ATIVIDADES DE PORTUGUÊS
ANDRÉA - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B, C e D
OBS: Copie somente o enunciado de cada questão
e o item correto.
CRÔNICA:
A TURMA
Domingos Pelegrini
Eu também já tive turma, ou melhor, fiz parte de
turma e sei como é importante em certa idade essa entidade, a turma.
A
gente é um ser racional, menos quando em turma. Existe, por exemplo, alguma
razão para um grupo de pessoas sentar todo dia numa escadaria ou meio-fio e
passar horas conversando?
Você pode falar a um filho, por exemplo, que
refrigerantes engordam e chocolates dão mais espinhas em quem já está na idade
das espinhas. Ele nem ouvirá. Mas, se um dia a turma resolver, ele passará a
tomar só água com limão e pegará nojo de chocolate. Você pode falar que cabelo
tão comprido é incômodo, calorento, atrapalha, mas que nada, ele te pedirá
dinheiro para comprar mais xampu. Agora, se a turma resolver cortar careca, ele
aparecerá de repente careca no café da manhã e nem quererá falar no assunto –
qual o problema em cortar careca?
Você
pode dizer que bossa nova é bom, e mostrar jornais e revistas, provar que só
“Garota de Ipanema” já recebeu centenas de gravações em todo o mundo, mas ele
aumentará o volume do rock pauleira ou da tecno-bost. Até o dia em que alguém
da turma aparece com um CD de bossa nova e ele troca Axel Rose por Tom Jobim de
um dia para o outro.
A
turma tem modas, como quando resolvem todos arregaçar as barras das calças, que
usavam arrastando pelo chão.
A turma
tem traumas, como quando o namoradinho de uma se apaixona pela namoradinha de
outro e ...
A turma tem linguagem própria, uma variante
local de um ramal regional da vertente adolescente da língua.
A
turma adora sentar na calçada e na praça e falar sobre o que viram em casa na
televisão.
A turma
tem duplas de amigos e amigas mais chegados, e trios, e quartetos, que num
grande minueto anarquista se misturam nas festas de aniversário.
Ninguém
da turma dança até que alguém da turma começa a dançar, aí dançam todos
trocando de par até acabarem dançando todos juntos como turma que são.
Um da
turma se tatua, todos da turma querem se tatuar.
Um bota
uma argola no nariz, os outros, para variar, botam no lábio, na sobrancelha e
na orelha e...
A turma
é isso aí, cara, uma reunião diária de espinhas e inquietações, habilidades e
temperamentos, o baralho das personalidades se misturando, o jogo das informações
e dos sentimentos rolando nas conversas sem fim, nas andanças sem cansaço, nas
músicas compartilhadas, no refri com três canudos e uma empadinha pra quatro.
Na
turma pouco dá pra todos, todo mundo divide, cada um contribui, a turma se une
partilhando e repartindo.
A turma
ri como só na turma se ri.
A turma julga quando erramos.
A turma
castiga com silêncios e ironias.
A turma
te chama, te reprime, te liberta, te revela, te rebela, te maltrata, te
orgulha, te ama e te envolve, te afasta e te atrai, mas a turma é assim porque
a turma é a turma.
Até o
dia em que – disse a todos meus filhos – cansamos de ter turma e passamos a ser
gente. E todos me disseram que sou um chato, mas o primogênito hoje já
concorda: o tempo da turma passa.
Mas, aqui entre nós, como dá saudade!
PELEGRINI, Domingos. Ladrão que rouba ladrão e outras crônicas.
São Paulo: Ática, 2004.
Glossário
“Garota de Ipanema”: canção de Tom Jobim e
Vinícius de Morais, uma das expressões máximas do movimento musical chamado
Bossa Nova.
Meio-fio: arremate das calçadas; guia.
1- Conforme sugere o título, o texto tem como
tema a turma. Que aspecto relacionado ao tema é abordado nele de modo especial?
A) A influência da família e da sociedade
sobre o comportamento do adolescente.
B) A influência do grupo de adolescentes
sobre cada um de seus integrantes.
C) A influência dos pais dos adolescentes
sobre a turma.
D) O sentimento de revolta do adolescente em
relação às pressões do grupo social.
2- Indique, entre os itens que seguem, aquele que traduz
melhor a postura do narrador em relação ao tema abordado.
A) Com um olhar adulto e distanciado, o
narrador faz uma crítica ao comportamento infantil e dependente dos
adolescentes que participam de uma turma.
B) Com uma visão saudosista, o narrador se
lembra dos bons momentos que viveu com sua turma e do quanto foi feliz naquela
época.
C) O narrador faz uma reflexão crítica sobre
o comportamento dos adolescentes que vivem em turmas, mas dá ao tema um enfoque
pessoal e sentimental.
D) De uma maneira impessoal, o narrador faz uma
reflexão crítica sobre o comportamento dos adolescentes que vivem em turmas.
3- No trecho “Na turma pouco dá pra todos, todo mundo divide, cada um
contribui”, que princípio ou valor é destacado positivamente no comportamento
da turma?
A) a inveja, a ganância.
B) as partilha, a indiferença.
C) a solidariedade, a partilha.
D) a felicidade, a alegria.
4- No 2º parágrafo, o narrador afirma
que, quando em turma, o adolescente perde a racionalidade. Para comprovar seu
ponto de vista, ele apresenta argumentos embasados no comportamento dos
adolescentes. Qual argumento NÃO foi utilizado pelo autor?
A) Ficar horas conversando sentados num meio
fio.
B) Trocar o hábito de comer chocolate por
tomar só água com limão.
C) Trocar o uso de cabelo comprido pelo corte
careca.
D) Não assistir a programas de televisão.
5- Considerando o texto , é CORRETO afirmar:
A) defende um ponto de vista.
B) narra fatos fictícios.
C) transmite conhecimentos.
D) orienta comportamentos.
6- Assinale, entre as alternativas abaixo, a que
apresenta uma oração com sujeito oculto (desinencial ).
A) “o tempo da turma passa.”
B) “A turma castiga com silêncios e ironias.”
C) “A gente é um ser racional...”
D) “... fiz parte da turma...”
BOM DESEMPENHO!
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B e C
Atividade sobre charges - "Consumo (humano) de
ossos"
01) Qual é a temática da charge acima?
02) Que crítica se encontra presente nela? O que
você pensa a respeito disso?
03) Qual a finalidade dessa charge?
04) Há, na charge, a linguagem verbal, não verbal
ou ambas? Justifique sua resposta:
05) Provavelmente não passa um "caminhão dos
ossos" em sua rua. Que produtos costumam passar em seu bairro durante a
semana?
06) Há uma ironia na charge? Justifique sua
resposta:
07) Descreva o ambiente em que o caminhão de ossos
passa e diga o que isso
revela:
08) O que
a fala da mulher, comparando os dois momentos, denuncia?
09) O que a expressão facial de ambas as personagens revela?
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADES DE CIÊNCIAS
FRÓES - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
IDELFONSO - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO
Atividades
1) O que é a sustentabilidade no cotidiano?
2) Cite iniciativas individuais que promovam a sustentabilidade.
3) Cite iniciativas coletivas que promovam a sustentabilidade.
4) Pesquise o que é um produto biodegradável.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
RAFAEL - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B e C
Assunto: Handebol.
Conteúdo: Posições dos jogadores.
Objetivo: Conhecer as posições básicas do Handebol.
Conteúdo/teórico.
Texto: https://www.dicaseducacaofisica.info/posicoes-do-handebol/
vídeo: https://youtu.be/1eY5S3NZs1U
ATIVIDADE 1
1 - Quantos atletas jogam em cada equipe de handebol como titulares (ou seja iniciam o jogo)?
2- Somos familiarizados com a posição de defesa e goleiro, mas o que fazem(função) as demais posições ?
Citação
“Durante a nossa vida:
Conhecemos pessoas que vêm e que ficam,
Outras que vêm e passam.
Existem aquelas que,
Vêm, ficam e depois de algum tempo se vão.
Mas existem aquelas que vêm e se vão com uma enorme vontade de ficar...”
Charles Chaplin
Sugestão: ATIVIDADE 2 (bônus)
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, C e D
Assunto: Voleibol.
Conteúdo: Posições dos jogadores.
Objetivo: Conhecer as posições básicas do Voleibol.
Conteúdo/teórico.
Texto: https://www.dicaseducacaofisica.info/posicoes-do-voleibol/
Vídeo: https://youtu.be/cngU-dgOhHM
Atividade 1.
1 - O Jogador que executa o saque, deve estar em qual posição?
a: ( ) posição número 6
b: ( ) posição número 4
c: ( ) posição número 1
d: ( ) posição número 3
e: ( ) posição número 5
2 - Quais são os números das posições dos jogadores de defesa?
a: ( ) 1, 2 e 4
b: ( ) 1, 5 e 6
c: ( ) 2, 3 e 5
d: ( ) 1, 5 e 4
e: ( ) 2, 4 e 6
Citação
“Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida.”
Bob Marley
Sugestão: Atividade 2 (bônus)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADES DE ARTES
ANDREA- ARTES (9º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 9º ano
AGUARDANDO ATIVIDADE
________________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA
TADEU - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B e C
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, C e D
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADES DE HISTÓRIA
EUGÊNIO - HISTÓRIA
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B e C
8º - Imigração estrangeira durante o Segundo Reinado (páginas 214 a
217)
Explicação: https://www.youtube.com/watch?v=nBBbSBZnwHQ
1) Observe a tabela e responda:
Total de imigrantes para o Brasil por nacionalidade (1819 - 1883)
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Portugueses |
Italianos |
Alemães
|
Espanhois
|
Russos |
Austríacos |
Franceses
|
Suíços |
|
223.626 |
96.018 |
62.327 |
15.337 |
8.835 |
8.404 |
8.008 |
7.289 |
a) Qual é o assunto da tabela?
b) Quantos imigrantes entraram no Brasil entre
1819 e 1883?
c) Que imigrantes entraram em maior número no
Brasil?
d) Por qual razão os fazendeiros deram
preferência a povos europeus?
2) Em que momento os fazendeiros brasileiros começaram a perceber que precisariam
contratar trabalhadores estrangeiros?
3) Como no Brasil durante o século XIX não havia leis trabalhistas e
nem tampouco salário mínimo, o empregador poderia contratar um trabalhador em
sistema de parceria. Explique como isso funcionava na prática.
4) Veja a carta do imigrante
italiano Felice Sartor, residente no Rio Grande do Sul, enviada para a família
dele na Itália, em 1885.
“Queridos pais, [...] Eu parti de Santa Rita,
porque trabalhava com um patrão que não era bom...Parti daquele lugar feio para
chegar em outro pior. Agora estou a serviço de outro patrão: tenho que
trabalhar com negros, levando pesos sobre os ombros, subindo e descendo os
montes como um burro. Começo a trabalhar de manhã ainda com as estrelas no céu
e, sempre com as estrelas no céu, voltamos para casa à noite. Comemos: de
manhã, feijão...ao meio-dia, feijão...de noite, feijão. A aldeia é muito
longe...um dia de caminhada; e os preços das comidas são muito caros. [...]
Tudo é caro; e no que diz respeito aos animais … existem de todas as
variedades; o bicho de pé é como as formigas na Itália.
Assim, se existe alguém que quer vir para a
América falem para ele que fique na Itália. Eu, daqui a um ano, se estiver bem
volto para casa...Só me falta cumprimentar todos vocês...pai, mãe, irmãos,
parentes, amigos, adeus.
a) Como era a rotina de trabalho?
b) Quais coisas eram motivos de reclamação?
c) Transcreva o trecho em que o imigrante
deixa transparecer decepção com o Brasil.
5) Os imigrantes europeus que vieram para o Brasil, na metade do
século XIX, acabaram por somar os seus hábitos e costumes à cultura brasileira.
Pesquise três contribuições culturais (comidas, festas,palavras etc.) dos
seguintes povos no Brasil:
*italianos:
*alemães:
*portugueses:
*espanhóis:
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B, C e D
9º - Processo de descolonização / independência na África e na Ásia (páginas 165 a 173)
Explicação: https://www.youtube.com/watch?v=aqS6x2PaOnA&t=180s
1) O término da Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945) foi um momento
oportuno para o processo de independência na África e na Ásia, visto que:
a) os povos africanos e asiáticos se aliaram
aos nazistas como forma de resistir aos seus dominadores.
b) os povos africanos e asiáticos
intensificaram suas lutas por libertação visto que os seus dominadores estavam
enfraquecidos.
c) as nações imperialistas deixaram de dar
atenção às suas colônias na África e na Ásia enquanto resolviam seus problemas
internos.
d) as nações imperialistas perderam o seu
interesse na África e na Ásia, pois já não forneciam matérias-primas.
2)
War (Guerra) - canção composta por Bob Marley:
Até que os regimes ignóbeis e
infelizes,
Que aprisionam nossos irmãos em Angola, em Moçambique,
África do Sul, em condições subumanas,
Sejam derrubados e inteiramente destruídos, haverá
Guerra, eu disse, guerra.
(...)
Até esse dia, o continente africano
Não conhecerá a paz, nós, africanos, lutaremos,
Se necessário, e sabemos que vamos vencer,
Porque estamos confiantes na vitória
Do bem sobre o mal,
Do bem sobre o mal.
* ignóbeis =
desprezíveis, vergonhosos.
a) Bob Marley era um conhecido cantor jamaicano de reggae, No entanto
no texto ele se identifica como africano.
Transcreva os trechos onde isso ocorre.
b) A letra da música denuncia condições desumanas que estavam
ocorrendo em países africanos por regimes opressores. Quem eram os opressores
de Angola, Moçambique e da África do Sul?
c) O que o cantor defende em relação aos regimes opressores dos povos
africanos?
3) “Devolver a África aos africanos” e fazer
com que negros de todos os continentes se unissem e se vissem como irmãos na luta contra a opressão e se orgulhassem da
sua cultura ancestral, foram pautas do seguinte movimento:
a)
Wakanda para sempre
b)
Vidas Negras Importam
c)
Pan-africanismo.
d)
Panteras Negras.
4)
As seguintes imagens foram feitas na África do Sul entre as décadas 1950 a
1980:
a) O que as imagens esclarecem sobre a relação entre pessoas negras e
brancas na África do Sul?
b) O que os olhares das pessoas brancas demonstram em relação ao rapaz
negro sentado?
c) O ato do rapaz embarcar em
um ônibus destinado à pessoas brancas pode ser interpretado como um protesto?
Justifique.
5) (FGV) De 1948 a 1991, vigorou na África do Sul o regime denominado
apartheid. A esse respeito é correto afirmar:
a) Trata-se de uma política de segregação
racial que excluía os negros da participação política, mas lhes reservava o
livre direito à propriedade da terra.
b) Trata-se de uma política de segregação
racial que previa uma lenta incorporação da população negra às atividades
políticas do país.
c) Trata-se de uma política de segregação
racial que excluía negros e asiáticos da participação política e restringia até
mesmo a sua circulação pelo país.
d) Trata-se de uma política de segregação
racial que propunha a eliminação gradual da minoria negra, como forma de
garantir a dominação branca.
______________________________________________________________________
ATIVIDADES DE GEOGRAFIA
GEORGE - GEOGRAFIA
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 8º ANO A, B e C
1. A América do Sul é um subcontinente localizado na porção mais
austral da América. Ao longo da sua extensão latitudinal, ela é cortada pelas
seguintes linhas imaginárias:
A) Linha do Equador e Trópico de Capricórnio.
B) Trópico de Câncer e Círculo Polar Ártico.
C) Meridiano de Greenwich e Trópico de Capricórnio.
D) Trópico de Capricórnio e Trópico de Câncer.
E) Círculo Polar Ártico e Trópico de Capricórnio.
2. Quais são os dois oceanos que banham a América do Sul na porção
leste e oeste?
A) Pacífico e Índico.
B) Atlântico e Pacífico
C) Mediterrâneo e Pacífico.
D) Atlântico e Mediterrâneo.
E) Índico e Atlântico.
3. A principal formação vegetal da América do Sul é a Floresta
Amazônica. Ela é a maior formação florestal equatorial do globo, com alta
biodiversidade e grande reserva de minerais. A Floresta Amazônica está
distribuída espacialmente no Brasil e em outros 8 países, sendo eles:
A) Peru, Venezuela, Argentina, Bolívia, Guiana, Suriname, Equador
e Guiana Francesa.
B) Peru, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Chile, Suriname, Equador e
Guiana Francesa.
C) Peru, Venezuela, Colômbia, Uruguai, Guiana, Suriname, Equador e
Guiana Francesa.
D) Peru, Venezuela, Colômbia, Paraguai, Guiana, Suriname, Equador
e Guiana Francesa.
E) Peru, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Guiana, Suriname, Equador e
Guiana Francesa.
4. Sobre
a América do Sul é correto afirmar, exceto:
a) Grande parte do continente apresenta clima tropical quente e
chuvoso. Ao longo da costa Oeste, as condições são muito mais secas, com clima
semi-árido e desértico quente em alguns lugares.
b) Embora a economia de alguns países dependa de atividades primárias, outros,
como Brasil, Argentina e Venezuela, também desenvolveram uma série de
atividades manufatureiras e de alta tecnologia.
c) A produção de alimentos para exportação é uma importante fonte de renda para
muitos países sul-americanos.
d) Apesar de o clima ser tropical, existem poucas florestas tropicais no
continente, cuja população é majoritariamente rural.
e) A população da América do Sul está distribuída desigualmente. Existem altas
densidades ao longo das costas, enquanto grande parte do interior é desocupada
ou escassamente povoada, um dos países de forte ascendência europeia é o
Brasil.
5. Qual
desses países não integra a América do Sul:
a) Equador, Venezuela, Suriname.
b) Uruguai, Brasil, Peru.
c) Guiana, Argentina, Paraguai.
d) Brasil, Chile, Honduras.
e) Guiana, Equador, Suriname.
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 9º ANO A, B, C e D
1. Responda corretamente:
As informações representadas no mapa indicam a
a) influência da continentalidade na Ásia.
b) atuação da zona de convergência intertropical.
c) formação das chuvas de monções.
d) interferência do aquecimento global na Ásia.
e) mudança climática provocada pelo El Niño.
2. Observe
o mapa:
Com base no mapa e em seus conhecimentos sobre o
tema, é correto afirmar:
a) Entre 2000 e 2010, como resultado da recuperação de áreas
degradadas e de programas de reflorestamento, a extensão das florestas aumentou
no continente asiático.
b) Na América do Sul, devido à expansão das fronteiras
agrícolas, o ritmo de devastação florestal se acelerou entre os intervalos
1900-2000 e 2000-2010.
c) Entre 1990 e 2010, mais de 3 milhões de hectares de florestas
foram recuperados ou cultivados no continente europeu.
d) Em termos mundiais, a partir de 2000, observa-se aumento da
perda líquida de florestas.
e) A América do Norte e Central não apresentou ganhos ou perdas
significativas em sua cobertura florestal entre 1990 e 2010, pois toda a sua
cobertura florestal encontra-se protegida em Unidades de Conservação.
3.
Saiba quais são os maiores, mais ricos e mais
populosos países da Ásia. Os 50 países da Ásia dividem-se em seis diferentes
regiões geográficas.
O continente asiático é o maior do mundo, tanto em área
territorial como em quantidade de habitantes. Multicultural e com enorme
biodiversidade, é um excelente destino para viagens de intercâmbio cultural, pois todos os países da Ásia possuem características muito
interessantes.
Com história e culturas milenares, além das suas belezas exóticas,
esta enorme extensão de terra, circundada por águas oceânicas, está dividida em
6 grandes áreas geográficas e abriga todos os 50
países da Ásia, que representam um potencial econômico gigantesco. São
elas:
I – A partir das regiões citadas a seguir, preencha corretamente o
grupo de países que as representam.
•
Ásia
Central – 5 países: Cazaquistão,
Uzbequistão, Tajiquistão, Turcomenistão; Quirguistão
•
Ásia
Meridional – 7 países:
•
Ásia
Setentrional – 1 país:
•
Ásia
Oriental – também conhecido como Leste Asiático, tem 6 países:
•
Ásia Ocidental
– também chamado de Oriente Médio, tem 20 países:
•
Sudeste
Asiático – 11 países:
4. Com base nas informações a seguir, responda o que se pede:
Área: 9.597.000 km²
Localização: Está na Ásia, assim como a civilização chinesa,
importantes outras surgiram neste continente como a mongol, japonesa, árabe,
persa e hindu.
Nome oficial: República Popular da China Zhōnghuá rénmín gònghéguó
(zhōngguó)
Língua oficial: Mandarim
Capital: Pequim
Cidade mais populosa:
Pequim (População: 22,1 milhões de habitantes -estimativa 2020-)
Unidades monetária: Yuan
Governo: República popular socialista unipartidária
a) A China possui uma posição estratégica geograficamente na Ásia?
Como e porquê?
b) Pesquise a relação entre a unidade monetária chinesa, o dólar e
o real para o dia 29.10.2021
c) Explique como são escolhidos os líderes políticos chineses a
partir da sua forma de governo acima descrita. Detalhe como o presidente é
escolhido naquele país.
5. A chamada Ásia
Ocidental constitui importante área de encontro de três continentes:
A
Ásia, a África e a Europa. É marcada, principalmente, pela instabilidade dos
limites políticos, diversidade étnica da população e multiplicação das crenças
religiosas. Três grandes religiões têm sua “Cidade Santa” na Ásia Ocidental.
São elas:
a) Fetichismo,
islamismo e judaísmo.
b) Budismo,
hinduísmo e maometismo.
c) Judaísmo,
cristianismo e islamismo.
d) Cristianismo,
bramanismo e islamismo.
e) Budismo,
judaísmo e islamismo.
6. A Guerra do Líbano,
o conflito Irã/Iraque, a questão Palestina, a Guerra do Golfo são alguns dos
conflitos que marcam ou marcaram o Oriente Médio. Das alternativas abaixo,
aquela que corretamente explica toda essa situação conflituosa é:
a) a
disputa de terras favoráveis ao cultivo, como as encontradas na planície da
Mesopotâmia, numa área desértica.
b) os
grandes lucros provenientes do petróleo que não beneficiam a maioria da
população nos países árabes.
c) o
aumento, de forma rápida, do preço do barril de petróleo nos países-membros da
OPEP.
d) a
criação do Estado de Israel, sob a tutela britânica, numa região de ricas
reservas de petróleo.
e) o
emaranhado de culturas, religiões e interesses estrangeiros numa área
localizada a meio caminho entre a Ásia, Europa e África.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADES DE ENSINO RELIGIOSO
FELIPE - ENSINO RELIGIOSO
ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - 8º e 9º ANO
TEMA: LIDERANÇAS RELIGIOSAS.
PROFESSOR: FELIPE.
https://www.tudosaladeaula.com/
Olá turma!
Hoje veremos como algumas lideranças religiosas deram exemplo de respeito e promoveram a paz e o diálogo entre as religiões.
Fonte 01
Líderes religiosos pediram nesta quarta-feira (19) diálogo e respeito às diferenças para combater a propagação de intolerâncias e discursos odiosos. As declarações foram feitas em encontro ecumênico durante audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.
Números do Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, mostram que seguidores de umbanda e candomblé e evangélicos lideram a lista de vítimas das denúncias de intolerância religiosa no País. Os deputados também receberam dados da Secretaria de Assistência Social do Rio de Janeiro, que registrou 948 queixas relacionadas a religião em todo o estado, entre 2012 e 2014.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Fonte 02
ATIVIDADE:
1 – Observe as duas fontes e responda:
a) A fonte 02 contradiz ou não a fonte 01?
b) Qual a mensagem que está presente na fonte 02?
02 – Qual o motivo e onde foi realizado o encontro dos lideres religiosos?
03 – Quais as religiões sofrem mais perseguição no estado do Rio de Janeiro?
04 – Vamos citar algumas atitudes que podem ser consideradas como exemplos de intolerância religiosa.
05 – Para você, qual a importância de líderes religiosos promoverem o diálogo e o respeito entre as religiões?
BOA SORTE!
______________________________________________________________________
TEMA: LIDERANÇAS RELIGIOSAS.
PROFESSOR: FELIPE.
https://www.tudosaladeaula.com/
Olá turma!
Hoje veremos como algumas lideranças religiosas deram exemplo de respeito e promoveram a paz e o diálogo entre as religiões.
Fonte 01
Líderes religiosos pediram nesta quarta-feira (19) diálogo e respeito às diferenças para combater a propagação de intolerâncias e discursos odiosos. As declarações foram feitas em encontro ecumênico durante audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.
Números do Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, mostram que seguidores de umbanda e candomblé e evangélicos lideram a lista de vítimas das denúncias de intolerância religiosa no País. Os deputados também receberam dados da Secretaria de Assistência Social do Rio de Janeiro, que registrou 948 queixas relacionadas a religião em todo o estado, entre 2012 e 2014.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Fonte 02
ATIVIDADE:
1 – Observe as duas fontes e responda:
a) A fonte 02 contradiz ou não a fonte 01?
b) Qual a mensagem que está presente na fonte 02?
02 – Qual o motivo e onde foi realizado o encontro dos lideres religiosos?
03 – Quais as religiões sofrem mais perseguição no estado do Rio de Janeiro?
04 – Vamos citar algumas atitudes que podem ser consideradas como exemplos de intolerância religiosa.
05 – Para você, qual a importância de líderes religiosos promoverem o diálogo e o respeito entre as religiões?
BOA SORTE!
______________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário