AULAS DE SEGUNDA-FEIRA
GISLENE - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO (A e B)
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/11/2021, de 09h - 11h)
Atividade de Compreensão e interpretação textual
AS MAIS BELAS COISAS DO MUNDO - Valter Hugo Mãe
O Meu avô sempre dizia que o melhor da vida haveria de ser ainda um mistério e que o importante era seguir procurando. Estar vivo é procurar, explicava. Quase usava lupas e binóculos, mapas e ferramentas de escavação, igual a um detetive cheio de trabalho e talentos. Tinha o ar de um caçador de tesouros e, de todo o modo, os seus olhos reluziam de uma riqueza profunda. Percebíamos isso no seu abraço. Eu dizia: dentro do abraço do avô. Porque ele se tornava uma casa inteira e acolhia-nos. Abraçar assim, talvez porque sou magro e ainda pequeno, é para mim um mistério tremendo.
Eu sei que ele queria chamar a atenção para a importância de aprender. Explicava sempre que aprender é mudar de conduta, fazer melhor. Quem sabe melhor e continua a cometer o mesmo erro não aprendeu nada, apenas acedeu à informação. Ele achava que dispomos de informação suficiente para termos uma conduta mais cuidada. Elogiava insistentemente o cuidado. Era um detetive de interiores, queria dizer, inspecionava sobretudo sentimentos. Quando lhe perguntei porquê, ele respondeu que só assim se falava verdadeiramente acerca da felicidade. Para estudar o coração das pessoas é preciso um cuidado cirúrgico. Estava constantemente a pedir-me que prestasse atenção. Se prestares atenção, vês corações e podes tirar medidas à felicidade. Como se houvesse uma fita métrica para isso.
Propunha que desvendasse adivinhas e dilemas. Propunha que desvendasse labirínticas lógicas. Prometia-me um novo livro ou um caderno com marcadores amarelos e vermelhos, os meus favoritos. Prometia que, se eu descobrisse cada resposta, me daria outro abraço ainda mais apertado e sempre mais amigo. Por melhores que fossem os cadernos, o orgulho que sentia naqueles abraços era a vitória, eles eram a fita métrica da sua amizade por mim. De cada vez que a nossa cabeça resolve um problema aumentamos de tamanho. Podemos chegar a ser gigantes, cheios de lonjuras por dentro, dimensões distintas, países inteiros de ideias e coisas imaginárias.
Eu queria ser sagaz, ter perspicácia, estar sempre inspirado. O meu avô pedia que não me desiludisse. Quem se desilude morre por dentro. Dizia: É urgente viver encantado. O encanto é a única cura possível para a inevitável tristeza. Havia, às vezes, um momento em que discutíamos a tristeza. Era fundamental sabermos que aconteceria e que implicaria uma força maior. [...]
Adaptado de MÃE, Valter Hugo. As mais belas coisas do mundo. Rio de Janeiro: Biblioteca Azul, 2019.
1.O texto é um trecho do livro de Valter Hugo Mãe, como você leu na fonte. É um texto em prosa, organizado em parágrafos. Como o narrador-neto constrói a imagem do avô?
2. Para o avô do menino, o que era o melhor da vida?
3. A que o avô é comparado no primeiro parágrafo? Explique a associação.
4. No trecho “Eu sei que ele queria chamar a atenção para a importância de aprender”, o que o pronome substitui?
5. O que era “aprender”, para o avô?
6. Observe os trechos com atenção: “Abraçar assim, talvez porque sou magro e ainda pequeno, é para mim um mistério tremendo” (parágrafo 1); “Ele achava que dispomos de informação suficiente para termos uma conduta mais cuidada” (parágrafo 2). Esses trechos apresentam fatos ou opiniões? Que pistas levaram você a essa conclusão?
7. No trecho “Prometia que, se eu descobrisse cada resposta, me daria outro abraço”, qual a ideia expressa pelo termo destacado?
8.Na sua opinião o que o avô queria dizer, quando afirmava que “Quem se desilude morre por dentro”?
9. Qual é, para o avô, a única cura para a tristeza?
“Mantenha-se firme em seus propósitos, nenhuma tempestade dura para sempre”
Autor desconhecido.
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO (A, B e C)
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/11/2021, de 13h - 15h)
Conteúdo: Leitura compreensão e interpretação textual.
Atividade - "Fila para conseguir doação de ossos contra a fome"
Fila para conseguir doação de ossos e flagrante da luta de famílias brasileiras contra a fome
Dezenove milhões de brasileiros acordam anualmente sem saber se vão conseguir alguma refeição para o dia. Dois anos atrás, eram dez milhões. Essa situação tem levado famílias brasileiras a cenas como a da imagem, ocorrida em Cuiabá, em que a distribuição de pedaços de ossos com retalhos de carne tem formado filas. O açougue, que distribui os ossos há dez anos, diz que isso acontecia antes apenas uma vez por semana, e, agora, são três. A crise provocada pela pandemia só fez a fila crescer. “Tem gente que pega e já come cru, ali mesmo", se emociona Samara Rodrigues de Oliveira, dona do local.
Desde o início da pandemia, o arroz ficou 56% mais caro e o preço do feijão preto aumentou 71%. A saída para muitos brasileiros tem sido os grãos de segunda linha, como arroz fragmentado e feijão bandinha, que vem quebrados e com mais impureza.
A auxiliar de serviços gerais Ctia Barbosa Gomes, que está desempregada e conta apenas com R$ 260 do Bolsa Família para alimentar os três filhos, é uma delas. "O feijão bandinha deve estar uns três ou quatro reais. O outro tá oito reais", conta.
https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2021/07/25/fila-para-conseguir-doacao-de-ossos-e-flagrante-da-luta-de-familias-brasileiras-contra-a-fome.ghtml
01) Qual a temática do texto acima? Justifique sua resposta:
02) O texto acima pertence ao gênero textual
( ) Conto ( ) poema ( ) propaganda ( ) notícia
03 Na sua opinião, qual a finalidade do texto?
04) Qual o objetivo das pessoas nas filas? O que você pensa a respeito disso?
05) Por que Samara ficou emocionada? O que você sentiria no lugar dela? E o que faria?
06) O que o brasileiro tem feito para driblar o preço elevado do arroz e do feijão?
07) Copie do texto uma forte marca de oralidade, explicando porque ele está presente no texto.
08) Você é contra ou a favor de auxílios como o Bolsa Família? Justifique sua resposta:
09) Que soluções poderiam amenizar esse problema da fome? Explique:
“Mantenha-se firme em seus propósitos, nenhuma tempestade dura para sempre”
Autor desconhecido.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
RONMICY - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/11/2021 às 13h - 14h)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
GISLENE - ARTES (6º e 7º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 6º e 7º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/11/2021 de 15h - 16h)
A “Op Art” ou “Optical Art” foi um movimento artístico que atingiu seu auge na década de 60 nos Estados Unidos.
Op Art é um movimento artístico também chamado de Arte Óptica, ou optical art em inglês. Suas obras são baseadas em ilusões de ótica, um recurso visual que confunde a visão humana, fazendo ver formas diferentes dependendo do ângulo em que se vê a imagem.
Principais Características
• Tridimensionalidade
• Efeitos óticos e visuais
• Movimento e contraste de cores
• Tons vibrantes (principalmente preto e branco)
• Formas geométricas e linhas
• Observador participante
• Estilo abstrato
• Victor Vasarely (1908-1997): artista húngaro considerado o “Pai da Op Art”. Foi influenciado pela arte cinética, construtivista e abstrata).
ATIVIDADE
1 – Qual a origem do movimento OP Art?
2- Com suas palavras o que você compreendeu a respeito do OP Art?
3 – Cite algumas das características do movimento OP Art.
4- Qual a importância de Victor Vasarely para o movimento OP Art?
5- Pesquise sobre os principais artistas que representam o movimento OP Art.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE TERÇA-FEIRA
RAFAEL - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/11/2021 às 14h - 15h)
Assunto: Futsal
Conteúdo: Quadra de jogo.
Objetivo: Aprender as linhas e demarcações oficiais da quadra de Futsal.
Conteúdo/teórico.
Texto: https://www.dicaseducacaofisica.info/quadra-de-futsal/
Vídeo: https://youtu.be/l2GgG6TO2TY
Atividade 1.
1 - Desenhe a quadra de jogo oficial com suas linhas e demarcações.
Citação
“Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida.”
Bob Marley
Sugestão: Atividade 2 (bônus)
IDELFONSO - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/11/2021 às 09h - 10h)
Assista ao vídeos explicativo clicando no link a seguir:
https://youtu.be/5HcWk8iJFn8Atividade de ciências 6º ano -
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/11/2021 às 10h - 11h)
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir:
https://youtu.be/FnGiwRyF1LIAtividades de ciências 7º ano
1) Quais são os principais fatores que geram alterações nos biomas?
2) Quais as ações que alteram as características naturais dos biomas?
3) Quais as funções dos fertilizantes e agrotóxicos na agricultura?
4) Quais os impactos causados ao solo pelos agrotóxicos?
5) Cite as vantagens no uso de biofertilizantes é bioinseticidas.
6) Cite os prejuízos causados pelas queimadas ao meio ambiente.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUARTA-FEIRA
MARÍCIA - INGLÊS
AS ATIVIDADES E AULAS DE INGLÊS ESTÃO TEMPORARIAMENTE SUSPENSAS DEVIDO AFASTAMENTO DA PROFESSORA MARÍCIA PARA CUIDAR DE SUA SAÚDE.
AMORIM - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/11/2021 às 9h - 10h)
Assunto: PROBLEMAS COM MULTIPLICAÇÃO
Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo
Vídeo - https://youtu.be/feoKu12fsEQ
Questionário: O ALUGUEL DE UMA MOTO É DE R$ 50, 00 POR DIA. ENTÃO RESPONDA:
1) QUANTO UMA PESSOA PAGARIA EM 8 DIAS?
2) QUANTO UMA PESSOA PAGARIA EM UM MÊS COMERCIAL, OU SEJA, DE 30 DIAS?
3) QUANTO UMA PESSOA PAGARIA EM TRÊS MESES DE 30 DIAS, CADA MÊS?
4) ARME E EFETUE:
A) 258 × 50
B) 357 × 42
C) 763 × 80
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/11/2021 às 10h - 11h)
ASSUNTO: DIVISÃO
Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo
Vídeo - https://youtu.be/MDMBrVvZS5s
Questionário: UMA MULHER TINHA UMA DÍVIDA DE R$ 3600,00. NESSAS CONDIÇÕES RESPONDA:
1) QUAL SERIA O VALOR DE UMA PARCELA PAGA POR ELA, SE A DÍVIDA FOSSE PARCELADA 6 VEZES?
2) QUAL SERIA O VALOR DE UMA PARCELA, SE A DÍVIDA FOSSE PARCELADA EM 5 VEZES?
3) QUANTO VALERIA O DOBRO DA DÍVIDA DIVIDIDA POR 5?
4) REPARTA 18000 EM 4 VEZES IGUAIS A X, E DEPOIS DIGA QUANTO VALE X?
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUINTA-FEIRA
GEORGE - GEOGRAFIA
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 11/11/2021 às 09h - 10h)
1. Regiões que apresentam níveis muito elevados de altitude costumam apresentar climas mais frios, em função da menor pressão atmosférica existente nesse tipo de ambiente.
O tipo de relevo que registra a ocorrência dos fenômenos acima apresentados é:
a) Depressões relativas
b) Depressões absolutas
c) Planaltos
d) Cadeias de montanhas
e) Planícies
2. “Observando a parte superficial da litosfera, isto é, o terreno sobre o qual vivemos, sobre o qual construímos cidades e estradas, vemos que ela apresenta formas variadas. Ao conjunto de formas variadas da superfície da Terra damos o nome de relevo.
Podemos afirmar que o relevo é o modelado da superfície terrestre. Por quê? Porque ele é constituído de áreas mais altas, áreas mais baixas, terras planas, terras acidentadas, que modelam, isto é, dão forma à paisagem da superfície terrestre”.
VESENTINI, J. W. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012. p.184.
a) Os desníveis superficiais que caracterizam o relevo ocorrem por dois tipos de processos que ocasionam a sua constante transformação. Cite-os.
b) Apresente uma ocorrência referente a cada um desses dois processos de transformação do relevo.
3. Sobre as formas de relevo existentes na superfície terrestre, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Os planaltos são mais elevados que as planícies e menos do que as montanhas. Podem apresentar composições cristalinas, sedimentares e basálticas.
b) A depressão, quando abaixo do nível do mar, é chamada de absoluta, mas acima do nível do mar e abaixo da região de entorno, é chamada de relativa.
c) Nas planícies, o processo de erosão não é muito acentuado, havendo uma deposição de sedimentos em menor grau em comparação com as demais formas de relevo.
d) As cadeias montanhosas encontram-se, geralmente, nas mais recentes formações geológicas.
e) Todas as anteriores são incorretas.
4. São exemplos de relevos, todos os itens a seguir, exceto:
a) Planaltos
b) Planícies
c) Depressão sertaneja
d) Cuesta
e) Precipitações
5. São as forças que atuam do interior para o exterior da Terra, provocando modificações na superfície terrestre.
O texto está dando a definição de:
a) Agentes internos do relevo.
b) Erosão eólica do relevo.
c) Erosão pluvial do relevo.
d) Agentes externos do relevo.
e) Erosão climática e erosão pluvial.
6. É a maior bacia hidrográfica localizada totalmente em território brasileiro e a terceira em potencial hidrelétrico do país. Ela abriga a Usina de Tucuruí, no estado do Pará.
O texto se refere a bacia hidrográfica:
a) Amazônica.
b) do Paraná.
c) do Tocantins-Araguaia.
d) do Uruguai.
e) de Roraima.
7. Indique os principais impactos ambientais decorrentes da construção de usinas hidrelétricas:
8. Por que o território brasileiro não apresenta grandes cadeias de montanhas?
11. Escreva o nome das três grandes planícies do Brasil:
12. Quais são os agentes externos de formação do relevo?
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 11/11/2021 às 10h - 11h)
1. Pinte de verde somente
a Região Nordeste e de amarelo a Centro-Oeste.
2. Preencha a tabela com
os Estados e Capitais da Região Norte.
3. Preencha a tabela com os Estados e Capitais da Região
Sul.
4. Situada na região norte
da América do Sul, a Floresta Amazônica possui uma extensão de aproximadamente
7 mil quilômetros quadrados, espalhada por territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia,
Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Porém, a maior
parte da floresta está presente em território brasileiro
(estados do Amazonas,
Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima).
Baseando-se no texto acima
podemos afirmar que a Floresta Amazônica:
(A) pertence a todas as
regiões do Brasil.
(B) está localizada na
região Nordeste do Brasil.
(C) se estende pela região
Norte do Brasil e países vizinhos.
(D) não pertence ao
Brasil.
5. O Sudeste brasileiro é a região mais
urbanizada e possui a maior concentração industrial do país. Explique os
fatores que proporcionaram esse desenvolvimento industrial nos estados do
Sudeste.
6. O Sudeste é a região mais populosa
do Brasil (80.915.332 habitantes), também é a mais povoada (87,5 habitantes por
quilômetro quadrado). Essa concentração populacional necessita de maiores
investimentos em alguns setores públicos, no entanto, esses investimentos não
ocorrem de forma eficaz, o que gera uma série de problemas nos centros urbanos
do Sudeste. Cite alguns dos principais problemas nas cidades da região Sudeste.
7. As capitais dos estados da Região
Sul do Brasil são:
a) Cuiabá, Goiânia e
Campo Grande.
b) Manaus, Belém e Porto Velho.
c) Rio de Janeiro, São Paulo e Vitória.
d) Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.
e) Salvador, Recife e Fortaleza.
8. São capitais que
representam estados da Região Sudeste do Brasil:
a) Cuiabá, Goiânia e
Campo Grande.
b) Manaus, Belém e Porto Velho.
c) Rio de Janeiro, São Paulo e Vitória.
d) Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.
e) Salvador, Recife e Fortaleza.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE SEXTA-FEIRA
EUGÊNIO - HISTÓRIA
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 12/11/2021 às 09h - 10h)
Crise
do Império Romano - os povos germânicos (páginas … a …)
Explicação:
https://youtu.be/Qv0f3lo99fg
1) Complete:
*Uma parcela da população romana empobrecida com a
crise econômica e com medo dos invasores mudaram-se das cidades em que viviam
para a zona ___________, onde lá passaram a trabalhar em grandes propriedades.
*Estes mesmos trabalhadores entregavam uma parte da
____________ ao proprietário como pagamento pelo uso da terra.
2) Assinale
o termo preconceituoso que os romanos utilizavam para se referir aos
estrangeiros:
( ) brutus.
( )
estranhos
( )
gentios.
( )
bárbaros.
3) De onde
vieram os invasores do Império Romano Ocidental? O que eles tinham em comum?
4) Como os
povos germânicos valorizavam a guerra, eles acabaram criando uma instituição
ligado à ela: o comitatus. Explique o que era o comitatus.
5) Marque
somente o que for verdadeiros sobre os povos invasores do Império Romano:
( ) os contatos entre romanos e germânicos foram
sempre violentos.
( ) os contatos entre romanos ocorreram trocas
culturais importantes.
( ) os germânicos entraram o Império Romano
incialmente de forma lenta e pacífica.
( ) Os romanos chamavam os germânicos de “bárbaros”
porque tinham admiração por eles.
( ) os germânicos, em boa parte, haviam se
convertido ao cristianismo.
6) Observe a
seguinte tirinha:
a) A tirinha embora trate de um assunto atual
inspirou-se em um problema que ocorreu durante a invasão de Roma? Que problema
foi esse?b) O termo “vandalismo” provém de “vândalo”, um dos
povos germânicos que invadiram Roma. Como esse mesmo povo agia durante os seus
assaltos e invasões?
c) Levante hipóteses do que pode ocorrer na escola
ou na comunidade que sofre com ações de “vândalos”.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 12/11/2021 às 10h - 11h)
A
expansão territorial da América portuguesa (páginas 217 - 228)
Explicação:
https://www.youtube.com/watch?v=4I7AkUEvgkQ
1) Veja as
impressões que o inglês Henry Kostner teve enquanto visitava o Nordeste do
Brasil, no final de 1810 e início de 1811:
“A fortaleza,
de onde a vila recebe a denominação, fica em uma colina [local alto] de areia,
próxima às moradas e consiste num baluarte [muralha] de areia ou terra, do lado
do mar e uma paliçada, enterrada no solo, para o lado da vila, contém quatro
peças de canhão, de vários calibres, apontadas para muitas direções. Notei que
a peça de maior força estava voltada para a vila. A que estava montada para o
mar não tinha calibre suficiente para atingir um navio no ancoradouro comum. O
armazém da pólvora está noutro ponto da colina e é visto do porto.”
a) Qual vila nordestina Kostner descreve? Como você
chegou a essa conclusão?
b) Tem algo no texto que comprove que o local
escolhido para construir a fortaleza foi estratégico? Justifique.
c) Fortalezas grosso modo serviam para ver e atacar
inimigos invasores. Quais ameaças vinham do mar?
d) Algo que o viajante inglês notou foi que o
canhão de maior potência estava voltado para vila e não para o mar. Que ameaça
em potencial era essa?
2) Quais
povos europeus invadiram o Brasil? Que providências foram tomadas como reação a
essas invasões?
3) Grupo de
homens paulistas que no século XVII ganhavam a vida procurando ouro e
capturando índios, no interior do Brasil,
para vendê-los como escravos:
a) aventureiros.
b) bandeirantes.
c) forasteiros.
d) missionários.
4) A
atividade de bandeirante resultou na descoberta de jazidas ouro, no século
XVIII, onde atualmente é o seguinte estado:
a) Minas Gerais.
b) Mato Grosso.
c) Goiás.
d) Bahia.
5) Diferencie
as entradas das bandeiras.
6) Leia com
atenção:
“Um dia gostaria de escrever um romance
histórico sobre os bandeirantes. Mas o livro não teria muito a ver com aquela
imagem de homens destemidos que buscaram expandir as fronteiras. Nem suas
roupas seriam como as daquela estátua de gosto duvidoso de Borba Gato em Santo
Amaro, que está vestida quase como um nobre. Aliás, nobreza é uma coisa que os
bandeirantes não tinham. Eram homens duros, que falavam mais guarani do que
português, andavam descalços e não tinham pudor de usar golpes baixos para
enganar os índios, como se disfarçarem de padres.”
(TORERO, José Roberto. Grandes nomes têm passado mais vermelho que
dourado. Folha de S. Paulo, 25 jan. 2011. Caderno Especial São Paulo 457 anos,
p. 3).
a) O que o
texto e a charge revelam sobre os bandeirantes?
b) Recentemente
a estátua do bandeirante Borba Gato foi incendiada o que dividindo opiniões. Qual é a sua
opinião de monumentos que homenageiam figuras polêmicas?
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
______________________________________________________________________
FELIPE - ENSINO RELIGIOSO
ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - TODAS AS TURMAS
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 12/11/2021 conforme os horários abaixo)
Atenção aos horários: 6º ano: de 08h - 09h
7º ano: de 13h - 14h
Olá turma.
Hoje vamos tratar do retorno das nossas atividades na escola e como podemos aproveitar esse momento para trabalharmos assuntos como acolhimento, saudade e superação.
Acolhimento em tempos de pandemia: a coletividade, a escuta e a amorosidade.
Acolher é um dos princípios fundamentais que permeia a proposta pedagógica do Vivência e Convivência, não apenas no período que muitos classificam como “adaptação”. O acolhimento está presente no processo educativo, no cotidiano, nos encontros, nas chegadas, partidas, no individual e coletivo, nos espaços e nos convites ao brincar.
Quando fomos surpreendidos pela pandemia, nossos educadores passaram dias e noites a estudar meios para que o princípio inegociável do acolher não desaparecesse frente à visão higienista que o Covid nos impõe. Foram maratonas de lives, inúmeras leituras, muitos diálogos e trocas.
Então, notamos que inicialmente precisávamos nos acolher mutuamente quanto equipe, e foi o que fizemos, unimos forças e acolhemos o medo uns dos outros, as angústias e partilhamos tardes de reflexões. Entendemos que agora fortalecidos precisávamos compreender as famílias, entendemos que as escolas estavam com as portas fechadas, mas a educação não!
Enquanto a escola se fez presente através de janelas virtuais em salas, calçadas, quintais e varandas, em noites pouco estreladas em tempo incertezas reunimos pais, familiares, educadores e crianças em lindas rodas de conversa. Proseamos sobre infâncias, angústias... Sobre as inúmeras demandas de um cotidiano com todos em casa... Sobre questões econômicas e sociais, medo e principalmente afetos. Conquistamos uma rede de afeto! Conquistamos uma comunidade educativa de empatia singular.
O tão esperado momento do retorno às aulas chegou! Junto a ele a esperança do reencontro, da retomada (ainda que não como de costume) das rotinas, o desejo de ver as mudas do parque a florir, as crianças a habitar um espaço tão seu, as gargalhadas, os choros, as canções, as indagações, a vida que pulsa e que ficou silenciada no chão da escola. Juntos planejamos um acolhimento, repleto de intencionalidades, de estudos e emoções que se intercalam...
http://www.vivenciaeconvivencia.com.br/
ATIVIDADE
1 – Vamos primeiro trabalhar alguns conceitos que aparecem no texto;
Acolher:
Angustia:
Empatia:
2– Vamos citar algumas ações que fazem agente se sentir acolhidos.
3– Para você, o que fez mais falta nesse período em que ficamos longe da escola?
4– Sobre o processo escolar durante a pandemia marque a opção correta:
A) A escola não se fez presente na vida dos alunos e alunas durante a pandemia.
B) Houve muitas dificuldades para a realização das aulas online.
C) A desigualdade social não influenciou o aprendizado durante a pandemia.
D) A pandemia já chegou no seu fim.
5 – Observe a charge e responda:
Há um exagero na punição que o menino levou, mas qual seria a importância de se manter os cuidados estabelecidos pelos protocolos de saúde?
BOA SORTE!!!!!
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 12/11/2021 conforme os horários abaixo)
Atenção aos horários: 6º ano: de 08h - 09h
7º ano: de 13h - 14h
Olá turma.
Hoje vamos tratar do retorno das nossas atividades na escola e como podemos aproveitar esse momento para trabalharmos assuntos como acolhimento, saudade e superação.
Acolhimento em tempos de pandemia: a coletividade, a escuta e a amorosidade.
Acolher é um dos princípios fundamentais que permeia a proposta pedagógica do Vivência e Convivência, não apenas no período que muitos classificam como “adaptação”. O acolhimento está presente no processo educativo, no cotidiano, nos encontros, nas chegadas, partidas, no individual e coletivo, nos espaços e nos convites ao brincar.
Quando fomos surpreendidos pela pandemia, nossos educadores passaram dias e noites a estudar meios para que o princípio inegociável do acolher não desaparecesse frente à visão higienista que o Covid nos impõe. Foram maratonas de lives, inúmeras leituras, muitos diálogos e trocas.
Então, notamos que inicialmente precisávamos nos acolher mutuamente quanto equipe, e foi o que fizemos, unimos forças e acolhemos o medo uns dos outros, as angústias e partilhamos tardes de reflexões. Entendemos que agora fortalecidos precisávamos compreender as famílias, entendemos que as escolas estavam com as portas fechadas, mas a educação não!
Enquanto a escola se fez presente através de janelas virtuais em salas, calçadas, quintais e varandas, em noites pouco estreladas em tempo incertezas reunimos pais, familiares, educadores e crianças em lindas rodas de conversa. Proseamos sobre infâncias, angústias... Sobre as inúmeras demandas de um cotidiano com todos em casa... Sobre questões econômicas e sociais, medo e principalmente afetos. Conquistamos uma rede de afeto! Conquistamos uma comunidade educativa de empatia singular.
O tão esperado momento do retorno às aulas chegou! Junto a ele a esperança do reencontro, da retomada (ainda que não como de costume) das rotinas, o desejo de ver as mudas do parque a florir, as crianças a habitar um espaço tão seu, as gargalhadas, os choros, as canções, as indagações, a vida que pulsa e que ficou silenciada no chão da escola. Juntos planejamos um acolhimento, repleto de intencionalidades, de estudos e emoções que se intercalam...
http://www.vivenciaeconvivencia.com.br/
ATIVIDADE
1 – Vamos primeiro trabalhar alguns conceitos que aparecem no texto;
Acolher:
Angustia:
Empatia:
2– Vamos citar algumas ações que fazem agente se sentir acolhidos.
3– Para você, o que fez mais falta nesse período em que ficamos longe da escola?
4– Sobre o processo escolar durante a pandemia marque a opção correta:
A) A escola não se fez presente na vida dos alunos e alunas durante a pandemia.
B) Houve muitas dificuldades para a realização das aulas online.
C) A desigualdade social não influenciou o aprendizado durante a pandemia.
D) A pandemia já chegou no seu fim.
5 – Observe a charge e responda:
Há um exagero na punição que o menino levou, mas qual seria a importância de se manter os cuidados estabelecidos pelos protocolos de saúde?
BOA SORTE!!!!!
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário