sexta-feira, 30 de abril de 2021

ATIVIDADES - SEMANA 03/05/2021 a 07/05/2021

  



AULAS DE SEGUNDA-FEIRA


ANDRÉA - PORTUGUÊS



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 03/05/2021 às 09h - 11h) 


ASSUNTO: LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL .


ATIVIDADE 1

Clique no link abaixo para responder às questões propostas e ao final, verifique sua nota.

https://docs.google.com/forms/d/1zrc8vhF4xZt0AnqqeJBomKPYFdYt8Wot_0t2PV4nZlk/edit


ATIVIDADE 2

Escreva somente as respostas em seu caderno.


 Bom desempenho!! 


Quem estuda e não pratica o que aprendeu, é como o homem que lavra e não semeia. 

 Provérbio Árabe






ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B, C e D.

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 03/05/2021 às 13h - 15h)   


ASSUNTO: LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL .


Atenção: somente respostas em seu caderno.


 

BOM DESEMPENHO!!!



         ______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



GISLENE - PORTUGUÊS


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 03/05/2021 às 9h - 11h)


Assista ao vídeo da aula clicando no link abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=Umja9xtlcwg&t=623s


Atividade para aula de Língua Portuguesa sobre "flexões do verbo".


Observe estas três figuras:

 



1.Dê o maior número possível de verbos que traduzam as ações das pessoas em cada uma das figuras. Ex: brincar



Leia estes quadrinhos, do cartunista argentino Quino:


2.Esses quadrinhos apresentam uma sequência de sete situações. Nelas, você pode observar, com clareza, as três pessoas do discurso e as flexões de número e de pessoa dos verbos.


a) Quais são os verbos e pronomes que indicam a 1ª pessoa? 


b) Quais indicam a 2ª pessoa? 


c) E quais indicam a 3ª pessoa? 



3.Considerando as sete situações apresentadas pelo cartunista, o que você acha que aconteceu com o personagem do último balão? Justifique o pensamento “Eles amam”



4. Identifique o tempo (presente, pretérito ou futuro) em que estão as formas verbais destacadas neste texto:



NAS ONDAS DO RÁDIO 

Antes de existir televisão, as novelas faziam o maior sucesso no rádio. Como não havia imagem, os atores tinham de caprichar na voz. [...] 

Você também pode se divertir fazendo um programa de rádio com seus amigos. Primeiro, escrevam uma história com vários personagens, dividindo os papéis com os colegas. É legal reunir meninos e meninas, para ter vozes diferentes. 

Se vocês conseguirem um gravador, a brincadeira fica melhor ainda, pois o programa poderá ser gravado. 

Depois de decidir quem serão os atores, escolham quem vai cuidar da música do programa e qual turma fará os efeitos sonoros. 

Lembrem-se também dos amigos que sabem imitar animais e personagens famosos e podem dar um toque divertido à história. Depois, é só apresentar o programa para todo mundo. (Recreio)



Leia o poema a seguir, de Décio Pignatari, e responda às questões 


6. O poema é criado a partir de um slogan publicitário, conhecido internacionalmente.

a) Qual é esse slogan? 



b) O que esse modo verbal expressa no slogan (beba coca cola): ordem, pedido ou conselho? 



7- Passe para o plural cada uma das frases seguintes, mantendo o tempo e o modo dos verbos.



08. -Passe as frases abaixo para o plural:

a. O príncipe conversava alegremente com a jovem. 


b. A vereadora entregou a cesta básica para o aluno. 


c. A aluna cuidava de seu belo trabalho. 




ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 03/05/2021 às 13h - 15h)


Assista ao vídeo aula clicando no link abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=Umja9xtlcwg&t=623s

Leia a tira a seguir, de Fernando Gonsales, e responda às questões de 1 a 3.

 


1. O rato está vendo televisão. A que tipo de programa ele assiste?

 

2. Na fala do locutor do programa, há vários verbos. Identifique-os e explique a relação que há entre eles e o tipo de programa apresentado.


3. Explique o comentário do rato no 3º quadrinho.



Leia o anúncio a seguir e responda às questões de 1 a 3.



4. Como a maior parte dos anúncios, esse também é constituído por imagem e texto verbal.

a) O que as moças da foto estão fazendo?


 b) O texto verbal confirma ou nega o conteúdo da imagem? Por quê?



5. Na parte verbal do anúncio, a conjugação do verbo comprar é propositalmente interrompida, na 3ª pessoa do singular, pelo surgimento de outro verbo: agradecer.


a) Em que tempo e modo verbal estão conjugados esses verbos?



b) Observe a parte do anúncio em que o pronome ela aparece com grande destaque. A quem esse pronome se refere na expressão ela agradece?



 6. Você gosta de viagens espaciais e de viagens no tempo? Leia este texto:


Um passeio no tempo seria divertido, mas arriscado. Já pensou se numa dessas viagens você encontrasse seus antepassados e mudasse a vida deles? Imagine se sem querer você provocasse uma briga entre seus bisavós e eles não tivessem filhos? Assim você nunca iria nascer.

Como a gente não pode mesmo viajar no tempo, o jeito é se divertir com a ideia. Imagine que legal dar um pulo na pré-história e saber mais sobre os dinossauros ou conhecer as máquinas do futuro. Já pensou? (Recreio, nº 91.)

Já pensou se [...] você encontrasse seus antepassados e mudasse a vida deles? [...] sem querer você provocasse [...] e eles não tivessem filhos?"


a) Em que modo estão essas formas verbais: no indicativo, no subjuntivo ou no imperativo? Justifique.



7. Leia o boxe "Outras viagens".

 Você pode ter a sensação de viajar no tempo mesmo sem uma nave superveloz. Confira estas dicas:

• Faça um passeio de maria-fumaça.

• Veja fotografias e filmes antigos.

• Visite museus.

• Viaje para cidades históricas.

• Leia livros de história.

• Visite exposições de ciência e tecnologia.

• Assista a filmes e leia livros de ficção científica.


a) Em que modo estão, na maioria, as formas verbais empregadas no texto? 



Ontem eu fui ao cinema e vocês também foram.

Amanhã, eu irei ao cinema e vocês também irão.


8. Complete as frases, colocando os verbos no passado e depois no futuro, de acordo com a norma-padrão:

a) Ontem, eu _________no colégio e eles também ___________. (estar)

Amanhã, eu _________ no colégio e eles também ____________

, eu ______ uma entrevista ao jornal e vocês também ________. (dar)

Amanhã, eu ________ uma entrevista ao jornal e vocês também ________.

c) Ontem, eu ________um poema no sarau do colégio e meus colegas também ___________ (dizer)

Amanhã, eu _________ um poema no sarau do colégio e meus colegas também _______.



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



RONMICY - ED. FÍSICA


ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 03/05/2021 às 13h - 14h)


TEMA: Ginástica competitiva Artística.

Objetivo: instruir os alunos sobre a importância da ginástica competitiva artística.


A ginástica artística, também conhecida no Brasil como ginástica olímpica, é uma das modalidades da ginástica. Por definição, de acordo com o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, a palavra vem do grego gymnastiké e significa - "A Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade. O conjunto de exercícios corporais sistematizados, para este fim, realizados no solo ou com auxílio de aparelhos são aplicados com objetivos educativos, competitivos, terapêuticos, etc.

Historicamente, enquanto forma de prática física, a ginástica surgiu na Pré-História. Contudo, veio a se tornar uma modalidade esportiva apenas em 1881, em escolas alemãs tipicamente masculinas. Desse modo, a ginástica artística consagrou-se como a forma mais antiga do desporto e em decorrência disto, sua história é constantemente confundida com a da ginástica em si, o que não fere sua evolução artística individual posterior. Mais tarde, em 1896, até então praticada somente por homens, passou a ser um esporte olímpico, e em 1928 as mulheres puderam participar nos seus primeiros Jogos. No ano de 1950, a ginástica passou a ser praticada – nos aparelhos – da forma como se conhece hoje. Apesar de despontar para o mundo como um esporte inicialmente masculino, a ginástica tornou-se uma prática mais ativa entre as mulheres. Em decorrência disso, os eventos artísticos femininos tornaram-se mais disputados, admirados e destacados entre todas as modalidades do esporte.

As apresentações da ginástica artística são individuais - ainda que nas disputas por equipes  possuem o tempo aproximado de trinta a noventa segundos de duração, são realizadas em diferentes aparelhos - sob um conjunto de exercícios - e separadas em competições femininas e masculinas.

Os movimentos dos ginastas devem ser sempre elegantes e demonstrarem força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo.


Questionário 


1. O que você entende por ginástica  artística ?


2. Como é conhecida a ginástica artística no Brasil?


3 - Como devem ser os movimentos dos ginastas?


Boa sorte...Obrigado







______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------




AULAS DE TERÇA-FEIRA


FRÓES - CIÊNCIAS



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 04/05/2021 às 10h - 11h) 


Conteúdo : As fases da lua 

Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/3Wefx4Vpx1M


Atividades 

01 - Segundo a aula, o que é a Lua? 


02- Quantos e quais são as fases da Lua? 


03- Como é o movimento da Lua? 


04 - Verifique as afirmativas a seguir e coloque (V) para verdadeiro e (F) falso. 

(   ) A Lua apresenta 4 fases.

(   ) A Lua apresenta 3 movimentos, rotação, translação, revolução. 

(   ) A Lua possui luz própria. 

(   ) Na fase da Lua cheia ,ela nasce as dezoito horas aproximadamente. 


Bons Estudos! 
Deus é fiel!

______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



IDELFONSO - CIÊNCIAS



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 04/05/2021 às 13h - 14h) 


Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: 

Vídeo 1 - https://youtu.be/__dvQ4XDP7E


Atividade de ciências 6º ano.

Tema 1: A teoria celular.

1) O que diz a teoria celular?

2) Faça a diferença entre seres vivos:
a) Unicelulares. 

b) Pluricelulares.


3) Faça a diferença entre seres vivos: 
a) Eucariontes.

b) Procariontes. 


4) Quais as estruturas básicas de uma célula?

 
5) Quais as estruturas da célula vegetal que não estão presentes na célula animal?


6) Qual a função dos cloroplastos?



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 04/05/2021 às 10h - 11h) 


Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/8FUc-SiqfEM


Atividade de ciências 7ano.

Tema 1: Classificação e nomenclatura dos seres vivos.


1) Quem foi Lineu?


2) De acordo com as regras como é escrito o nome científico de um ser vivo?


3)Quais são as categorias taxonômicas de classificação dos seres vivos?


4) Em quais reinos os seres vivos estão classificados?


5) Sobre o nome científico do ser humano, Homo sapiens responda:

a) Qual é o gênero? 


b) Qual é o epíteto? 


c) Qual é a espécie? 


6) Pesquise a classificação do gato nas categorias taxonômicas.



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 04/05/2021 às 09h - 10h) 


Tema: Ondas eletromagnéticas. 

Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/Ih9yC9VJTSA


Atividade de ciências 9º ano.

1) Quais ondas formam o espectro eletromagnético? 


2) Como são usadas as ondas de rádio? 


3) Como funciona o micro-ondas?


4) O que significa as siglas AM é FM?


5) Quais os males e os benefícios causados pela radiação infravermelho?


6) O que são raios gama?


7) Para qual finalidade esses raios são usados?





______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



MARÍCIA - INGLÊS



ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 04/05/2021 de 09h - 10h)


ASSUNTO: IMPERATIVE FORM

METODOLOGIA: Assista o vídeo e aprenda: https://youtu.be/Qjc3UFwRSjU

        imperativo é usado pelo falante para dar  uma ordem, um conselho ou uma instrução para que uma determinada ação aconteça. No inglês, utiliza-se o verbo sem a partícula “to” para montar uma sentença no imperativo, além de não ser necessário informar o sujeito, pois entende-se que este receberá a ordem, sugestão ou conselho implicitamente.

Exemplos:

  • Listen! I need you go now. (Ouça! Eu preciso que você vá agora) – O verbo to listen (ouça) está no imperativo nessa sentença.



O imperativo poderá marcar algumas ações, como:    

 

  • fazer um convite: Let’s go now. (Vamos agora) – para convites sempre utilizar o “Let’s”;

 

  • fazer um oferecimentoHave a piece of cake. (Tome um pedaço de bolo);

 

  • dar uma ordemListen to them,please. (Ouça eles);

 

 

 

  • dar um conselhoBe careful! (Seja cuidadoso).

 

Regras de uso:

Se for necessário dar mais ênfase na frase basta colocar o auxiliar “do” no começo da frase.Exemplos:

  • Do put all the toys in the box. (Coloque todos os brinquedos na caixa)
  • Do go now. (Vá agora)
  • Do listen me. (Me ouça)


Se for necessário deixar a frase mais educada basta acrescentar a expressão “please” (por favor) no começo ou no final da frase.

Exemplos:

  • Please, come with me. (Por favor, venha comigo)
  • Call the doctor, please. (Ligue para o médico, por favor)
  • Please, don’t scream. (Por favor, não grite)

 

ATIVIDADE





ATIVIDADE DE INGLÊS DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 04/05/2021 de 14h - 15h)




ASSUNTO: IMPERATIVE FORM

METODOLOGIA: Assista o vídeo e aprenda: https://youtu.be/Qjc3UFwRSjU

        imperativo é usado pelo falante para dar  uma ordem, um conselho ou uma instrução para que uma determinada ação aconteça. No inglês, utiliza-se o verbo sem a partícula “to” para montar uma sentença no imperativo, além de não ser necessário informar o sujeito, pois entende-se que este receberá a ordem, sugestão ou conselho implicitamente.

Exemplos:

  • Listen! I need you go now. (Ouça! Eu preciso que você vá agora) – O verbo to listen (ouça) está no imperativo nessa sentença.



O imperativo poderá marcar algumas ações, como:    

 

  • fazer um convite: Let’s go now. (Vamos agora) – para convites sempre utilizar o “Let’s”;

 

  • fazer um oferecimentoHave a piece of cake. (Tome um pedaço de bolo);

 

  • dar uma ordemListen to them,please. (Ouça eles);

 

 

 

  • dar um conselhoBe careful! (Seja cuidadoso).

 

Regras de uso:

Se for necessário dar mais ênfase na frase basta colocar o auxiliar “do” no começo da frase.Exemplos:

  • Do put all the toys in the box. (Coloque todos os brinquedos na caixa)
  • Do go now. (Vá agora)
  • Do listen me. (Me ouça)


Se for necessário deixar a frase mais educada basta acrescentar a expressão “please” (por favor) no começo ou no final da frase.

Exemplos:

  • Please, come with me. (Por favor, venha comigo)
  • Call the doctor, please. (Ligue para o médico, por favor)
  • Please, don’t scream. (Por favor, não grite)

 

ATIVIDADE




ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 04/05/2021 de 13h - 14h)


ASSUNTO: SUPERLATIVE ADJECTIVES

        Em praticamente todos os idiomas do mundo, existem expressões que estabelecem comparações entre coisas, seres ou situações. É muito comum utilizar tais expressões para estipular preferências ou destacar atributos de determinada coisa ou pessoa. Devido à essa necessidade que os superlativos se fazem tão importantes no uso cotidiano de qualquer língua.

O que são superlativos (superlatives)?

        Podemos dizer que os adjetivos superlativos descrevem quando um objeto ou pessoa se encontra no extremo inferior ou superior de uma determinada qualidade. Ou seja, são empregados para expor atributos e estabelecer comparações.Eles podem ser SUPERLATIVE OF SUPERIORITY OU INFERIORITY.



Exemplos:

  • Mark is the smartest man I’ve ever met. (Mark é o homem mais esperto que já conheci)
  • It is the smallest dog I’ve ever seen! So cute! (É o cachorro mais pequenino que eu já vi! Tão fofo!)
  • São Paulo is the largest city of Brazil. (São Paulo é a maior cidade do Brasil)

Superlativos – Formas de utilização

Para utilizarmos os adjetivos superlativos de maneira correta, existem algumas regras gramaticais a serem seguidas.

SUPERLATIVE OF SUPERIORITY

Superlativos em adjetivos curtos

Em adjetivos curtos, utilizamos apenas a fórmula: THE + Adjetivo + EST

Exemplos:

  • Susan is the tallest girl in her family. She can play volleyball. (Susan é a garota mais alta de sua família. Ela pode jogar voleibol)
  • We are the smartest students in the whole town, no doubt about it. (Nós somos os estudantes mais espertos de toda a cidade, sem dúvida alguma)
  • That’s the shortest dress I’ve tried on! (Esse é o vestido mais curto que eu já provei!)

Para adjetivos longos, utilizamos a seguinte fórmula: THE + MOST + Adjetivo

Exemplos:

You are the most beautiful woman I’ve ever seen in my whole life. (Você é a mulher mais bonita que eu já vi em toda a minha vida)

John is the most important person in my life. (John é a pessoa mais importante na minha vida)

Superlativos – Exceções

v  Para adjetivos que terminam em Y, o mesmo Y se transforma em I. Aí sim poderá ser acrescentado o EST:

Exemplos:                   THE = A, O, OS , AS

                         HAPP Y

Luke was the happiest guy of the party. (Luke era o cara mais feliz de toda a festa)

Kevin is the busiest lawyer of the office. (Kevin é o advogado mais ocupado do escritório)

Monica was the angriest woman I’ve ever met. (Monica era a mulher mais brava que eu já conheci)         ANGRY

v  Para adjetivos com apenas uma sílaba que terminam com uma vogal seguida de uma consoante, duplica-se a consoante.  (CVC)

Exemplos:                BIG

That’s the biggest building of the whole town. (Esse é o maior edifício de toda a cidade)

Golden is the fattest dog I’ve ever met! (Golden é o cachorro mais gordo que já conheci!)

Lucy is the thinnest girl of her family. She looks younger than she is. (Lucy é a garota mais magra de toda a família. Ela parece mais jovem do que é)

 

TODOLOGIA: Assistir a videoaula: https://youtu.be/_TlTNNVF0Rk

MAIS EXPLICAÇÕES,  NO NOSSO ENCONTRO DO GOOGLE MEET. Descrição: Sala de aulaDescrição: Livro aberto

 

 

ATIVIDADE:

 

Encontre e marque a opção que completa a frase corretamente, aplicando o SUPERLATIVE OF INFERIORITY.

1- Meet the 9 CEOs with ___________ reputations. (Conheça os 9 CEOs com a pior reputação.)

( ) the worst           ( ) the badest

 

 

 2- What’s _________ car in the world? (Qual é o carro mais rápido do mundo?)

( ) the faster            ( ) the fastest

 

3 - Watch _________ videos on YouTube. (Assista os videos mais populares do YouTube)

( ) the more popular           ( ) the most popular

4 – These are__________ smartphones of 2014. (Estes são os melhores smartphones de 2014.)

( ) the goodest                 ( ) the best

5 - London was considered _____________city to live in the world. (Londres foi considerada cidade mais cara do mundo para se viver.)

( ) the more expensive                  ( ) the most expensive

6 - What are _________mistakes managers make? (Quais são os maiores erros que gerentes cometem?)

( ) the biggest                 ( ) the most big

7 – It’s simply ______________ book I had to read. (É simplesmente o livro mais chato que tive que ler. )

( ) the most boring              ( ) the borinest

8 – Buy _______________ airline tickets online! (Compre as passagens aéreas mais baratas online!)

( ) the more cheap            ( ) the cheapest



ATIVIDADE DE INGLÊS DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 04/05/2021 de 10h - 11h)


ASSUNTO: MODAL VERBS

Vídeo aula: https://youtu.be/EWSUUiMbf40

Se ainda tem dúvidas... :  https://youtu.be/d5tHxPf8mnI

            Os modal verbs (verbos modais) em inglês são verbos auxiliares utilizados para complementar ou mudar o sentido dos verbos principais nas frases. Por esse motivo também são chamados de modal auxiliaries (auxiliares modais).

            Eles são muito utilizados pelos falantes da língua inglesa e, portanto, são essenciais para os aprendizes desse idioma.

Exemplos de verbos modais

Consulte a tabela com os verbos modais (modal verbs) mais utilizados em inglês:



Atenção! (Pay Attention!)

Como você pôde observar no quadro acima, canmay could podem ser usados em situações parecidas, para indicar permissão ou pedido.

No entanto, é importante referir que:


Os verbos modais diferem dos outros verbos em diversos pontos. Vejamos abaixo as principais características dos 
modal verbs:

·         São utilizados sem o to

Diferentemente da maioria dos verbos que, em sua forma original, são escritos com o to (exemplos: to go, to dance, to study), os verbos modais são sempre utilizados sem o “to”.

·         Não existe infinitivo para os verbos modais, nem particípio, nem gerúndio.

·         Podem ser acompanhados por have

Os verbos modais podem ser acompanhados pelo auxiliar have, seguido de particípio, expressando tempo passado.

Exemplo:

·         You could have bought it before. (Você poderia ter comprado isso antes.)

·         You should have arrived earlier. (Você devia ter chegado mais cedo.)

 

ATIVIDADE



2. Qual a tradução correta da frase abaixo?

When I was in hospital, I could not get out of bed.

a) Quando eu estava no hospital, eu não saí da cama.
b) Quando eu estava no hospital, eu não devia sair da cama.
c) Quando eu estava no hospital, eu não conseguia sair da cama.
d) Quando eu estava no hospital, eu não queria sair da cama.
e) Quando eu estava no hospital, eu não gostaria sair da cama.





______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



AULAS DE QUARTA-FEIRA


RAFAEL - ED. FÍSICA



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 05/05/2021 às 10h - 11h)


Assunto: Jogos Olímpicos. 

Conteúdo: Fatos históricos. 

Objetivo: Conhecer a história dos Jogos Olímpicos e suas curiosidades. 


Conteúdo/teórico. 

Texto: https://www.ef.com.br/blog/language/24-curiosidades-sobre-os-jogos-olimpicos-2/


Vídeo: https://youtu.be/8dieT_s8sps


Atividade 1. 

1 - Pesquise uma curiosidade sobre os Jogos Olímpicos e crie um pequeno texto falando sobre ela. Depois utilizando seu texto e uma foto sobre a curiosidade escolhida, faça uma espécie de cartaz na folha do próprio caderno.


Citação 

“Se você não confiar em si, sempre irá encontrar uma maneira de não vencer.” 

Carl Lewis, atleta de atletismo e medalha de ouro.


Sugestão: Atividade 2 (bônus)

https://youtu.be/2PSO4hsINcM




ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 05/05/2021 às 13h - 14h) 


Assunto: Jogos Olímpicos. 

Conteúdo: Fatos históricos. 

Objetivo: Conhecer a história dos Jogos Olímpicos e suas curiosidades. 


Conteúdo/teórico. 

Texto: https://www.ef.com.br/blog/language/24-curiosidades-sobre-os-jogos-olimpicos-2/


Vídeo: https://youtu.be/8dieT_s8sps


Atividade 1. 

1 - Pesquise uma curiosidade sobre os Jogos Olímpicos e crie um pequeno texto falando sobre ela. Depois utilizando seu texto e uma foto sobre a curiosidade escolhida, faça uma espécie de cartaz na folha do próprio caderno.


Citação 

“Se você acha que algo está feito, acredite, sempre é possível se esforçar, pelo menos, 40 por cento a mais.” 

Lauren Crandall, jogadora de hóquei e medalha de ouro.


Sugestão: Atividade 2 (bônus)

https://youtu.be/2PSO4hsINcM




ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 05/05/2021 às 09h - 10h)


Assunto: Jogos Olímpicos. 

Conteúdo: Fatos históricos. 

Objetivo: Conhecer a história dos Jogos Olímpicos e suas curiosidades. 


Conteúdo/teórico. 

Texto: https://www.ef.com.br/blog/language/24-curiosidades-sobre-os-jogos-olimpicos-2/


Vídeo: https://youtu.be/8dieT_s8sps


Atividade 1. 

1 - Pesquise uma curiosidade sobre os Jogos Olímpicos e crie um pequeno texto falando sobre ela. Depois utilizando seu texto e uma foto sobre a curiosidade escolhida, faça uma espécie de cartaz na folha do próprio caderno.


Citação 

“Ter a ambição de se tornar campeão olímpico é algo totalmente diferente de querer ser o melhor.” 

Daley Thompson, decatleta e medalha de ouro.



Sugestão: Atividade 2 (bônus)

https://youtu.be/2PSO4hsINcM


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


GISLENE - ARTES (6º e 7º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 6º e 7º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 05/05/2021 de 09h - 10h) 

Dadaísmo

·          Esse movimento foi reconhecido em 1909 por meio do poeta italiano Filippo Marinetti;

·         Exaltavam a tecnologia, as máquinas, o progresso e a velocidade;

·         Rejeitavam o passado e cultuavam o futuro;

O movimento Dadá foi formado em 1916 em Zurique por jovens franceses e alemães. O Dada foi um movimento de negação. Durante a Primeira Guerra Mundial. Artistas de várias nacionalidades, exilados na Suíça, eram contrários ao envolvimento dos seus próprios países na guerra.  . Dada é uma palavra francesa que significa na linguagem infantil "cavalo de pau". Esse nome escolhido não fazia sentido, assim como a arte que perdera todo o sentido diante da irracionalidade da guerra .  o Dadaísmo defende o absurdo, a incoerência, a desordem, o caos. Politicamente , firma-se como um protesto contra uma civilização que não conseguiria evitar a guerra.

Surrealismo


 

EXERCÍCIOS

 1. O que foi o movimento Dadá?

 2. Quando e onde surgiu o movimento da

3. Onde as pessoas que formaram o dadaísmo se exilaram e por quê?

4. O dadaísmo foi fundado para expressar o que?

 5. O que significa a palavra Dadá? 8. Qual era a principal proposta do dadaísmo?

 6. Sendo uma negação total da cultura, o que defendia os dadaís

7.Na sua opinião, o que o Dadaísmo e o Surrealismo têm em comum?

 



MARÍCIA- ARTES (8º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 8º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 05/05/2021 de 14h - 15h)


ASSUNTO: ARTE URBANA (GRAFITE)


   grafite é um tipo de arte urbana caracterizado pela produção de desenhos em locais públicos como paredes, edifícios, ruas, etc.

É bastante usado como forma de crítica social, e, além disso, é uma maneira de intervenção direta na cidade, democratizando assim, os espaços públicos.

       O termo grafite, de origem italiana graffito - plural graffite - significa “escrita feita com carvão”.

 

Origem do Grafite

        Se falarmos sobre os primórdios do grafite, teremos que voltar milhares de anos, quando os homens faziam inscrições nas cavernas. Há exemplos de intervenções feitas em locais públicos já na época do Império Romano.

        Na contemporaneidade, essa manifestação artística está relacionada principalmente ao hip-hop, movimento cultural que teve início no começo dos anos 70 nos EUA pelas comunidades latinas, afro-americanas e jamaicanas.

        O bairro novaiorquino do Bronx foi o berço do grafite, onde os primeiros desenhos foram feitos com tinta spray. Naquela época, os jovens utilizavam a arte nas ruas como forma de protesto.

 

Grafite no Brasil

Grafite em Belo Horizonte, Brasil

      

        A história do grafite no Brasil surgiu na década de 70, precisamente na cidade de São Paulo. Ela nasce numa época conturbada da história do Brasil, em que a população era silenciada pela censura com a ditadura militar no poder.

       O grafite surge no cenário nacional como uma arte transgressora. A linguagem da rua não pede licença e grita nas paredes da cidade os incômodos de uma geração.

       É importante ressaltar que o grafite, inicialmente, foi uma arte caracterizada pela autoria anônima. O grafiteiro - ou writter - transformava a cidade em um suporte de comunicação artística sem delimitação de espaço, mensagem ou mensageiro.

      Portanto, a preocupação naquele momento era a arte em si e não o nome de seu autor. Por esse motivo, os ditos "cânones" são retirados de sua posição central para dar lugar a uma arte de todos e para todos.

      Assim, desde a década de 70, os grafiteiros brasileiros se apropriaram do espaço público a fim de transmitirem mensagens de cunho político, social, cultural, humanitário e, sobretudo, artístico.

     Um importante nome do grafite no Brasil foi o artista Alex Vallauri (1949-1987), considerado precursor do movimento no país. Ele utilizou diversos suportes para estampar sua arte, além dos muros e paredes da cidade. Seus desenhos eram simples e objetivos em meio ao caos urbano, facilitando a compreensão da mensagem.

 

Representantes do grafite no Brasil

Os Gêmeos

      

Grafite dos brasileiros Os Gêmeos pintado em prédio em Lisboa, Portugal

     

Os irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo são conhecidos como "Os Gêmeos". Nasceram em São Paulo no ano 1974 e começaram a pintar em 1987.

     São muito reconhecidos no país e também internacionalmente, tendo trabalhos nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Grécia, Cuba, entre outros lugares.

 

Eduardo Kobra

Povos Nativos dos 5 Continentes, Rio de Janeiro

    

  Eduardo Kobra é um artista paulistano que nasceu em 1975. No começo da carreira foi pichador, depois grafiteiro e hoje considera-se pintor muralista. Desenvolve trabalhos de grandes dimensões.

     Sua obra Povos Nativos dos 5 Continentes, no Rio de Janeiro foi eleita o maior grafite do mundo, com 15 metros de altura e 170 metros de largura.

 

Negahamburguer

A artista Negahamburguer em frente a uma obra

    

        A paulistana Evelyn Queiróz denuncia as diversas opressões vividas pelas mulheres por meio do grafite e outros tipos de arte.

      Em entrevista, afirmou sobre sua arte:

Todo o julgamento sobre o corpo feminino é falta de amor e respeito com o próximo, então é isso que eu mais quero comunicar.”

 

Assista aos vídeos abaixo para compreender melhor o assunto:

https://www.youtube.com/watch?v=us4wPwplzpE&t=178s

https://www.youtube.com/watch?v=m_4KMZifV7A

 

ATIVIDADE

1- Analise os grafites abaixo e escreva sobre a crítica presente em cada um deles.        




BOM DESEMPENHO!!

 

Não estude para se dar bem na prova, mas sim para se dar bem na vida.




ANDREA- ARTES (9º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 9º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 05/05/2021 de 13h - 14h) 


ASSUNTO: ARTE URBANA (GRAFITE)


   grafite é um tipo de arte urbana caracterizado pela produção de desenhos em locais públicos como paredes, edifícios, ruas, etc.

É bastante usado como forma de crítica social, e, além disso, é uma maneira de intervenção direta na cidade, democratizando assim, os espaços públicos.

       O termo grafite, de origem italiana graffito - plural graffite - significa “escrita feita com carvão”.

 

Origem do Grafite

        Se falarmos sobre os primórdios do grafite, teremos que voltar milhares de anos, quando os homens faziam inscrições nas cavernas. Há exemplos de intervenções feitas em locais públicos já na época do Império Romano.

        Na contemporaneidade, essa manifestação artística está relacionada principalmente ao hip-hop, movimento cultural que teve início no começo dos anos 70 nos EUA pelas comunidades latinas, afro-americanas e jamaicanas.

        O bairro novaiorquino do Bronx foi o berço do grafite, onde os primeiros desenhos foram feitos com tinta spray. Naquela época, os jovens utilizavam a arte nas ruas como forma de protesto.

 

Grafite no Brasil

Grafite em Belo Horizonte, Brasil

      

        A história do grafite no Brasil surgiu na década de 70, precisamente na cidade de São Paulo. Ela nasce numa época conturbada da história do Brasil, em que a população era silenciada pela censura com a ditadura militar no poder.

       O grafite surge no cenário nacional como uma arte transgressora. A linguagem da rua não pede licença e grita nas paredes da cidade os incômodos de uma geração.

       É importante ressaltar que o grafite, inicialmente, foi uma arte caracterizada pela autoria anônima. O grafiteiro - ou writter - transformava a cidade em um suporte de comunicação artística sem delimitação de espaço, mensagem ou mensageiro.

      Portanto, a preocupação naquele momento era a arte em si e não o nome de seu autor. Por esse motivo, os ditos "cânones" são retirados de sua posição central para dar lugar a uma arte de todos e para todos.

      Assim, desde a década de 70, os grafiteiros brasileiros se apropriaram do espaço público a fim de transmitirem mensagens de cunho político, social, cultural, humanitário e, sobretudo, artístico.

     Um importante nome do grafite no Brasil foi o artista Alex Vallauri (1949-1987), considerado precursor do movimento no país. Ele utilizou diversos suportes para estampar sua arte, além dos muros e paredes da cidade. Seus desenhos eram simples e objetivos em meio ao caos urbano, facilitando a compreensão da mensagem.

 

Representantes do grafite no Brasil

Os Gêmeos

      

Grafite dos brasileiros Os Gêmeos pintado em prédio em Lisboa, Portugal

     

Os irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo são conhecidos como "Os Gêmeos". Nasceram em São Paulo no ano 1974 e começaram a pintar em 1987.

     São muito reconhecidos no país e também internacionalmente, tendo trabalhos nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Grécia, Cuba, entre outros lugares.

 

Eduardo Kobra

Povos Nativos dos 5 Continentes, Rio de Janeiro

    

  Eduardo Kobra é um artista paulistano que nasceu em 1975. No começo da carreira foi pichador, depois grafiteiro e hoje considera-se pintor muralista. Desenvolve trabalhos de grandes dimensões.

     Sua obra Povos Nativos dos 5 Continentes, no Rio de Janeiro foi eleita o maior grafite do mundo, com 15 metros de altura e 170 metros de largura.

 

Negahamburguer

A artista Negahamburguer em frente a uma obra

    

        A paulistana Evelyn Queiróz denuncia as diversas opressões vividas pelas mulheres por meio do grafite e outros tipos de arte.

      Em entrevista, afirmou sobre sua arte:

Todo o julgamento sobre o corpo feminino é falta de amor e respeito com o próximo, então é isso que eu mais quero comunicar.”

 

Assista aos vídeos abaixo para compreender melhor o assunto:

https://www.youtube.com/watch?v=us4wPwplzpE&t=178s

https://www.youtube.com/watch?v=m_4KMZifV7A

 

ATIVIDADE

1- Analise os grafites abaixo e escreva sobre a crítica presente em cada um deles.        




BOM DESEMPENHO!!

 

Não estude para se dar bem na prova, mas sim para se dar bem na vida.






______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------




AULAS DE QUINTA-FEIRA


AMORIM - MATEMÁTICA



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/05/2021 às 9h - 11h) 


Assunto:  SOMA E MULTIPLICAÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS

Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo

Vídeo - https://youtu.be/xa7M9AVhanc


Questionário: 

1) UMA TORNEIRA PINGA 8 GOTAS/MIN. QUANTAS GOTAS PINGARÁ EM 35 MINUTOS?


2) UM PEDREIRO COLOCA 30 TIJOLOS EM  3 MINUTOS.  SUPONDO O MESMO RITIMO DE TRABALHO, QUANTOS TIJOLOS COLOCARÁ EM 12 MINUTOS?


3) UM SERVENTE PREPARA A MASSA COM 3 CARRINHOS DE AREIA GROSSA E 1 CARRINHO DE CIMENTO. QUANTOS CIMENTOS USARIA COM 15 CARRINHOS?


4) ARME E EFETUE: 

A) 12378 + 311 + 25


 B) 1234 × 30  


C) 435 × 54





ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/05/2021 às 13h - 15h


ASSUNTO: MMC DE DOIS NÚMEROS


Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo

Vídeo - https://youtu.be/vsuOd4vKQ6Q


Questionário: 

DADOS OS NÚMEROS 100; 150 E 300, RESPONDA: 

01) QUANTO VALE O MMC DESSES NÚMEROS?


2) QUAIS OS DIVISORES COMUNS COMPOSTOS  MAIORES QUE 1 E MENORES QUE 21?


3) QUANTO VALE A SOMA DESSES DIVISORES COMPOSTOS   DE 1 ATÉ 21 DESES NÚMEROS 100;150;300?


4) CALCULE O MMC DE: 

A) 20;45;900


B) 300;600;1200


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


TADEU - MATEMÁTICA



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/05/2021 às 09h - 11h) 


Conteúdo - TRIÂNGULOS: elementos, classificação e ângulo externo.

Assista ao vídeo clicando no link a seguir:  https://youtu.be/9RwM7kf0blw


Agora resolva o exercício da imagem abaixo:






ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/05/2021 às 13h - 15h)


Assista ao vídeo clicando no link a seguir



Agora resolva o exercício da imagem abaixo:






______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



EUGÊNIO - HISTÓRIA


ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A e B 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/05/2021 às 13h - 14h)


Conteúdo: Egito Antigo: religiosidade

Veja as explicações acessando os links:

https://www.youtube.com/watch?v=6emHEkYCLOU

https://www.youtube.com/watch?v=Gr_uYWAK3ts

 

 

1) Todas as frases abaixo estão erradas. Faça a correção de cada uma delas, trocando apenas uma palavra.

- A maior parte do território do Egito é formada por florestas.

- Após a cheia do rio Nilo, as margens ficavam férteis, favorecendo a indústria.

- Os egípcios utilizavam o papiro para fabricar uma espécie de plástico

- O rio Eufrates fornecia, aos egípcios, água para beber, peixes, além de fertilizar o solo.

 

2) Sobre a religião no Egito Antigo, é correto afirmar que

a) os egípcios não acreditavam na vida após a morte e, por isso, desenvolveram a técnica da sepultamento no Rio Nilo.

b) os egípcios não acreditavam na vida após a morte e seguiam uma religião monoteísta (crença na existência de apenas um deus).

c) os egípcios acreditavam na existência de vários deuses (religião politeísta), que podiam ter formas de humanos, de animais e de humanos com cabeças de animais.

d) na religião egípcia, os animais eram considerados impuros, por isso não podiam ser adorados.

 

3)  “Osíris veio ao Egito acompanhado de sua irmã-esposa Ísis. Criou o húmus, lodo fértil existente no leito do rio Nilo. Ensinou os homens a agricultura e a metalurgia. Tornou a vida possível graças à vegetação, que trazia abundância e benefícios a seu povo.”

 

De acordo com o texto é verdadeiro afirmar que:

a) Os egípcios acreditavam em apenas um deus.

b)  Os egípcios só conheciam explicações científicas para os fenômenos da natureza.

c)  O povo do Egito Antigo não acreditava na influência dos deuses em suas vidas.

d) Os egípcios atribuíam aos deuses a ocorrência de fenômenos da natureza.

 

 

4) Pesquise e complete a cruzadinha com o nome de alguns deuses egípcios:

 

1) deusa da alegria, do amor e da fertilidade. Era representada em forma de vaca ou com um disco acima da sua cabeça.

2) deus do renascimento, irmão-esposo de Ísis e pai de Hórus.

3) deus do caos, da destruição, da violência e irmão de Osíris. Era representado com a cabeça de um cachorro.

4) deus da lua e da sabedoria. Era representado com a cabeça de uma ave bicuda, o íbis.

5) deus do céu, da luz e do Sol nascente. Perdeu um olho enquanto lutava com o seu tio Set. Era representado com uma cabeça de falcão.

6) deus do Sol e da criação. Principal entre os deuses, era representado com um falcão com um disco solar sobre a cabeça.

7) deusa da fertilidade, da maternidade.

8) deus que guiava as almas no mundo inferior. Irmão gêmeo de Osíris, era representado com uma cabeça de um chacal.



ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/05/2021 às 09h - 10h


Conteúdo: Renascimento e Humanismo 

Veja as explicações acessando os links:

https://www.youtube.com/watch?v=V1qXUzf2Cvs

                                                                          

1) O Humanismo, uma corrente de ideias que contribuiu para o Renascimento cultural, tinha como proposta para mudar a sociedade:

a) o estudo da vida dos santos e mártires cristãos.

b) o estudo dos antigos autores greco-romanos.

c) o estudo da Bíblia voltada por uma vida devota.

d) o estudo dos livros sagrados das religiões orientais.

 

2) Como está dividido o Renascimento italiano?

 

3) A Divina Comédia é uma obra em que o autor viaja ao mundo dos mortos e estes, agem como seres humanos comuns, sentindo ódio, amor, alegria e tristeza. O autor da Divina Comédia é:

a) Nicolau de Maquiavel.

b) Dante Alighieri.

c) Ludovico Ariosto.

d) Francesco Petrarca.

 

4) Faça uma pesquisa sobre as principais obras renascentista e descubra o nome da obra e o seu autor  das seguintes obras:



 

5) Associe a primeira com a segunda coluna:

(I) Luís Vaz de Camões

(II) Miguel de Cervantes

(III) Thomas Morus

(IV) William Shakespeare

 

(  ) inglês, ele é considerado o maior criador de peças teatrais do mundo, destacando-se Romeu e Julieta, Hamlet e Mcbeth e Sonhos de uma noite de verão.

(  ) é considerado o maior poeta da língua portuguesa e a sua obra-prima, Os Lusíadas, é um poema que homenageia a bravura do povo português.

(   ) advogado e escritor inglês autor de Utopia, um obra em que se descreve uma ilha de mesmo nome, habitada por uma sociedade justa e fraterna. Com essa história, o autor pretendeu criticar as  injustiças e abusos do seu tempo.

(   ) é considerado o maior escritor de língua espanhola e a sua obra-prima , Dom Quixote de La Mancha, onde critica os ideais medievais e o modo de vida burguês a partir de um cavaleiro sonhador e o seu desastrado escudeiro.

 

6) Quem foi Galileu Galilei? Por que ele quase foi condenado à morte na fogueira por ordem da Igreja?





ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B e C 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/05/2021 às 14h - 15h


Conteúdo: Idade Média: Revolução Francesa

Veja as explicações acessando os links:

https://www.youtube.com/watch?v=_46qYt8cETc

https://www.youtube.com/watch?v=tDzB87R2tEg

                                                                        

 

1) Assumiu o governo da França, em 1793, logo após a execução de Luís XVI :

a) Maximilian Robespierre.

b) Jean Paul Marat.

c) Saint Juste.

d) Luís XVII.

 

2) Cite as principais medidas adotadas pelos jacobinos quando assumiram o governo, na França:

 

3) Marque a causa do fim do governo jacobino:

a) o envolvimento de líderes jacobinos em escândalos de corrupção.

b) as execuções de pessoas suspeitas de serem antirrevolucionárias.

c) a manutenção dos privilégios de alguns nobres e clérigos.

d) as revoltas promovidas pelos monarquistas.

 

4) O lema da Revolução da Revolução Francesa era:

a) “Paz, Pão, Terra e Liberdade.”

b) “Todo poder ao Terceiro Estado.”

c) “Liberdade ainda que tardia.”

d) “Liberdade, Igualdade e Fraternidade.”

 

5) Durante o Diretório, o partido político que assumiu o governo na França foi  o dos _______________ que restabeleceram o voto ________________, reprimiram opositores com ______________ e impôs ____________ aos  jornais.

 

6) Durante o governo do Diretório, tornou-se notória a execução  do jornalista jacobino Graco Babeuf cujo “crime” foi:

a) propor a abolição da propriedade privada e a igualdade social.

b) promover greves em busca de melhorias para os operários.

c) arquitetar atentados contra o governo girondino, por restaurar o voto censitário.

d) criticar a política econômica do Diretório que atendia os ricos e excluía os ricos.  

 

7) Qual foi o acontecimento que marca o fim da Revolução Francesa?

a) a queda da Bastilha, em 1789.

b) a execução de Luís XVI, em 1793.

c) a execução de Robespierre, em 1794.

d) o Golpe de 18 Brumário, dado por Napoleão, em 1799.





ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/05/2021 às 10h - 11h


Conteúdo: A Era Vargas

Veja as explicações acessando os links:

https://www.youtube.com/watch?v=DL9llZP4a6k

https://www.youtube.com/watch?v=o3TeSroEL8E

                                                                                  

 

1) Qual foi o setor econômico que recebeu maior investimento durante a Era Vargas?

a) mineração     b) indústria.    c) comércio.      d) agricultura.

 

2) O caricaturista Benedito Carneiro Bastos Barreto, o Belmonte, publicou no jornal paulistano Folha da Noite essas caricaturas de Getúlio Vargas. Elas retratam as reações de Getúlio às condições históricas de cada ano de seu governo, de 1930 a 1937.



a) Quais os principais acontecimentos que marcaram o governo Vargas nos anos de 1930, 1934 e 1937?

b) O que explica o semblante fechado de Vargas no ano 1932 e 1937?  

 

3) Como Vargas começou o Estado Novo?

 

4) A ditadura varguista, também conhecida como Estado Novo, caracterizou-se:

a) pela centralização administrativa, eliminação da autonomia dos Estados e extinção dos partidos políticos.

b) pela descentralização administrativa, maior autonomia dos estados e extinção apenas do Partido Comunista.

c) pela aprovação de uma Assembleia Constituinte que votaria a Constituição de 1937, a mais liberal e democrática.

d) pela proliferação de partidos políticos, apoio irrestrito à liberdade de imprensa e às ideias socialistas.

 

5) Por qual  motivo os integralistas tentarem assassinar Vargas em 1938?

a) porque Vargas suspendeu as eleições e muitos candidatos integralistas se sentiram prejudicados.

b) porque Vargas suspendeu as greves e os integralistas estavam à frente das lutas trabalhistas.

c) porque Vargas ao centralizar todo poder em si, como ditador, extinguiu todos os partidos.

d) porque Vargas passou a intervir nos sindicatos e os integralistas queriam autonomia.

 

6) Chama-se “estatal” a empresa que é gerenciada pelo Estado, pelo Governo.  Veja abaixo as seguintes estatais e marque aquela que não foi criada durante a Era Vargas:

a) Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

b) Companhia Vale do Rio Doce.

c) Companhia Hidrelétrica do São Francisco.

d) Caixa Econômica Federal.

 

7) Como ficou conhecido o movimento popular que queria Getúlio Vargas Presidente vitalício em resposta às suas políticas voltada aos trabalhadores?

 

8) Getúlio Vargas foi forçado a renunciar em 1945 mas ele indicou aos seus admiradores  e simpatizantes que votassem para Presidente no seguinte candidato:

a) Juscelino Kubitschek .

b) Luís Carlos Prestes.

c) Eduardo Gomes.

d) Eurico Gaspar Dutra.



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



AULAS DE SEXTA-FEIRA



GEORGE - GEOGRAFIA



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA - TODAS AS TURMAS

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 07/05/2021)

Atenção aos horários:   6º ano: de 09h - 10h 

                                      7º ano: de 10h - 11h 

                                      8º ano: de 13h - 14h

                                      9º ano: de 14h - 15h


ATV ONLINE GEORGE GEOGRAFIA 11ªABR 2021

1. As lâmpadas da rua em geral são idênticas, isto é, têm a mesma potência, por exemplo, 500 watts. Mas aquela que está pertinho de você brilha muito mais do que outra igual, mas que está a cinco quarteirões de você. Na figura temos a constelação de Órion e nela temos as estrelas Alnilam (indicada pela seta contínua – uma das “Três Marias”) e Bellatrix (indicada pela seta tracejada). Ambas têm o mesmo brilho.

 

1.1 O que podemos afirmar sobre a “potência” (em astronomia chamamos de luminosidade) destas duas estrelas e suas distâncias até nós? Coloque V (Verdadeiro) ou F (Falso) na frente de cada afirmação abaixo.

a) ( ) Se têm o mesmo brilho e se estiverem à mesma distância, têm a mesma luminosidade.

b) ( ) Embora tenham o mesmo brilho as luminosidades delas podem ser diferentes.

c) ( ) Se Alnilan estiver 5 vezes mais distante que Bellatrix, então ela é mais luminosa.

d) ( ) Se elas têm o mesmo brilho, então elas têm a mesma luminosidade e não importa a distância.

e) ( ) Se elas têm o mesmo brilho, então elas estão à mesma distância da Terra e não importa a luminosidade delas.

 

 

2. As lâmpadas da rua em geral são idênticas, isto é, têm a mesma potência, por exemplo, 500 watts. Mas aquela que está pertinho de você brilha muito mais do que outra igual, mas que está a cinco quarteirões de você. Na figura temos a constelação de Órion e nela temos as estrelas Alnilam (indicada pela seta contínua – uma das “Três Marias”) e Bellatrix (indicada pela seta tracejada). Ambas têm o mesmo brilho.

 

2.2 O que podemos afirmar sobre a “potência” (em astronomia chamamos de luminosidade) destas duas estrelas e suas distâncias até nós? Coloque V (Verdadeiro) ou F (Falso) na frente de cada afirmação abaixo.

a) ( ) Se têm o mesmo brilho, não importa a distância, têm a mesma luminosidade.

b) ( ) Tendo o mesmo brilho as luminosidades são obrigatoriamente iguais.

c) ( ) Se Alnilan estiver 5 vezes mais perto que Bellatrix, então ela é menos luminosa.

d) ( ) Se elas têm o mesmo brilho e estão na mesma constelação, têm a mesma luminosidade.

e ( ) Se elas têm o mesmo brilho e estão na mesma galáxia, têm a mesma luminosidade.

 

3. O Sol, visto da Terra, é o astro mais brilhante do céu. A Lua Cheia, vista da Terra, é o segundo astro mais brilhante do céu, embora só reflita a luz solar. O brilho de uma estrela depende da distância dela até nós, tal qual uma lâmpada, que quando próxima brilha mais do que quando longe. A potência da lâmpada é sempre a mesma, não importa se está perto ou longe da gente. A potência de uma estrela, chamada de luminosidade pelos astrônomos, também não depende da distância, mas, certamente, deve depender de outras características da estrela.

O brilho de um astro depende da distância até nós, mas não a sua luminosidade, conforme explicado acima. Coloque F (Falso) ou V (Verdadeiro) nas afirmações abaixo.

a) ( ) O Sol é o astro mais brilhante do céu porque é a estrela mais próxima da Terra.

b) ( ) Mesmo estrelas mais quentes e maiores do que o Sol, têm menor brilho do que ele.

c) ( ) O Sol visto de Plutão ainda tem a mesma luminosidade, mas é menos brilhante.

d) ( ) Estrelas maiores e mais quentes do que o Sol, são mais luminosas do que o Sol.

e) ( ) Para um astronauta na Lua, a Lua é o astro mais brilhante do céu.

 

 

4. As três Leis de Kepler (1571 – 1630) descrevem os movimentos dos planetas, luas, cometas, satélites artificiais etc e para os planetas dizem o seguinte:

 1ª Lei: “A órbita de cada planeta é uma elipse, estando o Sol num dos focos.”

2ª Lei: “Uma linha reta entre o Sol e o planeta “varre” áreas iguais em iguais intervalos de tempos.” Logo, a velocidade do planeta é variável, sendo máxima perto do Sol e mínima longe do Sol.

3ª Lei: “O quadrado do Período (P) dividido pelo cubo da distância (D) média do planeta ao Sol é uma constante (k)”. Ou seja, P 2 / D 3 = k.

 


A figura mostra a órbita da Terra exageradamente achatada, pois ela é quase circular. F1 e F2 são os focos da elipse e estão exageradamente separados. Suponha que o Sol está em F1. A Terra se move na sequência A, B, C, D. Assinale a alternativa correta em cada item.

a) ( ) B ( ) C - Em qual dos pontos, B ou C, a velocidade da Terra é mínima?

b) ( ) D ( ) A - Em qual dos pontos, D ou A, a velocidade da Terra é máxima?

c) ( ) BURACO NEGRO ( ) NADA - Se o Sol está em F1, então, o que existe em F2?

d) ( ) OUTRA ESTRELA ( ) NADA - O que existe exatamente no centro geométrico da elipse?

e) ( ) A ( ) B – A velocidade da Terra é decrescente quando se aproxima de A ou B?

 

5. O tempo (período) para a Terra dar uma volta ao redor do Sol, medido em relação às estrelas, dura 365,2564 dias e é chamado de ano sideral. Mas, de fato, usamos o ano tropical, para manter constante o início das estações do ano. O ano tropical dura aproximadamente 365,25 dias, porém, na folhinha (calendário) só temos 365 dias. Logo, a cada ano “sobra” ¼ (um quarto = 0,25) de dia, então, a cada 4 anos se adiciona um dia e este ano é chamado de bissexto.

 

Sendo 2020 bissexto, assinale a alternativa correta em cada item

a) ( ) FEVEREIRO ( ) MARÇO - Em que mês se adiciona um dia quando o ano é bissexto?

b) ( ) 28 ( ) 29 - Quantos dias passa a ter esse mês quando recebe um dia extra?

c) ( ) 2024 ( ) 2025 - Quando será o próximo ano bissexto?

d) ( ) 365 ( ) 366 – Quantos dia tem o ano bissexto?

e) ( ) SIM ( ) NÃO – O ano de 2037 será um bissexto?



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



FELIPE - ENSINO RELIGIOSO


ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - TODAS AS TURMAS

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 07/05/2021 conforme os horários abaixo) 


Atenção aos horários:   6º ano: de 14h - 15h 

                                      7º ano: de 13h - 14h 

                                      8º ano: de 10h - 11h

                                      9º ano: de 09h - 10h


Olá, iniciaremos o tema da relação entre o sagrado e a ecologia.

Leia o texto e depois responda as questões.


Como os índios convivem com a natureza e suas lições para uma vida sustentável 

Respeito e equilíbrio, a relação entre os índios e a natureza é pautada por dois elementos básicos para o dia a dia de qualquer ser humano. O relacionamento que também envolve o afeto faz com que os índios vivam uma relação mais próxima e sagrada, como se a terra fosse a grande mãe.

E é na “grande mãe” que os índios guardam suas lembranças, suas vivências e constroem sua história. Como os índios convivem com a natureza de uma forma tão próxima, especialistas afirmam que as comunidades são modelos inspiradores de vida sustentável…..

Fonte: https://www.pensamentoverde.com.br/


1 - Porque os índios são modelos de uma vida sustentável ?


2 - O que podemos entender por respeito e equilíbrio na relação com a natureza ?


3 - Observe a charge e responda .



a - Porque os personagens da charge precisam de cesta básica ?


b - Qual a relação entre a charge e o primeiro texto ?


4 - Qual o significado de ecologia ?





______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



Nenhum comentário:

Postar um comentário