AULAS DE SEGUNDA-FEIRA
ANDRÉA - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/05/2021 às 09h - 11h)
ASSUNTO: LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
ATIVIDADE
Leia o texto Fala sério, mãe, páginas
32 a 34 e responda às questões 1 a 11, páginas
34 a 36.
Obs: somente respostas em seu
caderno.
BOM DESEMPENHO!!
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B, C e D.
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/05/2021 às 13h - 15h)
ASSUNTO: INTERPRETAÇÃO TEXTUAL DE
ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS.
Atividade 1
Livro didático páginas 170 e 171, questões de 1 a 4.
Obs: Somente respostas em seu caderno.
Atividade 2
Clique no link abaixo para responder à atividade online.
Não esqueça da sua identificação (nome e série).
Confira sua nota ao final da atividade.
https://docs.google.com/forms/d/1rn8z89jM8Cey3YT_T9g8Ezk10yR_nxB7J_eTH5X5C1A/edit
Sinta-se bem do jeito que você é e não do
jeito que as pessoas querem que você seja.
BOM DESEMPENHO!!
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
GISLENE - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO (A e B) e 7º ANO (A, B e C)
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/05/2021)
Atenção aos horários: 6º ano: de 09h - 11h
7º ano: de 13h - 15h
Leitura em
foco.
“Meus filhos terão computadores sim, mas antes terão livros. Sem
livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a
sua própria história.
” Bill Gates
Então, gostaram de navegar na biblioteca virtual? Que livro você escolheu?
Segunda feira teremos um momento especial, onde vamos viajar
e conhecer várias histórias. Que tal antecipar
e aproveitar para partilhar um pouco dessa experiência, utilizando a ficha de
leitura abaixo.
Obs.: Lembrando que os alunos do 6º ano também deverão
declamar o poema escolhido, conforme combinado na aula anterior.
Obs.: As turmas terão suas aulas nos horários normais. (6º
ano 9h, 7º ano 13h.)
“A leitura engradece a alma”
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
RONMICY - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/05/2021 às 13h - 14h)
Contorção é uma arte circense que se destacam tanto os homens quanto as mulheres, é uma arte que tem como objetivo mostrar a flexibilidade do corpo humano. Segundo um estudo da Universidade de Hertfordshire (Inglaterra), essa flexibilidade está ligada à genética dessas pessoas. As crianças que começam a desenvolver a flexibilidade desde os 7 anos podem atingir um excelente desempenho. Após os treze anos é mais difícil conseguir um resultado satisfatório.
Os contorcionistas desafiam o corpo fazendo e desejando as posições mais impossíveis de serem feitas. Entre os movimentos estão:
Contorções frontais: é o exercício que o artista realiza flexionando o tronco sobre as pernas estendidas, ou mesmo colocando as duas pernas atrás do pescoço.
Contorções caudais: é o ato de colocar os pés na cabeça, realizando extensões de tronco e quadril. Esta categoria é a mais conhecida que pode ser vista em circos.
Caixas: o contorcionista tem a capacidade de dobrar o corpo dentro de uma caixa muito pequena colocando a cabeça entre os joelhos.
Os números de contorcionismo não são baseados apenas na flexibilidade, mas também misturam números de dança, humor, malabarismo e até efeitos especiais.
Os contorcionistas hoje apresentam seus espetáculos de forma que se torne agradável para o público assistir, eles buscam formas perfeitas e harmônicas.
Questionário
1. O que é contorção e qual seu objetivo segundo o texto?
2. Qual a idade indicada pra a iniciação do contorcionismo?
3. Quais os movimentos principais do contorcionismo segundo o texto?
Boa sorte...Obrigado!
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE TERÇA-FEIRA
FRÓES - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/05/2021 às 10h - 11h)
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/XKk3_etGCdU
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
IDELFONSO - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/05/2021 às 13h - 14h)
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/VpHEOfz3eUI
Atividade de ciências 6º ano - Sistema digestório.
1) Qual a função do sistema digestório?
2) Quais órgãos formam o sistema digestório?
3) Quais são os tipos de digestão?
4) Quais são as glândulas anexas do sistema digestório?
5) Quais as funções do intestino grosso?
6) Em quais partes está dividido o intestino delgado?
7) Qual a função do ácido clorídrico que se encontra no estômago?
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/05/2021 às 10h - 11h)
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/w2KQdqdWHBQ
Atividade de ciências 7º ano - Reino dos fungos.
1) Cite exemplos de fungos.
2) Cite as principais características dos fungos.
3) Qual o ambiente ideal para a reprodução dos fungos?
4) Como os fungos são usados na indústria alimentícia?
5) Como os fungos contribuem na indústria farmacêutica?
6) Cite os tipos de associação mutualística dos fungos.
7) Como ocorre a reprodução dos fungos?
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/05/2021 às 09h - 10h)
Assistam ao vídeo explicativo clicando no link a seguir:
Vídeo - https://youtu.be/S6aiqtemDvg
Questão 1 - O _____ diz respeito aos diferentes tipos de alelos encontrados em um indivíduo, ou seja, à sua constituição genética.
O termo que completa corretamente a frase é:
a) gene.
b) fenótipo.
c) genótipo.
d) cariótipo.
e) heredograma.
Questão 2 - Imagine que você passou uma semana na praia e, ao voltar, notou que sua pele está mais escura que antes da viagem. Essa coloração ocorreu em decorrência de uma variação em seu:
a) gene.
b) fenótipo.
c) genótipo.
d) cariótipo.
e) heredograma.
Questão 3 - Algumas características morfológicas e até fisiológicas do indivíduo sofrem alterações em razão da interação com o meio ambiente. Sendo assim, podemos dizer que a manifestação do (1) é influenciada pela interação entre o (2) e o meio ambiente.
Marque a alternativa em que são indicadas as palavras que podem ser usadas corretamente para substituir, respectivamente, o número 1 e 2.
a) gene e fenótipo.
b) fenótipo e genótipo.
c) gene e cariótipo.
d) genótipo e fenótipo.
e) genótipo e gene.
Questão 4 - A afirmação de que o fenótipo é determinado exclusivamente pelo genótipo está correta?
a) Sim, pois o fenótipo nada mais é do que a expressão dos genes.
b) Sim, pois somente os genes podem determinar as características de um indivíduo.
c) Não, pois o fenótipo depende também da interação entre o genótipo e o ambiente.
d) Não, pois o fenótipo também se relaciona com o cariótipo do indivíduo.
Questão 5 - (UFSCar-SP) Que é fenótipo?
a) É o conjunto de características decorrentes da ação do ambiente.
b) Influi no genótipo, transmitindo a este as suas características.
c) É o conjunto de características decorrentes da ação do genótipo.
d) É o conjunto de características de um indivíduo.
e) É o conjunto de caracteres exteriores de um indivíduo.
Agora resolva as questões nas imagens abaixo:
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
MARÍCIA - INGLÊS
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/05/2021 de 09h - 10h)
CONTINUAÇÃO DE FOODS ( FRUITS AND VEGETABLES)
PESQUISE OS NOMES, EM INGLÊS, DAS FRUTAS QUE NÃO ESTÃO NO
QUARO ACIMA:
CAJU- ______________________
GOIABA -____________________
ATIVIDADE
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/05/2021 de 13h - 14h)
INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
TRABALHANDO INGLÊS COM MÚSICA
A
MÚSICA... https://youtu.be/q1IrdBCNJX8
ESCUTE A CANÇÃO E RESPONDA AS QUESTÕES.
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/05/2021 de 10h - 11h)
INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
TRABALHANDO INGLÊS COM MÚSICA
A MÚSICA: https://youtu.be/LysL43zskCo
ESCUTE A CANÇÃO E RESPONDA AS QUESTÕES.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUARTA-FEIRA
RAFAEL - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/05/2021 às 10h - 11h)
Assunto: Jogos Olímpicos.
Conteúdo: Modalidade.
Objetivo: Inventar uma modalidade esportiva.
Conteúdo/teórico.
Vídeo: https://youtu.be/OqQDiqB1N10
Atividade 1.
1 - O desafio agora, será “inventar” uma modalidade. Lembrando: É importante, como primeiro passo, levantar o que é comum numa modalidade: espaço em que se realiza, objetos que utiliza, número de jogadores, objetivo, tempo, regras, possibilidades, uniforme(roupas adequadas) e proibições. Mãos à obra. Boa sorte, sucesso e muita criatividade na sua invenção.
Citação
“Suas conquistas não são tão importantes quanto o legado que você deixa para aqueles que o têm como exemplo.”
Vanderlei Cordeiro de Lima
Sugestão: Atividade 2 (bônus)
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/05/2021 às 13h - 14h)
Assunto: Jogos Olímpicos.
Conteúdo: Modalidade.
Objetivo: Inventar uma modalidade esportiva.
Conteúdo/teórico.
Vídeo: https://youtu.be/OqQDiqB1N10
Atividade 1.
1 - O desafio agora, será “inventar” uma modalidade. Lembrando: É importante, como primeiro passo, levantar o que é comum numa modalidade: espaço em que se realiza, objetos que utiliza, número de jogadores, objetivo, tempo, regras, possibilidades, uniforme(roupas adequadas) e proibições. Mãos à obra. Boa sorte, sucesso e muita criatividade na sua invenção.
Citação
“Quero ser lembrado no futuro como alguém que inspirou outras pessoas a fazerem coisas que pareciam impossíveis.”
Carl Lewis
Sugestão: Atividade 2 (bônus)
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/05/2021 às 09h - 10h)
Assunto: Jogos Olímpicos.
Conteúdo: Modalidade.
Objetivo: Inventar uma modalidade esportiva.
Conteúdo/teórico.
Vídeo: https://youtu.be/OqQDiqB1N10
Atividade 1.
1 - O desafio agora, será “inventar” uma modalidade. Lembrando: É importante, como primeiro passo, levantar o que é comum numa modalidade: espaço em que se realiza, objetos que utiliza, número de jogadores, objetivo, tempo, regras, possibilidades, uniforme(roupas adequadas) e proibições. Mãos à obra. Boa sorte, sucesso e muita criatividade na sua invenção.
Citação
“O trabalho árduo vence o talento, quando o talento não trabalhou arduamente.”
Kevin Durant
Sugestão: Atividade 2 (bônus)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
GISLENE - ARTES (6º e 7º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 6º e 7º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/05/2021 de 09h - 10h)
Atividade sobre a obra de arte
"Os Bisbilhoteiros", de Norman Rockwell
01) Por que a tela acima se chama "Os
Bisbilhoteiros"?
02) Que personagem é responsável por iniciar o
boato? Como você sabe disso?
03) O boato é sobre quem? Como é possível afirmar
isso?
04) Como essa pessoa ficou sabendo que o boato se
espalhou?
05) Como a informação circulou?
06) Qual parece ser o teor do boato? Por quê?
07) A cena retratada é rotineira? Justifique sua
resposta:
08) Que outros meios podem ser
utilizados, nos dias de hoje, com o mesmo intuito do telefone na obra de
arte?
09) O que você pensa a respeito desse
"telefone sem fio"
MARÍCIA- ARTES (8º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 8º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/05/2021 de 14h - 15h)
A música indígena no Brasil
Os povos indígenas do Brasil perfaziam juntos na época de Cabral cerca de 5 milhões de pessoas. Desde lá a população total declinou violentamente em função do choque contra a cultura portuguesa, que resultou em massacre, escravização e aculturação em larga escala dos índios.
Ao contrário do que se poderia supor, a tradição musical indígena não é um objeto de antiquário, é algo vivo e sempre em mutação, sendo constantemente praticada e renovada, incorporando até mesmo material não-índio, ainda que mantenha seus valores e formas essenciais preservados, e é uma vitrine de suas visões de mundo, cristalizadas em formas sonoras.
A música indígena tem recebido alguma atenção do ocidente desde o início da colonização do território, com os relatos de Jean de Léry sobre alguns cantos tupinambá, em 1558 e de Antonio Ruíz de Montoya, cujo extenso léxico inclui um universo de categorias musicais do guarani antigo.[1][2] Estudos recentes têm-se multiplicado a partir do trabalho de pesquisa de Villa Lobos e Mário de Andrade no século XX, e hoje a música indígena é objeto de estudo e interesse por muitos pesquisadores de todo o mundo, que têm trazido à consciência do homem ocidental uma pletora de belezas naturais da terra.[3]
A maioria dos povos indígenas associa sua música ao universo transcendente e mágico, sendo empregada em todos os rituais religiosos. A música indígena é ligada desde suas origens imemoriais a mitos fundadores e usada com finalidades de socialização, culto, ligação com os ancestrais, exorcismo, magia e cura. É importante também nos ritos catárticos, quando a música "ao trabalhar com proporções, repetições e variações, instaura o conflito ao mesmo tempo em que o mantém sob controle".
Para alguns povos a música foi um presente dos deuses, entristecidos com o silêncio que imperava no mundo dos humanos. Para outros, a música é tida como originária do mundo dos sonhos, onde vivem os animais míticos e os ancestrais. Ali é conhecida pelas pessoas sem espírito, aquelas que por algum motivo estiveram no limiar da morte e de lá retornaram, tornando-se introdutoras de novas melodias após esse contato com o mundo do além. Menos dramática e mais comumente, a criação de novas músicas se deve aos pajés, que as intuem em seus transes onde estabelecem contato com deuses e ancestrais, ou aos guerreiros mais distinguidos da aldeia, que sonham com elas.
A música indígena, no entender de Ana Rodgers, é acima de tudo "qualitativa, no sentido que privilegia as qualidades sonoras em detrimento da dança infinita das permutações vazias e desencarnadas das notas singulares e dos modos específicos, próprios ao tonalismo pós-barroco. Ao contrário.... na música indígena (nem propriamente modal, muito menos tonal no sentido moderno), o timbre, a pulsação e a forma de execução, a postura dos músicos de um modo geral, ocupam parte do lugar dos modos na música modal. Tudo isso e muito mais (o contexto social e cosmológico no qual ela é executada) informam sobre os afetos e a qualidade dessa produção sonora".
ASSISTA O VIDEO E CURTA UM POUCO A MÚSICA INDIGENA:
ATIVIDADE
1. Explique como é a tradição musical indígena.
2. Segundo os povos indígenas, de onde surgiu ou se originou a música?
3. O que Ana Rodgers diz sobre a música indígena?
4. De onde se devem a criação de novas músicas indígenas?
5. A tradição da música indígena parou ou continua em evolução? Por quê?
6.Na sua opinião, por que a música é utilizada em rituais religiosos?
Essa aula, teve o objetivo de levar conhecimentos a vocês, estudantes e descendentes desse povo tão massacrado e marginalizado.
Busquem mais sobre nosso povo, nós descendemos deles, assim como , dos povos africanos e europeus. O Brasil pertencia aos índios , antes dos estrangeiros chegarem e colonizarem o Brasil. Defenda e proteja nossos descendentes!
ANDREA- ARTES (9º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 9º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/05/2021 de 13h - 14h)
A música indígena no Brasil
A música indígena no Brasil
Os povos indígenas do Brasil perfaziam juntos na época de Cabral cerca de 5 milhões de pessoas. Desde lá a população total declinou violentamente em função do choque contra a cultura portuguesa, que resultou em massacre, escravização e aculturação em larga escala dos índios.
Ao contrário do que se poderia supor, a tradição musical indígena não é um objeto de antiquário, é algo vivo e sempre em mutação, sendo constantemente praticada e renovada, incorporando até mesmo material não-índio, ainda que mantenha seus valores e formas essenciais preservados, e é uma vitrine de suas visões de mundo, cristalizadas em formas sonoras.
A música indígena tem recebido alguma atenção do ocidente desde o início da colonização do território, com os relatos de Jean de Léry sobre alguns cantos tupinambá, em 1558 e de Antonio Ruíz de Montoya, cujo extenso léxico inclui um universo de categorias musicais do guarani antigo.[1][2] Estudos recentes têm-se multiplicado a partir do trabalho de pesquisa de Villa Lobos e Mário de Andrade no século XX, e hoje a música indígena é objeto de estudo e interesse por muitos pesquisadores de todo o mundo, que têm trazido à consciência do homem ocidental uma pletora de belezas naturais da terra.[3]
A maioria dos povos indígenas associa sua música ao universo transcendente e mágico, sendo empregada em todos os rituais religiosos. A música indígena é ligada desde suas origens imemoriais a mitos fundadores e usada com finalidades de socialização, culto, ligação com os ancestrais, exorcismo, magia e cura. É importante também nos ritos catárticos, quando a música "ao trabalhar com proporções, repetições e variações, instaura o conflito ao mesmo tempo em que o mantém sob controle".
Para alguns povos a música foi um presente dos deuses, entristecidos com o silêncio que imperava no mundo dos humanos. Para outros, a música é tida como originária do mundo dos sonhos, onde vivem os animais míticos e os ancestrais. Ali é conhecida pelas pessoas sem espírito, aquelas que por algum motivo estiveram no limiar da morte e de lá retornaram, tornando-se introdutoras de novas melodias após esse contato com o mundo do além. Menos dramática e mais comumente, a criação de novas músicas se deve aos pajés, que as intuem em seus transes onde estabelecem contato com deuses e ancestrais, ou aos guerreiros mais distinguidos da aldeia, que sonham com elas.
A música indígena, no entender de Ana Rodgers, é acima de tudo "qualitativa, no sentido que privilegia as qualidades sonoras em detrimento da dança infinita das permutações vazias e desencarnadas das notas singulares e dos modos específicos, próprios ao tonalismo pós-barroco. Ao contrário.... na música indígena (nem propriamente modal, muito menos tonal no sentido moderno), o timbre, a pulsação e a forma de execução, a postura dos músicos de um modo geral, ocupam parte do lugar dos modos na música modal. Tudo isso e muito mais (o contexto social e cosmológico no qual ela é executada) informam sobre os afetos e a qualidade dessa produção sonora".
ASSISTA O VIDEO E CURTA UM POUCO A MÚSICA INDIGENA:
ATIVIDADE
1. Explique como é a tradição musical indígena.
2. Segundo os povos indígenas, de onde surgiu ou se originou a música?
3. O que Ana Rodgers diz sobre a música indígena?
4. De onde se devem a criação de novas músicas indígenas?
5. A tradição da música indígena parou ou continua em evolução? Por quê?
6.Na sua opinião, por que a música é utilizada em rituais religiosos?
Essa aula, teve o objetivo de levar conhecimentos a vocês, estudantes e descendentes desse povo tão massacrado e marginalizado.
Busquem mais sobre nosso povo, nós descendemos deles, assim como , dos povos africanos e europeus. O Brasil pertencia aos índios , antes dos estrangeiros chegarem e colonizarem o Brasil. Defenda e proteja nossos descendentes!
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUINTA-FEIRA
AMORIM - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/05/2021 às 9h - 11h)
Assunto: Multiplicação
Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo
Vídeo -
Questionário:
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/05/2021 às 13h - 15h)
ASSUNTO: MDC DE DOIS NÚMEROS
Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo
Vídeo -
Questionário:
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
TADEU - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/05/2021 às 09h - 11h)
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/05/2021 às 13h - 15h)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
EUGÊNIO - HISTÓRIA
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/05/2021 às 13h - 14h)
Conteúdo:
Mesopotâmia (cap. 5 – páginas 92 a 98)
Veja
as explicações acessando os links:
Observe o mapa da página 92, do seu livro didático
de História e responda as questões 1 e 2.
1) A região denominada Mesopotâmia estava situada
entre os rios
a) Nilo e Ganges
b) Tigre e Eufrates
c) Nilo e Tigre
d) Ganges e Eufrates
2) A região da Mesopotâmia localizava-se onde
atualmente são os territórios dos seguintes países:
a) Turquia, Líbano e Síria.
b) Síria, Iraque e Turquia.
c) Iraque, Irã e Arábia Saudita.
d) Síria, Turquia e Omã.
3) Preencha:
*Os elevados monumentos religiosos da Mesopotâmia
com degraus e rampas eram conhecidos como ___.
*A escrita desenvolvida na Mesopotâmia era chamada
de ___________ porque para escrever em tábuas de argila, se utilizava uma _________.
4) Associe a primeira com a segunda coluna:
I - Conhecidos pela crueldade nas guerras.
II - Fundadores do 1° Império Babilônico.
III - Formadores das primeiras cidades-estado.
IV- Fundadores do 2° Império Babilônico.
V - Constituíram o 1° estado centralizado.
( )
SUMÉRIOS.
( ) ACÁDIOS.
( )
AMORITAS.
( )
ASSÍRIOS.
( ) CALDEUS.
5) Hamurabi, o mais importante rei amorita,
organizou o chamado Código de Hamurabi, que era
a) um conjunto de leis escritas
b) uma reunião de conselhos para o povo.
c) um tipo de escrita.
d) um livro sagrado.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/05/2021 às 09h - 10h)
Conteúdo:
Reforma e Contrarreforma (cap. 5 – páginas 86 a 91)
Veja
as explicações acessando os links:
https://www.youtube.com/watch?v=wnJ8KCGqy24
https://www.youtube.com/watch?v=WjZslM1SboY
1) Como surgiu o termo protestante?
a) quando Lutero protestou por ter sido expulso da
Igreja Católica.
b) quando o Papa Leão X acusou Lutero de ser herege
e de criar doutrinas estranhas.
c) quando alguns príncipes protestaram contra a
decisão do imperador Carlos V de proibir a nova religião.
d) quando os pré-reformadores começaram a denunciar
a corrupção do clero.
2) Encontre e marque um ponto que contradiz a
doutrina luterana:
a) a fé Deus
é o que salva a pessoa, e não as boas obras que ela praticou.
b) nenhum cristão é capaz de interpretar a Bíblia
sozinho.
c) a Bíblia é a única verdade e autoridade que deve
nortear as crenças e práticas cristãs.
d) o batismo e a eucaristia são os únicos
sacramentos.
3) Qual é o ensinamento religioso que distingue o
calvinismo em relação às outras formas de protestantismo?
a) justificação pela fé.
b) batismo de adultos.
c) celibato opcional.
d) predestinação.
4) Por qual outro nome eram conhecidos os
calvinistas na Inglaterra, na França e na Escócia?
5) O que ocasionou a Reforma inglesa?
a) o confisco das prioridades da Igreja Católica
pelo rei Henrique VIII.
b) a negação do Papa Clemente VI ao pedido de divórcio
de Henrique VIII.
c) a conversão de Henrique VIII ao calvinismo.
d) a ordem de Henrique VIII para destruir imagens
sacras.
6) Para frear o protestantismo, a Igreja Católica
adotou uma série medidas, conhecidas como Contrarreforma. Assinale com X a
medida que está errada:
___ a Igreja Católica utilizou a Ordem dos Jesuítas
para espalhar o catolicismo.
___a Igreja Católica reativou o Tribunal da
Inquisição para punir e reprimir os hereges.
___a Igreja Católica reafirmou o culto aos santos e
à Virgem Maria e a importância das indulgências.
___a Igreja Católica criou seminários para instruir
os clérigos e estabeleceu uma relação de livros proibidos aos fiéis.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/05/2021 às 14h - 15h)
Conteúdo:
Rebeliões coloniais (cap. 5 – página 69 a 81)
Veja
as explicações acessando os links:
1) Associe a primeira com a segunda coluna:
(a) Revolta de Beckman
(b) Guerra dos Emboabas
(c) Guerra dos Mascates
(d) Revolta de Vila Rica
(e) Conjuração Mineira
(f) Conjuração Baiana
( )
movimento de independência ocorrido em Salvador, em 1798, contra a carestia e o
preconceituoso racial.
( ) movimento de fazendeiros maranhenses
revoltados, em 1684, sobretudo, com a proibição da escravidão indígena.
( )
movimento da elite mineira, em 1789, que queria independência para não ter que
pagar impostos à Coroa portuguesa.
( ) conflito armado entre 1707 a 1709, na região
das "Minas Gerais", entre forasteiros e paulistas.
( ) conflito ocorrido em Pernambuco, entre 1710
e 1711, quando fazendeiros de Olinda não aceitaram que Recife
se tornasse Vila e fosse governada por comerciantes.
( ) revolta
ocorrida em 1720 em Minas Gerais por causa do alto preço dos alimentos e da
criação das Casas de Fundição.
2) A base da economia maranhense, no século XVII,
vinha das "drogas do sertão". Compreende-se como "drogas do
sertão":
a) o comércio de substâncias que causavam
alucinações.
b) certos medicamentos que eram produzidos por
índios.
c) vegetais medicinais e comestíveis extraídos da
Floresta Amazônica.
d) vegetais entorpecentes utilizados para
entretenimento.
3) Na época em que o Brasil era uma colônia, só
podia comprar e vender para Portugal. O nome disto se chama:
a) liberdade comercial.
b) balança colonial.
c) controlo comercial.
d) pacto colonial.
4) A Guerra dos Emboabas, a Revolta de Vila de Rica
e a Conjuração Mineira foram conflitos ocorridos durante o contexto econômico:
a) do pau-brasil.
b) da cana-de-açúcar.
c) do ouro.
d) do café.
5) Qual o movimento que inspirou as conjurações
Baiana e Mineira?
a) Iluminismo.
b) Renascimento.
c) Humanismo.
d) Socialismo.
6) Diferencie a Conjuração Baiana da Conjuração
Mineira.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/05/2021 às 10h - 11h)
Conteúdo:
Movimento Feminista (cap. 4 – página 67 a 71)
Veja
as explicações acessando os links:
https://www.youtube.com/watch?v=f6qPpXw9scw
1) Qual destes eventos históricos contribuiu para a
inserção da mulher no mercado de trabalho?
a) Revolução Francesa.
b) Guerra Franco-Prussiana.
c) Primeira Guerra Mundial.
d) Segunda Guerra Mundial.
2) As mulheres que, a partir do século XIX, lutaram
pelo direito de participar da vida política ficaram conhecidas como:
a) sufragistas.
b) ensaístas.
c) libertárias.
d) libertinas.
3) Foi a primeira brasileira a lutar pelo direito
das mulheres votarem, o que suscitou muitas críticas e foi chamada pela
imprensa no início do súculo XX, de
“mulher do diabo”:
a) Bertha Lutz.
b) Ana Néri.
c) Leolinda Daltro.
d) Jovita Feitosa.
4) O texto a seguir foi escrito pela líder
feminista Bertha Lutz em 1919.
As mulheres vivem dispersas. É necessário
associá-las. Divididas, são fraqueza. Juntas, serão uma força. [...] as
mulheres que vivem do seu próprio esforço [...], que precisam rodear-se de
garantias e amparos na luta pela vida, que compete dar o primeiro passo na vida
associativa. As quatro classes de mulheres que [...] podem organizar-se, criando
e mantendo associações fortes e benéficas, são: as professoras, as datilógrafas
[...], as costureiras, as operárias. As [...] vantagens dessas associações
seriam a defesa coletiva de interesses, a assistência à maternidade, à
enfermidade e à invalidez, a difusão da instrução. [...]
LUTZ, Bertha apud LÔBO, Yolanda. Bertha Lutz. Recife: Fundação Joaquim
Nabuco/Massangana, 2010. p. 32. Disponível em:.Acesso em: 15 out. 2018.
a) O que Bertha Lutz defende nesse texto?
b) Para ela, em que ocasiões as associações
feministas deviam ajudar a mulher?
c) Em 1918, Bertha escreveu uma carta à Revista da
Semana convidando as mulheres a lutar por seus direitos. Na carta, ela
argumenta que as mulheres devem ter uma profissão e trabalhar para se livrar da
dependência do homem. Reflita e responda à carta dizendo se você concorda ou
não com ela e por quê.
5) Assinale com X o que o movimento feminista
defendia na década de 1960
___a criação de delegacias para reprimir a
violência doméstica.
___o direitos das mulheres engravidarem ou não.
___a liberdade de se vestir como quer.
___salário iguais aos dos homens.
___a licença maternidade.
___direito ao divórcio.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE SEXTA-FEIRA
GEORGE - GEOGRAFIA
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA - TODAS AS TURMAS
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 28/05/2021)
Atenção aos horários: 6º ano: de 09h - 10h
7º ano: de 10h - 11h
8º ano: de 13h - 14h
9º ano: de 14h - 15h
Vídeos recomendados para a OBA 2021:
Revisem estes vídeos para o simulado de Geografia-2 e
para a OBA 2021
*Obrigado por todo o emprenho, vocês conseguirão ir
além do que imaginam! Sucesso a todos e um excelente desempenho nas avaliações!
Eu acredito em vocês!
1º Vídeo – 10 questões simuladas: https://youtu.be/xlU1SfQk-tI
2º Vídeo – O Sistema Solar: https://youtu.be/H5hLH_6k4Ug
3º Vídeo – Correção da OBA 2018: https://youtu.be/PZFPaY1ky_k
1. Satélites artificiais são
feitos pelos homens para girarem em torno da Terra com os mais diversos
objetivos. O caminho percorrido pelos satélites em torno da Terra denomina-se
órbita. As órbitas da maioria dos satélites assemelham-se a um círculo.
Foguetes são utilizados para colocar os satélites em órbita. A distância dos
satélites à superfície terrestre varia de acordo com a aplicação desejada. Por
exemplo, se o objetivo do satélite é obter imagens da superfície terrestre ele
é posicionado numa órbita, cuja distância à superfície da Terra pode variar
entre 700 km e 900 km. Esse tipo de satélite tem velocidade de 27.000 km/h.
Satélites de Comunicações são colocados a 36.000 km da superfície terrestre à
velocidade de 11.000 km/h. A Lua é o satélite natural da Terra. Ela gira em
torno desta a uma distância média de 384.000 km e com velocidade de 3.600 km/h.
Pergunta 1) Escreva V (Verdadeiro) ou F (Falso) para cada uma das afirmações
abaixo:
( ) A Lua é um satélite artificial da Terra porque foi feito pelo homem.
( ) A distância do satélite à superfície da Terra depende da aplicação
desejada.
( ) Quanto maior a distância do satélite à superfície terrestre maior é
a sua velocidade.
( ) A velocidade do satélite depende da sua distância à superfície
terrestre.
( ) Um satélite de Comunicações, situado a uma distância média de 36.000
km da superfície da Terra possui velocidade de 3.600 km/h.
2. Explique por que a Lua é um satélite.
3. Descreva as seguintes atmosfera:
a)
Terra
b)
Marte
c)
Vênus
4. Escreva CERTO ou ERRADO na frente de cada frase
. . . . . . . .No inverno do hemisfério Norte ou Sul a Terra está
passando muito longe do Sol.
. . . . . . . . No verão do hemisfério Norte ou Sul a Terra está
passando pertinho do Sol.
. . . . . . . . O Sol gira ao redor da Terra, isso explica a alternância
entre dia e noite.
. . . . . . . O Sol se põe todo dia no ponto cardeal Oeste.
. . . . . . . .O Sol nasce todo
dia no ponto cardeal Leste.
5. Quais são os principais tipos de sistemas de satélites criados pelo
homem? Diferencie imagem de satélite e fotografia. O Brasil fabrica satélites?
Explique e cite exemplos
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
FELIPE - ENSINO RELIGIOSO
ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - TODAS AS TURMAS
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 28/05/2021 conforme os horários abaixo)
Atenção aos horários: 6º ano: de 14h - 15h
7º ano: de 13h - 14h
8º ano: de 10h - 11h
9º ano: de 09h - 10h
RELIGIOSIDADE E RELIGIÃO
Borres Guilouski
Religiosidade e religião são palavras com significados diferentes. Religiosidade é a dimensão do ser humano pela qual ele experiência o sentido espiritual e transcendente da vida, este é um entre outros significados desta palavra. Uma pessoa pode não participar de nenhuma religião e ainda assim continuar sendo religiosa, isto porque a religiosidade é inerente ao ser humano, isto significa que ele nasce com esta dimensão. A religiosidade pode ser desenvolvida de uma forma positiva a partir da educação ou formação do senso ético. Essa educação pode acontecer principalmente na família e na comunidade religiosa. Religião é uma palavra que vem do latim “religare” e significa religar, unir de novo ou juntar. Logo, religião significa a religação do ser humano consigo mesmo, com os outros, com a natureza, com o sagrado e com o transcendente ou imanente. Pode-se dizer que religião é o encontro do ser humano com o sagrado. Religião é também a maneira concreta de vivenciar o sentimento religioso por meio das práticas religiosas ou espiritualidades, dos ritos ou cerimônias, símbolos, textos sagrados e normas éticas de conduta. Muitas religiões contribuem para a humanização das sociedades humanas quando buscam ajudar as pessoas a serem felizes e solidárias umas com as outras, bem como, quando promovem a defesa da vida, do bem comum, da justiça, da paz, da fraternidade e do respeito entre todos os povos. A religião faz parte da vida de muitas pessoas, sendo um valor importante para elas. Todas as pessoas, não importa a religião que professam, merecem nosso respeito e consideração.
ASSINTEC/SME de Curitiba 2007
ATIVIDADES
1) Procure no dicionário o significado destas palavras:
a) dimensão
b) transcendente
c) senso
d) ético
e) comunidade
f) imanente
g) sagrado
h) rito
i) humanização
j) fraternidade
k) professam
2) Consulte o texto que você leu e faça um paralelo entre os significados das duas palavras:
3) Como as religiões podem contribuir para a humanização das sociedades humanas?
4) Você conhece ou frequenta alguma religião ou igreja? Cite um ensinamento importante desta religião ou igreja que ajuda as pessoas serem mais éticas.
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 28/05/2021 conforme os horários abaixo)
Atenção aos horários: 6º ano: de 14h - 15h
7º ano: de 13h - 14h
8º ano: de 10h - 11h
9º ano: de 09h - 10h
RELIGIOSIDADE E RELIGIÃO
Borres Guilouski
Religiosidade e religião são palavras com significados diferentes. Religiosidade é a dimensão do ser humano pela qual ele experiência o sentido espiritual e transcendente da vida, este é um entre outros significados desta palavra. Uma pessoa pode não participar de nenhuma religião e ainda assim continuar sendo religiosa, isto porque a religiosidade é inerente ao ser humano, isto significa que ele nasce com esta dimensão. A religiosidade pode ser desenvolvida de uma forma positiva a partir da educação ou formação do senso ético. Essa educação pode acontecer principalmente na família e na comunidade religiosa. Religião é uma palavra que vem do latim “religare” e significa religar, unir de novo ou juntar. Logo, religião significa a religação do ser humano consigo mesmo, com os outros, com a natureza, com o sagrado e com o transcendente ou imanente. Pode-se dizer que religião é o encontro do ser humano com o sagrado. Religião é também a maneira concreta de vivenciar o sentimento religioso por meio das práticas religiosas ou espiritualidades, dos ritos ou cerimônias, símbolos, textos sagrados e normas éticas de conduta. Muitas religiões contribuem para a humanização das sociedades humanas quando buscam ajudar as pessoas a serem felizes e solidárias umas com as outras, bem como, quando promovem a defesa da vida, do bem comum, da justiça, da paz, da fraternidade e do respeito entre todos os povos. A religião faz parte da vida de muitas pessoas, sendo um valor importante para elas. Todas as pessoas, não importa a religião que professam, merecem nosso respeito e consideração.
ASSINTEC/SME de Curitiba 2007
ATIVIDADES
1) Procure no dicionário o significado destas palavras:
a) dimensão
b) transcendente
c) senso
d) ético
e) comunidade
f) imanente
g) sagrado
h) rito
i) humanização
j) fraternidade
k) professam
2) Consulte o texto que você leu e faça um paralelo entre os significados das duas palavras:
3) Como as religiões podem contribuir para a humanização das sociedades humanas?
4) Você conhece ou frequenta alguma religião ou igreja? Cite um ensinamento importante desta religião ou igreja que ajuda as pessoas serem mais éticas.














Nenhum comentário:
Postar um comentário