ATIVIDADES DE CIÊNCIAS
AMORIM - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO A
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO A
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
IDELFONSO - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO B
Assista ao vídeos explicativo clicando no link a seguir:
https://youtu.be/lsyaztQ-94kAtividade de ciências 6º ano
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO B e C
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADES DE INGLÊS
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A e B
OI! AINDA NÃO CONHEÇO OS ALUNOS DO 6º ANO E GOSTARIA DE SABER UM
POUCO MAIS SOBRE VOCÊ.
1. OBSERVE
A ATIVIDADE EM INGLÊS E RESPONDA (NOME,
IDADE, ONDE MORA, IRMÃOS, COMIDA FAVORITA, COR FAVORITA, NOME DO (A) MELHOR
AMIGO (A) E MARCAR O QUE GOSTA DE FAZER).
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 7º ANO A, B e C
TEMA: MÚSICA SOMEWHERE
OVER THE RAINBOW
Segue
o vídeo da musica do cantor havaiano Israel Kamakawiwo’ole. Fiquem atentos ao que se pede no enunciado.
LINK
VÍDEO- https://www.youtube.com/watch?v=oJ6QkAtWNXQ
1. Qual
o tema da canção:
(
) peace ( ) environment
(
) friendship ( ) dreams
(
) pollution ( ) war
(
) love ( ) people
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
RONMICY - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A, B e C
TEMA: Práticas de Aventuras Urbanas - Parte 1.
Objetivo: Repassar aos alunos os aspectos importantes das Práticas de Aventuras Urbanas.
PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA:
Todos nós possuímos um espírito aventureiro, por mais que esse sentimento não seja exposto. Convenhamos, quem nunca teve vontade de realizar alguma atividade diferente, meio que perigosa, em ambientes naturais ou urbanos, mas mesmo assim esbarrou ou esbarra em alguns pensamentos como este: "tenho coragem não!" Veremos a seguir as práticas corporais de aventura que podemos dividir em dois grupos:
Práticas corporais de aventura urbana – são realizadas em cidades, em meios artificias naturais ou indoor. Exemplos: skate, ciclismo bmx, escalada, parkour, rapel, slackline, patinação.
Práticas corporais de aventura na natureza – são realizados em ambiente natural, tendo contato direto com a natureza e com o meio ambiente. Exemplos: surfe, mountain bike, corrida de orientação, rafting, canoagem, etc.
Práticas Corporais de Aventura Urbana
Vejamos alguns exemplos de práticas corporais de aventura praticados em locais urbanos:
Skate - Praticada de forma recreativa principalmente, em ruas, parques das cidades ou em ambientes próprios para a prática, mas que passou a ser esporte olímpico, dividido em duas modalidades: o Skate Street e o Skate Park.
SKATE STREET - É praticada em obstáculos da paisagem das cidades, como escadas, monumentos, bancos, muretas, corrimões, rampas, guias de calçadas, basicamente é a rua na pista. Alguns exemplos de brasileiros conhecidos nessa modalidade: no feminino, Pamela Rosa, Rayssa Leal, Letícia Buffoni; no masculino, Kelvin Hoefler, Giovanni Vianna e Carlos Ribeiro.
SKATE PARK - É praticado em uma pista conhecida como bowl, que tem o formato de uma piscina, com paredões de 3, 4 metros de altura. Quando temos um bowl com paredes menores, chamamos de banks. Alguns exemplos de brasileiros conhecidos nessa modalidade: no masculino, Luis Francisco, Pedro Quintas, Pedro Barros; no feminino, Dora Varella e Isadora Pacheco.
Cicismo BMX – modalidade que se divide em dois estilos: o supercross e o freestyle.
Supercross – faz parte do programa olímpico. Consiste em um circuito de 350 metros com oito pilotos descendo de uma rampa de oito metros de altura. Eles seguem por uma pista com muitos saltos, curvas com relevos e seções planas. Atleta Renato Resende é o mais conhecido.
Freestyle – feita de movimentos e sequências de truques. Pode ser realizado em terrenos planos, ruas, pistas de terra, em canos ou em rampas construídas. Nas competições, os corredores são avaliados pela qualidade de desempenho (dificuldade, originalidade e estilo).
Questionário:
1 - O que vc entende por Práticas Corporais de Aventuras Urbanas?
2 - Onde são realizadas as práticas corporais urbanas?
3 - Cite algumas dessas práticas corporais urbanas?
4 - Fale sobre o Ciclismo BMX ?
5 - Fale sobre o SKATE STREET?
6 - Qual dessas práticas você já brincou?
RAFAEL - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C
Assunto: Esportes/Futsal
Conteúdo: Futsal - Revisão
Objetivo: Revisar o conteúdo de Futsal.
Conteúdo/teórico.
Texto: https://www.todamateria.com.br/futsal/
Vídeo: https://youtu.be/8iDl7y0-r20
Atividade 1.
1 - Elabore um breve resumo destacando as principais regras do esporte Futsal.
Citação
“Acredite sempre no melhor das pessoas, a não ser que elas provem que não são dignas disso.”
John C. Maxwell
Sugestão: Atividade 2 (bônus)
________________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA
AMORIM - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 6º ANO A e B
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 7º ANO A, B e C
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADES DE HISTÓRIA
EUGÊNIO - HISTÓRIA
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A e B
Os muçulmanos (páginas 197 a 200)
Explicação:
https://youtu.be/Nex8Cd3dGmk
1) O
islamismo é a segunda maior religião em número de adeptos. Ela possuía cerca de
2 bilhões de fieis e é a religião que mais cresce na atualidade. Em qual lugar
do mundo essa religião surgiu? Por qual nome são conhecidos os fieis dessa
religião?
2) Relacione
a primeira com a segunda coluna:
(1) Maomé
(2) Meca.
(3) Hégira.
(5) Corão.
(6) Califa.
( ) Cidade
natal de Maomé considerada santa.
( )
Fundador e profeta principal do islã.
( ) Livro
sagrado do islã.
( ) quer
dizer “fuga” de Maomé para Medina.
( ) título
dados aos sucessores de Maomé.
3) Quais são
os 5 deveres que todo muçulmano deve cumprir?
4) Depois
que Maomé morreu, os árabes se esforçaram em conquistar territórios e converter
povos para a sua religião. Os muçulmanos chegaram a se apossar do norte da
África e da Península Ibérica. Quais países atuais estão situados na Península Ibérica?
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C
Renascimento
Cultural e Humanismo (páginas 64 a 77)
Explicação: https://youtu.be/0Q6REHDS75M
1) Se
entende por Renascimento, o movimento artístico, literário e científico no fim da
Idade Média. Em qual lugar da Europa surgiu? Por que esse mesmo movimento tinha
esse nome?
2) O
Renascimento representou um rompimento com os valores medievais. Diante disso,
destaque as principais características desse movimento.
3) Que nome
era dado aos ricos que incentivam as artes e a ciência, durante o Renascimento?
4) Identifique
quem é o autor das seguintes obras:
- Monalisa.
- Romeu e Julieta.
- Utopia.
- O nascimento de Vênus.
- Pietá.
- Os Lusíadas.
- Dom Quixote de La Mancha.
______________________________________________________________________
ATIVIDADES DE GEOGRAFIA
GEORGE - GEOGRAFIA
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 6º ANO A e B
Questão 1. De acordo com o IBGE (2005), bioma é “um conjunto de vida
(vegetal e animal) constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos
e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e
história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade própria”.
Considerando essa definição, identifique os distintos biomas brasileiros,
numerando a coluna das características de acordo com a coluna das regiões:
1. Cobre cerca de 2 milhões de km2 do território
nacional, incluindo os Campos Rupestres; é constituído por diversos tipos de vegetação
savânica que diferem entre si pela abundância relativa de espécies rasteiras e
espécies de árvores e arbustos, abrangendo desde formas campestres (Campo
Limpo) até formas florestais.
2. Originalmente cobria uma área de mais de 1 milhão de km2.
É um dos mais importantes repositórios de diversidade biológica do país e do
planeta. É também o bioma mais ameaçado, com menos de 9% de área remanescente,
sendo que 80% dessa área estão em propriedade privada. As Unidades de
Conservação correspondem a 2% da área remanescente. O desmatamento é
consequência principalmente de atividades agrícolas, de reflorestamento
homogêneo (Pinus e Eucalipto) e da urbanização.
3. Um dos mais valiosos patrimônios naturais do Brasil e a
maior e mais significativa área úmida do planeta, cobre cerca de 140 mil
km2 em território brasileiro.
4. É o bioma brasileiro com maior porcentagem de área em Unidades
de Conservação (10%). Cerca de 15% da área total foi removida devido à
construção de rodovias que abriram caminho para
atividades mineradoras, colonização, avanço da fronteira agrícola e exploração
madeireira.
5. Caracteriza-se como Savana Estépica, com chuvas irregulares e
solos férteis, que contêm boa quantidade de minerais básicos para as plantas.
Compreende um ecossistema único que apresenta grande variedade de paisagens,
relativa riqueza biológica e endemismo.
( ) Cerrado
( ) Amazônia
( ) Mata Atlântica
( ) Pantanal
( ) Caatinga
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA da coluna
das regiões, de cima para baixo.
A) 1, 4, 2, 3, 5
B) 4, 1, 2, 5, 3
C) 5, 4, 1, 3, 2
D) 1, 4, 3, 2, 5
E) 3, 5, 2, 4, 1
2. Constitui um bioma
brasileiro que se estendia originalmente por uma área de dois milhões de km²,
hoje restam apenas 20% desse total. Este bioma apresenta solo deficiente em
nutrientes e rico em ferro e alumínio, abriga plantas de aparência seca, entre
arbustos esparsos e gramíneas e um tipo mais denso de vegetação, de formação
florestal. Estima-se que 10 mil espécies de vegetais, 837 de aves e 161 de
mamíferos vivam ali. Essa riqueza biológica, porém, é seriamente afetada pela
caça e pelo comércio ilegal. Este bioma é o sistema ambiental brasileiro que
mais sofreu alteração com a ocupação humana. Disponível em:
<www.portalbrasil.net>. (Adaptação)
O bioma brasileiro a que o texto faz referência é:
A) Campos
B) Floresta Latifoliada
C) Caatinga
D) Cerrado
E)
Floresta Equatorial
3. Assinale a opção que apresenta unicamente
características da Caatinga.
a) Compreende a área em que se encontra a
maior floresta tropical do mundo.
b) Ocupa boa parte da região Nordeste do
Brasil e seu nome significa “floresta branca”.
c) É considerada a savana brasileira e
compreende uma área de elevado potencial aquífero.
d) Compreende a região costeira do Brasil e
atualmente restam menos de 10% da sua mata nativa.
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 7º ANO A, B, e C
1. Entende-se por Conurbação:
a) A expansão vertical das cidades,
ocasionando problemas ambientais referentes à circulação do ar (ilhas de
calor);
b) O encontro de duas ou mais cidades,
formando grandes aglomerados urbanos intermunicipais;
c) problemas gerados pela grande
população sem moradia nas cidades;
d) problemas urbanos referentes à
ineficácia dos transportes públicos;
e) processo de migração em massa de
pessoas do campo para a cidade.
2. Nos países industrializados, a
migração campo-cidade tem como causa fundamental:
a) carência de melhores condições sociais
no campo.
b) baixa produtividade agrícola.
c) pressão demográfica no campo.
d) dificuldade de aquisição de terras.
e) liberação de mão-de-obra pela
mecanização.
3. A intensa e acelerada
urbanização brasileira resultou em sérios problemas sociais urbanos, entre os
quais podemos destacar:
a) Falta de infraestrutura, limitações das
liberdades individuais e altas condições de vida nos
centros urbanos.
b) Aumento do número de favelas e cortiços,
falta de infraestrutura e todas as formas de
violência.
c) Conflitos e violência urbana, luta pela
posse da terra e acentuado êxodo rural.
d) Acentuado êxodo rural, mudanças no
destino das correntes migratórias e aumento no
número de favelas e cortiços.
e) Luta pela posse da terra, falta de
infraestrutura e altas condições de vida nos centros urbanos.
4. A pecuária é uma atividade primária da economia, marcada
pelo(a)
a) abate industrial de carne de origem nobre.
b) criação de animais para várias finalidades.
c) produção de hortaliças para a população.
d) produção de derivados de fontes vegetais.
e) manejo de animais silvestres.
5. O consumo de carne é uma das principais atividades derivadas da
pecuária. O Brasil é um dos maiores produtores de carne do mundo. O tipo de
pecuária voltado para a produção de carne é chamada de pecuária
a) industrial.
b) carnívora.
c) de corte.
d) ovípara.
e) artificial.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADES DE ENSINO RELIGIOSO
FELIPE - ENSINO RELIGIOSO
ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - 6º e 7º ANO
Olá turma.
Hoje vamos refletir sobre a ética e como o diálogo e o respeito são importantes para nossa vida em sociedade.
DIÁLOGO Você costuma escutar o que as pessoas têm para lhe dizer? Sua mãe, seu pai ou alguém já lhe disse que você não escuta o que eles falam? Muitas vezes as pessoas não escutam com atenção o que as outras falam. Só que escutar e entender o que os outros estão falando é um comportamento ético. Algumas vezes, não queremos escutar o que estão nos dizendo, como quando seus pais o proíbe de fazer alguma coisa. Você precisa escutar e entender os motivos dos seus pais. Embora você, às vezes, não concorde, deve respeitar a decisão deles. Outras vezes, os seus pais também não querem escutar o que você tem a dizer. Então, é preciso conversar com eles para que escutem o que você está pensando. Ainda há os momentos em que, quem está nos escutando não entende o que estamos dizendo. Por isso, precisamos falar de forma clara, para que os outros entendam o que estamos falando. Podemos dizer então, que diálogo são as ações de escutar e entender o que as pessoas nos dizem e de falar de forma clara para que as pessoas entendam o que falamos.
(FONTE: Ética e Cidadania: Valores para Vida.)
ATIVIDADES:
1- Veja as situações abaixo e observe em qual delas o menino que está escutando vai entender o que o outro está dizendo:
a) Os meninos da primeira situação conseguiram se entender? Por quê?
b) Os meninos da segunda situação conseguiram se entender? Por quê?
c) Em sua opinião, os meninos da segunda situação estão dialogando? Por quê?
d) Como deve ser o diálogo entre as pessoas?
2- Defina o que é Diálogo:
3 – Interprete com suas palavras a seguinte frase
“As vezes é preciso falar o que a pessoa precisa ouvir e não o que ela quer ouvir”
______________________________________________________________________
Olá turma.
Hoje vamos refletir sobre a ética e como o diálogo e o respeito são importantes para nossa vida em sociedade.
DIÁLOGO Você costuma escutar o que as pessoas têm para lhe dizer? Sua mãe, seu pai ou alguém já lhe disse que você não escuta o que eles falam? Muitas vezes as pessoas não escutam com atenção o que as outras falam. Só que escutar e entender o que os outros estão falando é um comportamento ético. Algumas vezes, não queremos escutar o que estão nos dizendo, como quando seus pais o proíbe de fazer alguma coisa. Você precisa escutar e entender os motivos dos seus pais. Embora você, às vezes, não concorde, deve respeitar a decisão deles. Outras vezes, os seus pais também não querem escutar o que você tem a dizer. Então, é preciso conversar com eles para que escutem o que você está pensando. Ainda há os momentos em que, quem está nos escutando não entende o que estamos dizendo. Por isso, precisamos falar de forma clara, para que os outros entendam o que estamos falando. Podemos dizer então, que diálogo são as ações de escutar e entender o que as pessoas nos dizem e de falar de forma clara para que as pessoas entendam o que falamos.
(FONTE: Ética e Cidadania: Valores para Vida.)
ATIVIDADES:
1- Veja as situações abaixo e observe em qual delas o menino que está escutando vai entender o que o outro está dizendo:
a) Os meninos da primeira situação conseguiram se entender? Por quê?
b) Os meninos da segunda situação conseguiram se entender? Por quê?
c) Em sua opinião, os meninos da segunda situação estão dialogando? Por quê?
d) Como deve ser o diálogo entre as pessoas?
2- Defina o que é Diálogo:
3 – Interprete com suas palavras a seguinte frase
“As vezes é preciso falar o que a pessoa precisa ouvir e não o que ela quer ouvir”
______________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário