AULAS DE SEGUNDA-FEIRA
ANDRÉA - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 05/10/2020 às 09h - 11h, pelo link https://meet.google.com/nih-spqa-ufa)
ASSUNTO: LITERATURA DE CORDEL
Assista ao vídeo sobre o gênero em estudo:
https://www.youtube.com/watch?v=dEPYrikJyQ4
Para ler:
Viver é um desafio
Viver é um desafio
Desafiar é viver
Por isso eu vou vivendo
Sempre buscando aprender
Para não ser devorado
Pela falta de saber.
Se posso dou um sorriso
Se não posso, um lamento
Mas não fico esperando
Sonhando sou avarento
E busco sonhar meus sonhos
Até no sopro do vento.
Nas gotas fracas da chuva
Que a terra vai borrifando
E faz levantar o cheiro
De chuva que vou cheirando
Eu sonho dias melhores
E levo a vida cantando.
(Nildo Cordel)
ATIVIDADE
Leia o texto “O poeta da roça”, páginas 84 e 85 e responda às
questões de 1 a 10, página 85.
Atenção: somente respostas em seu
caderno.
BOM DESEMPENHO!!
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B e C.
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 05/10/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/nih-spqa-ufa)
ASSUNTO: ATIVIDADE ONLINE E ESTUDO DO TEXTO.
Atividade 1: Responda à atividade online sobre período composto por coordenação e ao
final verifique sua nota.
Segue link:
https://docs.google.com/forms/d/1AJT89WSOCUs9QX7MS9cBYij-w9TOIcmIwauDdEp5JeE/edit
Atividade
2: Leia o texto "O menino sem imaginação", páginas 99 e 100 para responder às questões de 1 a 8,
página 101.
Obs: somente respostas em seu caderno.
BOM DESEMPENHO!!!
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
GISLENE - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 05/10/2020 às 09h - 11h, pelo link https://meet.google.com/tre-mzgv-qsc)
Assista ao vídeo da aula
clicando no link abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=kjYBGFokgTA
Leia:
Viagem
à lua
No
mundo da lua...
O século XX entrou para história como “o século em que
o homem saiu da Terra e alcançou o espaço”. Antes disso o homem nunca tinha
pensado em ir tão longe!
No dia 16 de julho de 1969, a primeira espaçonave
tripulada saiu da Terra a caminho da Lua. Depois desse evento, a forma de o
homem entender o mundo e tudo que o cerca nunca mais foi a mesma. O nome da
espaçonave era Apolo 11 e alcançou a órbita terrestre após 11 minutos de seu
lançamento.
A chegada ao destino aconteceu quatro dias depois e
Neil Armstrong foi o primeiro ser humano a ter essa experiência. Deve ter sido
incrível!
Disponível em: <http://smartkids.com>.
01 – O numeral “primeira” tem como referente:
( ) “a espaçonave tripulada”
( ) “a Terra”
( ) “a Lua”
02 – O numeral que compõe a
frase “A chegada ao destino aconteceu quatro
dias depois e Neil Armstrong” exprime:
( ) uma ordem numérica.
( ) uma quantidade certa.
( ) uma quantidade fracionada.
03 – No trecho “[...] Neil
Armstrong foi o primeiro ser humano
a ter essa experiência.”, o numeral destacado classifica-se como:
( ) fracionário (
) ordinal ( ) multiplicativo
Leia
04-Localize na tirinha os artigos presentes e classifique-os.
05-Explique a diferença entre os sentidos do primeiro e do segundo
quadrinho.
“Um cachorro” e “O cachorro”.
06-Classifique os numerais das orações abaixo:
a) Nossa
equipe fez seis pontos. _____________________
b) Depois de tantas compras, fiquei
com um terço do dinheiro. ______________
c) Consegui alcançar o segundo lugar.
_____________________
d) Meu amigo recebeu o triplo de
mim. _____________________
e) Daremos às meninas o dobro de
nossos brindes. _____________________
Algumas tempestades chegam apenas
para testar a força DE NOSSAS RAIZES.
Autor desconhecido
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 05/10/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/tre-mzgv-qsc)
Assista ao vídeo da aula
clicando no link abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=fS5ADyi7uZM
Disponível em https://minilua.com/recebi-mail-charges-das-escolas-atuais-100/.
Acesso em 20/05/2016, às 23:55.
01-. A charge acima faz uma crítica
a) às aulas de análise sintática.
b) à falta de conhecimento do aluno.
c) à desonestidade dos políticos.
d) ao problema da educação no Brasil.
e) à honestidade dos políticos.
02-. Ao analisar o contexto comunicativo da charge, o termo “mané”
pode ser substituído por qual outra expressão que mantenha o mesmo sentido?
a) Descrente.
b) Irresponsável.
c) Desocupado.
d) Ingênuo.
e) Inconsequente.
03- Na oração “O
eleitor confia na honestidade dos políticos”. Qual é o sujeito e o tipo de
sujeito?
a)
Honestidade/ sujeito simples
b)
Honestidade dos políticos/ sujeito composto
c)
Indeterminado.
d) O eleitor
/ sujeito simples.
04- Assinale a alternativa em que há oração sem sujeito.
a) Esperanças haverá sempre.
b) Ninguém trovejou de tanta raiva
quanto eu.
c) Haveria
desejado ele tudo isso?
d) Alguém havia aberto a porta.
e) Choveu papel picado nas ruas de
Curitiba
5-Atribua o sujeito pertencente às orações abaixo, tendo como
suporte o seguinte código:
A – Sujeito simples
B – Sujeito composto
C – Sujeito oculto
D – Sujeito indeterminado
E – Sujeito inexistente ou oração sem sujeito,
( ) Meus amigos e eu
organizamos um evento jamais esquecido.
( )
Preciso de seu carinho para me sentir segura.
( ) Faz
seis meses que não vou a escola.
( ) A vida
nos reserva grandes surpresas.
( )
Comentaram sobre os novos livros da sala de leitura.
( ) Ventava muito naquela
noite.
( )Havia muitos livros na
sala de leitura.
Algumas tempestades chegam apenas
para testar a força DE NOSSAS RAIZES.
Autor desconhecido
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
JOÃO PAULO - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 05/10/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/qfa-ujkv-nri)
Assistir o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=c0WbKOqvsw4
O goalball (também conhecido por golbol no Brasil) é um desporto coletivo com bola, praticado por atletas que possuem deficiência visual. Foi inventado em 1946 pelo austríaco Hanz Lorenzen e pelo alemão Sett Reindle. O objetivo do jogo é arremessar uma bola com as mãos de modo em que a bola entre na baliza do adversário. Cada equipe deve jogar com três jogadores e três reservas, sendo obrigatório o uso de vendas nos olhos por todos os atletas.
A percepção da posição da bola é feita usando os sentidos do tato e audição. As linhas do chão são o motivo do jogo em que o tato prevalece. A bola possui guizos para uso da audição, e assim os praticantes podem saber em que direção a bola se move. É um jogo que requer muita concentração, e por isso o silêncio dos espectadores e da equipe é de extrema importância para o jogo.
Bola
A circunferência da bola oficial de golbol assemelha-se muito à bola de basquetebol, mas o peso é maior. Pesa 1,250 kg e não possui enchimento "câmara de ar", fato que a mantém em maior contato com o solo.
Quadra
As dimensões oficiais da quadra são 18m de comprimento x 9m de largura em formato retangular. Toda a marcação da quadra no solo é feita em alto relevo (barbantes sob fita adesiva) para permitir a orientação tátil dos jogadores. As metas, balizas ou gols ficam sobre as linhas de fundo da quadra e medem 9m de largura por 1,30m de altura. Cada metade da quadra é dividida em três áreas de dimensões idênticas: área neutra, área de ataque (ou de lançamento) e área de defesa.
A área neutra é o espaço que separa as áreas destinadas às atuações das equipes.
A área de ataque (ou de lançamento) limita a ação ofensiva das equipes. O primeiro contacto da bola com o solo, após o lançamento dos jogadores, deve acontecer obrigatoriamente até a linha que separa a área de ataque da respectiva área neutra da meia-quadra de cada equipe, para que os defensores tenham tempo para ouvir e perceber a trajetória da bola lançada.
A área de defesa cerceia as ações defensivas. Somente é permitido aos jogadores efetuarem a defesa das bolas lançadas pelos adversários com parte do corpo em contacto com esta área. Sendo esta área o principal ponto de referência para a orientação espacial dos jogadores, existem diferentes marcações (linhas táteis) em seu interior diferenciando-a das demais áreas. Estas são as linhas do ala esquerdo, do pivô e do ala direito.
Jogadores
Cada equipe é composta de três jogadores em quadra e até três reservas. Antigamente eram permitidas três substituições, mas com a mudança da regra que começou a valer em 2012, é permitido fazer quatro substituições, sendo que uma dessas tem que ser feita no primeiro tempo (se o técnico desejar,claro)mas caso não haja substituição no primeiro tempo, a equipe terá apenas três substituições restantes para o segundo tempo. Não se contabilizando como parte dessas três possíveis as substituições realizadas no intervalo. Ao entrarem em quadra, os atletas devem estar devidamente vendados para que não haja desigualdade de condições entre os que não enxergam e os que possuem algum resíduo visual.
Nesta modalidade os atletas deficientes visuais das classes 1, 2 e 3, competem juntos, ou seja, do atleta completamente cego até os que possuem alguma percepção, para que não haja trapaça, eles colocam uma venda nos olhos.
1 – Cego total: de nenhuma percepção luminosa e com incapacidade de reconhecer o formato de uma mão a qualquer distância ou direção.
2 – Jogadores que já têm a percepção de vultos. reconhece a forma de uma mão.
3 – Os jogadores conseguem definir imagens.
Tempo
A duração da partida é de dois tempos de doze minutos com três minutos de intervalo entre eles. É permitido o pedido de até quatro tempos técnicos por equipe, sendo que pelo menos um desses pedidos tem que ser feito no primeiro tempo se o (técnico com duração de quarenta e cinco segundos cada um)
Infrações
As infrações invertem a posse de bola durante a partida. Elas são marcadas quando os jogadores não esperam a autorização do árbitro para lançar após qualquer interrupção da partida (premature throw – lançamento prematuro); tentam passar a bola para o companheiro e jogam-na para fora da quadra com o seu corpo o jogador não merece defendem a bola lançada pelo oponente, mas ela retorna à meia-quadra adversária ultrapassando a linha de centro (ball over – bola perdida); ou outras situações.
O jogo pode ser interrompido se, entre outros casos, um jogador quiser mexer nas vendas; se a reposição de bola em jogo demorar a acontecer; se alguma das linhas do recinto precisar de ser retocada; ou se houver demasiado ruído no pavilhão. Sobre isto, é de acrescentar, que o público apenas se pode (e deve) manifestar quando há gols; em paragens por official time (tempo oficial) ou nos descontos
Atividade.
1.Qual o tipo de deficiências dos praticantes do golbol?
2. Qual o objetivo do jogo?
3. Qual a característica da bola do golbol?
4. Na quadra onde se pratica o golbol, o que é chamada de área neutra e área de ataque?
5. Há 3 tipos de classes de deficientes visuais permitidas dorante o jogo, são elas; classe 1, 2 e 3. Explique cada umas delas.
.
6. Quais as infrações cometidas durante uma partida?
7. Faça uma pesquisa sobre os tipos de deficiências visuais.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE TERÇA-FEIRA
GILBERTO - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/10/2020 às 09h - 10h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)
Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/uGYogfYkw0Y
Agora resolva os exercícios a seguir:
1 – (ENEM) – “Discutindo sobre a intensificação do efeito estufa, Francisco Mendonça afirmava:
A conservação do calor na Troposfera ocorre a partir da perda de energia da superfície terrestre. Esta, ao se resfriar, emite para a atmosfera radiações de ondas longas equivalentes à faixa do infravermelho, caracterizadas como calor sensível, que são retidas pelos gases de efeito estufa. O dióxido de carbono (CO2) é o principal gás responsável em reter o calor na baixa atmosfera, mas o vapor d’água, o metano, a amônia, o óxido nitroso, o ozônio, e o clorofluorcarbono (conhecido como CFC, que destrói a camada de ozônio na Tropopausa/Estratosfera) também são gases causadores do efeito estufa. Além desses gases, a nebulosidade e o material particulado em suspensão no ar são importantes contribuintes no processo de aquecimento da Troposfera, uma vez que também atuam como barreira à livre passagem das radiações infravermelhas emitidas pela superfície”.
A partir da leitura do texto, conclui-se que
a) as ondas que causam o efeito estufa se constituem principalmente de curta frequência, como os raios X.
b) apenas o gás carbônico é capaz de reter calor suficiente para gerar o efeito estufa.
c) o efeito estufa envolve apenas as camadas externas que compõem a atmosfera.
d) gases lançados na atmosfera por atividades humanas, como indústrias, podem interferir no recrudescimento do efeito estufa.
e) o vapor de água permite a livre passagem dos raios infravermelhos, o que causa sua livre reflexão para o espaço exterior.
2 – (PUC-RIO 2010) – O efeito estufa é um fenômeno natural e fundamental para a manutenção da vida no planeta Terra, entretanto, quantidades excessivas de gases estufa na atmosfera podem elevar a temperatura do planeta a níveis indesejados. O Protocolo de Quioto (1997) propõe um calendário pelo qual os países signatários têm a obrigação de reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa em, pelo menos, 5,2% até 2012, em relação aos níveis de 1990. Sobre o aquecimento global e os gases causadores do efeito estufa, é INCORRETO afirmar que:
a) O CO2 é um gás que causa efeito estufa retendo parte da radiação solar refletida pela superfície do planeta Terra.
b) O CO2 é absorvido pelos oceanos, diminuindo o valor do pH de suas águas.
c) O NO2 pode reagir com água na atmosfera, formando HNO3, um dos componentes da chuva ácida.
d) O processo de fotossíntese das plantas contribui para o aquecimento global.
e) O Protocolo de Quioto não visa a eliminar totalmente o efeito estufa.
3 – (PUC-RIO 2008) – Entre outros processos, o reflorestamento contribui para a diminuição do efeito estufa, ao promover o(a):
a) aumento da fixação do carbono durante a fotossíntese.
b) aumento da respiração durante o crescimento das plantas.
c) aumento da liberação de gás carbônico para a atmosfera.
d) utilização do metano atmosférico durante a fotossíntese.
e) fixação de nitrogênio atmosférico por bactérias simbiontes nas raízes.
4 – (ENEM 2013) – Sabe-se que o aumento da concentração de gases como CO2, CH4 e N2O na atmosfera é um dos fatores responsáveis pelo agravamento do efeito estufa. A agricultura é uma das atividades humanas que pode contribuir tanto para a emissão quanto para o sequestro desses gases, dependendo do manejo da matéria orgânica do solo.
ROSA, A. H.; COELHO, J. C. R. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola, São Paulo, n. 5, nov. 2003 (adaptado).
De que maneira as práticas agrícolas podem ajudar a minimizar o agravamento do efeito estufa?
a) Evitando a rotação de culturas.
b) Liberando o CO2 presente no solo.
c) Aumentando a quantidade de matéria orgânica do solo.
d) Queimando a matéria orgânica que se deposita no solo.
e) Atenuando a concentração de resíduos vegetais do solo.
5 – UVA – 2017.1 – A poluição é um grave e preocupante problema urbano da atualidade. Estudiosos do assunto têm demonstrado grande preocupação a respeito das possíveis consequências do “efeito estufa”, que é:
a) o excessivo aquecimento da atmosfera pelo calor irradiado pelas edificações urbanas.
b) o excessivo aquecimento da atmosfera junto à superfície devido à inversão térmica.
c) o grande aquecimento da atmosfera provocado pelo excesso de nuvens.
d) a elevação da temperatura atmosférica devido ao aumento de gás carbônico proveniente da queima de combustíveis.
6 – Instituto Machado de Assis – O CO² é o principal causador do fenômeno conhecido como:
a) Eutrofização
b) Chuva ácida
c) Inversão térmica
d) Efeito estufa
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/10/2020 às 10h - 11h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)
Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/gEV3nOs0EjY
Agora resolva os exercícios a seguir:
Questão 1 - O termo bioma pode ser conceituado como:
a) O conjunto formado por seres bióticos e abióticos que interagem entre si, formando um sistema equilibrado.
b) O agregado de seres vivos que dependem um dos outros para sobreviver. É dividido em: produtores, consumidores e decompositores.
c) O conjunto composto por todos os seres vivos do planeta, exceto as plantas e as algas, que formam a flora.
d) O conjunto de vida vegetal e animal presentes em um ambiente que possui condições naturais parecidas e que historicamente foi influenciado pelo mesmo processo de formação.
e) A camada do planeta Terra que abriga a vida. Abrange parte da litosfera, hidrosfera e da atmosfera.
Questão 2 - Os principais biomas brasileiros são:
a) Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas, Caatinga e Pantanal.
b) Mata de Galeria, Cerrado, Amazônia, Pantanal e Igapó.
c) Biomas costeiros, Campos, Pampas, Pradarias e Mata Atlântica.
d) Manguezal, Pradarias, Amazônia, Caatinga, Cerradão e Campo sujo.
e) Mata de Várzea, Mata dos Cocais, Mata de Araucárias, Pantanal e Cerrado.
Questão 3 - (UNESP-2014) Mata de terra firme, mata de várzea e igapó são formações vegetais típicas deste bioma. Em razão do processo de uso e ocupação do território brasileiro e das ações dirigidas à preservação dos recursos naturais realizadas nas últimas décadas, este bioma constitui-se também naquele que guarda as maiores extensões de floresta nativa no Brasil, ainda que seu desmatamento não tenha sido completamente cessado. O texto refere-se ao bioma:
a) Cerrado.
b) Mata Atlântica.
c) Pampa.
d) Caatinga.
e) Amazônico.
Questão 4 - O clima que caracteriza o Cerrado é:
a) Clima Equatorial.
b) Clima Tropical de Altitude.
c) Tropical Continental.
d) Tropical Úmido.
c) Subtropical.
Questão 5 - A vegetação dos Pampas é composta, principalmente, por:
a) Árvores de grande porte.
b) Árvores de pequeno porte.
c) Plantas xerófilas.
d) Gramíneas.
e) Plantas higrófilas.
Questão 6 - A Mata Atlântica é um importante bioma brasileiro que, em virtude da intensa exploração, praticamente não existe mais. Esse bioma enquadra-se em que tipo de bioma mundial?
a) Savanas.
b) Floresta Equatorial.
c) Campos.
d) Deserto.
e) Floresta Tropical.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/10/2020 às 13h - 14h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)
Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/ihlY8ZdUvqs
Agora resolva os exercícios a seguir:
QUESTÃO 1 - O que é desenvolvimento sustentável?
QUESTÃO 2 - (UFRJ) A inevitável devastação ambiental decorrente do processo de desenvolvimento industrial é um "quadro" que começa a se modificar a partir da defesa pública de um novo conceito: O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
O uso dessa expressão tem a finalidade de:
a) sustentar a inevitável necessidade do desenvolvimento.
b) garantir que o desenvolvimento contemporâneo não se sustenta.
c) sustentar o meio ambiente em detrimento do desenvolvimento.
d) propor a conciliação do desenvolvimento com o meio ambiente.
e) divulgar a insustentável situação do meio ambiente.
QUESTÃO 3 - Vivemos numa sociedade extremamente consumista, havendo grande utilização dos recursos naturais e degradação ambiental. Com os atuais modos de produção e consumo é possível alcançar o desenvolvimento sustentável?
QUESTÃO 4 - Quais as atitudes para se alcançar o desenvolvimento sustentável?
QUESTÃO 5 - Cite algumas possíveis atitudes individuais para promover o desenvolvimento sustentável.
QUESTÃO 6 - (UNIRIO-RJ) A ideia de desenvolvimento sustentável tem sido cada vez mais discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico. De acordo com este conceito considera-se que:
a) o meio ambiente é fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocável.
b) os países subdesenvolvidos são os únicos que praticam esta ideia, pois, por sua baixa industrialização, preservam melhor o seu meio ambiente do que os países ricos.
c) ocorre uma oposição entre desenvolvimento e proteção ao meio ambiente e, portanto, é inevitável que os riscos ambientais sustentem o crescimento econômico dos povos.
d) deve-se buscar uma forma de progresso socioeconômico que não comprometa o meio ambiente sem que, com isso, deixemos de utilizar os recursos nele disponíveis.
e) são as riquezas acumuladas nos países ricos, em prejuízo das antigas colônias durante a expansão colonial, que devem, hoje, sustentar o crescimento econômico dos povos.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO A
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/10/2020 às 14h - 15h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)
Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/V0k5ZVCvlgI
Agora resolva os exercícios a seguir:
QUESTÃO 1 - Escolha a alternativa abaixo que apresenta os elementos químicos mais importantes para o corpo humano:
A) Hg, Fr, H
B) O, Rh, Ru
C) O, H, Fe
D) Ds, I, Kr
E) F, I, Na
QUESTÃO 2 - Dentre os elementos químicos, marque a alternativa que possui apenas elementos gasosos.
A) I, As, Bi, Mg
B) Mg, Bi, B, N
C) O, H, Kr, Ru
D) O, N, H, He
E) Dy, Pm, Cf, Li
QUESTÃO 3 - Qual é o único elemento da Tabela Periódica que possui características semelhantes a quase todos os outros elementos e tem uma classificação individual?
A) He
B) H
C) O
D) Lv
E) U
QUESTÃO 4 - Marque a alternativa em que todos os elementos estão com o símbolo certo:
A) Ca-Cálcio,K-Kriptônio, Ar-Arsênio
B) Cs-Cério, Pm- Promécio, Na-Sódio
C) Hg- Mercúrio, K-Potássio, Rh-Ródio
D) Be-Bismuto,Mn-Magnésio, S-Silício
E) Sb-Antimônio, Sn-Estanho, P- Potássio
QUESTÃO 5 - "As moedas eram feitas com a soldagem de Cu, porém já foram encontradas moedas de Ag e Pt". Quais são, respectivamente, os elementos da Tabela Periódica representados no trecho?
A) Cobalto, Arsênio e Paládio
B) Cobre, Cádmio e Antimônio
C) Cobre, Frâncio e Ouro
D) Cobre, Prata e Platina
E) Cobre, Ouro e Prata
QUESTÃO 6 - Marque a alternativa que contém um metal alcalino e dois elementos de transição externa:
A) K-Potássio, Au, Br
B) Rb-Rubídio, Y, Pt
C) B-Boro, Sb, Te
D) Po-Platina, Ds, Te
E) In-Indio, I, Kr
QUESTÃO 7 - Qual é o nome da família 2A?
A) Metais alcalinoterrosos
B) Família do Boro
C) Família dos Halogênios
D) Metais Alcalinos
E) Família do Amerício
QUESTÃO 8 - Quem criou a Tabela Periódica?
A) Nicolau Copérnico
B) Albert Einsten
C) Robert Boyle
D) Louis Pasteur
E) Dimitri I. Mendeleev.
QUESTÃO 9 - A qual família pertence o elemento químico de símbolo Pb?
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
IDELFONSO - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/10/2020 às 09h - 10h , pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp)
Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/Fc6FskHvE1o
Agora resolva os exercícios a seguir:
1) O que são articulações?
2) Quais as funções das(os):
a) Cartilagens
b) Ligamentos
3) Em quais curvaturas a coluna vertebral está dividida?
4) Quais as funções da coluna vertebral?
5 ) Qual a função do músculo reto do abdome?
6) Quais músculos são responsáveis pela expressão facial?
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/10/2020 às 10h - 11h , pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp)
Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/y6hElzUzx5E
Agora resolva os exercícios a seguir:
1) Cite três adaptações das aves ao vôo.
2) As aves são animais endotémicos, o que isso significa?
3) Qual a função da glândula uropigeana nas aves?
4) Por que a galinha doméstica não voa?
5) O que permite o gavião ver um rato mesmo estando a uma altura de um quilômetro?
6) Quais as funções dos cantos das aves?
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/10/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp)
Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/V_NF8nNobKE
Agora resolva os exercícios a seguir:
Assunto: Glândulas e hormônios.
1) Como se classificam as glândulas no corpo humano?
2) Quais as funções das glândulas endócrinas?
3) Dê exemplos de glândulas endócrinas e diga a função das mesmas.
4) Dê exemplos de glândula mista e sua função?
5) Cite exemplos de glândulas endócrinas
6) Quais as funções do pâncreas?
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/10/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp)
Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/KS1mbehlaPk
Agora resolva os exercícios a seguir:
1) De acordo com a biologia quando é que seres vivos são considerados de uma mesma espécie.
2) O que é especiação?
3) Quando é que a especiação ocorre?
4) Quais fatores podem causar a especiação?
5) Qual a principal característica da ordem dos primatas?
6) Cite outras características.
7) Onde foram encontrados os fósseis mais antigos do Homo sapiens? Quais suas características?
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
MARÍCIA - INGLÊS
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/10/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)
Para acessar a atividade on-line, acesse o link abaixo:
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/10/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)
Para acessar a atividade on-line, acesse o link abaixo:
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/10/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)
Para acessar a atividade on-line, acesse o link abaixo:
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 9º ANO A, B, e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/10/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUARTA-FEIRA
EUGÊNIO - HISTÓRIA
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 07/10/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp)
6º - Os povos bárbaros germânicos
Atenção! A atividade deve ser COPIADA e RESPONDIDA no seu caderno.
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=x9F42x4BFhM&t=505s
1) Com base no que foi estudado e analisando a tirinha abaixo, responda o que se pede:
Quem eram os “bárbaros” e de que forma contribuíram para a formação da sociedade feudal?
a) Os “bárbaros” eram os romanos que construíram um grande império no interior da Europa que deu origem a sociedade feudal.
b) Os “bárbaros” eram povos que invadiram e destruíram o Império Romano provocando a fuga da população para o campo, fazendo surgir a sociedade feudal.
c) Os “bárbaros” eram os primeiros guerreiros que lutaram pelo Império Romano, assim transformando-se nos nobres da sociedade feudal.
2) Avalie cada afirmação como verdadeira (V) ou falsa (F). Corrija quando for necessário:
___ os contatos entre romanos e germânicos foram sempre violentos.
___ nos contatos entre romanos e germânicos ocorreram interações e também preconceitos.
___ os romanos chamavam os germanos de “bárbaros” por terem admiração por eles
3) Observe o mapa e responda:
a) Qual parte do Império Romano se mostra sem invasões? Como você chegou a essa conclusão?
b) Comparando esse mapa com o da Europa atual e descubra quais povos germânicos que ocuparam onde atualmente são os seguintes países:
*França –
*Inglaterra –
*Portugal –
*Espanha –
*Itália –
4) Qual é o outro nome para o Império Romano Oriental?
a) Império Bizantino.
b) Império Franco.
c) Sacro Império Romano-Germânico
QUESTÃO DESAFIO
-Por que os atuais imigrantes da Ásia e da África tem buscado chegar na Europa?
-Cite os principais problemas que um imigrante poderá encontrar em outro país.
.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 07/10/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp)
7º - A escravidão africana no Brasil
Atenção! A atividade deve ser COPIADA e RESPONDIDA no seu caderno.
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=y2-SAxldlcc&t=116s
1) Considere cada afirmação sobre a escravidão africana no Brasil, marcando V (verdadeira) ou F (falso). Corrija quando falso:
___ a escravidão no Brasil foi predominantemente africana desde o período colonial.
___ o escravo africano tinha a vantagem de conhecer agricultura, pecuária e mineração.
___ a Igreja Católica Romana se opôs, no Brasil, à escravização de africanos.
___ africanos escravizados foram trazidos ao Brasil para suprir a mão-de-obra açucareira, mineradora e cafeeira.
Leia o texto para responder as questões seguintes:
"A escravatura já existia em praticamente todas as civilizações", explica N'Diaye. E em África também, mesmo antes dos colonos que vieram de fora. Na África Oriental central, grupos étnicos como os Yao, os Makua e os Marava lutavam uns contra os outros e havia povos no interior do continente que vendiam pessoas que capturavam nas guerras.
Por isso, os árabes muçulmanos encontraram estruturas existentes que facilitaram a compra de escravos para os seus próprios propósitos.
"A escravatura fazia parte de várias culturas africanas", diz Abdulazizi Lodhi, professor na Universidade de Uppsala, na Suécia. "Quando se tratava de exportações, os próprios africanos eram os principais protagonistas. Em muitas sociedades africanas não havia prisões e, por isso, as pessoas que eram capturadas eram vendidas", explica.
Fonte: https://www.dw.com/pt-002/tr%C3%A1fico-de-escravos-na-%C3%A1frica-oriental-um-cap%C3%ADtulo-esquecido/a-50119075
2) De acordo com o texto lido:
( ) os diversos povos africanos escravizavam outros, derrotados nas guerras.
( ) os povos africanos só escravizavam outros povos que não fossem negros.
( ) o tráfico intercontinental de africanos escravizados só começou com a chegada do colonizador europeu.
3) Ainda de acordo com o texto acima, qual foi o primeiro povo a adquirir escravos na África para revender para fora ou para outros pontos do referido continente?
a) árabes muçulmanos.
b) ingleses anglicanos.
c) espanhóis católicos.
4) Como o europeus adquiriam escravos na África?
a) adquiriam fazendo incursões pelas florestas, onde tribos inteiras eram capturadas e levadas até um porto marítimo, para ser embarcado.
b) adquiriam através de árabes muçulmanos, que escravizavam povos africanos que se recusavam a se converterem ao islamismo e nem pagar imposto.
c) adquiriam de chefes africanos, que trocavam seus rivais de outras tribos, capturados nas guerras para serem trocados por mercadorias (fumo, armas etc.).
5) Observe o mapa e depois responda:
a) Quais os povos africanos que passaram a ser escravizados a partir do século XVI? Esses povos viviam onde hoje são quais países?
b) Trace o ponto de partida e o destino dos africanos que foram levados como escravos para o Brasil.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 07/10/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp)
8º - A imigração estrangeira no século XIX
Atenção! A atividade deve ser COPIADA e RESPONDIDA no seu caderno.
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=9np2jWqPVbY
1) Por que o Governo Imperial brasileiro estimulou a vinda de imigrantes estrangeiros para a região Sul?
a) porque queria manter a posse do território
b) porque os brasileiros se negavam a ir.
c) porque queria fomentar a cultura da uva.
2) Leia a carta escrita pelo imigrante italiano Felice Sartor, de Santa Teresa de Caxias, Rio Grande do Sul, datada de 15 de maio de 1885.
Queridos pais,
[...] Eu parti de Santa Rita, porque trabalhava com um patrão que não era bom... Parti daquele lugar feio para chegar em outro pior. Agora estou a serviço de outro dono: tenho que trabalhar junto com os negros, levando pesos sobre os ombros, subindo e descendo os montes como um burro. Começo a trabalhar de manhã ainda com as estrelas no céu e, sempre com as estrelas no céu, voltamos para casa à noite. Comemos: de manhã, feijão... ao meio-dia, feijão... de noite, feijão. A aldeia é muito longe... um dia de caminhada; e os preços da comida são muito altos. [...] Tudo é caro; pelo que concerne os animais... existem de todas as variedades; o bicho-do-pé é como as formigas na Itália.
Assim, se existe alguém que quer vir para a América falem para ele que fique na Itália. Eu, daqui a um ano, se estou bem volto para casa... Só me falta cumprimentar a todos vocês... pai, mãe, irmãos, parentes, amigos, adeus.
Fonte: BIGAZZI, Anna Rosa C. Italianos: história e memória de uma comunidade. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2006. p. 183-184.
a) Transcreva, da carta, o trecho em que prova que os imigrantes eram submetidos a trabalho escravo.
b) Além do trabalho escravo, quais as outras dificuldades que os imigrantes enfrentavam?
c) Transcreva, da carta, o trecho em que o imigrante se mostra decepcionado com o Brasil.
3) Qual era o perfil social dos imigrantes que vieram para o Brasil, a partir da segunda década do século XIX?
a) eram indivíduos que fugiam da pobreza e dos conflitos políticos.
b) eram indivíduos que perderam suas terras durante conflitos religiosos.
c) eram indivíduos que não conseguiram se adaptar aos climas de seus respectivos países de origem.
4) Os imigrantes trouxeram consigo seus costumes, valores e crenças. Dentro desse contexto, qual religião veio para o Brasil, junto com os migrantes alemães?
a) islamismo.
b) luteranismo
c) mormonismo.
5) A culinária brasileira foi enriquecida com os alimentos trazidos pelos imigrantes que acabaram incorporados aos nosso cotidiano. Sabendo disto, pesquise a origem dos seguintes alimentos trazidos ao Brasil por imigrantes:
* polenta –
* estrogonofe –
*quibe –
* cuca de maçã –
* pastel –
* esfirra –
*nhoque –
*sushi –
6) Pesquise de onde vieram os ancestrais das seguintes personalidades brasileiras:
*Gisele Bundchen (modelo) –
*Sílvio Santos (empresário e apresentador) –
*Sabrina Sato (apresentadora) –
*Ivete Sangalo (Cantora) –
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 07/10/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp)
9º - O Regime Militar Brasileiro:
Atenção! A atividade deve ser COPIADA e RESPONDIDA no seu caderno.
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=cnp0GIvZDOI
https://www.youtube.com/watch?v=bFOlM4cZSzk&t=194s
1) Manifestação realizada na cidade do Rio de Janeiro, em 1968, contra a violência dos agentes do governo Militar que resultou na morte de um estudante estudante:
a) Passeata dos Cem Mil.
b) Passeata das Caras-Pintadas.
c) Passeata pelas Diretas Já!
2) Onde foi realizada o congresso estudantil que terminou com a prisão de aproximadamente 700 estudantes acusados de atividades terroristas?
a) Recife. (PE)
b) Ibiúna (SP)
c) Salvador (BA)
3) Qual foi a sugestão inusitada do deputado federal Márcio Alves, que o tornou célebre e ao mesmo tempo fez o Governo responder com o AI-5?
a) pediu para que as pessoas batessem panelas durante o pronunciamento do Presidente na televisão.
b) pediu para que as pessoas se trajassem de preto, em sinal de luto, durante o dia 7 de setembro.
c) pediu a população para que não assistisse os desfiles cívicos e as mulheres não namorassem oficiais.
4) Emílio Garrastazu Médici se destacou entre os Presidentes do Regime Militar por:
a) ser o mais combativo e repressivo.
b) dialogar com as forças de oposição.
c) conduzir o processo de redemocratização.
5) Veja o depoimento do ex-guerrilheiro, Eduardo Jorge:
“Nós éramos contra a ditadura militar, mas éramos a favor da ditadura do proletariado. Isso aí é preciso dizer a verdade toda. E às vezes eu ouço meias verdades. Como a ditadura militar nos oprimiu barbaramente, de forma violenta, muitas vezes as pessoas pensam que não existia no campo da esquerda coisa igual e até pior, em vários aspectos.”
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=M54n1x_7Da8
Com o aumento da repressão, parte da esquerda política brasileira passou a enfrentar o regime militar de forma igualmente violenta. Qual era o objetivo final da “esquerda armada”?
a) era implantar um governo plenamente democrático.
b) era apenas forçar o governo militar a libertar os presos políticos.
c) era implantar uma ditadura socialista leninista
6) No auge da repressão do Regime Militar, a seleção brasileira de futebol conquistou o tricampeonato, na Copa de 1970.
Este acontecimento esportivo:
a) foi explorado politicamente pelo governo para fomentar o patriotismo, enquanto ocultava violações.
c) não teve a menor importância, até porque o povo brasileiro é muito focado em assuntos políticos.
d) criou um clima de otimismo, o que favoreceu o diálogo entre Governo e oposição e pôs fim as tensões.
QUESTÃO BÔNUS:
- Com qual outro nome ficou conhecido o crescimento da economia brasileira, durante o Regime Militar?
-Qual acontecimento afetou a economia brasileira, ainda no Regime Militar?
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
GEORGE - GEOGRAFIA
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 07/10/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)
De olho no link: https://youtu.be/p7fYXt-_K9Q (A Atmosfera – Camadas da Terra – Ciências para crianças)
1. Foi da junção de duas palavras gregas, Atmós (vapor) e
Sphaîra (esfera), que surgiu o nome dado à estrutura de gás que envolve um
satélite ou planeta: a atmosfera. Em tempos de aquecimento global, passou a ser
mais estudada, mais valorizada no meio acadêmico, pois é nela que diversos
fenômenos relacionados aos distúrbios climáticos atuais ocorrem. No nosso
planeta, ela é formada por diversas camadas e, em sua porção mais densa, chega
a até 800 quilômetros de altitude a partir do nível do mar. É tida como
irrisória, se considerarmos o tamanho do globo terrestre, que mede
aproximadamente 12,8 mil quilômetros de diâmetro.
A
respeito das camadas que compõem a atmosfera terrestre, considere as afirmações
I, II, III e IV.
I. A
troposfera é a camada mais baixa da atmosfera e é nela que os principais
fenômenos meteorológicos ocorrem, tais como tempestades, chuvas, precipitações
de neve ou granizo e formação de geadas.
II. A
camada de ozônio (O3) concentra-se na termosfera. Formada a cerca de 400
milhões de anos, protege a Terra dos raios ultravioletas emitidos pelo Sol,
nocivos à vida. Porém, sabemos que, devido à emissão crescente de CO2 pelas
sociedades modernas, abriram-se buracos enormes nessa camada, permitindo a
entrada de tais raios.
III. A mesosfera estende-se da estratosfera a até
aproximadamente 80 quilômetros acima do nível do mar. É a faixa mais fria, porque
nela não há nuvens nem gases capazes de absorver a energia do Sol. A
temperatura varia de -5°C a -95°C.
IV. O
efeito estufa é um fenômeno natural que mantém o planeta aquecido nos limites
de temperatura necessários para a manutenção da vida. Nos últimos dois séculos,
vem aumentando, na camada atmosférica que recobre a Terra, a concentração de
dióxido de carbono, do metano, do óxido nitroso e de outros gases. Esse aumento
anormal provoca a aceleração do aquecimento global.
Estão
corretas
a) I e
II, apenas.
b) I, II
e III, apenas.
c) II,
III e IV, apenas.
d) I, III
e IV, apenas.
e) I, II,
III e IV.
BROWN, I.
F.; ALECHANDRE, A. S. Conceitos básicos sobre clima, carbono, florestas e
comunidades. A.G. Moreira & S. Schwartzman. As mudanças climáticas globais
e os ecossistemas brasileiros. Brasília: Instituto de Pesquisa Ambiental da
Amazônia, 2000 (adaptado).
Considerando
o texto, uma alternativa viável para combater o efeito estufa é:
a)
reduzir o calor irradiado pela Terra mediante a substituição da produção
primária pela industrialização refrigerada.
b) promover a queima
da biomassa vegetal, responsável pelo aumento do efeito estufa devido à
produção de CH4.
c)
reduzir o desmatamento, mantendo-se, assim, o potencial da vegetação em
absorver o CO2 da atmosfera.
d)
aumentar a concentração atmosférica de H2O, molécula capaz de absorver grande
quantidade de calor.
e)
remover moléculas orgânicas polares da atmosfera, diminuindo a capacidade delas
de reter calor.
3. A respeito das principais características e
funções da atmosfera, assinale a alternativa incorreta:
a) A
atmosfera terrestre tem como função atuar como uma espécie de filtro, impedindo
que os raios nocivos provenientes do Sol cheguem até a superfície.
b) A
atmosfera terrestre impede que fragmentos rochosos que orbitam o espaço cheguem
até a Terra, atuando na sua fragmentação por meio de processos de combustão.
c) A
atmosfera terrestre é a camada superior e rígida da Terra, constituindo um
sistema dinâmico por estar sempre em transformação.
d) A
atmosfera terrestre corresponde à camada gasosa que envolve a Terra, auxiliando
na manutenção da vida.
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 07/10/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)
De olho no link: https://youtu.be/R7YPqKrQlMo (Caminho das Águas – A
Transposição do Rio São Francisco)
1. Com
aproximadamente 2,8 mil quilômetros de extensão, o Rio São Francisco percorre
vários estados brasileiros, em especial os nordestinos. Marque a alternativa
que indica o estado onde se localiza a nascente do Rio São Francisco.
a) Minas Gerais.
b) Bahia.
c)
Alagoas.
d)
Amazonas.
e) Sergipe.
2. A
respeito da bacia do rio São Francisco, cujo objeto de estudo tem sido motivo
de amplos debates no cenário político e econômico nacional, é correto afirmar
que:
I. Sua
área está inteiramente compreendida na região Nordeste do país.
II. O rio
São Francisco, cujas nascentes se situam no interior do Parque Nacional da
Serra da Canastra, em Minas Gerais, e cuja foz está localizada no litoral
nordestino, entre os estados de Sergipe e Alagoas, é o mais extenso rio
totalmente brasileiro.
III. O
projeto de transposição das águas do rio São Francisco, no intuito de diminuir
o problema da seca na região da Caatinga, não é a única forma de aproveitamento
desse rio para o desenvolvimento da região, uma vez que tanto a navegação como
a hidroeletricidade também tem dado a sua contribuição.
IV. Nos
tempos coloniais, o curso do rio São Francisco significou o eixo de ligação
entre as principais áreas produtoras de açúcar, no nordeste, e a região
aurífera de Minas Gerais, além de permitir que em suas margens se estabelecesse
uma importante área criatória de gado.
V. A
afirmativa “descer o rio São Francisco, seguindo de sua nascente à sua foz, é
subir o mapa do Brasil” se refere à direção seguida pelo rio, na maior parte de
seu percurso: de sul para norte.
As
afirmativas corretas são:
a) I, II, III e V
b) I e IV.
c) II, III e V
d) I, II e IV.
e) II, III, IV e V
3. Com
extensão de 2,8 mil quilômetros quadrados, o Rio São Francisco apresenta grande
importância para a economia nacional. Aponte o potencial econômico do Rio São
Francisco.
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 07/10/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)
De olho no link: https://youtu.be/U69Lpp-IcjA (Rio Paraguai – Maior
seca dos últimos 50 anos)
1. Leia:
I. A grande maioria dos argentinos e descendentes de italianos, espanhóis e outras nacionalidades europeias.
II. Quase todos os povos indígenas nativos foram exterminados durante a colonização, restando apenas algumas comunidades ao norte e nas zonas andinas.
III. Diferenciando-se de outros países da América Latina, a população argentina apresenta alto crescimento demográfico anual, baixa taxa de urbanização, elevado índice de analfabetismo e baixa mortalidade infantil.
Assinale a alternativa correta:
a) apenas a I está correta
b) a I e a II estão corretas
c) a I, a II e a III estão corretas
d) a II e a III estão corretas
e) nenhuma está correta
2.
Em 1999, o Reino Unido propôs a realização de um plebiscito para que a
população das Malvinas decidisse se desejava pertencer à Argentina ou ao Reino
Unido. Então:
a) a Argentina recusou a proposta, argumentando que essa não seria uma decisão
acertada, considerando que a maioria da população, de origem britânica, votaria
pela permanência da soberania do reino Unido sobre o arquipélago.
b) a Argentina não aceitou a proposta, afirmando
que o Reino Unido jamais poderia ter direito as terras, enquanto não pagasse
uma antiga dívida externa.
c) a Argentina aceitou a proposta e a população
decidiu que deveria ficar com o Reino Unido
d) a Argentina aceitou a proposta e a população
decidiu que deveria ficar com a Argentina
e) a Argentina aceitou a proposta, mas desde que
o Reino Unido pagasse cerca de 3 bilhões de dólares.
3. Os blocos econômicos têm por objetivo a redução e/ou
eliminação das tarifas alfandegárias. Sua formação proporciona maior dinamismo
nas relações comerciais entre os países integrantes. Nesse sentido, os países
da América Platina em conjunto com o Brasil, integram um bloco econômico
visando maior flexibilidade nas importações e exportações de produtos. Esse
bloco é:
b) CAN – Comunidade Andina.
c) Mercosul – Mercado Comum do Sul.
d) Nafta – Acordo de Livre Comércio da América do Norte.
e) Caricom – Mercado Comum e Comunidade do Caribe
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 9º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 07/10/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)
De olho no link: https://youtu.be/6rL39W32pxQ (Paris sofre com
infestação de ratos após enchente do rio Sena | SBT Brasil (03/02/18))
1. A
Turquia, um dos países candidatos a integrar a União Europeia, tem dividido
opiniões quanto ao seu ingresso no bloco. Dentre as polêmicas que dificultam
sua entrada, destacam-se:
I. A
posição estratégica que o país ocupa enquanto nação cristã no combate ao
terrorismo e ao fundamentalismo;
II. O
tratamento diferenciado que o país ainda faz para com homens e mulheres;
III. A
prática de violação dos direitos humanos ainda presente no país, sobretudo
contra os curdos;
IV. A
instabilidade econômica que o país ainda não conseguiu solucionar.
Estão
corretas as assertivas:
a) I e
IV, apenas
b) I, III
e IV
c) I, II
e III
d) II,
III e IV
e) II e
III, apenas
2. “UE criará sistema unificado de
eletricidade em 2015. Com geração regional, o bloco soma prejuízos de US$ 5,4
bilhões. Integração seria uma forma de ganhar sinergias” (Veja,
25/09/2013).
O texto
acima revela uma importante etapa de integração dos países europeus através da
União Europeia. Tal integração é considerada importante, pois:
a) há uma preocupação presente em toda Europa sobre o desmembramento econômico do continente.
b) é uma
forma de se precaver diante da eminente ameaça de invasão militar dos Estados
Unidos.
c) poderá
tornar a Europa novamente o principal centro econômico e político do mundo.
d) será
uma estratégia de combater os avanços desenfreados da Globalização sobre a
Europa.
3.
Oficialmente, a União Europeia foi constituída em 1º de janeiro de 1993, em
substituição à CEE (Comunidade Econômica Europeia), pelo:
a) Tratado de Maastricht
b)
Tratado de Versalhes
c)
Tratado de Madrid
d)
Tratado de Assunção
e)
Tratado de Amsterdã
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUINTA-FEIRA
AMORIM - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/10/2020 às 9h - 11h, pelo link https://meet.google.com/hjj-pzqy-hrx)
Assistam às vídeo aulas pelos links à seguir: https://youtu.be/XYJqwFKsQHs
Agora resolva as QUESTÕES PROBLEMAS:
01) QUAIS OS MÚLTIPLOS DE 2 ENTRE 240 E 260? QUAL E O VALOR DA SOMA DESSES VALORES?
02) QUANTO VALE A SOMA DOS MÚLTIPLOS DE 3 DE 10 A 25?
03) DECIDA SE 2347 É MÚLTIPLO DE 5? SUGESTÃO: BASTA DIVIDIR 2347 POR 5.
04) DESCUBRA E COLOQUE OS MÚLTIPLOS DE:
A) 5 B) 6 C) 10 D) 12
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/10/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/hjj-pzqy-hrx)
Assistam às vídeo aulas pelos links à seguir: https://youtu.be/bHEuLibXotI
Agora resolva as QUESTÕES PROBLEMAS:
01) SE - 35X É MÚLTIPLO DE 10 E É UM NÚMERO INTEIRO, QUAL SERÁ O VALOR DE X?
02) - 38K E 384 SÃO OPOSTOS E INTEIROS. NESSAS CONDIÇÕES O VALOR DE K SERÁ?
03) SE - 3H ÷ 6 = - 6, ENTÃO QUAL SERÁ O VALOR DE H?
04) ARME E EFETUE:
A) (- 7) × (- 13) × (+ 2)
B) (- 10) × (- 6) × (+ 14)
C) (- 19) × (210)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
TADEU - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/10/2020 às 09h - 11h, pelo link https://meet.google.com/oky-qgzg-kpa)
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/10/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/oky-qgzg-kpa)
Assista à vídeo aula pelo link a seguir: https://youtu.be/0oRiUHOV5Sk
Conteúdo: equação do 2o grau revisão.
ATIVIDADES: Exercícios página 114. Questões 1 até 5.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
RAFAEL - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/10/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)
Tema: Atletismo.
Assunto: Marcha Atlética.
Objetivo: Diferenciar as modalidades marcha atlética e corridas, percebendo que a marcha não possui a fase de voo sendo obrigatório permanecer com um dos pés no chão.
Conteúdo:
Texto: https://www.infoescola.com/atletismo/marcha-atletica/
Vídeo: https://youtu.be/iJAfQdqUkdQ
ATIVIDADE 1
Unidade temática: Esporte Individual
Objeto de conhecimento: Atletismo / Marcha Atlética.
Material : apito e bola.
Brincadeira 1: Acontecerá um pique onde o pegador deverá ter uma bola nas mãos e para pegar os colegas terá que encostar essa bola em qualquer parte do corpo dos colegas, não podendo arremessar a bola. Um adulto comandará o ritmo do pique: um apito sonoro os alunos deverão se deslocar através da marcha atlética, com dois apitos sonoros os alunos só poderão correr.
Brincadeira 2: Essa brincadeira poderá ser chamada de "pique tubarão", o adulto escolherá um aluno para ser o "tubarão", que deverá estar posicionado na linha central de determinado espaço, e os outros alunos serão os "peixinhos", devendo se posicionar na linha de fundo. Ao sinal do adulto todos os "peixinhos" terão que passar para a outra linha de fundo do outro lado do espaço. Os alunos deverão alternar os movimentos trabalhados na aula: uma vez os alunos passam realizando a marcha e outra passam correndo. O aluno que for pego pelo "tubarão" deverá se posicionar no centro da quadra passando a ser também o "tubarão". O pique terminará quando todos os alunos forem pegos.
“Não deixe o que você não pode fazer interferir no que você pode fazer”
John Wooden, jogador e treinador de basquete.
ATIVIDADE (Bônus)
Sugestão: https://youtu.be/yDHY70WMuIE
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/10/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)
Tema: Atletismo.
Assunto: Marcha Atlética.
Objetivo: Diferenciar as modalidades marcha atlética e corridas, percebendo que a marcha não possui a fase de voo sendo obrigatório permanecer com um dos pés no chão.
Conteúdo:
Texto: https://www.infoescola.com/atletismo/marcha-atletica/
Vídeo: https://youtu.be/iJAfQdqUkdQ
ATIVIDADE 1
Unidade temática: Esporte Individual
Objeto de conhecimento: Atletismo / Marcha Atlética.
Material : apito e bola.
Brincadeira 1: Acontecerá um pique onde o pegador deverá ter uma bola nas mãos e para pegar os colegas terá que encostar essa bola em qualquer parte do corpo dos colegas, não podendo arremessar a bola. Um adulto comandará o ritmo do pique: um apito sonoro os alunos deverão se deslocar através da marcha atlética, com dois apitos sonoros os alunos só poderão correr.
Brincadeira 2: Essa brincadeira poderá ser chamada de "pique tubarão", o adulto escolherá um aluno para ser o "tubarão", que deverá estar posicionado na linha central de determinado espaço, e os outros alunos serão os "peixinhos", devendo se posicionar na linha de fundo. Ao sinal do adulto todos os "peixinhos" terão que passar para a outra linha de fundo do outro lado do espaço. Os alunos deverão alternar os movimentos trabalhados na aula: uma vez os alunos passam realizando a marcha e outra passam correndo. O aluno que for pego pelo "tubarão" deverá se posicionar no centro da quadra passando a ser também o "tubarão". O pique terminará quando todos os alunos forem pegos.
“Se você não tem confiança, sempre encontrará uma maneira de não vencer”
Carl Lewis, Ex-atleta olímpico.
ATIVIDADE (Bônus)
Sugestão: https://youtu.be/gKT3jvDg-ig
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/10/2020 às 9h - 10h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)
Tema: Atletismo.
Assunto: Marcha Atlética.
Objetivo: Diferenciar as modalidades marcha atlética e corridas, percebendo que a marcha não possui a fase de voo sendo obrigatório permanecer com um dos pés no chão.
Conteúdo:
Texto: https://www.infoescola.com/atletismo/marcha-atletica/
Vídeo: https://youtu.be/iJAfQdqUkdQ
ATIVIDADE 1
Unidade temática: Esporte Individual
Objeto de conhecimento: Atletismo / Marcha Atlética.
Material : apito e bola.
Brincadeira 1: Acontecerá um pique onde o pegador deverá ter uma bola nas mãos e para pegar os colegas terá que encostar essa bola em qualquer parte do corpo dos colegas, não podendo arremessar a bola. Um adulto comandará o ritmo do pique: um apito sonoro os alunos deverão se deslocar através da marcha atlética, com dois apitos sonoros os alunos só poderão correr.
Brincadeira 2: Essa brincadeira poderá ser chamada de "pique tubarão", o adulto escolherá um aluno para ser o "tubarão", que deverá estar posicionado na linha central de determinado espaço, e os outros alunos serão os "peixinhos", devendo se posicionar na linha de fundo. Ao sinal do adulto todos os "peixinhos" terão que passar para a outra linha de fundo do outro lado do espaço. Os alunos deverão alternar os movimentos trabalhados na aula: uma vez os alunos passam realizando a marcha e outra passam correndo. O aluno que for pego pelo "tubarão" deverá se posicionar no centro da quadra passando a ser também o "tubarão". O pique terminará quando todos os alunos forem pegos.
“Se não joga melhor que eles, trabalhe mais do que eles”
Bem Hogan, Jogador norte-americano de golfe profissional.
ATIVIDADE (Bônus)
Sugestão: https://youtu.be/KC4QmjIQ0sc
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE SEXTA-FEIRA
NETO - ENSINO RELIGIOSO
ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - TODAS AS TURMAS
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/10/2020 pelo link https://meet.google.com/fsn-nypp-tsg)
Atenção aos horários: 6º ano: de 14h - 15h
7º ano: de 13h - 14h
8º ano: de 10h - 11h
9º ano: de 09h - 10h
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
HELIANE - ARTES
ATIVIDADE DE ARTES - TODAS AS TURMAS
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/10/2020 pelo link https://meet.google.com/pvn-sgax-jdz)
Atenção aos horários: 6º ano: de 09h - 10h
7º ano: de 10h - 11h
8º ano: de 13h - 14h
9º ano: de 14h - 15h
Agora vamos aprimorar mais ainda o que aprendemos. Faça/ crie uma História em quadrinhos escolhendo um dos temas: 1) LUTEMOS POR UM MUNDO MELHOR. 2) O NOVO NORMAL, NÃO SOMOS E NEM SEREMOS MAIS OS MESMOS.
Lembre - se: Foram propostos temas, o título quem escolhe é você! Não fuja do tema. Siga a estrutura da História em quadrinhos. Mínimo de quadrinhos: 16. Faça em formato de livrinho, de revistinha em quadrinhos. Pinte. Use a sua criatividade.
Obs: Quem não realizou a atividade da aula passada, pode fazer e apresentar na próxima, juntamente com essa. Bom trabalho!
---------------------------------------------------------------------------------------------------------





Para o prof° de MATEMÁTICA (Amorim).
ResponderExcluirEu ainda não entendi a questão dos números acompanhados por letras. Exemplo:23R, 39A.
Aqui é o Matheus do 6°ano A.