NÃO HAVERÁ AULAS DE SEGUNDA-FEIRA DEVIDO PLANEJAMENTO INTEGRADO NAS ESCOLAS DE MARACANAÚ
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE TERÇA-FEIRA
FRÓES - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/10/2021 às 10h - 11h)
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir:
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
IDELFONSO - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/10/2021 às 13h - 14h)
Assista ao vídeos explicativo clicando no link a seguir:
https://youtu.be/lAHGUtxaVBYAtividade de ciências 6º ano
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/10/2021 às 10h - 11h)
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir:
https://youtu.be/RXQirgtxTPoAtividades de ciências 7º ano
1) Sobre o bioma caatinga responda:
a) Qual o tipo de clima?
b) Faça a diferença entre um rio perene e um rio intermitente.
c) Quais os únicos rios perenes desse bioma?
d) Como é o solo da caatinga?
2) Qual a localização desse bioma é qual a sua área?
3) Qual a origem do nome caatinga e o que significa?
4) Qual a influência do Planalto da Borborema nas chuvas desse bioma?
5) O que são plantas xerófitas?
6) Dê exemplos da fauna e flora da caatinga.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/10/2021 às 09h - 10h)
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir:
Atividades de ciências 9º ano
1) Sobre o bioma caatinga responda:
a) Qual o tipo de clima?
b) Faça a diferença entre um rio perene e um rio intermitente.
c) Quais os únicos rios perenes desse bioma?
d) Como é o solo da caatinga?
2) Qual a localização desse bioma é qual a sua área?
3) Qual a origem do nome caatinga e o que significa?
4) Qual a influência do Planalto da Borborema nas chuvas desse bioma?
5) O que são plantas xerófitas?
6) Dê exemplos da fauna e flora da caatinga.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
MARÍCIA - INGLÊS
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/10/2021 de 09h - 10h)
Leia o texto abaixo e responda as
questões:
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/10/2021 de 13h - 14h)
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUARTA-FEIRA
RAFAEL - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/10/2021 às 10h - 11h)
Assunto: Futsal
Conteúdo: Fundamentos.
Objetivo: Conhecer os fundamentos do Futsal.
Conteúdo/teórico.
Texto: https://www.dicaseducacaofisica.info/fundamentos-do-futsal/
Vídeo: https://youtu.be/HVb2C63hrSw
Atividade 1.
1 Conceitue:
a) Passe
b) Chute
c) Condução de bola
d) Drible e finta
e) Condução de bola
f) Cabeceio
Citação
“Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante.”
Augusto Branco
Sugestão: Atividade 2 (bônus)
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/10/2021 às 13h - 14h)
Assunto: Handebol.
Conteúdo: Fundamentos.
Objetivo: Conhecer os fundamentos do Handebol.
Conteúdo/teórico.
Texto: https://www.dicaseducacaofisica.info/resumo-dos-fundamentos-do-handebol/
vídeo: https://youtu.be/Y8iBeHg6Eng
ATIVIDADE 1
1) O ato de um jogador se deslocar quicando a bola é chamado de:
a) Posse de bola
b) Tiro de meta
c) Lance a gol
d) Passe
e) Drible
Citação
“Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for. O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se não o fizerem ali?”
Fernando Pessoa
Sugestão: ATIVIDADE 2 (bônus)
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/10/2021 às 09h - 10h)
Assunto: Voleibol.
Conteúdo: Fundamentos.
Objetivo: Conhecer os fundamentos do Voleibol.
Conteúdo/teórico.
Texto: https://www.todamateria.com.br/fundamentos-voleibol/
Vídeo: https://youtu.be/6uLksQ3tY2M
Atividade 1.
1 - Assim como outros esportes, o voleibol também possuiu seus fundamentos. Dentre eles, são fundamentos do vôlei:
a) Manchete, toque e drible.
b) Toque, chute e manchete.
c) Saque, bloqueio e recepção.
d) Saque, arremesso e toque.
Citação
“O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.”
José de Alencar
Sugestão: Atividade 2 (bônus)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
GISLENE - ARTES (6º e 7º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 6º e 7º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/10/2021 de 09h - 10h)
ARTE IMPRESSIONISTA
É conhecido como o movimento que deu origem a Arte Moderna e suas obras são conhecidas pela presença de contraste, efeitos de sombras feitos através das próprias pinceladas dos artistas, além da luz e da claridade das cores.
Apreciação de obras do movimento impressionista
Observe com atenção as imagens abaixo
1.Você já percebeu como a tonalidade das fotos muda conforme o dia vai passando?
Justifique utilizando para tanto o que você aprendeu sobre o impressionismo. Qual a importância deste fato para os artistas impressionistas?
2. Escolha uma das obras apreciadas no início do estudo e faça uma Releitura. Lembre-se que na releitura, você poderá adicionar ou retirar algum elemento da obra original.
MARÍCIA- ARTES (8º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 8º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/10/2021 de 14h - 15h)
HOJE , EU CONVIDO VOCÊ, ALUNO, A DESCOBRI SOBRE O TEMA DA
NOSSA AULA. SOBE O QUE VOCÊ ACHA QUE VAMOS ESTUDAR ?
PENSE E ESTEJA PREPARADO PARA NOSSO ENCONTRO NO MEET.
ARTE OU...
ARTE OU...
Arte de pó,
serralha,
limalha
Arte de fio,
pavio,
navalha
Arte
que brilha
que achincalha
Arte
que se auto-elogia
que se ralha
Arte
que se diminui
que se espalha
Arte nobre
arte gentalha
que facilita
que atrapalha
Arte
eterna
fogo de palha
Arte que
organiza
embaralha
Arte
altruísta
canalha
Arte
acertada
falha
Arte que
se encaixa
que mal calha
que cura, flecha
que metralha...
Arte no
horizonte
na muralha
no céu
na escumalha
Arte que se
liquefaz...
que encalha...
Arte
Pura. Falsa.
(Ou o que equivalha)
Arte
Eu não sei o que é
(Ou o que a talha)
Hoje não foi um dia perfeito
Nunca acreditei nisso de dia
perfeito, ou algo parecido. Mas hoje pensei, que me lembre, pela primeira vez,
que não foi um dia perfeito.
Os meus pensamentos costumam ser triviais e práticos. Pensar, para mim, a quem
todos agradecem sinceramente que não emita opiniões, só faz sentido se for para
emitir opiniões dos outros ou para ter pensamentos úteis.
O que eu penso é inútil a partir do momento em que não resolve ou não ajuda a
resolver um problema prático. Por exemplo, o que estou agora a pensar não é
inútil porque ajuda a resolver o problema prático de saber porque é que hoje
não foi um dia perfeito.
Mas como o dia ainda está a decorrer, mesmo assim, pode vir a ser inútil pensar
nisso, se porventura, a última minha conclusão do dia for que hoje foi um dia
perfeito.
De qualquer modo, é irrelevante qualquer conclusão que eu tire sobre isso,
porque o dia não é perfeito ou imperfeito por eu o pensar ou concluir. O dia é
o que é e pronto.
A questão da perfeição/imperfeição do dia não se coloca. Mas eu coloquei-a. Mas
ainda não sei se é uma questão que tenha para mim um sentido qualquer, mais do
que uma questão prática.
Hoje, o meu editor Sancho disse-me que já lhe têm pago muito dinheiro para não
dizer nada, para não escrever nada e que ele próprio já tem publicado muitas
coisas que nada dizem sendo estas as melhores. Eu comecei por rir por achar as
suas palavras jocosas, mas ele permaneceu sério e reforçou a ideia de que isso
pode ser uma forma superior de arte. Aqui, até eu retomei um ar de seriedade.
Valeria a pena pensar no assunto? Seria prático e útil? Sancho deu-me logo a
resposta sem adivinhar o meu pensamento e sem eu sequer a ter pedido.
O meu trabalho mais importante, disse ele, não é decidir o que vou dizer, mas o
que não vou dizer. E se nada disser, por exemplo, quando a minha opinião pode
causar mossa ou um prejuízo, isso pode ter muito valor, dependendo das
situações. Se disser, ou escrever algo, posso receber ainda mais se, mesmo
assim, não disser nada que possa causar mossa ou prejuízo, vulgo falar sem
dizer nada, sobre assuntos importantes.
Ora, o melhor de tudo, o que vale mesmo a pena, é publicar textos que fazem
sentido e que nada dizem, sendo esta sua característica a qualidade que
interessa, que os torna, não raro, primorosas obras de ciência, filosofia,
religião, arte… E se o autor tiver o talento, o discernimento e a verve
necessários para persuadir o leitor de que, não obstante o sentido que tudo faz
e a consistência que tudo tem no seu trabalho e na sua argumentação, tudo não
passa de uma ilusão, então está garantido que atingirá o maior sucesso no que à
reputação de autor respeita.
Eu estava ainda a pensar nas primeiras palavras e já o Sancho concluía que
produzir uma obra de pensamento que não seja um embuste, ainda que
involuntário, implica que ela seja capaz de se esvaziar de si mesma, ser e não
ser ao mesmo tempo.
O lado prático e útil, talvez muito útil destes pensamentos é que não alteraram
os dígitos da minha conta bancária e o mundo continuou a girar como é costume.
É preciso muito trabalho para que as coisas não mudem. Para elas mudarem pode ser
muito fácil, basta não fazer nada.
Pedras com alma
Acocorado na rudeza do trabalho
Mãos calejadas pelo uso da picareta
O artífice escolhe a malha
Monta o puzzle com arte
Assenta simetricamente as lajetas
Sobre as pernas dormentes
São tantos pés que pisam o seu suor
Tanto o desprezo pelo labor alheio
Frenéticos passos polindo o tapete
À vista geometricamente perfeito
Há um silêncio de pedra
Um gelo no coração
De quem passa e não percebe
A alma do mestre calceteiro
Maria Fernanda Reis Esteves
50 anos
natural: Setúbal
QUANDO A GUERRA PASSAR
DEPOIS QUE O CHEIRO
DE PÓLVORA DISSIPAR,
QUANDO O ÓDIO AMAINAR,
QUANDO OS CADÁVERES FOREM SEPULTADOS,
QUANDO NÃO HOUVER
MAIS LÁGRIMAS PARA VERTER,
QUANDO O VENTO ESPALHAR AS CINZAS,
CHEGAM OS ARTISTAS
COM SUAS ARMAS E FEITIÇOS,
PARA QUE A REALIDADE FRIA E MAL ACABADA,
GANHE CORES E UM JEITO NOVO DE EXISTIR.
E QUE ATÉ OS ESCOMBROS ENCONTREM UM MODO DE SORRIR.
ANDREA- ARTES (9º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 9º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/10/2021 de 13h - 14h)
HOJE , EU CONVIDO VOCÊ, ALUNO, A DESCOBRI SOBRE O TEMA DA NOSSA AULA. SOBE O QUE VOCÊ ACHA QUE VAMOS ESTUDAR ?
PENSE E ESTEJA PREPARADO PARA NOSSO ENCONTRO NO MEET.
ARTE OU...
ARTE OU...
Arte de pó,
serralha,
limalha
Arte de fio,
pavio,
navalha
Arte
que brilha
que achincalha
Arte
que se auto-elogia
que se ralha
Arte
que se diminui
que se espalha
Arte nobre
arte gentalha
que facilita
que atrapalha
Arte
eterna
fogo de palha
Arte que
organiza
embaralha
Arte
altruísta
canalha
Arte
acertada
falha
Arte que
se encaixa
que mal calha
que cura, flecha
que metralha...
Arte no
horizonte
na muralha
no céu
na escumalha
Arte que se
liquefaz...
que encalha...
Arte
Pura. Falsa.
(Ou o que equivalha)
Arte
Eu não sei o que é
(Ou o que a talha)
Hoje não foi um dia perfeito
Nunca acreditei nisso de dia perfeito, ou algo parecido. Mas hoje pensei, que me lembre, pela primeira vez, que não foi um dia perfeito.
Os meus pensamentos costumam ser triviais e práticos. Pensar, para mim, a quem todos agradecem sinceramente que não emita opiniões, só faz sentido se for para emitir opiniões dos outros ou para ter pensamentos úteis.
O que eu penso é inútil a partir do momento em que não resolve ou não ajuda a resolver um problema prático. Por exemplo, o que estou agora a pensar não é inútil porque ajuda a resolver o problema prático de saber porque é que hoje não foi um dia perfeito.
Mas como o dia ainda está a decorrer, mesmo assim, pode vir a ser inútil pensar nisso, se porventura, a última minha conclusão do dia for que hoje foi um dia perfeito.
De qualquer modo, é irrelevante qualquer conclusão que eu tire sobre isso, porque o dia não é perfeito ou imperfeito por eu o pensar ou concluir. O dia é o que é e pronto.
A questão da perfeição/imperfeição do dia não se coloca. Mas eu coloquei-a. Mas ainda não sei se é uma questão que tenha para mim um sentido qualquer, mais do que uma questão prática.
Hoje, o meu editor Sancho disse-me que já lhe têm pago muito dinheiro para não dizer nada, para não escrever nada e que ele próprio já tem publicado muitas coisas que nada dizem sendo estas as melhores. Eu comecei por rir por achar as suas palavras jocosas, mas ele permaneceu sério e reforçou a ideia de que isso pode ser uma forma superior de arte. Aqui, até eu retomei um ar de seriedade.
Valeria a pena pensar no assunto? Seria prático e útil? Sancho deu-me logo a resposta sem adivinhar o meu pensamento e sem eu sequer a ter pedido.
O meu trabalho mais importante, disse ele, não é decidir o que vou dizer, mas o que não vou dizer. E se nada disser, por exemplo, quando a minha opinião pode causar mossa ou um prejuízo, isso pode ter muito valor, dependendo das situações. Se disser, ou escrever algo, posso receber ainda mais se, mesmo assim, não disser nada que possa causar mossa ou prejuízo, vulgo falar sem dizer nada, sobre assuntos importantes.
Ora, o melhor de tudo, o que vale mesmo a pena, é publicar textos que fazem sentido e que nada dizem, sendo esta sua característica a qualidade que interessa, que os torna, não raro, primorosas obras de ciência, filosofia, religião, arte… E se o autor tiver o talento, o discernimento e a verve necessários para persuadir o leitor de que, não obstante o sentido que tudo faz e a consistência que tudo tem no seu trabalho e na sua argumentação, tudo não passa de uma ilusão, então está garantido que atingirá o maior sucesso no que à reputação de autor respeita.
Eu estava ainda a pensar nas primeiras palavras e já o Sancho concluía que produzir uma obra de pensamento que não seja um embuste, ainda que involuntário, implica que ela seja capaz de se esvaziar de si mesma, ser e não ser ao mesmo tempo.
O lado prático e útil, talvez muito útil destes pensamentos é que não alteraram os dígitos da minha conta bancária e o mundo continuou a girar como é costume.
É preciso muito trabalho para que as coisas não mudem. Para elas mudarem pode ser muito fácil, basta não fazer nada.
Pedras com alma
Acocorado na rudeza do trabalho
Mãos calejadas pelo uso da picareta
O artífice escolhe a malha
Monta o puzzle com arte
Assenta simetricamente as lajetas
Sobre as pernas dormentes
São tantos pés que pisam o seu suor
Tanto o desprezo pelo labor alheio
Frenéticos passos polindo o tapete
À vista geometricamente perfeito
Há um silêncio de pedra
Um gelo no coração
De quem passa e não percebe
A alma do mestre calceteiro
Maria Fernanda Reis Esteves
50 anos
natural: Setúbal
QUANDO A GUERRA PASSAR
DEPOIS QUE O CHEIRO
DE PÓLVORA DISSIPAR,
QUANDO O ÓDIO AMAINAR,
QUANDO OS CADÁVERES FOREM SEPULTADOS,
QUANDO NÃO HOUVER
MAIS LÁGRIMAS PARA VERTER,
QUANDO O VENTO ESPALHAR AS CINZAS,
CHEGAM OS ARTISTAS
COM SUAS ARMAS E FEITIÇOS,
PARA QUE A REALIDADE FRIA E MAL ACABADA,
GANHE CORES E UM JEITO NOVO DE EXISTIR.
E QUE ATÉ OS ESCOMBROS ENCONTREM UM MODO DE SORRIR.
________________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUINTA-FEIRA
AMORIM - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 28/10/2021 às 9h - 11h)
Assunto: PROBLEMAS COM MULTIPLICAÇÃO
Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo
Vídeo - https://youtu.be/GlOyJzSlleg
Questionário:
1) UMA INDÚSTRIA PRODUZ 26 AUTOMÓVEIS POR DIA. QUANTOS PNEUS ELA PRODUZ EM UMA SEMANA?
2) A MESMA INDÚSTRIA COM O MESMO RÍTIMO DE TRABALHO PRODUZIRA QUANTOS PNEUS EM 5 SEMANAS?
3) UM TORNEIRO MECÂNICO PRODUZ 5 PISTÕES EM 2H. EM 12H PRODUZIRÁ QUANTOS PISTÕES?
4) ARME E EFETUE:
A) 325 × 28
B) 458 × 35
C) 758 × 65
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 28/10/2021 às 13h - 15h)
ASSUNTO: DIVISÃO
Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo
Vídeo - https://youtu.be/bca8zp8hgbY
Questionário:
UM GUARDA - ROUPAS CUSTOU R$ 3680, 00. NESSAS CONDIÇÕES RESPONDA:
1) QUANTO VALERIA CADA PARCELA SE FOSSE DIVIDIDO EM 5 PARCELAS?
2) QUANTO VALERIA CADA PARCELA SE FOSSE DIVIDIDO EM 4 PARCELAS?
3) 5 GUARDA - ROUPAS EM 20 PARCELAS DARIAM QUE VALOR DE PARCELA?
4) ARME E EFETUE:
A) 2400 ÷ 5
B) 4680 ÷ 4
C) 5420 ÷ 10
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
TADEU - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 28/10/2021 às 09h - 11h)
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 28/10/2021 às 13h - 15h)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
EUGÊNIO - HISTÓRIA
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 28/10/2021 às 13h - 14h)
Conteúdo:
Roma Antiga: religião no Império Romano ( página 186 -188 )
Explicação: https://www.youtube.com/watch?v=3ol5lhMwzMA
1) Observe a
seguinte imagem e responda:
*Qual é nome desse tipo de construção romana antiga? Qual
era a sua finalidade?
2) Leia o texto e em
seguida responda as perguntas:
Mesmo que se diga que o latim seja uma “língua morta”, ele está mais
vivo do que se imagina. Ele é, ao lado
do italiano, a língua oficial do Vaticano, o minúsculo país sede do
catolicismo, que por sinal o utiliza durante as celebrações religiosas. O velho
idioma do Império Romano continua vivo no meio jurídico, em palavras e
expressões largamente utilizadas por juízes e advogados e também na comunidade
científica, para dar nomes aos bichos, plantas e corpos celestes.
Mas Roma não se limita à fala. Ela está presente nos nossos gostos
esquisitos por competições e lutas que envolvem pancadaria e violência. Está na
nossa mania em querer abreviar palavras (“vc”, “rip”, “tbt”, “etc) para sermos
rápidos no que queremos comunicar ou expressar. Roma está até mesmo nos nossos
pequenos gestos, como o de levantar o polegar ou baixá-lo como gesto de aprovação
ou reprovação.
Roma está presente nas estruturas políticas, como o Senado, e
religiosas, como a Igreja Católica Romana.
Se a sua cidade tem calçamento e rede de esgoto, lembre-se que isto são
coisas que os romanos nos legaram.
a) Qual país atual tem o latim como língua oficial?
Onde esse mesmo país esta situado?
b) Em quais áreas a língua da Roma Antiga é
utilizada atualmente?
c) O texto deixa claro que a cultura romana não se
limita ao campo da fala, mas que se faz presente nas competições esportivas
violentas. Você conhece algum tipo de competição esportiva violenta nos dias
atuais? Qual?
3) Marque a
opção onde consta os idiomas que se originaram do latim:
a) alemão – inglês – norueguês – sueco – finlandês.
b) português – espanhol – italiano – francês –
romeno.
c) mandarim – japonês – cingalês – hindi – persa.
4) Escreva
CERTO ou ERRADO e corrija quando necessário.
-A religião
na Roma Imperial:
______ desprezava o politeísmo enquanto valorizava
o cristianismo.
______ admitia a adoração ao imperador e aos deuses
gregos e egípcios.
______ rejeitava o culto aos espíritos dos
ancestrais, ao considera-lo supersticioso e vazio.
5) Por que o cristianismo foi por muito tempo
proibido e perseguido no Império Romano?
a) porque os cristãos rejeitavam o culto politeísta
dos romanos.
b) porque os cristãos praticavam atos terroristas.
c) porque os cristãos apoiavam as rebeliões servis.
**Questão
Bônus**
Leia o
trecho do seguinte documento do ano 312 d.C:
“Nós,
Constantino e Licínio, imperadores, encontrando-nos em Milão [...]
Decretamos, portanto, que,[...] os que optarem pela religião de Cristo sejam
autorizados a abraçá-la sem nenhum empecilho, e que ninguém absolutamente os
impeça ou moleste... . Observai, outrossim, que também todos os demais terão
garantia a livre e irrestrita prática de suas respectivas religiões.”
*Do que o documento trata?
*Onde e por quem foi assinado?
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 28/10/2021 às 09h - 10h)
Conteúdo:
Invasões holandesas (cap. 11 – páginas 178 a 183)
Explicação: https://www.youtube.com/watch?v=wxKBMvojoKQ
1) Quando
ocorreu a primeira invasão holandesa? Onde aconteceu? Teve sucesso? Justifique.
2) A invasão
holandesa à província de Pernambuco só teve sucesso porque contou com a
colaboração de alguns moradores. Entres eles, se destacou um que colaborou com
a invasão holandesa e depois foi julgado, condenado e morto pelas autoridades
portuguesas sob a alcunha de “traidor”:
a) Zumbi dos Palmares.
b) Matias de Albuquerque.
c) Martim Soares Moreno.
d) Domingos Fernandes Calabar.
3) Durante a
guerra entre holandeses e brasileiros, dezenas de propriedades, no Nordeste,
foram destruídas ou abandonadas. Os holandeses tiveram que adotar uma “política
de boa vizinhança” para ganhar a confiança dos senhores de engenho e assim
governar em paz. Quem foi escalado para ser o governador do Brasil holandês? Quais
coisas ele fez que acabou ganhando a simpatia dos senhores de engenho?
4) Por que
os holandeses escolheram invadir o Nordeste do Brasil, no século XVII?
a) porque era nessa região onde se produzia açúcar,
o produto mais valioso e lucrativo da época.
b) porque essa região era mais próxima da Europa, portanto
mais fácil de chegar e de invadir.
c) porque essa região era menos protegida pelos
portugueses e era vista como “terra de ninguém”.
d) porque os holandeses desejavam fundar uma
colônia onde pudessem praticar a religião protestante.
5) Durante a
sua permanência no Nordeste, o Governador Maurício de Nassau trouxe consigo
alguns pintores para registrar a paisagem, os tipos humanos, a fauna e a flora
do lugar. Qual o nome dos pintores holandeses que vieram ao Brasil, na época do
governo Nassau. Qual era o objetivo de Nassau ao mandar retratar o Brasil
holandês através de pinturas?
6) Depois
que Nassau retornou para o seu país natal, a relação entre brasileiros e
holandeses se deterioram porque:
( ) os
holandeses proibiram os brasileiros de praticarem a religião católica.
( ) os
holandeses passaram a combater a escravidão africana no Nordeste brasileiro.
( ) os
holandeses se desentenderam com os senhores de engenho que se recusavam
compartilhar a técnica de produção açucareira.
( ) os
holandeses começaram a confiscar as terras dos senhores de engenho que não
conseguissem quitar dívidas.
7) Preencha:
*Os holandeses
foram derrotados pelos brasileiros em 1649, durante as Batalhas dos
____________. Em 1654 os holandeses foram finalmente expulsos do nordeste do
Brasil e de lá partiram para as _____________ onde lá começaram a produzir
_____________ que passou a ser vendido por um baixo preço.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 28/10/2021 às 14h - 15h)
Conteúdo:
Segundo Reinado: abolição e imigração
(cap. 12 – páginas 204 a 218)
Explicação:
https://youtu.be/dZown3gnsn4
O texto a
seguir é do escritor e africanista Nei Lopes.
Sobre
a política de cotas
Apesar de nossa Constituição
proclamar que os direitos devem ser iguais para todos os brasileiros, este
ideal até agora não se concretizou para o povo negro como um todo. Então,
tratar de maneira diferenciada um grupo que teve e tem menos oportunidades de
acesso à saúde, educação, moradia, trabalho, etc., embora pareça
inconstitucional, é uma obrigação do Estado brasileiro [...].
Esse tratamento diferenciado não
é um privilégio e, sim, uma tentativa de diminuir a enorme desigualdade social
que exclui o povo negro [...]. Criar políticas de ação afirmativa em benefício do povo negro, isto, sim, é que é
“democracia racial”, pois é criar oportunidades de acesso à completa cidadania,
começando pela educação, levando em conta a diversidade étnica de toda a
população.
Nunca é demais repetir que [...]
de um modo geral os afrodescendentes sempre tiveram menos oportunidades de
educação e desenvolvimento. Assim, com a falta de políticas de integração no
período que se seguiu à Abolição, os descendentes dos antigos escravos, e mesmo
de livres e libertos, até hoje não foram integrados como um todo no conjunto da
sociedade brasileira. [...]
LOPES, Nei. O
racismo explicado aos meus filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2007. p.168-169.
Políticas de ação afirmativa: políticas públicas criadas
a fim de corrigir desigualdades sociais e raciais históricas.
1) Na visão
do autor, tratar o “povo negro de forma diferenciada” é uma obrigação do Estado
brasileiro porque:
a) Somente os negros contribuíram com o seu
trabalho e suas culturas para o Brasil ser a potência que é hoje.
b) Está na Constituição que os negros devem ter
direito a um certo número de vagas na Universidade e nos serviços públicos.
c) Os negros, como um todo, tiveram e tem menos
oportunidades de acesso à saúde, educação, moradia e trabalho.
d) No período que se seguiu à Abolição, os
ex-escravos, livres e libertos, integraram-se plenamente ao conjunto da
sociedade brasileira.
2) Segundo o
autor, as políticas de ação afirmativa aplicadas à educação dizem respeito a:
I. “uma tentativa de diminuir a enorme desigualdade
social que exclui o povo negro”.
II. “menos oportunidades de educação e
desenvolvimento” para os afrodescendentes.
III. políticas de integração dos afrodescendentes
no período que se seguiu à Abolição.
IV. falta de oportunidades de acesso dos
afrodescendentes na política.
São alternativas corretas:
a) I, II, III e IV. c) II e III.
b) I, II e III. d) I e IV.
3) A leitura
do texto permite concluir que o seu autor, Nei Lopes, é:
a) contrário à política de cotas.
b) favorável à politica de cotas.
c) indiferente à política de cotas.
d) resistente à política de conta.
4) Você é a
favor ou contra às cotas raciais? Justifique a sua resposta.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 28/10/2021 às 10h - 11h)
Conteúdo:
Revoluções socialistas: Cuba. (cap. 10. Pág. 150 a 156)
Explicação:
https://www.youtube.com/watch?v=t-L6UQoRkTg
1)
Avalie as afirmativas a seguir com V para as verdadeiras e F para as
falsas.
( ) Na
primeira metade do século XX, a riqueza em Cuba concentrava-se nas mãos de
poucas famílias e de empresários estadunidenses, enquanto a maior parte da população
era mal alimentada, sem assistência médica e analfabeta.
( ) O
presidente Fulgêncio Batista instaurou um governo democrático, durante o qual
lutou para acabar com a prostituição e os cassinos em Cuba.
( ) Em
1953, Fidel Castro, que vivia refugiado, desembarcou em Cuba e tentou, em vão,
derrubar Batista e tomar o poder.
( ) Fidel
Castro, acompanhado de 12 homens, promoveu uma guerra de guerrilha contra o
governo Batista e tomou o poder em 1959.
( ) Ao
assumir o poder, Fidel Castro aumentou os preços dos aluguéis, dos medicamentos
e das tarifas telefônicas e de eletricidade; ao mesmo tempo, reprimiu duramente
seus adversários.
A sequência correta de respostas é:
a) F, V, F, F, V.
b) V, F, F, V, F.
c) V, V, V, V, F.
d) V, F, V, V, F.
e) F, V, F, V, F.
2) Depois de
derrotar o ditador Fulgêncio Batista, Fidel Castro, o líder da Revolução
Cubana, adotou algumas de medidas
populares. Cite cada uma delas.
3) Observe a
charge e a fala do ex-Presidente norte americano Donald Trump, em 2017:
“Hoje nasceu uma nova política. Dou por cancelado o acordo de Obama. Não apoiaremos o monopólio militar que oprime os cubanos [...].
Sabemos o que
se passa lá [...]. Cuba deve legalizar os partidos políticos, permitir eleições
supervisionadas, liberar os presos e entregar os fugitivos. Enquanto não houver
liberdade, haverá restrições.”
( ) tanto
a charge quanto a fala de Trump tratam das restrições econômicas americanas
impostas à Cuba, desde a Revolução.
( ) tanto
Obama quanto o Presidente Donald Trump entraram em acordo para criar um nova
política que cancelasse o bloqueio econômico aquele país.
( ) Trump
deixa subentendido que os cubanos vivem
sob um regime militar opressor e violador de direitos – justificando assim
a continuação do embargo econômico.
4) O que o
Governo cubano fez (e ainda faz) para
sobreviver ao bloqueio econômico imposto pelos EUA desde a década de 1960?
Fez parceria
econômica com a antiga URSS em troca de ajuda financeira, petróleo e máquinas.
Atualmente
envia médicos em troca de ajuda financeira.
______________________________________________________________________
AULAS DE SEXTA-FEIRA
GEORGE - GEOGRAFIA
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/10/2021 às 09h - 10h)
1. Observe a imagem a seguir:
O tipo de
rocha que se constitui a partir do processo acima visualizado é:
a) ígnea
b)
sedimentar
c)
metamórfica
d) magmática plutônica
e)
magnética
2. As rochas metamórficas são estruturas sólidas formadas a partir do processo de transformações de outras rochas preexistentes. Essa transformação ocorre graças à alteração das condições de ambiente, temperatura e pressão em relação ao ponto em que essas rochas se originaram.
a)
Chapada Diamantina, Brasil.
b) Parque
Nacional de Yellowstone, Estados Unidos.
c)
Deserto do Saara, África.
d)
Cordilheira dos Andes, América do Sul.
e) Golfo
pérsico, Oriente Médio.
3. (UFG/2003)
Veja a
tira a seguir:
Tirinha de Calvin e Haroldo sobre as rochas
Fonte:
MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia
para o ensino médio: Geografia Geral e do Brasil. São Paulo:
Scipione, 2002. p. 467.
Sobre as
rochas, pode-se afirmar que
1. ( ) as
rochas ígneas ou magmáticas formam-se pelo resfriamento e solidificação do
magma.
2. ( ) o
arenito, utilizado na correção de acidez do solo, é uma rocha dita metamórfica,
pois sua formação está ligada à ação da temperatura e da pressão em rochas
preexistentes.
3. ( ) as
rochas sedimentares são formadas pelo acúmulo de sedimentos de outras rochas.
4. ( ) o
basalto, utilizado na construção civil, é um exemplo de rocha ígnea extrusiva,
formada com o magma das erupções vulcânicas.
Marque
corretamente a seguir:
a)
1,2,3;4
b) 2,3;4
c) 1,2;4
d) 1,2;4
e) 1,3;4
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/10/2021 às 10h - 11h)
1. Preencha as afirmativas a seguir com as respectivas regiões que as representam:
(S) Sul (N) Norte (SE) Sudeste (CO) Centro-Oeste (NE) Nordeste
( ) É composta por Amapá, Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
( ) Esta região faz fronteira com importantes países da América do Sul, como Uruguai, Argentina e Paraguai.
( ) Historicamente foi construída nesta região, pelas elites, uma sociedade marcada por desigualdades sociais.
( ) Compõem esta região Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
( ) Região mais populosa e povoada do Brasil.
( ) Sua malha hidroviária é fundamental para o desenvolvimento e deslocamento de sua população.
( ) Formada pelos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.
( ) É composta por Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
( ) Região menos povoada do Brasil.
( ) Região com a economia mais dinâmica do país.
( ) Esta é a menor região brasileira.
( ) Região brasileira que se localiza Brasília, a capital político-administrativa do nosso país.
( ) Formada pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
( ) Esta região possui a maior área territorial do Brasil.
( ) Compreende dentro de seus domínios a Floresta Amazônica brasileira.
( ) Durante muito tempo permaneceu isolada do restante do Brasil e somente a partir de 1964 recebeu incentivo econômico e de ocupação por parte do governo brasileiro.
( ) Seu litoral foi o primeiro a ser ocupado e explorado economicamente pelos portugueses.
( ) Atualmente é a principal região econômica do país e a principal região de atração populacional.
( ) Região que recebeu fluxos migratórios de açorianos, italianos, alemães e poloneses, contribuindo para seu povoamento e desenvolvimento econômico.
( ) A única região que não é banhada pelo oceano Atlântico.
2. Considere as afirmações a seguir:
I. Em relação à linha do Equador, o território brasileiro se localiza em sua grande parte no Hemisfério Meridional ou Sul.
II. Quanto à sua posição em relação ao meridiano de Greenwich, o Brasil está situado no Hemisfério Oriental.
III. A maior parte do território brasileiro está situado na Zona Térmica Temperada do Sul.
IV. O Brasil é o quarto maior país do mundo e o quinto mais populoso, com aproximadamente 200 milhões de habitantes.
Estão corretas:
a) Apenas a afirmativa I.
b) Apenas as afirmativas I e III.
c) Apenas as afirmativas II, III e IV.
d) Apenas as afirmativas III e IV
e) NDA
3. Considere as seguintes frases:
I. O Brasil é um país pouco populoso e muito povoado, por isso apresenta alta densidade demográfica.
II. Como limites o Brasil possui a Leste Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.
III. Na América do Sul, apenas Chile e Equador não fazem fronteira com o Brasil.
IV. A cultura brasileira é composta de contribuições de diversos povos, entre os quais se destacam povos indígenas, africanos e europeus.
São verdadeiras:
a) Apenas I e II.
b) Apenas II, III e IV.
c) Apenas III e IV.
d) Todas são verdadeiras.
e) Nenhuma é verdadeira.
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/10/2021 às 13h - 14h)
1. São
países Andinos:
a)
México, Costa Rica, Cuba e Panamá.
b)
Brasil, Colômbia, Argentina e Peru.
c)
Venezuela, Colômbia, Chile e Peru.
d)
Uruguai, Panamá, Guiana e Chile.
e)
Equador, Brasil, Guiana e Venezuela.
2. São
considerados países Platinos:
a)
Brasil, Colômbia e Venezuela.
b)
Argentina, Uruguai e Paraguai.
c)
Paraguai, Brasil e Bolívia.
d)
República Dominicana, Porto Rico e Jamaica.
e)
Guiana, Guiana Francesa e Suriname.
3. Leia o
texto a seguir, depois faça o que se pede:
Conheça
Buenos Aires, capital da Argentina!
Buenos Aires é uma das maiores cidades do mundo, uma megalópole que supera os onze milhões de habitantes.
Mesmo com
uma moderna estrutura física em suas construções e uma dinâmica atividade
social, houve a conservação de antigas tradições. Fascina o visitante pelo seu
ambiente, a diferente personalidade de cada um de seus bairros, a cordialidade
de seu pessoal e o amplo leque de ofertas culturais e comerciais. Buenos Aires,
rodeada da esplêndida natureza argentina, é a grande porta cosmopolita de
América do Sul, e por esse motivo muitos a consideram a "Paris da América
Latina".
O campo e
suas tradições, o sol e o mar, o sossego e a aventura, o delta e seus
mistérios, a província de Buenos Aires invita (convida) a tudo. Fazendas de
variada arquitetura, onde se respira história e costumes crioulos, em plena
planície pampeana, com a magia de um amplo espaço de afastados horizontes.
Quilômetros de areia que acariciam o Atlântico, praias solitárias, noites
requintadas e movimentadas. Placidez de greens, vertigem de parapente e
aventura do trekking, tudo cabe nas serras de Tandil e na Serra de La Ventana,
distantes e diferentes da desembocadura do Paraná, onde muitas ilhas incitam
também quietude e andanças insuspeitadas.
Disponível
em: <http://www.turismo.gov.ar/por/menu.htm>. Acesso em: 6/10/2012.
(Adaptado)
a. De
acordo com o texto, por que Buenos Aires é considerada a "Paris da América
Latina"?
b. No
texto aparecem relações de dependência da Argentina quanto à:
( )
alimentação. ( ) cultura. ( ) economia.
4. Quando
chegaram à América, os europeus encontraram inúmeros povos que ocupavam o
continente há milhares de anos. Estes povos posteriormente foram denominados
povos pré-colombianos. Dentre os vários povos pré-colombianos, três se
destacaram por terem, de certa forma, encontrado um desenvolvimento social bem
avançado, formando verdadeiros Impérios. Estes povos eram:
a) os
Portugueses, Astecas e Jês.
b) os
Astecas, Maias e Incas.
c) os
Maias, Astecas e Espanhóis.
d) os
Astecas, Tupis e Esquimós.
e) os
Maias, Tupis e Xeroquees.
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/10/2021 às 14h - 15h)
1. Os
mapas a seguir apresentam duas formas de regionalização do continente
americano. Considerando que a regionalização do espaço geográfico se realiza a
partir de diferentes critérios, a divisão regional desse continente
representada no
A) mapa 2 está definida a partir de aspectos físico-ambientais.
B) mapa 1
está baseada em elementos político-territoriais.
C) mapa 1
está definida a partir de aspectos socioeconômicos.
D) mapa 2
está baseada em elementos histórico-culturais.
2. A
regionalização histórico-social da América divide o continente em:
a) Três
regiões: América do Norte, América Central e América do Sul.
b) Duas
regiões: América Latina e América Anglo-saxônica.
c) Cinco
regiões: países que falam língua inglesa, países que falam língua espanhola,
países que falam francês, países que falam holandês e países que falam
português.
d) Quatro
regiões: Países Platinos, Países Andinos e Guianas e o Brasil.
3. Com
relação à América Anglo-saxônica, é correto afirmar que:
a)
Corresponde a todos os países que falam inglês do continente americano.
b)
Corresponde aos países que foram colonizados pela Espanha.
c)
Abrange apenas os Estados Unidos e o Canadá.
d)
Abrange todos os países subdesenvolvidos.
e)
Corresponde aos países que integram ao Nafta.
4. Os
"índios" encontrados pelos espanhóis ao "descobrirem" a
América formavam um contingente numeroso com características culturais
variadas, tais como:
I - a
maioria era constituída de grupos tribais em estágios diversos de
desenvolvimento - nômades ou sedentários;
II -
Astecas e Incas constituíam verdadeiras civilizações, com estruturas políticas
e sociais complexas;
III - no
caso dos Maias, a sedentarização possibilitou a constituição de uma sociedade
agrícola e o surgimento de cidades;
IV -
predominavam as comunidades de guerreiros, que dividiam com os sacerdotes a
posse das melhores terras.
Assinale
se estão corretas apenas:
a) I e II
b) II e
III
c) I e IV
d) I, II
e III
e) I, III
e IV
5.
Responda (Revisão de cartografia e localização):
a) Quais
são os paralelos que atravessam o continente americano?
b) Em que
hemisférios do globo estão localizadas as terras americanas?
c) Que
oceanos banham as terras americanas?
d)
Escreva o nome do país americano que apresenta a maior extensão territorial.
e)
Escreva o nome de dois países que estão localizados na porção norte do
continente.
f)
Escreva o nome de dois países que estão localizados na porção central do
continente.
g)
Escreva o nome de dois países que estão localizados na porção sul do
continente.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
FELIPE - ENSINO RELIGIOSO
ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - TODAS AS TURMAS
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/10/2021 conforme os horários abaixo)
Atenção aos horários: 6º ano: de 14h - 15h
8º ano: de 13h - 14h
7º ano: de 10h - 11h
9º ano: de 09h - 10h
Iniciaremos na aula de hoje uma série com líderes religiosos mais importantes. Começaremos com Gandhi, que nós já vimos em aulas passadas, mas abordaremos outros aspectos de sua vida
Vamos aproveitar esse espaço para debater como a atual polarização política no Brasil vem afetando as instituições religiosas.
Mohandas Karamchand Gandhi, também conhecido como Mahatma Gandhi (a palavra “Mahatma” significa “grande alma”), foi um ativista indiano que ficou mundialmente conhecido por liderar os indianos na luta pela independência. A atuação de Gandhi tornou-se particularmente conhecida em virtude do uso do Satyagraha, um princípio de protesto não violento. Esse princípio utilizado por Gandhi serviu de inspiração para muitos ao longo do século XX.
Críticas à imagem de Gandhi
No entanto, apesar da sua reconhecida atuação pela independência da Índia e pelos direitos dos indianos na África do Sul de maneira pacífica, a figura de Gandhi, a partir de novos estudos e evidências, tem sofrido diversas críticas. As críticas feitas a Gandhi sugerem que ele era racista e considerava os sul-africanos inferiores aos indianos e ingleses. Sobre isso, um estudo recente conduzido por dois professores sul-africanos trouxe novos relatos sobre a visão racista de Gandhi sobre os negros.
Além disso, existem críticas que afirmam que Gandhi possuía certo desprezo pela casta mais baixa da Índia, os dalits (intocáveis), e que negligenciava em parte a obtenção de alguns direitos por parte dessa comunidade marginal da Índia. Grandes críticas também são feitas à forma que Gandhi tratava as mulheres. Há relatos do péssimo tratamento que dedicava especialmente a sua esposa e de suas visões machistas.
Após retornar à Índia, Gandhi retomou seu ativismo político somente após o fim da Primeira Guerra Mundial. A Índia ainda era parte do Império Britânico, e a luta de Gandhi foi justamente para emancipar seu país do domínio colonial britânico. Em 1919, autoridades britânicas decretaram uma lei que permitia a prisão de qualquer pessoa que fosse julgada como ameaça.
A partir disso, Gandhi retomou o seu princípio de Satyagraha, que propunha um protesto não violento contra as injustiças existentes de maneira que o agressor se convencesse da injustiça que estava cometendo. Foi exatamente a defesa de uma atuação pacífica que fez Gandhi receber o apelido de “mahatma”, que para os indianos significa “grande alma”.
A atuação de Gandhi na luta contra a Inglaterra ocorreu a partir de ações de desobediência civil, instigando o povo a se recusar a colaborar com as autoridades britânicas de forma a enfraquecer o domínio sobre a Índia. A atuação de Gandhi como liderança do ativismo indiano, naturalmente, rendeu-lhe a prisão por diversas vezes.
As principais ações tomadas por Gandhi foram incentivar o povo a produzir sua própria roupa e não comprá-la dos britânicos como era comum na época. Para dar o exemplo, Gandhi carregava consigo um tear manual que ele utilizava para produzir suas próprias roupas. O tear manual utilizado por Gandhi tornou-se um símbolo nacional na Índia e atualmente é estampado na bandeira do país.
https://brasilescola.uol.com.br/
ATIVIDADE
1 – Marque a opção correta sobre Gandhi:
a) Liderou protestos violentos.
b) Foi um líder inglês.
c) Lutou pela libertação da Índia.
d) Não pregou a desobediência civil.
2 – A partir do texto ou realizando pesquisa em livros ou internet responda:
a) Oque é Satyagraha?
b) O que é desobediência civil?
c) O que significa Mahatma?
3 – Quais as críticas que são feitas a figura de Gandhi?
4 – Cite algumas ações de Gandhi na luta pela independência da Índia.
5 –Faça uma pesquisa sobre a diversidade religiosa na Índia.
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/10/2021 conforme os horários abaixo)
Atenção aos horários: 6º ano: de 14h - 15h
8º ano: de 13h - 14h
7º ano: de 10h - 11h
9º ano: de 09h - 10h
Iniciaremos na aula de hoje uma série com líderes religiosos mais importantes. Começaremos com Gandhi, que nós já vimos em aulas passadas, mas abordaremos outros aspectos de sua vida
Vamos aproveitar esse espaço para debater como a atual polarização política no Brasil vem afetando as instituições religiosas.
Mohandas Karamchand Gandhi, também conhecido como Mahatma Gandhi (a palavra “Mahatma” significa “grande alma”), foi um ativista indiano que ficou mundialmente conhecido por liderar os indianos na luta pela independência. A atuação de Gandhi tornou-se particularmente conhecida em virtude do uso do Satyagraha, um princípio de protesto não violento. Esse princípio utilizado por Gandhi serviu de inspiração para muitos ao longo do século XX.
Críticas à imagem de Gandhi
No entanto, apesar da sua reconhecida atuação pela independência da Índia e pelos direitos dos indianos na África do Sul de maneira pacífica, a figura de Gandhi, a partir de novos estudos e evidências, tem sofrido diversas críticas. As críticas feitas a Gandhi sugerem que ele era racista e considerava os sul-africanos inferiores aos indianos e ingleses. Sobre isso, um estudo recente conduzido por dois professores sul-africanos trouxe novos relatos sobre a visão racista de Gandhi sobre os negros.
Além disso, existem críticas que afirmam que Gandhi possuía certo desprezo pela casta mais baixa da Índia, os dalits (intocáveis), e que negligenciava em parte a obtenção de alguns direitos por parte dessa comunidade marginal da Índia. Grandes críticas também são feitas à forma que Gandhi tratava as mulheres. Há relatos do péssimo tratamento que dedicava especialmente a sua esposa e de suas visões machistas.
Após retornar à Índia, Gandhi retomou seu ativismo político somente após o fim da Primeira Guerra Mundial. A Índia ainda era parte do Império Britânico, e a luta de Gandhi foi justamente para emancipar seu país do domínio colonial britânico. Em 1919, autoridades britânicas decretaram uma lei que permitia a prisão de qualquer pessoa que fosse julgada como ameaça.
A partir disso, Gandhi retomou o seu princípio de Satyagraha, que propunha um protesto não violento contra as injustiças existentes de maneira que o agressor se convencesse da injustiça que estava cometendo. Foi exatamente a defesa de uma atuação pacífica que fez Gandhi receber o apelido de “mahatma”, que para os indianos significa “grande alma”.
A atuação de Gandhi na luta contra a Inglaterra ocorreu a partir de ações de desobediência civil, instigando o povo a se recusar a colaborar com as autoridades britânicas de forma a enfraquecer o domínio sobre a Índia. A atuação de Gandhi como liderança do ativismo indiano, naturalmente, rendeu-lhe a prisão por diversas vezes.
As principais ações tomadas por Gandhi foram incentivar o povo a produzir sua própria roupa e não comprá-la dos britânicos como era comum na época. Para dar o exemplo, Gandhi carregava consigo um tear manual que ele utilizava para produzir suas próprias roupas. O tear manual utilizado por Gandhi tornou-se um símbolo nacional na Índia e atualmente é estampado na bandeira do país.
https://brasilescola.uol.com.br/
ATIVIDADE
1 – Marque a opção correta sobre Gandhi:
a) Liderou protestos violentos.
b) Foi um líder inglês.
c) Lutou pela libertação da Índia.
d) Não pregou a desobediência civil.
2 – A partir do texto ou realizando pesquisa em livros ou internet responda:
a) Oque é Satyagraha?
b) O que é desobediência civil?
c) O que significa Mahatma?
3 – Quais as críticas que são feitas a figura de Gandhi?
4 – Cite algumas ações de Gandhi na luta pela independência da Índia.
5 –Faça uma pesquisa sobre a diversidade religiosa na Índia.
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Tu que e me mata de tarefa num e possviel
ResponderExcluir