sexta-feira, 11 de junho de 2021

ATIVIDADES - SEMANA 14/06/2021 a 18/06/2021

 

AULAS DE SEGUNDA-FEIRA


ANDRÉA - PORTUGUÊS



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 14/06/2021 às 09h - 11h) 


ASSUNTO: CONJUNÇÃO

 

Para compreender o conteúdo, assista ao vídeo. Segue link:

https://www.youtube.com/watch?v=iK7_7hOdTLs

 

Copie em seu caderno para não esquecer.

Conjunção é a palavra invariável que liga duas orações ou duas palavras semelhantes em uma mesma oração.

Oração: é todo enunciado que apresenta verbo. Cada verbo equivale a uma oração.

 

Atividade

A atividade deve ser copiada e respondida em seu caderno.

 

1- Leia as tirinhas e identifique a quantidade de orações em cada uma delas.

 

TIRINHA 1



TIRINHA 2



 

2- – Complete com as conjunções que estabelecem uma correta relação de sentido.

 

porque,    todavia,    portanto,    logo,    entretanto,    por isso,    mas,    que,    porém,    pois,    e

 

a- Correu demais, ....................... caiu.

b- Dormiu mal, ......................... os sonhos não o deixaram em paz.

c- A matéria perece, ...................... a alma é imortal.

d- Leu o livro, .......................... é capaz de descrever as personagens com detalhes.

e- Guarde seus pertences, ...................... podem servir mais tarde.

f- Preparou-se muito bem para a avaliação, ..................... obterá um ótimo resultado.

g- Márcia é alegre.......................... bastante extrovertida.

h- Não pôde comparecer à festa, .............................. não estava se sentindo muito bem.

i- Não compareceu à reunião, .................................. tratou logo de enviar as devidas justificativas.

 

3- Utilize a conjunção que for mais adequada para ligar em um só período as orações a seguir. Faça as adaptações necessárias.

 

a- Passe mais tarde. Eu ainda não concluí o serviço.

b- Ontem estava calor. Hoje chovendo.

c- O goleiro não tocou a bola. Estava mal posicionado.

d- Você vai para um lado, vai para o outro, nunca fica no lugar.

e- Nós brigamos ontem. Não sairemos juntos hoje.

f- Não deixe de vir à minha festa. Quero ficar com você.

BOM DESEMPENHO!!!

 

Quando você acredita em você, é impossível não florescer.


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B, C e D.

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 14/06/2021 às 13h - 15h)   


ASSUNTO: VERBO DE LIGAÇÃO E PREDICATIVO DO SUJEITO

Para compreender o conteúdo, assista ao vídeo. Segue link: https://www.youtube.com/watch?v=s6Cljc2xsy4&t=195s

Copie em seu caderno para não esquecer.

Verbo de ligação: é o verbo que liga o sujeito ao predicativo do sujeito. Principais verbos de ligação: ser, estar, permanecer, continuar, ficar, parecer, tornar-se.

Predicativo do sujeito: termo que atribui uma característica, qualidade ou estado ao sujeito.

Ex: Os garotos    permaneceram      calados.

        Sujeito               VL                      PS

ATIVIDADE

A atividade deve ser copiada e respondida em seu caderno.

1- Leia a tirinha de Fernando Gonsales.


a-
 Explique por que o personagem usa tintura para parecer um gato preto. 

b- Identifique na fala do segundo quadrinho um predicativo do sujeito.

 

2- Identifique a alternativa em que o verbo destacado não é de ligação.

a- A criança estava com fome.
b- Pedro parece adoentado.
c-  Ele tem andado confuso.
d-  Ficou em casa o dia todo.
e- A jovem continua sonhadora.

3- Indique a única frase que não tem predicativo do sujeito.

a- O sol estava muito quente.

b- Nossa amizade continua firme.

c- Suas palavras pareciam sinceras.

d- Ele andava triste.

e- Ele andava rapidamente.

 

4- Identifique o verbo de ligação e o predicativo do sujeito nas orações.

a- Ansioso estava o menino.

b- Os alunos são inteligentes.

c- A bandeira é o símbolo da pátria.

d- São raros os verdadeiros líderes.

e- Estavam roxos os olhos da criança.

f- O gato de porcelana virou um monte de caco.

 

No fim tudo dá certo, e se não deu certo é porque ainda não chegou ao fim.

Fernando Sabino

BOM DESEMPENHO!!


         ______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



GISLENE - PORTUGUÊS


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO (A e B)

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 14/06/2021, de 09h - 11h)


Conteúdo: Concordância Nominal

 

Atividade – (Refletindo sobre o uso da língua)

 

Leia o texto “Educação a distância cresce mais que presencial, mas não é 1º opção” pág. 79 do livro didático e resolva as questões das páginas 79 (2º itens a, b), pág. 80 (itens c, d e f), concordância nominal (1º e 2º).

  

OBS: Não esqueça de enviar sua atividade para pontuação.

  

Desculpas estão sempre disponíveis, as oportunidades não.



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO (A, B e C)

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 14/06/2021, de 13h - 15h)


Conteúdo: Sujeito e predicado.

 

Assista ao vídeo, clicando no link abaixo para ajudá-lo (a) na atividade.

https://www.youtube.com/watch?v=zV1dJ2uPd8k

 

Atividade – Reflexão sobre o uso da língua.

 

Leia o texto da página 40 e em seguida resolva as questões das páginas 47 (1º), pág. 48 ( 3º) , pág. .49 (1º, 2º e 3º)e pág. 50 (4º).

 

OBS: Não esqueça de enviar sua atividade para pontuação.

 

 

Desculpas estão sempre disponíveis, as oportunidades não.



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

RONMICY - ED. FÍSICA


ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 14/06/2021 às 13h - 14h)


Atividade avaliativa

Acesse a atividade avaliativa clicando no link abaixo:



Não esqueça de preencher seu nome completo e sua turma!

Boa sorte!






______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------




AULAS DE TERÇA-FEIRA


FRÓES - CIÊNCIAS



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/06/2021 às 10h - 11h) 


Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir:  https://youtu.be/bKN_kB7-PaQ

Conteúdo: Tipos Climáticos no Mundo

Exercícios de fixação

01- Quais os principais tipos de climas do mundo?


02- Relacione os tipos de clima com suas respectivas características:

(A) Clima equatorial
(B) Clima Tropical Típico
(C) Clima Desértico
(D) Clima de Montanha
(E) Temperado Mediterrâneo

(   ) temperaturas elevadas com duas estações bem definidas verão chuvoso e inverno seco.
(   ) temperaturas elevadas, chuvas abundantes, com pequenas amplitudes térmicas.
(   ) verão quente, seco e inverno frio e chuvoso.
(   ) pequena quantidade de chuva e grande amplitude térmica diária.
(   ) frio, com neves eternas.


03- Para classificar o tipo de clima de qualquer lugar do mundo ,são considerados os
fenômenos meteorológicos e os fatores climáticos. Quais os elementos mais importantes para se caracterizar o tipo de clima?


04- Possui temperatura média anual de 25 °C apresentando pouca variação a umidade relativa do ar é bastante elevada aproximadamente 90% .Atua nas regiões próximas à linha do Equador, na zona intertropical. Essas são as características do clima:

(A) Desértico
(B) Frio de Montanha
(C) Subtropical
(D) Equatorial

Bons Estudos!!
Deus é Fiel!!!✍✍✍✍✍

______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



IDELFONSO - CIÊNCIAS



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/06/2021 às 13h - 14h) 


Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/ug7gh5GBJhc


Atividade de ciências 6º ano - Sistema Urinário

1) Quais órgãos formam o sistema urinário? 


2) Qual a função desse sistema?


3) Diga qual a função de cada órgão:

a) Rins?

b) Ureteres?

c) Bexiga?

d) Uretra?


4) Qual é a composição da urina?


5) Qual a capacidade de armazenamento de urina pela bexiga?





ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/06/2021 às 10h - 11h) 


Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/uO0gJ0K7sSo


Atividades de ciências 7º ano -  Peixes


1) Quais são as adaptações dos peixes para a natação? 


2) O que significa dizer que os peixes são ectotérmicos? 


3) Como os peixes respiram?


4) Qual a função da bexiga natatória? 


5) Qual a função da linha lateral?


6) Como se classificam os peixes? Dê exemplos.




ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/06/2021 às 09h - 10h) 


Assistam ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: 

https://youtu.be/5cKyqecUQME

https://youtu.be/cZtI5pK-9Ho


Atividade de ciências 9º ano -  A genética e o ser humano. Síndrome de Down

Assistir as vídeo aulas e resolver as questões 4,5,6 e 7(letras a,b) da página 129 e 130.




EXERCÍCIOS


















______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



MARÍCIA - INGLÊS



ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/06/2021 de 09h - 10h)


ASSUNTO: Palavras Cognatas e Falsas Cognatas.

 

Palavras cognatas são aquelas que possuem a mesma origem, com grafias iguais ou semelhantes, e o mesmo significado, podendo possuir pequenas diferenças.

Conheça as Palavras Cognatas mais utilizadas em Textos no Brasil

Há vários cognatos, mas os principais cognatos inglês-português são:



·         accidental: acidental;

·         creation: criação;

·         connect: conectar;

·         different: diferente;

·         economy: economia;

·         emotion: emoção;

·         example: exemplo;

·         future: futuro;

·         garage: garagem;

·         positive: positivo;

·         potential: potencial;

·         offensive: ofensivo;

·         other: outro;

·         reaction: reação;

·         regular: regular;

·         comedy: comédia;

·         comic: cômico;

·         competition: competição;

·         composition: composição;

·         human: humano;

·         idea: ideia;

·         minute: minuto;

·         mission: missão;

·         music: música;

·         important: importante;

·         persistent: persistente;

·         television: televisão;

·         material: material;

·         pages: páginas;

·         video: vídeo.

·         Shampoo: xampu

 

Como você viu, as grafias são muito parecidas e algumas das palavras até usamos no dia a dia ao falar, escrever e principalmente ao dar nomes de lojas ou sites. Porém, há também os falsos cognatos, que são aquelas palavras muito parecidas com outras palavras que usamos em português, mas que têm significado completamente diferente.


São exemplos de
falso cognatos:

  • actually: realmente;
  • call: telefonar;
  • borrow: emprestar;
  • charge: cobrar;
  • come: entrar;
  • content: conteúdo;
  • century: século;
  • college: faculdade;
  • cops: policiais;
  • fill: preencher;
  • library: biblioteca;
  • lunch: almoço;
  • parents: mãe e pai (os pais)*

Nessa última, a palavra “parentes”, parece “parentes”, porém em Inglês, parentes se diz “RELATIVES”

PARENTS= OS PAIS (PAI E MÃE)

RELATIVES= PARENTES

ASSISTA OS VÍDEOS: https://youtu.be/R6W-HHWtRpA

                                       https://youtu.be/sOR73UqDsc0

ATIVIDADE                                                                                               

1.Indique a alternativa que apresenta palavras semelhantes em português e inglês, mas que variam de significado nas duas línguas.

a) college / colégio
b) car / carro
c) garage / garagem
d) fruit / fruta

        

2.Leia as frases a seguir.

I. A tradução de “library” é livraria.
II. A palavra “garage” significa garagem.
III. Emoção se escreve “emotion” em inglês.
IV. A palavra cops significa policiais.

Estão corretas as CORRETAS:
a) I, II e III.
b) II e IV.
c) I, III e IV.
d) II, III e IV.

3. Algumas palavras são escritas de forma parecida em inglês e português, mas têm sentidos diferentes. Assinale a alternativa que possui a tradução correta das palavras:

atualmentebiblioteca e almoço.

a) actually/ bookstore/ lunch.
b) currently/ bookstore/ dinner.
c) currently/ library/ lunch.
d) actually/ library/ lunch.
e) actually/ library/ snack.

 

4.Assinale a alternativa que apresenta os cognatos corretos para as palavras a seguir:

comédia, emoção e criação.
a
) comedy; emotion; creation
b) comic; emotional; creation
c) comedy; emotion; creative
d) comic; emotion; creation

 

6.Leia a tirinha e de acordo com a mesma marque qual é o falso cognato existente e traduza-a.



a) swallow
b) Lunch
c) man
d) rules
e) makes ​



ATIVIDADE DE INGLÊS DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/06/2021 de 14h - 15h)


ASSUNTO: Palavras Cognatas e Falsas Cognatas.       

                

Palavras cognatas são aquelas que possuem a mesma origem, com grafias iguais ou semelhantes, e o mesmo significado, podendo possuir pequenas diferenças.

Conheça as Palavras Cognatas mais utilizadas em Textos no Brasil

Há vários cognatos, mas os principais cognatos inglês-português são:

·         accidental: acidental;

·         creation: criação;

·         connect: conectar;

·         different: diferente;

·         economy: economia;

·         emotion: emoção;

·         example: exemplo;

·         future: futuro;

·         garage: garagem;

·         positive: positivo;

·         potential: potencial;

·         offensive: ofensivo;

·         other: outro;

·         reaction: reação;

·         regular: regular;

·         comedy: comédia;

·         comic: cômico;

·         competition: competição;

·         composition: composição;

·         human: humano;

·         idea: ideia;

·         minute: minuto;

·         mission: missão;

·         music: música;

·         important: importante;

·         persistent: persistente;

·         television: televisão;

·         material: material;

·         pages: páginas;

·         video: vídeo.

 

 

Como você viu, as grafias são muito parecidas e algumas das palavras até usamos no dia a dia ao falar, escrever e principalmente ao dar nomes de lojas ou sites. Porém, há também os falsos cognatos, que são aquelas palavras muito parecidas com outras palavras que usamos em português, mas que têm significado completamente diferente.



São exemplos de falso cognatos:

  • actually: realmente;
  • call: telefonar;
  • borrow: emprestar;
  • charge: cobrar;
  • come: entrar;
  • content: conteúdo;
  • century: século;
  • college: faculdade;
  • cops: policiais;
  • fill: preencher;
  • library: biblioteca;
  • lunch: almoço;
  • parents: mãe e pai (os pais)*

 

Nessa última, a palavra “parents”, parece “parentes”, porém em Inglês, parentes se diz “RELATIVES”

PARENTS= OS PAIS (PAI E MÃE)

RELATIVES= PARENTES

ASSISTA OS VÍDEOS: https://youtu.be/R6W-HHWtRpA

                                       https://youtu.be/sOR73UqDsc0

ATIVIDADE

 

1.Indique a alternativa que apresenta palavras semelhantes em português e inglês, mas que variam de significado nas duas línguas.

a) college / colégio
b) car / carro
c) garage / garagem
d) fruit / fruta

           

2.Leia as frases a seguir.

I. A tradução de “library” é livraria.
II. A palavra “garage” significa garagem.
III. Emoção se escreve “emotion” em inglês.
IV. A palavra “cops significa policiais.

Estão corretas as CORRETAS:
a) I, II e III.
b) II e IV.
c) I, III e IV.
d) II, III e IV.

3. Quais são as palavras cognatas do texto? Circule-as.

“Music is a form of art; people can express emotions through harmonic frequencies. Music is also a form of entertainment and people like to go to concerts and dance.”

4.Traduza o texto, da questão 3.

A música é uma forma de arte; as pessoas podem expressar emoções por meio de frequências harmônicas. A música também é uma forma de entretenimento e as pessoas gostam de ir a concertos e dançar. ”

 

5. Algumas palavras são escritas de forma parecida em inglês e português, mas têm sentidos diferentes. Assinale a alternativa que possui a tradução correta das palavras:

atualmentebiblioteca e almoço.

 

a) actually/ bookstore/ lunch.
b) currently/ bookstore/ dinner.
c) currently/ library/ lunch.
d) actually/ library/ lunch.
 


6.Leia a tirinha e de acordo com a mesma marque qual é o falso cognato existente e traduza-a.



a) swallow
b) Lunch
c) man
d) rules
e) makes ​







ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/06/2021 de 13h - 14h)


ASSUNTO: SIMPLE PAST OF VERBS ( PASSADO DOS VERBOS)

                                      REGULAR VERBS

VIDEOAULA: https://youtu.be/YkrJZcpMvbQ

                        

NEGATIVE FORM

 



 

VEJA A DIFERENÇA ENTRE AS FORMAS:



ATIVIDADE:

1.  Analise o texto abaixo e retire todos os “REGULAR VERS”. Escreva-os nas caixas de textos , ao lado.



2.



3.



 



ATIVIDADE DE INGLÊS DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/06/2021 de 10h - 11h)


ASSUNTO: PRODUÇÃO TEXTUAL

Leia a reportagem do Jornal CNN sobre as Queimadas em 2020 .

https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2020/09/14/pantanal-atinge-maior-taxa-historica-de-queimadas-em-2020


1. Faça uma análise crítica sobre a matéria e produza a sua própria reportagem, abordando o mesmo tema.

ü  Mínimo de 10 linhas.

ü  Produza na Lingua Portuguesa.

ü  Pesquise sobre como produzir uma reportagem.

ü  Atividade deverá ser exposta no nosso encontro do GOOGLE MEET.

  

Queimadas

por Juliana Diana


Professora de Biologia e Doutora em Gestão do Conhecimento

As queimadas são um tipo de prática agrícola utilizada no meio rural, sendo umas das ações mais antigas realizadas pelo homem.

Considerada de baixo custo, a queimada é conhecida por sua rapidez, pois em muitos casos ela é utilizada como uma ferramenta para limpeza e fertilização do solo.

Em contrapartida, em alguns casos sua aplicação pode perder o controle, provocando grandes incêndios, além disso é alvo de críticas por parte dos ambientalistas.

Causas e tipos de queimada

Diferentes fatores podem causar a queimada, pois ela pode ser aplicada a fim de atingir de diferentes objetivos, ou ainda pode ser criminosa.

Veja a seguir as principais causas e tipos de queimadas.

Causa

Tipo

Descrição

Colheita manual de cana-de-açúcar

Prática agrícola

Utilizada com o objetivo de limpar o terreno e facilitar o corte da cana. Essa prática ainda é muito comum em canaviais.

Retirada de madeira

Prática agrícola

Utilizada como ferramenta para retirada de madeira, no qual as plantas menores são queimadas para que o corte das árvores maiores seja facilitado.

Germinação e reciclagem de nutrientes

Prática agrícola

Utilizada como processo para germinação de certas espécies de vegetais. Em alguns ecossistemas que existe a predominância de gramíneas, a queimada atua como um fator que estimula a reciclagem dos nutrientes.

Vandalismo

Criminoso

É quando a queimada é provocada de forma intencional, como ao descartar cigarro aceso nas margens de estradas e em terrenos abandonados.

Balão de festa junina

Negligência

É quando balão de festa junina e fogos de artifício são utilizados como forma de comemoração, porém causam queimadas que geram incêndios em regiões urbanas.

Disputa de posse

Criminoso

É quando proprietários de terra provocam a queimada de forma intencional, motivado pela disputa de terras agrícolas.

Falta de chuva

Climático

É quando a queimada é provocada pela falta de umidade no ar e no solo, o que ocorre normalmente em regiões com pouca chuva.

 

É importante destacar que a queimada como prática agrícola é realizada de forma controlada e assistida. Já as queimadas intencionais não, pois elas perdem o controle facilmente e resultam em incêndios.

Veja também: Desmatamento

Consequências da queimada

A realização de queimadas gera consequências para o meio ambiente, dentre elas as principais são:

·         alterações no equilíbrio dos ecossistemas;

·         desertificação ambiental;

·         circulação de águas superficiais e subterrâneas;

·         mudança da temperatura e umidade do solo;

·         manutenção e controle de fauna e flora;

·         diminuição da biodiversidade;

·         emissão de gases poluentes;

·         piora a qualidade do ar;

·         contribui para o aumento da poluição do ar;

·         intensifica o efeito estufa e o aquecimento global.

 

FONTE: https://www.todamateria.com.br/queimadas/

2. Dado material acima, pesquise e produza um material de campanha, em combate às queimadas.

ü  Os cartazes devem ser em 1 folha de cartolina ou 4 papeis de ofício.

ü  Deverá ser produzido na Língua Inglesa.

ü  Depois de pronto e que o cartaz estiver todo lindo e caprichado, cole -o na frente da sua casa, para que efetivamente você faça valer sua campanha.

ü  TEMA: DON´T FIRE IN BRAZIL. ( NÃO QUEIME O BRAZIL)






______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



AULAS DE QUARTA-FEIRA


RAFAEL - ED. FÍSICA



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/06/2021 às 10h - 11h)


Assunto: Jogos Olímpicos. 

Conteúdo: Revisão geral. 

Objetivo: Revisar o conteúdo de Olimpíadas: jogos Olímpicos . 


Conteúdo/teórico. 

Texto: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/olimpiadas.htm

Vídeo: https://youtu.be/wSXe31GTq3c


Atividade 1. 

1 - Mostre o que você aprendeu sobre o conteúdo de jogos Olímpicos através de registros: Solenidade, datas, recordes, fatos históricos, cores, mascotes, bandeiras, arcos, pira, tocha, medalhas, modalidades, atletas, seleções e outros assuntos pertinentes aos jogos. Com apresentação desse material e legenda explicativa.


Citação 

“Toda vez que você tiver uma oportunidade de fazer a diferença neste mundo e você escolhe por não fazer isso, você perde seu tempo precioso aqui na Terra.”

Roberto Clemente


Sugestão: Atividade 2 (bônus)

https://youtu.be/cABuPtZR-x8



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/06/2021 às 13h - 14h) 


Assunto: Jogos Olímpicos. 

Conteúdo: Revisão geral. 

Objetivo: Revisar o conteúdo de Olimpíadas: jogos Olímpicos . 


Conteúdo/teórico. 

Texto: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/olimpiadas.htm

Vídeo: https://youtu.be/wSXe31GTq3c


Atividade 1. 

1 - Mostre o que você aprendeu sobre o conteúdo de jogos Olímpicos através de registros: Solenidade, datas, recordes, fatos históricos, cores, mascotes, bandeiras, arcos, pira, tocha, medalhas, modalidades, atletas, seleções e outros assuntos pertinentes aos jogos. Com apresentação desse material e legenda explicativa.


Citação 

“O mais importante acerca da vitória é acreditar que você pode vencer não importando quem seja o seu adversário.”

Lawrence Dalaglio


Sugestão: Atividade 2 (bônus)

https://youtu.be/cABuPtZR-x8




ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/06/2021 às 09h - 10h)


Assunto: Jogos Olímpicos. 

Conteúdo: Revisão geral. 

Objetivo: Revisar o conteúdo de Olimpíadas: jogos Olímpicos . 


Conteúdo/teórico. 

Texto: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/olimpiadas.htm

Vídeo: https://youtu.be/wSXe31GTq3c


Atividade 1. 

1 - Mostre o que você aprendeu sobre o conteúdo de jogos Olímpicos através de registros: Solenidade, datas, recordes, fatos históricos, cores, mascotes, bandeiras, arcos, pira, tocha, medalhas, modalidades, atletas, seleções e outros assuntos pertinentes aos jogos. Com apresentação desse material e legenda explicativa.


Citação 

“A vontade de se vencer é importante, mas a vontade de se preparar é vital.”

Joe Paterno


Sugestão: Atividade 2 (bônus)

https://youtu.be/cABuPtZR-x8




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


GISLENE - ARTES (6º e 7º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 6º e 7º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/06/2021 de 09h - 10h)




Pop Art é uma escola que utiliza em suas representações pictóricas imagens e símbolos de natureza popular. Originado particularmente nos Estados Unidos e na Inglaterra,

Alguns criadores, inspirados no movimento dadaísta liderado por Marcel Duchamp, decidiram, em fins dos anos 50, se apropriar de imagens inerentes ao universo da propaganda norte-americana e convertê-las em matéria-prima de suas obras. Agora era a vez da cultura em massa, do culto às imagens televisivas, às fotos, às histórias em quadrinhos, às cenas impressas nas telas dos cinemas, à produção publicitária.

Os artistas recorrem à ironia para elaborar uma crítica ao excesso de consumismo que permeia o comportamento social. Este ícone da Pop-art inspirou-se nos mitos modernos, como o representado pela atriz Marilyn Monroe, símbolo do cinema hollywoodiano e do glamour contemporâneo, para produzir suas obras. Ele procurava transmitir sua certeza de que os ídolos cultuados pela sociedade no século XX são imagens despersonalizadas e sem consistência. Para isso o artista utilizava técnicas de reprodução que simulavam o trabalho mecanizado.

 


  

Vamos ver o que você aprendeu a respeito do movimento POP ART

• Responda:                                                                                                                                                                     

1) Onde surgiu a Pop Art, e em qual década?


2) Qual era a inspiração dos artistas da Pop Art?


3) Quais os tipos de tema eram mais utilizados nas obras de Pop Art ? 


4) Cite duas características da Pop Art? 


5) Quem foi um dos precursores da Pop Art? 


6) Cite uma das principal obra de Pop Art: 


7) Cite algumas personalidades pintadas por Artistas do movimento POP ART. 




MARÍCIA- ARTES (8º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 8º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/06/2021 de 14h - 15h)


Exercício com poema dadaísta.



Ao longo das aulas a distância, nós estudamos sobre o Dadaísmo, um dos movimentos que compôs as Vanguardas Artísticas Europeias. Essa vanguarda se posicionava contra o consumismo, a guerra e questionava a ideia de arte que estava em vigor. Na literatura, propunha uma poesia irônica, irracional e livre de regras. O poeta dadaísta Tristan Tzara criou uma receita para fazer poemas: pegar um artigo de jornal, recortar palavras, colocá-las em um saco, mexer e tirá-las uma a uma.

Nesse período de isolamento social forçado, a Arte cumpre um papel importante, tanto como forma de expressão, quanto como forma de compreensão do tempo em que vivemos. Portanto , proponho que vocês produzam sua própria arte, criando um poema Dadaísta, com base nas orientações abaixo:


Leia o texto abaixo, referente a uma "receita" para se fazer um poema:


"Pegue um jornal. Pegue a tesoura.

Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema. 

Recorte o artigo.

Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco. 

Agite suavemente.

Tire em seguida cada pedaço um após o outro. 

Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco. 

O poema se parecerá com você.

E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público."


TZARA, Tristan. In: TELES, Gilberto Mendonça.


Fonte: Vanguarda europeia e modernismo brasileiro. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 1986. p.132.


Essa "teoria poética", que tende para o mais completo anarquismo, é uma plataforma do:

a) Futurismo

b) Expressionismo

c) Dadaísmo

d) Surrealismo

e) Cubismo


Veja exemplos de poemas dadaístas e se inspire na composição do seu.






ANDREA- ARTES (9º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 9º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/06/2021 de 13h - 14h) 


Exercício com poema dadaísta.



Ao longo das aulas a distância, nós estudamos sobre o Dadaísmo, um dos movimentos que compôs as Vanguardas Artísticas Europeias. Essa vanguarda se posicionava contra o consumismo, a guerra e questionava a ideia de arte que estava em vigor. Na literatura, propunha uma poesia irônica, irracional e livre de regras. O poeta dadaísta Tristan Tzara criou uma receita para fazer poemas: pegar um artigo de jornal, recortar palavras, colocá-las em um saco, mexer e tirá-las uma a uma.

Nesse período de isolamento social forçado, a Arte cumpre um papel importante, tanto como forma de expressão, quanto como forma de compreensão do tempo em que vivemos. Portanto , proponho que vocês produzam sua própria arte, criando um poema Dadaísta, com base nas orientações abaixo:


Leia o texto abaixo, referente a uma "receita" para se fazer um poema:


"Pegue um jornal. Pegue a tesoura.

Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema. 

Recorte o artigo.

Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco. 

Agite suavemente.

Tire em seguida cada pedaço um após o outro. 

Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco. 

O poema se parecerá com você.

E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público."


TZARA, Tristan. In: TELES, Gilberto Mendonça.


Fonte: Vanguarda europeia e modernismo brasileiro. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 1986. p.132.


Essa "teoria poética", que tende para o mais completo anarquismo, é uma plataforma do:

a) Futurismo

b) Expressionismo

c) Dadaísmo

d) Surrealismo

e) Cubismo


Veja exemplos de poemas dadaístas e se inspire na composição do seu.







______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------




AULAS DE QUINTA-FEIRA


AMORIM - MATEMÁTICA



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/06/2021 às 9h - 11h) 


Assunto:  SUBTRAÇÃO E DIVISÃO  DE NÚMEROS NATURAIS

Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo

Vídeo - https://youtu.be/eVLzmZq1LVk


Questionário: 

DADOS TV 3000 REAIS EM 5 VEZES SEM JUROS E NOTEBOOK 2800 REAIS EM 14 VEZES. NESSAS CONDIÇÕES, RESPONDA ÀS PERGUNTAS:

1) QUANTO VALE CADA PRESTAÇÃO DA TV?

2) QUANTO VALE CADA PRESTAÇÃO DO NOTEBOOK?

3) QUANTO VALE A DIFERENÇA DE PRESTAÇÃO DA TV E DO  NOTEBOOK? QUANTO VALE A DIFERENÇA DE PREÇO TOTAL DA TV E NOTEBOOK?

4) RESOLVA: 

A) 2900 ÷5

B) 3500 : 50

C) 2978 - 99





ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/06/2021 às 13h - 15h


ASSUNTO: MDC DE DOIS E TRÊS NÚMEROS


Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo

Vídeo - https://youtu.be/jMCa86lY3Fc


Questionário: 

DADOS OS NÚMEROS 25; 75 E 150, RESPONDA ÀS PERGUNTAS:

1) QUAL É O MDC DE 25 E 75?

2) QUAL É O MDC DE 25 E 100?

3) QUAL É O MDC DOS TRÊS NÚMEROS?

4) CALCULE O MDC DE:
A) 21 E 63

B) 34 E 36

C) 27; 54 E 108?


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


TADEU - MATEMÁTICA



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/06/2021 às 09h - 11h) 


Assista ao vídeo sobre o conteúdo da aula clicando no link abaixo:

https://youtu.be/7rkFzEAFG2c



Agora resolva as questões abaixo:






ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/06/2021 às 13h - 15h)


Assista ao vídeo sobre o conteúdo da aula clicando no link abaixo:



Agora resolva as questões abaixo:







______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



EUGÊNIO - HISTÓRIA


ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A e B 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/06/2021 às 13h - 14h)


Conteúdo: Povos Indígenas da América (cap. 7 – páginas 108 a 114 )

Veja as explicações acessando os links:

https://www.youtube.com/watch?v=cQkA5PDow2s

https://profisabelaguiar.blogspot.com/2019/08/astecas-maias-incas-e-tupis.html

 

1) Considere e marque com x o que for verdadeiro sobre os povos indígenas na época do descobrimento da América:

___ eram poucos e concentravam-se ao norte do continente americano.

___ se distinguiam uns dos outros pela aparência e estágios de organização.

___ possuíam modo de vida que se diferenciavam um dos outros.

___ foram chamados de índios, por engano, pois os europeus achavam que estavam nas Índias.

 

2) Apresente o nome do principal povo indígena que habitaram os seguintes territórios atuais:

*México: _____________

*Peru, Equador, Bolívia e partes da Argentina e Chile: _____________

*Guatemala, parte do México, Honduras, Belize e El Salvador: _____________

 

3) Para que serviam as construções em formato de pirâmides dos maias?

 

4) Os maias eram povos agricultores e  a planta que eles mais cultivavam  e consumiam era

(   ) o milho

(   ) o feijão

(   ) o arroz.

 

5) Qual era a o nome da capital do império astecas e dos incas?

 

6) marque a civilização que não chegou a formar império mas estava estruturada em cidades-Estado:

(   ) maia

(   ) asteca

(   ) inca

 

7) Os incas costumavam fazer cálculos e registros matemáticos complexos usando:

(   ) desenhos

(   ) pedras

(   ) cordões   



ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/06/2021 às 09h - 10h


Conteúdo: Estado Moderno – Grandes Navegações (cap. 6 – páginas 118 a 128)

Veja as explicações acessando os links:

https://www.youtube.com/watch?v=Ax--nmT7u-w

1) Apenas leia os versos do poeta português Fernando Pessoa para depois responder as perguntas:

“Ó mar salgado, quanto do teu sal

São lágrimas de Portugal!

Por te cruzarmos, quantas mães choraram,

Quantos filhos em vão rezaram!

Quantas noivas ficaram por casar

Para que fosses nosso, ó mar!”

 

a) Quando o poeta diz “mar salgado”, a qual mar/oceano ele estar a se referir?

b) Qual foi o momento da história portuguesa, no passado, marcado por sofrimento e lágrimas?

 

2) Por que Portugal foi o primeiro país a se lançar nas Grandes Navegações?

(   ) Porque o rei sozinho podia exercer plena autoridade sobre o território.

(   ) Porque havia uma classe comercial interessada em fazer fortunas.

(   ) Porque havia desenvolvido tecnologias para navegação em alto mar.

 

3) O que motivou as Grandes Navegações foi

(   ) o comércio de especiarias.

(   ) a conversão de outros povos ao cristianismo.

(   ) impedir, frear a expansão do islamismo. 

 

4) Qual foi o 1º europeu que, navegando pela costa africana, acabou chegando na Índia em 1498?

 

5) Qual foi o navegador genovês que, tentando provar que a terra era redonda aos reis espanhóis, se lançou na viagem marítima que acabou descobrindo a América em 1492?   

 

6) A descoberta de novas terras por parte da Espanha, acabou atiçando a cobiça de Portugal e, por pouco, estiveram à beira de um conflito que só foi solucionado com a assinatura de um documento que dividia as terras entre ambos. O documento em questão chama-se:

(   ) Tratado de Tordesilhas.

(   ) Tratado de Santo Ildefonso.

(   ) Uti Possidetis Iuris.

 



ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B e C 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/06/2021 às 14h - 15h


Conteúdo: A formação dos Estados Unidos da América (cap. 6 – páginas 90 a 96)

Veja as explicações acessando os links:

https://istudi.wordpress.com/2019/04/10/resumo-8o-ano-independencia-dos-estados-unidos/

1) Os primeiros colonizadores, do que é hoje os Estados Unidos, lá desembarcaram em 1607 e formaram 13 colônias. Qual era o perfil dos desses primeiros colonizadores?

___eram protestantes ingleses que fugiam das guerras de religião.

___eram exploradores espanhóis em busca de ouro.

___eram holandeses em busca de terras.

 

2) Por que a primeira tentativa inglesa de se colonizar a América do Norte resultou em fracasso?

 

3) As 13 colônias inglesas na América do Norte se diferenciavam umas das outras. Sabendo disto, identifique com um S, se forem as colônias do Sul e com um N, se forem as colônias do Norte

___cultivavam fumo e algodão em grande escala com a força do trabalho escravo africano.

___ o trabalho era livre e praticado em pequenas propriedades. Praticava-se comércio dentro e fora das 13 Colônias.

 

4) O que a Inglaterra começou a fazer com as 13 Colônias da América do Norte que acabou revoltando e levando os colonos a lutarem por independência?

___a Inglaterra tornou obrigatório o serviço militar aos colônias para poder combater os índios e os franceses.

___a Inglaterra passou a cobrar elevados impostos das 13 colônias para poder cobrir as despesas de guerra.

___o rei George III, da Inglaterra, obrigou os colonos a seguirem o anglicanismo como a religião oficial das colônias.

 

5) Quem foi o autor da Declaração da Independência das 13 Colônias?



ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/06/2021 às 10h - 11h


Conteúdo:  A Revolução Russa  (cap. 6 – páginas 94 a 103)

https://www.youtube.com/watch?v=_06vqgsF5e0&t=8s

1) A desigualdade social, a miséria e o clima de revolta, que marcavam a sociedade russa no final do século XIX, favoreceram a expansão do _________, uma ideia política que prega uma sociedade igualitária, sem dominadores.

As divergências, quanto à forma que seria implantado o socialismo, levou os socialistas russos a se dividiram em dois partidos:  __________, cujo líder era_________ e propunha o uso da violência popular para forçar a queda do governo czarista. Já o partido________, cujo líder era __________, queria chegar ao poder por meio do voto para depois fazer as mudanças.

 

2) Apenas leia atentamente um trecho de uma petição direcionada à autoridade suprema da Rússia, em 1905, e depois responda:



 “Majestade, nós, trabalhadores e habitantes de São Petesburgo... não pedimos muito: a redução da jornada de trabalho para oito horas, o estabelecimento de um salário mínimo de um rublo por dia e a abolição do trabalho extraordinário.

Os oficiais levaram o país à ruína completa e o envolveram numa guerra vergonhosa.

 [...] Estás coisas, Majestade, trouxeram-nos diante do Vosso palácio. [...] Não recusai ajuda a Vosso povo. Destruí o muro que se levanta entre Vós e o Vosso povo."

 

a) Por quem e para quem foi redigido o documento?

b) Que reinvindições (pedidos) são feitas?

c) Que “guerra vergonhosa” os reivindicadores estavam se referindo?

d) Em qual contexto (momento) a petição e a pintura foram feitas?

 

3) A proposta de Lenin de retirar as tropas russas da Grande Guerra, tomar os bens dos ricos para distribuir aos trabalhadores em extrema pobreza,

(   ) foi amplamente aceita pela família real, mas não pela nobreza e o clero da Rússia.

(   ) dividiu a opinião da população russa resultando numa sangrenta guerra civil.

(   ) foi inicialmente rejeitada pelo czar, mas logo foi aceita sem reserva por todos. 

 

4) Entre os acontecimentos dramáticos, durante e depois da Guerra Civil Russa,  podemos marcar:

(   ) a fome provocada pelo confisco da produção agrícola.

(   ) o fuzilamento da família real russa, entre outros inimigos.

(   ) a manutenção da liberdade de imprensa e do multipartidarismo.

(   ) o Bolchevique passou a ser chamado de Partido Comunista Russo.

(   ) O Império Russo passou a ser chamado de União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

 

5) Após a morte de Lênin, seguiu-se uma disputa interna no Partido Comunista, em que Josef Stálin saiu-se vencedor para comandar a União Soviética. Sobre o governo de Stalin, considere só que for verdadeiro:

(   ) respeitou a diversidade cultural existente na União Soviética.

(   ) fuzilou os adversários ou os enviavam para os campos de trabalho escravo (gulags).

(   ) criou-se uma espécie de culto em volta do líder da nação.

(   ) confiscou ou demoliu templos religiosos e proibiu as religiões.


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



AULAS DE SEXTA-FEIRA



GEORGE - GEOGRAFIA



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/06/2020 às 09h - 10h) 

De olho no link: https://youtu.be/Je5LySNmV1Q (O que é GNSS, como funciona?)

1. Leia o texto a seguir e responda corretamente:

http://www.tudoagora.com.br/noticia/19231/Novelas-da-Globo-Caminho-das-Indias-Melissa-descobre-traicao-de-Ramiro-eagride-Gaby.html - Acesso em: 1 set. 2009


Sobre o GPS, leia as assertivas abaixo e assinale somente as que estão corretas:

I. O GPS é considerado, atualmente, a mais moderna e precisa ferramenta de determinação da posição de um ponto da superfície terrestre. É um termo em inglês que significa Global Positioning System.

II. O GPS permite apenas o monitoramento de deslocamentos realizados em pequenas distâncias de um ponto para outro, em linha reta.

III. O GPS é um instrumento de orientação utilizado apenas em automóveis importados.

IV. O GPS representa uma tecnologia desenvolvida inicialmente para fins bélicos. Foi durante a Guerra do Golfo que sua aplicação obteve sucesso.

V. GPS é um sistema que se baseia na utilização de mapas e cartas milimetricamente representadas em um gráfico de escalas pequenas.


a) Apenas I e IV são corretas.

b) Apenas II e V são corretas.

c) Apenas I e III são corretas.

d) Apenas II e III são corretas.

e) Apenas IV e V são corretas


2. Defina (Consulte o livro ou pesquise outras fontes):

A. Imagem de satélite:

B. Cartografia:

C. Fotointerpretação:

D. GNSS:


3. A aerofotogrametria é a produção de imagens a partir de câmeras fotográficas instaladas em bases de aviões e helicópteros. Essa prática enquadra-se nas características de:

a) Sensoriamento Remoto

b) Enquadramento aéreo

c) Cartografia fotográfica

d) Geoprocessamento

e) Mapeamento por imagens



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/06/2020 às 10h - 11h) 


De olho no link: SEGUNDO REINADO (ECONOMIA – CAFÉ)

https://youtu.be/3XeTBPLYP78

 

1. Em relação à chegada do café no Brasil é correto dizer que:

a) O café chegou somente no século XIX no Brasil e teve bastante dificuldade de ganhar o gosto popular. No século posterior, o café tornou-se um produto importante para a economia, mas não representou grandes lucros para o Estado brasileiro.

b) O café chegou ao Brasil no século XVIII, quando a esposa do governador da Guiana Francesa presentou o Sargento paraense Francisco de Mello Palheta com uma muda de café, que posteriormente foi ganhando o gosto da população brasileira.

c) A plantação cafeeira no Brasil somente cresceu após a criação do Convênio de Taubaté no século XVIII, que priorizou investimentos públicos nos cafezais para alavancar a venda do produto no mercado nacional.

d) A chegada do café no Brasil trouxe poucas mudanças para a economia nacional, uma vez que a produção cafeeira foi produzida visando ao mercado interno que era mais rentável do que o comércio no mercado internacional.

 

2. Cite fatores que contribuíram para a expansão da economia cafeeira no Brasil.


O primeiro fator que podemos mencionar foi a crise da economia açucareira no século XVIII no Brasil, provocada pela concorrência do açúcar antilhano que rompeu com o monopólio brasileiro. A saída foi procurar outra atividade econômica que suprisse o declínio da economia. O café foi a salvação encontrada para esse problema. O segundo fator foi a luta pela independência do Haiti que era um importante exportador cafeeiro e que durante séculos foi colônia da França. Durante o processo emancipatório

 

3. Sobre o crescimento da exploração do café no século XIX no Brasil, assinale o correto.

a) Essa fase coincide com uma fase de vitalidade e expansão dos mercados europeus e com o desenvolvimento dos Estados Unidos.

b) O café era produzido em larga escala, porém a preços baixos e com baixa rentabilidade.

c) Desde o período colonial que a produção cafeeira competia no mercado internacional com a produção açucareira brasileira.

d) O norte do Brasil era, por excelência, a região produtora de café, pois podia contar com vasta mão de obra escrava.



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 8º ANO A, B e C 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/06/2020 às 13h - 14h)


De olho no link:

Segundo país mais populoso do mundo, Índia tem cultura única https://youtu.be/xo2mDZ5qz9k

 

Anamorfose Geográfica https://youtu.be/Uto0XVB5q3s

 

1. “O número de imigrantes que vivem nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aumentou em um terço na última década, apesar da recente queda dos fluxos migratórios provocada pela crise econômica iniciada em 2008, afirma um relatório publicado pela entidade nesta segunda-feira.

Segundo a OCDE, que reúne 34 países, a maioria deles ricos, cerca de 110 milhões de imigrantes viviam nos países-membros da organização em 2009/2010, o equivalente a 9% da população total”.

BBC Brasil, 03 dez. 2012.

 

Em busca de melhores condições de vida, muitos imigrantes saem de países pobres em direção aos territórios de economias desenvolvidas. Essa procura intensifica-se porque nos países desenvolvidos:

 

a) há uma política de controle e recepção dos grupos imigrantes.

b) são registrados baixos índices de xenofobia (aversão a estrangeiros).

c) a burocracia facilita a regularização de imigrantes, mesmo que ilegais.

d) existem políticas de incentivos aos deslocamentos sazonais.

e) há uma elevada necessidade de mão de obra barata e de baixo custo.

 

2. Um dos principais tipos de migrações internacionais existentes é a chamada “fuga de cérebros”, que consiste:

a) na perda de trabalhadores com baixa qualificação técnica para países estrangeiros, geralmente mais desenvolvidos.

b) na migração sazonal de pesquisadores universitários e estudantes, como em intercâmbios e cursos de capacitação.

c) na adoção de políticas internacionais para facilitar o deslocamento dos profissionais de alta capacidade e boa formação escolar.

d) no deslocamento em massa de profissionais especializados e de grande conhecimento para outros países.

e) no tráfico internacional de órgãos e pessoas, responsável pela morte de muitos imigrantes, geralmente ilegais.

 

3. Um dos principais traços da dinâmica demográfica mundial é a migração internacional, que recria conflitos espaciais de diferentes ordens. Esse tipo de migração é explicado

a) pela incorporação de valores ocidentais no Oriente e de valores orientais no Ocidente, diminuindo as fronteiras simbólicas.

b) pela facilidade do fluxo de trabalhadores condicionados pelos novos meios de comunicação e transportes.

c) pela aprendizagem de idiomas dos países ricos como forma de incorporação às novas demandas da indústria.

d) pelo livre acesso dos indivíduos no interior dos países signatários de acordos de livre comércio e cooperação.

e) pelo aumento global do desemprego, que gera miséria nas nações de baixo índice de desenvolvimento humano.



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/06/2020 às 14h - 15h)


De olho no link:

Desindustrialização cresce no Brasil: https://youtu.be/PtUeeoD7l24


Saída da Ford do Brasil e impactos da desindustrialização no país: https://youtu.be/6cS4wlaSCP4

 

1. O que seria a indústria de substituição? O Brasil já necessitou aplicar tal conceito? Quando e por quais motivos?



2. Julgue as afirmações abaixo, escrevendo verdadeiro ou falso:

(   ) O termo “globalização” passou a ser usado para descrever uma nova fase, marcada pela crescente interdependência entre governos, empresas e movimentos sociais, porém sua dinâmica não trouxe maior igualdade entre os povos.

(   ) Nas últimas décadas, as trocas comerciais têm sido acompanhadas de um gigantesco crescimento nos movimentos internacionais de capitais, feitos com o objetivo de buscar um maior equilíbrio social internacional, transferindo renda aos países pobres.

(    ) A globalização tem gerado uma uniformidade das condições socioeconômicas no planeta.

(   ) No atual processo de globalização, ocorre expansão de empresas multinacionais, fortalecendo todos os países pela globalização econômica. A globalização baseia-se num processo de interligação dos mercados mundiais, de predominância do capital financeiro na economia e de flexibilização da produção.

 

3. Pesquise os principais objetivos das organizações multilaterais ONU, OMC e FMI. Citando as cidades onde se localizam suas sedes. Qual a relação destas cidades e suas localizações com o conceito de geopolítica?

 

4. Apesar de o Brasil ter atingido um patamar de crescimento econômico significativo com o desenvolvimento do setor secundário da economia, as condições de subdesenvolvimento continuam castigando a sociedade brasileira. Isso dá ao país um perfil de subdesenvolvimento industrializado. Com base nas informações anteriores e em seus conhecimentos, é correto afirmar que:

a) o Brasil, mesmo não tendo superado a situação de subdesenvolvimento, industrializou-se, apoiado na iniciativa de milhões de trabalhadores e na extensa abertura do mercado externo aos produtos brasileiros.

b) imensa parcela da população brasileira continua excluída da participação na renda auferida com a ampliação da produção industrial e do consequente crescimento econômico.

c) o Brasil possuiu o referido perfil apenas no período pré-industrial, antes que o intervencionismo estatal preparasse as bases para a implantação da verdadeira revolução industrial brasileira.

d) a nova industrialização, por causa da atual “vocação agrícola” do Brasil, é parcial, pois o parque industrial é incompleto e está em processo de sucateamento desde meados dos anos 70.

e) a implantação da industrialização brasileira não resultou em uma profunda crise agrária, pois não se fez acompanhar de transferência da população do campo para a cidade.



3. (PUC-MG) adaptada: No processo de industrialização brasileira, entre os fatores que se destacam como fundamentais, é INCORRETO afirmar:

a) Embasou-se inicialmente em bens de consumo não duráveis, atendendo necessidades básicas da população, para mais tarde implantar indústrias de base.

b) Embasou-se na produção para o mercado interno, que se consolidou como um amplo mercado, exigindo produtos de tecnologias de ponta cada vez mais sofisticados.

c) Concentrou-se no Sudeste/Sul, fundamentalmente no eixo SP/RJ, favorecido pela concentração do capital.

d) Promoveu uma intensa substituição da força de trabalho rural/urbana, independentemente das vagas na atividade industrial.

e) N.D.A.


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



FELIPE - ENSINO RELIGIOSO


ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - TODAS AS TURMAS

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/06/2021 conforme os horários abaixo) 


Atenção aos horários:   6º ano: de 14h - 15h 

                                      7º ano: de 13h - 14h 

                                      8º ano: de 10h - 11h

                                      9º ano: de 09h - 10h


LUGARES SAGRADOS DE PEREGRINAÇÃO

Borres Guilouski


Os lugares considerados sagrados em diversas tradições religiosas podem ser rios, montanhas, cidades, florestas, cavernas, grutas, entre outros. Esses lugares, desde sempre, tiveram uma forte atração para muitas pessoas.. As pessoas que viajam aos lugares sagrados, motivadas geralmente pela fé e devoção são chamadas de peregrinos e romeiros. Podem ser lugares de encontros periódicos ou permanentes, aos quais afluem peregrinos da mesma crença religiosa ou de crenças diferentes.

A função dos lugares sagrados de peregrinação é ser um espaço privilegiado de manifestação do sagrado (hierofania). Ali o devoto realiza sua experiência de fé por meio de práticas devocionais que conferem à paisagem desse lugar uma característica peculiar que tem no sagrado a sua maior expressão, mas também pode ter outras funções, como o comércio e o turismo. Religiões como o Catolicismo, o Budismo, o Hinduísmo, o Islamismo e Fé Baha’í estimulam seus adeptos a empreenderem peregrinações aos lugares sagrados, porque segundo essas tradições, a pratica da peregrinação religiosa pode trazer resultados positivas para a vida espiritual dos adeptos. No Brasil existem muitos centros de romaria, principalmente vinculados a Igreja Católica. Datam do século XVI, outros mais recentes, tendo sua origem na religiosidade popular católica. Há também, no Brasil lugares de peregrinação de outras manifestações religiosas. O Vale do Amanhecer próximo a Brasília é um exemplo. Entre muitos outros lugares sagrados de peregrinação espalhados pelo mundo, temos a cidade de Jerusalém na Palestina, Meca no Oriente Médio, Roma na Itália, Santiago de Compostela na Espanha, Benares na Índia, Lurdes na França, Fátima em Portugal, Guadalupe no México, Lhasa no Tibete, Aparecida do Norte e Juazeiro 31 no Brasil, entre muitos outros. Algumas dessas cidades são chamadas de cidades santuários por se constituírem permanentes centros de peregrinação religiosa.


ATIVIDADE


1 - Pesquise no dicionário o significado das seguintes palavras:

a - Romaria

b - Peregrinação

c - Santuário

d - Devoção

e - hierofania


2 - Faça uma pesquisa sobre algum lugar sagrado de peregrinação localizado no Ceará:



3 - Marque a opção correta de acordo com o texto.

a) O Brasil é o único país com lugares sagrados.

b) As pessoas visitam os lugares sagrados motivados principalmente pela fé.

c) Comércio e turismo não fazem parte dos lugares sagrados.

d) Somente a religião católica tem lugares sagrados.




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


Um comentário: