” *mínimo de 12 linhas


3. Localize e liste, os países da América do Sul que fazem fronteira com a Região Sul do Brasil




4. Pesquise sobre a Região Metropolita de Fortaleza e indique quantos municípios fazem parte, indique também quais os municípios com maiores PIB da RMF.




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


ATIVIDADES DE ENSINO RELIGIOSO



FELIPE - ENSINO RELIGIOSO


ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - 6º e 7º ANO


Olá turma.

Hoje abordaremos como algumas religiões estão se beneficiando do uso das tecnologias.

TEXTO 01

Embora algumas práticas virtuais possam causar algum estranhamento — pagar uma promessa por meio de um boleto gerado pela internet, por exemplo —, o próprio Vaticano tem dado espaço para que os católicos usem a internet a favor da religião. Em outubro passado, Dom Paul Tighe, secretário do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, chegou a dizer que a Igreja usa as redes sociais para levar a mensagem de Deus diariamente aos povos e que os cristãos devem continuar com o que ele chamou de "evangelização digital", e aproveitou ainda para citar o papa Francisco, dizendo que os "cristãos devem estar nas redes sociais, participando de conversas, sem medo, e interagindo com todas as pessoas".


TEXTO 02

Complementar a religião com a tecnologia: sim ou não?

A religião tem dois propósitos principais: alcançar a salvação eterna e encontrar soluções para questões ou problemas diários. Pensando deste modo, será que a tecnologia será uma forma de nos afastar ou uma mais valia? A transmissão da palavra de Deus é o que realmente importa. E parando para pensar na correria a que estamos sujeitos todos os dias, esta pode ser a forma mais fácil e rápida de ter esse contato espiritual.

A tecnologia, inclusivamente, pode ser um excelente apoio durante a quaresma, ou seja, na sua caminhada até ao dia da Páscoa. Com apenas alguns minutos diários, sentirá a sua fé restaurada.

Além da possibilidade de ouvir missas diariamente, também terá outros benefícios usando as tecnologias, nomeadamente:

  • Criar ou pertencer a uma comunidade cristã;
  • Ler ou ouvir a bíblia diariamente;
  • Participar em estudos bíblicos;
  • Partilhar eventos e juntar um grande número de fiéis;
  • Partilhar a palavra de Deus com as redes sociais;

Estes benefícios podem ser obtidos através do uso de websites próprios, redes sociais ou aplicações móveis.


ATIVIDADE.


1 – Marque A opção correta de acordo com os textos:

a) A internet não é uma boa opção para as religiões.

b) Algumas práticas virtuais podem parecer estranhas para o religioso.

c) A internet traz vantagens para as religiões.

d) O Vaticano não dá espaço para o uso da internet.


2 – Cite algumas vantagens que a internet pode trazer para as religiões:


3 – Nos dois textos há uma opinião contrária ou favorável ao uso da internet por

parte das religiões?


4 – No entanto, sabemos que o uso exagerado da internet pode nos prejudicar. Que

prejuízos esse exagero pode nos trazer?


5 – Como os líderes religiosos utilizaram a internet no período mais crítico da

pandemia?



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário