AULAS DE SEGUNDA-FEIRA
ANDRÉA - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/04/2021 às 09h - 11h)
Leia os poemas a seguir para responder às questões propostas.
Atenção: escreva somente as respostas em seu caderno.
TEXTO 1
TEXTO 2
BOM DESEMPENHO!!!
Supere o obstáculo da desistência todos os dias e vença qualquer desafio.
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B, C e D.
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/04/2021 às 13h - 15h)
ASSUNTO: LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
Atenção: A atividade deve ser copiada em seu caderno.
1- Leia o cartaz de Campanha do Ministério Púbico da Bahia.
• Substitua uma sociedade por cidade e país e coloque o adjetivo justa antes e depois dos substantivos.
BOM DESEMPENHO!!!
Supere o obstáculo da desistência todos os dias e vença qualquer desafio.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
GISLENE - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/04/2021 às 9h - 10h)
Atividade sobre charges - Uso excessivo de celulares
01) A charge acima faz uma crítica bem-humorada em relação:
(A) à modernidade das relações familiares.
(B) ao comportamento autoritário da mãe em relação ao filho.
(C) ao mau funcionamento do WhatsApp.
(D) ao uso excessivo do WhatsApp como substituto do contato pessoal.
(E) à cobrança exagerada da mãe quanto ao uso do smartphone pelo filho.
02) Que sentimentos revelam os gestos do filho e da mãe?
03) Que outras expressões poderiam ter sido usadas pela mãe para expressar esse sentimento?
04) Que termos na fala do filho são próprios da linguagem virtual?
05) A que substantivos eles estão se referindo?
06) O que as duas charges têm em comum? Comente:
“Grandes vitórias exigem grande dedicação “.
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/04/2021 às 10h - 11h)
Leia atentamente a tirinha abaixo e responda sobre ela:
1) Qual é o tema abordado na tirinha?
2) Que incoerência ela traz? Por quê?
3) O que gera humor na história? Explique:
Observe o texto abaixo
04) Copie do cartaz um estrangeirismo, mencionando que palavra da nossa língua poderia substituí-la:
05) Qual o objetivo principal do texto: informar o leitor ou convencê-lo? Justifique sua resposta
06) O que as queimadas têm a ver com a fala do menino?
07) Que crítica a charge apresenta? Comente:
“Grandes vitórias exigem grande dedicação"
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
RONMICY - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/04/2021 às 13h - 14h)
TEMA: Ginástica competitiva " Acrobacia ".
Objetivo: Repassar aos alunos, a importância da ginástica competitiva acrobática e suas características.
Acrobacias são movimentos de destreza corporal comuns em circos. Quem executa a acrobacia é o acrobata. Elementos como o trapézio, pêndulos e outros tipos de balanços com alta altitude são utilizados para transformar a Acrobacia em um número de circo mais emocionante, muito mais.
História
Teve origem no ano de 1500 d.C., refere as bases dos seus fundamentos aos espetáculos da Antiga Grécia. "Akrobatos", palavra que define Acrobata, exprime-se na sua forma mais simples por "Akros", ou seja, aquele que dançava e fazia jogos de equilíbrio nas mãos e nos pés. A palavra Ginástica, também vem do grego “Gymnastiké” e significa a “Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade". A ginástica faz parte da história humana desde os princípios quando o homem começou a organizar-se em civilizações e começou pela primeira vez a estruturar a atividade física ao invés de simplesmente praticá-la naturalmente para a sobrevivência. É fácil de constatar que estava precisamente ligada ao treino militar, mas também com caráter religioso.
O que é?
A ginástica acrobática é um desporto relativamente recente, em que se realizam séries coreográficas acompanhadas de música, em pares ou em grupo.
Há dois elementos principais na acrobacia desportiva. Eles são: o equilíbrio e o tempo, e os acrobatas executam esses elementos – juntamente com a coreografia (musical), acrobacias e elementos de ginástica - em uma área de piso elástico, que pode ser de 12 m x 12 m. O equilíbrio é exatamente o que a palavra significa. Uma pessoa - conhecida como a base - assume uma posição (pode ser qualquer posição ou uma na qual ela é segura.pelas outras) e outra pessoa - conhecida como o volante - mantém uma posição de equilíbrio sobre a base. Essa posição de equilíbrio pode ser uma posição de parada, sobre os ombros da base até uma parada de uma mão, sobre o braço da base. Esse tipo de movimento exige um alto grau de controlo, estabilidade e força muscular de ambos os executantes. Além disso, o volante deve confiar na sua base. Os acrobatas considerados mais habilidosos têm a oportunidade de executar uma rotina combinada – uma mistura de equilíbrio e tempo – por exemplo, para mostrar quem é o melhor competidor.
Questionário
1. O que você entende por ginástica acrobática?
2. Quais os elementos principais da ginástica acrobática desportiva?
Boa sorte...Obrigado
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE TERÇA-FEIRA
FRÓES - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/04/2021 às 10h - 11h)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
IDELFONSO - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/04/2021 às 13h - 14h)
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir:
Vídeo 1 - https://youtu.be/-TJsGu5KcOk
Atividades de ciências 6º ano.
TEMA: Metabolismo, ciclo de vida e resposta a estímulos.
1) Diga o que é metabolismo?
2) Faça a diferença entre seres vivos:
a) Aeróbios.
b) Anaeróbios.
3) Quais são as etapas do ciclo de vida?
4) Quais são as formas de reprodução dos seres vivos?
5) O que é fecundação?
6) Quais são os estímulos do ambiente?
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/04/2021 às 10h - 11h)
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/28VG9gWTSJE
Atividade de ciências 7º ano.
TEMA: Absorção é digestão dos nutrientes.
1) Como se classificam os nutrientes e por quem são representados?
2) Faça a diferença entre:
a) Digestão.
b) Absorção.
3) Quais as funções das enzimas?
4) Qual enzima digestiva está presente na saliva? QUAL a sua função?
5) Diga o que é péssima?
6) Quem produz a bile? É qual a função dela?
7) O que ocorre no intestino grosso?
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/04/2021 às 09h - 10h)
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/upTvH4FqLUw
Atividade de ciências 9º ano.
Tema 2: Ondas sonoras.
1) O que são ondas sonoras?
2) O que permite a altura do som?
3) Diferencie o som grave do agudo.
4) O que é o espectro sonoro?
5) De acordo com o espectro sonoro conceitue e dê valores:
a) Ultra-som.
b) Sons audíveis.
c) Infra-som.
6) Faça uma pesquisa sobre:
a) Qual o aparelho usado para medir a intensidade sonora?
b) Como é utilizado o ultrassom na medicina?
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
MARÍCIA - INGLÊS
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/04/2021 de 09h - 10h)
Hello!!!
Hoje você vai testar seus
conhecimentos. É dia de QUIZ AVALIATIVO!!!
Nós já estudamos sobre “HUMAN
BODY”. Portanto, nossa atividade avaliativa, será sobre esse assunto. Estude
antes de realizá-la, ok?
Ao final do quiz, as respostas
irão direto para meu e-mail e eu, sua professora de Inglês, terá acesso ao dia,
hora do acesso, assim como , da sua nota. Então, capriche!
QUIZ: https://forms.gle/XyGDRoEUXGVh4cjo6
Temos também um joguinho super
legal, para você aprimorar seus conhecimentos.
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/04/2021 de 14h - 15h)
ASSUNTO: ANIMALS
METODOLOGIA: VIDEO AULA - CLIQUE NO LINK ABAIXO
TAMBÉM TEM A MÚSICA!!! CLIQUE NO LINK ABAIXO
ATIVIDADE:
Escreva os nomes dos animais , em Inglês.
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/04/2021 de 13h - 14h)
Hello!!!
Hoje você vai testar seus
conhecimentos. É dia de QUIZ AVALIATIVO!!!
Nós já estudamos sobre
“COMPARATIVE ADJETIVES”. Portanto, nossa atividade avaliativa, será sobre esse
assunto gramaticaL. Estude antes de realizá-la, ok?
Ao final do quiz, as respostas irão
direto para meu e-mail e eu, sua professora de Inglês, terá acesso ao dia, hora
do acesso, assim como , da sua nota. Então, capriche!
QUIZ: https://forms.gle/nsLPD4my1vVJbgAQ8
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/04/2021 de 10h - 11h)
ASSUNTO: BEING TEEN ( SER ADOLESCENTE) - CONTINUAÇÃO
VAMOS HOJE, RETOMAR NOOSA AULA SOBRE “ADOLESCÊNCIAS”.
Metodologia: leitura do livro didático
Leia o trecho do livreto educativo: “ BUSY BODIES” e interprete -o, pois conversaremos sobre ele no nosso encontro do GOOGLE MEET.
OBSERVE AS IMAGENS DA PÁGINA 36 E RESPONDA AS QUESTÕES A, B, C, D,E
2. Leia e traduza o texto:
Os alunos que tem nome com letra inicial A até G -- Deverá traduzir as 9 primeiras linhas.
Os alunos que tem nomes iniciados com as letras H até o N - Traduzir da linha 10 até a 22.
Os alunos de nomes iniciados com as letras O até S - Traduzir da linha 23 até a 33.
Os alunos de nomes iniciados com as letras T até Z - Traduzir da linha 33 até 42( final).
NÃO DEIXE DE FAZER A 2ª QUESTÃO, DESSA VEZ. LEMBRE-SE DO QUE CONVERSAMOS NA NOSSA ÚLTIMA AULA.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUARTA-FEIRA
RAFAEL - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 28/04/2021 às 10h - 11h)
Assunto: Jogos Olímpicos.
Conteúdo: Histórico dos Jogos Olímpicos.
Objetivo: Conhecer os Jogos Olímpicos numa perspectiva histórica.
Conteúdo/teórico.
Vídeo: https://youtu.be/KlsBpNIbvo0
Atividade 1.
1 - Durante o vídeo o aluno deverá criar uma linha do tempo sobre os Jogos Olímpicos.
2- Destacar o que mais lhe chamou atenção durante a retrospectiva histórica.
3 - Relatar fatos históricos acompanhados em edições anteriores, esportes que você mais gosta, recordes, medalhistas e outras curiosidades pertinentes.
Citação
“A solução não cai do céu. Mas minha força vem de lá.”
Rafaela Silva, judoca pelo Brasil.
Sugestão: Atividade 2 (bônus)
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 28/04/2021 às 13h - 14h)
Assunto: Jogos Olímpicos.
Conteúdo: Histórico dos Jogos Olímpicos.
Objetivo: Conhecer os Jogos Olímpicos numa perspectiva histórica.
Conteúdo/teórico.
Vídeo: https://youtu.be/KlsBpNIbvo0
Atividade 1.
1 - Durante o vídeo o aluno deverá criar uma linha do tempo sobre os Jogos Olímpicos.
2- Destacar o que mais lhe chamou atenção durante a retrospectiva histórica.
3 - Relatar fatos históricos acompanhados em edições anteriores, esportes que você mais gosta, recordes, medalhistas e outras curiosidades pertinentes.
Citação
“Você não pode colocar um limite em nada. Quanto mais você sonha, mais longe você chega.” Michael Phelps, nadador pelos Estados Unidos.
Sugestão: Atividade 2 (bônus)
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 28/04/2021 às 09h - 10h)
Assunto: Jogos Olímpicos.
Conteúdo: Histórico dos Jogos Olímpicos.
Objetivo: Conhecer os Jogos Olímpicos numa perspectiva histórica.
Conteúdo/teórico.
Vídeo: https://youtu.be/KlsBpNIbvo0
Atividade 1.
1 - Durante o vídeo o aluno deverá criar uma linha do tempo sobre os Jogos Olímpicos.
2- Destacar o que mais lhe chamou atenção durante a retrospectiva histórica.
3 - Relatar fatos históricos acompanhados em edições anteriores, esportes que você mais gosta, recordes, medalhistas e outras curiosidades pertinentes.
Citação
“Sempre há limites. Eu não conheço os meus.” Usain Bolt, velocista pela Jamaica
Sugestão: Atividade 2 (bônus)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
GISLENE - ARTES (6º e 7º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 6º e 7º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 28/04/2021 de 09h - 10h)
Atividade sobre Surrealismo / Modernismo
"Em uma ilha deserta, foi encontrada uma criatura bem estranha: uma árvore humanoide.
Sua cabeça é um triângulo com três olhos e seu cabelo é a copa de uma árvore. No meio das folhas, podemos ver vários tipos de frutas. A criatura não tem nariz, não tem boca, mas tem um grande bigode.
Do seu tronco saem seis braços em forma de galhos e na ponta de cada braço, um olho.
Ela estava dentro de um aquário."
Aqui alguns exemplos beeeeeem interessantes...
Gostou dos exemplos?
Agora é a sua vez. Que tal criar sua criatura estranha (uma árvore humanoide).
OBS: Siga as orientações acima, considerando as características citadas para produzir a criatura. Deixe a criatividade rolar.
MARÍCIA- ARTES (8º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 8º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 28/04/2021 de 14h - 15h)
2a. Conexão: COOPERAÇÃO PARA COMPREENDER E ATUAR NO MUNDO🌎
Dia 19 de abril , comemoramos o dia do índio, povo no qual, nós somos descendentes. E aqui em Maracanaú, há muitos indígenas , inclusive uma reserva . Veja um pouco dessa história no vídeo.

Pitaguary é a auto-denominação do povo indígena que vive ao pé da serra entre os municípios cearenses de Maracanaú, Pacatuba e Maranguape.
Assista o vídeo e se inspire: https://youtu.be/HayXK3qmB88
Roda de oração antes de inciar o Toré Pitaguary. Foto: Joceny Pinheiro, Março 2006, Maracanaú-CE
Faça uma pesquisa sobre o Povo Pitaguary e sua história. Faça um pequeno resumo e crie uma pintura retratando o que ficou mais forte para você( o que mais te tocou).
Sugestão de fonte de pesquisa: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Pitaguary
ANDREA- ARTES (9º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 9º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 28/04/2021 de 13h - 14h)
2a. Conexão: COOPERAÇÃO PARA COMPREENDER E ATUAR NO MUNDO🌎
Dia 19 de abril , comemoramos o dia do índio, povo no qual, nós somos descendentes. E aqui em Maracanaú, há muitos indígenas , inclusive uma reserva . Veja um pouco dessa história no vídeo.

Pitaguary é a auto-denominação do povo indígena que vive ao pé da serra entre os municípios cearenses de Maracanaú, Pacatuba e Maranguape.
Assista o vídeo e se inspire: https://youtu.be/HayXK3qmB88
Roda de oração antes de inciar o Toré Pitaguary. Foto: Joceny Pinheiro, Março 2006, Maracanaú-CE
Faça uma pesquisa sobre o Povo Pitaguary e sua história. Faça um pequeno resumo e crie uma pintura retratando o que ficou mais forte para você( o que mais te tocou).
Sugestão de fonte de pesquisa: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Pitaguary
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUINTA-FEIRA
AMORIM - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/04/2021 às 9h - 11h)
Assunto: SOMA E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS
Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo
Vídeo - https://youtu.be/UFt8nYqmwbg
Questionário:
1) PARA PINTAR UM PRÉDIO FORAM USADOS 238 L DE TINTA VERDE E 427 L DE TINTA AZUL. NESSAS CONDIÇÕES QUANTOS L(LITROS) FORAM GASTOS NO TOTAL?
2) NO MESMO EDIFÍCIO ACRESCERAM- SE 30 L DE TINTA VERMELHA E DIMINUÍRAM - SE 4L DA MESMA TINTA, VERMELHA, NO CASO. QUANTOS L(LITROS) FORAM GASTOS NESSA SITUAÇÃO?
3) UM RAPAZ FOI CASAR E OBSERVOU QUE OS GASTOS DARIAM R$ 18000, 00. MAS SEU PAI O AJUDOU COM UMA QUANTIA DE R$ 2580, 00. QUANTO O RAPAZ TEVE QUE COLOCAR DE SEU BOLSO?
4) ARME E EFETUE:
A) 1254 + 376 + 27
B) 1324 - 57
C) 12390 - 41 - 28
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/04/2021 às 13h - 15h)
ASSUNTO: MMC DE DOIS NÚMEROS
Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo
Vídeo - https://youtu.be/7nnM5len75E
Questionário:
1) Juscelino FEZ UMA CONTAGEM DE 12 EM 12 A PARTIR DO ZERO E Pedrosa FEZ OUTRA DE 24 EM 24. QUAL FOI O MENOR MÚLTIPLO COMUM DIFERENTE DE ZERO?
2) QUAL É A SOMA DOS DIVISORES COMPOSTOS DO MMC(24;12)?
3) QUANTO VALE O MMC(20; 30; 60)?
4) CALCULE:
A) MMC (14: 28; 56)
B) MMC(30; 60; 90)
C) MMC (50; 100; 500)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
TADEU - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/04/2021 às 09h - 11h)
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/04/2021 às 13h - 15h)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
EUGÊNIO - HISTÓRIA
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/04/2021 às 13h - 14h)
Conteúdo:
Primeiros habitantes da América
Veja
as explicações acessando os links:
https://www.youtube.com/watch?v=6emHEkYCLOU
https://www.youtube.com/watch?v=Gr_uYWAK3ts
1) Cada número
corresponde a uma letra. Com base nisto, descubra as principais palavras
que tem relação com o Egito Antigo.
*1-6-18-9-3-1 =
*14-9-12-15 =
*4-5-19-20-15 =
*16-1-16-9-18-15 =
*8-21-13-21-19 =
Agora que você descobriu as palavras, forme uma única frase com elas.
2) Apenas leia com atenção o texto e observe a imagem para depois escrever e
responder as questões:
Não resta dúvida que sem água não existe vida e muito menos civilização. O Egito é um exemplo disso. Localizado na região do Saara, a vida ali só foi possível graças às águas do Nilo que acabou atraindo populações que passaram a viver nas suas margens, plantando, criando animais, pescando a até mesmo fazendo do rio o caminho de onde partiam em embarcações para fazerem trocas comerciais. A água era (e é) tão importante que antes mesmo que houvesse o Egito de “uma terra só”, existiam pequenas comunidades agrícolas, chamadas “nomos”. Estas comunidades se multiplicaram e viraram dois reinos rivais: o Reino do Alto Egito, onde o rei usava coroa branca e tinha a vantagem de terras produtivas; isto acabou estimulando a cobiça de Nemés, rei do Baixo Egito. Entre a coroa branca e a coroa vermelha, a última saiu vitoriosa na guerra e, de dois, o Egito se tornou um reino único, unificado.
a) Mencione os tipos de atividades econômicas que
dependiam do Nilo.
b) Qual era a cor da coroa que identificava o reino
do Alto Egito e a do Baixo Egito? Por
que esses dois reinos sempre estavam em guerra?
c) Qual é o momento da história do Egito que a
coroa de duas cores está representando? E qual é o nome do rei que está
relacionado a esse mesmo acontecimento e que acabou se tornando o primeiro
faraó?
d) Antes do Egito ser governado por uma única
autoridade o território era dividido em “nomos”. O que eram os “nomos”?
3) Veja os seguintes acontecimentos da história
egípcia e depois escreva se isto aconteceu durante o ANTIGO IMPÉRIO, MÉDIO
IMPÉRIO ou NOVO IMPÉRIO
*construção das primeiras pirâmides, mas os administradores
dos nomos ameaçavam o poder do faraó.
*o faraó destrói seus inimigos, conquista e anexa a
região da Núbia, uma região rica em ouro mas o Egito recebe milhares de hebreus
e é invadido pelos hicsos.
*os hicsos foram expulsos do Egito e com as mesmas
técnicas dos invasores, os egípcios conquistam povos vizinhos e os obrigaram a
pagar tributos em ouro e em escravos.
*o Egito entrou em decadência após uma série de
invasões promovidas por povos estrangeiros (assírios, macedônios e romanos)
4) Descubra pela descrição quem é quem na sociedade
egípcia antiga:
a) sou o rei e também o dono de todas as terras do
Egito e as pessoas deviam me obedecer com um deus:
b) sou o comandante da arrecadação de impostos, da
polícia e da Justiça e também sou o representante do rei:
c) sou um importante funcionário do governo e a
minha função é registrar os impostos arrecadados, a quantidade de animais e de
colheitas:
d) sou administrador dos templos onde realizo
cerimônias religiosas e também o embalsamento de cadáveres para serem sepultados:
e) somos a maioria da população egípcia; plantamos,
criamos animais e o governo exige de nós que entreguemos uma parte da produção
e quando termina a colheita exige também que trabalhemos para ele fazendo
estradas, monumentos, entre outras coisas:
f) somos estrangeiros e fomos capturados no nosso
país e levado ao Egito para trabalhar forçado para os ricos de lá:
5) Pesquise para a responder as seguintes questões?
a) O que estava ocorrendo na terra dos hebreus que
os levaram a migrar para o Egito?
b) O que explica os 170 anos de dominação dos
hicsos no Egito?
***
Curiosidades
sobre o Egito Antigo (apenas leia)
*A escrita egípcia era uma mistura de desenhos para
transmitir ideias, e também de sinais para representar sons da fala. Portanto,
escrever e ler eram uma “arte” de prestígio social para poucos indivíduos,
enquanto a grande maioria da população era analfabeta.
*Os egípcios eram extremamente religiosos e
adoravam mais de 1.400 deuses e deusas. A religião estava presente em tudo: na
forma de ver a vida até nas construções públicas.
*Os gatos ocupavam o 1º lugar como animais de
estimação. De tão queridos, muitos donos
achavam que podiam tê-los no mundo dos mortos. Para isso, os gatos eram
sacrificados e mumificados, pela família do morto, e colocados junto ao caixão
do dono.
* Sepultar uma pessoa demorava 70 dias em razão do
processo de mumificação que consistia em remover o cérebro do defunto pelas
narinas, com o uso de varetas metálicas, remoção e conservação de órgãos
importantes (coração, fígado, rins) e desidratação do corpo com sais.
* de tanto mexerem com cadáveres, os sacerdotes
egípcios acabaram contribuindo para a Medicina moderna, ao conhecer detalhes
sobre a estrutura do corpo humano.
*a observação das cheias do Nilo e a época em que
as aguas dele baixavam, para poder plantar, levou os antigos egípcios a
desenvolverem o calendário.
*os egípcios foram os primeiros a criarem o papel a
partir do papiro, uma planta muito comum que nasce nas margens do Nilo.
*Os reis do Egito gostavam de fazer obras e
monumentos enormes só para serem vaidosamente lembrados depois de mortos.
* as pirâmides eram túmulos-monumentos feitos para
sepultar o rei do Egito. A maior e a
mais altas delas foi construída pelo faraó Quéops. Ela mede 146 metros de
altura e equivale e a um prédio de 40 andares
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/04/2021 às 09h - 10h)
Conteúdo:
Renascimento e Humanismo
Veja
as explicações acessando os links:
https://www.youtube.com/watch?v=rCG-UkbBie4
https://www.youtube.com/watch?v=gM-6WbyyBG0
1) Em qual contexto surgiu o Renascimento Cultural?
a) surgiu durante as invasões bárbaras ao Império
Romano Ocidental
b) surgiu durante a queda do Império Romano
Oriental.
c) surgiu durante as guerras camponesas e as
Cruzadas.
d) surgiu durante o renascimento cultural e urbano
europeu.
2) Apenas leia e depois responda:
Conceito
e Preconceito
Renascimento foi o nome que os
renascentistas deram à época vivida por eles e considerada como uma ruptura com
a época anterior, a Idade Média, que eles chamavam de "Idade das
Trevas", "longa noite dos mil anos".
Os renascentistas acreditavam que, ao desconsiderar
a arte e o conhecimento produzidos na Idade Média e revalorizar as obras
greco-romanas da Antiguidade, estavam fazendo renascer a cultura. Daí o nome Renascimento.
Hoje, a maioria dos historiadores
já não aceita essa visão preconceituosa; o Renascimento, por sua vez, já não é
visto apenas como ruptura, mas também como continuidade da arte e do conhecimento
produzidos na Idade Média.
a) Segundo o texto, a quem se deve a ideia de que a
Idade Média foi a Idade das Trevas? E o que explica isso?
b) Qual foi a origem do nome Renascimento?
c) Como o Renascimento é visto pelos historiadores
atuais?
d) Vimos que a expressão Idade das Trevas, usada
pelos renascentistas para se referirem à Idade Média, é um indício de forte
preconceito em relação às pessoas que viveram na época anterior à deles.
Pesquise expressões preconceituosas usadas hoje no dia-a-dia e comente-as.
3) Complete:
No final da Idade Média, nas cidades da _________,
e entre as pessoas da classe _________, surgiu um movimento artístico,
literário e científico que passou a ser chamado de ___________ porque os seus
integrantes diziam que estavam “renascendo” as artes da __________ e da
__________ Antiga.
4) Associe a primeira com a segunda coluna:
(1) antropocentrismo
(2) hedonismo
(3) racionalismo
(4) individualismo
(5) Heliocentrismo
(6) Prensa móvel.
___ o homem como o centro de tudo.
___ o uso da razão para explicar as coisas.
___ a valorização dos prazeres, das boas sensações.
___ a valorização do talento individual, pessoal.
___ o Sol como centro do sistema planetário.
___ imprimia livro e expandiu as ideias
renascentistas.
5) Os ricos incentivadores das artes e das
ciências, durante o Renascimento, ficaram conhecidos como:
a) patrocinadores.
b) mecenas.
c) curadores.
d) filantropos.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/04/2021 às 14h - 15h)
Conteúdo: Idade Média: Revolução Francesa
Veja as explicações acessando os links:
https://www.youtube.com/watch?v=_46qYt8cETc
https://www.youtube.com/watch?v=tDzB87R2tEg
1) Quando o movimento revolucionário iniciou-se, a
ação do povo logo se voltou contra a nobreza e, em especial, contra o rei e o seu
estilo de vida luxuoso. Quem era o rei da França durante a Revolução?
a) Luís XIV.
b) Luís XV.
c) Luís XVI.
d) Luís XVII.
2) Em 1791, foi aprovada uma constituição para a
França. Sobre esta mesma constituição, veja o que é verdade (F) ou falso (F) e,
neste caso, corrija:
___ clérigos e nobres perderam privilégios.
___o rei perdeu o poder de fazer e de aprovar leis.
___o voto se tornou universal, ou seja, só os ricos
podiam votar.
___ camponeses, operários, burgueses e mulheres não
podiam votar.
3) Em 1792, a Convenção Nacional aprovou uma nova
constituição que, entre outras coisas, a França deixava de ser
monarquia para ser República. Dentro desse contexto, o rei da França,
tentando fugir do país, foi preso sob a acusação de ser um “traidor da pátria”.
Qual foi o crime praticado pelo rei e qual foi tipo de sentença ele recebeu?
4) Nas seguintes descrições, identifique e depois
escreva o nome de cada partido que integrava a Assembleia Nacional durante a
Revolução Francesa:
-representavam os interesses da pequena burguesia e
defendiam: governo forte, voto universal e participação popular nas decisões
políticas. Sentavam-se à esquerda.
-representavam os interesses da alta burguesia e
defendiam: voto censitário, propriedade privada e a não-participação popular
nas decisões política. Sentavam-se à direita.
-representavam a burguesia financeira. Conforme
suas conveniências imediatas, mudavam de posição constantemente, sempre
apoiando quem estava no poder. Sentavam-se no centro.
5) Por que apesar das medidas populares, o governo
de Robespierre perdeu apoio do povo e ficou conhecido o “Período do Terror”?
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/04/2021 às 10h - 11h)
Conteúdo:
A Era Vargas
Veja
as explicações acessando os links:
https://www.youtube.com/watch?v=DL9llZP4a6k
https://www.youtube.com/watch?v=o3TeSroEL8E
1) Qual foi partido político que lançou Getúlio
Vargas e João Pessoa como candidatos à Presidente da República?
a) Partido Republicano
Rio-Grandense.
b) Partido Republico Paulista.
c) Aliança Pelo Brasil.
d) Aliança Liberal.
2) Entre as
promessas de campanha da chapa Getúlio-João Pessoa há uma que está errada e
deve ser marcada e depois corrigida:
- voto secreto.
- leis trabalhistas.
- incentivo à agricultura.
- anistia aos tenentes rebelados.
3) Complete:
*Durante o Governo ____________, os paulistas, em
1932, pegaram em armas contra Vargas porque este substituiu os governadores
estaduais por _____________ e exigiam uma nova ____________ para o Brasil. Esse
episódio ficou conhecido como __________________.
4) Os paulistas foram militarmente derrotados mas
acabaram pressionando Vargas a apresentar uma nova constituição que foi
aprovada em 1934. Destaque os principais mudanças introduzidas por essa mesma
constituição.
5) O
conturbado contexto internacional do período entreguerras refletia-se no
Brasil. Duas organizações, ideologicamente antagônicas, surgiram nesse período:
a Aliança Nacional Libertadora(ANL) e a Ação Integralista Brasileira(AIB).
Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª, em
seguida assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(1) AIB ( )
Principal organização fascista brasileira.
(2) ANL ( )
O seu lema era “Pão, Terra e Liberdade”.
( ) O seu líder era Plínio Salgado que admirava Mussolini.
( )
Defendia o comunismo e era liderado por Luís Carlos Prestes.
( )
O seu lema era “Deus, Pátria e Família”.
a) 2, 1, 2, 1, 2.
b) 1, 2, 1, 2, 1.
c) 1, 1, 1, 2, 2.
d) 2, 2, 2, 1, 1.
6) A tentativa frustrada de alguns militares
comunistas para derrubar Getúlio Vargas, em 1935, ficou conhecida como:
a) Plano Cohen.
b) Intentona Comunista.
c) Campanha Civilista.
d) Revolta dos 18 do Forte de Copacabana.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE SEXTA-FEIRA
GEORGE - GEOGRAFIA
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA - TODAS AS TURMAS
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 30/04/2021)
Atenção aos horários: 6º ano: de 09h - 10h
7º ano: de 10h - 11h
8º ano: de 13h - 14h
9º ano: de 14h - 15h
1. O brilho de uma estrela
depende da distância dela até nós, tal qual uma lâmpada, que quando próxima
brilha mais do que quando longe. A potência da lâmpada é sempre a mesma, não
importa se está perto ou longe da gente. A potência de uma estrela, chamada de
luminosidade pelos astrônomos, também não depende da distância, mas,
certamente, deve depender de outras características da estrela.
Pergunta 1) Coloque F para falso ou V para verdadeiro nas afirmações
abaixo.
a) ( ) A luminosidade da estrela deve depender do seu volume.
b) ( ) A luminosidade da estrela deve depender da distância dela até a
Terra.
c) ( ) A luminosidade da estrela deve depender da temperatura da
superfície dela.
d) ( ) A luminosidade da estrela não deve depender nem da temperatura
nem do volume.
e) ( ) A luminosidade da estrela deve depender da galáxia na
qual ela está.
2. O brilho de uma estrela
depende da distância dela até nós, tal qual uma lâmpada, que quando próxima
brilha mais do que quando longe. A potência da lâmpada é sempre a mesma, não
importa se está perto ou longe da gente. A potência de uma estrela, chamada de
luminosidade pelos astrônomos, também não depende da distância, mas,
certamente, deve depender de outras características da estrela.
Pergunta 1) Coloque F para falso ou V para verdadeiro nas afirmações
abaixo.
a) ( ) A luminosidade da estrela deve depender do seu diâmetro.
b) ( ) A luminosidade da estrela deve depender da distância dela até o
Sol.
c) ( ) A luminosidade da estrela deve depender da temperatura da superfície
dela.
d) ( ) A luminosidade da estrela não deve depender nem da temperatura
nem do diâmetro.
e) ( ) A luminosidade da estrela deve depender da constelação na qual
ela está.
3. Abaixo
está o globo terrestre colocado em dois diferentes instantes ao redor do Sol,
aproximadamente à mesma distância do Sol, porém separados por 6 meses. Entre
eles está o Sol (desenhado esquematicamente e fora de escala) e os “raios
solares”. Dado: Na figura HN = Hemisfério Norte e HS = Hemisfério Sul. As linhas
tracejadas representam os Trópicos
Assinale a alternativa correta em cada item.a) ( ) HS ( ) HN - No globo da esquerda qual hemisfério está menos
“ensolarado”?
b) () HS ( ) HN - O Trópico de Capricórnio fica no HN ou HS?
c) ( ) HS ( )HN - O Trópico de Câncer fica no HN ou HS?
d) ( ) VERÃO ( ) INVERNO - No globo da esquerda qual é a estação do ano
no HS?
e) ( ) VERÃO ( ) INVERNO - No globo da direita qual é a estação do ano
no HN?
4. O tempo (período) para a Terra dar uma volta ao redor do Sol, medido
em relação às estrelas, dura 365,2564 dias e é chamado de ano sideral. Mas, de
fato, usamos o ano tropical, para manter constante o início das estações do
ano. O ano tropical dura aproximadamente 365,25 dias, porém, na folhinha
(calendário) só temos 365 dias. Logo, a cada ano “sobra” ¼ (um quarto = 0,25)
de dia, então, a cada 4 anos se adiciona um dia e este ano é chamado de
bissexto.
Sendo 2020 bissexto, assinale a alternativa correta em cada item.
a) ( ) JANEIRO ( ) FEVEREIRO - Em que mês se adiciona um dia quando o
ano é bissexto?
b) ( ) 29 ( ) 30 - Quantos dias passa a ter esse mês quando recebe um
dia extra?
c) ( ) 2023 ( ) 2024 - Quando será o próximo ano bissexto?
d) ( ) 2015 ( ) 2016 - Quando foi o último ano bissexto?
e) ( ) SIM ( ) NÃO – O ano de 2035 será um bissexto?
5. A empresa Visiona Tecnologia Espacial S.A., de São José dos Campos,
SP, está desenvolvendo o nanossatélite VCUB, que orbitará a Terra a 500 km de
altitude. O principal objetivo do VCUB é obter imagens da superfície terrestre.
O tempo que um satélite leva para completar um giro completo em torno da
Terra é denominado período. A tabela mostra a altitude da órbita e o respectivo
período. Baseado nas informações do enunciado e na tabela apresentada, assinale
a alternativa que contém o período correto do VCUB ao redor da Terra e também a
sua velocidade em torno da Terra. Considere que a cada giro o VCUB percorre a
distância de 42.000 km.a) ( ) 1,5 h - 28.000 km/h
b) ( ) 1,0 h - 42.000 km/h
c) ( ) 1,5 h - 23.333 km/h
d) ( ) 2,0 h - 21.000 km/h
e) ( ) 1,5 h - 56.000 km/h
6.
7.
8.
9. Suponha que você olhe para o céu e veja a estrela A com o mesmo
brilho da estrela B. Escreva C (certo) ou E (errado) na frente de cada
afirmação.
( ) Se a estrela A é a mais luminosa, então ela está mais distante de
nós do que a estrela B.
( ) Se a estrela B é a menos luminosa, então ela está mais perto de nós
do que a estrela A.
( ) Se ambas têm a mesma luminosidade, então elas estão à mesma
distância de nós.
( ) A luminosidade de uma estrela não depende da distância dela até nós.
( ) O brilho de uma estrela não depende da distância dela até nós.
10. Na figura, o disco da esquerda representa o disco do Sol tal como
ele é visto da Terra. Os quatro discos seguintes representam o Sol tal como ele
é visto de outros quatro planetas do Sistema Solar.
Assinale a alternativa que apresenta os nomes dos planetas de onde se vê
o disco do Sol como desenhados em (a), (b), (c) e (d).
( ) (a) Mercúrio, (b) Vênus, (c) Urano e (d) Júpiter.
( ) (a) Júpiter, (b) Urano, (c) Marte e (d) Vênus.
( ) (a) Urano, (b) Júpiter, (c) Marte e (d) Mercúrio.
( ) (a) Urano, (b) Júpiter, (c) Vênus e (d) Mercúrio.
11. Como você já sabe da questão 1, a luminosidade de uma estrela
depende do seu raio e da sua temperatura superficial. Através da equação
abaixo, podemos descobrir quantas vezes o raio das estrelas é maior (ou menor)
do que o raio do Sol se soubermos o quanto ela é mais (ou menos) luminosa do
que o Sol e o quanto ela é mais (ou menos) quente do que o Sol:
Agora que você já sabe calcular o raio de uma estrela, calcule o raio de
uma estrela com 9 vezes a luminosidade do Sol e com o dobro da sua temperatura.
Atenção: Registre suas contas, pois sem elas os resultados não têm valor
12. A empresa Visiona Tecnologia Espacial S/A, de São José dos Campos,
SP, está desenvolvendo o nanosatélite VCUB1, de 10 kg, o qual operará em uma
órbita polar situada a 500 km de distância da superfície da Terra.
A - O VCUB1 é equipado com uma câmera para obter imagens da Terra. Numa
câmera digital, a imagem é formada por pequenos quadrados, chamados de
“pixels.” Quantos pixels possui a imagem mostrada ao lado?
B - Ao invés dos poucos pixels ilustrados no item anterior, a câmera do
VCUB1 possui 4.000 pixels horizontais e 4.000 pixels verticais. Calcule a
quantidade total de pixels da imagem do satélite. Atenção: Registre abaixo suas
contas, pois sem elas os resultados não têm valor.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
FELIPE - ENSINO RELIGIOSO
ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - TODAS AS TURMAS
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 30/04/2021 conforme os horários abaixo)
Atenção aos horários: 6º ano: de 14h - 15h
7º ano: de 13h - 14h
8º ano: de 10h - 11h
9º ano: de 09h - 10h
TEMA: ENSINO RELIGIOSO E VALORES ÉTICOS
Assista ao vídeo pelo link abaixo
Vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=K2nP94aqZ4Y
INTERNET, QUE ESPAÇO É ESSE?
Desde menina ouço que a internet surgiu de forma a encurtar distâncias e minimizar custos para qualquer empresa, na escola acelera o ensino e a aprendizagem dos alunos, sendo uma nova modalidade a ser usada pelo corpo docente como metodologia; e nas casas, para que ela serve? Seria para a comodidade dos usuários na compra de produtos, no pagamento de contas, no recebimento de cartas eletrônicas, na consulta de material didático, informação rápida e uma forma de lazer?
Percebemos que na atualidade esse espaço cibernético já não é exclusividade da classe alta e que não depende de um computador para existir. Ele simplesmente invade a vida das grandes massas de menor poder aquisitivo também, através de aparelhos tecnológicos de custo acessível como alguns telefones celulares. Através de um clic muitas realidades são transformadas.
As relações sociais aumentaram com o surgimento de alguns aplicativos e sites de relacionamento. Mas será que as relações humanas continuam com o mesmo calor que seriam longe das frias redes virtuais? Onde beijos e abraços não são sentidos e mensagens de carinho são “despersonalizadas”, pois estão fadadas ao ctrl C e Ctrl V. Por que trocamos o útil pelo fútil, o humano pela máquina e o calor humano por vãs palavras trocadas em bate-papos com palavras distorcidas, será que é por isso que estamos embrutecendo e sendo dominados pela tecnologia? Afinal, em que espaço nós vivemos? Será o virtual ou o real? Ou já não dá para separar ambos? Internet, quem não a usa? Será um espaço infinito de oportunidades e armadilhas? Vale a pena usá-la, mas com moderação!
Fonte: https://ensinoreligiosoemdestaque.blogspot.com/
ATIVIDADE
1 - Segundo o texto:
( ) A internet é um espaço exclusivo das classes altas.
( ) As relações sociais não aumentaram com a internet.
( ) As relações humanas não têm mais o mesmo calor.
( ) Não vale a pena usar a internet.
2 - Aponte duas vantagens e duas desvantagens da internet.
3 - Quais os perigos da internet?
4 - Será possível uma pessoa ter uma vida normal sem a internet? Porque?
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 30/04/2021 conforme os horários abaixo)
Atenção aos horários: 6º ano: de 14h - 15h
7º ano: de 13h - 14h
8º ano: de 10h - 11h
9º ano: de 09h - 10h
TEMA: ENSINO RELIGIOSO E VALORES ÉTICOS
Assista ao vídeo pelo link abaixo
Vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=K2nP94aqZ4Y
INTERNET, QUE ESPAÇO É ESSE?
Desde menina ouço que a internet surgiu de forma a encurtar distâncias e minimizar custos para qualquer empresa, na escola acelera o ensino e a aprendizagem dos alunos, sendo uma nova modalidade a ser usada pelo corpo docente como metodologia; e nas casas, para que ela serve? Seria para a comodidade dos usuários na compra de produtos, no pagamento de contas, no recebimento de cartas eletrônicas, na consulta de material didático, informação rápida e uma forma de lazer?
Percebemos que na atualidade esse espaço cibernético já não é exclusividade da classe alta e que não depende de um computador para existir. Ele simplesmente invade a vida das grandes massas de menor poder aquisitivo também, através de aparelhos tecnológicos de custo acessível como alguns telefones celulares. Através de um clic muitas realidades são transformadas.
As relações sociais aumentaram com o surgimento de alguns aplicativos e sites de relacionamento. Mas será que as relações humanas continuam com o mesmo calor que seriam longe das frias redes virtuais? Onde beijos e abraços não são sentidos e mensagens de carinho são “despersonalizadas”, pois estão fadadas ao ctrl C e Ctrl V. Por que trocamos o útil pelo fútil, o humano pela máquina e o calor humano por vãs palavras trocadas em bate-papos com palavras distorcidas, será que é por isso que estamos embrutecendo e sendo dominados pela tecnologia? Afinal, em que espaço nós vivemos? Será o virtual ou o real? Ou já não dá para separar ambos? Internet, quem não a usa? Será um espaço infinito de oportunidades e armadilhas? Vale a pena usá-la, mas com moderação!
Fonte: https://ensinoreligiosoemdestaque.blogspot.com/
ATIVIDADE
1 - Segundo o texto:
( ) A internet é um espaço exclusivo das classes altas.
( ) As relações sociais não aumentaram com a internet.
( ) As relações humanas não têm mais o mesmo calor.
( ) Não vale a pena usar a internet.
2 - Aponte duas vantagens e duas desvantagens da internet.
3 - Quais os perigos da internet?
4 - Será possível uma pessoa ter uma vida normal sem a internet? Porque?







Q tanta tarefa e essa?
ResponderExcluirA de geografia ea maior
ExcluirP
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir