NÃO HAVERÁ AULAS NA SEGUNDA E TERÇA DEVIDO A ANTECIPAÇÃO DO FERIADO DO DIA DOS PROFESSORES PARA SEGUNDA E NSA APARECIDA
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUARTA-FEIRA
RAFAEL - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 13/10/2021 às 10h - 11h)
Assunto: Futsal
Conteúdo: Origem.
Objetivo: Conhecer a origem do Futsal.
Conteúdo/teórico.
Texto: https://www.todamateria.com.br/futsal/
Vídeo: https://youtu.be/8iDl7y0-r20
Atividade 1.
1 - O futsal surgiu nos anos 30 no Uruguai. O responsável por sua fundação foi o professor de educação física
a) Juan Carlos Ceriani Gravier.
b) Charles Miller viria.
c) William George Morgan.
d) James Naismith
2 - O futsal é também conhecido como futebol de salão, é semelhante ao futebol de campo. O futsal é um esporte
a) individual.
b) de marca.
c) coletivo.
d) esporte de precisão.
Citação
“Ninguém marca um gol sentado no banco de reservas. No jogo da vida, você tem que estar ativo, em campo, chamando a responsabilidade pra si.”
Augusto Branco
Sugestão: Atividade 2 (bônus)
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 13/10/2021 às 13h - 14h)
Assunto: Handebol.
Conteúdo: História do Handebol.
Objetivo: Conhecer a modalidade de Handebol.
Conteúdo/teórico.
Texto: https://www.todamateria.com.br/handebol/
vídeo: https://youtu.be/yyXO3CRf_Sg
ATIVIDADE 1
1 - Quem foi o criador do handebol?
2 - Quais foram os países que primeiro começaram a utilizar o handebol como esporte?
Citação
“Se eu não abro mão do handebol, foi porque esse esporte fez total diferença na minha vida”
Verônica Da Silva
Sugestão: ATIVIDADE 2 (bônus)
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 13/10/2021 às 09h - 10h)
Assunto: Voleibol.
Conteúdo: História do voleibol.
Objetivo: Conhecer a história do Voleibol.
Conteúdo/teórico.
Texto: https://www.todamateria.com.br/historia-do-voleibol/
Vídeo: https://youtu.be/ki_ZTZhDFZI
Atividade 1.
1 - Explique como se deu a criação do esporte vôlei?
2 – Qual o objetivo do jogo de vôlei?
Citação
“A distância entre o sonho e a realidade chama-se disciplina”
Bernardinho
Sugestão: Atividade 2 (bônus)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
GISLENE - ARTES (6º e 7º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 6º e 7º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 13/10/2021 de 09h - 10h)
Artes Figurativas e abstratas
As formas criadas pelos artistas visuais são chamadas de figurativas quando remetem a figuras que existem na realidade. Do contrário, são ditas abstratas. Veja abaixo um exemplo de arte figurativa.
As obras abstratas podem ser classificadas em geométricas e orgânicas. Essas últimas recebem esse nome porque têm contornos irregulares que remetem às formas curvas dos organismos vivos. Abaixo, há um exemplo de pintura geométrica.
Que formas geométricas existem aqui? _________________________________
Quais são as cores usadas pelo artista? __________________________________
Arte abstrata é uma arte:
a) que tem a intenção de representar figuras geométricas.
b) que não pretende representar figuras ou objetos como realmente são
c) sequencial, como, por exemplo, a história em quadrinhos.
d) que foca na representação da natureza, vista do ponto de vista realístico
2) Arte abstrata é uma arte:
a) que tem a intenção de representar figuras geométricas.
b) que não pretende representar figuras ou objetos como realmente são
c) que foca na representação da natureza, vista do ponto de vista real
Agora, é a sua vez de criar sua própria Arte Abstrata!
Obs: Clique no link abaixo para ter algumas ideias de como produzir seu trabalho.
Obs: Atividade será para NOTA.
https://www.youtube.com/watch?v=NVonC8M8cW4
MARÍCIA- ARTES (8º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 8º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 13/10/2021 de 14h - 15h)
ASSUNTO: OBRA DE ANITA MALFATI
ATIVIDADE
1- Pesquise sobre a obra “O Farol”, de Anita Malfati: ano e seu
contexto de produção, inspiraçao , cores utilizadas etc.
2- Hora
de produzir: Faça um desenho que represente um lugar onde você gostaria de estar.
Represente-o com detalhes e pinte-o.
Por
mais difícil que algo possa parecer, jamais desista antes de tentar.
BOM
DESEMPENHO!
ASSUNTO: OBRA DE ANITA MALFATI
ATIVIDADE
1- Pesquise sobre a obra “O Farol”, de Anita Malfati: ano e seu
contexto de produção, inspiraçao , cores utilizadas etc.
2- Hora de produzir: Faça um desenho que represente um lugar onde você gostaria de estar. Represente-o com detalhes e pinte-o.
Por
mais difícil que algo possa parecer, jamais desista antes de tentar.
BOM
DESEMPENHO!
ANDREA- ARTES (9º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 9º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 13/10/2021 de 13h - 14h)
ASSUNTO: OBRA DE ANITA MALFATI
ATIVIDADE
1- Pesquise sobre a obra “O Farol”, de Anita Malfati: ano e seu contexto de produção, inspiraçao , cores utilizadas etc.
2- Hora de produzir: Faça um desenho que represente um lugar onde você gostaria de estar. Represente-o com detalhes e pinte-o.
Por mais difícil que algo possa parecer, jamais desista antes de tentar.
BOM DESEMPENHO!
ASSUNTO: OBRA DE ANITA MALFATI
ATIVIDADE
1- Pesquise sobre a obra “O Farol”, de Anita Malfati: ano e seu contexto de produção, inspiraçao , cores utilizadas etc.
2- Hora de produzir: Faça um desenho que represente um lugar onde você gostaria de estar. Represente-o com detalhes e pinte-o.
Por mais difícil que algo possa parecer, jamais desista antes de tentar.
BOM DESEMPENHO!
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUINTA-FEIRA
AMORIM - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 14/10/2021 às 9h - 11h)
Assunto: LÓGICA - VALOR DESCONHECIDO
Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo
Vídeo - https://youtu.be/pJ96qo9Hv04
Questionário:
SE K + 20 = 35, ENTÃO RESPONDA:
1) QUANTO VALE K?
2) QUANTO VALE 3K?
SE E - 20 = 40, ENTÃO RESPONDA:
3) QUANTO VALE E?
4) QUANTO VALE 3E? QUANTO VALE 5E?
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 14/10/2021 às 13h - 15h)
ASSUNTO: LÓGICA - PRINCÍPIO MULTIPLICATIVO
Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo
Vídeo - https://youtu.be/tlzB10fkLkc
Questionário:
1) DE QUANTAS MANEIRAS DIFERENTES UMA PESSOA PODE SE ARRUMAR USANDO 18 SAPATOS E 5 CALÇAS DIFERENTES?
2) NUM NÚMERO DE 6 PESSOAS DIFERENTES PODEMOS FORMAR UM PÓDIO DE 3 PRIMEIROS LIGARES?
3) SE Y × 9 = 90, ENTÃO QUAL SERÁ O VALOR DE Y?
4) SE 55 + 85 + 20 = 85 + 55 + V, ENTÃO QUAL SERÁ O VALOR DE V? E QUAL SERÁ O VALOR DE 2V?
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
TADEU - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 14/10/2021 às 09h - 11h)
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 14/10/2021 às 13h - 15h)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
EUGÊNIO - HISTÓRIA
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 14/10/2021 às 13h - 14h)
Conteúdo:
Roma Antiga: República (cap. 9 – página 156 a 161)
Explicação: https://www.youtube.com/watch?v=3ol5lhMwzMA
1) Observe o mapa depois responda no seu
caderno:
a) As terras conquistadas pelos romanos
ocupavam onde atualmente são quais continentes?
b) Observe que entre as terras conquistadas
está o Mediterrâneo. Como os romanos passaram a chamar esse mar depois de
conquistar as terras em volta dele?
c) Quais terras ao norte os romanos não
conseguiram conquistar?
2) O
seguinte texto é um trecho da obra do
historiador grego Polínio, que viveu no
2º século antes de Cristo. Leia com atenção:
“Os romanos
repeliram o inimigo na cidadela, bloquearam a estrada do porto. Os cartagineses
cavaram algures uma outra desembocadura para o mar, e isso não com a esperança
de escaparem mas para atacarem o adversário de surpresa, e a sua esquadra
surgiu logo miraculosamente. Não se passava um dia ou uma noite em que não
construíssem uma nova máquina de guerra, em que não inventassem uma astúcia
inédita, em que não fizessem surgir das muralhas um punhado de homens decididos
a morrer. Quando não houve mais nenhuma esperança, 40 mil homens renderam-se e,
coisa incrível, o seu chefe Asdrúbal rendeu-se com eles...”
De acordo
com o que foi estudado, qual conflito armado o historiador está a se referir?
4) Foram
problemas sociais que contribuíram para o fim da República romana:
( ) revoltas de escravos.
( ) desemprego.
( ) concentração
de terras nas mãos de poucos.
( ) disputa
de poder entre generais e o Senado.
5) Os dois
tribunos da plebe que procuraram realizar reformas agrárias na república romana
do século II a.C. ficaram conhecidos como:
A) Irmãos César
B) Irmãos Augusto
C) Irmãos Caio
D) Irmãos Graco
6) A maior
revolta de escravizados da história romana foi liderada, no Sul da Itália, por
um gladiador de origem trácia chamado:
A) Alarico
B) Teodorico
C) Espártaco
D) Estilicão
7) Depois de
conquistar a Gália, passou a entrar em atrito com o Senado ao exigir o cargo de
“ditador perpétuo”, sendo por isto acusado de querer ser rei e desejar o fim da
República em Roma:
A) Júlio César.
B) Mário Sila.
C) Pompeu.
D) Otávio.
8) Seguindo
os passos do seu tio na busca pela poder, derrotou os seus adversários e
pressionou o Senado a dar-lhe os títulos de: “príncipe”, que quer dizer “o
principal cidadão de Roma”, de “Augusto”, que quer dizer divino, e o título de
“imperador”, que quer dizer comandante supremo do exército, sendo portanto o
primeiro imperador de Roma:
A) Pompeu
B) Mário
C) Crasso.
D) Otávio.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 14/10/2021 às 09h - 10h)
Conteúdo:
Africanos no Brasil (cap. 10 – páginas
178 a 183)
Explicação: https://www.youtube.com/watch?v=Xq4ny6PdMNY / https://www.youtube.com/watch?v=q1YPC0KpGYs
1) A
escravidão está associada às diversas formas de exploração e de violência
contra a população escrava. Essa situação, embora característica dos regimes
escravocratas, registra inúmeros momentos de rebeldia. Em suas manifestações e
ações cotidianas, homens e mulheres escravizados reagiram a esta condição,
proporcionando formas de resistência que resultaram em processos sociais e
políticos que, a médio e longo prazos, influíram na superação dessa modalidade
de trabalho.
Cite duas formas de resistência dos negros
contra o regime da escravidão ocorridas no Brasil.
2) O Quilombo dos Palmares foi
o mais célebre dos locais de resistência criados pelos africanos escravizados
no Brasil. Assinale a alternativa abaixo que indica a
localização correta do Quilombo dos Palmares:
A) Serra da Mantiqueira
B) Serra do Mar
C) Serra da Barriga
D) Serra da Canastra
3) “A
prosperidade e a capacidade de organização desse imenso quilombo representaram
uma séria ameaça para a ordem escravocrata vigente. Não por acaso, vários
governos que controlaram a região organizaram expedições que tinham por
objetivo estabelecer a destruição dele. Contudo, os quilombolas resistiram de
maneira eficaz e, ao longo de oitenta anos, conseguiram derrotar
aproximadamente trinta expedições militares organizadas com este mesmo
objetivo.”
O trecho
acima se refere à resistência dos africanos escravizados em qual dos quilombos
existentes na história brasileira?
A) Quilombo de Ambrósio, MG.
B) Quilombo dos Palmares, AL.
C) Quilombo de Campo Grande, MG.
D) Quilombo Sapucaí, SP.
4) O
crescimento do quilombo dos Palmares estava inserido em um contexto de conflito
bélico bastante conhecido na história colonial brasileira. Frente a esta
informação, responda:
a) Qual era
este conflito da história brasileira?
b) Como ele
contribuiu para o crescimento do quilombo dos Palmares?
5) O dia 20
de novembro de cada ano foi inserido no calendário brasileiro como o Dia
Nacional da Consciência Negra. Explique a origem histórica e a importância que
esta data carrega.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 14/10/2021 às 14h - 15h)
Conteúdo:
Segundo Reinado: economia e modernização
(cap. 11 – páginas 183 a 190)
Explicação:
https://www.youtube.com/watch?v=a4NRoFCtFFM
1) (ESA) – Em
resposta ao ataque paraguaio à província de Corrientes, em 1865, foi assinado
um tratado que deu origem à Tríplice Aliança. Os países que fizeram parte desta
Tríplice Aliança foram:
A) Argentina, Brasil e Chile.
B) Argentina, Brasil e Uruguai.
C) Brasil, Uruguai e Paraguai.
D) Brasil, Argentina e Chile.
2) Sobre a
Guerra do Paraguai é verdade marcar que:
( ) após a
vitória sobre o Paraguai, o Exército brasileiro ficou fortalecido, e a
monarquia, enfraquecida.
( ) o
guerra impôs ao Paraguai uma forte retração demográfica, ou seja, uma
diminuição populacional.
( ) o
Exército brasileiro precisou formar o corpo de "Voluntários da Pátria"
para a Guerra do Paraguai.
( ) muitos escravos
foram enviados à guerra com a promessa de receberem em troca a alforria.
( ) a vitória brasileira possibilitou a Cisplatina
e o norte do Paraguai ao território do
Império do Brasil.
Depois que as tropas do ditador paraguaio Solano López capturaram um navio brasileiro e invadiu com extrema violência a cidade de Corumbá (MS), em 1864, emergiu um sentimento de indignação e com ele, o de brasilidade. O próprio D. Pedro II se alistou para a guerra para o que o restante da nação fizesse o mesmo. Os “voluntários da pátria” receberiam terras , aposentadorias e os cativos, a liberdade. Mas quando se achava que o conflito se resolveria em 6 meses, se prolongou para 6 sangrentos anos, com relatos que passaram a assustar e a diminuir sensivelmente os “voluntários” – o que fez o Império lançar mão de levar à força para o front, os “voluntários da corda”, indivíduos considerados “vadios”, em conflito com lei- neste caso negros e mestiços em sua maioria.
Enquanto os homens se
vestiam de mulher para evitar o recrutamento agora forçado, a adolescente
cearense de Tauá, Antônia Alves Feitosa, apelidada de “Jovita”, apresentou-se
voluntariamente para a guerra, com cabelos curtos e trajando vestes masculinas,
no quartel na cidade de Jaicós, no Piauí. Mas o seu disfarce foi descoberto e a
sua ousadia se por um lado foi criticada, por outra, foi admirada e aplaudida.
Jovita foi fotografada e entrevistada pelos principais jornais da época. Foi
até recebida pelo próprio imperador D. Pedro II que louvou a coragem e
patriotismo da jovem, mas não atendeu ao seu desejo de ir para guerra, a não
ser se fosse para servir como enfermeira, como assim fora Anna Nery. Jovita
retornou para casa, famosa e sem dinheiro, mas o clima tenso com o pai a fez
regressar para o Rio de Janeiro. Na capital federal, conheceu o engenheiro
inglês William Noot, por quem se apaixonou, mas se suicidou quando soube que
ele regressara para a Europa.
I) Qual foi o ato perpetrado pelo ditador paraguaio,
em 1864, que indignou brasileiros?
II) O patriotismo foi a única motivação para lutar
contra o Paraguai? Por quê?
III) De onde era Jovita Feitosa e por que ela se
tornou uma celebridade?
IV) Quem eram os “voluntários da corda”?
V) De que forma as mulheres poderiam servir no
Exército brasileiro?
VI) Que destino teve Jovita Feitosa?
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 14/10/2021 às 10h - 11h)
Conteúdo:
Revoluções socialistas: China. (cap. 10. Pág. 150 a 156)
Explicação:
https://www.youtube.com/watch?v=2bkoAs0VI0A
1) Observe
atentamente as charges e depois responda no seu caderno:
a) O que os personagens da charge esquerda representam? O que eles fazem?
b) Quem é o personagem que aparece na charge da direita? Qual país ele
representa?
c) Ainda sobre a charge da direita, a partir de onde e como o personagem
entrou na China?
2) Marque
como era a China no século XIX:
( ) era uma
monarquia imperial corrupta que se deixava influenciar por países ricos.
( ) era um
país economicamente atrasado e predominantemente agrícola.
( ) era
composta principalmente por comerciantes insatisfeitos com os altos impostos.
3) A partir
de 1898 alguns chineses ultranacionalistas e inconformados com a influência
estrangeira no seu país passaram a assassinar religiosos cristãos e diplomatas
estrangeiros e até mesmo outros chineses que possuíssem bens importados, o que
igualmente resultou numa violenta reação internacional. Esses conflitos ficaram
conhecidos como:
A) Guerras do Ópio.
B) Guerra dos Boxers.
C) Guerra Sino-Estrangeira.
D) Guerras de Libertação Nacional.
4) Utilizando
seus conhecimentos sobre a Revolução Chinesa, relacione as duas colunas abaixo:
|
I - Grande Salto em Frente |
a) Movimento de contestação do poder do Partido
Comunista, que posteriormente foi liderado por Mao Tsé-tung, colocando-o
contra seus inimigos. |
|
II - Kuomintang |
b) Recuo das forças do Partido Comunista Chinês
pelo território do país, durante a guerra civil contra os nacionalistas. |
|
III - Grande Marcha |
c) Plano quinquenal que pretendia impulsionar a
industrialização chinesa; |
|
IV - Revolução Cultural |
d) Partido Nacionalista da China, liderado por
Chiang Kai-shek, e que governou entre as décadas de 1920 e 1940. |
A alternativa
que indica corretamente a relação das duas colunas é:
A) I-d; II-a; III-b; IV-c.
B) I-b; II-a; III-c; IV-d
C) I-c; II-a; III-d; IV-b
D) I-c; II-d; III-b; IV-a
5) Observe
bem as seguintes imagens e depois responda:
b) As imagens que você vê foram produzidas na China
entre 1958 e 1961 como parte do esforço do Presidente Mao Tsé-Tung para
transformar a China em uma nação industrializada, moderna e autossuficiente em
apenas 15 anos. Por qual nome ficou
conhecida o plano de aceleração da economia chinesa? Esse plano deu certo?
Justifique.
______________________________________________________________________
AULAS DE SEXTA-FEIRA
GEORGE - GEOGRAFIA
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/10/2021 às 09h - 10h)
De olho no link:
https://youtu.be/G8mbtPaKBZc Vulcões pequenos e grandões!
https://youtu.be/ncVRPZm78qQ Vulcão em erupção nas Canárias: lava atinge oceano Atlântico
1. Analise os vídeos anteriores e indique como a atividade vulcânica se desenvolve e quais são os riscos sociais de se morar nestas áreas. Mínimo de 8 linhas (2 parágrafos).
2. Analise a imagem a seguir e indique:
a) Crosta terrestre
b) Manto
c) Em quais e quais partes se divide o núcleo terrestre?
3. Confira a manchete a seguir e assinale a alternativa correta:
Cristal australiano é o ‘pedaço’ mais antigo da Terra
Um cristal de zircão encontrado na Austrália foi datado com 4,4 bilhões de anos, o que indica que a crosta da Terra se desenvolveu relativamente cedo depois da formação do planeta Portal Terra, 22 fev. 2014. Disponível em: <Notícias Terra>. Adaptado.
O fato de a maioria das rochas da crosta terrestre, ao contrário do fragmento citado acima, não possuir idade próxima ao tempo de existência do planeta deve-se:
a) à formação retardatária das composições rochosas.
b) aos sucessivos impactos sofridos pela superfície ao longo do tempo.
c) à existência do ciclo das rochas.
d) aos processos de transformação das formas de relevo.
e) aos impactos ambientais antrópicos.
4. A crosta terrestre é a mais fina das camadas terrestres e possui aspectos específicos em termos de composição e mineralogia, que variam conforme a localização geográfica e os níveis de profundidade.
Com base em suas composições, a crosta pode ser dividida em dois tipos, a saber:
a) camada sima e camada sial
b) continental e oceânica
c) rochosa e mineral
d) litosfera e astenosfera
e) orgânica e fóssil
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/10/2021 às 10h - 11h)
De olho no link: https://youtu.be/A71lDbCL658 Soja: produtor do Piauí conta como colheu mais de 101 sacas por hectare
1. Assista o vídeo sugerido acima e explique como a produtividade de soja é tão elevada no Nordeste do Brasil. Mínimo de 5 linhas
2. Ao longo da história econômica do Brasil, qual desses produtos agrícolas não fez parte de uma prática monocultora ou de elevado impacto estrutural no país?
a) Soja
b) Cana-de-açúcar
c) Café
d) Tabaco
3. “ONU declara 2014 como o 'Ano Internacional da Agricultura Familiar. A ideia é promover uma ampla discussão e cooperação mundial para aumentar a conscientização e entendimento dos desafios que os pequenos agricultores enfrentam”.
(BRASIL. Ministério da Integração Nacional. Disponível em: http://www.integracao.gov.br)
A agricultura familiar no Brasil concentra-se:
a) Na região Sudeste, próxima aos grandes centros industriais do país.
b) Na região Sul, com poucas terras agricultáveis à disposição.
c) Na região Norte, junto aos domínios naturais da Amazônia.
d) Na região Centro-Oeste, contendo a frente de expansão do agronegócio.
e) Na região Nordeste, notadamente na Zona da Mata.
4. “A expansão das cadeias produtivas de carne, grãos e algodão em direção às regiões Centro-Oeste e Norte vem aprofundando o processo de interiorização do país na última década.
A constatação é da nova edição do Atlas Nacional do Brasil Milton Santos, lançado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A publicação, composta por 548 mapas, 76 gráficos, oito tabelas, seis fotos e 14 imagens de satélite, atualiza informações geográficas sobre o território brasileiro na última década”. (…)
Revista Globo Rural, 14 dez. 2010. Adaptado.
O processo acima descrito, no contexto das reconfigurações do espaço agrário do Brasil, deflagra:
a) o processo de redistribuição de terras
b) a expansão da fronteira agrícola
c) a ruralização ou expansão do meio agrário
d) a contração da produção para o mercado externo
e) o estímulo à desapropriação de terras improdutivas
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/10/2021 às 13h - 14h)
De olho no link: https://youtu.be/YgzkNBHgNJE Lei da Maquila (Paraguai)
1. Complete a lacuna seguir: O bloco econômico Mercosul (Mercado Comum do Sul) foi oficialmente estabelecido em março de 1991. É formado pelos seguintes países:_______________________. O objetivo principal do Mercosul é eliminar as barreiras comerciais entre os países, aumentando o comércio entre eles. Outro objetivo é estabelecer tarifa zero entre os países e num futuro próximo, uma moeda única.
a) Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Venezuela.
b) Brasil, Chile, Uruguai, Argentina.
c) Paraguai, Argentina, Venezuela, Bolívia.
d) Nenhuma das alternativas.
2. Com mais de duas décadas de existência, o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é a mais abrangente iniciativa de integração regional da América Latina, surgida no contexto da redemocratização e reaproximação dos países da região ao final da década de 80. O Tratado de Assunção, instrumento fundacional do MERCOSUL, estabeleceu um modelo de integração profunda, com os objetivos centrais de conformação de um mercado comum - com livre circulação interna de bens, serviços e fatores produtivos - o estabelecimento de uma Tarifa Externa Comum (TEC) no comércio com terceiros países e a adoção de uma política comercial comum. Assinale a alternativa que aponta os membros fundadores do MERCOSUL:
a) Brasil, Argentina, Paraguai e Venezuela.
b) Brasil, Bolívia, Paraguai e Venezuela.
c) Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
d) Brasil, Uruguai, Peru e Paraguai.
e) Brasil, Argentina, Paraguai e Chile.
3. O MERCOSUL possui uma divisão entre os seus membros, sendo que as nações principais são chamadas de membros plenos e aquela nações que possuem uma integração menor ao bloco econômico são chamados de membros associados. Os membros plenos atuais são cinco, porém um desses países se encontra suspenso desde dezembro de 2016, sendo ele:
A) Paraguai.
B) Uruguai.
C) Bolívia.
D) Venezuela.
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/10/2021 às 14h - 15h)
De olho no link: https://youtu.be/DHRCrXZMdQ0 Emprego no Canadá para brasileiros
1. Analise o vídeo sugerido acima e cite quais setores buscam empregar brasileiros no Canadá.
2. Observe o mapa, realize pesquisa e responda a seguir:
a) Cite 3 estados da Costa Oeste dos EUA
b) Indique 3 estados do “Cinturão da Ferrugem”
c) Faça um pequeno histórico da compra do Alaska pelos Estados Unidos
d) Cite as 13 colônias originais, onde se localizam? Qual tipo de colonização estas foram alvo? Explique
e) Onde se localiza a Capital dos Estados Unidos? Como esta é chamada?
3. A América do Norte é uma subdivisão do continente americano, sendo formada pelos países do México, Canadá e Estados Unidos. No entanto, outros dois territórios pertencentes a países europeus estão localizados nessa porção da América. Marque a alternativa que corresponde aos dois territórios localizados na América do Norte.
a) Groelândia e Malvinas
b) Groelândia e Santa Helena
c) Bermudas e Groelândia
d) Bermudas e Alasca
4. Sobre os aspectos físicos da América do Norte marque a alternativa incorreta.
a) O território norte-americano é banhado pelos oceanos Glacial Ártico, Atlântico e Pacífico.
b) O Alasca é um território que pertencente aos Estados Unidos.
c) Com extensão territorial de 1.958.201 quilômetros quadrados, o México é o menor país da América do Norte.
d) A América do Norte está localizada ao norte da Linha do Equador, portanto, ela pertence ao hemisfério setentrional.
e) Localizado entre o trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico, os três países da América do Norte pertencem exclusivamente à Zona Climática Temperada do Norte.
5. Este tipo climático ocupa vastas regiões do norte dos EUA, sul do Canadá e norte da China, entre outros. No inverno as precipitações caem sob a forma de neve e a vegetação característica é a pradaria. Trata-se:
a) temperado continental.
b) temperado mediterrâneo.
c) temperado oceânico.
d) subpolar.
e) subtropical.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
FELIPE - ENSINO RELIGIOSO
ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - TODAS AS TURMAS
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/10/2021 conforme os horários abaixo)
Atenção aos horários: 6º ano: de 14h - 15h
8º ano: de 13h - 14h
7º ano: de 10h - 11h
9º ano: de 09h - 10h
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/10/2021 conforme os horários abaixo)
Atenção aos horários: 6º ano: de 14h - 15h
8º ano: de 13h - 14h
7º ano: de 10h - 11h
9º ano: de 09h - 10h
LEIA OS TEXTOS ABAIXO E DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES:
TEXTO 01
O extraordinário papel da mulher no Cristianismo
“... Só Jesus Cristo consagrou a verdadeira dignidade da mulher. Ele anunciou a boanova do Reino tanto aos homens como às mulheres. O Evangelho narra que várias mulheres seguiam o Senhor e o serviam com seus bens. Elas choraram por Jesus no caminho do Calvário e estiveram ao pé da Cruz. Foram elas as primeiras a perceber que o sepulcro estava vazio. É a Maria Madalena que Jesus Ressuscitado aparece por primeiro e a encarrega de anunciar a boa-nova de sua ressurreição aos discípulos. Estes haviam desertado na hora da Paixão de Jesus; as mulheres permanecem fiéis no sofrimento do Salvador.
Os Atos dos Apóstolos narram que a evangelização da Europa se iniciou por uma mãe de família, Lídia, que logo a seguir começou a tarefa apostólica, conseguindo que todos os de sua casa recebessem o batismo. O mesmo tinha acontecido com a Samaritana: foi ela que primeiro recebeu a mensagem de Cristo e foi difundi-la na cidade...”
https://formacao.cancaonova.com/
TEXTO 02
Cristianismo e violência contra as mulheres. Entrevista com Elizabeth E. Green
“ ... No meu livro Lacrime amare [Lágrimas amargas], eu identifiquei alguns aspectos do pensamento cristão que legitimaram a violência contra as mulheres, por exemplo: a subjugação ou subordinação das mulheres, a pecaminosidade feminina, o sofrimento como fonte de salvação, a imagem de Deus Pai, uma mensagem distorcida do amor e do perdão cristãos veiculada por expressões como "o amor suporta tudo", "carregar a própria cruz" e, finalmente, o silêncio...”http://www.ihu.unisinos.br/
1 – Sobre o papel das mulheres no cristianismo é possível afirmar que:
a) Não tiveram importância na história de Cristo.b) Não participaram da evangelização da Europa.c) Eram proibidas de seguir Jesus.d) Não permaneceram fiéis no sofrimento de Jesus.
2 – Identifique a ideia principal sobre a relação das mulheres com o cristianismo presente nos textos 01 e 02:
3 – No texto 02, a teóloga Elizabeth E. Green critica a ideia de que “o amor tudo suporta”. Você acha que a pessoa que ama suporta qualquer coisa?
04 – A partir da leitura dos textos podemos afirmar que as mulheres são importantes no cristianismo? Explique.
05 – No texto 02, a autora afirma que o silêncio é um dos aspectos que legitimam a violência contra a mulher. Você concorda que o silêncio pode prejudicar o combate à violência contra as mulheres?
06 – A obra abaixo se chama “Jesus e as mulheres” e pertence a um pintor alemão desconhecido. Observe suas características e responda a questão.
Qual a relação entre a pintura e o tema da nossa aula?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Boo tarde Roney
ResponderExcluirPor que, que as atividades estao saindo atrasadas. Melhor seria postar as ativides no final da tarde de sexta feira porque e muita tarefa