AULAS DE SEGUNDA-FEIRA
ANDRÉA - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 04/10/2021 às 09h - 11h)
ASSUNTO: LEITURA E INTERPRETAÇÃO
TEXTUAL
A amante
Alguns
anos depois que nasci, meu pai conheceu uma estranha, recém-chegada à nossa
pequena cidade. Desde o princípio, meu pai ficou fascinado com esta encantadora
novata e, em seguida, a convidou pra morar com a gente.
A
estranha aceitou e, pasmem, minha mãe também.
Enquanto
eu crescia, na minha mente jovem, ela já tinha um lugar muito especial. Minha
mãe me ensinou o que era bom e o que era mau e meu pai me ensinou a obedecer.
Mas a estranha era mais forte, nos encantava por horas falando de aventuras e mistérios.
Ela tinha sempre respostas para qualquer coisa que quiséssemos saber.
Conhecia
tudo do passado, do presente e até podia predizer o futuro! O chato é que não
podíamos discordar dela. Ela sempre tinha a última palavra.
Foi ela
quem levou minha família ao primeiro jogo de futebol.
Fazia a
gente rir e chorar.
A
estranha quase nunca parava de falar, mas o meu pai a amava. Tinha até ciúmes.
Muitas vezes a levava pro quarto e dormia com ela. Minha mãe não gostava, mas
aceitava.
Agora me
pergunto se minha mãe teria rezado alguma vez para que ela fosse embora.
Meu pai
dirigia nosso lar com fortes convicções morais, mas a estranha não se sentia
obrigada a segui-las.
As
brigas, os palavrões em nossa família não eram permitidos nem por parte de
nossos amigos ou de qualquer um que nos visitasse. Entretanto, ela usava sua
linguagem inapropriada que às vezes queimava meus ouvidos e que fazia meu pai e
minha mãe se ruborizar.
Meu pai
nunca nos deu permissão para tomar álcool e fumar, mas ela nos
incentivava, dizia que isto nos destacava na sociedade.
Falava
livremente (talvez demasiado) sobre sexo.
Agora sei
que meus conceitos sobre relações foram influenciados fortemente durante minha
adolescência por ela.
Muitas
vezes a gente a criticava, mas ela não se importava e não ia embora da nossa
casa. Mas também a gente era conivente com toda esta situação.
Passaram-se
mais de cinquenta anos desde que a estranha veio para nossa família. Desde
então ela mudou muito, mas ainda continua jovem, prática, bonita e elegante.
Está lá
em casa, tranquila, esperando que alguém queira escutar suas conversas ou
dedicar seu tempo livre a fazer-lhe companhia, admirá-la.
Seu
nome?
Chamamos
ela de TELEVISÃO. Mais conhecida por TV.
Agora ela
arranjou um marido que se chama Computador, e tiveram um filho que se chama
Celular, e um netinho de nome Tablet.
A
estranha agora tem uma família.
E a
nossa?
(Autor
Desconhecido)
1-
Justifique o título dado ao texto.
2- Qual é o tema central do texto? Justifique sua
resposta.
3-
Transcreva do texto uma passagem que revela que a amante era intolerante.
4- Que
críticas são feitas à amante? Posicione-se sobre cada uma delas.
5- Há um
certo ar de suspense no texto? Justifique sua resposta.
6- Com que intenção o autor recorre a essa
estratégia?
7- O
final do texto foi surpreendente? Por quê?
8- Você descobriria de quem se estava falando, se
o autor não revelasse? Explique.
9- Qual a
intenção do autor ao se terminar o texto com uma indagação? Como você a
responderia, sinceramente?
BOM DESEMPENHO!
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B, C e D.
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 04/10/2021 às 13h - 15h)
ASSUNTO: FIGURAS DE LINGUAGEM
Atividade
1(online):
Clique no link, responda às questões propostas e ao finalizar, verifique sua
nota.
https://docs.google.com/forms/d/1zxK1fpAkuzWvH_OCcsrh8IMV7VkqCQ02QNHNGgi1NN4/edit
Atividade
2: Livro
didático páginas 76 a 78, questões de 1 a 8.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
GISLENE - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO (A e B)
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 04/10/2021, de 09h - 11h)
Conteúdo: Africanidade
Atividade sobre o curta "Hair Love" - "Amor pelo cabelo"
Obs.: Assista ao vídeo da aula clicando no link abaixo
Sinopse: O curta conta a história de um pai desajeitado que, devido à ausência de sua mulher, tenta pentear pela primeira vez o cabelo crespo de sua filha Zuri, e, diante de mil possibilidades de penteado afro, se vê assustado diante da dificuldade de fazer isso, já que a prática tende a ser, muitas vezes, bem diferente da teoria. (Duração: 07 minutos)
01) Que dia estava marcado com um coração no calendário de Zuri?
02) O que a menina tanto procurava na internet? O que isso revela?
03) Quem tentava arrumar o cabelo da menina? O que isso pode revelar?
04) Que desenho a menina entrega à sua mãe? Que detalhe nele impressiona?
05) No vlog da mãe parecia ser fácil fazer os penteados? Na prática também era?
06) Por que a menina não queria mais usar a touca? O que você pensa sobre isso?
07) Na sua opinião, qual a finalidade do curta? Comente:
08) Você acha que a mãe da menina ficou curada? O que deu essas pistas?
09) Qual a importância do cabelo na vida das pessoas? O que você pensa sobre isso? Comente:
10) Você acha que, hoje em dia, as mulheres com cabelo afro estão se aceitando mais? Por quê?
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO (A, B e C)
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 04/10/2021, de 13h - 15h)
Conteúdo: Fake News
Atividade sobre “Verdade e Mentira"
Leia e analise o texto a seguir
1- A que gênero textual pertence o texto acima? Justifique.
a) História em quadrinho b) piada c) cartum d) charge
2-Qual a intensão do texto em considerar uma fake News um monstro?
3-Na sua opinião por que as fake News costumam ser mais compartilhadas em redes sociais?
4- Por que é importante fazer o uso consciente das redes sociais e não compartilhar uma fake News?
5- Como evitar cair ou compartilhar uma fake News?
6- Por que é importante compartilhar uma informação apenas quando temos certeza que a fonte é confiável?
07) Que crítica social se encontra presente na charge? O que você pensa a respeito disso?
08) Cite, no mínimo, três mentiras recentes que você ouviu ou viu na TV:
09) Qual é a temática presente na charge acima?
10) Armas e munições são relativamente caras e, por isso, permanecerão restritas à parcela da população que consegue pagar por elas. Você concorda com essa afirmação? Justifique:
11) O que o homem levou da loja com o dinheiro que ele tinha? Que implícitos estão presentes nesse contexto?
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
RONMICY - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 04/10/2021 às 13h - 14h)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE TERÇA-FEIRA
FRÓES - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 05/10/2021 às 10h - 11h)
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir:
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
IDELFONSO - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 05/10/2021 às 13h - 14h)
Assista aos vídeos explicativos clicando nos links a seguir:
Atividade de ciências 6º ano - Temas 4: Benefícios e prejuízos a saúde.
1) O que são drogas?
2) Faça a diferença entre drogas lícitas e ilícitas.
3) O que são drogas psicotrópicas?
4) Cite exemplos de drogas:
a) Depressoras.
b) Estimulantes.
c) Pertubadoras.
5) Como agem as drogas depressoras no corpo humano?
6) Como agem as drogas pertubadoras no corpo humano?
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 05/10/2021 às 10h - 11h)
Assista aos vídeos explicativos clicando nos links a seguir:
Atividades de ciências 7º ano -
1) Sobre o cerrado responda:
a) Qual o tipo de clima?
b) Como é o seu solo?
2) Quais são as bacias hidrográficas do cerrado?
3) Quais são as características da vegetação do cerrado?
4) Onde está localizado o pantanal?
5) Dê as características do relevo do pantanal.
6) Descreva como funciona a formação dos pântanos nesse bioma?
7) Quais são os impactos ambientais sofrido por esse bioma?
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 05/10/2021 às 09h - 10h)
Assista aos vídeos explicativos clicando nos links a seguir:
Atividades de ciências 9º ano -
1) Sobre o cerrado responda:
a) Qual o tipo de clima?
b) Como é o seu solo?
2) Quais são as bacias hidrográficas do cerrado?
3) Quais são as características da vegetação do cerrado?
4) Onde está localizado o pantanal?
5) Dê as características do relevo do pantanal.
6) Descreva como funciona a formação dos pântanos nesse bioma?
7) Quais são os impactos ambientais sofrido por esse bioma?
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
MARÍCIA - INGLÊS
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 05/10/2021 de 09h - 10h)
Hoje nós vamos estudar sobre as Partes da Casa. Assista o vídeo: https://youtu.be/QmExvWL7c_k
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 05/10/2021 de 13h - 14h)
1.
(ENEM, 2018)
No cartum, a crítica está no fato de a sociedade exigir do
adolescente que:
a) se aposente prematuramente.
b) amadureça precocemente.
c) estude aplicadamente.
d) se forme rapidamente.
e) ouça atentamente.
2.
(ENEM, 2016) BOGOF is used as a noun as in ‘There are some great bogofs
on at the supermarket’ ou an adjective, usually with a word such as ‘offer’ or
‘deal’ — ‘there are some great bogof offers in store’.
When you combine the first letters of the words in a phrase or
the name of an organisation, you have an acronym. Acronyms are spoken as a word
so NATO (North Atlantic Treaty Organisation) is not pronounced N-A-T-O. We say
NATO. Bogof, when said out loud, is quite comical for a native speaker, as it
sounds like an insult, ‘Bog off!’, meaning go away, leave me alone, slightly
childish and a little old-fashioned.
BOGOF is the best-known of the supermarket marketing strategies.
The concept was first imported from the USA during the 1970s recession, when
the food prices were very high. It came back into fashion in the late 1990s,
led by big supermarket chains trying to gain a competitive advantage over each
other. Consumers were attracted by the idea that they could get something for
nothing. Who could possibly say ‘no’?
Disponível
em: www.bbc.co.uk. Acesso em: 2 ago, 2012 (adaptado)
Considerando-se as informações do texto, a expressão “bogof” é
usada para:
a)
anunciar mercadorias em promoção.
b) pedir para uma pessoa se retirar.
c) comprar produtos fora de moda.
d) indicar recessão na economia.
e) chamar alguém em voz alta.
7.
(ENEM, 2014)
A internet tem servido a diferentes interesses, ampliando,
muitas vezes, o contato entre pessoas e instituições. Um exemplo disso é o site
WeFeedback, no qual a internauta Kate Watts
a)
comprou comida em promoção.
b) inscreveu-se em um concurso.
c) fez doação para caridade.
d) participou de pesquisa de opinião.
e) voluntariou-se para trabalho social.
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 05/10/2021 de 10h - 11h)
HOJE , NÓS VAMOS TRABALHAR QUESTÕES DO ENEM , DE ANOS
ANTERIORES.
8.
(ENEM, 2020)
Os recursos usados nesse pôster de divulgação de uma campanha levam
o leitor a refletir sobre a necessidade de:
a)
criticar o tipo de tratamento dado à mulher.
b) rever o desempenho da mulher no trabalho.
c) questionar a sobrecarga de atribuições da mulher.
d) analisar as pesquisas acerca dos direitos da mulher;
e) censurar a mulher pelo uso de determinadas palavras.
9. (ENEM, 2020)
Nesse pôster de divulgação de uma campanha que aborda a
diversidade e a inclusão, a interação dos elementos verbais e não verbais faz
referência ao ato de
a)
estereotipar povos de certas culturas.
b) discriminar hábitos de grupos minoritários.
c) banir imigrantes de determinadas origens.
d) julgar padrões de beleza de diversas etnias.
e) desvalorizar costumes de algumas sociedades.
2.
(ENEM, 2016) BOGOF is used as a noun as in ‘There are some great bogofs
on at the supermarket’ ou an adjective, usually with a word such as ‘offer’ or
‘deal’ — ‘there are some great bogof offers in store’.
When you combine the first letters of the words in a phrase or
the name of an organisation, you have an acronym. Acronyms are spoken as a word
so NATO (North Atlantic Treaty Organisation) is not pronounced N-A-T-O. We say
NATO. Bogof, when said out loud, is quite comical for a native speaker, as it
sounds like an insult, ‘Bog off!’, meaning go away, leave me alone, slightly
childish and a little old-fashioned.
BOGOF is the best-known of the supermarket marketing strategies.
The concept was first imported from the USA during the 1970s recession, when
the food prices were very high. It came back into fashion in the late 1990s,
led by big supermarket chains trying to gain a competitive advantage over each
other. Consumers were attracted by the idea that they could get something for
nothing. Who could possibly say ‘no’?
Disponível
em: www.bbc.co.uk. Acesso em: 2 ago, 2012 (adaptado)
Considerando-se as informações do texto, a expressão “bogof” é
usada para:
a)
anunciar mercadorias em promoção.
b) pedir para uma pessoa se retirar.
c) comprar produtos fora de moda.
d) indicar recessão na economia.
e) chamar alguém em voz alta.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUARTA-FEIRA
RAFAEL - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/10/2021 às 10h - 11h)
Assunto: Atletismo.
Objetivo: Responder o formulário(atividade avaliativa 2 chamada) de acordo com o conteúdo estudado.
Atividade (principal)
1 - Acessar o link abaixo e preencher o formulário. Sucesso!
Atividade (sugestão)
Filme: Irmãs Sheppard - netflix
Citação
“Paixão é a chave para o sucesso.”
Chris Brooks
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/10/2021 às 13h - 14h)
Assunto: Basquete.
Objetivo: Responder o formulário(atividade avaliativa 2 chamada) de acordo com o conteúdo estudado.
Atividade. (principal)
1 - Acessar o link abaixo e preencher o formulário. Sucesso!
Atividade (sugestão)
Filme: Amador - netflix
Citação
“A vontade de se preparar tem que ser maior do que a vontade de vencer. Vencer será consequência da boa preparação.”
Bernardinho
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/10/2021 às 09h - 10h)
Assunto: Badminton
Objetivo: Responder o formulário(atividade avaliativa 2 chamada) de acordo com o conteúdo estudado.
Atividade. (principal)
1 - Acessar o link abaixo e responda o formulário. Sucesso!
Atividade(sugestão)
Filme: 100 metros - netflix
Citação
“Paciência e perseverança tem o efeito mágico de fazer as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem.”
John Quincy
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
GISLENE - ARTES (6º e 7º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 6º e 7º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/10/2021 de 09h - 10h)
ARTE ABSTRATA
Observe e análise algumas obras Abstratas e perceba
características desse movimento artístico.
A arte abstrata combina linhas e
formas de um mundo irreal. À primeira vista, o desenho abstrato pode parecer
estranho aos olhos da observação, mas ali estão os resultados das ideias e das
emoções do artista sobre determinado tema. E devem ser respeitados. Kandisky,
um dos maiores pintores do abstracionismo, dizia que um quadro abstrato é a
representação de um estado de espírito e não a representação de objetos.
Wassily Kandinsky. Composição nº 4,1911. Óleo sobre tela,159,5cm x 250,5 cm.
1- Crie um desenho abstrato no espaço abaixo e
lembre-se: as obras de arte nem sempre precisam ser figurativas, com formas
reconhecíveis e sentido óbvio. Você pode criar seu desenho com formas
geométricas ou uma composição informal.
MARÍCIA- ARTES (8º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 8º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/10/2021 de 14h - 15h)
Anita
Malfatti foi uma das mais importantes artistas plásticas
brasileiras da primeira fase do modernismo. Ela teve um papel preponderante na
“Semana de Arte Moderna”, em 1922, onde expôs seus trabalhos.
Anita
Catarina Malfatti nasceu dia 2 de dezembro de 1889, na cidade de São Paulo.
Seus pais eram estrangeiros, sua mãe, Betty Krug, norte americana e seu pai,
Samuele Malfatti, italiano.
Estudou
no Colégio de Freiras São José, na Escola Americana e no Mackezie College, onde
se formou professora com 19 anos.
Com a
morte de seu pai, sua mãe começou a dar aulas de pintura e línguas. Com apenas
13 anos, Anita decide se suicidar num trilho de trem, próximo da estação Barra
Funda, onde vivia em São Paulo.
Curioso
notar que esse momento foi crucial para alavancar sua carreira como artista
como notamos em seu depoimento:
“Eu
tinha 13 anos, e sofria porque não sabia que rumo tomar na vida. Nada ainda me
revelara o fundo da minha sensibilidade[...] Resolvi, então, me submeter a uma
estranha experiência: sofrer a sensação absorvente da morte. Achava que uma
forte emoção, que me aproximasse violentamente do perigo, me daria a decifração
definitiva da minha personalidade. E veja o que fiz. Nossa casa ficava próxima
da estação da Barra Funda. Um dia saí de casa, amarrei fortemente as minhas
tranças de menina, deitei-me debaixo dos dormentes e esperei o trem passar por
cima de mim. Foi uma coisa horrível, indescritível. O barulho ensurdecedor, a
deslocação de ar, a temperatura asfixiante deram-me uma impressão de delírio e
de loucura. E eu via cores, cores e cores riscando o espaço, cores que eu
desejaria fixar para sempre na retina assombrada. Foi a revelação: voltei
decidida a me dedicar à pintura.”
Estudou
artes e pintura na Europa, onde ficou durante quatro anos em Berlim, Alemanha
(1910-1914), na Academia Imperial de Belas Artes. Morou também em Nova Iorque,
nos Estados Unidos, de 1915 a 1916.
Mais
tarde, realizou seu sonho de estudar Artes na França, pois em 1923, Anita
ganhou uma bolsa para estudar em Paris.
De
volta ao Brasil, ao lado de Mario de Andrade, Tarsila do Amaral, Oswald de
Andrade e Menotti del Picchia, formaram o “Grupo dos Cinco”. Esses
artistas defendiam as ideias da Semana de Arte Moderna. Além disso, essa
reunião de intelectuais e artistas modernos visava, sobretudo, a mudança do
panorama artístico-cultural do país.
Anita
faleceu em sua cidade natal, dia 6 de novembro de 1964, um mês antes de
completar 75 anos.
Curiosidade
Anita nasceu com atrofia no braço e na mão direita,
deficiência que carregou o resto de sua vida.
Principais Obras
Na maioria de suas obras, Anita Malfatti utilizou
cores puras e vibrantes para expressar temas do cotidiano.
Expôs suas obras em São Paulo, Berlim, Paris e Nova
Iorque. Algumas que se destacaram foram:
Para conhecer um
pouco mais sobre a artista assista aos vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=zdsEusRg2oQ
https://www.youtube.com/watch?v=mjr2jk9tiLk
ATIVIDADE
Observe
a imagem e responda às questões propostas.
Tropical
( 1917 )
1- O que é apresentado na obra?
2-Quais são as características físicas da figura
central?
3- A pintura “Tropical” foi uma das primeiras
pinturas modernas, cujo tema foi o Brasil. Em que espaço a figura central está
inserida? Quem ela parece ser?
BOM DESEMPENHO!
ANDREA- ARTES (9º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 9º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/10/2021 de 13h - 14h)
Anita Malfatti foi uma das mais importantes artistas plásticas brasileiras da primeira fase do modernismo. Ela teve um papel preponderante na “Semana de Arte Moderna”, em 1922, onde expôs seus trabalhos.
Anita Catarina Malfatti nasceu dia 2 de dezembro de 1889, na cidade de São Paulo. Seus pais eram estrangeiros, sua mãe, Betty Krug, norte americana e seu pai, Samuele Malfatti, italiano.
Estudou no Colégio de Freiras São José, na Escola Americana e no Mackezie College, onde se formou professora com 19 anos.
Com a morte de seu pai, sua mãe começou a dar aulas de pintura e línguas. Com apenas 13 anos, Anita decide se suicidar num trilho de trem, próximo da estação Barra Funda, onde vivia em São Paulo.
Curioso notar que esse momento foi crucial para alavancar sua carreira como artista como notamos em seu depoimento:
“Eu tinha 13 anos, e sofria porque não sabia que rumo tomar na vida. Nada ainda me revelara o fundo da minha sensibilidade[...] Resolvi, então, me submeter a uma estranha experiência: sofrer a sensação absorvente da morte. Achava que uma forte emoção, que me aproximasse violentamente do perigo, me daria a decifração definitiva da minha personalidade. E veja o que fiz. Nossa casa ficava próxima da estação da Barra Funda. Um dia saí de casa, amarrei fortemente as minhas tranças de menina, deitei-me debaixo dos dormentes e esperei o trem passar por cima de mim. Foi uma coisa horrível, indescritível. O barulho ensurdecedor, a deslocação de ar, a temperatura asfixiante deram-me uma impressão de delírio e de loucura. E eu via cores, cores e cores riscando o espaço, cores que eu desejaria fixar para sempre na retina assombrada. Foi a revelação: voltei decidida a me dedicar à pintura.”
Estudou artes e pintura na Europa, onde ficou durante quatro anos em Berlim, Alemanha (1910-1914), na Academia Imperial de Belas Artes. Morou também em Nova Iorque, nos Estados Unidos, de 1915 a 1916.
Mais tarde, realizou seu sonho de estudar Artes na França, pois em 1923, Anita ganhou uma bolsa para estudar em Paris.
De volta ao Brasil, ao lado de Mario de Andrade, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e Menotti del Picchia, formaram o “Grupo dos Cinco”. Esses artistas defendiam as ideias da Semana de Arte Moderna. Além disso, essa reunião de intelectuais e artistas modernos visava, sobretudo, a mudança do panorama artístico-cultural do país.
Anita faleceu em sua cidade natal, dia 6 de novembro de 1964, um mês antes de completar 75 anos.
Curiosidade
Anita nasceu com atrofia no braço e na mão direita, deficiência que carregou o resto de sua vida.
Principais Obras
Na maioria de suas obras, Anita Malfatti utilizou cores puras e vibrantes para expressar temas do cotidiano.
Expôs suas obras em São Paulo, Berlim, Paris e Nova Iorque. Algumas que se destacaram foram:
Para conhecer um pouco mais sobre a artista assista aos vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=zdsEusRg2oQ
https://www.youtube.com/watch?v=mjr2jk9tiLk
ATIVIDADE
Observe a imagem e responda às questões propostas.
Tropical ( 1917 )
1- O que é apresentado na obra?
2-Quais são as características físicas da figura central?
3- A pintura “Tropical” foi uma das primeiras pinturas modernas, cujo tema foi o Brasil. Em que espaço a figura central está inserida? Quem ela parece ser?
BOM DESEMPENHO!
Para conhecer um pouco mais sobre a artista assista aos vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=zdsEusRg2oQ
https://www.youtube.com/watch?v=mjr2jk9tiLk
ATIVIDADE
Observe a imagem e responda às questões propostas.
Tropical ( 1917 )
1- O que é apresentado na obra?
2-Quais são as características físicas da figura central?
3- A pintura “Tropical” foi uma das primeiras pinturas modernas, cujo tema foi o Brasil. Em que espaço a figura central está inserida? Quem ela parece ser?
BOM DESEMPENHO!
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUINTA-FEIRA
AMORIM - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 07/10/2021 às 9h - 11h)
Assunto: LÓGICA- PRINCÍPIO MULTIPLICATIVO (PROBLEMAS)
Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo
Vídeo - https://youtu.be/AvADiAzJJMM
Questionário:
1) SE K × 20 × 50 = 1000 × 8, ENTÃO QUAL SERÁ O VALOR DE K?
2) SE 8 × 9 × 10 × 11 = 72 × 11 × C, ENTÃO QUAL SERÁ O VALOR DE C?
3) Ronaldo TINHA 7 BERMUDAS E K CAMISAS E PODIA SE ARRUMAR DE 77 MANEIRAS DIFERENTES. QUANTAS CAMISAS DIFERENTES ELE TINHA?
4) ARME E EFETUE:
A) 6 × 12 × 9
B) 7 × 15 × 8
C) 13 × 5 × 9
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 07/10/2021 às 13h - 15h)
ASSUNTO: LÓGICA- USO DA DIVISÃO (PROBLEMAS)
Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo
Vídeo - https://youtu.be/nC7DTufiDOE
Questionário:
1) DE QUANTAS MANEIRAS DIFERENTES PODEMOS FORMAR UM PÓDIO COM PRIMEIRO E SEGUNDO LUGAR E TENDO 5 PESSOAS DIFERENTES?
2) Paulo TINHA K CALÇAS E 50 CAMISAS. ELE PODERIA SE ARRUMAR DE 300 MANEIRAS DIFERENTES. QUANTAS CALÇAS POSSUIA?
3) SE 90 × 8 × 10 = 900 × Z, ENTÃO QUAL SERÁ O VALOR DE Z?
4) QUAL É O VALOR DESCONHECIDO?
A) Y × 9 × 123 = 123 × 9 × 3
B) R × 8 = 240
C) L × 800 = 80000
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
TADEU - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 07/10/2021 às 09h - 11h)
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 07/10/2021 às 13h - 15h)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
EUGÊNIO - HISTÓRIA
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 07/10/2021 às 13h - 14h)
Conteúdo:
Roma Antiga: República (cap. 9 – página 149 a 150)
Explicação: https://www.youtube.com/watch?v=3ol5lhMwzMA
1) A
monarquia, em Roma, foi substituída por uma nova forma de governo: a República.
O que quer dizer “república”? Quem era a autoridade suprema de Roma quando era
uma república?
A) quer dizer “governo do povo” e a autoridade
suprema era o Presidente do Senado.
B) quer dizer “governo de pouco” e a
autoridade suprema era um general ditador.
C) quer dizer “governo dos melhores” e a autoridade
suprema era um pretor.
D) quer dizer “coisa pública” e a autoridade
suprema eram dois cônsules.
2) Durante
a República, o Senado se tornou o órgão político mais importante de Roma. Quais
as funções do Senado e de qual classe social eram os senadores?
3) Complete:
Os plebeus
era a maioria da população romana composta por comerciantes, artesãos e
pequenos proprietários que apesar de pagarem ________ e servirem ao __________
não tinham nenhum ________ garantido. No ano 494 a.C, a cidade de Roma se viu
cercada de povos inimigos, prestes a invadi-la. Diante dessa ameaça, os plebeus
decidiram que só iriam lutar em defesa de Roma, caso as suas reinvindicações
fossem atendidas. Então, o Senado decidiu criar o __________da ____________.
3.1) Cite
as demais conquistas dos plebeus.
4) Depois
de derrotar e conquistar os povos da península Itálica, os romanos se lançaram
numa guerra para tomar dos fenícios o controle do comércio marítimo no
Mediterrâneo. Isso aconteceu em qual guerra?
A) Guerras Samnitas.
B) Guerras Macedônicas.
C) Guerras Lusitânicas.
D) Guerras Púnicas.
5) Qual
foi o general romano que completou a conquista da Gália (partes da atual França
e Bélgica), do Egito e do Norte da África para Roma?
6) Escolha
o termo apropriado e reescreva a frase corretamente:
*As guerras de conquista dos romanos tiveram
como consequência:
- o
enriquecimento/enfraquecimento do Estado romano.
- o enriquecimento da classe dos cavaleiros/arqueiros.
- aumento significativo do número de escravos / servos.
- concentração de terras nas mãos de todos / poucos.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 07/10/2021 às 09h - 10h)
Conteúdo:
Africanos no Brasil (cap. 10 – páginas
178 a 183)
Explicação: https://www.youtube.com/watch?v=Xq4ny6PdMNY / https://www.youtube.com/watch?v=q1YPC0KpGYs
1) O texto
a seguir foi escrito por Mohammah Gardo Baquaqua, africano nascido onde hoje é
Benin e trazido para Pernambuco como escravo em 1845. Depois de obter a
liberdade, ele escreveu um livro do qual se retirou o seguinte trecho:
“Fomos
arremessados, nus, porão adentro, os homens apinhados de um lado, e as mulheres
de outro. O porão era tão baixo que não podíamos ficar em pé, éramos obrigados
a nos agachar ou nos sentar no chão. Noite e dia eram iguais para nós, o sono
nos sendo negado devido ao confinamento de nossos corpos [...]
[Havia dias em que os escravizados ficavam sem
água e sem comida.] Houve um pobre companheiro que ficou tão desesperado pela
sede que tentou apanhar a faca do homem que nos trazia água. Foi levado até a
parte de cima do navio, e eu nunca mais soube o que lhe aconteceu. Suponho que
tenha sido jogado ao mar.”
a) Qual é o assunto do texto que você acabou
de ler?
b) Segundo o autor, como era o tratamento
dispensado aos escravos no navio negreiro?
c) O que torna relato confiável do autor do
texto?
2) Observe
a seguinte imagem datada de 1865:
a)
Em qual continente o ilustrador presenciou a cena?
b)
Qual é o sexo e a faixa etária (idade) das pessoas capturadas?
c)
Levante uma hipótese que responda às seguintes perguntas: por que essas pessoas
foram capturadas? Para onde elas seriam levadas?
d)
Quem realiza o trabalho de captura? O que eles ganhavam com essa atividade?
3) Marque (V) ou (F). Corrija quando
for falsa:
____a
escravidão é algo recente e que só ocorreu no Brasil.
____os
escravizados resistiam praticando suas religiões e promovendo festejos.
____o
congado e o reisado são tipos de danças que representam a coroação de monarcas
africanos.
____as
irmandades eram associações que proviam encontros secretos para cultuar os
orixás.
____os
escravizados fugiam para as florestas, onde lá organizavam comunidades chamadas
de quilombos.
____o
quilombo dos Palmares, ficou conhecido por sua longa duração, graças à
liderança de Zumbi.
4) As
comunidades formadas por escravos fugitivos, nas matas, em busca de liberdade e sobrevivência eram
conhecidas como:
A) “Pequena África”.
B) “Manicongo”.
C) “Senzalas”.
D) “Quilombos”.
5) Quais
destas coisas tiveram origem na África ou se desenvolveram com os africanos na
América?
- Café.
- Cuscuz.
- Chocolate
- Candomblé.
- Tamarindo.
- Acarajé.
- Karatê.
- Capoeira.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 07/10/2021 às 14h - 15h)
Conteúdo:
Segundo Reinado: economia e modernização
(cap. 11 – páginas 183 a 190)
Explicação:
https://www.youtube.com/watch?v=dZown3gnsn4
1) O que
motivou a Inglaterra a combater a venda de africanos escravizados no Brasil?
A) foi por nobres interesses humanitários.
B) foi porque os políticos ingleses eram
afrodescendentes.
C) foi por interesses econômicos, na busca por
mercado consumidor.
2) Marque (V) ou (F). Corrija quando for falsa:
- A Inglaterra em 1827 exigiu do Brasil a
extinção do tráfico negreiro, o que imediatamente foi feito.
- Em 1845 a Inglaterra passou a prender navios
negreiros e a criminalizar os seus tripulantes.
- A aprovação da Lei Eusébio Queiroz (1850)
proibiu a compra de escravos na África e dentro do Brasil.
- Os fazendeiros do Sudeste passaram a comprar
escravos na região Nordeste porque lá a oferta era barata.
3) Observe a seguinte gravura e o texto e
depois responda no seu caderno:
“A
população mista do Brasil deverá ter pois, no intervalo de um século, um
aspecto bem diferente do atual. As correntes de imigração europeia, aumentando
a cada dia mais o elemento branco desta população, acabarão, depois de certo
tempo, por sufocar os elementos nos quais poderiam persistir ainda alguns
traços do negro.” – Discurso do médico João Batista de Lacerda durante o Congresso Mundial
das Raças em Londres (1911)
a) Qual é o nome da obra e do autor da mesma?
b)
O que se pode descrever ao ver o quadro?
c)
O que a imagem e a frase reforçam, enfatizam?
4) O
que motivou a Guerra do Paraguai?
A) a reação paraguaia à invasão brasileira ao
Uruguai.
B) o temor dos países do Paraguai se tornar uma potência econômica.
C) disputa dos países pelo controle da bacia do Rio
da Prata.
5) Em
relação às consequências da Guerra do Paraguai, veja e julgue cada afirmação
como VERDADEIRA ou FALSA e corrija quando necessário:
_________O Brasil derrotou o Paraguai sem muitas
perdas financeiras e humanas de suas tropas.
_________O Paraguai saiu derrotado do conflito e
com elevadas taxas de perdas humanas e territoriais.
_________Os soldados brasileiros aproveitaram o
prestígio de heróis nacionais para se engajarem na política.
_________Os escravos brasileiros que serviram como
soldados continuaram escravizados depois que regressaram.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 07/10/2021 às 10h - 11h)
Acessem a atividade remota através do link abaixo:
https://forms.gle/fwj9dFqusnJFK3dT7
______________________________________________________________________
AULAS DE SEXTA-FEIRA
GEORGE - GEOGRAFIA
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/10/2021 às 09h - 10h)
De olho no link:
https://youtu.be/5PpkQ3vfJjI Conduta Consciente:
praias
https://youtu.be/rH-OTZm0Xtk Animation Silly Symphony
Flowers And Trees Disney
1 Analise a imagem e o
texto a seguir e escreva um texto onde você expressa a sua opinião sobre o
conceito de paisagem e a importância de agirmos de forma sustentável com o meio
ambiente. Mínimo de 16 linhas
FOZ DO
RIO CAUÍPE, BARRA DO CAUÍPE – CAUCAIA – CEARÁ
“A
paisagem não é a simples adição de elementos geográficos disparatados. É, em
uma determinada porção do espaço, o resultado da combinação dinâmica, portanto
instável, de elementos físicos, biológicos e antrópicos”
BERTRAND, Georges PAISAGEM E GEOGRAFIA FÍSICA GLOBAL. ESBOÇO
METODOLÓGICO, R. RA´E GA, Curitiba, n. 8, p. 141, 2004. Editora UFPR
2. A paisagem reproduz a
expressão de vários tempos, ou seja, o contexto histórico em que ela foi
construída. Caracteriza-se pelos elementos que foram inseridos ao longo do
tempo e que coexistem com os atuais. Construções, casas, prédios, armazéns,
ruas praças e a distribuição deles no espaço compõem os elementos de uma paisagem
e podem sofrer transformações ou permanecer inalterados.
MARTINS, D. et al. Geografia sociedade e cotidiano:
fundamentos. Volume 01, 3ª ed. São Paulo: escala educacional, 2013. p.27
Diante dessa perspectiva,
pode-se afirmar que:
I. Toda paisagem resulta
da transformação ocasionada pela ação humana.
II. A paisagem expressa a
história das práticas sociais e naturais.
III. Os elementos de uma
paisagem podem transformar-se ao longo do tempo.
IV. A construção do espaço
geográfico corresponde a uma transformação das paisagens.
Estão corretas as
afirmativas:
a) I e II
b) II e III
c) II, III e IV
d) I, III e IV
e) Todas estão corretas.
3. Observe a imagem da
primeira questão e responda corretamente a seguir:
Os recifes de arenito
resultam da:
a) acumulação de esqueletos
de minúsculos animais marinhos.
b) consolidação de dunas e restingas.
c) acumulação de restos calcários de celenterados.
d) consolidação das areias de antigas praias.
4. Sobre a classificação
de relevo conhecida como planície, complete as lacunas com os termos que dão
sentido às proposições e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência
correta:
Planícies são tipos de
relevo com superfícies geralmente ___________. Situam-se normalmente em regiões
de _________ altitude. Nesse tipo de relevo, predomina-se o processo de
______________. Planícies próximas ao litoral são chamadas de _____________.
Planícies formadas por depósito de sedimentos transportados por rios são
conhecidas como ______________. Planícies formadas por soterramento de lagos
são chamadas de _______________.
a)
Acidentadas; Maior; Erosão; Lacustres; Fluviais; Costeiras.
b)
Planas; Baixas; Sedimentação; Aluviais; Lacustres; Costeiras.
c)
Planas; Baixa; Erosão; Costeiras; Fluviais; Lacustres.
d)
Planas; Baixa; Sedimentação; Costeiras; Fluviais; Lacustres.
e)
Irregulares; Baixa; Sedimentação; Aluviais; Costeiras; Lacustres.
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/10/2021 às 10h - 11h)
De olho no link:
https://youtu.be/0OBF5ky7Iyg A produção de soja na Amazônia
https://youtu.be/EEhgk_TqtyI Nuvem vermelha de poeira cobre Ribeirão Preto
1. Correlacione o vídeo 1
com o vídeo 2 e discorra sobre a relação da expansão da fronteira agrícola com
a sustentabilidade ambiental. Mínimo de 5 linhas
2. Leia atentamente e responda o que se pede:
Ceará colhe 1ª safra de
trigo
Autor: Egídio Serpa - 17 de Outubro de 2019
Em uma área de cinco
hectares, o empresário Alexandre Sales - que foi dono de um moinho de trigo e
de uma fábrica de massas e biscoitos, a Santa Lúcia, vendida há sete anos ao
Grupo M. Dias Branco - plantou e está colhendo em Tianguá, na Chapada da
Ibiapada, a primeira e inacreditável safra de trigo do Ceará. Trata-se de um
projeto experimental, cujos resultados - pela qualidade do produto e pela
produtividade alcançada - quase três toneladas por hectare - prognosticam o
nascimento de uma nova fronteira do agronegócio cearense. Entre o plantio e a
colheita do trigo ibiapabano, passaram-se apenas 70 dias, metade do ciclo que
se registra nas regiões produtoras tradicionais no Sul do País. Toda a área do
experimento foi cultivada por meio de irrigação. Em áreas de sequeiro, em Mato
Grosso e nos estados do Sul do País, a produtividade gira em torno de 2,7
toneladas por hectare.
Tem mais: com o apoio de
especialistas da Embrapa Trigo, sediada em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, e
da Embrapa Agroindústria Tropical, com sede em Fortaleza, os quais acompanham a
implantação do projeto, Alexandre Sales desenvolve igual experimento também na
Chapada do Apodi, onde em apenas dois hectares já colhe a primeira safra de
trigo. Nos dois projetos, estão sendo semeadas as variedades BR-018 e BR-264,
ambas desenvolvidas pela Embrapa para clima tropical.
"Estamos todos,
principalmente os técnicos da Embrapa, positivamente surpresos e entusiasmados
com o curto ciclo da cultura do trigo em Tianguá e no Apodi. Podemos colher
três safras por ano com uma produtividade de até cinco toneladas por
hectare", diz Sales à coluna. A irrigação, feita por meio de pivô central,
usa muito pouca água: apenas 350 mililitros por hectare.
Alexandre Sales sonha
grande. No próximo ano, ele ampliará para 150 hectares a área cultivada de
trigo (100 hectares em Tianguá e 50 no Apodi). Para isso, está celebrando
parceria com agricultores da Ibiapaba e do Apodi, todos igualmente
entusiasmados com essa auspiciosa novidade. E trata, ainda, de formalizar um
contrato com a Embrapa, de cuja consultoria para os próximos plantios, ele não
abre mão. Sales faz questão de destacar o apoio que tem recebido da Secretaria
de Desenvolvimento Econômico, cujo titular, Maia Júnior, "acreditou na
nossa loucura que está virando realidade
a)
Quem é o autor da reportagem?
b)
Onde se iniciou o cultivo de trigo no Ceará?
c)
Cite 3 municípios daquela região.
d)
Por que é importante para o Estado do Ceará produzir seu próprio
trigo?
e)
Qual a principal relação trigo x dólar?
3. O meeiro constitui, no
Brasil, um tipo característico de trabalhador rural:
a) de cuja terra é coproprietário.
b) que recebe em pagamento metade do salário pago na
região.
c) que recebe em pagamento metade dos lucros do
proprietário.
d) que paga ao proprietário metade do aluguel da
terra ocupada.
e) que entrega ao proprietário metade do que
produziu.
4. Observe a imagem a
seguir e assinale o tipo de agricultura a ela correspondente:
a) Agricultura extensiva
b) Plantations
c) Agricultura de jardinagem
d) Agricultura itinerante
e) Campos de rizicultura no Vietnã
5. Procure explicar em no
máximo 5 linhas, o papel da tecnologia no desenvolvimento da agricultura.
6. Pesquise:
a) O que são agrotóxicos?
b) Como se desenvolve a
permacultura nas propriedades rurais? Quais as suas vantagens?
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/10/2021 às 13h - 14h)
De olho no link:
https://youtu.be/adgHB_uzvEA Nuvem de gafanhotos na Argentina está próxima do Brasil
https://youtu.be/ZnW6jvedIXQ Como destruição do ambiente ameaça agricultura e expõe Brasil a clima extremo
1. Assista os vídeos 1 e 2 e crie um texto argumentativo que apoie ou contradiga o papel do agronegócio na degradação ambiental. Mínimo de 8 linhas (2 parágrafos).
2. Com a criação do Mercosul, as parcerias econômicas brasileiras passaram por transformações. Assinale a alternativa que expressa corretamente tais transformações.
a) Ampliação da parceria com os países sul-americanos, notadamente a Argentina, em detrimento da antiga proximidade econômica com os Estados Unidos.
b) Diminuição das importações para os países da América Latina e ampliação das exportações para eles.
c) Redução brusca das dívidas externas dos países-membros do Mercosul, em função da nova política brasileira de concessão de empréstimos a juros baixos.
d) Início da industrialização do Brasil a partir da integração com os países-membros do Mercosul graças ao recebimento de novos tipos de matérias-primas.
3. Desenhe o mapa do Mercosul, destaque as capitais e insira uma legenda indicando a bandeira de cada país.
4. Comparando-se o Mercosul e a União Europeia, é correto afirmar que:
a) A União Europeia tem colhido fracassos em razão de ser composta por países que têm um histórico recente de conflitos armados, ao passo que os sucessos do Mercosul devem-se à harmonia natural de países vizinhos sem histórico de conflitos.
b) Não são passíveis de comparação, pois a União Europeia resultou de um tratado amplo e antigo entre países desenvolvidos e o Mercosul é um acordo de Livre Comércio entre países subdesenvolvidos que nunca visou a qualquer tipo de integração regional.
c) A integração regional da União Europeia atinge as esferas econômica, social, política e cultural do mesmo modo que o Mercosul, que projeta para o futuro a plena integração comercial em todos os setores da economia e uma moeda comum ainda para 2006.
d) Nos dois casos verificou-se que, após as tentativas de integração regional, as relações comerciais entre os países-membros praticamente não foram afetadas, pondo em dúvida a eficácia dessas organizações supranacionais.
e) Enquanto a União Europeia conheceu ampla integração territorial por meio das infraestruturas (ferrovias, rodovias, hidrovias) antes mesmo de sua institucionalização, o Mercosul passou a expandir tais infraestruturas somente após sua criação e ainda assim em ritmo bastante lento.
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/10/2021 às 14h - 15h)
De olho no link:
https://youtu.be/uxbDbcqU1h0 Projeto europeu apoia agricultura 4.0
1. Cite 3 características que diferenciam a agricultura 4.0 europeia da agricultura 4.0 no Brasil da agroindústria tradicional.
2. A PAC (Política Agrícola Comum) foi um conjunto de medidas adotado para ampliar o mercado agrícola e privilegiar a produção interna em detrimento das exportações, tornando-se uma das políticas protecionistas mais conhecidas na economia agrícola. Essa postura foi adotada:
a) nos Estados Unidos.
b) nos países do Mercosul.
c) nos países da União Europeia.
d) nos países do NAFTA.
e) no Japão e na China.
3. “UE criará sistema unificado de eletricidade em 2015. Com geração regional, o bloco soma prejuízos de US$ 5,4 bilhões. Integração seria uma forma de ganhar sinergias” (Veja, 25/09/2013).
O texto acima revela uma importante etapa de integração dos países europeus através da União Europeia. Tal integração é considerada importante, pois:
a) há uma preocupação presente em toda Europa sobre o desmembramento econômico do continente.
b) é uma forma de se precaver diante da eminente ameaça de invasão militar dos Estados Unidos.
c) poderá tornar a Europa novamente o principal centro econômico e político do mundo.
d) será uma estratégia de combater os avanços desenfreados da Globalização sobre a Europa.
4. Relacione os países da Zona do Euro com seus respectivos cenários de crise.
1. Chipre
2. Itália
3. Portugal
4. Grécia
( ) Em crise, o país fechou um acordo com representantes da Zona do Euro e do Fundo Monetário Internacional, que prevê um plano de resgate e, em contrapartida, o confisco de parte do dinheiro depositado nas contas bancárias no país.
( ) O país vive um impasse entre o judiciário e o governo, com a rejeição do Tribunal Constitucional às medidas de austeridade para reduzir o déficit, mas o seu problema de fundo é a baixa competitividade de sua economia, cujo crescimento tem sido reduzido na última década.
( ) Um efeito recente da crise neste país foi o resultado da eleição geral, que expressou a rejeição ao governo tecnocrata, responsável por medidas de austeridade, acordadas no pacto fiscal feito com a Comissão Europeia.
( ) A crise financeira sem precedentes neste país foi agravada pela revelação de que o governo maquiava seu nível de endividamento, o que deflagrou uma crise dos títulos soberanos de diversos países na Zona do Euro.
Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo.
a) 1,3,2;4
b) 1,4,2;3
c) 4,2,3;1
d) 2,4,3;1
e) 4,3,2;1
5. A charge mostra uma bota militar com a bandeira da França pisando em território africano.
Assinale a alternativa que identifica corretamente a crise à qual a charge se refere.
a) Disputa pelo monopólio da prospecção do urânio, entre a França e a Comunidade Econômica dos Países do Oeste da África (CEDEAO).
b) Ação militar francesa, apoiada pelo Conselho de Segurança da ONU, com vistas a impedir o domínio de grupos islâmicos no Mali e assegurar o acesso aos recursos minerais da região. Atacou um usina de gás
c) Guerra civil entre uma coalizão de orientação religiosa islâmica e separatistas tuaregues apoiados por milícias francesas.
d) Liderança francesa das forças militares da OTAN, no Mali desde janeiro de 2013, para impedir a invasão nigeriana daquele país.
e) Repressão militar francesa aos movimentos pela independência do Mali, colônia da França desde o final do século XIX (1890).
6. “País de grande extensão territorial, clima frio e que, apesar de possuir população relativamente pequena, conseguiu consolidar-se como uma das maiores economias do mundo”. O texto acima caracteriza qual dos países abaixo?
a) Austrália
b) Canadá
c) Brasil
d) Argentina
e) Índia
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
FELIPE - ENSINO RELIGIOSO
ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - TODAS AS TURMAS
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/10/2021 conforme os horários abaixo)
Atenção aos horários: 6º ano: de 14h - 15h
8º ano: de 13h - 14h
7º ano: de 10h - 11h
9º ano: de 09h - 10h
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/10/2021 conforme os horários abaixo)
Atenção aos horários: 6º ano: de 14h - 15h
8º ano: de 13h - 14h
7º ano: de 10h - 11h
9º ano: de 09h - 10h
TEMA: AS MULHERES NO ISLAMISMO
Hoje veremos um pouco sobre as diferentes percepções sobre as mulheres no islamismo. Trouxemos um trecho de um artigo publicado no site da jovempan com depoimentos de mulheres brasileiras adeptas do islamismo e duas charges.
TEXTO 01
“O Islã garante mais proteção à mulher do que qualquer lei social’, diz brasileira muçulmana”.
... Em 2015, Flávia se casou com um muçulmano, com quem teve um filho. O relacionamento acabou não dando certo e eles optaram por pedir o divórcio, que é permitido pelo islamismo em último caso após a tentativa de reconciliação. A advogada, que trabalha no Ministério Público, ficou com a guarda da criança e ainda pode se casar novamente dentro da religião. O precedente mais antigo está no próprio Alcorão: Cadija, a primeira esposa do profeta Maomé, já tinha se casado duas vezes antes.
... A vida de Mariam Chami, 30 anos, exemplifica bem a trajetória de muitas brasileiras que nasceram dentro de famílias muçulmanas e têm a sua nacionalidade questionada o tempo todo.
... “Eu e meu marido nos escolhemos. Para os muçulmanos, é um pecado grave impor o casamento tanto à mulher quanto a homem. Casamentos arranjados contra a vontade dos noivos ainda acontecem, é claro, mas isso não está relacionado com o Islã e sim com a época, o lugar e a cultura dessas pessoas”, explica. Ela acrescenta que, dentro do matrimônio, o contato entre o casal deixa de ser tabu.
Afinal, o islamismo é machista?
As burcas que cobrem até os olhos, as mutilações genitais, os casamentos infantis arranjados e a violência sexual, recorrentes em alguns países islâmicos, contribuem para a generalização de que a mulher muçulmana deve ser salva de uma tradição machista. “Essa é uma visão bastante ocidentalizada. Eu não me sinto oprimida pelo Islã e sim pela ignorância das pessoas que acham que devem nos libertar. Esses preconceitos machucam...”
ATIVIDADE.
1 – Segundo os depoimentos no texto 01, podemos afirmar que:
a) Não é pecado impor casamentos às mulheres.
b) Não é permitido o divórcio para os casais.
c) As mulheres divorciadas não podem se casar novamente.
d) No matrimônio, o contato entre o casal deixa de ser tabu.
2 – O texto 01 traz uma visão sobre o islamismo, diferente daquela que estamos acostumados a ver em boa parte da mídia, como mostrada na charge do texto 02.
Quando falamos em islamismo que tipo de assuntos nos vem à mente?
3 – Que semelhanças existem entre o islamismo e o cristianismo?
4 - Observando o último parágrafo do texto 01, que fatores geram a violência contra as mulheres?
5 – A partir do texto 03, responda:
a) Explique o que é terrorismo.b) No Brasil não precisamos nos preocupar com a violência? Reflita sobre o assunto.
TEMA: AS MULHERES NO ISLAMISMO
Hoje veremos um pouco sobre as diferentes percepções sobre as mulheres no islamismo. Trouxemos um trecho de um artigo publicado no site da jovempan com depoimentos de mulheres brasileiras adeptas do islamismo e duas charges.
TEXTO 01
“O Islã garante mais proteção à mulher do que qualquer lei social’, diz brasileira muçulmana”.
... Em 2015, Flávia se casou com um muçulmano, com quem teve um filho. O relacionamento acabou não dando certo e eles optaram por pedir o divórcio, que é permitido pelo islamismo em último caso após a tentativa de reconciliação. A advogada, que trabalha no Ministério Público, ficou com a guarda da criança e ainda pode se casar novamente dentro da religião. O precedente mais antigo está no próprio Alcorão: Cadija, a primeira esposa do profeta Maomé, já tinha se casado duas vezes antes.
... A vida de Mariam Chami, 30 anos, exemplifica bem a trajetória de muitas brasileiras que nasceram dentro de famílias muçulmanas e têm a sua nacionalidade questionada o tempo todo.
... “Eu e meu marido nos escolhemos. Para os muçulmanos, é um pecado grave impor o casamento tanto à mulher quanto a homem. Casamentos arranjados contra a vontade dos noivos ainda acontecem, é claro, mas isso não está relacionado com o Islã e sim com a época, o lugar e a cultura dessas pessoas”, explica. Ela acrescenta que, dentro do matrimônio, o contato entre o casal deixa de ser tabu.
Afinal, o islamismo é machista?
As burcas que cobrem até os olhos, as mutilações genitais, os casamentos infantis arranjados e a violência sexual, recorrentes em alguns países islâmicos, contribuem para a generalização de que a mulher muçulmana deve ser salva de uma tradição machista. “Essa é uma visão bastante ocidentalizada. Eu não me sinto oprimida pelo Islã e sim pela ignorância das pessoas que acham que devem nos libertar. Esses preconceitos machucam...”
ATIVIDADE.
1 – Segundo os depoimentos no texto 01, podemos afirmar que:
a) Não é pecado impor casamentos às mulheres.
b) Não é permitido o divórcio para os casais.
c) As mulheres divorciadas não podem se casar novamente.
d) No matrimônio, o contato entre o casal deixa de ser tabu.
2 – O texto 01 traz uma visão sobre o islamismo, diferente daquela que estamos acostumados a ver em boa parte da mídia, como mostrada na charge do texto 02.
Quando falamos em islamismo que tipo de assuntos nos vem à mente?
3 – Que semelhanças existem entre o islamismo e o cristianismo?
4 - Observando o último parágrafo do texto 01, que fatores geram a violência contra as mulheres?
5 – A partir do texto 03, responda:
a) Explique o que é terrorismo.
b) No Brasil não precisamos nos preocupar com a violência? Reflita sobre o assunto.
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
























Nenhum comentário:
Postar um comentário