sexta-feira, 16 de outubro de 2020

ATIVIDADES - SEMANA 19/10/2020 a 23/10/2020

 

AULAS DE SEGUNDA-FEIRA



ANDRÉA - PORTUGUÊS



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/10/2020 às 09h - 11h, pelo link https://meet.google.com/nih-spqa-ufa


ASSUNTO: LITERATURA DE  CORDEL: LEITURA E INTERPRETAÇÃO.

 

ATIVIDADE

Leia  o texto O burro é o ser humano, páginas 89 e 90 e responda às questões  de 1 a 9, páginas 91 e 92.

 

 Obs: somente respostas em seu caderno.

Para ter sucesso, não basta descobrir o propósito da tua vida. É preciso ter coragem para realizá-lo.”

BOM DESEMPENHO!!



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B e C.

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/10/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/nih-spqa-ufa)   


ASSUNTO:  LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL.

 

ATIVIDADE

Leia a segunda parte do texto “O menino sem imaginação”, páginas 101 e 102 e responda às questões de 1 a 6, página 102.

 

Obs: somente respostas em seu caderno.

Para ter sucesso, não basta descobrir o propósito da tua vida. É preciso ter coragem para realizá-lo.”

BOM DESEMPENHO!!

 


         ______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



GISLENE - PORTUGUÊS


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/10/2020 às 15h - 17h, pelo link https://meet.google.com/tre-mzgv-qsc)


  Atividade de Leitura – Compreensão e interpretação textual

Observe o texto

 


Disponível em: https://grandesnomesdapropaganda.com.br/anunciantes/avon-inspira-reflexao-sobre-oempoderamento-feminino/. Acesso em: 02/08/2020.

 1. A informação implícita na propaganda é a de que 

a) todas as mulheres têm suas belezas. 

b) algumas belezas são mais bonitas. 

c) mulheres não se sentem belas. 

d) todas as mulheres se sentem belas.


2. O texto pertence ao gênero

a) História em quadrinhos        

b) Charge        

c) Propaganda        

d) uma postagem de blog


Leia o texto

 


3. Esse texto é engraçado porque

a) a garota está interessada no irmão do emissor da mensagem.

b) a garota fica satisfeita com o elogio do emissor da mensagem.

c) o emissor da mensagem utiliza desenhos para se expressar.

d) o emissor da mensagem quer conquistar a garota.


4. Qual a linguagem utilizada nesse texto?

a) formal

b) coloquial

c) técnica

d) literária


5. O receptor da mensagem "Você é a nora que minha mãe sempre quis" é

a) a sogra

b) o menino

c) Jéssica

d) o irmão


6. Qual foi o suporte textual utilizado para enviar as mensagens do texto?

a) um computador

b) um celular

c) um telefone

d) uma TV  



“Grandes vitórias exigem grande dedicação.”

(Autor desconhecido)




ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/10/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/tre-mzgv-qsc)


Atividade de leitura – Compreensão e interpretação textual

Observe o infográfico abaixo 

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-03/casos-de-dengue-no-pais-caem-80. Acesso em: 02 de maio de 2019.

1. Em relação ao infográfico, é correto afirmar que

 a) o número de casos de dengue na região sul é maior que o número de casos na região Sudeste.

b) o número de municípios em risco aumentou de forma preocupante entre os anos 2013 e 2014.

c) o número de cidades em situação de alerta é maior que o de cidades em situação satisfatória.

 d) o número de cidades em situação satisfatória é menor que o de cidades em situação de risco.

Leia


 Fonte: https://d.emtempo.com.br/charges/80980/charge-do-em-tempo--05-de-outubro-2017--malika. Acessado em 02 de maio de 2019.

2. A crítica que pode ser observada na charge é a respeito 

a) do uso exagerado da tecnologia, que leva os jovens a esquecerem os livros.

b) da busca dos jovens por aparelhos eletrônicos sempre mais avançados

c) da preferência dos jovens pela leitura ao invés da tecnologia.

d) do perigo que a tecnologia pode representar aos jovens.


Leia os textos a seguir   


Texto I


Disponível em: http://www.amimais.org.br/animais_perdidos.asp. Acesso em: 01/06/2018


Texto II

 Procura-se um Amigo Vinicius de Moraes Não precisa ser homem, basta ser humano, basta ter sentimento, basta ter coração. Precisa saber falar e calar, sobretudo saber ouvir. Tem que gostar de poesia, de madrugada, de pássaro, de sol, da lua, do canto dos ventos e das canções da brisa. Deve ter amor, um grande amor por alguém, ou então sentir falta de não ter esse amor. Deve amar o próximo e respeitar a dor que os passantes levam consigo. Deve guardar segredo sem se sacrificar. 

Disponível em: https://www.escritas.org/pt/t/1687/procura-se-um-amigo (trecho). Acesso em 06/06/2018


 3. A diferença entre os dois textos é: 

a) um é anúncio e denota a procura por um cão desaparecido; o outro é uma crônica e faz uma reflexão sobre a necessidade de encontrar um amigo para a vida.

 b) um é anúncio e faz uma reflexão sobre a necessidade de encontrar um amigo para a vida; o outro é crônica e mostra a solidão de quem a escreveu.

 c) um é crônica e denota a procura por um animal perdido em forma poética e o outro é um anúncio que faz uma reflexão sobre a necessidade de encontrar um amigo para a vida. 

d) um é crônica e faz uma reflexão sobre ter amigos e o outro é anúncio e denota a procura por um cão desaparecido.


Leia a charge.



Disponível em: https://conic.org.br/portal/noticias/698-a-crise-do-sistema-representativo-para-se-entender-a-vozdas-ruas. Acesso em: 02/08/2020.

 4. Qual a informação implícita do texto?

 a) um episódio em que um político discursa para o público.

 b) o político comprou uma calça nova para ir ao discurso.

 c) a crítica sobre um falso discurso político.

d) o discurso sincero de um político


Leia o texto

 


Disponível em: https://geekpublicitario.com.br/22945/pesquisa-skol-preconceito/

5. De acordo com a imagem

 a) ela ilustra uma pesquisa sobre tipos de preconceito.

 b) a maioria do brasileiro não se enxerga preconceituosa.

 c) 17% dos brasileiros são preconceituosos com as mulheres

 d) o comentário preconceituoso não reforça o preconceito


“Grandes vitórias exigem grande dedicação.”




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



JOÃO PAULO - ED. FÍSICA


ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/10/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/qfa-ujkv-nri)

  A importância do esporte para a pessoa com deficiência



Praticar esportes é bom para todo mundo, isso é certo. Mas, para algumas pessoas, pode ter um efeito além do esperado. Pessoas com deficiência podem se beneficiar ainda mais da prática de algum esporte. Além dos benefícios para a saúde, alguns outros fatores contribuem para isso.

Existem modalidades que podem ser praticadas independentemente da deficiência e outras que são facilmente adaptadas para que todos possam participar. Ao escolher um esporte, a vida social é estimulada e a autoestima melhora consideravelmente. Fazer parte de um grupo é muito mais benéfico do que apenas se exercitar. Quando estamos cercados de pessoas com interesses semelhantes, é como se tivéssemos uma segunda família que nos faz ter ainda mais motivação para se envolver cada vez mais com o esporte.

Um dos problemas que as pessoas com deficiência podem ter é o da exclusão social e o da falta de autoestima. Sabemos que nem todos os lugares possuem acessibilidade adequada para diversos tipos de deficiência e também muitos empregos acabam tendo barreiras para que possam ser executados por todos e isso causa uma frustração que pode afastar cada vez mais os portadores de necessidades especiais de uma vida social saudável, dando espaço para o desânimo quando se trata da realização pessoal. Por isso, a prática de esportes tem um papel importante nesses aspectos.

Dependendo do tipo de deficiência, alguns esportes podem ser mais recomendados do que outros, mas o mais importante é que a escolha seja feita com vontade, para que a motivação continue sempre forte. Veja algumas modalidades recomendadas:

Para quem possui alguma deficiência física: basquete com cadeira de rodas, atletismo, futebol para amputados, esgrima em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol sentado, arco e flecha, entre outros.

Para quem possui deficiência auditiva: futebol, handebol, natação, atletismo, voleibol e muitas outras, pois a deficiência auditiva não limita tanto a quantidade de modalidades a serem praticadas.

Para quem possui deficiência visual: ciclismo, judô, jiu-jitsu, atletismo, halterofilismo, entre outros.


ASSISTA  AO VIDEO

https://www.youtube.com/watch?v=wXpzlAkoP9k


ATIVIDADE.


1. Quais as principais causas da deficiência física?


2.Quais as classificações das deficiências físicas?


3.O que é deficiência física? 


4. Em que se baseiam as modalidades adaptadas?


5. Cite algumas modalidades esportivas adaptadas.


6. Qual a importância da pratica de esportes por uma pessoa com deficiência ?




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------




AULAS DE TERÇA-FEIRA


GILBERTO - CIÊNCIAS



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/10/2020 às 09h - 10h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm

Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/ub2M-gRyPP8

Agora resolva os exercícios a seguir:

QUESTÃO 1 - A água é um elemento de fundamental importância para a vida de todas as espécies da natureza. Quais as principais contribuições da água para o ser humano?




QUESTÃO 2 - (Enem) Segundo uma organização mundial de estudos ambientais, em 2025, duas de cada três pessoas viverão situações de carência de água, caso não haja mudanças no padrão atual de consumo do produto.

Uma alternativa adequada e viável para prevenir a escassez, considerando-se a disponibilidade global, seria:

a) desenvolver processos de reutilização da água.

b) explorar leitos de água subterrânea.

c) ampliar a oferta de água, captando-a em outros rios.

d) captar águas pluviais.

e) importar água doce de outros estados.


QUESTÃO 3 - (Enem) A possível escassez de água é uma das maiores preocupações da atualidade, considerada por alguns especialistas como o desafio maior do novo século. No entanto, tão importante quanto aumentar a oferta é investir na preservação da qualidade e no reaproveitamento da água de que dispomos hoje.

A ação humana tem provocado algumas alterações quantitativas e qualitativas da água:

I. Contaminação de lençóis freáticos.

II. Diminuição da umidade do solo.

III. Enchentes e inundações.

Pode-se afirmar que as principais ações humanas associadas às alterações I, II e III são, respectivamente:

a) uso de fertilizantes e aterros sanitários / lançamento de gases poluentes / canalização

de córregos e rios.

b) lançamento de gases poluentes / lançamento de lixo nas ruas / construção de aterros sanitários.

c) uso de fertilizantes e aterros sanitários / desmatamento/impermeabilização do solo urbano.

d) lançamento de lixo nas ruas / uso de fertilizantes / construção de aterros sanitários.

e) construção de barragens / uso de fertilizantes / construção de aterros sanitários.


QUESTÃO 4 - (Enem) Considerando a riqueza dos recursos hídricos brasileiros, uma grave crise de água em nosso país poderia ser motivada por:

a) reduzida área de solos agricultáveis.

b) ausência de reservas de águas subterrâneas.

c) escassez de rios e de grandes bacias hidrográficas.

d) falta de tecnologia para retirar o sal da água do mar.

e) degradação dos mananciais e desperdício no consumo.


QUESTÃO 5 - (Enem) A falta de água doce no planeta será, possivelmente, um dos mais graves problemas deste século. Prevê-se que, nos próximos vinte anos, a quantidade de água doce disponível para cada habitante será drasticamente reduzida.

Por meio de seus diferentes usos e consumos, as atividades humanas interferem no ciclo da água, alterando:

a) a quantidade total, mas não a qualidade da água disponível no planeta.

b) a qualidade da água e sua quantidade disponível para o consumo das populações.

c) a qualidade da água disponível, apenas no subsolo terrestre.

d) apenas a disponibilidade de água superficial existente nos rios e lagos.

e) o regime de chuvas, mas não a quantidade de água disponível no Planeta.


QUESTÃO 6 - A poluição da água aliada ao desperdício tem gerado vários problemas para a manutenção desse bem tão precioso. Com o intuito de contribuir para a qualidade e uso responsável da água, cite algumas possíveis atitudes a serem tomadas.



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/10/2020 às 10h - 11h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)

Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/K7hL13v2tdM

Agora resolva os exercícios a seguir:

Questão 1 - Diante de uma Crise Convulsiva, NÃO devemos:

a) Retirar objetos pessoais, como óculos e colares.

b) Afastar objetos ao redor da vítima.

c)Afrouxar as roupas e deixar a vítima se debater.

d) Transportar a vítima para um local arejado e calmo, puxar a língua do convulsionado para fora a fim de evitar complicações respiratórias.

e) Manter a vítima em decúbito dorsal e cabeça lateralizada.


Questão 2 - Em caso de acidente grave, a vítima pode apresentar hemorragia interna devido ao alto impacto contra órgãos abdominais. Grandes perdas sanguíneas podem levar a vítima ao CHOQUE, que pode ser identificado quando há:

a) Alteração do nível de consciência, palidez cutânea, diminuição da frequência respiratória e diminuição da frequência cardíaca.

b) Alteração do nível de consciência, vermelhidão cutânea, aumento da frequência respiratória e diminuição da frequência cardíaca;

c) Alteração do nível de consciência, palidez cutânea, aumento da frequência respiratória e aumento da frequência cardíaca;


Questão 3 - Qual procedimento é indicado para o controle de uma hemorragia externa?

a) Compressa de gelo.

b) Curativo compressivo.

c) Torniquete e enfaixamento.

d) Limpar o ferimento e aplicar solução antisséptica.


Questão 4 - Qual é o local do corpo adequado para realizar a Compressão Cardíaca?

a) Na parte superior do peito (tórax) perto das clavículas.

b) Em qualquer local do peito (tórax).

c) Sobre o coração, no lado esquerdo do peito (região do tórax).

d) Sobre o osso do meio do peito (esterno), na altura entre os mamilos.


Questão 5 - Assinale as alternativas que caracterizam um Desmaio e a forma correta de socorrer a vítima: Escolha uma e confira as outras na resposta.

a) Jamais eleve as pernas da vítima para cima, isso pode piorar o estado de inconsciência.

b) Ajude a vítima a se levantar e ofereça água fresca.

c) Pode ser causada por hipoglicemia, cansaço excessivo, dor, susto, mudança súbita de posição.

d) Perda súbita, temporária e repentina da consciência.

e) Sente a vítima em uma cadeira, coloque sua cabeça entre as coxas, faça pressão em sua nuca para baixo com a palma da mão enquanto ela força a cabeça para cima por alguns segundos. Repita 3 vezes


Questão 6 - Assinale a (s) alternativa (s) INCORRETA (S): Escolha uma e confira as outras na resposta.

a) Se uma pessoa sofrer um TCE, sentir-se confuso e perder a consciência, mas melhorar após alguns minutos ou horas, não é necessário encaminhar para o serviço médico.

b) A incidência de TCE é maior em mulheres do que em homens.

c) É indicado fazer compressas leves e bandagens frouxas em casos de lesões na cabeça.

d) O Trauma Crânio Encefálico (TCE) é o principal motivo de morte entre a população jovem, cuja as causas mais frequentes, compreendem:acidentes automobilísticos, agressões interpessoais, quedas e prática de esportes.

e) Na presença de lesões de face devemos pensar em traumas na coluna cervical, e dessa forma, orientar a vítima a não mexer a cabeça enquanto aguarda o socorro.


Questão 7 - Em ferimento com objeto encravado qual o procedimento CORRETO:

a) Deve ser removido se não estiver muito profundo

b) Deve ser removido se não tiver sangramento extremo

c) Deve ser removido para controlar melhor o sangramento;

d) O objeto não deve ser removido e nem movimentado

e) Todas as alternativas estão corretas.




ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/10/2020 às 13h - 14h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)

Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/vJ0AqV26J1s

Agora resolva os exercícios a seguir:

1) Quantos copos de água você bebe por dia?

a) Não bebo muita água;

b) Menos de quatro copos;

c) Mais de cinco copos.


2) Quantas vezes por dia você come? (conte também os lanches da manhã e da tarde).

a) Uma ou duas vezes por dia;

b) De três a quatro vezes por dia;

c) Mais de cinco vezes por dia.


3) Como costuma ser seu café da manhã?

a) Café preto e no máximo um biscoitinho;

b) Café com leite, pão branco, margarina, queijo e presunto;

c) Frutas e sucos naturais, cereais integrais, tapioca, pão integral.


4) Qual é, em média, a quantidade de frutas que você consome por dia?

a) Não como frutas nem bebo suco natural de frutas todos os dias;

b) Três unidades;

c) Duas ou menos unidades.


5) O que você leva de lanche para a escola?

a) Não levo nenhum tipo de lanche;

b) Chocolates, pães, bolachas recheadas, salgadinhos, refrigerante;

c) Frutas, iogurte, barrinha de cereal, sanduíche de pão integral.


6) Você consome algum tipo de verdura ou legume todos os dias:

a) Não consumo verdura nem legumes;

b) Duas ou menos vezes por semana;

c) Todos os dias.


7) Quantas vezes por semana você come carne vermelha?

a) Todos os dias;

b) Não consumo carne vermelha;

c) Duas vezes ou mais.


8) Quantas vezes por semana você pratica atividades físicas?

a) Todos os dias;

b) Duas vezes ou mais;

c) Não pratico nenhuma atividade física.


9) Qual tipo de gordura é mais utilizado na sua casa para cozinhar os alimentos?

a) Gordura animal ou manteiga;

b) Óleos vegetais (óleo de soja, girassol, algodão, canola);

c) Margarina ou gordura vegetal.


10) Você costuma tomar refrigerantes com qual frequência?

a) Não tomo refrigerantes;

b) Três ou menos vezes por semana;

c) Todos os dias.



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO A

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/10/2020 às 14h - 15h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)


Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/tYBsFFmbnl4

Agora resolva os exercícios a seguir:

QUESTÃO 1 - Analise as alternativas sobre aspectos relacionados ao lixo e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

a) O lixo é caracterizado como tudo aquilo que não tem mais utilidade e não apresenta nenhum valor para o homem e, consequentemente, é jogado fora.

b) A destinação inadequada do lixo pode desencadear vários problemas socioambientais, como, por exemplo, poluição do solo, entupimento de bueiros e poluição visual.

c) A produção de lixo não é tão prejudicial ao meio ambiente, visto que em todas as cidades brasileiras ocorrem a coleta e o tratamento adequado desse material.

d) O lixo urbano recebe classificação de acordo com sua fonte geradora e composição do material, havendo a necessidade de tratamento específico para cada tipo de lixo.

e) A população não deve se preocupar em reduzir a produção de lixo, pois todo esse material é reciclado, fato que fortalece a economia local.



QUESTÃO 2 - A destinação inadequada do lixo pode gerar diversos problemas para a população. Um desses fatores negativos é a proliferação de doenças. Nesse sentido, aponte as principais doenças que podem ser disseminadas pelo acúmulo de lixo.




QUESTÃO 3 - (UNIVAS) O lixo urbano é responsável por vários impactos ambientais. Mesmo este não sendo um problema exclusivo das grandes cidades, é nelas que ele se torna um grande desafio para as administrações públicas. Sobre as formas de recolhimento e contaminação do lixo urbano é correto afirmar:

Observe as alternativas e assinale a opção de acordo com as respostas.

1. Os lixões e aterros sanitários, normalmente, são localizados na periferia, e recebem lixo das cidades. É frequente, porém, pessoas usarem os terrenos abandonados ou da própria rua para esse fim.

2. Os aterros sanitários são locais onde o lixo fica a céu aberto, em zonas de mata, afastado dos rios e da periferia.

3. Além do mau cheiro, da poluição visual e da presença de ratos e insetos, os aterros e os lixões trazem outras consequências para as áreas onde estão situados. O chorume e os resíduos sólidos do lixo afetam a saúde da população do entorno, geralmente formada por pessoas de baixa renda.

4. A decomposição da matéria orgânica do lixo produz um resíduo fétido e ácido que evapora e não polui os solos e as águas.

a) Quando as alternativas 1, 2 e 3 estiverem corretas  

b) Quando as alternativas 1 e 3 estiverem corretas

c) Quando as alternativas 2 e 4 estiverem corretas

d) Quando somente a alternativa 4 estiver correta e) Quando todas as alternativas estiverem corretas


QUESTÃO 4 -  A produção de lixo tem se intensificado a cada ano, sendo uma das consequências do aumento populacional nas cidades e da intensificação do modelo consumista. Com base nos seus conhecimentos e no texto, aponte os principais malefícios gerados pelo lixo urbano.





QUESTÃO 5 - (ADVISE 2009) O lixo é um dos problemas ambientais mais preocupantes no âmbito das cidades, não só brasileiras, mas de todo o mundo. Por outro lado, gera emprego e renda. Sobre essa questão, assinale a opção correta.

a) A produção de lixo cresce na razão inversa do poder aquisitivo das populações. Isso ocorre porque os segmentos de alto poder aquisitivo adotam posturas mais conscientes em relação ao destino de lixo.

b) A participação do lixo orgânico em relação ao total de lixo produzido é menor nos bairros de baixo poder aquisitivo e maior nos bairros de classe média alta. Isso decorre das diferenças na qualidade de nutrição entre os estratos populacionais.

c) O Brasil figura entre os países do mundo que mais reciclam latas de alumínio e papelão. Esse resultado decorre da conscientização da população e da implantação de programas de coleta de lixo seletiva nas principais cidades brasileiras.

d) O lixo representa uma fonte de trabalho e renda para uma população cada vez mais numerosa, sobretudo nos grandes centros urbanos do Brasil. Assim, muitas pessoas retiram do lixo coletado nas ruas e nos lixões a principal fonte de sua sobrevivência.

e) O lixo produzido nas cidades brasileiras tem um destino apropriado. Verifica-se que, na grande maioria dos casos, ele é depositado em aterros sanitários tecnicamente adequados ou é incinerado.




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



IDELFONSO - CIÊNCIAS



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/10/2020 às 09h - 10h , pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp

Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/TRfetT4uQ0Q

Agora resolva os exercícios a seguir:

1) Quais as funções dos neurônios?


2) Quais partes formam o neurônio?


3) Qual a função do axônio?


4) Como é composto o encéfalo?


5) De uma maneira geral o cérebro é responsável por quais ações?


6) Quais as funções de cada parte do sistema nervoso:

a) Tronco encefálica

b) Cerebelo


ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/10/2020 às 10h - 11h , pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp

Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/E7Zzzd68NPM

Agora resolva os exercícios a seguir:

1) Cite características específicas dos mamíferos.


2) Por que a baleia e o golfinho sobem a tona para respirar?


3) Qual a função das glândulas sudoríparas?


4) Qual a função da placenta?


5) Dê exemplos de mamíferos:

a) Ovíparos

b) Que vivem na água 

c) Que voam


6) O que é marsúpio?




ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/10/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp

Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/V_NF8nNobKE

Agora resolva os exercícios a seguir:

1) Diga o que é o hipotireoidismo? Quais os seus sintomas?


2) O que é hipertireoidismo? Quais os seus sintomas?


3) Quando é que são decretadas a adrenalina e noradrenalina? O que o ser humano sente?


4) Faça a diferença entre  glucagon é insulina.


5) Qual o hormônio masculino e as características secundárias causadas por ele?


6 ) Quais são os hormônios femininos e suas funções?


ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/10/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp

Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/HGC6u_NDaaM

Agora resolva os exercícios a seguir:

Temas 1: Preservação e  conservação da biodiversidade.

1) A que se refere o termo biodiversidade?


2) O que representam a imagem da página 166? De que são constituídos?


3) A riqueza da biodiversidade pode ajudar na economia de um país?


4) Quais atividades humanas podem prejudicar a biodiversidade?


5) Faça a diferença entre:

a) Preservação 

b) Conservação


6) O que são as UCs?



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



MARÍCIA - INGLÊS



ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/10/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)

FOODS(ALIMENTOS)


Aprenda assistindo as vídeo-aulas :    https://youtu.be/fsN-LZLOKgQ

                                                                 https://youtu.be/Zf3nNd-lqI4

                  

ATIVIDADES:

 1. Encontre o nome do alimento , no quadro baixo e escreva-os nas lacunas.


2. Relacione os nomes dos alimentos e escreva o número de cada um ,dentro dos círculos.


3. FAÇAMOS ESSA QUESTÃO , DURANTE O NOSSO ENCONTRO NO GOOGLE MEET.




ATIVIDADE DE INGLÊS DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/10/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk


VIDEO-AULAS: https://youtu.be/vtI06BBgYk8

                           https://youtu.be/fsN-LZLOKgQ

 ATIVIDADE


2. Observe as imagens e marque a palavra correta.

3.

FAÇAMOS ESSA QUESTÃO , DURANTE O NOSSO ENCONTRO NO GOOGLE MEET.







ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/10/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk

ESSA SEMANA, NÓS VAMOS REVISAR OS “IRREGULARS VERBS”( NO PASSADO).

ESTUDE OS VERBOS ABAIXO E SE PREPARE PARA UMA ATIVIDADE AVALIATIVA, QUE FAREMOS DURANTE NOSSO ENCONTRO NO GOOGLE MEET. FAREI PERGUNTAS SURPRESAS E ESSA ATIVIDADE VALERÁ NOTA.




ATIVIDADE DE INGLÊS DO 9º ANO A, B, e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/10/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)

LEIA A BIOGRAFIA E RESPONDA AS QUESTÕES, 1 , 2, 3, 4 E 5.

DEIXE A TIME LINE, PARA RESPONDERMOS JUNTOS, NO NOSSO ENCONTRO DO GOOGLE MEET.





______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



AULAS DE QUARTA-FEIRA


HELIANE - ARTES


ATIVIDADE DE ARTES - TODAS AS TURMAS

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/10/2020 pelo link https://meet.google.com/pvn-sgax-jdz

Atenção aos horários:   6º ano: de 09h - 10h 

                                      7º ano: de 10h - 11h 

                                      8º ano: de 13h - 14h

                                      9º ano: de 14h - 15h

LEIA o texto com atenção e faça um resumo do que entendeu. Na nossa aula  iremos discutir sobre o assunto. Faça uma ilustração/ desenho de acordo com o resumo feito.







_____________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



RAFAEL - ED. FÍSICA



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/10/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)

Tema: Atletismo. 

Assunto: Combinadas. 

Objetivo: Identificar as modificações ocorridas nesta prática da sua concepção até a sua atual organização.

Texto: https://www.fpatletismo.pt/o-atletismo/provas-combinadas

Vídeo: https://youtu.be/G9QcfDcuwQY


ATIVIDADE 1

Unidade temática: Esporte Individual 

Objeto de conhecimento: Atletismo / Combinadas. 

ATIVIDADE I

Desenvolvimento das técnicas de corridas de velocidade como atividade natural de correr, o aluno irá desenvolver e adquirir técnicas que buscam a melhoria do desempenho.

- Posição do corpo, pernas, braços e controle de respiração;

- Atividades de recuperação da perna de impulsão, a passada saltada, os skippings (altos, médios e baixos).

Skiping alto: elevação alternada dos joelhos até a altura do abdômen, correndo no lugar.

Skiping baixo: elevação alternada dos joelhos até a altura dos quadris, correndo no lugar.


ATIVIDADE II

O aluno(a) deverá realizar várias corridas com barreiras em distâncias diferentes. Pedir que o aluno observe a coordenação e perda da aceleração nestes percursos.


ATIVIDADE III

Experimentar o lançamento ou arremesso de diferentes bolas em cestos ou outro recurso disponível de diferentes distâncias e executando deslocamentos e movimentos livres em espaços pré-definidos por um adulto. 

Arremessar diferentes objetos (peso, bolas medicinibol ou bolas de borracha).


“O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas.”

Jean Piaget


ATIVIDADE (Bônus) 

Sugestão: https://youtu.be/CdAVsKhJLd8



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/10/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)


Tema: Atletismo. 

Assunto: Combinadas. 

Objetivo: Identificar as modificações ocorridas nesta prática da sua concepção até a sua atual organização.

Texto: https://www.fpatletismo.pt/o-atletismo/provas-combinadas

Vídeo: https://youtu.be/G9QcfDcuwQY


ATIVIDADE 1

Unidade temática: Esporte Individual 

Objeto de conhecimento: Atletismo / Combinadas. 

ATIVIDADE I

Desenvolvimento das técnicas de corridas de velocidade como atividade natural de correr, o aluno irá desenvolver e adquirir técnicas que buscam a melhoria do desempenho.

- Posição do corpo, pernas, braços e controle de respiração;

- Atividades de recuperação da perna de impulsão, a passada saltada, os skippings (altos, médios e baixos).

Skiping alto: elevação alternada dos joelhos até a altura do abdômen, correndo no lugar.

Skiping baixo: elevação alternada dos joelhos até a altura dos quadris, correndo no lugar.


ATIVIDADE II

O aluno(a) deverá realizar várias corridas com barreiras em distâncias diferentes. Pedir que o aluno observe a coordenação e perda da aceleração nestes percursos.


ATIVIDADE III

Experimentar o lançamento ou arremesso de diferentes bolas em cestos ou outro recurso disponível de diferentes distâncias e executando deslocamentos e movimentos livres em espaços pré-definidos por um adulto. 

Arremessar diferentes objetos (peso, bolas medicinibol ou bolas de borracha).


“A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer.”

Albert Einstein


ATIVIDADE (Bônus) 

Sugestão: https://youtu.be/_zAFaRDjnik



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/10/2020 às 9h - 10h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)

Tema: Atletismo. 

Assunto: Combinadas. 

Objetivo: Identificar as modificações ocorridas nesta prática da sua concepção até a sua atual organização.

Texto: https://www.fpatletismo.pt/o-atletismo/provas-combinadas

Vídeo: https://youtu.be/G9QcfDcuwQY


ATIVIDADE 1

Unidade temática: Esporte Individual 

Objeto de conhecimento: Atletismo / Combinadas. 

ATIVIDADE I

Desenvolvimento das técnicas de corridas de velocidade como atividade natural de correr, o aluno irá desenvolver e adquirir técnicas que buscam a melhoria do desempenho.

- Posição do corpo, pernas, braços e controle de respiração;

- Atividades de recuperação da perna de impulsão, a passada saltada, os skippings (altos, médios e baixos).

Skiping alto: elevação alternada dos joelhos até a altura do abdômen, correndo no lugar.

Skiping baixo: elevação alternada dos joelhos até a altura dos quadris, correndo no lugar.


ATIVIDADE II

O aluno(a) deverá realizar várias corridas com barreiras em distâncias diferentes. Pedir que o aluno observe a coordenação e perda da aceleração nestes percursos.


ATIVIDADE III

Experimentar o lançamento ou arremesso de diferentes bolas em cestos ou outro recurso disponível de diferentes distâncias e executando deslocamentos e movimentos livres em espaços pré-definidos por um adulto. 

Arremessar diferentes objetos (peso, bolas medicinibol ou bolas de borracha).


“Se não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro.”

D. Pedro II


ATIVIDADE (Bônus) 

Sugestão: https://youtu.be/fIoyRTJF94g



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------




AULAS DE QUINTA-FEIRA



AMORIM - MATEMÁTICA



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/10/2020 às 9h - 11h, pelo link https://meet.google.com/hjj-pzqy-hrx


Assistam às vídeo aulas pelos links à seguir: https://youtu.be/qgiePRXRn4s


Agora resolva as QUESTÕES PROBLEMAS:

01) QUAL É A SOMA DOS DIVISORES DE 10?


02) QUAL É O VALOR DA SOMA DOS NÚMEROS PRIMOS MENORES QUE 10? OBS.: UM NÚMERO TEM APENAS DOIS DIVISORES (O, 1 E ELE MESMO)


03) SE K É A QUANTIDADE DE DIVISORES DE 20, ENTÃO O VALOR DE K SERÁ:


04 QUESTÃO


A) DESCUBRA O VALOR DE A; SENDO A O NÚMERO DE DIVISORES DE 30?


B) DESCUBRA O VALOR DE W, SENDO W O NÚMERO DE DIVISORES DE 35?



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/10/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/hjj-pzqy-hrx


Assistam às vídeo aulas pelos links à seguir: https://youtu.be/0UjbPCFQTOo

Agora resolva as QUESTÕES PROBLEMAS:

01) QUAL É A QUANTIDADE DE DIVISORES INTEIROS DE - 10?


02) QUAIS OS DIVISORES DE - 20?


03) QUAL É O VALOR DA SOMA DOS DIVISORES POSITIVOS DO NÚMERO INTEIRO 28,


04) QUAL É A SOMA DOS MÓDULOS DOS DIVISORES DE - 10?



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


TADEU - MATEMÁTICA



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/10/2020 às 09h - 11h, pelo link  https://meet.google.com/oky-qgzg-kpa


Assista à vídeo aula pelo link a seguir: https://youtu.be/uT6sRYOzrhg

Conteúdo: características é propriedades no triângulo equilátero  e  hexágono regular e quadriláteros.

ATIVIDADES: 

a) Veja as páginas 179 e  180. Agora responda: quais são as características do triângulo  equilátero e do Hexágono  Regular?

b) pág. 185 questões 1 Até 5.


ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/10/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/oky-qgzg-kpa)


Assista à vídeo aula pelo link a seguir: https://youtu.be/O6FVsVYvc-4

Conteúdo: Arco e ângulo central na circunferência.

ATIVIDADES: página 132. Questões 1 até a 7.




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



EUGÊNIO - HISTÓRIA



ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/10/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp


6º - O Império Romano do Oriente

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=UWZF3fvqH8I


1) Complete corretamente:

*O Império Romano do Oriente, também conhecido como Império _____________, estava situado entre dois continentes: ____________e ____________, tinha como idioma oficial o ___________e a sua capital era ____________.

2) Observe o mosaico onde está representado o Imperador Justiniano e depois responda:

 


2.1) Quem é a figura central e o qual o significado do círculo em volta da cabeça dele?

2.2) Quem são os personagens à direita? E os da esquerda?

2.3) É possível saber, a partir do mosaico, qual era a religião dos personagens? Como você chegou a essa religião?


3) O espaço religioso mais importante e majestoso do Império Bizantino era:

a) o Monte Atos.

b) a Igreja de Santa Sofia.

c) a Igreja de São Nestório.


4) O movimento iconoclasta, ocorrido no Império Bizantino, foi:

a) a proibição de adorar as imagens dos imperadores.

b) a proibição e também destruição de imagens sacras.

c) a destruição de antigas imagens e de templos pagãos.


5) O Cisma do Oriente, ocorrido em 1054, foi:

a) a unificação entre os cristãos do Ocidente e do Oriente sob a autoridade do Papa.

b) a divisão entre os cristãos ocidentais e orientais, originando a Igreja Ortodoxa.

c) o desentendimento entre o Imperador bizantino e o Papa, em torno do culto às imagens sacras.


6) Quando e como acabou o Império Romano do Ocidente?

a) em 1453, com a invasão turca de Constantinopla.

b) em 1204, como o cerco de Constantinopla pelos cruzados.

c) em 532, com instabilidade causada pela Revolta de Nika.

  



ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/10/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp


7º : escravidão negra e resistência no Brasil

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=6qS5tgAZotw

1) O texto a seguir foi escrito por Mohammah Gardo Babaquá, africano nascido onde hoje é o Benim e trazido como Pernambuco em 1865. Leia e em seguida responda ao questionário:


“Fomos arremessados, nus, porão adentro, os homens apinhados de lado e as mulheres do outro. O porão era tão baixo que não podíamos ficar em pé, éramos obrigados a nos agachar ou a sentar no chão. Noite e dia eram iguais para nós, o sono nos sendo negado devido ao confinamento de nossos corpos.[...] Sofríamos muito por falta de água, que nos era negada na medida das necessidades. Um quartilho por dia era tudo que nos permitiam e nada mais. Muitos escravos morreram no percurso. Houve um pobre companheiro que ficou tão desesperado pela sede que tentou apanhar a faca de um homem que nos trazia água. Foi levado ao convés e eu nunca mais soube o que lhe aconteceu. Suponho que foi jogado ao mar”.


a) Qual é o assunto do texto que você acabou de ler?

b) Como o autor descreve o tratamento dado aos escravizados, no navio?

c) O que torna o relato de Mohammah confiável? Justifique.


2) Observe a seguinte imagem datada de 1865:

 


 

a) Em qual continente o ilustrador presenciou a cena que registrou?

b) Qual é o sexo e a faixa etária (idade) das pessoas capturadas?

c) Levante uma hipótese que responda às seguintes perguntas: por que essas pessoas foram capturadas? Para onde elas seriam levadas?

d) Quem são os captores? O que eles ganhavam com essa atividade?


3) Marque (V) ou (V). Corrija quando for falsa:

____a escravidão é algo recente e que só ocorreu no Brasil.]

____os escravizados resistiam praticando suas religiões e promovendo festejos.

____o congado e o reisado são tipos de danças que representam a coroação de monarcas africanos.

____as irmandades eram associações que proviam encontros secretos para cultuar os orixás.

____os escravizados fugiam para as florestas, onde organizavam comunidades chamadas de quilombos.

____o quilombo dos Palmares, ficou conhecido por sua longa duração, graças à liderança de Zumbi.


 


ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/10/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp


 8º - O fim da monarquia e a proclamação da República no Brasil?

 

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=LGBk1xUFThI

 

1) Entre os elementos históricos que contribuíram para o fim do Segundo Reinado, é correto citar o desfecho da ______________________, o _______________ e o movimento _______________.

 

a) Guerra da Cisplatina – conflito com a Igreja Católica – republicano.

b) Guerra do Paraguai – crescimento do republicanismo – abolicionista.

c) Revolta da Balaiada – conflito com a maçonaria – abolicionista.

d) Guerra dos Farrapos – conflito com as ordens religiosas – abolicionista.

 

2) A Proclamação da República foi realizada no 15 de novembro como resultado da mobilização de grupos sociais insatisfeitos. Por meio de um golpe, o imperador foi derrubado e um presidente foi escolhido para governar o Brasil temporariamente. A Proclamação da República foi realizada por:

a) Benjamin Constant

b) Deodoro da Fonseca

b) Floriano Peixoto

d) Campos Sales

 

3) Quais os grupos sociais que, insatisfeitos com a Monarquia, acabaram implantando a República no Brasil?

a) fazendeiros e militares.

b) comerciantes e religiosos.

c) mineradores e políticos.

d) médicos e professores.

 

4) A fase inicial da República brasileira em que os dois primeiros Presidentes da República eram militares, ficou conhecida como:

a) República do Café com Leite.

b) República Oligárquica.

c) República da Espada.

d) República de Ferro. 

 

5) Marque a alternativa que define corretamente o que foi o Encilhamento:

a) tratou-se de um desentendimento político entre Presidente Deodoro da Fonseca e o ministro Rui Barbosa, ao recusar a proposta de industrialização.

b) Tratou-se de uma revolta armada dentro da Marinha, contra o Presidente Deodoro da Fonseca, por responsabilizá-lo pela alta dos preços dos produtos e dos alugueis.

c) Tratou-se de uma guerra civil ocorrida no estado do Rio Grande do Sul quando grupos apoiadores ou inimigos do Presidente Peixoto disputavam a tomada do poder no referido estado.

d) Tratou-se de uma crise econômica, resultante da desastrosa política de concessão créditos do ministro Rui Barbosa que resultou na desvalorização monetária e hiperinflação.

 

6) Entre os principais pontos da Constituição Republicana de 1891, marque (V) ou (F):

____ separação entre a Igreja e o Estado.

____ direito de voto para qualquer indivíduo.

____ fim do Senado vitalício e do Poder Moderador.

____ manutenção do catolicismo como religião oficial.

 

 


ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/10/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp


 9º - Fim do Regime Militar brasileiro e redemocratização.

 

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=gAFuTpUwUfs&list=PLO3hBdfBc4pG6Tb5qYo3wKQHAA1OxOHu&index=62

            https://www.youtube.com/watch?v=7ieatk3U9Ec

 

1) Como e quando o Presidente Ernesto Geisel iniciou o processo de redemocratização no Brasil?

a) com a permissão da propaganda eleitoral no rádio e na televisão, em 1974.

b) com o retorno da existência dos diversos partidos, em 1979.

c) com a extinção do Ato Institucional nº 5, em 1978.

 

2) Qual foi o acontecimento internacional que acabou agravando a economia brasileira em 1973, empurrando-a num processo inflacionário?

a) o aumento do preço do petróleo.

b) a supervalorização do dólar frente ao cruzeiro, a moeda corrente do Brasil.

c) a quebra das relações diplomáticas entre o Brasil e os países petrolíferos.

 

3) Qual foi o jornalista e diretor da TV Cultura morto nos porões da Ditadura Militar, sob a alegação de suicídio?

a) Vladimir Herzog.

b) Antônio Benetazzo.

c) Gilberto Olímpio.

 

4) “Um, dois, três, quatro, cinco, mil, queremos eleger o presidente do Brasil.” Foi com essas palavras de ordem, sob a chuva que castigava a praça da Sé, que ganhou corpo a maior manifestação política da história brasileira conhecida como: 

a) Milagre Brasileiro.

b) Abertura Política.

c) Democracia Já.

d) Diretas Já.

 

5) O primeiro governo civil do Brasil, que exerceu o poder após o ciclo dos governos militares, iniciado em 1964, foi chefiado por: 

a) João Café Filho. 

b) Fernando Collor. 

c) José Sarney. 

d) Itamar Franco.

 

6) "Em todo o Brasil, donas-de-casa, munidas com tabelas de preços da Sunab (Superintendência Nacional de Abastecimento e Preços), órgão fiscalizador do governo, eram protagonistas de verdadeiras cenas de histeria coletiva, muitas vezes diante de câmeras de televisão, se um gerente de supermercado ou estabelecimento comercial era surpreendido remarcando preços. (...) O desaparecimento das mercadorias nos supermercados foi o ponto alto do desabastecimento, resultado do congelamento de preços." 

(Vicentino e Dorigo. "História para o Ensino Médio", pp. 645-646) 

 O texto faz referência ao Plano Cruzado que, para combater uma elevada inflação que chegou a 80% ao mês, tinha como base de sustentação econômica o congelamento de preços e salários. A aplicação desse plano ocorreu na administração do presidente: 

a) José Sarney. 

b) Fernando Collor de Melo.  

c) Fernando Henrique Cardoso. 

d) João Baptista Figueiredo. 

 


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------




AULAS DE SEXTA-FEIRA



GEORGE - GEOGRAFIA



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 6º ANO A, B e C


(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/10/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx

De olho no link: https://youtu.be/rH-OTZm0Xtk Animation Silly Symphony Flowers And Trees Disney


1. Realize uma breve pesquisa e identifique produtos que já tiveram em sua composição os CFC’s e produtos que hoje ainda o utilizam.


2. 





3. Sobre a figura a seguir, indique quanto da radiação solar é absorvida pela terra, qual a diferença entre Aquecimento Global e Efeito Estufa e por fim, indique o que aconteceria com a Terra caso não houvesse o Efeito Estufa.

Fonte: https://geopraxis.wordpress.com/2014/02/11/atmosfera-e-clima/



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/10/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx

1. O produto que acusou uma rápida expansão nos últimos anos, estando entre os quatro mais importantes atualmente exportados pelo Brasil é:

a) o arroz, cultivado principalmente  no Rio Grande do Sul e Goiás;

b) o fumo, cultivado principalmente em Santa Catarina e Bahia;

c) o amendoim, cultivado principalmente em São Paulo, Paraná e Mato Grosso;

d) o milho, cultivado principalmente em São Paulo, Paraná e Minas Gerais;

e) a soja, cultivada principalmente no Rio Grande do Sul e Paraná.


2. Chamamos de sistemas agrícolas:

a) As formas de divisão de glebas, em relação às culturas desenvolvidas.

b) O sistema de distribuição dos cultivos, em relação ao solo e todos produtos agrícolas.

c) As formas de financiamento da produção e da comercialização dos produtos agrícolas.

d) Aos sistemas planejados de produção agrícola.

e) Ao conjunto de técnicas empregadas para obtenção da produção agropastoril.


3. Quanto aos trabalhadores do campo, os posseiros são ocupantes de terras

a) devolutas ou propriedades inexploradas.

b) de outros mediante o pagamento de uma renda em dinheiro.

c) de outros mediante o pagamento de uma renda em produto.

d) das quais são proprietários formais.

e) pertencentes ao Governo Federal e que são exploradas mediante contratos com o Ministério da Agricultura.


4. Assinale a principal atividade econômica da Campanha Gaúcha:

a) Pecuária extensiva

b) Extrativismo vegetal

c) Mineração

d) Turismo

e) Pesca


5. As primeiras áreas de cultivo do café em São Paulo e Paraná foram respectivamente:

a) o Vale do Paraíba e o sul do Paraná.

b) a Mogiana e o Planalto de Curitiba.

c) o noroeste de São Paulo e do Paraná.

d) a Alta Paulista e o norte do Paraná.

e) o Vale do Paraíba e o norte do Paraná.



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 8º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/10/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)

De olho no link: https://youtu.be/yG-RB4RyO7A Como é comer no Mercado do Porto em Montevideu


1.

A LIÇÃO DO URUGUAI

Fonte: https://www.istoedinheiro.com.br/licao-do-uruguai/

Não é de hoje que o pequeno vizinho Uruguai tem se despontado na América Latina pela maturidade econômica. Na contramão da crise no Brasil e na Argentina, os dois principais parceiros comerciais do país, o Uruguai está conseguindo crescer e atrair investimentos. Em entrevista à DINHEIRO, Pablo Ferreri, subsecretário de economia e finanças do Uruguai, cargo que equivale a ministro da Fazenda, conta como a equipe econômica uruguaia está driblando as turbulências regionais. Ferreri, aliás, é um dos homens-fortes do atual presidente Tabaré Vázquez, desde o começo do seu atual governo, em 2015, a ponto de ser cotado até como um possível sucessor. Os números da economia do país ajudam. São 15 anos de crescimento ininterrupto. “O Uruguai está atravessando o período de bonança econômica mais importante de sua história contemporânea”, disse Ferreri, em passagem por São Paulo para se encontrar com executivos de empresas japonesas.

a) Qual porção da América Latina o Uruguai faz parte com a Argentina e o Paraguai? Por quê?


b) Indique a moeda (unidade monetária) Uruguaia


c) Localize geograficamente o Uruguaia


2. “O advento do Mercosul ampliou bastante as relações comerciais e financeiras do Brasil com seus vizinhos do sul e sudoeste. Até os anos 1980, esses países sul-americanos não eram parceiros comerciais importantes, principalmente em relação a investimentos, porém, nos anos 1990, passou a figurar notadamente a Argentina entre os mais importantes para o comércio exterior brasileiro. Um crescente número de empresas do Brasil já abriu filiais na Argentina (e vice-versa), e muitas indústrias estrangeiras se instalaram em um desses países a fim de produzir para todo o mercado consumidor do Mercosul”.

VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012. p.333.

Sobre os países que compõem o Mercosul e suas relações comerciais, assinale a alternativa incorreta:

a) O Mercosul foi criado com o objetivo de ampliar o comércio entre os países-membros através da redução ou eliminação de tarifas alfandegárias.

b) Os membros associados ao Mercosul são: Chile, Bolívia, Equador, Peru, Colômbia, Guiana e Suriname.

c) Em 2004, o México ingressou no bloco como membro observador.

d) O Mercosul, ainda hoje, não é considerado um bloco econômico constituído por uma União Aduaneira.


3. No ano de 2012, o presidente Fernando Lugo sofreu um processo de impeachment em seu país, dando lugar a Federico Franco, que assumiu o país interinamente até a realização de novas eleições, que ocorreram em abril de 2013. No entanto, muitos analistas políticos consideraram essa questão como um Golpe de Estado por não se embasar em fundamentações práticas consistentes e por não dar o direito de defesa ao presidente deposto. Considerando essas argumentações, o Mercosul decidiu pela exclusão provisória do país do bloco, entendendo a atitude antidemocrática tomada em seu contexto político.

O país a que o texto se refere é:

a) Argentina

b) Paraguai

c) Uruguai

d) Bolívia

e) Equador



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 9º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/10/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)

De olho no link:

https://youtu.be/ef5ySrq-_ls Como é uma feira de rua na França?

https://youtu.be/s2LJPj1NXrk Mercados de rua de Paris


1. A Geografia da Europa: País peninsular da Europa. Velha potência colonial que não conseguiu uma atividade industrial de destaque ao longo de sua história. Atualmente enfrenta problemas de decréscimo demográfico e carência de fontes de energia. Suas atividades econômicas são predominantemente rurais com destaque da produção vinícola, tendo na pesca e no turismo duas outras grandes fontes de renda. Trata-se da (e):

a) Itália;

b) Portugal;

c) Iugoslávia;

d) França;

e) Turquia.


2. Qual das descrições abaixo é ideal para representar o quadro populacional europeu?

a) Alta taxa de natalidade, alta taxa de mortalidade e alta expectativa de vida.

b) Alta taxa de natalidade, baixa taxa de mortalidade e alta expectativa de vida.

c) Baixa taxa de natalidade, baixa taxa de mortalidade e alta expectativa de vida.

d) Baixa taxa de natalidade, alta taxa de mortalidade e alta expectativa de vida.

e) Baixa taxa de natalidade, baixa taxa de mortalidade e baixa expectativa de vida.


3. O Eurotúnel, inaugurado em 1994, é um dos maiores projetos de infraestrutura da Europa. Essa obra consiste em um túnel ferroviário, proporcionando acesso entre dois países separados pelo Canal da Mancha. Marque a alternativa que indica esses dois países.

a) França e Espanha.

b) Alemanha e Suécia.

c) Reino Unido e França.

d) Itália e Portugal.

e) Portugal e Espanha.


4. Adotou a política dos tigres asiáticos, sendo chamado de “Tigre Celta”. Foi muito afetado pela recente crise econômica.

a) Irlanda.

b) Escócia.

c) França.

d) Islândia.

e) País de Gales




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


NETO - ENSINO RELIGIOSO


ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - TODAS AS TURMAS

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/10/2020 pelo link https://meet.google.com/fsn-nypp-tsg


Atenção aos horários:   6º ano: de 14h - 15h 

                                      7º ano: de 13h - 14h 

                                      8º ano: de 10h - 11h

                                      9º ano: de 09h - 10h


Você é um jovem de caráter?
Já percebeu como as pessoas de caráter são estimadas, valorizadas e servem de modelo para a nossa conduta?
Noutras ocasiões, talvez, tenha ouvido comentar
“Ele é um mau caráter”.
Pessoas de mau caráter causam muitos problemas para si mesmas e para os outros. Ninguém gosta de conviver com pessoas assim.
Mas o que vem a ser caráter?
Caráter é uma marca que distingue uma pessoa de outra, pelo seu modo de ser, de sentir e de agir. Uma pessoa de caráter possui força de vontade, convicções e princípios firmes e se orienta por eles, tanto nas situações comuns como nas difíceis.
É muito importante que uma pessoa tenha princípios e aja de acordo com eles. Porque aquele que muda de idéias e opiniões, conforme as circunstâncias, na sociedade e com os amigos, demonstram ter um caráter fraco. Parece um barco sem rumo ou uma Maria-vai-com-as-outras.
Um bom caráter não surge por acaso. É fruto de uma conquista diária, de um trabalho contínuo e de uma vontade firme. É obra pessoal de cada um de nós.
Para a formação de um bom caráter, concorre  uma boa educação familiar, religiosa e escolar. Também têm grande influência as diversões e lazer, a vida ao ar livre, os jogos, as leituras formativas e o convívio com a sociedade.
A pessoa sem caráter, sem princípios, torna-se vulgar. Já a de caráter escolhe um ideal e luta por ele para se realizar na vida.

Atividades – Responda.

1) Que é caráter?
2) Que qualidades possui uma pessoa de caráter?
3) Como agem as pessoas de caráter fraco?
4) Um bom caráter surge por acaso?
5) O que concorre para a formação de um bom caráter?


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------




Nenhum comentário:

Postar um comentário