AULAS DE SEGUNDA-FEIRA
ANDRÉA - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/04/2021 às 09h - 11h)
ASSUNTO: ATIVIDADE ONLINE SOBRE FIGURAS DE
LINGUAGEM
Clique nos links abaixo
para responder às atividades. Não esqueça de se identificar com seu nome e
série.
Seguem
links:
Atividade
1:
https://wordwall.net/play/13799/618/883
Atividade
2:
https://docs.google.com/forms/d/1zxK1fpAkuzWvH_OCcsrh8IMV7VkqCQ02QNHNGgi1NN4/edit
BOM DESEMPENHO!!!
Não desista, o que realmente vale a pena
demora sempre tempo a conquistar.
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B, C e D.
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/04/2021 às 13h - 15h)
ASSUNTO: ATIVIDADE ONLINE SOBRE
CONCORDÂNCIA NOMINAL
Clique no link
abaixo para responder à atividade. Não esqueça de se identificar: nome e série.
Ao final, confira
sua nota.
Segue
link:
https://docs.google.com/forms/d/1tmp2SqeoP-a2zvjQRhyXtv9FQnEJEuj3c_n9U2IREZM/edit
BOM DESEMPENHO!!!
Não
desista, o que realmente vale a pena demora sempre tempo a conquistar.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
GISLENE - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/04/2021 às 9h - 11h)
Atividade - Aplicando conhecimentos
Obs.:
Assista ao vídeo da aula clicando no link abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=2EiKFfVWOjs
Poema:
Família
01-Em qual
verso a palavra destacada dá nome a um ser?
A) “A cozinheira preta, a copeira
mulata”
B) “Três meninos e duas meninas”
C) “e a mulher que trata de tudo”
D) “O agiota, o leiteiro, o turco
02- Retire da 1ª estrofe três substantivos que
estão acompanhados de adjetivos.
03- Leia o
verso: “A goiabada na sobremesa de domingo.” O substantivo destacado no
verso acima, classifica-se como:
a- ( ) próprio b- ( ) abstrato c- ( ) primitivo d- ( ) derivado
04 - Assinale a oração em que o termo cego(s) é um adjetivo:
a) Os cegos, habitantes de um mundo esquemático, sabem onde ir…
b) O cego de Ipanema representava naquele momento todas as alegorias da noite escura da alma…
c) Todos os cálculos do cego se desfaziam na turbulência do álcool.
d) Naquele instante era só um pobre cego.
e) … da Terra que é um globo cego girando no caos.
05 - Marque a alternativa que apresenta corretamente a
classificação dos substantivo apresentado
( ) CARRO: comum, concreto, derivado, simples
( ) LÂMPADA: comum, concreto, primitivo, simples,
coletivo.
( ) MÃE: próprio, concreto, primitivo, simples.
( ) PRIMA: comum, concreto, primitivo, simples.
06. - Passe
as frases abaixo para o plural:
a. O príncipe conversava alegremente com a
jovem.
b. A vereadora entregou a cesta básica para o
aluno.
c. A aluna cuidava de seu belo trabalho.
d. O leão feroz atacou um cidadão.
07- Agora,
reescreva as frases do exercício nº 06, mudando o gênero dos substantivos.
08- Leia a tirinha abaixo, onde Mafalda encontra-se irritada com o consumismo e a desigualdade social:
As palavras entre aspas no primeiro balão representam:
a) substantivos;
b) adjetivo
c) verbos;
d) artigos
“O tempo voa cabe a você ser o piloto”.
(Autor desconhecido)
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/04/2021 às 13h - 15h)
Obs: Assista ao vídeo da aula clicando no link abaixo
https://www.youtube.com/watch?v=TYbbXZbCCqg
Observe:
“DE VACINAÇÃO POSTOS FEBRE COVID PLANTÃO FAZEM DE SAÚDE CONTRA.”
Difícil compreender, não é?
01-Por que está manchete não será compreendida pelos leitores?
02-O que deve ser feito para resolver o problema?
03- Reorganize a manchete, de forma que ela faça sentido e seja compreendida pelos leitores.
Leia o trecho abaixo para responder às questões.
Encrenca à vista
“Nem bem entrei no pátio da escola e alguém me deu um empurrão. Era Clóvis. - Como é nervosinho? Vai encarar? Olhei praquele estúpido, morrendo de ódio. Ele me deu outro safanão e me disse: - Isso é pra você deixar de ser besta. Quem manda aqui no pedaço sou eu. O que podia fazer? Calma, Toninho, disse pra mim mesmo.” Álvaro Cardoso Gomes. Para tão longo amor. São Paulo: Moderna, 1
4. Na frase: “Olhei praquele estúpido, morrendo de ódio. Ele me deu outro safanão e me disse(...)”. Temos verbos das respectivas conjugações:
a) ( ) primeira - segunda – primeira – terceira
b) ( ) primeira – segunda – terceira – segunda
c) ( ) primeira – segunda – segunda – primeira
5. Relacione os itens de abaixo:
( a ) morremos ( b ) podia ( c ) entrei ( d ) mandava
( ) verbo na 1ª pessoa do singular
( ) verbo na 1ª pessoa do plural
( ) verbo na 3ª pessoa do singular
( ) verbo na 2ª pessoa do singular
06 – Numere as frases de acordo com o tempo do verbo:
1 – Presente. 2 – Pretérito. 3 – Futuro.
( ) Ontem, a professora ensinou um conteúdo novo.
( ) Sairei mais cedo da aula remota.
( ) os alunos recitam poesias.
( ) Nós já terminamos a atividade.
07– Complete as frases com o verbo jogar no pretérito.
a) Marcelo ________bola com os amigos.
b) A seleção brasileira ________bem na última copa do mundo.
c) Nós ________no time da escola.
d) Eles ________bola ontem à noite.
e) Eu ________o lixo no cesto.
08-. Observe a tira abaixo, de Laerte. Em seguida escreva um pequeno texto, empregando verbos de ação para contar o que as personagens estão fazendo.
Obs. :Valendo 2 pontos
“O tempo voa cabe a você ser o piloto”.
(Autor desconhecido)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
RONMICY - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/04/2021 às 13h - 14h)
TEMA: História da ginástica no mundo
Objetivo: instruir os alunos sobre a história da ginástica no mundo e seus aspectos competitivos e não competitivos.
Assista ao vídeo sobre o tema clicando no link abaixo:
Questionário
1. O que você entende por ginástica?
2. Quais as ramificações da ginástica?
3. Qual ginástica é praticada em circo?
Boa sorte...Obrigado
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE TERÇA-FEIRA
FRÓES - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/04/2021 às 10h - 11h)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
IDELFONSO - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/04/2021 às 13h - 14h)
Assista aos vídeos explicativos clicando no links a seguir:
Vídeo 1 - https://youtu.be/LKJM3DCmraM
Vídeo 2 - https://youtu.be/rOL4eNnP7Ew
Atividade de ciências 6ano.
Tipos de poluição é os 5Rs.
1) Quais são as causas da poluição do ar?
2) Fale como ocorre a poluição do solo?E onde ela ocorre?
3) Por que a poluição da água é considerada um dos tipos mais graves de poluição?
4) Quais os significados dos 5Rs?
a) Reduzir?
b) Reutilizar?
c) Reciclar?
d) Recusar?
e) Repensar?
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/04/2021 às 10h - 11h)
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/mQGqgPg9PZs
Atividade de ciências 7ano.
Consequências no desequilíbrio de nutrientes.
1) Diga o que é desnutrição?
2) Quais os problemas causados pela desnutrição?
3) O que é obesidade?
4) Quais os fatores que contribuem para a obesidade?
5) Quais as características que determinam a quantidade de nutrientes e calorias que uma pessoa deve ingerir diariamente?
6) Quais as formas de evitar a desnutrição e a obesidade?
Obs: Pesquise e calcule o seu IMC(índice de massa corpórea)
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/04/2021 às 09h - 10h)
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/0rFJ9R2rw6k
Atividade de ciências 9ano.
Tema 1: Ondas.
1) O que são ondas?
2) O que são ondas mecânicas? Dê exemplos.
3) O que são ondas eletromagnéticas? Dê exemplos.
4) Sobre as propriedades das ondas, dê o conceito de cada termo:
a) Amplitude.
b) Comprimento.
c) Velocidade.
d) Frequência.
e) Período.
5) Quais as formas que as ondas se propagam?
Responda a seguir uma questão extra:
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
MARÍCIA - INGLÊS
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/04/2021 de 09h - 10h)
ASSUNTO: PARTS OF THE HUMAN BODY
METODOLOGIA: VIDEO AULA: https://youtu.be/f67LUwzgX_k
ESCUTE A MÚSICA E APRENDA: https://youtu.be/ZanHgPprl-0
ATIVIDADE:
1. Desenhe o “HUMAN BODY “( Corpo Humano ) , no seu
caderno e escreva os nomes das partes:
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/04/2021 de 14h - 15h)
Hello!!!
Hoje você vai testar seus
conhecimentos. É dia de QUIZ AVALIATIVO!!!
Nós já estudamos sobre os
“Demonstratives Pronouns” e o verbo “There is / There are”. Portanto, nossa
atividade avaliativa, será sobre esses dois assuntos gramaticais. Estude antes
de realizá-la, ok?
Ao final do quiz, as respostas
irão direto para meu e-mail e eu, sua professora de Inglês, terá acesso ao dia,
hora do acesso, assim como , da sua nota. Então, capriche!
QUIZ: https://forms.gle/jExeNkU8YMj1cQix6
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/04/2021 de 13h - 14h)
ASSUNTO: Continuação: The Comparative of EQUALITY ( Comparativo de Igualdade)
METODOLOGIA: Assistir a videoaula: https://youtu.be/h_hDK7Uuzh8
Miguel is as funny as Raul. (Miguel é tão engraçado quanto Raul.)
Carla is as interesting as Ana .
(Carla é tão interessante quanto Ana.)
The dog is as big as the lion. (O cachorro é tão grande quanto o
leão.)
Nas
frases anteriores pudemos observar o grau comparativo de igualdade, que se dá
quando colocamos dois seres no mesmo nível, igualando-os. Esta comparação pode
ser utilizada para estabelecer uma relação entre dois seres ou situações. Para
formar frases assim, é bastante simples! Vamos observar a seguir:
·
AS (TÃO) + ADJETIVO ou ADVÉRBIO + AS (QUANTO): nas frases afirmativas
Apple is as healthy as orange. (A maçã é tão saudável quanto a
laranja.)
My brother is as
strong as you. (Meu irmão é tão forte quanto você.)
My mother is as
young as my teacher. (Minha mãe é tão nova quanto a
minha professora.)
·
NOT AS/SO (NÃO TÃO) + ADJETIVO ou ADVÉRBIO + AS (QUANTO): nas frases negativas
Larissa is not so intelligent as her sister. (Larissa não é tão inteligente
quanto sua irmã.)
My brother is not so strong as me. (Meu irmão não é tão forte quanto eu.)
We are not as funny as her friends. (Nós não somos tão engraçados
quanto os amigos dela.)
ATIVIDADE
1. Complete as
orações abaixo com o grau comparativo de igualdade dos adjetivos/advérbios
entre parênteses.
a) My sister
is ________________ (beutiful) me.
b) You are
_________________ (funny) Will Smith on
The Fresh Prince of Bel-air!
c) Ana’s
sister is ___________________ (not
smart) she is.
d) Vegetal
meat is _____________________ (delicious) animal meat.
e) Women drive
__________________ (well) men.
2. Complete os espaços com o adjetivo comparativo de
Igualdade:
a. My city is (old)
yours.
b. Jane is (tall)
Melissa.
c. Dogs are usually (heavy)
cats.
d. Watching a film in DVD is
(cheap) going to the
theatre.
e. The book I'm reading is much
(interesting) all the
books I've read in the past.
f. Italian is an (easy) language
to learn than German.
3. Leia e traduza o diálogo.
4. Complete a frase, usando o comparativo de igualdade, nas formas afirmativa e negativa.
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/04/2021 de 10h - 11h)
ASSUNTO: BEING TEEN ( SER ADOLESCENTE)
HOJE VAMOS FALAR SOBRE ADOLESCÊNCIAS !!!
Metodologia: leitura do livro didático
Leia o trecho do livreto educativo: “ BUSY BODIES” e interprete -o, pois conversaremos sobre ele no nosso encontro do GOOGLE MEET.
ATIVIDADE
OBSERVE AS IMAGENS DA
PÁGINA 36 E RESPONDA AS QUESTÕES A, B, C, D,E
2. Leia e traduza o texto:
Ø Os
alunos que tem nome com letra inicial A até
G --à Deverá traduzir as 9
primeiras linhas.
Ø Os alunos que tem nomes iniciados com as
letras H até o N -à Traduzir da linha 10 até a
22.
Ø Os alunos de nomes iniciados com as letras O
até S -à
Traduzir da linha 23 até a 33.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUARTA-FEIRA
NÃO HAVERÁ AULA NO DIA 21/04 EM RESPEITO AO FERIADO DE TIRADENTES
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUINTA-FEIRA
AMORIM - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/04/2021 às 9h - 11h)
Assunto: SOMA E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS
Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo
Vídeo - https://youtu.be/UFt8nYqmwbg
Questionário:
1) Renault LEVOU A UMA FEIRA 379 MAÇÃS E VOLTOU COM 80. QUANTAS MAÇÃS Renault VENDEU?
2) O SALDO DE Eduardo ERA DE R$ 56,00. SUA MÃE DEPOSITOU EM SUA CONTA R$ 334,00. QUAL A QUANTIA QUE REPRESENTA SEU SALDO ATUAL?
3) Penélope FOI COMPRAR UM VESTIDO DE R$ 75, 00 E UMA SANDÁLIA DE R$ 85, 00. SE ELA LEVOU R$ 295, 00. ENTÃO QUANTO DOBROU DE TROCO?
4) ARME E EFETUE:
A) 1000 - 132
B) 3000 - 297
C) 779 + 298 - 642
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/04/2021 às 13h - 15h)
ASSUNTO: MMC DE DOIS NÚMEROS
Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo
Vídeo - https://youtu.be/OeT4sRQPJFc
Questionário:
1) Jó PÁRA DE 3M EM 3M E Paulo DE 5M EM 5M. QUANDO CONSEGUIRÃO PASSAR PELA MESMA MARCAÇÃO, APÓS SAÍREM DE UM MESMO PONTO?
2) Jonn SALTA DE 6M EM 6M E Ronald DE 8M EM 8M. QUANDO SERÁ O PRIMEIRO ENCONTRO?
3) QUAL É O MENOR MÚLTIPLO COMUM DE 70 E 10?
4) CALCULE O MMC DE:
A) 100 E 20
B) MMC (30; 40)
C) MMC (40; 60)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
TADEU - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/04/2021 às 09h - 11h)
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/04/2021 às 13h - 15h)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
EUGÊNIO - HISTÓRIA
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/04/2021 às 13h - 14h)
Conteúdo:
Primeiros habitantes da América
Veja
as explicações acessando os links:
https://www.youtube.com/watch?v=n_pzQCRfKSo
https://www.youtube.com/watch?v=V2LojygmlRI
https://www.youtube.com/watch?v=KICoI6YDGRI
1) Você saberia dizer os nomes
desses animais? Há quanto tempo eles existiram? Por que estão extintos?
2) Onde hoje é o território brasileiro viveram povos primitivos há milhares de anos, bem antes da chegada dos povos indígenas . Sabendo disso, associe cada descrição ao povo:
(I) viviam em cavernas, próximas aos rios, na
região onde hoje é Minas Gerais, entre 4 a 8 mil anos a.C. Eram de baixa
estatura, se alimentavam de frutos, peixes, caramujos e pequenos animais
terrestres.
(II) viviam nas florestas do Sul e do Sudeste do
Brasil, há 6 mil a.C. Caçavam animais de porte médio com o uso do arco, da
flecha e da boleadeiras – arma de três pedras interligadas por tiras de couro
que servia para laçar.
(III) viviam na costa litorânea entre os atuais
territórios do Espírito Santo e do Rio Grande do Sul, há 6 mil a.C.
Alimentavam-se principalmente de peixes
e de moluscos. Ficaram conhecidos como “concheiros” pois enterravam seus mortos
sob montes de conchas.
(IV) chegaram há cerca de 7 mil a.C ao litoral
brasileiro. Eram seminômades, faziam suas moradias, caçavam e pescavam com o
uso do arco e flecha. Eram agricultores e fabricavam utensílios de barro e de
palhas trançadas.
( ) Tupis.
( ) Povos
dos Sambaquis.
( ) Povo de
Umbu.
( ) Povo de
Lagoa Santa.
3) Qual a importância da domesticação da mandioca
para os povos primitivos do Brasil?
4) O que são pinturas rupestres? O que eles podem
revelar?
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/04/2021 às 09h - 10h)
Conteúdo:
Idade Média: mudanças na Europa Feudal
Veja
as explicações acessando os links:
https://www.youtube.com/watch?v=DhfXT8OvlpY
https://www.youtube.com/watch?v=jUKWg-UHV3M
1) Apenas leia com atenção:
Foi a mais mortal das epidemias. Entre 1347 e 1351,
a peste [...]dizimou metade da população europeia.
Embora haja desacordo, as estimativas são de 75 a
200 milhões de mortes. Estudiosos mais conservadores estimam que a população
mundial de 450 milhões teria caído para 350 a 370 milhões.
A bactéria causadora da epidemia teve origem na
China ou na Ásia Central, de onde viajou pela rota da seda, nos intestinos das
pulgas que infestavam os ratos. Chegando ao Mediterrâneo, os ratos se
encarregaram de levá-las para os navios, que disseminaram a doença pelos portos
em que atracavam.
Relatos históricos dão conta do sofrimento humano.
O poeta Boccaccio, que viveu em Florença nessa época, fez a seguinte descrição:
“Em homens e mulheres, ela se manifesta pela
emergência de certos tumores nas virilhas e axilas, alguns dos quais chegam ao
tamanho de uma maçã; outros, ao de um ovo… Dessas duas regiões do corpo esses
tumores mortais logo começam a propagar-se e a espalhar-se em todas as
direções; depois disso, a apresentação se modifica, em muitos casos manchas
negras ou lívidas [arrocheadas] aparecem nos braços, nas coxas e outras partes,
de início poucas e grandes, mais tarde pequenas e numerosas. Assim como os
tumores, as manchas negras são sinais infalíveis de que a morte se aproxima
daqueles nos quais se manifestam”.
Faltou dizer que a febre atingia 41 graus, os
vômitos eram sanguinolentos, e que alguns desenvolviam complicações pulmonares,
enquanto outros se curavam espontaneamente. Cerca de 80% iam a óbito em uma
semana, proporção que aumentava para 90% quando havia comprometimento pulmonar
e beirava 100% nos casos de septicemia[infecção sanguínea].
As explicações para as epidemias de peste [...]
eram imaginativas: conjunção de três planetas que espalharia pestilência no ar,
terremotos, mendigos, peregrinos, estrangeiros, envenenamento dos poços de água
pelos judeus (sempre eles), suposições que justificavam massacres sangrentos.
Fonte:
https://drauziovarella.uol.com.br/drauzio/a-peste-negra-artigo/
a) De acordo com a leitura qual o continente que
mais teve vítimas da peste negra? Aproximadamente quantos lá morreram?
b) Qual a provável origem da peste negra e como ela
se espalhou pelo mundo?
c) Quais as teorias conspiratórias, na época, que
procuravam explicar a origem da peste? O que de fato era o causador dessa
doença?
d) Destaque do texto como a peste negra se manifestava.
2) Veja o que for verdadeiro (V) ou falso em
relação à Guerra dos Cem Anos. Quando for falso corrija:
( ) foi um
conflito armado entre a Inglaterra e a França que durou 100 anos.
( ) teve
como causas: a ambição inglesa pela rica região de Flandres e o trono francês.
( )
destacou-se a jovem Joana D´arc, que levou o exército francês à vitorias
significantes.
( )
utilizou-se pela primeira vez armas de fogo, especialmente o canhão, que
provocou muitas mortes.
( ) a
burguesia de ambos os países perdeu força política de deixaram de ocupar cargos
administrativos.
3) Cite as principais consequências da Guerra dos
Cem Anos.
4) Complete os espaços:
*No século XIV ocorreram rebeliões promovidas por
camponeses na ____ e na _____, que exigiam de seus o fim da ______ e a
diminuição dos ______ pagos por eles.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/04/2021 às 14h - 15h)
Conteúdo:
Idade Média: Revolução Francesa
Veja
as explicações acessando os links:
https://www.youtube.com/watch?v=yGqNKwabSd0
1) Observe atentamente a gravura abaixo e assinale
a alternativa correta:
a) O desenho desaprova o modo de vestir dos servos
que era ridicularizado pelo clero e a nobreza.
b) A imagem retrata a sociedade francesa do Antigo
Regime - clero, nobreza e servos - quando somente estes últimos pagavam
impostos.
c) Percebe-se a crítica à injustiça social que
vigorava na sociedade francesa, pois o somente os nobres eram taxados.
d) Trata-se de um símbolo da diversidade social que
havia na França.
2) Responda:
a) Quem na sociedade francesa, durante o Antigo
Regime, possuía poder e privilégio?
b) Quem trabalhava para gerar riqueza e pagar
impostos?
c) Quais classes sociais formavam o Terceiro
Estado?
3) VERDADE ou FALSO?
___na virada do século XVIII a população francesa
enfrentou a fome e o aumento dos preços dos alimentos por causa das inundações
ou secas.
_ a burguesia estava insatisfeita com a monarquia
porque esta cobrava altos impostos tornando os produtos caros, gerando falência
de empresas e desemprego.
_ a realeza e o clero francês cobravam impostos
para poder suprir os necessitados e famintos.
_ os deputados do Terceiro Estado, se separaram dos
demais, quando o voto por cabeça não foi aceito.
4) A Revolução Francesa teve início em 1789, com a
destruição da Bastilha. A Bastilha era:
a) a moradia oficia do rei da França.
b) um ponto de encontro dos clérigos franceses.
c) um monumento que louvava o rei da França.
d) uma prisão símbolo do absolutismo francesa onde eram encarcerado os críticos do rei.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/04/2021 às 10h - 11h)
Conteúdo:
A Era Vargas
Veja
as explicações acessando os links:
https://www.youtube.com/watch?v=-toQihTXfXo
https://www.youtube.com/watch?v=DL9llZP4a6k
1) A Era Vargas foi precedida por uma série de
revoltas promovidas por jovens militares, na década de 1920, descontentes com
uso da corrupção e a violência por parte das oligarquias. Esse movimento ficou
conhecido como:
a) militarismo.
b) tenentismo.
c) patriotismo.
d) castrismo.
2) Por que os militares do Exército entraram em
atrito como Presidente da República Arthur Bernardes? Quais os desdobramentos
desse atrito?
3) Quais foram as exigências dos militares durante
a sua segunda rebelião, em 5 de julho de 1922.
4) O líder dos militares, na sua segunda revolta
foi:
a) General Isidoro Dias Lopes.
b) Tenente Siqueira Campos.
c) Tenente Eduardo Gomes.
d) Capitão Luís Carlos Prestes.
5) O objetivo da Coluna Prestes era:
a) implantar um regime comunista no Brasil.
b) implantar um regime militar no Brasil.
c) buscar apoio popular para derrubar as
oligarquias dominantes.
d) combater cangaceiros e outros agentes fora da
lei no interior do Brasil
6) O que o Presidente Washington Luiz fez que
acabou rompendo com a “política do café-com-leite”? Quais os desdobramentos
disso?
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE SEXTA-FEIRA
GEORGE - GEOGRAFIA
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/04/2021 às 09h - 10h)
1. Estudar as seis primeiras atividades para a realização de uma avaliação online através do Classroom. Aplicação será dia 23.04.2021
OBSERVAÇÃO: Os materiais e atividades a seguir fazem parte do conteúdo para as próximas semanas e para o preparatório para a Olimpíada de Astronomia
2. Realize o que se pede a seguir
A.
B.
3. Leia a seguir e destaque três dos assuntos que mais lhe chamaram atenção e construa um texto com no mínimo 5 e no máximo 15 linhas
4. Sistema Solar é o termo que designa o conjunto de astros do Universo, como estrelas, cometas, meteoros e planetas. Na atualidade quais são os oito planetas que compõem o Sistema Solar?
A) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Plutão.
B) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Ceres e Netuno.
C) Mercúrio, Terra, Lua, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
D) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Alfa e Netuno.
E) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
5. A classificação de um corpo celeste em um planeta requer um conjunto de características definidas pelas reuniões da Assembleia Geral da União Astronômica Internacional, que ocorre periodicamente. Qual alternativa indica uma característica necessária para a definição de um planeta do Sistema Solar?
A) Definição de uma órbita ao redor do Sol.
B) Existência de uma ou mais luas.
C) Iluminação interna e externa própria.
D) Composição terrestre de origem gasosa.
E) Inexistência de vida biológica.
6. Selene, a deusa da lua, era filha dos Titãs Hipérios e Tea e irmã da deusa Eos e do deus Hélios. É conhecida por seus vários casos de amor onde se destaca o romance com o simples e mortal pastor Endymion com quem teve 50 filhos.
Selene sabia que seu amado envelheceria e morreria deixando-a cruelmente triste. Para solucionar este problema pediu a Zeus que o tornasse imortal e Zeus o fez, mas sob a condição de dormir eternamente.
Selene não permanecia em Olimpo como os demais deuses e sim no céu onde fazia sua jornada, mas antes de começá-la se banhava no mar. É também deusa dos lunáticos e também dos que trabalham na noite (os bruxos).
Teve uma filha com Zeus, Pandeia, e quatro filhas com seu irmão Hélios, as Horas, que representam as quatro estações do ano.
a) Quem é Selene? Onde vive?
b) Quem são seus irmãos?
c) Qual a relação de Selene com a Astronomia e crenças como a Astrologia?
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/04/2021 às 10h - 11h)
1. Estudar as seis primeiras atividades para a realização de uma avaliação online através do Classroom. Aplicação será dia 23.04.2021
OBSERVAÇÃO: Os materiais e atividades a seguir fazem parte do conteúdo para as próximas semanas e para o preparatório para a Olimpíada de Astronomia
2. Realize o que se pede a seguir
A.
B.
3. Leia a seguir e destaque três dos assuntos que mais lhe chamaram atenção e construa um texto com no mínimo 5 e no máximo 15 linhas
4. Sistema Solar é o termo que designa o conjunto de astros do Universo, como estrelas, cometas, meteoros e planetas. Na atualidade quais são os oito planetas que compõem o Sistema Solar?
A) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Plutão.
B) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Ceres e Netuno.
C) Mercúrio, Terra, Lua, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
D) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Alfa e Netuno.
E) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
5. A classificação de um corpo celeste em um planeta requer um conjunto de características definidas pelas reuniões da Assembleia Geral da União Astronômica Internacional, que ocorre periodicamente. Qual alternativa indica uma característica necessária para a definição de um planeta do Sistema Solar?
A) Definição de uma órbita ao redor do Sol.
B) Existência de uma ou mais luas.
C) Iluminação interna e externa própria.
D) Composição terrestre de origem gasosa.
E) Inexistência de vida biológica.
6. Selene, a deusa da lua, era filha dos Titãs Hipérios e Tea e irmã da deusa Eos e do deus Hélios. É conhecida por seus vários casos de amor onde se destaca o romance com o simples e mortal pastor Endymion com quem teve 50 filhos.
Selene sabia que seu amado envelheceria e morreria deixando-a cruelmente triste. Para solucionar este problema pediu a Zeus que o tornasse imortal e Zeus o fez, mas sob a condição de dormir eternamente.
Selene não permanecia em Olimpo como os demais deuses e sim no céu onde fazia sua jornada, mas antes de começá-la se banhava no mar. É também deusa dos lunáticos e também dos que trabalham na noite (os bruxos).
Teve uma filha com Zeus, Pandeia, e quatro filhas com seu irmão Hélios, as Horas, que representam as quatro estações do ano.
a) Quem é Selene? Onde vive?
b) Quem são seus irmãos?
c) Qual a relação de Selene com a Astronomia e crenças como a Astrologia?
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/04/2021 às 13h - 14h)
1. Estudar as seis primeiras atividades para a realização de uma avaliação online através do Classroom. Aplicação será dia 23.04.2021
OBSERVAÇÃO: Os materiais e atividades a seguir fazem parte do conteúdo para as próximas semanas e para o preparatório para a Olimpíada de Astronomia
2. Realize o que se pede a seguir
A.
B.
3. Leia a seguir e destaque três dos assuntos que mais lhe chamaram atenção e construa um texto com no mínimo 5 e no máximo 15 linhas
4. Sistema Solar é o termo que designa o conjunto de astros do Universo, como estrelas, cometas, meteoros e planetas. Na atualidade quais são os oito planetas que compõem o Sistema Solar?
A) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Plutão.
B) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Ceres e Netuno.
C) Mercúrio, Terra, Lua, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
D) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Alfa e Netuno.
E) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
5. A classificação de um corpo celeste em um planeta requer um conjunto de características definidas pelas reuniões da Assembleia Geral da União Astronômica Internacional, que ocorre periodicamente. Qual alternativa indica uma característica necessária para a definição de um planeta do Sistema Solar?
A) Definição de uma órbita ao redor do Sol.
B) Existência de uma ou mais luas.
C) Iluminação interna e externa própria.
D) Composição terrestre de origem gasosa.
E) Inexistência de vida biológica.
6. Selene, a deusa da lua, era filha dos Titãs Hipérios e Tea e irmã da deusa Eos e do deus Hélios. É conhecida por seus vários casos de amor onde se destaca o romance com o simples e mortal pastor Endymion com quem teve 50 filhos.
Selene sabia que seu amado envelheceria e morreria deixando-a cruelmente triste. Para solucionar este problema pediu a Zeus que o tornasse imortal e Zeus o fez, mas sob a condição de dormir eternamente.
Selene não permanecia em Olimpo como os demais deuses e sim no céu onde fazia sua jornada, mas antes de começá-la se banhava no mar. É também deusa dos lunáticos e também dos que trabalham na noite (os bruxos).
Teve uma filha com Zeus, Pandeia, e quatro filhas com seu irmão Hélios, as Horas, que representam as quatro estações do ano.
a) Quem é Selene? Onde vive?
b) Quem são seus irmãos?
c) Qual a relação de Selene com a Astronomia e crenças como a Astrologia?
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/04/2021 às 14h - 15h)
1. Estudar as seis primeiras atividades para a realização de uma avaliação online através do Classroom. Aplicação será dia 23.04.2021
OBSERVAÇÃO: Os materiais e atividades a seguir fazem parte do conteúdo para as próximas semanas e para o preparatório para a Olimpíada de Astronomia
2. Realize o que se pede a seguir
A.
B.
3. Leia a seguir e destaque três dos assuntos que mais lhe chamaram atenção e construa um texto com no mínimo 5 e no máximo 15 linhas
4. Sistema Solar é o termo que designa o conjunto de astros do Universo, como estrelas, cometas, meteoros e planetas. Na atualidade quais são os oito planetas que compõem o Sistema Solar?
A) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Plutão.
B) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Ceres e Netuno.
C) Mercúrio, Terra, Lua, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
D) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Alfa e Netuno.
E) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
5. A classificação de um corpo celeste em um planeta requer um conjunto de características definidas pelas reuniões da Assembleia Geral da União Astronômica Internacional, que ocorre periodicamente. Qual alternativa indica uma característica necessária para a definição de um planeta do Sistema Solar?
A) Definição de uma órbita ao redor do Sol.
B) Existência de uma ou mais luas.
C) Iluminação interna e externa própria.
D) Composição terrestre de origem gasosa.
E) Inexistência de vida biológica.
6. Selene, a deusa da lua, era filha dos Titãs Hipérios e Tea e irmã da deusa Eos e do deus Hélios. É conhecida por seus vários casos de amor onde se destaca o romance com o simples e mortal pastor Endymion com quem teve 50 filhos.
Selene sabia que seu amado envelheceria e morreria deixando-a cruelmente triste. Para solucionar este problema pediu a Zeus que o tornasse imortal e Zeus o fez, mas sob a condição de dormir eternamente.
Selene não permanecia em Olimpo como os demais deuses e sim no céu onde fazia sua jornada, mas antes de começá-la se banhava no mar. É também deusa dos lunáticos e também dos que trabalham na noite (os bruxos).
Teve uma filha com Zeus, Pandeia, e quatro filhas com seu irmão Hélios, as Horas, que representam as quatro estações do ano.
a) Quem é Selene? Onde vive?
b) Quem são seus irmãos?
c) Qual a relação de Selene com a Astronomia e crenças como a Astrologia?
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
FELIPE - ENSINO RELIGIOSO
ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - TODAS AS TURMAS
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/04/2021 conforme os horários abaixo)
Atenção aos horários: 6º ano: de 14h - 15h
7º ano: de 13h - 14h
8º ano: de 10h - 11h
9º ano: de 09h - 10h
ATIVIDADE
1- Podemos dizer que há uma ideia em comum em todos os textos acima. Explique com suas
palavras .
2 - Assim como fizemos na aula passada , vamos escrever o nome das religiões representadas
pelos personagens desenhados acima.
3 - Vimos que as religiões nos ensinam valores como respeito e tolerância. Infelizmente nem
todos seguem esses valores. Faça um breve relato de um acontecimento desrespeitoso e
ofensivo que você presenciou. Pode ter sido na televisão. Nos diga o que você sentiu.
4 - Ao contrário da 3 questão, vamos citar um exemplo de respeito entre as pessoas.
5 - Pesquise ou explique com suas palavras o significado de injúria religiosa.
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/04/2021 conforme os horários abaixo)
Atenção aos horários: 6º ano: de 14h - 15h
7º ano: de 13h - 14h
8º ano: de 10h - 11h
9º ano: de 09h - 10h
ATIVIDADE
1- Podemos dizer que há uma ideia em comum em todos os textos acima. Explique com suas
palavras .
2 - Assim como fizemos na aula passada , vamos escrever o nome das religiões representadas
pelos personagens desenhados acima.
3 - Vimos que as religiões nos ensinam valores como respeito e tolerância. Infelizmente nem
todos seguem esses valores. Faça um breve relato de um acontecimento desrespeitoso e
ofensivo que você presenciou. Pode ter sido na televisão. Nos diga o que você sentiu.
4 - Ao contrário da 3 questão, vamos citar um exemplo de respeito entre as pessoas.
5 - Pesquise ou explique com suas palavras o significado de injúria religiosa.






Francisco Jefferson moreno Pinto7B
ResponderExcluirMaria Clara Sousa Ferreira 9D
ResponderExcluirYeah yeah
ExcluirSarah Sousa de Alcântaras 6B
ResponderExcluirFrancisco Gabriel de Sousa da Silva
ResponderExcluir6 ano B