AULAS DE SEGUNDA-FEIRA
ANDRÉA - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/10/2020 às 09h - 11h, pelo link https://meet.google.com/nih-spqa-ufa)
ASSUNTO: LITERATURA DE CORDEL: LEITURA E INTERPRETAÇÃO
Antes de responder à atividade, assista
ao vídeo em que é recitado o poema que iremos trabalhar.
Segue link: https://www.youtube.com/watch?v=f1cNmeU4f5w
Redes
sociais
Lá nas redes sociais
o mundo é
bem diferente,
dá pra
ter milhões de amigos
e mesmo
assim ser carente.
Tem like,
a tal curtida,
tem todo
o tipo de vida
pra todo
tipo de gente.
Tem gente
que é tão feliz
que a
vontade é de excluir.
Tem gente
que você segue,
mas nunca
vai lhe seguir.
Tem gente
que nem disfarça,
diz que a
vida só tem graça
com mais
gente pra assistir.
Por falar
nisso, tem gente
que
esquece de comer,
jogando,
batendo papo,
nem sente
a fome bater.
Celular
virou fogão,
pois no
toque de um botão
o rango
vem pra você.
Mudou até
a rotina
de quem
tá se alimentando.
Se a
comida for chique,
vai logo
fotografando.
Porém,
repare, meu povo:
quando é
feijão com ovo
não vejo
ninguém postando.
Esse
mundo virtual
tem feito
o povo gastar,
exibir
roupas de marca,
ir pra
festa, viajar,
e claro,
o mais importante,
que é
ter, de instante em instante,
um
retrato pra postar.
Tem gente
que vai pro show
do
artista preferido,
no final
volta pra casa
sem nada
ter assistido,
pois foi
lá só pra filmar.
Mas pra
ver no celular
nem
precisava ter ido.
Lá nas
redes sociais
todo
mundo é honesto,
é contra
a corrupção,
participa
de protesto,
porém, sem
fazer login,
não é tão
bonito assim.
O real é
indigesto...
Furar a
fila, não respeita
quando o
sinal tá fechado,
tenta
corromper um guarda
quando
está sendo multado.
Depois,
quando chega em casa,
digitando
manda brasa
criticando
um deputado.
Lá nas redes
sociais
a
tendência é ser juiz
e
condenar muitas vezes
sem saber
nem o que diz.
Mas não é
nenhum segredo
que
quando se aponta um dedo
voltam
três pro seu nariz.
Conversar
por uma tela
é tão
frio, tão incerto.
Prefiro
pessoalmente,
pra mim
sempre foi o certo.
Soa meio
destoante,
pois
junta quem tá distante
mas
afasta quem tá perto.
Têm
grupos de todo tipo,
todo tipo
de conversa
com
assuntos importantes
e outros,
nem interessa.
Mas tem
uma garantia:
receber
durante o dia
um cordel
do Bráulio Bessa.
E se você
receber
esse
singelo cordel
que eu
escrevi à mão
num
pedaço de papel,
que tem
um tom de humor
mas no
fundo é um clamor
lhe
pedindo pra viver.
Viva a
vida e o real,
pois a
curtida final
ninguém
consegue prever.
(Bráulio
Bessa)
ATIVIDADE
1- Por
que você acha que mesmo cheia de amigos virtuais a pessoa ainda pode se sentir
carente?
2- Copie
do texto uma passagem que revela que nem sempre há reciprocidade nas redes
sociais:
3- Por que daria vontade de excluir algumas
pessoas das redes sociais? O que você pensa sobre isso?
4- Explique por que "celular virou
fogão":
5-
Localize no texto uma passagem que revela a necessidade de ostentação:
6- Copie
do texto um trecho que revela uma incoerência:
7- Por
que as pessoas gostam mais de ser "juízes" nas redes sociais do que
fora delas?
8- Que ações politicamente incorretas são citadas
no texto e associadas a algumas pessoas de nossa sociedade?
9-
Localize no texto um par de antítese, explicando seu raciocínio.
10- Que
apelo ele faz ao leitor? O que você pensa a respeito disso?
11- A que "curtida final" ele se refere?
Explique.
12- Que
mensagem o cordel transmite? Comente.
BOM
DESEMPENHO!!!
“90% do
sucesso se baseia simplesmente em insistir.”
( Woody
Allen )
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B e C.
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/10/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/nih-spqa-ufa)
ASSUNTO: LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL.
ATIVIDADE
O Outubro Rosa
O Outubro Rosa é um movimento
internacional que visa ao estímulo à luta contra o câncer de mama. Essa ação
iniciou-se em 1997, nos Estados Unidos, e foi ganhando o mundo como uma forma
de conscientização acerca da importância de um diagnóstico precoce e de alerta
para a grande quantidade de mortes relacionadas com essa doença.
O símbolo da campanha é um laço rosa, que
foi feito, inicialmente, pela Fundação Susan G. Komen e distribuído na primeira
corrida pela cura do câncer de mama, em 1990. Esses laços rosas
popularizaram-se e foram usados posteriormente para enfeitar locais públicos e
outros eventos que lutavam por essa causa.
Além do laço rosa, muitas cidades
passaram a iluminar os seus monumentos públicos com luz rosa para dar maior
destaque ao mês de luta contra a doença. No Brasil, o primeiro sinal de
simpatia pelo movimento aconteceu em outubro de 2002, quando o monumento
Mausoléu do Soldado Constitucionalista, também chamado de Obelisco do
Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado de rosa. Em outubro de 2008, o
movimento ganhou força e várias cidades brasileiras foram iluminadas como uma
forma de chamar a atenção para a saúde da mulher.
O câncer de mama é o mais comum entre as
mulheres em todo o mundo, sendo raro em homens. Normalmente a doença é
diagnosticada em exames de rotina quando se percebe um nódulo na região dos
seios. Entretanto, muitas vezes, os nódulos não podem ser sentidos,
sendo, portanto, fundamental a realização de exames de
imagem. O exame mamográfico é o principal exame realizado para diagnóstico e
deve ser feito por mulheres entre 40 e 69 anos de idade.
O autoexame das mamas era bastante
recomendado como forma de detecção da doença, entretanto, em virtude da
dificuldade de algumas mulheres de entenderem a anatomia do órgão, falsos
resultados eram obtidos. Nódulos pequenos podem não ser sentidos, o que pode causar
a falsa impressão de que a mulher está saudável e retardar a consulta ao
médico. Todavia, é importante ressaltar que o autoexame,
junto a exames periódicos, pode salvar vidas.
O câncer de mama possui significativos
índices de cura, que giram em torno dos 95% quando descoberto precocemente. O
tratamento normalmente consiste em uma cirurgia para a retirada do tumor e a
complementação com técnicas de radioterapia e quimioterapia.
Apesar de muitas vezes o câncer de mama
não possuir causa específica, algumas medidas podem ser tomadas como prevenção.
A principal forma de prevenir-se é ter uma alimentação saudável, balanceada e
rica em alimentos de origem vegetal. É importante também evitar embutidos e o
consumo excessivo de carne vermelha. Atividades físicas e hábitos saudáveis de
vida, como não fumar nem ingerir bebida alcoólica, também ajudam a evitar a
doença.
https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/outubro-rosa.htm
1-
Responda com suas palavras o que é o Outubro Rosa, dizendo se você já tinha ou
não escutado falar sobre ele.
2- Por
que o símbolo de tal campanha é um laço rosa? Que outros símbolos também
combinariam, na sua opinião?
3- Homens
também podem ter câncer de mama? Comprove com uma passagem do texto:
4- Que
ideia o conectivo que se encontra em negrito no texto transmite?
5-
Substitua as conjunções em destaque no texto por uma que tenha igual valor.
6- O
texto quebra um tabu: que câncer não tem cura. Copie um trecho que deixa isso
bem claro:
7- Como é
o tratamento para o câncer de mama?
8- Que
informação do texto você considerou mais importante? Justifique sua resposta.
BOM
DESEMPENHO!!!
“90% do
sucesso se baseia simplesmente em insistir.”
( Woody
Allen )
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
GISLENE - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/10/2020 às 9h - 11h, pelo link https://meet.google.com/tre-mzgv-qsc)
https://www.youtube.com/watch?v=_xP8wTh8bM8
Leia
O alce e os
lobos
A água do lago estava tão limpa
que refletia as imagens da floresta como um espelho. Todos os animais que foram
beber água viram seus reflexos. O urso e seu filhote pararam admirados, mas
foram embora. E assim passou pelo lago uma
porção de animais.
Até que chegou um bando de alces que se espalhou
pelas margens. Um deles abaixou a cabeça para beber e parou, olhando para os
seus chifres:
- Que lindo par de galhos! Que maravilhosa é a
minha imagem com esta bonita cabeça!
De repente, olhou para as suas pernas, compridas
e finas, e ficou triste:
- Mas que pernas horrorosas! Nunca tinha reparado
na feiura das minhas pernas. Elas estragam a minha beleza.
Enquanto olhava para o seu corpo, uma alcateia de
lobos ferozes foi chegando e espalhou o bando, que correu assustado. O alce
correu para a mata e perdeu-se do bando.
No caminho, prendeu o chifre numa árvore e quase
foi devorado pelo lobo. Mas suas pernas eram mais fortes e ligeiras do que as
do lobo, que, cansado, desistiu de caçar o alce.
“Que susto!”, pensou o alce, já fora de perigo.
“Por causa desses chifres inúteis, quase percorro a minha vida. Se não fossem
as minhas pernas...”
Moral:
Nem sempre a beleza resolve os problemas.
Jean de La Fontaine. O alce e os lobos. Adaptação de M. Carneiro. São Paulo:
Melhoramentos, 1988.
1 – O
objetivo do texto é:
a) informar
b) entreter
c) ensinar
d) divulgar
2 –
Assinale o segmento que caracteriza o clímax da história:
a)
“- Mas que pernas horrorosas! Nunca tinha reparado na feiura das minhas
pernas.”.
b)
“[...] uma alcateia de lobos ferozes foi chegando e espalhou o bando, que
correu assustado.”.
c)
“O alce correu para a mata e perdeu-se do bando.”.
d)
“No caminho, prendeu o chifre numa árvore e quase foi devorado pelo lobo.”.
3–
Observe:
Trecho 1 - “De repente, olhou para as suas pernas, compridas e finas, e
ficou triste:
- Mas que pernas
horrorosas!”.
Trecho 2 -
“Mas suas pernas eram mais fortes e ligeiras do que as do lobo, que, cansado,
desistiu de caçar o alce.”.
a)
Identifique os adjetivos utilizados pelo alce na caraterização de suas pernas:
4 – “[...] do que as do lobo, que, cansado, desistiu
de caçar o alce.”. Identifique nesse segmento o substantivo que foi omitido:
5-Circule os numerais que aparecem nas curiosidades
abaixo e classifique-os
a)
A primeira escova de dentes como nós conhecemos
hoje em dia foi feita na China em 1498. Ela era feita de pelo de porco.
b)
A velocidade de crescimento das unhas da sua mão
são o quádruplo das unhas do pé.
c)
Os seus pés possuem um quarto no número de ossos
do seu corpo.
Leia
a) Na chamada principal da capa da revista, há mais artigos
definidos ou indefinidos? Esses artigos generalizam ou particularizam
a mensagem? (Como o Japão – um exemplo
de tecnologia, planejamento e disciplina – enfrenta o maior terremoto de sua
história)
b) Copie a frase em que aparece um artigo indefinido e explique por que, nesse caso, não foi usado o artigo definido.
6- Nos parênteses, escreva A se a palavra destacada for artigo e N se for numeral
( ) Na Bienal, eu
comprei um livro e você, cinco.
( ) Gastei menos de uma semana para ler o livro
Vidas Secas, de Graciliano Ramos
( ) São Paulo é uma cidade populosa, uma grande
metrópole
( ) Recebi carta de um amigo que há muito não
vejo.
( ) Fiz um exame de saúde, mas meu colega fez
dois, para participar do campeonato.
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/10/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/tre-mzgv-qsc)
https://www.youtube.com/watch?v=_el6JHp7sCw
ANEDOTA: Os parentes
O casal vem pela estrada sem dizer uma palavra. Brigaram, nenhum dos
dois quer dar o braço a torcer. Ao passar por uma fazenda em que há mulas e
porcos, o marido pergunta, sarcasticamente:
- Parentes seus?
- Sim, responde ela,
cunhados.
Almanaque Brasil, abril de 2001.
Entendendo a anedota:
01 – A intenção do marido ao fazer a pergunta à mulher era:
a) ofender a mulher, chamando-a de porca ou mula.
b) agradar a esposa elogiando-a.
c) manter um diálogo com a esposa.
d) fazer com que a mulher seguisse em outra direção.
02 – A
reação da esposa mostra que o marido foi mal sucedido em sua pergunta, pois:
a) ela contestou revidando o argumento: é ele o
porco ou o burro.
b) ele conseguiu o que pretendia, ofender a mulher.
c) não se importou com a pergunta que o marido lhe fez.
d) ela realmente é uma porca.
Leia
03-Qual é a concepção implícita sobre os adolescentes em relação ao uso de celular? Justifique sua resposta com elementos da tirinha.
04- Em todas
essas tirinhas, há uma crítica ao comportamento das pessoas. O que está sendo
criticado na forma de pensar e de agir das pessoas?
http://naturezaepaz.blogspot.com.br/2011/12/charges-do-meio-ambiente.html
A situação
de alagamentos em São Paulo e em outros lugares do Brasil é algo muito comum.
05- Onde está o humor nesta charge?
06-Uma
crítica da charge é a questão da falta de saneamento. E a outra? Perceba que a
resposta está nos personagens e no balão de fala.
Leia
07-Responda:
a) Qual momento da piada é retratado pela
ilustração? Circule a parte no texto
.b) Transforme a piada em uma tirinha.
08- Conforme o vídeo da aula, em que a piada se diferencia da anedota?
Obs.: Assistir à aula TV
Canal 31 às 8:30 h
Todo esforço tem a sua recompensa.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
JOÃO PAULO - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/10/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/qfa-ujkv-nri)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE TERÇA-FEIRA
GILBERTO - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/10/2020 às 09h - 10h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)
Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/TsclSi3nNsI
Agora resolva os exercícios a seguir:
1. (UFC) A erva-de-passarinho e algumas bromélias são plantas que fazem fotossíntese e vivem sobre outras. No entanto, a erva-de-passarinho retira água e sais minerais da planta hospedeira enquanto as bromélias apenas se apoiam sobre ela. As relações da erva-de-passarinho e das bromélias com as plantas hospedeiras são, respectivamente, exemplos de:
a) parasitismo e epifitismo.
b) epifitismo e holoparasitismo.
c) epifitismo e predatismo.
d) parasitismo e protocooperação.
e) inquilinismo e epifitismo
2. (ITA) A dinâmica do ciclo do carbono é muito variável, quer no espaço quer no tempo. As emissões de carbono ocorrem devido às ações dos seres vivos ou devido a outros fenômenos, como uma erupção vulcânica
que, por exemplo, provoca um aumento temporário de carbono na atmosfera. O sequestro (absorção) do carbono da atmosfera (CO2) é feito principalmente pelos seres clorofilados que, no processo de fotossíntese, sintetizam a molécula da glicose(C6H12O6). Para manter armazenado, por longo prazo, o carbono que foi retirado da atmosfera, é aconselhável:
a) controlar as atividades vulcânicas
b) transformar as florestas em zonas agrícolas
c) instalar hortas em grande parte das residências
d) impedir o desflorestamento e estimular o reflorestamento
e) diminuir a biodiversidade, facilitando os cálculos sobre as atividades respiratórias
3. (Fuvest) A maior parte do nitrogênio que compõe as moléculas orgânicas ingressa nos ecossistemas pela ação de:
a) algas marinhas
b) animais
c) bactérias
d) fungos
e) plantas terrestres
4. (PUC) As cianobactérias podem ser consideradas seres vivos auto-suficientes porque são capazes de:
a) fixar tanto N2 quanto CO2 sob a forma de matéria orgânica
b) absorver cálcio e nitrogênio diretamente das rochas
c) fixar o H2 atmosférico sob a forma de matéria orgânica
d) degradar qualquer tipo de matéria inorgânica ou orgânica
e) disponibilizar o fósforo para outros seres vivos
5. (Vunesp) Considere as três cadeias alimentares a seguir.
(I) vegetação → insetos → anfíbios → cobras → fungos.
(II) vegetação → coelho → gavião.
(III) fitoplâncton → zooplâncton → peixes → tubarão.
A maior quantidade de energia disponível para os níveis tróficos mais elevados estará:
a) apenas na cadeia (I)
b) apenas nas cadeias (I) e (III)
c) apenas na cadeia (II)
d) apenas nas cadeias (I) e (II)
e) nas cadeias (I), (II) e (III)
6. (UnB) Qual a afirmativa correta:
a) O local do ecossistema onde vive uma determinada espécie é denominado de hábitat
b) Populações são conjuntos de indivíduos geneticamente iguais
c) Clone é um grupo de indivíduos da mesma espécie que vivem no mesmo hábitat
d) Ecossistema é a palavra empregada para indicar o conjunto de populações de um ambiente
e) Comunidade é a palavra que indica o conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que habitam uma região
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/10/2020 às 10h - 11h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)
Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/qHYEZxXmRXM
Agora resolva os exercícios a seguir:
1) A que característica se refere o nome mamífero? Que tipo de revestimento protege o corpo dos mamíferos?
2) Cite três glândulas encontradas na pele dos mamíferos e as suas respectivas secreções.
3) Como as focas e baleias conseguem reter o calor produzido pelo seu corpo, visto que algumas habitam regiões extremamente frias?
4) O filhote do canguru nasce pequeno e indefeso. Após sair do útero da mãe passa um certo tempo em uma bolsa materna, o marsúpio, onde completa seu desenvolvimento. O potro, pouco tempo depois de nascer, já fica de pé, anda, corre e mama nas tetas da égua. A que grupo de mamíferos pertencem o canguru e o potro?
5) Alguma pessoas confundem os cetáceos, como baleias e golfinhos, com peixes. Além do modo de reprodução e alimentação dos filhotes, cite duas características que permitem identificar os cetáceos como mamíferos e não como peixes.
6) Qual a importância das glândulas sudoríparas e das sebáceas? Explique.
7) Cite duas características exclusivas dos mamíferos localizadas na pele.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/10/2020 às 13h - 14h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)
Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/7EYglzpo70Q
Agora resolva os exercícios a seguir:
1) A reciclagem consiste no reaproveitamento de materiais para a produção de um novo objeto. Esse processo tem se mostrado uma necessidade real para a preservação ambiental, uma vez que diminui a exploração de recursos naturais. Associe as duas colunas, relacionando o objeto ao respectivo recurso natural que será preservado coma sua reciclagem.
Objeto:
1. Pneu usado.
2. Caderno velho.
3. Vidro quebrado.
4. Lata de refrigerante.
Recurso natural preservado:
( ) Vegetação.
( ) Areia.
( ) Alumínio.
( ) Petróleo.
A sequência correta dessa associação de cima para baixo, é:
A) 1, 3, 4, 2
B) 2, 3, 4, 1
C) 2, 4, 3, 1
D) 4, 2, 1, 3
2) O plástico é um dos materiais mais utilizados pela sociedade. Consequentemente, é um dos
maiores poluentes do ambiente, fazendo-se necessárias medidas urgentes do controle de seu uso.
São iniciativas que ajudam a diminuir a poluição ambiental provocada pelo uso de plásticos:
I. Aumentar a queima do lixo plástico.
II. Reduzir o consumo de embalagens plásticas.
III. Desenvolver tecnologias de plásticos biodegradáveis.
Estão corretas as iniciativas:
A) I e II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I, II e III.
3) O mundo moderno requer a utilização de quantidades cada vez maiores de energia.
O fornecimento dessa energia provém da matéria de origem vegetal ou animal, decomposta
ou queimada, denominada biomassa. O movimento das sofisticadas máquinas depende da energia proveniente de combustíveis, os quais, muitas vezes, acabam por poluir o ambiente.
Há, entretanto, uma boa maneira de se aproveitar a biomassa, produzindo-se um ótimo combustível de cuja queima resultam produtos não tóxicos.
Esse combustível formado em aterros sanitários é denominado:
A) álcool.
B) gasolina.
C) metano.
D) oxigênio.
4) A ação que melhor representa o aproveitamento do lixo é:
A) economizar água.
B) realizar a coleta seletiva para reciclagem.
C) evitar o desperdício de energia elétrica.
D) fazer o plantio de novas mudas.
5) São considerados resíduos orgânicos:
A) Folhas, restos de alimentos e vidro;
B) Galhos de árvores, restos de alimentos e cascas de frutas;
C) Vidro, papel e alumínio;
D) Restos de alimentos, galhos de árvores e alumínio;
6) Relacione as colunas abaixo:
Coluna I
A) Incineração.
B) Compostagem.
C) Aterro sanitário.
D) Lixão.
Coluna II
( ) O lixo fica descoberto atraindo animais que podem transmitir doenças.
( ) Libera gases poluentes que devem passar através de filtros.
( ) Forma camadas de lixo e terra.
( ) Produz adubo a partir da matéria orgânica.
7) Analise as frases abaixo, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) A incineração não produz chorume.
( ) A compostagem permite o retorno de nutrientes ao solo, através da formação do adubo.
( ) O aterro sanitário tem alto custo de implantação em comparação com o lixão.
( ) O lixão não atrai animais transmissores de doenças.
8) Em uma cesta de lixo foram encontrados alguns tipos de resíduos:
Casca de laranja - Copo plástico - Garrafa de vidro - Latinha de refrigerante - Jornal.
Dentre todos aqueles que podem ser reciclados estão:
A) Casca de laranja, copo plástico, Garrafa de vidro, latinha de refrigerante e jornal
B) Garrafa de vidro, latinha de refrigerante.
C) Copo plástico, garrafa de vidro, latinha de refrigerante e jornal.
D) Jornal, copo plástico e casca de laranja.
9) Veja na tabela abaixo quanto tempo os materiais demoram para se decompor. (Use a tabela para responder as questões 9 e 10).
De acordo com a tabela é correto afirmar que:
A) o papel demora mais de um mês para se decompor.
B) o chiclete demora menos de 10 anos para se decompor.
C) o pneu tem prazo definido para se decompor.
D) as latas representam a metade do tempo de decomposição do chicletes.
10) Dentre todos os materiais listados no quadro, os mais prejudiciais a natureza devido a tempo de decomposição seriam os seguintes produtos:
A) pneu, garrafa pet e vidro.
B) pneu, garrafa pet e tecido.
C) pneu, tecido e lata de alumínio.
D) garrafa pet, papel, couro.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO A
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/10/2020 às 14h - 15h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)
Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/YrgGQr22soI
Agora resolva os exercícios a seguir:
1.O que é inteligência artificial?
2. Qual é a diferença entre Machine Learning e aprendizado profundo?
3. Onde essa tecnologia está sendo usada já?
4.O que ela pode e não pode fazer?
5.Como ela vai mudar a maneira como trabalhamos?
6. Qual é a estrutura de relatórios para uma equipe de AI?
7.Quão único é o resultado esperado?
8. Como tudo isso mudará nossas vidas?
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
IDELFONSO - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/10/2020 às 09h - 10h , pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp)
Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/57-aNi2zsRo
Agora resolva os exercícios a seguir:
Tema 3: Percepção do ambiente.
1) Quais os órgãos e seus respectivos sentidos?
2) Em quais camadas a pele do ser humano e dividida?
3) Qual a função do tecido adiposo que se encontra na tela subcutânea?
4) O sistema Braille é composto por 63 caracteres, o que eles representam?
5) Quais são as estruturas que formam a orelha?
6) Quais são as estruturas que formam o olho?
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/10/2020 às 10h - 11h , pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp)
Resolva os exercícios a seguir:
Revisão de conteúdos: Aves e mamíferos.
1) Qual a função da modele?
2) Por que as penas das aves aquáticas não encharcam quando estão na água?
3) Cite duas adaptações do esqueleto das aves relacionadas ao voo.
4) Por que as aves se mantém ativas mesmo em clima frio?
5) Qual a função das glândulas sudoríferas nos mamíferos? É dos pelos?
6) Quanto a nutrição como são classificados os mamíferos?
7) Classifique os dentes dos mamíferos de acordo com a sua função.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/10/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp)
Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/kVdvdkTJM00
Agora resolva os exercícios a seguir:
Temas 2: Sistema genital masculino.
1) Como é composto o sistema genital masculino?
2) Quais são as glândulas acessórias?
3) Qual o motivo dos testículos ficarem fora da cavidade abdominal?
4) Quais são as partes do espermatozoide?
5) Qual a função da cauda do espermatozoide?
6) O que é o sêmen?
7) Quais as funções da uretra?
8) Qual a função das glândulas acessórias?
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/10/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp)
Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/A7WZ5iandqc
Com ajuda da vídeo aula disponibilizada pelo link acima, resolva os exercícios:
1) Quais são os biomas brasileiros?
2) Sobre o bioma Amazônia:
a) Qual o tipo de clima?
b) Qual sua principal característica?
3) Qual a característica da vegetação do cerrado?
4) Sobre o bioma caatinga:
a) Qual o tipo de clima?
b) O que são plantas xerófitas?
5) Sobre o bioma Mata Atlântica:
a) Tipo de vegetação?
b) Tipo de clima?
6) Sobre o bioma pantanal:
a) Qual sua principal característica?
b) Tipo de clima?
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
MARÍCIA - INGLÊS
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/10/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)
ASSUNTO: FOODS ( ALIMENTOS)
OUÇA O
VÍDEO, VOCÊ VAI GOSTAR: https://youtu.be/kQx_S5n3HEo E https://youtu.be/BCBketJ6Ug8
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/10/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)
ASSUNTO: FOODS (
ALIMENTOS)
OUÇA
O VIDEO, VOCÊ VAI GOSTAR: https://youtu.be/5tB9ZZBUcv4 E
https://youtu.be/BCBketJ6Ug8
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/10/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 9º ANO A, B, e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/10/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUARTA-FEIRA
HELIANE - ARTES
ATIVIDADE DE ARTES - TODAS AS TURMAS
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 28/10/2020 pelo link https://meet.google.com/pvn-sgax-jdz)
Atenção aos horários: TODAS AS TURMAS 10h - 11h
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
RAFAEL - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 28/10/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)
Tema: Atletismo.
Assunto: A história do Atletismo e suas modalidades.
Objetivo: Revisar o conteúdo do Atletismo.
Conteúdo:
Texto: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/educacao-fisica/atletismo
Vídeo: https://youtu.be/_1bNTR3vQhM
ATIVIDADE 1
Vídeo: https://youtu.be/TqDYYco5UXw
Assista o vídeo e depois elabore um resumo da história do Atletismo e suas modalidades.
“É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais.”
Coelho Neto
ATIVIDADE (Bônus)
Sugestão: https://youtu.be/KZqtxFCHmQM
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 28/10/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)
Tema: Atletismo.
Assunto: A história do Atletismo e suas modalidades.
Objetivo: Revisar o conteúdo do Atletismo.
Conteúdo:
Texto: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/educacao-fisica/atletismo
Vídeo: https://youtu.be/_1bNTR3vQhM
ATIVIDADE 1
Vídeo: https://youtu.be/TqDYYco5UXw
Assista o vídeo e depois elabore um resumo da história do Atletismo e suas modalidades.
“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”
Nelson Mandela
ATIVIDADE (Bônus)
Sugestão: https://youtu.be/KZqtxFCHmQM
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 28/10/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)
Tema: Atletismo.
Assunto: A história do Atletismo e suas modalidades.
Objetivo: Revisar o conteúdo do Atletismo.
Conteúdo:
Texto: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/educacao-fisica/atletismo
Vídeo: https://youtu.be/_1bNTR3vQhM
ATIVIDADE 1
Vídeo: https://youtu.be/TqDYYco5UXw
Assista o vídeo e depois elabore um resumo da história do Atletismo e suas modalidades.
“O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.”
Immanuel Kant
ATIVIDADE (Bônus)
Sugestão: https://youtu.be/KZqtxFCHmQM
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUINTA-FEIRA
AMORIM - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/10/2020 às 9h - 11h, pelo link https://meet.google.com/hjj-pzqy-hrx)
Assistam às vídeo aulas pelos links à seguir: https://youtu.be/MVxkuFoRSgc
Agora resolva as QUESTÕES PROBLEMAS:
01) QUAL É A SOMA DOS DIVISORES DE 23 COM AS DOS DIVISORES DE 13?
02) QUAIS OS DIVISORES PRIMOS DE 40?
03) QUAL É A SOMA DOS DIVISORES PRIMOS DE 40?
04) SE R É A QUANTIDADE DE DIVISORES PRIMOS DE 12. QUAL É O VALOR DE R
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/10/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/hjj-pzqy-hrx)
Assistam às vídeo aulas pelos links à seguir: https://youtu.be/MVxkuFoRSgc
Agora resolva as QUESTÕES PROBLEMAS:
01) QUAL É A SOMA DOS DIVISORES DE - 38?
02) QUAL É A SOMA DOS MÓDULOS DOS DIVISORES DE - 38?
03) QUAL É A SOMA DOS DIVISORES DE 54?
04) QUAL É A SOMA DOS DIVISORES DE - 10 COM OS DE 12?
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
TADEU - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/10/2020 às 09h - 11h, pelo link https://meet.google.com/oky-qgzg-kpa)
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/10/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/oky-qgzg-kpa)
Assista à vídeo aula pelo link a seguir: https://youtu.be/ZbLVLWDjAeM
Conteúdo: Ângulo inscrito na circunferência 02 casos.
ATIVIDADES: página 136 e 137, questões 1 até 7.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
EUGÊNIO - HISTÓRIA
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/10/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp)
6º - Civilização árabe muçulmana.
Assista para poder responder: https://www.youtube.com/watch?v=CJ6USJUjA5g&t=44s
1) Em qual região do Oriente Médio se formou a
civilização árabe e como se caracteriza essa mesma região?
2) Como era o modo de vida e a religião dos povos
árabes antes do islamismo?
3) Quem foi Maomé e qual foi a sua importância para
os povos árabes?
4) Explique o que foi a hégira e qual a sua
importância para a religião islâmica.
5) Quais são as cinco obrigações de todo muçulmano?
6) Quem eram os califas e como eles expandiram a
religião islâmica?
7) A religião islâmica está dividida em dois
grandes grupos: xiitas e sunitas. Diferencie um do outro.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/10/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp)
7º - Holandeses no Brasil durante o período
colonial
Assista para poder responder: https://www.youtube.com/watch?v=w_A52fJFPQ0&t=172s
1) O que você compreendeu por União Ibérica?
2) Por qual motivo o rei da Espanha, Felipe II,
proibiu as colônias portuguesas de venderem açúcar aos holandeses?
3) Em qual local do Brasil se deu a primeira
invasão holandesa e por que não foi bem sucedida?
4) Quem foi Domingos Fernandes Calabar?
5) Como parte do Nordeste brasileiro era conhecido
quando esteve sob o domínio holandês?
6) Quem foi Maurício de Nassau e o que ele fez
enquanto esteve no Nordeste?
7) Por que os senhores de engenho, de aliados,
passaram a combater os holandeses e a expulsá-los de Pernambuco?
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/10/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp)
Assista para poder responder: https://www.youtube.com/watch?v=6x9NrnscAEo&t=81s
1) O que você compreende por imperialismo?
2) O que os países industrializados e ricos, no
século XIX, passaram a procurar nas nações pobres?
3) Quais foram as justificativas utilizadas pelos países ricos para poder
dominar as nações pobres?
4) Qual foi o resultado das delimitações ou
fronteiras feitas na África, pelos colonizadores europeus?
5) Destaque os dois países que mais controlavam
territórios na África e na Ásia.
6) Como os europeus, no século XIX, enxergavam os
povos originários da América (índios), da África e da Ásia?
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/10/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp)
9º - Ditadura chilena
Assista para poder responder: https://www.youtube.com/watch?v=0j_tHIxf8g4&t=649s
1) Em qual contexto histórico começou a surgir
governos ditatoriais na América Latina? Qual país apoiava esses regimes?
2) A primeira experiência socialista das Américas
se deu em Cuba. Existe diferença na maneira como o socialismo foi implantado em
Cuba e no Chile? Justufique.
3) O que foi a “Operação Condor”?
4) Quem foi eleito Presidente do Chile, em 1973, e
como esse mesmo Presidente direcionou o país ao socialismo?
5) Qual foi a estratégia usada pela elite econômica
chilena para poder desestabilizar e atrapalhar o governo socialista?
6) Quem derrubou o governo socialista chileno e
assumiu o lugar do Presidente que havia morrido?
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE SEXTA-FEIRA: NÃO HAVERÁ DEVIDO O ADIAMENTO DO FERIADO DEDICADO AO DIA DO SERVIDOR PÚBLICO
______________________________________________________________________
--------------------------------------------------------------------------------------------------------













Nenhum comentário:
Postar um comentário