AULAS DE SEGUNDA-FEIRA
ANDRÉA - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/10/2021 às 09h - 11h)
ASSUNTO: GÊNERO TEXTUAL: CHARGE
Assista ao
vídeo para compreender melhor o conteúdo. Segue link:
https://www.youtube.com/watch?v=dITGuQjpE5I
Charge é um gênero textual cuja intencionalidade principal é fazer uma
crítica por meio do humor. As charges destacam-se pela criatividade e abordagem
de temas da atualidade. Os personagens geralmente são desenhados seguindo o
estilo de caricaturas. Geralmente, abordam
diversos temas, tais como assuntos do cotidiano, politica, futebol, economia,
ciência, relacionamentos, artes, consumo, etc. Normalmente representam
personalidades públicas.
Elas podem ser constituídas por
apenas linguagem não verbal, no entanto é mais comum
apresentar linguagem verbal e não verbal ao mesmo tempo. A
linguagem verbal geralmente aparece dentro de balões, representando a fala ou
pensamento do personagem.
As charges costumam ser publicadas,
geralmente, em jornais, revistas e livros. Com o desenvolvimento da internet,
apareceram vários sites especializados em apresentar charges animadas.
Fonte:
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/charge
ATIVIDADE
Esta semana a atividade é online. Clique no link abaixo e você será
direcionado para a mesma. Ao final, envie a atividade e confira sua nota.
https://docs.google.com/forms/d/1I3NtgbIuGDSk_yp7lx8J9jDLGjJrmvZuYOf5xhcuHyw/edit
Bom desempenho!!
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B, C e D.
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/10/2021 às 13h - 15h)
ASSUNTO: LEITURA E INTERPRETAÇÃO
TEXTUAL.
ATIVIDADE
“Pessoas
vencedoras não são aquelas que não falham, são aquelas que não desistem”
Autor desconhecido
BOM DESEMPENHO!
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
GISLENE - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO (A e B)
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/10/2021, de 09h - 11h)
ATIVIDADE SOBRE COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAIS
A coesão e coerência são mecanismos necessários
para que o seu texto seja compreendido.
Coesão diz respeito ao uso de elementos, para ligar as
partes do texto. Já a
coerência trata da formação lógica do texto.
01. Retire o ponto
final das frases abaixo e estabeleça entre eles o tipo de relação que lhe
parecer compatível, usando para isso os elementos de coesão adequados.
Mas – Porém – Pois – E –
Porque – Já que
a) O solo do
nordeste é muito seco e aparentemente árido. Quando caem as chuvas,
imediatamente brota a vegetação.
b) O
trânsito em São Paulo ficou completamente paralisado dia 15, das 14
às 18 horas. Fortíssimas chuvas inundaram a cidade.
02. Qual enunciado abaixo NÃO apresenta incoerência:
a) Não estudou nada, portanto não passou na
prova.
b) A ratoeira pegou 3 ratos: dois à noite, um na
madrugada e mais hoje cedo.
c) Ganhei um picolé grátis por 2 reais.
d) Joana pegou o ônibus correndo.
03. A ambiguidade (duplo sentido das expressões) é um
vício que impede o bom entendimento dos textos. Elimine a ambiguidade das
frases a seguir:
a) Maria deixou a sala completamente suja.
b) O avô conversou muito com neto em seu quarto.
04. Qual frase abaixo NÃO apresenta ambiguidade (duplo
sentido)
a) Peguei o ônibus correndo.
b) Família muda.
c) O cachorro do seu pai fugiu
com a cachorra da minha mulher.
d) Maria pediu para João sair.
05. Qual seria a incoerência no texto abaixo?
|
Cada um tem seu modo de ser: eu,
por exemplo, detesto solidão, por isso, procuro sempre estar em lugares com
bastante silêncio, ou seja, sem ninguém para interferir no meu constante
pensar na vida. |
06. Substitua a palavra "golfinho" por expressões que, possam servir como substitutas.
"O golfinho nada velozmente e
sai da água em grandes saltos fazendo acrobacias. É mamífero e, como todos os
mamíferos, só respira fora da água. O golfinho vive em grupos e comunica-se com
outros golfinhos através de gritos estranhos que são ouvidos a quilômetros de
distância. É assim que golfinho pede ajuda quando está em perigo ou avisa os
golfinhos onde há comida. O golfinho aprende facilmente os truques que o homem
ensina e é por isso que muitos golfinhos são aprisionados, treinados e exibidos
em espetáculos em todo o mundo." Revista Ciência Hoje.
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO (A, B e C)
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/10/2021, de 13h - 15h)
Tipos de
Predicado
Assista ao vídeo da aula e em seguida responda à atividade
abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=3uH39VAnAv8
1) Leia tira a seguir:
a) Qual é o sujeito e o predicado da primeira oração?
S: __________________________________
P: __________________________________
b) O verbo da primeira oração é:
( ) verbo significativo
( ) verbo de ligação
c) Qual é o núcleo do predicado da primeira oração?
d) Qual é a classificação
do predicado da primeira oração?
Leia
2 – O efeito de humor na tira reside no fato
de
3 – Na passagem “... Eu tenho
transporte?!” Podemos classificar o
predicado em
( ) Predicado verbal (
) Predicado nominal ( ) Predicado verbo nominal
4-Observe a frase e assinale a alternativa correta.
Meu avô está tranquilo.
a)
“está tranquilo” é um predicado verbal, onde “está” é verbo de ação e
“tranquilo” é predicativo do sujeito.
b) “está tranquilo” é um predicado nominal, onde “está” é verbo de
ligação e “tranquilo” é predicativo do sujeito.
c) “está tranquilo” é um predicado verbo-nominal, onde “está” é verbo de
ligação e “tranquilo” é predicativo do sujeito.
d) “está tranquilo” é um predicado verbal, onde “está” é verbo de
ligação e “tranquilo” é predicativo do sujeito.
5-. Identifique com (PV) para predicado verbal, (PN) para predicado
nominal e (PVN) para predicado verbo-nominal.
a. ( ) Mauro parece feliz.
b. ( ) Beatriz joga vôlei.
c. ( ) O menino é
sensível
d. ( ) O professor corrigiu a
redação.
e. ( ) Maria chegou da viagem
emocionada.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
RONMICY - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/10/2021 às 13h - 14h)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE TERÇA-FEIRA
FRÓES - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/10/2021 às 10h - 11h)
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir:
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
IDELFONSO - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/10/2021 às 13h - 14h)
Assista ao vídeos explicativo clicando no link a seguir:
Atividade de ciências 6º ano - Temas 1: Noções de ecologia.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/10/2021 às 10h - 11h)
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir:
Atividades de ciências 7º ano
1) Qual a distribuição geográfica do bioma Mata Atlântica?
2) Sobre esse bioma responda:
a) Como é o seu solo?
b) Como é a variação de temperatura?
c) O que é uma espécie endêmica?
d) Cite exemplos de componentes da fauna e da flora.
3) Sobre os pampas responda:
a) Onde se localiza?
b) O que são os banhados?
c) Qual a importância dos banhados?
4) Quais são os ecossistemas costeiros?
5) Como é composta a fauna dos manguezais?
6) O que são pneumatóforos?
7) Porque os corais têm tanta importância?
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/10/2021 às 09h - 10h)
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir:
Atividades de ciências 9º ano
1) Qual a distribuição geográfica do bioma Mata Atlântica?
2) Sobre esse bioma responda:
a) Como é o seu solo?
b) Como é a variação de temperatura?
c) O que é uma espécie endêmica?
d) Cite exemplos de componentes da fauna e da flora.
3) Sobre os pampas responda:
a) Onde se localiza?
b) O que são os banhados?
c) Qual a importância dos banhados?
4) Quais são os ecossistemas costeiros?
5) Como é composta a fauna dos manguezais?
6) O que são pneumatóforos?
7) Porque os corais têm tanta importância?
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
MARÍCIA - INGLÊS
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/10/2021 de 09h - 10h)
INTERPRETAÇÃO
TEXTUAL: TRADUZA O DIALOGO E RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/10/2021 de 14h - 15h)
Leia o texto abaixo para responder as
próximas 6 (seis) questões:
a) A house, a
dog and a cat.
b) A time, a
house and a cat.
c) A man, a dog
and a cat.
d) A man, a dog
and house.
e) A man, a
house and a dog.
2ª) A característica do homem
apresentada na tirinha no segundo balão é
a) gordo.
b) feliz.
c) triste.
d) magro.
e) alto.
b)
the woman.
c)
the dog.
d) the
house.
e) the
cat.
6ª) Associe as palavras do texto com
suas respectivas traduções:
(A)
slippers (
) homem
(B) house
( )
manhã
(C)
with ( )
gordo
(D)
man ( )
chinelos
(E) fat
( ) com
(F) morning
( ) casa
a) D / F / A / E
/ C / B
b) D / F / E / A
/ C / B
c) B / F / E / A / D /
C
d) F / D / E / A / C /
B
e) C / B / E / A / D /
F
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/10/2021 de 13h - 14h)
LEIA A TIRINHA, TRADUZA E RESPONDA AS QUESTÕES:
1- Assinale a alternativa incorreta:
a) A palavra first,
na terceira cena, se trata de um advérbio.
b) Don’t,
na terceira cena, se trata de uma contração entre do e no.
c) Don’t,
na terceira cena, se trata de um verbo auxiliar do tempo verbal simple
present (present
simple).
d) A frase Do you think we should seee other people?,
na segunda cena, poderia ser reescrita como Do you think we ought to see other people?
2 – Da tirinha, depreende-se que:
a) A palavra Instagram,
na terceira cena, faz as vezes de um adjetivo.
b) O casal possui contas separadas, na rede social Instagram.
c) A rede social Instagram é
a grande vilã, na relação do casal.
d) O casal preza por uma vida social agitada.
3 – Podemos afirmar em relação à tirinha:
a) A tirinha faz um apelo para que casais mantenham contas
individualizadas em redes sociais.
b) A tirinha sugere que é preferível ter uma vida virtual
similar à vida real.
c) A tirinha tece críticas ao uso excessivo de redes sociais.
d) A tirinha enaltece a opção por manter perfis em redes
sociais.
5 – É corretor afirmar que:
a) A garota se mostra desinteressada na proposta de manter
contato com outras pessoas (além de elas mesmas).
b) A preocupação do casal reside no fato de eles não manterem
contato com outras pessoas (além de elas mesmas).
c) O garoto, na primeira cena, demonstra preocupação com a
garota.
d) A garota, na terceira cena, culpa a rede social Instagram pela
condição por qual passam.
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/10/2021 de 10h - 11h)
LEIA A TIRINHA, TRADUZA E RESPONDA AS QUESTÕES:
1- Assinale a alternativa incorreta:
a) A palavra first, na terceira cena, se trata de um advérbio.
b) Don’t, na terceira cena, se trata de uma contração entre do e no.
c) Don’t, na terceira cena, se trata de um verbo auxiliar do tempo verbal simple present (present simple).
d) A frase Do you think we should seee other people?, na segunda cena, poderia ser reescrita como Do you think we ought to see other people?
2 – Da tirinha, depreende-se que:
a) A palavra Instagram, na terceira cena, faz as vezes de um adjetivo.
b) O casal possui contas separadas, na rede social Instagram.
c) A rede social Instagram é a grande vilã, na relação do casal.
d) O casal preza por uma vida social agitada.
3 – Podemos afirmar em relação à tirinha:
a) A tirinha faz um apelo para que casais mantenham contas individualizadas em redes sociais.
b) A tirinha sugere que é preferível ter uma vida virtual similar à vida real.
c) A tirinha tece críticas ao uso excessivo de redes sociais.
d) A tirinha enaltece a opção por manter perfis em redes sociais.
5 – É corretor afirmar que:
a) A garota se mostra desinteressada na proposta de manter contato com outras pessoas (além de elas mesmas).
b) A preocupação do casal reside no fato de eles não manterem contato com outras pessoas (além de elas mesmas).
c) O garoto, na primeira cena, demonstra preocupação com a garota.
d) A garota, na terceira cena, culpa a rede social Instagram pela condição por qual passam.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUARTA-FEIRA
RAFAEL - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/10/2021 às 10h - 11h)
Assunto: Futsal
Conteúdo: Regras.
Objetivo: Aprender as regras do Futsal.
Conteúdo/teórico.
Texto: https://www.esportelandia.com.br/futebol/regras-do-futsal/
Vídeo: https://youtu.be/PUol3M8j3A4
Atividade 1.
1 - Sobre o futsal, assinale a alternativa VERDADEIRA:
a) Como o futebol de campo, se um jogador cometer falta ele pode levar o cartão amarelo (advertência) ou vermelho (expulsão). Dois cartões amarelos equivalem a um vermelho.
b) Existem dois árbitros: o auxiliar e o principal. O cronometrista é responsável por controlar o tempo de jogo.
c) No futsal, assim como no futebol de campo, há o conceito de impedimento.
d) As cobranças laterais são realizadas em até 4 segundos e devem ser cobradas com a mão.
2 - O objetivo do futsal é fazer gols. Assim, a equipe vencedora é aquela que conseguir fazer o maior número de gols durante uma partida. O tempo oficial do jogo de futsal é de
a) 50 minutos, sendo divididos em dois tempos de 25 minutos.
b) 30 minutos, sendo divididos em dois tempos de 15 minutos.
c) 40 minutos, sendo divididos em dois tempos de 20 minutos.
d) 60 minutos, sendo divididos em três tempos de 20 minutos.
Citação
“Acredite sempre no melhor das pessoas, a não ser que elas provem que não são dignas disso.”
John C. Maxwell
Sugestão: Atividade 2 (bônus)
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/10/2021 às 13h - 14h)
Assunto: Handebol.
Conteúdo: Regras.
Objetivo: Aprender as regras do Handebol.
Conteúdo/teórico.
Texto: https://regrasdoesporte.com.br/tudo-sobre-handebol-regras-e-fundamentos.html
vídeo: https://youtu.be/tCNOnm9b7eU
ATIVIDADE 1
1 - Marque (F) para falso e (V) para verdadeiro:
( ) O jogador pode dar até quatro passos com a bola na mão.
( ) Pode arrancar a bola do adversário.
( ) No handebol deve existir um intervalo de 10 minutos para cada partida.
( ) As mãos devem permanecer na cabeça durante o tronco.
( ) O atleta ao cobrar o tiro lateral não deve pisar na linha ao lançar a bola.
( ) Ao cobrar o tiro lateral, os adversários devem ficar a três metros de distância.
( ) O time marca ponto quando a bola passar totalmente a linha de gol.
( ) O jogador pode segurar a bola por mais de três segundos se estiver correndo.
( ) As faltas podem ser cobradas sem o apito do árbitro.
Citação
“Com paciência e perseverança muito se alcança.”
Théophile Gautier
Sugestão: ATIVIDADE 2 (bônus)
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/10/2021 às 09h - 10h)
Assunto: Voleibol.
Conteúdo: Regras.
Objetivo: Aprender as regras do Voleibol.
Conteúdo/teórico.
Texto: https://www.todamateria.com.br/regras-do-voleibol/
Vídeo: https://youtu.be/qc1wkTMmXY4
Atividade 1.
1 - Um professor de educação física organizou um campeonato de voleibol na sua escola. Os alunos receberam as seguintes orientações do seu professor:
I - Uma partida termina quando uma equipe faz o melhor de cinco sets.
II - A equipe que conquistar três sets vence a partida.
III - Se a equipe for para o quinto set, vence a equipe que chegar a 15 pontos com uma diferença de dois pontos em relação a outra equipe.
Marque a opção que se refere as orientações corretas anunciadas pelo professor:
a) I, II e III.
b) I e II.
c) II e III.
d) I e III.
2 - Sobre o voleibol, assinale a afirmação FALSA:
a) Os levantadores, como o próprio nome já indica, levantam a bola com a ponta dos dedos. Depois, passam aos atacantes que tentam marcar ponto ao lançar para o campo adversário.
b) Cada jogada do vôlei tem início com os saques. O sacador tem que arremessar a bola por cima da rede e dentro da quadra de seu adversário, podendo repetir o saque apenas uma vez.
c) Os adversários podem realizar um bloqueio ou defesa para que a bola volte e toque no chão da equipe que atacou.
d) Os jogadores recebem o saque geralmente através de recursos como a manchete ou o toque.
Citação
“Os grandes feitos são conseguidos não pela força, mas pela perseverança.”
Samuel Johnson
Sugestão: Atividade 2 (bônus)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
GISLENE - ARTES (6º e 7º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 6º e 7º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/10/2021 de 09h - 10h)
TEMA:
ARTE IMPRESSIONISTA
O
Impressionismo é um movimento das artes que surgiu na França no século XIX,
sendo Claude Monet um dos principais artistas impressionistas.
Algumas características marcaram as obras
impressionistas e tornaram forte o movimento na época, como:
-Ênfase nos temas da natureza, principalmente de paisagens;
- Uso de técnicas de pintura que valorização a ação da luz
natural;
- Valorização da decomposição das cores;
- Pinceladas soltas buscando os movimentos da cena
retratada;
- Uso de efeitos de sombras coloridas e
luminosas.
Ao observar uma obra impressionista de perto, é possível
identificar apenas pinceladas separadas que parecem manchas sem contorno.
Vistas de longe, as pinceladas organizam-se para os nossos olhos criando formas
e luminosidade.
Observe algumas obras impressionistas:
O
movimento impressionista foi um divisor de águas para a pintura. Os artistas
não se atrelavam aos ensinamentos do realismo acadêmico. A impressão que uma
paisagem, objeto ou cena causava ao artista, era captada pelas pinceladas
soltas que enfatizavam a luz e o movimento.
Observe o quadro abaixo:
"Impressão: o Nascer do Sol”, Monet (1874)
A
combinação de cores e pinceladas nesse quadro dão apenas uma
"impressão" dessa paisagem, daí o nome do quadro "Impressão: o
Nascer do Sol", um dos clássicos de Monet (1874).
Portanto, o impressionismo é
marcado pelo rompimento com a perfeição dos traços tradicionalistas, realistas
e a preocupação em transmitir para a obra o que o artista sentia e percebia no
momento da execução da tela.
ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU
1. Em que país surgiu
o Impressionismo?
a) França.
b) Brasil.
c) Alemanha.
d) Estados Unidos.
2. Qual característica
abaixo não faz parte da pintura impressionista?
a) Uso de pinceladas
soltas, rápidas e curtas.
b) Ênfase nos
aspectos coloridos e luminosos do quadro.
c) Uso de contorno
linear.
d) Trabalho ao ar
livre.
3. O que os pintores
impressionistas procuravam retratar em suas obras de arte?
4. Marque a
alternativa que representa a aparência das pinturas impressionistas se olhadas
de perto.
a) Uma fotografia.
b) Destaque dos
contornos.
c) Um autorretrato.
d) Manchas e borrões.
5. O artista
impressionista demonstrava em suas obras, seus sentimentos, suas emoções e
experiências. Identifique a opção que está relacionada com esta afirmação.
a) Suas obras estão
relacionadas com a história da humanidade.
b) Suas obras estão
relacionadas às novas tecnologias.
c) Suas obras não
estão relacionadas à sua vida pessoal e social.
d) Suas obras não
estão associadas com a natureza e a sociedade.
MARÍCIA- ARTES (8º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 8º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/10/2021 de 14h - 15h)
ASSUNTO: CARICATURA
Michael Jackson poderia ser
representado em várias facetas. Saúde frágil, arrogância, metrossexualidade e
talento são alguns dos aspectos facilmente reconhecidos no referido astro do
pop. Qual dessas facetas é focalizada em cada uma das caricaturas apresentadas?
Caricatura
é um desenho de um personagem da vida real, tal como artistas e políticos.
Porém, a caricatura enfatiza e exagera as características da pessoa através de
uma forma humorística, assim como em algumas circunstâncias acentua gestos,
vícios e hábitos particulares de cada indivíduo. A distorção e o uso de poucos
traços são comuns na caricatura. Diz-se que uma boa caricatura pode ainda
captar aspectos da personalidade de uma pessoa através do jogo com as formas. É
comum sua utilização nas sátiras políticas. A imaginação do artista é
priorizada em relação aos aspectos naturais.
ATIVIDADE
Identifique
através das caricaturas que aparecem abaixo o personagem retratado e escreva
qual característica o desenhista deu mais ênfase.
BOM DESEMPENHO!!
ANDREA- ARTES (9º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 9º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/10/2021 de 13h - 14h)
ASSUNTO: CARICATURA
Michael Jackson poderia ser representado em várias facetas. Saúde frágil, arrogância, metrossexualidade e talento são alguns dos aspectos facilmente reconhecidos no referido astro do pop. Qual dessas facetas é focalizada em cada uma das caricaturas apresentadas?
Caricatura é um desenho de um personagem da vida real, tal como artistas e políticos. Porém, a caricatura enfatiza e exagera as características da pessoa através de uma forma humorística, assim como em algumas circunstâncias acentua gestos, vícios e hábitos particulares de cada indivíduo. A distorção e o uso de poucos traços são comuns na caricatura. Diz-se que uma boa caricatura pode ainda captar aspectos da personalidade de uma pessoa através do jogo com as formas. É comum sua utilização nas sátiras políticas. A imaginação do artista é priorizada em relação aos aspectos naturais.
ATIVIDADE
Identifique através das caricaturas que aparecem abaixo o personagem retratado e escreva qual característica o desenhista deu mais ênfase.
BOM DESEMPENHO!!
________________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUINTA-FEIRA
AMORIM - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/10/2021 às 9h - 11h)
Assunto: LÓGICA - VALOR DESCONHECIDO
Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo
Vídeo - https://youtu.be/pJ96qo9Hv04
Questionário:
1) QUANTO VALE O TERMO DESCONHECIDO EM ? + 22 = 22 + 38?
2) Renan COMPROU 56 ABACATES E K LARANJAS. SE O TOTAL DE FRUTAS COMPRADAS FORAM 101, QUANTO VALE O VALOR DESCONHECIDO, OU SEJA, QUANTAS LARANJAS FORAM COMPRADAS?
3) JOHN TINHA K REAIS. GASTOU 350 REAIS COM A COMPRA DE UMA PEÇA DE UM CARRO. 600 REAIS NO COLÉGIO DE UMA FILHA E AINDA FICOU COM 250 REAIS. QUANTO JOHN TINHA NO INÍCIO?
4) QUAL É O VALOR DESCONHECIDO?
A) A + 300 = 650
B) B + 230 = 700
C) C - 240 = 260
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/10/2021 às 13h - 15h)
ASSUNTO: LÓGICA - PRINCÍPIO MULTIPLICATIVO
Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo
Vídeo - https://youtu.be/9YHZdxtd6cc
Questionário:
1) QUANTOS NÚMEROS DE DOIS ALGARISMOS DIFERENTES PODEMOS FORMAR USANDO OS DÍGITOS 2;4;7;8;9?
2) DE QUANTAS MANEIRAS DIFERENTES UMA PESSOA PODE FORMAR UM PÓDIO DE TRÊS PESSOAS COM 5 CANDIDATOS?
3) QUANTOS NÚMEROS DE TRÊS ALGARISMOS DIFERENTES PODEMOS FORMAR USANDO OS DÍGITOS 3;4;5;6;8;9?
4) QUANTO VALE D EM D × 30 × 31 = 29 × 30 × 31? E QUANTO VALE 4D?
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
TADEU - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/10/2021 às 09h - 11h)
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/10/2021 às 13h - 15h)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
EUGÊNIO - HISTÓRIA
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/10/2021 às 13h - 14h)
Conteúdo:
Roma Antiga: Império (cap. 9 – página
161, 168 a )
Explicação: https://www.youtube.com/watch?v=3ol5lhMwzMA
1) Considere
os aspectos gerais da República Romana (509 a.C. a 27 a.C.), e assinale a
alternativa correta e corrija quando for incorreta.
( ) A fase
republicana da história dos romanos antigos foi marcada pela ausência de
guerras de conquistas e pela estagnação da expansão territorial.
( ) Na
República, os plebeus alcançaram importantes conquistas, como a possibilidade
de participação nas decisões políticas do Senado e o fim da escravidão por
dívidas.
( ) Nas
Guerras Púnicas, os romanos foram derrotados pelos cartagineses, que exigiram
pesadas indenizações de moedas e terras. Diante desse quadro, instalou-se uma
crise sem precedentes na República Romana.
( ) Tibério
e Caio Graco foram legisladores que atuaram para impedir a participação
política dos tribunos da plebe e favorecer os interesses dos latifundiários
patrícios quanto à ampliação de suas propriedades rurais.
( ) O
general Crasso foi o grande responsável por conduzir as vitórias das legiões
romanas na região da Gália.
2) Seguindo
os passos do seu tio na busca pela poder, derrotou os seus adversários e
pressionou o Senado a dar-lhe os títulos de: “príncipe”, que quer dizer “o
principal cidadão de Roma”, de “Augusto”, que quer dizer divino, e o título de
“imperador”, que quer dizer comandante supremo do exército, sendo portanto o
primeiro imperador de Roma:
A) Pompeu
B) Mário
C) Crasso.
D) Otávio.
3) Durante o
governo de Otávio Augusto (27 a.C. – 14 d.C.) uma série de reformas sociais e
administrativas foi realizada que resultou na “A Pax Romana”. O que se
compreende com a “Pax Romana”?
a) A falta de apoio que o Senado e o Centurial
tinham com relação ao governo de Otávio Augusto.
b) A fragilidade militar e a decadência
econômica do Império Romano.
c) A mudança do centro administrativo de Roma
para Constantinopla.
d) Um período de prosperidade econômica, e
maior profissionalização do exército. Com isso, o imenso Império passou a
desfrutar de uma relativa estabilidade e segurança.
e) O início da conversão dos governantes
romanos ao cristianismo. Com isso, os Imperadores passavam a cultivar a relação
pacífica nas províncias que estavam sob o seu governo.
4)Durante o
Império Romano foi instituída a “política de pão e circo”. O que foi essa
política?
a) foi o aumento da arrecadação de impostos para
ser revertido em alimento e diversão aos romanos pobres.
b) foi uma medida proibitiva para inibir a venda
ilegal de alimentos e de ingressos aos espetáculos públicos.
c) foi a distribuição gratuita de alimentos e
ingresso aos espetáculos para evitar revoltas sociais.
5) Escreva
CERTO ou ERRADO nas seguintes declarações. Quando estiver errado corrija:
_______ o Império Romano era composto por povos de
diferentes continentes e culturas.
_______ as romanas podiam se casar a partir dos 12
anos e os pais escolhiam o esposo.
_______ assistir peças teatrais , ocorridas de
carruagens e lutas de gladiadores eram as diversões.
_______ o romeno era a língua oficial do Império
Romano.
_______ os imperadores romanos eram considerados
deuses.
6) Observe e
depois responda:
|
Espanhol |
Português
|
Italiano
|
Francês
|
Romeno |
Galego |
|
Hombre |
Homem |
Uomo |
Homme |
Om |
Home |
|
Generosidad |
Generosidade |
Generosità |
Génerosité |
Generozitate |
Xenerosidade |
a) O que essas palavras tem em comum?
b) Como esses idiomas são chamados? De onde os
mesmos se originaram?
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/10/2021 às 09h - 10h)
Conteúdo:
Invasões holandesas (cap. 11 – páginas
178 a 183)
Explicação: https://www.youtube.com/watch?v=wxKBMvojoKQ
1) Marque a
opção onde consta o contexto e a causa da invasão holandesa ao nordeste
brasileiro no século XVII:
a) a União Ibérica – a Espanha anexou Portugal e
suas colônias e proibiu-as de fazer de comerciar com a Holanda, sua inimiga.
b) a morte do rei D. Sebastião – trouxe divisões e
fragilidades em Portugal e os holandeses se aproveitaram para invadir as
colônias portuguesas e garantir o fornecimento açucareiro.
c) a disputa espanhola pelo trono português – os
holandeses aproveitaram o conflito existente para expandir seus domínios, ao
invadir e colonizar Salvador, a capital do Brasil.
d) a Reforma Protestante – os holandeses depois de
se libertarem do domínio espanhol, decidiram converter as colônias espanholas
ao protestantismo calvinista.
2) Marque (V)
ou (F). Corrija quando for falso:
( ) Até o
século XVI a Holanda era um território colonial espanhol.
( ) O
rei Felipe II da Espanha tentou impor o
protestantismo aos holandeses de religião católica.
( ) As
autoridades espanholas passaram a cobrar altos impostos dos holandeses.
( ) Os
espanhóis passaram a proibir Portugal e
suas colônias de fazerem comércio com os holandeses.
3) Identifique, com base na observação
da charge, uma consequência ocorrida nas regiões açucareiras durante a guerra
entre brasileiros e holandeses.
4) Veja
entre as medidas adotadas por Maurício de Nassau, enquanto governou o
Nordeste, que está INCORRETA e depois
corrija:
a) emprestou dinheiro aos senhores de engenho para
que recuperassem suas lavouras e adquirissem novos escravos.
b) adotou uma política de intolerância religiosa,
ao proibir o culto religioso aos judeus e católicos, enquanto permitiu somente
o protestantismo.
c) urbanizou Recife, ao mandar criar calçamentos
nas ruas, jardins, hospitais e pontes que ligam as margens dos rios.
d) trouxe
renomados artistas europeus para pintar a fauna e a flora brasileira, a fim de
que o Brasil pudesse ser visto por investidores .
5) Qual foi
o brasileiro que ajudou a “entregar” o Nordeste aos holandeses no século XVI?
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/10/2021 às 14h - 15h)
Conteúdo:
Segundo Reinado: abolição e imigração
(cap. 12 – páginas 204 a 218)
Explicação:
https://www.youtube.com/watch?v=flM3miXFeSs
https://www.youtube.com/watch?v=nBBbSBZnwHQ&t=34s
1) Dentre os
fatores abaixo, indique os que contribuíram para a abolição da escravatura no
Brasil:
a) a resistência dos escravizados simbolizada na
formação de quilombos, a Lei Eusébio de Queiros e as campanhas dos
abolicionistas.
b) a imigração europeia, a decadência da economia
cafeeira durante o Segundo Império e a Proclamação da República.
c) a defasagem da economia cafeeira, o
desenvolvimento da industrialização e as ideias republicanas.
2) Associe a
lei abolicionista ao seu conteúdo:
(A) Lei do Ventre Livre (1871) ( ) libertava escravos a partir dos 60 anos.
(B) Lei dos Sexagenários (1885) ( ) libertava os filhos de escravos.
(C) Lei Áurea (1888) ( ) aboliu a escravidão no Brasil.
3) Julgue
como CERTO ou ERRADO e corrija quando for necessário.
*Em relação aos afrodescendentes após o fim da
escravidão:
_____ permaneceram nas mesmas fazendas onde
trabalhavam, pois as receberam do governo.
_____ permaneceram marginalizados e rejeitados por
causa da sua cor e falta de instrução escolar.
_____ passaram a exercer profissões e serviços que
a sociedade não queria exercer ou executar.
_____ passaram se envolver na vida artística e em
agremiações esportivas como forma de driblar as dificuldades.
4) Leia o
cartaz e depois responda:
a) Qual público o governo brasileiro queria atingir com essa propaganda?
b) O que o governo destacava de vantajoso no
Brasil?
c) Você consegue observar algum exagero, como
oferta? Justifique
5) Na
segunda metade do século XIX, a introdução, de forma crescente, de
trabalhadores livres no Brasil, está ligado a:
a) crise da escravidão, principalmente após o fim
do trágico negreiro?
b) criação de indústrias que não utilizavam
trabalho escravo.
c) a política antiescravista, adotada pelo governo
Imperial
**QUESTÃO
DESAFIO**
- Qual foi a
primeira província brasileira a abolir a escravidão em 25 de março de 1884?
- Por que em
1857 os imigrantes italianos que trabalhavam na Fazenda Ibicaba, no interior
paulista, se revoltaram contra o proprietário da referida fazenda?
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/10/2021 às 10h - 11h)
Conteúdo:
Revoluções socialistas: Cuba. (cap. 10. Pág. 150 a 156)
Explicação:
https://www.youtube.com/watch?v=t-L6UQoRkTg
1) Avalie
as afirmativas a seguir com V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na
primeira metade do século XX, a riqueza em Cuba concentrava-se nas mãos de
poucas famílias e de empresários estadunidenses, enquanto a maior parte da população
era mal alimentada, sem assistência médica e analfabeta.
( ) O presidente Fulgêncio Batista
instaurou um governo democrático, durante o qual lutou para acabar com a
prostituição e os cassinos em Cuba.
( ) Em
1953, Fidel Castro, que vivia refugiado, desembarcou em Cuba e tentou, em vão,
derrubar Batista e tomar o poder.
( ) Fidel
Castro, acompanhado de 12 homens, promoveu uma guerra de guerrilha contra o
governo Batista e tomou o poder em 1959.
( ) Ao
assumir o poder, Fidel Castro aumentou os preços dos aluguéis, dos medicamentos
e das tarifas telefônicas e de eletricidade; ao mesmo tempo, reprimiu duramente
seus adversários.
A sequência correta de respostas é:
a) F, V, F, F, V.
b) V, F, F, V, F.
c) V, V, V, V, F.
d) V, F, V, V, F.
e) F, V, F, V, F.
2) Depois de
derrotar o ditador Fulgêncio Batista, Fidel Castro, o líder da Revolução
Cubana, adotou algumas de medidas
populares. Cite cada uma delas.
3) Observe a
charge e a fala do ex-Presidente norte americano Donald Trump, em 2017:
“Hoje nasceu uma nova política. Dou por cancelado o acordo de Obama. Não apoiaremos o monopólio militar que oprime os cubanos [...].
Sabemos o que
se passa lá [...]. Cuba deve legalizar os partidos políticos, permitir eleições
supervisionadas, liberar os presos e entregar os fugitivos. Enquanto não houver
liberdade, haverá restrições.”
( ) tanto
a charge quanto a fala de Trump tratam das restrições econômicas americanas
impostas à Cuba, desde a Revolução.
( ) tanto
Obama quanto o Presidente Donald Trump entraram em acordo para criar um nova
política que cancelasse o bloqueio econômico aquele país.
( ) Trump
deixa subentendido que os cubanos vivem
sob um regime militar opressor e violador de direitos – justificando assim a continuação do embargo econômico.
4) O que o
Governo cubano fez (e ainda faz) para
sobreviver ao bloqueio econômico imposto pelos EUA desde a década de 1960?
______________________________________________________________________
AULAS DE SEXTA-FEIRA
GEORGE - GEOGRAFIA
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/10/2021 às 09h - 10h)
De olho no link: https://youtu.be/G8mbtPaKBZc Vulcões pequenos e grandões!
1. Analise a imagem a seguir e indique:
a) Crosta terrestre
b) Manto
c) Em quantas e quais partes se divide o núcleo terrestre?
2. Confira a manchete a seguir e assinale a alternativa correta:
Cristal australiano é o ‘pedaço’ mais antigo da Terra
Um cristal de zircão encontrado na Austrália foi datado com 4,4 bilhões de anos, o que indica que a crosta da Terra se desenvolveu relativamente cedo depois da formação do planeta Portal Terra, 22 fev. 2014. Disponível em: <Notícias Terra>. Adaptado.
O fato de a maioria das rochas da crosta terrestre, ao contrário do fragmento citado acima, não possuir idade próxima ao tempo de existência do planeta deve-se:
a) à formação retardatária das composições rochosas.
b) aos sucessivos impactos sofridos pela superfície ao longo do tempo.
c) à existência do ciclo das rochas.
d) aos processos de transformação das formas de relevo.
e) aos impactos ambientais antrópicos.
3. A crosta terrestre é a mais fina das camadas terrestres e possui aspectos específicos em termos de composição e mineralogia, que variam conforme a localização geográfica e os níveis de profundidade.
Com base em suas composições, a crosta pode ser dividida em dois tipos, a saber:
a) camada sima e camada sial
b) continental e oceânica
c) rochosa e mineral
d) litosfera e astenosfera
e) orgânica e fóssil
4. A formação das tsunamis
Parte dos alertas para tsunami no Pacífico é cancelada
Fonte: Reuters
Data: 11/03/2021
Alguns países densamente povoados da Ásia-Pacífico que poderiam estar sob risco de um tsunami após o forte terremoto que atingiu o Japão na sexta-feira tiveram os alertas suspensos, informaram o Centro de Alerta de Tsunamis no Pacífico, dos EUA, e autoridades nacionais.
Mais cedo, o centro havia emitido um alerta para toda a bacia do Pacífico, com a exceção da parte continental dos EUA e do Canadá, incluindo o Havaí, e indo do México até os países da América do Sul banhados pelo Pacífico.
A Austrália e a Nova Zelândia, que estavam na lista de alerta inicial, foram retiradas depois. O Centro Australiano Conjunto de Alertas para Tsunamis confirmou que não havia ameaça de tsunami.
China, Indonésia e Filipinas suspenderam seus alertas para tsunami, depois que Taiwan e o território norte-americano de Guam também afirmaram que a ameaça de ondas gigantes havia passado.
Acreditava-se que o tsunami seguisse rumo às Américas, onde os alertas do Centro de Alerta de Tsunamis no Pacífico estão em vigor para países como México, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Honduras, Chile, Equador, Colômbia e Peru.
As ondas do tsunami passaram pelo Havaí, situado a 6.200 quilômetros do Japão, sem causar um impacto muito grande e os EUA aparentemente estão fora de grande perigo, disse o chefe de gabinete da Casa Branca, Bill Daley.
A agência da Defesa Civil do Havaí havia determinado a retirada de pessoas de todas as áreas costeiras, incluindo o principal centro turístico de Honolulu, até 2h no horário local (9h de Brasília).
O Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia (Phivolcs) informou que pequenas ondas do tsunami de até 70 centímetros atingiram a costa leste das Filipinas que está diante do Oceano Pacífico.
Ondas de até 2 metros acima do nível normal do mar foram detectadas perto das Ilhas Wake, das Ilhas Midway e de Guam, no norte do Pacífico, disse Chip McCreary, porta-voz do Centro de Alerta de Tsunamis no Pacífico.
As ilhas de Palau, onde esperava-se que as ondas do tsunami chegassem às 7h30 (horário de Brasília), não sentiram nenhum impacto, disse o assessor de imprensa do presidente de Palau.
O maior terremoto do Japão em 140 anos atingiu a costa nordeste do país na sexta-feira, provocando um tsunami com ondas de 10 metros de altura que destruiu tudo o que estava em seu caminho, incluindo casas e carros.
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/10/2021 às 10h - 11h)
De olho no link: https://youtu.be/A71lDbCL658 Soja: produtor do Piauí conta como colheu mais de 101 sacas por hectare
1. Ao longo da história econômica do Brasil, qual desses produtos agrícolas não fez parte de uma prática monocultora ou de elevado impacto estrutural no país?
a) Soja
b) Cana-de-açúcar
c) Café
d) Tabaco
2. “ONU declara 2014 como o 'Ano Internacional da Agricultura Familiar. A ideia é promover uma ampla discussão e cooperação mundial para aumentar a conscientização e entendimento dos desafios que os pequenos agricultores enfrentam”.
(BRASIL. Ministério da Integração Nacional. Disponível em: http://www.integracao.gov.br)
A agricultura familiar no Brasil concentra-se:
a) Na região Sudeste, próxima aos grandes centros industriais do país.
b) Na região Sul, com poucas terras agricultáveis à disposição.
c) Na região Norte, junto aos domínios naturais da Amazônia.
d) Na região Centro-Oeste, contendo a frente de expansão do agronegócio.
e) Na região Nordeste, notadamente na Zona da Mata.
3. “A expansão das cadeias produtivas de carne, grãos e algodão em direção às regiões Centro-Oeste e Norte vem aprofundando o processo de interiorização do país na última década.
A constatação é da nova edição do Atlas Nacional do Brasil Milton Santos, lançado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A publicação, composta por 548 mapas, 76 gráficos, oito tabelas, seis fotos e 14 imagens de satélite, atualiza informações geográficas sobre o território brasileiro na última década”. (…)
Revista Globo Rural, 14 dez. 2010. Adaptado.
O processo acima descrito, no contexto das reconfigurações do espaço agrário do Brasil, deflagra:
a) o processo de redistribuição de terras
b) a expansão da fronteira agrícola
c) a ruralização ou expansão do meio agrário
d) a contração da produção para o mercado externo
e) o estímulo à desapropriação de terras improdutivas
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/10/2021 às 13h - 14h)
De olho no link: https://youtu.be/YgzkNBHgNJE Lei da Maquila (Paraguai)
1. Complete a lacuna seguir: O bloco econômico Mercosul (Mercado Comum do Sul) foi oficialmente estabelecido em março de 1991. É formado pelos seguintes países:_______________________. O objetivo principal do Mercosul é eliminar as barreiras comerciais entre os países, aumentando o comércio entre eles. Outro objetivo é estabelecer tarifa zero entre os países e num futuro próximo, uma moeda única.
a) Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Venezuela.
b) Brasil, Chile, Uruguai, Argentina.
c) Paraguai, Argentina, Venezuela, Bolívia.
d) Nenhuma das alternativas.
2. Com mais de duas décadas de existência, o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é a mais abrangente iniciativa de integração regional da América Latina, surgida no contexto da redemocratização e reaproximação dos países da região ao final da década de 80. O Tratado de Assunção, instrumento fundacional do MERCOSUL, estabeleceu um modelo de integração profunda, com os objetivos centrais de conformação de um mercado comum - com livre circulação interna de bens, serviços e fatores produtivos - o estabelecimento de uma Tarifa Externa Comum (TEC) no comércio com terceiros países e a adoção de uma política comercial comum. Assinale a alternativa que aponta os membros fundadores do MERCOSUL:
a) Brasil, Argentina, Paraguai e Venezuela.
b) Brasil, Bolívia, Paraguai e Venezuela.
c) Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
d) Brasil, Uruguai, Peru e Paraguai.
e) Brasil, Argentina, Paraguai e Chile.
3. O MERCOSUL possui uma divisão entre os seus membros, sendo que as nações principais são chamadas de membros plenos e aquela nações que possuem uma integração menor ao bloco econômico são chamados de membros associados. Os membros plenos atuais são cinco, porém um desses países se encontra suspenso desde dezembro de 2016, sendo ele:
A) Paraguai.
B) Uruguai.
C) Bolívia.
D) Venezuela.
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/10/2021 às 14h - 15h)
De
olho no link:
https://youtu.be/DHRCrXZMdQ0 Emprego no Canadá para
brasileiros
https://youtu.be/QX0SoedyGg8 Por que EUA têm 9 milhões
de desempregados apesar de vagas de sobra (Na pandemia)
1. Observe o mapa, realize
pesquisa e responda a seguir:
a) Cite 3 estados da Costa
Oeste dos EUA
b) Indique 3 estados do
“Cinturão da Ferrugem”
c) Faça um pequeno
histórico da compra do Alaska pelos Estados Unidos
d) Cite as 13 colônias
originais, onde se localizam? Qual tipo de colonização estas foram alvo?
Explique
e) Onde se localiza a Capital dos Estados
Unidos? Como esta é chamada?
2. A América do Norte é uma subdivisão do continente americano, sendo formada pelos países do México, Canadá e Estados Unidos. No entanto, outros dois territórios pertencentes a países europeus estão localizados nessa porção da América. Marque a alternativa que corresponde aos dois territórios localizados na América do Norte.
a) Groelândia e Malvinas
b) Groelândia e Santa
Helena
c) Bermudas e Groelândia
d) Bermudas e Alasca
3. Sobre os aspectos
físicos da América do Norte marque a alternativa incorreta.
a) O território
norte-americano é banhado pelos oceanos Glacial Ártico, Atlântico e Pacífico.
b) O Alasca é um
território que pertencente aos Estados Unidos.
c) Com extensão
territorial de 1.958.201 quilômetros quadrados, o México é o menor país da
América do Norte.
d) A América do Norte está
localizada ao norte da Linha do Equador, portanto, ela pertence ao hemisfério
setentrional.
e) Localizado entre o
trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico, os três países da América do Norte
pertencem exclusivamente à Zona Climática Temperada do Norte.
4. Analise as proposições
sobre o espaço Norte Americano.
I. A indústria se concentra na porção Leste do país.
II. No Nordeste encontra-se uma das regiões de maior concentração
urbano-industrial do planeta.
III. No Sul uma atividade que merece destaque é a indústria do turismo.
IV. A religião predominante é a protestante.
V. É o país que mais produz armas no planeta.
Assinale a alternativa correta:
a)
Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
b)
Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.
c)
Somente as afirmativas I e V são verdadeiras.
d)
Somente a afirmativa IV é verdadeira.
e)
Todas as afirmativas são verdadeiras.
5. A região onde se concentra a indústria de tecnologia de ponta,
nos Estados Unidos, é:
a)
Costa Oeste
b)
Costa Leste
c)
Grandes Lagos
d)
Golfo do México
e)
Vale do Mississipi-Missouri
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
FELIPE - ENSINO RELIGIOSO
ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - TODAS AS TURMAS
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/10/2021 conforme os horários abaixo)
Atenção aos horários: 6º ano: de 14h - 15h
8º ano: de 13h - 14h
7º ano: de 10h - 11h
9º ano: de 09h - 10h
Hoje iremos tratar de um assunto polêmico: A relação entre política e religião. O assunto ganhou força nos últimos anos quando a justiça tenta colocar a possibilidade de punir lideres religiosos que abusarem de sua posição para ajudar ou prejudicar alguma candidatura. Vamos ler alguns trechos da reportagem do jornal Diário do Nordeste sobre o assunto.
“ Lideranças políticas debatem limites da atuação política em templos”
“... "A fé não é um fenômeno individual, mas coletivo. Então, é importante lembrarmos que toda atitude nossa tem uma conotação política também", afirma o padre do Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Fortaleza, Ivan de Souza.
"Mas, quando falo de política, não é a partidária, que muita vezes é desigual e desonesta", argumenta. "Minha atitude de fé demonstra uma atitude política, que busca a justiça e a verdade". Por conta disso, ele considera que "o cristão deve estar na política, para que ele a transforme".
O reverendo Francisco Ferreira, da Igreja ICM Fortaleza, concorda. "É impossível ser religioso sem ser político", frisa. Para o reverendo, que lidera uma igreja inclusiva cristã na Capital, a figura de Jesus Cristo e sua história no mundo refletem a necessidade da atuação política. "Então, é urgente que pessoas que sejam religiosas tomem a frente".
Os aspectos concretos da política influenciam diretamente diferentes instituições, inclusive a religião. "É nela que nascem as leis e toda a normatização que organiza a sociedade", explica o ogan alabê Armando Teixeira, do Ilê Axé Omo Tifé. Candomblecista, Teixeira aponta que as mentalidades dos políticos também interferem, neste caso. "Existe a religiosidade e existem as instituições religiosas. A política consegue interferir nas instituições e, em algumas religiões, também na religiosidade", afirma.
... o presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos do Ceará (Ormece), pastor Francisco Paixão, também acredita serem necessários limites. "Eu não concordo com fazer política no altar. Pastoreio 30 Igrejas e, em todas, eu proíbo o uso do púlpito para política", enfatiza a liderança. O reverendo Francisco Ferreira também faz ponderação sobre o limiar. "O limite está entre a representação e a dominação”. “Nós enquanto religiosos devemos utilizar a política como movimento de representatividade, principalmente das minorias”, sustenta.”
https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/
ATIVIDADE.
1 – Explique o que seria o “abuso do poder religioso”
2 – A partir da leitura do texto marque a opção falsa:
a) Nenhum dos líderes religiosos defende a política.
b) O padre Ivan de Souza defende que o cristão deve estar na política.
c) Para o reverendo Francisco Ferreira, a figura de Jesus Cristo mostra a necessidade da atuação política.
d) Segundo o ogan alabê Armando Teixeira, a mentalidade dos políticos interfere nas religiões.
3 - O pastor Francisco Paixão afirma que não concorda que se faça política no altar. Explique o que você entendeu por “fazer política no altar”
4 – Faça uma pequena pesquisa sobre as discussões sobre o “abuso da autoridade religiosa” e a relação dessa discussão com as eleições.
5 - Observe a charge e responda a questão:
a) O que você entende por “cabo eleitoral”?
b) Qual a critica que a charge está propondo?
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/10/2021 conforme os horários abaixo)
Atenção aos horários: 6º ano: de 14h - 15h
8º ano: de 13h - 14h
7º ano: de 10h - 11h
9º ano: de 09h - 10h
Hoje iremos tratar de um assunto polêmico: A relação entre política e religião. O assunto ganhou força nos últimos anos quando a justiça tenta colocar a possibilidade de punir lideres religiosos que abusarem de sua posição para ajudar ou prejudicar alguma candidatura. Vamos ler alguns trechos da reportagem do jornal Diário do Nordeste sobre o assunto.
“ Lideranças políticas debatem limites da atuação política em templos”
“... "A fé não é um fenômeno individual, mas coletivo. Então, é importante lembrarmos que toda atitude nossa tem uma conotação política também", afirma o padre do Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Fortaleza, Ivan de Souza.
"Mas, quando falo de política, não é a partidária, que muita vezes é desigual e desonesta", argumenta. "Minha atitude de fé demonstra uma atitude política, que busca a justiça e a verdade". Por conta disso, ele considera que "o cristão deve estar na política, para que ele a transforme".
O reverendo Francisco Ferreira, da Igreja ICM Fortaleza, concorda. "É impossível ser religioso sem ser político", frisa. Para o reverendo, que lidera uma igreja inclusiva cristã na Capital, a figura de Jesus Cristo e sua história no mundo refletem a necessidade da atuação política. "Então, é urgente que pessoas que sejam religiosas tomem a frente".
Os aspectos concretos da política influenciam diretamente diferentes instituições, inclusive a religião. "É nela que nascem as leis e toda a normatização que organiza a sociedade", explica o ogan alabê Armando Teixeira, do Ilê Axé Omo Tifé. Candomblecista, Teixeira aponta que as mentalidades dos políticos também interferem, neste caso. "Existe a religiosidade e existem as instituições religiosas. A política consegue interferir nas instituições e, em algumas religiões, também na religiosidade", afirma.
... o presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos do Ceará (Ormece), pastor Francisco Paixão, também acredita serem necessários limites. "Eu não concordo com fazer política no altar. Pastoreio 30 Igrejas e, em todas, eu proíbo o uso do púlpito para política", enfatiza a liderança. O reverendo Francisco Ferreira também faz ponderação sobre o limiar. "O limite está entre a representação e a dominação”. “Nós enquanto religiosos devemos utilizar a política como movimento de representatividade, principalmente das minorias”, sustenta.”
https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/
ATIVIDADE.
1 – Explique o que seria o “abuso do poder religioso”
2 – A partir da leitura do texto marque a opção falsa:
a) Nenhum dos líderes religiosos defende a política.
b) O padre Ivan de Souza defende que o cristão deve estar na política.
c) Para o reverendo Francisco Ferreira, a figura de Jesus Cristo mostra a necessidade da atuação política.
d) Segundo o ogan alabê Armando Teixeira, a mentalidade dos políticos interfere nas religiões.
3 - O pastor Francisco Paixão afirma que não concorda que se faça política no altar. Explique o que você entendeu por “fazer política no altar”
4 – Faça uma pequena pesquisa sobre as discussões sobre o “abuso da autoridade religiosa” e a relação dessa discussão com as eleições.
5 - Observe a charge e responda a questão:
a) O que você entende por “cabo eleitoral”?
b) Qual a critica que a charge está propondo?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário