AULAS DE SEGUNDA-FEIRA
ANDRÉA - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/06/2021 às 09h - 11h)
ASSUNTO: ATIVIDADE SOBRE CONJUNÇÃO.
Vamos
relembrar o conteúdo sobre conjunção através da resolução da atividade.
Dê uma
olhadinha nas explicações da aula passada e bom desempenho.
1- Sobre as conjunções, é correto afirmar:
(A) As conjunções são unidades linguísticas desprovidas de
independência, ou seja, não aparecem sozinhas no enunciado porque apenas
introduzem a ideia de função gramatical de um elemento.
(B) As conjunções são expressões modificadoras do verbo que
apresentam uma ideia de circunstância e atuam como adjunto adverbial em uma
oração.
(C) As conjunções são palavras que podem ser utilizadas no lugar de
um nome, referir-se a ele ou acompanhar o nome com a intenção de qualificá-lo.
(D) As conjunções têm por finalidade traduzir nossos estados emotivos.
Apresentam independência e podem constituir, por si, verdadeiras orações.
(E) As conjunções são unidades da língua que têm por finalidade
reunir orações em um mesmo enunciado, classificando-se em conjunções
coordenativas e subordinativas.
2- Assinale a
sequência de conjunções que estabelecem, entre as orações de cada item, uma
correta relação de sentido.
1. Correu demais, ... caiu.
2. Dormiu mal, ... os sonhos não o deixaram em paz.
3. A matéria perece, ... a alma é imortal.
4. Leu o livro, ... é capaz de descrever as personagens com detalhes.
5. Guarde seus pertences, ... podem servir mais tarde.
(A) porque, todavia, portanto, logo, entretanto
(B) por isso, porque, mas, portanto, que
(C) logo, porém, pois, porque, mas
(D) porém, pois, logo, todavia, porque
(E) entretanto, que, porque, pois, portanto
3- Diga se a conjunção E está
ligando palavras ou orações.
a) Trabalha de dia e estuda
à noite.
b) O médico e o
psicólogo estudam o caso.
c) Desceu do carro e entrou
no banco.
d) Minhas tias e meu
avô vieram para a festa.
4- Assinale a alternativa
onde existe uma conjunção.
(A) Era uma casa de tijolos.
(B) Vi o carro de Mário.
(C) Trajava roupas finas
(D) Viu e comprou aquele sapato.
(E) Falou contra nós.
5- Complete
o texto com as palavras do quadro abaixo de forma que o texto fique
compreensível, ou seja, coeso.
porque – mas – eles – pois – portanto – mas – além
disso – que – porque – quando
Muito suor, pouca descoberta
(Super for
Kids, nº 1)
O trabalho do arqueólogo tem emoções, sim.
_________não pense em Indiana Jones, bandidos e tesouros. É verdade _________
os arqueólogos passam um bom tempo em lugares excitantes, como pirâmides e
ruínas. _______as emoções acontecem mesmo é nos laboratórios, __________
___________ identificam a importância das coisas que acharam nos sítios
arqueológicos. _____________, é preciso persistência para encarar a profissão,
___________ os resultados demoram, e muita gente passa a vida estudando sem
fazer grandes descobertas. No Brasil, é necessário fazer pós-graduação,
____________não há faculdade de Arqueologia. ___________, é preciso gostar de
viver sem rotina, ______________o arqueólogo passa meses no laboratório e outros
em campo. O prêmio é fazer descobertas que mudam a história.
“O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.”
Vidal
Sassoon
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B, C e D.
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/06/2021 às 13h - 15h)
ASSUNTO: ATIVIDADE SOBRE VERBO DE
LIGAÇÃO E PREDICATIVO DO SUJEITO
Hora de revisar o conteúdo da semana passada.
Dê uma olhadinha nas explicações em seu caderno.
ATIVIDADE 1 : Segue link da atividade. Não esqueça de se identificar e verificar sua
nota.
https://docs.google.com/forms/d/1sD6WlQqOuBBh2BzGDq2oqxEhH2lpfhLmJkHfZh26sio/edit
ATIVIDADE 2
Copiar e responder em seu caderno.
1- Identifique
o verbo de ligação e o predicativo do sujeito nas tirinhas abaixo.
Tirinha 1
Tirinha 2
2- Leia a tira a seguir para responder aos itens que seguem.
a- No
segundo quadrinho da tira, um dos meninos diz: “Ela diz que é um cachecol!”. O
sujeito da forma verbal é está subentendido, ou seja, está implícito.
Que pronome demonstrativo poderia ser o sujeito dessa oração?
b- Observe
as orações:
“A vovó
ficou louca?” Isso é um cachecol!
- Identifique o sujeito e o predicado de cada uma
.
- Identifique o verbo de ligação de cada uma.
- Qual é a função sintática dos termos louca
e um cachecol?
c- O
humor da tira é construído a partir de uma informação que os netos não têm a
respeito da intenção da avó. Qual é essa informação?
BOM DESEMPENHO!
Nossa maior fraqueza é desistir. O caminho mais certo para o
sucesso é sempre tentar apenas uma vez mais.– Thomas Edson
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
GISLENE - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO (A e B)
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/06/2021, de 09h - 11h)
Atividade sobre a canção "Emília", do Pato Fu
Assista ao vídeo da aula clicando no link abaixo
Emília
Emília!
Faz o que ninguém mais faria
E é diferente a cada dia
Fez uma confusão
Um circo no meu coração.
Marquesa!
Falando com toda franqueza
Tô bobo com tua beleza
Perto de você
Eu sou um pano de chão.
Emília, Emília!
Como faço pra ser
Alguém como você?
Emília, Emília!
Um só remendo seu
Me mostra que eu
Posso tudo alcançar
Emília!
Boneca!
Cada dia mais esperta
Mesmo errando, ela tá certa
Pirlimpimpim
Faz de conta que eu sou assim.
(Pato Fu)
01) Justifique o título dado à canção acima:
02) Por que a pessoa se sente, perto da protagonista, um "pano de chão"?
03) Interprete o que significa "fazer um circo no coração":
04) Transcreva da canção fortes marcas de oralidade:
05) Explique o verso "Mesmo errando, ela tá certa":
06) O que significa "Pirlimpimpim"? A que classe de palavra ela pertence?
07) Que mensagem a música transmite? Comente:
08) Circule no texto todos os substantivos concretos e sublinhe os abstratos:
09) Localize na canção: dois verbos e um adjetivo.
“Toda conquista começa com a decisão de tentar.”
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO (A, B e C)
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/06/2021, de 13h - 15h)
Atividade de Compreensão e interpretação textual
Meme é um gênero textual humorístico e/ ou crítico que se concretiza e se difunde em massa por meio da internet sob estrutura semiótica e linguística.
Ainda que sejam tratados como besteira, para o criador e coordenador do museu, Viktor Chagas, os memes possuem, para além de sua função cômica, uma função social -- basta olhar para as diversas hashtags de denúncia em causas como dentro do movimento negro e feminista para entender que tal lógica possui mais desdobramentos, possibilidades e sentidos do que imaginamos em seu aspecto mais pueril.
(Autor Desconhecido)
01) Dê um título ao texto acima:
02) O que é um meme? Qual o objetivo desse gênero textual? Você já produziu algum?
03) O que é preciso para entender um meme?
04) Segundo o criador do Museu dos Memes, qual a função social dos memes? Você concorda com ele? Por quê?
05) Por que você acha que a Naja caiu no gosto do povo e viralizou nas redes sociais?
Charge sobre negacionismo
06) Que problemas são levantados na charge acima?
07) O que gera humor na charge? Comente:
08) Como as redes sociais atuam na propagação desses conceitos?
09) Que mensagem a charge transmite? Que crítica social ela faz?
10) Vamos imaginar e analisar o meme acima
a) Que relação existe entre a imagem e o fato de ser “segunda de novo.”
“Toda conquista começa com a decisão de tentar.”
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
RONMICY - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/06/2021 às 13h - 14h)
- Alivia o estresse;
- Melhora a postura do corpo;
- Como resultados, observou-se a diminuição dos acidentes de trabalho, o aumento da produtividade e a melhoria das condições dos trabalhadores. Hoje, mais de 1/3 dos trabalhadores japoneses a praticam diariamente.
- Melhora a saúde;
- Diminui o sedentarismo;
- Diminui as tensões adquiridas no trabalho;
- Previne lesões;
- Previne doenças causadas por trauma cumulativo;
- Aumenta o desempenho do funcionário;
- Evita doenças do trabalho, como ler e dort;
- Para a empresa
- Diminui os índices de acidentes de trabalho e absenteísmo;
- Estimula o trabalho em equipe;
- Melhora na produtividade;
- Previne a fadiga muscular e lesões ocupacionais;
- Aumenta a interação entre funcionários.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE TERÇA-FEIRA
FRÓES - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/06/2021 às 10h - 11h)
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/2CWQi281tvQ
Conteúdo: Hábitos de Consumo Responsável
Atividades
01 - Em que consiste a eficiência energética?
02 - Como podemos melhorar os hábitos de consumo responsável segundo o vídeo aula?
03 - ainda segundo vídeo aula, quais os eletrodomésticos com alto consumo?
04 - Escreva um pouco sobre a sua rotina de hábitos de consumo responsável.
Bons Estudos!!
Deus é Fiel!!!!🤝🤝
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
IDELFONSO - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/06/2021 às 13h - 14h)
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/pNdDzrIKKos
Atividade de ciências 6º ano - Sistema nervoso
1) Como é formado o sistema nervoso?
2) Como se classifica esse sistema?
3) Quais as células que formam o sistema nervoso?
4) Quais as partes que formam o neurônio?
5) Quais as funções de cada parte do neurônio?
6) O que são as sinapses?
7) Quais são os tipos de neurônios é suas funções?
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/06/2021 às 10h - 11h)
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/eTCD4zl-XZk
Atividades de ciências 7º ano
1) Cite exemplos de anfíbios.
2) Fale sobre a respiração dos anfíbios nas fases:
a) Girino.
b) Adulto.
3) Como os peixes os anfíbios são ectotérmicos, o que significa?
4) Em quais grupos os anfíbios são divididos? Dê exemplos.
5) Os anfíbios vivem na água ou próximo a lugares úmidos por quais razões?
6) Como é a nutrição dos anfíbios e de que se alimentam?
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/06/2021 às 09h - 10h)
Assistam ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/A7mC6q942Qc
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
MARÍCIA - INGLÊS
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/06/2021 de 09h - 10h)
EMEF DEPUTADO ULYSSES GUIMARÃES
AVALIAÇÃO FINAL
DISCIPLINA:
Língua Inglesa PROFESSORA:
Marícia Lemos
ALUNO:
_________________________________ TURMA:_____
1.
Responda de acordo om o que você aprendeu sobre os Greetings.
I. Complete the
greetings:
(A).Bom dia! –
Good_______________
(B).Boa tarde! –
Good______________
(C).Boa noite!(
ao encontrar alguém) – Good_______________
(D).Boa noite! (
ao despedir-se de alguém) – Good_______________
II. Assinale a alternativa
que contém expressões em inglês, as quais podem ser utilizadas em qualquer
momento do dia.
(A).Hi!,
Hello!,Good bye!
(B). Good
afternoon!, Good night!, Good evening!,
(C). Good
afternoon!,See you later!, Good evening!,
(D). So long!, Good
afternoon!, Good morning!
2. Complete as frases com o VERB TO BE( am , is , are).
a.Mary _______ my best friend.
b.John and Cindy _______
classmates.
c.Peter _______ my
brother.
d.You _______ a good
student.
3. Em qual das frases está
na forma interrogativa do verbo to be?
?
A. I am a doctor.
B. Are you friends?
C. She is not work today.
D. They are my parents.
4. Relacione os nomes das
cores a seus respectivos alimentos(ligue).
5. Leia o texto e responda as questões abaixo:
6.
Escreva
as nacionalidades:
a. Martha
is from Guatemala. She’s
_____________________
b. I’m
from Russia. I’m
___________________
c. Harry
is from South Africa. He’s ___________________
8. Relacione as imagens aos seus respectivos nomes:
9. Observe as imagens e circule o que
se pede:
10. Relacione as
frases Imperativas com suas respectivas imagens:
IMPERATIVE FORM
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/06/2021 de 14h - 15h)
AVALIAÇÃO
FINAL
DISCIPLINA: Língua Inglesa PROFESSORA: Marícia Lemos
ALUNO:
_________________________________ TURMA:_____
1.
Responda as perguntas:
2.Encontre as palavras ( Places – lugares), no caça palavras acima:
3.
Complete corretamente com as Preposições de Tempo IN, ON ou AT.
a) My
birthday is ________ July 5th.
(Meu aniversário é em 5 de
julho)
b) Patrícia
was Born ________ October.
( Patrícia nasceu em
Outubro)
c) It is ______ 10:00 o´clock. (São 10:00 horas da manhã)
AFIRMATIVA : THERE IS A PEN
ON THE BOOK.
INTERROGATIVA : IS THERE A PEN ON THE BOOK?
NEGATIVA: THERE ISN´T A
PEN ON THE BOOK.
IS NOT
4. Complete com There is( singular) ou There are( plural): a/an = um/uma
a.
________________ a butterfly in
the forest. (
) There is ( )
There are
b.________________ a bus stop across from the mall
? (
) Is there ( ) There is
c.
________________ a movie theater in the mall. ( ) Is
there ( ) There isn’t
5. Relacione as colunas de acordo
sobre o que você aprendeu sobre os “The Public Place” ( Lugares Publicos):
(A)
BAKERY ( ) Banco
(B)
SCHOOL ( ) Farmácia
(C) DRUGSTORE (
) Padaria
(D) BANK (
) Escola
7. A sequência correta da história de
Bob e seu pet está
expressa na alternativa:
A) Meu nome é
Bob, tenho um cãozinho chamado Dog, que come ossos, bebe água e tem uma casa
grande.
B) Meu nome é
Bob, tenho um cãozinho chamado Toby, que come carne, bebe água e tem uma casa
pequena.
C) Meu nome é
Toby, tenho um cãozinho chamado Bob, que come ossos, bebe água e tem uma casa
grande.
D) Meu nome é
Bob, tenho um cãozinho chamado Toby, que come ossos, bebe água e tem uma casa
pequena.
7.1 Qual o animal citado no
texto? a)
A) cat B)
water
C) dog D) small
8.Relacione
corretamente as colunas:
( A ) THIS a) ( )
Aqueles(as) – Longe/Plural
( B
) THESE b) ( )
Este, aquilo – Perto / Singular
( C
) THAT c) ( )
Aquele (aquela) – Longe/ Singular
( D
) THOSE d) ( ) Estes(
as ) – Perto/ Plural
10.1 Observe as imagens e circule o que se pede:
11. Relacione as
frases Imperativas com suas respectivas imagens:
IMPERATIVE FORM
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/06/2021 de 13h - 14h)
EMEF DEPUTADO ULYSSES GUIMARÃES
AVALIAÇÃO FINAL
DISCIPLINA:
Língua Inglesa PROFESSORA:
Marícia Lemos
ALUNO:
_________________________________ TURMA:_____
1.
Observe a imagem e complete as sentenças com THERE WAS/ THERE WERE, no Past Tense.
A. _____________ five chickens in the farm.
B._____________ two people : A
girl and a boy.
C. _____________ one cow in the
farm.
D. _____________ a big
house in the farm.
De acordo com o que estudamos sobre o
Comparative Degree - Adjectives ,
encontre a frase, na qual o adjetivo
está flexionado corretamente, usando o ...
2.Comparative
of Superiority:
a) Vitoria is more tall
than Renan.
b)
Vitoria is taller than Renan.
c)
Vitoria is less tall Renan.
d)
Vitoria is as tall as Renan.
3. Comparative of Equality:
a)
J. F Supermaket is as big as J.Aguiar Supermaket.
b)
J. F Supermaket is less big than J.Aguiar Supermaket.
c)
J. F Supermaket is bigger than J. Aguiar Supermaket.
d)
J. F Supermaket is more big than
J.Aguiar Supermaket.
4. Encontre a resposta que completa corretamente a frase,
usando o SUPERLATIVE :
This is ____ wine in the store.
a.the less expensive
b.the more expensive
c.most expensive
d.the least expensive
6.Complete as sentenças com o simple past tense of the regular verbs.
a.I ________my friend yesterday. ( to
visit)
b.They_________a new restaurant last
week. ( to open)
c.The little boy_________your
question. ( to answer)
d.Jonas________very well yesterday. (
to dance)
7.
Escolha a frase que está no Simple Past, nas formas :
Samia loved her boyfriend.
FORMA INTERROGATIVA FORMA NEGATIVA
a) Didn´t Samia loved her boyfriend? a) Samia did not loved
her boyfriend
b) Samia did not loved her boyfriend? b) Samia did loved her boyfriend
c) Samia did loved her boyfriend? c) Did Samia loved her boyfriend
d) Did Samia drink juice? d) Samia didn´t drank juice
8.Relacione as colunas de acordo com as informações dadas no texto:
a) Who is the story
about?
b) Where do they live?
c) Why Eep gets
annoyed with her father?
d) What happens to Eep?
e) When does it happen?
( ) Eep follows the bright light
coming from outside the cave.
(
) Because she wants to do more with her life.
(
) One night.
(
) They live in a cave.
( ) It is about a caveman family.
9. Traduza os Pronomes Interrogativos, que estão em NEGRITO, na questão 8.
a)_____________________
b)_____________________
c)_____________________
d)_____________________
e)_____________________
10. De acordo com o que aprendemos sobre os ADJECTIVES, traduza:
a) BIG______________
B) LEGAL___________
C) DELICIOSO_____________
D) TRISTE_____________
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/06/2021 de 10h - 11h)
EMEF DEPUTADO ULYSSES GUIMARÃES
AVALIAÇÃO FINAL
DISCIPLINA:
Língua Inglesa PROFESSORA:
Marícia Lemos
ALUNO:
_________________________________ TURMA:_____
Leia o texto e responda as questões 1,2 e 3.
In May 1983, biopharmaceutist Maria da Penha Fernandes was sleeping when her husband shot her, leaving her a paraplegic for life. Two weeks after her return from the hospital , he tried to electrocute her.
The
case da Penha was kept in court for two decades
while Maria’s husband remained
free. Years later, the Court of Human Rights criticized the Brazilian
government for not talking effective measures to punish people guilty of domestic violence. In response to this ,
the Brazilian government in 2006 passed
a law under the symbolic name “ Maria da
Penha Law on Domestic and Family Violence”.
Vocabulary. Shot
her
– atirou nela / Law – Lei
1. Transcreva a parte do
texto que explica como o marido de Maria
da Penha a agrediu.
2. Quantas décadas Maria da
Penha esperou por justiça , ou seja , quanto tempo ela esperou para que medidas
fossem tomadas contra seu marido violento ?
3.Qual
a profissão de MARIA DA PENHA FERNANDES?
A) Médica
b) Biofarmaucetica
c) Professora
d) Advogada
4. Informe o tempo
verbal das frases abaixo:
Past tense ( P) , Simple Present
(SP) , Future with Will (FW) ou Future
with Going to (FG).
a) ( ) Mary
loves the Adele’s songs.
b) ( ) Pedro will live in Caucaia next year.
c) ( ) We are going to eat Calzone at North
Shopping.
d) ( ) I still have not found what I am looking
for U2.
Encontre as sentenças, que trazem corretamente as formas
sugeridas abaixo , aplicando o Futuro
Tense.
Claudio is going to buy a book .
5. Interrogative Form
a) Claudio going to buy a book is?.
b) Is Claudio
going to buy a book ?
c) Claudio is not going to buy a book ?
d) Claudio
going to buy a book?.
Marcos will work in New York , next year.
6. Negative
Form
a) Marcos work not in New York , next year.
b) Marcos work in New York , next year will.
c) Marcos will not work in New York , next year.
d) Marcos are going to work in New York , next year.
10. Responda:
What are your plans for the future in relation to your profession?
11.
Complete as questões corretamente:
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUARTA-FEIRA
RAFAEL - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/06/2021 às 10h - 11h)
Assunto: Jogos Olímpicos.
Conteúdo: Revisão.
Objetivo: Responder as atividades propostas através de quiz.
Conteúdo/teórico.
Texto: https://rachacuca.com.br/quiz/esportes/jogos-olimpicos/
Vídeo: https://youtu.be/_TgSAQyf9Nk
Atividade 1.
1 - Acessar os links nos itens texto e vídeo e revisar o conteúdo de Jogos Olímpicos através de quiz.
Citação
“Você não pode medir seu êxito sem nunca ter falhado.”
Steffi Graf
Sugestão: Atividade 2 (bônus)
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/06/2021 às 13h - 14h)
Assunto: Jogos Olímpicos.
Conteúdo: Revisão.
Objetivo: Responder as atividades propostas através de quiz.
Conteúdo/teórico.
Texto: https://rachacuca.com.br/quiz/esportes/jogos-olimpicos/
Vídeo: https://youtu.be/_TgSAQyf9Nk
Atividade 1.
1 - Acessar os links nos itens texto e vídeo e revisar o conteúdo de Jogos Olímpicos através de quiz.
Citação
“Jogamos com a cabeça e, quando precisamos, com o coração.”
Hortência
Sugestão: Atividade 2 (bônus)
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/06/2021 às 09h - 10h)
Assunto: Jogos Olímpicos.
Conteúdo: Revisão.
Objetivo: Responder as atividades propostas através de quiz.
Conteúdo/teórico.
Texto: https://rachacuca.com.br/quiz/esportes/jogos-olimpicos/
Vídeo: https://youtu.be/_TgSAQyf9Nk
Atividade 1.
1 - Acessar os links nos itens texto e vídeo e revisar o conteúdo de Jogos Olímpicos através de quiz.
Citação
“Fácil é sonhar todas as noites; difícil é lutar por um sonho todos os dias.”
Lorena Molinos
Sugestão: Atividade 2 (bônus)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
GISLENE - ARTES (6º e 7º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 6º e 7º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/06/2021 de 09h - 10h)
Para que o nosso estudo se torne mais
interessante, clique no link abaixo. (Sua atividade depende deste
vídeo).
https://www.youtube.com/watch?v=3hF4LXPMHQ4
1 Gostou do vídeo? Então, que tal você criar
sua obra POP ART de uma forma digital, usando para isso sua foto.
Obs.: Siga o
passo a passo no vídeo para realizar o desafio.
(Vale nota).
2- Para quem não conseguir realizar o
desafio acima, pode produzir sua obra a partir de algum ídolo seu ou objetos do
seu gosto.
Obs. Antes
de produzir, observe bem as imagens acima. Não esqueça que seu desenho deverá
conter as características deste movimento (exemplo reprodução, cores fortes, etc.).
MARÍCIA- ARTES (8º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 8º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/06/2021 de 14h - 15h)
ASSUNTO: SURREALISMO
O
mundo pelo avesso
O ponto principal do pensamento surrealista
é não ficar preso às formas, ao cotidiano e a mesmice do modo mundo.
O movimento surrealista chegou nos anos 20
com o objetivo de mudar a vida da época, transformar o mundo e quebrar regras e
foi justamente isso que conseguiu: mostrar uma nova visão de mundo, visão que
vem do inconsciente e não poupa a imaginação.
A principal característica dos artistas
surrealistas é fazer com que o mundo real se misture com o irreal, sem limites,
deixando a emoção expressar-se em todas as possibilidades. A obra é criada a
partir do ponto em que a razão humana perde o controle.
Principais artistas
Sem dúvida, Salvador Dali é o mais
conhecido pintor surrealista. Nasceu na Espanha e começou pintar aos 13 anos já
mostrando muito talento. Com 18 anos ingressa na Academia de San Francisco, em
Madri, onde conhece o futuro cineasta Luis Buñuel. A identificação de ambos com
o surrealismo faz com que futuramente participe da produção do filme
surrealistas, sendo que os principais são: “Um Cão Andaluz” (1929) e “A Idade
do Ouro” (1930). Morreu em 1989, em consequência do Mal de Parkinson.
Outro surrealista bastante conhecido no
meio artístico é Joan Miró. Nascido em Barcelona, Espanha, desde criança
passava o tempo desenhando ou colecionando pedras e plantas. Aos 14 anos
ingressou na Escola de Belas Artes, em Barcelona, mas contrariou-se com o
currículo e desistiu dessa escola, voltando a ter contato com as artes somente
onze anos depois, quando mudou-se para Paris e passou a ter contato com as
ideias surrealistaS. Morreu aos 90 anos, rico e bem-sucedido, reconhecido em
todo mundo como um dos principais de sua época.
Rene Magritte é outro pintor que, apesar
de não seguir a risca as características surrealistas, também teve grande
participação neste movimento. O que diferencia Magritte dos demais surrealistas
é o fato de reproduzir o que se chamou de “realismo fantástico”, usando a
contradição de imagens na forma de enigmas. Sem dúvida um estio de pintura
muito inteligente.
Curiosidade
Salvador Dali realmente se dedicava ao
trabalho! Ao longo de sua vida produziu cerca de 1.500 pinturas.
ATIVIDADE
Hora de produzir sua
arte surrealista.
Leia a descrição de
uma árvore humanoide e faça seu desenho de acordo com as características da
mesma. Não esqueça de pintá-lo. Se possível, faça sua produção em uma folha de
papel ofício.
"Em uma ilha deserta, foi encontrada uma criatura bem estranha: uma
árvore humanóide.
Sua cabeça é um triângulo com três olhos e
seu cabelo é a copa de uma árvore. No meio das folhas, podemos ver vários tipos
de frutas. A criatura não tem nariz, não tem boca, mas tem um grande bigode.
Do seu tronco saem seis braços em forma de
galhos e na ponta de cada braço, um olho.
Ela estava dentro de um aquário."
ANDREA- ARTES (9º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 9º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/06/2021 de 13h - 14h)
ASSUNTO: SURREALISMO
O mundo pelo avesso
O ponto principal do pensamento surrealista é não ficar preso às formas, ao cotidiano e a mesmice do modo mundo.
O movimento surrealista chegou nos anos 20 com o objetivo de mudar a vida da época, transformar o mundo e quebrar regras e foi justamente isso que conseguiu: mostrar uma nova visão de mundo, visão que vem do inconsciente e não poupa a imaginação.
A principal característica dos artistas surrealistas é fazer com que o mundo real se misture com o irreal, sem limites, deixando a emoção expressar-se em todas as possibilidades. A obra é criada a partir do ponto em que a razão humana perde o controle.
Principais artistas
Sem dúvida, Salvador Dali é o mais conhecido pintor surrealista. Nasceu na Espanha e começou pintar aos 13 anos já mostrando muito talento. Com 18 anos ingressa na Academia de San Francisco, em Madri, onde conhece o futuro cineasta Luis Buñuel. A identificação de ambos com o surrealismo faz com que futuramente participe da produção do filme surrealistas, sendo que os principais são: “Um Cão Andaluz” (1929) e “A Idade do Ouro” (1930). Morreu em 1989, em consequência do Mal de Parkinson.
Outro surrealista bastante conhecido no meio artístico é Joan Miró. Nascido em Barcelona, Espanha, desde criança passava o tempo desenhando ou colecionando pedras e plantas. Aos 14 anos ingressou na Escola de Belas Artes, em Barcelona, mas contrariou-se com o currículo e desistiu dessa escola, voltando a ter contato com as artes somente onze anos depois, quando mudou-se para Paris e passou a ter contato com as ideias surrealistaS. Morreu aos 90 anos, rico e bem-sucedido, reconhecido em todo mundo como um dos principais de sua época.
Rene Magritte é outro pintor que, apesar de não seguir a risca as características surrealistas, também teve grande participação neste movimento. O que diferencia Magritte dos demais surrealistas é o fato de reproduzir o que se chamou de “realismo fantástico”, usando a contradição de imagens na forma de enigmas. Sem dúvida um estio de pintura muito inteligente.
Curiosidade
Salvador Dali realmente se dedicava ao trabalho! Ao longo de sua vida produziu cerca de 1.500 pinturas.
ATIVIDADE
Hora de produzir sua arte surrealista.
Leia a descrição de uma árvore humanoide e faça seu desenho de acordo com as características da mesma. Não esqueça de pintá-lo. Se possível, faça sua produção em uma folha de papel ofício.
"Em uma ilha deserta, foi encontrada uma criatura bem estranha: uma árvore humanóide.
Sua cabeça é um triângulo com três olhos e seu cabelo é a copa de uma árvore. No meio das folhas, podemos ver vários tipos de frutas. A criatura não tem nariz, não tem boca, mas tem um grande bigode.
Do seu tronco saem seis braços em forma de galhos e na ponta de cada braço, um olho.
Ela estava dentro de um aquário."
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUINTA-FEIRA
AMORIM - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/06/2021 às 9h - 11h)
Assunto: SUBTRAÇÃO E DIVISÃO DE NÚMEROS NATURAIS
Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo
Vídeo - https://youtu.be/xL0dKdtR8cA
Questionário:
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/06/2021 às 13h - 15h)
ASSUNTO: MDC DE DOIS E TRÊS NÚMEROS
Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo
Vídeo - https://youtu.be/HrElnvVZGCw
Questionário:
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
TADEU - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/06/2021 às 09h - 11h)
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/06/2021 às 13h - 15h)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
EUGÊNIO - HISTÓRIA
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/06/2021 às 13h - 14h)
Conteúdo:
Povos Indígenas da América (cap. 7 – páginas 108 a 114 )
Veja
as explicações acessando os links:
https://www.youtube.com/watch?v=cQkA5PDow2s
https://profisabelaguiar.blogspot.com/2019/08/astecas-maias-incas-e-tupis.html
A
ORIGEM DO CHOCOLATE
Se você é louco por chocolate e sempre
achou que ele só podia ser mesmo divino, saiba que você não é o único. Em
mais de dois mil anos de história, o chocolate foi por muito tempo considerado
sagrado por sociedades antigas do México e da América Central.
Foram
povos primitivos dessa região que descobriram que as sementes de cacau poderiam
ser amassadas e transformadas em uma bebida deliciosa, o tchocolatl. Quer dizer, deliciosa para eles, porque os
europeus quando chegaram à América, no final do século XV, não gostaram nem um
pouquinho daquela bebida amarga, gordurosa e... picante! O chocolate daquele
tempo era muito diferente do que conhecemos hoje: não levava açúcar e ainda era
misturado à pimenta e outros temperos fortes.
Mas
se os europeus, a princípio, não gostaram muito do tal tchocolatl, para os astecas, civilização
altamente organizada que habitava o México desde o século XIV, ele era um
presente divino. Mais precisamente de Quetzalcoatl,
deus da sabedoria e do conhecimento. [...]
Muito
tempo depois, já no século XVIII, o botânico sueco Carlos Lineu, inspirado por
essas histórias e pelo sabor do chocolate, batizou a árvore do cacau de Theobroma cacao, que, em grego, quer
dizer alimento divino. Mas as curiosidades sobre o chocolate não param por
aí.
Ninguém sabe ao certo quem inventou o
chocolate. É sabido, no entanto, que, muito antes dos astecas, a civilização
Maia do Período Clássico (250-900 d.C.) já o conhecia. Os Maias ocupavam o
território onde atualmente encontra-se a Guatemala, parte leste do Honduras, Belize
e sul do México. Era uma sociedade muito desenvolvida, que tinha como atividade
econômica básica a agricultura e conhecia técnicas avançadas de irrigação.
Os
maias plantavam o cacau, colhiam, torravam as sementes e as transformavam em
uma pasta, que depois era misturada à água, pimenta, cereais e outros
ingredientes. O resultado era uma bebida fria e espumante, apreciada
particularmente pela realeza, embora muitas pessoas também a consumissem, pelo
menos de vez em quando.
Devido
à importância social e religiosa do chocolate, as sementes de cacau eram
consideradas muito valiosas, tanto que passaram a ser usadas como dinheiro. Um
coelho, por exemplo, podia ser comprado por umas poucas sementinhas. Quando
dominou boa parte da América Central, por volta de 1400, o Império Asteca
frequentemente exigia que a população e povos dominados pagassem impostos em
sementes de cacau.
No
ano de 1519, chegou à América um navegador espanhol chamado Hernán Cortez. E,
para sua surpresa, o Imperador Montezuma dos astecas o recebeu cordialmente. É
porque, segundo o calendário asteca, aquele era justamente o ano em o deus
Quetzacoatl tinha prometido voltar. Você já deve ter imaginado a confusão:
Montezuma pensou que Cortez fosse a reencarnação de Quetzacoatl. Afinal, o imperador
era fã do tchocoatl – dizem que chegava a beber até 50 copos da
bebida por dia!
Montezuma
rapidamente presenteou Cortez com taças de tchocoatl e uma plantação
de cacau. E o explorador espanhol, apesar de não ter gostado muito da bebida,
logo percebeu que as sementes de cacau valiam ouro. De verdade! Enquanto os
grãos de cacau eram uma espécie de moeda local, o ouro não era um metal
valorizado pelos astecas.
Mas
Cortez não ficou satisfeito apenas com as lucrativas trocas comerciais e, um
ano depois, respondeu com traição à forma simpática com que o povo asteca o
acolhera. Ajudado por uma epidemia de varíola, doença que trouxera para as
Américas junto com suas tropas, derrotou os exércitos astecas, matando o
imperador Montezuma e seu sucessor.
Ao voltar para a Europa, em 1528,
Cortez levou consigo sementes de cacau e apresentou o chocolate ao rei Carlos
V, da Espanha. [...] Para atenuar o seu sabor, eles
diminuíram a quantidade de tempero que os astecas usavam e passaram a adicionar
mel. Já o rei Carlos V tinha o hábito de tomar o chocolate com açúcar.
QUESTIONÁRIO
1) Que nome científico o botânico Carlos Lineu escolheu para batizar a árvore do cacau? Qual
é o seu significado?
2) Por que será que Lineu escolheu
batizar o cacaueiro com um nome religioso?
3) Que importância tinha o cacau para
os povos maias e para os astecas?
4) Quando e como foi a recepção dada
pelo Imperador Montezuma ao conquistador
espanhol Hernan Cortez?
5) O que o texto revela sobre os
momentos finais do império asteca?
6) Pesquise 6 alimentos conhecidos que foram herdados pelos
brasileiros dos povos indígenas.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/06/2021 às 09h - 10h)
Conteúdo:
Estado Moderno – Grandes Navegações (cap. 6 – páginas 118 a 129)
Veja
as explicações acessando os links:
https://www.youtube.com/watch?v=Ax--nmT7u-w
https://istudi.wordpress.com/2018/06/05/resumo-7o-ano-as-grandes-navegacoes/
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/hernan-cortes-conquista-dos-astecas.htm
1) Em qual lugar do Brasil, atual, o navegador
Pedro Álvares Cabral desembarcou? Quando
isso aconteceu?
2) Qual ato
marcou a posse das terras brasileiras pelo rei de Portugal?
3) Por que a Inglaterra, a França e a Holanda foram
os últimos países da Europa a ingressarem nas Grandes Navegações?
a) porque não tinham saída para o mar.
b) porque não possuíam conhecimentos náuticos.
c) porque enfrentavam problemas internos: disputas
políticas e religiosas.
4) Quais os nomes dos respectivos navegadores que,
navegando a serviço da Inglaterra e outro pela França, acabaram descobrindo o
que atualmente sãos os EUA e o Canadá?
5) Observe as imagens que retratam a conquista
espanhola das terras astecas, em meados do século XVI
a) Que função a mulher (na fig. 1) desempenha na
conversa entre os espanhóis e os astecas? Quem é o personagem que se encontra
assentado?
b) Como se conclui para saber quem são os espanhóis
e quem são os indígenas?
c) Quem são os aliados dos espanhóis na luta contra
os astecas? O que isso revela sobre os povos do império asteca?
d) Quem está em vantagem na guerra? Por quê?
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/06/2021 às 14h - 15h)
Conteúdo:
A formação dos Estados Unidos da América (cap. 6 – páginas 94 a 97)
Veja
as explicações acessando os links:
https://istudi.wordpress.com/2019/04/10/resumo-8o-ano-independencia-dos-estados-unidos/
1) Identifique o nome de algumas leis inglesas do
século XVIII que afetaram duramente os colonos norte-americanos, e que os levou
a lutar pela independência política:
*___________________: lei que autorizava o imposto
sobre o melaço de cana e proibia os colonos adquiri-lo nas ilhas caribenhas
inglesas, onde era mais caro.
*___________________: lei que autorizava a cobrança
de imposto sobre selos e documentos em geral.
*___________________: lei que proibia os
norte-americanos de adquirem o chá diretamente.
2) Qual foi o movimento intelectual que inspirou os
americanos a lutarem para se libertarem do domínio da Inglaterra?
3) Assinale a alternativa onde consta os países que
se uniram aos americanos na guerra pela independência da Inglaterra:
a) França, Rússia e Áustria.
b) Alemanha, Portugal e Espanha.
c) França, Espanha e Holanda.
4) O fato representado na pintura ocorreu em Nova
York, em 1776, logo após a Declaração das 13 Colônias. A foto seguinte ocorreu
na cidade inglesa de Bristol, em junho de 2020, em razão de protestos
antirracistas que culminou na destruição da estátua de Edward Colston, um
comerciante de escravos do século XVIII.
a) Quem é o personagem da estátua que está a ser
derrubada?
b) Em sua opinião, o que explica a fúria popular em
querer destruir monumentos tanto no passado como no presente?
5) No início da Constituição dos EUA inicia-se com: “Nós, o povo americano”. Todos
os habitantes do novo país eram de fato considerados “povo americano” ou havia
algum grupo social que era excluído da cidadania americana? Justifique a sua
resposta.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/06/2021 às 10h - 11h)
Conteúdo: A Revolução Russa (cap. 6 – páginas 94 a 103)
https://www.youtube.com/watch?v=_06vqgsF5e0&t=8s
1) A desigualdade social, a miséria e o clima de revolta, que marcavam a sociedade russa no final do século XIX, favoreceram a expansão do _________, uma ideia política que prega uma sociedade igualitária, sem dominadores.
As divergências, quanto à forma que seria implantado o socialismo, levou os socialistas russos a se dividiram em dois partidos: __________, cujo líder era_________ e propunha o uso da violência popular para forçar a queda do governo czarista. Já o partido________, cujo líder era __________, queria chegar ao poder por meio do voto para depois fazer as mudanças.
2) Apenas leia atentamente um trecho de uma petição direcionada à autoridade suprema da Rússia, em 1905, e depois responda:
“Majestade, nós, trabalhadores e habitantes de São Petesburgo... não pedimos muito: a redução da jornada de trabalho para oito horas, o estabelecimento de um salário mínimo de um rublo por dia e a abolição do trabalho extraordinário.
Os oficiais levaram o país à ruína completa e o envolveram numa guerra vergonhosa.
[...] Estás coisas, Majestade, trouxeram-nos diante do Vosso palácio. [...] Não recusai ajuda a Vosso povo. Destruí o muro que se levanta entre Vós e o Vosso povo."
a) Por quem e para quem foi redigido o documento?
b) Que reinvindições (pedidos) são feitas?
c) Que “guerra vergonhosa” os reivindicadores estavam se referindo?
d) Em qual contexto (momento) a petição e a pintura foram feitas?
3) A proposta de Lenin de retirar as tropas russas da Grande Guerra, tomar os bens dos ricos para distribuir aos trabalhadores em extrema pobreza,
( ) foi amplamente aceita pela família real, mas não pela nobreza e o clero da Rússia.
( ) dividiu a opinião da população russa resultando numa sangrenta guerra civil.
( ) foi inicialmente rejeitada pelo czar, mas logo foi aceita sem reserva por todos.
4) Entre os acontecimentos dramáticos, durante e depois da Guerra Civil Russa, podemos marcar:
( ) a fome provocada pelo confisco da produção agrícola.
( ) o fuzilamento da família real russa, entre outros inimigos.
( ) a manutenção da liberdade de imprensa e do multipartidarismo.
( ) o Bolchevique passou a ser chamado de Partido Comunista Russo.
( ) O Império Russo passou a ser chamado de União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
5) Após a morte de Lênin, seguiu-se uma disputa interna no Partido Comunista, em que Josef Stálin saiu-se vencedor para comandar a União Soviética. Sobre o governo de Stalin, considere só que for verdadeiro:
( ) respeitou a diversidade cultural existente na União Soviética.
( ) fuzilou os adversários ou os enviavam para os campos de trabalho escravo (gulags).
( ) criou-se uma espécie de culto em volta do líder da nação.
( ) confiscou ou demoliu templos religiosos e proibiu as religiões.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE SEXTA-FEIRA
GEORGE - GEOGRAFIA
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/06/2020 às 09h - 10h)
ATV ONLINE GEORGE GEOGRAFIA 18ªJUNHO 2021
1. Para atingir o objetivo de ler e interpretar mapas, o leitor necessita de identificar e analisar os elementos de representação cartográfica. Entre esses, a escala cumpre um papel importante, visto que é a partir dela que se tem
a) a localização de um fenômeno na superfície
terrestre.
b) a apresentação da superfície esférica no plano.
c) os diferentes fusos horários no globo.
d) a identificação dos diferentes hemisférios
terrestres.
e) o nível de detalhes das informações representadas.
2. Defina:
A. Escala cartográfica
B. Mapa de pequena escala
3. “São mapas que representam a produção do espaço
econômico, isto é, as atividades econômicas de uma determinada área, bem como a
distribuição de dados estatísticos, por exemplo: a receita financeira dos
estados brasileiros, o índice de População Economicamente Ativa (PEA) de uma
região etc.”
A que tipo de mapa refere-se o fragmento acima?
a) históricos
b) políticos
c) demográficos
d) econômicos
e) físicos
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/06/2020 às 10h - 11h)
ATV ONLINE GEORGE GEOGRAFIA 18ªJUNHO 2021
1. Assinale a alternativa que melhor caracteriza o atual momento da atividade industrial no Brasil.
a) investimentos nacionais e
predominância de empresas estatais.
b) investimentos estrangeiros e
desconcentração industrial.
c) instalação de indústrias em
regiões densamente urbanizadas e concentração da mão de obra.
d) predomínio de fábricas
tecnológicas de origem brasileira, com evasão de capital externo.
2. Sobre o
processo de industrialização brasileiro, são feitas as seguintes afirmações.
I - A partir de 1930, começa um
importante projeto de criação de infraestrutura para o desenvolvimento do
parque industrial.
II - A partir da Segunda Guerra
Mundial, acentua-se o processo de estatização das indústrias na Região Sudeste.
III - A partir de 1964, amplia-se o
parque industrial para atender à demanda da modernização da agricultura.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e III.
e) Apenas II e III.
3. Explique
como e quando (contexto político e econômico) a indústria automotiva passou a
ter papel importante na economia brasileira.
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/06/2020 às 13h - 14h)
1. Em relação ao sistema de castas de uma sociedade,
assinale a alternativa correta.
a) Existe mobilidade social dentro de uma sociedade de
castas.
b) A exogamia faz parte dos casamentos realizados em
sociedades de castas.
c) Não existe mobilidade social dentro de uma
sociedade de casta.
d) Dentro de um sistema de castas não é importante a
hereditariedade.
e) Em um sistema de casta não existe a divisão entre
castas superiores e inferiores.
2. De acordo com a teoria de Marx, a desigualdade
social explica-se:
a) Pela distribuição da riqueza de acordo com o
esforço de cada um no desempenho de seu trabalho.
b) Pela divisão da sociedade em classes sociais,
decorrente da separação entre proprietários e não proprietários dos meios de
produção.
c) Pelas diferenças de inteligência e habilidade
inatas dos indivíduos, determinadas biologicamente.
d) Pela apropriação das condições de trabalho pelos
homens mais capazes em contextos históricos, marcados pela igualdade de
oportunidades.
3. Os sistemas de estratificação estão divididos em
quatro tipos diferentes:
a) a escravidão, a casta, o estamento e a classe.
b) As castas, os estamentos, a democracia e as
classes.
c) a escravidão, a servidão, o estamento e a classe.
d) a escravidão, a casta, o regimentalismo e a classe.
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/06/2020 às 14h - 15h)
1. Os três países que apresentam as melhores médias de Índice de Desenvolvimento Humano são, respectivamente:
a) Estados
Unidos, França e Reino Unido
b) Brasil, Austrália e Japão
c) Níger,
Finlândia e Alemanha
d) Noruega,
Austrália e Islândia
e) Japão,
Noruega e Suíça
2. O IDH
(Índice de Desenvolvimento Humano) é elaborado considerando-se dados sobre a
longevidade, PIB (Produto Interno Bruto) per capita, grau de escolaridade e
poder de compra de uma população. Varia de 0 a 1, sendo que os valores mais
próximos a 1, indicam melhores condições de vida. Sobre o assunto, considere as
afirmativas.
I. Trata-se de
um índice que oculta a qualidade de vida de uma população por relacionar
fenômenos independentes.
II. Trata-se de
um índice que explicita as desigualdades sociais em diferentes escalas, pois
combina indicadores de desenvolvimento social.
III. Trata-se
de um índice que oculta a existência de políticas públicas voltadas à melhoria
da saúde, distribuição de renda e nível de escolaridade.
IV. Trata-se de
um índice que oculta diferenças interpessoais, pois resulta de cálculos obtidos
a partir de médias.
Assinale a
alternativa correta:
a) Apenas as
afirmativas I, II e III estão corretas.
b) Apenas as
afirmativas I, II e IV estão corretas.
c) Apenas as
afirmativas II, III e IV estão corretas.
d) Apenas as
afirmativas I e III estão corretas.
e) Apenas as
afirmativas II e IV estão corretas.
3. Sobre o IDH,
assinale a opção correta:
A) É um indicador qualitativo de desenvolvimento
humano.
B) Analisa cinco parâmetros relacionados à sociedade
global.
C) Mede o nível de desigualdade social entre as
comunidades.
D) É um indicador quantitativo de desenvolvimento
humano.
E) Possui caráter puramente voltado para a economia.
4. O IDH, o PIB
e o Gini são indicadores muito utilizados para a análise de aspectos humanos da
sociedade. No caso do IDH, pode-se afirmar que
A) possui caráter numericamente estável de suas
variáveis sociais e econômicas.
B) indica o desenvolvimento humano de uma nação por
meio de suas riquezas.
C) apresenta indicadores que podem sofrer variações
numéricas ao longo do tempo.
D) permite analisar a desigualdade de acesso às
políticas públicas de habitação.
E) tem como variável principal a renda de cada
trabalhador assalariado.
5. O IDH avalia
parâmetros relacionados à saúde, educação e renda. No caso da educação, quais são
os dois pontos avaliados:
A) quantidade de analfabetos e não analfabetos.
B) anos previstos de estudo e média de anos de
escolaridade.
C) força de trabalho formada em Ensino Técnico e
Ensino Superior.
D) idade de entrada e idade de saída do Ensino Fundamental.
E) maior percentual de população com nível médio e
superior.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
FELIPE - ENSINO RELIGIOSO
ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - TODAS AS TURMAS
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/06/2021 conforme os horários abaixo)
Atenção aos horários: 6º ano: de 14h - 15h
7º ano: de 13h - 14h
8º ano: de 10h - 11h
9º ano: de 09h - 10h
EXEMPLOS DE ALGUNS LUGARES RELIGIOSOS DE PEREGRINAÇÃO
ROMA - ITÁLIA: Chamada de Cidade Eterna. Roma é considerada o centro do Catolicismo. Juntamente com as basílicas romanas, os principais ícones são as catacumbas situadas na bacia do Mediterrâneo que atraem desde o início do cristianismo milhares de peregrinos devotos dos mártires da igreja. Nas galerias das cinco principais catacumbas romanas, a de São Calisto, São Sebastião, Santa Domitila, Santa Priscila e Santa Inês são encontrados os principais sinais da iconografia da fé: o peixe, símbolo de Cristo; a âncora, imagem da esperança; a pomba, representação da alma crente e, junto aos nomes nas sepulturas, a inscrição "In Cristo". Às escuras e frias catacumbas ficam situadas logo após a saída de Roma pela porta San Sebastiano. Essa porta leva à via Appia Antica, antigo acesso dos romanos ao mar. A primeira parte da via foi construída em 312 antes de Cristo. A história de romanos e cristãos têm muito em comum nesse local. Nos primórdios do cristianismo, os cristãos, perseguidos pelos romanos, reuniram-se em galerias subterrâneas, onde enterravam seus mortos. Parte das ricas famílias romanas também escolheu a região para sepultar seus antepassados. No início da via, estão as catacumbas de São Calisto e de São Sebastião. Nesta última, foram mantidos, no tempo das perseguições romanas aos cristãos, os restos mortais de São Pedro e de São Paulo.
JUAZEIRO NO CEARÁ – BRASIL: Um importante centro de peregrinação originado a partir da figura de um famoso padre, Cícero Romão Batista, chamado carinhosamente de “padim ciso” pelos devotos. Padre Cícero quando em vida era orientador, defensor e líder espiritual do povo pobre do sertão nordestino Desde a sua morte em 1934, Juazeiro tornou-se um centro de romaria popular. No dia dos finados acontece uma grande procissão reunindo milhares de pessoas vindas de lugares distantes do sertão. São colocados baldes de água pelos moradores para que os peregrinos possam saciar a sede. Num horto há uma grande estátua do Padre Cícero, que é tocada com as mãos pelos romeiros, pois acreditam que assim podem alcançar as graças que pedem. Esse centro de peregrinação teve início num contexto socioeconômico bastante desfavorável para o povo do sertão. A romaria não deixa de ser uma reação do povo humilde contra a situação de injustiça social de que são vítimas.
MECA - ORIENTE MÉDIO: principal centro de peregrinação dos muçulmanos, fica na Arábia Saudita. Visitar Meca uma vez na vida pelo menos é um dos pilares da fé muçulmana. Em Meca fica o santuário da Caaba, a pedra negra, que segundo a crença foi entregue a Abraão pelo Arcanjo Gabriel. Tornou-se preta por causa dos pecados da humanidade. Além de outras 33 cerimônias religiosas que o peregrino deve realizar, a principal é caminhar sete vezes ao redor da Caaba que se encontra dentro de um santuário em forma de um grande cubo. O peregrino deve beijar a Caaba em sua parede. A peregrinação a Meca acontece há treze séculos ininterruptos e é o mais notável centro da fé islâmica no Oriente Médio.
O Templo da Pedra Dourada, Kyaityio, em Myanmar, é o local onde uma corda feita com o cabelo de Buda mantém em equilíbrio um rochedo redondo na beira de um abismo. Coberto de folhas de ouro constantemente aplicadas pelos peregrinos, Kyaiktiyo é um símbolo de fé e um dos locais de culto mais sagrados em Myanmar.Já o Shwedagon Pagoda, em Yangon, é o primeiro centro religioso budista do país. Segundo a lenda, contém as relíquias de quatro antigos Budas e oito fios de cabelos do Buda Siddhartha Gautama.
ATIVIDADE
1 - Pesquise o significado das seguintes palavras:
a) Iconografia
b) Catacumba
c) Cerimônia
d) Mártires
2 - A partir dos textos acima podemos afirmar que:
a) Roma não tem uma grande importância para os católicos.
b) No Ceará, a cidade de Juazeiro do Norte recebe romeiros devotos do Padre Cícero.
c) Meca, localizada em Jerusalém, é a região sagrada dos muçulmanos.
d) O budismo não tem um lugar sagrado de peregrinação.
3 - Ao falar sobre Juazeiro do Norte, o autor comenta sobre a situação social da
maioria dos romeiros. Faça um breve comentário sobre o assunto.
4 - Qual lugar sagrado você gostaria de visitar? Porque?
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/06/2021 conforme os horários abaixo)
Atenção aos horários: 6º ano: de 14h - 15h
7º ano: de 13h - 14h
8º ano: de 10h - 11h
9º ano: de 09h - 10h
EXEMPLOS DE ALGUNS LUGARES RELIGIOSOS DE PEREGRINAÇÃO
ROMA - ITÁLIA: Chamada de Cidade Eterna. Roma é considerada o centro do Catolicismo. Juntamente com as basílicas romanas, os principais ícones são as catacumbas situadas na bacia do Mediterrâneo que atraem desde o início do cristianismo milhares de peregrinos devotos dos mártires da igreja. Nas galerias das cinco principais catacumbas romanas, a de São Calisto, São Sebastião, Santa Domitila, Santa Priscila e Santa Inês são encontrados os principais sinais da iconografia da fé: o peixe, símbolo de Cristo; a âncora, imagem da esperança; a pomba, representação da alma crente e, junto aos nomes nas sepulturas, a inscrição "In Cristo". Às escuras e frias catacumbas ficam situadas logo após a saída de Roma pela porta San Sebastiano. Essa porta leva à via Appia Antica, antigo acesso dos romanos ao mar. A primeira parte da via foi construída em 312 antes de Cristo. A história de romanos e cristãos têm muito em comum nesse local. Nos primórdios do cristianismo, os cristãos, perseguidos pelos romanos, reuniram-se em galerias subterrâneas, onde enterravam seus mortos. Parte das ricas famílias romanas também escolheu a região para sepultar seus antepassados. No início da via, estão as catacumbas de São Calisto e de São Sebastião. Nesta última, foram mantidos, no tempo das perseguições romanas aos cristãos, os restos mortais de São Pedro e de São Paulo.
JUAZEIRO NO CEARÁ – BRASIL: Um importante centro de peregrinação originado a partir da figura de um famoso padre, Cícero Romão Batista, chamado carinhosamente de “padim ciso” pelos devotos. Padre Cícero quando em vida era orientador, defensor e líder espiritual do povo pobre do sertão nordestino Desde a sua morte em 1934, Juazeiro tornou-se um centro de romaria popular. No dia dos finados acontece uma grande procissão reunindo milhares de pessoas vindas de lugares distantes do sertão. São colocados baldes de água pelos moradores para que os peregrinos possam saciar a sede. Num horto há uma grande estátua do Padre Cícero, que é tocada com as mãos pelos romeiros, pois acreditam que assim podem alcançar as graças que pedem. Esse centro de peregrinação teve início num contexto socioeconômico bastante desfavorável para o povo do sertão. A romaria não deixa de ser uma reação do povo humilde contra a situação de injustiça social de que são vítimas.
MECA - ORIENTE MÉDIO: principal centro de peregrinação dos muçulmanos, fica na Arábia Saudita. Visitar Meca uma vez na vida pelo menos é um dos pilares da fé muçulmana. Em Meca fica o santuário da Caaba, a pedra negra, que segundo a crença foi entregue a Abraão pelo Arcanjo Gabriel. Tornou-se preta por causa dos pecados da humanidade. Além de outras 33 cerimônias religiosas que o peregrino deve realizar, a principal é caminhar sete vezes ao redor da Caaba que se encontra dentro de um santuário em forma de um grande cubo. O peregrino deve beijar a Caaba em sua parede. A peregrinação a Meca acontece há treze séculos ininterruptos e é o mais notável centro da fé islâmica no Oriente Médio.
O Templo da Pedra Dourada, Kyaityio, em Myanmar, é o local onde uma corda feita com o cabelo de Buda mantém em equilíbrio um rochedo redondo na beira de um abismo. Coberto de folhas de ouro constantemente aplicadas pelos peregrinos, Kyaiktiyo é um símbolo de fé e um dos locais de culto mais sagrados em Myanmar.
Já o Shwedagon Pagoda, em Yangon, é o primeiro centro religioso budista do país. Segundo a lenda, contém as relíquias de quatro antigos Budas e oito fios de cabelos do Buda Siddhartha Gautama.
ATIVIDADE
1 - Pesquise o significado das seguintes palavras:
a) Iconografia
b) Catacumba
c) Cerimônia
d) Mártires
2 - A partir dos textos acima podemos afirmar que:
a) Roma não tem uma grande importância para os católicos.
b) No Ceará, a cidade de Juazeiro do Norte recebe romeiros devotos do Padre Cícero.
c) Meca, localizada em Jerusalém, é a região sagrada dos muçulmanos.
d) O budismo não tem um lugar sagrado de peregrinação.
3 - Ao falar sobre Juazeiro do Norte, o autor comenta sobre a situação social da
maioria dos romeiros. Faça um breve comentário sobre o assunto.
4 - Qual lugar sagrado você gostaria de visitar? Porque?


























Nenhum comentário:
Postar um comentário