AULAS DE SEGUNDA-FEIRA
ANDRÉA - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/07/2020 às 09h - 11h, pelo link https://meet.google.com/nih-spqa-ufa)ASSUNTO: Advérbio/ locução adverbial
Para compreender o assunto abordado, assista ao vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=uHpwrwg5nQM
ATIVIDADE
Obs: A atividade deve ser copiada e respondida em seu caderno.
1- Complete o texto com os advérbios destacados abaixo.
agora - brilhantemente - debalde - mais - não - ontem
ainda - cedo - finalmente - mesmo - nem - só
(1) _____________, passei pelas brasas antes de começar a estudar. Entretanto, a minha mãe chegou mais (2) ___________ a casa e apanhou-me com a boca na botija. Eu (3) ___________ queria acreditar que fosse ela em carne e osso! Claro que aproveitou
para me recordar que se eu estudasse (4) ________ faria o ano com uma perna às costas. Senti-me (5) ___________entre a espada e a parede. (6) __________, ousei argumentar, dizendo que eram (7) ___________uns minutos, ou seja, estava a puxar a brasa à minha sardinha! Mas ela prosseguiu sem dó nem piedade, alegando (8) ____________ que era escusado fazer-lhe o ninho atrás da orelha, pois, por essas e por outras, muitos alunos perdem o fio à meada! (9) ___________ , a minha mãe rematou a conversa,
afirmando que esperava (10) ____ ter estado a pregar aos peixes e que não andasse eu a
remar contra a maré. Graças a este discurso, estou (11) ____________ de pedra e cal, determinada a concluir (12) _________ o ano letivo.
2 - Identifique a circunstância expressa por cada advérbio da questão 1.
3 - Complete as frases com as locuções adverbiais destacadas abaixo.
a custo - a sós - de manhã - de repente - em geral - em vão - por acaso ao contrário - com certeza - de novo - de vez em quando - em silêncio
a - __________ fez-se um silêncio sepulcral!
b - Tudo quanto defendera fora _________.
c - __________ de ti, eu até o considero bastante simpático.
d - Quando ficou ___________ com o advogado, confessou o crime.
e - Eles, __________, fazem uma visita aos avós.
f - Esta viagem foi feita a __________ custo.
g - Decidi ir estudar __________.
h - Confie em ti. __________ vais conseguir.
i - O rendimento da turma ________ melhorou consideravelmente.
j - Partiram _________ para a Índia.
k - Encontramo - nos _________ e colocamos a conversa em dia.
l - Todos estavam, _________, refletindo.
“Tudo o que você precisa para começar a vencer é autoconfiança e estudar sem ter medo de falhar.”
Bom desempenho!!!
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B e C.
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/07/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/nih-spqa-ufa)ASSUNTO: GÊNERO TEXTUAL CONTO .
Olá, turmas dos 9° anos!! Vamos continuar estudando sobre o gênero conto através da leitura e interpretação do texto a seguir. Fiquem atentos às características e estrutura.
Para que ninguém a quisesse
Porque os homens olhavam demais para a sua mulher, mandou que descesse a bainha dos vestidos e parasse de se pintar. Apesar disso, sua beleza chamava a atenção, e ele foi obrigado a exigir que eliminasse os decotes, jogasse fora os sapatos de saltos altos. Dos armários tirou as roupas de seda, da gaveta tirou todas as joias. E vendo que, ainda assim, um ou outro olhar viril se acendia à passagem dela, pegou a tesoura e tosquiou-lhe os longos cabelos.
Agora podia viver descansado. Ninguém a olhava duas vezes, homem nenhum se interessava por ela. Esquiva como um gato, não mais atravessava praças. E evitava sair.
Tão esquiva se fez, que ele foi deixando de ocupar-se dela, permitindo que fluísse em silêncio pelos cômodos, mimetizada com os móveis e as sombras.
Uma fina saudade, porém, começou a alinhavar-se em seus dias. Não saudade da mulher. Mas do desejo inflamado que tivera por ela.
Então lhe trouxe um batom. No outro dia um corte de seda. À noite tirou do bolso uma rosa de cetim para enfeitar-lhe o que restava dos cabelos.
Mas ela tinha desaprendido a gostar dessas coisas, nem pensava mais em lhe agradar. Largou o tecido em uma gaveta, esqueceu o batom. E continuou andando pela casa de vestido de chita, enquanto a rosa desbotava sobre a cômoda.
COLASANTI, Marina. "Para que ninguém a quisesse". In: Contos de amor rasgados. Rio de Janeiro: Rocco, 1986. P. 111-2.
1 - De acordo com o texto acima, responda:
a - O que levou o homem a tomar algumas atitudes em relação à mulher?
b - Que atitudes ele tomou em relação à mulher?
c - Como a mulher reagiu às atitudes do homem?
d - Por que os personagens do texto são tratados por mulher e homem?
e - Você considera as atitudes do marido “uma forma de violência”? Como agir diante de um fato dessa natureza?
2 - O sentido de MIMETIZAR no texto, é
( A ) adaptar-se aos móveis, objetos e coisas da casa.
( B ) expressar-se através de mímicas.
( C ) exprimir-se através de gestos.
( D ) empenhar-se em dissimular doenças.
3 - De acordo com o texto, podemos inferir que
( A ) todas as atitudes do homem em relação à mulher foram de respeito e carinho.
( B ) apesar de todas as investidas do homem em modificar a mulher, ela continuou a seduzir os homens.
( C ) a mulher reagiu às atitudes do homem e tornou-se dona de seu próprio destino.
( D ) as ações do homem demonstram a insegurança dele em relação à mulher.
4 - Na frase: “...Esquiva como um gato”, temos uma relação de
( A ) causa .
( B ) explicação .
( C ) comparação.
( D ) conformidade.
5 - O título do texto “ Para que ninguém a quisesse” traz uma ideia de
( A ) finalidade.
( B ) causa.
( C ) condição.
( D ) adição.
6- Identifique o conflito, o clímax e o desfecho da narrativa lida.
7 - Abaixo, tem-se o início do conto “Para Que Ninguém a Quisesse”, de Marina Colasanti. Dê continuidade à história, procurando atribuir uma tomada de decisão à personagem feminina que mudará ou não o destino dela na trama.
Porque os homens olhavam demais para a sua mulher, mandou que descesse a bainha dos vestidos e parasse de se pintar. Apesar disso, sua beleza chamava a atenção, e ele foi obrigado a exigir que eliminasse os decotes, jogasse fora os sapatos de saltos altos. Dos armários tirou as roupas de seda, da gaveta tirou todas as jóias. E vendo que, ainda assim, um ou outro olhar viril se acendia à passagem dela, pegou a tesoura e tosquiou-lhe os longos cabelos.
Bom desempenho!!
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
GISLENE - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/07/2020 às 09h - 11h, pelo link https://meet.google.com/tre-mzgv-qsc)Conteúdo: Poema Visual
Confira o vídeo pelo link: https://youtu.be/5PRWyqx_46U
Estudamos vários poemas que nos levaram às mais diversas emoções e reflexões. Mas
você já ouviu dizer que há poemas que também são feitos para serem vistos? São os poemas visuais, que combinam palavras e imagens. Vamos ver?
Leia a página 63 do seu livro didático e resolva as questões da página 64 (Por dentro do texto 1º, 2º, 4º e 5º), (conversa entre textos 1º, 2º, 3º,4º).
Obs.: Não esqueça de enviar sua atividade para pontuação.
"Coloque seu coração, mente e alma até mesmo nas menores coisas que você fizer. Esse é o segredo para o sucesso." (Autor desconhecido).
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/07/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/tre-mzgv-qsc)Obs.: Assista aos vídeos da aula clicando nos links abaixo
https://www.youtube.com/watch?v=mMv_kfcezTQ&t=93s
https://www.youtube.com/watch?v=A7awFnknFHY&t=22s
Leia o poema e responda às questões 1 a 2.
papai e mamãe
moram separados.
como só tenho um coração,
cada um mora de um lado.
Ulisses Tavares
1. O poema apresenta duas frases e três orações. Observe os verbos e identifique as orações do poema.
2. Como você sabe, sujeito e predicado normalmente ficam juntos, pois um complementa o outro. Observe a primeira oração do poema. " Papai e mamãe moram separados."
a) Qual é o sujeito dela?
____________________________________________________________________
b) Indique o(s) núcleo(s) do sujeito e responda: Trata-se de sujeito simples ou composto? Por quê?
_____________________________________________________________________
c) Qual é o predicado dessa oração?
_____________________________________________________________________
d) O verbo concorda com o sujeito? Por quê?
_____________________________________________________________________
Leia:
WATTERSON, Bill. Algo babando embaixo da cama – mais uma coletânea de tiras de Calvin e Haroldo. New
3 – Aponte o sujeito da frase dita por Calvin no primeiro quadrinho da tira:
_____________________________________________________________
4 – O sujeito, apontado na questão anterior, tem como núcleo o termo:
a) “pesca”
b) “esporte”
c) “chato”
d) “mundo”
5- Identifique o sujeito oculto na oração “Estamos sentados aqui por vinte minutos [...]”:
_____________________________________________________________
6 – Classifique o sujeito do verbo destacado na frase, numerando conforme indicação:1. Sujeito simples 2. Sujeito composto 3. Sujeito oculto 4. Sujeito indeterminado.
( ) Os amigos estavam pescando. Depois, foram para a casa.
( ) Puxaram Calvin para o fundo do lago.
( ) Calvin e Haroldo estavam pescando.
( ) Calvin ficou entediado com a pescaria.
"Coloque seu coração, mente e alma até mesmo nas menores coisas que você fizer. Esse é o segredo para o sucesso." (Autor desconhecido).
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
HELIANE - ARTES
ATIVIDADE DE ARTES - TODAS AS TURMAS
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/07/2020, pelo link https://meet.google.com/pvn-sgax-jdz)Atenção aos horários: 6º ano: de 13h - 14h
7º ano: de 09h - 10h
8º ano: de 14h - 15h
9º ano: de 10h - 11h
Redija um texto ( mínimo 15 linhas), resumindo os conteúdos estudados durante as aulas. Pode focar nos que você mais participou e aprendeu. Nesse texto escreva o que mais achou interessante, o que aprendeu que foi novo para você, qual atividade gostou mais de realizar. Em seguida, como segunda questão, faça um desenho representando seu momento atual. Bom trabalho!!!! Faça com zelo a atividade proposta.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE TERÇA-FEIRA
AMORIM - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 28/07/2020 às 9h - 11h, pelo link https://meet.google.com/hjj-pzqy-hrx)Assunto: Problemas em N (Multiplicação e Divisão)
Assista o vídeo abaixo pelo link:
Vídeo 1: https://youtu.be/eVLzmZq1LVk
Agora resolva as atividades a seguir
QUESTÕES PROBLEMAS:
IAM SER TESTADAS 36000 VACINAS CONTRA A COVID-19.
(01) QUANTOS TESTES FORAM FEITOS SE FALTARAM 37 PESSOAS?
(02) EM UMA OUTRA LOCALIDADE FORAM TESTADAS O QUINTUPLO DE 36000. QUANTAS PESSOAS FORAM TESTADAS?
(03) JÁ EM UMA TERCEIRA LOCALIDADE A METADE DE 36000. QUANTAS PESSOAS FORAM TESTADAS?
(04) ARME E EFETUE:
A) 31425 × 37
B) 324342 × 27
(05) ARME E EFETUE:
A) 399000 ÷ 5
B) 564000 ÷ 4
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 28/07/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/hjj-pzqy-hrx)Assunto: Expressões numéricas Problemas
Assista os vídeos abaixo pelos links:
Vídeo 1: https://youtu.be/4XuFt3cDxR8
Vídeo 2: https://youtu.be/NjrPyGPol1A
Agora resolva as atividades a seguir
QUESTÕES PROBLEMAS
(01) JONAS DEU 1500 PASSOS PARA A DIREITA E DEPOIS 1800 PARA A ESQUERDA. E POR ÚLTIMO 30 PASSOS PARA A ESQUERDA NOVAMENTE. QUAL É A EXPRESSÃO QUE INTERPRETA A QUESTÃO DESTACADA?
(02) ARME E RESOLVA A EXPRESSÃO NUMÉRICA DESTACADA?
(03) ARME E EFETUE:
A) ( - 75 ) × ( - 8 )
B) ( -90 ) × ( - 8 )
C) ( - 77 ) × ( + 12 )
(04) ARME E EFETUE:
A) ( - 8000 ) ÷ ( - 5 )
B) ( - 700 ) ÷ ( + 35 )
C) ( - 1000 ) ÷ ( + 25 )
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
TADEU - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 28/07/2020 às 09h - 11h, pelo link https://meet.google.com/oky-qgzg-kpa)ASSUNTO:
Assista os vídeos abaixo pelos links:
Vídeo 1: https://youtu.be/p3yJ680N8aE
Vídeo 2: https://youtu.be/Gu5ssuRpd7g
Agora resolva as atividades na imagem a seguir
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 28/07/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/oky-qgzg-kpa)ASSUNTO:
Assista o vídeo sobre o assunto pelo link: https://youtu.be/i48MouWbMCo
Agora resolva as atividades na imagem a seguir
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUARTA-FEIRA
GILBERTO - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/07/2020 às 09h - 10h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/fRwQ1-5Ak-s
Agora resolva os exercícios a seguir:
1 - O que são "drogas"? Todas atuam da mesma forma?
a) É todo e qualquer composto químico, natural ou sintético, que após ser introduzido no corpo animal provoca mudanças na sua funcionalidade, alterando atividades fisiológicas ou comportamentais.
b) É toda substância química, natural ou produzida pelo homem, que proporciona mudanças especificamente no sistema nervoso central (SNC). .
c) É qualquer substância química que altera a o comportamento animal, deixando sempre o indivíduo agressivo. Justifique a resposta.
d) São moléculas que, ao serem introduzidas no organismo, provocam sensação de euforia, mas não tem o poder de viciar o usuário.
2 - O que sabemos sobre drogas psicotrópicas?
a) São drogas que atuam alterando o comportamento, humor, cognição e agem diretamente no sistema nervoso periférico (SNP).
b) São drogas que agem no SNC proporcionando sempre sensação de euforia, em qualquer pessoa.
c) São drogas que agem no SNC, alterando o comportamento, a cognição, o humor e apresentam propriedade reforçadora, induzindo à autoadministração (Organização Mundial da Saúde, 1981). Por tanto, aumentam as chances de dependência.
d) NDA
3 - Como as drogas psicotrópicas agem no SNC?
a) Atuam impedindo a comunicação inter neuronal, interferindo na produção do impulso nervoso.
b) Atuam aumentando a quantidade de impulso nervoso entre os neurônios.
c) Essas drogas alteram a química cerebral, interferindo nas atividades normais dos neurotransmissores, que são as moléculas responsáveis pela comunicação química entre os neurônios. Cite um exemplo de neurotransmissor.
d) NDA
4 - O que você entende por Sistema de Recompensa?
a) O sistema de recompensa, também denominado de sistema dopaminérgico, é o sistema de comunicação neuronal que participa da busca por prazer. O neurotransmissor envolvido nessa comunicação entre os neurônios pré-sinápticos e pós-sinápticos é a dopamina.
b) É um sistema de comunicação entre neurônios que atua aumentando o nível de neurotransmissores nas fendas sinápticas e são responsáveis pela sensações de dor e sofrimento.
c) É uma rede de comunicações sinápticas que agem alterando a química cerebral devido ao uso de qualquer tipo de droga, esta sendo ou não psicotrópica.
d) NDA
5 - Sobre o que aprendemos até o momento, qual neurotransmissor é responsável pela dependência das drogas de abuso?
a) Noradrenalina
b) Dopamina
c) Endorfina
d) Serotonina
e) NDA
6 - Onde são produzidos os neurotransmissores?
a) Pericário ou corpo celular.
b) Dentritos (terminação da recepção).
c) Axônios (terminação da transmissão).
d) ribossomos
7 - Sobre o neurotransmissor GABA, escolha a afirmativa correta.
a) É o principal neurotransmissor inibitório do encéfalo.
b) Esse neurotransmissor está relacionado a excitação físico e mental, bem como é conhecido por promover o bom humor.
c) Controla níveis de estimulação e controle motor em muitas áreas do SNP.
d) NDA
8 - Sobre os efeitos do álcool no SNC com 0.18 - 0.30 de concentração no sangue, marque a alternativa correta.
a) Comportamento sem alterações.
b) Desorientação, confusão mental e adormecimento
c) Euforia leve, sociabilidade, indivíduo torna-se mais falante.
d) Temperatura corporal abaixo do normal
e) Inércia generalizada.
9 - Qual tipo de ação o álcool proporciona ao SNC?
a) Ação estimulante.
b) Ação inibitória.
c) Ação recreativa.
d) Ação depressora.
e) NDA
10 - Sobre o neurotransmissor glutamato, indique a opção correta.
a) Sua deficiência causa Desordem obsessiva compulsiva.
b) Seu excesso está ligado ao mal de Alzheimer.
c) Está ligado a doença de Parkinson causando degeneração de neurônios glutamáticos oriundos da substância negra, que enviam as suas projeções para o estriado, o qual está envolvido no controle motor do movimento.
d) São neurotransmissores peptídicos opiáceos endógenos capazes de modular a dor e reduzir o estresse.
e) O glutamato é o neurotransmissor excitatório mais importante do cérebro humano, parecendo ter um papel crítico na memória e cognição.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/07/2020 às 10h - 11h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/eHzUdI1uMLo
Agora resolva os exercícios a seguir:
Questão 1 - (CEFET - PR) O 2° princípio da Termodinâmica pode ser enunciado da seguinte forma:"É impossível construir uma máquina térmica operando em ciclos, cujo único efeito seja retirar calor de uma fonte e convertê-lo integralmente em trabalho."Por extensão, esse princípio nos leva a concluir que:
a) sempre se pode construir máquinas térmicas cujo rendimento seja 100%;
b) qualquer máquina térmica necessita apenas de uma fonte quente;
c) calor e trabalho não são grandezas homogêneas;
d) qualquer máquina térmica retira calor de uma fonte quente e rejeita parte desse calor para uma fonte fria;
e) somente com uma fonte fria, mantida sempre a 0°C, seria possível a uma certa máquina térmica converter integralmente calor em trabalho.
Questão 2 - (UNIVALI - SC) Uma máquina térmica opera segundo o ciclo de Carnot entre as temperaturas de 500K e 300K, recebendo 2 000J de calor da fonte quente. O calor rejeitado para a fonte fria e o trabalho realizado pela máquina, em joules, são, respectivamente:
a) 500 e 1 500
b) 700 e 1 300
c) 1 000 e 1 000
d) 1 200 e 800
e) 1 400 e 600
Questão 3 - Uma máquina térmica cíclica recebe 5000 J de calor de uma fonte quente e realiza trabalho de 3500 J. Calcule o rendimento dessa máquina térmica.
Questão 4 - Uma máquina térmica recebe 800 J de calor de uma fonte quente, em uma temperatura de 400 K, e rejeita 300 J para uma fonte fria. Calcule a temperatura da fonte fria e o trabalho realizado pela máquina.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/07/2020 às 13h - 14h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/N0DnSlhijOU
Agora resolva os exercícios a seguir:
Questão 1 - Assinale o dispositivo elétrico capaz de transformar parte da energia elétrica a ele fornecida em outras formas de energia que não sejam exclusivamente a energia térmica.
a) Resistor
b) Voltímetro
c) Amperímetro
d) Gerador
e) Receptor
Questão 2 - Chuveiros elétricos, lâmpadas incandescentes, fios condutores e ferros elétricos possuem algo em comum: todos podem ser classificados no mesmo grupo de dispositivos elétricos. Esses dispositivos podem ser considerados como:
a) Receptores
b) Resistores
c) Fusíveis
d) Disjuntores
e) Geradores
Questão 3 - Alguns dispositivos de segurança utilizados em circuitos elétricos possuem o intuito de interromper a passagem de grandes correntes elétricas que poderiam ser prejudiciais para o seu funcionamento. São dispositivos de segurança:
a) Pilhas
b) Resistor e varistor
c) Fusível e disjuntor
d) Interruptor
e) Amperímetro e voltímetro
Questão 4 - Assinale a alternativa incorreta acerca dos dispositivos usados em circuitos elétricos:
a) Os geradores são usados para fornecer a diferença de potencial necessária para o funcionamento dos circuitos elétricos.
b) Os motores elétricos são bons exemplos de receptores: transformam parte da energia elétrica em energia cinética e sofrem pequenas perdas de energia pelo efeito Joule.
c) Pilhas são geradores que transformam energia química em energia elétrica.
d) Os fusíveis e disjuntores são usados para abaixar a corrente máxima formada nos circuitos.
e) Os interruptores são usados para ativação e desativação de circuitos elétricos por meio da interrupção da corrente elétrica.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO A
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/07/2020 às 14h - 15h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/22cQBJv0Cas
Agora resolva os exercícios a seguir:
Questão 1 - A Genética é responsável pelo estudo da hereditariedade. Considera-se que essa ciência tenha iniciado seu desenvolvimento após experimentos aplicados por um monge chamado:
a) Darwin.
b) Lamarck.
c) Mendel.
d) Morgan.
e) Dawkins.
Questão 2 - A composição genética de um indivíduo recebe a denominação de:
a) fenótipo.
b) genótipo.
c) cariótipo.
d) cromossomos.
e) genes.
Questão 3 - Marque a alternativa que indica corretamente o nome da unidade básica da hereditariedade.
a) gene.
b) cromossomo.
c) alelos.
d) RNA.
e) nucléolo.
Questão 4 - Frequentemente, no estudo de Genética, encontramos representações gráficas que demonstram as relações de descendência e a ocorrência de alguma característica em uma família. Essa representação recebe o nome de:
a) Cladograma.
b) Filogenia.
c) Heredograma.
d) Hemograma.
e) Quadro de Punnett.
Questão 5 - (UFSCAR) Que é fenótipo?
a) É o conjunto de características decorrentes da ação do ambiente.
b) Influi no genótipo, transmitindo a este as suas características.
c) É o conjunto de características decorrentes da ação do genótipo.
d) É o conjunto de características de um indivíduo.
e) É o conjunto de caracteres exteriores de um indivíduo.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
IDELFONSO - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/07/2020 às 09h - 10h , pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp)Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/IxJ7zhLM0NQ
Agora resolva os exercícios a seguir:
Revisão de conteúdos.
1) Classifique os materiais como sintéticos,naturais ou manufaturados.
a) Lã de carneiro
b) Madeira.
c) Mesa
d) Depósito de plástico.
e) Televisão.
f) Isopor.
g) Papel.
2) Como é produzido o plástico biodegradável?
3) Quais as contribuições da penicilina para humanidade?
4) O que significa:
a) Sintetizar
b) Princípio ativo.
5) Cite impactos ambientais causados:
a) Pela extração mineral.
b) Pela agropecuária.
c) Pela indústria.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/07/2020 às 10h - 11h , pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp)Revisão dos conteúdos.
Capítulo 6: Vírus é bactérias.
1) Cite as principais características dos vírus.
2) Cite 5 doenças causadas por vírus.
3) Cite algumas formas de transmissão da aids.
4) Quando é que ocorre uma pandemia?Qual a que está ocorrendo em 2020?
5) O que são cianobacterias?
6) Cite 5 doenças causadas por bactérias.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/07/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp)Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/1GLssOMKOZ0
Agora resolva os exercícios a seguir:
Atividade de ciências 8º ano.
Unidade 2: Reprodução e desenvolvimento dos seres vivos (pág. 94 a 102).
Temas 1: Vida e reprodução.
Atividade pág. 97( questões 1 a 3).
Atividade
1) Dê o conceito de hereditariedade.
2) Descreva a estrutura de um cromossomo.
3) Quais são os tipos de células de seres pluricelulares com reprodução sexuada
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/07/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp)Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir:
Vídeo 1: https://youtu.be/DcDhVIwCKns
Vídeo 2: https://youtu.be/EuCQ7YdqHjE
Agora resolva os exercícios a seguir:
Atividade de ciências 9º ano.
1) A exposição ao sol em horários adequados e importante para a produção de uma vitamina.Qual é essa vitamina e sua carência o que pode causar?
2) Quais as vantagens do uso dos raios x em exames?
3) O que causa a exposição excessiva aos raios UV-B?
4) Ao atingir as camadas mais profundas da pele,qual o importante papel dos raios UV-A?
5) Dê exemplos de elementos químicos onde encontramos raios gama?
6) Como os raios gama são usados na medicina?
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
MARÍCIA - INGLÊS
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/07/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)
CONTEÚDO: CONTINUAÇÃO DO VERB TO BE
FORMA INTERROGATIVA
Para transformar uma frase em Interrogativa, usando o Verbo To be, precisamos apenas TROCAR O VERBO TO BE ( AM, IS, ARE) PARA ANTES DO SUJEITO, OU SEJA COLOCÁ-LO NO COMEÇO DA FRASE. E ACRESCENTAR O SINAL DE INTERROGAÇÃO ( ? ), NO FINAL DA FRASE. VEJA O EXEMPLO:
FORMA AFIRMATIVA FORMA INTERROGATIVA
I am Am I...?
You are Are you...?
He is Is he...?
She is Is she...?
It is Is it...?
We are Are we...?
You are Are you...?
They are Are they...?
PERGUNTANDO RESPONDENDO
— Is Laura Spanish? — Yes, she is.
— Are you doctors? – Yes, we are.
— Are they from Brazil? – Yes, they are.
VIDEO EXPLICATIVO: https://youtu.be/Y-hIJ0kuTT8
MAIS EXPLICAÇÕES NO NOSSO ENCONTRO, NO GOOGLE MEET.
1. Neste exercício você terá que passar todas estas frases que estão no afirmativo para a forma negativa (negative form ) e também para a forma interrogativa (interrogative form).
a) She is a very good student.
F. Negativa - ________________________________________
F. Interrogativa - ________________________________________
b) Andrew and Tania are Brothers.
F. Negativa - ________________________________________
F. Interrogativa - ________________________________________
c) He is studying English literature.
F. Negativa - ________________________________________
F. Interrogativa - ________________________________________
d) They are walking on the street.
F. Negativa - ________________________________________
F. Interrogativa - ________________________________________
2) Neste próximo exercício você vai praticar as contrações. Você deverá escrever no espaço em branco as contrações adequadas:
a) I am - ___i´m____ c) He is - __________
b) You are - __________ e) It is - __________
f) We are - __________ h) They are - __________
3ª)
4ª)
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/07/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)ASSUNTO: THERE IS / THERE ARE ( THERE BE)
METODOLOGIA: VIDEO AULA: https://youtu.be/G1F7YaUeX8E
MAIS EXPLICAÇÕES, NO NOSSO ENCONTRO DO GOOGLE MEET.
O significado de there is e there are
There is e there are possuem o mesmo significado: o do verbo “haver” em português. Você pode utilizá-las para indicar a existência de objetos, pessoas e conceitos. Veja só:
• There are two things I really love in the world: pizza and soda. – Há duas coisas que eu realmente amo no mundo: pizza e refrigerante.
• There is a book on the table. – Há um livro na mesa.
Perceba que, no português, utilizamos palavras como “existe” e “tem”, que também podem ser traduzidas como there is e there are.
Singular – There is
• There is a giant cockroach in the kitchen! – Tem uma barata gigante na cozinha!
• There is a rock on the way. – Tem uma pedra no caminho.
Plural – There are
• There are three slices of pizza in the fridge. – Tem três pedaços de pizza na geladeira.
• There are a lot of flowers on my yard. – Tem um monte de flores no meu jardim!
Forma interrogativa
As regras do verbo to be também se aplicam nesse caso. Na interrogativa, apenas coloque o Verb To be (am, is, are) no início da frase, repita a frase e ponha o sinal de interrogação (?) no final.
• Are there any questions? – Há alguma pergunta?
Forma negativa
Acrescente o NOT depois do Verb To be (am, is, are)
• There is not anything I can do for you. – Não há nada que eu possa fazer por você.
• There are not enough bananas to make the cake. – Não há bananas suficientes para fazer o bolo.
ATIVIDADE:
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/07/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)ASSUNTO: The Comparative of INFERIORITY (Comparativo de Inferioridade)
METODOLOGIA: Assistir a videoaula: https://youtu.be/QrWZqYW4MY4
MAIS EXPLICAÇÕES, NO NOSSO ENCONTRO DO GOOGLE MEET.
Comparative of inferiority
My old clothes are less delicate than my new ones. (Minhas roupas antigas são menos delicadas do que essas novas.)
Amanda is less tall than Pedro. (Amanda é menos alta do que Pedro.)
Nas frases anteriores, pode-se perceber o grau comparativo de inferioridade, que se dá quando colocamos um ser ou uma situação abaixo de outra, em uma posição inferior. É bastante simples formar frases assim, veja:
• LESS (MENOS) + ADJETIVO ou ADVÉRBIO + THAN (DO QUE)
My bag is less organized than yours. (A minha bolsa é menos organizada do que a sua.)
Some famous bands are less sociable than the small ones. (Algumas bandas famosas são menos sociáveis do que as menores.)
ATIVIDADE
Com base nas explicações acima, reescreva as sentenças a seguir usando o comparativo de inferioridade.
1. I'm as tall as my brother.
R:................................................................................
2. She's not as old as Leo.
R:................................................................................
3. Brazil isn't as rich as Germany.
R:................................................................................
C. Traduzam as frases a seguir para o português.
1. They are less beautiful than the Brazilians.
R:.................................................................................
2. History is less difficult than Math.
R:.................................................................................
D. Como se diz "Futebol é menos chato do que basquete" , em inglês?
R:................................................................................................................................
E. Como se diz “ A sua casa é menos organizada do que a minha” , em inglês?
R:..................................................................................................................................
Antes de concluir e fechar a página, escuta essa música que eu deixo aqui para você. Que ela sirva para nos encher de coragem para continuarmos essa nossa jornada , com pandemia ou sem ela, nós somos capazes de continuar, somos capazes de conquistar nossos sonhos.
KISSES.
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 9º ANO A, B, e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 29/07/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)ASSUNTO: FUTURE TENSE – VERBS, USANDO O GOING TO.
METODOLOGIA: Videoaula: https://youtu.be/FD95-xP_KIU
MAIS EXPLICAÇÕES, NO NOSSO ENCONTRO DO GOOGLE MEET.
A forma verbal going to indica uma ação no futuro.
Utilizamos para falar de eventos que temos certeza que irão acontecer num:
futuro imediato, pois há evidências claras sobre isso, ou para...
expressar planos e intenções.
Para formar uma sentença no futuro, utiliza-se o verbo to be conjugado precedido do going to mais o infinitivo do verbo. Observe:
Na linguagem informal, podemos abreviar só o verbo to be (quadro 1).
Observe os exemplos:
I’m going to travel to Porto Seguro tomorrow. (Eu vou viajar para Porto Seguro amanhã.)
In two weeks my classes are going to finish. (Em 2 semanas minhas aulas vão terminar.)
ATIVIDADE:
Antes de concluir e fechar a página, escuta essa música que eu deixo aqui para você. Que ela sirva para nos encher de coragem para continuarmos essa nossa jornada , com pandemia ou sem ela, nós somos capazes de continuar, somos capazes de conquistar nossos sonhos.
KISSES.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUINTA-FEIRA
EUGÊNIO - HISTÓRIA
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 30/07/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp)6º ano – Grécia Antiga: aspectos geográficos e origem (página 130 a 133)
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=eIPMPAdQJqY
1) Observe com atenção o mapa da Grécia Antiga e depois responda.
a) Quais os mares que estavam em volta do território grego?
b) Como os antigos gregos se referiam às cidades que eles construíram no Sul da atual Itália?
c) Por quais nomes eram conhecidas as regiões da Grécia destacadas nas cores verde, roxa, laranja e vermelha?
2) Por que os primeiros tempos da história da Grécia são conhecidos como “período homérico”?
3) Quais os povos invasores que se misturando deram origem ao povo grego?
a) aqueus, jônios, dórios e eólios.
b) macedônios, jônios, dórios e eólios.
c) fenícios, macedônios, dórios e eólios.
4) Antes de existir qualquer cidade, o povo grego antigo era organizado em grupos de pessoas que pertenciam a uma mesma família, que eles chamavam de:
a) pólis.
b) tribos.
c) oikos.
5) A Grécia, no passado, não era um país e isto se explicava porque
a) cada cidade possuía o seu próprio governo.
b) cada cidade falava um idioma diferente.
c) cada cidade possuía a sua própria religião.
6) Os antigos gregos saíram do seu território , no século VIII a.C, porque buscavam
a) terras produtivas e ferro.
b) fugir das guerras.
c) escravos.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 30/07/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp)7º ano – As Grandes Navegações (página 118 a 129)
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=Ax--nmT7u-w
1) Apenas leia os versos do poeta português Fernando Pessoa para depois responder as perguntas:
“Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!”
a) Quando o poeta diz “mar salgado”, a qual oceano ele estar a se referir?
b) Qual foi o momento da história portuguesa, no passado, marcado por sofrimento e lágrimas?
2) Por que Portugal foi o primeiro país a se lançar nas Grandes Navegações?
( ) Porque o rei sozinho podia exercer plena autoridade sobre o território.
( ) Porque havia uma classe comercial interessada em fazer fortunas.
( ) Porque havia desenvolvido tecnologias para navegação em alto mar.
3) O que motivou as Grandes Navegações foi
( ) o comércio de especiarias.
( ) a conversão de outros povos ao cristianismo.
( ) impedir, frear a expansão do islamismo.
4) Qual foi o 1º europeu que, navegando pela costa africana, acabou chegando na Índia em 1498?
5) Qual foi o navegador genovês que, tentando provar que a terra era redonda aos reis espanhóis, se lançou na viagem marítima que acabou descobrindo a América em 1492?
6) A descoberta de novas terras por parte da Espanha, acabou atiçando a cobiça de Portugal e, por pouco, estiveram à beira de um conflito que só foi solucionado com a assinatura de um documento que dividi as terras entre ambos. O documento em questão chama-se:
( ) Tratado de Santo Ildefonso.
( ) Uti Possidetis Iuris.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 30/07/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp)8º ano – A vinda da Família Real portuguesa para o Brasil e o processo de independência (página 121 a 129)
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=ptUthglDhbM
Leia: https://istudi.wordpress.com/2018/08/19/resumo-8o-ano-familia-real-portuguesa-no-brasil/
1) Observe a seguinte história em quadrinho para depois responder as questões:
a) Quem é o personagem apreensivo sentado no trono?
b) O que o mensageiro aflito aconselha ao príncipe? Será que ele seguiu o conselho? Justifique.
c) O que estava a acontecer para que se falasse em fuga?
2) Qual foi a primeira medida tomada por Dom João VI logo após desembarcar no Brasil em 1808?
( ) abriu os portos para as nações amigas.
( ) dificultou a entrada dos produtos ingleses.
( ) anistiou os envolvidos nas rebeliões nativistas.
3) Assinale com as mudanças ocorridas ao Brasil com a vinda da corte portuguesas:
( ) de colônia, passou a ser sede do império português.
( ) passou a ter liberdade de comércio, com a abertura dos portos.
( ) verificou-se uma intensa industrialização.
4) Que vantagem a Inglaterra obteve com a assinatura do Tratado de Comércio e Navegação?
5) Mencione as principais benfeitorias feitas por Dom João VI no Brasil, entre 1808 a 1817.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 30/07/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp)9º ano – A Segunda Guerra Mundial (página 121 a 130)
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=uHKOiW4-7rw
Leia: https://istudi.wordpress.com/2019/05/28/resumo-9o-ano-segunda-guerra-mundial/
1) Observe com atenção a seguinte charge:
a) Diga quem são os três personagens mostrados na imagem e o que estão fazer.
b) Estes personagens representavam autoridades de quais países? O que esses mesmos países tinham em comum?
2) Apenas veja a charge e depois responda:
a) o que a porta, a tranca e a garota aflita representam?
b) O personagem que sustenta o guarda-chuva demonstra resistência ou conivência à atitude de Hitler? Justifique.
c) Relacione a atitude de Hitler, mostrada na charge, como a 2ª Guerra Mundial.
3) Por que as forças nazistas não conseguiram dominar a Inglaterra?
a) porque a Inglaterra era uma ilha e os alemães não dispunham de navios de guerra.
b) porque a Inglaterra contou com o amplo apoio militar dos franceses.
c) porque a Inglaterra resistiu aos invasores graças a sua força aérea.
4) O que levou os Estados Unidos a lutarem na Segunda Guerra Mundial, ao lado das forças Aliadas?
5) Foram consequências da Segunda Guerra Mundial:
( ) cerca de 50 milhões de mortos e incontáveis feridos.
( ) o surgimento de duas superpotências: os EUA e a URSS.
( )a criação da ONU em substituição à Liga das Nações.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
RAFAEL - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 30/07/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)Tema: Atividade fisica.
Objetivo: Reconhecer a prática de atividades físicas como uma das condições necessárias à saúde corporal.
Conteúdo:
Texto: http://m.oncofisio.com.br/o-que-e-atividade-fisica
Vídeo : https://youtu.be/wXKUBX3igts
ATIVIDADE 1
1 - Cite dez benefícios da atividade física.
“A condição natural dos corpos não é o repouso, mas o movimento.”
GALILEU GALILEI
ATIVIDADE (Bônus)
CORRIDA EM CÂMERA LENTA
O professor traçará duas linhas que serão linha de chegada e linha de largada/ os alunos ficarão atrás da linha de largada/ Ao sinal do professor se dará o inicio da corrida/ que será feita com movimentos muitos lentos e ritmados com os alunos deixando sempre um dos pés no chão para que o movimento tenha continuidade uniforme/ todos deverão partir como se estivessem num show motion (câmera lenta) / o vencedor será aquele aluno que fizer o percurso de maneira mais satisfatória.
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 30/07/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)Tema: Alongamento e Flexibilidade.
Objetivo: Conceituar e definir o que é um alongamento.
Conteúdo:
Texto: https://blogeducacaofisica.com.br/beneficios-cuidados-alongamento/
Vídeo: https://youtu.be/sEdfaLP35as
ATIVIDADE 1
1 - Conceitue o título “Alongamento”.
2 - Quais os tipos de alongamento?
3 - Quais os benefícios dessa prática?
“O corpo precisa de alongamento dentro das suas necessidades de uso.”
Andre De Rose
ATIVIDADE (Bônus)
MORTO VIVO
Alunos correndo em circulo/ ao comando de mudar/ invertem o sentido do deslocamento/ e continuam correndo/ ao comando de morto/ todos deitam-se imediatamente no chão/ ao comando de vivo/ ficam de pé e voltam a correr novamente.
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 30/07/2020 às 9h - 10h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)Tema: Condicionamento Físico e Habilidades.
Objetivo: Compreender os conceitos básicos e como eles se relacionam.
Conteúdo:
Texto: https://www.acessoriosparaacademia.com.br/blog/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-condicionamento-fisico/
Vídeo: https://youtu.be/yV3Pbd6DhSg
ATIVIDADE 1
1 - O que é Condicionamento Físico?
2 - Quais os benefícios do condicionamento físico?
“Quando doer fundo, estude mais, faça mais exercícios físicos e trabalhe mais. Na pior das hipóteses, você vai ficar mais sabido, mais saudável e mais rico.”
Vitor Quintan
ATIVIDADE (Bônus)
CORRER ATRÁS DA BOLA
O professor traçará uma linha de partida na quadra/ onde os alunos com as mãos sobre os joelhos, deverão partir/ o professor coloca-se por trás dos alunos com uma bola/ fará um lançamento rasteiro na frente da turma/ o primeiro aluno que alcançar a bola será o lançador dando prosseguimento a atividade.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
RONMICY - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 30/07/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/asd-dycp-drf)TEMA: Choque Elétrico - Primeiros Socorros.
Objetivo: instruir os alunos sobre os Primeiros Socorros de Choque Elétrico; acidente doméstico tão comum e muitas vezes letal.
Questionário:
1 - Quais as providências que devemos tomar no caso de choque elétrico grave ?
2 - Quais os cuidados para evitar um choque elétrico?
3 - Como são as instalações elétricas brasileiras?
Obs: Responda de acordo com o vídeo.
Link para o vídeo: https://youtu.be/4MKZkzm-t6w
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE SEXTA-FEIRA
GEORGE - GEOGRAFIA
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 31/07/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)Série: 6º ano (UNIDADE-02)
De olho no link:
https://youtu.be/Tx2ywfEHCzI (Elementos dos mapas)
https://youtu.be/zt6mvqaD3TM (Mapas do mundo)
1. Assista os vídeos recomendados e explique a diferença entre mapas e globos.
(Cinco linhas mínimas)
2. Defina qual tipo de representação cartográfica o Snoopy solicitou ao Woodstock.
(Três linhas mínimas)
3. Desenha agora o mapa solicitado por Snoopy. Use a criatividade
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 31/07/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)De olho no link:
https://youtu.be/cUuKDRzs3F4 O Farol da responsabilidade
Observe a charge abaixo:
Fonte: carcara.blogspot
1. Segundo a charge sobre os problemas da precarização, quais três destes problemas você destacaria e porquê? (Doze linhas mínimas)
2. Observe atentamente e crie um pequeno texto (mínimo de 08 linhas) sobre a relação do trabalho com a especialização no trabalho e o que esta pode fazer com o trabalhador ao longo da vida.
3. No final de 2000 o jornalista Scott Miller publicou um artigo no The Wall Street Journal, reproduzido no Estado de S. Paulo (13 dez. 2000), com o título “Regalia para empregados compromete os lucros da Volks na Alemanha”. No artigo ele afirma: “A Volkswagen vende cinco vezes mais automóveis do que a BMW, mas vale menos no mercado do que a rival. Para saber por que, é preciso pegar um operário típico da montadora alemã. Klaus Seifert é um veterano da casa. Cabelo grisalho, Seifert é um planejador eletrônico de currículo impecável. Sua filha trabalha na montadora e, nas horas vagas, o pai dá aulas de segurança no trânsito em escolas vizinhas. Mas Seifert tem, ainda, uma bela estabilidade no emprego. Ganha mais de 100 mil marcos por ano (51.125 euros), embora trabalhe apenas 7 horas e meia por dia, quatro dias por semana. ‘Sei que falam que somos caros e inflexíveis’, protesta o alemão durante o almoço no refeitório da sede da Volkswagen AG. ‘Mas o que ninguém entende é que produzimos veículos muito bons.’ E quanto a lucros muito bons?”
A relação entre lucro capitalista e remuneração da força de trabalho pode ser abordada a partir do conceito de mais-valia, definido como aquele “valor produzido pelo trabalhador [e] que é apropriado pelo capitalista sem que um equivalente seja dado em troca.”
(BOTTOMORE, Tom. Dicionário do pensamento marxista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. p. 227).
Com o intuito de ampliar a taxa de extração de mais-valia absoluta, qual seria a medida imediata mais adequada a ser tomada por uma empresa de automóveis?
a) Aumentar o número de veículos vendidos.
b) Transferir sua fábrica para regiões cuja força de trabalho seja altamente qualificada.
c) Incrementar a produtividade por meio da automatização dos processos de produção.
d) Ampliar os gastos com o capital constante, ou seja, o valor dispendido em meios de produção.
e) Intensificar a produtividade da força de trabalho sem novos investimentos de capital.
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 31/07/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)De olho no link:
https://youtu.be/4tUUCGuK6P4 Fluxos migratórios na América Latina
1. Confira a manchete a seguir e assinale a alternativa correta:
Brasil se torna destino de novos imigrantes
[…] Além de atrair cada vez mais imigrantes de países vizinhos e executivos europeus e americanos que fogem da crise econômica, o Brasil tem assistido a um aumento expressivo na chegada de migrantes e refugiados de nacionalidades que tradicionalmente não migram ao país.[...]
BBC Brasil, 26 jan. 2012. Disponível em: <bbc.co>. Adaptado.
O crescimento do número de estrangeiros no país, conforme podemos observar no trecho acima, ocorre em razão dos seguintes fatores, EXCETO:
a) busca por melhores condições vida por parte dos migrantes.
b) caos social ou conflitos nos países de origem.
c) excessiva propaganda migratória brasileira no exterior.
d) crescimento econômico do Brasil nos últimos anos.
e) aumento das restrições a imigrantes na Europa e EUA.
2. A entrada maciça dos grupos haitianos no Brasil a partir de 2010 gerou diversas polêmicas na sociedade e acirrou o debate acerca das condições humanas de estrangeiros ilegais no território nacional. A entrada clandestina desses migrantes ocorreu principalmente:
a) pelas zonas litorâneas, em embarcações ilegais.
b) durante a realização da Copa do Mundo de 2014.
c) por via aérea, com falsificação de documentos.
d) em rotas de imigração na fronteira amazônica.
e) por estradas e fluxos do extremo sul do país.
3. Relacione corretamente:
(1) América Latina
(2) América Anglo-saxônica
( ) Estados Unidos e Canadá
( ) Tinham como objetivo ocupar o território e fixar sua população, formando uma nova Inglaterra.
( ) Colônias de povoamento.
( ) Colônias de exploração.
( ) Produção agrícola baseada na grande propriedade, produzindo um único produto e com a utilização de trabalho escravo.
Marque a sequência correta:
a) 2 2 2 1 1
b) 1 1 1 2 2
c) 2 2 1 1 2
d) 1 1 2 2 1
4 - Responda a cruzadinha
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 9º ANO A, B e C
1. Complete corretamente:
2.Leia e responda:
O Poder do FMI
O voto do representante dos Estados Unidos na diretoria executiva do FMI vale 16,79% dos votos totais. Japão, Alemanha, Grã-Bretanha e França ocupam as posições seguintes: somados, seus votos equivalem a 21,62% do total. A China ingressou na instituição com direito de voto equivalente a 3,66% do total, mais que o da Rússia, que vale 2,7% do total. O voto do Brasil vale 1,38% do total.
MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo: Atual, 2008. p.383-385
De acordo com o texto, podemos afirmar que a ordem de poder nas tomadas de decisões pelo FMI:
a) respeita as relações históricas de poder, o que enuncia o seu caráter eminentemente democrático.
b) resulta, basicamente, de um consenso entre os seus membros fundadores, aqueles citados no texto.
c) obedece à ordem econômica internacional, uma vez que o peso dos votos é distribuído conforme o poderio econômico de cada nação.
d) é resultante da relevância militar de cada país no contexto político mundial.
e) é calcada na atribuição de força àquelas nações cuja dívida externa é mais elevada.
3. Sobre o Banco Mundial, considere as afirmativas a seguir:
I. Foi inicialmente criado para fomentar, principalmente, o Plano Marshall.
II. Os empréstimos concedidos podem ser utilizados para qualquer fim.
III. Somente os governos podem contrair empréstimos.
IV. Não estabelece regras para a concessão de empréstimos, o que lhe rende duras críticas.
Assinale a alternativa que apresenta somente o que for verdadeiro:
a) I
b) II
c) I e III
d) II e IV
e) I, III e IV
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
NETO - ENSINO RELIGIOSO
ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - TODAS AS TURMAS
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 31/07/2020, pelo link https://meet.google.com/fsn-nypp-tsg)Atenção aos horários: 6º ano: de 13h - 14h
7º ano: de 09h - 10h
8º ano: de 14h - 15h
9º ano: de 10h - 11h
Aula de Ensino Religioso
Prof. Neto Almeida
Olá, meus queridos, na última aula conversamos sobre a música Paciência, nesses dias tão difíceis estamos precisando trabalhar cada vez mais esse recurso, não é mesmo?
Essa semana você conhecerá uma das lideranças dos povos indígenas do nosso país. Ele pertence ao povo Krenak e se chama Aílton Krenak.
Você deverá assistir aos três vídeos abaixo durante a semana e refletir sobre as mensagens que cada um dos vídeos lhe apresenta.
Vídeo 1: https://youtu.be/f48HAu0bNPc
Vídeo 2: https://youtu.be/FWKkjHGIqrI
Vídeo 3: https://youtu.be/GIz0hRuRXqc
Durante a semana, preencha o seu Diário da Pandemia: como estão seus dias, as suas atividades da escola e sua relação com familiares e a natureza.
Atividade para fazer após os vídeos:
1) Para Ailton Krenak o que é a vida?
2) E para você, o que é a vida?
3) Quais são as ideias do Ailton Krenak para adiar o fim do mundo?
4) Como tem se relacionado com a natureza em sua vida? Faça um desenho ou um texto para responder.
5) Pesquisa quem é Ailton Krenak, sua história de vida e sua luta em defesa da natureza.
6) Quais os problemas que os seres humanos tem com a natureza, que o nosso personagem principal apontou durante as entrevistas.
7) Escolha uma frase de Ailton Krenak que você mais gostou para fechar a sua atividade. Se quiser,escreva também essa frase no seu diário da pandemia.
Boa semana
E ótima atividade.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------








Já há alguma previsão pra volta das aulas presenciais???????
ResponderExcluir