sexta-feira, 23 de outubro de 2020

ATIVIDADES - SEMANA 26/10/2020 a 30/10/2020

 

AULAS DE SEGUNDA-FEIRA



ANDRÉA - PORTUGUÊS



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/10/2020 às 09h - 11h, pelo link https://meet.google.com/nih-spqa-ufa


ASSUNTO: LITERATURA DE  CORDEL: LEITURA E INTERPRETAÇÃO

 

Antes de responder à atividade, assista ao vídeo em que é recitado o poema que iremos trabalhar.

Segue link: https://www.youtube.com/watch?v=f1cNmeU4f5w

 

  

Redes sociais 


Lá nas redes sociais

o mundo é bem diferente,

dá pra ter milhões de amigos 

e mesmo assim ser carente. 

Tem like, a tal curtida,

tem todo o tipo de vida

pra todo tipo de gente. 

 

Tem gente que é tão feliz 

que a vontade é de excluir. 

Tem gente que você segue, 

mas nunca vai lhe seguir.

Tem gente que nem disfarça,

diz que a vida só tem graça

com mais gente pra assistir. 

 

Por falar nisso, tem gente

que esquece de comer, 

jogando, batendo papo,

nem sente a fome bater.

Celular virou fogão,

pois no toque de um botão

o rango vem pra você.

 

Mudou até a rotina

de quem tá se alimentando.

Se a comida for chique,

vai logo fotografando.

Porém, repare, meu povo:

quando é feijão com ovo

não vejo ninguém postando. 

 

Esse mundo virtual

tem feito o povo gastar,

exibir roupas de marca,

ir pra festa, viajar,

e claro, o mais importante, 

que é ter, de instante em instante,

um retrato pra postar. 

 

Tem gente que vai pro show

do artista preferido, 

no final volta pra casa

sem nada ter assistido,

pois foi lá só pra filmar.

Mas pra ver no celular

nem precisava ter ido. 

 

Lá nas redes sociais

todo mundo é honesto,

é contra a corrupção,

participa de protesto,

porém, sem fazer login,

não é tão bonito assim. 

O real é indigesto...

 

Furar a fila, não respeita

quando o sinal tá fechado,

tenta corromper um guarda

quando está sendo multado.

Depois, quando chega em casa, 

digitando manda brasa

criticando um deputado. 

 

Lá nas redes sociais 

a tendência é ser juiz

e condenar muitas vezes

sem saber nem o que diz. 

Mas não é nenhum segredo

que quando se aponta um dedo

voltam três pro seu nariz. 

 

Conversar  por uma tela

é tão frio, tão incerto.

Prefiro pessoalmente,

pra mim sempre foi o certo.

Soa meio destoante,

pois junta quem tá distante 

mas afasta quem tá perto. 

 

Têm grupos de todo tipo,

todo tipo de conversa

com assuntos importantes

e outros, nem interessa. 

Mas tem uma garantia:

receber durante o dia

um cordel do Bráulio Bessa. 

 

E se você receber

esse singelo cordel

que eu escrevi à mão

num pedaço de papel, 

que tem um tom de humor

mas no fundo é um clamor

lhe pedindo pra viver. 

Viva a vida e o real, 

pois a curtida final

ninguém consegue prever. 

 

(Bráulio Bessa)

 


ATIVIDADE

1- Por que você acha que mesmo cheia de amigos virtuais a pessoa ainda pode se sentir carente? 

 

2- Copie do texto uma passagem que revela que nem sempre há reciprocidade nas redes sociais: 

 

3-  Por que daria vontade de excluir algumas pessoas das redes sociais? O que você pensa sobre isso? 

 

4-  Explique por que "celular virou fogão": 

 

5- Localize no texto uma passagem que revela a necessidade de ostentação:

 

6- Copie do texto um trecho que revela uma incoerência: 

 

7- Por que as pessoas gostam mais de ser "juízes" nas redes sociais do que fora delas? 

 

8-  Que ações politicamente incorretas são citadas no texto e associadas a algumas pessoas de nossa sociedade?

 

9- Localize no texto um par de antítese, explicando seu raciocínio. 

 

10- Que apelo ele faz ao leitor? O que você pensa a respeito disso? 

 

11-  A que "curtida final" ele se refere? Explique. 

 

12- Que mensagem o cordel transmite? Comente.

 

BOM DESEMPENHO!!!

“90% do sucesso se baseia simplesmente em insistir.”

( Woody Allen )

 

 


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B e C.

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/10/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/nih-spqa-ufa)   


ASSUNTO: LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL.

 

ATIVIDADE

 

O Outubro Rosa

 

     O Outubro Rosa é um movimento internacional que visa ao estímulo à luta contra o câncer de mama. Essa ação iniciou-se em 1997, nos Estados Unidos, e foi ganhando o mundo como uma forma de conscientização acerca da importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas com essa doença. 

     O símbolo da campanha é um laço rosa, que foi feito, inicialmente, pela Fundação Susan G. Komen e distribuído na primeira corrida pela cura do câncer de mama, em 1990. Esses laços rosas popularizaram-se e foram usados posteriormente para enfeitar locais públicos e outros eventos que lutavam por essa causa. 

      Além do laço rosa, muitas cidades passaram a iluminar os seus monumentos públicos com luz rosa para dar maior destaque ao mês de luta contra a doença. No Brasil, o primeiro sinal de simpatia pelo movimento aconteceu em outubro de 2002, quando o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, também chamado de Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado de rosa. Em outubro de 2008, o movimento ganhou força e várias cidades brasileiras foram iluminadas como uma forma de chamar a atenção para a saúde da mulher. 

      O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo, sendo raro em homens. Normalmente a doença é diagnosticada em exames de rotina quando se percebe um nódulo na região dos seios. Entretanto, muitas vezes, os nódulos não podem ser sentidos, sendo, portanto, fundamental a realização de exames de imagem. O exame mamográfico é o principal exame realizado para diagnóstico e deve ser feito por mulheres entre 40 e 69 anos de idade. 

     O autoexame das mamas era bastante recomendado como forma de detecção da doença, entretanto, em virtude da dificuldade de algumas mulheres de entenderem a anatomia do órgão, falsos resultados eram obtidos. Nódulos pequenos podem não ser sentidos, o que pode causar a falsa impressão de que a mulher está saudável e retardar a consulta ao médico. Todavia, é importante ressaltar que o autoexame, junto a exames periódicos, pode salvar vidas. 

      O câncer de mama possui significativos índices de cura, que giram em torno dos 95% quando descoberto precocemente. O tratamento normalmente consiste em uma cirurgia para a retirada do tumor e a complementação com técnicas de radioterapia e quimioterapia. 

      Apesar de muitas vezes o câncer de mama não possuir causa específica, algumas medidas podem ser tomadas como prevenção. A principal forma de prevenir-se é ter uma alimentação saudável, balanceada e rica em alimentos de origem vegetal. É importante também evitar embutidos e o consumo excessivo de carne vermelha. Atividades físicas e hábitos saudáveis de vida, como não fumar nem ingerir bebida alcoólica, também ajudam a evitar a doença. 

 

https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/outubro-rosa.htm

1- Responda com suas palavras o que é o Outubro Rosa, dizendo se você já tinha ou não escutado falar sobre ele.

 

2- Por que o símbolo de tal campanha é um laço rosa? Que outros símbolos também combinariam, na sua opinião? 

 

3- Homens também podem ter câncer de mama? Comprove com uma passagem do texto:

 

4- Que ideia o conectivo que se encontra em negrito no texto transmite? 

 

5- Substitua as conjunções em destaque no texto por uma que tenha igual valor.

 

6- O texto quebra um tabu: que câncer não tem cura. Copie um trecho que deixa isso bem claro:

 

7- Como é o tratamento para o câncer de mama?

 

8- Que informação do texto você considerou mais importante? Justifique sua resposta.

 

BOM DESEMPENHO!!!

“90% do sucesso se baseia simplesmente em insistir.”

( Woody Allen )

 

 


         ______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



GISLENE - PORTUGUÊS


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/10/2020 às 9h - 11h, pelo link https://meet.google.com/tre-mzgv-qsc)

https://www.youtube.com/watch?v=_xP8wTh8bM8


Leia

O alce e os lobos

             A água do lago estava tão limpa que refletia as imagens da floresta como um espelho. Todos os animais que foram beber água viram seus reflexos. O urso e seu filhote pararam admirados, mas foram embora. E assim passou pelo lago uma porção de animais.

Até que chegou um bando de alces que se espalhou pelas margens. Um deles abaixou a cabeça para beber e parou, olhando para os seus chifres:

- Que lindo par de galhos! Que maravilhosa é a minha imagem com esta bonita cabeça!

De repente, olhou para as suas pernas, compridas e finas, e ficou triste:

- Mas que pernas horrorosas! Nunca tinha reparado na feiura das minhas pernas. Elas estragam a minha beleza.

Enquanto olhava para o seu corpo, uma alcateia de lobos ferozes foi chegando e espalhou o bando, que correu assustado. O alce correu para a mata e perdeu-se do bando.

No caminho, prendeu o chifre numa árvore e quase foi devorado pelo lobo. Mas suas pernas eram mais fortes e ligeiras do que as do lobo, que, cansado, desistiu de caçar o alce.

“Que susto!”, pensou o alce, já fora de perigo. “Por causa desses chifres inúteis, quase percorro a minha vida. Se não fossem as minhas pernas...”

Moral: Nem sempre a beleza resolve os problemas.

Jean de La Fontaine. O alce e os lobos. Adaptação de M. Carneiro. São Paulo: Melhoramentos, 1988.


1 – O objetivo do texto é:


a) informar             

b) entreter               

c) ensinar                 

d) divulgar

 

2 – Assinale o segmento que caracteriza o clímax da história:

a) “- Mas que pernas horrorosas! Nunca tinha reparado na feiura das minhas pernas.”.

b) “[...] uma alcateia de lobos ferozes foi chegando e espalhou o bando, que correu assustado.”.

c) “O alce correu para a mata e perdeu-se do bando.”.

d) “No caminho, prendeu o chifre numa árvore e quase foi devorado pelo lobo.”.


3– Observe:

Trecho 1 - “De repente, olhou para as suas pernas, compridas e finas, e ficou triste:

- Mas que pernas horrorosas!”. 

Trecho 2 - “Mas suas pernas eram mais fortes e ligeiras do que as do lobo, que, cansado, desistiu de caçar o alce.”.  

a) Identifique os adjetivos utilizados pelo alce na caraterização de suas pernas:



 

4 – “[...] do que as do lobo, que, cansado, desistiu de caçar o alce.”. Identifique nesse segmento o substantivo que foi omitido:


 

5-Circule os numerais que aparecem nas curiosidades abaixo e classifique-os

a)      A primeira escova de dentes como nós conhecemos hoje em dia foi feita na China em 1498. Ela era feita de pelo de porco.

b)      A velocidade de crescimento das unhas da sua mão são o quádruplo das unhas do pé.

c)       Os seus pés possuem um quarto no número de ossos do seu corpo.

Leia



a) Na chamada principal da capa da revista, há mais artigos definidos ou indefinidos? Esses artigos generalizam ou particularizam a mensagem? (Como o Japão – um exemplo de tecnologia, planejamento e disciplina – enfrenta o maior terremoto de sua história)


b) Copie a frase em que aparece um artigo indefinido e explique por que, nesse caso, não foi usado o artigo definido.



6- Nos parênteses, escreva A se a palavra destacada for artigo e N se for numeral

(  ) Na Bienal, eu comprei um livro e você, cinco.

 (  ) Gastei menos de uma semana para ler o livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos

 (  ) São Paulo é uma cidade populosa, uma grande metrópole

 (  ) Recebi carta de um amigo que há muito não vejo.

 (  ) Fiz um exame de saúde, mas meu colega fez dois, para participar do campeonato.

  



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/10/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/tre-mzgv-qsc)

https://www.youtube.com/watch?v=_el6JHp7sCw

 

ANEDOTA: Os parentes

 

O casal vem pela estrada sem dizer uma palavra. Brigaram, nenhum dos dois quer dar o braço a torcer. Ao passar por uma fazenda em que há mulas e porcos, o marido pergunta, sarcasticamente:

        - Parentes seus?

        - Sim, responde ela, cunhados.

 Almanaque Brasil, abril de 2001.

 

Entendendo a anedota:

01 – A intenção do marido ao fazer a pergunta à mulher era:

a) ofender a mulher, chamando-a de porca ou mula.

b) agradar a esposa elogiando-a.

c) manter um diálogo com a esposa.

d) fazer com que a mulher seguisse em outra direção.

 

02 – A reação da esposa mostra que o marido foi mal sucedido em sua pergunta, pois:

a) ela contestou revidando o argumento: é ele o porco ou o burro.

b) ele conseguiu o que pretendia, ofender a mulher.

c) não se importou com a pergunta que o marido lhe fez.

d) ela realmente é uma porca.

Leia


03-Qual é a concepção implícita sobre os adolescentes em relação ao uso de celular? Justifique sua resposta com elementos da tirinha.

 



04- Em todas essas tirinhas, há uma crítica ao comportamento das pessoas. O que está sendo criticado na forma de pensar e de agir das pessoas?




 http://naturezaepaz.blogspot.com.br/2011/12/charges-do-meio-ambiente.html

A situação de alagamentos em São Paulo e em outros lugares do Brasil é algo muito comum.

 

05-  Onde está o humor nesta charge?


 

06-Uma crítica da charge é a questão da falta de saneamento. E a outra? Perceba que a resposta está nos personagens e no balão de fala.



Leia


07-Responda:


a) Qual momento da piada é retratado pela ilustração? Circule a parte no texto

.b) Transforme a piada em uma tirinha.

 

08- Conforme o vídeo da aula, em que a piada se diferencia da anedota?

 

 

 

Obs.: Assistir à aula TV Canal 31 às 8:30 h

Todo esforço tem a sua recompensa.




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



JOÃO PAULO - ED. FÍSICA


ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/10/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/qfa-ujkv-nri)

 

EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA



Estimular a inclusão com crianças e jovens na escola tem se tornado algo cada vez mais importante no cenário da educação. Ao analisarmos competências socioemocionais como empatia, amabilidade e consciência, notamos que elas irão esbarrar no conceito de inclusão.
A educação inclusiva pressupõe escola aberta para todos, ambiente em que todos aprendem juntos, quaisquer que sejam as suas dificuldades. Nesse contexto, todas as disciplinas e em especial a educação física escolar passam do processo de exclusão para um de inclusão.

Saber dividir a quadra com pequenos atletas de diversas origens, credos, raças e habilidades físicas, em que serão estimulados e exigidos da mesma forma, proporciona um aprendizado de valor inestimável. Dentro do contexto escolar, já estamos acompanhando a educação inclusiva na qual os alunos participam, tendo ou não necessidades especiais, dá mesma atividade.

E a educação física é uma das melhores disciplinas para isso, pois através de atividades e brincadeiras promove a interação de todos os alunos e cria oportunidades para as pessoas com deficiência mostrarem que também são capazes de evoluir em conjunto.

Existem dois caminhos na educação física quando se trata de pessoas com deficiência: a educação física adaptada x a educação física inclusiva. As duas modalidades de atuação dependem muito mais dos educadores que dos alunos. Na educação física adaptada, os estudantes com deficiência praticam atividades físicas separados dos seus colegas. Já na educação física inclusiva, todos participam das mesmas atividades propostas.

A prática das duas modalidades requer um ambiente acessível, que oferece oportunidades iguais, com inclusão social e valorização das diferenças, estimule o desenvolvimento de habilidades e valorize as competências socioemocionais. 

Futebol de 5




Praticado por atletas cegos, o futebol de 5, ao que tudo indica, surgiu na Espanha, por volta da década de 1920. No Brasil, há indícios de que era praticado durante a década de 1950 por cegos que jogavam com latas.  A modalidade só entrou para o programa dos Jogos Paraolímpicos em Atenas-2004. E o Brasil é, até hoje, o único campeão. O futebol de 5 é disputado em uma quadra que segue as medidas do futsal, com algumas alterações nas regras tradicionais.
Os atletas de linha usam vendas nos olhos para evitar qualquer vantagem dos que apresentem percepção luminosa, enquanto o goleiro consegue enxergar normalmente. A partida é composta por dois tempos de 25 minutos cada, com intervalo de 10 minutos. O som dos guizos do interior da bola orienta os jogadores. Este é um esporte inclusivo e pode ser praticado com pessoas com ou sem deficiência. 

Goalball

Desenvolvido especificamente para deficientes visuais, o Goalball é o único esporte paralímpico não adaptado. Foi criado em 1946, pelo austríaco Hanz Lorezen e o alemão Sepp Reindle, que tinham como objetivo reabilitar e socializar os veteranos da Segunda Guerra Mundial que ficaram cegos. Durante os Jogos de Toronto (1976), a modalidade foi apresentada como um esporte de alto rendimento.

Uma partida de Goalball acontece entre em duas equipes com três atletas cada com o objetivo de fazer gols. Durante o jogo os atletas têm a função de arremessar e defender. A bola arremessada deve tocar em determinadas áreas da quadra para que o lance seja considerado válido. O Goalball é um esporte baseado na percepção tátil e, principalmente auditiva, por isso não pode haver barulho enquanto a bola está em jogo. Este é outro esporte inclusivo, que poder aplicado com alunos com deficiência e sem. 

Vôlei sentado: um esporte para todos 



O voleibol sentado é um esporte divertido, empolgante e emocionante para quem assiste e, também, para quem está dentro da quadra jogando. Uma alta dose de espírito de equipe, habilidade, estratégia e garra são características necessárias para a sua prática. O vôlei sentado pode ser jogado por atletas de ambos os sexos, portadores de deficiência física, mas também pode ser praticado por pessoas que não possuem deficiência. O mais legal é que pode ser praticado por meninos e meninas ao mesmo tempo.

Esporte para todos: um novo olhar sobre a deficiência 

Qualquer pessoa pode e deve praticar esportes. Basta encontrar as modalidades que mais combinam com suas vontades e características. O que para alguns é uma tarefa simples, como calçar as chuteiras e bater uma bola, pode ser um grande desafio para pessoas com deficiência. 



ATIVIDADE:

1. Fazer uma pesquisa sobre o assunto, (Educação física adaptada). Criar um resumo de no mínimo 20 linhas e responder as perguntas.

a) Você acha importante criamos meios, dentro das aulas de educação física, para incluirmos pessoas com deficiências nas aulas praticas? Dê sua opinião e fale o por quê.

b) Na sua visão. Como seria uma aula de educação física na quadra com uma turma que contém cadeirantes (pessoas com cadeira de rodas)? Como deveríamos fazer pra incluir em uma paridade de futsal?



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------




AULAS DE TERÇA-FEIRA


GILBERTO - CIÊNCIAS



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/10/2020 às 09h - 10h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm

Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/TsclSi3nNsI

Agora resolva os exercícios a seguir:

1. (UFC) A erva-de-passarinho e algumas bromélias são plantas que fazem fotossíntese e vivem sobre outras. No entanto, a erva-de-passarinho retira água e sais minerais da planta hospedeira enquanto as bromélias apenas se apoiam sobre ela. As relações da erva-de-passarinho e das bromélias com as plantas hospedeiras são, respectivamente, exemplos de:

a) parasitismo e epifitismo.

b) epifitismo e holoparasitismo.

c) epifitismo e predatismo.

d) parasitismo e protocooperação.

e) inquilinismo e epifitismo


2. (ITA) A dinâmica do ciclo do carbono é muito variável, quer no espaço quer no tempo. As emissões de carbono ocorrem devido às ações dos seres vivos ou devido a outros fenômenos, como uma erupção vulcânica

que, por exemplo, provoca um aumento temporário de carbono na atmosfera. O sequestro (absorção) do carbono da atmosfera (CO2) é feito principalmente pelos seres clorofilados que, no processo de fotossíntese, sintetizam a molécula da glicose(C6H12O6). Para manter armazenado, por longo prazo, o carbono que foi retirado da atmosfera, é aconselhável:

a) controlar as atividades vulcânicas

b) transformar as florestas em zonas agrícolas

c) instalar hortas em grande parte das residências

d) impedir o desflorestamento e estimular o reflorestamento

e) diminuir a biodiversidade, facilitando os cálculos sobre as atividades respiratórias


3. (Fuvest) A maior parte do nitrogênio que compõe as moléculas orgânicas ingressa nos ecossistemas pela ação de:

a) algas marinhas

b) animais

c) bactérias

d) fungos

e) plantas terrestres


4. (PUC) As cianobactérias podem ser consideradas seres vivos auto-suficientes porque são capazes de:

a) fixar tanto N2 quanto CO2 sob a forma de matéria orgânica

b) absorver cálcio e nitrogênio diretamente das rochas

c) fixar o H2 atmosférico sob a forma de matéria orgânica

d) degradar qualquer tipo de matéria inorgânica ou orgânica

e) disponibilizar o fósforo para outros seres vivos


5. (Vunesp) Considere as três cadeias alimentares a seguir.

(I) vegetação → insetos → anfíbios → cobras → fungos.

(II) vegetação → coelho → gavião.

(III) fitoplâncton → zooplâncton → peixes → tubarão.

A maior quantidade de energia disponível para os níveis tróficos mais elevados estará:

a) apenas na cadeia (I)

b) apenas nas cadeias (I) e (III)

c) apenas na cadeia (II)

d) apenas nas cadeias (I) e (II)

e) nas cadeias (I), (II) e (III)


6. (UnB) Qual a afirmativa correta:

a) O local do ecossistema onde vive uma determinada espécie é denominado de hábitat

b) Populações são conjuntos de indivíduos geneticamente iguais

c) Clone é um grupo de indivíduos da mesma espécie que vivem no mesmo hábitat

d) Ecossistema é a palavra empregada para indicar o conjunto de populações de um ambiente

e) Comunidade é a palavra que indica o conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que habitam uma região


ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/10/2020 às 10h - 11h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)

Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/qHYEZxXmRXM

Agora resolva os exercícios a seguir:

1) A que característica se refere o nome mamífero? Que tipo de revestimento protege o corpo dos mamíferos?



2) Cite três glândulas encontradas na pele dos mamíferos e as suas respectivas secreções.



3) Como as focas e baleias conseguem reter o calor produzido pelo seu corpo, visto que algumas habitam regiões extremamente frias?



4) O filhote do canguru nasce pequeno e indefeso. Após sair do útero da mãe passa um certo tempo em uma bolsa materna, o marsúpio, onde completa seu desenvolvimento. O potro, pouco tempo depois de nascer, já fica de pé, anda, corre e mama nas tetas da égua. A que grupo de mamíferos pertencem o canguru e o potro?



5) Alguma pessoas confundem os cetáceos, como baleias e golfinhos, com peixes. Além do modo de reprodução e alimentação dos filhotes, cite duas características que permitem identificar os cetáceos como mamíferos e não como peixes.



6) Qual a importância das glândulas sudoríparas e das sebáceas? Explique.



7) Cite duas características exclusivas dos mamíferos localizadas na pele.




ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/10/2020 às 13h - 14h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)

Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/7EYglzpo70Q

Agora resolva os exercícios a seguir:

1) A reciclagem consiste no reaproveitamento de materiais para a produção de um novo objeto. Esse processo tem se mostrado uma necessidade real para a preservação ambiental, uma vez que diminui a exploração de recursos naturais. Associe as duas colunas, relacionando o objeto ao respectivo recurso natural que será preservado coma sua reciclagem.

Objeto:

1. Pneu usado.

2. Caderno velho.

3. Vidro quebrado.

4. Lata de refrigerante.

Recurso natural preservado:

(      ) Vegetação.

(      ) Areia.

(      ) Alumínio.

(      ) Petróleo.

A sequência correta dessa associação de cima para baixo, é:

A) 1, 3, 4, 2

B) 2, 3, 4, 1

C) 2, 4, 3, 1

D) 4, 2, 1, 3


2) O plástico é um dos materiais mais utilizados pela sociedade. Consequentemente, é um dos

maiores poluentes do ambiente, fazendo-se necessárias medidas urgentes do controle de seu uso.

São iniciativas que ajudam a diminuir a poluição ambiental provocada pelo uso de plásticos:

I. Aumentar a queima do lixo plástico.

II. Reduzir o consumo de embalagens plásticas.

III. Desenvolver tecnologias de plásticos biodegradáveis.

Estão corretas as iniciativas:

A) I e II, apenas.

B) I e III, apenas.

C) II e III, apenas.

D) I, II e III.


3) O mundo moderno requer a utilização de quantidades cada vez maiores de energia.

O fornecimento dessa energia provém da matéria de origem vegetal ou animal, decomposta

ou queimada, denominada biomassa. O movimento das sofisticadas máquinas depende da energia proveniente de combustíveis, os quais, muitas vezes, acabam por poluir o ambiente.

Há, entretanto, uma boa maneira de se aproveitar a biomassa, produzindo-se um ótimo combustível de cuja queima resultam produtos não tóxicos.

Esse combustível formado em aterros sanitários é denominado:

A) álcool.

B) gasolina.

C) metano.

D) oxigênio.


4)  A ação que melhor representa o aproveitamento do lixo é:

A) economizar água.

B) realizar a coleta seletiva para reciclagem.

C) evitar o desperdício de energia elétrica.

D) fazer o plantio de novas mudas.


5) São considerados resíduos orgânicos:

A) Folhas, restos de alimentos e vidro;

B) Galhos de árvores, restos de alimentos e cascas de frutas;

C) Vidro, papel e alumínio;

D) Restos de alimentos, galhos de árvores e alumínio;


6) Relacione as colunas abaixo:

Coluna I

A) Incineração. 

B) Compostagem. 

C) Aterro sanitário. 

D) Lixão.


Coluna II

(  ) O lixo fica descoberto atraindo animais que podem transmitir doenças. 

(  ) Libera gases poluentes que devem passar através de filtros. 

(  ) Forma camadas de lixo e terra. 

(  ) Produz adubo a partir da matéria orgânica.



7) Analise as frases abaixo, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(    ) A incineração não produz chorume.

(   ) A compostagem permite o retorno de nutrientes ao solo, através da formação do adubo.

(    ) O aterro sanitário tem alto custo de implantação em comparação com o lixão.

(    ) O lixão não atrai animais transmissores de doenças.



8) Em uma cesta de lixo foram encontrados alguns tipos de resíduos: 


Casca de laranja - Copo plástico - Garrafa de vidro - Latinha de refrigerante - Jornal.


Dentre todos aqueles que podem ser reciclados estão:

A) Casca de laranja, copo plástico, Garrafa de vidro, latinha de refrigerante e jornal

B) Garrafa de vidro, latinha de refrigerante.

C) Copo plástico, garrafa de vidro, latinha de refrigerante e jornal.

D) Jornal, copo plástico e casca de laranja.



9) Veja na tabela abaixo quanto tempo os materiais demoram para se decompor. (Use a tabela para responder as questões 9 e 10).



De acordo com a tabela é correto afirmar que:

A) o papel demora mais de um mês para se decompor. 

B) o chiclete demora menos de 10 anos para se decompor. 

C) o pneu tem prazo definido para se decompor.

D) as latas representam a metade do tempo de decomposição do chicletes.


10) Dentre todos os materiais listados no quadro, os mais prejudiciais a natureza devido a tempo de decomposição seriam os seguintes produtos:

A) pneu, garrafa pet e vidro. 

B) pneu, garrafa pet e tecido. 

C) pneu, tecido e lata de alumínio.

D) garrafa pet, papel, couro.



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO A

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/10/2020 às 14h - 15h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)


Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/YrgGQr22soI

Agora resolva os exercícios a seguir:

1.O que é inteligência artificial?


2. Qual é a diferença entre Machine Learning e aprendizado profundo?


3. Onde essa tecnologia está sendo usada já?


4.O que ela pode e não pode fazer?


5.Como ela vai mudar a maneira como trabalhamos?


6. Qual é a estrutura de relatórios para uma equipe de AI?


7.Quão único é o resultado esperado?


8. Como tudo isso mudará nossas vidas?



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



IDELFONSO - CIÊNCIAS



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/10/2020 às 09h - 10h , pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp

Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/57-aNi2zsRo

Agora resolva os exercícios a seguir:

Tema 3: Percepção do ambiente.

1) Quais os órgãos e seus respectivos sentidos?

2) Em quais camadas a pele do ser humano e dividida?

3) Qual a função do tecido adiposo que se encontra na tela subcutânea?

4) O sistema Braille é composto por 63 caracteres, o que eles representam?

5) Quais são as estruturas que formam a orelha?

6) Quais são as estruturas que formam o olho?


ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/10/2020 às 10h - 11h , pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp

Resolva os exercícios a seguir:

Revisão de conteúdos: Aves e mamíferos.

1) Qual a função da modele?

2) Por que as penas das aves aquáticas não encharcam quando estão na água?

3) Cite duas adaptações do esqueleto das aves relacionadas ao voo. 

4) Por que as aves se mantém ativas mesmo em clima frio?

5) Qual a função das glândulas sudoríferas nos mamíferos? É dos pelos?

6) Quanto a nutrição como são classificados os mamíferos?

7) Classifique os dentes dos mamíferos de acordo com a sua função.



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/10/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp

Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/kVdvdkTJM00

Agora resolva os exercícios a seguir:

Temas 2: Sistema genital masculino.

1) Como é composto o sistema genital masculino?

2) Quais são as glândulas acessórias?

3) Qual o motivo dos testículos ficarem fora da cavidade abdominal?

4) Quais são as partes do espermatozoide?

5) Qual a função da cauda do espermatozoide?

6) O que é o sêmen?

7) Quais as funções da uretra?

8) Qual a função das glândulas acessórias?


ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/10/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp

Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/A7WZ5iandqc


Com ajuda da vídeo aula disponibilizada pelo link acima, resolva os exercícios:


1) Quais são os biomas brasileiros?


2) Sobre o bioma Amazônia:

a) Qual o tipo de clima?

b) Qual sua principal característica?


3) Qual a característica da vegetação do cerrado?


4) Sobre o bioma caatinga:

a) Qual o tipo de clima?

b) O que são plantas xerófitas?


5) Sobre o bioma Mata Atlântica:

a) Tipo de vegetação?

b) Tipo de clima?


6) Sobre o bioma pantanal:

a) Qual sua principal característica?

b) Tipo de clima?


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



MARÍCIA - INGLÊS



ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/10/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)

ASSUNTO: FOODS ( ALIMENTOS)             

OUÇA O VÍDEO, VOCÊ VAI GOSTAR: https://youtu.be/kQx_S5n3HEo E https://youtu.be/BCBketJ6Ug8














ATIVIDADE DE INGLÊS DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/10/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk


ASSUNTO: FOODS ( ALIMENTOS)

OUÇA O VIDEO, VOCÊ VAI GOSTAR: https://youtu.be/5tB9ZZBUcv4https://youtu.be/BCBketJ6Ug8









ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/10/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk

A MÚSICA... https://youtu.be/q1IrdBCNJX8

ESCUTE A CANÇÃO E RESPONDA AS QUESTÕES.





ATIVIDADE DE INGLÊS DO 9º ANO A, B, e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/10/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)


A MÚSICA: https://youtu.be/LysL43zskCo

ESCUTE A CANÇÃO E RESPONDA AS QUESTÕES.



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



AULAS DE QUARTA-FEIRA


HELIANE - ARTES


ATIVIDADE DE ARTES - TODAS AS TURMAS

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 28/10/2020 pelo link https://meet.google.com/pvn-sgax-jdz

Atenção aos horários:  TODAS AS TURMAS 10h - 11h

Após a leitura do texto, escreva a letra de uma música que mais você ouviu nesse tempo de isolamento social ou a letra de uma música que você goste muito. Em seguida retrate essa canção através de um desenho. Na aula falaremos sobre o assunto do texto lido. Capriche! Nos veremos na aula.







_____________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



RAFAEL - ED. FÍSICA



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 28/10/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)

Tema: Atletismo. 

Assunto: A história do Atletismo e suas modalidades. 

Objetivo: Revisar o conteúdo do Atletismo. 


Conteúdo: 

Texto: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/educacao-fisica/atletismo


Vídeo: https://youtu.be/_1bNTR3vQhM


ATIVIDADE 1

Vídeo: https://youtu.be/TqDYYco5UXw

Assista o vídeo e depois elabore um resumo da história do Atletismo e suas modalidades. 


“É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais.”

Coelho Neto


ATIVIDADE (Bônus) 

Sugestão: https://youtu.be/KZqtxFCHmQM


ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 28/10/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)

Tema: Atletismo. 

Assunto: A história do Atletismo e suas modalidades. 

Objetivo: Revisar o conteúdo do Atletismo. 


Conteúdo: 

Texto: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/educacao-fisica/atletismo


Vídeo: https://youtu.be/_1bNTR3vQhM


ATIVIDADE 1

Vídeo: https://youtu.be/TqDYYco5UXw

Assista o vídeo e depois elabore um resumo da história do Atletismo e suas modalidades. 


“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”

Nelson Mandela


ATIVIDADE (Bônus) 

Sugestão: https://youtu.be/KZqtxFCHmQM




ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 28/10/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)

Tema: Atletismo. 

Assunto: A história do Atletismo e suas modalidades. 

Objetivo: Revisar o conteúdo do Atletismo. 


Conteúdo: 

Texto: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/educacao-fisica/atletismo


Vídeo: https://youtu.be/_1bNTR3vQhM


ATIVIDADE 1

Vídeo: https://youtu.be/TqDYYco5UXw

Assista o vídeo e depois elabore um resumo da história do Atletismo e suas modalidades. 


“O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.”

Immanuel Kant


ATIVIDADE (Bônus) 

Sugestão: https://youtu.be/KZqtxFCHmQM




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------




AULAS DE QUINTA-FEIRA



AMORIM - MATEMÁTICA



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/10/2020 às 9h - 11h, pelo link https://meet.google.com/hjj-pzqy-hrx


Assistam às vídeo aulas pelos links à seguir: https://youtu.be/MVxkuFoRSgc


Agora resolva as QUESTÕES PROBLEMAS:

01) QUAL É A SOMA DOS DIVISORES DE 23 COM AS DOS DIVISORES DE 13?


02) QUAIS OS DIVISORES PRIMOS DE 40?


03) QUAL É A SOMA DOS DIVISORES PRIMOS DE 40?


04) SE R É  A QUANTIDADE DE DIVISORES PRIMOS DE 12. QUAL É O VALOR DE R



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/10/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/hjj-pzqy-hrx


Assistam às vídeo aulas pelos links à seguir: https://youtu.be/MVxkuFoRSgc

Agora resolva as QUESTÕES PROBLEMAS:

01) QUAL É A SOMA DOS DIVISORES DE - 38?


02) QUAL É A SOMA DOS MÓDULOS DOS DIVISORES DE  - 38?


03) QUAL É A SOMA DOS DIVISORES DE 54?


04) QUAL É A SOMA DOS DIVISORES DE - 10 COM OS DE 12?



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


TADEU - MATEMÁTICA



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/10/2020 às 09h - 11h, pelo link  https://meet.google.com/oky-qgzg-kpa


Assista à vídeo aula pelo link a seguir: https://youtu.be/Kg0QvaoDxec

Conteúdo: Trapézio - tipos e  propriedades.

ATIVIDADES: Página 187, questões 1 até 7.



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/10/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/oky-qgzg-kpa)


Assista à vídeo aula pelo link a seguir: https://youtu.be/ZbLVLWDjAeM

Conteúdo: Ângulo inscrito na circunferência 02 casos. 

ATIVIDADES: página 136 e 137, questões 1 até 7.



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



EUGÊNIO - HISTÓRIA



ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/10/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp

6º - Civilização árabe muçulmana.

Assista para poder responder: https://www.youtube.com/watch?v=CJ6USJUjA5g&t=44s

 

1) Em qual região do Oriente Médio se formou a civilização árabe e como se caracteriza essa mesma região?

2) Como era o modo de vida e a religião dos povos árabes antes do islamismo?

3) Quem foi Maomé e qual foi a sua importância para os povos árabes?

4) Explique o que foi a hégira e qual a sua importância para a religião islâmica.

5) Quais são as cinco obrigações de todo muçulmano?

6) Quem eram os califas e como eles expandiram a religião islâmica?

7) A religião islâmica está dividida em dois grandes grupos: xiitas e sunitas. Diferencie um do outro.

 



ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/10/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp

7º - Holandeses no Brasil durante o período colonial

Assista para poder responder: https://www.youtube.com/watch?v=w_A52fJFPQ0&t=172s

 

1) O que você compreendeu por União Ibérica?

2) Por qual motivo o rei da Espanha, Felipe II, proibiu as colônias portuguesas de venderem açúcar aos holandeses?

3) Em qual local do Brasil se deu a primeira invasão holandesa e por que não foi bem sucedida?

4) Quem foi Domingos Fernandes Calabar?

5) Como parte do Nordeste brasileiro era conhecido quando esteve sob o domínio holandês?

6) Quem foi Maurício de Nassau e o que ele fez enquanto esteve no Nordeste?

7) Por que os senhores de engenho, de aliados, passaram a combater os holandeses e a expulsá-los de Pernambuco?


 


ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/10/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp


 8º - Imperialismo

Assista para poder responder: https://www.youtube.com/watch?v=6x9NrnscAEo&t=81s

 

1) O que você compreende por imperialismo?

2) O que os países industrializados e ricos, no século XIX, passaram a procurar nas nações pobres?

3) Quais foram as justificativas  utilizadas pelos países ricos para poder dominar as nações pobres?

4) Qual foi o resultado das delimitações ou fronteiras feitas na África, pelos colonizadores europeus?

5) Destaque os dois países que mais controlavam territórios na África e na Ásia.

6) Como os europeus, no século XIX, enxergavam os povos originários da América (índios), da África e da Ásia?

 

 


ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/10/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp


9º - Ditadura chilena

Assista para poder responder: https://www.youtube.com/watch?v=0j_tHIxf8g4&t=649s

 

1) Em qual contexto histórico começou a surgir governos ditatoriais na América Latina? Qual país apoiava esses regimes?

 

2) A primeira experiência socialista das Américas se deu em Cuba. Existe diferença na maneira como o socialismo foi implantado em Cuba e no Chile? Justufique.

 

3) O que foi a “Operação Condor”?

 

4) Quem foi eleito Presidente do Chile, em 1973, e como esse mesmo Presidente direcionou o país ao socialismo?

 

5) Qual foi a estratégia usada pela elite econômica chilena para poder desestabilizar e atrapalhar o governo socialista?

 

6) Quem derrubou o governo socialista chileno e assumiu o lugar do Presidente que havia morrido?

 


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



AULAS DE SEXTA-FEIRA: NÃO HAVERÁ DEVIDO O ADIAMENTO DO FERIADO DEDICADO AO DIA DO SERVIDOR PÚBLICO




______________________________________________________________________

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário