sexta-feira, 17 de julho de 2020

ATIVIDADES - SEMANA 20/07/2020 a 24/07/2020

AULAS DE SEGUNDA-FEIRA





ANDRÉA - PORTUGUÊS




ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/07/2020 às 09h - 11h, pelo link https://meet.google.com/nih-spqa-ufa

ASSUNTO: LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL.

ATIVIDADE: Em seu livro didático, leia o texto Bronquinhas e protestos em família, página 53 e responda às questões de 1 a 9 das páginas 54 e 55.

ATENÇÃO: EM SEU CADERNO, ESCREVA SOMENTE AS RESPOSTAS.

BOM DESEMPENHO!!





ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B e C.

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/07/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/nih-spqa-ufa)   



ASSUNTO: GÊNERO TEXTUAL CONTO .

Para entender um pouco mais sobre o assunto abordado assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=2xIw_ZU7cuo

Atividade: Leia o conto As formigas e responda às questões de 1 a 10.

Obs: somente respostas em seu  caderno.


As formigas


      Foi a coisa mais bacana a primeira vez que as formigas conversaram com ele. Foi a que escapuliu da procissão que conversou: ele estava olhando para ver aonde que ela ia, e aí ela falou para ele não contar pro padre que ela tinha escapulido – o padre ele já tinha visto que era o formigão da frente, o maior de todos, andando posudo.
      Isso aconteceu numa manhã de muita chuva em que ele ficara no quentinho das cobertas, com preguiça de se levantar, virado para o outro canto, observando as formigas descendo em fila na parede. Tinha um rachado ali perto por causa da chuva, era de lá que elas saíam, a casa delas.
     Toda manhã aquela chuva sem parar, pingando na lata velha lá fora no jardim, barulhinho gostoso que ele ficava ouvindo, enrolado no cobertor, olhando as formigas e conversando com elas, o quarto meio escuro, tudo escuro de chuva.
      A conversa ficava interessante quando ele lembrava de perguntar uma porção de coisas, e elas também perguntavam pra ele. (Conversavam baixinho, para os outros não escutarem). Mas às vezes não lembrava nada para conversarem, e ficava chato, ele acabava dormindo – formiga tinha hora que era feito gente mesmo.
      O bom é que ninguém precisava gritar, nem também mentir, como as pessoas estavam sempre fazendo. E também poder ficar olhando assim, sem falar nada, só olhando, sem precisar falar. Gente, se tinha outra perto, logo uma tinha que falar, ninguém aguentava ficar calado: vaca amarela, pulou a janela, cagou na tigela, mexeu, mexeu, quem falar primeiro, come a bosta dela: logo uma falava ou ficava fazendo hum hum e ria – ninguém aguentava. Ficar assim olhando, tão bom que nem sabia direito se estava acordado mesmo ou sonhando, as formigas uma atrás da outra, descendo, a fila certinha.
      Uma tarde entrou no quarto e viu a mancha de cimento novo na parede, brutal, incompreensível.
     -- Pra quê que o senhor fez isso? Pra quê que o senhor fez assim com minhas formigas?
      O pai não entendia, e o menino chorando, chorando. Então o pai deu no espalho. Mas a mãe pediu para ele ter paciência: nesse tempo de chuva as crianças ficam muito excitadas porque não podem sair à rua e não têm onde brincar.
      De manhã o menino acordava e olhava para a mancha de cimento na parede. Ficava olhando, até que sentia um bolo na garganta, e cobria a cabeça com o cobertor.

 (Luiz Vilela)

1 - Que tipo de narrador aparece no texto lido? Justifique sua resposta com uma passagem do texto.

2 - A palavra ISSO aparece duas vezes no texto. Encontre tais momentos e diga a que fatos tal palavra se refere.

3 -  Quando o menino diz “minhas formigas”, há uma relação entre o eu que fala e as formigas. Que relação é essa?

4 -  Que críticas o menino faz ao mundo “das pessoas”?

5 - Que procedimento “de pessoa”, no texto, justifica essas críticas?

6 - Que aspecto da relação humana, em especial nesse conto, é caracterizado nos três últimos parágrafos?

7 - Que mensagem o texto lhe transmitiu?

8 - Qual foi o conflito ocorrido no conto? E o clímax?

9 - A reação da mãe do menino é diferente da reação do pai. Como você interpreta essa diferença?

10 - Que palavras do texto mostram que o menino considerou o conserto da rachadura na parede um ato de violência? 


Bom desempenho!!!


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------






GISLENE - PORTUGUÊS



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/07/2020 às 09h - 11h, pelo link https://meet.google.com/tre-mzgv-qsc)


Prática de Leitura - Compreensão e interpretação textual

Leia o texto a seguir e responda as questões abaixo


IRENE NO CÉU

Irene preta
Irene boa
Irene sempre de bom humor.
Imagino Irene entrando no céu:
- Licença, meu branco!
E São Pedro bonachão:
- Entra, Irene. Você não precisa pedir licença.


BANDEIRA, Manuel. In: Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

1- Qual o assunto do texto?



2- A que gênero textual o texto pertence? Justifique sua resposta.



3-Identifique os adjetivos presentes no texto, indicando os substantivos a que se referem.




Leia

4) No último quadrinho, o uso das letras maiúsculas e do uso da exclamação revelam que Mafalda ficou

a) triste.
b) preocupada.
c) alegre.
d) indignada.


5) A finalidade da tirinha acima é

a) promover reflexão.
b) gerar dúvida no leitor.
c) mostrar como se planta uma árvore.
d) causar humor.


6) A tirinha acima apresenta uma linguagem

a) verbal, somente.
b) não verbal, somente.
c) mista.
d) nenhum tipo de linguagem.


"Calma na alma,que a vida se encarrega de explicar as coisas que não fazem sentido agora."




ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/07/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/tre-mzgv-qsc)


Conteúdo: Prática de Leitura

Atividade de compreensão e interpretação textual

Cartaz sobre as drogas

1) Esse cartaz é uma:

a) notícia                   c) publicidade
b) charge                   d) carta


2) O cartaz é um gênero textual cuja finalidade é informar as pessoas, sensibilizá-las sobre determinado assunto. O cartaz em estudo foi criado pelo cartunista Ziraldo, a pedido da Prefeitura do Rio de Janeiro.

a) Qual é a finalidade desse cartaz?

b) Que tipo de público esse cartaz pretende atingir?

3) Os cartazes geralmente apresentam linguagem verbal (palavras) e visual (imagem). Responda com relação ao cartaz em estudo:


a) O texto escrito é suficiente para transmitir a mensagem, mas a imagem ajuda. Por quê?
 Explique a relação existente entre a ilustração e o texto.



4) Explique o sentido do enunciado “Quem faz a sua cabeça é você”



5) O texto do cartaz está na linguagem:

(  ) formal, pois segue as regras da gramática.
(  ) informal, pois faz uso de gíria.

Observe o texto 2 abaixo:

6) Assinale a única alternativa CORRETA em relação ao tema da charge acima:

a) O tema da charge é o novo coronavírus, pandemia que vem causando grandes transtornos no mundo todo.
b) A charge critica o comportamento das equipes de saúde acerca das fake News.
c) A charge trata sobre a divulgação de notícias falsas, conhecidas como fake news, pode interferir negativamente em vários setores da sociedade, como política, saúde e segurança.
d) O texto mostra a relação das fake news com a época de campanha eleitoral.
e) O texto aborda a preocupação da medicina em relação a propagação do novo coronavírus.


"Calma na alma, que a vida se encarrega de explicar as coisas que não fazem sentido agora."



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------





HELIANE - ARTES




ATIVIDADE DE ARTES - 6º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/07/2020 de 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/pvn-sgax-jdz


Trabalhando com formas geométricas.

✔️Assistam aos vídeos,usem a criatividade e façam a atividade. Siga os exemplos mostrados nos vídeos e realize seu trabalho.

Vídeo 1: https://youtu.be/QCUmjLylIW8

Vídeo 2: https://youtu.be/SLMW-mmZZD8



ATIVIDADE DE ARTES - 7º ano

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/07/2020 de 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/pvn-sgax-jdz



Assistam ao vídeo e realize a atividade proposta! 

OBS : O material usado para a realização do trabalho já havia sido pedido desde a aula passada.

Vídeo: https://youtu.be/04iqgbRmR6Q



ATIVIDADE DE ARTES - 8º ano e 9º ano

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/07/2020, pelo link https://meet.google.com/pvn-sgax-jdz


Atenção aos horários:   8º ano: de 14h - 15h 

                                      9º ano: de 10h - 11h 




Assistam ao vídeo pelo link abaixo

https://www.youtube.com/watch?v=T8snw-mZV60


Agora assistam ao vídeo e em seguida responda as questões abaixo. Se for necessário,pesquise.

Atividade de Artes. 

1) Você já conhecia essa canção? Em que ano foi lançada?

2) Qual o tema? Assunto abordado.

3) Que apelo é feito pelo cantor?

4) Esse apelo condiz com a nossa realidade? Comente.

5) Que sentimentos a canção transmite?

6) Descreva algo em relação ao vídeo: melodia,cenário,imagens.



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------





AULAS DE TERÇA-FEIRA





AMORIM - MATEMÁTICA





ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/07/2020 às 9h - 11h, pelo link https://meet.google.com/hjj-pzqy-hrx



Assunto: Divisão em N / Questões problema


Assista o vídeo abaixo pelo link
Vídeo: https://youtu.be/mhQp10Tvotg 


Agora resolva as atividades a seguir


QUESTÕES PROBLEMA 

UM VENDEDOR VENDEU 70 RÁDIOS DE PILHA E 140 PILHAS EM UM PERÍODO DE 7 DIAS. SUPONDO QUE A CADA DIA A QUANTIDADE DE VENDA FOI A MESMA E QUE CADA RÁDIO TEM 2 PILHAS, RESPONDA: 

(01) QUANTOS RÁDIOS ELE VENDEU POR DIA?

(02) QUANTAS PILHAS ELE VENDEU POR DIA?


DESEJA- SE CERCAR UM TERRENO DE DIMENSÕES L × 40M COM 6 VOLTAS DE ARAME, TOTALIZANDO 1080M. PERGUNTA- SE: 

(03) QUAL É A MEDIDA DE L?

(04) COBRINDO A ÁREA COM LAJOTAS DE 10 METROS QUADRADOS, QUANTAS LAJOTAS SERÃO OBTIDAS?


(05) ARME E EFETUE: 

A) 90680 ÷ 4

B) 70900 ÷ 5

C) 1080 ÷ 3

D) 1080 ÷ 36




ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/07/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/hjj-pzqy-hrx



Assunto: Expressões numéricas



Assista o vídeo abaixo pelo link
Vídeo: https://youtu.be/fMLkbMxnVyk


Agora resolva as atividades a seguir


QUESTÕES PROBLEMA

JONAS 100 PASSOS PARA A DIREITA, 70 PASSOS PARA A ESQUERDA E 60 PASSOS PARA A ESQUERDA NOVAMENTE. PERGUNTA- SE: 

(01) QUAL É A EXPRESSÃO QUE INTERPRETA A QUESTÃO DESTACADA?


(02) ONDE JONAS PAROU?


(03) SE K = { 3 + [ ( - 20 - 5 ) ÷ ( - 1 - 4 ) ÷ ( - 1 - 4 ) + 5 } ENTÃO O VALOR DE K SERÁ? 



(04) ARME E EFETUE: 

A) [ - 70 ÷ ( - 6 - 1 ) + 40 ÷ ( -8 ) ] 

B) [ - 80 ÷ ( - 2 × 2 - 1 ) + 60 ÷ ( - 3 × 3 - 3 )




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------





TADEU - MATEMÁTICA




ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/07/2020 às 09h - 11h, pelo link https://meet.google.com/oky-qgzg-kpa


ASSUNTO: ÂNGULOS NO TRIÂNGULO


Assista o vídeo abaixo pelo link:


Vídeo: https://youtu.be/dAmw6qF14Y4


Agora resolva as atividades na imagem a seguir





ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/07/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/oky-qgzg-kpa)


ASSUNTO: EXPRESSÕES ALGÉBRICAS


Assista o vídeo sobre o assunto pelo link: https://youtu.be/TGSrdY8qUV4


Agora resolva as atividades na imagem a seguir


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------





AULAS DE QUARTA-FEIRA




GILBERTO - CIÊNCIAS




ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/07/2020 às 09h - 10h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm


Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/2DpHTE12JVc

Agora resolva os exercícios a seguir:


Questão 1 - As três principais fontes de energia (petróleo, carvão mineral e gás natural) em todo o mundo são combustíveis fósseis. Juntas, essas três fontes correspondem a 80% de todo o consumo mundial de energia.

Essa configuração, a depender do critério de análise, pode ser considerada:

a) positiva, pois esses recursos são abundantes e economicamente vantajosos para os países em desenvolvimento.

b) negativa, pois tais combustíveis são a principal forma de poluição dos recursos hídricos do planeta.

c) positiva, pois a substituição de outras fontes de energia por combustíveis favorece o combate ao aquecimento global.

d) negativa, pois os combustíveis fósseis são altamente poluentes e apresentam uma disponibilidade limitada. 




Questão 2 - O petróleo é, sem dúvidas, um dos principais recursos que o ser humano extrai da natureza para fins econômicos. Trata-se de um elemento altamente estratégico no contexto internacional e alvo de muitas disputas geopolíticas entre países dependentes desse recurso para utilização ou exportação. Além do uso em combustíveis, o petróleo também serve de matéria-prima para inúmeros produtos, notadamente o plástico.


O processo para a utilização do petróleo passa por um procedimento inicial realizado nas refinarias, que consiste no seu aquecimento e no isolamento de seus elementos componentes. Esse processo é chamado de:

a) separação de misturas orgânicas

b) ampliação da octanagem

c) destilação fracionada

d) pulverização para o refino




Questão 3 - “Trata-se de gás denominado não convencional, extraído de formações rochosas pouco permeáveis encontradas em bacias sedimentares. O gás está impregnado em blocos rochosos. Dessa forma, a sua exploração está condicionada ao fraturamento da rocha, com a injeção de água e substâncias químicas explosivas, para a liberação do gás. Depois dessa etapa, ele é captado por tubulações que o levam para a superfície”.


(SENE, E.; MOREIRA, J. C. Espaço Geográfico e Globalização. São Paulo: Scipione, 2010. p.346).

O trecho acima faz referência às características e procedimentos de extração do:

a) Gás natural veicular (GV)

b) Gás de xisto

c) Nafta

d) Coal-to-liquids (CTL)

e) Butano




Questão 4 - (UFAL) “Um dos fatores de maior influência no aquecimento global é a liberação de gases poluentes provocada pelo uso de combustíveis fósseis. Três tipos são usados em larga escala pelo planeta: carvão mineral, petróleo e gás natural. Entre os três, o carvão é o maior vilão. Ainda assim, e apesar dos sinais cada vez mais preocupantes da mudança climática, o uso desse combustível parece longe de ser substituído por alternativas menos poluentes.”

(Revista Veja. Dez. 2008).

Sobre o carvão mineral, é incorreto afirmar que:

a) a queima do carvão mineral emite gases que colaboram para um possível aquecimento global e pode provocar a produção da chamada “chuva ácida”.

b) a exemplo dos demais combustíveis fósseis, o carvão mineral é o resultado do magmatismo que se verificou em terrenos de bacias sedimentares antigas, que foram fundo de grandes lagos.

c) o carvão mineral é empregado também para produzir plásticos, fertilizantes e para auxiliar no derretimento do ferro e na fabricação do aço.

d) quando o carvão mineral é queimado, o vapor oriundo dessa queima aciona as turbinas que estão instaladas nas usinas termoelétricas; esse movimento é responsável pela formação de eletricidade.

e) o carvão mineral ainda é muito utilizado para a produção de energia por ser atraente do ponto de vista econômico, uma vez que é barato e abundante.



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/07/2020 às 10h - 11h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)



Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/GykS4PMSTrc


Agora resolva os exercícios a seguir:


Questão 1 - “A tecnologia não é apenas um canal para se comunicar, cuja comunicação traz o significado de ação recíproca que ocorre entre emissor e receptor da mensagem, mas sim faz parte do ato comunicativo, estando integrada a ele. É uma nova maneira de aprender e agir, é construir novos alicerces na forma de comunicar e conhecer. Com isso, a lógica da atual sociedade consolida-se para a lógica das redes”.


FORESTI, A. A era digital: apropriação tecnológica e inclusão digital. Oficina da Net, ago. 2013. Disponível em: <http://www.oficinadanet.com.br>. Acesso em: 12 jun. 2015.

A integração da tenologia com a construção das sociedades e do espaço geográfico, no momento atual da história, assinala o conceito de:

a) espaço digital

b) espacialidade em rede

c) territórios virtuais

d) meio técnico-científico informacional

e) espaço físico-virtual





Questão 2 - “O que os jornais chamam de Era da Informação nada mais é que o atestado de óbito da cultura de massa — um estilo de vida que surgiu com Gutenberg, no século XV, e foi a tônica da Revolução Industrial. Até hoje você foi obrigado a assistir ao mesmo filme que o vizinho, ler o mesmo jornal que outros 200 mil assinantes, comer o mesmo molho de tomate industrializado e usar uma calça jeans do mesmo modelo do seu amigo de trabalho. Esse tempo está chegando ao fim”.


BARREIRA, W. Era da informação: Tudo ao mesmo tempo agora. Superinteressante. n. 84, set. 1994.

O texto acima, escrito em 1994, realizava uma previsão acerca dos efeitos da Era da Informação na sociedade atual. Nessa perspectiva, as transformações tecnológicas propiciaram:

a) a concessão total de liberdade ao indivíduo

b) o fim da padronização cultural

c) o aumento da interatividade digital

d) a desregulação da moda

e) o declínio das transformações técnicas




Questão 3 - “Há muito tempo, o rádio, a televisão e outros meios de comunicação têm levado informações simultâneas a lugares remotos. Mas, por esses meios, somos apenas ouvintes ou telespectadores. A possibilidade de selecionar as informações, no momento e no local desejado, só foi viabilizada com a internet. A integração por meio das redes de informação dá uma nova dimensão ao espaço e cria uma nova forma de agir sobre ele”.


LUCCI, E. A. et. al. Território e sociedade no mundo globalizado: Geografia Geral e do Brasil. 2ª ed. Editora Saraiva, 2014. p.13 (adaptado).

A integração das redes de informação e do espaço virtual ao espaço geográfico corrobora para o conceito de:

a) unidade tecnológica

b) ciberespaço

c) espacialidade digital

d) sociointeratividade

e) tecnosfera




Questão 4 - (UEMA) A letra da música de Gilberto Gil trata da rede de comunicação existente no mundo e sugere a importância dessa rede para a inclusão digital, do ponto de vista socioeconômico.


Pela Internet

Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleje

[...]

Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut

De Connecticut acessar
O chefe da milícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus pra atacar programas no Japão

Eu quero entrar na rede pra contactar
Os lares do Nepal, os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular
Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar

GILBERTO GIL. Disco Quanta. Warner Music, 1997 (adaptado).

A relação entre a exclusão socioeconômica e a digital está apresentada na seguinte assertiva:

a) A digital desencadeia a socioeconômica, pela relação direta entre a existência de ampla tecnologia da informação e comunicação e a realidade dos países subdesenvolvidos.

b) A socioeconômica desencadeia a digital, por existir maior investimento dos países subdesenvolvidos no acesso à tecnologia de informação e comunicação, portanto, maior inclusão.

c) A socioeconômica desencadeia a digital, pois há relação igualitária entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos quanto ao acesso à tecnologia de informação e comunicação e à inclusão.

d) A digital desencadeia a socioeconômica, à medida que o acesso às tecnologias de informação e comunicação se dá de forma mais estruturada nos países subdesenvolvidos.

e) A socioeconômica desencadeia a digital, por haver uma relação desfavorável quanto ao menor acesso dos países subdesenvolvidos à tecnologia de informação e comunicação.




ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/07/2020 às 13h - 14h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)


Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/Bmwtx7XzTkE

Agora resolva os exercícios a seguir:


Questão 1 - (ENEM- 2010) Deseja-se instalar uma estação de geração de energia elétrica em um município localizado no interior de um pequeno vale cercado de altas montanhas de difícil acesso. A cidade é cruzada por um rio, que é fonte de água para consumo, irrigação das lavouras de subsistência e pesca. Na região, que possui pequena extensão territorial, a incidência solar é alta o ano todo. A estação em questão irá abastecer apenas o município apresentado. Qual forma de obtenção de energia, entre as apresentadas, é a mais indicada para ser implantada nesse município de modo a causar o menor impacto ambiental?

a) Termoelétrica, pois é possível utilizar a água do rio no sistema de refrigeração.

b) Eólica, pois a geografia do local é própria para a captação desse tipo de energia.

c) Nuclear, pois o modo de resfriamento de seus sistemas não afetaria a população.

d) Fotovoltaica, pois é possível aproveitar a energia solar que chega à superfície do local.

e) Hidrelétrica, pois o rio que corta o município é suficiente para abastecer a usina construída.




Questão 2 - (UDESC) A procura por novas fontes renováveis de energia surge como alternativa importante para superar dois problemas atuais: a escassez de fontes não renováveis de energia, principalmente do petróleo, e a poluição ambiental causada por essas fontes (combustíveis fósseis).

Assinale a alternativa que apresenta um tipo de recurso energético não renovável:

a) Biomassa, massa dos seres vivos habitantes de uma região.

b) Hidrogênio, usado como célula combustível.

c) Biogás, utilização das bactérias na transformação de detritos orgânicos em metano.

d) Carvão mineral, extraído da terra pelo processo de mineração.

e) Energia geotérmica, aproveitamento do calor do interior da Terra.




Questão 3 - A busca por opções de fontes de energia menos poluentes e mais abundantes já se tornou uma necessidade, visto que o uso de combustíveis fósseis tem provocado grandes impactos ambientais negativos. Sobre as fontes de energia alternativas, analise as proposições a seguir e identifique a resposta correta.

I – Há duas maneiras de se obter geração de energia por meio da luz solar: de forma direta, usando painéis de células fotovoltaicas ou usando coletores instalados nos telhados de residências, e de forma indireta, por meio de usinas construídas em áreas de bastante insolação.

II – O uso de biocombustíveis possui grandes vantagens para o meio ambiente por serem menos poluentes, renováveis e por utilizar-se pouca água para serem produzidos.

III – O Brasil possui pouco potencial eólico, visto que os ventos presentes no território não possuem intensidade necessária para geração de energia.

Está(ão) correta(s)

a) Apenas a proposição II

b) Apenas as proposições I e III

c) Apenas a proposição I

d) Apenas as proposições II e III

e) Todas as proposições




Questão 4 - Sobre fontes de energia alternativas, correlacione as proposições aos respectivos termos e assinale a alternativa que contenha a ordem correta:

(  ) A energia é obtida por meio da intensidade dos ventos.

(  ) A obtenção de energia provém do calor gerado no interior do planeta.

(  ) A energia é obtida por meio da queima de plantas, madeira, matérias vegetais e animais.

(1) Geotérmica

(2) Eólica

(3) Biomassa

Assinale a alternativa correta:

a) 1 – 2 – 3

b) 2 – 1 – 3

c) 2 – 3 – 1

d) 3 – 1 – 2





ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO A

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/07/2020 às 14h - 15h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)


Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/HGC6u_NDaaM


Agora resolva os exercícios a seguir:


Questão 1 - Um importante conceito diz que biodiversidade é a “variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos, e os complexos ecológicos de que fazem parte. Compreende ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas”. Esse conceito está na Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), um importante tratado estabelecido durante a

a) Rio +20.

b) Rio +10.

c) Agenda 21.

d) Eco-92.

e) Eco-20.



Questão 2 - Podemos classificar a biodiversidade em três grandes níveis. Quando nos referimos às espécies de uma área, o papel ecológico dessas espécies e como as composições das espécies variam, estamos falando de

a) diversidade genética.

b) diversidade orgânica.

c) diversidade ambiental.

d) diversidade ecológica.

e) diversidade sistemática.



Questão 3 - (UFSCar) Acerca da importância da biodiversidade brasileira, o Secretário do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético do Ministério do Meio Ambiente afirmou:

Os números da biodiversidade brasileira impressionam. Dentro dos países megadiversos, o Brasil ocupa o primeiro lugar, fruto de sua extensão territorial e posição geográfica. Estima-se que o país possua entre 15% e 20% do total de espécies de seres vivos da Terra. Apesar do gigantismo, pouco se conhece sobre a biodiversidade brasileira, pois apenas 10% das espécies conhecidas foram catalogadas.

(Revista Galileu, dezembro de 2002.)

Fazendo-se uma análise dos dados apresentados e dos interesses que envolvem a questão, pode-se afirmar que

a) a existência de um grande patrimônio genético ainda pouco conhecido garantirá ao Brasil uma posição econômica hegemônica entre as nações no século XXI.

b) a biodiversidade brasileira só poderá ser mantida a partir de políticas que impeçam a exploração dos recursos florestais brasileiros, especialmente na Amazônia.

c) a garantia de que a biodiversidade brasileira e mundial poderá ser explorada de forma racional depende do cumprimento do Protocolo de Kyoto, assinado em 1997.

d) a riqueza de nossa biodiversidade eleva a importância do Brasil no cenário mundial, no que se refere às questões ambientais e, também, nos aspectos econômicos.

e) o atraso da pesquisa científica, no Brasil, demonstra a necessidade de gerenciamento da biodiversidade existente por parte de países mais desenvolvidos.



Questão 4 - (Enem) A biodiversidade diz respeito tanto a genes, espécies, ecossistemas, como a funções, e coloca problemas de gestão muito diferenciados. É carregada de normas de valor. Proteger a biodiversidade pode significar:


– a eliminação da ação humana, como é a proposta da ecologia radical;

– a proteção das populações cujos sistemas de produção e cultura repousam num dado ecossistema;

– a defesa dos interesses comerciais de firmas que utilizam a biodiversidade como matéria-prima para produzir mercadorias.

(Adaptado de GARAY, I. & DIAS, B. Conservação da biodiversidade em ecossistemas tropicais)

De acordo com o texto, no tratamento da questão da biodiversidade no Planeta,

a) o principal desafio é conhecer todos os problemas dos ecossistemas para conseguir protegê-los da ação humana.

b) os direitos e os interesses comerciais dos produtores devem ser defendidos, independentemente do equilíbrio ecológico.

c) deve-se valorizar o equilíbrio do meio ambiente, ignorando-se os conflitos gerados pelo uso da terra e seus recursos.

d) o enfoque ecológico é mais importante do que o social, pois as necessidades das populações não devem constituir preocupação para ninguém.

e) há diferentes visões em jogo, tanto as que só consideram aspectos ecológicos quanto as que levam em conta aspectos sociais e econômicos.



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------






IDELFONSO - CIÊNCIAS





ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/07/2020 às 09h - 10h , pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp



Revisão de conteúdos:Mistura e Separação de misturas (pág. 48 a 62).

1) Os materiais podem ser classificados de acordo com a sua constituição em:
_____________ e _____________.


2) Dê exemplos de substâncias puras.


3) Como se classificam as misturas?
_____________ e _____________


4) Como faço para diferenciar uma mistura homogênea de uma heterogênea.


5) Identifique os itens como mistura homogênea (HO) ou heterogênea (HE).

a) Água + gelo (___)

b) Água + sal (___)

c) Água + óleo (___)

d) Gasolina (___)

e) Sangue (___)

f) Soro (___)

g) Leite (___)

h) Água + álcool (___)

6) Quais os tipos de separação de misturas usamos para separar misturas:

a) Homogêneas

b) Heterogêneas



7) Qual tipo de separação devo usar em cada caso.


a) Água + areia 

b) Separar o sal da água do mar 

c) Separar grãos de feijão e de milho

d) Separar areia grossa de areia fina

e) Separar o pó do café



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/07/2020 às 10h - 11h , pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp


Revisão de conteúdos capítulos 1 e 2.

1) Faça a diferença entre seres:

a) Unicelulares

b) Pluricelulares


2) Cite as principais partes de uma célula .

__________________________ e _____________.


3) Quais estruturas estão presentes na célula vegetal e não estão nas células animais?


4) Coloque nos espaços em ordem os níveis de organização de um ser vivo.

____________________________________________________ e _____________.


5) Comente sobre a função dos genes.


6) Qual a função dos cloroplastos nas células vegetais?


7) Cite as etapas do ciclo vital.


8) Quanto a nutrição como se classificam os seres vivos?






ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/07/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp


Tema 2: Consumo sustentável de energia (pág. 81 a 86).

Fazer a leitura das páginas e resolver as questões: pág. 82 (4 e 5); pág. 83 (1 e 2); pág 88 (questão 6, letras a, b, c).

Obs.: Só precisa colocar as respostas no caderno.




ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/07/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp


Cap. 3: Ondas eletromagnéticas.

Assista ao vídeo sobre o tema no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=EuCQ7YdqHjE


EXERCÍCIO

Resolver as questões 1 a 4 da página 86.


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------





MARÍCIA - INGLÊS





ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/07/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)
EXEMPLOS:

hey are not in their bedroom. (Eles não estão no quarto deles).
We are not nurses. (Nós não somos enfermeiras).
I am not your teacher. (Eu não sou sua professora).


METODOLOGIA:  Ver vídeo e assistir explicação com a professora, através da aula no Google Meet.

Vídeo: https://youtu.be/xShStpKcRrU

ATIVIDADE:






ATIVIDADE DE INGLÊS DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/07/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk


ASSUNTO:  INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

METODOLOGIA: ESCUTE A MÚSICA -  https://youtu.be/AqajUg85Ax4

Let Me Go (feat. Chad Kroeger)
Avril Lavigne

Love that once hung on the wall
Used to mean something, but now it means nothing
The echoes are gone in the hall
But I still remember the pain of December

Oh, there isn’t one thing left you could say
I’m sorry it’s too late

I’m breaking free from these memories
Gotta let it go, just let it go
I’ve said goodbye, set it all on fire
Gotta let it go, just let it go
Oh, oh

You came back to find I was gone
And that place is empty
Like the hole that was left in me
Like we were nothing at all
It’s not what you meant to me
Thought we were meant to be

Oh, there isn’t one thing left you could say
I’m sorry, it’s too late

I’m breaking free from these memories
Gotta let it go, just let it go
I’ve said goodbye, set it all on fire
Gotta let it go, just let it go

I let it go (and now I know)
A brand new life (is down this road)
And when it’s right (you always know)
So this time (I won’t let go)
There’s only one thing left here to say
Love’s never too late

I’ve broken free from those memories
I’ve let it go, I’ve let it go
And two goodbyes led to this new life
Don’t let me go, don’t let me go
Oh, oh, oh
Don’t let me go
Don’t let me go
Don’t let me go
Don’t let me go

Won’t let you go, don’t let me go
Won’t let you go, don’t let me go
Won’t let you go, don’t let me go
Won’t let you go, don’t let me go


ATIVIDADE: Escute a música e resolva as questões.

1. Encontre as preposições de tempo, marque e as transcreva.

2. Transcreva as palavras que você já sabe a tradução.

3. Pesquise na internet, a tradução da música. E interprete-a (Obs.: Não é necessário copiar a tradução).


ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/07/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk


ASSUNTO: Continuação: The Comparative of EQUALITY ( Comparativo de Igualdade)


METODOLOGIA: Assistir a videoaula:  https://youtu.be/h_hDK7Uuzh8


Miguel is as funny as Raul. (Miguel é tão engraçado quanto Raul.)
Carla is as interesting as Ana . (Carla é tão interessante quanto Ana.)
The dog is as big as the lion. (O cachorro é tão grande quanto o leão.)

Nas frases anteriores pudemos observar o grau comparativo de igualdade, que se dá quando colocamos dois seres no mesmo nível, igualando-os. Esta comparação pode ser utilizada para estabelecer uma relação entre dois seres ou situações. Para formar frases assim, é bastante simples! Vamos observar a seguir:

AS (TÃO) + ADJETIVO ou ADVÉRBIO + AS (QUANTO): nas frases afirmativas

Apple is as healthy as orange. (A maçã é tão saudável quanto a laranja.)
My brother is as strong as you. (Meu irmão é tão forte quanto você.)
My mother is as young as my teacher. (Minha mãe é tão nova quanto a minha professora.)


NOT AS/SO (NÃO TÃO) + ADJETIVO ou ADVÉRBIO + AS (QUANTO): nas frases negativas

Larissa is not so intelligent as her sister. (Larissa não é tão inteligente quanto sua irmã.)
My brother is not so strong as me. (Meu irmão não é tão forte quanto eu.)
We are not as funny as her friends. (Nós não somos tão engraçados quanto os amigos dela.)


ATIVIDADE

1. Complete as orações abaixo com o grau comparativo de igualdade dos adjetivos/advérbios entre parênteses.

a) My sister is ________________________ (beutiful) me.
b) You are ________________________ (funny) Will Smith on The Fresh Prince of Bel-air!
c) Ana’s sister is ________________________ (not smart) she is.
d) Vegetal meat is ________________________ (delicious) animal meat.
e) Women drive ________________________ (well) men.



Complete os espaços com o adjetivo comparativo de Igualdade:

1. My city is (old) _________ than yours.
2. Jane is (tall) _________ than Melissa.
3. Dogs are usually (heavy) _________ than cats.
4. Watching a film in DVD is (cheap) _________ than going to the theatre.
5. The book I'm reading is much (interesting) _________ than all the books I've read in the past.
6. Italian is an (easy) _________ language to learn than German.





ATIVIDADE DE INGLÊS DO 9º ANO A, B, e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/07/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)


ASSUNTO:  Future tense – Verbs

METODOLOGIA: Ver vídeo abaixo e assistir explicação com a professora, através da aula no Google Meet.

Vídeo: https://youtu.be/96w-GqF7F_8


O simple future tense pode ser expresso em inglês por meio de duas estruturas basicamente: o verbo auxiliar will e a estrutura going to.

Mesmo sendo empregadas com sentido intercambiável em alguns contextos, é necessário que vocês dominem os usos e as situações que apresentam nuances quanto ao sentido que se deseja transmitir.

Para tanto, exploraremos nos próximos tópicos o simple future tense, exemplificando os usos mais apropriados para cada contexto e a intenção dos falantes de língua inglesa para expressar suas ideias no futuro. Depois, compararemos o uso do simple future tense e do immediate future.  


Simple future com will

O simple future tense é tradicionalmente associado à estrutura will, que acaba sendo menos usada pelos falantes do que a estrutura going to. Destaca-se também que will é um verbo auxiliar cujo principal uso é indicar o futuro. Assim, will deve sempre acompanhar um verbo principal no infinitivo sem a preposição to. Por exemplo:

Mariah will come to Brazil.
(Mariah virá para o Brasil.)

Quanto ao uso, as gramáticas descrevem diferentes situações, que vão além do entendimento de que o future simple tense indica tão somente uma ação que ainda não aconteceu ou um tempo mais tardio. Assim, destacamos uma lista com os possíveis usos e sentidos do verbo auxiliar will no future simple tense:

Fazer predições que não são definidas ou exatas ( indecisão)
Fazer promessas;
Expressar decisões feitas no ato de fala;
Decisões espontâneas.
Expressar ordens formais.
Previsão do tempo


EXEMPLOS:

I think 2021 will be a better year.
(Eu acho que 2021 será um ano melhor.) 

She will study harder for the next math test.
(Ela estudará mais para o próximo teste de matemática.)

They will come to school wearing their uniforms.
(Eles virão para escola vestindo seus uniformes.)

ATIVIDADE:

1 - (Seduc - CE 2013) In the sentence “I truly think she will always be full of enthusiasm!” (ℓ.16-17), “will” is

A) the auxiliary verb of the simple future.
B) the auxiliary verb of the past continuous.
C) in the past form.
D) in the imperative.
E) the principal verb of the sentence.


2. Reescreva as frases , nas formas Negativas e Interrogativas, usando o Futuro com Will.




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------




AULAS DE QUINTA-FEIRA





EUGÊNIO - HISTÓRIA





ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/07/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp

Acessem a atividade pelo link a seguir: https://forms.gle/mNtjz3sCPHPtP49y5


ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/07/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp


Tarefa sobre o absolutismo francês e inglês - Paginas 102 a 108

Leia: https://www.suapesquisa.com/historia/guerras_religiosas_franca.htm
         http://www.professoraisabelaguiar.com/2016/08/as-monarquias-europeias.html



1) Qual foi o fato histórico, ocorrido no século XVI, que diminuiu a autoridade do Papa e ao mesmo serviu para fortalecer a autoridade dos monarcas (reis) europeus?

a) a Reforma Protestante.
b) o Grande Cisma.
c) o Renascimento.


2) O que foram as Guerras Religiosas, ocorridas na França do século XVI? Quando foi que essas mesmas guerras chegaram ao fim?



3) Preencha o espaço com o nome de cada teórico defensor do absolutismo:

*_______________ - foi um filósofo inglês e autor da obra “O Leviatã”, onde se afirma que os homens em nome das suas ambições, quais lobos, são capazes de se destruírem e só um rei absolutista seria capaz de frear tal destruição.

*_______________ - foi um bispo católico francês e autor da obra “A Política Tirada da Sagrada Escritura”, onde defende que o poder dos reis, de governar,  vem de Deus e portanto é incontestável.

4) Por que o rei Luís XIV, da França, ficou conhecido como o “Rei-Sol”?

a) porque adorava tomar banho de sol.
b) porque estimulou invenções ligadas ao sol.
c) porque sozinho administrava, controlava a justiça e fiscalizava as leis aplicadas.


5) Qual foi a rainha inglesa, do século XVI, que incentivou a pirataria e o comércio marítimo internacional como forma de enriquecer o seu reino?

a) Maria.
b) Elizabeth I.
c) Elizabeth



ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/07/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp


Tarefa sobre o processo de independência dos EUA - Paginas 94 a 97

1) Identifique o nome de algumas leis inglesas do século XVIII que afetaram duramente os colonos norte-americanos, e que os levou a lutar pela independência política:

*___________________: lei que autorizava o imposto sobre o melaço de cana e proibia os colonos adquiri-lo nas ilhas caribenhas inglesas, onde era mais caro.

*___________________: lei que autorizava a cobrança de imposto sobre selos e documentos em geral.

*___________________: lei que proibia os norte-americanos de adquirem o chá diretamente.


2) Qual foi o movimento intelectual que inspirou os americanos a lutarem para se libertarem do domínio da Inglaterra?



3) Assinale a alternativa onde consta os países que se uniram aos americanos na guerra pela independência da Inglaterra:

a) França, Rússia e Áustria.
b) Alemanha, Portugal e Espanha.
c) França, Espanha e Holanda.


4) O fato representado na pintura ocorreu em Nova York, em 1776, logo após a Declaração das 13 Colônias. A foto seguinte ocorreu na cidade inglesa de Bristol, em junho de 2020, em razão de protestos antirracistas que culminou na destruição da estátua de Edward Colston, um comerciante de escravos do século XVIII.




a) Quem é o personagem da estátua que está a ser derrubada?

b) Em sua opinião, o que explica a fúria popular em querer destruir monumentos tanto no passado como no presente?


5) No início da Constituição dos EUA  inicia-se com: “Nós, o povo americano”. Todos os habitantes do novo país era de fato considerados “povo americano” ou havia algum grupo social que era excluído da cidadania americana? Justifique a sua resposta.


ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/07/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp



9º - Tarefa sobre o período entreguerras. - Paginas 107 a 116.

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=q8Kg1exQzIU
              https://www.youtube.com/watch?v=euqlzaW2R0w&t=73s

Leia: https://www.todamateria.com.br/guernica-de-pablo-picasso/

1) Apenas leia com atenção o texto para depois responder o que vem em seguida:


A crise de 1929 e o Brasil


"Durante a Grande Depressão, os Estados Unidos reduziram tanto as exportações quanto exportações em cerca de 70%, e mais: os estadunidenses praticamente interromperam as compra de produtos como açúcar, cobre, estanho e café, além de suspenderem os empréstimos externos. Com isso, o Brasil, que na época era grande exportador de café (mais de 60% das nossas exportações) e tinha nos Estados Unidos seu maior comprador, foi duramente atingido pela crise. Nossos estoques de café aumentaram, e os preços caíram violentamente, o que arruinou muitos cafeicultores, acarretando desemprego e carestia".

De acordo com o texto lido:


a) Os americanos, em crise, diminuíram a compra do café brasileiro e isso causou enormes prejuízos aos cafeicultores.
b) Somente os produtores do café foram arruinados na crise de 1929. Nas cidades brasileiras o número de emprego continuou o mesmo.
c) O único produto que os Estados Unidos deixaram de comprar do Brasil, na crise de 1929, foi o café.

2) Faça uma lista com as principais medidas adotadas pelo presidente Roosevelt, como parte do seu “novo acordo” para fazer a economia americana voltar a crescer.



3) Observe atentamente  a seguinte obra do pintor espanhol Pablo Picasso e depois responda as perguntas:

a) Qual é o nome da pintura em destaque? Em qual contexto ela foi produzida?

b) Que expressões emocionais se pode notar na obra, quando se observa o rosto dos personagens humanos?

c) Qual foi a intensão do artista ao pintar os corpos mutilados e em tons cinza e escuro?


4) Com quais nomes ficaram conhecidos os regimes fascistas na Espanha e em Portugal?




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------






RAFAEL - ED. FÍSICA





ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/07/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)


Tema: Jogos Competitivos. 

Objetivo: Identificar o que é e quais são as características de um jogo competitivo. 

Texto: https://impulsiona.org.br/wp-content/uploads/2019/06/impulsiona-2019.06-jogoscoopcomp.pdf

Vídeo: https://youtu.be/00PeiQNGFKA


ATIVIDADE 1.

1 - Faça um breve resumo sobre o vídeo sugerido, relatando o conceito e as características específicas dos jogos competitivos. 


“Não há competição onde há desigualdade de condições.”
Eduardo Marinho

ATIVIDADE (Bônus)


DOMINÓ 

O jogador que tiver a maior pedra dupla (6-6, 5-5, 4-4 etc) inicia o jogo;
Na sua jogada, escolha uma peça que se encaixe em alguma das pontas do jogo;
Você ganhará a rodada caso seja o primeiro a jogar todas as peças;
O ganhador (ou dupla ganhadora) ganhará pontos de acordo com as pedras restantes nas mãos dos adversários (soma dos valores);

O jogo termina caso algum dos jogadores atinja as seguintes pontuações:

Clássico: 100 pontos.
Bloqueio: 100 pontos:
Ponta de 5: 150 pontos.


ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/07/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)


Tema: Sistema Esquelético. 

Objetivo: Observar o esqueleto humano e perceber que o mesmo é  formado por diversas  partes, com diferentes funções.

Texto: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sistema-esqueletico.htm

Vídeo: https://youtu.be/kH-oMWyAAx8

ATIVIDADE 1

1 - A criança tem um número maior de ossos, porque como está em crescimento existem alguns ossos que ainda não se uniram. Quantos osso temos ao nascer?

A) 200
B) 280
C) 262
D) 300

2 - Além de sustentar o corpo, o esqueleto também é responsável pela nossa:

A) locomoção
B) respiração
C) digestão
D) circulação

3 - A caixa torácica é formada por quais ossos?

A) úmero, fémur e estribo
B) esterno, costelas e coluna vertebral
C) pélvis, rádio e ulna
D) tíbia, fíbula e patela

4 - O esqueleto humano pode ser dividido em duas porções. Quais são elas?

A) ossos longos e ossos curtos
B) esqueleto plano e esqueleto laminares
C) esqueleto axial e esqueleto apendicular
D) ossos irregulares e ossos sesamoides


“O corpo que não vibra é o esqueleto que se arrasta...”
Desconhecido

ATIVIDADE (Bônus) 

LÍNGUA DO P 


Pvo Pcê Psa Pbe Pco Pmo Pbrin Pca Pde Plín Pgua Pdo Pp? Então, lembrou? Simples e divertida! Assim é a brincadeira de Língua do P. É só colocar o P antes das palavras e bóra soltar a língua e rir muito.  Ah! E dá para brincar em qualquer lugar como no carro, por exemplo. No caminho para a escola, na sala de espera do médico e no supermercado. Pva Pmos Pbrin Pcar?



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/07/2020 às 9h - 10h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)


Tema: Corpo Midiático. 


Objetivo: Identificar a diversidade de padrões de saúde, beleza e estética corporal que existem nos diferentes grupos sociais, compreendendo sua inserção dentro da cultura em que são produzidos, analisando criticamente os padrões divulgados pela mídia.

Texto: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/a-influencia-midia-sobre-os-padroes-beleza.htm

Vídeo: https://youtu.be/AkPby8jtwVg

ATIVIDADE 1

1 - Observe os textos abaixo e responda as questões que se seguem:

TEXTO l 


 “Atualmente, o culto ao corpo e os investimentos sobre o mesmo encontram- se, de certa forma, exacerbados. Em cada época se estabelece um modelo de corpo "máquina-perfeita" para o ser humano, levando-se em consideração os valores, as crenças, os mitos, a exigências e os interesses sociais e culturais de cada povo”. 

TEXTO ll 


O ideal é pensarmos o corpo como objeto da educação, ou seja, é reconhecer que o conhecimento emerge do corpo a partir das experiências vividas. Experiências, essas, que estão relacionadas tanto com a autonomia do corpo quanto com a sua dependência ao meio, a cultura e a sociedade em que vive”.

a) O que é um corpo midiático?

b) Que reflexão pode ser feita no texto I sobre a sociedade contemporânea quanto ao uso do corpo?

c) O que é pensarmos um corpo como objeto e um corpo autônomo como
expressa o texto II?


“E desde logo desejando você, esse teu corpo que nem sequer é bonito, mas é o corpo que eu quero.”
Clarice Lispector

ATIVIDADE (Bônus) 

BOM OU RUIM?

OBJETIVO: expressão verbal, reflexão e capacidade de argumentação lógica.

COMO FAZER:


Em círculo, o iniciante da brincadeira, deve sempre inventar uma frase que comece “foi bom”…
O segundo deve completá-la, afirmando “ mas foi ruim”…
O terceiro dirá “ mas foi bom”, e assim por diante.
Exemplo de frases:
– Foi bom, o Pedro ganhou um cachorro do tio.

– Mas foi ruim porque o cachorro só come e não brinca



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------






RONMICY - ED. FÍSICA





ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/07/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/asd-dycp-drf)


TEMA: Primeiros Socorros.- Acidentes com animais peçonhentos. 

Objetivo: Orientar os alunos sobre os Primeiros Socorros de acidentes de animais peçonhentos.

Assista ao vídeo explicativo sobre o tema pelo link: https://youtu.be/jOceyhhQVsA


Questionário:

1 - O que são animais peçonhentos?

2 - Quais os animais com maior incidência de casos?

3 - O que se deve fazer quando uma pessoa for picada por uma cobra?

4 - O que acontece quando uma pessoa é picada por um escorpião. 

Obs: responda de acordo com o vídeo.




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------





AULAS DE SEXTA-FEIRA




GEORGE - GEOGRAFIA




ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 6º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/07/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx


1. Indique a escala correta para cada mapa representada a seguir:



             A. ______________________                    B.________________________  


2. Explique o diálogo entre os personagens sobre representação cartográfica
(Três linhas mínimas)

3. Quais escalas são mais adequadas para representar uma casa, o centro de uma grande cidade como Fortaleza e para representar o Estado do Ceará?
(Três linhas mínimas)


4. Leia atentamente, se precisar, peça ajuda de um adulto ou alguém da família para resolver e compreender esta questão. Responda corretamente

Escala gráfica, segundo Vesentini e Vlach (1996, p. 50), "é aquela que expressa diretamente os valores da realidade mapeada num gráfico situado na parte inferior de um mapa". Nesse sentido, considerando que a escala de um mapa está representada como 1:25000 e que duas cidades, A e B, nesse mapa, estão distantes, entre si, 5 cm, a distância real entre essas cidades é de:

a) 25.000 m
b) 1 .250 m
c) 12.500 m
d) 500 m
e) 250 m





ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/07/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx


1. Leia o texto a seguir e responda corretamente



O verdadeiro nascimento da indústria automotiva ocorre durante os governos de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek. O primeiro tomou medidas importantes como a proibição da importação de veículos montados e a imposição de alta taxação de peças. Outro ponto capital, não só no nascimento da indústria automobilística como na de outros setores foi a instalação da CSN - Companhia Siderúrgica Nacional, que possibilitou  a manufatura em território brasileiro de chapas e barras de ferro e aço, matéria-prima de todo automóvel, bem como a fabricação de várias peças.

Já Kubitschek deu o passo seguinte, dando condições às indústrias no Brasil para desenvolver localmente qualquer tecnologia estrangeira. A primazia do primeiro carro 100% fabricado nacionalmente coube à Romi, indústria de tornos e equipamentos agrícolas, que obteve o licenciamento de um minicarro italiano, o Isetta. Surge assim, em 1956, a Romi-Isetta, como ficou conhecida, com um motor semelhante ao de uma motocicleta, rodas diminutas, aro 14 e somente uma porta, frontal. No mesmo ano, outras fábricas, como a FNM (Fábrica Nacional de Motores) e a Vemag (de origem alemã) lançavam carros totalmente nacionais, apesar de serem cópias licenciadas de modelos baratos europeus e norte-americanos. Kubitschek criou ainda o GEIA - Grupo Executivo da Indústria Automobilística, destinado a viabilizar as iniciativas de produção de automóveis nacionais.

Em 1959 é a vez da Volkswagen, que instala sua filial em São Bernardo do Campo, SP, e monta os primeiros Fuscas e Kombis nacionais. A empresa irá liderar o mercado de automóveis no Brasil até o início dos anos 90. O automóvel nacional tornava-se uma realidade palpável, e o cenário urbano já era "invadido" pelos modelos nacionais, que ocupavam o espaço dos importados.

No fim dos anos 60 e início dos 70, o consumidor se torna mais exigente, e os modelos passam a ter uma qualidade melhor, sendo que várias empresas pequenas surgem, com destaque para a Gurgel e a Puma. Ao mesmo tempo, quatro empresas irão se consolidar como as principais fabricantes do país, dominando quase todo o mercado: Volkswagen, GM, Ford e Fiat.

Nos anos 90, a importação de veículos volta a ser estimulada, abrindo o mercado brasileiro. Atualmente, o Brasil possui 20 empresas competindo em um lucrativo mercado, onde estima-se que haja proporcionalmente um carro para cada cidadão brasileiro na região da grande São Paulo.


A. Quais presidentes são os responsáveis pelo desenvolvimento da indústria automotiva no Brasil? Explique

B. Cite exemplos de empresas brasileiras citadas no texto que foram importantes nesta indústria.


2. Leia e posteriormente responda com atenção

A. Escolha um insumo, uma autopeça e uma montadora e explique como a concorrência com empresas multinacionais e material importado encarecem o mercado automotivo no Brasil e geram desemprego em nosso país.
(Mínimo de 12 linhas)



3. (UNICAMP) Nos anos 1990, foi retomado o incentivo específico a indústria automotiva, tendo como foco a descentralização geográfica. Segundo a ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), em 2012 havia 53 fábricas em 9 Estados. Estas fabricas pertencem a 26 empresas que fabricam automóveis, veículos comerciais leves, caminhões e ônibus (9 produzem carros de passeio). Com 3,3 milhões de unidades produzidas, o Brasil é o sexto maior produtor do mundo

(Adaptado de Fatia da indústria automobilística no PIB cresce 45,6% em 11 anos, em http://economia.estadao.com.br /noticias/economia-geral. Acessado em 05/05/2013.)


a) A partir dos anos 1990, a distribuição geográfica da indústria automotiva no Brasil desencadeou uma forte tensão nas relações entre Estado, mercado, sociedade e território, que ficou conhecida como “guerra fiscal” ou “guerra dos lugares”. Explique o que é a guerra fiscal ou dos lugares. (Mínimo de 4 linhas)


b) Além de São Paulo, berço tradicional da indústria automobilística brasileira, indique outros três Estados que possuem esse tipo de indústria. (Mínimo de 2 linhas)



3. O processo de industrialização no Brasil foi iniciado de maneira mais consolidada:

a) pelos portugueses, que viam em sua colônia a potencialidade de produzir mercadorias maquinofaturadas para a metrópole.

b) pelo Governo Vargas, graças aos efeitos sentidos pelo país frente à crise de 1929.

c) pela Ditadura Militar, que se preocupou em mobilizar a mão de obra excedente das grandes cidades em função da ocorrência do êxodo rural.

d) pelo Governo FHC, que sentiu a necessidade de transformar o parque industrial brasileiro para atender ao mercado externo.



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 8º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/07/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)


1. A vegetação desse importante bioma (domínio) brasileiro pode ser subdividida em: Igapó, Várzea e Mata de terra firma. Trata-se do:

a) Bioma Pantanal
b) Bioma Cerrado
c) Bioma Amazônico
d) Bioma Mata Atlântica



2. (Fuvest) Considere as afirmativas abaixo para responder à questão:

I - A Amazônia é o pulmão do mundo, tendo em vista a intensa atividade biológica da floresta que recobre a região.
II - A Amazônia concentra grande quantidade de calor, contribuindo para ativar a circulação atmosférica.
III - A crescente poluição das águas fluviais da Amazônia, sobretudo nas áreas de garimpo de ouro, contribui para a diminuição de piscosidade dos rios. 

Sobre a questão ambiental da Amazônia somente:

a) I está correta.
b) I e II estão corretas.
c) II está correta.
d) III está correta.
e) II e III estão corretas.


3. Leia e responda corretamente


A economia no Segundo Reinado sofreu grandes mudanças com a introdução do café nas pautas de exportação. Trazida pelas mãos do tenente coronel Francisco de Melo Palheta, as primeiras mudas da especiaria vingaram em solo paraense. Já nessa época, o consumo de sua bebida amarga era conhecido entre os consumidores europeus. Aos poucos, o café se tornou o produto-chefe de uma economia ainda sustentada pela imponência de seus latifúndios agro-exportadores.

O plantio sistemático da planta só se desenvolveu pelas regiões férteis do território fluminense, onde em 1760 eram cultivadas as primeiras remessas do produto. O terreno úmido e pantanoso da Baixada Fluminense era ricamente adaptado às exigências do novo gênero agrícola. Em breve espaço de tempo, o Rio de Janeiro galgou a posição de pioneiro do cultivo e na venda do café. No fim do século XVIII, as regiões da Tijuca, da Gávea e do Corcovado já estavam tomadas pelas plantações.

Preservando as características de nossa economia colonial, as plantações cariocas se sustentavam no uso do latifúndio, da monocultura e da mão-de-obra escrava. Tais características fizeram com que o plantio de café no Rio fosse atingido por sérias dificuldades. Uma delas estava relacionada ao uso indiscriminado do solo, o que acabou empobrecendo o potencial produtivo da região. Além disso, a proibição do tráfico negreiro, em 1850, acionou um freio na produção em terras fluminenses.

Porém, a ameaça de crise na ascendente produção cafeeira não se consolidou graças a uma nova frente de expansão de cultivo. A região do Oeste paulista, ao longo do tempo, conseguiu substituir os mercados dominados pelas primeiras lavouras e alcançar valores ainda mais expressivos. Isso aconteceu por conta da conquista dos mercados europeu e norte-americano. Paralelamente, a lógica produtiva implantada pelos cafeicultores paulistas também justificou o ritmo acelerado com que os pés de café dominaram nossa economia.

Constituindo um perfil diferente dos antigos grandes proprietários de terra, os cafeicultores do Oeste Paulista sustentaram a produção com uma nova postura. As lavouras eram sistematicamente inspecionadas, as técnicas de plantio eram renovadas e o emprego de infra-estrutura não foi poupado. Os recursos financeiros para tantos empreendimentos foram obtidos do acúmulo de capitais conquistado pela rápida aceitação do produto, o uso de capital financeiro e a dinamização da economia interna.

Sobre esse último aspecto, podemos destacar como o fim do tráfico negreiro contribuiu para que os recursos antes investidos nessa atividade fossem canalizados para a indústria e o comércio. Além disso, esse mesmo fenômeno contribuiu para que a mão-de-obra assalariada fosse adotada em substituição a outrora força de trabalho obtida pela exploração dos escravos negros. Nesse sentido, essa nova experiência abriu portas para formação de novas classes sociais no Brasil.

Em contrapartida, essa mesma diversificação econômica não deixou de fortalecer a classe proprietária de terras do país. Os grandes fazendeiros, durante o Segundo Reinado e a República Velha, tinham grande força de atuação política. Tal experiência causou diversos conflitos que marcavam o interesse conservador dos fazendeiros e as demandas inéditas de grupos de trabalhadores assalariados e urbanos. Somente no final da década de 1920 que observamos a crise das elites agro-exportadoras, inclusive a cafeeira, frente às mudanças experimentadas no Brasil Republicano.

A. Retire do texto um vulto histórico relacionado ao ciclo do café no Brasil
(Mínimo de 1 linha)

B. Qual a relação dos Oeste Paulista com a expansão da produção do café no Brasil?
(Mínimo de 4 linhas)




ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 9º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/07/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)


1. Leia o texto a faça o que se pede:


O Brasil é um Parceiro-Chave da OCDE, com quem a OCDE mantem uma cooperação desde início dos anos 1990. O Conselho Ministerial da OECD adotou em 16 de maio de 2007 uma resolução fortalecendo a cooperação com o Brasil, assim como com a China, Índia, Indonésia e África do Sul, através de um programa de maior engajamento, definindo estes países como “Parceiros-Chaves” da OCDE. Como um Parceiro-Chave, o Brasil tem a possibilidade de participar dos diferentes órgãos da OCDE, aderir aos instrumentos legais da OCDE, se integrar aos informes estatísticos e revisões por pares de setores específicos da OCDE, e tem sido convidado a participar de todas as reuniões Ministeriais da OCDE desde 1999. O Brasil contribui para o trabalho dos Comitês da OCDE e participa em pé de igualdade com os países membros da OCDE em diversos órgãos e projetos importantes da Organização.

Para coordenar a cooperação, a Secretaria de Relações Globais da OCDE desenvolve e supervisiona as orientações estratégicas desta relação e assegura que o diálogo se mantenha focado, com visão de futuro e de benefício mútuo. Reuniões são realizadas frequentemente entre oficiais brasileiros e experts de países da OCDE e do Secretariado da OCDE sobre temas de acordo mútuos, baseados em estudos analíticos. Isto resulta em uma relação mutualmente benéfica. O Brasil valoriza a oportunidade de discutir temas e desafios essenciais de políticas públicas no contexto multilateral e de aprender com a experiência dos países da OCDE que enfrentam desafios similares nas mais diversas áreas. Este relacionamento também beneficia os países membros e não-membros da OCDE ao permitir que eles adquiram um maior entendimento do Brasil à medida que este se torna um agente fundamental na economia globalizada.

Consolidando essa cooperação crescente e mutuamente benéfica, o Brasil expressou oficialmente seu interesse em se tornar um membro da OCDE em maio de 2017. Desde então, o país intensificou ainda mais sua cooperação com a OCDE, convergindo para os padrões da Organização e buscando ampliar sua participação nos diferentes órgãos da OCDE.
Fonte: OCDE


A. Pesquise sobre as atuais funções da OCDE.

B. Qual a relação da OCDE com o Ministério da Educação – MEC?

C. Quais as vantagens do Brasil ser um parceiro-chave das OCDE?



2. Observe as afirmativas a seguir a respeito da OCDE e responda V para as verdadeiras e F para as falsas.

I.  (   ) Os países membros da OCDE apoiam os princípios da democracia representativa e são conhecidos como “Clube dos Ricos”.
II. (   ) A criação da OCDE deu-se no período anterior à Primeira Guerra Mundial, visto que os países acreditavam que somente incentivando a paz é que a guerra poderia ser evitada.
III.(    ) A sede da OCDE localiza-se na Alemanha.

a) VVF
b) FFV
c) FVF
d) VFF



3. Sobre a OCDE, assinale a alternativa incorreta.


a) O Brasil tornou-se um membro da OCDE em 2017, quando foi apresentado o pedido de adesão à organização.
b) A OCDE representa uma organização que se dedica ao desenvolvimento econômico, sendo integrada por países membros que procuram promover padrões internacionais sobre questões econômicas, financeiras, comerciais, sociais e ambientais.
c) Atualmente, a organização conta com 26 membros e alguns parceiros estratégicos.
d) Um dos objetivos da OCDE é promover políticas que proporcionam o bem-estar socioeconômico da população no mundo todo.

4. Leia atentamente e responda corretamente


Rússia e China rejeitam ameaça de guerra contra Irã

A Rússia e a China manifestam sua inquietude com relação aos comentários do chanceler francês, Bernard Kouchner, sobre a possibilidade de uma guerra contra o Irã. Kouchner acusou a imprensa de “manipular” suas declarações. “Não quero que usem isso para dizer que sou um militarista”, disso o chanceler, dias antes de os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU – França, China, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos – se reunirem para discutir possíveis novas sanções contra o Irã por causa de seu programa nuclear.
(Adaptado de www.estadao.com.br, 18/09/2007).


O Conselho de Segurança da ONU pode aprovar deliberações obrigatórias para todos os países-membros, inclusive a de intervenção militar, como ilustra a reportagem. Ele é composto por quinze membros, sendo dez rotativos e cinco permanentes com poder de veto.

A principal explicação para essa desigualdade de poder entre os países que compõem o Conselho está ligada às características da:

a) geopolítica mundial na época da criação do organismo
b) parceria militar entre as nações com cadeira cativa no órgão
c) convergência diplomática dos países com capacidade atômica
d) influência política das transnacionais no período da globalização




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------






NETO - ENSINO RELIGIOSO





ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - TODAS AS TURMAS

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/07/2020, pelo link https://meet.google.com/fsn-nypp-tsg



Atenção aos horários:   6º ano: de 13h - 14h 

                                      7º ano: de 09h - 10h 

                                      8º ano: de 14h - 15h

                                      9º ano: de 10h - 11h



Aula de Ensino Religioso - Prof. Neto Almeida


Essa semana vamos falar de música e isolamento social. Muitas pessoas gostam de ouvir música quando vão dormir, quando estão no banho ou vão estudar. Você gostar de ouvir músicas? Quais as suas preferidas? Como as músicas têm ajudado durante o isolamento social? Você assistiu alguma live durante o isolamento social? Qual? Responda essas questões no seu DIÁRIO DA PANDEMIA.


Agora você vai ouvir uma música específica, usando esse link aqui abaixo, a música se chama Paciência e o cantor se chama Lenine, você já os conhecia?  Após ouvir a música, responda as questões que estão aqui abaixo: 

https://youtu.be/SWm1uvCRfvA

A partir da música “Paciência”, Lenine, responda aos itens abaixo. 

A) Qual o principal assunto da música? 

B) Destaque um trecho da música que você mais gostou. 

C) Explique a frase “O mundo vai girando cada vez mais veloz, a gente espera do mundo e o mundo espera de nós pouco mais de paciência”. 

D) Você concorda com as ideias de Lenine sobre paciência nessa música? Justifique

E) Faça uma pesquisa sobre esse artista, Lenine, e apresente outra música dele. Se possível escute e escreva um trecho da música que você escolher. 

F) Qual música você gosta de ouvir? Qual o nome do cantor/ banda? 

G) Você tem ouvido mais músicas durante o isolamento? Por quê? 

H) Quais os benefícios que podemos ter com a música?




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário