sexta-feira, 16 de abril de 2021

ATIVIDADES - SEMANA 19/04/2021 a 23/04/2021

 


AULAS DE SEGUNDA-FEIRA


ANDRÉA - PORTUGUÊS



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/04/2021 às 09h - 11h) 


ASSUNTO: ATIVIDADE ONLINE SOBRE FIGURAS DE LINGUAGEM

 

Clique nos links abaixo para responder às atividades. Não esqueça de se identificar com seu nome e série.

Seguem links:

Atividade 1:

https://wordwall.net/play/13799/618/883

Atividade 2:

https://docs.google.com/forms/d/1zxK1fpAkuzWvH_OCcsrh8IMV7VkqCQ02QNHNGgi1NN4/edit

 

BOM DESEMPENHO!!!

Não desista, o que realmente vale a pena demora sempre tempo a conquistar.




ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B, C e D.

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/04/2021 às 13h - 15h)   


ASSUNTO: ATIVIDADE ONLINE SOBRE CONCORDÂNCIA NOMINAL

 

Clique no link abaixo para responder à atividade. Não esqueça de se identificar: nome e série.

Ao final, confira sua nota.

Segue link:

https://docs.google.com/forms/d/1tmp2SqeoP-a2zvjQRhyXtv9FQnEJEuj3c_n9U2IREZM/edit

 

BOM DESEMPENHO!!!

Não desista, o que realmente vale a pena demora sempre tempo a conquistar.



         ______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



GISLENE - PORTUGUÊS


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/04/2021 às 9h - 11h)


Atividade - Aplicando conhecimentos

Obs.: Assista ao vídeo da aula clicando no link abaixo.

 https://www.youtube.com/watch?v=2EiKFfVWOjs

 

Poema: Família

Três meninos e duas meninas,
sendo uma ainda de colo.
A cozinheira preta, a copeira mulata,
o papagaio, o gato, o cachorro,
as galinhas gordas no palmo de horta
e a mulher que trata de tudo.

A espreguiçadeira, a cama, a gangorra,
o cigarro, o trabalho, a reza,
a goiabada na sobremesa de domingo,
o palito nos dentes contentes,
o gramofone rouco toda a noite
e a mulher que trata de tudo.

O agiota, o leiteiro, o turco,
o médico uma vez por mês,
o bilhete todas as semanas
branco! mas a esperança sempre verde.
A mulher que trata de tudo
e a felicidade.

Carlos Drummond de Andrade

 

01-Em qual verso a palavra destacada dá nome a um ser?

 A) “A cozinheira preta, a copeira mulata”

 B) “Três meninos e duas meninas”

 C) “e a mulher que trata de tudo

 D) “O agiota, o leiteiro, o turco

 02- Retire da 1ª estrofe três substantivos que estão acompanhados de adjetivos.

 

 

03- Leia o verso: “A goiabada na sobremesa de domingo.” O substantivo destacado no verso acima, classifica-se como:

 a- ( ) próprio         b- ( ) abstrato          c- ( ) primitivo                         d- ( ) derivado


04 - Assinale a oração em que o termo cego(s) é um adjetivo:

a)    Os cegos, habitantes de um mundo esquemático, sabem onde ir…

b) O cego de Ipanema representava naquele momento todas as alegorias da noite escura da alma…

c) Todos os cálculos do cego se desfaziam na turbulência do álcool.

d) Naquele instante era só um pobre cego.

e) … da Terra que é um globo cego girando no caos.

 


05 - Marque a alternativa que apresenta corretamente a classificação dos substantivo apresentado

 

(   )  CARRO: comum, concreto, derivado, simples

(   )  LÂMPADA: comum, concreto, primitivo, simples, coletivo.

(   )  MÃE: próprio, concreto, primitivo, simples.

(   )  PRIMA: comum, concreto, primitivo, simples.

 

06. - Passe as frases abaixo para o plural:


 a. O príncipe conversava alegremente com a jovem.

 

 b. A vereadora entregou a cesta básica para o aluno.

 

 c. A aluna cuidava de seu belo trabalho.

 

 d. O leão feroz atacou um cidadão.

 

 

07- Agora, reescreva as frases do exercício nº 06, mudando o gênero dos substantivos.

 

 

08- Leia a tirinha abaixo, onde Mafalda encontra-se irritada com o consumismo e a desigualdade social: 


As palavras entre aspas no primeiro balão representam:

a) substantivos;

b) adjetivo

c) verbos;

d) artigos

 

 

“O tempo voa cabe a você ser o piloto”.

(Autor desconhecido)

 


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/04/2021 às 13h - 15h)


Obs: Assista ao vídeo da aula clicando no link abaixo

https://www.youtube.com/watch?v=TYbbXZbCCqg


Observe:

“DE VACINAÇÃO POSTOS FEBRE COVID PLANTÃO FAZEM DE SAÚDE CONTRA.”

Difícil compreender, não é?

01-Por que está manchete não será compreendida pelos leitores?


02-O que deve ser feito para resolver o problema?



03- Reorganize a manchete, de forma que ela faça sentido e seja compreendida pelos leitores.



Leia o trecho abaixo para responder às questões.

Encrenca à vista

 “Nem bem entrei no pátio da escola e alguém me deu um empurrão. Era Clóvis. - Como é nervosinho? Vai encarar? Olhei praquele estúpido, morrendo de ódio. Ele me deu outro safanão e me disse: - Isso é pra você deixar de ser besta. Quem manda aqui no pedaço sou eu. O que podia fazer? Calma, Toninho, disse pra mim mesmo.” Álvaro Cardoso Gomes. Para tão longo amor. São Paulo: Moderna, 1

4. Na frase: “Olhei praquele estúpido, morrendo de ódio. Ele me deu outro safanão e me disse(...)”. Temos verbos das respectivas conjugações:

 a) ( ) primeira - segunda – primeira – terceira

 b) ( ) primeira – segunda – terceira – segunda

 c) ( ) primeira – segunda – segunda – primeira 


 5. Relacione os itens de abaixo:

( a ) morremos        ( b ) podia        ( c ) entrei        ( d ) mandava 


(   ) verbo na 1ª pessoa do singular

(   ) verbo na 1ª pessoa do plural

(   ) verbo na 3ª pessoa do singular

(   ) verbo na 2ª pessoa do singular

                            


06 – Numere as frases de acordo com o tempo do verbo:

1 – Presente.                 2 – Pretérito.                 3 – Futuro.


(  ) Ontem, a professora ensinou um conteúdo novo.

(  ) Sairei mais cedo da aula remota.

(  ) os alunos recitam poesias.

(  ) Nós já terminamos a atividade.


07– Complete as frases com o verbo jogar no pretérito.

    a) Marcelo ________bola com os amigos.

    b) A seleção brasileira ________bem na última copa do mundo.

    c) Nós ________no time da escola.

    d) Eles ________bola ontem à noite.

    e) Eu ________o lixo no cesto.


08-. Observe a tira abaixo, de Laerte. Em seguida escreva um pequeno texto, empregando verbos de ação para contar o que as personagens estão fazendo.

 



Obs. :Valendo 2 pontos

“O tempo voa cabe a você ser o piloto”.

(Autor desconhecido)




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



RONMICY - ED. FÍSICA


ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/04/2021 às 13h - 14h)


TEMA: História da ginástica no mundo

Objetivo: instruir os alunos sobre a história da ginástica no mundo e seus aspectos competitivos e não competitivos.

Assista ao vídeo sobre o tema clicando no link abaixo:

https://youtu.be/L_9FYAzxp4Q


Questionário 


1. O que você entende por ginástica?

2. Quais as ramificações da ginástica?

3. Qual ginástica é praticada em circo?


Boa sorte...Obrigado





______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------




AULAS DE TERÇA-FEIRA


FRÓES - CIÊNCIAS



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/04/2021 às 10h - 11h) 


Assista ao vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo:

Atividade de  Ciências 

01- Qual a importância da eletricidade para nosso dia a dia ?
02- Cite exemplos do cotidiano que tem eletricidade 
03- Defina eletricidade. 
04- A eletricidade é tão importante,que torna -se  complicado imaginar a vida sem a existência da mesma! Comente essa afirmação!

Bons Estudos! 
Deus é fiel!!!!

______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



IDELFONSO - CIÊNCIAS



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/04/2021 às 13h - 14h) 


Assista aos vídeos explicativos clicando no links a seguir: 

Vídeo 1 - https://youtu.be/LKJM3DCmraM

Vídeo 2 - https://youtu.be/rOL4eNnP7Ew

Atividade de ciências 6ano.

Tipos de poluição é os 5Rs.

1) Quais são as causas da poluição do ar?

2) Fale como ocorre a poluição do solo?E onde ela ocorre?

3) Por que a poluição da água é considerada um dos tipos mais graves de poluição? 

4) Quais os significados dos 5Rs?

a) Reduzir?

b) Reutilizar?

c) Reciclar?

d) Recusar?

e) Repensar?






ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/04/2021 às 10h - 11h) 


Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/mQGqgPg9PZs

Atividade de ciências 7ano.

Consequências no desequilíbrio  de nutrientes. 

1) Diga o que é desnutrição? 

2) Quais os problemas causados pela desnutrição? 

3) O que é obesidade?

4) Quais os fatores que contribuem para a obesidade? 

5) Quais as características que determinam a quantidade de nutrientes e calorias que uma pessoa deve ingerir diariamente?

6) Quais as formas de evitar a desnutrição e a obesidade?


Obs: Pesquise e calcule o seu IMC(índice de massa corpórea)


ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/04/2021 às 09h - 10h) 


Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/0rFJ9R2rw6k


Atividade de ciências 9ano.

Tema 1: Ondas.

1) O que são ondas?


2) O que são ondas mecânicas? Dê exemplos.


3) O que são ondas eletromagnéticas? Dê exemplos.


4) Sobre as propriedades das ondas, dê o conceito de cada termo:

a) Amplitude.


b) Comprimento. 


c) Velocidade.


d) Frequência. 


e) Período.


5) Quais as formas que as ondas se propagam?


Responda a seguir uma questão extra:




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



MARÍCIA - INGLÊS



ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/04/2021 de 09h - 10h)


ASSUNTO: PARTS OF THE HUMAN BODY

METODOLOGIA: VIDEO AULA: https://youtu.be/f67LUwzgX_k


ESCUTE A MÚSICA E APRENDA: https://youtu.be/ZanHgPprl-0


ATIVIDADE:

 

1. Desenhe o “HUMAN BODY “( Corpo Humano ) , no seu caderno e escreva os nomes das partes:







ATIVIDADE DE INGLÊS DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/04/2021 de 14h - 15h)


Hello!!!

Hoje você vai testar seus conhecimentos. É dia de QUIZ AVALIATIVO!!!

Nós já estudamos sobre os “Demonstratives Pronouns” e o verbo “There is / There are”. Portanto, nossa atividade avaliativa, será sobre esses dois assuntos gramaticais. Estude antes de realizá-la, ok?

Ao final do quiz, as respostas irão direto para meu e-mail e eu, sua professora de Inglês, terá acesso ao dia, hora do acesso, assim como , da sua nota. Então, capriche!

QUIZ:  https://forms.gle/jExeNkU8YMj1cQix6



ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/04/2021 de 13h - 14h)


ASSUNTO: Continuação: The Comparative of EQUALITY ( Comparativo de Igualdade)

METODOLOGIA: Assistir a videoaula:  https://youtu.be/h_hDK7Uuzh8

 

Miguel is as funny as Raul. (Miguel é tão engraçado quanto Raul.)

Carla is as interesting as Ana . (Carla é tão interessante quanto Ana.)

The dog is as big as the lion. (O cachorro é tão grande quanto o leão.)

 

         Nas frases anteriores pudemos observar o grau comparativo de igualdade, que se dá quando colocamos dois seres no mesmo nível, igualando-os. Esta comparação pode ser utilizada para estabelecer uma relação entre dois seres ou situações. Para formar frases assim, é bastante simples! Vamos observar a seguir:

·         AS (TÃO) + ADJETIVO ou ADVÉRBIO AS (QUANTO): nas frases afirmativas

Apple is as healthy as orange. (A maçã é tão saudável quanto a laranja.)

My brother is as strong as you. (Meu irmão é tão forte quanto você.)

My mother is as young as my teacher. (Minha mãe é tão nova quanto a minha professora.)

 

 

·         NOT AS/SO (NÃO TÃO) + ADJETIVO ou ADVÉRBIO AS (QUANTO): nas frases negativas

Larissa is not so intelligent as her sister. (Larissa não é tão inteligente quanto sua irmã.)

My brother is not so strong as me. (Meu irmão não é tão forte quanto eu.)

We are not as funny as her friends. (Nós não somos tão engraçados quanto os amigos dela.)

 

 

 

ATIVIDADE

1. Complete as orações abaixo com o grau comparativo de igualdade dos adjetivos/advérbios entre parênteses.

a) My sister is ________________ (beutiful) me.

b) You are _________________  (funny) Will Smith on The Fresh Prince of Bel-air!

c) Ana’s sister is ___________________  (not smart) she is.

d) Vegetal meat is _____________________ (delicious) animal meat.

e) Women drive __________________ (well) men.

 

2. Complete os espaços com o adjetivo comparativo de Igualdade:

a. My city is (old)   yours.

b. Jane is (tall)  Melissa.

c. Dogs are usually (heavy)   cats.

d. Watching a film in DVD is (cheap)   going to the theatre.

e. The book I'm reading is much (interesting)   all the books I've read in the past.

f. Italian is an (easy)  language to learn than German.

 


3. Leia e traduza o diálogo.


4. Complete a frase, usando o comparativo de igualdade, nas formas afirmativa e negativa. 





ATIVIDADE DE INGLÊS DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/04/2021 de 10h - 11h)


 ASSUNTO: BEING TEEN ( SER ADOLESCENTE)

 HOJE VAMOS FALAR SOBRE ADOLESCÊNCIAS !!!

 Metodologia: leitura do livro didático

 Leia o trecho do livreto educativo: “ BUSY BODIES” e  interprete -o, pois conversaremos sobre ele no nosso encontro do GOOGLE MEET.


      ATIVIDADE                                                                                                                       

 

OBSERVE AS IMAGENS DA PÁGINA 36 E RESPONDA AS QUESTÕES A, B, C, D,E



2. Leia e traduza o texto:

 

Ø    Os alunos que tem nome com letra inicial A até  G   --à Deverá traduzir as 9 primeiras linhas.

Ø   Os alunos que tem nomes iniciados com as letras  H até o N -à Traduzir da linha 10 até a 22.

Ø   Os alunos de nomes iniciados com as letras O até S -à Traduzir da linha 23 até a 33.

Os alunos de nomes iniciados com as letras T até Z -à Traduzir da linha 33 até 42( final).





______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



AULAS DE QUARTA-FEIRA

NÃO HAVERÁ AULA NO DIA 21/04 EM RESPEITO AO FERIADO DE TIRADENTES


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------




AULAS DE QUINTA-FEIRA


AMORIM - MATEMÁTICA



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/04/2021 às 9h - 11h) 


Assunto:  SOMA E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS

Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo

Vídeo - https://youtu.be/UFt8nYqmwbg


Questionário: 

1) Renault LEVOU A UMA FEIRA 379 MAÇÃS E VOLTOU COM 80. QUANTAS MAÇÃS Renault VENDEU?

2) O SALDO DE Eduardo ERA DE R$ 56,00.    SUA MÃE DEPOSITOU EM SUA CONTA R$ 334,00. QUAL A QUANTIA QUE REPRESENTA SEU SALDO ATUAL?

3) Penélope FOI COMPRAR UM VESTIDO DE R$ 75, 00 E UMA SANDÁLIA DE R$ 85, 00. SE ELA LEVOU R$ 295, 00. ENTÃO QUANTO DOBROU DE TROCO?

4) ARME E EFETUE: 

A) 1000 - 132

B) 3000 - 297

C) 779 + 298 - 642





ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/04/2021 às 13h - 15h


ASSUNTO:  MMC DE DOIS NÚMEROS


Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo

Vídeo - https://youtu.be/OeT4sRQPJFc


Questionário: 

1) Jó PÁRA DE 3M EM 3M E Paulo DE 5M EM 5M. QUANDO CONSEGUIRÃO PASSAR PELA MESMA MARCAÇÃO, APÓS SAÍREM DE UM MESMO PONTO?


2) Jonn SALTA DE 6M EM 6M E Ronald DE 8M EM 8M. QUANDO SERÁ O PRIMEIRO ENCONTRO?


3) QUAL É O MENOR MÚLTIPLO COMUM DE 70 E 10?


4) CALCULE O MMC DE: 

A) 100 E 20

B) MMC (30; 40)    

C) MMC (40; 60)


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


TADEU - MATEMÁTICA



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/04/2021 às 09h - 11h) 



Assista ao vídeo clicando no link a seguir:  https://youtu.be/O7ayJ3t6YUQ


Agora resolva o exercício da imagem abaixo:








ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/04/2021 às 13h - 15h)


Assista ao vídeo clicando no link a seguir:  



Agora resolva o exercício da imagem abaixo:







______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



EUGÊNIO - HISTÓRIA


ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A e B 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/04/2021 às 13h - 14h)


Conteúdo: Primeiros habitantes da América

Veja as explicações acessando os links:

https://www.youtube.com/watch?v=n_pzQCRfKSo

https://www.youtube.com/watch?v=V2LojygmlRI

https://www.youtube.com/watch?v=KICoI6YDGRI

 

1) Você saberia dizer os nomes desses animais? Há quanto tempo eles existiram? Por que estão extintos?


2) Onde hoje é o território brasileiro viveram povos primitivos há milhares de anos, bem antes da chegada dos povos indígenas . Sabendo disso, associe cada descrição ao povo:

(I) viviam em cavernas, próximas aos rios, na região onde hoje é Minas Gerais, entre 4 a 8 mil anos a.C. Eram de baixa estatura, se alimentavam de frutos, peixes, caramujos e pequenos animais terrestres.

(II) viviam nas florestas do Sul e do Sudeste do Brasil, há 6 mil a.C. Caçavam animais de porte médio com o uso do arco, da flecha e da boleadeiras – arma de três pedras interligadas por tiras de couro que servia para laçar.

(III) viviam na costa litorânea entre os atuais territórios do Espírito Santo e do Rio Grande do Sul, há 6 mil a.C. Alimentavam-se principalmente  de peixes e de moluscos. Ficaram conhecidos como “concheiros” pois enterravam seus mortos sob montes de conchas.

(IV) chegaram há cerca de 7 mil a.C ao litoral brasileiro. Eram seminômades, faziam suas moradias, caçavam e pescavam com o uso do arco e flecha. Eram agricultores e fabricavam utensílios de barro e de palhas trançadas.

(   ) Tupis.

(   ) Povos dos Sambaquis.

(   ) Povo de Umbu.

(   ) Povo de Lagoa Santa.

 

3) Qual a importância da domesticação da mandioca para os povos primitivos do Brasil?

 

4) O que são pinturas rupestres? O que eles podem revelar?



ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/04/2021 às 09h - 10h


Conteúdo: Idade Média: mudanças na Europa Feudal 

Veja as explicações acessando os links:

https://www.youtube.com/watch?v=DhfXT8OvlpY

https://www.youtube.com/watch?v=jUKWg-UHV3M

 

 

1) Apenas leia com atenção:

 

Foi a mais mortal das epidemias. Entre 1347 e 1351, a peste [...]dizimou metade da população europeia.

Embora haja desacordo, as estimativas são de 75 a 200 milhões de mortes. Estudiosos mais conservadores estimam que a população mundial de 450 milhões teria caído para 350 a 370 milhões.

A bactéria causadora da epidemia teve origem na China ou na Ásia Central, de onde viajou pela rota da seda, nos intestinos das pulgas que infestavam os ratos. Chegando ao Mediterrâneo, os ratos se encarregaram de levá-las para os navios, que disseminaram a doença pelos portos em que atracavam.

Relatos históricos dão conta do sofrimento humano. O poeta Boccaccio, que viveu em Florença nessa época, fez a seguinte descrição:

“Em homens e mulheres, ela se manifesta pela emergência de certos tumores nas virilhas e axilas, alguns dos quais chegam ao tamanho de uma maçã; outros, ao de um ovo… Dessas duas regiões do corpo esses tumores mortais logo começam a propagar-se e a espalhar-se em todas as direções; depois disso, a apresentação se modifica, em muitos casos manchas negras ou lívidas [arrocheadas] aparecem nos braços, nas coxas e outras partes, de início poucas e grandes, mais tarde pequenas e numerosas. Assim como os tumores, as manchas negras são sinais infalíveis de que a morte se aproxima daqueles nos quais se manifestam”.

Faltou dizer que a febre atingia 41 graus, os vômitos eram sanguinolentos, e que alguns desenvolviam complicações pulmonares, enquanto outros se curavam espontaneamente. Cerca de 80% iam a óbito em uma semana, proporção que aumentava para 90% quando havia comprometimento pulmonar e beirava 100% nos casos de septicemia[infecção sanguínea].

As explicações para as epidemias de peste [...] eram imaginativas: conjunção de três planetas que espalharia pestilência no ar, terremotos, mendigos, peregrinos, estrangeiros, envenenamento dos poços de água pelos judeus (sempre eles), suposições que justificavam massacres sangrentos.

Fonte: https://drauziovarella.uol.com.br/drauzio/a-peste-negra-artigo/

a) De acordo com a leitura qual o continente que mais teve vítimas da peste negra? Aproximadamente quantos lá morreram?

b) Qual a provável origem da peste negra e como ela se espalhou pelo mundo?

c) Quais as teorias conspiratórias, na época, que procuravam explicar a origem da peste? O que de fato era o causador dessa doença?

d) Destaque do texto como a peste negra se manifestava.

 

2) Veja o que for verdadeiro (V) ou falso em relação à Guerra dos Cem Anos. Quando for falso corrija:

(   ) foi um conflito armado entre a Inglaterra e a França que durou 100 anos.

(   ) teve como causas: a ambição inglesa pela rica região de Flandres e o trono francês.

(   ) destacou-se a jovem Joana D´arc, que levou o exército francês à vitorias significantes.

(   ) utilizou-se pela primeira vez armas de fogo, especialmente o canhão, que provocou  muitas mortes.

(   ) a burguesia de ambos os países perdeu força política de deixaram de ocupar cargos administrativos.

 

3) Cite as principais consequências da Guerra dos Cem Anos.

 

4) Complete os espaços:

*No século XIV ocorreram rebeliões promovidas por camponeses na ____ e na _____, que exigiam de seus o fim da ______ e a diminuição dos ______ pagos por eles.



ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B e C 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/04/2021 às 14h - 15h


Conteúdo: Idade Média: Revolução Francesa 

Veja as explicações acessando os links:

https://www.youtube.com/watch?v=yGqNKwabSd0

 

1) Observe atentamente a gravura abaixo e assinale a alternativa correta:



a) O desenho desaprova o modo de vestir dos servos que era ridicularizado pelo clero e a nobreza.

b) A imagem retrata a sociedade francesa do Antigo Regime - clero, nobreza e servos - quando somente estes últimos pagavam impostos.

c) Percebe-se a crítica à injustiça social que vigorava na sociedade francesa, pois o somente os nobres eram taxados.

d) Trata-se de um símbolo da diversidade social que havia na França.

 

2) Responda:

a) Quem na sociedade francesa, durante o Antigo Regime, possuía poder e privilégio?

b) Quem trabalhava para gerar riqueza e pagar impostos?

c) Quais classes sociais formavam o Terceiro Estado?

 

3) VERDADE ou FALSO?

___na virada do século XVIII a população francesa enfrentou a fome e o aumento dos preços dos alimentos por causa das inundações ou secas.

_ a burguesia estava insatisfeita com a monarquia porque esta cobrava altos impostos tornando os produtos caros, gerando falência de empresas e desemprego.

_ a realeza e o clero francês cobravam impostos para poder suprir os necessitados e famintos.

_ os deputados do Terceiro Estado, se separaram dos demais, quando o voto por cabeça não foi aceito.

 

4) A Revolução Francesa teve início em 1789, com a destruição da Bastilha. A Bastilha era:

a) a moradia oficia do rei da França.

b) um ponto de encontro dos clérigos franceses.

c) um monumento que louvava o rei da França.

d) uma prisão símbolo do absolutismo francesa onde eram encarcerado os críticos do rei.




ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/04/2021 às 10h - 11h


Conteúdo: A Era Vargas 

Veja as explicações acessando os links:

https://www.youtube.com/watch?v=-toQihTXfXo

https://www.youtube.com/watch?v=DL9llZP4a6k

 

 

1) A Era Vargas foi precedida por uma série de revoltas promovidas por jovens militares, na década de 1920, descontentes com uso da corrupção e a violência por parte das oligarquias. Esse movimento ficou conhecido como:

a) militarismo.

b) tenentismo.

c) patriotismo.

d) castrismo.

 

2) Por que os militares do Exército entraram em atrito como Presidente da República Arthur Bernardes? Quais os desdobramentos desse atrito?

 

3) Quais foram as exigências dos militares durante a sua segunda rebelião, em 5 de julho de 1922.

 

4) O líder dos militares, na sua segunda revolta foi:

a) General Isidoro Dias Lopes.

b) Tenente Siqueira Campos.

c) Tenente Eduardo Gomes.

d) Capitão Luís Carlos Prestes.

 

5) O objetivo da Coluna Prestes era:

a) implantar um regime comunista no Brasil.

b) implantar um regime militar no Brasil.

c) buscar apoio popular para derrubar as oligarquias dominantes.

d) combater cangaceiros e outros agentes fora da lei no interior do Brasil

 

6) O que o Presidente Washington Luiz fez que acabou rompendo com a “política do café-com-leite”? Quais os desdobramentos disso?




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



AULAS DE SEXTA-FEIRA



GEORGE - GEOGRAFIA



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 6º ANO A e B 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/04/2021 às 09h - 10h)


1. Estudar as seis primeiras atividades para a realização de uma avaliação online através do Classroom. Aplicação será dia 23.04.2021


OBSERVAÇÃO: Os materiais e atividades a seguir fazem parte do conteúdo para as próximas semanas e para o preparatório para a Olimpíada de Astronomia


2. Realize o que se pede a seguir

A.


B.



3. Leia a seguir e destaque três dos assuntos que mais lhe chamaram atenção e construa um texto com no mínimo 5 e no máximo 15 linhas




4. Sistema Solar é o termo que designa o conjunto de astros do Universo, como estrelas, cometas, meteoros e planetas. Na atualidade quais são os oito planetas que compõem o Sistema Solar?

A) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Plutão.

B) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Ceres e Netuno.

C) Mercúrio, Terra, Lua, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

D) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Alfa e Netuno.

E) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.


5. A classificação de um corpo celeste em um planeta requer um conjunto de características definidas pelas reuniões da Assembleia Geral da União Astronômica Internacional, que ocorre periodicamente. Qual alternativa indica uma característica necessária para a definição de um planeta do Sistema Solar?

A) Definição de uma órbita ao redor do Sol.

B) Existência de uma ou mais luas.

C) Iluminação interna e externa própria.

D) Composição terrestre de origem gasosa.

E) Inexistência de vida biológica.


6. Selene, a deusa da lua, era filha dos Titãs Hipérios e Tea e irmã da deusa Eos e do deus Hélios. É conhecida por seus vários casos de amor onde se destaca o romance com o simples e mortal pastor Endymion com quem teve 50 filhos.

Selene sabia que seu amado envelheceria e morreria deixando-a cruelmente triste. Para solucionar este problema pediu a Zeus que o tornasse imortal e Zeus o fez, mas sob a condição de dormir eternamente.

Selene não permanecia em Olimpo como os demais deuses e sim no céu onde fazia sua jornada, mas antes de começá-la se banhava no mar. É também deusa dos lunáticos e também dos que trabalham na noite (os bruxos).

Teve uma filha com Zeus, Pandeia, e quatro filhas com seu irmão Hélios, as Horas, que representam as quatro estações do ano.

a) Quem é Selene? Onde vive?

b) Quem são seus irmãos?

c) Qual a relação de Selene com a Astronomia e crenças como a Astrologia?



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/04/2021 às 10h - 11h)


1. Estudar as seis primeiras atividades para a realização de uma avaliação online através do Classroom. Aplicação será dia 23.04.2021


OBSERVAÇÃO: Os materiais e atividades a seguir fazem parte do conteúdo para as próximas semanas e para o preparatório para a Olimpíada de Astronomia


2. Realize o que se pede a seguir

A.


B.



3. Leia a seguir e destaque três dos assuntos que mais lhe chamaram atenção e construa um texto com no mínimo 5 e no máximo 15 linhas




4. Sistema Solar é o termo que designa o conjunto de astros do Universo, como estrelas, cometas, meteoros e planetas. Na atualidade quais são os oito planetas que compõem o Sistema Solar?

A) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Plutão.

B) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Ceres e Netuno.

C) Mercúrio, Terra, Lua, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

D) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Alfa e Netuno.

E) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.


5. A classificação de um corpo celeste em um planeta requer um conjunto de características definidas pelas reuniões da Assembleia Geral da União Astronômica Internacional, que ocorre periodicamente. Qual alternativa indica uma característica necessária para a definição de um planeta do Sistema Solar?

A) Definição de uma órbita ao redor do Sol.

B) Existência de uma ou mais luas.

C) Iluminação interna e externa própria.

D) Composição terrestre de origem gasosa.

E) Inexistência de vida biológica.


6. Selene, a deusa da lua, era filha dos Titãs Hipérios e Tea e irmã da deusa Eos e do deus Hélios. É conhecida por seus vários casos de amor onde se destaca o romance com o simples e mortal pastor Endymion com quem teve 50 filhos.

Selene sabia que seu amado envelheceria e morreria deixando-a cruelmente triste. Para solucionar este problema pediu a Zeus que o tornasse imortal e Zeus o fez, mas sob a condição de dormir eternamente.

Selene não permanecia em Olimpo como os demais deuses e sim no céu onde fazia sua jornada, mas antes de começá-la se banhava no mar. É também deusa dos lunáticos e também dos que trabalham na noite (os bruxos).

Teve uma filha com Zeus, Pandeia, e quatro filhas com seu irmão Hélios, as Horas, que representam as quatro estações do ano.

a) Quem é Selene? Onde vive?

b) Quem são seus irmãos?

c) Qual a relação de Selene com a Astronomia e crenças como a Astrologia?



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 8º ANO A, B e C 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/04/2021 às 13h - 14h)


1. Estudar as seis primeiras atividades para a realização de uma avaliação online através do Classroom. Aplicação será dia 23.04.2021


OBSERVAÇÃO: Os materiais e atividades a seguir fazem parte do conteúdo para as próximas semanas e para o preparatório para a Olimpíada de Astronomia


2. Realize o que se pede a seguir

A.


B.



3. Leia a seguir e destaque três dos assuntos que mais lhe chamaram atenção e construa um texto com no mínimo 5 e no máximo 15 linhas




4. Sistema Solar é o termo que designa o conjunto de astros do Universo, como estrelas, cometas, meteoros e planetas. Na atualidade quais são os oito planetas que compõem o Sistema Solar?

A) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Plutão.

B) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Ceres e Netuno.

C) Mercúrio, Terra, Lua, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

D) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Alfa e Netuno.

E) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.


5. A classificação de um corpo celeste em um planeta requer um conjunto de características definidas pelas reuniões da Assembleia Geral da União Astronômica Internacional, que ocorre periodicamente. Qual alternativa indica uma característica necessária para a definição de um planeta do Sistema Solar?

A) Definição de uma órbita ao redor do Sol.

B) Existência de uma ou mais luas.

C) Iluminação interna e externa própria.

D) Composição terrestre de origem gasosa.

E) Inexistência de vida biológica.


6. Selene, a deusa da lua, era filha dos Titãs Hipérios e Tea e irmã da deusa Eos e do deus Hélios. É conhecida por seus vários casos de amor onde se destaca o romance com o simples e mortal pastor Endymion com quem teve 50 filhos.

Selene sabia que seu amado envelheceria e morreria deixando-a cruelmente triste. Para solucionar este problema pediu a Zeus que o tornasse imortal e Zeus o fez, mas sob a condição de dormir eternamente.

Selene não permanecia em Olimpo como os demais deuses e sim no céu onde fazia sua jornada, mas antes de começá-la se banhava no mar. É também deusa dos lunáticos e também dos que trabalham na noite (os bruxos).

Teve uma filha com Zeus, Pandeia, e quatro filhas com seu irmão Hélios, as Horas, que representam as quatro estações do ano.

a) Quem é Selene? Onde vive?

b) Quem são seus irmãos?

c) Qual a relação de Selene com a Astronomia e crenças como a Astrologia?



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/04/2021 às 14h - 15h)


1. Estudar as seis primeiras atividades para a realização de uma avaliação online através do Classroom. Aplicação será dia 23.04.2021


OBSERVAÇÃO: Os materiais e atividades a seguir fazem parte do conteúdo para as próximas semanas e para o preparatório para a Olimpíada de Astronomia


2. Realize o que se pede a seguir

A.


B.



3. Leia a seguir e destaque três dos assuntos que mais lhe chamaram atenção e construa um texto com no mínimo 5 e no máximo 15 linhas




4. Sistema Solar é o termo que designa o conjunto de astros do Universo, como estrelas, cometas, meteoros e planetas. Na atualidade quais são os oito planetas que compõem o Sistema Solar?

A) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Plutão.

B) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Ceres e Netuno.

C) Mercúrio, Terra, Lua, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

D) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Alfa e Netuno.

E) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.


5. A classificação de um corpo celeste em um planeta requer um conjunto de características definidas pelas reuniões da Assembleia Geral da União Astronômica Internacional, que ocorre periodicamente. Qual alternativa indica uma característica necessária para a definição de um planeta do Sistema Solar?

A) Definição de uma órbita ao redor do Sol.

B) Existência de uma ou mais luas.

C) Iluminação interna e externa própria.

D) Composição terrestre de origem gasosa.

E) Inexistência de vida biológica.


6. Selene, a deusa da lua, era filha dos Titãs Hipérios e Tea e irmã da deusa Eos e do deus Hélios. É conhecida por seus vários casos de amor onde se destaca o romance com o simples e mortal pastor Endymion com quem teve 50 filhos.

Selene sabia que seu amado envelheceria e morreria deixando-a cruelmente triste. Para solucionar este problema pediu a Zeus que o tornasse imortal e Zeus o fez, mas sob a condição de dormir eternamente.

Selene não permanecia em Olimpo como os demais deuses e sim no céu onde fazia sua jornada, mas antes de começá-la se banhava no mar. É também deusa dos lunáticos e também dos que trabalham na noite (os bruxos).

Teve uma filha com Zeus, Pandeia, e quatro filhas com seu irmão Hélios, as Horas, que representam as quatro estações do ano.

a) Quem é Selene? Onde vive?

b) Quem são seus irmãos?

c) Qual a relação de Selene com a Astronomia e crenças como a Astrologia?



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



FELIPE - ENSINO RELIGIOSO


ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - TODAS AS TURMAS

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/04/2021 conforme os horários abaixo) 


Atenção aos horários:   6º ano: de 14h - 15h 

                                      7º ano: de 13h - 14h 

                                      8º ano: de 10h - 11h

                                      9º ano: de 09h - 10h


ATIVIDADE



1- Podemos dizer que há uma ideia em comum em todos os textos acima. Explique com suas

palavras .


2 - Assim como fizemos na aula passada , vamos escrever o nome das religiões representadas

pelos personagens desenhados acima.


3 - Vimos que as religiões nos ensinam valores como respeito e tolerância. Infelizmente nem

todos seguem esses valores. Faça um breve relato de um acontecimento desrespeitoso e

ofensivo que você presenciou. Pode ter sido na televisão. Nos diga o que você sentiu.


4 - Ao contrário da 3 questão, vamos citar um exemplo de respeito entre as pessoas.


5 - Pesquise ou explique com suas palavras o significado de injúria religiosa.




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

5 comentários: