AULAS DE SEGUNDA-FEIRA
ANDRÉA - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/03/2021 às 09h - 11h)
ASSUNTO: LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
Caro aluno, quando se realiza a busca por um assunto em sites e em outras plataformas virtuais, se verifica que as opções que aparecem se apresentam de modos diferentes, ou seja, um mesmo assunto, quando buscado em sites ou plataformas, irá apresentar informações bem diversas, embora guardem semelhanças entre si, que é o assunto mais geral, mais amplo, assim, o que irá diferir são as especificidades, as particularidades, o recorte que cada informação abordou. Outro fato importante é a veracidade das informações encontradas, a segurança dessas informações. Para constatar a veracidade existem os serviços de checadores de fatos, que comumente são utilizados para rastrear e desvendar se o que foi encontrado é fato verídico ou fake news.
ATIVIDADE
ATENÇÃO: somente respostas em seu caderno.
Leia os dois textos a seguir que falam sobre o mesmo assunto, que é Dengue.
TEXTO 1
TEXTO 2
1- Os dois textos foram encontrados simultaneamente em sites quando foi feita a busca pela palavra “dengue”. Diante dos dois textos encontrados, concluímos que
( A ) uma mesma palavra de busca só rastreia informações iguais.
( B ) nos dois textos, a abordagem do assunto é a mesma.
( C ) o texto I é humorístico e o texto II é informativo.
( D ) ambos os textos só apresentam semelhanças.
Leia os textos a seguir sobre corona vírus.
TEXTO I
TEXTO 2
2- Após a leitura podemos perceber
(A ) ambos os textos são narrativos.
(B ) os dois textos são casos de fake news.
(C ) o texto I nega e contradiz o texto II.
(D ) possuem informações de combate à pandemia.
Leia os dois textos a seguir sobre vacinas.
TEXTO I
TEXTO 2
3- Após a leitura, concluímos
( A ) o texto I nega o texto II.
( B ) os textos se complementam.
( C ) os dois textos são humorísticos.
( D ) os dois textos são informativos.
4- Faça uma análise das notícias abaixo. Elas tratam do mesmo conteúdo? Em sua opinião, por que uma foi avaliada como falsa e a outra como verdadeira?
5- Crie 5 Fake News que você gostaria que fossem verdadeiras.
BOM DESEMPENHO!!
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B, C e D.
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/03/2021 às 13h - 15h)
ASSUNTO: LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL .
Caro aluno, quando se realiza a busca por um assunto em sites e em outras plataformas virtuais, verifica-se que as opções encontradas se apresentam de modos diferentes, ou seja, um mesmo assunto, quando buscado em sites ou plataformas, irá apresentar informações bem diversas, embora guardem semelhanças entre si, que é o assunto mais geral, mais amplo. Assim, o que irá diferir nas opções encontradas são as especificidades, as particularidades, o recorte que cada informação abordou. Outro fato importante é a veracidade das informações encontradas, a segurança dessas informações. Para constatar a veracidade, existem os serviços de checadores de fatos, que comumente são utilizados para rastrear e desvendar se o que foi encontrado é verídico ou fake news.
ATIVIDADE
Atenção: somente respostas em seu caderno.
Leia os infográficos sobre vacinação.
TEXTO 1
TEXTO 2
1- Os dois infográficos abordam o mesmo assunto, que é o calendário e os grupos prioritários da vacinação. Sobre eles, afirmamos
( A ) foram buscados de fontes duvidosas e apresentam fake news.
( B ) são um exemplo verídico, pois foram retirados de fontes oficiais.
( C ) contém as mesmas informações e o que difere entre eles é apenas o design.
( D ) não há como detectarmos se contém fake news, pois elas estão em toda parte.
Leia os textos a seguir.
TEXTO 1
TEXTO 2
2- Os dois textos foram encontrados na internet quando se utilizou a mesma palavra-chave. Eles possuem semelhanças e diferenças, portanto constatamos
( A ) ambos são confiáveis.
( B ) ambos são fake news.
( C ) o texto I é fake news.
( D ) o texto II é fake news.
Leia os dois textos a seguir sobre o uso de máscaras.
TEXTO 1
TEXTO 2
3. Os dois textos foram encontrados na internet quando se utilizou a palavra de busca “uso de máscaras”. Eles possuem semelhanças e diferenças, portanto constatamos
( A ) o texto I é fake news.
( B ) o texto II é fake news.
( C ) ambos são fake news.
( D ) ambos são verídicos.
4- Crie cinco fake news que você gostaria que fossem verdadeiras.
BOM DESEMPENHO!!
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
GISLENE - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/03/2021 às 9h - 11h)
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/03/2021 às 13h - 15h)
Assista ao vídeo, clicando no link abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=st0gLircovk
Atividade sobre a música "Chopis Centis", dos Mamonas Assassinas
Chopis Centis
Eu "di" um beijo nela
E chamei pra passear
A gente fomos no shopping
Pra "mode" a gente lanchar.
Comi uns bicho estranho, com um tal de gergelim
Até que "tava" gostoso, mas eu prefiro aipim.
Quanta gente,
Quanta alegria,
A minha felicidade é um crediário nas
Casas Bahia.
Esse tal Chopis Centis é muito legalzinho.
Pra levar a namorada e dar uns "rolezinho",
Quando eu estou no trabalho,
Não vejo a hora de descer dos andaime.
Pra pegar um cinema, ver Schwarzneger
E também o Van Damme.
(Dinho e Júlio Rasec)
01) A que gênero textual pertence o texto acima? Justifique.
02) Por que aparece "di" no primeiro verso? Qual a intenção? E qual seria a forma verbal correta?
03) Existem desvios gramaticais no texto? Copie alguns, adequando-os à norma culta:
04) Segundos as pistas textuais, responda:
a) o grau de escolaridade da pessoa?
b) a profissão?
c) a classe social dela?
d) os filmes a que normalmente assiste?
05) O que significa a palavra em negrito na canção? Que outra palavra poderia substituí-la, sem causar prejuízo no sentido?
06) Por que existem algumas palavras entre aspas?
07) O texto apresenta um uso intencional da variedade linguística regional. Apesar disso, esse uso compromete a compreensão do texto? Justifique sua resposta:
08) Que efeito 0 texto provoca, ao substituir a norma culta pela variedade linguística regional?
09) O texto fala de algo que é objeto de desejo do personagem. O que seria?
“Enfrente cada desafio como uma oportunidade de crescimento”
Autor desconhecido.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
RONMICY - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/03/2021 às 13h - 14h)
TEMA: Primeiros Socorros de Afogamento
Objetivo: Instruir os alunos sobre a importância dos primeiros socorros de " Afogamento ".
Assista ao vídeo sobre o tema clicando no link a seguir:
Questionário:
1 - O que acontece durante o afogamento?
2 - O que fazer caso uma pessoa esteja se afogando?
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE TERÇA-FEIRA
GILBERTO - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO A
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/03/2021 às 09h - 10h)
Assistam ao vídeo sobre o tema da aula no link abaixo:
Vídeo: https://youtu.be/SzVSKXoQe38
Agora resolva a atividade a seguir.
1) A reciclagem consiste no reaproveitamento de materiais para a produção de um novo objeto. Esse processo tem se mostrado uma necessidade real para a preservação ambiental, uma vez que diminui a exploração de recursos naturais. Associe as duas colunas, relacionando o objeto ao respectivo recurso natural que será preservado coma sua reciclagem.
Objeto:
1. Pneu usado.
2. Caderno velho.
3. Vidro quebrado.
4. Lata de refrigerante.
Recurso natural preservado:
( ) Vegetação.
( ) Areia.
( ) Alumínio.
( ) Petróleo.
A sequência correta dessa associação de cima para baixo, é:
A) 1, 3, 4, 2
B) 2, 3, 4, 1
C) 2, 4, 3, 1
D) 4, 2, 1, 3
2) O plástico é um dos materiais mais utilizados pela sociedade. Consequentemente, é um dos
maiores poluentes do ambiente, fazendo-se necessárias medidas urgentes do controle de seu uso.
São iniciativas que ajudam a diminuir a poluição ambiental provocada pelo uso de plásticos:
I. Aumentar a queima do lixo plástico.
II. Reduzir o consumo de embalagens plásticas.
III. Desenvolver tecnologias de plásticos biodegradáveis.
Estão corretas as iniciativas:
A) I e II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I, II e III.
3) O mundo moderno requer a utilização de quantidades cada vez maiores de energia.
O fornecimento dessa energia provém da matéria de origem vegetal ou animal, decomposta
ou queimada, denominada biomassa. O movimento das sofisticadas máquinas depende da energia proveniente de combustíveis, os quais, muitas vezes, acabam por poluir o ambiente.
Há, entretanto, uma boa maneira de se aproveitar a biomassa, produzindo-se um ótimo combustível de cuja queima resultam produtos não tóxicos.
Esse combustível formado em aterros sanitários é denominado:
A) álcool.
B) gasolina.
C) metano.
D) oxigênio.
4) A ação que melhor representa o aproveitamento do lixo é:
A) economizar água.
B) realizar a coleta seletiva para reciclagem.
C) evitar o desperdício de energia elétrica.
D) fazer o plantio de novas mudas.
5) São considerados resíduos orgânicos:
A) Folhas, restos de alimentos e vidro;
B) Galhos de árvores, restos de alimentos e cascas de frutas;
C) Vidro, papel e alumínio;
D) Restos de alimentos, galhos de árvores e alumínio;
6) Relacione as colunas abaixo:
Coluna I
A) Incineração.
B) Compostagem.
C) Aterro sanitário.
D) Lixão.
Coluna II
( ) O lixo fica descoberto atraindo animais que podem transmitir doenças.
( ) Libera gases poluentes que devem passar através de filtros.
( ) Forma camadas de lixo e terra.
( ) Produz adubo a partir da matéria orgânica.
7) Analise as frases abaixo, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) A incineração não produz chorume.
( ) A compostagem permite o retorno de nutrientes ao solo, através da formação do adubo.
( ) O aterro sanitário tem alto custo de implantação em comparação com o lixão.
( ) O lixão não atrai animais transmissores de doenças.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO A
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/03/2021 às 10h - 11h)
Assistam ao vídeo sobre o tema da aula no link abaixo:
Vídeo: https://youtu.be/dDGBP5T1TY4
Agora resolva a atividade a seguir.
QUESTÃO 1 - O que é desenvolvimento sustentável?
QUESTÃO 2 - (UFRJ) A inevitável devastação ambiental decorrente do processo de desenvolvimento industrial é um "quadro" que começa a se modificar a partir da defesa pública de um novo conceito: O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
O uso dessa expressão tem a finalidade de:
a) sustentar a inevitável necessidade do desenvolvimento.
b) garantir que o desenvolvimento contemporâneo não se sustenta.
c) sustentar o meio ambiente em detrimento do desenvolvimento.
d) propor a conciliação do desenvolvimento com o meio ambiente.
e) divulgar a insustentável situação do meio ambiente.
QUESTÃO 3 - Vivemos numa sociedade extremamente consumista, havendo grande utilização dos recursos naturais e degradação ambiental. Com os atuais modos de produção e consumo é possível alcançar o desenvolvimento sustentável?
QUESTÃO 4 - Quais as atitudes para se alcançar o desenvolvimento sustentável?
QUESTÃO 5 - Cite algumas possíveis atitudes individuais para promover o desenvolvimento sustentável.
QUESTÃO 6 - (UNIRIO-RJ) A ideia de desenvolvimento sustentável tem sido cada vez mais discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico. De acordo com este conceito considera-se que:
a) o meio ambiente é fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocável.
b) os países subdesenvolvidos são os únicos que praticam esta ideia, pois, por sua baixa industrialização, preservam melhor o seu meio ambiente do que os países ricos.
c) ocorre uma oposição entre desenvolvimento e proteção ao meio ambiente e, portanto, é inevitável que os riscos ambientais sustentem o crescimento econômico dos povos.
d) deve-se buscar uma forma de progresso socioeconômico que não comprometa o meio ambiente sem que, com isso, deixemos de utilizar os recursos nele disponíveis.
e) são as riquezas acumuladas nos países ricos, em prejuízo das antigas colônias durante a expansão colonial, que devem, hoje, sustentar o crescimento econômico dos povos.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/03/2021 às 13h - 14h)
Assistam ao vídeo sobre o tema da aula no link abaixo:
Vídeo: https://youtu.be/OQ5jpiKzNqg
Agora resolva a atividade a seguir.
Questão 1 - O incentivo ao consumo é uma das principais características do sistema capitalista e gera emprego, renda e arrecadação de impostos. No entanto, o consumo de produtos industrializados está diretamente vinculado à geração de resíduos e ao uso dos recursos naturais. Pensando nisso, foi criada a política dos 3Rs.
A respeito dessa política, avalie as proposições a seguir:
I) Durante a Conferência da Terra em 1992, no Rio de Janeiro, foi proposta a Política dos 3Rs.
II) A política dos 3Rs é apontada como a solução para a questão do lixo e do consumo de recursos naturais, uma vez que gradativamente cessará a produção de resíduos.
III) Os 3Rs consistem nos atos de Reduzir, Reutilizar e Reciclar o lixo produzido. São ações que devem ser executadas exclusivamente por entidades da administração pública e órgãos governamentais.
Estão corretas as alternativas:
a) II e III.
b) I e II.
c) I e III.
d) Apenas a alternativa I.
e) Todas as alternativas.
Questão 2 - A respeito das ações contempladas na política dos 3Rs, assinale a alternativa incorreta.
a) A coleta seletiva nas residências, empresas, condomínios e cidades é de fundamental importância para a sistematização do processo de reciclagem.
b) Doar revistas, jornais, livros, entre outros materiais de leitura, para escolas, creches ou instituições configura uma ação de reciclagem.
c) Nas residências, pode-se optar por adquirir produtos mais resistentes e evitar ao máximo os produtos descartáveis para praticar o “R” de Reduzir.
d) A política dos 3Rs é muito mais eficaz quando realizada de maneira articulada com as ações de redução de resíduos, a reutilização de materiais e a reciclagem dos produtos.
e) O foco principal da política dos 3Rs é a redução do consumo e da utilização de produtos industrializados que gerem resíduos.
Questão 3 - Leia o fragmento a seguir para responder à questão:
ARTESÃO EXPÕE PEÇAS FEITAS COM MATERIAIS REUTILIZADOS EM SANTARÉM
“Um artesão de Santarém, no oeste do Pará, que trabalha retirando materiais das ruas da cidade e transforma em mobílias está com uma exposição no Terminal Fluvial Turístico (TFT). O objetivo da exposição, segundo Eracildo dos Anjos, é mostrar que os materiais descartados por muitos podem ter outros fins que não são os lixões ou ruas do município. Anjos trabalha com os dois filhos e um irmão no ramo de reutilização há pelos menos 10 anos e ressalta que esse tipo de trabalho contribui para o bem-estar da sociedade e do meio ambiente. “É um trabalho muito fantástico ajudar o meio ambiente, a cidade e a sociedade limpando tudo. É uma coisa muito boa. Todo o ser humano deve fazer a sua parte para um meio ambiente mais limpo”.
G1 [adaptado – acessado em 23 jan 2017]
Na notícia acima, o trabalho do artesão é classificado como reutilização. No entanto, poderia ser reciclagem. Assinale abaixo a alternativa que melhor justifica essa opção.
a) Seu trabalho retira materiais das ruas da cidade.
b) Reciclagem consiste na transformação dos resíduos em novos produtos.
c) O artesão contribui para deixar o meio ambiente mais limpo e mais saudável para todos.
d) Os materiais que o artesão utiliza não são comprados no comércio ou na indústria.
e) O trabalho do artesão minimiza a quantidade de resíduos que vão para o lixão.
Questão 4 - ENEM 2012 [adaptado] Para diminuir o acúmulo de lixo e o desperdício de materiais de valor econômico e, assim, reduzir a exploração de recursos naturais, adotou-se, em escala internacional, a política dos três erres: Redução, Reutilização e Reciclagem.
Um exemplo de reciclagem é a utilização de
a) garrafas de vidro retornáveis para cerveja ou refrigerante.
b) latas de alumínio como material para fabricação de novas latas.
c) sacos plásticos de supermercado como acondicionantes de lixo caseiro.
d) embalagens plásticas vazias e limpas para acondicionar outros alimentos.
e) garrafas PET recortadas em tiras para fabricação de cerdas de vassouras.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/03/2021 às 14h - 15h)
Assistam ao vídeo sobre o tema da aula no link abaixo:
Vídeo: https://youtu.be/JJIT4mjAlP0
Agora resolva a atividade a seguir.
QUESTÃO 1 - Determine o número atômico e o número de massa dos átomos A e B, que são isóbaros e apresentam a seguinte representação:
10+x 5xA 11+x4x+8B
QUESTÃO 2
X é isótopo de 2041Ca e isótono de 1941K. Portanto, o seu número de massa é igual a:
a) 41
b) 40
c) 39
d) 42
e) 20
QUESTÃO 3 - (Unisinos –RS) Segundo dados experimentais, o oxigênio do ar que respiramos tem exatos 99,759% de 8O16, 0,037% de átomos de 8O17 e 0,204% de 8O18. Diante desta constatação pode-se afirmar que essas três fórmulas naturais do oxigênio constituem átomos que, entre si, são:
a) Alótropos.
b) Isóbaros.
c) Isótonos.
d) Isótopos.
e) Isômero.
QUESTÃO 4 - (UCS-RS) Isótopos são átomos que apresentam o mesmo número atômico, mas diferentes números de massa. O magnésio possui isótopos de números de massa iguais a 24, 25 e 26. Os isótopos do magnésio possuem números de nêutrons, respectivamente, iguais a: (Dado: Mg possui Z = 12)
a) 1, 12 e 12
b) 24, 25 e 26
c) 12, 13 e 14
d) 16, 17 e 18
e) 8, 8 e 8
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
IDELFONSO - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/03/2021 às 09h - 10h)
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/1onxdDQYwHs
Atividade de ciências 6º ano.
1) O que são células?
2) Quais são as partes básicas de uma célula?
3) Faça a diferença entre células:
a) Procariontes.
b) Eucariontes.
4) O que são seres vivos:
a) Unicelulares?
b) Pluricelulares?
5) Quais as estruturas que a célula vegetal possui e a célula animal não possui?
6) Quais as funções dos cloroplastos?
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/03/2021 às 10h - 11h)
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/I-RlxfEvDOg
Atividade de ciências 7º ano.
1) O que são substâncias?
2) Diga o que é mistura?
3) Como se classificam as misturas?
4) Como fazer a diferença entre mistura:
a) Homogênea.
b) Heterogênea.
5) Faça a diferença entre substâncias:
a) Simples.
b) Compostas.
6) Classifique os itens em mistura homogêneas(HO) ou misturas heterogênea (HE).
a) Arroz e feijão ______
b) Água e uma pitada de sal. ______
c) Água e óleo. ______
d) Gasolina. ______
e) Água mineral. ______
f) Sangue. ______
g) Leite. ______
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/03/2021 às 13h - 14h)
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/JCrS9TSgrtw
Atividade de ciências 8º ano.
1) Diga o que é temperatura?
2) O que é calor?
3) Qual o instrumento de medida usado para medir temperatura? QUAL é a unidade de medida usada para medir temperatura no Brasil?
4) Pesquise na internet os conceitos de:
a) Sensação térmica?
b) Umidade relativa do ar?
c) Equilíbrio térmico?
5) Um corpo possui 100 graus Celsius de temperatura e outro 70 graus, quando é que eles chegarão a um equilíbrio térmico?
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/03/2021 às 14h - 15h)
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/I0YW5Pnrbfw
Atividade 9º ano
1) Diga o que é o movimento de rotação? É o que ele determina?
2) Diga o que é o movimento de translação? É o que ele determina?
3) Quais são as estações do ano?
4) O que os equinócio marcam?
5) O que os solstício marcam?
6 ) Quais são os paralelos que dividem o planeta terra?
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
MARÍCIA - INGLÊS
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/03/2021 de 14h - 15h)
ASSUNTO: Continuação... “The Family”
METODOLOGIA: Assisa a Vídeo aula clicando no link a seguir: https://youtu.be/blK5B3yqJsM
ATIVIDADE: RESPONDA O QUIZ PELO LINK A SEGUIR - https://forms.gle/BXGfLwitd785AHhv7
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/03/2021 de 13h - 14h)
ASSUNTO: Prepositions of Time
METODOLOGIA: Assista a vÍdeo-aula: https://youtu.be/eTBLv00Dx3c
ATIVIDADE:
Copie os itens no caderno e responda-os:
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/03/2021 de 10h - 11h)
ASSUNTO: The Comparative Adjectives.
METODOLOGIA: Assistir a videoaula: https://youtu.be/bkNq6NZj9WQ
Exceções: Os seguintes adjetivos
, são irregulares e tem sua própria maneira de comparativo. Veja:
good → better
well (healthy) → better
bad → worse
far → farther/further
- America is big. But Russia is bigger.
- I want to have a more powerful computer.
- Is French more difficult than
English?
ATIVIDADE:
Complete as frases, com a forma comparativa dos adjetivos. Lembre-se das
regras.
1. Jake's room is than Larry's room. (small)
2. The blue car is than the black car. (nice)
3. This exercise is than that one. (boring)
4. His sweater is than his jeans. (dark)
5. Susan's hair is than my hair. (long)
6. George is than Robert. (funny)
7. My result in the test was than Harry's. (good)
8. Gold is than silver. (expensive)
9. Christine is than Alice. (smart)
10. Football is than
handball. (popular)
Complete
as frases com a Comparative form , dos adjetivos listados abaixo:
1. Big 6.
Interesting
2. Expensive 7.Funny
3.Tall 8.Severe
4.Cold 9. Ferocious
5. Cool 10.Delicious
Traduza as frases da questão anterior.
1__________________________________________________
2.__________________________________________________
3.__________________________________________________
4.__________________________________________________
5.__________________________________________________
6.__________________________________________________
7.__________________________________________________
8.__________________________________________________
9.__________________________________________________
10._________________________________________________
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/03/2021 de 9h - 10h)
ASSUNTO: FUTURE TENSE – VERBS , USANDO
O GOING TO.
METODOLOGIA: Videoaula: https://youtu.be/FD95-xP_KIU
MAIS EXPLICAÇÕES, NO NOSSO ENCONTRO DO GOOGLE MEET.
FUTURO OM GOING TO (
FORMA AFIRMATIVA)
A forma verbal going to indica
uma
ação no futuro.
Utilizamos para falar de eventos que temos certeza que
irão acontecer num:
ü futuro
imediato, pois há evidências claras sobre
isso, ou para...
ü expressar
planos e intenções.
Para formar uma sentença no futuro, utiliza-se o
verbo to be conjugado precedido do going
to mais o infinitivo do verbo. Observe:
Na linguagem informal, podemos abreviar só o
verbo to be (quadro 1).
Observe os exemplos:
I’m going to travel to
Porto Seguro tomorrow. (Eu vou viajar para Porto Seguro amanhã.)
In two weeks my classes are
going to finish. (Em 2 semanas minhas aulas vão terminar.)
Antes de concluir e fechar
a página, escuta essa música que eu deixo aqui para você. Que ela sirva para
nos encher de coragem para continuarmos essa nossa jornada , com pandemia ou
sem ela, nós somos capazes de continuar, somos capazes de conquistar nossos
sonhos.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUARTA-FEIRA
RAFAEL - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/03/2021 às 10h - 11h)
Tema: Noção especial.
Assunto: Noções de dentro, fora, perto, longe, em cima, abaixo e etc.
Objetivo: Aprender sobre as possibilidades de espaço.
Conteúdo:
Texto: https://www.tempojunto.com/2019/09/09/como-trabalhar-nocao-espacial-nas-criancas/
Vídeo: https://youtu.be/Y93h1SYDEw8
ATIVIDADE 1 .
1. Dê o conceito de noção espacial.
“A vida é igual em toda a parte e o que é necessário é a gente ser a gente.”
Clarice Lispector
Sugestão: ATIVIDADE (Bônus)
Após assistir o vídeo tente realizar as atividades registradas.
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/03/2021 às 13h - 14h)
Tema: Primeiros Socorros.
Assunto: Fratura.
Objetivo: Identificar atitudes que possam evitar possíveis casos de fraturas.
Conteúdo:
Texto: https://www.tuasaude.com/primeiro-socorros-em-fraturas/
Vídeo: https://youtu.be/kuug7YBRx2U
ATIVIDADE 1
1. Francisco, funcionário de uma escola, tropeçou e caiu sobre o próprio braço. Seu colega, corretamente, conversou com Francisco e pediu para ele manter a calma, e passou a observar se havia algum tipo de ferimento. Aparentemente, não havia. Entretanto, após o atendimento de um socorrista, havia suspeita de fratura, pois a vítima apresentava os seguintes sintomas:
I- dor intensa.
II- inchaço ou deformação.
III- formação de uma área arroxeada.
IV- sons de crepitação ao movimentar ou incapacidade de movimentar o membro.
V- muita sede.
VI- temperatura alta, acima de 39º.
Dos itens acima mencionados, os que são realmente identificados como presença possível de fratura são apenas:
A - I, IV.
B - I, IV, V, VI.
C - II, III, V, VI.
D - I, II, III, IV.
E - II, III, IV, V.
“Quanta tristeza, Há nesta vida, Só incerteza, Só despedida...”
Vinícius de Moraes
ATIVIDADE (Bônus)
após assistir o vídeo pratique as técnicas tentando desenvolvê-las.
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/03/2021 às 09h - 10h)
Tema: Esporte
Assunto: Basquete.
Objetivo: Compreender e identificar os fundamentos do basquete.
Conteúdo:
Texto: https://blog.unisportbrasil.com.br/confira-5-fundamentos-do-basquetebol-resumidos/
vídeo: https://youtu.be/yweQKa4jJXY
ATIVIDADE 1
1. São fundamentos básicos do basquetebol:
A. saque, manchete, toque, ataque e bloqueio.
B. passe, drible, arremesso, lance-livre e rebote.
C. passe, recepção, empunhadura, arremesso, finta e drible.
D. passe, drible, arremesso e toque.
E. passe, toque, drible, arremesso, rebote e lance-livre.
“Não quero ser o próximo Michael Jordan, só quero ser Kobe Bryant.”
Kobe Bryant
Sugestão: ATIVIDADE (Bônus)
GISLENE - ARTES (6º e 7º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 6º e 7º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/03/2021 de 09h - 10h)
Assista ao vídeo da aula clicando no link abaixo
https://www.youtube.com/watch?v=7h1HSX5KrmI
Atividade sobre a Monalisa e os signos do Zodíaco
Observe atentamente todas as releituras abaixo, correspondentes a cada signo
01) Que obra famosa serviu de base para todas as releituras acima? Qual o seu pintor? Por que você acha que ela foi escolhida?
02) Quantas releituras foram feitas e a que elas se referem?
03) Que signo você achou melhor representado? Por quê?
04) Qual o seu signo? O quanto sabe, de 0 a 10, sobre ele? De acordo com a sua personalidade, concordou ou não como o seu signo foi retratado? Comente:
05) Agora é a SUA vez de preparar uma releitura do seu signo, da característica dele que melhor define você e, claro, não usando mais a Monalisa como base e sim uma foto ou um desenho seu! Capriche!
MARÍCIA- ARTES (8º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 8º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/03/2021 de 14h - 15h)
ANDREA- ARTES (9º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 9º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/03/2021 de 13h - 14h)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUINTA-FEIRA
AMORIM - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/03/2021 às 9h - 11h)
Assunto: SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL - ORIGEM E QUADRO DE VALORES/ LEITURA/ VA/ VR
Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo
Vídeo - https://youtu.be/PFbFunvSD0I
Questionário:
1) QUAIS OS VALORES RELATIVOS DE 8 NO NÚMERO 985 E 98766?
2) QUANTO VALE A SOMA DOS VALORES RELATIVOS DE 9 NOS NÚMEROS 987 E 98766?
3) QUAL É A SOMA DOS VALORES ABSOLUTOS DE 7399? E QUAL E A LEITURA DO NÚMERO 7399?
4) QUANTO VALE A SOMA DOS VALORES RELATIVOS DE 9 E DE 4 NO NÚMERO 398546?
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/03/2021 às 13h - 15h)
ASSUNTO: .NÚMEROS PRIMOS E COMPOSTOS.
Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo
Vídeo - https://youtu.be/YJ8Vsam4-ek
Questionário:
1) QUAL É A SOMA DOS DIVISORES PRIMOS DE 45?
2) QUAL É A SOMA DOS DIVISORES COMPOSTOS DE 45?
3) QUAIS OS NÚMEROS PRIMOS ENTRE 25 E 40?
4) QUAL É A SOMA DOS DIVISORES COMPOSTOS DE 48?
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
TADEU - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/03/2021 às 09h - 11h)
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/03/2021 às 13h - 15h)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
EUGÊNIO - HISTÓRIA
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/03/2021 às 13h - 14h)
Conteúdo: Os primeiros povoadores da Terra – Neolítico e Idade dos Metais
Veja as explicações acessando os links:
https://www.youtube.com/watch?v=JbvQrNpGQhE
https://www.youtube.com/watch?v=U2ZLTazUy2M&t=3s
1) A passagem do período Paleolítico para o Neolítico foi marcada pela seguinte mudança básica:
a) o aparecimento da linguagem falada.
b) a domesticação de animais de plantas.
c) o uso de pinturas rupestres.
d) a prática de sepultamentos.
2) Observe bem a imagem e em seguida responda o questionário:
a) Quais atividades são feitas em cada cena?
b) Com base na imagem, em que período da Pré-história essas pessoas viviam? Justifique.
3) No final do Neolítico os seres humanos descobriram como derreter metais para fazer instrumentos. Quais os metais que começaram a ser usados? E quais os primeiros instrumentos que começaram a ser feitos?
4) Escreva as frase, completando-a com palavras-chaves apropriadas que façam sentido:
“Da necessidade de resolver os conflitos e trazer harmonia ao grupo, as aldeias escolheram um indivíduo capaz seria o ___________ que tinha __________ que lutavam ao lado dele. Em troca dessa proteção, ele exigia __________ em forma de serviços ou parte do que possuíam. As aldeias começaram a ser cercadas com______________”.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/03/2021 às 09h - 10h)
Conteúdo: Idade Média: mudanças na Europa Feudal
Veja as explicações acessando os links:
https://www.youtube.com/watch?v=xvTO1DTQi8c&t=126s
1) Cada número corresponde a uma letra. Com base nisto, descubra as principais invenções da Idade Média que permanecem em uso nos dias atuais:
a) 21-14-9-22-5-18-19-9-4-1-4-5
b) 15-3-21-12-15-19
c) 7-1-18-6-15
d) 8-15-19-16-9-20-1-12
e) 2-1-14-3-15
f) 12-9-22-18-15
g) 3-1-14-8-1-15
h) 18-5-12-15-7-9-15 * 13-5-3-1-14-9-3-15
2) Como está dividida a Idade Média? Qual o acontecimento que marca o seu início e o seu fim?
3) ) Foi um sistema político, social e econômico que se instalou na Europa durante a Idade Média, caracterizado pela descentralização do poder e pela economia ligada à agricultura e pelo trabalho dos servos.
a) capitalismo
b) comunismo
c) feudalismo
d) escravismo.
4) Quase no final da Idade Média algumas coisas ressurgiram na Europa: a maior parte das pessoas voltaram a viver nas cidades e passaram a praticar o comércio com o uso de moedas. Com essas mudanças, vieram outras. Portanto, explique as seguintes inovações:
-Burguesia:
-Feiras:
-Banco:
-Corporações de ofício:
-Cartas de franquia:
5.Leia as informações abaixo:
I. As cruzadas foram expedições militares organizadas pela igreja com a missão de reconquistar Jerusalém, cidade da Palestina onde Jesus foi crucificado e morto.
II. As cruzadas foram expedições militares organizadas pela igreja com a missão de reconquistar Palestina, cidade de Jerusalém onde Jesus foi crucificado e morto.
III. Na idade Média, era comum os fiéis fazerem peregrinações - longas viagens a pé ou a cavalo a lugares considerados santos, como algumas regiões da Palestina.
IV.Com as peregrinações as pessoas acreditavam que Deus as redimissem de seus pecados e, assim, assegurariam sua vida futura no céu.
Assinale apenas uma alternativa:
Está correta:
a) ( ) I,III,IV
b) ( ) I,II,III,IV
c) ( ) I,II,III
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/03/2021 às 14h - 15h)
Conteúdo: Idade Média: Revolução Industrial
Veja as explicações acessando os links:
https://www.youtube.com/watch?v=_GDZIAM9Ygw
1) Complete com o nome da forma de produção correta:
A) o dono da matéria-prima e das ferramentas fazia todo o processo produtivo na sua casa
|
A |
|
|
E |
|
|
N |
|
T |
O |
B) o dono das matérias-primas e das ferramentas distribuiu cada etapa produtiva a um trabalhador que trabalhava ainda de forma manual em oficinas.
|
M |
|
|
U |
F |
|
|
|
R |
A |
C) o dono das matérias-primas passou a utilizar máquinas automáticas que substituíam muitos trabalhadores. Os poucos trabalhadores atuavam na manutenção em troca de salários.
|
M |
|
Q |
U |
|
|
O |
F |
|
T |
|
|
A |
2) Preencha a tabela abaixo com as informações necessárias (utilize a matéria do seu caderno ou pesquise na internet).
3) Quais os dois tipos de transportes que foram fundamentais para a Revolução Industrial?
a) Transporte marítimo (através dos navios a vapor) e transporte ferroviário (locomotivas a vapor).
b) Transporte aéreo (aviões e helicópteros) e transporte ferroviário (locomotivas a vapor).
c) Transporte marítimo (através dos navios a vapor) e transporte veicular (automóveis e caminhões).
d) Transporte aéreo (aviões e helicópteros) e transporte animal (bois, cavalos, etc).
4) Sobre a condição de vida dos operários (trabalhadores das fábricas) na época da Revolução Industrial é correto afirmar que:
a) Tinham apenas férias remuneradas como direito trabalhista, podiam se organizar livremente em sindicatos, recebiam salários justos que lhes permitiam viver de forma digna.
b) Eles não tinham direitos trabalhistas, trabalhavam muito e ganhavam pouco, o ambiente de trabalho apresentava péssimas condições.
c) Trabalhavam apenas 5 dias por semana, recebiam vários benefícios trabalhistas, tinham um ambiente de trabalho em boas condições.
d) Recebiam salários baixos, enfrentavam duras jornadas de trabalho, não apresentavam problemas de saúde relacionados ao trabalho.
5) A Segunda Revolução Industrial foi simbolizada pelo:
a) Ferro, carvão e energia a vapor.
b) Ferro, carvão e eletricidade.
c) Aço e novas fontes de energia (carvão e energia a vapor).
d) Aço e novas fontes de energia (eletricidade e petróleo).
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/03/2021 às 10h - 11h)
Conteúdo: 1ª República: dominação e resistência
Veja as explicações acessando os links:
https://www.youtube.com/watch?v=_UDYnnQSDzk
https://www.youtube.com/watch?v=6i6v9f_aWjg
https://www.youtube.com/watch?v=1_QjSLI3em8
1) A acelerada modernização provocada pelas novas tecnologias na virada do século XIX para o século XX, ficou conhecida como:
a) “Anos Loucos”
b) “Anos Dourado”
c) “Monde Moderne”
d) “Belle Époque”.
2) Marque a cidade europeia que na virada do século XIX passou a ser vista pelas autoridades brasileiras como modelo de modernidade e progresso, portanto, digna de ser “copiada”:
a) Paris.
b) Berlim.
c) Roma.
d) Londres.
3) Por que cidade do Rio Janeiro, enquanto capital do Brasil, era internacionalmente conhecida como o “túmulo dos estrangeiros” ?
a) por causa dos altos indícios de latrocínios, sendo os turistas desavisados, as principais vítimas.
b) por causa do elevado número de sequestros de estrangeiros que terminavam em mortes violentas.
c) porque não havia hospitais e nem medicamentos para tratar estrangeiros, vítimas de doenças tropicais.
d) porque muitos estrangeiros morriam vítimas de epidemias de febre amarela, varíola, sarampo ou peste bubônica.
4) O que foi a operação “bota abaixo!”, na cidade do Rio de Janeiro, em 1903? Em que essa operação resultou?
5) Em relação a Revolta da Vacina, em 1904, qual foi a reação dos cariocas em meio a obrigatoriedade imposta pelo médico sanitarista Dr. Oswaldo Cruz?
a) Aceitaram muito bem a ideia do Dr. Oswaldo Cruz.
b) Agradeceram ao Doutor, pois reconheceram a importância de sua imposição.
c) Os cariocas reagiram com muita violência. Prédios e lojas foram atacados e depredados, trilhos foram retirados e bondes foram virados.
d) Atacaram o médico e apedrejaram a casa dele.
6) A situação do operário brasileiro no começo do século XX era muito difícil: baixos salários, longas jornadas e condições insalubres de trabalho, entre outros problemas. Uma das respostas a isso foram as manifestações operárias.
a) De que forma os operários manifestavam sua insatisfação e lutavam por seus direitos?
b) Qual era a reação do Estado com relação a essas reivindicações?
7) “Diversos intelectuais de São Paulo e do Rio de Janeiro, devido à iniciativa do escritor Graça Aranha, resolveram organizar uma Semana de Arte Moderna, dando ao nosso público a perfeita demonstração do que há em nosso meio em escultura, pintura, arquitetura, música e literatura do ponto de vista rigorosamente atual.”
Jornal Paulistano, 22 de janeiro de 1922.
Assinale a alternativa que aponta o principal objetivo da Semana da Arte Moderna.
a) Divulgar a arte de São Paulo e Rio no Brasil e no mundo.
b) Romper com a influência modernista na arte brasileira.
c) Mostrar a influência da arte europeia no Brasil.
d) Valorizar a arte, a cultura e o homem brasileiro.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------










Nenhum comentário:
Postar um comentário