sexta-feira, 5 de março de 2021

ATIVIDADES - SEMANA 08/03/2021 a 12/03/2021

 


AULAS DE SEGUNDA-FEIRA



ANDRÉA - PORTUGUÊS



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/03/2021 às 09h - 11h) 


ASSUNTO: GRAMÁTICA TEXTUAL: SUJEITO .


ATENÇÃO: somente respostas em seu caderno.

BOM  DESEMPENHO!!!

Persista! Se tudo fosse fácil, qualquer um conseguiria.




ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B, C e D.

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/03/2021 às 13h - 15h)   


ASSUNTO: GRAMÁTICA TEXTUAL: TRANSITIVIDADE VERBAL.


ATENÇÃO: somente respostas em seu caderno.




BOM DESEMPENHO!!

Persista! Se tudo fosse fácil, qualquer um conseguiria.





         ______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



GISLENE - PORTUGUÊS


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/03/2021 às 9h - 11h)

  



Nesta aula, você conhecerá duas classes de palavras muito importantes. A classe que nomeia os seres em geral e a que caracteriza os nomes. Está pronto para mais uma aventura?

Leia o texto a seguir e faça o que se pede.


BILHETE

Ela deixou um bilhete dizendo que ia sai fora
Levo meu coração, alguns cd's e o meu livro mais da hora
Não sei qual a razão, não entendi porque ela foi embora
E eu fiquei pensado, em como foi e qual vai ser agora
É que pena que você foi embora pra mim tava tão bom aqui
Com a nega mais teimosa e a mais linda que eu já vi
Dividindo o edredom e um filmin na tv
Chocolate quente, meus olhar era só pra você,
Mas cê num quis, eu era mó feliz e nem sabia
[...]
Eu te dei amor e um canto no meu coração,
Mas todo esse encanto não muda a situação
Pensando; o que que iria ser daqui pra frente
Não sei se perdemo tempo ou se o tempo se perdeu entre
A gente
[...]


1)  Você sabe como se classificam as palavras que nomeiam diferentes seres, objetos, coisas, lugares? São os substantivos.


Pra você entender melhor a classe dos substantivos, tente adivinhar as repostas para as perguntas abaixo. Uma dica: elas estão na primeira estrofe do texto.


a) Sou um órgão importante
 Mas poço enfartar.
 Bombeio todo o sangue
 Também me apaixonar.
Sou o ....................

b) Sou o inverso da emoção
 Muitas vezes sou sinônimo de mente
 Substituo a palavra motivo
 O cérebro é minha casa permanente.
Sou a .....................


2) Na segunda estrofe do texto, o autor usa as palavras teimosa e linda para caracterizar o substantivo “nega”, veja: Com a nega mais teimosa e a mais linda que eu já vi”. As palavras linda e teimosa pertencem à classe dos adjetivos, cuja função é caracterizar os substantivos.
Agora, identifique no 4º verso (linha) da segunda estrofe o adjetivo que caracteriza o substantivo chocolate.

 


3) Você observou como as palavras do texto foram escritas? Elas estão corretas? Sua missão é reescrever a segunda estrofe do texto consertando todas as palavras que estiverem incorretas. Para isso, tenha como base a linguagem formal.



4-Leia o texto e faça a questão a seguir.  


http://www.espacoprofessor.com/tirinhas-do-menino-maluquinho - Acesso em: 12 jul. 2016

a)    Na linguagem da tirinha, as palavras “culinário, fresca e fogo” são substantivos ou adjetivos? JUSTIFIQUE a sua resposta

_______________________________________________________________

5- Sublinhe os adjetivos e indique, com uma seta, a que substantivo eles se referem.

a) O aluno estudioso consegue bons resultados.

b) As crianças pequenas estavam alegres.

c) A menina ficou irritada com o irmão

d) O homem usava um chapéu grande.

e) Maria encontrou um pobre gatinho martirizado

f) Esse menino tem cabelos pretos e encaracolados.


.

6- Marque com um X a frase em que a palavra destacada é adjetivo.

a) As goiabas doces eram vendidas pelos feirantes.
b) Naquele sítio os visitantes comem muitos doces.

a) Uma velha atendeu-me na porta.
b) Uma saia velha foi encontrada na rua.

a) As pessoas acharam o homem estranho.
b) Um estranho chegou no bar.

 

7-. Observe novamente o trecho a seguir. As palavras destacadas nesse trecho são:

“- Fiquei tudo! Louco, alegre, triste, apaixonado! Velho e gasto também.”

 a) ( ) Substantivos, pois nomeiam coisas.

 b) ( ) Adjetivos, pois expressam características de um ser.

 c) ( ) Artigos, pois acompanham os substantivos.

 

  

“Na adversidade uns desistem, enquanto outros batem recordes”

Airton Senna

 

 



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/03/2021 às 13h - 15h)


Conteúdo: Variação Linguística

 

https://www.youtube.com/watch?v=Ot1Toar_Ldc

Assista ao vídeo, clicando no link acima para ajudá-lo (a) na atividade.

Atividade de Língua Portuguesa

Leia o quadrinho a seguir.

 


Disponível em: https://tirasarmandinho.tumblr.com/. Acesso em: 12 de fev. de 2021

1. O quadrinho acima faz referência ao Dia Internacional da Mulher, que é comemorado anualmente em 8 de março. Desse modo, podemos concluir que o texto em quadrinhos cumpre uma função e possui características próprias, assim, concluímos que ele

 

a) tem o objetivo somente de divertir crianças.

b) pode exercer posicionamentos sobre a atualidade.

c) é um texto destinado apenas ao público jovem e infantil.

d) é criado utilizando situações que não refletem a realidade.

 

2. Considerando a linguagem utilizada pelos personagens, podemos dizer que trata-se de


a)      Linguagem formal

b)      Linguagem informal

c)      Linguagem coloquial

 

3.Nas frases abaixo, marque (1) para variação histórica, (2) para variação regional (3) para variação sociocultural e (4) para variação situacional.


a) Mano, tu não sabe o que aconteceu!   (    )

b) Muié, vem cá.  (   )
c) Eu gosto de jabá com jerimum.   (   )
d) Em um congresso, um médico diz: ― Vamos apresentar estudos sobre os movimentos peristálticos.  (  )
e) O avô disse: ― Minha neta está completando dezesseis primaveras. (    )


4.Leia o trecho do texto ANTIGAMENTE

Antigamente, certos tipos faziam negócios e ficavam a ver navios; outros eram pegados com a boca na botija, contavam tudo tintim por tintim e iam comer o pão que o diabo amassou, lá onde Judas perdeu as botas. E alguns ouviam cantar o galo, mas não sabiam onde.

(Carlos Drummond de Andrade)


a) Este trecho se encaixaria em que tipo de variação linguística?

 

 

5.. Muitas vezes, a fala dos adolescentes pode ser encaixada na variação sociocultural. Marque a alternativa que apresenta exemplos dessa variação:


a) ―Fala sério, gente!  e ―Estou morrendo de fome!
b) ―Fiquei bolado!  e ―Fiquei chateado!
c) ―A festa foi milgrau! e ―Deu ruim na escola!
d) ―Trolei os moleque! e ― Jogo muito!

 

Lei o texto abaixo de Patativa do Assaré:

 

“Iscute o que to dizeno,
Seu dotor, seu coroné:
De fome tão padeceno
Meus fio e minha muiér.
Sem briga, questão nem guerra,
Meça desta grande terra
Umas tarefas pra eu!
Tenha pena do agregado
Não me dexe deserdado
Daquilo que Deus me deu”.
(Patativa do Assaré)

 

6. Esse falante, pelos elementos explícitos e implícitos no poema, é identificável como

a) Escolarizado proveniente de uma metrópole.

b) Sertanejo de uma área rural.

c) Idoso que habita uma comunidade urbana.

d) Escolarizado que habita uma comunidade no interior do país

 

7. Qual a linguagem empregada pelo falante desse texto?

a) técnica

b) jornalística

c) padrão

d) não padrão

  

 

Na adversidade uns desistem, enquanto outros batem recordes”

Airton Senna

 





______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



RONMICY - ED. FÍSICA


ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/03/2021 às 13h - 14h)


TEMA : Primeiros Socorros "Queimaduras"


Objetivo: conscientizar os alunos sobre o perigo das queimaduras.


Assista ao vídeo clicando no link a seguir:

https://escolakids.uol.com.br/ciencias/queimaduras.htm 


Questionário :


1 - Qual a causa principal da queimadura doméstica?


2 - Classifique os tipos de queimaduras?


3 - O que você deve evitar quando estiver com uma queimadura?




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------




AULAS DE TERÇA-FEIRA


GILBERTO - CIÊNCIAS



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO A 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/03/2021 às 09h - 10h) 


Assistam ao vídeo sobre o tema da aula no link abaixo:

Vídeo: https://youtu.be/ZcymnW5NRYQ


Agora resolva a atividade a seguir.

QUESTÃO 1  Analise as alternativas sobre aspectos relacionados ao lixo e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.


a) O lixo é caracterizado como tudo aquilo que não tem mais utilidade e não apresenta nenhum valor para o homem e, consequentemente, é jogado fora.

b) A destinação inadequada do lixo pode desencadear vários problemas socioambientais, como, por exemplo, poluição do solo, entupimento de bueiros e poluição visual.

c) A produção de lixo não é tão prejudicial ao meio ambiente, visto que em todas as cidades brasileiras ocorrem a coleta e o tratamento adequado desse material.

d) O lixo urbano recebe classificação de acordo com sua fonte geradora e composição do material, havendo a necessidade de tratamento específico para cada tipo de lixo.

e) A população não deve se preocupar em reduzir a produção de lixo, pois todo esse material é reciclado, fato que fortalece a economia local.



QUESTÃO 2 - A destinação inadequada do lixo pode gerar diversos problemas para a população. Um desses fatores negativos é a proliferação de doenças. Nesse sentido, aponte as principais doenças que podem ser disseminadas pelo acúmulo de lixo.




QUESTÃO 3 - (UNIVAS) O lixo urbano é responsável por vários impactos ambientais. Mesmo este não sendo um problema exclusivo das grandes cidades, é nelas que ele se torna um grande desafio para as administrações públicas. Sobre as formas de recolhimento e contaminação do lixo urbano é correto afirmar:




Observe as alternativas e assinale a opção de acordo com as respostas.


1. Os lixões e aterros sanitários, normalmente, são localizados na periferia, e recebem lixo das cidades. É frequente, porém, pessoas usarem os terrenos abandonados ou da própria rua para esse fim.

2. Os aterros sanitários são locais onde o lixo fica a céu aberto, em zonas de mata, afastado dos rios e da periferia.

3. Além do mau cheiro, da poluição visual e da presença de ratos e insetos, os aterros e os lixões trazem outras consequências para as áreas onde estão situados. O chorume e os resíduos sólidos do lixo afetam a saúde da população do entorno, geralmente formada por pessoas de baixa renda.

4. A decomposição da matéria orgânica do lixo produz um resíduo fétido e ácido que evapora e não polui os solos e as águas.


a) Quando as alternativas 1, 2 e 3 estiverem corretas  

b) Quando as alternativas 1 e 3 estiverem corretas

c) Quando as alternativas 2 e 4 estiverem corretas

d) Quando somente a alternativa 4 estiver correta  

e) Quando todas as alternativas estiverem corretas



QUESTÃO 4 -  A produção de lixo tem se intensificado a cada ano, sendo uma das consequências do aumento populacional nas cidades e da intensificação do modelo consumista. Com base nos seus conhecimentos e no texto, aponte os principais malefícios gerados pelo lixo urbano.




QUESTÃO 5 - (ADVISE 2009) O lixo é um dos problemas ambientais mais preocupantes no âmbito das cidades, não só brasileiras, mas de todo o mundo. Por outro lado, gera emprego e renda. Sobre essa questão, assinale a opção correta.


a) A produção de lixo cresce na razão inversa do poder aquisitivo das populações. Isso ocorre porque os segmentos de alto poder aquisitivo adotam posturas mais conscientes em relação ao destino de lixo.

b) A participação do lixo orgânico em relação ao total de lixo produzido é menor nos bairros de baixo poder aquisitivo e maior nos bairros de classe média alta. Isso decorre das diferenças na qualidade de nutrição entre os estratos populacionais.

c) O Brasil figura entre os países do mundo que mais reciclam latas de alumínio e papelão. Esse resultado decorre da conscientização da população e da implantação de programas de coleta de lixo seletiva nas principais cidades brasileiras.

d) O lixo representa uma fonte de trabalho e renda para uma população cada vez mais numerosa, sobretudo nos grandes centros urbanos do Brasil. Assim, muitas pessoas retiram do lixo coletado nas ruas e nos lixões a principal fonte de sua sobrevivência.

e) O lixo produzido nas cidades brasileiras tem um destino apropriado. Verifica-se que, na grande maioria dos casos, ele é depositado em aterros sanitários tecnicamente adequados ou é incinerado.




ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO A 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/03/2021 às 10h - 11h)


Assistam ao vídeo sobre o tema da aula no link abaixo:

Vídeo: https://youtu.be/G6RYCyhm4XQ


Agora resolva a atividade a seguir.

Questão 1 – (USP 2012) Em uma sala fechada e isolada termicamente, uma geladeira, em funcionamento, tem, num dado instante, sua porta completamente aberta. Antes da abertura dessa porta, a temperatura da sala é maior que a do interior. Após a abertura da porta, a temperatura da sala:

a) diminui até que o equilíbrio térmico seja estabelecido.

b) diminui continuamente enquanto a porta permanecer aberta.

c) diminui inicialmente, mas, posteriormente, será maior do que quando a porta foi aberta.

d) aumenta inicialmente, mas, posteriormente, será maior do que quando a porta foi aberta.

e) não se altera, pois se trata de um sistema fechado e termicamente isolado.



Questão 2 – (CEFET-SP) Calor é:

a) energia em trânsito de um corpo para outro, quando entre eles há diferença de temperatura

b) medido em graus Celsius

c) uma forma de energia que não existe nos corpos frios

d) uma forma de energia que se atribui aos corpos quentes

e) o mesmo que temperatura


Questão 3 – (PUCCAMP-SP) Sobre o conceito de calor pode-se afirmar que se trata de uma:

a) medida da temperatura do sistema.         

b) forma de energia em trânsito.         

c) substância fluida.

d) quantidade relacionada com o atrito.      

e) energia que os corpos possuem. 


Questão 4 – (UFP RS) Considere as afirmações a seguir:

I. Quando dois corpos estão em equilíbrio térmico, ambos possuem a mesma quantidade de calor.

II. Quando dois corpos estão em equilíbrio térmico, ambos possuem a mesma temperatura.

III. Calor é transferência de temperatura de um corpo para outro.

IV. Calor é uma forma de energia em trânsito


Das afirmações acima, pode-se dizer que:

a) I, II, III e IV são corretas         

b) I, II, III são corretas         

c) I, II e IV são corretas         

d) II e IV são corretas

e) II e III são corretas


Questão 5 – (OSEC-SP) O fato de o calor passar de um corpo para outro deve-se a:

a) quantidade de calor existente em cada um.                           

b) diferença de temperatura entre eles.

c) energia cinética total de suas moléculas.                               

d) o número de calorias existentes em cada um.

e) nada do que se afirmou acima é verdadeiro. 



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/03/2021 às 13h - 14h)


Assistam ao vídeo sobre o tema da aula no link abaixo:

Vídeo: https://youtu.be/dDGBP5T1TY4


Agora resolva a atividade a seguir.

QUESTÃO 1 - O que é desenvolvimento sustentável?



QUESTÃO 2 - (UFRJ) A inevitável devastação ambiental decorrente do processo de desenvolvimento industrial é um "quadro" que começa a se modificar a partir da defesa pública de um novo conceito: O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

O uso dessa expressão tem a finalidade de:

a) sustentar a inevitável necessidade do desenvolvimento.

b) garantir que o desenvolvimento contemporâneo não se sustenta.

c) sustentar o meio ambiente em detrimento do desenvolvimento.

d) propor a conciliação do desenvolvimento com o meio ambiente.

e) divulgar a insustentável situação do meio ambiente.



QUESTÃO 3 - Vivemos numa sociedade extremamente consumista, havendo grande utilização dos recursos naturais e degradação ambiental. Com os atuais modos de produção e consumo é possível alcançar o desenvolvimento sustentável?



QUESTÃO 4 - Quais as atitudes para se alcançar o desenvolvimento sustentável?



QUESTÃO 5 - Cite algumas possíveis atitudes individuais para promover o desenvolvimento sustentável.



QUESTÃO 6 - (UNIRIO-RJ) A ideia de desenvolvimento sustentável tem sido cada vez mais discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico. De acordo com este conceito considera-se que:

a) o meio ambiente é fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocável.

b) os países subdesenvolvidos são os únicos que praticam esta ideia, pois, por sua baixa industrialização, preservam melhor o seu meio ambiente do que os países ricos.

c) ocorre uma oposição entre desenvolvimento e proteção ao meio ambiente e, portanto, é inevitável que os riscos ambientais sustentem o crescimento econômico dos povos.

d) deve-se buscar uma forma de progresso socioeconômico que não comprometa o meio ambiente sem que, com isso, deixemos de utilizar os recursos nele disponíveis.

e) são as riquezas acumuladas nos países ricos, em prejuízo das antigas colônias durante a expansão colonial, que devem, hoje, sustentar o crescimento econômico dos povos.




ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/03/2021 às 14h - 15h)


Assistam ao vídeo sobre o tema da aula no link abaixo:

Vídeo: https://youtu.be/3wai3Wib5sY


Agora resolva a atividade a seguir.

Questão 1 - Indique o número de prótons, nêutrons e elétrons que existem, respectivamente, no átomo de mercúrio 80200Hg:

a) 80, 80, 200.

b) 80, 200, 80.

c) 80, 120, 80.

d) 200, 120, 200.

e) 200, 120, 80.


Questão 2 - Um íon de certo elemento químico, de número de massa 85, apresenta 36 elétrons e carga +1. Qual é o número atômico desse íon?

a) 35.

b) 36.

c) 37.

d) 49.

e) 85.


Questão 3 - O átomo de um elemento químico possui 83 prótons, 83 elétrons e 126 nêutrons. Qual é, respectivamente, o número atômico e o número de massa desse átomo?

a) 83 e 209.

b) 83 e 43.

c) 83 e 83.

d) 209 e 83.

e) 43 e 83.


Questão 4 - (FUCMT-MT) O íon de 11²³Na+ contém:

a)11 prótons, 11 elétrons e 11 nêutrons.

b)10 prótons, 11 elétrons e 12 nêutrons.

c)23 prótons, 10 elétrons e 12 nêutrons.

d)11 prótons, 10 elétrons e 12 nêutrons.

e)10 prótons, 10 elétrons e 23 nêutrons.


Questão 5 - (Fuvest – SP) O número de elétrons do cátion X2+ de um elemento X é igual ao número de elétrons do átomo neutro de um gás nobre. Este átomo de gás nobre apresenta número atômico 10 e número de massa 20. O número atômico do elemento X é:

a) 8

b) 10

c) 12

d) 18

e) 20


Questão 6 - (FEI-SP) Um cátion metálico trivalente tem 76 elétrons e 118 nêutrons. O átomo do elemento químico, do qual se originou, tem número atômico e número de massa, respectivamente:

a) 76 e 194.

b) 76 e 197.

c) 79 e 200.

d) 79 e 194.

e) 79 e 197.


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



IDELFONSO - CIÊNCIAS



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/03/2021 às 09h - 10h) 


Atividade de revisão de ciências 6º ano.

1) Diga como ocorre cada mudança de estado a seguir:

a) Solidificação. 


b) Fusão. 


c) Vaporizacão. 


d) Condensação. 


2) Qual mudança de estado está ocorrendo em cada caso:

a) colocar um suco de frutas no congelador da geladeira_____

b) Colocar água em uma vasilha e levar ao fogo____

c) Retirar um picolé da geladeira e colocá-lo sobre a mesa ___

d) As gotículas de água que vão para as nuvens___


3) Cite quais são as propriedades específicas da matéria. 



4) Em um recipiente foi colocado água, areia e uma bola de isopor. Compare a densidade entre eles.



5) Responda:

a) Qual é a temperatura de ebulição da água? 


b) Qual é a temperatura de fusão da água?



6) Classifique as misturas em homogêneas ( Ho) é heterogênea (He).

a) Água e areia____

b) Água e açúcar __

c) Água de rio__

d) O ar atmosférico __

e) Álcool ___






ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/03/2021 às 10h - 11h) 


Atividades de revisão de ciências 7º ano.


1) Quais são as leis de Newton?


2) Dê exemplos da ocorrência da lei de ação é reação. 


3) Quais as funções das máquinas simples?


4) Como são classificadas as máquinas simples?


5) Dê exemplos de alavancas.


6) Cite os tipos de energia que você estudou.


7) O que é temperatura?


8) Um corpo está com 80 graus Celsius de temperatura e outro com 50 graus, qual o momento que eles chegam ao equilíbrio térmico?




ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/03/2021 às 13h - 14h) 


Atividades de revisão de ciências 8º ano.


1) Cite exemplos de fontes renováveis de energia. 


2) Cite exemplos de fontes não renováveis de energia. 


3) Quais as vantagens de uso de fontes de energia renovável? 


4) Quais são as regiões que formam o átomo? Quais as partículas de cada região é suas cargas elétricas? 


5) Faça a diferença entre os princípios de: 

a) Atração. 


b) Repulsão. 



6) O que é um circuito elétrico? 


7) Quais são os elementos básicos de um circuito elétrico?




ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/03/2021 às 14h - 15h) 


Atividades de revisão de ciências 9º ano.


1) Como as partículas da matéria se comportam em cada estado:

a) Sólido. 


b) Líquido. 


c) Gasoso.



2) Como ocorrem as mudanças de estado a seguir:

a) Fusão. 


b) Solidificação. 



3) Quais são os tipos de Vaporizacão e  como elas ocorrem?


4) Fale sobre o modelo atômico de:

a) Dalton.


b) Bohr.


5) Quantos períodos é quantos grupos ou famílias possui a tabela periódica? 


6) Como está organizada a tabela periódica atual?


7) Faça a distribuição dos elétrons dos elementos abaixo:

a) Nióbio_Nb=41


b) Césio_ Cs=55





______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



MARÍCIA - INGLÊS



ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/03/2021 de 14h - 15h)


ASSUNTO:  THE FAMILY

METODOLOGIA: Videoaula : https://youtu.be/FHaObkHEkHQ




 

ATIVIDADE:

 1. Distribua os nomes dos familiares na arvore genealógica, de acordo com o que você aprendeu sobre Family.









ATIVIDADE DE INGLÊS DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/03/2021 de 13h - 14h)


ASSUNTO: Continuação dos “ Means Transportation.”

 

HOJE É O DIA DE PRATICARMOS O QUE APRENDEMOS SOBRE “ MEANS TRANSPORTATION”(OS MEIOS DE TRANSPORTES)! EU TROUXE UM QUIZ, BEM INTERESSANTE PARA VOCÊ RESOLVER. EU VOU ACOMPANHAR , PELO MEU EMAIL, SEU DESEMPENHO E QUESTÕES ACERTADAS. ESPERO QUE VOCÊ CONSIGA RESOLVER TODAS E ACERTÁ-LAS.

 

METODOLOGIA: Assista o vídeo e adivinhe qual transporte aparece. Fale a resposta em Inglês.  https://youtu.be/3BXEEjE991U

 

ATIVIDADE: QUIZ - https://forms.gle/pgR9NQjGNdestu55A






ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/03/2021 de 10h - 11h)


ASSUNTO:  Aula de Fixação de conteúdo, com o  assunto “THE CLOTHES”

HOJE É O DIA DE PRATICARMOS O QUE APRENDEMOS SOBRE “THE CLOTHES”! EU TROUXE UM QUIZ, BEM INTERESSANTE, PARA VOCÊ RESOLVER. EU VOU ACOMPANHAR  PELO MEU EMAIL, SEU DESEMPENHO E QUESTÕES ACERTADAS. ESPERO QUE VOCÊ CONSIGA RESOLVER TODAS E ACERTÁ-LAS.

 

METODOLOGIA: Videoaula: https://youtu.be/sDjJ5wNhe0g

ATIVIDADE: QUIZ : https://forms.gle/UPEB5gXxhswm3bUq7



 

ATIVIDADE DE INGLÊS DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/03/2021 de 9h - 10h)


ASSUNTO: Aula de Fixação de conteúdo, com o  assunto : “Reflexives Pronouns”
                  

HOJE É O DIA DE PRATICARMOS O QUE APRENDEMOS SOBRE “REFLEXIVES PRONOUNS”! EU TROUXE UM QUIZ, BEM INTERESSANTE, PARA VOCÊ RESOLVER. EU VOU ACOMPANHAR  PELO MEU EMAIL, SEU DESEMPENHO E QUESTÕES ACERTADAS. ESPERO QUE VOCÊ CONSIGA RESOLVER TODAS E ACERTÁ-LAS.

 

METODOLOGIA: Videoaula: https://youtu.be/NRXab-D_V-o

ATIVIDADE: QUIZ - https://forms.gle/knX5BVTYu4J1PY5s5



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



AULAS DE QUARTA-FEIRA



RAFAEL - ED. FÍSICA



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/03/2021 às 10h - 11h)


Tema: Ritmo e Movimento 

Assunto: Esquema corporal - direção: direita e esquerda.

Objetivo: Descobrir o próprio corpo e suas possibilidades de movimento. 


Conteúdo: 

Texto: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/estetica/ritmo-e-suas-funcoes-para-o-desenvolvimento-humano/42232

Vídeo: https://youtu.be/bt79fwDxTWs


ATIVIDADE 1 . 

1. Apresente os possíveis benefícios do ritmo associado ao movimento humano. 


“O ritmo tem algo mágico; chega a fazer-nos acreditar que o sublime nos pertence.”

Goeth


Sugestão: ATIVIDADE (Bônus) 

https://youtu.be/yuKLX-N3mW8

Após assistir o vídeo tente realizar as atividades registradas.



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/03/2021 às 13h - 14h) 


Tema: Primeiros Socorros. 

Assunto: Engasgo. 

Objetivo: Evitar possíveis riscos e se prevenir de engasgo. 


Conteúdo: 

Texto: https://www.tuasaude.com/o-que-fazer-se-alguem-engasgar/

Vídeo : https://youtu.be/gZGfT3oh9lA

            https://youtu.be/qPF93cZWqQI


ATIVIDADE 1

1. Manobra de Heimlich: o que é e como fazer ?


“Se eu sou tão fechado às vezes, não me leve a mal: é que todas as vezes engasgo quando quero dizer o quanto eu sou grato a você”

Augusto Branco


ATIVIDADE (Bônus) 

https://youtu.be/AsAfMHYm3JE 

Após assistir o vídeo pratique as manobras tentando desenvolvê-las.



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/03/2021 às 09h - 10h)


Tema: Esporte 

Assunto: Basquete. 

Objetivo: Conhecer o processo histórico da criação do basquetebol.


Conteúdo: 

Texto: https://www.todamateria.com.br/basquetebol/

vídeo: https://youtu.be/TrqpKTU8T8o


ATIVIDADE 1

1. Sobre a história do Basquetebol, assinale a alternativa correta.

a) O Basquetebol foi criado por um americano, em uma escola do Canadá, em 1891.

b) O Basquetebol foi criado porque havia necessidade de se criar um jogo para ambientes fechados que melhorasse os problemas de indisciplina dos alunos.

c) James Naismith, ao criar o basquetebol, pensou que o jogo deveria ser adaptável a qualquer espaço, envolver vários jogadores, ser fácil de aprender e não violento.

d) Na primeira versão do Basquetebol, os pontos eram marcados colocando-se a bola em caixas, que ficavam no chão, uma de cada lado do espaço demarcado para a partida.

e) Na primeira versão do Basquetebol, cada equipe era formada por 20 jogadores, e os cestos ficavam a 2,50m do solo.


“Tudo o que for negativo – a pressão, os desafios – é uma oportunidade para eu crescer.”

Kobe Bryant


Sugestão: ATIVIDADE (Bônus) 

https://youtu.be/wFtFcXfJFLk




GISLENE - ARTES (6º e 7º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 6º e 7º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/03/2021 de 09h - 10h) 


Conteúdo: Artes Visuais

Assista ao vídeo da aula clicando no link abaixo

https://www.youtube.com/watch?v=pxlzpZJo_G0

Atividade sobre a obra de arte "Maçã-borboleta", de Vladimir Kush


01) Assim como as palavras, as imagens podem ter duplo sentido. Que imagens estão sendo comparadas nessa tela? 


02) Que sensação a imagem causa em você?


03) A presença da larva remete a qual dos dois elementos? Justifique sua resposta.


 04) Utilize cinco adjetivos para caracterizar a obra de arte em questão


05) Faça uma colagem ou uma ilustração sobrepondo figuras, assim como fez o pintor Vladimir Kush.  Você pode escolher animais, objetos, frutas ou pessoas! Capriche! 



MARÍCIA- ARTES (8º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 8º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/03/2021 de 14h - 15h)


ASSUNTO: ARTES VISUAIS (LAMBE-LAMBE)

Pôster lambe-lambe, ou pôster-bomber, são papéis impressos ou produzidos manualmente que são fixados com cola pelas ruas das cidades em postes, praças, muros ou edifícios. É uma vertente da arte de rua que utiliza cartazes como intervenção urbana, com o intuito de transmitir ideias e pensamentos, divulgar as artes ou até mesmo protestos elaborados através de imagens e textos.

Assista ao vídeo para compreender melhor o assunto: https://www.youtube.com/watch?v=CoNop5jsOx8

AGORA É SUA VEZ!!

Com base na arte lambe – lambe crie um pôster. Você pode pintar, desenhar, utilizar de recorte e colagem, use e abuse de sua criatividade! Lembre-se que esta é uma arte urbana, que questiona a sociedade e abusa das possibilidades de diálogo.

BOM DESEMPENHO!!





ANDREA- ARTES (9º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 9º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/03/2021 de 13h - 14h) 


ASSUNTO: ARTES VISUAIS (LAMBE-LAMBE)

Pôster lambe-lambe, ou pôster-bomber, são papéis impressos ou produzidos manualmente que são fixados com cola pelas ruas das cidades em postes, praças, muros ou edifícios. É uma vertente da arte de rua que utiliza cartazes como intervenção urbana, com o intuito de transmitir ideias e pensamentos, divulgar as artes ou até mesmo protestos elaborados através de imagens e textos.

Assista ao vídeo para compreender melhor o assunto: https://www.youtube.com/watch?v=CoNop5jsOx8

AGORA É SUA VEZ!!

Com base na arte lambe – lambe crie um pôster. Você pode pintar, desenhar, utilizar de recorte e colagem, use e abuse de sua criatividade! Lembre-se que esta é uma arte urbana, que questiona a sociedade e abusa das possibilidades de diálogo.

BOM DESEMPENHO!!




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------




AULAS DE QUINTA-FEIRA



AMORIM - MATEMÁTICA



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 11/03/2021 às 9h - 11h) 


Assunto: SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL - ORIGEM E QUADRO DE VALORES/ LEITURA/ VA/ VR


Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo

Vídeo - https://youtu.be/YJ8Vsam4-ek


Questionário: 

1) QUAIS OS VALORES RELATIVOS DE 9 NO NÚMERO 978 E 98766?


2) QUANTO VALE A SOMA DOS VALORES RELATIVOS DE 9 NOS NÚMEROS 978 E 98766?


3) QUAL É A SOMA DOS VALORES ABSOLUTOS DE 4399? E QUAL E A LEITURA DO NÚMERO 4399?


4) QUANTO VALE A SOMA DOS VALORES RELATIVOS DE 3 E DE 5 NO NÚMERO 398546?






ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 11/03/2021 às 13h - 15h


ASSUNTO: NÚMEROS PRIMOS E COMPOSTOS.


Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo

Vídeo - https://youtu.be/YJ8Vsam4-ek


Questionário: 

1) QUAL É A SOMA DOS DIVISORES PRIMOS DE 45?


2) QUAL É A SOMA DOS DIVISORES COMPOSTOS DE 45?


3) QUAIS OS NÚMEROS PRIMOS ENTRE 25 E 40?


4) QUAL É A SOMA DOS DIVISORES COMPOSTOS DE 48?




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


TADEU - MATEMÁTICA



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 11/03/2021 às 09h - 11h) 


Assista ao vídeo clicando no link a seguir:  https://youtu.be/Fmm8X-GopxU

Conteúdo: Potenciação, Propriedades e notação científica.

Agora resolva o exercício da imagem abaixo:










ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 11/03/2021 às 13h - 15h)


Assista ao vídeo clicando no link a seguir:  


CONTEÚDO: RADICAIS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E MULTIPLICACAO.

Agora resolva o exercício da imagem abaixo:











______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



EUGÊNIO - HISTÓRIA



ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A e B 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 11/03/2021 às 13h - 14h)


Acesse o questionário online através do link a seguir:

https://forms.gle/AJp8u9RKYwHfcywq8




ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 11/03/2021 às 09h - 10h


 Acesse o questionário online através do link a seguir:

https://forms.gle/KTqVfctTyFM9FytY8


ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B e C 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 11/03/2021 às 14h - 15h


Acesse o questionário online através do link a seguir:

https://forms.gle/4KjrJ7xHKCYYxjes7  



ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 11/03/2021 às 10h - 11h


Acesse o questionário online através do link a seguir:


https://forms.gle/UjCDEfXUs2e6be6H6



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------






AULAS DE SEXTA-FEIRA



GEORGE - GEOGRAFIA



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 6º ANO A e B 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 12/03/2021 às 09h - 10h)


1. As tecnologias nos ajudam em várias ações diárias, principalmente nesses dias de pandemia e vacinas escassas no Brasil, até para estudar a tecnologia voltada para a eletrônica está presente, pois assistimos aulas em aplicativo do Google, no nosso caso o Google Meet, mas que tal conhecer outros aplicativos? Bora lá? Então tá, vou te explicando como se faz

a) Abra a sua loja de aplicativos do seu smartfone e baixe o aplicativo ARLOOPA: Modelos 3D de Realidade Aumentada.

b) Agora acesse a aba (botão) ABC Education (cuidado com as propagandas, aplicativo gratuito tem dessas coisas).

c) Em seguida acesse a aba (botão) Earth by … para acessar o Globo Terrestre em seguida faça o seguinte:

I – No Globo Terrestre localize a América do Sul (nesta está o Brasil).

II – Posicione o globo em sua mão e faça um print da América do Sul

III – Salve o print e apresente na nossa Sala do Meet

d) Relate sua experiência com este aplicativo


2. Os mapas são instrumentos de representação da realidade. Isso significa que eles reproduzem uma determinada área do espaço para que assim possamos nos localizar nessa localidade, saber onde ela se encontra ou obter informações diversas a respeito.

Busque criar um mapa (croqui) na sua casa, não precisa colocar nome de rua ou coisa assim, mas tente reproduzir a planta baixa de sua residência mantendo as proporções de tamanho de cada ambiente.


3. A linguagem cartográfica é essencial à Geografia. Nesse âmbito, considere as afirmações a seguir.

I. O mapa é uma reprodução idêntica da realidade.

II. São elementos que compõem os mapas: escala, projeção cartográfica, símbolo ou convenção e título.

III. A escala é a relação entre a distância ou comprimento no mapa e a distância real correspondente à área mapeada.

Considerando as três assertivas, PODE-SE AFIRMAR CORRETAMENTE que:

a) apenas I é verdadeira.

b) apenas II é verdadeira.

c) apenas III é verdadeira.

d) apenas I e III são verdadeiras.

e) apenas II e III são verdadeiras.



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 12/03/2021 às 10h - 11h)


1. Pesquise receitas típicas da culinária brasileira que utilizam na composição o Pequí. Porque você escolheu tal receita? Agora indique em qual bioma esta planta se desenvolve no Brasil e no Ceará. Quais são as diferenças entre estas paisagens? Há diferenças climáticas?


2. O Pantanal é um tipo de bioma que se caracteriza por ser uma das maiores planícies inundáveis do planeta. Marque a alternativa que corresponde aos estados brasileiros que possuem esse bioma.

a) Goiás e Mato Grosso

b) Bahia e Minas Gerais

c) Pará e Amazonas

d) Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

e) Rio Grande do Sul e Santa Catarina


3. Um informe publicado nesta manhã pela ONU e pela FAO sobre o status das florestas no mundo não deixa dúvidas: o desmatamento continua a uma taxa alarmante. As entidades estimam ainda que a perda de cobertura florestal pode estar relacionada com o avanço de novas doenças, inclusive a covid-19.

"A maioria das novas doenças infecciosas que afetam os seres humanos, incluindo o vírus SRA-CoV2 que causou a atual pandemia de covid-19, são zoonóticas e seu surgimento pode estar ligado à perda de habitat devido à mudança de área florestal e à expansão das populações humanas em áreas florestais, o que aumenta a exposição humana à vida selvagem" alertam as entidades.

Desde 1990, estima-se que cerca de 420 milhões de hectares de floresta tenham sido perdidos por meio da conversão para outros usos da terra. Entre 2015 e 2020, a taxa de desmatamento foi estimada em 10 milhões de hectares por ano, contra 16 milhões de hectares por ano. África e América Latina lideraram essa destruição. No caso latino-americano, o desmatamento chega a 2,5 milhões de hectares por ano. Hoje, o Brasil tem 12% da cobertura florestal do mundo. De acordo com a ONU, a área de floresta primária no mundo diminuiu em mais de 80 milhões de hectares desde 1990. Mais de 100 milhões de hectares de florestas são afetados por incêndios florestais, pragas, doenças, secas…


a) A partir da leitura do texto, quais conclusões possíveis você chegou sobre a relação entre o desmatamento e a saúde humana?


ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 8º ANO A, B e C 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 12/03/2021 às 13h - 14h)


1. Leia os textos a seguir e reflita sobre os mesmos:

TEXTO I

A charqueada foi a primeira atividade econômica de relevo no Ceará. Não existe um consenso sobre quem teria trazido a técnica da charqueada ou se ela foi desenvolvida na própria capitania. O pesquisador Geraldo Nobre, no livro "As Oficinas das Carnes do Ceará" (1977), levanta a hipótese de a charqueada ter sido trazida pelos descendentes do holandês Joris Garstman, que comandava o forte dos Reis Magos (RN).

Eles teriam ocupado a ribeira do Jaguaribe e de lá espalhado a técnica. O fato é que as oficinas aqui encontraram um ambiente propício. O vento constante, a baixa umidade do ar e o acesso a fontes salinas permitiam a boa secagem do produto.

Os portos eram privilegiados pela proximidade dos pontos consumidores. Com o declínio da carne do Ceará por conta das secas e da concorrência com o charque do Sul, deu-se início ao ciclo do algodão.

Fonte: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/regiao/historia-das-charqueadas-1.279025


TEXTO – II

Incorporada à Coroa Portuguesa somente no século XVIII, a região sul do Brasil foi paulatinamente ocupada por meio do descumprimento dos limites do tratado de Tordesilhas. Exploradores de toda espécie e, principalmente, jesuítas foram fundamentais para que essa região fosse economicamente ativa. Por muito tempo, os espanhóis temiam a presença lusitana na região por causa de sua grande proximidade com as áreas de mineração do Rio da Prata.

A partir da segunda metade do século XVIII, o território sulista se transformou em um grande polo pecuarista. Tal atividade se desenvolveu graças ao relevo plano, a rica pastagem natural que permitia a criação de gado em larga escala. Em um primeiro momento, a produção de couro foi fomentada para se atender as demandas da metrópole. Posteriormente, com o enfraquecimento da pecuária no Nordeste, observamos a produção e o comércio do charque, também conhecido como carne seca.

Carregado no lombo de mulas, o charque tinha destaque no mercado alimentício interno. Por conta das grandes dificuldades de transporte da época, a conservação dos víveres se tornava uma tarefa muito complicada. Nesse aspecto, o charque levava enorme vantagem por ser um produto que resistia bem ao processo de deterioração da matéria orgânica. Com o aumento dos centros urbanos, principalmente por conta da atividade mineradora, o charque passou a ser produzido em grandes quantidades.

Ao sustentar a demanda alimentar de outras regiões, o charque foi sendo agente responsável na consolidação de grandes centros urbanos no sul do Brasil. Além disso, também podemos assinalar a formação de uma enriquecida elite pecuarista que desenvolvia e controlava as charqueadas no interior de suas propriedades. Paralelamente, uma significativa quantia de escravos era explorada para que o lucro com a atividade crescesse de forma exponencial.

A importância dessa atividade econômica chegou a motivar o desenvolvimento de uma das mais agressivas rebeliões do Período Regencial. Em meados de 1830, os estancieiros gaúchos cobravam medidas do governo para que a concorrência dos países vizinhos fosse diminuída. Apesar da demanda, o governo brasileiro se negou a atender ao pedido dizendo que os preços do charque e do couro gaúcho eram abusivos.

Sentindo-se menosprezados pelo governo central, as elites pecuaristas organizaram tropas e realizaram a conquista das províncias do Rio Grande do Sul e Santa Catarina durante a chamada Revolução Farroupilha. Entre 1835 e 1845, o governo brasileiro e os farrapos travaram violentos conflitos que desgastaram ambos os lados. Após negociações, as divergências políticas foram sanadas com a assinatura do Tratado de Ponche Verde.


a) Quais são as diferenças de origem sobre a carne de charque?

b) Na sua opinião, por que tal feito ocorre?

c) Porque a carne de charque ficou demasiadamente cara no Ceará nesse período das charqueadas? (pesquise se necessário)


3. Os textos a seguir referem-se ao sertão do Nordeste brasileiro.

TEXTO I

A seca, a falta de chuva e a natureza hostil são fundamentais para explicarmos a miséria, o analfabetismo, a doença e a descapitalização do agricultor nordestino.


TEXTO II

Na escassez pluviométrica, que dificulta a reprodução de pragas, e na fertilidade de grandes extensões de solos, está um enorme potencial para a agricultura irrigada de caráter empresarial. O clima aqui é um recurso inestimável face à constante insolação, propiciando o desenvolvimento de culturas que, manejadas adequadamente, podem dar origem a uma nova Califórnia.

Indique a opção correta quanto aos textos apresentados.

a) O texto I identifica a causa principal para os problemas do sertão nordestino, enquanto o texto II mostra ceticismo quanto às suas potencialidades.

b) O texto I apresenta uma visão conservadora, e o texto II não se coaduna com as potencialidades econômicas do sertão nordestino.

c) O texto I identifica na natureza a causa principal para os problemas do sertão nordestino, enquanto o texto II não indica as suas potencialidades econômicas.

d) Os textos apresentam visões distintas, oriundas de agentes regionais com os mesmos interesses político-econômicos.

e) Os textos apresentam visões distintas, sendo que o texto I apresenta uma visão determinista e o texto II indica as potencialidades econômicas do sertão nordestino.



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 12/03/2021 às 14h - 15h)

1. Tecnologias nos ajudam em várias ações diárias. A tecnologia voltada para a educação está presente on line, off line, em realidade virtual e realidade aumentada; aos assistirmos aulas no Google Meet estamos usufruindo de tais ferramentas, mas podemos ir além. Então… Bora lá?

a) Acesse o link https://dinosaurpictures.org/ancient-earth#750

b) Em seguida acesse a seguinte sequência

I – No Globo Terrestre localize o Município de Maracanaú

II – Salves os prints a seguir para apresentar na nossa Sala do Meet

1º Terra a 750 milhões de anos (faça o print)

2º Terra a 300 milhões de anos (faça o print)

3º Terra hoje (faça o print)

d) Relate sua experiência com este aplicativo



2. As tecnologias nos ajudam em várias ações diárias, principalmente nesses dias de pandemia e vacinas escassas no Brasil, até para estudar a tecnologia voltada para a eletrônica está presente, pois assistimos aulas em aplicativo do Google, no nosso caso o Google Meet, mas que tal conhecer outros aplicativos? Bora lá? Então tá, vou te explicando como se faz

a) Abra a sua loja de aplicativos do seu smartfone e baixe o aplicativo ARLOOPA: Modelos 3D de Realidade Aumentada.

b) Agora acesse a aba (botão) ABC Education (cuidado com as propagandas, aplicativo gratuito tem dessas coisas).

c) Em seguida acesse a aba (botão) Earth by … para acessar o Globo Terrestre em seguida faça o seguinte:

I – No Globo Terrestre localize a América Central.

II – Posicione o globo em sua mão e faça um print da América Central

III – Salve o print e apresente na nossa Sala do Meet

d) Relate sua experiência com este aplicativo



3. Entre as unidades de conservação estaduais situadas no município de Fortaleza, podemos citar:

a) o Parque Ecológico do Cocó e o Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio.

b) a Área de Proteção Ambiental do Rio Pacoti e a Área de Proteção Ambiental da Serra de Aratanha.

c) o Parque Ecológico do Cocó e a Área de Proteção Ambiental Lagamar do Cauípe.

d) a Área de Proteção Ambiental da Serra de Baturité e o Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio.




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



FELIPE - ENSINO RELIGIOSO


ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - 6º e 7º ANO

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 12/03/2021 conforme os horários abaixo) 


Atenção aos horários:   6º ano: de 14h - 15h 

                                      7º ano: de 13h - 14h 

                                     

Assista ao vídeo clicando no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=hNgfr5kHg5E


TEMA: RESPEITO ENTRE AS RELIGIÕES.


LEIA O TEXTO ABAIXO E DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES.

‘ ….Exemplos de práticas de intolerância religiosa

Boa parte dos que praticam atos ofensivos e intolerantes é composta por pessoas de maiorias religiosas e por aquelas que carregam interpretações fanáticas sobre seus escritos religiosos.

Quando falamos em intolerância religiosa, não estamos falando apenas de agressões físicas e verbais. Também podemos identificar como atos intolerantes

- a profanação pública de símbolos religiosos, com o objetivo de afetar pessoas daquela

denominação;

- a destruição de locais de culto;

- a recusa à prestação de serviços nesses locais;

- a restrição ao acesso a locais públicos ou coletivos por conta de fatores religiosos.


Lei sobre intolerância religiosa

O artigo 5º da Constituição Federal de 1988 garante que o Estado brasileiro é laico, o que

coaduna com o que está expresso na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Já a lei nº

9.459, de 13 de maio de 1997, prevê punição para crimes de discriminação, ofensa e injúria

praticados em virtude de raça, cor, etnia, procedência nacional ou religião.

A referida lei prevê punição de um a três anos de reclusão e aplicação de multa para quem

praticar ou incitar qualquer ato discriminatório por motivo de, entre outros fatores, prática

religiosa. Não há uma lei específica que criminalize apenas a intolerância religiosa, e, apesar

das garantias constitucionais e da lei 9459/97, esse tipo de intolerância continua sendo

praticado em nosso país….’

https://mundoeducacao.uol.com.br/


1- A partir do textos acima podemos afirmar que:

a - Somente agressões físicas podem ser consideradas atos de intolerância religiosa.

b - A destruição de locais de culto não é crime .

c - Apesar das garantias constitucionais, ainda há intolerância religiosa no Brasil .

d - A existência de uma lei para crimes de intolerância religiosa acabou com esse tipo de

prática no Brasil .


2 - Pesquise o que é Estado laico.


3 - Explique com suas palavras a relação entre o video Video a la tolerancia e o tema

da nossa aula.



FELIPE - ENSINO RELIGIOSO


ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - 8º e 9º ANO

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 12/03/2021 conforme os horários abaixo) 


Atenção aos horários:   8º ano: de 10h - 11h

                                      9º ano: de 09h - 10h

Assista ao vídeo clicando no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=hNgfr5kHg5E


TEMA: RESPEITO ENTRE AS RELIGIÕES.


LEIA O TEXTO ABAIXO E DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES.

‘ ….Exemplos de práticas de intolerância religiosa

Boa parte dos que praticam atos ofensivos e intolerantes é composta por pessoas de maiorias religiosas e por aquelas que carregam interpretações fanáticas sobre seus escritos religiosos.

Quando falamos em intolerância religiosa, não estamos falando apenas de agressões físicas e verbais. Também podemos identificar como atos intolerantes

- a profanação pública de símbolos religiosos, com o objetivo de afetar pessoas daquela

denominação;

- a destruição de locais de culto;

- a recusa à prestação de serviços nesses locais;

- a restrição ao acesso a locais públicos ou coletivos por conta de fatores religiosos.


Lei sobre intolerância religiosa

O artigo 5º da Constituição Federal de 1988 garante que o Estado brasileiro é laico, o que

coaduna com o que está expresso na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Já a lei nº

9.459, de 13 de maio de 1997, prevê punição para crimes de discriminação, ofensa e injúria

praticados em virtude de raça, cor, etnia, procedência nacional ou religião.

A referida lei prevê punição de um a três anos de reclusão e aplicação de multa para quem

praticar ou incitar qualquer ato discriminatório por motivo de, entre outros fatores, prática

religiosa. Não há uma lei específica que criminalize apenas a intolerância religiosa, e, apesar

das garantias constitucionais e da lei 9459/97, esse tipo de intolerância continua sendo

praticado em nosso país….’

https://mundoeducacao.uol.com.br/


1- A partir do textos acima podemos afirmar que:

a - Somente agressões físicas podem ser consideradas atos de intolerância religiosa.

b - A destruição de locais de culto não é crime .

c - Apesar das garantias constitucionais, ainda há intolerância religiosa no Brasil .

d - A existência de uma lei para crimes de intolerância religiosa acabou com esse tipo de

prática no Brasil .


2 - Pesquise o que é Estado laico.


3 - Explique com suas palavras a relação entre o vídeo Vídeo a la tolerância e o tema

da nossa aula.


4 - O que podemos entender por maioria religiosa ?




Nenhum comentário:

Postar um comentário