sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

ATIVIDADES DOMICILIARES 8º e 9º ANO - SEMANA 13/12/2021 a 23/12/2021

 

ATIVIDADES DE PORTUGUÊS


ANDRÉA - PORTUGUÊS



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B e C


ASSUNTO: ATIVIDADE AVALIATIVA  - 4°BIMESTRE


A atividade tem como pontuação máxima 5 pontos e é uma das formas de avaliação para o 4° bimestre, juntamente com as atividades, frequência, comportamento e participação nas aulas presenciais. Segue link para realização da atividade online:

https://docs.google.com/forms/d/1S4QppPmJk6NkE-2_KCcX4PBw_nV7q4cihrOjKNkdDbY/edit


BOM DESEMPENHO!



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B, C e D


ASSUNTO: ATIVIDADE AVALIATIVA  - 4°BIMESTRE


A atividade tem como pontuação máxima 5 pontos e é uma das formas de avaliação para o 4° bimestre, juntamente com as atividades, frequência, comportamento e participação nas aulas presenciais. Segue link para realização da atividade online:

https://docs.google.com/forms/d/1fE1vlF0OD9zHJiCnWwRg0pJSO6PJafxGKVab4HMoG0s/edit


BOM DESEMPEMHO!!




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ATIVIDADES DE CIÊNCIAS


FRÓES - CIÊNCIAS


ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO A e B


Assista ao vídeo explicativo no link abaixo:



Agora responda as questões:





AMORIM- CIÊNCIAS


ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO A e B

ASSUNTO: REPRODUÇÃO DE SERES VIVOS(MATERIAL GENÉTICO: MITOSE/MEIOSE)


Assista ao vídeo explicativo através do link abaixo:


1) O QUE É MITOSE?


2) O QUE É MEIOSE?


3) QUANDO UMA CÉLULA SOMÁTICA DO CORPO HUMANO SOFRE MITOSE QUANTAS CÉLULAS SÃO FORMADAS ÃO FINAL DO PROCESSO?


4) QUANTOS CROMOSSOMOS EXISTIRÃO EM CADA NOVA CÉLULA?



5) CONSIDERANDO QUE DETERMINADA CÉLULA ESPECÍFICA DO SER HUMANO SOFRA MEIOSE. QUANTAS CÉLULAS SERÃO FORMADAS E QUAL SERÁ O NÚMERO DE CROMOSSOMOS DE CADA NOVA CÉLULA?




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ATIVIDADES DE INGLÊS


MARCELA - INGLÊS


ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO 


FEELINGS AND EMOTIONS (SENTIMENTOS E EMOÇÕES)




HAPPY= FELIZ

CONFIDENT=CONFIANTE

MISERABLE= MISERÁVEL

AFRAID= RECEOSO (A)

COLD= FRIO (A)

CONFUSED= CONFUSO (A)

SAD= TRISTE

SUSPICIOUS= SUSPEITO

STUPID=ESTÚPIDO (A)

HOT= QUENTE

LOVING= AMOROSO (A)

ANGRY= BRAVO (A)

AMUSED=DIVERTIDO

CURIOUS=CURIOSO (A)

SICK= DOENTE

BORED= ENTEDIADO (A)

ENVIOUS=INVEJOSO (A)

SLEEPY= COM SONO

ANXIOUS= ANCIOSO (A)

JEALOUS= COM CIUMES

DIZZY=  TONTO (A)

TIRED= CANSADO (A)

THIRSTY=  COM SEDE

SCARED= ASSUSTADO (A)


ATIVIDADE

1-           VAMOS TRABALHAR ALGUNS EMOTIONS ATRAVÉS DE FIGURAS. “O ESTUDANTE DEVERÁ DESENHAR” UM REPRESENTATIVO DAS EXPRESSÕES ABAIXO: (OBS: I AM= EU ESTOU/ EU SOU)

   I AM HAPPY.

     I AM SAD.

     I AM TIRED.

    I AM BORED.

 

 

 

2-           MARQUE OS CIRCULE  SOMENTE OS EMOGIS QUE REPRESENTAM OS FEELINGS ABAIXO:


 

     HAPPY

        SAD

      ANGRY

     LOVING

        

 

3-           ESCREVA EM INGLÊS COMO VOCÊ ACHA QUE OS PERSONAGENS DAS FIGURAS ESTÃO SE SENTINDO:

 

 


 

4. DURANTE A PANDEMIA QUAIS FORAM OS SENTIMENTOS QUE VOCÊ MAIS SENTIU? (ESCREVER EM INGLÊS).





ATIVIDADE DE INGLÊS DO 9º ANO 


1.       Leia o texto abaixo.


who are you, really?


 

who are you,
really?

you are not a name
 
or a height, or a weight

or a gender

you are not an age
and you are not where you
are from

you are your favorite books
and the songs stuck in your head
you are your thoughts
and what you eat for breakfast
on saturday mornings

 

you are a thousand things
but everyone chooses
to see the million things
you are not

you are not
where you are from
you are
where you're going
and i'd like
to go there
too


 

a.  Qual o gênero do texto acima?

 

(     ) Biografia

(     ) Poema

(     ) Romance

(     ) Reportagem

 

b.  Quais  alternativas melhor correrponde ao texto acima ?

 

(     ) Pessoas sabem exatamente quem são.

(     ) Entre outras coisas, você é as suas histórias, gostos e experiências.

(     ) Sua aparência, idade e origem definem sua identidade.

 




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ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA


RAFAEL - ED. FÍSICA


ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B e C


Assunto: Esportes/Handebol. 

Conteúdo: Handebol. 

Atividade avaliativa. 

4  bimestre. 


Obs 1: A atividade será aplicada presencialmente no momento da aula de Educação Física. 


Obs 2: Aos alunos que estão participando apenas de forma remota, na oportunidade, será disponibilizado um link para a realização da atividade de forma on line.



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, C e D


Assunto: Esportes/Voleibol. 

Conteúdo: Voleibol. 

Atividade avaliativa. 

4  bimestre. 


Obs 1: A atividade será aplicada presencialmente no momento da aula de Educação Física. 


Obs 2: Aos alunos que estão participando apenas de forma remota, na oportunidade, será disponibilizado um link para a realização da atividade de forma on line.


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ATIVIDADES DE ARTES




ANDREA- ARTES (9º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 9º ano 




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ATIVIDADES DE MATEMÁTICA


TADEU - MATEMÁTICA



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B e C








ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, C e D









 



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ATIVIDADES DE HISTÓRIA



EUGÊNIO - HISTÓRIA



ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B e C 


Os EUA no século XIX (páginas 247 a 258)



1) Por que durante a expansão territorial americana os indígenas foram as principais vítimas?


2) Qual foi o discurso utilizado pelos americanos, no século XIX, para justificar a ocupação do Oeste e, posteriormente, dominar outras nações?


3) Por que os estados americanos do Sul  quiseram se separar do restante do país? Em que isso resultou?


4) Quais territórios estrangeiros foram anexados aos EUA ou ainda influenciados por eles?


 



ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B, C e D


República Populista:1945 - 1964 (páginas 179 a 190)




1) Quais medidas restritivas foram tomadas logo no início do governo Jânio Quadros  para  frear a inflação? Quais delas causaram descontentamento popular?


2) Que imagem Jânio Quadros quis passar aos eleitores quando adotou a vassoura como símbolo da sua campanha?


3) Quais aspectos da política externa independente do Jânio que o fizeram perder apoio da UDN e dos Estados Unidos?


4) Por que a posse de João Goulart não foi aceita pelos setores conservadores e liberais?


5) João Goulart tentou aprovar um pacote de mudanças que ficaram conhecidas como "reformas de base". Em que consistia as tais reformas de base?







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ATIVIDADES DE GEOGRAFIA



GEORGE - GEOGRAFIA



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 8º ANO A, B e C 


1. Embora inegáveis os benefícios que ambas as economias têm auferido do intercâmbio comercial, o Brasil tem reiterado seu objetivo de desenvolver com a China uma relação comercial menos assimétrica. Os números revelam com clareza a assimetria. As exportações brasileiras de produtos básicos, especialmente soja, minério de ferro e petróleo, compõem, dependendo do ano, algo entre 75% e 80% da pauta, ao passo que as importações brasileiras consistem, aproximadamente, em 95% de produtos industrializados chineses, que vão desde os mais variados bens de consumo até máquinas e equipamentos de alto valor.

LEÃO, V. C. Prefácio. In: CINTRA, M. A. M.; SILVA FILHO, E. B.; PINTO, E. C. (Org.).

China em transformação: dimensões econômicas e geopolíticas do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Ipea, 2015. Uma ação estatal de longo prazo capaz de reduzir a assimetria na balança comercial brasileira, conforme exposto no texto, é o (a):


A) expansão do setor extrativista.

B) incremento da atividade agrícola.

C) diversificação da matriz energética.

D) fortalecimento da pesquisa científica.

E) monitoramento do fluxo alfandegário.




2. A propriedade compreende, em seu conteúdo e alcance, além do tradicional direito de uso, gozo e disposição por parte de seu titular, a obrigatoriedade do atendimento de sua função social, cuja definição é inseparável do requisito obrigatório do uso racional da propriedade e dos recursos ambientais que lhe são integrantes. O proprietário, como membro integrante da comunidade, se sujeita a obrigações crescentes que, ultrapassando os limites do direito de vizinhança, no âmbito do direito privado, abrangem o campo dos direitos da coletividade, visando o bem-estar geral, no âmbito do direito público.

JELINEK, R. O princípio da função social da propriedade e sua repercussão sobre o

sistema do Código Civil. Disponível em: www.mp.rs.gov.br. Acesso em: 20 fev. 2013.

Os movimentos em prol da reforma agrária, que atuam com base no conceito de direito à propriedade apresentado no texto, propõem-se a:

 

A) reverter o processo de privatização fundiária.

B) ressaltar a inviabilidade da produção latifundiária.

C) defender a desapropriação dos espaços improdutivos.

D) impedir a produção exportadora nas terras agricultáveis.

E) coibir o funcionamento de empresas agroindustriais no campo.

 

3.  


A dinâmica produtiva apresentada na imagem tem como estratégia central a

A separação pelo tipo de solo.

B exportação da colheita sazonal.

C priorização da tecnologia moderna.

D adequação pelo tempo da natureza.

E intensificação da atividade pecuária.

 




ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 9º ANO A, B, C e D


1. É difícil imaginar que nos anos 1990, num país com setores da população na pobreza absoluta e sem uma rede de benefícios sociais em que se apoiar, um governo possa abandonar o papel de promotor de programas de geração de emprego, de assistência social, de desenvolvimento da infraestrutura e de promoção de regiões excluídas, na expectativa de que o mercado venha algum dia a dar uma resposta adequada a tudo isso.
SORJ, B. A nova sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000 (adaptado).

Nesse contexto, a criticada postura dos governos, frente à situação social do país coincidiu com a priorização de que medidas?

A) Expansão dos investimentos nas empresas públicas e nos bancos estatais.
B) Democratização do crédito habitacional e da aquisição de moradias populares.
C) Enxugamento da carga fiscal individual e da contribuição tributária empresarial.
D) Reformulação do acesso ao ensino superior e do financiamento científico nacional.
E) Reforma das políticas macroeconômicas e dos mecanismos de controle inflacionário.



2.


O conjunto representado pelo agronegócio demanda condições específicas que passam a ser exigidas dos territórios. Como há uma elevação da formação de fluxos, materiais e imateriais, a crescente articulação com as escalas que vão do local ao global terminam por pressionar o Estado a agir visando uma instalação no território de fixos diversos, bem como de uma regulação específica.
LIMA, R. C.; PENNA, N. A. A logística de transportes do agronegócio em Mato Grosso (Brasil). Confins, n. 26, fev. 2016.
O mapa e o texto se complementam indicando que a expansão das rodovias se deu como resposta ao(à):

A) alteração da matriz econômica.
B) substituição do modal hidroviário.
C) retração do contingente demográfico.
D) projeção do escoamento produtivo.
E) estagnação de lavouras policultoras.


3. A sociedade como um sistema justo de cooperação social consiste em uma das ideias familiares fundamentais, que dá estrutura e organização à justiça como equidade. A cooperação social guia-se por regras e procedimentos publicamente reconhecidos e aceitos por aqueles que cooperam como sendo apropriados para regular a sua conduta. Diz-se que a cooperação é justa porque seus termos são tais que todos os participantes podem razoavelmente aceitar, desde que todos os demais também o aceitem.

FERES JR., J.; POGREBINSCHI, T. Teoria política contemporânea: uma introdução. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

No contexto do pensamento político, a ideia apresentada mostra-se consoante o(a):

A) ideal republicano de governo.
B) corrente tripartite dos poderes.
C) posicionamento crítico do socialismo.
D) legitimidade do absolutismo monárquico.
E) entendimento do contratualismo moderno.




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ATIVIDADES DE ENSINO RELIGIOSO



FELIPE - ENSINO RELIGIOSO


ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - 8º e 9º ANO



TEMA: RELIGIÃO E ÉTICA.

Leia com atenção o texto a seguir do filósofo Mario Sergio Cortella.

Religiosidade e Religião Religiosidade é própria ao ser humano, isto significa que ele nasce com esta dimensão. A religiosidade pode ser desenvolvida de uma forma positiva a partir da educação ou formação do senso ético. Essa educação pode acontecer principalmente na família e na comunidade religiosa. Refere-se a uma das forças mais profundas de movimentação humana e intensa busca pelo sentido de tudo que nos cerca. Trata-se de uma percepção e uma conexão com a Vida que procura captar, fruir e proteger tudo aquilo que ultrapassa a materialidade e imediaticidade do Mundo. Religião significa religação do ser humano consigo mesmo, com os outros, com a natureza, com o sagrado e com o transcendente. É a maneira concreta de vivenciar o sentimento religioso por meio das práticas religiosas ou espiritualidades, dos ritos ou cerimônias, símbolos, textos sagrados e normas éticas de conduta. Muitas religiões contribuem para a humanização das sociedades humanas quando buscam ajudar as
pessoas a serem felizes e solidárias umas com as outras, bem como, quando promovem a defesa da vida, do bem comum, da justiça, da paz, da fraternidade e do respeito entre todos os povos. A religião faz parte da vida de muitas pessoas, sendo um valor importante para elas. Todas as pessoas, não importa a religião que professam, merecem nosso respeito e consideração.

Adaptado http://edmaatividadesbiblicas.blogspot.com/2011/03/religiosidade-e-religiao.html
CORTELLA, Mario Sergio. Educação, Ensino Religioso e formação docente. In. SENA, Luzia
(org.) Ensino Religioso e formação docente: ciências da religião e ensino religioso em diálogo.
São Paulo: Paulinas, 200.

1 – Marque a opção correta a partir do texto acima:

a) Religiosidade não tem ligação nenhuma com ética.
b) As religiões contribuem para a humanização de algumas sociedades.
c) A educação faz parte da religiosidade.
d) As religiões são importantes para muitas pessoas.


2 – Explique com suas palavras o que significa ética:



3 – Qual a relação entre família e religiosidade?



4 – Explique o que é:

Materialidade.


Imediaticidade.




5 – Observe o trecho abaixo:

“A religião faz parte da vida de muitas pessoas, sendo um valor importante para elas. Todas as pessoas, não importa a religião que professam, merecem nosso respeito e consideração”
 

Por que a religiosidade é importante para a vida de muitas pessoas?


BOA SORTE !!!!


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