sexta-feira, 4 de junho de 2021

ATIVIDADES - SEMANA 07/06/2021 a 11/06/2021

 


AULAS DE SEGUNDA-FEIRA


ANDRÉA - PORTUGUÊS



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 07/06/2021 às 09h - 11h) 


ASSUNTO: LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL .

 

Atividade 1clique no link para ter acesso à atividade. Não esqueça de se identificar e ao final, verificar sua pontuação.

https://docs.google.com/forms/d/17qo0kj1-5Pk5ihSbfz5Mr8P2pkBTEnhaqF3aJ0dzuCs/edit

 

Atividade 2: Releia o texto Fala sério, mãe ,página 32 a 34 e responda às questões de 1 a 5, páginas 36 e 37.

Obs: somente respostas em seu caderno.

 

BOM DESEMPENHO!!!

 

“Aprenda com o ontem. Viva o hoje. Tenha esperança para o amanhã.”

     Albert Einstein




ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B, C e D.

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 07/06/2021 às 13h - 15h)   


ASSUNTO:  LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL.

 

ATIVIDADE

 Leia o texto publicitário e responda às questões de 1 a 8.




1- Na Bíblia, em um contexto religioso que prega a inevitabilidade da morte, o que a frase “Do pó vieste e ao pó voltarás” quer dizer?

 

2- No texto publicitário, o que a mesma frase quer dizer? Explique.

 

3- Como os dois gêneros textuais contribuem para a atribuição de sentidos diferentes para a mesma frase?

 

4-  Entenderíamos a propaganda se ela viesse sem o texto não-verbal? Por quê?

 

5-  A propaganda teria sido entendida em sua completude se o leitor não conhecesse a passagem bíblica? Por quê?

 

6-  No que o texto publicitário pretende fazer o leitor acreditar?

 

7-O que todos os textos publicitários, de um modo geral, têm em comum? Qual o objetivo deles?

 

8- Foi pensando em que tipo de interlocutor, de clientela, que essa propaganda foi criada? Acha que ela, de certa forma, convence?

 

9- Hora da criatividade: você deve escolher uma empresa ou produto e inventar um novo slogan para ela, podendo ser crítico ou cômico. Lembre-se: slogan é uma frase curta, de fácil memorização que busca representar uma marca.

Exemplos:

- Bombril: Tem mil e uma utilidades.
- Globo: A gente se liga em você / Globo e você: Tudo a ver
- MasterCard: Existem coisas que o dinheiro não compra. Para todas as outras existe MasterCard.
- Skol: A cerveja que desce redondo.
- Havaianas: Todo mundo usa.
- McDonald´s: Amo muito tudo isso.
- Red Bull: Te dá asas.
- C & A: Abuse use.
- Nescau: Energia que dá gosto.
- Oi: Simples assim
- Pão de Açúcar: Lugar de gente feliz.
- Açúcar União: Fazendo sua vida mais doce.
- Baton: Compre Baton.
- Bis: Quem come um, pede bis.
- Brahma: Refresca até pensamento.
- Cheetos: É impossível comer um só.
- Rider: Dê férias para os seus pés.
- Doril: Tomou Doril, a dor sumiu.

Segue exemplo para realização da atividade.

                 


 

BOM DESEMPENHO!!

Aprenda com o ontem. Viva o hoje. Tenha esperança para o amanhã.

Albert Einstein

         ______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



GISLENE - PORTUGUÊS


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO (A e B)

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 07/06/2021, de 09h - 11h)


Texto literário e não literário - "O bicho", de Manuel Bandeira, e outros

Texto 01: Descuidar do lixo é sujeira

Diariamente, duas horas antes da chegada do caminhão da prefeitura, a gerência de uma das filiais do MC Donald´s deposita na calçada dezenas de sacos plásticos recheados de papelão, isopor, restos de sanduíches. Isso acaba propiciando um lamentável banquete de mendigos. Dezenas deles vão ali revirar o material e acabam deixando os restos espalhados pelo calçadão. 

(Veja São Paulo)

 

01) A que gênero pertence o texto acima? Justifique sua resposta:

02) Trata-se de um texto literário ou não literário? Por quê? 

Texto 02: O Bicho

 

Vi ontem um bicho

Na imundície do pátio

Catando comida entre os detritos.

 

Quando achava alguma coisa,

Não examinava nem cheirava:

Engolia com voracidade.

 

O bicho não era um cão

Não era um gato

Não era um rato.

 

O bicho, meu Deus, era um homem

 

(Manuel Bandeira) 

 

03) Quantas estrofes e quantos versos compõem o texto:

 

04) Que sensação o texto transmitiu? Justifique sua resposta: 

 

05) O que os dois textos tem em comum? Comente: 

 


06) Associe, de alguma forma, a imagem acima aos dois textos analisados: 

 Produza um pequeno poema para acompanhar tal imagem: 

 

Clique no link abaixo e em seguida responda as questões

https://youtu.be/-AG0EVfLOac

Os poemas

 

Os poemas são pássaros que chegam

Não se sabe de onde e pousam

No livro que lês.

Quando fecham o livro, eles alçam voo

Como de um alçapão.

Eles não têm pouso

Nem porto

Alimentam-se um instante em cada par de mãos

E partem.

E olhas, então, essas tuas mãos vazias,

No maravilhado espanto de saberes

Que o alimento deles já estava em ti...

 

(Mário Quintana)

 

07. Quem são os "pássaros"?

08) Onde os poemas se "alimentam"?



09) Que imagem você consegue identificar nessa ilustração?

10) Como essa imagem é formada?

11) Qual é a relação entre as palavras e a imagem?



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO (A, B e C)

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 07/06/2021, de 13h - 15h)


Atividade a partir do livro "A culpa é das estrelas", de John Green


Leia o texto abaixo, um fragmento do livro "A culpa é das estrelas", de John Green:


- Augustus, talvez você queira falar de seus medos para o grupo. - Meus medos? - É
- Eu tenho medo de ser esquecido - disse de sem querer um momento de pausa. (...)
Olhei na direção do Augustus Waters, que me devolveu o olhar. Quase dava para ver através dos olhos dele, de tão azuis que eram. - Vai chegar um dia - eu disse - (...) Vai chegar um dia em que não vai sobrar nenhum ser humano sequer para lembrar que alguém já existiu ou que nossa espécie fez qualquer coisa nesse mundo.
Não vai sobrar ninguém para se lembrar de Aristóteles ou de Cleópatra, quanto mais de você. Tudo o que fizemos, construímos, escrevemos, pensamos e descobrimos vai ser esquecido e tudo isso aqui - fiz um gesto abrangente - vai ter sido inútil. Pode ser que esse dia chegue logo e pode ser que demore milhões de anos, mas, mesmo que o mundo sobreviva a uma explosão do Sol, não vamos viver para sempre. (...) E se a inevitabilidade do esquecimento humano preocupa você, sugiro que deixe esse assunto para lá. (...)
Assim que terminei fez-se um longo silêncio, e eu pude ver um sorriso se abrindo de um canto ao outro no rosto do Augusto – não o tipo de sorriso (...) do garoto tentando (...) me encarar, mas um sorriso sincero, quase maior que a cara dele. 
- Caramba! – disse ele baixinho – Não é que você é mesmo demais!


 Exercícios:


1. De acordo com esse texto, o medo de Augustus era
a) o fim da espécie humana
b) o silêncio
c) ser esquecido
d) sobreviver à explosão do Sol

2. Na expressão "- Caramba!", o ponto de exclamação reforça a ideia de
a) admiração
b) constrangimento
c) crítica
d) desconfiança


3. De acordo com esse texto, era possível ver através dos olhos de Augustus porque
a) encaravam a narradora
b) eram maiores que o rosto
c) eram muito azuis
d) pareciam sinceros


4. A linguagem utilizada no trecho "-Caramba! - disse ele baixinho - Não é que você é mesmo demais?" é


a) culta     b) informal     c) regional     d) técnica



5. A que gênero textual pertence a obra "A culpa é das estrelas" ?

a) conto                       b) fábula                      c) romance                      d) crônica


Leia a charge abaixo, divulgada nas redes sociais.


 

6. Qual é o tema abordado pela charge?

 


7. Qual é o objetivo desta charge?

 

 

O tempo voa. Cabe a você se o piloto.

(Autor desconhecido).



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

RONMICY - ED. FÍSICA


ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 07/06/2021 às 13h - 14h)


TEMA: Ginástica não competitiva "Cerebral".

Objetivo: instruir os alunos sobre a importância da ginástica não competitiva "Cerebral".


O que é a ginástica cerebral?

Você sabia que é possível estimular ou, melhor, exercitar seu cérebro com objetivos que vão desde favorecer a memorização, passando pelo desenvolvimento da criatividade até o estímulo do aprendizado?
Graças aos avanços da ciência, hoje existem recursos para estimular os neurônios e manter a mente jovem. Possuímos cerca de 86 bilhões de neurônios, ou seja, um número muito alto de pequenas estruturas responsáveis por captar, transmitir, armazenar, registrar e resgatar todas as informações que adquirimos ao longo da vida, e todas elas podem ser ativadas se forem bem exercitadas.
Já foi comprovado que o cérebro humano tem a capacidade de aumentar e estabelecer novas conexões entre os neurônios através de estímulos. Quanto mais estimulado for, melhor será o desempenho intelectual e, consequentemente, a capacidade de memorização.
A ginástica cerebral trabalha as mais variadas habilidades, estimulando diversas áreas do cérebro por meio de jogos de tabuleiro, dinâmicas, exercícios de raciocínio lógico e outros. Assim uma pessoa pode melhorar a memória, a cognição e ainda driblar os efeitos da terceira idade.
Como praticar na Terceira Idade
Existem prática simples que podem servir como estímulos para os idosos.

Leitura:

Essa é uma forma comprovada de aumentar as conexões cerebrais e melhorar o funcionamento do cérebro.

Xadrez:

Jogos de tabuleiro desenvolvem a inteligência lógico-matemática e diversas outras funções cerebrais, ajudando a prevenir doenças como Alzheimer. Por ser um esporte que exige alta dose de concentração, o xadrez ainda reduz a falta de foco.

Quebra-cabeça:

O quebra-cabeça estimula a memória e a coordenação motora. Por isso, serve como uma excelente ferramenta de desenvolvimento intelectual. Se for feita em grupos também promove interação e compartilhamento de experiências.

Música:

Uma forma rica de exercício cerebral que pode ser usada até para fins terapêuticos. Isso porque ajuda na expressão emocional e nas funções cognitivas, tratando alterações comportamentais e humor flutuante.


Questionário 

1. Qual objetivo da ginástica cerebral de acordo texto?

2. De acordo com o texto, quantos neurônios possuímos?

3. O que a leitura proporciona ao cérebro?





______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------




AULAS DE TERÇA-FEIRA


FRÓES - CIÊNCIAS



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/06/2021 às 10h - 11h) 


Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir:  https://youtu.be/6aC9XqKMmz4


ATIVIDADES


01- Quais são os principais tipos de climas no Brasil?

02- Qual o clima predominante da região Amazônica?

03- Qual o clima que predomina na região Norte do Brasil - é quente e tem temperaturas
elevadas e chuvas abundantes durante quase todo o ano?

( ) clima tropical
( ) clima subtropical
( ) clima equatorial.


04- Quais são os características do clima tropical.


Bons Estudos!

______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



IDELFONSO - CIÊNCIAS



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/06/2021 às 13h - 14h) 


Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/wLCBjR2cur8


Atividade de ciências 6º ano - Sistema cardiovascular.


1) Qual a função do sistema cardiovascular? 

2) Como esse sistema é composto? 

3) Em quais partes o coração é dividido? 

4) Quais as funções dos vasos sanguíneos:

a) Artérias? 

b) Capilares?

c) Veias?


5) Faça a diferença entre :

a) Sístole?

b) Diástole?




ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/06/2021 às 10h - 11h) 


Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/i0w-4xSOyvE


Atividades de ciências 7º ano - Anelídeos e moluscos. 


1) O que são anelídeos?


2) Em quais grupos estão divididos? 


3) Em quais ambientes vivem?


4) Como as minhocas se alimentam? Para que serve o húmus?


5) Em quais ambientes vivem os moluscos?


6) Em quais grupos estão divididos? 


7) Dê exemplos de moluscos de cada grupo.



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/06/2021 às 09h - 10h) 


Assistam ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/s39GqiagAM4


Atividade de ciências 9º ano - Albinismo e polidactilia. 

1) Dê o conceito de doença autossômica?
 
2) Diga o que é o albinismo?

3) O que é a melanina?

4) Dê o conceito de polidactilia? 

5) É possível que pais negros tenham um filho albino?


OBS: Resolver a questão 2 da página 129 do livro.





______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



MARÍCIA - INGLÊS



ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/06/2021 de 09h - 10h)


ASSUNTO: INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

METODOLOGIA: LEITURA E TRADUÇÃO DO TEXTO “ MONSTER RAYMOND”



   ATIVIDADE:







ATIVIDADE DE INGLÊS DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/06/2021 de 14h - 15h)


ASSUNTO: INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

METODOLOGIA: LEITURA E TRADUÇÃO DO TEXTO 








ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/06/2021 de 13h - 14h)


ASSUNTO: SIMPLE PAST OF VERBS ( PASSADO DOS VERBOS)

                                      REGULAR VERBS

VIDEOAULA: https://youtu.be/YkrJZcpMvbQ

                       https://youtu.be/Qmje0WYEiEA

  



Para os tempos verbais no   passado: simple past, present perfect, past perfect, future perfect, e todos os outros que são formados pelo particípio passado, os verbos regulares são constituídos pelo sufixo -ed, salvo alguns casos em que devemos atentar às regras ortográficas:


      SIMPLE PAST 


O verbo principal regular é formado pelo sufixo -ed. Para os outros tempos verbais que façam uso do particípio passado, as regras são as mesmas:

Walk – walked (andar)

Watch – watched (assistir)

Help – helped (ajudar)


Em alguns casos, existem algumas regras ortográficas:

  Se o verbo termina em consoante -y. Retira-se o -y e acrescenta-se -ied:

Study – studied (estudar)

Try – tried (tentar)


  Se o verbo termina em -e, acrescenta-se apenas -d:

Live – lived (viver)

Like – liked (gostar)


  Nos verbos que possuem a sílaba final tônica (de uma a duas sílabas) e são terminados em consoante + vogal + consoante (CVC), dobra-se a última consoante e acrescenta-se  -ed:

Drop – dropped (tirar)

Stop – stopped (parar)

Prefer – preferred (preferir)


Agora, veja alguns exemplos dos regular verbs no passado em frases:


My mother studied French every day.

Minha mãe estudava francês todos os dias.

 

Brian enjoyed reading books.

Brian gostava de ler livros.

 

It barked all the time.

Ele latia o tempo todo.

 

She danced very well.

Ela dançava muito bem.

 

They have lived here since 2010.

Eles moram aqui desde 2010.

 

She had moved away when she found a job.

Ela havia se mudado quando encontrou um emprego.



ATIVIDADE





ATIVIDADE DE INGLÊS DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/06/2021 de 10h - 11h)


INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- INGLÊS COM MÚSICA

Where Is The Love?- The Black Eyed Peas

VIDEO: https://youtu.be/l_QYIIKkQF4

                   

COMPLETE A LETRA O TRECHO DA MÚSICA, COM AS PALAVRAS DO QUADRO.




What's wrong with the __________________, mama 

People livin' like they ain't got no mamas/ papas/ llamas

I think the whole world addicted to the ____________________

Only attracted to kings/ thieves/ things that'll bring you trauma

Overseas, yeah, we try to _________________ terrorism

But we still not/ got/ lot terrorists here livin'

In the USA, the big NBA/ CIA/ FDA

The Bloods and The Crips and the KKK

But if you only have _________________ for your own race

Then you only leave space/ pace/ ace to discriminate

And to discriminate only _______________ hate

And when you hate then you're bound to get ___________________, yeah

Madness is what you discriminate/ demonstrate/ illustrate

And that's exactly how ________________ works and operates

Man, you gotta have love just to set it straight/ rate/ ape

Take control of your life/ line/ mind and meditate

Let your soul __________________ to the love, y'all, y'all



KKK=Ku Klux Klan (racist group against non-whites)

Bloods, Crips= two different Black street gangs with heavy crime that hate each other

NBA=National Basketball Association

CIA=Central Intelligence Agency

FDA= Food and Drug Administration





CHORUS: Number in the correct order. (Escreva o número em cada frase , de acordo com a ordem delas, na música)
_____ Father, Father, Father help us 

_____ Can you practice what you preach? 
_____ Where is the love (Love) Where is the love (The love)?

_____ 'Cause people got me, got me questionin'
_____ Children hurt and you hear them cryin' 

_____ Where is the love, the love, the love?
_____ Send some guidance from above

_____ Or would you turn the other cheek? 
_____ People killin', people dyin'



CONTINUE COMPLETANDO E/OU ESCOLHA A PALAVRA QUE COMPLETA CORRETAMENTE:


It just ain't the sane/ sang/ same, old ways have changed
New days are _____________, is the world insane?
If love and peace are so wrong/ strong/ long
Why are there ________________ of love that don't belong?
Nations droppin' ______________
Chemical gasses/ masses/ ashes  fillin' lungs of little ones 
With ongoin' sufferin' as the youth die lung/ young/ yawn
So ask yourself is the lovin' really _________________
So I could ask myself really what is goin' ____________________
In this world that we livin' in people leave/ keep/ need on givin' in
Makin' wrong ______________, only visions of them dividends
Not respectin' each other, lie/ why/ deny thy brother
A war is goin' on but the reason's ____________________
The truth is kept secret, it's swept under the mug/ rug/ bug
If you never know _________________ then you never know love
Where's the love, y'all, come on (I don't know)
 Where's the truth, y'all, come on (I don't know)
 Where's the love, y'all











______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



AULAS DE QUARTA-FEIRA


RAFAEL - ED. FÍSICA



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/06/2021 às 10h - 11h)


Assunto: Jogos Olímpicos. 

Conteúdo: Filme. 

Objetivo: Identificar elementos olímpicos apresentados no filme. 


Conteúdo/teórico. 

Vídeo: https://youtube.com/playlist?list=PLubDP4TsumWurh19T-XlrLLUXao84av5u


Atividade 1. 

1 - Faça uma análise comparativa da cultura esportiva e os métodos de treinamentos mostrados no filme, com a cultura e as técnicas de treinamentos atuais.

2 - Tendo como referência às várias culturas corporais apresentadas no filme, relate a cultura corporal do meio específico onde você vive.


Citação 

“A falha é algo com o qual eu consigo conviver, o que eu que não posso suportar é deixar de tentar.” 

Sanya Richards-Ross, velocista e medalha de ouro.


Sugestão: Atividade 2 (bônus)

https://youtu.be/pK3Zh8ANhPY



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/06/2021 às 13h - 14h) 


Assunto: Jogos Olímpicos. 

Conteúdo: Filme. 

Objetivo: Identificar elementos olímpicos apresentados no filme. 


Conteúdo/teórico. 

Vídeo: https://youtube.com/playlist?list=PLubDP4TsumWurh19T-XlrLLUXao84av5u


Atividade 1. 

1 - Faça uma análise comparativa da cultura esportiva e os métodos de treinamentos mostrados no filme, com a cultura e as técnicas de treinamentos atuais.

2 - Tendo como referência às várias culturas corporais apresentadas no filme, relate a cultura corporal do meio específico onde você vive.


Citação 

“Todo vencedor já foi um candidato que não desistiu.” Gabrielle Douglas, ginasta e medalha de ouro.


Sugestão: Atividade 2 (bônus)

https://youtu.be/pK3Zh8ANhPY



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/06/2021 às 09h - 10h)


Assunto: Jogos Olímpicos. 

Conteúdo: Filme. 

Objetivo: Identificar elementos olímpicos apresentados no filme. 


Conteúdo/teórico. 

Vídeo: https://youtube.com/playlist?list=PLubDP4TsumWurh19T-XlrLLUXao84av5u


Atividade 1. 

1 - Faça uma análise comparativa da cultura esportiva e os métodos de treinamentos mostrados no filme, com a cultura e as técnicas de treinamentos atuais.

2 - Tendo como referência às várias culturas corporais apresentadas no filme, relate a cultura corporal do meio específico onde você vive.


Citação 

“Para descobrir todo o seu potencial, é necessário encontrar seus próprios limites em primeiro lugar e, então, é preciso ter a coragem de superá-los.” 

Picabo Street, esquiador medalha de ouro.



Sugestão: Atividade 2 (bônus)

https://youtu.be/pK3Zh8ANhPY



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


GISLENE - ARTES (6º e 7º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 6º e 7º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/06/2021 de 09h - 10h)


Poemas visuais

A poesia visual é uma forma de expressão artística que se caracteriza quase sempre pela combinação de palavra e imagem.






Gostou dos poemas visuais? Que tal criar um poema visual- Experimente.

Obs: Pesquise outros tipos de poema visual, depois crie o seu próprio poema.

Quarta feira socializaremos as produções. ( Será para nota)



MARÍCIA- ARTES (8º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 8º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/06/2021 de 14h - 15h)



ASSUNTO: DADAÍSMO

      O dadaísmo é considerado a mais radical das vanguardas artísticas do século XX. O movimento dadaísta ou dadá tinha a ruptura como meta e “a destruição também é criação” como lema. A proposta dadaísta relaciona-se ao fim da estética, ou seja, à desvinculação da produção artística com aquilo que até então se entendia como arte. A proposta era a negação de todas as regras e de todas as tradições.


Contexto histórico

     A Europa via-se imersa no colapso bélico da Primeira Guerra Mundial, conflito de proporções estrondosas como nunca se tinha visto antes, o que influenciou diretamente os artistas dadaístas. A intensidade e violência do confronto destruíram o senso lógico e a suposta ordenação da civilização, gerando nos artistas o desprezo pelos valores culturais – que instituíam o bom senso estético, a alta cultura, o que era belo e, ao mesmo tempo, permitiam o horror e a matança generalizada.

       A destruição causada pela guerra foi o motor principal para o movimento. Os artistas dadaístas franceses e alemães exilaram-se na Suíça, por não concordarem com o posicionamento de seus países de origem durante a Primeira Grande Guerra, e levaram para a arte esse protesto contra uma cultura e uma civilização incapazes de evitar o aniquilamento massivo, a desgraça e a ruína.

        A arte, portanto, deveria negar os valores vigentes, levantar a bandeira do absurdo e chocar, escandalizar, já que a ruína da guerra não parecia chocante o suficiente para que os governantes europeus cessassem fogo.

 

Principais artistas do dadaísmo

 

Hugo Ball (1886-1927)

Ball é considerado o pai da poesia fonética ou poesia sonora, forma de lírica dadaísta que fragmentava as palavras em sílabas fonéticas individuais, retirando qualquer significado ou sentido originais.

 

Marcel Duchamp (1887-1968)

Duchamp foi um pintor e escultor francês famoso por seus ready-mades, objetos que são escolhidos aleatoriamente e que, após uma leve intervenção do artista, tornam-se obra de arte. É o caso de Fonte, um urinol de louça que Duchamp enviou a uma mostra, em 1917, mas que foi rejeitado. O artista ficou conhecido também por pintar bigodes na Mona Lisa, em clara demonstração de desprezo pela arte acadêmica.


    A “Fonte”, de Marcel Duchamp, é uma obra emblemática do dadaísmo.

 

Max Ernst (1891-1976)

Criou novas técnicas na pintura e na escultura, como a assemblage – uma colagem tridimensional feita de materiais não tidos como artísticos (folhas, objetos, pedras, restos) –, a raspagem, a fricção e a decalcomania.

 

Raul Hausmann (1886-1971)

Um dos dadaístas mais experimentais, Raul Hausmann assinava suas obras com o pseudônimo Der Dadasophe, e foi pintor, escultor e poeta. Também foi o inventor da fotomontagem.

 

Tristan Tzara (1896-1963)

Tristan Tzara é o pseudônimo de Samuel Rosenstock, poeta judeu nascido na Romênia. Foi um dos fundadores do movimento dadaísta, explorando o caráter arbitrário da linguagem, a subversão da lógica por meio da linguagem poética e a valorização do acaso durante a produção artística.

 

OBRAS DADAÍSTAS

 


ATIVIDADE

A colagem foi uma técnica muito utilizada pelos artistas dadaístas, elas proporcionavam efeitos e sobreposições de imagens que produziam um acúmulo de informações que provocavam a falta de sentido na imagem. Utilize jornais e revistas e crie uma colagem. Escreva um parágrafo fazendo uma crítica a algum acontecimento no nosso país relacionando-o com a sua colagem. Lembre-se de se inspirar em obras dadaístas para a criação da sua arte.

 

BOM DESEMPENHO!!





ANDREA- ARTES (9º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 9º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/06/2021 de 13h - 14h) 


ASSUNTO: DADAÍSMO

      O dadaísmo é considerado a mais radical das vanguardas artísticas do século XX. O movimento dadaísta ou dadá tinha a ruptura como meta e “a destruição também é criação” como lema. A proposta dadaísta relaciona-se ao fim da estética, ou seja, à desvinculação da produção artística com aquilo que até então se entendia como arte. A proposta era a negação de todas as regras e de todas as tradições.


Contexto histórico

     A Europa via-se imersa no colapso bélico da Primeira Guerra Mundial, conflito de proporções estrondosas como nunca se tinha visto antes, o que influenciou diretamente os artistas dadaístas. A intensidade e violência do confronto destruíram o senso lógico e a suposta ordenação da civilização, gerando nos artistas o desprezo pelos valores culturais – que instituíam o bom senso estético, a alta cultura, o que era belo e, ao mesmo tempo, permitiam o horror e a matança generalizada.

       A destruição causada pela guerra foi o motor principal para o movimento. Os artistas dadaístas franceses e alemães exilaram-se na Suíça, por não concordarem com o posicionamento de seus países de origem durante a Primeira Grande Guerra, e levaram para a arte esse protesto contra uma cultura e uma civilização incapazes de evitar o aniquilamento massivo, a desgraça e a ruína.

        A arte, portanto, deveria negar os valores vigentes, levantar a bandeira do absurdo e chocar, escandalizar, já que a ruína da guerra não parecia chocante o suficiente para que os governantes europeus cessassem fogo.

 

Principais artistas do dadaísmo

 

Hugo Ball (1886-1927)

Ball é considerado o pai da poesia fonética ou poesia sonora, forma de lírica dadaísta que fragmentava as palavras em sílabas fonéticas individuais, retirando qualquer significado ou sentido originais.

 

Marcel Duchamp (1887-1968)

Duchamp foi um pintor e escultor francês famoso por seus ready-mades, objetos que são escolhidos aleatoriamente e que, após uma leve intervenção do artista, tornam-se obra de arte. É o caso de Fonte, um urinol de louça que Duchamp enviou a uma mostra, em 1917, mas que foi rejeitado. O artista ficou conhecido também por pintar bigodes na Mona Lisa, em clara demonstração de desprezo pela arte acadêmica.

    A “Fonte”, de Marcel Duchamp, é uma obra emblemática do dadaísmo.

 

Max Ernst (1891-1976)

Criou novas técnicas na pintura e na escultura, como a assemblage – uma colagem tridimensional feita de materiais não tidos como artísticos (folhas, objetos, pedras, restos) –, a raspagem, a fricção e a decalcomania.

 

Raul Hausmann (1886-1971)

Um dos dadaístas mais experimentais, Raul Hausmann assinava suas obras com o pseudônimo Der Dadasophe, e foi pintor, escultor e poeta. Também foi o inventor da fotomontagem.

 

Tristan Tzara (1896-1963)

Tristan Tzara é o pseudônimo de Samuel Rosenstock, poeta judeu nascido na Romênia. Foi um dos fundadores do movimento dadaísta, explorando o caráter arbitrário da linguagem, a subversão da lógica por meio da linguagem poética e a valorização do acaso durante a produção artística.

 

OBRAS DADAÍSTAS

 


ATIVIDADE

A colagem foi uma técnica muito utilizada pelos artistas dadaístas, elas proporcionavam efeitos e sobreposições de imagens que produziam um acúmulo de informações que provocavam a falta de sentido na imagem. Utilize jornais e revistas e crie uma colagem. Escreva um parágrafo fazendo uma crítica a algum acontecimento no nosso país relacionando-o com a sua colagem. Lembre-se de se inspirar em obras dadaístas para a criação da sua arte.

 

BOM DESEMPENHO!!





______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------




AULAS DE QUINTA-FEIRA


AMORIM - MATEMÁTICA



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/06/2021 às 9h - 11h) 


Assunto:  SOMA E MULTIPLICAÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS

Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo

Vídeo - https://youtu.be/ZktBturjQOw


Questionário: 

A DISTÂNCIA ENTRE DOIS POSTES É DE 60M. NESSAS CONDIÇÕES, RESPONDA: 

1) QUANTAS DISTÂNCIAS NUM TOTAL DE 11 POSTES?

2) QUANTO VALE A DISTÂNCIA TOTAL DO PRIMERO POSTE ATÉ O ÚLTIMO?

3) SE FOSSEM 16 POSTES QUAL SERIA A NOVA DISTÂNCIA TOTAL ENTRE O PRIMEIRO POSTE ATÉ O ÚLTIMO POSTE?


4) CALCULE: 

A) 241 × 24

B) 328 × 28

C) 564 × 55




ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/06/2021 às 13h - 15h


ASSUNTO: MDC DE DOIS E TRÊS NÚMEROS


Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo

Vídeo - https://youtu.be/BKaxAFAPuS4


Questionário: 

DADOS OS NÚMEROS 20; 30 E 60, RESPONDA: 

1) MDC(20;30)

2) MDC(20;60)

3) MDC(20;30;60)

4) MADEIRAS DE 6M, 12M E 18M SERÃO DIVIDIDAS DA MAIOR MANEIRA POSSÍVEL. QUANTO VALE A MEDIDA DE CADA DIVISÃO MAIOR? QUANTOS PEDAÇOS DE MADEIRA SERÃO OBTIDOS?



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


TADEU - MATEMÁTICA



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/06/2021 às 09h - 11h) 


Assista ao vídeo sobre o conteúdo da aula clicando no link abaixo:




Agora resolva as questões abaixo:












ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/06/2021 às 13h - 15h)


Assista ao vídeo sobre o conteúdo da aula clicando no link abaixo:




Agora resolva as questões abaixo:





______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



EUGÊNIO - HISTÓRIA


ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A e B 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/06/2021 às 13h - 14h)


Conteúdo: Mesopotâmia (cap. 5 – páginas 92 a 98)

Veja as explicações acessando os links:

https://youtu.be/JYwf_WTXu5Q

 

1) Julgue as afirmações:

a) Na Mesopotâmia as mulheres podiam assumir cargos administrativos.

(   ) Verdadeira.

(   ) Falsa.

 

b) Na Mesopotâmia um indivíduo que não conseguisse pagar suas dívidas poderia ser escravizado

(   ) Verdadeira.

(   ) Falsa.

 

c) A religião, tanto na Mesopotâmia quanto no Egito, era politeísta e era um assunto relevante, presente em tudo.

(   ) Verdadeira.

(   ) Falsa.

 

d) Na Mesopotâmia, o rei era visto como o representante do deus da cidade; por isso, contava com enorme poder e prestígio.

(   ) Verdadeira.

(   ) Falsa.

 

2) Costuma-se afirmar que a política na Mesopotâmia era uma teocracia. Explique o que é teocracia.

 

3) A escrita na Mesopotâmica surgiu ligada à atividade:

a) agrícola

b) comercial.

c) religiosa.

d) militar.

 

4) Leia, observe, compare e depois responda:

 

“ 196º - se alguém arranca o olho de um outro, seu olho deverá ser arrancado.

229º - Se um arquiteto constrói uma casa para alguém [...], e a casa que ele construiu cai e fere de morte o

proprietário, esse arquiteto deverá ser morto.

230º - Se fere de morte o filho do proprietário, deverá ser morto o filho do arquiteto.”


Código Penal Brasileiro

“Artigo 121. Matar alguém:

Pena – reclusão, de seis a vinte anos [...]

1º Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o domínio de violenta

emoção logo em seguida a injusta provocação da vítima, o juiz pode reduzir a pena de um sexto a um terço.”
“Artigo 256. Causar desabamento ou desmoronamento, expondo a perigo a vida a integridade física ou o patrimônio de outrem:

Pena – reclusão, de um a quatro anos e multa.

 

a) O conjunto de leis que regiam todas as relações sociais na Mesopotâmia era conhecido por qual nome?

b) Como um mesmo crime não intencional era punido na Mesopotâmia e nas leis atuais?



ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/06/2021 às 09h - 10h


Conteúdo: Estado Moderno - absolutismo (cap. 6 – páginas 96 a 106)

Veja as explicações acessando os links:

https://www.youtube.com/watch?v=EPbfxkoHQ9w&t=259s

 

1) As origens dos reinos de Portugal e Espanha, localizados na península Ibérica, estão relacionadas diretamente:

 a) ao processo da Reforma protestante, que tornou os monarcas de Portugal os chefes da igreja em seus respectivos países.

b) às guerras contra os holandeses, nas quais surgiu, pela primeira vez, a ideia de um reino português e espanhol.

c) à chegada dos europeus à América, que enriquecem as lideranças que, assim, se tornaram reinos.

d) à Reconquista da península Ibérica, na qual os cristãos lutaram contra os muçulmanos, resultando nesses reinos.

 

2) Qual destes fatos ocorrido no final da Idade Média contribuiu para o fortalecimento políticos dos monarcas?

a) As Cruzadas.

b) A Guerra dos Cem Anos.

c) A Reconquista.

d) as guerras camponesas.

 

3) Marque com um X as maneiras pelas quais os monarcas passaram a impor a sua autoridade:

-montando um exército profissional permanente.

-isentando a  Igreja Católica de pagar impostos.

-unificando a justiça, a moeda e o idioma.

-criando um corpo de administradores reais.

 

4) Qual das alternativas abaixo define de forma correta o Absolutismo?

a) Sistema econômico que prevaleceu na Europa na época do Antigo Regime.

b) Sistema econômico e político que prevaleceu na França durante toda Idade Média.

c) Sistema político e administrativo que prevaleceu nos países da Europa entre os séculos XVI e XVIII. Tinha como principal característica a concentração de poderes nas mãos dos reis.

d) Sistema político e administrativo que prevaleceu nos países da Europa e Ásia entre os séculos XI e XV. Tinha como principal característica a concentração de poderes nas mãos dos senhores feudais.

 

5) Qual foi o acontecimento que enfraqueceu o poder do Papa e, consequentemente, fortaleceu o poder político dos reis?

a) Renascimento.

b) Humanismo.

c) Reforma Protestante.

d) Guerra Hussitas.



ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B e C 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/06/2021 às 14h - 15h


Conteúdo: Estado Moderno – Conjuração Mineira e Baiana (cap. 6 – páginas 96 a 106)

Veja as explicações acessando os links:

https://www.youtube.com/watch?v=cMQAD3jrY40

https://www.youtube.com/watch?v=tA9zAH_IT14

 

1) Pesquise e depois explique os seguintes impostos que eram cobrado no Brasil durante o ciclo econômico do ouro:

*quinto:

*derrama:

*capitação:

 

2) Pode ser apontada como uma contradição da Conjuração Mineira:

a) a adoção de um regime político republicano.

b) a manutenção do regime de trabalho escravo.

c) a separação e independência entre os três poderes.

d) a criação de uma universidade e Casa da Moeda em Vila Rica.

 

3) Atualmente, por conta da Operação Lava-Jato que tem investigado e prendido pessoas por desvio de dinheiro público para fins pessoais, se tem ouvido muito a expressão “delação premiada”, ou seja, o réu revela outros envolvidos no crime em troca da redução da pena. Quem foi o delator da Conjuração Mineira? Qual foi o “prêmio” por sua delação?

 

4) Preencha a seguinte tabela:


5) Por qual outro ficou conhecida a Conjuração Baiana?



ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/06/2021 às 10h - 11h


Conteúdo: Estado Moderno – 1ª Guerra Mundial (cap. 5 – páginas 87 a 84)

Veja as explicações acessando os links:

https://www.youtube.com/watch?v=eHzv28Rh_5g

 

1) Podemos afirmar, de forma geral, que a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) resultou:

a) da reação capitalista às ideias socialistas entre os trabalhadores.

b) dos conflitos entre cristãos e muçulmanos na Europa Oriental

c) das rivalidades entre as nações imperialistas por territórios e mercados.

d) das antigas rivalidades entre a Inglaterra e a França pelo controle do Canal da Mancha.

 

2) Na iminência de um conflito armado, os países ricos passaram  formar alianças militares. Sabendo disto, escreva o nome das potências que formaram as alianças miliares da Primeira Guerra Mundial:

*Entente: ____________, _______________ e ______________.

*Aliança: ____________, _______________ e ______________.

 

3) Qual destes eventos deu início à  Primeira Guerra Mundial?

a) A invasão da Polônia pelo exército alemão.

b) A formação do bloco militar composto por Alemanha, Itália e França.

c) O assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do Império Austro-Húngaro.

d) A disputa por território no continente americano, principalmente entre Alemanha e Itália.

 

4) O que levou os Estados Unidos da América a entrarem na Primeira Guerra Mundial?

 

5) Qual alternativa descreve de forma correta a participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial?

a) O Brasil participou enviando medicamentos e equipes de assistência médica para ajudar os feridos da Tríplice Entente. Também realizou missões de patrulhamento no Oceano Atlântico, utilizando embarcações militares. 

b) O Brasil enviou soldados, veículos militares, armamentos e munições, atuando diretamente nos campos de batalha da Europa.

c) O Brasil ficou neutro durante todo o conflito.

d) O Brasil enviou soldados para ajudar na composição das forças militares da Tríplice Aliança.

 

6) O que levou a Rússia a sair da Primeira Guerra Mundial?

 

7) Destaque as principais consequências da Primeira Guerra Mundial.



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



AULAS DE SEXTA-FEIRA



GEORGE - GEOGRAFIA



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 6º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 11/06/2020 às 09h - 10h) 


OBSERVAÇÃO: Não esqueçam dos vídeos aqui indicados

 

Espaço Geográfico: https://youtu.be/vonz6HrVhWc

Lugar: https://youtu.be/zclxB3mXAbk

 

1ª A Geografia estuda a relação das pessoas com o Espaço Geográfico, o espaço geográfico é:

 

a)           Uma área que o ser humano não transformou

b)           Uma área que o ser humano transformou ao longo do tempo

c)            É o espaço onde as pessoas não vivem

 

2ª Enumere três tipos de transformações no espaço natural que servem de exemplos no seu bairro

 

1ª A construção de casas: ________________________

2ª As ruas______________________________

3ª As praças______________________________

 

Portadora de memória, a paisagem ajuda a construir os sentimentos de pertencimento; ela cria uma atmosfera que convém aos momentos fortes da vida, às festas, às comemorações.

CLAVAL, P. Terra dos homens: a geografia. São Paulo: Contexto, 2010 (adaptado).


No texto, é apresentada uma forma de integração da paisagem geográfica com a vida social. Nesse sentido, a paisagem, além de existir como forma concreta, apresenta uma dimensão:

a) política de apropriação efetiva do espaço.

b) econômica de uso de recursos do espaço.

c) privada de limitação sobre a utilização do espaço.

d) natural de composição por elementos físicos do espaço.

e) simbólica de relação subjetiva do indivíduo com o espaço.



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 11/06/2020 às 10h - 11h) 


OBSERVAÇÃO: Não esqueçam dos vídeos aqui indicados

 

Espaço Geográfico: https://youtu.be/vonz6HrVhWc

Lugar: https://youtu.be/zclxB3mXAbk

Sub-região do Nordeste, Sertão: https://youtu.be/OqvazfcmTeY

Sub-região do Nordeste, Agreste: https://youtu.be/gJIC0smL2nM

 

 

1ª Leitura: Os Sertões (Autor: Euclides da Cunha) http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000153.pdf

 


1. Sobre o cordel a seguir indique:

a) Qual a temática principal?

b) O que é uma barragem?

c) Qual o melhor a maior exemplo de barragem no Ceará?

d) Qual o maior rio perenizado do Ceará? Por que não é perene?

e) Cite as 5 maiores bacias hidrográficas do Brasil

 

2. Após efetuar a leitura da primeira parte do livro Os Sertões, indique:

a) De onde parte o autor, em qual estado ocorre a guerra?

b) Cite 2 trechos onde o autor descreve o terreno, que tipos e paisagens naturais este entra em contato em sua jornada?

c) Desenhe como você imagina o ambiente natural de Monte Santo

d) Em qual (ou quais) parte do livro há notória presença de uma narrativa preconceituosa sobre a formação do povo brasileiro? Como o preconceito de cor e regional é abordado nesta obra? Como podemos realizar a leitura de tal obra sem nos enveredarmos em narrativas preconceituosas? Há preconceito hoje no Brasil? Explique

 

3. Quais formas de relevo estão representadas na figura representativa do Jogo Minecraft? Você tem este jogo no celular? É fácil ter esse jogo? Porquê?



 



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 8º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 11/06/2020 às 13h - 14h)


OBSERVAÇÃO: Não esqueçam dos vídeos aqui indicados

 

Espaço Geográfico: https://youtu.be/vonz6HrVhWc

Lugar: https://youtu.be/zclxB3mXAbk

O Pequeno Príncipe: https://youtu.be/Ag-9zLqkVoc

 

OBSERVAÇÃO:

Leitura: Livro o Pequeno Príncipe para responder as próximas duas questões

https://5ca0e999-de9a-47e0-9b77-7e3eeab0592c.usrfiles.com/ugd/5ca0e9_4f0dc25362284aa6b917c93a1e1708ba.pdf

 

1ª O êxodo rural no Brasil foi mais intenso entre as décadas de 1960 e 1980, período em que também se acentuou o processo de urbanização no país. Dentre as principais causas do êxodo rural no Brasil, podemos destacar:

a) a mecanização do campo, que substituiu a mão de obra humana por máquinas, forçando a migração do trabalhador do campo para as cidades.

b) a política de governo implantada na ditadura militar, que incentivava a ida das pessoas para as cidades a fim de facilitar o controle social pelo Estado.

c) a grande quantidade de pragas na lavoura, que impossibilitava o cultivo de praticamente todos os tipos de gêneros agrícolas.

d) a grande quantidade de eventos sociais nas cidades, que atraia os jovens para as grandes cidades e que acabavam preferindo morar nelas.

e) a grande quantidade de pessoas vivendo no campo, que diminuía a oferta de trabalhos disponíveis e incentivava a migração dos trabalhadores para as cidades em busca de trabalho.

 

2ª Complete corretamente:

 

“De fato. Quando é meio-dia nos Estados Unidos, o sol, todo mundo sabe, está se deitando na ________. Bastaria ir à França num minuto para assistir ao pôr-do-sol. Infelizmente, a França é longe demais. Mas no teu pequeno planeta, bastava apenas recuar um pouco a cadeira. E contemplavas o crepúsculo todas as vezes que desejavas. . .”

Saint-Exupéry, Antoine

a) Brasil

b) Argentina

c) Cuba

d) Chile

e) França

 

3ª O conceito de êxodo rural pode ser definido como:

a) conjunto de investimentos realizados pelo governo federal na zona rural do Brasil no século XX.

b) conjunto de técnicas e insumos usados no espaço agrário para promover a revolução verde no Brasil.

c) deslocamento em massa da população do campo para as cidades, que ocorreu no Brasil a partir da década de 1960.

d) política de governo oficial que incentivava a migração do campo para a cidade em busca de promover a urbanização e a industrialização do país.

e) política de governo que incentivava a diminuição da taxa de natalidade no campo visando diminuir a quantidade de pessoas residentes no campo e aumentar a população urbana.




ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 9º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 11/06/2020 às 14h - 15h)


OBSERVAÇÃO: Não esqueçam dos vídeos aqui indicados

 

Espaço Geográfico: https://youtu.be/vonz6HrVhWc

Lugar: https://youtu.be/zclxB3mXAbk

Globalização: https://youtu.be/CpkjTkCFOjQ

 

OBSERVAÇÃO 2:

Leitura: Entrevista com Zygmund Bauman https://istoe.com.br/102755_VIVEMOS+TEMPOS+LIQUIDOS+NADA+E+PARA+DURAR+/

 

1ª Após a leitura da entrevista com Zygmund Bauman, quais são as vantagens e desvantagens das relações sociais humanas pela internet? Discorra em 5 linhas mínimas

 

2ª Inspirado no liberalismo clássico e em clara oposição ao Keynesianismo, o neoliberalismo propõe, entre outras medidas:

I. a atuação do Estado como empresário, como mediador das relações capital-trabalho e como regulador de taxas e tarifas.

II. o desenvolvimento de uma política de privatização das empresas estatais para reduzir o papel do Estado na economia.

III. a minimização do poder dos sindicatos e a redução dos direitos trabalhistas.

IV. a redução das barreiras para a circulação de mercadorias e capitais entre países, promovendo, assim, uma maior abertura econômica.

Estão corretas:

a) apenas I, II e IV.

b) apenas I, III e IV.

c) apenas I, II e III.

d) apenas II, III e IV.

e) I, II, III e IV

 

3ª Quais possibilidades de utilização deste jogo como auxiliar nos estudos da Geografia como ensaio de espaços globalizados? Como representá-las no Jogo Minecraft? Você tem este jogo no celular? É fácil ter esse jogo? Porquê?


 

Vídeo: Modernidade Líquida (Zygmund Bauman) https://youtu.be/GTu_bycoEEw

 

4ª A globalização é um processo contínuo de integração, em especial, econômica do globo. Para tal, torna-se necessário a disponibilidade de ferramentas que permitem a organização das redes e dos fluxos entre as diferentes regiões do mundo. Desse modo, pode-se apontar que a globalização está amparada no

A) protecionismo econômico praticado pelos países desenvolvidos.

B) desenvolvimento dos meios de transporte e de comunicação.

C) emprego de técnicas tradicionais de produção, como o fordismo.

D) comprometimento com o desenvolvimento sustentável das nações.

E) processo industrial altamente concentrado nos países emergentes.

 

5ª As atividades industriais da globalização estão extremamente internacionalizadas e são baseadas em ferramentas tecnológicas de produção e comercialização. Sendo assim, destacam-se, no processo de globalização, as empresas ligadas à




A) produção de conhecimento, como as de informática.

B) exploração de bens primários, como as madeireiras.

C) atividade de produção artesanal, como as têxteis.

D) alta exploração dos trabalhadores, como as de base.

E) extração de minerais metálicos, como as mineradoras.


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



FELIPE - ENSINO RELIGIOSO


ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - TODAS AS TURMAS

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 11/06/2021 conforme os horários abaixo) 


Atenção aos horários:   6º ano: de 14h - 15h 

                                      7º ano: de 13h - 14h 

                                      8º ano: de 10h - 11h

                                      9º ano: de 09h - 10h


O QUE SÃO TEXTOS SAGRADOS

Emerli Schlögl


Os povos fazem religião, cada um à sua maneira. Este jeito de fazer religião acaba sendo registrado, guardado e transmitido para as pessoas que virão no futuro, através de livros, histórias contadas, músicas, danças, poesias, pinturas, desenhos, esculturas... Imagine se você se tornasse repentinamente um santo, as pessoas de sua religião iriam querer contar sobre você para todos os outros, para seus filhos e netos. Gostariam de passar para outras gerações o seu exemplo de vida e ensinamentos. Deste modo alguém poderia escrever em um livro a sua história, seus pensamentos, e este livro seria a memória viva do que você foi. Poderiam fazer peças de teatro, músicas cujas letras transmitiram seus ensinamentos.

Nos templos, ou lugares sagrados poderiam pintar a sua experiência. Todas estas formas estariam buscando transmitir às pessoas a sua mensagem. Bem, vamos cair na real... você não é um personagem religioso importante, pelo menos por enquanto. Mas, já pode compreender o que é um texto sagrado e qual a sua função. As pessoas são diferentes e as religiões também. Sendo assim, cada religião tem os seus próprios textos sagrados. As diversas tribos indígenas, que não utilizavam a escrita, tinham a sua religião valorizada e transmitida para as futuras gerações por meio das histórias que eram contadas. Estes povos não só narravam seus textos sagrados, como os desenhavam, dançavam, teatralizavam, etc. Desta forma eles conseguiram preservar suas tradições religiosas. Do mesmo modo, os povos africanos, trazidos à força para o trabalho escravo, assim o fizeram. Esses homens e mulheres negros buscaram manterviva a sua religião através da arte de seus costumes e de sua forma própria de cultuar. 20 Vamos conhecer agora alguns textos sagrados escritos:

A religião chamada Hinduísmo, a qual surgiu na Índia, país localizado no Oriente, possui muitos livros sagrados, muitos mesmo, chamados Vedas. Vedas significa “conhecimento” em sânscrito, uma das línguas dos indianos. Os adeptos da religião chamada Islamismo, a qual originou-se na Arábia, seguem os preceitos contidos no livro sagrado Corão. Este livro, conforme o Islamismo é uma forma de louvar o Deus Único, chamado Alá. Por isso, certas vezes este livro é denominado de Alcorão. Este “Al” colocado no ínicio, é uma forma de prestar homenagem a Alá. Para o Judaísmo, religião que surgiu no Oriente Médio, um dos textos sagrados é chamado de Torá. Torá significa “a Lei” para os judeus. 

Para os cristãos, o livro sagrado é a Bíblia. Nela estão contidos os principais ensinamentos para seus seguidores. O Cristianismo também surgiu no Oriente Médio. Atualmente essas religiões têm seus representantes nos mais diferentes pontos do planeta. Cada tradição religiosa tem os seus próprios textos sagrados, os quais são considerados como fruto de inspiração divina.


ATIVIDADE

1) Faça uma pesquisa sobre o livro sagrado de uma tradição religiosa: Judaísmo, Cristianismo, Islamismo, Hinduísmo, Budismo, etc.


2) A que tradições religiosas pertencem estes Livros Sagrados:

Tanach

Bíblia

Pali Tripitaka

Vedas

Avesta

Alcorão


3 - . Observe as figuras a seguir: Cada um dos símbolos representa uma religião. Sobre os aspectos que caracterizam cada uma delas, assinale a alternativa CORRETA.

A) A religião representada pela figura (3) é o cristianismo.

B) O Tanakh e o Talmud são livros sagrados da religião representada pela figura (4), e a Bíblia é o livro sagrado para os adeptos da religião, representada na figura (2).

C) O babalorixá e a yalorixá são líderes da religião que têm como símbolo o número (1).

D) O número (5) simboliza a religião judaica que tem como principal característica a adoração a Alá e Maomé como o seu principal profeta.

E) O símbolo representado na figura (1) chama-se “A Roda do dharma”. Refere-se ao budismo e significa “a Roda da Lei”. Esse símbolo corresponde ao ciclo de morte e renascimento ao qual está preso todo ser, até o instante em que alcança a iluminação e se liberta do ciclo.



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário