AULAS DE SEGUNDA-FEIRA
ANDRÉA - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 03/05/2021 às 09h - 11h)
ASSUNTO: LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL .
ATIVIDADE 1
Clique no link abaixo para responder às questões propostas e ao final, verifique sua nota.
https://docs.google.com/forms/d/1zrc8vhF4xZt0AnqqeJBomKPYFdYt8Wot_0t2PV4nZlk/edit
ATIVIDADE 2
Escreva somente as respostas em seu caderno.
Bom desempenho!!
Quem estuda e não pratica o que aprendeu, é como o homem que lavra e não semeia.
Provérbio Árabe
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B, C e D.
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 03/05/2021 às 13h - 15h)
ASSUNTO: LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL .
Atenção: somente respostas em seu caderno.
BOM DESEMPENHO!!!
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GISLENE - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 03/05/2021 às 9h - 11h)
Assista ao vídeo da aula clicando no link abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=Umja9xtlcwg&t=623s
Atividade para aula de Língua Portuguesa sobre "flexões do verbo".
Observe estas três figuras:
1.Dê o maior número possível de verbos que traduzam as ações das pessoas em cada uma das figuras. Ex: brincar
Leia estes quadrinhos, do cartunista argentino Quino:
2.Esses quadrinhos apresentam uma sequência de sete situações. Nelas, você pode observar, com clareza, as três pessoas do discurso e as flexões de número e de pessoa dos verbos.
a) Quais são os verbos e pronomes que indicam a 1ª pessoa?
b) Quais indicam a 2ª pessoa?
c) E quais indicam a 3ª pessoa?
3.Considerando as sete situações apresentadas pelo cartunista, o que você acha que aconteceu com o personagem do último balão? Justifique o pensamento “Eles amam”
4. Identifique o tempo (presente, pretérito ou futuro) em que estão as formas verbais destacadas neste texto:
NAS ONDAS DO RÁDIO
Antes de existir televisão, as novelas faziam o maior sucesso no rádio. Como não havia imagem, os atores tinham de caprichar na voz. [...]
Você também pode se divertir fazendo um programa de rádio com seus amigos. Primeiro, escrevam uma história com vários personagens, dividindo os papéis com os colegas. É legal reunir meninos e meninas, para ter vozes diferentes.
Se vocês conseguirem um gravador, a brincadeira fica melhor ainda, pois o programa poderá ser gravado.
Depois de decidir quem serão os atores, escolham quem vai cuidar da música do programa e qual turma fará os efeitos sonoros.
Lembrem-se também dos amigos que sabem imitar animais e personagens famosos e podem dar um toque divertido à história. Depois, é só apresentar o programa para todo mundo. (Recreio)
Leia o poema a seguir, de Décio Pignatari, e responda às questões
6. O poema é criado a partir de um slogan publicitário, conhecido internacionalmente.
a) Qual é esse slogan?
b) O que esse modo verbal expressa no slogan (beba coca cola): ordem, pedido ou conselho?
7- Passe para o plural cada uma das frases seguintes, mantendo o tempo e o modo dos verbos.
08. -Passe as frases abaixo para o plural:
a. O príncipe conversava alegremente com a jovem.
b. A vereadora entregou a cesta básica para o aluno.
c. A aluna cuidava de seu belo trabalho.
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 03/05/2021 às 13h - 15h)
Assista ao vídeo aula clicando no link abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=Umja9xtlcwg&t=623s
Leia a tira a seguir, de Fernando Gonsales, e responda às questões de 1 a 3.
1. O rato está vendo televisão. A que tipo de programa ele assiste?
2. Na fala do locutor do programa, há vários verbos. Identifique-os e explique a relação que há entre eles e o tipo de programa apresentado.
3. Explique o comentário do rato no 3º quadrinho.
Leia o anúncio a seguir e responda às questões de 1 a 3.
4. Como a maior parte dos anúncios, esse também é constituído por imagem e texto verbal.
a) O que as moças da foto estão fazendo?
b) O texto verbal confirma ou nega o conteúdo da imagem? Por quê?
5. Na parte verbal do anúncio, a conjugação do verbo comprar é propositalmente interrompida, na 3ª pessoa do singular, pelo surgimento de outro verbo: agradecer.
a) Em que tempo e modo verbal estão conjugados esses verbos?
b) Observe a parte do anúncio em que o pronome ela aparece com grande destaque. A quem esse pronome se refere na expressão ela agradece?
6. Você gosta de viagens espaciais e de viagens no tempo? Leia este texto:
Um passeio no tempo seria divertido, mas arriscado. Já pensou se numa dessas viagens você encontrasse seus antepassados e mudasse a vida deles? Imagine se sem querer você provocasse uma briga entre seus bisavós e eles não tivessem filhos? Assim você nunca iria nascer.
Como a gente não pode mesmo viajar no tempo, o jeito é se divertir com a ideia. Imagine que legal dar um pulo na pré-história e saber mais sobre os dinossauros ou conhecer as máquinas do futuro. Já pensou? (Recreio, nº 91.)
Já pensou se [...] você encontrasse seus antepassados e mudasse a vida deles? [...] sem querer você provocasse [...] e eles não tivessem filhos?"
a) Em que modo estão essas formas verbais: no indicativo, no subjuntivo ou no imperativo? Justifique.
7. Leia o boxe "Outras viagens".
Você pode ter a sensação de viajar no tempo mesmo sem uma nave superveloz. Confira estas dicas:
• Faça um passeio de maria-fumaça.
• Veja fotografias e filmes antigos.
• Visite museus.
• Viaje para cidades históricas.
• Leia livros de história.
• Visite exposições de ciência e tecnologia.
• Assista a filmes e leia livros de ficção científica.
a) Em que modo estão, na maioria, as formas verbais empregadas no texto?
Ontem eu fui ao cinema e vocês também foram.
Amanhã, eu irei ao cinema e vocês também irão.
8. Complete as frases, colocando os verbos no passado e depois no futuro, de acordo com a norma-padrão:
a) Ontem, eu _________no colégio e eles também ___________. (estar)
Amanhã, eu _________ no colégio e eles também ____________
, eu ______ uma entrevista ao jornal e vocês também ________. (dar)
Amanhã, eu ________ uma entrevista ao jornal e vocês também ________.
c) Ontem, eu ________um poema no sarau do colégio e meus colegas também ___________ (dizer)
Amanhã, eu _________ um poema no sarau do colégio e meus colegas também _______.
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RONMICY - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 03/05/2021 às 13h - 14h)
TEMA: Ginástica competitiva Artística.
Objetivo: instruir os alunos sobre a importância da ginástica competitiva artística.
A ginástica artística, também conhecida no Brasil como ginástica olímpica, é uma das modalidades da ginástica. Por definição, de acordo com o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, a palavra vem do grego gymnastiké e significa - "A Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade. O conjunto de exercícios corporais sistematizados, para este fim, realizados no solo ou com auxílio de aparelhos são aplicados com objetivos educativos, competitivos, terapêuticos, etc.
Historicamente, enquanto forma de prática física, a ginástica surgiu na Pré-História. Contudo, veio a se tornar uma modalidade esportiva apenas em 1881, em escolas alemãs tipicamente masculinas. Desse modo, a ginástica artística consagrou-se como a forma mais antiga do desporto e em decorrência disto, sua história é constantemente confundida com a da ginástica em si, o que não fere sua evolução artística individual posterior. Mais tarde, em 1896, até então praticada somente por homens, passou a ser um esporte olímpico, e em 1928 as mulheres puderam participar nos seus primeiros Jogos. No ano de 1950, a ginástica passou a ser praticada – nos aparelhos – da forma como se conhece hoje. Apesar de despontar para o mundo como um esporte inicialmente masculino, a ginástica tornou-se uma prática mais ativa entre as mulheres. Em decorrência disso, os eventos artísticos femininos tornaram-se mais disputados, admirados e destacados entre todas as modalidades do esporte.
As apresentações da ginástica artística são individuais - ainda que nas disputas por equipes possuem o tempo aproximado de trinta a noventa segundos de duração, são realizadas em diferentes aparelhos - sob um conjunto de exercícios - e separadas em competições femininas e masculinas.
Os movimentos dos ginastas devem ser sempre elegantes e demonstrarem força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo.
Questionário
1. O que você entende por ginástica artística ?
2. Como é conhecida a ginástica artística no Brasil?
3 - Como devem ser os movimentos dos ginastas?
Boa sorte...Obrigado
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AULAS DE TERÇA-FEIRA
FRÓES - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 04/05/2021 às 10h - 11h)
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/3Wefx4Vpx1M
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IDELFONSO - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 04/05/2021 às 13h - 14h)
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir:
Vídeo 1 - https://youtu.be/__dvQ4XDP7E
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 04/05/2021 às 10h - 11h)
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/8FUc-SiqfEM
Atividade de ciências 7ano.
Tema 1: Classificação e nomenclatura dos seres vivos.
1) Quem foi Lineu?
2) De acordo com as regras como é escrito o nome científico de um ser vivo?
3)Quais são as categorias taxonômicas de classificação dos seres vivos?
4) Em quais reinos os seres vivos estão classificados?
5) Sobre o nome científico do ser humano, Homo sapiens responda:
a) Qual é o gênero?
b) Qual é o epíteto?
c) Qual é a espécie?
6) Pesquise a classificação do gato nas categorias taxonômicas.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 04/05/2021 às 09h - 10h)
Tema: Ondas eletromagnéticas.
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/Ih9yC9VJTSA
Atividade de ciências 9º ano.
1) Quais ondas formam o espectro eletromagnético?
2) Como são usadas as ondas de rádio?
3) Como funciona o micro-ondas?
4) O que significa as siglas AM é FM?
5) Quais os males e os benefícios causados pela radiação infravermelho?
6) O que são raios gama?
7) Para qual finalidade esses raios são usados?
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MARÍCIA - INGLÊS
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 04/05/2021 de 09h - 10h)
ASSUNTO: IMPERATIVE
FORM
METODOLOGIA: Assista o vídeo e aprenda: https://youtu.be/Qjc3UFwRSjU
O imperativo é usado
pelo falante para dar uma ordem, um conselho ou uma instrução
para que uma determinada ação aconteça. No inglês, utiliza-se o verbo sem a
partícula “to” para montar uma sentença no imperativo, além de não ser
necessário informar o sujeito, pois entende-se que este receberá a ordem,
sugestão ou conselho implicitamente.
Exemplos:
- Listen! I need you go now. (Ouça! Eu preciso que
você vá agora) – O verbo to listen (ouça) está no imperativo nessa
sentença.
O imperativo poderá marcar algumas ações, como:
- fazer um convite: Let’s go now. (Vamos
agora) – para convites sempre utilizar o “Let’s”;
- fazer um oferecimento: Have
a piece of cake. (Tome um pedaço de bolo);
- dar uma ordem: Listen to them,please. (Ouça eles);
- dar um conselho: Be
careful! (Seja cuidadoso).
Regras de uso:
Se for necessário dar mais ênfase na frase basta colocar o auxiliar “do”
no começo da frase.Exemplos:
- Do
put all the toys in the box. (Coloque todos os brinquedos na caixa)
- Do
go now. (Vá agora)
- Do listen me. (Me ouça)
Se for necessário deixar a frase mais educada basta acrescentar a
expressão “please” (por favor) no começo ou no final da frase.
Exemplos:
- Please,
come with me. (Por
favor, venha comigo)
- Call
the doctor, please. (Ligue
para o médico, por favor)
- Please,
don’t scream. (Por favor, não grite)
ATIVIDADE
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 04/05/2021 de 14h - 15h)
ASSUNTO: IMPERATIVE FORM
METODOLOGIA: Assista o vídeo e aprenda: https://youtu.be/Qjc3UFwRSjU
O imperativo é usado pelo falante para dar uma ordem, um conselho ou uma instrução para que uma determinada ação aconteça. No inglês, utiliza-se o verbo sem a partícula “to” para montar uma sentença no imperativo, além de não ser necessário informar o sujeito, pois entende-se que este receberá a ordem, sugestão ou conselho implicitamente.
Exemplos:
- Listen! I need you go now. (Ouça! Eu preciso que você vá agora) – O verbo to listen (ouça) está no imperativo nessa sentença.
O imperativo poderá marcar algumas ações, como:
- fazer um convite: Let’s go now. (Vamos agora) – para convites sempre utilizar o “Let’s”;
- fazer um oferecimento: Have a piece of cake. (Tome um pedaço de bolo);
- dar uma ordem: Listen to them,please. (Ouça eles);
- dar um conselho: Be careful! (Seja cuidadoso).
Regras de uso:
Se for necessário dar mais ênfase na frase basta colocar o auxiliar “do” no começo da frase.Exemplos:
- Do put all the toys in the box. (Coloque todos os brinquedos na caixa)
- Do go now. (Vá agora)
- Do listen me. (Me ouça)
Se for necessário deixar a frase mais educada basta acrescentar a expressão “please” (por favor) no começo ou no final da frase.
Exemplos:
- Please, come with me. (Por favor, venha comigo)
- Call the doctor, please. (Ligue para o médico, por favor)
- Please, don’t scream. (Por favor, não grite)
ATIVIDADE
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 04/05/2021 de 13h - 14h)
ASSUNTO:
SUPERLATIVE ADJECTIVES
Em praticamente todos os idiomas do mundo, existem expressões
que estabelecem comparações entre coisas, seres ou situações. É muito comum
utilizar tais expressões para estipular preferências ou destacar atributos de
determinada coisa ou pessoa. Devido à essa necessidade que os superlativos se
fazem tão importantes no uso cotidiano de qualquer língua.
O que são superlativos (superlatives)?
Podemos dizer que os adjetivos superlativos descrevem quando
um objeto ou pessoa se encontra no extremo inferior ou superior de uma
determinada qualidade. Ou seja, são empregados para expor atributos e
estabelecer comparações.Eles podem ser SUPERLATIVE OF SUPERIORITY OU
INFERIORITY.
Exemplos:
- Mark
is the smartest man I’ve ever met. (Mark é o homem mais
esperto que já conheci)
- It
is the smallest dog I’ve ever seen! So cute! (É o
cachorro mais pequenino que eu já vi! Tão fofo!)
- São
Paulo is the largest city of Brazil. (São Paulo é a maior
cidade do Brasil)
Superlativos – Formas de utilização
Para utilizarmos os
adjetivos superlativos de maneira correta, existem algumas regras gramaticais a
serem seguidas.
SUPERLATIVE OF SUPERIORITY
Superlativos
em adjetivos curtos
Em adjetivos curtos,
utilizamos apenas a fórmula: THE + Adjetivo + EST
Exemplos:
- Susan
is the tallest girl
in her family. She can play volleyball. (Susan é a garota mais alta de sua
família. Ela pode jogar voleibol)
- We
are the smartest students in the whole town, no doubt
about it. (Nós somos os estudantes mais espertos de toda a cidade, sem
dúvida alguma)
- That’s
the shortest dress I’ve tried on! (Esse é o vestido mais
curto que eu já provei!)
Para adjetivos longos,
utilizamos a seguinte fórmula: THE + MOST + Adjetivo
Exemplos:
You are the most
beautiful woman I’ve ever seen in my whole life. (Você é a mulher mais
bonita que eu já vi em toda a minha vida)
John is the most
important person in my life. (John é a pessoa mais importante na minha
vida)
Superlativos
– Exceções
v
Para adjetivos que terminam
em Y, o mesmo Y se transforma em
I. Aí sim poderá ser acrescentado
o EST:
Exemplos: THE = A, O, OS , AS
HAPP Y
Luke was the
happiest guy of the party. (Luke era o cara mais feliz de toda a
festa)
Kevin is the busiest lawyer of the
office. (Kevin é o advogado mais ocupado do escritório)
Monica was the
angriest woman I’ve ever met. (Monica era a mulher mais brava que eu
já conheci) ANGRY
v
Para adjetivos com apenas uma
sílaba que terminam com uma vogal
seguida de uma consoante, duplica-se a consoante. (CVC)
Exemplos: BIG
That’s the biggest building of
the whole town. (Esse é o maior edifício de toda a cidade)
Golden is the
fattest dog I’ve ever met! (Golden é o cachorro mais gordo que já
conheci!)
Lucy is the thinnest girl of her family. She
looks younger than she is. (Lucy é a garota mais magra de toda a família. Ela
parece mais jovem do que é)
TODOLOGIA: Assistir a videoaula: https://youtu.be/_TlTNNVF0Rk
MAIS EXPLICAÇÕES, NO NOSSO ENCONTRO DO GOOGLE MEET. 

ATIVIDADE:
Encontre e marque a opção
que completa a frase corretamente, aplicando o SUPERLATIVE OF INFERIORITY.
1- Meet the 9 CEOs with ___________
reputations. (Conheça
os 9 CEOs com a pior reputação.)
( ) the worst ( ) the badest
2-
What’s _________ car in the world? (Qual é o carro mais
rápido do mundo?)
( ) the faster ( ) the
fastest
3 - Watch _________ videos on YouTube. (Assista os videos mais
populares do YouTube)
( ) the more popular ( ) the
most popular
4 – These are__________ smartphones of
2014. (Estes são os melhores smartphones de 2014.)
( ) the goodest
( ) the best
5 - London was considered _____________city
to live in the world. (Londres
foi considerada a cidade mais cara do mundo
para se viver.)
( ) the more expensive
( ) the most expensive
6 - What are _________mistakes managers
make? (Quais
são os maiores erros que gerentes cometem?)
( ) the biggest
( ) the most big
7 – It’s simply ______________ book I had
to read. (É
simplesmente o livro mais chato que tive que
ler. )
( ) the most boring
( ) the borinest
8 – Buy _______________ airline tickets
online! (Compre as passagens
aéreas mais baratas online!)
( ) the more cheap ( )
the cheapest
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 04/05/2021 de 10h - 11h)
ASSUNTO: MODAL
VERBS
Vídeo
aula: https://youtu.be/EWSUUiMbf40
Se
ainda tem dúvidas... : https://youtu.be/d5tHxPf8mnI
Os modal
verbs (verbos modais) em inglês são verbos auxiliares
utilizados para complementar ou mudar o sentido dos verbos principais nas
frases. Por esse motivo também são chamados de modal auxiliaries (auxiliares
modais).
Eles são muito
utilizados pelos falantes da língua inglesa e, portanto, são essenciais para os
aprendizes desse idioma.
Exemplos
de verbos modais
Consulte a tabela com os verbos modais (modal verbs) mais
utilizados em inglês:
Atenção! (Pay Attention!)
Como você pôde observar no quadro acima, can, may e could podem ser
usados em situações parecidas, para indicar permissão ou pedido.
No entanto, é importante referir que:
·
São utilizados sem o to
Diferentemente da maioria dos verbos que, em sua forma original,
são escritos com o to (exemplos:
to go, to dance, to study), os verbos modais são sempre utilizados sem o “to”.
·
Não existe infinitivo para os verbos modais, nem particípio, nem
gerúndio.
·
Podem ser acompanhados por have
Os verbos modais podem ser acompanhados pelo auxiliar have, seguido de
particípio, expressando tempo passado.
Exemplo:
·
You could have bought it before. (Você poderia ter comprado isso antes.)
·
You should have arrived earlier. (Você devia ter
chegado mais cedo.)
ATIVIDADE
2. Qual a tradução correta da frase abaixo?
When I
was in hospital, I could not get out of bed.
a)
Quando eu estava no hospital, eu não saí da cama.
b) Quando eu estava no hospital, eu não devia sair da cama.
c) Quando eu estava no hospital, eu não conseguia sair da cama.
d) Quando eu estava no hospital, eu não queria sair da cama.
e) Quando eu estava no hospital, eu não gostaria sair da cama.
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AULAS DE QUARTA-FEIRA
RAFAEL - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 05/05/2021 às 10h - 11h)
Assunto: Jogos Olímpicos.
Conteúdo: Fatos históricos.
Objetivo: Conhecer a história dos Jogos Olímpicos e suas curiosidades.
Conteúdo/teórico.
Texto: https://www.ef.com.br/blog/language/24-curiosidades-sobre-os-jogos-olimpicos-2/
Vídeo: https://youtu.be/8dieT_s8sps
Atividade 1.
1 - Pesquise uma curiosidade sobre os Jogos Olímpicos e crie um pequeno texto falando sobre ela. Depois utilizando seu texto e uma foto sobre a curiosidade escolhida, faça uma espécie de cartaz na folha do próprio caderno.
Citação
“Se você não confiar em si, sempre irá encontrar uma maneira de não vencer.”
Carl Lewis, atleta de atletismo e medalha de ouro.
Sugestão: Atividade 2 (bônus)
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 05/05/2021 às 13h - 14h)
Assunto: Jogos Olímpicos.
Conteúdo: Fatos históricos.
Objetivo: Conhecer a história dos Jogos Olímpicos e suas curiosidades.
Conteúdo/teórico.
Texto: https://www.ef.com.br/blog/language/24-curiosidades-sobre-os-jogos-olimpicos-2/
Vídeo: https://youtu.be/8dieT_s8sps
Atividade 1.
1 - Pesquise uma curiosidade sobre os Jogos Olímpicos e crie um pequeno texto falando sobre ela. Depois utilizando seu texto e uma foto sobre a curiosidade escolhida, faça uma espécie de cartaz na folha do próprio caderno.
Citação
“Se você acha que algo está feito, acredite, sempre é possível se esforçar, pelo menos, 40 por cento a mais.”
Lauren Crandall, jogadora de hóquei e medalha de ouro.
Sugestão: Atividade 2 (bônus)
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 05/05/2021 às 09h - 10h)
Assunto: Jogos Olímpicos.
Conteúdo: Fatos históricos.
Objetivo: Conhecer a história dos Jogos Olímpicos e suas curiosidades.
Conteúdo/teórico.
Texto: https://www.ef.com.br/blog/language/24-curiosidades-sobre-os-jogos-olimpicos-2/
Vídeo: https://youtu.be/8dieT_s8sps
Atividade 1.
1 - Pesquise uma curiosidade sobre os Jogos Olímpicos e crie um pequeno texto falando sobre ela. Depois utilizando seu texto e uma foto sobre a curiosidade escolhida, faça uma espécie de cartaz na folha do próprio caderno.
Citação
“Ter a ambição de se tornar campeão olímpico é algo totalmente diferente de querer ser o melhor.”
Daley Thompson, decatleta e medalha de ouro.
Sugestão: Atividade 2 (bônus)
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GISLENE - ARTES (6º e 7º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 6º e 7º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 05/05/2021 de 09h - 10h)
Dadaísmo
·
Esse movimento foi
reconhecido em 1909 por meio do poeta italiano Filippo Marinetti;
·
Exaltavam a tecnologia, as máquinas, o progresso e a velocidade;
·
Rejeitavam o passado e cultuavam o futuro;
O movimento Dadá foi formado em 1916 em Zurique
por jovens franceses e alemães. O Dada foi um movimento de negação. Durante a
Primeira Guerra Mundial. Artistas de várias nacionalidades, exilados na Suíça,
eram contrários ao envolvimento dos seus próprios países na guerra. . Dada é uma palavra francesa que significa
na linguagem infantil "cavalo de pau". Esse nome escolhido não fazia
sentido, assim como a arte que perdera todo o sentido diante da irracionalidade
da guerra . o Dadaísmo defende o absurdo,
a incoerência, a desordem, o caos. Politicamente , firma-se como um protesto
contra uma civilização que não conseguiria evitar a guerra.
Surrealismo
EXERCÍCIOS
1. O que foi o
movimento Dadá?
2. Quando e onde
surgiu o movimento da
3. Onde as pessoas que formaram o dadaísmo se exilaram e por
quê?
4. O dadaísmo foi fundado para expressar o que?
5. O que significa a
palavra Dadá? 8. Qual era a principal proposta do dadaísmo?
6. Sendo uma negação
total da cultura, o que defendia os dadaís
7.Na sua opinião, o que o Dadaísmo e o Surrealismo têm em
comum?
MARÍCIA- ARTES (8º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 8º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 05/05/2021 de 14h - 15h)
ASSUNTO: ARTE URBANA (GRAFITE)
O grafite é um tipo de arte urbana caracterizado pela produção de desenhos em locais públicos como paredes, edifícios, ruas, etc.
É bastante usado como forma de crítica social, e, além disso, é uma maneira de intervenção
direta na cidade, democratizando assim, os espaços públicos.
O
termo grafite, de origem italiana graffito - plural graffite -
significa “escrita feita com carvão”.
Origem do Grafite
Se
falarmos sobre os primórdios do grafite, teremos que voltar milhares de anos,
quando os homens faziam inscrições nas cavernas. Há exemplos de intervenções
feitas em locais públicos já na época do Império Romano.
Na
contemporaneidade, essa manifestação artística está relacionada principalmente
ao hip-hop, movimento cultural que teve início no começo dos
anos 70 nos EUA pelas comunidades latinas, afro-americanas e jamaicanas.
O bairro novaiorquino do Bronx foi o berço do grafite, onde os primeiros
desenhos foram feitos com tinta spray. Naquela época, os jovens utilizavam a
arte nas ruas como forma de protesto.
Grafite
no Brasil
Grafite em Belo Horizonte, Brasil
A
história do grafite no Brasil surgiu na década de 70, precisamente na cidade de
São Paulo. Ela nasce numa época conturbada da história do Brasil, em que a
população era silenciada pela censura com a ditadura militar no poder.
O grafite surge no cenário nacional como
uma arte transgressora. A linguagem da rua não pede licença e grita nas paredes
da cidade os incômodos de uma geração.
É importante ressaltar que o grafite,
inicialmente, foi uma arte caracterizada pela autoria anônima. O
grafiteiro - ou writter - transformava a cidade em um suporte
de comunicação artística sem delimitação de espaço, mensagem ou mensageiro.
Portanto,
a preocupação naquele momento era a arte em si e não o nome de seu autor. Por
esse motivo, os ditos "cânones" são retirados de sua posição central
para dar lugar a uma arte de todos e para todos.
Assim,
desde a década de 70, os grafiteiros brasileiros se apropriaram do espaço público a fim de transmitirem mensagens de
cunho político, social, cultural, humanitário e, sobretudo, artístico.
Um
importante nome do grafite no Brasil foi o artista Alex
Vallauri (1949-1987), considerado precursor do movimento no
país. Ele utilizou diversos suportes para estampar sua arte, além dos muros e
paredes da cidade. Seus desenhos eram simples e objetivos em meio ao caos urbano,
facilitando a compreensão da mensagem.
Representantes do
grafite no Brasil
Os Gêmeos
Grafite dos brasileiros Os Gêmeos pintado em prédio em Lisboa, Portugal
Os irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo são conhecidos
como "Os Gêmeos". Nasceram em São Paulo no ano 1974 e começaram a
pintar em 1987.
São
muito reconhecidos no país e também internacionalmente, tendo trabalhos nos
Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Grécia, Cuba, entre outros lugares.
Eduardo Kobra
Povos Nativos dos 5 Continentes, Rio de Janeiro
Eduardo
Kobra é um artista paulistano que nasceu em 1975. No começo da carreira foi
pichador, depois grafiteiro e hoje considera-se pintor muralista. Desenvolve
trabalhos de grandes dimensões.
Sua
obra Povos Nativos dos 5 Continentes, no Rio de Janeiro foi eleita
o maior grafite do mundo, com 15 metros de altura e 170 metros de largura.
Negahamburguer
A artista Negahamburguer em frente a uma obra
A paulistana Evelyn Queiróz denuncia as
diversas opressões vividas pelas mulheres por meio do grafite e outros tipos de
arte.
Em
entrevista, afirmou sobre sua arte:
“Todo
o julgamento sobre o corpo feminino é falta de amor e respeito com o próximo,
então é isso que eu mais quero comunicar.”
Assista
aos vídeos abaixo para compreender melhor o assunto:
https://www.youtube.com/watch?v=us4wPwplzpE&t=178s
https://www.youtube.com/watch?v=m_4KMZifV7A
ATIVIDADE
1- Analise os grafites abaixo e escreva sobre a crítica presente em cada um deles.
BOM DESEMPENHO!!
Não
estude para se dar bem na prova, mas sim para se dar bem na vida.
ANDREA- ARTES (9º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 9º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 05/05/2021 de 13h - 14h)
ASSUNTO: ARTE URBANA (GRAFITE)
O grafite é um tipo de arte urbana caracterizado pela produção de desenhos em locais públicos como paredes, edifícios, ruas, etc.
É bastante usado como forma de crítica social, e, além disso, é uma maneira de intervenção direta na cidade, democratizando assim, os espaços públicos.
O termo grafite, de origem italiana graffito - plural graffite - significa “escrita feita com carvão”.
Origem do Grafite
Se falarmos sobre os primórdios do grafite, teremos que voltar milhares de anos, quando os homens faziam inscrições nas cavernas. Há exemplos de intervenções feitas em locais públicos já na época do Império Romano.
Na contemporaneidade, essa manifestação artística está relacionada principalmente ao hip-hop, movimento cultural que teve início no começo dos anos 70 nos EUA pelas comunidades latinas, afro-americanas e jamaicanas.
O bairro novaiorquino do Bronx foi o berço do grafite, onde os primeiros desenhos foram feitos com tinta spray. Naquela época, os jovens utilizavam a arte nas ruas como forma de protesto.
Grafite no Brasil
Grafite em Belo Horizonte, Brasil
A história do grafite no Brasil surgiu na década de 70, precisamente na cidade de São Paulo. Ela nasce numa época conturbada da história do Brasil, em que a população era silenciada pela censura com a ditadura militar no poder.
O grafite surge no cenário nacional como uma arte transgressora. A linguagem da rua não pede licença e grita nas paredes da cidade os incômodos de uma geração.
É importante ressaltar que o grafite, inicialmente, foi uma arte caracterizada pela autoria anônima. O grafiteiro - ou writter - transformava a cidade em um suporte de comunicação artística sem delimitação de espaço, mensagem ou mensageiro.
Portanto, a preocupação naquele momento era a arte em si e não o nome de seu autor. Por esse motivo, os ditos "cânones" são retirados de sua posição central para dar lugar a uma arte de todos e para todos.
Assim, desde a década de 70, os grafiteiros brasileiros se apropriaram do espaço público a fim de transmitirem mensagens de cunho político, social, cultural, humanitário e, sobretudo, artístico.
Um importante nome do grafite no Brasil foi o artista Alex Vallauri (1949-1987), considerado precursor do movimento no país. Ele utilizou diversos suportes para estampar sua arte, além dos muros e paredes da cidade. Seus desenhos eram simples e objetivos em meio ao caos urbano, facilitando a compreensão da mensagem.
Representantes do grafite no Brasil
Os Gêmeos
Grafite dos brasileiros Os Gêmeos pintado em prédio em Lisboa, Portugal
Os irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo são conhecidos como "Os Gêmeos". Nasceram em São Paulo no ano 1974 e começaram a pintar em 1987.
São muito reconhecidos no país e também internacionalmente, tendo trabalhos nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Grécia, Cuba, entre outros lugares.
Eduardo Kobra
Povos Nativos dos 5 Continentes, Rio de Janeiro
Eduardo Kobra é um artista paulistano que nasceu em 1975. No começo da carreira foi pichador, depois grafiteiro e hoje considera-se pintor muralista. Desenvolve trabalhos de grandes dimensões.
Sua obra Povos Nativos dos 5 Continentes, no Rio de Janeiro foi eleita o maior grafite do mundo, com 15 metros de altura e 170 metros de largura.
Negahamburguer
A artista Negahamburguer em frente a uma obra
A paulistana Evelyn Queiróz denuncia as diversas opressões vividas pelas mulheres por meio do grafite e outros tipos de arte.
Em entrevista, afirmou sobre sua arte:
“Todo o julgamento sobre o corpo feminino é falta de amor e respeito com o próximo, então é isso que eu mais quero comunicar.”
Assista aos vídeos abaixo para compreender melhor o assunto:
https://www.youtube.com/watch?v=us4wPwplzpE&t=178s
https://www.youtube.com/watch?v=m_4KMZifV7A
ATIVIDADE
1- Analise os grafites abaixo e escreva sobre a crítica presente em cada um deles.
BOM DESEMPENHO!!
Não estude para se dar bem na prova, mas sim para se dar bem na vida.
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AULAS DE QUINTA-FEIRA
AMORIM - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/05/2021 às 9h - 11h)
Assunto: SOMA E MULTIPLICAÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS
Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo
Vídeo - https://youtu.be/xa7M9AVhanc
Questionário:
1) UMA TORNEIRA PINGA 8 GOTAS/MIN. QUANTAS GOTAS PINGARÁ EM 35 MINUTOS?
2) UM PEDREIRO COLOCA 30 TIJOLOS EM 3 MINUTOS. SUPONDO O MESMO RITIMO DE TRABALHO, QUANTOS TIJOLOS COLOCARÁ EM 12 MINUTOS?
3) UM SERVENTE PREPARA A MASSA COM 3 CARRINHOS DE AREIA GROSSA E 1 CARRINHO DE CIMENTO. QUANTOS CIMENTOS USARIA COM 15 CARRINHOS?
4) ARME E EFETUE:
A) 12378 + 311 + 25
B) 1234 × 30
C) 435 × 54
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/05/2021 às 13h - 15h)
ASSUNTO: MMC DE DOIS NÚMEROS
Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo
Vídeo - https://youtu.be/vsuOd4vKQ6Q
Questionário:
DADOS OS NÚMEROS 100; 150 E 300, RESPONDA:
01) QUANTO VALE O MMC DESSES NÚMEROS?
2) QUAIS OS DIVISORES COMUNS COMPOSTOS MAIORES QUE 1 E MENORES QUE 21?
3) QUANTO VALE A SOMA DESSES DIVISORES COMPOSTOS DE 1 ATÉ 21 DESES NÚMEROS 100;150;300?
4) CALCULE O MMC DE:
A) 20;45;900
B) 300;600;1200
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TADEU - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/05/2021 às 09h - 11h)
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/05/2021 às 13h - 15h)
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EUGÊNIO - HISTÓRIA
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/05/2021 às 13h - 14h)
Conteúdo:
Egito Antigo: religiosidade
Veja
as explicações acessando os links:
https://www.youtube.com/watch?v=6emHEkYCLOU
https://www.youtube.com/watch?v=Gr_uYWAK3ts
1) Todas as frases abaixo estão erradas. Faça a
correção de cada uma delas, trocando apenas uma palavra.
- A maior parte do território do Egito é formada
por florestas.
- Após a cheia do rio Nilo, as margens ficavam
férteis, favorecendo a indústria.
- Os egípcios utilizavam o papiro para fabricar uma
espécie de plástico
- O rio Eufrates fornecia, aos egípcios, água para
beber, peixes, além de fertilizar o solo.
2) Sobre a religião no Egito Antigo, é correto
afirmar que
a) os egípcios não acreditavam na vida após a morte
e, por isso, desenvolveram a técnica da sepultamento no Rio Nilo.
b) os egípcios não acreditavam na vida após a morte
e seguiam uma religião monoteísta (crença na existência de apenas um deus).
c) os egípcios acreditavam na existência de vários
deuses (religião politeísta), que podiam ter formas de humanos, de animais e de
humanos com cabeças de animais.
d) na religião egípcia, os animais eram
considerados impuros, por isso não podiam ser adorados.
3) “Osíris veio ao Egito acompanhado de sua
irmã-esposa Ísis. Criou o húmus, lodo fértil existente no leito do rio Nilo.
Ensinou os homens a agricultura e a metalurgia. Tornou a vida possível graças à
vegetação, que trazia abundância e benefícios a seu povo.”
De acordo com o texto é verdadeiro afirmar que:
a) Os egípcios acreditavam em apenas um deus.
b) Os egípcios só conheciam explicações científicas
para os fenômenos da natureza.
c) O povo do Egito Antigo não acreditava na
influência dos deuses em suas vidas.
d) Os egípcios atribuíam aos deuses a ocorrência de
fenômenos da natureza.
4) Pesquise e complete a cruzadinha com o nome de alguns
deuses egípcios:
1) deusa da alegria, do amor e da fertilidade. Era
representada em forma de vaca ou com um disco acima da sua cabeça.
2) deus do renascimento, irmão-esposo de Ísis e pai
de Hórus.
3) deus do caos, da destruição, da violência e
irmão de Osíris. Era representado com a cabeça de um cachorro.
4) deus da lua e da sabedoria. Era representado com
a cabeça de uma ave bicuda, o íbis.
5) deus do céu, da luz e do Sol nascente. Perdeu um
olho enquanto lutava com o seu tio Set. Era representado com uma cabeça de
falcão.
6) deus do Sol e da criação. Principal entre os
deuses, era representado com um falcão com um disco solar sobre a cabeça.
7) deusa da fertilidade, da maternidade.
8) deus que guiava as almas no mundo inferior.
Irmão gêmeo de Osíris, era representado com uma cabeça de um chacal.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/05/2021 às 09h - 10h)
Conteúdo:
Renascimento e Humanismo
Veja
as explicações acessando os links:
https://www.youtube.com/watch?v=V1qXUzf2Cvs
1) O Humanismo, uma corrente de ideias que
contribuiu para o Renascimento cultural, tinha como proposta para mudar a
sociedade:
a) o estudo da vida dos santos e mártires cristãos.
b) o estudo dos antigos autores greco-romanos.
c) o estudo da Bíblia voltada por uma vida devota.
d) o estudo dos livros sagrados das religiões
orientais.
2) Como está dividido o Renascimento italiano?
3) A Divina Comédia é uma obra em que o autor viaja
ao mundo dos mortos e estes, agem como seres humanos comuns, sentindo ódio,
amor, alegria e tristeza. O autor da Divina Comédia é:
a) Nicolau de Maquiavel.
b) Dante Alighieri.
c) Ludovico Ariosto.
d) Francesco Petrarca.
4) Faça uma pesquisa sobre as principais obras
renascentista e descubra o nome da obra e o seu autor das seguintes obras:
5) Associe a primeira com a segunda coluna:
(I) Luís Vaz de Camões
(II) Miguel de Cervantes
(III) Thomas Morus
(IV) William Shakespeare
( ) inglês,
ele é considerado o maior criador de peças teatrais do mundo, destacando-se
Romeu e Julieta, Hamlet e Mcbeth e Sonhos de uma noite de verão.
( ) é considerado
o maior poeta da língua portuguesa e a sua obra-prima, Os Lusíadas, é um poema
que homenageia a bravura do povo português.
( ) advogado
e escritor inglês autor de Utopia, um obra em que se descreve uma ilha de mesmo
nome, habitada por uma sociedade justa e fraterna. Com essa história, o autor
pretendeu criticar as injustiças e
abusos do seu tempo.
( ) é
considerado o maior escritor de língua espanhola e a sua obra-prima , Dom
Quixote de La Mancha, onde critica os ideais medievais e o modo de vida burguês
a partir de um cavaleiro sonhador e o seu desastrado escudeiro.
6) Quem foi Galileu Galilei? Por que ele quase foi
condenado à morte na fogueira por ordem da Igreja?
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/05/2021 às 14h - 15h)
Conteúdo:
Idade Média: Revolução Francesa
Veja
as explicações acessando os links:
https://www.youtube.com/watch?v=_46qYt8cETc
https://www.youtube.com/watch?v=tDzB87R2tEg
1) Assumiu o governo da França, em 1793, logo após
a execução de Luís XVI :
a) Maximilian Robespierre.
b) Jean Paul Marat.
c) Saint Juste.
d) Luís XVII.
2) Cite as principais medidas adotadas pelos
jacobinos quando assumiram o governo, na França:
3) Marque a causa do fim do governo jacobino:
a) o envolvimento de líderes jacobinos em
escândalos de corrupção.
b) as execuções de pessoas suspeitas de serem
antirrevolucionárias.
c) a manutenção dos privilégios de alguns nobres e
clérigos.
d) as revoltas promovidas pelos monarquistas.
4) O lema da Revolução da Revolução Francesa era:
a) “Paz, Pão, Terra e Liberdade.”
b) “Todo poder ao Terceiro Estado.”
c) “Liberdade ainda que tardia.”
d) “Liberdade, Igualdade e Fraternidade.”
5) Durante o Diretório, o partido político que
assumiu o governo na França foi o dos
_______________ que restabeleceram o voto ________________, reprimiram opositores
com ______________ e impôs ____________ aos
jornais.
6) Durante o governo do Diretório, tornou-se
notória a execução do jornalista
jacobino Graco Babeuf cujo “crime” foi:
a) propor a abolição da propriedade privada e a
igualdade social.
b) promover greves em busca de melhorias para os
operários.
c) arquitetar atentados contra o governo girondino,
por restaurar o voto censitário.
d) criticar a política econômica do Diretório que
atendia os ricos e excluía os ricos.
7) Qual foi o acontecimento que marca o fim da
Revolução Francesa?
a) a queda da Bastilha, em 1789.
b) a execução de Luís XVI, em 1793.
c) a execução de Robespierre, em 1794.
d) o Golpe de 18 Brumário, dado por Napoleão, em
1799.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/05/2021 às 10h - 11h)
Conteúdo:
A Era Vargas
Veja
as explicações acessando os links:
https://www.youtube.com/watch?v=DL9llZP4a6k
https://www.youtube.com/watch?v=o3TeSroEL8E
1) Qual foi o setor econômico que recebeu maior
investimento durante a Era Vargas?
a) mineração
b) indústria. c) comércio. d) agricultura.
2) O caricaturista Benedito Carneiro Bastos
Barreto, o Belmonte, publicou no jornal paulistano Folha da Noite essas
caricaturas de Getúlio Vargas. Elas retratam as reações de Getúlio às condições
históricas de cada ano de seu governo, de 1930 a 1937.
a) Quais os principais acontecimentos que marcaram
o governo Vargas nos anos de 1930, 1934 e 1937?
b) O que explica o semblante fechado de Vargas no
ano 1932 e 1937?
3) Como Vargas começou o Estado Novo?
4) A ditadura varguista, também conhecida como Estado Novo,
caracterizou-se:
a) pela centralização administrativa, eliminação da autonomia dos
Estados e extinção dos partidos políticos.
b) pela descentralização administrativa, maior autonomia dos estados e
extinção apenas do Partido Comunista.
c) pela aprovação de uma Assembleia Constituinte que votaria a
Constituição de 1937, a mais liberal e democrática.
d) pela proliferação de partidos políticos, apoio irrestrito à
liberdade de imprensa e às ideias socialistas.
5) Por qual motivo os integralistas
tentarem assassinar Vargas em 1938?
a) porque Vargas suspendeu as eleições e muitos candidatos
integralistas se sentiram prejudicados.
b) porque Vargas suspendeu as greves e os integralistas estavam à
frente das lutas trabalhistas.
c) porque Vargas ao centralizar todo poder em si, como ditador,
extinguiu todos os partidos.
d) porque Vargas passou a intervir nos sindicatos e os integralistas
queriam autonomia.
6) Chama-se “estatal” a empresa que é gerenciada pelo Estado, pelo
Governo. Veja abaixo as seguintes
estatais e marque aquela que não foi criada durante a Era Vargas:
a) Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).
b) Companhia Vale do Rio Doce.
c) Companhia Hidrelétrica do São Francisco.
d) Caixa Econômica Federal.
7) Como ficou conhecido o movimento popular que queria Getúlio Vargas
Presidente vitalício em resposta às suas políticas voltada aos trabalhadores?
8) Getúlio Vargas foi forçado a renunciar em 1945 mas ele indicou aos
seus admiradores e simpatizantes que
votassem para Presidente no seguinte candidato:
a) Juscelino Kubitschek .
b) Luís Carlos Prestes.
c) Eduardo Gomes.
d) Eurico Gaspar Dutra.
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AULAS DE SEXTA-FEIRA
GEORGE - GEOGRAFIA
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA - TODAS AS TURMAS
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 07/05/2021)
Atenção aos horários: 6º ano: de 09h - 10h
7º ano: de 10h - 11h
8º ano: de 13h - 14h
9º ano: de 14h - 15h
ATV ONLINE GEORGE GEOGRAFIA 11ªABR 2021
1. As lâmpadas da rua em geral são idênticas, isto é,
têm a mesma potência, por exemplo, 500 watts. Mas aquela que está pertinho de
você brilha muito mais do que outra igual, mas que está a cinco quarteirões de
você. Na figura temos a constelação de Órion e nela temos as estrelas Alnilam
(indicada pela seta contínua – uma das “Três Marias”) e Bellatrix (indicada
pela seta tracejada). Ambas têm o mesmo brilho.
1.1 O que podemos afirmar sobre a “potência” (em
astronomia chamamos de luminosidade) destas duas estrelas e suas distâncias até
nós? Coloque V (Verdadeiro) ou F (Falso) na frente de cada afirmação abaixo.
a) ( ) Se têm o mesmo brilho e se estiverem à mesma
distância, têm a mesma luminosidade.
b) ( ) Embora tenham o mesmo brilho as luminosidades
delas podem ser diferentes.
c) ( ) Se Alnilan estiver 5 vezes mais distante que
Bellatrix, então ela é mais luminosa.
d) ( ) Se elas têm o mesmo brilho, então elas têm a
mesma luminosidade e não importa a distância.
e) ( ) Se elas têm o mesmo brilho, então elas estão à
mesma distância da Terra e não importa a luminosidade delas.
2. As lâmpadas da rua em geral são idênticas, isto é,
têm a mesma potência, por exemplo, 500 watts. Mas aquela que está pertinho de
você brilha muito mais do que outra igual, mas que está a cinco quarteirões de
você. Na figura temos a constelação de Órion e nela temos as estrelas Alnilam
(indicada pela seta contínua – uma das “Três Marias”) e Bellatrix (indicada
pela seta tracejada). Ambas têm o mesmo brilho.
2.2 O que podemos afirmar sobre a “potência” (em
astronomia chamamos de luminosidade) destas duas estrelas e suas distâncias até
nós? Coloque V (Verdadeiro) ou F (Falso) na frente de cada afirmação abaixo.
a) ( ) Se têm o mesmo brilho, não importa a distância,
têm a mesma luminosidade.
b) ( ) Tendo o mesmo brilho as luminosidades são
obrigatoriamente iguais.
c) ( ) Se Alnilan estiver 5 vezes mais perto que
Bellatrix, então ela é menos luminosa.
d) ( ) Se elas têm o mesmo brilho e estão na mesma
constelação, têm a mesma luminosidade.
e ( ) Se elas têm o mesmo brilho e estão na mesma
galáxia, têm a mesma luminosidade.
3. O Sol, visto da Terra, é o astro mais brilhante do
céu. A Lua Cheia, vista da Terra, é o segundo astro mais brilhante do céu,
embora só reflita a luz solar. O brilho de uma estrela depende da distância
dela até nós, tal qual uma lâmpada, que quando próxima brilha mais do que
quando longe. A potência da lâmpada é sempre a mesma, não importa se está perto
ou longe da gente. A potência de uma estrela, chamada de luminosidade pelos
astrônomos, também não depende da distância, mas, certamente, deve depender de
outras características da estrela.
O brilho de um astro depende da distância até nós, mas
não a sua luminosidade, conforme explicado acima. Coloque F (Falso) ou V
(Verdadeiro) nas afirmações abaixo.
a) ( ) O Sol é o astro mais brilhante do céu porque é
a estrela mais próxima da Terra.
b) ( ) Mesmo estrelas mais quentes e maiores do que o
Sol, têm menor brilho do que ele.
c) ( ) O Sol visto de Plutão ainda tem a mesma
luminosidade, mas é menos brilhante.
d) ( ) Estrelas maiores e mais quentes do que o Sol,
são mais luminosas do que o Sol.
e) ( ) Para um astronauta na Lua, a Lua é o astro mais
brilhante do céu.
4. As três Leis de Kepler (1571 – 1630) descrevem os
movimentos dos planetas, luas, cometas, satélites artificiais etc e para os
planetas dizem o seguinte:
1ª Lei: “A órbita de cada planeta é uma elipse,
estando o Sol num dos focos.”
2ª Lei: “Uma linha reta entre o Sol e o planeta
“varre” áreas iguais em iguais intervalos de tempos.” Logo, a velocidade do
planeta é variável, sendo máxima perto do Sol e mínima longe do Sol.
3ª Lei: “O quadrado do Período (P) dividido pelo cubo
da distância (D) média do planeta ao Sol é uma constante (k)”. Ou seja, P 2 / D
3 = k.
A figura mostra a órbita da Terra exageradamente
achatada, pois ela é quase circular. F1 e F2 são os focos da elipse e estão
exageradamente separados. Suponha que o Sol está em F1. A Terra se move na
sequência A, B, C, D. Assinale a alternativa correta em cada item.
a) ( ) B ( ) C - Em qual dos pontos, B ou C, a
velocidade da Terra é mínima?
b) ( ) D ( ) A - Em qual dos pontos, D ou A, a
velocidade da Terra é máxima?
c) ( ) BURACO NEGRO ( ) NADA - Se o Sol está em F1,
então, o que existe em F2?
d) ( ) OUTRA ESTRELA ( ) NADA - O que existe
exatamente no centro geométrico da elipse?
e) ( ) A ( ) B – A velocidade da Terra é decrescente
quando se aproxima de A ou B?
5. O tempo (período) para a Terra dar uma volta ao redor
do Sol, medido em relação às estrelas, dura 365,2564 dias e é chamado de ano
sideral. Mas, de fato, usamos o ano tropical, para manter constante o início
das estações do ano. O ano tropical dura aproximadamente 365,25 dias, porém, na
folhinha (calendário) só temos 365 dias. Logo, a cada ano “sobra” ¼ (um quarto
= 0,25) de dia, então, a cada 4 anos se adiciona um dia e este ano é chamado de
bissexto.
Sendo 2020 bissexto, assinale a alternativa correta em
cada item
a) ( ) FEVEREIRO ( ) MARÇO - Em que mês se adiciona um
dia quando o ano é bissexto?
b) ( ) 28 ( ) 29 - Quantos dias passa a ter esse mês
quando recebe um dia extra?
c) ( ) 2024 ( ) 2025 - Quando será o próximo ano
bissexto?
d) ( ) 365 ( ) 366 – Quantos dia tem o ano bissexto?
e) ( ) SIM ( ) NÃO – O ano de 2037 será um bissexto?
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FELIPE - ENSINO RELIGIOSO
ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - TODAS AS TURMAS
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 07/05/2021 conforme os horários abaixo)
Atenção aos horários: 6º ano: de 14h - 15h
7º ano: de 13h - 14h
8º ano: de 10h - 11h
9º ano: de 09h - 10h
Olá, iniciaremos o tema da relação entre o sagrado e a ecologia.
Leia o texto e depois responda as questões.
Como os índios convivem com a natureza e suas lições para uma vida sustentável
Respeito e equilíbrio, a relação entre os índios e a natureza é pautada por dois elementos básicos para o dia a dia de qualquer ser humano. O relacionamento que também envolve o afeto faz com que os índios vivam uma relação mais próxima e sagrada, como se a terra fosse a grande mãe.
E é na “grande mãe” que os índios guardam suas lembranças, suas vivências e constroem sua história. Como os índios convivem com a natureza de uma forma tão próxima, especialistas afirmam que as comunidades são modelos inspiradores de vida sustentável…..
Fonte: https://www.pensamentoverde.com.br/
1 - Porque os índios são modelos de uma vida sustentável ?
2 - O que podemos entender por respeito e equilíbrio na relação com a natureza ?
3 - Observe a charge e responda .
a - Porque os personagens da charge precisam de cesta básica ?
b - Qual a relação entre a charge e o primeiro texto ?
4 - Qual o significado de ecologia ?
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 07/05/2021 conforme os horários abaixo)
Atenção aos horários: 6º ano: de 14h - 15h
7º ano: de 13h - 14h
8º ano: de 10h - 11h
9º ano: de 09h - 10h
Olá, iniciaremos o tema da relação entre o sagrado e a ecologia.
Leia o texto e depois responda as questões.
Como os índios convivem com a natureza e suas lições para uma vida sustentável
Respeito e equilíbrio, a relação entre os índios e a natureza é pautada por dois elementos básicos para o dia a dia de qualquer ser humano. O relacionamento que também envolve o afeto faz com que os índios vivam uma relação mais próxima e sagrada, como se a terra fosse a grande mãe.
E é na “grande mãe” que os índios guardam suas lembranças, suas vivências e constroem sua história. Como os índios convivem com a natureza de uma forma tão próxima, especialistas afirmam que as comunidades são modelos inspiradores de vida sustentável…..
Fonte: https://www.pensamentoverde.com.br/
1 - Porque os índios são modelos de uma vida sustentável ?
2 - O que podemos entender por respeito e equilíbrio na relação com a natureza ?
3 - Observe a charge e responda .
a - Porque os personagens da charge precisam de cesta básica ?
b - Qual a relação entre a charge e o primeiro texto ?
4 - Qual o significado de ecologia ?





















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