sexta-feira, 7 de maio de 2021

ATIVIDADES - SEMANA 10/05/2021 a 14/05/2021

 


AULAS DE SEGUNDA-FEIRA


ANDRÉA - PORTUGUÊS



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/05/2021 às 09h - 11h) 


ASSUNTO: COESÃO REFERENCIAL

 

Assista ao vídeo sobre o assunto e em seguida, leia atentamente o texto explicativo e copie-o em seu caderno.

https://www.youtube.com/watch?v=4QrkZvftbYI

 

     A coesão referencial é responsável por criar um sistema de relações entre as palavras e expressões dentro de um texto, permitindo que o leitor identifique os termos aos quais se referem. O termo que indica a entidade ou situação a que o falante se refere é chamado de referente.

      A coesão referencial nada mais é que a retomada de termos, expressões ou frases. São elementos de referência os pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos e os advérbios de lugar.

Exemplo:

1- Ana Elisabete gritou. Ela fica apavorada quando fica sozinha, apesar de ser uma menina calma e inteligente.

Nesse exemplo, o termo referente é Ana Elisabete. Os termos “ela” e “uma menina” fazem referência a ele.

 

2- Sara saiu essa manhã de casa. Ela foi trabalhar na loja e mais tarde foi ao curso de dança.

De acordo com o exemplo, o termo "ela" retoma o sujeito "Sara" ( termo referente ), evitando assim, a repetição desnecessária.

ATIVIDADE

Obs: As questões devem ser copiadas, os textos, não.

1- Leia: “A advogada estava certa da culpa de sua cliente. Apesar disso, esta tinha direito a defesa, e aquela faria de tudo para garanti-lo”.

A que se refere os pronomes:

a- disso:

b- esta:

c- aquela:

d- lo (o):

 

2- Leia o texto.

Em Salvador, as gangues dos meninos de rua – que roubam e auxiliam traficantes para andar com roupa e tênis da moda – sabem que esse guarda-roupa não combina com a imundície dos locais onde dormem, chamados  mocós em quase todo o país.

Contornam a dificuldade de banho nos chafarizes das praças ou se valem da boa vontade de grupos religiosos e donos de lanchonetes que os deixam usar os chuveiros.

Limpos, fortes e bem vestidos, não passam, porém, por garotos de classe média, como pretendem. São traídos por visíveis erupções de pele no rosto e nos  braços, provocadas por constantes intoxicações.

É esse o resultado da inalação da cola de sapateiro, do consumo de drogas mais pesadas e da alimentação suspeita que obtêm nas ruas.

(Jornal O Estado de São Paulo. Mar 1992. In: FARACO & MOURA. Linguagem nova. São Paulo: Ática. V. 8, p. 53.)

 

a- Indique as expressões do texto a que se referem os seguintes mecanismos de coesão sublinhados no texto.

a- que:

b- esse guarda-roupa:

c- onde:

d- os:

 

3- Estabeleça a coesão do texto abaixo, valendo-se de expressões que substituam o excesso do emprego da palavra "golfinho". Utilize expressões que, mesmo não-oficiais, possam servir como substitutas.

    "O golfinho nada velozmente e sai da água em grandes saltos fazendo acrobacias. É mamífero e, como todos os mamíferos, só respira fora da água. O golfinho vive em grupos e comunica-se com outros golfinhos através de gritos estranhos que são ouvidos a quilômetros de distância. É assim que golfinho pede ajuda quando está em perigo ou avisa os golfinhos onde há comida.O golfinho aprende facilmente os truques que o homem ensina e é por isso que muitos golfinhos são aprisionados, treinados e exibidos em espetáculos em todo o mundo." 

 Revista Ciência Hoje.

 

 

As sementes de uma vida de estudo transformam-se em frutos do sucesso.

BOM DESEMPENHO!!

 




ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B, C e D.

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/05/2021 às 13h - 15h)   


               ASSUNTO: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS PUBLICITÁRIOS

             

           Obs: somente respostas em seu caderno.

                 

           Analise os textos abaixo e em seguida, responda às questões propostas.

 

           TEXTO 1

 


 

1- Qual é a diferença entre o conto infantil e a imagem apresentada?

2-  O que você acha que o autor quis mostrar ao leitor com essa mudança no cenário do conto?

3- No conto infantil há um vilão. Quem seria o vilão nesse contexto da propaganda?

4- O que o leitor deve fazer se quiser ajudar no combate ao desmatamento da Amazônia?


 

5- Esta é uma das muitas tentativas governamentais para diminuir o número de vítimas de trânsito. Qual o objetivo da peça publicitária (outdoor) acima?

6- Para que tipo de público a campanha é direcionada?

7-Que elementos foram utilizados para chamar a atenção do público no anúncio?

 

TEXTO 3


8-  O anúncio publicitário é um texto que tem, em geral, como objetivo, promover o nome de uma empresa, de um produto ou de uma ideia. Qual a finalidade do anúncio em estudo?

9- Quem é o responsável pela publicação desse anúncio?

10- Que recursos foram empregados visando ao sucesso do propaganda?

11- Identifique o verbo no imperativo que sintetiza a linguagem persuasiva do objetivo do projeto.

 

As sementes de uma vida de estudo transformam-se em frutos do sucesso.

BOM DESEMPENHO!!

 

 



         ______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



GISLENE - PORTUGUÊS


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/05/2021 às 9h - 11h)


Atividade sobre o curta "Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore"

 

Assista ao curta clicando no link abaixo

https://youtu.be/LjkdEvMM5xs



Sinopse: Após um forte furacão devastar a cidade, Morris Lessmore é conduzido a um mundo onde os livros estão vivos, onde ele mergulha e volta a colorir a sua vida, bem como a vida dos habitantes da cidade. O curta mostra a importância e o poder da Leitura!  (Duração: 15 minutos). 

 

01) Justifique o título do curta em questão:


02) O que quebra a rotina e começa a gerar o conflito na história?

03) Qual a relação das cores da vida com os livros?

04) O que significa a imagem dos livros carregando pessoas que voam?

05) Por que a televisão aparece na primeira imagem da terra devastada?

06) O que é a morte de um livro? Comente:

07) Qual o sentido de os livros "rejuvenescer" o protagonista no final do curta?

08) Qual a função do livro escrito pelo personagem principal? O que ele significou na trama?

09) Que tipo de emoções um livro pode trazer a uma pessoa?
10) Na sua opinião, qual a finalidade do curta?

"Toda conquista começa com a decisão de tentar.”



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/05/2021 às 13h - 15h)


Atividade sobre charges sobre Vacinação

 


01) Qual o assunto central da charge acima? 

 

02) Que ironia existe nela?  Explique: 

 

03) O que ela critica? O que você pensa a respeito disso? 

 

04) Você já tomou ou conhece alguém próximo que já tenha tomado a vacina contra a Covid-19? Tal pessoa sentiu alguma reação considerada anormal? 

 


05) Em que se baseia o humor na charge? Explique.

 

06) Com que animal ele está conversando? O que isso significa? 

 

07) Qual é a opinião do chargista sobre o tema vacinação? Você concorda ou não com a visão dele? 



08) O que está implícito na fala da mulher? 

 

09) Por que motivo ele deve ter saído do referido grupo? 

 

10) O que todas as charges têm em comum? 

 

11) Retire da Charge dois substantivos e os verbos que você encontrar.

 



12) Para terminar a atividade, explique qual a função do gênero MEME:

 

 

 

 

Toda conquista começa com a decisão de tentar.”


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



RONMICY - ED. FÍSICA


ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/05/2021 às 13h - 14h)


TEMA: Ginástica competitiva Rítmica.

Objetivo: instruir os alunos sobre a importância da ginástica competitiva Rítmica.




A ginástica rítmica, também conhecida como GRD ou ginástica rítmica desportiva (nomenclatura antiga), é uma ramificação da ginástica que possui infinitas possibilidades de movimentos corporais combinados aos elementos de balé e dança teatral, realizados fluentemente em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos próprios desta modalidade olímpica, que são a corda, o arco, a bola, as maças e a fita. Praticada apenas por mulheres em nível de competição, tem ainda uma prática masculina surgida no Japão. Pode ser iniciada em média aos seis anos e não há idade limite para finalizar a prática, na qual se encontram competições individuais ou em conjunto. Seus eventos são realizados sempre sobre um tablado e seu tempo de realização varia entre 75 segundos, para as provas individuais, e 150 para as provas coletivas.

A ginástica rítmica desenvolve harmonia, graça e beleza em movimentos criativos, traduzidos em expressões pessoais através da combinação musical, teatral e técnica que transmite, acima de tudo, satisfação estética aos que a assistem. Surgida através dos estudos de Rousseau, assim como as demais modalidades, transformou-se durante o passar dos anos, sempre ligada à dança e à musicalidade, até chegar à União Soviética, onde se desenvolve como prática desportiva, e à Alemanha, onde ganhou os aparelhos conhecidos hoje.

A ginasta precisa ter graça, leveza, beleza e técnicas precisas em seus movimentos para demonstrar harmonia e entrosamento com a música e suas companheiras, num ambiente de expressão corporal contextualizado inclusive pelos sentimentos transmitidos através do corpo. Fisicamente, é função desta modalidade desenvolver o corpo em sua totalidade, por meio dos movimentos naturais aperfeiçoados pelo ritmo e pelas capacidades psicomotoras nos âmbitos físico, artístico e expressivo. Por essa reunião de característica, é chamada de desporto-arte.



Questionário 

1. O que você entende por ginástica rítmica, de acordo com o texto?

2. Quais os aparelhos próprios desta modalidade olímpica?


Boa sorte...Obrigado!


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------




AULAS DE TERÇA-FEIRA


FRÓES - CIÊNCIAS



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 11/05/2021 às 10h - 11h) 


Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir:  https://youtu.be/ciWTNUeWADA


Conteúdo: A previsão do Tempo

Atividades

01 - Quais as fontes relativas a previsão do tempo conhecidas
nessa aula?


02 - Quais são os instrumentos meteorológicos?


03 - Relacione a 2° coluna de acordo com a 1°

( 1 ) Anemômetro. 
( 2 ) Pluviômetro. 
( 3 ) Barômetro. 
( 4 ) Termômetro. 

(   ) mede as temperaturas
(   ) variação da umidade relativa do ar
(   ) quantidade de chuvas
(   ) mede a velocidade do vento


04-Verifique as afirmativas a seguir e coloque (v) para
verdadeira e (f) para falsa.

(   ) A previsão do tempo é utilizado na agricultura para o
planejamento do plantio e colheita.
(   ) Para a realização das previsões utilizam-se também
satélites.
(   ) O profissional que realiza o estudo da previsão do
tempo é o meteorologista.
(   ) De acordo com o estudo da meteorologia é impossível
prevenir a chegada de geadas, granizo e secas.


"Previsão do tempo: Tempestades de bênçãos na tua vida".
 Deus é fiel!!!

______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



IDELFONSO - CIÊNCIAS



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 11/05/2021 às 13h - 14h) 


Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: 

Vídeo 1 - https://youtu.be/9aN1uoA694w


Atividade de ciências 6º ano.
OBS: As respostas das atividades se encontram no livro didático.



Temas 2:Uma luz sobre as células (pág. 101 a 107).

1) Dê exemplos de fontes naturais e artificiais de luz.

2) O que diz a propriedade de propagação retilíneo da luz?

3) Como funciona a propriedade ,princípio da independência dos raios de luz?

4) O que diz o princípio da reversibilidade dos raios de luz?

5) O que ocorre quando os raios luminosos incidem sobre objetos de superfície opaca, plana e polida?

6) Quais são os tipos de lentes e onde são utilizadas?



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 11/05/2021 às 10h - 11h) 


Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/gzlSZ3puG6w


Atividade de ciências 7º ano

Capítulo 6 - Bactérias 


1) Sobre as bactérias responda:

a) Tipos de reprodução?


b) Como se classificam quanto a nutrição?


c) Como se classificam quanto ao número de células?


2) Como são chamadas as bactérias quanto a sua forma?


3) O que são bactérias extremofilas?


4) Classifique as bactérias extremofilas?


5) Cite 5 doenças causadas por bactérias 


6) Qual a finalidade do uso de bactérias na indústria?




ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 11/05/2021 às 09h - 10h) 


 

Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/ohEn027pKtE


Atividade de ciências 9º ano.

Tema 2: Dos UV aos raios gama.


1) Onde encontramos a radiação ultravioleta? Como é classificada?

2) O que é a melanina? É qual sua função? 

3) Quais problemas no organismo pode causar a carência de vitamina D?

4) O que é o raquitismo?

5) Qual a função de uma tomografia? Quais raios são utilizados 

6) O que são ondas ionizantes?





______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



MARÍCIA - INGLÊS



ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 11/05/2021 de 09h - 10h)


INTERPRETAÇÃO TEXTUAL


 

Hello!!!

Nesse domingo , comemoramos o HAPPY MOTHER´S DAY. Portanto , nada melhor que homenagear a pessoa que exerce o papel de mãe  na sua vida, ou seja, aquela que protege, cuida e o ama.

 

Traduza o texto do cartão acima.



UMA CANÇÃO PARA SUA MAMÃE, DEIXE ELA OUVIR:

https://youtu.be/Pnt5pczc6xg

 

 

Agora é a sua vez de produzir o cartão para homenagear sua mamãe. Crie um cartão bem bonito para sua mãe e escreva frases em Inglês. Se você quiser e puder pode imprimir esse aqui ou copia-lo numa folha de papel ofício. 





ATIVIDADE DE INGLÊS DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 11/05/2021 de 14h - 15h)



INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

Hello!!!

Nesse domingo , comemoramos o HAPPY MOTHER´S DAY. Portanto , nada melhor que homenagear a pessoa que exerce o papel de mãe  na sua vida, ou seja, aquela que protege, cuida e o ama.

 

Traduza o poema.



UMA CANÇÃO PARA SUA MAMÃE, DEIXE ELA OUVIR: 

https://youtu.be/Pnt5pczc6xg

 

 Agora é sua vez de descrever sua mãe. Lembrando que mãe é aquela que cuida, ama e zela por você. Portanto, descreva aquela pessoa que exerce esse papel na sua vida, seja ela sua mãe , avó , tia , madrinha ou madrasta.

 




ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 11/05/2021 de 13h - 14h)


INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

Hello!!!

Nesse domingo , comemoramos o HAPPY MOTHER´S DAY. Portanto , nada melhor que homenagear a pessoa que exerce o papel de mãe  na sua vida, ou seja, aquela que protege, cuida e o ama.

SEGUE UMA CANÇAO EM HOMENAGEM À SUA MÃE, DEIXE ELA OUVIR:

https://youtu.be/oqqJ34bjJ-E



Traduza o poema, em forma de acróstico


Escreva o nome dos objetos , nos quais podemos usar para presentear as mães.




ATIVIDADE DE INGLÊS DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 11/05/2021 de 10h - 11h)


Hello!!!

Nesse domingo , comemoramos o HAPPY MOTHER´S DAY. Portanto , nada melhor que homenagear a pessoa que exerce o papel de mãe  na sua vida, ou seja, aquela que protege, cuida e o ama.

 

                Mother's Day

                            Mother's Day is an important day all around the world, even though it started in North America and Europe. Not all countries celebrate it on the same day, but the most popular day is the second Sunday in May. It is, of course, a day to honor our mothers and make them feel extra special. A punctuation point about the day is that most countries choose the singular possessive “Mother’s Day”, with the apostrophe before the ‘s’ to show that each family honors their mother, rather than all of the world’s mothers. Young children get especially excited about Mother’s Day and put a lot of effort into making cards and presents for their Mums, or Moms in America. For mothers, it is like having a second birthday.

                     Mother’s Day in the USA, the UK, Canada, Australia, etc. means mothers usually get the day off from housework. It is common for children to cook for their mother so she can have breakfast in bed. She also receives presents, flowers and cards. In America, Mother's Day is the busiest day of the year for restaurants, as children take their Mums to lunch and/or dinner. Americans spend a lot on this day - over $2.5 billion on flowers and $70 million on Mother’s Day cards. In Sweden, people buy small plastic flowers and the money raised goes to help needy mothers and their children. Many people are against the idea of Mother’s Day as it is upsetting for children (and adults) who have lost their mother. Spare a thought for them this Mother’s Day.

                                                              


Comprehension questions

1.     Where did Mother’s day started?

2.     When is it celebrated?

3.     What is a day for?

4.     What is the difference between Mothers’ Day and Mother’s Day?

5.     What does Mother’s Day mean in English speaking countries?

6.     How is Mother’s Day in America?      

7.     How much do Americans spend on Mother’s Day?

8.     How is Mother’s Day celebrated in Sweden?

9.     Why some people are against the idea of Mother’s day?

10.  Who do you consider the most famous mother in the world?

Escolha frases no site abaixo, que falam sobre as mães e produza um cartão belíssimo para sua mãe.

https://www.englishexperts.com.br/forum/mensagens-e-frases-para-o-dia-das-maes-em-ingles-t32803.html


SEGUE UMA CANÇAO EM HOMENAGEM À SUA MÃE, DEIXE ELA OUVIR:

https://youtu.be/oqqJ34bjJ-E

______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



AULAS DE QUARTA-FEIRA


RAFAEL - ED. FÍSICA



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 12/05/2021 às 10h - 11h)


Assunto: Jogos Olímpicos. 

Conteúdo: Modalidade. 

Objetivo: Conhecer as modalidades contempladas no evento.  


Conteúdo/teórico. 

Texto: https://all.accor.com/pt-br/brasil/magazine/one-hour-one-day-one-week/conheca-as-46-modalidades-das-olimpiadas-de-toquio-2021-8f427.shtml


Vídeo: https://youtu.be/xbgJytSooDY


Atividade 1. 

1 - Quais modalidades esportivas são contempladas atualmente no evento ?

2 - Quais os 5 novos grandes esportes que foram inclusos dentre as modalidades participantes ? 

3 - Escolha uma modalidade de sua preferência e pesquise algumas informações, como: curiosidades, regras, principais medalhistas, recordes, imagens, vídeos, entre outras informações que achar interessantes  compartilhar.


Citação 

“Quando você vencer, não diga nada; quando perder, diga menos ainda.”

Paul Brown


Sugestão: Atividade 2 (bônus)

https://youtu.be/CpUCMcDDwyQ


ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 12/05/2021 às 13h - 14h) 


Assunto: Jogos Olímpicos. 

Conteúdo: Modalidade. 

Objetivo: Conhecer as modalidades contempladas no evento.  


Conteúdo/teórico. 

Texto: https://all.accor.com/pt-br/brasil/magazine/one-hour-one-day-one-week/conheca-as-46-modalidades-das-olimpiadas-de-toquio-2021-8f427.shtml


Vídeo: https://youtu.be/xbgJytSooDY


Atividade 1. 

1 - Quais modalidades esportivas são contempladas atualmente no evento ?

2 - Quais os 5 novos grandes esportes que foram inclusos dentre as modalidades participantes ? 

3 - Escolha uma modalidade de sua preferência e pesquise algumas informações, como: curiosidades, regras, principais medalhistas, recordes, imagens, vídeos, entre outras informações que achar interessantes  compartilhar.


Citação 

“Eu só quero vencer e sempre jogar bem. Minha motivação vem disso, independentemente de quem seja o rival.”

Cristiano Ronaldo


Sugestão: Atividade 2 (bônus)

https://youtu.be/CpUCMcDDwyQ



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 12/05/2021 às 09h - 10h)


Assunto: Jogos Olímpicos. 

Conteúdo: Modalidade. 

Objetivo: Conhecer as modalidades contempladas no evento.  


Conteúdo/teórico. 

Texto: https://all.accor.com/pt-br/brasil/magazine/one-hour-one-day-one-week/conheca-as-46-modalidades-das-olimpiadas-de-toquio-2021-8f427.shtml


Vídeo: https://youtu.be/xbgJytSooDY


Atividade 1. 

1 - Quais modalidades esportivas são contempladas atualmente no evento ?

2 - Quais os 5 novos grandes esportes que foram inclusos dentre as modalidades participantes ? 

3 - Escolha uma modalidade de sua preferência e pesquise algumas informações, como: curiosidades, regras, principais medalhistas, recordes, imagens, vídeos, entre outras informações que achar interessantes  compartilhar.


Citação 

“Se você se limitar não alcançará seus objetivos.”

Romario Oliveira


Sugestão: Atividade 2 (bônus)

https://youtu.be/CpUCMcDDwyQ


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


GISLENE - ARTES (6º e 7º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 6º e 7º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 12/05/2021 de 09h - 10h)


 Todo dia é dia das MÃES, não é mesmo? Já que estamos estudando Artes Visuais,que tal fazer um MIMO para sua mãe?

OBS:Assista aos vídeos abaixo. São ideias maravilhosas!

DIA DAS MÃES - Recorte, Colagem, Pintura, Aula de artes - Exemplos de Artes - Atividade dia das Mães - YouTube

Hermosa tarjeta para el día de la madre | Manualidades para San Valentín | Tarjeta para el 9 de Mayo - YouTube

Easy and beautiful card for mother's day / handmade mother's day greeting card - YouTube

 

Outros exemplos. Escolha um e produza o seu.








MARÍCIA- ARTES (8º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 8º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 12/05/2021 de 14h - 15h)


ASSUNTO: ARTE URBANA ( GRAFITE )

 

ATIVIDADE 1

1- Pesquise sobre grafite reverso e se possível, apresente exemplos no dia da aula.

2- O que significa tag no grafite?

3- Faça uma arte com seu nome utilizando a técnica do grafite e pinte-o com cores fortes.

 

ATIVIDADE 2: exercício online sobre grafite. Segue link:

https://wordwall.net/play/15790/714/388

 

BOM DESEMPENHO!!

 

90% DO SUCESSO SE BASEIA SIMPLESMENTE EM INSISTIR.

WOODY ALLEN



ANDREA- ARTES (9º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 9º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 12/05/2021 de 13h - 14h) 


ASSUNTO: ARTE URBANA ( GRAFITE )

 

ATIVIDADE 1

1- Pesquise sobre grafite reverso e se possível, apresente exemplos no dia da aula.

2- O que significa tag no grafite?

3- Faça uma arte com seu nome utilizando a técnica do grafite e pinte-o com cores fortes.

 

ATIVIDADE 2: exercício online sobre grafite. Segue link:

https://wordwall.net/play/15790/714/388

 

BOM DESEMPENHO!!

 

90% DO SUCESSO SE BASEIA SIMPLESMENTE EM INSISTIR.

WOODY ALLEN



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------




AULAS DE QUINTA-FEIRA


AMORIM - MATEMÁTICA



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 13/05/2021 às 9h - 11h) 


Assunto:  SOMA E MULTIPLICAÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS

Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo

Vídeo - https://youtu.be/cX5reFHZJvI


Questionário: 

1) UMA DISTÂNCIA É MEDIDA ENTRE DOIS  CAIBOS. QUANTOS CAIBOS SERÃO  É USADOS PARA MEDIR 9 DISTÂNCIAS?


2) SE A DISTÂNCIA ENTRE DOIS CAIBOS É DE 35 CM. QUANTOS CM TEREMOS NUM TOTAL DE 9 DISTÂNCIAS?


3) UM TAXISTA COBRA  UM VALOR FIXO SÓ PARA ENTRAR NO CARRO R$ 10,00. E EM 1KM ELE COBRA R$ R$ 6,00. QUANTO UMA PESSOA PAGARÁ NUMA CORRIDA DE 70 KM?


4) CALCULE:

A) 132 + 47 × 7


B) 143 + 24 × 5 + 32 × 7


C) 346 + 102 × 50




ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 13/05/2021 às 13h - 15h


ASSUNTO: MMC DE DOIS E TRÊS NÚMEROS


Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo

Vídeo - https://youtu.be/h1VCfE6snUU


Questionário: 

1) QUAIS OS DIVISORES COMPOSTOS DO MMC DE 45 E 90?


2) QUAL É A SOMA DOS DIVISORES PRIMOS DO MMC(20; 25) COMPREENDIDOS ENTRE 1 E 50?


3) QUAL É A SOMA DOS DIVISORES COMPOSTOS DI MMC(20;50;100)


4) CALCULE O MMC DE: 

A) 20 E 80


B) 20;40; 200


C) 30:60;240



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


TADEU - MATEMÁTICA



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 13/05/2021 às 09h - 11h) 


Conteúdo - TRIÂNGULOS: elementos, classificação e ângulo externo

Assista ao vídeo clicando no link a seguir:  https://youtu.be/9RwM7kf0blw


Agora resolva o exercício da imagem abaixo:









ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 13/05/2021 às 13h - 15h)


Assista ao vídeo clicando no link a seguir



Agora resolva o exercício da imagem abaixo:








______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



EUGÊNIO - HISTÓRIA


ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A e B 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 13/05/2021 às 13h - 14h)


Resolva a atividade online clicando no link a seguir:

https://forms.gle/Q9N6fgt1PRmRvjDw5



ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 13/05/2021 às 09h - 10h


Resolva a atividade online clicando no link a seguir:

https://forms.gle/79Hy4heLyA4cUrC2A


ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B e C 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 13/05/2021 às 14h - 15h


Resolva a atividade online clicando no link a seguir:

https://forms.gle/Q6Abr1BzqzbMvC9RA


ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 13/05/2021 às 10h - 11h


Resolva a atividade online clicando no link a seguir:

https://forms.gle/Dw9B8o2xdXnt2uKa7




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



AULAS DE SEXTA-FEIRA



GEORGE - GEOGRAFIA



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA - TODAS AS TURMAS

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 14/05/2021)

Atenção aos horários:   6º ano: de 09h - 10h 

                                      7º ano: de 10h - 11h 

                                      8º ano: de 13h - 14h

                                      9º ano: de 14h - 15h


1. Tudo no universo se move e gira ao redor de si e de algo. A velocidade (v = distância/tempo) da Terra ao redor do Sol é de aproximadamente 108.000 km/h e a da Lua ao redor da Terra é de 3.600 km/h.

Pergunta

5a) Quantas vezes a Terra é mais rápida do que a Lua? Pergunta

5b) Qual é a distância em km percorrida pela Terra num dia? Atenção: Registre abaixo suas contas, pois sem elas os resultados não têm valor.

 

2. A distância média entre os centros da Terra e da Lua é de 384.000 km e entre os centros da Terra e do Sol é cerca de 150.000.000 km. O diâmetro da Lua é de 3.500 km e o da Terra é de, aproximadamente, 12.800 km. A velocidade da Terra em torno do Sol é cerca de 108.000 km/h e a velocidade da Estação Espacial Internacional em torno da Terra é cerca de 27.000 km/h. Obs. Resultados sem contas não são aceitos. Pergunta 7a) Quantas Terras “enfileiradas” cabem entre os centros da Terra e da Lua? Pergunta 7b) Quantas vezes a Terra é mais rápida do que a Estação Espacial Internacional?

 

3. Você conhece os planetas do Sistema Solar. Então coloque os nomes deles na frente das suas respectivas descrições.

 . . . . . . . . É gasoso. Tem anéis, mas não é Saturno. Tem forte campo magnético. Tem faixas coloridas em sua atmosfera, inclusive uma grande mancha. Tem a rotação mais rápida. Seu dia dura só dez horas e é o maior de todos.

 . . . . . . . . Tem o maior vulcão inativo do Sistema Solar. É bem menor do que a Terra; é rochoso e tem superfície avermelhada. Tem desfiladeiros enormes.

No passado até se pensou que era habitado. Provavelmente será o primeiro planeta a ser visitado por astronautas.

 . . . . . . . . O mais brilhante dos planetas. Seu ano dura 225 dias terrestres e seu dia dura quase 243 dias terrestres. É rochoso. Volume quase igual ao da Terra. É o mais quente dos planetas. Não tem luas.

 . . . . . . . . O mais distante planeta ainda visível a olho nu. Um pouco menor que Júpiter. Tem os mais lindos sistemas de anéis. Gasoso. Seu dia dura só 10,5 horas.

 

4. O Sol parece ser do tamanho de uma bola de futebol, mas isso porque ele está a 150.000.000 km da Terra. De Mercúrio ele é visto muito maior e de Plutão é minúsculo. Provavelmente Marte deverá ser o primeiro planeta a ser visitado por astronautas.


Pergunta 7a) (0,5 ponto) De qual tamanho o Sol será visto, em graus, pelos astronautas em Marte? Vamos ajudar com um exemplo. Suponha que, na figura ao lado, L seja o diâmetro da Lua, isto é, 3.476 km e R sua distância média à Terra, que é de 384.000 km. Com isso o diâmetro angular (𝜃) compreendido pela Lua, vista da Terra, é de:

 

Mas 1 radiano é cerca de 60 graus. Logo o diâmetro angular da Lua, vista da Terra é, em graus, de 𝜃 = 0,009 × 60 𝑔𝑟𝑎𝑢𝑠 = 0,54 𝑔𝑟𝑎𝑢𝑠. Coincidentemente, este é, praticamente, o mesmo diâmetro angular do Sol visto da Terra. Repita o cálculo acima e calcule o diâmetro angular do Sol, em graus, visto de Marte. Dados: Diâmetro do Sol, cerca de 1.400.000 km e distância média até Marte cerca de 228.000.000 km.



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



FELIPE - ENSINO RELIGIOSO


ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - TODAS AS TURMAS

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 14/05/2021 conforme os horários abaixo) 


Atenção aos horários:   6º ano: de 14h - 15h 

                                      7º ano: de 13h - 14h 

                                      8º ano: de 10h - 11h

                                      9º ano: de 09h - 10h


Olá turma. Nesta atividade continuaremos com o tema do meio ambiente.


texto 01


SERÁ QUE TUDO O QUE VIVE É MEU PRÓXIMO?

Emerli Schlögl



Um dia um homem sábio disse, com toda a certeza de seu coração a seguinte frase: “Tudo aquilo que vive é o meu próximo”. Este homem se chamava Gandhi e vivia na Índia, um país onde muitas religiões do mundo se encontram e convivem pacificamente, assim como no Brasil. O que será que ele queria dizer? Para entender isso é preciso que entendamos primeiro o que é um ser vivo. Atualmente muita gente que se dedica ao estudo da vida e que defende a vida em todas as suas formas diz que são seres viventes: os seres humanos, os animais, insetos, vegetais, mas a novidade é que eles dizem que também os rios, as pedras, e até mesmo o próprio planeta em que habitamos é um ser vivo. Pense nisso, veja quanta vida em formas tão diferentes! Algumas tradições originárias dos povos das florestas também pensam assim e ecologistas de diferentes religiões compartilham a ideia de que todos somos um e que a natureza é vida que se manifesta criativamente nas mais diferentes formas. De qualquer modo, entendendo a vida de maneira ampla e permitindo que ela seja respeitada em seu direito de ser, nos tornamos próximos, abraçamos afetivamente o direito à vida com qualidade para todos. Se eu concordar que tudo aquilo que vive é meu próximo e que meu próximo assim como eu, deve viver plenamente valorizando sua vida e singularidade do mesmo modo que valoriza a vida e a singularidade do outro, posso me sentir parte ativa e amorosa do movimento da vida no universo.


texto 02


Compreendendo que as pessoas das diferentes religiões são o meu próximo, tanto quanto as pessoas que possuem a mesma religião que eu, estabeleço com estes laços de fraternidade e de defesa do direito de crer de cada um, ou até mesmo de não crer. Pessoas são seres vivos, com seus sentimentos e capacidade de ação no mundo, e por serem diversas possuem ou não crenças religiosas o que não deve ser motivo para causar afastamentos e discriminações de qualquer forma. “Tudo o que vive é meu próximo” disse um indiano e o músico brasileiro complementa esta idéia em sua canção “O seu amor, ame-o e deixe-o ser o que ele é”. (Gilberto Gil)

Fonte: http://ensinoreligiosonreloanda.pbworks.com


01 - Faça uma pesquisa sobre Gandhi.


02 - O que você entende quando Gandhi afirma “Tudo aquilo que vive é o meu

próximo”?


03 - Sobre a vida de Gandhi, responda:


a - Não pode ser considerado um grande líder pacifista.

b - Viveu na Índia.

c - Foi um homem de religiosidade fraca.

d - Não foi advogado.



04 - A partir dos textos, responda:


a - Somente quem é da minha religião é meu próximo.

b - Pessoas que não possuem crenças religiosas devem ser afastadas.

c - As religiões vivem pacificamente na Índia.

d - Somente os animais são considerados seres viventes.



5 - Observe a imagem da Mafalda e depois responda:

Porque é difícil a humanidade ir para frente?




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


Um comentário: