quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

ATIVIDADES DOMICILIARES 8º e 9º ANO - SEMANA 29/11/2021 a 10/12/2021

 

ATIVIDADES DE PORTUGUÊS


ANDRÉA - PORTUGUÊS



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B, C e D


ASSUNTO: CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS

ATIVIDADE

O custo da ignorância

    Imagine que você esteja perdido em Pequim, na China, onde é muito difícil encontrar alguém que fale outra língua que não o chinês. Suponha que você esteja passando mal e precise ir a um hospital. Quanto mais o tempo passa, mais a dor aumenta. E mais difícil se torna a sua comunicação com as pessoas em volta. Você olha as placas, mas não entende nada. Procura uma lista telefônica e entende menos ainda. Já pensou se tivesse de trabalhar nesse lugar? Terrível, não?

    Essa sensação de insegurança ajuda a entender uma imensa parcela da população brasileira. Um analfabeto ou semianalfabeto comporta-se, na prática, da mesma forma como você se comportaria se estivesse perdido numa rua de Pequim. Esse exemplo ajuda a entender mais sobre a mortalidade infantil e o círculo vicioso da miséria.

    Confuso? Afinal, o que o analfabetismo tem a ver com a mortalidade infantil?

    É simples. O nível de instrução da mãe é um elemento vital para que a família perceba a necessidade de higiene e de saneamento básico.

    Números do Unicef mostram que a taxa de mortalidade infantil chega ao seu ponto máximo nas famílias em que a mãe é analfabeta. E vai baixando ________________ a instrução aumenta. A morte de crianças pequenas entre filhos de mulheres que frequentam a escola por menos de um ano é cerca de três vezes maior do que em famílias nas quais a mãe estudou por mais de oito anos.

DIMENSTEIN, Gilberto. “O cidadão de papel”. São Paulo: Ática, 2002.

 

1- Sublinhe a conjunção subordinativa que compõe esta passagem do texto:

“Quanto mais o tempo passa, mais a dor aumenta.”

 

 2 – A conjunção subordinativa identificada na questão anterior, exprime

(A) tempo. 

(B) consequência.                           

(C) proporcionalidade.

(D) concessão.

 

3- No período “Já pensou se tivesse de trabalhar nesse lugar?”, a conjunção subordinativa “se” aponta para um fato

(A) certo                                           

(B) concluído                                    

(C) hipotético.

(D) previsível.

 

4 – No trecho “Um analfabeto ou semianalfabeto comporta-se, na prática, da mesma forma como você se comportaria […]”, a conjunção subordinativa “como” introduz a ideia de

(A) conformidade.                              

(B) causa.

(C) exemplificação.

(D) comparação.

 

5 O último período do texto apresenta uma conjunção subordinativa que introduz a ideia assinalada acima. Transcreva-a.

 

 

 

 

 6 – No segmento “O nível de instrução da mãe é um elemento vital para que a família perceba a necessidade […]”, conjunção subordinativa grifada é

(A) condicional.                     

(B) final.

(C) causal.

(D) consecutiva.

 


 7 – Que conjunção completa corretamente a lacuna do texto?



 

 8 Na frase “Estudou tão pouco que mal sabia ler…”, a conjunção subordinativa “que” estabelece uma relação de

(A) causa.                              

(B) condição.

(C) consequência.                          

(D) tempo.

 

Qualquer vitória começa com um sonho, um incentivo, e é alcançada com muita determinação.

 

BOM DESEMPENHO!


 





GISLENE - PORTUGUÊS



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B e C


ASSUNTO:  ADVÉRBIO / ADJUNTO ADVERBIAL

 

Assista ao vídeo para entender melhor o conteúdo:

https://www.youtube.com/watch?v=uHpwrwg5nQM

 

ATIVIDADE

 

Livro didático páginas 108 a 111, questões da 1 a 5.

 

Obs: As questões devem ser copiadas e respondidas em seu caderno.

 

Em cada queda há uma oportunidade para levantar mais forte.

 

BOM DESEMPENHO!




         ______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

 



ATIVIDADES DE CIÊNCIAS


FRÓES - CIÊNCIAS


ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO 


Assista ao vídeo explicativo no link abaixo:



Agora responda as questões:




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



IDELFONSO - CIÊNCIAS


ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO 





______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------





ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA


RAFAEL - ED. FÍSICA




ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B e C


Assunto: Esportes/Handebol. 

Conteúdo: Handebol(Revisão) 

Objetivo: Revisar o conteúdo de Handebol. 


Conteúdo/teórico. 

Texto: https://www.torcedores.com/noticias/2020/05/handebol-confira-todas-as-regras-do-esporte

Vídeo: https://youtu.be/P435GR8XIf4


Atividade 1.

1 - Elabore um breve resumo destacando as principais regras do esporte Handebol. 

 

Citação 

“Meu coração se enche de orgulho em ver meus alunos seguindo em frente nesta jornada. Aproveitem o descanso e voltem cheios de energias, porque a estrada do conhecimento é infinita.”

Desconhecido


Sugestão: ATIVIDADE 2 (bônus) 

https://youtu.be/QHqrhTrENl4




ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, C e D


Assunto: Esportes/Voleibol. 

Conteúdo: Voleibol(Revisão) 

Objetivo: Revisar o conteúdo de Voleibol. 


Conteúdo/teórico. 

Texto: https://www.todamateria.com.br/regras-do-voleibol/

Vídeo: https://youtu.be/sLFg-MmHGaI


Atividade 1. 

1 – Elabore um breve resumo destacando as principais regras do esporte Voleibol. 


Citação 

“O ano letivo vai chegando ao fim e por um lado fico muito feliz em ver o quanto cada um dos meus alunos cresceu neste tempo. Contudo, essa época sempre me traz uma certa tristeza, pois é um momento de despedida.”

Desconhecido 

       

Sugestão: Atividade 2 (bônus)

https://youtu.be/xeFVFALGTU8


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


ATIVIDADES DE ARTES




ANDREA- ARTES (9º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 9º ano 


ATIVIDADE

Trabalho de Artes para nota do 4°bimestre.

 

Escolha um dos temas abaixo e faça uma pesquisa sobre o mesmo, em folha de papel almaço. Seu trabalho deve conter capa, ilustrações e ser entregue na próxima aula de Artes.

 

Tema 1: INFLUÊNCIA AFRICANA NA CULTURA BRASILEIRA

Tema 2: PERSONALIDADES AFRODESCENDENTES

 

Em relação ao tema 2, pesquise apenas sobre uma personalidade de destaque no cenário nacional ou internacional.

BOM DESEMPENHO!


________________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------




ATIVIDADES DE MATEMÁTICA


TADEU - MATEMÁTICA



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B e C






ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, C e D







 



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------




ATIVIDADES DE HISTÓRIA



EUGÊNIO - HISTÓRIA



ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B e C 



Os Estados Unidos da América no século XIX (247 a 258)


1) A seguinte obra se chama “Progresso Americano” (1872) do pintor John Gast. Analise e depois responda:



a) Progresso é uma palavra masculina; no entanto o pintor personifica o progresso na figura de uma mulher. Descreva como ela é e o que ela traz nas mãos.

b) Quem segue a mulher?  Quem são os que fogem diante dela?

c) A mulher e seus seguidores seguem na direção oeste onde parece ser mais escuro. O que o artista quis representar em relação ao oeste escurecido? 

 

2) Cite três fatores que motivaram a “Marcha para o Oeste, ou seja, a migração e ocupação da região Oeste dos Estados Unidos.

 

3) Por quais meios se deu a expansão territorial norte-americana, no século XIX?

 

4) Qual era a postura dos estados do Centro-Norte e do Sul dos Estados Unidos em relação à escravidão? Em que isso resultou?

 



ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B, C e D


República Populista: 1945 a 1964 (páginas 179 a 185)

Explicação: https://www.youtube.com/watch?v=pCzNplsTk58

 

1) Associe o Presidente brasileiro às suas respectivas realizações:

(1) Eurico Gaspar Dutra.

(2) Getúlio Vargas.

(3) Juscelino Kubitschek.

(4) Jânio Quadros

(5) João Goulart

 

(   ) Criação da Petrobrás – aumento do salário mínimo em 100%.

(   ) Criação de Brasília – atração de montadoras automobilísticas.

(   ) Plano Salte – anticomunismo.

(   ) Medidas antipopulares – aproximação de países comunistas.

(   ) Reformas de base.

 

2) Por que o Governo Dutra foi marcado por medidas anticomunistas?

 

3) Qual foi o episódio trágico que culminou no suicídio de Getúlio Vargas?

 

4)  “Último pau-de-arara” ( 1958) – Ary Lobo

A vida aqui só é ruim

Quando não chove no chão

Mas se chover dá de tudo

Fartura tem de montão

Tomara que chova logo

Tomara, meu Deus, tomara

Só deixo o meu Cariri

No último pau-de-arara

Só deixo o meu Cariri


No último pau-de-arara

Enquanto a minha vaquinha

Tiver o couro e o osso

E puder com o chocalho

Pendurado no pescoço

Vou ficando por aqui

Que Deus do céu me ajude

 

a) A canção “Último pau-de-arara” foi composta em 1958. Quem era o Presidente da República nesse mesmo tempo?

b) O compositor ressalta as dificuldades de quem vive no Cariri? Onde fica o Cariri? Como você chegou a essa conclusão?

c) Qual problema social é despertado pelas condições climáticas do lugar?

d) Para onde partiam os quem deixavam o Cariri? O que buscavam?






______________________________________________________________________


---------------------------------------------------------------------------------------------------------




ATIVIDADES DE GEOGRAFIA



GEORGE - GEOGRAFIA



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 8º ANO A, B e C 


1) A respeito das características dos desertos, avalie as questões a seguir:

I) Mesmo com toda a adversidade, alguns desertos possuem localidades que apresentam fauna, flora e, até mesmo, cidades em suas paisagens.

II) A principal característica dos desertos é a dificuldade de ocupação, uma vez que apresentam poucas condições para a manutenção da vida.

III) Os desertos são sempre regiões com altas temperaturas, baixos índices pluviométricos e que contam com amplas possibilidades de produção de gêneros agropecuários.

IV) A complexidade ou impossibilidade da produção de alimentos nos desertos é causada por questões naturais, como a baixíssima umidade ou temperaturas extremas.

Assinale a alternativa correta:

a) F, V, V, F

b) V, V, F, V

c) F, V, F, V

d) V, V, F, F

e) V, F, F, F



2. O Deserto da Arábia está situado na Ásia, na região do Oriente Médio, e envolve os territórios da Arábia Saudita, Síria, Jordânia, Iraque, Omã, Kuwait e Iêmen. É uma das áreas com a menor biodiversidade do planeta. Entretanto, no subsolo desse deserto, estão presentes diversos recursos minerais. O mais importante recurso mineral disponível é:

a) o carvão mineral

b) o gás natural

c) metais como o ouro e cobre

d) pedras preciosas

e) o petróleo



3. Os maiores desertos do mundo apresentam pouquíssima ocupação em virtude, principalmente, das condições naturais que apresentam. Temperaturas extremas e baixíssima umidade estão entre os fatores que fazem com que esses lugares apresentem tão baixa ocupação humana. O maior deserto do mundo é:

a) Deserto de Gobi, na Ásia.

b) Saara, no continente africano.

c) Deserto da Arábia, no Oriente Médio.

d) Antártida, no Polo Sul.

e) Costa do Esqueleto, na Namíbia.



4. A respeito do Deserto do Kalahari, estão corretas as afirmativas a seguir, exceto:

a) O grande deserto do Kalahari está presente em terras dos seguintes países: Botsuana, África do Sul, Angola, Namíbia, Zâmbia e Zimbábue.

b) O Deserto do Kalahari é o segundo maior da África e está localizado no sul desse continente.

c) O Deserto do Kalahari é extremamente seco, pois nunca ocorrem precipitações em seu território, o que torna o ambiente sem vida durante todo o ano.

d) O Kalahari abriga alguns grupos tribais africanos que desenvolveram formas de sobreviver no local.




ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 9º ANO A, B, C e D



1. O _______________ está localizado na porção central do continente asiático, mais especificamente entre a China e a Mongólia, em uma região inóspita e marcada pelas grandes amplitudes térmicas. O seu território é pouco povoado, mas apresenta grande interesse econômico, já que é um reservatório de recursos minerais.

Qual deserto situado na Ásia remete ao período acima?

A) Deserto da Namíbia

B) Deserto de Gobi

C) Deserto do Kalahari

D) Deserto do Saara

E) Deserto da Arábia


2. O Anel de Fogo do Pacífico abrange vários territórios asiáticos, com destaque para países como Japão e Indonésia, que registram um alto índice de ocorrência de fenômenos naturais, como os terremotos. A concentração desses fenômenos na região citada está atrelada à

A) ocorrência de tipos climáticos como as monções.

B) presença de contato entre placas tectônicas distintas.

C) intensa movimentação das correntes marítimas.

D) existência de um grande número de vulcões adormecidos.

E) diminuição dos registros de tsunamis na costa pacífica.


3. A agricultura do sudeste asiático é uma das mais importantes da Ásia, em razão da elevada produtividade e da sua importância econômica, mas também por fornecer alimentação para regiões densamente povoadas. Qual alternativa abaixo apresenta um elemento que caracteriza as práticas agrícolas dessa região?

A) O desenvolvimento da rizicultura em sistemas de terraceamento.

B) A produção de oleaginosas em grandes extensões de terra.

C) O cultivo de plantações de soja voltado para a exportação.

D) A implementação de cultivos intensivos de plantas transgênicas.

E) O emprego de fruticultura irrigada para consumo interno.



4. Os países asiáticos localizados no Golfo Pérsico, região do Oriente Médio, possuem uma economia altamente concentrada e extremamente volátil. Marque a alternativa que indica uma característica dos países localizados nessa região:

A) São nações industrialmente desenvolvidas voltadas para a fabricação de bens manufaturados.

B) Apresentam um sistema político estável e democrático.

C) São países economicamente baseados na produção e exportação de combustíveis fósseis.

D) Possuem baixos índices de desigualdade de renda entre a população.

E) São territórios marcados por ações governamentais com base no respeito aos Direitos Humanos.



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


ATIVIDADES DE ENSINO RELIGIOSO



FELIPE - ENSINO RELIGIOSO


ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - 8º e 9º ANO




Olá Turma. Hoje vamos tratar de um assunto muito importante; a ética.

Vamos conhecer seu conceito e sua prática na sociedade.

Faremos uma atividade tirada do site: https://www.tudosaladeaula.com/


TEMA: ÉTICA - PRINCÍPIOS E VALORES




A ética está relacionada aos valores morais e princípios que norteiam as ações humanas dentro de uma sociedade. Ser ético significa respeitar seus semelhantes em relação a sua vida, patrimônio e bem-estar. É desenvolver a justiça social onde ninguém seja prejudicado. Resumindo: Possuir ética é ser honesto, solidário e justo com as pessoas.

PRINCÍPIOS E VALORES ÉTICOS

O ser humano necessita possuir princípios básicos que regulamentam a conduta e o modo de agir em uma sociedade. A ética analisa os costumes das pessoas em grupos, fortalecendo princípios e valores para norteá-las a terem atitudes corretas dentro da legalidade, que não interfiram no direito dos demais.


VALORES HUMANOS




Vamos conhecer agora alguns valores humanos que fazem parte de uma vida em sociedade em harmonia tão necessários para a paz e o bem-estar das pessoas.

Igualdade: Está relacionada à capacidade de entender que todas as pessoas são iguais e que devem ser tratadas sem preferências sobre as outras. Todos os seres humanos devem ter as mesmas oportunidades, direitos e deveres. Na prática, a igualdade ocorre quando todas as partes estão nas mesmas condições e possuem o mesmo valor.

Liberdade: A liberdade está relacionada ao direito de agir segundo a própria vontade, capacidade de atuar por si mesmo, possuindo autodeterminação e independência. Entretanto, esse valor deve ser usado com responsabilidade para não prejudicar outras pessoas ou ferir princípios éticos e legais. Temos, por exemplo, a liberdade de expressão em que podermos falar sobre nossas opiniões sem ser censurados. Mas esta liberdade tem limites quando esta opinião discrimina pessoas, ou grupos com declarações mentirosas e difamatórias. É um valor que qualquer um pode usar, porém, nos limites da lei.

Honestidade: O Brasil necessita muito de pessoas honestas, principalmente para conduzir a nossa cidade, nosso estado ou o nosso país. Ser honesto é ser verdadeiro, ou seja, não mentir e não enganar os outros. É um atributo de uma pessoa que possui dignidade e estimula a não levar vantagem sobre as outras. Quem possui honestidade observa as regras morais, é íntegro, decente e sempre cumpre com suas obrigações.

CONCLUSÃO

Portanto, os princípios e valores éticos estão relacionados aos valores morais que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade, preservando a paz e os
bons costumes que geram alegria e deleite social.

Texto: Tudo Sala de Aula, Junho de 2021


ATIVIDADE

1. Segundo o texto, o que significa ser ético?


2. Qual palavra abaixo não está relacionada com a ética?

a) Regras.
b) Comportamento.
c) Desacato.
d) Sociedade.



3. Qual a finalidade da ética dentro de uma sociedade?




4. Identifique qual o valor humano observado em cada atitude abaixo:

a) “Recebi o troco ao realizar uma compra no mercantil. Identifiquei que recebi mais do que devia, comuniquei ao caixa sobre o erro e devolvi o dinheiro que passou.”
_____________________________________________________________________.


b) “Muitas pessoas participaram de um concurso público, entretanto, somente aqueles que obtiveram os melhores resultados foram convocados para assumir o cargo.”
____________________________________________________________________.


c) “Participo de um grupo religioso que minha família não faz parte, todavia, os meus pais não interferem na minha decisão.”
____________________________________________________________________.



5. Segundo o texto, por que é importante termos responsabilidade ao exercermos a nossa liberdade?



6. Quais são as características das pessoas que demonstram honestidade?


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário