sexta-feira, 25 de junho de 2021

ATIVIDADES - DIA 28/06/2021 a 30/06/2021

 


AULAS DE SEGUNDA-FEIRA


ANDRÉA - PORTUGUÊS



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 28/06/2021 às 09h - 11h) 


Assista ao curta-metragem Perfeito para responder às questões que seguem.

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ImowkpTfAw4

 

Obs: somente respostas em seu caderno.

 

 1- Justifique o título dado ao curta .

2- O que o homem tanto faz? No que ele parece trabalhar?

3- Quando ele, inicialmente, parece se dar por satisfeito?

4- O que aconteceu depois? O que ele pretendia com isso?

5- Que característica do protagonista é revelada? Por quê?

6- O que ele não percebe ocorrer enquanto se dedica ao seu objetivo?

7- O que acontece com ele no final? O que isso denuncia? O que você pensa sobre isso?

8- Que mensagem o curta transmite? Comente.

9- Que conselho você daria ao homem?

10- Elabore um final para depois do final apresentado no curta.

O homem nasceu para aprender tanto quanto a vida lhe permita.

Guimarães Rosa

 






ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B, C e D.

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 28/06/2021 às 13h - 15h)   


Assista ao curta-metragem Perfeito para responder às questões que seguem.

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ImowkpTfAw4

 

Obs: somente respostas em seu caderno.

 

 1- Justifique o título dado ao curta .

2- O que o homem tanto faz? No que ele parece trabalhar?

3- Quando ele, inicialmente, parece se dar por satisfeito?

4- O que aconteceu depois? O que ele pretendia com isso?

5- Que característica do protagonista é revelada? Por quê?

6- O que ele não percebe ocorrer enquanto se dedica ao seu objetivo?

7- O que acontece com ele no final? O que isso denuncia? O que você pensa sobre isso?

8- Que mensagem o curta transmite? Comente.

9- Que conselho você daria ao homem?

10- Elabore um final para depois do final apresentado no curta.

O homem nasceu para aprender tanto quanto a vida lhe permita.

Guimarães Rosa

 


         ______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



GISLENE - PORTUGUÊS


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO (A e B)

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 28/06/2021, de 09h - 11h)


Atividade sobre a música "Olha pro céu", de Luiz Gonzaga


 

OBS: Assista ao vídeo da aula clicando no link abaixo

 https://youtu.be/UwmZMo72Xfs

Olha pro céu


Olha pro céu, meu amor!

Vê como ele está lindo!

Olha praquele balão multicor

Como no céu vai sumindo!


Foi numa noite igual a esta

Que tu me deste o coração 

O céu estava assim em festa

Porque era noite de São João


Havia balões no ar

Xote e baião no salão

E no terreiro, o teu olhar

Que incendiou meu coração


Olha pro céu, meu amor!

Vê como ele está lindo! 

Olha praquele balão multicor

Como no céu vai sumindo! 


(Luiz Gonzaga) 


01) No que a noite de São João difere das demais? 

02) De acordo com o eu lírico, por que o céu estava em festa?

03) Circule todos os verbos no modo imperativo, mencionando que efeito eles causam no texto: 

04) Transcreva da canção marcas de oralidade: 

05) Que convite o eu lírico faz? 

06) Que mensagem a música transmite? Comente: 

07) Elabore uma paródia dessa canção, adequando ao momento de pandemia e isolamento: 





ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO (A, B e C)

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 28/06/2021, de 13h - 15h)


Atividade sobre a música "Arraiá virtuá", de Mastruz com Leite


OBS; Assista ao vídeo da aula clicando no link abaixo

https://youtu.be/wmqcVhRqJIs


Arraiá virtuá


Alavantú pra tu, anarriê pra eu

Tu no teu canto e eu dançando aqui no meu

Vontade voa e a saudade cria asa

Vai ter São João, mas cada qual na sua casa

Vontade voa e a saudade cria asa

Vai ter São João, mas cada qual na sua casa


O meu São João esse ano é diferente,

Vai ter multidão de gente dançando

Pra lá, pra cá, pra cá, pra lá


Cada casal vai dançando no seu lar

O São João desse ano vai ser virtuá

Cada casal vai dançando no seu lar

São João na internet no arraiá virtuá


Alavantú pra tu, anarriê pra eu

Tu no teu canto e eu dançando aqui no meu

Vontade voa e a saudade cria asa

Vai ter São João, mas cada qual na sua casa

Vontade voa e a saudade cria asa

Vai ter São João, mas cada qual na sua casa


Em seus lugares, todo mundo nos seus lares

Uma fogueira pelos ares, distantes nessa união

As bandeirinhas penduradas nessas redes

Um sinal que vai subindo cada instante meu balão


Alavantú pra tu, anarriê pra eu

Tu no teu canto e eu dançando aqui no meu

Vontade voa e a saudade cria asa

Vai ter São João, mas cada qual na sua casa

Vontade voa e a saudade cria asa

Vai ter São João, mas cada qual na sua casa


Atenção, matutada!

Vai começar o arraiá virtuá com o forró Mastruz com Leite!


Os namorados? Usando máscaras

No trancelim? Lavando as mãos

Os cumprimento? De cotovelos

Com a proteção de São João


Alavantú pra tu, anarriê pra eu

Tu no teu canto e eu dançando aqui no meu

Vontade voa e a saudade cria asa

Vai ter São João, mas cada qual na sua casa

Vontade voa e a saudade cria asa

Vai ter São João, mas cada qual na sua casa


(Ferreira Filho / Rômulo César)


01) Justifique o título dado à música acima, mencionando se ele se encontra no sentido formal ou informal:


02) Por que o São João este ano será diferente dos demais? O que você pensa a respeito disso? 


03) Explique a passagem destacada na música:


04) Copie da canção palavras que se referem ao campo semântico de festa junina:


05) Existe alguma palavra em desacordo com a norma culta? Explique seu raciocínio:


06) Que mensagem a canção transmite? Comente:


07) Produza uma paródia, considerando a pandemia e a importância das vacinas.



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



RONMICY - ED. FÍSICA


ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 28/06/2021 às 13h - 14h)


TEMA: Ginástica não competitiva "Localizada".

Objetivo: instruir os alunos sobre a importância da ginástica não  competitiva "Localizada".


Ginástica localizada

Existem inúmeras modalidades de exercícios físicos para você escolher quando o assunto é manter o corpo em movimento. Uma delas é a ginástica localizada, um método de condicionamento físico que trabalha grupos musculares específicos. 

O objetivo da ginástica localizada é a tonificação dos músculos, aumentando a força e resistência muscular. Além disso, ocorre uma melhora na função do sistema cardiovascular e a coordenação motora se desenvolve.
 
Geralmente os exercícios de ginástica localizada duram de 45 minutos a uma hora. Assim, você gasta muita energia, o que pode ajudar a perder até 500 calorias por aula.

Benefícios:

  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Tonifica os músculos;
  • Ajuda a reduzir o estresse;
  • Melhora a postura;
  • Fortalece os músculos, diminuindo os riscos de lesões;
  • Ajuda a manter a forma física;
  • Pode ser realizada por pessoas de todas as idades;
  • Favorece o desenvolvimento pulmonar e cardíaco;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Fornece energia;

A quantidade de séries e repetições variam de acordo com os seguintes parâmetros:

  • Iniciante: 3 séries de 10 repetições sem carga ou com carga leve;
  • Intermediário: 4 séries de 12 repetições com carga média, testando seus limites;
  • Avançado: 5 séries de 15 repetições com uma carga gradual e testar seus limites ou executar movimentos até sua resistência



Questionário

1.O que vc entende por  Ginástica " Localizada "  de acordo com o texto ?

2. Qual o objetivo da Ginástica  Localizada  de acordo com o texto?


3. Cite alguns benefícios da Ginástica Localizada ?


Boa sorte...Obrigado







______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------




AULAS DE TERÇA-FEIRA


FRÓES - CIÊNCIAS



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/06/2021 às 10h - 11h) 


Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir:  https://youtu.be/GDT1uVbethI


ATIVIDADES 

01- Pesquise na internet quais os fatores que interferem nos valores das tarifas de energia cobrados pelas concessionárias.


02- Uma garota usa seu secador de cabelos por um tempo total de 15 minutos. Sabendo que a potência do aparelho é de 850 w encontre o consumo total de energia em kWh.


03- Calcule o preço da energia consumida mensalmente por uma lavadora de 1500w que funciona durante 1 hora todos os dias(dados: cada kWh custa R$ 0,25).


04- Uma casa possui 10 lâmpadas que permanecem acesas 6 horas por dia. Sendo 300 watts a potência elétrica de cada lâmpada a energia gasta no mês em quilowatt-hora foi?

A) 10
B) 30
C) 60
D)180



Bons Estudos!
Deus é Fiel!
(Obs.: verifique as fórmulas para resolver as questões, Você é capaz)!


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



IDELFONSO - CIÊNCIAS



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/06/2021 às 13h - 14h) 


Resolver da página 119 as questões (1, 3 e 5).

Página 120 a questão 7.

OBS: Não precisa copiar as perguntas, indique a página, a questão é faça a resposta.






ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/06/2021 às 10h - 11h) 


Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/y6hElzUzx5E


Atividades de ciências 7º ano - As aves.


1) Cite adaptações das aves ao voo. 

2) O que significa dizer que as aves são endotérmica?

3) Por que as aves possuem diferentes tipos de bicos?

4) Quanto a alimentação como se classificam?

5) Cite 3 funções das penas nas aves.

6) Qual a função da glândula uropigeana nas aves?

7) Cite papéis importantes das aves para o meio ambiente. 


OBS: Assista a vídeo aula e leia o livro.





ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/06/2021 às 09h - 10h) 



Atividade de ciências 9º ano - Revisão sobre genética e hereditariedade.


1) Realize todas as possibilidades de cruzamentos e as probabilidades dos genótipos dos descendentes. 

a) AA × aa

b) Aa × Aa 

c) Aa  × aa 

d) AA × Aa


2 – A presença ou ausência de chifres em bovinos está relacionada a um par de alelos, C e c. O alelo C é dominante e sua presença no genótipo resulta em animais sem chifres, também chamados de mochos. O alelo c é recessivo e resulta em animais com chifres. Sabendo disso, responda:

a) Quais os possíveis genótipos que resultaram em bovinos mochos, ou seja, sem chifres?

b) Qual o genótipo de bovinos com chifres?

c) Considere um cruzamento entre um individuo homozigoto dominante (sem chifres) e um indivíduo homozigoto recessivo (com chifres). Os descendentes do casal, terão chifres ou não? Resolva.

3 - Pedro é um homem albino (aa) casado com Joana que é heterozigótica para o albinismo (Aa), logo ela é normal. Sabendo que a característica normal é dominante, assim sendo indivíduos AA e Aa são normais e apenas o aa é albino. Pedro e Joana poderão ter filhos albinos? Qual será a probabilidade?


4 - Lucas possui olhos azuis (aa) e casou com Ana de olhos castanhos (AA). Sabendo que os olhos castanhos são dominantes. Diga qual a probabilidade de o casal ter um filho de olhos claros.

5 - Se um rato possui um gene letal para a cor do pelo sendo o homozigoto recessivo preto (mm), o heterozigoto marrom (Mm) e o homozigoto dominante nasce morto (MM). Qual o resultado do cruzamento entre dois ratos marrons?


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



MARÍCIA - INGLÊS



ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/06/2021 de 09h - 10h)


1- Após a leitura e tradução desse texto, responda:

 

 



LEO'S FAMILY

 

My name  is Leonard. I’m  thirteen  years old. I’m from New York City.

This is a photo of my family. This is my father. His name is John. My

mother’s name is Elizabeth. This is my sister. Her name is Katherine.

Her nickname is  Kitty.

The young boy is my brother. His name is Tobby.

We lives in that beautiful house with Fido,our best friend.

 

 

Vocabulary:

nickname = apelido

his = dele                  

her = dela

our = nosso(a)

 

TRADUÇÃO:

 

 

 

 

 

 

 

 

 




Escreva TRUE(VERDADEIRO) ou FALSE (FALSO)*

a- Tobby is Leo’s father

 

 (  ) TRUE

 (  ) FALSE

 

b- This is Tobby’s house.

 

(  ) TRUE

(  ) FALSE

 

c- Elizabeth is Kitty’s mother *

 

(  ) TRUE

(  ) FALSE

 

d- Kitty is Leo’s mother. *

 

 (  ) TRUE

 (  ) FALSE

 

e- Kitty is Katherine’s nickname. *

 

 (  ) TRUE

 (  ) FALSE

 

f- Smile is a dog. *

 

 (  ) TRUE

 (  ) FALSE

 

g- Leo isn’t American. *

(  ) TRUE

(  ) FALSE






ATIVIDADE DE INGLÊS DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/06/2021 de 14h - 15h)


Traduza o texto, observando o vocabulário abaixo e/ou caso seja necessário, consulte um dicionário.

 


LEAVING HOME

 I’m flying back to Baltimore tomorrow morning. My plane leaves at 10 o’clock.

 I feel a little bit sorry, because I’m leaving my parents, my house… but on the other hand, Tony, my boyfriend, is waiting for me in Baltimore. We are taking the same courses to be veterinarians. His parents are not rich and they can’t send him money. He works as a waiter at a snack bar in the evening to pay for his classes. He learns a lot talking with people from all over the world. He knows how to deal with people and that’s nice. I love and miss him a lot.

 

VOCABULÁRIO


a little bit sorry- um pouco triste
a lot- muito
and- e
are not- não são
as a waiter- como garçom
at 10- às 10
at a snack bar- numa lanchonete
back- de volta
to Baltimore- para Baltimore
because- porque
but- mas
courses- curso
flying- voando
for his classes- por suas aulas
for me- por mim
from all over- de toda parte
he knows- ele sabe
he learns- ele aprendeu
he works- ele trabalha
his parents- seus pais
home- o lar
how to deal- como lidar
I feel- eu me sinto
I love- eu o amo
I’m- eu estou
in- em
in the evening- à noite
is waiting- está esperando
leaves- sai
leaving- deixando
miss him a lot- sinto muita falta dele
money- dinheiro
morning- de manhã
my boyfriend- meu namorado
my house- minha casa
my parents- meus pais
my plane- meu avião
o’clock- horas em ponto
on the other hand- por outro lado
rich- ricos
send him- lhe mandar
taking- fazendo
talking- falando
that’s nice- isso é ótimo
the same- o mesmo
the world- do mundo
they can’t- não podem
to be- para ser
to pay- para pagar
tomorrow- amanhã
Tony- Tony
veterinarians- veterinários
we are- nós estamos
with people- com pessoas







ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º e 9 ANO

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/06/2021)

HORÁRIOS                                8º ANO: de 13h - 14h

                                                   9º ANO: de 10h - 11h




ASSUNTO: Interpretação Textual

Hoje vamos interpretar a letra de uma canção.

 A música escolhida é Mirrors, de Justin Timberlake (https://www.youtube.com/watch?v=uuZE_IRwLNI) . A música faz parte do álbum The 20/20 experience.

 

 Escute- a e responda as questões abaixo:

 





Mirrors

 

Aren't you somethin' to admire?
'Cause your shine is somethin' like a mirror
And I can't help but notice
You reflect in this heart of mine
If you ever feel alone and
The glare makes me hard to find
Just know that I'm always
Parallel on the other side

'Cause with your hand in my hand
And a pocket full of soul
I can tell you there's no place we couldn't go
Just put your hand on the glass
I'll be tryin' to pull you through
You just gotta be strong

Cause I don't wanna lose you now
I'm lookin' right at the other half of me
The vacancy that sat in my heart
Is a space that now you hold
Show me how to fight for now
And I'll tell you, baby, it was easy
Comin' back into you once I figured it out
You were right here all along, oh

It's like you're my mirror, oh
My mirror staring back at me
I couldn't get any bigger
With anyone else beside me
And now it's clear as this promise
That we're making
Two reflections into one
Cause it's like you're my mirror, oh
My mirror staring back at me
Staring back at me

Aren't you somethin', an original?
'Cause it doesn't seem really as simple
And I can't help but stare, cause
I see truth somewhere in your eyes
Oh, I can't ever change without you
You reflect me, I love that about you
And if I could, I
Would look at us all the time

Cause with your hand in my hand
And a pocket full of soul
I can tell you there's no place we couldn't go
Just put your hand on the glass
I'll be tryin' to pull you through
You just gotta be strong

Cause I don't wanna lose you now
I'm lookin' right at the other half of me
The vacancy that sat in my heart
Is a space that now you hold
Show me how to fight for now
And I'll tell you, baby, it was easy
Comin' back into you once I figured it out
You were right here all along, oh

It's like you're my mirror
My mirror staring back at me
I couldn't get any bigger
With anyone else beside me
And now it's clear as this promise
That we're making
Two reflections into one
Cause it's like you're my mirror
My mirror staring back at me
Staring back at me

Yesterday is history, oh
And tomorrow's a mystery, oh
I can see you lookin' back at me
Keep your eyes on me
Keep your eyes on me

Cause I don't wanna lose you now
I'm lookin' right at the other half of me
The vacancy that sat in my heart
Is a space that now you hold
Oh, show me how to fight for now
(Show me, baby)
And I'll tell you, baby, it was easy
Comin' back into you once I figured it out
You were right here all along

It's like you're my mirror
My mirror staring back at me
I couldn't get any bigger
With anyone else beside me
And now it's clear as this promise
That we're making
Two reflections into one
Cause it's like you're my mirror
My mirror staring back at me
Staring back at me

You are, you are the love of my life
You are, you are the love of my life
You are, you are the love of my life
You are, you are the love of my life
You are, you are the love of my life

Baby, you're the inspiration for this precious song
And I just wanna see your face light up since you put me on
So now I say goodbye to the old me, it's already gone
And I can't wait wait wait wait wait to get you home
Just to let you know, you are

You are, you are the love of my life
You are, you are the love of my life
You are, you are the love of my life
You are, you are the love of my life

Girl you're my reflection, all I see is you
My reflection, in everything I do
You're my reflection and all I see is you
My reflection, in everything I do

You are, you are the love of my life
You are, you are the love of my life
You are, you are the love of my life
You are, you are the love of my life
You are, you are the love of my life

 

1. Did you like the song? 

 

 

      2. What album is the music reviewer referring to?

 

 

      3. What is the opinion about the album? 

 

 

   

4. Which part of the music is your favorite? Transcribe it.





______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



AULAS DE QUARTA-FEIRA


RAFAEL - ED. FÍSICA



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 30/06/2021 às 10h - 11h)



Atividade avaliativa

Conteúdo: Jogos Olímpicos. 


Atividade. 

1 - Acessar o link abaixo e preencher o formulário de acordo com o conteúdo estudado. Sucesso! 

https://forms.gle/uLXVqkuSNvko5jRR6


Citação 

“A maior motivação que qualquer esportista pode ter é a admiração e o afeto das pessoas, em especial das crianças, porque elas são puras, elas só transmitem coisas boas.”

Ayrton Senna




ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 30/06/2021 às 13h - 14h) 


Atividade avaliativa

Conteúdo: Jogos Olímpicos. 


Atividade. 

1 - Acessar o link abaixo e preencher o formulário de acordo com o conteúdo estudado. Sucesso! 

https://forms.gle/uLXVqkuSNvko5jRR6


Citação 

“Treine muito, mas muito mesmo, e quando estiver bem cansado, treine mais um pouquinho, porque esse pouquinho vai te fazer melhor.”

Oscar Schmidt





ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 30/06/2021 às 09h - 10h)


Atividade avaliativa

Conteúdo: Jogos Olímpicos. 


Atividade. 

1 - Acessar o link abaixo e preencher o formulário de acordo com o conteúdo estudado. Sucesso! 

https://forms.gle/uLXVqkuSNvko5jRR6


Citação 

“Suas conquistas não são tão importantes quanto o legado que você deixa para aqueles que o têm como exemplo.”

Vanderlei Cordeiro de Lima


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


GISLENE - ARTES (6º e 7º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 6º e 7º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 30/06/2021 de 09h - 10h)


Atividade de Arte – POP ART

 

Apreciação de obras. (Analise cada imagem cuidadosamente)






São imagens bem interessantes, não é mesmo?

Para que o nosso estudo se torne mais interessante, clique no link abaixo. (Sua atividade depende deste vídeo).

https://www.youtube.com/watch?v=3hF4LXPMHQ4

 

1   Gostou do vídeo? Então, que tal você criar sua obra POP ART de uma forma digital, usando para isso sua foto.

Obs.: Siga o passo a passo no vídeo para realizar o desafio.  (Vale nota).

2-      Para quem não conseguir realizar o desafio acima, pode produzir sua obra a partir de algum ídolo seu ou objetos do seu gosto.

Obs. Antes de produzir, observe bem as imagens acima. Não esqueça que seu desenho deverá conter as características deste movimento (exemplo reprodução, cores fortes, etc.).

 





MARÍCIA- ARTES (8º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 8º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 30/06/2021 de 14h - 15h)


AGUARDANDO O ENVIO DA ATIVIDADE




ANDREA- ARTES (9º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 9º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 30/06/2021 de 13h - 14h) 


AGUARDANDO O ENVIO DA ATIVIDADE


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


Um comentário: