sexta-feira, 2 de abril de 2021

ATIVIDADES - SEMANA 05/04/2021 a 09/04/2021

 

AULAS DE SEGUNDA-FEIRA



ANDRÉA - PORTUGUÊS



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 05/04/2021 às 09h - 11h) 


ASSUNTO: FIGURAS DE LINGUAGEM( PERSONIFICAÇÃO, ALITERAÇÃO, METÁFORA, COMPARAÇÃO, ANÁFORA, ANTÍTESE E PARADOXO).

 Assista aos vídeos para compreender o conteúdo.

Seguem links: https://www.youtube.com/watch?v=-F7oiycTjt4&t=8s

                        https://www.youtube.com/watch?v=HyoMoF1rFTY&t=29s

 

PARA COPIAR:

Personificação ou prosopopeia: consiste em atribuir características de seres humanos a animais ou seres inanimados.

 Ex:   Eu vi a estrela chorando em cima do mar.

 

Aliteração: repetição do som de uma mesma consoante.

Ex: Chove, chuva

      Chove sem parar

 

Comparação: comparação explícita, direta entre dois termos.

Ex: A vida vem em ondas como o mar.

 

Metáfora: comparação implícita entre dois termos por haver entre eles uma relação de semelhança.

Ex: O personagem do livro tem coração de pedra.

 

Anáfora: consiste na repetição de uma mesma palavra no início de frases ou  versos.

Ex: Eu quero amor!

      Eu quero alegria!

      Eu quero calor!

      Eu quero fantasia!

 

Antítese: aproximação de palavras com sentidos opostos.

EX: O amor e o ódio andam de mãos dadas.

 

Paradoxo: expressão de uma ideia contrastante e contraditória.

Ex O amor é ferida que dói e não se sente.

 

ATIVIDADE

1-Explique a metáfora presente nos textos abaixo.


2- Em cada trecho, ocorre paradoxo ou antítese?

a- Última flor do Lácio, inculta e bela,
    és, a um tempo, esplendor e sepultura.” (Olavo Bilac)


b- “Como eram possível beleza e horror, vida e morte harmonizarem-se assim no mesmo quadro?” (Érico Veríssimo)


c- “A areia, alva, está agora preta, de pés que a pisam.” (Jorge Amado)

 

d- “Dor, tu és um prazer!” (Castro Alves)

 

e-“ Há filosofia bastante em não pensar em  nada.”

Bom desempenho!!!

Não se deixe levar pelo desânimo e jamais permita que um obstáculo o impeça de alcançar o seu sucesso.



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B, C e D.

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 05/04/2021 às 13h - 15h)   


ASSUNTO: CONCORDÂNCIA NOMINAL

Para entender melhor o conteúdo, assista aos vídeos. Seguem links:

https://www.youtube.com/watch?v=wtYgEDzjcWM

https://www.youtube.com/watch?v=ISPEMEtMprA

 

PARA COPIAR:

 O artigo, pronome, numeral e adjetivo concordam em número e gênero com o substantivo a que se referem.

Gênero: masculino e feminino

Número: singular e plural

CONCORDÂNCIA DO ADJETIVO COM O SUBSTANTIVO

1- Adjetivo após dois ou mais substantivos: o adjetivo fica no masculino plural ou concorda com o mais próximo.

2- Adjetivo antes de dois ou mais substantivos: o adjetivo concorda com o mais próximo.

 

CONCORDÂNCIA NOMINAL – OUTROS CASOS

1- É PRECISO – É NECESSÁRIO – É BOM – É PROIBIDO

Estas expressões são invariáveis, mas se aparecer o artigo A , no feminino vão ficar.

 

2- MESMO – PRÓPRIO – INCLUS0 – ANEXO – OBRIGADO – QUITE

Concordam com o nome a que se referem.

 

3- BASTANTE – MEIO – CARO – BARATO

bastante= muito, muita

bastantes= muitos, muitas

meio= um pouco

meia= metade

 

4- MENOS – ALERTA

São invariáveis.

 

5- SÓ – A SÓS

Só / sós =sozinho/sozinhos, são adjetivos.

Só= somente, é advérbio, portanto invariável.

A sós= somente, é invariável.

 

 

ATIVIDADE

Faça a Concordância Correta, circulando o termo correto.

1- Mais amor [menas / menos] confiança.

2- Hoje temos [menos / menas] lições.

3- Fiquem [alerta / alertas] rapazes.

4- Elas estão [alerta / alertas].

5- Os guardas estavam [alertas / alerta].

6- Muito [obrigada / obrigadas] disseram elas.

7- Os rapazes disseram somente muito [obrigados / obrigado].

8- João ficara a [sós / só].

9- Eles não se sentiam bem quando ficavam [só / sós].

10- Eles ficaram [sós / só] depois do baile.

11- [Só / Sós] ela faria as lições.

12- Pedro e Maria viajaram [sós / só].

13- As viagens ao nordeste estão [caro / caras].

14- A decisão me custou muito [caro /cara].

15- Esta viagem sairá [caro / cara].

16- É [necessário / necessária] muita fé.

17- É [necessário / necessária] a ação da polícia.

18- A maçã é [boa / bom] para os dentes.

19- É [permitido / permitida] entrada de crianças.

20- Água é [boa / bom] para rejuvenescer.

21- É [proibido / proibida] a entrada neste recinto.

22- A maçã é [bom / boa] para os dentes.

23- É [proibida / proibido] a permanência de veículos.

24- Coalhada é [boa / bom] para a saúde.

25 A coalhada dessa padaria é [bom / boa].

26- Seu pai já está [quite / quites] com o meu?

27- Eles já estavam igualmente [quite / quites].

28- As duplicatas [anexa / anexas] já foram resgatadas.

29- Os processos estão [incluso / inclusos] na pasta.

30- Está [inclusas / inclusa] na nota a taxa de serviços.

31- A lista vai [anexo / anexa] ao pacote.

32- Os documentos vão [incluso / inclusos] na carta.

33- Seguem [anexas / anexos] três certidões.

BOM DESEMPENHO!!

Faça com amor, com vontade, com determinação! Pode ter certeza que desta forma você colherá sempre bons frutos.


         ______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



GISLENE - PORTUGUÊS


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 05/04/2021 às 9h - 11h)

  

Assista ao vídeo da aula clicando no link abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=22q7KXejOsc

 

 Atividade de leitura, interpretação textual e produção textual

#ficaemcasa

 

Fica em casa, meu Brasil,

Pra coisa não piorar.

Quanto mais isolamento

Mais rápido isso vai passar. 

 

Fica em casa, roraimense,

Não agita, Salvador!

Te isola, Manauara,

Fica em casa, por favor.

 

Queta, Rio de Janeiro!

São Paulo, coopera aí!

Pessoal de Porto Alegre, 

Vê se para de sair. 

 

Maranhão, queta esse facho!

Vai pra casa, Ceará! 

Ô galera de Belém,

Toma em casa o tacacá!

 

Gente boa do DF,

Sai de rota do Eixão.

Ô meus nobres capixabas, 

Vamos ver televisão. 

 

Goiânia, dá um tempinho.

Chopp depois, Blumenau.

Ô mineiro, vai pra casa,

Que esse trem é muito mau. 

 

Vá pra casa, Paraíba! 

Acre, deixe de sair. 

Macapá, segura as pontas. 

Te segura, Piauí. 

 

Mato Grosso Sul e Norte, 

Tocantins, prestem atenção! 

Alagoas, fique em casa,

Evitem a contaminação

 

Paraná, só mais um pouco.
Sergipe, isso passa já! 

Depende de nós, Rondônia,

Bota a curva pra achatar. 

 

Meu Brasil vai dar carona

Pra disciplina eficiente

Pra esse tal de Corona

Não nos levar tanta gente 

Fica em casa, a gente implora

Pra esse bicho ir embora

E não voltar novamente. 

 

(Wescley Brito)


1) Justifique o título dado ao poema acima:


02) Por que o autor usou hashtag no título?  Levante hipóteses: 


03) Copie do texto fortes marcas de oralidade: 


04) Por que o autor optou por citar cada lugar em vez de apenas se dirigir ao país como um todo? 


05) O que todos os pedidos feitos têm em comum? 


06) Por que motivo você acha que é tão difícil alguns colocarem isso em prática? 


07) Que mensagem o texto transmite? Comente:


08) Acrescente ao texto a sua cidade ou bairro, juntamente com uma orientação de medida de combate à Covid-19: 


 09) Com base no poema, crie pelo menos mais três hashtags: 


 

“As melhores coisas acontecem para quem levanta e faz”.

(Autor desconhecido) 






ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 05/04/2021 às 13h - 15h)


Conteúdo: Leitura compreensão e interpretação textual


Atividade de compreensão e interpretação textual

 


01) O meme acima faz intertextualidade com que obra de arte famosa?



02) Por que você acha que escolheram justamente ela?



03) Que palavras formam uma espécie de trocadilho? Com que intenção? 



04) Por que a Mona não é lesa? Que outras palavras poderiam substituí-la? 



05) O que você acha que está faltando na Monalisa? 

 



06) Qual a finalidade do cartaz acima? 



07) Quem está segurando um cartaz? Por que houve a escolha por esse tipo de profissional?



08) Você achou o cartaz convincente?  Justifique sua resposta:




09) Que diferença é apontada entre a festa e a UTI?  Por que as pessoas parecem se esquecer disso? 



 

10) O que os dois textos têm em comum? Comente.



As melhores coisas acontecem para quem levanta e faz.

(Autor desconhecido)





______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



RONMICY - ED. FÍSICA


ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 05/04/2021 às 13h - 14h)


TEMA: Animais peçonhentos

Objetivo: conscientizar os alunos sobre o perigo dos animais peçonhentos.

Assista ao vídeo sobre o tema clicando no link a seguir: 


Questionário:

1 - O que são animais peçonhentos?

2 - Quais os animais peçonhentos mais perigosos?

3 - O que fazer em caso de uma picada de cobra?




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------




AULAS DE TERÇA-FEIRA


FRÓES - CIÊNCIAS



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/04/2021 às 10h - 11    h) 


Conteúdo: Energia renovável

Responda de acordo com as orientações do vídeo aula:



1 - O Brasil vem se tornando um país que utiliza cada vez mais fontes renováveis de energia, embora ainda haja uma necessidade de diversificar os tipos de produção existentes no país.

Os dois principais tipos de fontes de energia renováveis utilizados pelo Brasil atualmente são:

a) eólica e solar
b) nuclear e hidrelétrica
c) hidrelétrica e biomassa
d) eólica e biomassa


02 - Que tipo de energia que utilizamos em nosso país? 


03 - Qual a maior hidrelétrica do país e onde fica localizado? 


04 - Como é obtida a energia solar e a energia eólica? 


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



IDELFONSO - CIÊNCIAS



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/04/2021 às 13h - 14h) 


Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/DguAWwzSkvg


Atividade de ciências 6º ano.

Tema 1: Tipos de materiais.

1) O que são materiais naturais?


2) Como se classificam as substâncias naturais?


3) Faça a diferença entre substâncias:

a) Orgânicas. 


b) Inorgânicas.


4) Diga o que são materiais sintéticos? 


5) Dê exemplos de materiais:

a) Naturais.


b) Sintéticos. 


6) Pesquise o que é plástico biodegradável?






ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/04/2021 às 10h - 11h) 


Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/ecYI7GUVKPM


Atividade de ciências 7º ano.

1) Quais são as formas de propagação de calor?


2) Cite exemplos de materiais bons condutores de calor.


3) Cite exemplos de maus condutores de calor ou isolantes térmicos. 


4) Em quais meios ocorre a convecção térmica? 


5) Por que o local correto de colocar o ar condicionado é na parte de cima da parede?


6) Como ocorre a irradiação térmica?



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/04/2021 às 09h - 10h) 


Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: 

https://youtu.be/5harfPLQVBM

https://youtu.be/99b6_HneB64


Atividade 9º ano


1) Sobre a tabela periódica responda:

a) Possui quantos períodos?


b) Possui quantos grupos ou famílias?


c) Possui quantos elementos químicos?


2) Como está organizada a tabela periódica atual?


3) Quais grupos são de elementos representativos?


4) Quais grupos são os elementos de transição? 


5) Quais os nomes dos grupos de elementos de transição?

a) Grupo 1?


b) Grupo 2?


c) Grupo 13?


d) Grupo 14?


e) Grupo 15?


f) Grupo 16?


g) Grupo 17?


h) Grupo 18?


6) Cite algumas características dos metais.


7) Como é escrito o símbolo de um elemento químico?




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



MARÍCIA - INGLÊS



ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/04/2021 de 09h - 10h)




VIDEO EXPLICATIVO: https://youtu.be/Y-hIJ0kuTT8     

MAIS EXPLICAÇÕES  NO NOSSO ENCONTRO, NO GOOGLE MEET.






































ATIVIDADE DE INGLÊS DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/04/2021 de 14h - 15h)


ASSUNTO: THE WEATHER ( O CLIMA)



ASSISTA A VIDEO AULA:     https://youtu.be/NvleHTgbmsM

                       Veja também:   https://youtu.be/_9fSV9UNfio





        


ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/04/2021 de 13h - 14h)


ASSUNTO: The Comparative Adjectives.

METODOLOGIA: Assistir a videoaula: https://youtu.be/bkNq6NZj9WQ


Traduza as frases da questão anterior.

1__________________________________________________

2.__________________________________________________

3.__________________________________________________

4.__________________________________________________

5.__________________________________________________

6.__________________________________________________

7.__________________________________________________

8.__________________________________________________

9.__________________________________________________

10._________________________________________________



ATIVIDADE DE INGLÊS DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/04/2021 de 10h - 11h)


 ASSUNTO:  Future tense – Verbs

 

METODOLOGIA: Ver vídeo abaixo       e assistir explicação com a professora, através da aula no Google Meet.

                                  https://youtu.be/96w-GqF7F_8

 

            O simple future tense pode ser expresso em inglês por meio de duas estruturas basicamente: o verbo auxiliar will e a estrutura going to .

Mesmo sendo empregadas com sentido intercambiável em alguns contextos, é necessário que vocÊs dominem os usos e as situações que apresentam nuances quanto ao sentido que se deseja transmitir.

Para tanto, exploraremos nos próximos tópicos simple future tense, exemplificando os usos mais apropriados para cada contexto e a intenção dos falantes de língua inglesa para expressar suas ideias no futuro. Depois, compararemos o uso do simple future tense e do immediate future

 

 

Simple future com will

simple future tense é tradicionalmente associado à estrutura will, que acaba sendo menos usada pelos falantes do que a estrutura going to. Destaca-se também que will é um verbo auxiliar cujo principal uso é indicar o futuro. Assim, will deve sempre acompanhar um verbo principal no infinitivo sem a preposição to. Por exemplo:

Mariah will come to Brazil.
(Mariah virá para o Brasil.)

Quanto ao uso, as gramáticas descrevem diferentes situações, que vão além do entendimento de que o future simple tense indica tão somente uma ação que ainda não aconteceu ou um tempo mais tardio. Assim, destacamos uma lista com os possíveis usos e sentidos do verbo auxiliar will no future simple tense:

 

·         Fazer predições que não são definidas ou exatas ( indecisão)

·         Fazer promessas;

·         Expressar decisões feitas no ato de fala;

·         Decisões espontâneas.

·         Expressar ordens formais.

·         Previsão do tempo

  

EXEMPLOS:

 

I think 2021 will be a better year.
(Eu acho que 2021 será um ano melhor.)

 

She will study harder for the next math test.
(Ela estudará mais para o próximo teste de matemática.)

 

They will come to school wearing their uniforms.
(Eles virão para escola vestindo seus uniformes.)

 

ATIVIDADE:

 

      1 - Seduc-CE 2013/  In the sentence “I truly think she will always be full of enthusiasm!” (ℓ.16-17), “will” is...

    A) the auxiliary verb of the simple future.

    B) the auxiliary verb of the past continuous.

    C) in the past form.

    D) in the imperative.

    E) the principal verb of the sentence.

 

     2. Pass the sentences to the simple future:

a) A: “I think there's someone at the door.” B: “I _________________________ (get) it.”

b) My father thinks schools _________________________ (be) extincts.

c) A: “They are moving apartment tomorrow.” B: “I _________________________ (come) and help Them.”

 

    3. Pass the sentences to the future simple negative:

a) A: “Go and wash your clothes.” B: “I _________________________ (not / do) it.

b) I _________________________ (not / take) the bus today, I'll come to home with you.

c) In my opinion, I believe he _________________________ (not / pass) the test.

 

4. Rewrite the sentences in the Interrogative form:

a) I will make lunch.

 

b) We will meet you at school.

 

c) She is going to spend her holidays in Paris.

 


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



AULAS DE QUARTA-FEIRA



RAFAEL - ED. FÍSICA



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 07/04/2021 às 10h - 11h)


Tema: Revisão (1 bimestre).

Assunto: Jogos e brincadeiras, jogos eletrônicos, ritmo e movimento, noção espacial e temporal. 


Conteúdo: 

Texto: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/educacao-fisica/jogos

Vídeo: https://youtu.be/ks-2skKFu50


ATIVIDADE 1 . 

1. Realizar uma pesquisa diferenciando os tipos de jogos: populares, tabuleiros, cartas, arcade, on line, console e raciocínio lógico. 


“O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas.”

Jean Piaget


Sugestão: ATIVIDADE (Bônus) 

https://youtu.be/NsaPqL4hes4



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 07/04/2021 às 13h - 14h) 


Tema: Revisão (1 bimestre). 

Assunto: Índice de massa Corporal, Frequência cardíaca, Intensidade de esforço e noção de primeiros socorros. 


Conteúdo: 

Texto: https://brasilescola.uol.com.br/saude/primeiros-socorros.htm

Vídeo: https://youtu.be/1MtKw-uP1NM


ATIVIDADE 1

1. Realizar uma pesquisa diferenciando os tipos de primeiros socorros: queimaduras, choque elétrico, desmaio, picadas, engasgo e fratura. 


“O nosso socorro está em o nome do Senhor, criador do céu e da Terra.”

Salmo 124:8


ATIVIDADE (Bônus) 

https://youtu.be/vZ6cFcPnuV8



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 07/04/2021 às 09h - 10h)


Tema: Revisão (1 bimestre). 

Assunto: Handebol e Basquete. 


Conteúdo: 

Texto: 1 https://www.todamateria.com.br/regras-do-basquete/

2 https://www.todamateria.com.br/handebol/


vídeo: 1 https://youtu.be/DRMBX4sA-3Q

2 https://youtu.be/qlR-RnYxP6w


ATIVIDADE 1

1. Realizar uma pesquisa diferenciando as regras dos esportes de handebol e basquete. 


“O mais importante é tentar inspirar as pessoas para que elas sejam excelentes no que querem fazer.”

Kobe Bryant


Sugestão: ATIVIDADE (Bônus) 

https://youtu.be/PUHpiM32paI




GISLENE - ARTES (6º e 7º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 6º e 7º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 07/04/2021 de 09h - 10h) 


Conteúdo: Artes Visuais

 

Atividade de Arte: Surrealismo FONTE E MAIS INFORMAÇÕES: https://www.todamateria.com.br/surrealismo/



 O surrealismo foi uma das vanguardas artísticas europeias que surgiu em Paris no início do século XX.

     A arte surrealista não se restringiu às artes plásticas, de modo que também influenciou outras manifestações artísticas: a escultura, a literatura, o teatro e o cinema.

 O surrealismo propõe a valorização da fantasia, da loucura e a utilização da reação automática. Nessa perspectiva, o artista deve deixar-se levar pelo impulso, registrando tudo o que lhe vier à mente, sem se preocupar com a lógica.

 Principais características do surrealismo

De forma simplificada, podemos listar as seguintes características dessa vertente artística:

• pensamento livre;

• expressividade espontânea;

• influência das teorias da psicanálise; ;

• criação de cenas irreais;

• valorização do inconsciente

 

1ª). O que o movimento artístico Surrealismo representava?



2ª). O que o Surrealismo possibilitava aos artistas?



3ª). Além das artes plásticas, quais foram as outras linguagens artísticas abrangidas pelo Surrealismo?

4º) Siga o roteiro: Imagine que você vive em um mundo que está sendo atacado por um vírus terrível, não é difícil imaginar não é, o nome dele é corona vírus. A humanidade consegue vencê-lo, e ele se transformou em um super gênio chamado Coronga. Todas as pessoas agora passarão por uma mutação, todos se transformarão em animais. Porém será uma mistura de três animais (pode usar também seres mitológicos). Quando o super gênio bater a sua porta você terá que dizer a ele quais os três animais que você quer se transformar e por que. Agora vamos transferir essa idéia para o papel. Não esqueça de fazer um fundo para este seu super animal, lembre-se que aqui a imaginação é livre.

 Ah e não esqueça também das características do s animais escolhidos. Veja no exemplo que deixei.

Exemplos para inspirar, não vale copiar


Boa   Páscoa!


MARÍCIA- ARTES (8º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 8º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 07/04/2021 de 14h - 15h) 


ASSUNTO: ESTILOS MUSICAIS ( SERTANEJO )

 


     O subgênero musical “sertanejo” é totalmente brasileiro. Na verdade, o sertanejo é uma variação ou uma “urbanização”, se é que podemos assim dizer, da música caipira, onde são utilizados instrumentos artesanais e típicos do Brasil-colônia, como a viola, o acordeão e a gaita, algo voltado para o público extremamente rural do Brasil.

     O sertanejo se caracteriza pela melodia simples e melancólica das músicas, bem semelhante à música caipira, talvez um pouco mais dançante e sem dúvida, mais urbana. Enquanto a música caipira tinha uma temática baseada na vida do campo, os sertanejos mudaram essa temática para agradar o grande público das cidades, adotando temas como amor e traição. Ocorreu o cuidado particular em se evitar o termo “caipira”, visto com preconceito por grande parte da população.

     A partir de 1980, houve no Brasil uma grande exploração comercial da música sertaneja, começando com Chitãozinho & Xororó e Leandro & Leonardo, passando posteriormente para uma grande quantidade de duplas, tendo seu auge entre os anos de 1988 e 1990.

     Após esse período, a música sertaneja começou a “esfriar” devido ao destaque dado na mídia à outros estilos musicais, como pop e funk, porém sempre continuou bastante presente na região centro-sul do Brasil. Por volta dos anos 2000, a música sertaneja conquistou novo destaque na mídia através do amplo espaço cedido à nova geração de duplas, como Bruno & Marrone, Edson & Hudson, etc.

      Esse gênero musical se segmentou em diversos tipos: 

Sertanejo raiz (ou música caipira)

https://www.youtube.com/watch?v=YWQ7zxEiWGA

Sertanejo romântico

https://www.youtube.com/watch?v=etHo9ZOGgdY

Sertanejo dançante

https://www.youtube.com/watch?v=I9d5udUqTF0

Sertanejo universitário

https://www.youtube.com/watch?v=pKKCcI9m3jQ

 

ATIVIDADE

1- Pesquise o nome de cantores ou duplas sertanejas que fizeram sucesso no passado.

2-Escolha uma música de um desses artistas para apresentar na aula de Artes.

3 – Você e sua família curtiram alguma "live" sertaneja nestes dias de isolamento social? Qual(is)?



ANDREA- ARTES (9º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 9º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 07/04/2021 de 13h - 14h) 


ASSUNTO: ESTILOS MUSICAIS ( SERTANEJO )

 


     O subgênero musical “sertanejo” é totalmente brasileiro. Na verdade, o sertanejo é uma variação ou uma “urbanização”, se é que podemos assim dizer, da música caipira, onde são utilizados instrumentos artesanais e típicos do Brasil-colônia, como a viola, o acordeão e a gaita, algo voltado para o público extremamente rural do Brasil.

     O sertanejo se caracteriza pela melodia simples e melancólica das músicas, bem semelhante à música caipira, talvez um pouco mais dançante e sem dúvida, mais urbana. Enquanto a música caipira tinha uma temática baseada na vida do campo, os sertanejos mudaram essa temática para agradar o grande público das cidades, adotando temas como amor e traição. Ocorreu o cuidado particular em se evitar o termo “caipira”, visto com preconceito por grande parte da população.

     A partir de 1980, houve no Brasil uma grande exploração comercial da música sertaneja, começando com Chitãozinho & Xororó e Leandro & Leonardo, passando posteriormente para uma grande quantidade de duplas, tendo seu auge entre os anos de 1988 e 1990.

     Após esse período, a música sertaneja começou a “esfriar” devido ao destaque dado na mídia à outros estilos musicais, como pop e funk, porém sempre continuou bastante presente na região centro-sul do Brasil. Por volta dos anos 2000, a música sertaneja conquistou novo destaque na mídia através do amplo espaço cedido à nova geração de duplas, como Bruno & Marrone, Edson & Hudson, etc.

      Esse gênero musical se segmentou em diversos tipos: 

Sertanejo raiz (ou música caipira)

https://www.youtube.com/watch?v=YWQ7zxEiWGA

Sertanejo romântico

https://www.youtube.com/watch?v=etHo9ZOGgdY

Sertanejo dançante

https://www.youtube.com/watch?v=I9d5udUqTF0

Sertanejo universitário

https://www.youtube.com/watch?v=pKKCcI9m3jQ

 

ATIVIDADE

1- Pesquise o nome de cantores ou duplas sertanejas que fizeram sucesso no passado.

2-Escolha uma música de um desses artistas para apresentar na aula de Artes.

3 – Você e sua família curtiram alguma "live" sertaneja nestes dias de isolamento social? Qual(is)?





______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------




AULAS DE QUINTA-FEIRA


AMORIM - MATEMÁTICA



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/04/2021 às 9h - 11h) 


Assunto: SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL - ORIGEM E QUADRO DE VALORES/ LEITURA/ VA/ VR.


Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo

Vídeo - https://youtu.be/29bqY2SAmOg


Questionário: 

1) QUAIS OS VALORES RELATIVOS DE 8 NO NÚMERO 7985 E 786956?


2) QUANTO VALE A SOMA DOS VALORES RELATIVOS DE 7 NOS NÚMEROS 98764 E 98676?


3) QUAL É A SOMA DOS VALORES ABSOLUTOS DE 5399? E QUAL E A LEITURA DO NÚMERO 5399?


4) QUANTO VALE A SOMA DOS VALORES RELATIVOS DE 3 E DE 4 NO NÚMERO 398456?







ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/04/2021 às 13h - 15h


ASSUNTO:  NÚMEROS PRIMOS E COMPOSTOS


Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo

Vídeo - https://youtu.be/2ksupWwC020


Questionário: 

1) QUAL É A SOMA DOS DIVISORES PRIMOS DE 55?


2) QUAL É A SOMA DOS DIVISORES COMPOSTOS DE 56?


3) QUAIS OS NÚMEROS PRIMOS ENTRE 55 E 70?


4) QUAL É A SOMA DOS DIVISORES COMPOSTOS DE 52?




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


TADEU - MATEMÁTICA



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/04/2021 às 09h - 11h) 



Assista ao vídeo clicando no link a seguir:  https://youtu.be/Fmm8X-GopxU



Agora resolva o exercício da imagem abaixo:









ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/04/2021 às 13h - 15h)


Assista ao vídeo clicando no link a seguir:  



Agora resolva o exercício da imagem abaixo:







______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



EUGÊNIO - HISTÓRIA



ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A e B 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/04/2021 às 13h - 14h)


Conteúdo: Primeiros habitantes da América

Veja as explicações acessando os links:

https://www.youtube.com/watch?v=LCgZXagFS6Q

 

1) Observe bem o mapa:


 

Segundo a teoria da rota 1, os primeiros humanos partiram da ___________ para a América, atravessando  o Estreito de ____________, .

A rota 2 mostra que os primeiros humanos partiram da ____________ atravessando o Oceano______________.

 

a) Ásia, Bering./Oceania, Pacífico.

b) África, Dardanelos./Europa, Atlântico.

c) Europa, Gibraltar./Ásia, Índico.

 

2) O fóssil mais antigo da humanidade foi o de uma mulher que viveu há aproximadamente três milhões de anos, na África.  Os arqueólogos, que fizeram essa descoberta, deram ao esqueleto dessa mulher o nome de:

a) Larissa.

b) Luana.

c) Luzia

d) Lucy.

 

3) Em 1999, o arqueólogo Walter Neves revelou ao mundo o fóssil de uma mulher que viveu cerca de 12 mil anos onde atualmente é o interior mineiro. Que nome deram ao fóssil dessa mulher? O que o crânio dela revelou sobre a sua aparência?

 

4) Hoje conhecemos o Brasil como dono de um território de diversas belezas naturais, como florestas tropicais, mata atlântica, pantanal etc, bem diferente do período dos primeiros habitantes brasileiros. Partindo dessas informações, assinale a alternativa que relata o clima e a vegetação do período dos primeiros povoamentos.

a) O clima era úmido e quente, com florestas densas e grandes vegetações para alimentar.

b) O clima era mais seco e frio, com poucas florestas e a maior parte do território era de vegetação rasteira, cerrados e caatingas.

c) O clima era ameno e fresco, com florestas tropicais que cobriam a maior parte do território e vegetações de variadas espécies.

d) O clima era totalmente seco e quente, com florestas, animais, vegetações rasteiras e frondosas onde habitavam diversas espécies animais.





ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/04/2021 às 09h - 10h


Conteúdo: Idade Média: mudanças na Europa Feudal 

Veja as explicações acessando os links:

https://www.youtube.com/watch?v=xvTO1DTQi8c&t=126s


Apenas leia o texto abaixo para responder:

A convocação às Cruzadas

Foi durante o Concílio de Clermont-Ferrand, realizado na França, em 1095, que o papa Urbano II convocou os cristãos a organizar a primeira Cruzada com o objetivo de libertar a Terra Santa do domínio muçulmano. O texto original do discurso não se conservou; as versões conhecidas foram produzidas por cronistas europeus que estariam presentes no Concílio. O trecho a seguir faz parte da versão de Fulcher de Chartres: Deixai [seguir viagem rumo ao Oriente] para lutar contra os infiéis os que outrora combatiam impiedosamente os fiéis, em guerras particulares... Deixai [partir] os que são ladrões, para tornarem-se soldados. Deixai [viajar] aqueles que outrora se bateram contra seus irmãos e parentes, para lutarem contra os bárbaros... Deixai [participar do movimento] os que outrora foram mercenários [soldados que lutam em troca de pagamento], muito mal remunerados, para que recebam a recompensa eterna [...].

Papa Urbano II, In: HUBERMAN, Leo. História da riqueza do homem. São Paulo: Zahar, 1979. p. 28

 

Com base nas informações do documento, responda:

a) Qual “Terra Santa” estava sob domínio  muçulmanos?

b) Quais adjetivos o papa Urbano II utiliza ao se referir aos muçulmanos?

c) Na sociedade europeia medieval, a guerra era uma atividade reservada à nobreza. No entanto, de acordo com o autor do documento, o Papa fez um apelo para que deixassem os ladrões se tornar soldados. Quais as prováveis razões para Urbano II ter feito esse apelo?

d) Qual seria a “recompensa eterna” oferecida pelo papa aos mercenários que participassem das Cruzadas?

 

2) Em relação às Cruzadas, assinale a opção correta:

a) As Cruzadas ampliaram as possibilidades do comércio europeu na Ásia.

b) As Cruzadas foram financiadas unicamente com recursos da Igreja e não tinham fins comerciais.

c) As Cruzadas eram financiadas por nobres, que foram recompensados somente com títulos religiosos.

d) As Cruzadas obtiveram êxito total contra os muçulmanos, expulsando-os da Europa e da Terra Santa.

 

3) Observe uma iluminura  de uma aula ministrada  por Henrique da Alemanha na Universidade de Bolonha:


a) Qual é o sexo predominante dos alunos? O que isso revela sobre a época?

b) O que pode ser observado na terceira e na quarta fileira?

c) Quais conhecimentos eram ensinados nas universidades durante a Idade Média?

d) Destaque a importância histórica da Universidade de Bolonha.

 

 

4) A forma de contágio da principal doença que se abateu sobre a Europa durante o século XIV, a Peste Negra, foi:

a) ingestão de alimentos malconservados.

b) picada de mosquitos contaminados.

c) picada das pulgas de ratos.

d) saliva dos gatos.

 

5) Escreva  CERTO ou ERRADO ao que for fator de crise do feudalismo, no século XIV:

- a alta produção de alimentos em desvantagem para poucos consumidores.

- a instabilidade social e econômica provocada pela epidemia da Peste Negra

- a fome provocada por mudanças climáticas, pela precariedade de armazenamento de alimentos.

- a Guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra, e as revoltas camponesas e urbanas causadas pela fome e pela opressão social.

- a abundância de ouro e prata que levava a umas disputas entre senhores feudais.



ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B e C 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/04/2021 às 14h - 15h


Conteúdo: Idade Média: Revolução Industrial 

Veja as explicações acessando os links:

https://www.youtube.com/watch?v=_GDZIAM9Ygw

 

1) Apenas observe um cartaz produzido por um sindicato francês de 1914:




a) Quem são os personagens da esquerda? E os da direita?

b) O que está no centro da disputa, conforme sugere o cartaz?

c) Qual grupo você acha que ganhou a disputa? Como chegou a essa conclusão?

c) Em qual momento da história foi produzido o cartaz?

 

Observe o trecho de uma canção do  século XIX para resolver as questões seguintes:

“Em ficaremos todos

 E com firmeza juramos

 Quebrar tesouras e válvulas

 E por fogo às fábricas daninhas”.

 

2) A canção acima tem relação com um grupo surgido na Inglaterra, durante o início da Revolução Industrial conhecidos como:

a) Hooligans.   b) Black Blocs.   c) Cartistas.    d) Luditas.

 

3) Por qual razão alguns indivíduos consideravam as fábricas como “daninhas” [nocivas] a ponto de incendiá-las? Como será que os donos das fábricas e as autoridades inglesas reagiram à atitude desses indivíduos?

 

4) CERTO ou ERRADO? Se tiver errado corrija:

- a Revolução Industrial contribuiu para aumento populacional nas zonas rurais.

- a Revolução Industrial alterou a paisagem, trouxe poluição sonora, da água e do ar.

- a Revolução Industrial contribuiu para encurtar as distâncias e aproximar pessoas.

- a Revolução Industrial contribuiu para que as pessoas se tornassem mais apressadas.

- a Revolução Industrial contribui para o desenvolvimento da medicina.

 

5) Em poucas palavras, descreva como seria o mundo se não tivesse ocorrido a Revolução Industrial.




ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/04/2021 às 10h - 11h


Conteúdo: 1ª República: crise sanitária

Veja as explicações acessando os links:

https://www.youtube.com/watch?v=O1X3n2taO8o

https://www.youtube.com/watch?v=N3JcORlgZlA

 

1) De acordo com o vídeo, a primeira pandemia do século XX conhecida, como “influenza hespanhola”, ela ficou assim conhecida porque:

a) teve origem na Espanha e de lá espalhou-se para a França.

b) teve origem nos EUA mas só foi divulgada nos jornais espanhóis.

b) foi levada intencionalmente pelos estadunidenses para a Espanha.

c) teve origem na Espanha e espalhou-se para os EUA e para a Inglaterra.

 

2) Teoria de conspiração: é uma explicação simplória, baseada em suposições, portanto, não em fatos para os acontecimentos dramáticos. Dentro desse contexto, qual era suposição e qual o fato real sobre a chegada da gripe espanhola no Brasil?

 

3) Qual foi a postura do governo brasileiro diante da epidemia que havia chegado ao Brasil em 1918?

a) tratou imediatamente de impor isolamento social e quarentena.

b) mandou fazer hospitais de campanha e distribuir máscaras faciais para a população.

c) fechou os portos brasileiros para embarcações estrangeiras e começou a alertar a população pela imprensa.

c) subestimou a gripe como um resfriado comum e tentou em censurar a imprensa por levar pânico à população.

 

3) Qual é a relação da invenção da “caipirinha” com a chegada da gripe espanhola no Brasil?

 

4) Quais  as propostas sanitárias do cientista Carlos Chagas para combater a pandemia no Brasil? Elas surtiram efeito?

 



5) Observando a foto, tirada na época da pandemia de gripe espanhola, o 
que o motorista parece sugerir ao passageiro para poder entrar no ônibus?

 


 

6) Compare o Brasil de hoje, durante a pandemia do coronavírus, com a o Brasil do passado, durante a pandemia da gripe espanhola.





______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



AULAS DE SEXTA-FEIRA



GEORGE - GEOGRAFIA



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 6º ANO A e B 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/04/2021 às 09h - 10h)


1. Estudar as seis primeiras atividades para a realização de uma avaliação online através do Classroom no dia 26.03.2021


2. A respeito da representação do espaço geográfico nos mapas, avalie as proposições a seguir:

I) Os mapas são instrumentos de comunicação e servem para representar graficamente uma dada área do espaço terrestre.

II) O objetivo dos mapas e cartogramas é representar com fidelidade todas as informações presentes na superfície terrestre escolhida.

III) Os mapas temáticos recebem esse nome porque são classificados de acordo com a temática específica que pretendem representar. Assim sendo, um mapa pode ter como tema: fronteiras e limites, a distribuição da população, o modelado do relevo e outros.


Marque a opção que corresponda, na devida ordem, ao acerto ou erro de cada uma:

a) F, V, V

b) V, V, F

c) V, F, V

d) V, V, F

e) F, F, F


3. Pesquise sobre o mapa político de Maracanaú e o desenhe colorindo o seu bairro


ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/04/2021 às 10h - 11h)


1. Estudar as seis primeiras atividades para a realização de uma avaliação online através do Classroom no dia 26.03.2021


2. Pesquise sobre a Caatinga e a descreva citando aspectos como: Clima, latitude, vegetação, fauna e regime hídrico.


3. Com aproximadamente 2,8 mil quilômetros de extensão, o Rio São Francisco percorre vários estados brasileiros, em especial os nordestinos. Marque a alternativa que indica o estado onde se localiza a nascente do Rio São Francisco.

a) Minas Gerais.

b) Bahia.

c) Alagoas.

d) Amazonas.

e) Sergipe.




ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 8º ANO A, B e C 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/04/2021 às 13h - 14h)


1. Estudar as seis primeiras atividades para a realização de uma avaliação online através do Classroom no dia 26.03.2021


2. A narrativa a seguir reconstitui uma paisagem típica do Brasil. "Criei-me nos mangues lamacentos do Capibaribe cujas águas fluindo diante dos meus olhos ávidos de criança, pareciam estar sempre a me contar uma longa história. O romance das longas aventuras de suas águas descendo pelas diferentes regiões do Nordeste: pelas terras cinzentas do sertão seco, onde nasceu meu pai e de onde emigrou na seca de 77 com toda a família, e pelas terras verdes dos canaviais da zona da mata, onde nasceu minha mãe, filha de senhor de engenho. Essa era a história que me sussurrava o rio com a linguagem doce de suas águas passando assustadas pelo mar de cinza do sertão, caudalosas pelo mar verde dos canaviais infindáveis e remansosas pelo mar de lama dos mangues, até cair nos braços do mar de mar. (...) Foi assim que eu vi e senti formigar dentro de mim, a terrível descoberta da fome. Da fome de uma população inteira escravizada à angústia de encontrar o que comer". (Josué de Castro, "Homens e Caranguejos", Ed. Brasiliense, p. 18-19, 1967).

a) Descreva essa paisagem, a partir dos elementos contidos no texto.

b) Como podemos explicar a problemática da fome no Nordeste?


3. Considere os seguintes textos:

I. "As estradas que levam aos portos de Mossoró Areia Branca e Macau estão cheias de retirantes, que vão se arrastando, fugindo do calvário da sua miséria, havendo, entre esses, muitas vítimas que caem inanimadas por não suportarem as fadigas e a duração da viagem." (Jornal "A República", Rio Grande do Norte, setembro de 1903.)

II. "Metade dos municípios do Nordeste - 51,7% - está em situação emergencial por causa da seca. São 8,7 milhões de pessoas nessas áreas em estado crítico, segundo relatório da Secretaria Nacional da Defesa Civil." (Jornal "Folha de São Paulo", novembro de 1992.) A leitura dos dois textos e seus conhecimentos sobre a realidade nordestina permitem afirmar que:

a) o agravamento da seca no Nordeste é cíclico e as pesquisas federais revelam que o problema limita-se à irregularidade das chuvas e vem sendo reduzido ano a ano.

b) no início do século os problemas relacionados à seca eram muito mais graves, pois não havia ainda a ajuda governamental e a concentração das terras era muito grande.

c) a perpetuação do problema da falta de água no Nordeste tem a dupla finalidade de preservar o clientelismo e mascarar um grande problema da Região que é a má distribuição das terras.

d) o número crescente de áreas irrigadas tem permitido hoje evitar o êxodo forçado do sertanejo, como acontecia com maior frequência no início do século.

e) atualmente o problema das secas é enfrentado com muito mais seriedade que no início do século, sendo prova disto a distribuição de "cestas básicas" e a perfuração de poços nas zonas mais afetadas.


ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/04/2021 às 14h - 15h)


1. Estudar as seis primeiras atividades para a realização de uma avaliação online através do Classroom no dia 19.03.2021


2. Sob o aspecto natural, o Nordeste é a mais diversificada dentre regiões brasileiras. Os quadros agrários têm muitas de suas características subordinadas aos solos, às condições climáticas e ao relevo. Por tais razões, pode-se corretamente afirmar que:

a) nos sertões, a variação de solos é muito pequena em função de relevos aplainados, onde se estabelece um sistema de pecuária semi-intensivo

b) as serras úmidas em rochas exclusivamente sedimentares têm uma ocupação agrícola muito variada

c) o litoral úmido é domínio da Mata Atlântica e da monocultura canavieira

d) a área cacaueira, situada nos agrestes nordestinos, tem apresentado notável crescimento de produtividade agrícola.


3. No Nordeste brasileiro, formações rochosas típicas do clima semi-árido, com presença de morros residuais onde houve colaboração da erosão eólia, recebem o nome de:

a) Peneplanos

b) Mares de morros

c) Inselbergs

d) Tabuleiros

e) Trapps.



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



FELIPE - ENSINO RELIGIOSO


ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - TODAS AS TURMAS

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/04/2021 conforme os horários abaixo) 


Atenção aos horários:   6º ano: de 14h - 15h 

                                      7º ano: de 13h - 14h 

                                      8º ano: de 10h - 11h

                                      9º ano: de 09h - 10h


VÍDEO PARA TODAS AS  TURMAS 

https://www.youtube.com/watch?v=S2JgJuAQ8e4



Na aula passada vimos exemplos de intolerância religiosa. Hoje veremos mais sobre a tolerância entre as pessoas.


LEIO O TEXTO ABAIXO E DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES:

O que é tolerância?

A palavra tolerância, assim como grande parte do nosso vocabulário, deriva do latim e, nesse caso, a origem é o termo “tolerare”, que quer dizer “aceitar” ou “suportar”.

Na prática, é exatamente isso.

Tolerância tem a ver com respeitar as diferenças, sejam elas físicas, comportamentais, ideológicas ou de qualquer outra natureza.

Em um mundo no qual a convivência social é inevitável, ser tolerante é uma competência importantíssima, independentemente do meio em que se vive.

Como ser tolerante?

Ser tolerante exige ter uma mente aberta, despida de preconceitos e julgamentos, como você já deve ter percebido por aquilo que já falamos até aqui.

Buscar novos conhecimentos, por exemplo, é uma ótima forma de conhecer a tolerância, pois, assim, você consegue entender outras realidades e não fica preso apenas a ideias que defende ou nas quais acredita. A empatia, que é aquela habilidade de se colocar no lugar do outro, também é uma maneira de conseguir ser mais respeitoso com as pessoas.

Afinal, como diz o ditado popular: “Não faça para os outros o que não gostaria que fizessem para você”.

Ser tolerante exige analisar cada atitude sua, pesar cada posicionamento para não ser inflexível com alguém.

Fonte: https://www.sbcoaching.com.br/


1 - Sobre a tolerância, marque a opção correta :

a - Tolerância não tem nada a ver com empatia.

b - Ser tolerante significa ser inflexível com outras pessoas.

c - Ter empatia é uma maneira de ser respeitoso com as pessoas.

d - Tolerância tem ligação com aceitar as diferenças entre as pessoas.

2 - Vamos citar um exemplo de atitude de empatia.

3 - No video “Cortometraje sobre la tolerancia- El karma de los pájaros” , porque a

atitude dos pássaros os prejudica?

4 - Por que, segundo o texto, ser tolerante é uma competência importante?


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------





Um comentário: