ATIVIDADES DE PORTUGUÊS
ANDRÉA - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B, C e D
ASSUNTO: CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS
ATIVIDADE
O custo da ignorância
Imagine que você esteja perdido em Pequim, na China, onde é muito
difícil encontrar alguém que fale outra língua que não o chinês. Suponha que
você esteja passando mal e precise ir a um hospital. Quanto mais o tempo passa,
mais a dor aumenta. E mais difícil se torna a sua comunicação com as pessoas em
volta. Você olha as placas, mas não entende nada. Procura uma lista telefônica
e entende menos ainda. Já pensou se tivesse de trabalhar nesse lugar? Terrível,
não?
Essa sensação de insegurança ajuda a entender uma imensa parcela da
população brasileira. Um analfabeto ou semianalfabeto comporta-se, na prática,
da mesma forma como você se comportaria se estivesse perdido numa rua de
Pequim. Esse exemplo ajuda a entender mais sobre a mortalidade infantil e o
círculo vicioso da miséria.
Confuso? Afinal, o que o analfabetismo tem a ver com a mortalidade infantil?
É simples. O nível de instrução da mãe é um elemento vital para que a
família perceba a necessidade de higiene e de saneamento básico.
Números do Unicef mostram que a taxa de mortalidade infantil chega ao
seu ponto máximo nas famílias em que a mãe é analfabeta. E vai baixando
________________ a instrução aumenta. A morte de crianças pequenas entre filhos
de mulheres que frequentam a escola por menos de um ano é cerca de três vezes
maior do que em famílias nas quais a mãe estudou por mais de oito anos.
DIMENSTEIN, Gilberto. “O cidadão de papel”. São
Paulo: Ática, 2002.
1- Sublinhe
a conjunção subordinativa que compõe esta passagem do texto:
“Quanto mais o tempo passa, mais a dor aumenta.”
2 – A
conjunção subordinativa identificada na questão anterior, exprime
(A) tempo.
(B) consequência.
(C) proporcionalidade.
(D) concessão.
3- No
período “Já pensou se tivesse de trabalhar nesse lugar?”, a conjunção
subordinativa “se” aponta para um fato
(A) certo
(B) concluído
(C) hipotético.
(D) previsível.
4 – No
trecho “Um analfabeto ou semianalfabeto comporta-se, na prática, da mesma forma
como você se comportaria […]”, a conjunção subordinativa “como” introduz a
ideia de
(A)
conformidade.
(B) causa.
(C) exemplificação.
(D) comparação.
5 – O
último período do texto apresenta uma conjunção subordinativa que introduz a
ideia assinalada acima. Transcreva-a.
6
– No segmento “O nível de instrução da mãe é um elemento vital para
que a família perceba a necessidade […]”, conjunção subordinativa
grifada é
(A)
condicional.
(B) final.
(C) causal.
(D) consecutiva.
7 – Que conjunção completa corretamente a
lacuna do texto?
8 – Na
frase “Estudou tão pouco que mal sabia ler…”, a conjunção subordinativa “que”
estabelece uma relação de
(A) causa.
(B) condição.
(C) consequência.
(D) tempo.
Qualquer vitória começa com um
sonho, um incentivo, e é alcançada com muita determinação.
BOM DESEMPENHO!
GISLENE - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B e C
ASSUNTO: ADVÉRBIO / ADJUNTO ADVERBIAL
Assista ao vídeo para entender melhor o
conteúdo:
https://www.youtube.com/watch?v=uHpwrwg5nQM
ATIVIDADE
Livro didático páginas 108 a 111,
questões da 1 a 5.
Obs: As questões devem ser copiadas e respondidas
em seu caderno.
Em cada queda há uma oportunidade
para levantar mais forte.
BOM DESEMPENHO!
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADES DE CIÊNCIAS
FRÓES - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
IDELFONSO - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
RAFAEL - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B e C
Assunto: Esportes/Handebol.
Conteúdo: Handebol(Revisão)
Objetivo: Revisar o conteúdo de Handebol.
Conteúdo/teórico.
Texto: https://www.torcedores.com/noticias/2020/05/handebol-confira-todas-as-regras-do-esporte
Vídeo: https://youtu.be/P435GR8XIf4
Atividade 1.
1 - Elabore um breve resumo destacando as principais regras do esporte Handebol.
Citação
“Meu coração se enche de orgulho em ver meus alunos seguindo em frente nesta jornada. Aproveitem o descanso e voltem cheios de energias, porque a estrada do conhecimento é infinita.”
Desconhecido
Sugestão: ATIVIDADE 2 (bônus)
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, C e D
Assunto: Esportes/Voleibol.
Conteúdo: Voleibol(Revisão)
Objetivo: Revisar o conteúdo de Voleibol.
Conteúdo/teórico.
Texto: https://www.todamateria.com.br/regras-do-voleibol/
Vídeo: https://youtu.be/sLFg-MmHGaI
Atividade 1.
1 – Elabore um breve resumo destacando as principais regras do esporte Voleibol.
Citação
“O ano letivo vai chegando ao fim e por um lado fico muito feliz em ver o quanto cada um dos meus alunos cresceu neste tempo. Contudo, essa época sempre me traz uma certa tristeza, pois é um momento de despedida.”
Desconhecido
Sugestão: Atividade 2 (bônus)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADES DE ARTES
ANDREA- ARTES (9º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 9º ano
ATIVIDADE
Trabalho de Artes para nota do 4°bimestre.
Escolha um dos temas abaixo e faça uma pesquisa sobre o mesmo, em folha de papel almaço. Seu trabalho deve conter capa, ilustrações e ser entregue na próxima aula de Artes.
Tema 1: INFLUÊNCIA AFRICANA NA CULTURA BRASILEIRA
Tema 2: PERSONALIDADES AFRODESCENDENTES
Em relação ao tema 2, pesquise apenas sobre uma personalidade de destaque no cenário nacional ou internacional.
BOM DESEMPENHO!
________________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA
TADEU - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B e C
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, C e D
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADES DE HISTÓRIA
EUGÊNIO - HISTÓRIA
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B e C
Os
Estados Unidos da América no século XIX (247 a 258)
1) A
seguinte obra se chama “Progresso Americano” (1872) do pintor John Gast.
Analise e depois responda:
a) Progresso é uma palavra masculina; no entanto o
pintor personifica o progresso na figura de uma mulher. Descreva como ela é e o
que ela traz nas mãos.
b) Quem segue a mulher? Quem são os que fogem diante dela?
c) A mulher e seus seguidores seguem na direção
oeste onde parece ser mais escuro. O que o artista quis representar em relação
ao oeste escurecido?
2) Cite três
fatores que motivaram a “Marcha para o Oeste, ou seja, a migração e ocupação da
região Oeste dos Estados Unidos.
3) Por quais
meios se deu a expansão territorial norte-americana, no século XIX?
4) Qual era
a postura dos estados do Centro-Norte e do Sul dos Estados Unidos em relação à
escravidão? Em que isso resultou?
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B, C e D
República
Populista: 1945 a 1964 (páginas 179 a 185)
Explicação:
https://www.youtube.com/watch?v=pCzNplsTk58
1) Associe o
Presidente brasileiro às suas respectivas realizações:
(1) Eurico Gaspar Dutra.
(2) Getúlio Vargas.
(3) Juscelino Kubitschek.
(4) Jânio Quadros
(5) João Goulart
( ) Criação
da Petrobrás – aumento do salário mínimo em 100%.
( ) Criação
de Brasília – atração de montadoras automobilísticas.
( ) Plano
Salte – anticomunismo.
( ) Medidas
antipopulares – aproximação de países comunistas.
( )
Reformas de base.
2) Por que o
Governo Dutra foi marcado por medidas anticomunistas?
3) Qual foi
o episódio trágico que culminou no suicídio de Getúlio Vargas?
4) “Último pau-de-arara” ( 1958) – Ary Lobo
A vida aqui só é ruim
Quando não chove no chão
Mas se chover dá de tudo
Fartura tem de montão
Tomara que chova logo
Tomara, meu Deus, tomara
Só deixo o meu Cariri
No último pau-de-arara
Só deixo o meu Cariri
No último pau-de-arara
Enquanto a minha vaquinha
Tiver o couro e o osso
E puder com o chocalho
Pendurado no pescoço
Vou ficando por aqui
Que Deus do céu me ajude
a) A canção “Último pau-de-arara” foi composta em
1958. Quem era o Presidente da República nesse mesmo tempo?
b) O compositor ressalta as dificuldades de quem
vive no Cariri? Onde fica o Cariri? Como você chegou a essa conclusão?
c) Qual problema social é despertado pelas
condições climáticas do lugar?
d) Para onde partiam os quem deixavam o Cariri? O
que buscavam?
______________________________________________________________________
ATIVIDADES DE GEOGRAFIA
GEORGE - GEOGRAFIA
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 8º ANO A, B e C
1) A respeito das características dos desertos, avalie as questões a
seguir:
I) Mesmo com toda a adversidade, alguns
desertos possuem localidades que apresentam fauna, flora e, até mesmo, cidades
em suas paisagens.
II) A principal característica dos
desertos é a dificuldade de ocupação, uma vez que apresentam poucas condições
para a manutenção da vida.
III) Os desertos são sempre regiões com
altas temperaturas, baixos índices pluviométricos e que contam com amplas
possibilidades de produção de gêneros agropecuários.
IV) A complexidade ou impossibilidade
da produção de alimentos nos desertos é causada por questões naturais, como a
baixíssima umidade ou temperaturas extremas.
Assinale a alternativa correta:
a) F, V, V, F
b) V, V, F, V
c) F, V, F, V
d) V, V, F, F
e) V, F, F, F
2. O Deserto da Arábia está situado na Ásia, na região do Oriente
Médio, e envolve os territórios da Arábia Saudita, Síria, Jordânia, Iraque,
Omã, Kuwait e Iêmen. É uma das áreas com a menor biodiversidade do planeta.
Entretanto, no subsolo desse deserto, estão presentes diversos recursos
minerais. O mais importante recurso mineral disponível é:
a) o carvão mineral
b) o gás natural
c) metais como o ouro e cobre
d) pedras preciosas
e) o petróleo
3. Os maiores desertos do mundo apresentam pouquíssima ocupação em
virtude, principalmente, das condições naturais que apresentam. Temperaturas
extremas e baixíssima umidade estão entre os fatores que fazem com que esses
lugares apresentem tão baixa ocupação humana. O maior deserto do mundo é:
a) Deserto de Gobi, na Ásia.
b) Saara, no continente africano.
c) Deserto da Arábia, no Oriente Médio.
d) Antártida, no Polo Sul.
e) Costa do Esqueleto, na Namíbia.
4. A respeito do Deserto do Kalahari, estão corretas as
afirmativas a seguir, exceto:
a) O grande deserto do Kalahari está
presente em terras dos seguintes países: Botsuana, África do Sul, Angola,
Namíbia, Zâmbia e Zimbábue.
b) O Deserto do Kalahari é o segundo
maior da África e está localizado no sul desse continente.
c) O Deserto do Kalahari é extremamente
seco, pois nunca ocorrem precipitações em seu território, o que torna o
ambiente sem vida durante todo o ano.
d) O Kalahari abriga alguns grupos
tribais africanos que desenvolveram formas de sobreviver no local.
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 9º ANO A, B, C e D
1. O _______________ está localizado na porção central do
continente asiático, mais especificamente entre a China e a Mongólia, em uma
região inóspita e marcada pelas grandes amplitudes térmicas. O seu território é
pouco povoado, mas apresenta grande interesse econômico, já que é um
reservatório de recursos minerais.
Qual deserto situado na Ásia remete ao
período acima?
A) Deserto da Namíbia
B) Deserto de Gobi
C) Deserto do Kalahari
D) Deserto do Saara
E) Deserto da Arábia
2. O Anel de Fogo do Pacífico abrange vários territórios
asiáticos, com destaque para países como Japão e Indonésia, que registram um
alto índice de ocorrência de fenômenos naturais, como os terremotos. A
concentração desses fenômenos na região citada está atrelada à
A) ocorrência de tipos climáticos como
as monções.
B) presença de contato entre placas
tectônicas distintas.
C) intensa movimentação das correntes
marítimas.
D) existência de um grande número de
vulcões adormecidos.
E) diminuição dos registros de tsunamis
na costa pacífica.
3. A agricultura do sudeste asiático é uma das mais importantes da
Ásia, em razão da elevada produtividade e da sua importância econômica, mas
também por fornecer alimentação para regiões densamente povoadas. Qual
alternativa abaixo apresenta um elemento que caracteriza as práticas agrícolas
dessa região?
A) O desenvolvimento da rizicultura em
sistemas de terraceamento.
B) A produção de oleaginosas em grandes
extensões de terra.
C) O cultivo de plantações de soja
voltado para a exportação.
D) A implementação de cultivos
intensivos de plantas transgênicas.
E) O emprego de fruticultura irrigada
para consumo interno.
4. Os países asiáticos localizados no Golfo Pérsico, região do
Oriente Médio, possuem uma economia altamente concentrada e extremamente
volátil. Marque a alternativa que indica uma característica dos países
localizados nessa região:
A) São nações industrialmente
desenvolvidas voltadas para a fabricação de bens manufaturados.
B) Apresentam um sistema político
estável e democrático.
C) São países economicamente baseados
na produção e exportação de combustíveis fósseis.
D) Possuem baixos índices de desigualdade
de renda entre a população.
E) São territórios marcados por ações
governamentais com base no respeito aos Direitos Humanos.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADES DE ENSINO RELIGIOSO
FELIPE - ENSINO RELIGIOSO
ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - 8º e 9º ANO
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário