sexta-feira, 19 de março de 2021

ATIVIDADES - SEMANA 29/03/2021 a 02/04/2021

 


AULAS DE SEGUNDA-FEIRA



ANDRÉA - PORTUGUÊS



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/03/2021 às 09h - 11h) 


ASSUNTO: LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL.

 

Leia o texto e responda às questões.

Atenção: somente respostas em seu caderno.

 


 

 


        Vizinha fake news

 

      A primeira fake news da vida de Ana chegou quando ela devia ter três, quatro anos:

     -- Menina, não aponta o dedo pro céu pra contar estrela que vai nascer verruga -- era a vizinha quem dizia. 

     Isso foi terrível, primeiro porque ela não queria ter verruga nos dedos, depois porque amava contar estrelas. E ela tinha contado muitas estrelas aquele dia. Junto com a filha da vizinha. 

      Foi dormir e o sono não foi tranquilo. Estava muito preocupada com a quantidade de verrugas que iriam nascer nos seus dedos.

      -- Será que vai ser uma verruga para cada estrela? -- pensou no meio da noite, desatando a chorar. 

      Felizmente, em seus dedos nenhuma verruga nasceu. Alguns dias depois, percebeu que os dedos da filha da vizinha estavam infestados de bolinhas estranhas. Anos mais tarde, Ana descobriu que isso era comum em crianças ansiosas, o que fazia todo o sentido em se tratando da filha da vizinha, que tinha uma mãe como aquela. 

      Ana cresceu e passou a subir escondida no telhado da casa. Gostava de ficar lá, só olhando o céu e imaginando de onde teria vindo. Porém, nunca mais em sua vida contou estrelas. 

      Depois dessas, outras fake news vieram, geralmente da mesma fonte. Não entendo porque algumas crianças gostam tanto de ouvir disparates, talvez porque aguça a imaginação fértil. Ana escutava muito a vizinha, sem perceber, na época, que ela dizia o que dizia com um prazer cruel estampado no rosto. 

      As fakes news mais ouvidas eram as que a faziam sofrer, geralmente relacionadas com a possível morte de alguém de sua família. Ela se tornou obcecada em deixar o chinelo milimetricamente arrumado ao lado da cama, fora do caminho de qualquer um. Se ele estivesse virado, provavelmente sua mãe morreria. E protagonizou uma briga faraônica com o filho da vizinha, criativamente apelidado pela mãe de Mindinho -- embora ele fosse bem grande. O Mindinho a acusou de querer matar a própria mãe, porque Ana brincava de andar para trás. Essa era uma das únicas brincadeiras em que ela e a irmã não brigavam, mas que foi cortada do seu rol de diversões porque não poderia conviver com a culpa de ser a responsável pela morte da mãe. 

       Na medida em que crescia, Ana resolveu testar algumas das histórias plantadas pela vizinha entre a criançada da rua e que, ao seu ver, eram menos perigosas. Saiu várias vezes de casa, escondida, em dia de chuva, procurando um arco-íris acessível. Tinha esperança de passar por debaixo dele e voltar logo depois, só pra ver por alguns instantes como era ser menino. Vivia deitada no chão pedindo para os irmãos passarem por cima dela, só para não crescer. 

      Assim, foi desvendando pouco a pouco as mentiras de que vinha sendo vítima. Quando a vizinha aparecia em casa, Ana insistentemente colocava a vassoura atrás da porta, bem a sua vista. 

      -- Para com isso, Ana -- dizia a mãe. Mas a menina se fazia de surda. Esperava que a vizinha percebesse o recado e errasse o rumo da sua casa. Logo a mãe entendeu e, já farta de tantas fake news espalhadas pela abominável criatura, parou de abrir a porta de sua casa para ela, sempre inventando alguma desculpa para estar ocupada exatamente naquela hora, fosse que hora fosse. 

       Depois disso, Ana passou algum tempo sem saber da vizinha. Mas já era tarde. As fake news da vizinha alteraram para sempre sua espontaneidade infantil. Anos depois marcaram, de forma muito cruel, o fim de sua adolescência, quando aquele ser humano foi responsável por mergulhar sua jovem vida numa nova onda de falsas notícias, completamente assombrosas, chamadas fofoca. 

      É que a vizinha nunca havia esquecido da vassoura atrás da porta. 

      Quero esclarecer que existem dois tipos de fofoca e duas intenções que a acompanham. Um tipo de fofoca é falar mentiras sobre a vida de alguém a terceiros, como se estas mentiras fossem verdades; o segundo tipo é divulgar os fatos verídicos da vida de uma pessoa, sem que essa pessoa tenha dado consentimento para isso. Das intenções, uma se trata de um simples comentário, pretensamente "inocente"; a outra intenção tem finalidade maligna da difamação. 

     No caso de Ana, foi o primeiro tipo de fofoca com a segunda das intenções. 

Faço aqui um parêntese: se algum leitor deseja saber como é o inferno, sugiro que prove o efeito da fofoca sobre sua vida. Vejam o que aconteceu com Ana. 

     Dia após dia, a vizinha batia na porta de sua família para contar o que havia descoberto sobre a Ana.

     -- A menina não estava na escola. Não! Não estava, não... Ela estava por aí, se é que você me entende. 

     Ou então: 

     -- Ela não tá trabalhando não. Vocês nem imaginam o que ela está fazendo agora. 

      Embora os pais conhecessem a fama da boca maldita da rua, passaram a sondar a pobre adolescente e logo, para sua própria segurança, Ana passou a ter os passos vigiados. A vizinha foi desmascarada quando sugeriu que, noite dessas, Ana teria fugido de casa na madrugada e voltado antes de os pais acordarem. Curiosamente, essa foi a mesma noite em que Ana foi levada ao hospital pelo pai por conta de uma forte febre. 

     Ana só se livrou da velha boca suja quando foi embora, estudar, em outra cidade. Levou anos para juntar os cacos das fake news do início da vida. Ela não só sobreviveu, como superou e esqueceu da vizinha. 

      Recentemente, porém, Ana procurou uma psicóloga. Precisava de ajuda. O trauma havia voltado com força. É que ela tem acompanhado as notícias nas redes sociais e reconhece o padrão. Não fala nada para ninguém por medo de ser chamada de louca, mas tem certeza de que a vizinha anda dando consultoria em fake news por aí. 

(Nádia Coldebella)

http://www.cronicadodia.com.br/2020/07/vizinha-fake-news-nadia-coldebella.html

 

 

1- Justifique o título dado ao texto acima:

2- Qual foi a primeira fake news da vida de Ana? Que sentimento isso gerou na menina? 

3- As fake news eram, na verdade, superstições. Qual a diferença entre uma e outra? Comente.

4- Por que os dedos da filha da vizinha estavam infestados de "bolinhas estranhas"?

5- O que fez Ana passar a deixar o chinelo arrumado ao lado da cama? 

6- O que a menina deixou de fazer para não conviver com a "culpa pela morte da mãe"?

7- Como Ana descobriu que as histórias contadas pela vizinha não eram reais?

8- Por qual motivo a garota colocava a vassoura atrás da porta quando a vizinha aparecia em sua casa? 

9- De acordo com o texto, quais são os tipos de fofoca que existem? Qual deles você considera mais grave? Por quê? 

10- Qual dos tipos de fofoca a vizinha passou a fazer a respeito de Ana quando a garota atingiu a adolescência? Por que a mulher fazia isso?

11- Como os pais de Ana descobriram que as histórias contadas a respeito dela eram mentirosas? 

12- Explique o trecho em destaque no final do texto, comentando por que Ana tem certeza de que a vizinha está "dando consultoria".

13- O pronome ISSO (sublinhado no início do terceiro parágrafo) retoma o quê? 

14- Identifique e classifique o sujeito das orações.

 

a- Felizmente, em seus dedos nenhuma verruga nasceu.

b- Mas a menina se fazia de surda.

c- As fake news da vizinha alteraram para sempre sua espontaneidade infantil.

 

BOM DESEMPENHO!!

Comece a estudar hoje para vencer amanhã.



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B, C e D.

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/03/2021 às 13h - 15h)   


ASSUNTO: LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL.

Atenção: somente respostas em seu caderno.

 

TEXTO 1

Você já ouviu falar em Fake News?

    Ao divulgar uma notícia, o jornal presta um serviço à sociedade. No entanto, há algum tempo, temos visto e ouvido muitas notícias que têm trazido prejuízos à população por divulgarem informações equivocadas ou até mesmo falsas. São as Fake News. De acordo com o site “Mundo Educação”, apesar de parecer recente, o termo fake news, ou notícia falsa, em português, é mais antigo do que aparenta. Segundo o dicionário Merriam-Webster, essa expressão é usada desde o final do século XIX. O termo é em inglês, mas se tornou popular em todo o mundo para denominar informações falsas que são publicadas, principalmente, em redes sociais. As Fake News são muito perigosas, pois muitas pessoas não conseguem identificá-las e passam a acreditar no que leram, ouviram ou viram e tomam decisões influenciadas por essas notícias.

 https://www.vitoria.es.gov.br/arquivos/20200406_6_a_9_anos 8-


1-Qual é a finalidade desse texto?

 (A) Apresentar um informação falsa.

 (B) Apresentar o significado de uma expressão e as consequências da mesma.

 (C) Valorizar o termo Fake News.

 (D) Incentivar a disseminação de Fake News.

 

2- De acordo com esse texto, qual é o papel de um jornal ao divulgar uma notícia?

3- Segundo o texto:

(A) O termo Fake News é recente.

(B) O termo Fake News é usado apenas no Brasil.

(C) O termo Fake News é mais antigo do que aparenta.

(D) O termo Fake News não é reconhecido em outros países.

 

4- De acordo com o texto, por que as Fake News são consideradas perigosas?


 TEXTO 2

 


 

5- Assinale a única alternativa CORRETA em relação ao tema da charge acima.

( A ) O tema da charge é o novo coronavírus, pandemia que vem causando grandes transtornos no mundo todo.

( B ) A charge critica o comportamento das equipes de saúde acerca das fake News.

( C ) A charge trata sobre a divulgação de notícias falsas, conhecidas como fake news, pode interferir negativamente em vários setores da sociedade, como política, saúde e segurança.

( D ) O texto mostra a relação das fake news com a época de campanha eleitoral.

( E ) O texto aborda a preocupação da medicina em relação a propagação do novo coronavírus.


TEXTO 3



Fonte: Fonte: Assessoria de Comunicação ACAERT c/ Revista Imprensa (01/11/2019)

6- Compreende-se a partir das informações trazidas pelo gráfico que

( A ) O telejornalismo comprovou ser mais confiável dos que as redes sociais e demais aplicativos de mensagens.

( B )Segundo o estudo, as mídias sociais são consideradas as fontes de notícias mais confiáveis.

( C )   Veículos de notícias exclusivamente online são considerados não confiáveis por toda a população.

( D )    A imprensa não conseguiu livrar-se das acusações de fake news e continuou a amargar altos níveis de desconfiança entre os consumidores de notícias.

( E )  Os aplicativos de mensagens foram os mais indesejados para se confiar em suas informações.

 

TEXTO 4

        As fake news se espalham porque foram criadas justamente para isso: para atrair público e tornarem-se virais. Isso significa que são sites criados propositadamente para divulgar informações incorretas, mas que soem plausíveis para seu público-alvo, enganando-os a ponto de atrair visitantes e potencialmente transformar parte de seu público em novos propagadores de seu conteúdo. Esses sites atraem a atenção de vasta audiência, que acaba capturada pelas suas manchetes bombásticas sem perceber que elas são inverídicas. Dessa forma, o site falso recebe por anúncios em sua própria plataforma, ou dividem os ganhos de publicidade de sites de redes sociais que recompensam os grandes produtores de conteúdo, como o Facebook.

 PAGANOTTI, I. Disponível em: http://www.revista.pucminas.br/materia/fenomeno-noticias-falsas/. Acesso em: 01 ago. 2018. (Adaptado).

7- Nesse trecho, a produção de informações falsas é atribuída à(ao)

( A ) motivação financeira.

( B ) ingenuidade do público.

( C ) sensacionalismo das notícias.

( D ) surgimento das redes sociais.

 

8- Classifique os verbos destacados no texto quanto à transitividade.


BOM DESEMPENHO!!

Porque suas ações determinam o seu futuro, estude e dedique-se aos seus sonhos para amanhã os realizar.



         ______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



GISLENE - PORTUGUÊS


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/03/2021 às 9h - 11h)

  

 Assista ao vídeo da aula clicando no link abaixo


Leia este texto - "Como é feito o chiclete?", de Maria Carolina Cristianini:

 


Primeiro se faz uma mistura de vários tipos de borracha, que é chamada de goma base. Depois são incluídos resinas e óleos vegetais, que amaciam a massa, substâncias minerais, que encorpam a mistura, e açúcar, corantes, aromas e ácidos, que dão o sabor. Em seguida, essa massa é esticada, cortada e são acrescentados um xarope de açúcar e essências que formam a casquinha crocante do chiclete. Aí é só embrulhar.


1. Todo texto tem uma finalidade. Qual é a finalidade do texto que você acabou de ler?

a) informar como o chiclete é feito
b) descrever as características do chiclete
c) enumerar os produtos de que é feito o chiclete
d) apresentar os ingredientes do chiclete


2. Quem produziu o texto, para explicar a fabricação do chiclete, mencionou o nome de vários ingredientes.

a) Quais são eles?


b) As palavras correspondentes ao nome desses ingredientes pertencem à classe dos substantivos. Que outros substantivos há no texto?



3. Todas as pessoas têm nome e sobrenome e, às vezes, apelido.

a) Como eles são grafados na escrita: com letras iniciais minúsculas ou maiúsculas?

 b) Explique por que seu nome e sobrenome são classificados como substantivos próprios.


4 – Separe, das frases abaixo, os substantivos próprios e os comuns, escrevendo-os no caderno.

a) O motorista do ônibus era Antônio.
b) O Jornal do Brasil deu a notícia da Pandemia.
c) Os legumes caíram no chão.
d) Benito, Iara e Marli já leram o texto.

5.. Descubra qual dos coletivos a seguir corresponde à expressão destacada em cada uma das frases abaixo (se necessário, consulte o dicionário). Depois reescreva as frases, substituindo as expressões destacadas pelos coletivos correspondentes a elas
.
 Acervo - biblioteca - fauna - arquipélago - caravana - flora - esquadrilha - elenco - exército 

a) Um conjunto de viajantes atravessava o deserto.

b) O conjunto de ilhas das Filipinas é composto de 7 mil ilhas.

c) O Brasil, como quase todos os países, possui um conjunto de soldados responsável pela segurança nas fronteiras.

d) Os dois filmes foram interpretados pelo mesmo conjunto de atores.

e) O Museu de Artes de São Paulo tem um belíssimo conjunto de quadros.

f ) Minha escola dispõe de um excelente conjunto de livros.

g) Nas comemorações festivas, é comum um conjunto de aviões se apresentar, fazendo acrobacias.

h) É maravilhoso conhecer o conjunto de flores e plantas do Pantanal Mato-Grossense.



6. Numere as palavras substantivas, de acordo com a sua classificação.

(1) abstratos
(2) próprios
(3) coletivos
(4) simples ou comum
(5) compostos

(     ) cata-vento, pé de moleque, girassol.
(     ) Ji-Paraná, Cecília, Marcos.
(     ) verdade, mentira, amizade.
(     ) elenco, discoteca, flora, fauna.
(     ) mesa, couve, rádio, avião.




Leia a tira de Ziraldo e responda 
7. Julieta diz ao Menino Maluquinho que cada pessoa a caracteriza de modo diferente.
a) Que adjetivo a mãe emprega para caracterizar a filha?   E o pai? 


b) O que as visitas pensam de Julieta?
 


8. E você?   Empregue três ou mais adjetivos para caracterizar-se. 



Leia o poema "Meu tio não é bandido", de Ricardo Azevedo:
 



9. Reescreva o poema em seu caderno, substituindo o substantivo "tio" por "tia" e fazendo as adaptações necessárias. Quando terminar, releia o texto e veja como ficou.



 
    
      “Você não precisa ser bom para começar. Mas precisa começar para ser bom.” 
            (Autor desconhecido)


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/03/2021 às 13h - 15h)


OBS: Assista ao vídeo da aula clicando no link abaixo

https://www.youtube.com/watch?v=2EiKFfVWOjs&t=3s

 


01 – Circule os verbos das frases abaixo:

A – Os meninos brincavam com a bola.

B – Papai me chamou para passear no parque.

C – Entrei, falei com o diretor.

D – Ao sentir a patadas, o lobo correu.


02 – Escreva ao lado: ação, fenômeno ou estado.

A – Chovia muito. ___________

B – Ela era infeliz. ___________

C – Relampejou muito. ___________

D – As crianças brincavam. ________

E – Marta estava contente. _________


03 – Coloque o pronome pessoal de acordo com a terminação do verbo: Eu, tu, ele, nós, vós, eles.

A)    ___cantou.

B) ____   achei.     

C) ____estudaram.

D) ____ jogamos


04 – Coloque, no quadro abaixo, os verbos nos lugares certos:

Vestir      -   andar   -   receber   -   amar   -   partir.

Prender   -   pedir   -   contar   -   trazer   -   comer.


1ª conjugação     -     2ª conjugação     -     3ª conjugação.



05 – Reescreva as frases pelos tempos adequados dos verbos indicados nos parênteses:

A)  Ontem eu __________um bom livro. (Conhecer)

B) No mês passado, os alunos ________variedades linguísticas. (Estudar)

C)   Hoje______um bonito dia. (Estar)

D)  No próximo ano eu ________ no 8º ano. (Estar)


06 – Numere as frases de acordo com o tempo do verbo:

1 – Presente.                 2 – Pretérito.                 3 – Futuro.


(  ) Ontem, a professora leu uma história.

(  ) Sairei mais cedo amanhã.

(  ) Vocês copiaram o texto?

(  ) Luciana recita uma poesia.

(  ) Nós já terminamos o trabalho.

(  ) Os alunos brincarão no pátio.


“Você não precisa ser bom para começar. Mas precisa começar para ser bom.” ( Autor desconhecido)




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



RONMICY - ED. FÍSICA


ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/03/2021 às 13h - 14h)


TEMA: Primeiros Socorros "Asma"

Objetivo: Instruir os alunos sobre a importância dos primeiros socorros de "Asma".

Assista ao vídeo sobre o tema clicando no link a seguir: https://youtu.be/kWDoR-eb74U


Questionário:

1 - O que é Asma?

2 - Asma tem cura?

3 - Quais os primeiros socorros de uma crise de asma?




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------




AULAS DE TERÇA-FEIRA


O professor Idelfonso assumirá temporariamente todas as aulas de ciências. 


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



IDELFONSO - CIÊNCIAS



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 30/03/2021 às 09h - 10h) 


Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/2MpAiK1NNIE


Atividade de ciências 6º ano.

1) Coloque em ordem crescente os níveis de organização dos seres vivos. 


2) Dê exemplos de:

a) Tecidos.


b) Órgãos. 


c) Sistemas.


3) Dê o conceito de:

a) Espécie. 


b) População. 


c) Comunidade.


d) Ecossistema.


4) Dê exemplos de fatores bióticos e abióticos de um ecossistema.




ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 30/03/2021 às 10h - 11h) 


Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/X5OWOAp7t-I


Atividade de ciências 7º ano.

1) Cite os tipos de separação de misturas usados para separar misturas homogêneas.


2) Cite os tipos de separação de misturas usados para separar misturas heterogêneas. 


3) Responda o que se pede:

a) Quando devo usar a captação?


b) Quando devo usar a filtração? 


4) Qual o processo de separação devo usar em cada caso?

a) Água e óleo ___

b) Para preparar o café __.

c) Separar as impurezas dos grãos de feijão ___

d) Separar o sal da água nas salinas____

e) Separar água da areia____.


5) Quando devemos usar a levigacão?



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 30/03/2021 às 13h - 14h) 


Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/ecYI7GUVKPM


Atividade de ciências 8º ano.

1) Quais são as formas de propagação de calor?


2) Cite exemplos de materiais bons condutores de calor.


3) Cite exemplos de maus condutores de calor ou isolantes térmicos. 


4) Em quais meios ocorre a convecção térmica? 


5) Por que o local correto de colocar o ar condicionado é na parte de cima da parede?


6) Como ocorre a irradiação térmica?



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 30/03/2021 às 14h - 15h) 


Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/MhylL-u1KMA


Atividade 9º ano

1) Dê a definição de reação química.


2) Cite exemplos do cotidiano de reações química.


3) Faça a diferença entre:

a) Reagentes.


b) Produtos.


4) Cite as evidências de uma reação química.


5) Qual a principal consequência na reação  de anabolismo?


6) Qual a principal consequência na reação de catabolismo?


7) Faça a diferença entre as reações:

a) Exotérmica.


b) Endotérmica.




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



MARÍCIA - INGLÊS



ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 30/03/2021 de 14h - 15h)


ASSUNTO:    Verb To be (am, is, are)

            O verbo to be é um dos verbos mais utilizados da língua inglesa e pode ser traduzido como ser ou estar.

            Não existe uma regra para saber quando ele significa ser e quando significa estar. É preciso compreender o significado da mensagem expressa como um todo, para então entender o sentido do verbo na frase.

            O verbo to be é classificado como verbo irregular, uma vez que não segue as regras de formação do passado simples e do particípio passado.


Conjugações: presente


TRADUÇÃO

I am  ----  Eu sou / estou

You are ----  Você é/ está

He is ----  Ele é/ está

She is ----  Ela é / está

It is  ----  Ele é / está (coisa, obj, lugar)

We are ----  Nós somos / estamos

You are ----  Vocês são/ estão

They are  ----  Eles são/ estão


Exemplos:

I am  a doctor. (Eu  sou médica.) SER

I am  at home. (Eu  estou em casa.) ESTAR

He is a soccer player. (Ele é jogador de futebol.) SER

She is my friend. (Ela é minha amiga.) SER

We are happy.( Nós estamos felizes). 


METODOLOGIA:   ASSISTA O VIDEO: https://youtu.be/wG8auqDqFRA


ATIVIDADE:

A) Selecione a forma correta para preencher as frases: 

1. I _____ Brazilian and I live in Curitiba.  

2. You______ talking to me? 

3. Sheila ______ beautiful. 

4. My dog _____ playing in the garden.  


B) Analise as frases a selecione as formas corretas para completar as frases: 

EXEMPLO :  1.        I _____ from England and Erika _____ from Japan.

  is - am

  are - is

  am - is


2. My friend _____ a doctor and my brothers _____ lawyers. 

  is - are

  is - is

  are - is


3. _____ Kelly crying or _____ Phillip?

  is - are

  is - is

  are - is


4. My mother _____ making a party and Susan and Gregory _____ invited to join. 

  are - is

  is - is

  is - are


C) Conjugue o Verb To be , no Present Tense.





ATIVIDADE DE INGLÊS DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 30/03/2021 de 13h - 14h)


ASSUNTO:  THERE IS / THERE ARE   ( THERE BE)

 

METODOLOGIA:   VIDEO AULA: https://youtu.be/G1F7YaUeX8E

MAIS EXPLICAÇÕES,  NO NOSSO ENCONTRO DO GOOGLE MEET.

O significado de there is there are

There is there are possuem o mesmo significado: o do verbo “haver” em português. Você pode utilizá-las para indicar a existência de objetos, pessoas e conceitos. Veja só:

·         There are two things I really love in the world: pizza and soda. – Há duas coisas que eu realmente amo no mundo: pizza e refrigerante.

·         There is a book on the table. – Há um livro na mesa.

 

Perceba que, no português, utilizamos palavras como “existe” e “tem”, que também podem ser traduzidas como there is there are.


Singular – There is

·         There is a giant cockroach in the kitchen! – Tem uma barata gigante na cozinha!

·         There is a rock on the way. – Tem uma pedra no caminho.

Plural – There are

·         There are three slices of pizza in the fridge. – Tem três pedaços de pizza na geladeira.

·         There are a lot of flowers on my yard. – Tem um monte de flores no meu jardim!


    Forma interrogativa

            As regras do verbo to be também se aplicam nesse caso. Na interrogativa, apenas coloque o Verb To be ( am, is ,are) no início da frase, repita a frase e ponha o sinal de interrogação (?) no final.

·         Is there anything I can do for you? – Tem algo que eu possa fazer por você?

·         Are there any questions? – Há alguma pergunta?

 

      Forma negativa

            Acrescente o NOT depois do Verb To be( am, is ,are)

 

·         There is not anything I can do for you. – Não há nada que eu possa fazer por você.

·         There are not enough bananas to make the cake. – Não há bananas suficientes para fazer o bolo.

ATIVIDADE:

 

(SOMENTE RESPOSTAS, NO CADERNO.)


 


 

 



ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 30/03/2021 de 10h - 11h)


Os adjetivos (adjectives) são palavras que caracterizam os substantivos (seres, animais, objetos, etc).

Essa caracterização pode expressar qualidade, defeito, estado ou condição.

Os adjetivos em inglês podem variar no que diz respeito ao grau (comparativo/superlativo).

No entanto, são invariáveis relativamente ao gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural). Ou seja, um mesmo adjetivo é utilizado para caracterizar um substantivo no masculino, no feminino, no singular e no plural.

Exemplos:

·         I have a new life. (Tenho uma vida nova.)

·         John has a new car. (John tem um carro novo.)

·         They have two new cars. (Eles têm dois carros novos.)

 

Veja a  vídeoaula: https://youtu.be/08IF53nV39I

 

Posição do adjetivo (position of the adjective)

Diferentemente do que acontece no português, na língua inglesa os adjetivos geralmente aparecem antes do substantivo principal.

Exemplos:

·         Vitória and Daniel are excellent students. (Kamilla e Daniel são excelentes alunos.)

 

No entanto, em frases com verbos de ligação há exceções.

·         Karolline is happy. (Karolline está feliz.)

·         João looks tired. (João parece cansado.)

Note que no primeiro exemplo, Karolline é o substantivo principal. O verbo da frase, is, é de ligação. Assim, o adjetivo em inglês happy está posicionado após o substantivo.

O mesmo ocorre no segundo exemplo: João é o substantivo da frase. O verbo looks é uma flexão do verbo to look, que é de ligação. Assim, o adjetivo tired (cansado) está posicionado após o substantivo.

Observe a tabela abaixo e conheça os principais verbos de ligação em inglês.

Verbo de ligação

Tradução

to be

ser; estar;

to become

tornar-se; ficar; virar

to feel

sentir(-se)

to get

tornar-se; ficar

to look

parecer

to sound

soar; parecer

to seem

parecer

to smell

cheirar; sentir o cheiro

to taste

provar; experimentar

 

 

Lista de adjetivos em inglês

Confira abaixo alguns dos adjetivos mais usados em inglês.

adorável: adorable, lovely

alegre: joyful

amigável: friendly

alto: tall

baixo: short

bonito: handsome

bondoso: kind

bonita: beautiful, pretty

cansado: tired

carinhoso: caring

chato: boring

ciumento: jealous

decidido: determined

destemido: fearless

distraído: absent-minded

doente: sick

egoísta: selfish

engraçado: funny

esperto: smart, brainy

estudioso: studious

feliz: happy

feio: ugly

fiel: faithful

furioso: angry

generoso: generous

gordo: fat

gostoso: delicious (alimento)

grande: big

habilidoso: handy, skillful

honesto: honest

horrível: horrible

ingênuo: naive

inseguro: insecure

invejoso: envious

irritante: irritating

justo: fair

leal: loyal

liberal: open-minded

lindo: gorgeous

magro: thin

maldoso: mean, devilish

mal-humorado: crabby, cranky

modesto: modest

neurótico: neurotic

organizado: organized

orgulhoso: big-headed (pejorativo)

otimista: optimistic

ousado: daring

paciente: patient

pesado: heavy

pequeno: small

pobre: poor

relaxado: sloppy (pejorativo)

reservado: reserved, quiet (pessoa)

romântico: romantic

rico: rich

sábio: wise

saudável: healthy

simpático: nice

sortudo: lucky

talentoso: talented

teimoso: stubborn

tímido: shy

triste: sad

útil: useful

violento: aggressive

 

ATIVIDADES

Atenção: Estude os adjetivos, pois farei uma pequena avaliação oral , individualmente.

 




ATIVIDADE DE INGLÊS DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 30/03/2021 de 9h - 10h)


ASSUNTO:  CONTINUAÇÃO : FUTURE TENSE COM  O GOING TO.

 

METODOLOGIA: Videoaula: https://youtu.be/FD95-xP_KIU

 

MAIS EXPLICAÇÕES,  NO NOSSO ENCONTRO DO GOOGLE MEET.

NEGATIVE FORM

 

Para escrever uma sentença negativa no Going to utiliza-se o verbo to be conjugado com o respectivo pronome am/is/are + not .

SUJEITO+ VERBO TO BE + NOT + GOING TO+ VERBO PRINC. + COMPLEMENTO

 


 

EXEMPLOS :

 

Guns N’ Roses band is not going to play in Rio de Janeiro. (A banda Guns N’ Roses não vai tocar no Rio de Janeiro.)

 

I’m not gonna see the doctor today. (Eu não vou ao médico hoje.)

 

YOU ARE NOT GOING TO WATCH TV.

YOU  AREN´T GOING TO WACHT TV.

 

 

INTERROGATIVES FORMS

 

Para escrever uma sentença interrogativa com Going to utiliza-se o verbo to be conjugado com o respectivo pronome am/is/are no início da frase e, em seguida, o SUJEITO seguido de going to, verbo principal, complemento da frase e sinal de interrogação no final(?).

 

VERBO TO BE +SUJEITO + GOING TO+ VERBO PRINC. + COMPLEMENTO?

                 (am, is , are)

 

EXEMPLOS:

 Is Guns N’ Roses band going to play in Rio de Janeiro? (A banda Guns N’ Roses vai tocar no Rio de Janeiro?)

Am I gonna see the doctor today? (Eu vou ao médico hoje?)

 

ATIVIDADE:



 

 

 


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



AULAS DE QUARTA-FEIRA



RAFAEL - ED. FÍSICA



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 31/03/2021 às 10h - 11h)


Tema: Noção temporal. 

Assunto: Noções de antes, durante, depois, cedo, tarde...

Objetivo: Compreender noções prática e conceitual de tempo. 


Conteúdo: 

Texto: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/desenvolvimento-da-percepcao-temporal/32226

Vídeo: https://youtu.be/6u5VqGKWDNE


ATIVIDADE 1 . 

1. Quantas horas possui um dia?

2. Quantos minutos tem uma hora?

3. Em que período do dia você janta?


“Eu morro ontem. Nasço amanha. Ando onde há espaço. Meu tempo é quando.”

Vinicius de Moraes


Sugestão: ATIVIDADE (Bônus) 

https://youtu.be/wGH0UaITeuY



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 31/03/2021 às 13h - 14h) 


Tema: Primeiros Socorros. 

Assunto: Desmaio, choque e picadas(animais peçonhentos). 

Objetivo: Identificar e diferenciar os primeiros cuidados necessários em cada caso. 


Conteúdo: 

Texto: 

1 https://dezemergencias.com.br/primeiros-socorros-para-desmaio/

https://dezemergencias.com.br/choque-eletrico-primeiros-socorros/

https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/acidentes-por-animais-peconhentos


Vídeo : 

https://youtu.be/BiiT11bUYBo

https://youtu.be/XjaPDoNEb6E

https://youtu.be/g4-hHMjkeR4


ATIVIDADE 1

1. Os desmaios ocorrem pela diminuição de sangue no cérebro, que pode ser causada por falta de alimentação, fadiga, permanência em lugares abafados, emoção forte ou perda de sangue. Considerando-se essa informação, em caso de desmaio, deve-se

A - posicionar as mãos sobre o umbigo da vítima, fazendo cinco compressões para dentro e para cima.

B - abraçar a vítima pelas costas, posicionando as mãos acima do umbigo dela.

C - colocar a vítima em decúbito dorsal com os pés ligeiramente elevados.

D - puxar a orelha da vítima para trás e dirigir um facho de luz para o canal auditivo.

E - aplicar compressa fria ou saco de gelo sobre a pele.


“Uma sociedade disciplinada pode salvar vidas.”

Fernando Matos


ATIVIDADE (Bônus) 

https://youtu.be/i2bdTE6QmyM




ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 31/03/2021 às 09h - 10h)


Tema: Esporte 

Assunto: Basquete. 

Objetivo: Compreender as regras básicas da modalidade de basquete. 


Conteúdo: 

Texto: https://www.todamateria.com.br/regras-do-basquete/

vídeo: https://youtu.be/DRMBX4sA-3Q


ATIVIDADE 1

1. Quais são as posições básicas no Basquetebol?


“A dor não diz quando você deve parar. A dor é a vozinha em sua cabeça que tenta impedi-lo pois sabe que, se você continuar, você irá mudar.”

Kobe Bryant


Sugestão: ATIVIDADE (Bônus) 

https://youtu.be/wFtFcXfJFLk




GISLENE - ARTES (6º e 7º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 6º e 7º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 31/03/2021 de 09h - 10h) 


Atividade com releitura personalizada de obra de arte

Que tal escolher uma obra de arte qualquer e em seguida colocarem em prática uma releitura que dialogue com a original. Vejam alguns exemplos abaixo.

 




OBS: Escolham obras fáceis e divertidas. Detalhe sua releitura deve conter um utensilio utilizado em época de Corona vírus (a Máscara). Não vale repetir os exemplos acima.

Pesquise obras de artes, antes de realizar sua releitura.


MARÍCIA- ARTES (8º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 8º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 31/03/2021 de 14h - 15h) 


ASSUNTO: ESTILOS MUSICAIS ( RAP )

Nos anos 1960 muitas pessoas, em especial artistas de comunidades e áreas suburbanas nos EUA que passavam por problemas sociais sérios, encontraram nas artes uma maneira de expressar o que estavam vivendo. Suas letras eram críticas buscando um espaço que a sociedade parecia negar. 


Leia a letra a seguir:


Não escolhi fazer rap não, na moral

O rap me escolheu por que eu aguento ser real

Como se faz necessário, tiuzão

Uns rima por ter talento, eu rimo porque eu tenho uma missão

Sou porta-voz de quem nunca foi ouvido

Os esquecido lembra de mim porque eu lembro dos esquecido, hã

Tipo embaixador da rua

Só de ver o brilho no meu olho os falso já recua


"Triunfo" trecho do rap de Emicida


O rap é o gênero das canções e se baseia em letras faladas e cantadas de maneira rítmica. Embora tenha trechos cantados, a grande maioria dos versos é falada, com ênfases rítmicas, às vezes pela letra, outras relacionadas com a batida. As letras das canções de rap têm elementos de fala, prosa, poesia e canto.

Quem canta rap é chamado de rapper ou MC, da expressão "Mestre de Cerimônias". Muitos desses artistas usam MC antes de seus nomes como título. Além das canções com letra, o rap também é conhecido por criação livre de versos em enfrentamento de improviso ao vivo de MCs.

Clique nos links abaixo e escute o rap Sementes, Emicida e Drik Barbosa e O homem que não tinha nada, Projota.

https://www.youtube.com/watch?v=C7l0AB--I3c

https://www.youtube.com/watch?v=Yyzu2yfdZtY



DESAFIO

Vamos lá, desperte o rapper que existe em você. Crie alguns versos que expresse o momento de isolamento que estamos vivenciando. Pode ser produzido em dupla, trocando ideias com seu colega através do whatssap.

BOM DESEMPENHO!!



ANDREA- ARTES (9º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 9º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/03/2021 de 13h - 14h) 


ASSUNTO: ESTILOS MUSICAIS ( RAP )

Nos anos 1960 muitas pessoas, em especial artistas de comunidades e áreas suburbanas nos EUA que passavam por problemas sociais sérios, encontraram nas artes uma maneira de expressar o que estavam vivendo. Suas letras eram críticas buscando um espaço que a sociedade parecia negar. 


Leia a letra a seguir:


Não escolhi fazer rap não, na moral

O rap me escolheu por que eu aguento ser real

Como se faz necessário, tiuzão

Uns rima por ter talento, eu rimo porque eu tenho uma missão

Sou porta-voz de quem nunca foi ouvido

Os esquecido lembra de mim porque eu lembro dos esquecido, hã

Tipo embaixador da rua

Só de ver o brilho no meu olho os falso já recua


"Triunfo" trecho do rap de Emicida


O rap é o gênero das canções e se baseia em letras faladas e cantadas de maneira rítmica. Embora tenha trechos cantados, a grande maioria dos versos é falada, com ênfases rítmicas, às vezes pela letra, outras relacionadas com a batida. As letras das canções de rap têm elementos de fala, prosa, poesia e canto.

Quem canta rap é chamado de rapper ou MC, da expressão "Mestre de Cerimônias". Muitos desses artistas usam MC antes de seus nomes como título. Além das canções com letra, o rap também é conhecido por criação livre de versos em enfrentamento de improviso ao vivo de MCs.

Clique nos links abaixo e escute o rap Sementes, Emicida e Drik Barbosa e O homem que não tinha nada, Projota.

https://www.youtube.com/watch?v=C7l0AB--I3c

https://www.youtube.com/watch?v=Yyzu2yfdZtY



DESAFIO

Vamos lá, desperte o rapper que existe em você. Crie alguns versos que expresse o momento de isolamento que estamos vivenciando. Pode ser produzido em dupla, trocando ideias com seu colega através do whatssap.

BOM DESEMPENHO!!




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------




AULAS DE QUINTA-FEIRA


AMORIM - MATEMÁTICA



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 01/04/2021 às 9h - 11h) 


Assunto: SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL - ORIGEM E QUADRO DE VALORES/ LEITURA/ VA/ VR.


Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo

Vídeo - https://youtu.be/29bqY2SAmOg


Questionário: 

1) QUAIS OS VALORES RELATIVOS DE 8 NO NÚMERO 7985 E 786956?


2) QUANTO VALE A SOMA DOS VALORES RELATIVOS DE 7 NOS NÚMEROS 98764 E 98676?


3) QUAL É A SOMA DOS VALORES ABSOLUTOS DE 5399? E QUAL E A LEITURA DO NÚMERO 5399?


4) QUANTO VALE A SOMA DOS VALORES RELATIVOS DE 3 E DE 4 NO NÚMERO 398456?







ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 01/04/2021 às 13h - 15h


ASSUNTO:  NÚMEROS PRIMOS E COMPOSTOS


Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo

Vídeo - https://youtu.be/2ksupWwC020


Questionário: 

1) QUAL É A SOMA DOS DIVISORES PRIMOS DE 55?


2) QUAL É A SOMA DOS DIVISORES COMPOSTOS DE 56?


3) QUAIS OS NÚMEROS PRIMOS ENTRE 55 E 70?


4) QUAL É A SOMA DOS DIVISORES COMPOSTOS DE 52?




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


TADEU - MATEMÁTICA



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 01/04/2021 às 09h - 11h) 



Assista ao vídeo clicando no link a seguir:  https://youtu.be/Fmm8X-GopxU



Agora resolva o exercício da imagem abaixo:









ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 01/04/2021 às 13h - 15h)


Assista ao vídeo clicando no link a seguir:  



Agora resolva o exercício da imagem abaixo:







______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



EUGÊNIO - HISTÓRIA



ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A e B 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 01/04/2021 às 13h - 14h)


Conteúdo: Primeiros habitantes da América

Veja as explicações acessando os links:

https://www.youtube.com/watch?v=LCgZXagFS6Q

 

1) Observe bem o mapa:


 

Segundo a teoria da rota 1, os primeiros humanos partiram da ___________ para a América, atravessando  o Estreito de ____________, .

A rota 2 mostra que os primeiros humanos partiram da ____________ atravessando o Oceano______________.

 

a) Ásia, Bering./Oceania, Pacífico.

b) África, Dardanelos./Europa, Atlântico.

c) Europa, Gibraltar./Ásia, Índico.

 

2) O fóssil mais antigo da humanidade foi o de uma mulher que viveu há aproximadamente três milhões de anos, na África.  Os arqueólogos, que fizeram essa descoberta, deram ao esqueleto dessa mulher o nome de:

a) Larissa.

b) Luana.

c) Luzia

d) Lucy.

 

3) Em 1999, o arqueólogo Walter Neves revelou ao mundo o fóssil de uma mulher que viveu cerca de 12 mil anos onde atualmente é o interior mineiro. Que nome deram ao fóssil dessa mulher? O que o crânio dela revelou sobre a sua aparência?

 

4) Hoje conhecemos o Brasil como dono de um território de diversas belezas naturais, como florestas tropicais, mata atlântica, pantanal etc, bem diferente do período dos primeiros habitantes brasileiros. Partindo dessas informações, assinale a alternativa que relata o clima e a vegetação do período dos primeiros povoamentos.

a) O clima era úmido e quente, com florestas densas e grandes vegetações para alimentar.

b) O clima era mais seco e frio, com poucas florestas e a maior parte do território era de vegetação rasteira, cerrados e caatingas.

c) O clima era ameno e fresco, com florestas tropicais que cobriam a maior parte do território e vegetações de variadas espécies.

d) O clima era totalmente seco e quente, com florestas, animais, vegetações rasteiras e frondosas onde habitavam diversas espécies animais.





ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 01/04/2021 às 09h - 10h


Conteúdo: Idade Média: mudanças na Europa Feudal 

Veja as explicações acessando os links:

https://www.youtube.com/watch?v=xvTO1DTQi8c&t=126s


Apenas leia o texto abaixo para responder:

A convocação às Cruzadas

Foi durante o Concílio de Clermont-Ferrand, realizado na França, em 1095, que o papa Urbano II convocou os cristãos a organizar a primeira Cruzada com o objetivo de libertar a Terra Santa do domínio muçulmano. O texto original do discurso não se conservou; as versões conhecidas foram produzidas por cronistas europeus que estariam presentes no Concílio. O trecho a seguir faz parte da versão de Fulcher de Chartres: Deixai [seguir viagem rumo ao Oriente] para lutar contra os infiéis os que outrora combatiam impiedosamente os fiéis, em guerras particulares... Deixai [partir] os que são ladrões, para tornarem-se soldados. Deixai [viajar] aqueles que outrora se bateram contra seus irmãos e parentes, para lutarem contra os bárbaros... Deixai [participar do movimento] os que outrora foram mercenários [soldados que lutam em troca de pagamento], muito mal remunerados, para que recebam a recompensa eterna [...].

Papa Urbano II, In: HUBERMAN, Leo. História da riqueza do homem. São Paulo: Zahar, 1979. p. 28

 

Com base nas informações do documento, responda:

a) Qual “Terra Santa” estava sob domínio  muçulmanos?

b) Quais adjetivos o papa Urbano II utiliza ao se referir aos muçulmanos?

c) Na sociedade europeia medieval, a guerra era uma atividade reservada à nobreza. No entanto, de acordo com o autor do documento, o Papa fez um apelo para que deixassem os ladrões se tornar soldados. Quais as prováveis razões para Urbano II ter feito esse apelo?

d) Qual seria a “recompensa eterna” oferecida pelo papa aos mercenários que participassem das Cruzadas?

 

2) Em relação às Cruzadas, assinale a opção correta:

a) As Cruzadas ampliaram as possibilidades do comércio europeu na Ásia.

b) As Cruzadas foram financiadas unicamente com recursos da Igreja e não tinham fins comerciais.

c) As Cruzadas eram financiadas por nobres, que foram recompensados somente com títulos religiosos.

d) As Cruzadas obtiveram êxito total contra os muçulmanos, expulsando-os da Europa e da Terra Santa.

 

3) Observe uma iluminura  de uma aula ministrada  por Henrique da Alemanha na Universidade de Bolonha:


a) Qual é o sexo predominante dos alunos? O que isso revela sobre a época?

b) O que pode ser observado na terceira e na quarta fileira?

c) Quais conhecimentos eram ensinados nas universidades durante a Idade Média?

d) Destaque a importância histórica da Universidade de Bolonha.

 

 

4) A forma de contágio da principal doença que se abateu sobre a Europa durante o século XIV, a Peste Negra, foi:

a) ingestão de alimentos malconservados.

b) picada de mosquitos contaminados.

c) picada das pulgas de ratos.

d) saliva dos gatos.

 

5) Escreva  CERTO ou ERRADO ao que for fator de crise do feudalismo, no século XIV:

- a alta produção de alimentos em desvantagem para poucos consumidores.

- a instabilidade social e econômica provocada pela epidemia da Peste Negra

- a fome provocada por mudanças climáticas, pela precariedade de armazenamento de alimentos.

- a Guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra, e as revoltas camponesas e urbanas causadas pela fome e pela opressão social.

- a abundância de ouro e prata que levava a umas disputas entre senhores feudais.



ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B e C 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 01/04/2021 às 14h - 15h


Conteúdo: Idade Média: Revolução Industrial 

Veja as explicações acessando os links:

https://www.youtube.com/watch?v=_GDZIAM9Ygw

 

1) Apenas observe um cartaz produzido por um sindicato francês de 1914:




a) Quem são os personagens da esquerda? E os da direita?

b) O que está no centro da disputa, conforme sugere o cartaz?

c) Qual grupo você acha que ganhou a disputa? Como chegou a essa conclusão?

c) Em qual momento da história foi produzido o cartaz?

 

Observe o trecho de uma canção do  século XIX para resolver as questões seguintes:

“Em ficaremos todos

 E com firmeza juramos

 Quebrar tesouras e válvulas

 E por fogo às fábricas daninhas”.

 

2) A canção acima tem relação com um grupo surgido na Inglaterra, durante o início da Revolução Industrial conhecidos como:

a) Hooligans.   b) Black Blocs.   c) Cartistas.    d) Luditas.

 

3) Por qual razão alguns indivíduos consideravam as fábricas como “daninhas” [nocivas] a ponto de incendiá-las? Como será que os donos das fábricas e as autoridades inglesas reagiram à atitude desses indivíduos?

 

4) CERTO ou ERRADO? Se tiver errado corrija:

- a Revolução Industrial contribuiu para aumento populacional nas zonas rurais.

- a Revolução Industrial alterou a paisagem, trouxe poluição sonora, da água e do ar.

- a Revolução Industrial contribuiu para encurtar as distâncias e aproximar pessoas.

- a Revolução Industrial contribuiu para que as pessoas se tornassem mais apressadas.

- a Revolução Industrial contribui para o desenvolvimento da medicina.

 

5) Em poucas palavras, descreva como seria o mundo se não tivesse ocorrido a Revolução Industrial.




ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 01/04/2021 às 10h - 11h


Conteúdo: 1ª República: crise sanitária

Veja as explicações acessando os links:

https://www.youtube.com/watch?v=O1X3n2taO8o

https://www.youtube.com/watch?v=N3JcORlgZlA

 

1) De acordo com o vídeo, a primeira pandemia do século XX conhecida, como “influenza hespanhola”, ela ficou assim conhecida porque:

a) teve origem na Espanha e de lá espalhou-se para a França.

b) teve origem nos EUA mas só foi divulgada nos jornais espanhóis.

b) foi levada intencionalmente pelos estadunidenses para a Espanha.

c) teve origem na Espanha e espalhou-se para os EUA e para a Inglaterra.

 

2) Teoria de conspiração: é uma explicação simplória, baseada em suposições, portanto, não em fatos para os acontecimentos dramáticos. Dentro desse contexto, qual era suposição e qual o fato real sobre a chegada da gripe espanhola no Brasil?

 

3) Qual foi a postura do governo brasileiro diante da epidemia que havia chegado ao Brasil em 1918?

a) tratou imediatamente de impor isolamento social e quarentena.

b) mandou fazer hospitais de campanha e distribuir máscaras faciais para a população.

c) fechou os portos brasileiros para embarcações estrangeiras e começou a alertar a população pela imprensa.

c) subestimou a gripe como um resfriado comum e tentou em censurar a imprensa por levar pânico à população.

 

3) Qual é a relação da invenção da “caipirinha” com a chegada da gripe espanhola no Brasil?

 

4) Quais  as propostas sanitárias do cientista Carlos Chagas para combater a pandemia no Brasil? Elas surtiram efeito?

 



5) Observando a foto, tirada na época da pandemia de gripe espanhola, o 
que o motorista parece sugerir ao passageiro para poder entrar no ônibus?

 


 

6) Compare o Brasil de hoje, durante a pandemia do coronavírus, com a o Brasil do passado, durante a pandemia da gripe espanhola.





______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



AULAS DE SEXTA-FEIRA



GEORGE - GEOGRAFIA



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 6º ANO A e B 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 02/04/2021 às 09h - 10h)


1. Estudar as seis primeiras atividades para a realização de uma avaliação online através do Classroom no dia 26.03.2021


2. A respeito da representação do espaço geográfico nos mapas, avalie as proposições a seguir:

I) Os mapas são instrumentos de comunicação e servem para representar graficamente uma dada área do espaço terrestre.

II) O objetivo dos mapas e cartogramas é representar com fidelidade todas as informações presentes na superfície terrestre escolhida.

III) Os mapas temáticos recebem esse nome porque são classificados de acordo com a temática específica que pretendem representar. Assim sendo, um mapa pode ter como tema: fronteiras e limites, a distribuição da população, o modelado do relevo e outros.


Marque a opção que corresponda, na devida ordem, ao acerto ou erro de cada uma:

a) F, V, V

b) V, V, F

c) V, F, V

d) V, V, F

e) F, F, F


3. Pesquise sobre o mapa político de Maracanaú e o desenhe colorindo o seu bairro


ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 02/04/2021 às 10h - 11h)


1. Estudar as seis primeiras atividades para a realização de uma avaliação online através do Classroom no dia 26.03.2021


2. Pesquise sobre a Caatinga e a descreva citando aspectos como: Clima, latitude, vegetação, fauna e regime hídrico.


3. Com aproximadamente 2,8 mil quilômetros de extensão, o Rio São Francisco percorre vários estados brasileiros, em especial os nordestinos. Marque a alternativa que indica o estado onde se localiza a nascente do Rio São Francisco.

a) Minas Gerais.

b) Bahia.

c) Alagoas.

d) Amazonas.

e) Sergipe.




ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 8º ANO A, B e C 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 02/04/2021 às 13h - 14h)


1. Estudar as seis primeiras atividades para a realização de uma avaliação online através do Classroom no dia 26.03.2021


2. A narrativa a seguir reconstitui uma paisagem típica do Brasil. "Criei-me nos mangues lamacentos do Capibaribe cujas águas fluindo diante dos meus olhos ávidos de criança, pareciam estar sempre a me contar uma longa história. O romance das longas aventuras de suas águas descendo pelas diferentes regiões do Nordeste: pelas terras cinzentas do sertão seco, onde nasceu meu pai e de onde emigrou na seca de 77 com toda a família, e pelas terras verdes dos canaviais da zona da mata, onde nasceu minha mãe, filha de senhor de engenho. Essa era a história que me sussurrava o rio com a linguagem doce de suas águas passando assustadas pelo mar de cinza do sertão, caudalosas pelo mar verde dos canaviais infindáveis e remansosas pelo mar de lama dos mangues, até cair nos braços do mar de mar. (...) Foi assim que eu vi e senti formigar dentro de mim, a terrível descoberta da fome. Da fome de uma população inteira escravizada à angústia de encontrar o que comer". (Josué de Castro, "Homens e Caranguejos", Ed. Brasiliense, p. 18-19, 1967).

a) Descreva essa paisagem, a partir dos elementos contidos no texto.

b) Como podemos explicar a problemática da fome no Nordeste?


3. Considere os seguintes textos:

I. "As estradas que levam aos portos de Mossoró Areia Branca e Macau estão cheias de retirantes, que vão se arrastando, fugindo do calvário da sua miséria, havendo, entre esses, muitas vítimas que caem inanimadas por não suportarem as fadigas e a duração da viagem." (Jornal "A República", Rio Grande do Norte, setembro de 1903.)

II. "Metade dos municípios do Nordeste - 51,7% - está em situação emergencial por causa da seca. São 8,7 milhões de pessoas nessas áreas em estado crítico, segundo relatório da Secretaria Nacional da Defesa Civil." (Jornal "Folha de São Paulo", novembro de 1992.) A leitura dos dois textos e seus conhecimentos sobre a realidade nordestina permitem afirmar que:

a) o agravamento da seca no Nordeste é cíclico e as pesquisas federais revelam que o problema limita-se à irregularidade das chuvas e vem sendo reduzido ano a ano.

b) no início do século os problemas relacionados à seca eram muito mais graves, pois não havia ainda a ajuda governamental e a concentração das terras era muito grande.

c) a perpetuação do problema da falta de água no Nordeste tem a dupla finalidade de preservar o clientelismo e mascarar um grande problema da Região que é a má distribuição das terras.

d) o número crescente de áreas irrigadas tem permitido hoje evitar o êxodo forçado do sertanejo, como acontecia com maior frequência no início do século.

e) atualmente o problema das secas é enfrentado com muito mais seriedade que no início do século, sendo prova disto a distribuição de "cestas básicas" e a perfuração de poços nas zonas mais afetadas.


ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 02/04/2021 às 14h - 15h)


1. Estudar as seis primeiras atividades para a realização de uma avaliação online através do Classroom no dia 19.03.2021


2. Sob o aspecto natural, o Nordeste é a mais diversificada dentre regiões brasileiras. Os quadros agrários têm muitas de suas características subordinadas aos solos, às condições climáticas e ao relevo. Por tais razões, pode-se corretamente afirmar que:

a) nos sertões, a variação de solos é muito pequena em função de relevos aplainados, onde se estabelece um sistema de pecuária semi-intensivo

b) as serras úmidas em rochas exclusivamente sedimentares têm uma ocupação agrícola muito variada

c) o litoral úmido é domínio da Mata Atlântica e da monocultura canavieira

d) a área cacaueira, situada nos agrestes nordestinos, tem apresentado notável crescimento de produtividade agrícola.


3. No Nordeste brasileiro, formações rochosas típicas do clima semi-árido, com presença de morros residuais onde houve colaboração da erosão eólia, recebem o nome de:

a) Peneplanos

b) Mares de morros

c) Inselbergs

d) Tabuleiros

e) Trapps.



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



FELIPE - ENSINO RELIGIOSO


ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - TODAS AS TURMAS

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/03/2021 conforme os horários abaixo) 


Atenção aos horários:   6º ano: de 14h - 15h 

                                      7º ano: de 13h - 14h 

                                      8º ano: de 10h - 11h

                                      9º ano: de 09h - 10h


VÍDEO PARA TODAS AS  TURMAS 

https://www.youtube.com/watch?v=S2JgJuAQ8e4



Na aula passada vimos exemplos de intolerância religiosa. Hoje veremos mais sobre a tolerância entre as pessoas.


LEIO O TEXTO ABAIXO E DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES:

O que é tolerância?

A palavra tolerância, assim como grande parte do nosso vocabulário, deriva do latim e, nesse caso, a origem é o termo “tolerare”, que quer dizer “aceitar” ou “suportar”.

Na prática, é exatamente isso.

Tolerância tem a ver com respeitar as diferenças, sejam elas físicas, comportamentais, ideológicas ou de qualquer outra natureza.

Em um mundo no qual a convivência social é inevitável, ser tolerante é uma competência importantíssima, independentemente do meio em que se vive.

Como ser tolerante?

Ser tolerante exige ter uma mente aberta, despida de preconceitos e julgamentos, como você já deve ter percebido por aquilo que já falamos até aqui.

Buscar novos conhecimentos, por exemplo, é uma ótima forma de conhecer a tolerância, pois, assim, você consegue entender outras realidades e não fica preso apenas a ideias que defende ou nas quais acredita. A empatia, que é aquela habilidade de se colocar no lugar do outro, também é uma maneira de conseguir ser mais respeitoso com as pessoas.

Afinal, como diz o ditado popular: “Não faça para os outros o que não gostaria que fizessem para você”.

Ser tolerante exige analisar cada atitude sua, pesar cada posicionamento para não ser inflexível com alguém.

Fonte: https://www.sbcoaching.com.br/


1 - Sobre a tolerância, marque a opção correta :

a - Tolerância não tem nada a ver com empatia.

b - Ser tolerante significa ser inflexível com outras pessoas.

c - Ter empatia é uma maneira de ser respeitoso com as pessoas.

d - Tolerância tem ligação com aceitar as diferenças entre as pessoas.

2 - Vamos citar um exemplo de atitude de empatia.

3 - No video “Cortometraje sobre la tolerancia- El karma de los pájaros” , porque a

atitude dos pássaros os prejudica?

4 - Por que, segundo o texto, ser tolerante é uma competência importante?


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------




2 comentários: