sexta-feira, 23 de abril de 2021

ATIVIDADES - SEMANA 26/04/2021 a 30/04/2021

 



AULAS DE SEGUNDA-FEIRA


ANDRÉA - PORTUGUÊS



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/04/2021 às 09h - 11h) 


Leia os poemas a seguir para responder às questões propostas.


Atenção: escreva somente as respostas em seu caderno.


TEXTO 1





TEXTO 2




 

BOM DESEMPENHO!!!

Supere o obstáculo da desistência todos os dias e vença qualquer desafio.



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B, C e D.

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/04/2021 às 13h - 15h)   


ASSUNTO: LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

Atenção: A atividade deve ser copiada em seu caderno.

1- Leia o cartaz de Campanha do Ministério Púbico da Bahia.


• Substitua uma sociedade por cidade e país e coloque o adjetivo justa antes e depois dos substantivos.

BOM DESEMPENHO!!!

Supere o obstáculo da desistência todos os dias e vença qualquer desafio.



         ______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



GISLENE - PORTUGUÊS


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/04/2021 às 9h - 10h)


Atividade sobre charges - Uso excessivo de celulares

 



01) A charge acima faz uma crítica bem-humorada em relação:


(A) à modernidade das relações familiares.

(B) ao comportamento autoritário da mãe em relação ao filho. 

(C) ao mau funcionamento do WhatsApp.

(D) ao uso excessivo do WhatsApp como substituto do contato pessoal.

(E) à cobrança exagerada da mãe quanto ao uso do smartphone pelo filho. 


02) Que sentimentos revelam os gestos do filho e da mãe? 

 

03) Que outras expressões poderiam ter sido usadas pela mãe para expressar esse sentimento?


04) Que termos na fala do filho são próprios da linguagem virtual? 


05) A que substantivos eles estão se referindo? 



 


06) O que as duas charges têm em comum? Comente: 




“Grandes vitórias exigem grande dedicação “.



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/04/2021 às 10h - 11h)


Leia atentamente a tirinha abaixo e responda sobre ela:

 


1) Qual é o tema abordado na tirinha? 


2) Que incoerência ela traz? Por quê? 


3) O que gera humor na história? Explique: 

Observe o texto abaixo



 


04) Copie do cartaz um estrangeirismo, mencionando que palavra da nossa língua poderia substituí-la: 



05) Qual o objetivo principal do texto: informar o leitor ou convencê-lo? Justifique sua resposta



 


06) O que as queimadas têm a ver com a fala do menino? 



07) Que crítica a charge apresenta? Comente:





“Grandes vitórias exigem grande dedicação" 





______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



RONMICY - ED. FÍSICA


ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/04/2021 às 13h - 14h)


TEMA: Ginástica  competitiva " Acrobacia ".

Objetivo: Repassar aos alunos,  a importância da ginástica competitiva acrobática e suas características.

Acrobacias são movimentos de destreza corporal comuns em circos. Quem executa a acrobacia é o acrobata. Elementos como o trapézio, pêndulos e outros tipos de balanços com alta altitude são utilizados para transformar a Acrobacia em um número de circo mais emocionante, muito mais.


História

Teve origem no ano de 1500 d.C., refere as bases dos seus fundamentos aos espetáculos da Antiga Grécia. "Akrobatos", palavra que define Acrobata, exprime-se na sua forma mais simples por "Akros", ou seja, aquele que dançava e fazia jogos de equilíbrio nas mãos e nos pés. A palavra Ginástica, também vem do grego “Gymnastiké” e significa a “Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade". A ginástica faz parte da história humana desde os princípios quando o homem começou a organizar-se em civilizações e começou pela primeira vez a estruturar a atividade física ao invés de simplesmente praticá-la naturalmente para a sobrevivência. É fácil de constatar que estava precisamente ligada ao treino militar, mas também com caráter religioso.


O que é?

A ginástica acrobática é um desporto relativamente recente, em que se realizam séries coreográficas acompanhadas de música, em pares ou em grupo.

Há dois elementos principais na acrobacia desportiva. Eles são: o equilíbrio e o tempo, e os acrobatas executam esses elementos – juntamente com a coreografia (musical), acrobacias e elementos de ginástica - em uma área de piso elástico, que pode ser de 12 m x 12 m. O equilíbrio é exatamente o que a palavra significa. Uma pessoa - conhecida como a base - assume uma posição (pode ser qualquer posição ou uma na qual ela é segura.pelas outras) e outra pessoa - conhecida como o volante - mantém uma posição de equilíbrio sobre a base. Essa posição de equilíbrio pode ser uma posição de parada, sobre os ombros da base até uma parada de uma mão, sobre o braço da base. Esse tipo de movimento exige um alto grau de controlo, estabilidade e força muscular de ambos os executantes. Além disso, o volante deve confiar na sua base. Os acrobatas considerados mais habilidosos têm a oportunidade de executar uma rotina combinada – uma mistura de equilíbrio e tempo – por exemplo, para mostrar quem é o melhor competidor.


Questionário 


1. O que você entende por ginástica acrobática?


2. Quais os elementos principais da ginástica acrobática desportiva?


Boa sorte...Obrigado





______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------




AULAS DE TERÇA-FEIRA


FRÓES - CIÊNCIAS



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/04/2021 às 10h - 11h) 


Conteúdo: Eclipse  Solar e Lunar

Assista ao vídeo sobre o conteúdo clicando no link abaixo:


 Atividades:

01- Defina eclipse solar.

02- Defina eclipse lunar.

03-Qual o significado de eclipse?

04- Existem duas categorias de eclipses, faça uma pesquisa e escreva os tipos de eclipses solares e lunares.

Bons Estudos!!
Deus é Fiel!!


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



IDELFONSO - CIÊNCIAS



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/04/2021 às 13h - 14h) 


Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: 

Vídeo 1 - https://youtu.be/-TJsGu5KcOk


Atividades de ciências 6º ano.

TEMA: Metabolismo, ciclo de vida e resposta a estímulos. 


1) Diga o que é metabolismo? 


2) Faça a diferença entre seres vivos: 

a) Aeróbios. 


b) Anaeróbios. 


3) Quais são as etapas do ciclo de vida?


4) Quais são as formas de reprodução dos seres vivos?


5) O que é fecundação? 


6) Quais são os estímulos do ambiente?







ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/04/2021 às 10h - 11h) 


Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/28VG9gWTSJE


Atividade de ciências 7º ano.


TEMA: Absorção é digestão dos nutrientes. 


1) Como se classificam os nutrientes e por quem são representados? 


2) Faça a diferença entre: 

a) Digestão. 


b) Absorção. 


3) Quais as funções das enzimas?


4) Qual enzima digestiva está presente na saliva? QUAL a sua função? 


5) Diga o que é péssima?


6) Quem produz a bile? É qual a função dela?


7) O que ocorre no intestino grosso?



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/04/2021 às 09h - 10h) 


Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/upTvH4FqLUw


Atividade de ciências 9º ano.


Tema 2: Ondas sonoras.


1) O que são ondas sonoras?


2) O que permite a altura do som?


3) Diferencie o som grave do agudo.


4) O que é o espectro sonoro?


5) De acordo com o espectro sonoro conceitue e dê valores:

a) Ultra-som.


b) Sons audíveis. 


c) Infra-som.


6) Faça uma pesquisa sobre:

a) Qual o aparelho usado para medir a intensidade sonora?


b) Como é utilizado o ultrassom na medicina?




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



MARÍCIA - INGLÊS



ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/04/2021 de 09h - 10h)


Hello!!!

Hoje você vai testar seus conhecimentos. É dia de QUIZ AVALIATIVO!!!

Nós já estudamos sobre “HUMAN BODY”. Portanto, nossa atividade avaliativa, será sobre esse assunto. Estude antes de realizá-la, ok?

Ao final do quiz, as respostas irão direto para meu e-mail e eu, sua professora de Inglês, terá acesso ao dia, hora do acesso, assim como , da sua nota. Então, capriche!

QUIZ: https://forms.gle/XyGDRoEUXGVh4cjo6

Temos também um joguinho super legal, para você aprimorar seus conhecimentos.

JOGO: <iframe src="https://wordwall.net/pt/embed/eb538b4b4b2d4c7c934718158d281a1e?themeId=53&templateId=49" width="500" height="380" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>






ATIVIDADE DE INGLÊS DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/04/2021 de 14h - 15h)


ASSUNTO: ANIMALS

METODOLOGIA: VIDEO AULA - CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://youtu.be/raDQo93UkDo


TAMBÉM TEM A MÚSICA!!! CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://youtu.be/nxm8ZMFvoUU


ATIVIDADE:

Escreva os nomes dos animais , em Inglês.





ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/04/2021 de 13h - 14h)


Hello!!!

Hoje você vai testar seus conhecimentos. É dia de QUIZ AVALIATIVO!!!

Nós já estudamos sobre “COMPARATIVE ADJETIVES”. Portanto, nossa atividade avaliativa, será sobre esse assunto gramaticaL. Estude antes de realizá-la, ok?

Ao final do quiz, as respostas irão direto para meu e-mail e eu, sua professora de Inglês, terá acesso ao dia, hora do acesso, assim como , da sua nota. Então, capriche!

 

QUIZ: https://forms.gle/nsLPD4my1vVJbgAQ8





ATIVIDADE DE INGLÊS DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/04/2021 de 10h - 11h)


 ASSUNTO: BEING TEEN ( SER ADOLESCENTE) - CONTINUAÇÃO

 VAMOS  HOJE, RETOMAR NOOSA AULA SOBRE “ADOLESCÊNCIAS”.

 Metodologia: leitura do livro didático

 Leia o trecho do livreto educativo: “ BUSY BODIES” e  interprete -o, pois conversaremos sobre ele no nosso encontro do GOOGLE MEET.




OBSERVE AS IMAGENS DA PÁGINA 36 E RESPONDA AS QUESTÕES A, B, C, D,E





2. Leia e traduza o texto:


 Os alunos que tem nome com letra inicial A até  G   -- Deverá traduzir as 9 primeiras linhas.

 Os alunos que tem nomes iniciados com as letras  H até o N - Traduzir da linha 10 até a 22.

 Os alunos de nomes iniciados com as letras O até S - Traduzir da linha 23 até a 33.

 Os alunos de nomes iniciados com as letras T até Z - Traduzir da linha 33 até 42( final).



NÃO DEIXE DE FAZER A 2ª QUESTÃO, DESSA VEZ. LEMBRE-SE DO QUE CONVERSAMOS NA NOSSA ÚLTIMA AULA.





______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



AULAS DE QUARTA-FEIRA


RAFAEL - ED. FÍSICA



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 28/04/2021 às 10h - 11h)


Assunto: Jogos Olímpicos. 

Conteúdo: Histórico dos Jogos Olímpicos. 

Objetivo: Conhecer os Jogos Olímpicos numa perspectiva histórica. 


Conteúdo/teórico. 

Vídeo: https://youtu.be/KlsBpNIbvo0


Atividade 1. 

1 - Durante o vídeo o aluno deverá criar uma linha do tempo sobre os Jogos Olímpicos. 

2- Destacar o que mais lhe chamou atenção durante a retrospectiva histórica. 

3 - Relatar fatos históricos acompanhados em edições anteriores, esportes que você mais gosta, recordes, medalhistas e outras curiosidades pertinentes.


 

Citação 

“A solução não cai do céu. Mas minha força vem de lá.”

Rafaela Silva, judoca pelo Brasil.



Sugestão: Atividade 2 (bônus)

https://youtu.be/XinyeZxFMPk





ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 28/04/2021 às 13h - 14h) 


Assunto: Jogos Olímpicos. 

Conteúdo: Histórico dos Jogos Olímpicos. 

Objetivo: Conhecer os Jogos Olímpicos numa perspectiva histórica. 


Conteúdo/teórico. 

Vídeo: https://youtu.be/KlsBpNIbvo0


Atividade 1. 

1 - Durante o vídeo o aluno deverá criar uma linha do tempo sobre os Jogos Olímpicos. 

2- Destacar o que mais lhe chamou atenção durante a retrospectiva histórica. 

3 - Relatar fatos históricos acompanhados em edições anteriores, esportes que você mais gosta, recordes, medalhistas e outras curiosidades pertinentes.


 

Citação 

“Você não pode colocar um limite em nada. Quanto mais você sonha, mais longe você chega.” Michael Phelps, nadador pelos Estados Unidos.



Sugestão: Atividade 2 (bônus)

https://youtu.be/XinyeZxFMPk



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 28/04/2021 às 09h - 10h)


Assunto: Jogos Olímpicos. 

Conteúdo: Histórico dos Jogos Olímpicos. 

Objetivo: Conhecer os Jogos Olímpicos numa perspectiva histórica. 


Conteúdo/teórico. 


Vídeo: https://youtu.be/KlsBpNIbvo0


Atividade 1. 

1 - Durante o vídeo o aluno deverá criar uma linha do tempo sobre os Jogos Olímpicos. 

2- Destacar o que mais lhe chamou atenção durante a retrospectiva histórica. 

3 - Relatar fatos históricos acompanhados em edições anteriores, esportes que você mais gosta, recordes, medalhistas e outras curiosidades pertinentes.


 

Citação 

“Sempre há limites. Eu não conheço os meus.” Usain Bolt, velocista pela Jamaica


Sugestão: Atividade 2 (bônus)

https://youtu.be/XinyeZxFMPk


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


GISLENE - ARTES (6º e 7º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 6º e 7º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 28/04/2021 de 09h - 10h) 


Atividade sobre Surrealismo / Modernismo

"Em uma ilha deserta, foi encontrada uma criatura bem estranha: uma árvore humanoide.

Sua cabeça é um triângulo com três olhos e seu cabelo é a copa de uma árvore. No meio das folhas, podemos ver vários tipos de frutas. A criatura não tem nariz, não tem boca, mas tem um grande bigode.

Do seu tronco saem seis braços em forma de galhos e na ponta de cada braço, um olho.

Ela estava dentro de um aquário."

Aqui alguns exemplos beeeeeem interessantes... 


 


Gostou dos exemplos? 

Agora é a sua vez. Que tal criar sua criatura estranha (uma árvore humanoide).

OBS: Siga as orientações acima, considerando as características citadas para produzir a criatura. Deixe a criatividade rolar.




MARÍCIA- ARTES (8º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 8º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 28/04/2021 de 14h - 15h)


2a. Conexão: COOPERAÇÃO PARA COMPREENDER E ATUAR NO MUNDO🌎

Dia 19 de abril , comemoramos o dia do índio, povo no qual, nós somos descendentes. E aqui em Maracanaú, há muitos indígenas , inclusive uma reserva . Veja um pouco dessa história no vídeo.

 
Pitaguary é a auto-denominação do povo indígena que vive ao pé da serra entre os municípios cearenses de Maracanaú, Pacatuba e Maranguape.

Assista o vídeo e se inspire: https://youtu.be/HayXK3qmB88


Roda de oração antes de inciar o Toré Pitaguary. Foto: Joceny Pinheiro, Março 2006, Maracanaú-CE

    

Faça uma pesquisa sobre o Povo Pitaguary e sua história. Faça um pequeno resumo e crie uma pintura retratando o que ficou mais forte para você( o que mais te tocou).

Sugestão de fonte de pesquisa: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Pitaguary



ANDREA- ARTES (9º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 9º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 28/04/2021 de 13h - 14h) 


2a. Conexão: COOPERAÇÃO PARA COMPREENDER E ATUAR NO MUNDO🌎

Dia 19 de abril , comemoramos o dia do índio, povo no qual, nós somos descendentes. E aqui em Maracanaú, há muitos indígenas , inclusive uma reserva . Veja um pouco dessa história no vídeo.

 
Pitaguary é a auto-denominação do povo indígena que vive ao pé da serra entre os municípios cearenses de Maracanaú, Pacatuba e Maranguape.

Assista o vídeo e se inspire: https://youtu.be/HayXK3qmB88


Roda de oração antes de inciar o Toré Pitaguary. Foto: Joceny Pinheiro, Março 2006, Maracanaú-CE

    

Faça uma pesquisa sobre o Povo Pitaguary e sua história. Faça um pequeno resumo e crie uma pintura retratando o que ficou mais forte para você( o que mais te tocou).

Sugestão de fonte de pesquisa: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Pitaguary



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------




AULAS DE QUINTA-FEIRA


AMORIM - MATEMÁTICA



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/04/2021 às 9h - 11h) 


Assunto:  SOMA E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS

Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo

Vídeo - https://youtu.be/UFt8nYqmwbg


Questionário: 

1) PARA PINTAR UM PRÉDIO FORAM USADOS  238 L DE TINTA VERDE E 427 L DE TINTA AZUL. NESSAS CONDIÇÕES QUANTOS L(LITROS) FORAM GASTOS NO TOTAL?

2) NO MESMO EDIFÍCIO ACRESCERAM- SE 30 L DE TINTA VERMELHA E DIMINUÍRAM - SE 4L DA MESMA TINTA, VERMELHA, NO CASO. QUANTOS L(LITROS) FORAM GASTOS NESSA SITUAÇÃO?

3) UM RAPAZ FOI CASAR E OBSERVOU QUE OS GASTOS DARIAM R$ 18000, 00. MAS SEU PAI O AJUDOU COM UMA QUANTIA DE R$ 2580, 00. QUANTO O RAPAZ TEVE QUE COLOCAR DE SEU BOLSO?

4) ARME E EFETUE: 

A) 1254 + 376 + 27 

B) 1324 - 57

C) 12390 - 41 - 28





ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/04/2021 às 13h - 15h


ASSUNTO:  MMC DE DOIS NÚMEROS


Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo

Vídeo - https://youtu.be/7nnM5len75E


Questionário: 

1) Juscelino FEZ UMA CONTAGEM DE 12 EM 12  A PARTIR DO ZERO E Pedrosa FEZ OUTRA DE 24 EM 24. QUAL FOI O MENOR MÚLTIPLO COMUM DIFERENTE DE ZERO?

2) QUAL É A SOMA DOS DIVISORES COMPOSTOS DO MMC(24;12)?

3) QUANTO VALE O MMC(20; 30; 60)?


4) CALCULE: 

A) MMC (14: 28; 56)

B) MMC(30; 60; 90)

C) MMC (50; 100; 500)


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


TADEU - MATEMÁTICA



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/04/2021 às 09h - 11h) 



Assista ao vídeo clicando no link a seguir:  https://youtu.be/O7ayJ3t6YUQ


Agora resolva o exercício da imagem abaixo:








ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/04/2021 às 13h - 15h)


Assista ao vídeo clicando no link a seguir:  



Agora resolva o exercício da imagem abaixo:










______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



EUGÊNIO - HISTÓRIA


ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A e B 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/04/2021 às 13h - 14h)


Conteúdo: Primeiros habitantes da América

Veja as explicações acessando os links:

https://www.youtube.com/watch?v=6emHEkYCLOU

https://www.youtube.com/watch?v=Gr_uYWAK3ts

 

1) Cada número  corresponde a uma letra. Com base nisto, descubra as principais palavras que tem relação com o Egito Antigo.


*1-6-18-9-3-1 =

*14-9-12-15 =

*4-5-19-20-15 =

*16-1-16-9-18-15 =

*8-21-13-21-19 =

Agora que você descobriu as palavras, forme uma única  frase com elas.

2) Apenas leia com atenção o texto  e  observe a imagem para depois escrever e responder as questões:


Não resta dúvida que sem água não existe vida e muito menos civilização. O Egito é um exemplo disso. Localizado na região do Saara, a vida ali só foi possível graças às águas do Nilo que acabou atraindo populações que passaram a viver nas suas margens, plantando, criando animais, pescando a até mesmo fazendo do rio o caminho de onde partiam em embarcações para fazerem trocas comerciais. A água era (e é) tão importante que antes mesmo que houvesse o Egito de “uma terra só”, existiam pequenas comunidades agrícolas, chamadas “nomos”. Estas comunidades se multiplicaram e viraram dois reinos rivais: o Reino do Alto Egito, onde o rei usava coroa branca e tinha a vantagem de terras produtivas; isto acabou estimulando a cobiça de Nemés, rei do Baixo Egito. Entre a coroa branca e a coroa vermelha, a última saiu vitoriosa na guerra e, de dois, o Egito se tornou um reino único, unificado.

 

 

a) Mencione os tipos de atividades econômicas que dependiam do Nilo.

b) Qual era a cor da coroa que identificava o reino do Alto Egito e a do Baixo Egito?  Por que esses dois reinos sempre estavam em guerra?

c) Qual é o momento da história do Egito que a coroa de duas cores está representando? E qual é o nome do rei que está relacionado a esse mesmo acontecimento e que acabou se tornando o primeiro faraó?

d) Antes do Egito ser governado por uma única autoridade o território era dividido em “nomos”. O que eram os “nomos”?    

 

3) Veja os seguintes acontecimentos da história egípcia e depois escreva se isto aconteceu durante o ANTIGO IMPÉRIO, MÉDIO IMPÉRIO ou NOVO IMPÉRIO

 

*construção das primeiras pirâmides, mas os administradores dos nomos ameaçavam o poder do faraó.

 

*o faraó destrói seus inimigos, conquista e anexa a região da Núbia, uma região rica em ouro mas o Egito recebe milhares de hebreus e é invadido pelos hicsos.

 

*os hicsos foram expulsos do Egito e com as mesmas técnicas dos invasores, os egípcios conquistam povos vizinhos e os obrigaram a pagar tributos em ouro e em escravos.

 

*o Egito entrou em decadência após uma série de invasões promovidas por povos estrangeiros (assírios, macedônios e romanos)

 

4) Descubra pela descrição quem é quem na sociedade egípcia antiga:

a) sou o rei e também o dono de todas as terras do Egito e as pessoas deviam me obedecer com um deus:

b) sou o comandante da arrecadação de impostos, da polícia e da Justiça e também sou o representante do rei:

c) sou um importante funcionário do governo e a minha função é registrar os impostos arrecadados, a quantidade de animais e de colheitas:

d) sou administrador dos templos onde realizo cerimônias religiosas e também o embalsamento de cadáveres para serem sepultados:

e) somos a maioria da população egípcia; plantamos, criamos animais e o governo exige de nós que entreguemos uma parte da produção e quando termina a colheita exige também que trabalhemos para ele fazendo estradas, monumentos, entre outras coisas:

f) somos estrangeiros e fomos capturados no nosso país e levado ao Egito para trabalhar forçado para os ricos de lá:

 

5) Pesquise para a responder as seguintes questões?

a) O que estava ocorrendo na terra dos hebreus que os levaram a migrar para o Egito?

b) O que explica os 170 anos de dominação dos hicsos no Egito?

 

***

Curiosidades sobre o Egito Antigo (apenas leia)

 

*A escrita egípcia era uma mistura de desenhos para transmitir ideias, e também de sinais para representar sons da fala. Portanto, escrever e ler eram uma “arte” de prestígio social para poucos indivíduos, enquanto a grande maioria da população era analfabeta.

*Os egípcios eram extremamente religiosos e adoravam mais de 1.400 deuses e deusas. A religião estava presente em tudo: na forma de ver a vida até nas construções públicas.

*Os gatos ocupavam o 1º lugar como animais de estimação.  De tão queridos, muitos donos achavam que podiam tê-los no mundo dos mortos. Para isso, os gatos eram sacrificados e mumificados, pela família do morto, e colocados junto ao caixão do dono.

* Sepultar uma pessoa demorava 70 dias em razão do processo de mumificação que consistia em remover o cérebro do defunto pelas narinas, com o uso de varetas metálicas, remoção e conservação de órgãos importantes (coração, fígado, rins) e desidratação do corpo com sais.

* de tanto mexerem com cadáveres, os sacerdotes egípcios acabaram contribuindo para a Medicina moderna, ao conhecer detalhes sobre a estrutura do corpo humano.

*a observação das cheias do Nilo e a época em que as aguas dele baixavam, para poder plantar, levou os antigos egípcios a desenvolverem o calendário.

*os egípcios foram os primeiros a criarem o papel a partir do papiro, uma planta muito comum que nasce nas margens do Nilo.

*Os reis do Egito gostavam de fazer obras e monumentos enormes só para serem vaidosamente lembrados depois de mortos.

* as pirâmides eram túmulos-monumentos feitos para sepultar o rei do Egito. A maior  e a mais altas delas foi construída pelo faraó Quéops. Ela mede 146 metros de altura e equivale e a um prédio de 40 andares



ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/04/2021 às 09h - 10h


Conteúdo: Renascimento e Humanismo

Veja as explicações acessando os links:

https://www.youtube.com/watch?v=rCG-UkbBie4

https://www.youtube.com/watch?v=gM-6WbyyBG0

 

1) Em qual contexto surgiu o Renascimento Cultural?

a) surgiu durante as invasões bárbaras ao Império Romano Ocidental

b) surgiu durante a queda do Império Romano Oriental.

c) surgiu durante as guerras camponesas e as Cruzadas.

d) surgiu durante o renascimento cultural e urbano europeu.

 

2) Apenas leia e depois responda:

Conceito e Preconceito

Renascimento foi o nome que os renascentistas deram à época vivida por eles e considerada como uma ruptura com a época anterior, a Idade Média, que eles chamavam de "Idade das Trevas", "longa noite dos mil anos".

Os renascentistas acreditavam que, ao desconsiderar a arte e o conhecimento produzidos na Idade Média e revalorizar as obras greco-romanas da Antiguidade, estavam fazendo renascer a cultura. Daí o nome Renascimento.

Hoje, a maioria dos historiadores já não aceita essa visão preconceituosa; o Renascimento, por sua vez, já não é visto apenas como ruptura, mas também como continuidade da arte e do conhecimento produzidos na Idade Média.

a) Segundo o texto, a quem se deve a ideia de que a Idade Média foi a Idade das Trevas? E o que explica isso?

b) Qual foi a origem do nome Renascimento?

c) Como o Renascimento é visto pelos historiadores atuais?

d) Vimos que a expressão Idade das Trevas, usada pelos renascentistas para se referirem à Idade Média, é um indício de forte preconceito em relação às pessoas que viveram na época anterior à deles. Pesquise expressões preconceituosas usadas hoje no dia-a-dia e comente-as.

 

3) Complete:

No final da Idade Média, nas cidades da _________, e entre as pessoas da classe _________, surgiu um movimento artístico, literário e científico que passou a ser chamado de ___________ porque os seus integrantes diziam que estavam “renascendo” as artes da __________ e da __________ Antiga.

 

4) Associe a primeira com a segunda coluna:

(1) antropocentrismo

(2) hedonismo

(3) racionalismo

(4) individualismo

(5) Heliocentrismo

(6) Prensa móvel.

___ o homem como o centro de tudo.

___ o uso da razão para explicar as coisas.

___ a valorização dos prazeres, das boas sensações.

___ a valorização do talento individual, pessoal.

___ o Sol como centro do sistema planetário.

___ imprimia livro e expandiu as ideias renascentistas.

 

5) Os ricos incentivadores das artes e das ciências, durante o Renascimento, ficaram conhecidos como:

a) patrocinadores.

b) mecenas.

c) curadores.

d) filantropos.




ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B e C 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/04/2021 às 14h - 15h


Conteúdo: Idade Média: Revolução Francesa 

Veja as explicações acessando os links:

https://www.youtube.com/watch?v=_46qYt8cETc

https://www.youtube.com/watch?v=tDzB87R2tEg

 

1) Quando o movimento revolucionário iniciou-se, a ação do povo logo se voltou contra a nobreza e, em especial, contra o rei e o seu estilo de vida luxuoso. Quem era o rei da França durante a Revolução?

a) Luís XIV.                                                       

b) Luís XV.

c) Luís XVI.

d) Luís XVII.

 

2) Em 1791, foi aprovada uma constituição para a França. Sobre esta mesma constituição, veja o que é verdade (F) ou falso (F) e, neste caso, corrija:

___ clérigos e nobres perderam privilégios.

___o rei perdeu o poder de fazer e de aprovar leis.

___o voto se tornou universal, ou seja, só os ricos podiam votar.

___ camponeses, operários, burgueses e mulheres não podiam votar.

 

3) Em 1792, a Convenção Nacional aprovou uma nova constituição que, entre outras coisas, a França deixava de  ser  monarquia para ser República. Dentro desse contexto, o rei da França, tentando fugir do país, foi preso sob a acusação de ser um “traidor da pátria”. Qual foi o crime praticado pelo rei e qual foi tipo de sentença ele recebeu?

 

4) Nas seguintes descrições, identifique e depois escreva o nome de cada partido que integrava a Assembleia Nacional durante a Revolução Francesa:

-representavam os interesses da pequena burguesia e defendiam: governo forte, voto universal e participação popular nas decisões políticas. Sentavam-se à esquerda.

 

-representavam os interesses da alta burguesia e defendiam: voto censitário, propriedade privada e a não-participação popular nas decisões política. Sentavam-se à direita.

 

-representavam a burguesia financeira. Conforme suas conveniências imediatas, mudavam de posição constantemente, sempre apoiando quem estava no poder. Sentavam-se no centro.

 

5) Por que apesar das medidas populares, o governo de Robespierre perdeu apoio do povo e ficou conhecido o “Período do Terror”?




ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/04/2021 às 10h - 11h


Conteúdo: A Era Vargas 

Veja as explicações acessando os links:

https://www.youtube.com/watch?v=DL9llZP4a6k

https://www.youtube.com/watch?v=o3TeSroEL8E

 

1) Qual foi partido político que lançou Getúlio Vargas e João Pessoa como candidatos à Presidente da República? 

a) Partido Republicano Rio-Grandense.         

b) Partido Republico Paulista.

c) Aliança Pelo Brasil.

d) Aliança Liberal.

 

2)  Entre as promessas de campanha da chapa Getúlio-João Pessoa há uma que está errada e deve ser marcada e depois corrigida:

- voto secreto.

- leis trabalhistas.

- incentivo à agricultura.

- anistia aos tenentes rebelados.

 

3) Complete:

*Durante o Governo ____________, os paulistas, em 1932, pegaram em armas contra Vargas porque este substituiu os governadores estaduais por _____________ e exigiam uma nova ____________ para o Brasil. Esse episódio ficou conhecido como __________________.

 

4) Os paulistas foram militarmente derrotados mas acabaram pressionando Vargas a apresentar uma nova constituição que foi aprovada em 1934. Destaque os principais mudanças introduzidas por essa mesma constituição.

 

5) O conturbado contexto internacional do período entreguerras refletia-se no Brasil. Duas organizações, ideologicamente antagônicas, surgiram nesse período: a Aliança Nacional Libertadora(ANL) e a Ação Integralista Brasileira(AIB).

Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª, em seguida assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

 

(1)     AIB             (   ) Principal organização fascista brasileira. 

(2)     ANL            (   ) O seu lema era “Pão, Terra e Liberdade”.

                            (   ) O seu líder era Plínio Salgado que admirava Mussolini.

                            (   ) Defendia o comunismo e era liderado por Luís Carlos Prestes.

                            (   ) O seu lema era “Deus, Pátria e Família”.

a) 2, 1, 2, 1, 2.

b) 1, 2, 1, 2, 1.

c) 1, 1, 1, 2, 2.

d) 2, 2, 2, 1, 1.

 

6) A tentativa frustrada de alguns militares comunistas para derrubar Getúlio Vargas, em 1935, ficou conhecida como:

a) Plano Cohen.

b) Intentona Comunista.

c) Campanha Civilista.

d) Revolta dos 18 do Forte de Copacabana.



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



AULAS DE SEXTA-FEIRA



GEORGE - GEOGRAFIA



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA - TODAS AS TURMAS

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 30/04/2021)

Atenção aos horários:   6º ano: de 09h - 10h 

                                      7º ano: de 10h - 11h 

                                      8º ano: de 13h - 14h

                                      9º ano: de 14h - 15h


1. O brilho de uma estrela depende da distância dela até nós, tal qual uma lâmpada, que quando próxima brilha mais do que quando longe. A potência da lâmpada é sempre a mesma, não importa se está perto ou longe da gente. A potência de uma estrela, chamada de luminosidade pelos astrônomos, também não depende da distância, mas, certamente, deve depender de outras características da estrela.

Pergunta 1) Coloque F para falso ou V para verdadeiro nas afirmações abaixo.

a) (   ) A luminosidade da estrela deve depender do seu volume.

b) (   ) A luminosidade da estrela deve depender da distância dela até a Terra.

c) (   ) A luminosidade da estrela deve depender da temperatura da superfície dela.

d) (   ) A luminosidade da estrela não deve depender nem da temperatura nem do volume. 

e) (   ) A luminosidade da estrela deve depender da galáxia na qual ela está.

 

2. O brilho de uma estrela depende da distância dela até nós, tal qual uma lâmpada, que quando próxima brilha mais do que quando longe. A potência da lâmpada é sempre a mesma, não importa se está perto ou longe da gente. A potência de uma estrela, chamada de luminosidade pelos astrônomos, também não depende da distância, mas, certamente, deve depender de outras características da estrela.

Pergunta 1) Coloque F para falso ou V para verdadeiro nas afirmações abaixo.

a) ( ) A luminosidade da estrela deve depender do seu diâmetro.

b) ( ) A luminosidade da estrela deve depender da distância dela até o Sol.

c) ( ) A luminosidade da estrela deve depender da temperatura da superfície dela.

d) ( ) A luminosidade da estrela não deve depender nem da temperatura nem do diâmetro.

e) ( ) A luminosidade da estrela deve depender da constelação na qual ela está.

 

3. Abaixo está o globo terrestre colocado em dois diferentes instantes ao redor do Sol, aproximadamente à mesma distância do Sol, porém separados por 6 meses. Entre eles está o Sol (desenhado esquematicamente e fora de escala) e os “raios solares”. Dado: Na figura HN = Hemisfério Norte e HS = Hemisfério Sul. As linhas tracejadas representam os Trópicos

Assinale a alternativa correta em cada item.

a) ( ) HS ( ) HN - No globo da esquerda qual hemisfério está menos “ensolarado”?

b) () HS ( ) HN - O Trópico de Capricórnio fica no HN ou HS?

c) ( ) HS ( )HN - O Trópico de Câncer fica no HN ou HS?

d) ( ) VERÃO ( ) INVERNO - No globo da esquerda qual é a estação do ano no HS?

e) ( ) VERÃO ( ) INVERNO - No globo da direita qual é a estação do ano no HN?

 

4. O tempo (período) para a Terra dar uma volta ao redor do Sol, medido em relação às estrelas, dura 365,2564 dias e é chamado de ano sideral. Mas, de fato, usamos o ano tropical, para manter constante o início das estações do ano. O ano tropical dura aproximadamente 365,25 dias, porém, na folhinha (calendário) só temos 365 dias. Logo, a cada ano “sobra” ¼ (um quarto = 0,25) de dia, então, a cada 4 anos se adiciona um dia e este ano é chamado de bissexto.

 

Sendo 2020 bissexto, assinale a alternativa correta em cada item.

 

a) ( ) JANEIRO ( ) FEVEREIRO - Em que mês se adiciona um dia quando o ano é bissexto?

b) ( ) 29 ( ) 30 - Quantos dias passa a ter esse mês quando recebe um dia extra?

c) ( ) 2023 ( ) 2024 - Quando será o próximo ano bissexto?

d) ( ) 2015 ( ) 2016 - Quando foi o último ano bissexto?

e) ( ) SIM ( ) NÃO – O ano de 2035 será um bissexto?

 

5. A empresa Visiona Tecnologia Espacial S.A., de São José dos Campos, SP, está desenvolvendo o nanossatélite VCUB, que orbitará a Terra a 500 km de altitude. O principal objetivo do VCUB é obter imagens da superfície terrestre.

O tempo que um satélite leva para completar um giro completo em torno da Terra é denominado período. A tabela mostra a altitude da órbita e o respectivo período. Baseado nas informações do enunciado e na tabela apresentada, assinale a alternativa que contém o período correto do VCUB ao redor da Terra e também a sua velocidade em torno da Terra. Considere que a cada giro o VCUB percorre a distância de 42.000 km.

a) ( ) 1,5 h - 28.000 km/h

b) ( ) 1,0 h - 42.000 km/h

c) ( ) 1,5 h - 23.333 km/h

d) ( ) 2,0 h - 21.000 km/h

e) ( ) 1,5 h - 56.000 km/h

 

6. 


7.


8. 


9. Suponha que você olhe para o céu e veja a estrela A com o mesmo brilho da estrela B. Escreva C (certo) ou E (errado) na frente de cada afirmação.

( ) Se a estrela A é a mais luminosa, então ela está mais distante de nós do que a estrela B.

( ) Se a estrela B é a menos luminosa, então ela está mais perto de nós do que a estrela A.

( ) Se ambas têm a mesma luminosidade, então elas estão à mesma distância de nós.

( ) A luminosidade de uma estrela não depende da distância dela até nós.

( ) O brilho de uma estrela não depende da distância dela até nós.

 

10. Na figura, o disco da esquerda representa o disco do Sol tal como ele é visto da Terra. Os quatro discos seguintes representam o Sol tal como ele é visto de outros quatro planetas do Sistema Solar.

 


Assinale a alternativa que apresenta os nomes dos planetas de onde se vê o disco do Sol como desenhados em (a), (b), (c) e (d).

( ) (a) Mercúrio, (b) Vênus, (c) Urano e (d) Júpiter.

( ) (a) Júpiter, (b) Urano, (c) Marte e (d) Vênus.

( ) (a) Urano, (b) Júpiter, (c) Marte e (d) Mercúrio.

( ) (a) Urano, (b) Júpiter, (c) Vênus e (d) Mercúrio.

 

11. Como você já sabe da questão 1, a luminosidade de uma estrela depende do seu raio e da sua temperatura superficial. Através da equação abaixo, podemos descobrir quantas vezes o raio das estrelas é maior (ou menor) do que o raio do Sol se soubermos o quanto ela é mais (ou menos) luminosa do que o Sol e o quanto ela é mais (ou menos) quente do que o Sol:



Agora que você já sabe calcular o raio de uma estrela, calcule o raio de uma estrela com 9 vezes a luminosidade do Sol e com o dobro da sua temperatura. Atenção: Registre suas contas, pois sem elas os resultados não têm valor

  

12. A empresa Visiona Tecnologia Espacial S/A, de São José dos Campos, SP, está desenvolvendo o nanosatélite VCUB1, de 10 kg, o qual operará em uma órbita polar situada a 500 km de distância da superfície da Terra.



A - O VCUB1 é equipado com uma câmera para obter imagens da Terra. Numa câmera digital, a imagem é formada por pequenos quadrados, chamados de “pixels.” Quantos pixels possui a imagem mostrada ao lado?

 

B - Ao invés dos poucos pixels ilustrados no item anterior, a câmera do VCUB1 possui 4.000 pixels horizontais e 4.000 pixels verticais. Calcule a quantidade total de pixels da imagem do satélite. Atenção: Registre abaixo suas contas, pois sem elas os resultados não têm valor.


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



FELIPE - ENSINO RELIGIOSO


ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - TODAS AS TURMAS

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 30/04/2021 conforme os horários abaixo) 


Atenção aos horários:   6º ano: de 14h - 15h 

                                      7º ano: de 13h - 14h 

                                      8º ano: de 10h - 11h

                                      9º ano: de 09h - 10h


TEMA: ENSINO RELIGIOSO E VALORES ÉTICOS


Assista ao vídeo pelo link abaixo

Vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=K2nP94aqZ4Y


INTERNET, QUE ESPAÇO É ESSE?


Desde menina ouço que a internet surgiu de forma a encurtar distâncias e minimizar custos para qualquer empresa, na escola acelera o ensino e a aprendizagem dos alunos, sendo uma nova modalidade a ser usada pelo corpo docente como metodologia; e nas casas, para que ela serve? Seria para a comodidade dos usuários na compra de produtos, no pagamento de contas, no recebimento de cartas eletrônicas, na consulta de material didático, informação rápida e uma forma de lazer? 

Percebemos que na atualidade esse espaço cibernético já não é exclusividade da classe alta e que não depende de um computador para existir. Ele simplesmente invade a vida das grandes massas de menor poder aquisitivo também, através de aparelhos tecnológicos de custo acessível como alguns telefones celulares. Através de um clic muitas realidades são transformadas.

As relações sociais aumentaram com o surgimento de alguns aplicativos e sites de relacionamento. Mas será que as relações humanas continuam com o mesmo calor que seriam longe das frias redes virtuais? Onde beijos e abraços não são sentidos e mensagens de carinho são “despersonalizadas”, pois estão fadadas ao ctrl C e Ctrl V. Por que trocamos o útil pelo fútil, o humano pela máquina e o calor humano por vãs palavras trocadas em bate-papos com palavras distorcidas, será que é por isso que estamos embrutecendo e sendo dominados pela tecnologia? Afinal, em que espaço nós vivemos? Será o virtual ou o real? Ou já não dá para separar ambos? Internet, quem não a usa? Será um espaço infinito de oportunidades e armadilhas? Vale a pena usá-la, mas com moderação!

Fonte: https://ensinoreligiosoemdestaque.blogspot.com/




ATIVIDADE

1 - Segundo o texto:

( ) A internet é um espaço exclusivo das classes altas.

( ) As relações sociais não aumentaram com a internet.

( ) As relações humanas não têm mais o mesmo calor.

( ) Não vale a pena usar a internet.


2 - Aponte duas vantagens e duas desvantagens da internet.


3 - Quais os perigos da internet?


4 - Será possível uma pessoa ter uma vida normal sem a internet? Porque?




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

3 comentários: