AULAS DE SEGUNDA-FEIRA
ANDRÉA - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 07/06/2021 às 09h - 11h)
ASSUNTO: LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL .
Atividade 1: clique no link para ter acesso à atividade. Não esqueça de se identificar e ao final, verificar sua pontuação.
https://docs.google.com/forms/d/17qo0kj1-5Pk5ihSbfz5Mr8P2pkBTEnhaqF3aJ0dzuCs/edit
Atividade 2: Releia o texto Fala sério, mãe ,página 32 a 34 e responda às questões de 1 a 5, páginas 36 e 37.
Obs: somente respostas em seu caderno.
BOM DESEMPENHO!!!
“Aprenda com o ontem. Viva o hoje. Tenha esperança para o amanhã.”
Albert Einstein
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B, C e D.
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 07/06/2021 às 13h - 15h)
ASSUNTO: LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL.
ATIVIDADE
Leia o texto publicitário e responda às questões de 1 a 8.
1- Na Bíblia, em um contexto religioso que prega a inevitabilidade da morte, o que a frase “Do pó vieste e ao pó voltarás” quer dizer?
2- No texto publicitário, o que a mesma frase quer dizer? Explique.
3- Como os dois gêneros textuais contribuem para a atribuição de sentidos diferentes para a mesma frase?
4- Entenderíamos a propaganda se ela viesse sem o texto não-verbal? Por quê?
5- A propaganda teria sido entendida em sua completude se o leitor não conhecesse a passagem bíblica? Por quê?
6- No que o texto publicitário pretende fazer o leitor acreditar?
7-O que todos os textos publicitários, de um modo geral, têm em comum? Qual o objetivo deles?
8- Foi pensando em que tipo de interlocutor, de clientela, que essa propaganda foi criada? Acha que ela, de certa forma, convence?
9- Hora da criatividade: você deve escolher uma empresa ou produto e inventar um novo slogan para ela, podendo ser crítico ou cômico. Lembre-se: slogan é uma frase curta, de fácil memorização que busca representar uma marca.
Exemplos:
- Bombril: Tem mil e uma utilidades.
- Globo: A gente se liga em você / Globo e você: Tudo a ver
- MasterCard: Existem coisas que o dinheiro não compra. Para todas as outras existe MasterCard.
- Skol: A cerveja que desce redondo.
- Havaianas: Todo mundo usa.
- McDonald´s: Amo muito tudo isso.
- Red Bull: Te dá asas.
- C & A: Abuse use.
- Nescau: Energia que dá gosto.
- Oi: Simples assim
- Pão de Açúcar: Lugar de gente feliz.
- Açúcar União: Fazendo sua vida mais doce.
- Baton: Compre Baton.
- Bis: Quem come um, pede bis.
- Brahma: Refresca até pensamento.
- Cheetos: É impossível comer um só.
- Rider: Dê férias para os seus pés.
- Doril: Tomou Doril, a dor sumiu.
Segue exemplo para realização da atividade.
BOM DESEMPENHO!!
Aprenda com o ontem. Viva o hoje. Tenha esperança para o amanhã.
Albert Einstein
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
GISLENE - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO (A e B)
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 07/06/2021, de 09h - 11h)
Texto
literário e não literário - "O bicho", de Manuel Bandeira, e outros
Texto 01: Descuidar do lixo
é sujeira
Diariamente, duas horas
antes da chegada do caminhão da prefeitura, a gerência de uma das filiais do MC
Donald´s deposita na calçada dezenas de sacos plásticos recheados de papelão,
isopor, restos de sanduíches. Isso acaba propiciando um lamentável banquete de
mendigos. Dezenas deles vão ali revirar o material e acabam deixando os restos
espalhados pelo calçadão.
(Veja
São Paulo)
01) A que gênero pertence o texto acima? Justifique sua
resposta:
02) Trata-se de um texto literário ou não literário? Por
quê?
Texto
02: O Bicho
Vi ontem um
bicho
Na
imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com
voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato
Não era um rato.
O bicho, meu
Deus, era um homem!
(Manuel
Bandeira)
03) Quantas estrofes e quantos versos
compõem o texto:
04) Que sensação o texto transmitiu?
Justifique sua resposta:
05) O que os dois textos tem em
comum? Comente:
06) Associe, de alguma forma, a
imagem acima aos dois textos analisados:
Produza um pequeno poema para acompanhar tal
imagem:
Clique no link abaixo e em seguida responda as questões
Os
poemas
Os poemas são
pássaros que chegam
Não se sabe de onde
e pousam
No livro que lês.
Quando fecham o
livro, eles alçam voo
Como de um alçapão.
Eles não têm pouso
Nem porto
Alimentam-se um
instante em cada par de mãos
E partem.
E olhas, então,
essas tuas mãos vazias,
No maravilhado
espanto de saberes
Que o alimento
deles já estava em ti...
(Mário Quintana)
07.
Quem são os "pássaros"?
08) Onde os
poemas se "alimentam"?
09) Que imagem você consegue identificar nessa ilustração?
10) Como essa imagem é formada?
11) Qual é a relação entre as palavras e a imagem?
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO (A, B e C)
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 07/06/2021, de 13h - 15h)
Atividade a partir do livro "A culpa é das estrelas", de John
Green
- Augustus, talvez você queira falar de seus medos para o grupo. -
Meus medos? - É
- Eu tenho medo de ser esquecido - disse de sem querer um momento de pausa.
(...)
Olhei na direção do Augustus Waters, que me devolveu o olhar. Quase dava
para ver através dos olhos dele, de tão azuis que eram. - Vai chegar um
dia - eu disse - (...) Vai chegar um dia em que não vai sobrar nenhum ser
humano sequer para lembrar que alguém já existiu ou que nossa espécie fez
qualquer coisa nesse mundo.
Não vai sobrar ninguém para se lembrar de Aristóteles ou de Cleópatra,
quanto mais de você. Tudo o que fizemos, construímos, escrevemos, pensamos e
descobrimos vai ser esquecido e tudo isso aqui - fiz um gesto abrangente - vai
ter sido inútil. Pode ser que esse dia chegue logo e pode ser que demore
milhões de anos, mas, mesmo que o mundo sobreviva a uma explosão do Sol, não
vamos viver para sempre. (...) E se a inevitabilidade do esquecimento humano
preocupa você, sugiro que deixe esse assunto para lá. (...)
Assim que terminei fez-se um longo silêncio, e eu pude ver um sorriso se
abrindo de um canto ao outro no rosto do Augusto – não o tipo de sorriso (...)
do garoto tentando (...) me encarar, mas um sorriso sincero, quase maior que a
cara dele.
- Caramba! – disse ele baixinho – Não é que você é mesmo demais!
Exercícios:
1. De acordo com esse texto, o medo de Augustus era
a) o fim da espécie humana
b) o silêncio
c) ser esquecido
d) sobreviver à explosão do Sol
2. Na expressão "- Caramba!", o ponto de exclamação reforça a ideia
de
a) admiração
b) constrangimento
c) crítica
d) desconfiança
3. De acordo com esse texto, era possível ver através dos olhos de Augustus
porque
a) encaravam a narradora
b) eram maiores que o rosto
c) eram muito azuis
d) pareciam sinceros
4. A linguagem utilizada no trecho "-Caramba! - disse ele baixinho - Não é
que você é mesmo demais?" é
a) culta b) informal c) regional d)
técnica
5. A que gênero textual pertence a obra "A culpa é das estrelas" ?
a) conto
b) fábula
c) romance d) crônica
Leia a charge abaixo, divulgada nas redes sociais.
6. Qual é o tema abordado pela charge?
7. Qual é o objetivo desta charge?
O tempo voa. Cabe a você se o piloto.
(Autor desconhecido).
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
RONMICY - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 07/06/2021 às 13h - 14h)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE TERÇA-FEIRA
FRÓES - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/06/2021 às 10h - 11h)
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/6aC9XqKMmz4
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
IDELFONSO - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/06/2021 às 13h - 14h)
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/wLCBjR2cur8
Atividade de ciências 6º ano - Sistema cardiovascular.
1) Qual a função do sistema cardiovascular?
2) Como esse sistema é composto?
3) Em quais partes o coração é dividido?
4) Quais as funções dos vasos sanguíneos:
a) Artérias?
b) Capilares?
c) Veias?
5) Faça a diferença entre :
a) Sístole?
b) Diástole?
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/06/2021 às 10h - 11h)
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/i0w-4xSOyvE
Atividades de ciências 7º ano - Anelídeos e moluscos.
1) O que são anelídeos?
2) Em quais grupos estão divididos?
3) Em quais ambientes vivem?
4) Como as minhocas se alimentam? Para que serve o húmus?
5) Em quais ambientes vivem os moluscos?
6) Em quais grupos estão divididos?
7) Dê exemplos de moluscos de cada grupo.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/06/2021 às 09h - 10h)
Assistam ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/s39GqiagAM4
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
MARÍCIA - INGLÊS
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/06/2021 de 09h - 10h)
ASSUNTO: INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
METODOLOGIA: LEITURA E TRADUÇÃO DO TEXTO “ MONSTER RAYMOND”
ATIVIDADE:
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/06/2021 de 13h - 14h)
ASSUNTO: SIMPLE PAST OF VERBS ( PASSADO DOS VERBOS)
REGULAR VERBS
VIDEOAULA: https://youtu.be/YkrJZcpMvbQ
Para os tempos verbais no passado: simple past, present perfect, past perfect, future perfect, e todos os outros que são formados pelo particípio passado, os verbos regulares são constituídos pelo sufixo -ed, salvo alguns casos em que devemos atentar às regras ortográficas:
SIMPLE PAST
O verbo principal regular é formado pelo sufixo -ed. Para os outros tempos verbais que façam uso do particípio passado, as regras são as mesmas:
Walk – walked (andar)
Watch – watched (assistir)
Help – helped (ajudar)
Em alguns casos, existem algumas regras ortográficas:
Se o verbo termina em consoante -y. Retira-se o -y e acrescenta-se -ied:
Study – studied (estudar)
Try – tried (tentar)
Se o verbo termina em -e, acrescenta-se apenas -d:
Live – lived (viver)
Like – liked (gostar)
Nos verbos que possuem a sílaba final tônica (de uma a duas sílabas) e são terminados em consoante + vogal + consoante (CVC), dobra-se a última consoante e acrescenta-se -ed:
Drop – dropped (tirar)
Stop – stopped (parar)
Prefer – preferred (preferir)
Agora, veja alguns exemplos dos regular verbs no passado em frases:
My mother studied French every day.
Minha mãe estudava francês todos os dias.
Brian enjoyed reading books.
Brian gostava de ler livros.
It barked all the time.
Ele latia o tempo todo.
She danced very well.
Ela dançava muito bem.
They have lived here since 2010.
Eles moram aqui desde 2010.
She had moved away when she found a job.
Ela havia se mudado quando encontrou um emprego.
ATIVIDADE
ASSUNTO: SIMPLE PAST OF VERBS ( PASSADO DOS VERBOS)
REGULAR VERBS
VIDEOAULA: https://youtu.be/YkrJZcpMvbQ
Para os tempos verbais no passado: simple past, present perfect, past perfect, future perfect, e todos os outros que são formados pelo particípio passado, os verbos regulares são constituídos pelo sufixo -ed, salvo alguns casos em que devemos atentar às regras ortográficas:
SIMPLE PAST
O verbo principal regular é formado pelo sufixo -ed. Para os outros tempos verbais que façam uso do particípio passado, as regras são as mesmas:
Walk – walked (andar)
Watch – watched (assistir)
Help – helped (ajudar)
Em alguns casos, existem algumas regras ortográficas:
Se o verbo termina em consoante -y. Retira-se o -y e acrescenta-se -ied:
Study – studied (estudar)
Try – tried (tentar)
Se o verbo termina em -e, acrescenta-se apenas -d:
Live – lived (viver)
Like – liked (gostar)
Nos verbos que possuem a sílaba final tônica (de uma a duas sílabas) e são terminados em consoante + vogal + consoante (CVC), dobra-se a última consoante e acrescenta-se -ed:
Drop – dropped (tirar)
Stop – stopped (parar)
Prefer – preferred (preferir)
Agora, veja alguns exemplos dos regular verbs no passado em frases:
My mother studied French every day.
Minha mãe estudava francês todos os dias.
Brian enjoyed reading books.
Brian gostava de ler livros.
It barked all the time.
Ele latia o tempo todo.
She danced very well.
Ela dançava muito bem.
They have lived here since 2010.
Eles moram aqui desde 2010.
She had moved away when she found a job.
Ela havia se mudado quando encontrou um emprego.
ATIVIDADE
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/06/2021 de 10h - 11h)
INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- INGLÊS COM MÚSICA
Where Is The Love?- The Black Eyed Peas
VIDEO: https://youtu.be/l_QYIIKkQF4
COMPLETE A LETRA O TRECHO DA MÚSICA, COM AS PALAVRAS DO QUADRO.
What's wrong with the __________________, mama
People livin' like they ain't got no mamas/ papas/ llamas
I think the whole world addicted to the ____________________
Only attracted to kings/ thieves/ things that'll bring you trauma
Overseas, yeah, we try to _________________ terrorism
But we still not/ got/ lot terrorists here livin'
In the USA, the big NBA/ CIA/ FDA
The Bloods and The Crips and the KKK
But if you only have _________________ for your own race
Then you only leave space/ pace/ ace to discriminate
And to discriminate only _______________ hate
And when you hate then you're bound to get ___________________, yeah
Madness is what you discriminate/ demonstrate/ illustrate
And that's exactly how ________________ works and operates
Man, you gotta have love just to set it straight/ rate/ ape
Take control of your life/ line/ mind and meditate
Let your soul __________________ to the love, y'all, y'all
KKK=Ku Klux Klan
(racist group against non-whites)
Bloods, Crips= two different Black street gangs with heavy crime that hate each other
NBA=National
Basketball Association
CIA=Central Intelligence Agency
FDA= Food and Drug Administration
_____ Father, Father, Father help usCHORUS: Number in the correct order. (Escreva o número em cada frase , de acordo com a ordem delas, na música)_____ Where is the love (Love) Where is the love (The love)?_____ Can you practice what you preach?_____ Children hurt and you hear them cryin'_____ 'Cause people got me, got me questionin'_____ Send some guidance from above_____ Where is the love, the love, the love?_____ People killin', people dyin'_____ Or would you turn the other cheek?
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUARTA-FEIRA
RAFAEL - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/06/2021 às 10h - 11h)
Assunto: Jogos Olímpicos.
Conteúdo: Filme.
Objetivo: Identificar elementos olímpicos apresentados no filme.
Conteúdo/teórico.
Vídeo: https://youtube.com/playlist?list=PLubDP4TsumWurh19T-XlrLLUXao84av5u
Atividade 1.
1 - Faça uma análise comparativa da cultura esportiva e os métodos de treinamentos mostrados no filme, com a cultura e as técnicas de treinamentos atuais.
2 - Tendo como referência às várias culturas corporais apresentadas no filme, relate a cultura corporal do meio específico onde você vive.
Citação
“A falha é algo com o qual eu consigo conviver, o que eu que não posso suportar é deixar de tentar.”
Sanya Richards-Ross, velocista e medalha de ouro.
Sugestão: Atividade 2 (bônus)
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/06/2021 às 13h - 14h)
Assunto: Jogos Olímpicos.
Conteúdo: Filme.
Objetivo: Identificar elementos olímpicos apresentados no filme.
Conteúdo/teórico.
Vídeo: https://youtube.com/playlist?list=PLubDP4TsumWurh19T-XlrLLUXao84av5u
Atividade 1.
1 - Faça uma análise comparativa da cultura esportiva e os métodos de treinamentos mostrados no filme, com a cultura e as técnicas de treinamentos atuais.
2 - Tendo como referência às várias culturas corporais apresentadas no filme, relate a cultura corporal do meio específico onde você vive.
Citação
“Todo vencedor já foi um candidato que não desistiu.” Gabrielle Douglas, ginasta e medalha de ouro.
Sugestão: Atividade 2 (bônus)
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/06/2021 às 09h - 10h)
Assunto: Jogos Olímpicos.
Conteúdo: Filme.
Objetivo: Identificar elementos olímpicos apresentados no filme.
Conteúdo/teórico.
Vídeo: https://youtube.com/playlist?list=PLubDP4TsumWurh19T-XlrLLUXao84av5u
Atividade 1.
1 - Faça uma análise comparativa da cultura esportiva e os métodos de treinamentos mostrados no filme, com a cultura e as técnicas de treinamentos atuais.
2 - Tendo como referência às várias culturas corporais apresentadas no filme, relate a cultura corporal do meio específico onde você vive.
Citação
“Para descobrir todo o seu potencial, é necessário encontrar seus próprios limites em primeiro lugar e, então, é preciso ter a coragem de superá-los.”
Picabo Street, esquiador medalha de ouro.
Sugestão: Atividade 2 (bônus)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
GISLENE - ARTES (6º e 7º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 6º e 7º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/06/2021 de 09h - 10h)
Poemas visuais
A poesia visual é uma forma de expressão artística que se caracteriza quase sempre pela combinação de palavra e imagem.
Gostou dos poemas visuais? Que tal criar um poema visual- Experimente.
Obs: Pesquise outros tipos de poema visual, depois crie o seu próprio poema.
Quarta feira socializaremos as produções. ( Será para nota)
MARÍCIA- ARTES (8º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 8º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/06/2021 de 14h - 15h)
ASSUNTO: DADAÍSMO
O dadaísmo é
considerado a mais radical das vanguardas artísticas do século XX. O
movimento dadaísta ou dadá tinha a ruptura como meta e “a destruição também é
criação” como lema. A proposta dadaísta relaciona-se ao fim da estética, ou
seja, à desvinculação da produção artística com aquilo que até então se
entendia como arte. A proposta era a negação de todas as
regras e de todas as tradições.
Contexto
histórico
A Europa via-se imersa
no colapso bélico da Primeira Guerra Mundial, conflito de proporções
estrondosas como nunca se tinha visto antes, o que influenciou diretamente os
artistas dadaístas. A intensidade e violência do confronto destruíram o
senso lógico e a suposta ordenação da civilização, gerando nos artistas o
desprezo pelos valores culturais – que instituíam o bom senso estético, a alta
cultura, o que era belo e, ao mesmo tempo, permitiam o horror e a matança
generalizada.
A destruição causada
pela guerra foi o motor principal para o movimento. Os artistas dadaístas
franceses e alemães exilaram-se na Suíça, por não concordarem com o
posicionamento de seus países de origem durante a Primeira Grande Guerra, e
levaram para a arte esse protesto contra uma cultura e uma civilização
incapazes de evitar o aniquilamento massivo, a desgraça e a ruína.
A arte, portanto,
deveria negar os valores vigentes, levantar a bandeira do absurdo e
chocar, escandalizar, já que a ruína da guerra não parecia chocante o
suficiente para que os governantes europeus cessassem fogo.
Principais artistas
do dadaísmo
Hugo Ball
(1886-1927)
Ball é considerado o pai da poesia fonética ou poesia
sonora, forma de lírica dadaísta que fragmentava as palavras em sílabas
fonéticas individuais, retirando qualquer significado ou sentido originais.
Marcel Duchamp (1887-1968)
Duchamp foi um pintor e escultor francês famoso por seus ready-mades,
objetos que são escolhidos aleatoriamente e que, após uma leve intervenção do
artista, tornam-se obra de arte. É o caso de Fonte, um urinol de
louça que Duchamp enviou a uma mostra, em 1917, mas que foi rejeitado. O
artista ficou conhecido também por pintar bigodes na Mona Lisa, em clara
demonstração de desprezo pela arte acadêmica.
Max Ernst
(1891-1976)
Criou novas técnicas na pintura e na escultura, como a assemblage –
uma colagem tridimensional feita de materiais não tidos como artísticos
(folhas, objetos, pedras, restos) –, a raspagem, a fricção e a decalcomania.
Raul Hausmann
(1886-1971)
Um dos dadaístas mais experimentais, Raul Hausmann assinava suas obras
com o pseudônimo Der Dadasophe, e foi pintor, escultor e poeta. Também foi
o inventor da fotomontagem.
Tristan Tzara (1896-1963)
Tristan Tzara é o pseudônimo de Samuel Rosenstock, poeta judeu nascido
na Romênia. Foi um dos fundadores do movimento dadaísta, explorando o caráter
arbitrário da linguagem, a subversão da lógica por meio da linguagem
poética e a valorização do acaso durante a produção artística.
OBRAS DADAÍSTAS
ATIVIDADE
A colagem foi uma técnica muito utilizada pelos artistas dadaístas, elas proporcionavam efeitos e sobreposições de imagens que produziam um acúmulo de informações que provocavam a falta de sentido na imagem. Utilize jornais e revistas e crie uma colagem. Escreva um parágrafo fazendo uma crítica a algum acontecimento no nosso país relacionando-o com a sua colagem. Lembre-se de se inspirar em obras dadaístas para a criação da sua arte.
BOM DESEMPENHO!!
ANDREA- ARTES (9º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 9º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/06/2021 de 13h - 14h)
ASSUNTO: DADAÍSMO
O dadaísmo é considerado a mais radical das vanguardas artísticas do século XX. O movimento dadaísta ou dadá tinha a ruptura como meta e “a destruição também é criação” como lema. A proposta dadaísta relaciona-se ao fim da estética, ou seja, à desvinculação da produção artística com aquilo que até então se entendia como arte. A proposta era a negação de todas as regras e de todas as tradições.
Contexto histórico
A Europa via-se imersa no colapso bélico da Primeira Guerra Mundial, conflito de proporções estrondosas como nunca se tinha visto antes, o que influenciou diretamente os artistas dadaístas. A intensidade e violência do confronto destruíram o senso lógico e a suposta ordenação da civilização, gerando nos artistas o desprezo pelos valores culturais – que instituíam o bom senso estético, a alta cultura, o que era belo e, ao mesmo tempo, permitiam o horror e a matança generalizada.
A destruição causada pela guerra foi o motor principal para o movimento. Os artistas dadaístas franceses e alemães exilaram-se na Suíça, por não concordarem com o posicionamento de seus países de origem durante a Primeira Grande Guerra, e levaram para a arte esse protesto contra uma cultura e uma civilização incapazes de evitar o aniquilamento massivo, a desgraça e a ruína.
A arte, portanto, deveria negar os valores vigentes, levantar a bandeira do absurdo e chocar, escandalizar, já que a ruína da guerra não parecia chocante o suficiente para que os governantes europeus cessassem fogo.
Principais artistas do dadaísmo
Hugo Ball (1886-1927)
Ball é considerado o pai da poesia fonética ou poesia sonora, forma de lírica dadaísta que fragmentava as palavras em sílabas fonéticas individuais, retirando qualquer significado ou sentido originais.
Marcel Duchamp (1887-1968)
Duchamp foi um pintor e escultor francês famoso por seus ready-mades, objetos que são escolhidos aleatoriamente e que, após uma leve intervenção do artista, tornam-se obra de arte. É o caso de Fonte, um urinol de louça que Duchamp enviou a uma mostra, em 1917, mas que foi rejeitado. O artista ficou conhecido também por pintar bigodes na Mona Lisa, em clara demonstração de desprezo pela arte acadêmica.
Max Ernst (1891-1976)
Criou novas técnicas na pintura e na escultura, como a assemblage – uma colagem tridimensional feita de materiais não tidos como artísticos (folhas, objetos, pedras, restos) –, a raspagem, a fricção e a decalcomania.
Raul Hausmann (1886-1971)
Um dos dadaístas mais experimentais, Raul Hausmann assinava suas obras com o pseudônimo Der Dadasophe, e foi pintor, escultor e poeta. Também foi o inventor da fotomontagem.
Tristan Tzara (1896-1963)
Tristan Tzara é o pseudônimo de Samuel Rosenstock, poeta judeu nascido na Romênia. Foi um dos fundadores do movimento dadaísta, explorando o caráter arbitrário da linguagem, a subversão da lógica por meio da linguagem poética e a valorização do acaso durante a produção artística.
OBRAS DADAÍSTAS
ATIVIDADE
A colagem foi uma técnica muito utilizada pelos artistas dadaístas, elas proporcionavam efeitos e sobreposições de imagens que produziam um acúmulo de informações que provocavam a falta de sentido na imagem. Utilize jornais e revistas e crie uma colagem. Escreva um parágrafo fazendo uma crítica a algum acontecimento no nosso país relacionando-o com a sua colagem. Lembre-se de se inspirar em obras dadaístas para a criação da sua arte.
BOM DESEMPENHO!!
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUINTA-FEIRA
AMORIM - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/06/2021 às 9h - 11h)
Assunto: SOMA E MULTIPLICAÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS
Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo
Vídeo - https://youtu.be/ZktBturjQOw
Questionário:
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/06/2021 às 13h - 15h)
ASSUNTO: MDC DE DOIS E TRÊS NÚMEROS
Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo
Vídeo - https://youtu.be/BKaxAFAPuS4
Questionário:
2) MDC(20;60)
3) MDC(20;30;60)
4) MADEIRAS DE 6M, 12M E 18M SERÃO DIVIDIDAS DA MAIOR MANEIRA POSSÍVEL. QUANTO VALE A MEDIDA DE CADA DIVISÃO MAIOR? QUANTOS PEDAÇOS DE MADEIRA SERÃO OBTIDOS?
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
TADEU - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/06/2021 às 09h - 11h)
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/06/2021 às 13h - 15h)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
EUGÊNIO - HISTÓRIA
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/06/2021 às 13h - 14h)
Conteúdo:
Mesopotâmia (cap. 5 – páginas 92 a 98)
Veja
as explicações acessando os links:
1) Julgue as afirmações:
a) Na Mesopotâmia as mulheres podiam assumir cargos
administrativos.
( )
Verdadeira.
( ) Falsa.
b) Na Mesopotâmia um indivíduo que não conseguisse
pagar suas dívidas poderia ser escravizado
( )
Verdadeira.
( ) Falsa.
c) A religião, tanto na Mesopotâmia quanto no Egito,
era politeísta e era um assunto relevante, presente em tudo.
( )
Verdadeira.
( ) Falsa.
d) Na Mesopotâmia, o rei era visto como o
representante do deus da cidade; por isso, contava com enorme poder e
prestígio.
( )
Verdadeira.
( ) Falsa.
2) Costuma-se afirmar que a política na Mesopotâmia
era uma teocracia. Explique o que é teocracia.
3) A escrita na Mesopotâmica surgiu ligada à
atividade:
a) agrícola
b) comercial.
c) religiosa.
d) militar.
4) Leia, observe, compare e depois responda:
“ 196º - se alguém arranca o olho de um outro, seu
olho deverá ser arrancado.
229º - Se um arquiteto constrói uma casa para
alguém [...], e a casa que ele construiu cai e fere de morte o
proprietário, esse arquiteto deverá ser morto.
230º - Se fere de morte o filho do proprietário,
deverá ser morto o filho do arquiteto.”
Código Penal Brasileiro
“Artigo 121. Matar alguém:
Pena – reclusão, de seis a vinte anos [...]
1º Se o agente comete o crime impelido por motivo
de relevante valor social ou moral, ou sob o domínio de violenta
emoção logo em seguida a injusta provocação da
vítima, o juiz pode reduzir a pena de um sexto a um terço.”
“Artigo 256. Causar desabamento ou desmoronamento, expondo a perigo a vida a
integridade física ou o patrimônio de outrem:
Pena – reclusão, de um a quatro anos e multa.
a) O conjunto de leis que regiam todas as relações
sociais na Mesopotâmia era conhecido por qual nome?
b) Como um mesmo crime não intencional era punido
na Mesopotâmia e nas leis atuais?
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/06/2021 às 09h - 10h)
Conteúdo:
Estado Moderno - absolutismo (cap. 6 – páginas 96 a 106)
Veja
as explicações acessando os links:
https://www.youtube.com/watch?v=EPbfxkoHQ9w&t=259s
1) As origens dos reinos de Portugal e Espanha,
localizados na península Ibérica, estão relacionadas diretamente:
a) ao
processo da Reforma protestante, que tornou os monarcas de Portugal os chefes
da igreja em seus respectivos países.
b) às guerras contra os holandeses, nas quais
surgiu, pela primeira vez, a ideia de um reino português e espanhol.
c) à chegada dos europeus à América, que enriquecem
as lideranças que, assim, se tornaram reinos.
d) à Reconquista da península Ibérica, na qual os
cristãos lutaram contra os muçulmanos, resultando nesses reinos.
2) Qual destes fatos ocorrido no final da Idade
Média contribuiu para o fortalecimento políticos dos monarcas?
a) As Cruzadas.
b) A Guerra dos Cem Anos.
c) A Reconquista.
d) as guerras camponesas.
3) Marque com um X as maneiras pelas quais os
monarcas passaram a impor a sua autoridade:
-montando um exército profissional permanente.
-isentando a Igreja Católica de pagar impostos.
-unificando a justiça, a moeda e o idioma.
-criando um corpo de administradores reais.
4) Qual das alternativas abaixo define de forma
correta o Absolutismo?
a) Sistema econômico que prevaleceu na Europa na
época do Antigo Regime.
b) Sistema econômico e político que prevaleceu na
França durante toda Idade Média.
c) Sistema político e administrativo que prevaleceu
nos países da Europa entre os séculos XVI e XVIII. Tinha como principal
característica a concentração de poderes nas mãos dos reis.
d) Sistema político e administrativo que prevaleceu
nos países da Europa e Ásia entre os séculos XI e XV. Tinha como principal
característica a concentração de poderes nas mãos dos senhores feudais.
5) Qual foi o acontecimento que enfraqueceu o poder
do Papa e, consequentemente, fortaleceu o poder político dos reis?
a) Renascimento.
b) Humanismo.
c) Reforma Protestante.
d) Guerra Hussitas.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/06/2021 às 14h - 15h)
Conteúdo:
Estado Moderno – Conjuração Mineira e Baiana (cap. 6 – páginas 96 a 106)
Veja
as explicações acessando os links:
https://www.youtube.com/watch?v=cMQAD3jrY40
https://www.youtube.com/watch?v=tA9zAH_IT14
1) Pesquise e depois explique os seguintes impostos
que eram cobrado no Brasil durante o ciclo econômico do ouro:
*quinto:
*derrama:
*capitação:
2) Pode ser apontada como uma contradição da
Conjuração Mineira:
a) a adoção de um regime político republicano.
b) a manutenção do regime de trabalho escravo.
c) a separação e independência entre os três
poderes.
d) a criação de uma universidade e Casa da Moeda em
Vila Rica.
3) Atualmente, por conta da Operação Lava-Jato que
tem investigado e prendido pessoas por desvio de dinheiro público para fins
pessoais, se tem ouvido muito a expressão “delação premiada”, ou seja, o réu
revela outros envolvidos no crime em troca da redução da pena. Quem foi o
delator da Conjuração Mineira? Qual foi o “prêmio” por sua delação?
4) Preencha a seguinte tabela:
5) Por qual outro ficou conhecida a Conjuração
Baiana?
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/06/2021 às 10h - 11h)
Conteúdo:
Estado Moderno – 1ª Guerra Mundial (cap. 5 – páginas 87 a 84)
Veja
as explicações acessando os links:
https://www.youtube.com/watch?v=eHzv28Rh_5g
1) Podemos afirmar, de forma geral, que a Primeira
Guerra Mundial (1914 – 1918) resultou:
a) da reação capitalista às ideias socialistas
entre os trabalhadores.
b) dos conflitos entre cristãos e muçulmanos na
Europa Oriental
c) das rivalidades entre as nações imperialistas
por territórios e mercados.
d) das antigas rivalidades entre a Inglaterra e a
França pelo controle do Canal da Mancha.
2) Na iminência de um conflito armado, os países
ricos passaram formar alianças
militares. Sabendo disto, escreva o nome das potências que formaram as alianças
miliares da Primeira Guerra Mundial:
*Entente: ____________, _______________ e
______________.
*Aliança: ____________, _______________ e
______________.
3) Qual destes eventos deu início à Primeira Guerra Mundial?
a) A invasão da Polônia pelo exército alemão.
b) A formação do bloco militar composto por
Alemanha, Itália e França.
c) O assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe
do Império Austro-Húngaro.
d) A disputa por território no continente
americano, principalmente entre Alemanha e Itália.
4) O que levou os Estados Unidos da América a
entrarem na Primeira Guerra Mundial?
5) Qual alternativa descreve de forma correta a
participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial?
a) O Brasil participou enviando medicamentos e
equipes de assistência médica para ajudar os feridos da Tríplice
Entente. Também realizou missões de patrulhamento no Oceano Atlântico,
utilizando embarcações militares.
b) O Brasil enviou soldados, veículos militares,
armamentos e munições, atuando diretamente nos campos de batalha da Europa.
c) O Brasil ficou neutro durante todo o conflito.
d) O Brasil enviou soldados para ajudar na composição
das forças militares da Tríplice Aliança.
6) O que levou a Rússia a sair da Primeira Guerra
Mundial?
7) Destaque as principais consequências da Primeira
Guerra Mundial.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE SEXTA-FEIRA
GEORGE - GEOGRAFIA
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 11/06/2020 às 09h - 10h)
OBSERVAÇÃO: Não esqueçam dos vídeos aqui indicados
Espaço Geográfico: https://youtu.be/vonz6HrVhWc
Lugar: https://youtu.be/zclxB3mXAbk
1ª A Geografia estuda a relação das pessoas com o
Espaço Geográfico, o espaço geográfico é:
a)
Uma área que o
ser humano não transformou
b)
Uma área que o
ser humano transformou ao longo do tempo
c)
É o espaço
onde as pessoas não vivem
2ª Enumere três tipos de transformações no espaço
natural que servem de exemplos no seu bairro
1ª A construção de
casas: ________________________
2ª As
ruas______________________________
3ª As praças______________________________
3ª Portadora de memória, a paisagem ajuda a construir
os sentimentos de pertencimento; ela cria uma atmosfera que convém aos momentos
fortes da vida, às festas, às comemorações.
CLAVAL, P. Terra dos homens: a geografia. São Paulo:
Contexto, 2010 (adaptado).
No texto, é apresentada uma forma de integração da
paisagem geográfica com a vida social. Nesse sentido, a paisagem, além de
existir como forma concreta, apresenta uma dimensão:
a) política de apropriação efetiva do espaço.
b) econômica de uso de recursos do espaço.
c) privada de limitação sobre a utilização do espaço.
d) natural de composição por elementos físicos do espaço.
e) simbólica de relação subjetiva do indivíduo com o espaço.
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 11/06/2020 às 10h - 11h)
OBSERVAÇÃO: Não esqueçam dos vídeos aqui indicados
Espaço Geográfico: https://youtu.be/vonz6HrVhWc
Lugar: https://youtu.be/zclxB3mXAbk
Sub-região do Nordeste, Sertão: https://youtu.be/OqvazfcmTeY
Sub-região do Nordeste, Agreste: https://youtu.be/gJIC0smL2nM
1ª Leitura: Os Sertões (Autor: Euclides da Cunha) http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000153.pdf
1. Sobre o cordel a seguir indique:
a) Qual a
temática principal?
b) O que é uma
barragem?
c) Qual o melhor
a maior exemplo de barragem no Ceará?
d) Qual o maior
rio perenizado do Ceará? Por que não é perene?
e) Cite as 5
maiores bacias hidrográficas do Brasil
2. Após efetuar a leitura da
primeira parte do livro Os Sertões, indique:
a) De onde parte o autor, em qual estado ocorre a guerra?
b) Cite 2 trechos
onde o autor descreve o terreno, que tipos e paisagens naturais este entra em
contato em sua jornada?
c) Desenhe como
você imagina o ambiente natural de Monte Santo
d) Em qual (ou
quais) parte do livro há notória presença de uma narrativa preconceituosa sobre
a formação do povo brasileiro? Como o preconceito de cor e regional é abordado
nesta obra? Como podemos realizar a leitura de tal obra sem nos enveredarmos em
narrativas preconceituosas? Há preconceito hoje no Brasil? Explique
3. Quais formas de relevo estão
representadas na figura representativa do Jogo Minecraft? Você tem este jogo no
celular? É fácil ter esse jogo? Porquê?
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 11/06/2020 às 13h - 14h)
OBSERVAÇÃO: Não esqueçam dos vídeos aqui indicados
Espaço Geográfico: https://youtu.be/vonz6HrVhWc
Lugar: https://youtu.be/zclxB3mXAbk
O Pequeno Príncipe: https://youtu.be/Ag-9zLqkVoc
OBSERVAÇÃO:
Leitura: Livro o Pequeno Príncipe
para responder as próximas duas questões
1ª O êxodo rural no Brasil foi mais intenso entre as
décadas de 1960 e 1980, período em que também se acentuou o processo de
urbanização no país. Dentre as principais causas do êxodo rural no Brasil,
podemos destacar:
a) a mecanização do campo, que substituiu a mão de
obra humana por máquinas, forçando a migração do trabalhador do campo para as
cidades.
b) a política de governo implantada na ditadura
militar, que incentivava a ida das pessoas para as cidades a fim de facilitar o
controle social pelo Estado.
c) a grande quantidade de pragas na lavoura, que
impossibilitava o cultivo de praticamente todos os tipos de gêneros agrícolas.
d) a grande quantidade de eventos sociais nas cidades,
que atraia os jovens para as grandes cidades e que acabavam preferindo morar
nelas.
e) a grande quantidade de pessoas vivendo no campo,
que diminuía a oferta de trabalhos disponíveis e incentivava a migração dos
trabalhadores para as cidades em busca de trabalho.
2ª Complete corretamente:
“De fato. Quando é meio-dia nos Estados Unidos, o sol,
todo mundo sabe, está se deitando na ________. Bastaria ir à França num minuto
para assistir ao pôr-do-sol. Infelizmente, a França é longe demais. Mas no teu
pequeno planeta, bastava apenas recuar um pouco a cadeira. E contemplavas o
crepúsculo todas as vezes que desejavas. . .”
Saint-Exupéry, Antoine
a) Brasil
b) Argentina
c) Cuba
d) Chile
e) França
3ª O conceito de êxodo rural pode ser definido como:
a) conjunto de investimentos realizados pelo governo federal na zona rural do Brasil no século XX.
b) conjunto de técnicas e insumos usados no espaço
agrário para promover a revolução verde no Brasil.
c) deslocamento em massa da população do campo para as
cidades, que ocorreu no Brasil a partir da década de 1960.
d) política de governo oficial que incentivava a
migração do campo para a cidade em busca de promover a urbanização e a
industrialização do país.
e) política de governo que incentivava a diminuição da
taxa de natalidade no campo visando diminuir a quantidade de pessoas residentes
no campo e aumentar a população urbana.
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 9º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 11/06/2020 às 14h - 15h)
OBSERVAÇÃO: Não esqueçam dos vídeos aqui indicados
Espaço Geográfico: https://youtu.be/vonz6HrVhWc
Lugar: https://youtu.be/zclxB3mXAbk
Globalização: https://youtu.be/CpkjTkCFOjQ
OBSERVAÇÃO 2:
Leitura: Entrevista com Zygmund Bauman https://istoe.com.br/102755_VIVEMOS+TEMPOS+LIQUIDOS+NADA+E+PARA+DURAR+/
1ª Após a leitura da entrevista com
Zygmund Bauman, quais são as vantagens e desvantagens das relações sociais
humanas pela internet? Discorra em 5 linhas mínimas
2ª Inspirado no liberalismo
clássico e em clara oposição ao Keynesianismo, o neoliberalismo propõe, entre
outras medidas:
I. a atuação do Estado como empresário, como mediador
das relações capital-trabalho e como regulador de taxas e tarifas.
II. o desenvolvimento de uma política de privatização
das empresas estatais para reduzir o papel do Estado na economia.
III. a minimização do poder dos sindicatos e a redução
dos direitos trabalhistas.
IV. a redução das barreiras para a circulação de
mercadorias e capitais entre países, promovendo, assim, uma maior abertura
econômica.
Estão corretas:
a) apenas I, II e IV.
b) apenas I, III e IV.
c) apenas I, II e III.
d) apenas II, III e IV.
e) I, II, III e IV
3ª Quais possibilidades de
utilização deste jogo como auxiliar nos estudos da Geografia como ensaio de
espaços globalizados? Como representá-las no Jogo Minecraft? Você tem este jogo
no celular? É fácil ter esse jogo? Porquê?
Vídeo: Modernidade Líquida (Zygmund
Bauman) https://youtu.be/GTu_bycoEEw
4ª A globalização é um processo contínuo de integração,
em especial, econômica do globo. Para tal, torna-se necessário a
disponibilidade de ferramentas que permitem a organização das redes e dos
fluxos entre as diferentes regiões do mundo. Desse modo, pode-se apontar que a
globalização está amparada no
A)
protecionismo econômico praticado pelos países desenvolvidos.
B)
desenvolvimento dos meios de transporte e de comunicação.
C) emprego de
técnicas tradicionais de produção, como o fordismo.
D)
comprometimento com o desenvolvimento sustentável das nações.
E) processo
industrial altamente concentrado nos países emergentes.
5ª As
atividades industriais da globalização estão extremamente internacionalizadas e
são baseadas em ferramentas tecnológicas de produção e comercialização. Sendo
assim, destacam-se, no processo de globalização, as empresas ligadas à
A) produção de conhecimento, como as de informática.
B) exploração de bens primários, como as madeireiras.
C) atividade de produção artesanal, como as têxteis.
D) alta exploração dos trabalhadores, como as de base.
E) extração de minerais metálicos, como as
mineradoras.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
FELIPE - ENSINO RELIGIOSO
ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - TODAS AS TURMAS
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 11/06/2021 conforme os horários abaixo)
Atenção aos horários: 6º ano: de 14h - 15h
7º ano: de 13h - 14h
8º ano: de 10h - 11h
9º ano: de 09h - 10h
O QUE SÃO TEXTOS SAGRADOS
Emerli Schlögl
Os povos fazem religião, cada um à sua maneira. Este jeito de fazer religião acaba sendo registrado, guardado e transmitido para as pessoas que virão no futuro, através de livros, histórias contadas, músicas, danças, poesias, pinturas, desenhos, esculturas... Imagine se você se tornasse repentinamente um santo, as pessoas de sua religião iriam querer contar sobre você para todos os outros, para seus filhos e netos. Gostariam de passar para outras gerações o seu exemplo de vida e ensinamentos. Deste modo alguém poderia escrever em um livro a sua história, seus pensamentos, e este livro seria a memória viva do que você foi. Poderiam fazer peças de teatro, músicas cujas letras transmitiram seus ensinamentos.
Nos templos, ou lugares sagrados poderiam pintar a sua experiência. Todas estas formas estariam buscando transmitir às pessoas a sua mensagem. Bem, vamos cair na real... você não é um personagem religioso importante, pelo menos por enquanto. Mas, já pode compreender o que é um texto sagrado e qual a sua função. As pessoas são diferentes e as religiões também. Sendo assim, cada religião tem os seus próprios textos sagrados. As diversas tribos indígenas, que não utilizavam a escrita, tinham a sua religião valorizada e transmitida para as futuras gerações por meio das histórias que eram contadas. Estes povos não só narravam seus textos sagrados, como os desenhavam, dançavam, teatralizavam, etc. Desta forma eles conseguiram preservar suas tradições religiosas. Do mesmo modo, os povos africanos, trazidos à força para o trabalho escravo, assim o fizeram. Esses homens e mulheres negros buscaram manterviva a sua religião através da arte de seus costumes e de sua forma própria de cultuar. 20 Vamos conhecer agora alguns textos sagrados escritos:
A religião chamada Hinduísmo, a qual surgiu na Índia, país localizado no Oriente, possui muitos livros sagrados, muitos mesmo, chamados Vedas. Vedas significa “conhecimento” em sânscrito, uma das línguas dos indianos. Os adeptos da religião chamada Islamismo, a qual originou-se na Arábia, seguem os preceitos contidos no livro sagrado Corão. Este livro, conforme o Islamismo é uma forma de louvar o Deus Único, chamado Alá. Por isso, certas vezes este livro é denominado de Alcorão. Este “Al” colocado no ínicio, é uma forma de prestar homenagem a Alá. Para o Judaísmo, religião que surgiu no Oriente Médio, um dos textos sagrados é chamado de Torá. Torá significa “a Lei” para os judeus.
Para os cristãos, o livro sagrado é a Bíblia. Nela estão contidos os principais ensinamentos para seus seguidores. O Cristianismo também surgiu no Oriente Médio. Atualmente essas religiões têm seus representantes nos mais diferentes pontos do planeta. Cada tradição religiosa tem os seus próprios textos sagrados, os quais são considerados como fruto de inspiração divina.
ATIVIDADE
1) Faça uma pesquisa sobre o livro sagrado de uma tradição religiosa: Judaísmo, Cristianismo, Islamismo, Hinduísmo, Budismo, etc.
2) A que tradições religiosas pertencem estes Livros Sagrados:
Tanach
Bíblia
Pali Tripitaka
Vedas
Avesta
Alcorão
3 - . Observe as figuras a seguir: Cada um dos símbolos representa uma religião. Sobre os aspectos que caracterizam cada uma delas, assinale a alternativa CORRETA.
A) A religião representada pela figura (3) é o cristianismo.B) O Tanakh e o Talmud são livros sagrados da religião representada pela figura (4), e a Bíblia é o livro sagrado para os adeptos da religião, representada na figura (2).
C) O babalorixá e a yalorixá são líderes da religião que têm como símbolo o número (1).
D) O número (5) simboliza a religião judaica que tem como principal característica a adoração a Alá e Maomé como o seu principal profeta.
E) O símbolo representado na figura (1) chama-se “A Roda do dharma”. Refere-se ao budismo e significa “a Roda da Lei”. Esse símbolo corresponde ao ciclo de morte e renascimento ao qual está preso todo ser, até o instante em que alcança a iluminação e se liberta do ciclo.
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 11/06/2021 conforme os horários abaixo)
Atenção aos horários: 6º ano: de 14h - 15h
7º ano: de 13h - 14h
8º ano: de 10h - 11h
9º ano: de 09h - 10h
O QUE SÃO TEXTOS SAGRADOS
Emerli Schlögl
Os povos fazem religião, cada um à sua maneira. Este jeito de fazer religião acaba sendo registrado, guardado e transmitido para as pessoas que virão no futuro, através de livros, histórias contadas, músicas, danças, poesias, pinturas, desenhos, esculturas... Imagine se você se tornasse repentinamente um santo, as pessoas de sua religião iriam querer contar sobre você para todos os outros, para seus filhos e netos. Gostariam de passar para outras gerações o seu exemplo de vida e ensinamentos. Deste modo alguém poderia escrever em um livro a sua história, seus pensamentos, e este livro seria a memória viva do que você foi. Poderiam fazer peças de teatro, músicas cujas letras transmitiram seus ensinamentos.
Nos templos, ou lugares sagrados poderiam pintar a sua experiência. Todas estas formas estariam buscando transmitir às pessoas a sua mensagem. Bem, vamos cair na real... você não é um personagem religioso importante, pelo menos por enquanto. Mas, já pode compreender o que é um texto sagrado e qual a sua função. As pessoas são diferentes e as religiões também. Sendo assim, cada religião tem os seus próprios textos sagrados. As diversas tribos indígenas, que não utilizavam a escrita, tinham a sua religião valorizada e transmitida para as futuras gerações por meio das histórias que eram contadas. Estes povos não só narravam seus textos sagrados, como os desenhavam, dançavam, teatralizavam, etc. Desta forma eles conseguiram preservar suas tradições religiosas. Do mesmo modo, os povos africanos, trazidos à força para o trabalho escravo, assim o fizeram. Esses homens e mulheres negros buscaram manterviva a sua religião através da arte de seus costumes e de sua forma própria de cultuar. 20 Vamos conhecer agora alguns textos sagrados escritos:
A religião chamada Hinduísmo, a qual surgiu na Índia, país localizado no Oriente, possui muitos livros sagrados, muitos mesmo, chamados Vedas. Vedas significa “conhecimento” em sânscrito, uma das línguas dos indianos. Os adeptos da religião chamada Islamismo, a qual originou-se na Arábia, seguem os preceitos contidos no livro sagrado Corão. Este livro, conforme o Islamismo é uma forma de louvar o Deus Único, chamado Alá. Por isso, certas vezes este livro é denominado de Alcorão. Este “Al” colocado no ínicio, é uma forma de prestar homenagem a Alá. Para o Judaísmo, religião que surgiu no Oriente Médio, um dos textos sagrados é chamado de Torá. Torá significa “a Lei” para os judeus.
Para os cristãos, o livro sagrado é a Bíblia. Nela estão contidos os principais ensinamentos para seus seguidores. O Cristianismo também surgiu no Oriente Médio. Atualmente essas religiões têm seus representantes nos mais diferentes pontos do planeta. Cada tradição religiosa tem os seus próprios textos sagrados, os quais são considerados como fruto de inspiração divina.
ATIVIDADE
1) Faça uma pesquisa sobre o livro sagrado de uma tradição religiosa: Judaísmo, Cristianismo, Islamismo, Hinduísmo, Budismo, etc.
2) A que tradições religiosas pertencem estes Livros Sagrados:
Tanach
Bíblia
Pali Tripitaka
Vedas
Avesta
Alcorão
3 - . Observe as figuras a seguir: Cada um dos símbolos representa uma religião. Sobre os aspectos que caracterizam cada uma delas, assinale a alternativa CORRETA.
A) A religião representada pela figura (3) é o cristianismo.B) O Tanakh e o Talmud são livros sagrados da religião representada pela figura (4), e a Bíblia é o livro sagrado para os adeptos da religião, representada na figura (2).
C) O babalorixá e a yalorixá são líderes da religião que têm como símbolo o número (1).
D) O número (5) simboliza a religião judaica que tem como principal característica a adoração a Alá e Maomé como o seu principal profeta.
E) O símbolo representado na figura (1) chama-se “A Roda do dharma”. Refere-se ao budismo e significa “a Roda da Lei”. Esse símbolo corresponde ao ciclo de morte e renascimento ao qual está preso todo ser, até o instante em que alcança a iluminação e se liberta do ciclo.














Nenhum comentário:
Postar um comentário