AULAS DE SEGUNDA-FEIRA
ANDRÉA - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/07/2020 às 09h - 11h, pelo link https://meet.google.com/nih-spqa-ufa)ASSUNTO: LOCUÇÃO VERBAL (PERÍFRASE VERBAL)
Olá, alunos do 8°ano! Esse assunto encontra-se nas páginas 70 a 72 do seu livro didático.
Para entender melhor sobre o conteúdo, assista ao vídeo.
Segue link: https://www.youtube.com/watch?v=27YhoBlAfug
A atividade a seguir deve ser copiada e respondida em seu caderno.
1- Leia a tira a seguir:
Observe a locução verbal “poderá resistir” e responda:
a - Qual é a verbo auxiliar? Em que pessoa e número está flexionado?
_____________________________________________________
b - Qual é o verbo principal? Em que forma nominal está?
_______________________________________________________
c - Substitua a locução verbal em destaque por um verbo correspondente.
“Um dia, você não poderá resistir e vai tomar banho!”
_______________________________________________________
d - Na tirinha acima, aparecem outras quatro locuções verbais. Identifique-as.
________________________________________________________
________________________________________________________
e - Agora que você já sabe todas as locuções verbais que apareceram na tirinha, reescreva o diálogo entre as personagens, substituindo as locuções verbais pelas formas verbais simples.
BOM DESEMPENHO!!!
Nem todos os dias são bons, mas em todos os dias há algo bom para aprender.
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B e C.
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/07/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/nih-spqa-ufa)ASSUNTO: FIGURAS DE LINGUAGEM
O assunto abordado encontra-se nas páginas 76, 77, 78, 86,87 e 88.
Para entender melhor o conteúdo, assista aos vídeos.
Seguem links: https://www.youtube.com/watch?v=n0e75nRstcU
https://www.youtube.com/watch?v=Hi-2LNNg4SE
PARA FACILITAR, SEGUE UM RESUMO SOBRE AS FIGURAS DE LINGUAGEM QUE IREMOS ESTUDAR. COPIE EM SEU CADERNO.
PROSOPOPEIA OU PERSONIFICAÇÃO: atribuir características humanas a animais ou seres inanimados. Ex: Chorava a flor.
HIPÉRBOLE: exagero na comunicação. Ex: O povo estourava de rir.
ONOMATOPEIA: imitação de sons. Ex: tic-tac.
ANTÍTESE: sentidos contrários. Ex: A morte é o inimigo da vida.
POLISSÍNDETO: repetição das conjunções e/ nem.
ASSONÂNCIA: repetição de sons vocálicos.
COMPARAÇÃO: é explícita. Utiliza-se termos comparativos ( como, que nem, tal qual etc.)
Ex: A criança é forte como um touro.
METÁFORA: comparação implícita. Ex: O vendedor é uma raposa.
ALITERAÇÃO: repetição de sons consonantais.
ATIVIDADE: REPONDER ÀS QUESTÕES DE 1 A 8, PÁGINAS 77 E 78 E ÀS QUESTÕES DE 1 A 4, PÁGINAS 86 E 87.
OBS: ESCREVER SOMENTE AS RESPOSTAS EM SEU CADERNO.
BOM DESEMPENHO!!
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
GISLENE - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/07/2020 às 09h - 11h, pelo link https://meet.google.com/tre-mzgv-qsc)Conteúdo: Prática de leitura – Compreensão e interpretação textual.
Atividade sobre a música “Lava a mão” com palavra cantada
Obs.: Assista ao vídeo da aula clicando no link abaixo
https://www.youtube.com/watch?v=CaTXgmHyMSk
Lava a mão
Uma
Lava outra, lava uma (mão)
Lava outra, lava uma (mão)
Lava outra mão, lava uma mão
Lava outra mão
Lava uma
Depois de brincar no chão de areia a tarde inteira
Antes de comer, beber, lamber, pegar na mamadeira
Lava uma (mão), lava outra (mão)
Lava uma, lava outra (mão)
Lava uma
A doença vai embora junto com a sujeira
Vermes, bactérias, mando embora embaixo da torneira
Água uma, água outra
Água uma (mão), água outra
Água uma (mão)
Na segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira
Na beira da pia, tanque, bica, bacia, banheira
Lava uma mão, mão, mão, mão
Água uma mão, lava outra mão
Lava uma mão
Lava outra, lava uma
(Arnaldo Antunes)
01) Justifique o título dado à canção:
02) Circule na música todos os substantivos:
03) Copie da canção um verso que traz uma locução adjetiva.
04) Localize na música uma passagem que mostra que esse cuidado de lavar as mãos tem que ser com tamanha frequência.
05) Transcreva do texto os mais variados tipos de lugares para se lavar as mãos:
06) Você acha que essa prática de lavar as mãos ganhou mais força nesta época de Coronavírus? Justifique sua resposta.
07) Que mensagem a música transmite? Comente.
08) Agora você deverá criar uma paródia usando essa canção como base para prevenir contra o Coronavírus! Capriche!
(Música sugerida: Ana Costa)
"Ninguém é você. Esse é o seu poder."
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/07/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/tre-mzgv-qsc)Prática de leitura -Compreensão e interpretação textual.
Atividade sobre a música "Daqui só se leva o amor", de Jota Quest
Obs.: Assista ao vídeo da aula clicando no link abaixo
https://www.youtube.com/watch?v=-fF5imtuMQk&list=RD-fF5imtuMQk&ind
Daqui só se leva o amor
Viver
Tudo o que a vida tem pra te dar
Saber
Qualquer segundo tudo pode mudar
Fazer
Sem esperar nada em troca
Correr
Sem se desviar da rota
Acreditar
No sorriso
E não se dar
Por vencido
Querer
Mudar o mundo ao seu redor
Saber entender
Que mudar por dentro pode ser o melhor
Fazer
Sem esperar nada em troca
Vencer
É recomeçar
Quando o sol chegar
Quando o céu se abrir
Saiba que estarei aqui
Aqui!
Vamos amar no presente
Vamos cuidar mais da gente
Vamos pensar diferente porque
Daqui só se leva o amor
Daqui só se leva o amor
Daqui só se leva o amor
Daqui só se leva o amor
(Jota Quest)
02) Transcreva da música um verso que convida a fazer com urgência:
03) Posicione-se sobre a passagem em destaque no texto, explicando bem:
04) Que verso da canção mostra a importância de se amar de forma incondicional?
05) Você acha mesmo que a correria diária nos faz perder a rota, o rumo? Por quê? Como impedir que isso aconteça?
06) Que mensagem a canção transmite?
07) Transcreva da música a passagem que mais dialoga com o momento que estamos vivendo no mundo.
08) De que maneira a imagem acima dialoga com a música? Explique:
09) O que você tem feito para proteger quem você ama?
”Ninguém é você. Esse é o seu poder.”
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
HELIANE - ARTES
ATIVIDADE DE ARTES - 6º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/07/2020 de 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/pvn-sgax-jdz)Assunto: Continuação - Tipos de desenho.
Leia o texto com atenção e em seguida resolva a atividade proposta. Obs: Concluam a atividade da aula passada.
Atividade 6° ano
1) Reflita sobre a cidade (ou bairro) onde você vive, lembrando-se como é o espaço urbano,o estilo das construções,onde estão suas áreas verdes, etc. Se você pudesse criar um local (hospital, escola, centro cultural, museu, entre outros) para melhorar a vida de seus conterrâneos, como ele seria? Faça um croqui (esboço, rascunho) da construção.
2) Agora crie um desenho com base no croqui elaborado. Capriche nos detalhes e nos traços do desenho.
ATIVIDADE DE ARTES - 7º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/07/2020 de 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/pvn-sgax-jdz)Iremos dar continuidade ao conteúdo da aula passada (Muralismo; a trajetória da pichação e do grafite).
Leia o texto abaixo:
Outros grafites do artista Kobra e de outros também
Atividade: 7 ° ano
1) Em sua opinião,que crítica apresenta cada obra?
2) Pesquise sobre a obra de outros muralistas ou grafiteiros. Pode ser artistas da sua cidade. Escreva um pouco sobre eles.
ATIVIDADE DE ARTES - 8º ano e 9º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/07/2020, pelo link https://meet.google.com/pvn-sgax-jdz)Atenção aos horários: 8º ano: de 14h - 15h
9º ano: de 10h - 11h
Lembrando o vídeo passado na aula anterior,aqui continuaremos o conteúdo com a parte teórica.
Leia com atenção e em seguida responda a atividade proposta.
Pesquise e responda no seu caderno. Lembre-se da grande importância que a atividade seja realizada para que no dia da aula a interação aconteça.
1) Qual é um dos principais elementos da pintura?
2) O que o pintor precisa para alcançar excelência em seu trabalho?
3) O que Vincent Van Gogh fez da pintura e da cor?
4) Do ponto de vista tradicional, o que é a pintura?
5) Desde quando o homem produz pinturas?
6) Na Pré- História, como era obtida a tinta?
7) Durante séculos,o pintor era quem manipulava as próprias tintas. Atualmente, como são as tintas são produzidas?
8) A cor é composta de quantas partes?
9) O que é afresco?
10) O que é aquarela?
Bom Desempenho!!!
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE TERÇA-FEIRA
AMORIM - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 07/07/2020 às 9h - 11h, pelo link https://meet.google.com/hjj-pzqy-hrx)Assunto: Divisão em N
Assista o vídeo pelo link: https://youtu.be/GGRkeRcWmxM
Agora resolva as atividades a seguir
QUESTÕES PROBLEMAS
(01) DUAS TÁBUAS, SENDO UMA DE 20M E A OUTRA DE 16M SERÃO DIVIDIDAS EM PEDAÇOS DE 4M. QUANTOS PEDAÇOS SERÃO OBTIDOS?
(02) UM HOMEM DEU 4 VOLTAS DE ARAME EM UM TERRENO, CERCANDO 800M. SE O COMPRIMENTO É DE 70M, QUAL SERÁ A MEDIDA DA LARGURA?
(03) O DOBRO, O TRIPLO E O QUÁDRUPLO DE UMA QUANTIA TOTALIZAM R$ 3600,00. QUAL É O VALOR DA QUANTIA?
(04) NEGOCIOU- SE O PAGAMENTO DE UMA DÍVIDA DE R$ 1000,00 EM UMA PARCELA DE R$ 250,00, OUTRA DE R$ 150,00 E O RESTANTE EM 5 VEZES IGUAIS A X. QUAL É O VALOR DE X?
A) 394000 ÷ 5
B) 4940 ÷ 4
C) 987600 ÷ 25
D) 765450 ÷ 50
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 07/07/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/hjj-pzqy-hrx)Assunto: Expressões numéricas e problemas em Z
Assista o vídeo pelo link: https://youtu.be/NjrPyGPol1A
Agora resolva as atividades a seguir
QUESTÕES PROBLEMAS
(01) RESOLVA A EXPRESSÃO (-30 -90) × (-5) : (-2) × (-3)
(02) SE X = (-20) × (-10) ÷ (-2) × (-5) + (-80) ÷ (-16) ENTÃO X SERÁ IGUAL A;
(03) PETER ANDOU 4 LÉGUAS PARA O NORTE E 7 LÉGUAS PARA O SUL. ONDE PETER PAROU?
(04) O SALDO DE RAQUEL ERA NEGATIVO DE VALOR R$ 30,00. SEU PAI DEPOSITOU EM SUA CONTA R$ 2970,00. SUA MÃE RETIROU DE SUA CONTA R$ 940,00. DO RESTANTE FOI COMPRADA UMA TV EM 5 PARCELAS. QUAL FOI O VALOR DE CADA PARCELA?
(05) CALCULE:
A) (-200) ÷ (-5)
B) (-300) ÷ (-6)
C) (-808) ÷ (-8)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
TADEU - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 07/07/2020 às 09h - 11h, pelo link https://meet.google.com/xkw-kyeb-teu)Assista o vídeo abaixo pelo link:
Vídeo 1: https://youtu.be/l0jeWpWjPFk
Agora resolva as atividades na imagem a seguir
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 07/07/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/xkw-kyeb-teu)Assista o vídeo sobre o assunto pelo link: https://youtu.be/tRFco1isrRo
Agora resolva as atividades na imagem a seguir
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUARTA-FEIRA
GILBERTO - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/07/2020 às 09h - 10h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/L4smfNoMKb8
Agora resolva os exercícios a seguir:
Questão 1 - As células são os componentes fundamentais de todos os seres vivos, não sendo encontradas apenas nos vírus. Algumas pessoas costumam dizer que as células são formadas por membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Entretanto, nem todas as células possuem núcleo organizado, recebendo o nome de:
a) células eucarióticas.
b) células vegetais.
c) células procarióticas.
d) células autotróficas.
e) células heterotróficas.
Questão 2 - As células são formadas tanto por substâncias orgânicas como inorgânicas. A membrana plasmática, por exemplo, é constituída principalmente por fosfolipídios e proteínas, sendo chamada de membrana lipoproteica. A constituição da membrana permite que ela selecione o que entra e o que sai da célula, uma característica denominada:
a) permeabilidade absoluta.
b) permeabilidade seletiva.
c) impermeabilidade.
d) permeabilidade de fluxo.
e) hiperpermeabilidade.
Questão 3 - Em algumas células animais é possível observar externamente à membrana plasmática uma camada de glicídios. Essa camada, que ajuda como barreira contra agentes físicos e químicos e atua no reconhecimento das células, recebe o nome de:
a) parede celular.
b) carioteca.
c) tonoplasto.
d) glicocálix.
e) cápsula.
Questão 4 - Em algumas células encontramos organelas denominadas plastos, que dentre algumas de suas funções relacionam-se com a produção de aminoácidos e ácidos graxos. Essas organelas são encontradas em:
a) células animais.
b) células vegetais.
c) todas as células eucarióticas.
d) todas as células procarióticas.
e) todas as células bacterianas.
Questão 5 - (UFPB) Os organismos como os cajueiros, os gatos, as amebas e as bactérias possuem, em comum, as estruturas
a) lisossomos e peroxissomos.
b) retículo endoplasmático e complexo de Golgi.
c) retículo endoplasmático e ribossomos.
d) ribossomos e membrana plasmática.
e) ribossomos e centríolos.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/07/2020 às 10h - 11h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/JCrS9TSgrtw
Agora resolva os exercícios a seguir:
Questão 1 - Assinale a alternativa que define de forma correta o que é temperatura:
(a) É a energia que se transmite de um corpo a outro em virtude de uma diferença de temperatura.
(b) Uma grandeza associada ao grau de agitação das partículas que compõe um corpo, quanto mais agitadas as partículas de um corpo, menor será sua temperatura.
(c) Energia térmica em trânsito.
(d) É uma forma de calor.
(e) Uma grandeza associada ao grau de agitação das partículas que compõe um corpo, quanto mais agitadas as partículas de um corpo, maior será sua temperatura.
Questão 2 - (AFA-SP) Assinale a alternativa que define corretamente calor.
(a) Trata-se de um sinônimo de temperatura em um sistema.
(b) É uma forma de energia contida nos sistemas.
(c) É uma energia de trânsito, de um sistema a outro, devido à diferença de temperatura entre eles.
(d) É uma forma de energia superabundante nos corpos quentes.
(e) É uma forma de energia em trânsito, do corpo mais frio para o mais quente.
Questão 3 - É correto afirmar que calor e temperatura são sinônimos?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
Questão 4 - (FUVEST - SP): Têm-se dois corpos, com a mesma quantidade de água, um aluminizado A e outro negro N, que ficam expostos ao sol durante uma hora. Sendo inicialmente as temperaturas iguais, é mais provável que ocorra o seguinte:
(a) Ao fim de uma hora não se pode dizer qual temperatura é maior.
(b) As temperaturas são sempre iguais em qualquer instante.
(c) Após uma hora a temperatura de N é maior que a de A.
(d) De início a temperatura de A decresce (devido à reflexão) e a de N aumenta.
(e) As temperaturas de N e de A decrescem (devido à evaporação) e depois crescem.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/07/2020 às 13h - 14h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/UlNCJd3fJe8
Agora resolva os exercícios a seguir:
Questão 1 - As pteridófitas são plantas vasculares que não possuem flores, sementes ou frutos. Sobre o ciclo reprodutivo desse grupo de plantas, marque a alternativa correta:
a) O gameta masculino das pteridófitas é o grão de pólen.
b) As pteridófitas caracterizam-se pela independência de água para a reprodução.
c) No ciclo de vida das pteridófitas, há presença de gametas masculinos imóveis.
d) No ciclo de vida das pteridófitas, observa-se a presença de anterozoides.
e) As pteridófitas não se reproduzem sexuadamente.
Questão 2 - Analise as alternativas abaixo e marque aquela que apresenta o nome correto dos gametas masculino e feminino das pteridófitas, respectivamente.
a) arquegônio e oosfera
b) anterozoide e grão de pólen
c) anterozoide e oosfera
d) arquegônio e anterídeo
e) anterídeo e anterozoide
Questão 3 - (CEFET-MG- ADAPTADA) As samambaias e as avencas são tipos de pteridófitas mais comuns que se reproduzem por meio de alternância de gerações. No seu ciclo reprodutivo, a geração verde, duradoura e assexuada é a(o):
a) prótalo.
b) anterídio.
c) protonema.
d) esporófito.
e) gametófito.
Questão 4 - (UNIFOR) Uma pteridófita cujas células das folhas possuem 10 cromossomos deve formar esporos, prótalos e zigotos com quantos cromossomos, respectivamente?
a) 10, 10 e 10
b) 10, 10 e 5
c) 5, 10 e 10
d) 5, 5 e 10
e) 5, 5 e 5
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO A
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/07/2020 às 14h - 15h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/DcDhVIwCKns
Agora resolva os exercícios a seguir:
Questão 1 - A figura a seguir representa o resultado de um experimento que testou o efeito de um campo eletromagnético sobre as radiações emitidas pelo urânio.
Analisando a figura e conhecendo a natureza de cada uma das radiações que podem ser emitidas por um átomo, podemos afirmar que:
a) A radiação que atinge o ponto 2 é a alfa.
b) A radiação que atinge o ponto 3 é a gama.
c) A radiação que atinge o ponto 1 é a beta.
d) A radiação γ (gama) é composta por dois prótons e dois nêutrons e sofre desvios pelo polo negativo do campo elétrico, por isso, atinge o detector no ponto 3.
e) nda.
Questão 2 - A imagem a seguir traz uma representação do poder de penetração das radiações alfa, beta e gama:
Sobre essas radiações, marque a alternativa correta:
a) Sempre que o núcleo de um átomo emite a radiação beta, um novo nêutron é formado no interior desse núcleo.
b) A radiação beta é composta por um único elétron, o que confere a ela uma carga positiva.
c) As radiações alfa são formadas por dois prótons e dois nêutrons, o que confere a ela a menor massa entre os tipos de radiações.
d) As partículas gama são radiações eletromagnéticas que não possuem carga elétrica nem massa.
e) Os nêutrons são partículas localizadas no interior do núcleo do átomo e apresentam uma massa menor do que a dos elétrons (presentes nas eletrosferas).
Questão 3 - (FCM-MG) A compreensão das propriedades de interação das radiações com a matéria é importante para: operar os equipamentos de detecção, conhecer e controlar os riscos biológicos sujeitos à radiação, além de possibilitar a interpretação correta dos resultados dos radioensaios.
I. As partículas gama possuem alto poder de penetração, podendo causar danos irreparáveis ao ser humano.
II. As partículas alfa são leves, com carga elétrica negativa e massa desprezível.
III. As partículas gama são radiações eletromagnéticas semelhantes aos raios X, não possuem carga elétrica nem massa.
IV. As partículas alfa são partículas pesadas de carga elétrica positiva que, ao incidirem sobre o corpo humano, geralmente causam queimaduras de 3° grau.
V. As partículas beta são mais penetrantes e menos energéticas que as partículas alfa.
Das afirmações feitas em relação às partículas radioativas, estão CORRETAS:
a) apenas I e V.
b) apenas I, II e V.
c) apenas I, III, e V.
d) apenas II, III e IV.
Questão 4 - (UEM - adaptada) Em medicina nuclear, emprega-se o isótopo 131 do Iodo no diagnóstico de disfunções da glândula tireoide. Com relação aos produtos do decaimento radioativo do isótopo 131 do Iodo (partículas β e radiação γ) e ao funcionamento da glândula tireoide, assinale o que for correto:
01 - ( ) A glândula tireoide é uma glândula endócrina que controla, fundamentalmente, o metabolismo celular.
02 - ( ) A radiação γ é menos energética que a radiação ultravioleta.
04 - ( ) A partícula β possui carga elétrica.
08 - ( ) A radiação γ está contida no espectro eletromagnético e não possui carga elétrica.
16 - ( ) A glândula tireoide não absorve Iodo e nem produz ou secreta hormônios.
Em seguida, marque a alternativa correspondente ao valor da soma dos itens corretos:
a) 9
b) 10
c) 7
d) 24
e) 13
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
IDELFONSO - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/07/2020 às 09h - 10h , pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp)Tema 2: Impactos ambientais (continuação da aula anterior)
Resolver a atividade página 82 (questões 1, 2, 4 e 5)
Observacao: Não precisa copiar os textos, só as letras a, b, c e responder.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/07/2020 às 10h - 11h , pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp)Assista ao vídeo sobre o tema da aula clicando no link a seguir: https://youtu.be/w2KQdqdWHBQ
Reino fungi (pág. 96 a 100)
1) Cite as principais características dos fungos.
2) Qual o ambiente ideal para a reprodução dos fungos?
3) Para que os fungos são usados na área da indústria alimentícia?
4) Em que os fungos contribuem na indústria farmacêutica?
5) Cite os tipos de associação ritualística dos fungos.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/07/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp)Tema 1: Usinas de geração de energia elétrica (pág. 72 a 74)
1) Quais são as vantagens das usinas termonucleares?
2) Quais são as suas desvantagens?
3) O que é uma usina termonuclear?
4) Quais as vantagens das usinas geotérmicas?
5) O que são usinas geotérmicas? Onde elas são construídas?
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/07/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp)Revisão dos temas 1 e 2 (pág. 16 a 32)
1) Escreva a definição de cada estado físico da matéria.
a) Solidificação
b) Fusão
c) Valorização
d) Condensação
e) Sublimação
2) Quanto ao volume e forma ,como as partículas da matéria se comportam?
3) Faça a relação entra o modelo atômico e a contribuição de cada cientista
a) Os átomos são partículas indivisíveis.
b) Os elétrons giram em torno do núcleo seguindo uma órbita circular.
c) O átomo é formado por um núcleo onde estão os prótons e pela eletrosfera onde estão os elétrons.
d) Criador do modelo atômico conhecido como o pudim de passas.
( ) Thompson.
( ) Dalton.
( ) Rutherford.
( ) Bohr
4) Determine o número de nêutrons dos elementos químicos que possuem:
a) A=42 e Z=21
b) A=21 e Z=8
c) A=97 e Z=39
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUINTA-FEIRA
EUGÊNIO - HISTÓRIA
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/07/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp)Acesse o link abaixo para realizar a atividade de História diretamente no seu aparelho.
Link da atividade: https://forms.gle/9AEWH3FiSsxAX71GA
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/07/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp)Acesse o link abaixo para realizar a atividade de História diretamente no seu aparelho.
Link da atividade: https://forms.gle/2pJMufiabR3f3bse8
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/07/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp)Acesse o link abaixo para realizar a atividade de História diretamente no seu aparelho.
Link da atividade: https://forms.gle/bjhekEcDcPcGdrB1A
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/07/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp)Acesse o link abaixo para realizar a atividade de História diretamente no seu aparelho.
Link da atividade: https://forms.gle/8b67BpQpC9BkhQC37
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
RAFAEL - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/07/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)Tema: Alimentação.
Objetivo: Apresentar a importância sobre uma alimentação saudável mostrando como ela reflete na saúde humana.
Texto: http://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/qual-o-papel-de-uma-alimentacao-adequada-e-saudavel-durante-a-pandemia-de-covid
Vídeo: https://youtu.be/lbdnd0En-aA
ATIVIDADE 1.
1 - Quais os prejuízos que o consumo periódico de refrigerantes podem trazer ao nosso organismo?
“Antes de dar comida a um mendigo, dá-lhe uma vara e ensina-lhe a pescar.”
Provérbio Chinês
ATIVIDADE (Bônus)
CORRIDA EQUILÍBRIO
Aqui o que vale é o equilíbrio e agilidade!!! Vamos botar essa garotada para correr equilibrando o limão na colher. Vale correr em volta da mesa, ou se tiver espaço, faça as limitações no próprio chão. É bem divertido! Obs: A variação pode ocorrer com a substituição do limão por outro alimento ou objeto, com diferença de tamanho e peso. Coloque em prática e divirta-se!
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/07/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)Tema: Puberdade e Adolescência
Objetivo: Identificar mudanças que marcam a puberdade no corpo do menino e da menina.
Texto: https://brasilescola.uol.com.br/sexualidade/puberdade.htm
Vídeo: https://youtu.be/xw0MkTRmTu4
ATIVIDADE 1
1 - Qual a contribuição da Educação Física na adolescência ?
“O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência.” Machado de Assis
ATIVIDADE (Bônus)
BALÃO INSPIRAÇÃO
Distribua um balão para cada jovem, que deve enchê-lo, depois diga que ganha quem permanecer com o balão cheio. A maioria dos jovens irá estourar o balão do amigo e vai ser uma grande algazarra. Depois de acalmar os ânimos, revele que ninguém pediu para estourar os balões e que era apenas para segurar o seu balão por 1 minuto. Você aproveita para passar muitas mensagens, como cada um deve cuidar da sua vida ou não devemos machucar o outro, etc.
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/07/2020 às 9h - 10h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)Tema: Doenças Crônicas
Objetivo: Saber que hábitos não saudáveis podem contribuir para o surgimento de doenças e conhecer atitudes que contribuem para a manutenção do próprio corpo.
Texto 1: https://www.infoescola.com/doencas/doencas-degenerativas/
Vídeo: https://youtu.be/7mgfWx0Poyw
ATIVIDADE 1
1 - Em relação às DCNT (Doenças Crônicas Não Transmissíveis), analise as afirmativas.
I. As quatro DCNT de maior impacto mundial são doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e doenças respiratórias crônicas.
II. O tabagismo, a alimentação saudável, a atividade física e o uso nocivo de álcool são fatores de risco em comum para as DCNT.
III. A genética é considerada um fator de risco modificável para as DCNT.
Está(ão) correto(s):
A - somente I e III.
B - I, II e III.
C - somente I e II.
D - somente II e III.
E somente I
“Hábitos incorretos são responsáveis pela maioria de nossas doenças, se não por todas elas.”
Joseph Pilates
ATIVIDADE (Bônus)
O MELHOR PRESENTE
Essa brincadeira fala sobre caridade. Embrulhe um presente, uma caixa de bombons ou algo que possa ser compartilhado e embrulhe com vários papéis de presente com um cartão para o amigo mais engraçado. Este amigo, ao abrir o presente, encontrará outro cartão e outro papel com os dizeres “Dê seu presente ao amigo mais inteligente”. Faça quantos cartões quiser ou precisar, mas o último deve ser “Dê seu presente para o amigo mais caridoso.” E esse, ao abrir, encontrará o cartão “Divida seu presente com todos”.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
RONMICY - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/07/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/asd-dycp-drf)TEMA: Saúde - Bronquite e Asma
Objetivo: instruir os alunos sobre as diferenças entre Bronquite e Asma, preparando-os para os primeiros socorros.
Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo:
https://youtu.be/XuBgHsMZV_Q
Questionário:
1- O que é Asma?
2 - O que é Bronquite?
3 - Quais as diferenças entre Bronquite e Asma?
4 - Qual o percentual de asmáticos na população brasileira?
Obs: Resposta com letra legível e organizadamente.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE SEXTA-FEIRA
GEORGE - GEOGRAFIA
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/07/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)
1. Para atingir o objetivo de ler e interpretar mapas, o leitor necessita de identificar e analisar os elementos de representação cartográfica. Entre esses, a escala cumpre um papel importante, visto que é a partir dela que se tem
a) a localização de um fenômeno na superfície terrestre.
b) a apresentação da superfície esférica no plano.
c) os diferentes fusos horários no globo.
d) a identificação dos diferentes hemisférios terrestres.
e) o nível de detalhes das informações representadas.
2. Defina:
A. Escala cartográfica
B. Mapa de pequena escala
3. “São mapas que representam a produção do espaço econômico, isto é, as atividades econômicas de uma determinada área, bem como a distribuição de dados estatísticos, por exemplo: a receita financeira dos estados brasileiros, o índice de População Economicamente Ativa (PEA) de uma região etc.”
A que tipo de mapa refere-se o fragmento acima?
a) históricos
b) políticos
c) demográficos
d) econômicos
e) físicos
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/07/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)
1. Assinale a alternativa que melhor caracteriza o atual momento da atividade industrial no Brasil.
a) investimentos nacionais e predominância de empresas estatais.
b) investimentos estrangeiros e desconcentração industrial.
c) instalação de indústrias em regiões densamente urbanizadas e concentração da mão de obra.
d) predomínio de fábricas tecnológicas de origem brasileira, com evasão de capital externo.
2. Sobre o processo de industrialização brasileiro, são feitas as seguintes afirmações.
I - A partir de 1930, começa um importante projeto de criação de infraestrutura para o desenvolvimento do parque industrial.
II - A partir da Segunda Guerra Mundial, acentua-se o processo de estatização das indústrias na Região Sudeste.
III - A partir de 1964, amplia-se o parque industrial para atender à demanda da modernização da agricultura.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e III.
e) Apenas II e III.
3. Explique como e quando (contexto político e econômico) a indústria automotiva passou a ter papel importante na economia brasileira.
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/07/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)1. Em relação ao sistema de castas de uma sociedade, assinale a alternativa correta.
a) Existe mobilidade social dentro de uma sociedade de castas.
b) A exogamia faz parte dos casamentos realizados em sociedades de castas.
c) Não existe mobilidade social dentro de uma sociedade de casta.
d) Dentro de um sistema de castas não é importante a hereditariedade.
e) Em um sistema de casta não existe a divisão entre castas superiores e inferiores.
2. De acordo com a teoria de Marx, a desigualdade social explica-se:
a) Pela distribuição da riqueza de acordo com o esforço de cada um no desempenho de seu trabalho.
b) Pela divisão da sociedade em classes sociais, decorrente da separação entre proprietários e não proprietários dos meios de produção.
c) Pelas diferenças de inteligência e habilidade inatas dos indivíduos, determinadas biologicamente.
d) Pela apropriação das condições de trabalho pelos homens mais capazes em contextos históricos, marcados pela igualdade de oportunidades.
3. Os sistemas de estratificação estão divididos em quatro tipos diferentes:
a) a escravidão, a casta, o estamento e a classe.
b) As castas, os estamentos, a democracia e as classes.
c) a escravidão, a servidão, o estamento e a classe.
d) a escravidão, a casta, o regimentalismo e a classe.
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 9º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/07/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)
1. Os três países que apresentam as melhores médias de Índice de Desenvolvimento Humano são, respectivamente:
a) Estados Unidos, França e Reino Unido
b) Brasil, Austrália e Japão
c) Níger, Finlândia e Alemanha
d) Noruega, Austrália e Islândia
e) Japão, Noruega e Suíça
2. O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é elaborado considerando-se dados sobre a longevidade, PIB (Produto Interno Bruto) per capita, grau de escolaridade e poder de compra de uma população. Varia de 0 a 1, sendo que os valores mais próximos a 1, indicam melhores condições de vida. Sobre o assunto, considere as afirmativas.
I. Trata-se de um índice que oculta a qualidade de vida de uma população por relacionar fenômenos independentes.
II. Trata-se de um índice que explicita as desigualdades sociais em diferentes escalas, pois combina indicadores de desenvolvimento social.
III. Trata-se de um índice que oculta a existência de políticas públicas voltadas à melhoria da saúde, distribuição de renda e nível de escolaridade.
IV. Trata-se de um índice que oculta diferenças interpessoais, pois resulta de cálculos obtidos a partir de médias.
Assinale a alternativa correta:
a) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
d) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
e) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
3. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um indicador do nível de desenvolvimento socioeconômico de um dado país que leva em conta, simultaneamente, diversos aspectos, tais como expectativa de vida, índice de mortalidade infantil, grau de escolaridade e poder de compra da população. A relação entre o consumo anual de energia per capita (TEP) e o IDH, em vários países, está indicada no gráfico abaixo, no qual cada ponto representa um país.
Com base nesse conjunto de dados, pode-se afirmar que:
a) O IDH cresce linearmente com o consumo anual de energia per capita.
b) o IDH aumenta, quando se reduz o consumo anual de energia per capita.
c) a variação do IDH entre dois países é inferior a 0,2, dentre aqueles, cujo consumo anual de energia per capita é maior que 4 TEP.
d) a obtenção de IDH superior a 0,8 requer consumo anual de energia per capita superior a 4 TEP.
e) o IDH é inferior a 0,5 para todos os países com consumo anual de energia per capita menor que 4 TEP.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
NETO - ENSINO RELIGIOSO
ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - TODAS AS TURMAS
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/07/2020, pelo link https://meet.google.com/fsn-nypp-tsg)Atenção aos horários: 6º ano: de 13h - 14h
7º ano: de 09h - 10h
8º ano: de 14h - 15h
9º ano: de 10h - 11h
Atividade de Ensino Religioso
Prof. Neto Almeida.
Turmas, agora que você já respondeu todas as suas expectativas sobre o retorno das nossas aulas presenciais e como proceder quando estivermos juntos, vamos colocar nossas ideais em ação e criar um material de controle contra o Coronavírus. A atividade dessa semana será realizada na prática.
Siga as instruções abaixo ...
1. Você pode escolher um dos itens abaixo para criar uma atividade educativa que tenha como principal objetivo ensinar como devemos nos proteger do Coronavirus e como os estudantes devem se comportar na volta às aulas.
A) Um jogo (da memória, por exemplo) Dica: Link de como criar um jogo educativo https://br.pinterest.com/graanemer/jogos-educativos/
B) Uma cartilha (pequeno livro) Dica: Link como criar uma cartilha educativa: encurtador.com.br/jGMN6
C) Um jornal
D) Uma música
E) Fazer um vídeo educativo (que tal fazer um vídeo e postar no seu canal do Youtube?)
F) Outras ideias que você tem, fique a vontade.
Escolha uma das opções acima, seja criativo, tire uma foto e envie por e-mail para o professor e apresente no nosso encontro da próxima aula.
NÃO SE ESQUEÇA DE PREENCHER O DIÁRIO DA PANDEMIA, RELATE COMO FOI PRODUZIR ESSE MATERIAL EDUCATIVO CONTRA A COVID-19 E ESCREVA O QUE VOCÊ APRENDEU A FAZER DURANTE O ISOLAMENTO.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------






Ñ achei a atividade de inglês!!
ResponderExcluirA professora de inglês esta de licença
ExcluirSE VC NAO VIU O FACE E POR QUE TA DISORIENTADA BRINKS A PROF NAO PODE PARTICIPAR POIS ELA ESTA DE LUTO
ResponderExcluir