AULAS DE SEGUNDA-FEIRA
ANDRÉA - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 31/05/2021 às 09h - 11h)
ASSUNTO:
LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL .
Atividade 1: clique no link para ter
acesso à atividade. Não esqueça de se identificar e ao final, verificar sua pontuação.
https://docs.google.com/forms/d/17qo0kj1-5Pk5ihSbfz5Mr8P2pkBTEnhaqF3aJ0dzuCs/edit
Atividade
2: Releia
o texto Fala sério, mãe ,página 32 a 34 e responda às questões de
1 a 5, páginas 36 e 37.
Obs: somente
respostas em seu caderno.
BOM
DESEMPENHO!!!
“Aprenda com o
ontem. Viva o hoje. Tenha esperança para o amanhã.”
Albert Einstein
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B, C e D.
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 31/05/2021 às 13h - 15h)
ASSUNTO: LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL.
ATIVIDADE
Leia
o texto publicitário e responda às questões de 1 a 8.
1- Na Bíblia, em um
contexto religioso que prega a inevitabilidade da morte, o que a frase “Do pó
vieste e ao pó voltarás” quer dizer?
2- No texto publicitário, o que a mesma frase quer dizer? Explique.
3- Como os dois gêneros textuais contribuem para a atribuição de
sentidos diferentes para a mesma frase?
4- Entenderíamos a propaganda se
ela viesse sem o texto não-verbal? Por quê?
5- A propaganda teria sido entendida
em sua completude se o leitor não conhecesse a passagem bíblica? Por quê?
6- No que o texto publicitário
pretende fazer o leitor acreditar?
7-O que todos os textos publicitários, de um modo geral, têm em comum?
Qual o objetivo deles?
8- Foi pensando em que tipo de interlocutor, de clientela, que essa
propaganda foi criada? Acha que ela, de certa forma, convence?
9- Hora da criatividade: você deve escolher uma empresa ou produto e
inventar um novo slogan para ela, podendo ser crítico ou cômico. Lembre-se:
slogan é uma frase curta, de fácil memorização que busca representar uma marca.
Exemplos:
- Bombril: Tem mil e uma utilidades.
- Globo: A gente se liga em você / Globo e você: Tudo a ver
- MasterCard: Existem coisas que o dinheiro não compra. Para todas as outras
existe MasterCard.
- Skol: A cerveja que desce redondo.
- Havaianas: Todo mundo usa.
- McDonald´s: Amo muito tudo isso.
- Red Bull: Te dá asas.
- C & A: Abuse use.
- Nescau: Energia que dá gosto.
- Oi: Simples
assim
- Pão de Açúcar: Lugar de gente feliz.
- Açúcar União: Fazendo sua vida mais doce.
- Baton: Compre Baton.
- Bis: Quem come um, pede bis.
- Brahma: Refresca até pensamento.
- Cheetos: É impossível comer um só.
- Rider: Dê férias para os seus pés.
- Doril: Tomou Doril, a dor sumiu.
Segue exemplo para realização da atividade.
BOM DESEMPENHO!!
Aprenda com o
ontem. Viva o hoje. Tenha esperança para o amanhã.
Albert Einstein
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
GISLENE - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO (A e B) e 7º ANO (A, B e C)
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 31/05/2021, de 09h - 11h)
Conteúdo: Concordância nominal.
Assista ao vídeo da
aula clicando no link abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=lc2Gw838IBo
ATIVIDADE
Leia tira a seguir, das personagens "As Cobras", de Fernando
1. No 2º quadrinho:
a) Com que substantivos os adjetivos "redondo" e "chato"
concordam?
b) Considerando-se o contexto, qual é o significado do adjetivo
"chato"?
2. O humor da tira está no 3º quadrinho, em razão do jogo que é feito
entre os significados de uma palavra do quadrinho anterior.
a) Em que palavra o humorista se apoiou para criar o humor?
b) Que significado essa palavra adquire no novo contexto?
3. Leia as frases abaixo e compare-as quanto à concordância nominal e
quanto ao sentido. Todas elas são próprias da variedade padrão da língua.
I. Tenho apenas um carro e uma casa velha.
II. Tenho apenas um carro e uma casa velhos.
III. Tenho apenas uma casa e um carro velho.
IV. Tenho apenas uma casa e um carro velhos.
Levando em conta que o adjetivo
"velho" se refere sempre aos substantivos "carro" e "casa", responda:
a) Dependendo do contexto, em quais das frases pode haver ambiguidade,
isto é, a impressão de a palavra "velho" poder se referir apenas a um
substantivo? _________________________
b) das duas frases em que o adjetivo concorda com os dois substantivos,
qual delas apresenta uma sequência sonora mais agradável aos nossos ouvidos?
___________________________
4. “Obrigado”, assim como
“anexo”, classifica-se como adjetivo, razão pela qual deve concordar com o nome
a que se refere. Assim sendo, qual alternativa abaixo empregou adequadamente?
a) - Obrigada – disse a garota ao
rapaz.
b) - Obrigado – disse a moça ao jovem.
c) - Obrigada - disse o paciente à médica.
d) - Obrigado - disse a cliente ao balconista
5.Assinale a alternativa que completa
corretamente os espaços:
A entrada para o cinema foi_______, mas
o filme e o desenho_________ compensaram, pois saímos todos______________.
a) caro – apresentado – alegre
b) cara – apresentado - alegre
c) caro – apresentados – alegres
d) cara – apresentados – alegres
e) cara – apresentados – alegre.
6. Complete os espaços com
a forma apropriada entre parênteses.
a) Água é __________________ para se manter um
corpo saudável. (Necessário/necessária)
b) A aluna se limitou a dizer muito
_______________. (Obrigado/obrigada)
c) Já são duas e ________. (Meio/meia)
d – Por hoje já basta, pois
estamos ---------------------cansadas. (Bastante/bastantes)
e – A garota parece
------------- confusa. (Meio/meia)
“Na adversidade, uns desistem, enquanto
outros batem recordes.”
Ayrton Senna
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO (A, B e C)
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 31/05/2021, de 13h - 15h)
Assista aos
vídeos da aula clicando no link abaixo
https://www.youtube.com/watch?v=Ssb7v6KIYt8&t=420s
Concordância
verbal e nominal (6º ano) - YouTube
CONCORDÂNCIA
VERBAL/NOMINAL – ATIVIDADE
A concordância pode
ser verbal e nominal. É verbal quando o verbo se
flexiona para concordar com o seu sujeito (primeiro exemplo). É nominal quando
o artigo, o adjetivo, o pronome ou o numeral se flexionam para concordar com o
substantivo a que se referem (segundo exemplo).
Leia o anúncio da DHL a seguir e responda às
questões que seguem:
1)
Relacione o enunciado principal à parte não verbal do anúncio.
a. A quem é atribuída cada uma das duas frases reproduzidas?
b. Observe a parte não verbal do anúncio e
deduza: O que é DHL? Justifique sua resposta com base nas imagens.
c. Reescreva o enunciado central, substituindo o
termo "Terra" por "planeta"
e fazendo as alterações necessárias. Qual (Quais) outro(s) termo(s) foi (foram)
modificado(s)?
2)
Leia a seguir os dois primeiros parágrafos do texto verbal do anúncio.
"Em 1961, o soviético Iuri Gagarin inaugurou a
profissão de astronauta com um voo em órbita da terra.
A DHL não chegou tão alto, mas se você somar as
distâncias que ela já percorreu levando encomendas urgentes a todas as partes
do mundo, é bem provável que tenha ido mais longe."
a.. Qual relação é estabelecida entre a viagem
de Gagarin e as da DHL?
b. Reescreva o 2° parágrafo, substituído
"distância" por "quilometragem",
"encomendas" por "cada
produto", "partes" por "contos" e fazendo as alterações necessárias.
3) Leia o trecho a seguir, também extraído do
anúncio.
"Antes que você fique ansioso, nosso
funcionário já apareceu e pegou a encomenda. Antes que você fique preocupado, a
encomenda já chegou.
E, acima de tudo, chegou como saiu:
inteira. A DHL não carimba 'frágil' em pacotes. Trata todos como se fossem."
a) quem é o "você" a quem o anúncio se
dirige?
b) a qual termo anterior do texto o adjetivo
inteira se refere? E o pronome todos?
4).
Complete as frases abaixo, fazendo a concordância
das palavras indicadas entre parênteses. .
a) O presidente, o governador e o prefeito
_____________________ um grupo a favor da paz mundial. (Formar)
b)
Ontem, em virtude da corrupção, o povo brasileiro ______________ às ruas e ____________.
(sair / protestar ).
c) Foi o vírus que ______________________ a
Pandemia. (Provocar)
5-Partindo do pressuposto de que algumas classes de palavras se
caracterizam como invariáveis, analise as orações abaixo, optando por
atribuir-lhes o termo correspondente.
a) Aquela escola é _____________distante de minha casa.
(meio/meia)
b) Na sala de leitura
há______________ livros de literatura. (bastante/bastantes)
c) A
aluna se limitou a dizer muito _______________. (obrigado/obrigada).
6) Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do
texto a seguir:
"Todas as amigas estavam _____ ansiosas _____ ler os
jornais, pois foram informadas de que as críticas foram _____ indulgentes _____
rapaz, o qual, embora tivesse mais aptidão _____ ciências exatas, demonstrava
uma certa propensão _____ arte."
a) meio
- para - bastante - para com o - para - para a
b) muito - em - bastante - com o - nas - em
c) bastante - por - meias - ao - a - à
d) meias - para - muito - pelo - em - por
e) bem - por - meio - para o - pelas – na
“Na adversidade, uns desistem, enquanto
outros batem recordes.”
Ayrton Senna
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
RONMICY - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 31/05/2021 às 13h - 14h)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE TERÇA-FEIRA
FRÓES - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 01/06/2021 às 10h - 11h)
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/debZ-ChunPE
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
IDELFONSO - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 01/06/2021 às 13h - 14h)
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/-7Shprhs3GU
Atividade de ciências - Sistema respiratório.
1) Quais os órgãos que formam o sistema respiratório?
2) Quais as funções do muco e dos pelos do nariz?
3) Qual a função da epiglote?
4) Faça a diferença entre:
a) Inspiração.
b) Expiração.
5) Qual a função do diafragma?
6) O que é a hematose?
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 01/06/2021 às 10h - 11h)
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/LQYnXNE0j50
Atividade de ciências - O reino animal (poríferos e cnidários)
1) Cite algumas características dos poríferos.
2) Por que eles são conhecidos por animais filtradores?
3) Qual a função dos coanócitos?
4) Por que esses animais são chamados poríferos?
5) Cite exemplos de cnidários.
6) Como os cnidários fazem a captura de suas presas?
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 01/06/2021 às 09h - 10h)
Assistam ao vídeo explicativo clicando no link a seguir:
Vídeo - https://youtu.be/6km7Xq0kiV4
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
MARÍCIA - INGLÊS
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 01/06/2021 de 09h - 10h)
CONTINUAÇÃO DE FOODS (DRINKS AND FAST FOODS)
Drinks
VIDEO AULA: https://youtu.be/Q9No6lZUCIw
ATIVIDADE
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 01/06/2021 de 14h - 15h)
CONTINUAÇÃO DE FOODS (DRINKS AND FAST FOODS)
Drinks
VIDEO AULA: https://youtu.be/Q9No6lZUCIw
ATIVIDADE
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 01/06/2021 de 13h - 14h)
Hello!!!
Hoje você vai testar seus
conhecimentos. É dia de QUIZ AVALIATIVO!!!
Nós já estudamos sobre
“SUPERLATIVE ADJETIVES”. Portanto, nossa atividade avaliativa, será sobre esse
assunto gramatical. Estude antes de realizá-la, ok?
Ao final do quiz, as respostas
irão direto para meu e-mail e eu, sua professora de Inglês, terá acesso ao dia,
hora do acesso, assim como , da sua nota. Então, capriche!
ATIVIDADE: https://forms.gle/zaFTwrgUQ8PBDCPKA
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 01/06/2021 de 10h - 11h)
Hello!!!
Hoje você vai testar seus
conhecimentos. É dia de QUIZ!!!
Nós já estudamos sobre
interpretação textual, algumas vezes. Portanto, nossa atividade avaliativa,
será sobre esse assunto . Estude antes de realizá-la, ok?
Lembre das regras de ‘’ skimming”
que nós já estudamos.
Ao final do quiz, as respostas
irão direto para meu e-mail e eu, sua professora de Inglês, terá acesso ao dia,
hora do acesso, assim como , da sua nota. Então, capriche!
Atividade: https://forms.gle/SGo5UhdnbthLGWqGA
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUARTA-FEIRA
RAFAEL - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 02/06/2021 às 10h - 11h)
Assunto: Jogos Olímpicos.
Conteúdo: Símbolos.
Objetivo: Identificar e compreender o real significado dos símbolos olímpico.
Conteúdo/teórico.
Texto: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/simbolos-olimpicos.htm
Vídeo: https://youtu.be/qzyVI-e00-Y
Atividade 1.
1 - Sobre o elemento símbolo tocha olímpica, responda:
a) Em que ano e local a tocha olímpica apareceu pela primeira vez no evento dos jogos olímpicos?
b) Em que momento inicia o acendimento da tocha olímpica?
c) Quando a pira olímpica é apagada?
Citação
“Se você treinar o suficiente, terá o suficiente para jamais perder.”
Herschel Walker
Sugestão: Atividade 2 (bônus)
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 02/06/2021 às 13h - 14h)
Assunto: Jogos Olímpicos.
Conteúdo: Símbolos.
Objetivo: Identificar e compreender o real significado dos símbolos olímpico.
Conteúdo/teórico.
Texto: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/simbolos-olimpicos.htm
Vídeo: https://youtu.be/qzyVI-e00-Y
Atividade 1.
1 - Sobre o elemento símbolo tocha olímpica, responda:
a) Em que ano e local a tocha olímpica apareceu pela primeira vez no evento dos jogos olímpicos?
b) Em que momento inicia o acendimento da tocha olímpica?
c) Quando a pira olímpica é apagada?
Citação
“Um campeão é definido pela adversidade que ele supera.”
Anderson Silva
Sugestão: Atividade 2 (bônus)
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 02/06/2021 às 09h - 10h)
Assunto: Jogos Olímpicos.
Conteúdo: Símbolos.
Objetivo: Identificar e compreender o real significado dos símbolos olímpico.
Conteúdo/teórico.
Texto: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/simbolos-olimpicos.htm
Vídeo: https://youtu.be/qzyVI-e00-Y
Atividade 1.
1 - Sobre o elemento símbolo tocha olímpica, responda:
a) Em que ano e local a tocha olímpica apareceu pela primeira vez no evento dos jogos olímpicos?
b) Em que momento inicia o acendimento da tocha olímpica?
c) Quando a pira olímpica é apagada?
Citação
“Quando as pessoas têm sucesso, culpe a persistência. Sorte nada tem a ver com sucesso.”
Diego Maradona
Sugestão: Atividade 2 (bônus)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
GISLENE - ARTES (6º e 7º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 6º e 7º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 02/06/2021 de 09h - 10h)
Poema Dadaísta
1 - Que tal produzir você também um poema Dadaísta? Siga a receita acima.
OBS: Não precisa ser jornal, você pode pegar uma revista com um pequeno texto e seguir a orientação acima. Corte cada palavra separadamente coloque em um saco ou copo, agite e tire uma de cada vez. Na medida que cada palavra for tirada cole-a em seu caderno ou escreva se não tiver cola.
OBS; Lembre-se da estrutura do poema (versos e estrofes).
Pesquise exemplos de poemas Dadaístas.
MARÍCIA- ARTES (8º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 8º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 02/06/2021 de 14h - 15h)
1) O que é o Pontilhismo?
2) Relate sobre a origem desse movimento.
3) Quais as características? Como é realizado esse " trabalho?" Que materiais são utilizados?
4) Das obras observadas, escolha duas e comente. O que achou mais interessante? Que impressões causaram em você?
5) Agora é a sua vez de produzir. Faça uma obra de Arte, utilizando o Pontilhismo.
ANDREA- ARTES (9º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 9º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 02/06/2021 de 13h - 14h)
Interpretando
1) Observe a cena retratada por Coubet. Aprecie as cores, as formas, o recorte da cena, as expressões das figuras femininas. Em seguida redija um texto sobre as percepções ao apreciar a obra realista do artista.
2) Aprecie novamente a obra de Courbet e selecione uma parte da pintura para criar um desenho de observação. Examine atentamente as formas e as cores.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUINTA-FEIRA
NÃO HAVERÁ AULA NA QUINTA-FEIRA DEVIDO FERIADO DE CORPUS CHRISTI
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE SEXTA-FEIRA
GEORGE - GEOGRAFIA
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA - TODAS AS TURMAS
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 04/06/2021)
Atenção aos horários: 6º ano: de 09h - 10h
7º ano: de 10h - 11h
8º ano: de 13h - 14h
9º ano: de 14h - 15h
OBSERVAÇÃO: Não esqueçam de revisar os vídeos aqui
indicados
1º Vídeo – Saturno: https://youtu.be/Fkh7sYcuAeI
2º Vídeo – Netuno: https://youtu.be/I98Pzb8jabU
3º Vídeo – Plutão: https://youtu.be/5XKdeqRcFB0
1ª: Estudar as atividades entre
30.04.2021 a 28.05.2021 para avaliação através do Classroom
2ª: Descreva em 5 linhas as
principais informações selecionadas por você sobre os astros contidos nos
vídeos aqui indicados:
a) Saturno:
b) Netuno:
c) Plutão:
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
FELIPE - ENSINO RELIGIOSO
ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - TODAS AS TURMAS
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 04/06/2021 conforme os horários abaixo)
Atenção aos horários: 6º ano: de 14h - 15h
7º ano: de 13h - 14h
8º ano: de 10h - 11h
9º ano: de 09h - 10h
OS RITOS
Borres Guilouski
Diná Raquel D. da Costa
Ritos são gestos simbólicos, repetidos sempre pelas pessoas. Existem os ritos sociais e culturais como os diversos modos de cumprimento, a celebração do aniversário, casamento civil, etc. Os ritos cívicos estão ligados ao culto da pátria. Exemplo: hasteamento da Bandeira Nacional, posição especial para cantar o Hino Nacional, etc. Os ritos religiosos são gestos usados pelos adeptos de uma determinada religião em suas cerimônias e espiritualidades. O sinal da cruz, por exemplo, é um rito presente em alguns grupos cristãos. Existem muitos outros gestos simbólicos que aparecem nas danças, nos atos de oferendas que são usados para expressar e celebrar a fé no Transcendente ou Imanente.
Um conjunto de ritos usados numa cerimônia é chamado de ritual. Cada Tradição Religiosa possui rituais para realizar suas cerimônias em diferentes 25 ocasiões. Existem os rituais litúrgicos, como o culto, a missa, a divina liturgia, as reuniões de oração; os rituais de passagem, que tem a finalidade de celebrar e marcar a mudança de uma fase da vida para outra como por exemplo o batismo, a cerimônia de oferendas aos Orixás no Candomblé, o casamento, a comemoração do nascimento de bebês entre os indígenas, o Bar Mitzavah ou Bat Mitzavah dos judeus, que é uma cerimônia na qual os adolescentes são recebidos pela comunidade como membros responsáveis pela observância da lei. O Bar Mitzavah (filho da obrigação) é o ritual no qual o menino ao completar treze anos, se coloca diante da comunidade reunida na sinagoga e lê um texto da Torá. O Bat Mitzavah (filha da obrigação) é a mesma cerimônia para as meninas, é realizada em casa ou na escola, quando a menina completa doze anos.
De acordo com cada tradição religiosa, os rituais são realizados usando certos elementos da natureza como símbolos, tais como: a água, a luz, o fogo, as plantas, as frutas entre outros. A prece, a dança, o canto, a música, o vestuário, as imagens, o incenso e a recitação de fórmulas e palavras sagrados também fazem parte dos rituais em muitas tradições religiosas.
ATIVIDADE
1 - Assinale a opção correta de acordo com o texto.
a - O sinal da cruz não é um rito.
b - As religiões não possuem rituais.
c - Elementos da natureza são utilizados nos rituais.
d - Os ritos não são importantes para as religiões.
2 - Retire do texto um exemplo de:
RITO CÍVICO:
RITO RELIGIOSO:
RITUAL DE PASSAGEM:
RITUAL LITÚRGICO:
3 - Pesquise o significado da palavra LITURGIA:
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 04/06/2021 conforme os horários abaixo)
Atenção aos horários: 6º ano: de 14h - 15h
7º ano: de 13h - 14h
8º ano: de 10h - 11h
9º ano: de 09h - 10h
OS RITOS
Borres Guilouski
Diná Raquel D. da Costa
Ritos são gestos simbólicos, repetidos sempre pelas pessoas. Existem os ritos sociais e culturais como os diversos modos de cumprimento, a celebração do aniversário, casamento civil, etc. Os ritos cívicos estão ligados ao culto da pátria. Exemplo: hasteamento da Bandeira Nacional, posição especial para cantar o Hino Nacional, etc. Os ritos religiosos são gestos usados pelos adeptos de uma determinada religião em suas cerimônias e espiritualidades. O sinal da cruz, por exemplo, é um rito presente em alguns grupos cristãos. Existem muitos outros gestos simbólicos que aparecem nas danças, nos atos de oferendas que são usados para expressar e celebrar a fé no Transcendente ou Imanente.
Um conjunto de ritos usados numa cerimônia é chamado de ritual. Cada Tradição Religiosa possui rituais para realizar suas cerimônias em diferentes 25 ocasiões. Existem os rituais litúrgicos, como o culto, a missa, a divina liturgia, as reuniões de oração; os rituais de passagem, que tem a finalidade de celebrar e marcar a mudança de uma fase da vida para outra como por exemplo o batismo, a cerimônia de oferendas aos Orixás no Candomblé, o casamento, a comemoração do nascimento de bebês entre os indígenas, o Bar Mitzavah ou Bat Mitzavah dos judeus, que é uma cerimônia na qual os adolescentes são recebidos pela comunidade como membros responsáveis pela observância da lei. O Bar Mitzavah (filho da obrigação) é o ritual no qual o menino ao completar treze anos, se coloca diante da comunidade reunida na sinagoga e lê um texto da Torá. O Bat Mitzavah (filha da obrigação) é a mesma cerimônia para as meninas, é realizada em casa ou na escola, quando a menina completa doze anos.
De acordo com cada tradição religiosa, os rituais são realizados usando certos elementos da natureza como símbolos, tais como: a água, a luz, o fogo, as plantas, as frutas entre outros. A prece, a dança, o canto, a música, o vestuário, as imagens, o incenso e a recitação de fórmulas e palavras sagrados também fazem parte dos rituais em muitas tradições religiosas.
ATIVIDADE
1 - Assinale a opção correta de acordo com o texto.
a - O sinal da cruz não é um rito.
b - As religiões não possuem rituais.
c - Elementos da natureza são utilizados nos rituais.
d - Os ritos não são importantes para as religiões.
2 - Retire do texto um exemplo de:
RITO CÍVICO:
RITO RELIGIOSO:
RITUAL DE PASSAGEM:
RITUAL LITÚRGICO:
3 - Pesquise o significado da palavra LITURGIA:













huahahahahahaah fasao logo osblocos imprimidossssss
ResponderExcluirVerdade
ExcluirEssas as
ResponderExcluirTarefa AAAAAAAAAAA