AULAS DE SEGUNDA-FEIRA
ANDRÉA - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 14/06/2021 às 09h - 11h)
ASSUNTO: CONJUNÇÃO
Para compreender o conteúdo, assista ao vídeo. Segue link:
https://www.youtube.com/watch?v=iK7_7hOdTLs
Copie
em seu caderno para não esquecer.
Conjunção é a palavra invariável que liga duas orações ou
duas palavras semelhantes em uma mesma oração.
Oração: é todo enunciado que apresenta verbo. Cada verbo
equivale a uma oração.
Atividade
A
atividade deve ser copiada e respondida em seu caderno.
1- Leia as
tirinhas e identifique a quantidade de orações em cada uma delas.
TIRINHA 1
TIRINHA 2
2- – Complete com as conjunções que estabelecem
uma correta relação de sentido.
porque, todavia, portanto, logo, entretanto, por isso, mas, que, porém, pois, e
a- Correu demais, ....................... caiu.
b- Dormiu mal, ......................... os sonhos
não o deixaram em paz.
c- A matéria perece, ...................... a alma
é imortal.
d- Leu o livro, .......................... é capaz
de descrever as personagens com detalhes.
e- Guarde seus pertences, ......................
podem servir mais tarde.
f- Preparou-se muito bem para a
avaliação, ..................... obterá um ótimo resultado.
g- Márcia é alegre..........................
bastante extrovertida.
h- Não pôde comparecer à
festa, .............................. não estava se sentindo muito bem.
i- Não compareceu à
reunião, .................................. tratou logo de enviar as
devidas justificativas.
3- Utilize
a conjunção que for mais adequada para ligar em um só período as orações a
seguir. Faça as adaptações necessárias.
a- Passe
mais tarde. Eu ainda não concluí o serviço.
b- Ontem
estava calor. Hoje chovendo.
c- O
goleiro não tocou a bola. Estava mal posicionado.
d- Você
vai para um lado, vai para o outro, nunca fica no lugar.
e- Nós
brigamos ontem. Não sairemos juntos hoje.
f- Não
deixe de vir à minha festa. Quero ficar com você.
BOM DESEMPENHO!!!
Quando você acredita em você, é impossível não florescer.
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B, C e D.
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 14/06/2021 às 13h - 15h)
ASSUNTO: VERBO DE LIGAÇÃO E PREDICATIVO
DO SUJEITO
Para compreender o conteúdo, assista ao
vídeo. Segue link: https://www.youtube.com/watch?v=s6Cljc2xsy4&t=195s
Copie em seu caderno para não esquecer.
Verbo de ligação: é
o verbo que liga o sujeito ao predicativo do sujeito. Principais verbos de
ligação: ser, estar, permanecer, continuar, ficar, parecer, tornar-se.
Predicativo do sujeito: termo
que atribui uma característica, qualidade ou estado ao sujeito.
Ex: Os garotos permaneceram calados.
Sujeito VL PS
ATIVIDADE
A atividade deve
ser copiada e respondida em seu caderno.
1- Leia a tirinha de Fernando Gonsales.
b- Identifique
na fala do segundo quadrinho um predicativo do sujeito.
2- Identifique a alternativa em que o verbo destacado não é
de ligação.
a- A criança estava com
fome.
b- Pedro parece adoentado.
c- Ele tem andado confuso.
d- Ficou em
casa o dia todo.
e- A jovem continua sonhadora.
3-
Indique a única frase que não tem predicativo do sujeito.
a- O sol estava
muito quente.
b- Nossa amizade
continua firme.
c- Suas palavras
pareciam sinceras.
d- Ele andava
triste.
e- Ele andava rapidamente.
4- Identifique o
verbo de ligação e o predicativo do sujeito nas orações.
a- Ansioso estava o menino.
b- Os alunos são inteligentes.
c- A bandeira é o símbolo da pátria.
d- São raros os verdadeiros líderes.
e- Estavam roxos os olhos da criança.
f- O gato de porcelana
virou um monte de caco.
No fim tudo dá certo, e se não
deu certo é porque ainda não chegou ao fim.
Fernando Sabino
BOM DESEMPENHO!!
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
GISLENE - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO (A e B)
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 14/06/2021, de 09h - 11h)
Conteúdo:
Concordância Nominal
Atividade – (Refletindo sobre
o uso da língua)
Leia o texto “Educação a
distância cresce mais que presencial, mas não é 1º opção” pág. 79 do livro didático
e resolva as questões das páginas 79 (2º itens a, b), pág. 80 (itens c, d e f),
concordância nominal (1º e 2º).
OBS: Não esqueça de enviar sua atividade para pontuação.
Desculpas estão sempre disponíveis, as oportunidades não.
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO (A, B e C)
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 14/06/2021, de 13h - 15h)
Conteúdo: Sujeito e predicado.
Assista ao vídeo, clicando no link abaixo
para ajudá-lo (a) na atividade.
https://www.youtube.com/watch?v=zV1dJ2uPd8k
Atividade –
Reflexão sobre o uso da língua.
Leia o texto
da página 40 e em seguida resolva as questões das páginas 47 (1º), pág. 48 (
3º) , pág. .49 (1º, 2º e 3º)e pág. 50 (4º).
OBS: Não
esqueça de enviar sua atividade para pontuação.
Desculpas estão sempre
disponíveis, as oportunidades não.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
RONMICY - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 14/06/2021 às 13h - 14h)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE TERÇA-FEIRA
FRÓES - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/06/2021 às 10h - 11h)
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/bKN_kB7-PaQ
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
IDELFONSO - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/06/2021 às 13h - 14h)
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/ug7gh5GBJhc
Atividade de ciências 6º ano - Sistema Urinário
1) Quais órgãos formam o sistema urinário?
2) Qual a função desse sistema?
3) Diga qual a função de cada órgão:
a) Rins?
b) Ureteres?
c) Bexiga?
d) Uretra?
4) Qual é a composição da urina?
5) Qual a capacidade de armazenamento de urina pela bexiga?
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/06/2021 às 10h - 11h)
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/uO0gJ0K7sSo
Atividades de ciências 7º ano - Peixes
1) Quais são as adaptações dos peixes para a natação?
2) O que significa dizer que os peixes são ectotérmicos?
3) Como os peixes respiram?
4) Qual a função da bexiga natatória?
5) Qual a função da linha lateral?
6) Como se classificam os peixes? Dê exemplos.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/06/2021 às 09h - 10h)
Assistam ao vídeo explicativo clicando no link a seguir:
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
MARÍCIA - INGLÊS
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/06/2021 de 09h - 10h)
ASSUNTO: Palavras Cognatas e Falsas Cognatas.
Palavras cognatas são
aquelas que possuem a mesma origem, com grafias iguais ou semelhantes, e o
mesmo significado, podendo possuir pequenas diferenças.
Conheça as Palavras Cognatas mais utilizadas em Textos no Brasil
Há vários cognatos, mas os principais cognatos
inglês-português são:
·
accidental: acidental;
·
creation: criação;
·
connect: conectar;
·
different: diferente;
·
economy: economia;
·
emotion: emoção;
·
example: exemplo;
·
future: futuro;
·
garage: garagem;
·
positive: positivo;
·
potential: potencial;
·
offensive: ofensivo;
·
other: outro;
·
reaction: reação;
·
regular: regular;
·
comedy: comédia;
·
comic: cômico;
·
competition: competição;
·
composition: composição;
·
human: humano;
·
idea: ideia;
·
minute: minuto;
·
mission: missão;
·
music: música;
·
important: importante;
·
persistent: persistente;
·
television: televisão;
·
material: material;
·
pages: páginas;
·
video: vídeo.
·
Shampoo: xampu
Como você viu, as grafias são muito parecidas
e algumas das palavras até usamos no dia a dia ao falar, escrever e
principalmente ao dar nomes de lojas ou sites. Porém, há também os falsos
cognatos, que são aquelas palavras muito parecidas com outras palavras que
usamos em português, mas que têm significado completamente diferente.
- actually: realmente;
- call: telefonar;
- borrow: emprestar;
- charge: cobrar;
- come: entrar;
- content: conteúdo;
- century: século;
- college: faculdade;
- cops: policiais;
- fill: preencher;
- library: biblioteca;
- lunch: almoço;
- parents: mãe e pai (os pais)*
Nessa última, a palavra “parentes”, parece
“parentes”, porém em Inglês, parentes
se diz “RELATIVES”
PARENTS= OS PAIS (PAI E MÃE)
RELATIVES= PARENTES
ASSISTA OS VÍDEOS: https://youtu.be/R6W-HHWtRpA
ATIVIDADE
1.Indique a alternativa
que apresenta palavras semelhantes em português e inglês, mas que variam de
significado nas duas línguas.
a) college / colégio
b) car / carro
c) garage / garagem
d) fruit / fruta
2.Leia as frases a
seguir.
I. A tradução de “library” é livraria.
II. A palavra “garage”
significa garagem.
III. Emoção se escreve “emotion”
em inglês.
IV. A palavra “cops” significa
policiais.
Estão corretas as
CORRETAS:
a) I, II e III.
b) II e IV.
c) I, III e IV.
d) II, III e IV.
3. Algumas palavras são escritas de forma parecida em inglês
e português, mas têm sentidos diferentes. Assinale a alternativa que possui a
tradução correta das palavras:
atualmente, biblioteca e almoço.
a) actually/ bookstore/ lunch.
b) currently/ bookstore/ dinner.
c) currently/ library/ lunch.
d) actually/ library/ lunch.
e) actually/ library/ snack.
4.Assinale
a alternativa que apresenta os cognatos corretos para as palavras a seguir:
comédia, emoção e
criação.
a) comedy; emotion; creation
b) comic; emotional; creation
c) comedy; emotion; creative
d) comic; emotion; creation
6.Leia a tirinha e de acordo com a mesma marque qual é o falso cognato existente e traduza-a.
a) swallow
b) Lunch
c) man
d) rules
e) makes
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/06/2021 de 14h - 15h)
ASSUNTO: Palavras Cognatas e Falsas Cognatas.
Palavras cognatas são
aquelas que possuem a mesma origem, com grafias iguais ou semelhantes, e o
mesmo significado, podendo possuir pequenas diferenças.
Conheça as Palavras Cognatas mais utilizadas em Textos no Brasil
Há vários cognatos, mas os principais cognatos
inglês-português são:
·
accidental: acidental;
·
creation: criação;
·
connect: conectar;
·
different: diferente;
·
economy: economia;
·
emotion: emoção;
·
example: exemplo;
·
future: futuro;
·
garage: garagem;
·
positive: positivo;
·
potential: potencial;
·
offensive: ofensivo;
·
other: outro;
·
reaction: reação;
·
regular: regular;
·
comedy: comédia;
·
comic: cômico;
·
competition: competição;
·
composition: composição;
·
human: humano;
·
idea: ideia;
·
minute: minuto;
·
mission: missão;
·
music: música;
·
important: importante;
·
persistent: persistente;
·
television: televisão;
·
material: material;
·
pages: páginas;
·
video: vídeo.
Como você viu, as grafias são muito parecidas e algumas das palavras até usamos no dia a dia ao falar, escrever e principalmente ao dar nomes de lojas ou sites. Porém, há também os falsos cognatos, que são aquelas palavras muito parecidas com outras palavras que usamos em português, mas que têm significado completamente diferente.
- actually: realmente;
- call: telefonar;
- borrow: emprestar;
- charge: cobrar;
- come: entrar;
- content: conteúdo;
- century: século;
- college: faculdade;
- cops: policiais;
- fill: preencher;
- library: biblioteca;
- lunch: almoço;
- parents: mãe e pai (os pais)*
Nessa última, a palavra
“parents”, parece “parentes”, porém em Inglês, parentes se diz “RELATIVES”
PARENTS= OS PAIS (PAI E MÃE)
RELATIVES= PARENTES
ASSISTA OS VÍDEOS: https://youtu.be/R6W-HHWtRpA
ATIVIDADE
1.Indique a alternativa
que apresenta palavras semelhantes em português e inglês, mas que variam de
significado nas duas línguas.
2.Leia as frases
a seguir.
3.
Quais são as palavras cognatas do texto? Circule-as.
“Music
is a form of art; people can express emotions through harmonic frequencies.
Music is also a form of entertainment and people like to go to concerts and
dance.”
4.Traduza o texto, da questão 3.
A música é uma forma de arte; as
pessoas podem expressar emoções por meio de frequências harmônicas. A música
também é uma forma de entretenimento e as pessoas gostam de ir a concertos e
dançar. ”
5. Algumas
palavras são escritas de forma parecida em inglês e português, mas têm sentidos
diferentes. Assinale a alternativa que possui a tradução correta das palavras:
atualmente, biblioteca e almoço.
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/06/2021 de 13h - 14h)
ASSUNTO: SIMPLE
PAST OF VERBS ( PASSADO DOS VERBOS)
REGULAR VERBS
VIDEOAULA:
https://youtu.be/YkrJZcpMvbQ
NEGATIVE
FORM
VEJA A DIFERENÇA ENTRE AS
FORMAS:
ATIVIDADE:
1. Analise o texto
abaixo e retire todos os “REGULAR VERS”. Escreva-os nas caixas de textos , ao
lado.
2.
3.
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/06/2021 de 10h - 11h)
ASSUNTO: PRODUÇÃO
TEXTUAL
Leia a reportagem do Jornal CNN sobre as Queimadas em
2020 .
1. Faça uma análise crítica sobre a matéria e produza a sua própria reportagem, abordando o mesmo tema.
ü Mínimo de 10 linhas.
ü Produza na Lingua Portuguesa.
ü Pesquise sobre como produzir uma
reportagem.
ü Atividade deverá ser exposta no nosso
encontro do GOOGLE MEET.
Queimadas
por Juliana Diana
As queimadas são um tipo de prática agrícola utilizada no meio
rural, sendo umas das ações mais antigas realizadas pelo homem.
Considerada de baixo custo, a queimada é conhecida por sua
rapidez, pois em muitos casos ela é utilizada como uma ferramenta para limpeza
e fertilização do solo.
Em contrapartida, em alguns casos sua aplicação pode perder o
controle, provocando grandes incêndios, além disso é alvo de críticas por parte
dos ambientalistas.
Causas
e tipos de queimada
Diferentes fatores podem causar a queimada, pois ela pode ser
aplicada a fim de atingir de diferentes objetivos, ou ainda pode ser criminosa.
Veja a seguir as principais causas e tipos de queimadas.
|
Causa |
Tipo |
Descrição |
|
Colheita manual de cana-de-açúcar |
Prática agrícola |
Utilizada com o objetivo de limpar o
terreno e facilitar o corte da cana. Essa prática ainda é muito comum em
canaviais. |
|
Retirada de madeira |
Prática agrícola |
Utilizada como ferramenta para retirada
de madeira, no qual as plantas menores são queimadas para que o corte das
árvores maiores seja facilitado. |
|
Germinação e reciclagem de nutrientes |
Prática agrícola |
Utilizada como processo para germinação
de certas espécies de vegetais. Em alguns ecossistemas que existe a
predominância de gramíneas, a queimada atua como um fator que estimula a
reciclagem dos nutrientes. |
|
Vandalismo |
Criminoso |
É quando a queimada é provocada de forma
intencional, como ao descartar cigarro aceso nas margens de estradas e em
terrenos abandonados. |
|
Balão de festa junina |
Negligência |
É quando balão de festa junina e fogos de
artifício são utilizados como forma de comemoração, porém causam queimadas
que geram incêndios em regiões urbanas. |
|
Disputa de posse |
Criminoso |
É quando proprietários de terra provocam
a queimada de forma intencional, motivado pela disputa de terras agrícolas. |
|
Falta de chuva |
Climático |
É quando a queimada é provocada pela
falta de umidade no ar e no solo, o que ocorre normalmente em regiões com
pouca chuva. |
É importante destacar que a queimada como prática agrícola é
realizada de forma controlada e assistida. Já as queimadas intencionais não,
pois elas perdem o controle facilmente e resultam em incêndios.
Veja também: Desmatamento
Consequências
da queimada
A realização de queimadas gera consequências para o meio ambiente, dentre elas as
principais são:
·
alterações no equilíbrio dos ecossistemas;
·
desertificação ambiental;
·
circulação de águas superficiais e subterrâneas;
·
mudança da temperatura e umidade do solo;
·
manutenção e controle de fauna e flora;
·
diminuição da biodiversidade;
·
emissão de gases poluentes;
·
piora a qualidade do ar;
·
contribui para o aumento da poluição do ar;
·
intensifica o efeito estufa e o
aquecimento global.
FONTE: https://www.todamateria.com.br/queimadas/
2. Dado material acima, pesquise e produza um material de
campanha, em combate às queimadas.
ü Os
cartazes devem ser em 1 folha de cartolina ou 4 papeis de ofício.
ü Deverá
ser produzido na Língua Inglesa.
ü Depois
de pronto e que o cartaz estiver todo lindo e caprichado, cole -o na frente da
sua casa, para que efetivamente você faça valer sua campanha.
ü TEMA: DON´T FIRE IN BRAZIL. ( NÃO QUEIME
O BRAZIL)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUARTA-FEIRA
RAFAEL - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/06/2021 às 10h - 11h)
Assunto: Jogos Olímpicos.
Conteúdo: Revisão geral.
Objetivo: Revisar o conteúdo de Olimpíadas: jogos Olímpicos .
Conteúdo/teórico.
Texto: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/olimpiadas.htm
Vídeo: https://youtu.be/wSXe31GTq3c
Atividade 1.
1 - Mostre o que você aprendeu sobre o conteúdo de jogos Olímpicos através de registros: Solenidade, datas, recordes, fatos históricos, cores, mascotes, bandeiras, arcos, pira, tocha, medalhas, modalidades, atletas, seleções e outros assuntos pertinentes aos jogos. Com apresentação desse material e legenda explicativa.
Citação
“Toda vez que você tiver uma oportunidade de fazer a diferença neste mundo e você escolhe por não fazer isso, você perde seu tempo precioso aqui na Terra.”
Roberto Clemente
Sugestão: Atividade 2 (bônus)
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/06/2021 às 13h - 14h)
Assunto: Jogos Olímpicos.
Conteúdo: Revisão geral.
Objetivo: Revisar o conteúdo de Olimpíadas: jogos Olímpicos .
Conteúdo/teórico.
Texto: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/olimpiadas.htm
Vídeo: https://youtu.be/wSXe31GTq3c
Atividade 1.
1 - Mostre o que você aprendeu sobre o conteúdo de jogos Olímpicos através de registros: Solenidade, datas, recordes, fatos históricos, cores, mascotes, bandeiras, arcos, pira, tocha, medalhas, modalidades, atletas, seleções e outros assuntos pertinentes aos jogos. Com apresentação desse material e legenda explicativa.
Citação
“O mais importante acerca da vitória é acreditar que você pode vencer não importando quem seja o seu adversário.”
Lawrence Dalaglio
Sugestão: Atividade 2 (bônus)
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/06/2021 às 09h - 10h)
Assunto: Jogos Olímpicos.
Conteúdo: Revisão geral.
Objetivo: Revisar o conteúdo de Olimpíadas: jogos Olímpicos .
Conteúdo/teórico.
Texto: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/olimpiadas.htm
Vídeo: https://youtu.be/wSXe31GTq3c
Atividade 1.
1 - Mostre o que você aprendeu sobre o conteúdo de jogos Olímpicos através de registros: Solenidade, datas, recordes, fatos históricos, cores, mascotes, bandeiras, arcos, pira, tocha, medalhas, modalidades, atletas, seleções e outros assuntos pertinentes aos jogos. Com apresentação desse material e legenda explicativa.
Citação
“A vontade de se vencer é importante, mas a vontade de se preparar é vital.”
Joe Paterno
Sugestão: Atividade 2 (bônus)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
GISLENE - ARTES (6º e 7º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 6º e 7º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/06/2021 de 09h - 10h)
Pop Art é uma escola que utiliza em suas representações pictóricas imagens e símbolos de natureza popular. Originado particularmente nos Estados Unidos e na Inglaterra,
Alguns criadores, inspirados no movimento dadaísta liderado por Marcel Duchamp, decidiram, em fins dos anos 50, se apropriar de imagens inerentes ao universo da propaganda norte-americana e convertê-las em matéria-prima de suas obras. Agora era a vez da cultura em massa, do culto às imagens televisivas, às fotos, às histórias em quadrinhos, às cenas impressas nas telas dos cinemas, à produção publicitária.
Os artistas recorrem à ironia para elaborar uma crítica ao excesso de consumismo que permeia o comportamento social. Este ícone da Pop-art inspirou-se nos mitos modernos, como o representado pela atriz Marilyn Monroe, símbolo do cinema hollywoodiano e do glamour contemporâneo, para produzir suas obras. Ele procurava transmitir sua certeza de que os ídolos cultuados pela sociedade no século XX são imagens despersonalizadas e sem consistência. Para isso o artista utilizava técnicas de reprodução que simulavam o trabalho mecanizado.
Vamos ver o que você aprendeu a respeito do movimento POP ART
• Responda:
1) Onde surgiu a Pop Art, e em qual década?
2) Qual era a inspiração dos artistas da Pop Art?
3) Quais os tipos de tema eram mais utilizados nas obras de Pop Art ?
4) Cite duas características da Pop Art?
5) Quem foi um dos precursores da Pop Art?
6) Cite uma das principal obra de Pop Art:
7) Cite algumas personalidades pintadas por Artistas do movimento POP ART.
MARÍCIA- ARTES (8º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 8º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/06/2021 de 14h - 15h)
Exercício com poema dadaísta.
Ao longo das aulas a distância, nós estudamos sobre o Dadaísmo, um dos movimentos que compôs as Vanguardas Artísticas Europeias. Essa vanguarda se posicionava contra o consumismo, a guerra e questionava a ideia de arte que estava em vigor. Na literatura, propunha uma poesia irônica, irracional e livre de regras. O poeta dadaísta Tristan Tzara criou uma receita para fazer poemas: pegar um artigo de jornal, recortar palavras, colocá-las em um saco, mexer e tirá-las uma a uma.
Nesse período de isolamento social forçado, a Arte cumpre um papel importante, tanto como forma de expressão, quanto como forma de compreensão do tempo em que vivemos. Portanto , proponho que vocês produzam sua própria arte, criando um poema Dadaísta, com base nas orientações abaixo:
Leia o texto abaixo, referente a uma "receita" para se fazer um poema:
"Pegue um jornal. Pegue a tesoura.
Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema.
Recorte o artigo.
Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco.
Agite suavemente.
Tire em seguida cada pedaço um após o outro.
Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco.
O poema se parecerá com você.
E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público."
TZARA, Tristan. In: TELES, Gilberto Mendonça.
Fonte: Vanguarda europeia e modernismo brasileiro. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 1986. p.132.
Essa "teoria poética", que tende para o mais completo anarquismo, é uma plataforma do:
a) Futurismo
b) Expressionismo
c) Dadaísmo
d) Surrealismo
e) Cubismo
Veja exemplos de poemas dadaístas e se inspire na composição do seu.
ANDREA- ARTES (9º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 9º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/06/2021 de 13h - 14h)
Exercício com poema dadaísta.
Ao longo das aulas a distância, nós estudamos sobre o Dadaísmo, um dos movimentos que compôs as Vanguardas Artísticas Europeias. Essa vanguarda se posicionava contra o consumismo, a guerra e questionava a ideia de arte que estava em vigor. Na literatura, propunha uma poesia irônica, irracional e livre de regras. O poeta dadaísta Tristan Tzara criou uma receita para fazer poemas: pegar um artigo de jornal, recortar palavras, colocá-las em um saco, mexer e tirá-las uma a uma.
Nesse período de isolamento social forçado, a Arte cumpre um papel importante, tanto como forma de expressão, quanto como forma de compreensão do tempo em que vivemos. Portanto , proponho que vocês produzam sua própria arte, criando um poema Dadaísta, com base nas orientações abaixo:
Leia o texto abaixo, referente a uma "receita" para se fazer um poema:
"Pegue um jornal. Pegue a tesoura.
Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema.
Recorte o artigo.
Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco.
Agite suavemente.
Tire em seguida cada pedaço um após o outro.
Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco.
O poema se parecerá com você.
E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público."
TZARA, Tristan. In: TELES, Gilberto Mendonça.
Fonte: Vanguarda europeia e modernismo brasileiro. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 1986. p.132.
Essa "teoria poética", que tende para o mais completo anarquismo, é uma plataforma do:
a) Futurismo
b) Expressionismo
c) Dadaísmo
d) Surrealismo
e) Cubismo
Veja exemplos de poemas dadaístas e se inspire na composição do seu.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUINTA-FEIRA
AMORIM - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/06/2021 às 9h - 11h)
Assunto: SUBTRAÇÃO E DIVISÃO DE NÚMEROS NATURAIS
Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo
Vídeo - https://youtu.be/eVLzmZq1LVk
Questionário:
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/06/2021 às 13h - 15h)
ASSUNTO: MDC DE DOIS E TRÊS NÚMEROS
Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo
Vídeo - https://youtu.be/jMCa86lY3Fc
Questionário:
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
TADEU - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/06/2021 às 09h - 11h)
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/06/2021 às 13h - 15h)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
EUGÊNIO - HISTÓRIA
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/06/2021 às 13h - 14h)
Conteúdo:
Povos Indígenas da América (cap. 7 – páginas 108 a 114 )
Veja
as explicações acessando os links:
https://www.youtube.com/watch?v=cQkA5PDow2s
https://profisabelaguiar.blogspot.com/2019/08/astecas-maias-incas-e-tupis.html
1) Considere e marque com x o que for verdadeiro
sobre os povos indígenas na época do descobrimento da América:
___ eram poucos e concentravam-se ao norte do
continente americano.
___ se distinguiam uns dos outros pela aparência e
estágios de organização.
___ possuíam modo de vida que se diferenciavam um
dos outros.
___ foram chamados de índios, por engano, pois os
europeus achavam que estavam nas Índias.
2) Apresente o nome do principal povo indígena que
habitaram os seguintes territórios atuais:
*México: _____________
*Peru, Equador, Bolívia e partes da Argentina e
Chile: _____________
*Guatemala, parte do México, Honduras, Belize e El
Salvador: _____________
3) Para que serviam as construções em formato de
pirâmides dos maias?
4) Os maias eram povos agricultores e a planta que eles mais cultivavam e consumiam era
( ) o milho
( ) o
feijão
( ) o
arroz.
5) Qual era a o nome da capital do império astecas
e dos incas?
6) marque a civilização que não chegou a formar império
mas estava estruturada em cidades-Estado:
( ) maia
( ) asteca
( ) inca
7) Os incas costumavam fazer cálculos e registros
matemáticos complexos usando:
( ) desenhos
( ) pedras
( ) cordões
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/06/2021 às 09h - 10h)
Conteúdo:
Estado Moderno – Grandes Navegações (cap. 6 – páginas 118 a 128)
Veja
as explicações acessando os links:
https://www.youtube.com/watch?v=Ax--nmT7u-w
1) Apenas leia os versos do poeta português Fernando Pessoa
para depois responder as perguntas:
“Ó mar
salgado, quanto do teu sal
São lágrimas
de Portugal!
Por te
cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos
filhos em vão rezaram!
Quantas
noivas ficaram por casar
Para que
fosses nosso, ó mar!”
a) Quando o poeta diz “mar salgado”, a qual
mar/oceano ele estar a se referir?
b) Qual foi o momento da história portuguesa, no
passado, marcado por sofrimento e lágrimas?
2) Por que Portugal foi o primeiro país a se lançar
nas Grandes Navegações?
( ) Porque
o rei sozinho podia exercer plena autoridade sobre o território.
( ) Porque
havia uma classe comercial interessada em fazer fortunas.
( ) Porque
havia desenvolvido tecnologias para navegação em alto mar.
3) O que motivou as Grandes Navegações foi
( ) o
comércio de especiarias.
( ) a
conversão de outros povos ao cristianismo.
( )
impedir, frear a expansão do islamismo.
4) Qual foi o 1º europeu que, navegando pela costa
africana, acabou chegando na Índia em 1498?
5) Qual foi o navegador genovês que, tentando
provar que a terra era redonda aos reis espanhóis, se lançou na viagem marítima
que acabou descobrindo a América em 1492?
6) A descoberta de novas terras por parte da
Espanha, acabou atiçando a cobiça de Portugal e, por pouco, estiveram à beira
de um conflito que só foi solucionado com a assinatura de um documento que
dividia as terras entre ambos. O documento em questão chama-se:
( ) Tratado
de Tordesilhas.
( ) Tratado
de Santo Ildefonso.
( ) Uti
Possidetis Iuris.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/06/2021 às 14h - 15h)
Conteúdo:
A formação dos Estados Unidos da América (cap. 6 – páginas 90 a 96)
Veja
as explicações acessando os links:
https://istudi.wordpress.com/2019/04/10/resumo-8o-ano-independencia-dos-estados-unidos/
1) Os primeiros colonizadores, do que é hoje os
Estados Unidos, lá desembarcaram em 1607 e formaram 13 colônias. Qual era o
perfil dos desses primeiros colonizadores?
___eram protestantes ingleses que fugiam das
guerras de religião.
___eram exploradores espanhóis em busca de ouro.
___eram holandeses em busca de terras.
2) Por que a primeira tentativa inglesa de se colonizar
a América do Norte resultou em fracasso?
3) As 13 colônias inglesas na América do Norte se
diferenciavam umas das outras. Sabendo disto, identifique com um S, se forem as
colônias do Sul e com um N, se forem as colônias do Norte
___cultivavam fumo e algodão em grande escala com a
força do trabalho escravo africano.
___ o trabalho era livre e praticado em pequenas
propriedades. Praticava-se comércio dentro e fora das 13 Colônias.
4) O que a Inglaterra começou a fazer com as 13
Colônias da América do Norte que acabou revoltando e levando os colonos a
lutarem por independência?
___a Inglaterra tornou obrigatório o serviço
militar aos colônias para poder combater os índios e os franceses.
___a Inglaterra passou a cobrar elevados impostos
das 13 colônias para poder cobrir as despesas de guerra.
___o rei George III, da Inglaterra, obrigou os
colonos a seguirem o anglicanismo como a religião oficial das colônias.
5) Quem foi o autor da Declaração da Independência
das 13 Colônias?
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/06/2021 às 10h - 11h)
Conteúdo: A Revolução Russa (cap. 6 – páginas 94 a 103)
https://www.youtube.com/watch?v=_06vqgsF5e0&t=8s
1) A desigualdade social, a miséria e o clima de
revolta, que marcavam a sociedade russa no final do século XIX, favoreceram a
expansão do _________, uma ideia política que prega uma sociedade igualitária,
sem dominadores.
As divergências, quanto à forma que seria
implantado o socialismo, levou os socialistas russos a se dividiram em dois
partidos: __________, cujo líder
era_________ e propunha o uso da violência popular para forçar a queda do
governo czarista. Já o partido________, cujo líder era __________, queria
chegar ao poder por meio do voto para depois fazer as mudanças.
2) Apenas leia atentamente um trecho de uma petição
direcionada à autoridade suprema da Rússia, em 1905, e depois responda:
Os oficiais levaram o país à ruína completa e o
envolveram numa guerra vergonhosa.
[...] Estás
coisas, Majestade, trouxeram-nos diante do Vosso palácio. [...] Não recusai
ajuda a Vosso povo. Destruí o muro que se levanta entre Vós e o Vosso
povo."
a) Por quem e para quem foi redigido o documento?
b) Que reinvindições (pedidos) são feitas?
c) Que “guerra vergonhosa” os reivindicadores
estavam se referindo?
d) Em qual contexto (momento) a petição e a pintura
foram feitas?
3) A proposta de Lenin de retirar as tropas russas
da Grande Guerra, tomar os bens dos ricos para distribuir aos trabalhadores em extrema
pobreza,
( ) foi
amplamente aceita pela família real, mas não pela nobreza e o clero da Rússia.
( ) dividiu
a opinião da população russa resultando numa sangrenta guerra civil.
( ) foi
inicialmente rejeitada pelo czar, mas logo foi aceita sem reserva por
todos.
4) Entre os acontecimentos dramáticos, durante e
depois da Guerra Civil Russa, podemos
marcar:
( ) a fome
provocada pelo confisco da produção agrícola.
( ) o
fuzilamento da família real russa, entre outros inimigos.
( ) a manutenção
da liberdade de imprensa e do multipartidarismo.
( ) o
Bolchevique passou a ser chamado de Partido Comunista Russo.
( ) O
Império Russo passou a ser chamado de União das Repúblicas Socialistas
Soviéticas.
5) Após a morte de Lênin, seguiu-se uma disputa
interna no Partido Comunista, em que Josef Stálin saiu-se vencedor para
comandar a União Soviética. Sobre o governo de Stalin, considere só que for
verdadeiro:
( )
respeitou a diversidade cultural existente na União Soviética.
( ) fuzilou
os adversários ou os enviavam para os campos de trabalho escravo (gulags).
( )
criou-se uma espécie de culto em volta do líder da nação.
( )
confiscou ou demoliu templos religiosos e proibiu as religiões.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE SEXTA-FEIRA
GEORGE - GEOGRAFIA
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/06/2020 às 09h - 10h)
De olho no link: https://youtu.be/Je5LySNmV1Q (O que é GNSS, como funciona?)
1. Leia o texto a seguir e responda corretamente:
http://www.tudoagora.com.br/noticia/19231/Novelas-da-Globo-Caminho-das-Indias-Melissa-descobre-traicao-de-Ramiro-eagride-Gaby.html - Acesso em: 1 set. 2009
Sobre o GPS, leia as assertivas abaixo e assinale somente as que estão corretas:
I. O GPS é considerado, atualmente, a mais moderna e precisa ferramenta de determinação da posição de um ponto da superfície terrestre. É um termo em inglês que significa Global Positioning System.
II. O GPS permite apenas o monitoramento de deslocamentos realizados em pequenas distâncias de um ponto para outro, em linha reta.
III. O GPS é um instrumento de orientação utilizado apenas em automóveis importados.
IV. O GPS representa uma tecnologia desenvolvida inicialmente para fins bélicos. Foi durante a Guerra do Golfo que sua aplicação obteve sucesso.
V. GPS é um sistema que se baseia na utilização de mapas e cartas milimetricamente representadas em um gráfico de escalas pequenas.
a) Apenas I e IV são corretas.
b) Apenas II e V são corretas.
c) Apenas I e III são corretas.
d) Apenas II e III são corretas.
e) Apenas IV e V são corretas
2. Defina (Consulte o livro ou pesquise outras fontes):
A. Imagem de satélite:
B. Cartografia:
C. Fotointerpretação:
D. GNSS:
3. A aerofotogrametria é a produção de imagens a partir de câmeras fotográficas instaladas em bases de aviões e helicópteros. Essa prática enquadra-se nas características de:
a) Sensoriamento Remoto
b) Enquadramento aéreo
c) Cartografia fotográfica
d) Geoprocessamento
e) Mapeamento por imagens
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/06/2020 às 10h - 11h)
De olho no link: SEGUNDO REINADO (ECONOMIA – CAFÉ)
1. Em relação à chegada do café no Brasil é correto
dizer que:
a) O café chegou somente no século XIX no Brasil e
teve bastante dificuldade de ganhar o gosto popular. No século posterior, o
café tornou-se um produto importante para a economia, mas não representou
grandes lucros para o Estado brasileiro.
b) O café chegou ao Brasil no século XVIII, quando a
esposa do governador da Guiana Francesa presentou o Sargento paraense Francisco
de Mello Palheta com uma muda de café, que posteriormente foi ganhando o gosto
da população brasileira.
c) A plantação cafeeira no Brasil somente cresceu após
a criação do Convênio de Taubaté no século XVIII, que priorizou investimentos
públicos nos cafezais para alavancar a venda do produto no mercado nacional.
d) A chegada do café no Brasil trouxe poucas mudanças
para a economia nacional, uma vez que a produção cafeeira foi produzida visando
ao mercado interno que era mais rentável do que o comércio no mercado
internacional.
2. Cite fatores que contribuíram para a expansão da
economia cafeeira no Brasil.
O primeiro fator que podemos mencionar foi a crise da
economia açucareira no século XVIII no Brasil, provocada pela concorrência do
açúcar antilhano que rompeu com o monopólio brasileiro. A saída foi procurar
outra atividade econômica que suprisse o declínio da economia. O café foi a
salvação encontrada para esse problema. O segundo fator foi a luta pela
independência do Haiti que era um importante exportador cafeeiro e que durante
séculos foi colônia da França. Durante o processo emancipatório
3. Sobre o crescimento da exploração do café no século
XIX no Brasil, assinale o correto.
a) Essa fase coincide com uma fase de vitalidade e
expansão dos mercados europeus e com o desenvolvimento dos Estados Unidos.
b) O café era produzido em larga escala, porém a
preços baixos e com baixa rentabilidade.
c) Desde o período colonial que a produção cafeeira
competia no mercado internacional com a produção açucareira brasileira.
d) O norte do Brasil era, por excelência, a região produtora de café, pois podia contar com vasta mão de obra escrava.
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/06/2020 às 13h - 14h)
De olho no link:
Segundo país mais populoso do mundo, Índia tem cultura
única https://youtu.be/xo2mDZ5qz9k
Anamorfose Geográfica
https://youtu.be/Uto0XVB5q3s
1. “O número de imigrantes que vivem nos países da
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aumentou em um
terço na última década, apesar da recente queda dos fluxos migratórios
provocada pela crise econômica iniciada em 2008, afirma um relatório publicado
pela entidade nesta segunda-feira.
Segundo a OCDE, que reúne 34 países, a maioria deles
ricos, cerca de 110 milhões de imigrantes viviam nos países-membros da
organização em 2009/2010, o equivalente a 9% da população total”.
BBC Brasil, 03
dez. 2012.
Em busca de melhores condições de vida, muitos
imigrantes saem de países pobres em direção aos territórios de economias
desenvolvidas. Essa procura intensifica-se porque nos países desenvolvidos:
a) há uma política de controle e recepção dos grupos
imigrantes.
b) são registrados baixos índices de xenofobia
(aversão a estrangeiros).
c) a burocracia facilita a regularização de
imigrantes, mesmo que ilegais.
d) existem políticas de incentivos aos deslocamentos
sazonais.
e) há uma elevada necessidade de mão de obra barata e
de baixo custo.
2. Um dos principais tipos de migrações internacionais
existentes é a chamada “fuga de cérebros”, que consiste:
a) na perda de trabalhadores com baixa qualificação
técnica para países estrangeiros, geralmente mais desenvolvidos.
b) na migração sazonal de pesquisadores universitários
e estudantes, como em intercâmbios e cursos de capacitação.
c) na adoção de políticas internacionais para
facilitar o deslocamento dos profissionais de alta capacidade e boa formação
escolar.
d) no deslocamento em massa de profissionais
especializados e de grande conhecimento para outros países.
e) no tráfico internacional de órgãos e pessoas, responsável
pela morte de muitos imigrantes, geralmente ilegais.
3. Um dos principais traços da dinâmica demográfica
mundial é a migração internacional, que recria conflitos espaciais de
diferentes ordens. Esse tipo de migração é explicado
a) pela incorporação de valores ocidentais no Oriente
e de valores orientais no Ocidente, diminuindo as fronteiras simbólicas.
b) pela facilidade do fluxo de trabalhadores
condicionados pelos novos meios de comunicação e transportes.
c) pela aprendizagem de idiomas dos países ricos como
forma de incorporação às novas demandas da indústria.
d) pelo livre acesso dos indivíduos no interior dos
países signatários de acordos de livre comércio e cooperação.
e) pelo aumento global do desemprego, que gera miséria
nas nações de baixo índice de desenvolvimento humano.
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/06/2020 às 14h - 15h)
De olho no link:
Desindustrialização cresce no Brasil: https://youtu.be/PtUeeoD7l24
Saída da Ford do Brasil e impactos da desindustrialização
no país: https://youtu.be/6cS4wlaSCP4
1. O que seria a indústria de substituição? O Brasil
já necessitou aplicar tal conceito? Quando e por quais motivos?
2. Julgue as afirmações abaixo, escrevendo verdadeiro
ou falso:
( ) O termo
“globalização” passou a ser usado para descrever uma nova fase, marcada pela
crescente interdependência entre governos, empresas e movimentos sociais, porém
sua dinâmica não trouxe maior igualdade entre os povos.
( ) Nas
últimas décadas, as trocas comerciais têm sido acompanhadas de um gigantesco
crescimento nos movimentos internacionais de capitais, feitos com o objetivo de
buscar um maior equilíbrio social internacional, transferindo renda aos países
pobres.
( ) A
globalização tem gerado uma uniformidade das condições socioeconômicas no
planeta.
( ) No atual
processo de globalização, ocorre expansão de empresas multinacionais,
fortalecendo todos os países pela globalização econômica. A globalização
baseia-se num processo de interligação dos mercados mundiais, de predominância
do capital financeiro na economia e de flexibilização da produção.
3. Pesquise os principais objetivos das organizações
multilaterais ONU, OMC e FMI. Citando as cidades onde se localizam suas sedes.
Qual a relação destas cidades e suas localizações com o conceito de
geopolítica?
4. Apesar de o Brasil
ter atingido um patamar de crescimento econômico significativo com o
desenvolvimento do setor secundário da economia, as condições de
subdesenvolvimento continuam castigando a sociedade brasileira. Isso dá ao país
um perfil de subdesenvolvimento industrializado. Com base nas informações
anteriores e em seus conhecimentos, é correto afirmar que:
a) o Brasil, mesmo não tendo superado
a situação de subdesenvolvimento, industrializou-se, apoiado na iniciativa de
milhões de trabalhadores e na extensa abertura do mercado externo aos produtos
brasileiros.
b) imensa parcela da população
brasileira continua excluída da participação na renda auferida com a ampliação
da produção industrial e do consequente crescimento econômico.
c) o Brasil possuiu o referido perfil
apenas no período pré-industrial, antes que o intervencionismo estatal
preparasse as bases para a implantação da verdadeira revolução industrial brasileira.
d) a nova industrialização, por causa
da atual “vocação agrícola” do Brasil, é parcial, pois o parque industrial é
incompleto e está em processo de sucateamento desde meados dos anos 70.
e) a implantação da industrialização
brasileira não resultou em uma profunda crise agrária, pois não se fez
acompanhar de transferência da população do campo para a cidade.
3. (PUC-MG) adaptada: No processo de
industrialização brasileira, entre os fatores que se destacam como
fundamentais, é INCORRETO afirmar:
a) Embasou-se inicialmente em bens de
consumo não duráveis, atendendo necessidades básicas da população, para mais
tarde implantar indústrias de base.
b) Embasou-se na produção para o
mercado interno, que se consolidou como um amplo mercado, exigindo produtos de
tecnologias de ponta cada vez mais sofisticados.
c) Concentrou-se no Sudeste/Sul,
fundamentalmente no eixo SP/RJ, favorecido pela concentração do capital.
d) Promoveu uma intensa substituição
da força de trabalho rural/urbana, independentemente das vagas na atividade
industrial.
e) N.D.A.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
FELIPE - ENSINO RELIGIOSO
ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - TODAS AS TURMAS
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/06/2021 conforme os horários abaixo)
Atenção aos horários: 6º ano: de 14h - 15h
7º ano: de 13h - 14h
8º ano: de 10h - 11h
9º ano: de 09h - 10h
LUGARES SAGRADOS DE PEREGRINAÇÃO
Borres Guilouski
Os lugares considerados sagrados em diversas tradições religiosas podem ser rios, montanhas, cidades, florestas, cavernas, grutas, entre outros. Esses lugares, desde sempre, tiveram uma forte atração para muitas pessoas.. As pessoas que viajam aos lugares sagrados, motivadas geralmente pela fé e devoção são chamadas de peregrinos e romeiros. Podem ser lugares de encontros periódicos ou permanentes, aos quais afluem peregrinos da mesma crença religiosa ou de crenças diferentes.
A função dos lugares sagrados de peregrinação é ser um espaço privilegiado de manifestação do sagrado (hierofania). Ali o devoto realiza sua experiência de fé por meio de práticas devocionais que conferem à paisagem desse lugar uma característica peculiar que tem no sagrado a sua maior expressão, mas também pode ter outras funções, como o comércio e o turismo. Religiões como o Catolicismo, o Budismo, o Hinduísmo, o Islamismo e Fé Baha’í estimulam seus adeptos a empreenderem peregrinações aos lugares sagrados, porque segundo essas tradições, a pratica da peregrinação religiosa pode trazer resultados positivas para a vida espiritual dos adeptos. No Brasil existem muitos centros de romaria, principalmente vinculados a Igreja Católica. Datam do século XVI, outros mais recentes, tendo sua origem na religiosidade popular católica. Há também, no Brasil lugares de peregrinação de outras manifestações religiosas. O Vale do Amanhecer próximo a Brasília é um exemplo. Entre muitos outros lugares sagrados de peregrinação espalhados pelo mundo, temos a cidade de Jerusalém na Palestina, Meca no Oriente Médio, Roma na Itália, Santiago de Compostela na Espanha, Benares na Índia, Lurdes na França, Fátima em Portugal, Guadalupe no México, Lhasa no Tibete, Aparecida do Norte e Juazeiro 31 no Brasil, entre muitos outros. Algumas dessas cidades são chamadas de cidades santuários por se constituírem permanentes centros de peregrinação religiosa.
ATIVIDADE
1 - Pesquise no dicionário o significado das seguintes palavras:
a - Romaria
b - Peregrinação
c - Santuário
d - Devoção
e - hierofania
2 - Faça uma pesquisa sobre algum lugar sagrado de peregrinação localizado no Ceará:
3 - Marque a opção correta de acordo com o texto.
a) O Brasil é o único país com lugares sagrados.
b) As pessoas visitam os lugares sagrados motivados principalmente pela fé.
c) Comércio e turismo não fazem parte dos lugares sagrados.
d) Somente a religião católica tem lugares sagrados.
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/06/2021 conforme os horários abaixo)
Atenção aos horários: 6º ano: de 14h - 15h
7º ano: de 13h - 14h
8º ano: de 10h - 11h
9º ano: de 09h - 10h
LUGARES SAGRADOS DE PEREGRINAÇÃO
Borres Guilouski
Os lugares considerados sagrados em diversas tradições religiosas podem ser rios, montanhas, cidades, florestas, cavernas, grutas, entre outros. Esses lugares, desde sempre, tiveram uma forte atração para muitas pessoas.. As pessoas que viajam aos lugares sagrados, motivadas geralmente pela fé e devoção são chamadas de peregrinos e romeiros. Podem ser lugares de encontros periódicos ou permanentes, aos quais afluem peregrinos da mesma crença religiosa ou de crenças diferentes.
A função dos lugares sagrados de peregrinação é ser um espaço privilegiado de manifestação do sagrado (hierofania). Ali o devoto realiza sua experiência de fé por meio de práticas devocionais que conferem à paisagem desse lugar uma característica peculiar que tem no sagrado a sua maior expressão, mas também pode ter outras funções, como o comércio e o turismo. Religiões como o Catolicismo, o Budismo, o Hinduísmo, o Islamismo e Fé Baha’í estimulam seus adeptos a empreenderem peregrinações aos lugares sagrados, porque segundo essas tradições, a pratica da peregrinação religiosa pode trazer resultados positivas para a vida espiritual dos adeptos. No Brasil existem muitos centros de romaria, principalmente vinculados a Igreja Católica. Datam do século XVI, outros mais recentes, tendo sua origem na religiosidade popular católica. Há também, no Brasil lugares de peregrinação de outras manifestações religiosas. O Vale do Amanhecer próximo a Brasília é um exemplo. Entre muitos outros lugares sagrados de peregrinação espalhados pelo mundo, temos a cidade de Jerusalém na Palestina, Meca no Oriente Médio, Roma na Itália, Santiago de Compostela na Espanha, Benares na Índia, Lurdes na França, Fátima em Portugal, Guadalupe no México, Lhasa no Tibete, Aparecida do Norte e Juazeiro 31 no Brasil, entre muitos outros. Algumas dessas cidades são chamadas de cidades santuários por se constituírem permanentes centros de peregrinação religiosa.
ATIVIDADE
1 - Pesquise no dicionário o significado das seguintes palavras:
a - Romaria
b - Peregrinação
c - Santuário
d - Devoção
e - hierofania
2 - Faça uma pesquisa sobre algum lugar sagrado de peregrinação localizado no Ceará:
3 - Marque a opção correta de acordo com o texto.
a) O Brasil é o único país com lugares sagrados.
b) As pessoas visitam os lugares sagrados motivados principalmente pela fé.
c) Comércio e turismo não fazem parte dos lugares sagrados.
d) Somente a religião católica tem lugares sagrados.

















Fala galera aq quem fala e Zero Two 😘❤🔥
ResponderExcluir