sexta-feira, 31 de julho de 2020

ATIVIDADES - SEMANA 03/08/2020 a 07/08/2020

AULAS DE SEGUNDA-FEIRA





ANDRÉA - PORTUGUÊS




ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 03/08/2020 às 09h - 11h, pelo link https://meet.google.com/nih-spqa-ufa


ASSUNTO: Revisão sobre advérbio/ locução adverbial / adjunto adverbial

Assista ao vídeo sobre o conteúdo no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=cmg88NjQYY0

ATIVIDADE

Responda as seguintes questões do livro didático:

-Página 108, questões 2 e 3;

-Páginas 108 a 111, questões de 1 a 5.

OBS: A atividade deve ser copiada e respondida em seu caderno.


BOM DESEMPENHO!!!


 Professores podem abrir a porta, mas você precisa passar por ela por você mesmo.

    Provérbio Chinês




ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B e C.

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 03/08/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/nih-spqa-ufa)   


ASSUNTO: LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL.



COVID - Quem seguir vivo terá morrido um tanto

Maria perdeu o emprego. O patrão é milionário, mas disse que não poderia mais pagar o salário mínimo dela. 

Carla perdeu a mãe. Preferia ter perdido o emprego. 

Cecília manteve o emprego, em home office. Só que a saúde mental não existe mais. 

Francisca acha que o virus não existe e que a semente que o pastor vendeu vai curar qualquer maldição. Francisca tosse muito há 5 dias. 

Gabriela trabalha em hospital. É médica. Chora todos os dias. Ou quer chorar, mesmo quando não chora. Vivencia uma ingrata realidade que vai de encontro ao negacionismo das inúmeras pessoas que vê correndo sorridentes no calçadão no seu caminho de volta do hospital. 

Pedro não volta mais pra casa. Prefere dormir na casa de um amigo que o acolheu. O medo de contaminar a família adoce Pedro aos poucos. Pedro entrega comida por aplicativo. Pedro ganha menos de 1000 reais por mês. 

Thaís tem pesadelos todos os dias. Está desempregada desde antes da epidemia. Thaís é uma excelente contadora. Thaís não sabe como pagar o aluguel no próximo mês. 

Marcelo ignorou a quarentena e continuou visitando os pais e avós aos finais de semana. Marcelo está isolado em casa, há 10 dias, com o pulmão totalmente comprometido, porém, sem nenhum sintoma. Marcelo perdeu seus avós há 4 dias para a COVID-19. O que restou de sua família está agora em quarentena total por ter tido contato com Marcelo nos finais de semana. 

Josias furou o distanciamento e seguia com encontros sociais com amigos sempre que sentia entediado. Josias era portador do vírus e não sabia. Contaminou 3 amigos que, sem saberem, espalharam para mais 3 pessoas cada. Do total, 5 dos contaminados necessitaram de internação. O pai de um deles precisou de UTI. 

Regiane, em plena adolescência, cobrava de todos que cumprissem a quarentena. Falava em responsabilidade e dizia que a regra valia para todos. Mas a exceção à regra só valia para seu namorado que ela recebia em casa todos finais de tarde. Sua avó diabética, que cumpria rigorosamente a quarentena, está com tosse e febre há 5 dias. 

Marta apanhou do marido depois de pedir pra ele não ir para o bar. Marta é hipertensa e cardíaca. Marta trabalha com faxina. Marta pega 3 ônibus todos os dias. Marta perdeu o filho para a COVID-19 há 10 dias. 

Todas essas pessoas são reais. Todas têm nome, história, família. 

Tudo que existe e existiu antes dessa pandemia... não será como antes. Nenhum de nós será como antes. 

Enfrentaremos juntos em luto que desconhecemos. Coletivo e individual ao mesmo tempo. Luto pelo emprego, pelo país, pelo pai, pela mãe, pelo irmão, pela amiga. Por tudo que perdemos. E todos perderemos algo ou alguém. Não será possível sermos os mesmos em um mundo que mudou. 

Quem seguir vivo terá morrido um tanto. Quem seguir vivo terá assistido à partida de amigos, parentes e de pessoas a quem admirava mesmo sem ter conhecido. Quem seguir vivo, seguirá talvez sem emprego, talvez sem o carro, talvez sem uma parte de si, perdida... sem saber onde encontrar.

Luto é verbo e sentimento. Mais do que nunca. Pessoas mortas não giram a economia. É preciso estar vivo para seguir adiante e se recuperar de tudo isso. 

Todos nós teremos que nascer de novo. 

Por Maria. Por Carla. Por Cecília. Por Francisca. Por Gabriela. Por Pedro. Por Thaís. Por Marcelo. Por Josias. Por Regiane. Por Maria. 

Por respeito aos profissionais que estão lutando com suas vidas, sem ter outra escolha. Pelos milhares que já morreram. Pelos muitos que certamente irão morrer. 

Por mim. Por você.

Fiquem vivos. E renasçam! 


(Autor Desconhecido)



1- Justifique o título dado ao texto acima.

2 - Por que o autor fez questão de mencionar que o patrão de Maria é milionário? No que isso muda?

3 - Por que existe, no texto, uma expressão em itálico? O que ela significa? 

4 - Que crítica o texto faz indiretamente sobre a questão religiosa e a COVID-19? Comente. 

5 - Posicione-se sobre o trecho destacado no texto: Nenhum de nós será como antes.

6 - Copie do texto duas antíteses.

7- A frase "Todos nós teremos que nascer de novo" encontra-se no sentido conotativo ou denotativo? Por quê? 

8 - Qual a intenção do autor, através de uma enumeração, ao retomar cada nome citado no texto? 

9 - Que mensagem o texto transmite? Comente.


Que nunca nos falte a esperança em dias melhores.

Bom desempenho!!!!



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------






GISLENE - PORTUGUÊS

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 03/08/2020 às 09h - 11h, pelo link https://meet.google.com/tre-mzgv-qsc)



Conteúdo: Prática de Leitura
Atividade de Interpretação Textual - Poema 

Obs. Assista ao vídeo clicando no link abaixo

https://www.youtube.com/watch?v=3x6CbaSpggI



Bráulio Bessa se define como” fazedor de poesia”. Que mensagem o Poeta transmite no vídeo? Comente.


PENSO E PASSO

quando penso
que uma palavra
pode mudar tudo
não fico mudo
MUDO

quando penso
que um passo
descobre um mundo
não paro
PASSO

e assim que
passo e mudo
um novo mundo nasce
na palavra que penso.

(Alice Ruiz)

01 - A palavra MUDO aparece duas vezes na 1.ª estrofe. Aponte o sentido dela, no 4.º e 5.º versos:

(A) transformar / transformar.
(B) deficiência na fala / silencioso.
(C) calado / silencioso.
(D) calado / transformar.


02 - Assinale o que significa, para a poeta, PASSO no 10.º verso:

(A) andar.
(B) ultrapassar.
(C) passagem.
(D) espaço.


03 - Identifique a melhor interpretação para o verso "um novo mundo nasce":

(A) Transformação da realidade.
(B) Surgimento de outro mundo.
(C) Nova geração aparece.
(D) Tudo é passageiro.


04 - Marque a opção que melhor caracteriza o "eu lírico" desse poema:

(A) Ele é revoltado.
(B) Ele é revolucionário.
(C) Ele não é um ser acomodado diante do mundo.
(D) Ele não tem mais esperanças.


Vamos analisar o poema “Pássaro em Vertical”



05 - Explique o título do poema.




06 -  Qual é o assunto do texto?

(     ) Um pássaro que sonhava com a liberdade.
(     ) Um  pássaro que cantava o dia todo.
(     ) A queda de um pássaro que não sabia voar.
(     ) Um pássaro em voo, que leva um tiro e cai em direção ao chão.


07 - Você vê alguma relação entre o título e a forma do poema?





“Seja paciente tudo tem uma hora certa para acontecer."



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 03/08/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/tre-mzgv-qsc)


Prática de Leitura - Compreensão e Interpretação textual

Obs.: Assista ao vídeo da aula clicando no link
https://www.youtube.com/watch?v=fTSOoM06_Js#action=share

Atividade


Receita da fome

Eu procurei entender
Qual a receita da fome
Quais são seus ingredientes
A origem do seu nome
Entender também por quê 
Falta tanto o de comer
Se todo mundo é igual
Chega dá um calafrio
Saber que o prato vazio
É o prato principal

Do que é que ela é feita?
Se não tem gosto nem cor
Não cheira, nem fede a nada
E o nada é seu sabor?
Qual o endereço dela?
Se ela tá lá na favela
Ou nas brenhas do sertão
É companheira da morte
Mesmo assim não é mais forte
Do que um pedaço de pão.

Que rainha estranha é essa
Que só reina na miséria?
Que entra em milhões de lares
Sem sorrir, com a cara séria?
Que provoca dor e medo
E sem encostar um dedo
Causa em nós tantas feridas?
A maior ladra do mundo
Que nesse exato segundo
Roubou mais algumas vidas. 

Continuei sem saber
Do que é que a fome é feita
Mas vi que a desigualdade
Deixa ela satisfeita
Foi aí que eu percebi
Por isso que eu não a vi
Eu olhei pro lado errado
Ela tá em outro canto
Entendi que a dor e o pranto
Era só o seu resultado.

Eu achei seus ingredientes
Na origem da receita:
No egoísmo do homem
Na partilha que é mal feita
E mexendo um caldeirão
Eu vi a corrupção
Cozinhando a tal da fome
Temperando com vaidade
Misturando com maldade
Pro pobre que lhe consome.

Acrescentou na receita
Notas superfaturadas
Um quilo de desemprego
Trinta verbas desviadas
Rebolou num caldeirão
Vinte gramas de inflação
E trinta escolas fechadas

Sendo assim, se a fome é feita
De tudo que é do mal
É consertando a origem
Que a gente muda o final
Fiz uma conta ligeiro
Se juntar todo dinheiro
Dessa tal corrupção
Mata a fome em todo canto 
E ainda sobra outro tanto
Pra Saúde e Educação.

(Bráulio Bessa)



01) Quantas estrofes compõem o poema? E quantos versos há em cada?


02) Que "ingredientes" compõem a referida receita?


03) Que duas áreas problemáticas e abandonadas da nossa sociedade são citadas no poema? O que você pensa a respeito disso?


04) A fome sendo "a maior ladra do mundo", o que ela pode roubar além da vida do ser humano? De que maneira? 


05) Segundo o olhar do poeta a respeito da fome, quais são as causas e as consequências? 


06) Enumere cinco formas possíveis de acabar com a fome no mundo:


07) Escreva cinco palavras que tenha alguma relação semântica com a palavra FOME (que ainda não constem no texto) e, se possível, justifique essas escolhas: 


08) Transforme o poema em uma receita que combata a fome: 




“Seja paciente tudo tem uma hora certa para acontecer”
Autor desconhecido


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------





HELIANE - ARTES

ATIVIDADE DE ARTES - 6º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 03/08/2020 de 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/pvn-sgax-jdz



Pesquise e escreva em seu caderno sobre a vida e obras de três desenhistas brasileiros. Nessa pesquisa comente com suas palavras o que mais te chamou atenção. 






ATIVIDADE DE ARTES - 7º ano

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 03/08/2020 de 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/pvn-sgax-jdz



Estudamos sobre grafite e apreciamos algumas obras. Pesquise e escreva em seu caderno sobre a vida e obras de três grafiteiros. Anote alguma curiosidade que te chamou atenção.






ATIVIDADE DE ARTES - 8º ano

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 03/08/2020, de 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/pvn-sgax-jdz



Pesquise e escreva em seu caderno sobre a vida e obras de três artesãos brasileiros. Anote alguma curiosidade que te chamou atenção. 




ATIVIDADE DE ARTES - 9º ano

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 03/08/2020 de 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/pvn-sgax-jdz



Pesquise e escreva em seu caderno sobre a vida e obras de três pintores brasileiros. Anote alguma curiosidade que te chamou atenção.





______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------





AULAS DE TERÇA-FEIRA





AMORIM - MATEMÁTICA





ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 04/08/2020 às 9h - 11h, pelo link https://meet.google.com/hjj-pzqy-hrx



Assista o vídeo abaixo pelo link:

Vídeo 1: https://youtu.be/GlOyJzSlleg

Agora resolva as atividades a seguir. (Caso a imagem esteja pequena, você pode ampliar no celular clicando nela)





ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 04/08/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/hjj-pzqy-hrx



Assista o vídeo abaixo pelo link:

Vídeo 1: https://youtu.be/NjrPyGPol1A


Agora resolva as atividades a seguir. (Caso a imagem esteja pequena, você pode ampliar no celular clicando nela)





______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------





TADEU - MATEMÁTICA




ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 04/08/2020 às 09h - 11h, pelo link https://meet.google.com/oky-qgzg-kpa


ASSUNTO: Altura, Mediana e Bissetriz de um triângulo.


Assista o vídeo abaixo pelo link:


Vídeo 1: https://youtu.be/aqYHjbaBpw4


Agora resolva as atividades na imagem a seguir









ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 04/08/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/oky-qgzg-kpa)


ASSUNTO: Produtos Notáveis


Assista o vídeo sobre o assunto pelo link: https://youtu.be/CzENgAv3cGE


Agora resolva as atividades na imagem a seguir










______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------





AULAS DE QUARTA-FEIRA




GILBERTO - CIÊNCIAS




ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 05/08/2020 às 09h - 10h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm


Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/x0pyiV0Pttc

Agora resolva os exercícios a seguir:



1 - Quem faz parte do reino protista?

a) Algas e fungos
b) Protozoários e fungos
c) Algas e protozoários
d) Fungos, algas e protozoários
e) Algas e bactérias


2 - Como são classificados os protozoários?

a) Esporozoários, rizópodes, ciliados e flagelados
b) Esporozoários, líquens, ciliados e leveduras
c) Hifas, rizópodes, pirrófitas e flagelados
d) Ciliado, rodófitas, euglenófitas e nematelmintos
e) Planárias, bolores, dinoflagelados e rizópodes


3 - Complete: 

Os rizópodes se locomovem por ___.   (Uma palavra - começa com "p")



4 - Como são chamadas as algas que produzem diatomito ?

a) Euglenófitas
b) Bacilariófitas
c) Pirrófitas
d) Clorófitas
e) Feófitas


5 - Qual das alternativas abaixo é uma alga euglenófita ?

a) Trypanossoma cruzi
b) Penicilium notatum
c) Cãndida albicans
d) Euglena viridis
e) Entamoeba histolytica


6 - Complete: A maioria dos protozoários se reproduz por reprodução ___. (Nove letras)



7 - Qual das alternativas abaixo é uma doença causada por um protozoário ?

a) Malária
b) Pé de atleta
c) Sapinho
d) Micoses
e) Sarampo


8 - Complete: O Trypanossoma cruzi instala-se no intestino de um inseto chamado ___, causando a doença de chagas. (Uma palavra, 8 letras)



9 - Complete: Os ciliados possuem ___. (Uma palavra - começa com "c")



10 - Como são chamadas as algas que possuem capacidade de emitir luz, fenômeno conhecido como bioluminescência?

a) Euglenófitas
b) Clorófitas
c) Bacilariófitas
d) Rodófitas
e) Pirrófitas




ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 05/08/2020 às 10h - 11h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)



Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/w2KQdqdWHBQ


Agora resolva os exercícios a seguir:


Questão 1 - Alguns exemplos de fungos são:

a) bactérias e protozoários.
b) cogumelos e mofos.
c) algas e cianofíceas.
d) musgos e samambaias.
e) vacas e aves.


Questão 2 - Os organismos que compõem o reino fungi são unicelulares ou pluricelulares e apresentam uma célula

a) eucariótica.
b) procariótica.
c) nuclear.
d) plasmática.
e) citoplasmática.


Questão 3 - Os fungos são seres heterotróficos, que significa:

a) pela clorofila produzem o próprio alimento.
b) pela fotossíntese produzem o próprio alimento.
c) pela quimiossíntese produzem o próprio alimento.
d) não sintetizam o próprio alimento.
e) não precisam de alimentos para sobreviver.


Questão 4 - Durante muito tempo, os fungos foram classificados como vegetais. Entretanto, eles foram considerados diferentes sobretudo pela ausência de

a) núcleo celular
b) citoplasma
c) membrana plasmática
d) mitocôndrias
e) clorofila


Questão 5 - Na cadeia alimentar, o nível trófico dos fungos é

a) produtor.
b) consumidor primário.
c) decompositor.
d) consumidor secundário.
e) consumidor terciário.


Questão 6 - (UFMG) Todas as alternativas apresentam atividades que alguns fungos podem realizar, EXCETO:

a) Produzir álcool na indústria.
b) Produzir antibióticos para controle de doenças.
c) Produzir enzimas para controle biológico.
d) Produzir glicose para obtenção de energia.
e) Promover decomposição de matéria orgânica.



Questão 7 - (Fuvest) Frequentemente, os fungos são estudados juntamente com as plantas, na área da Botânica. Em termos biológicos, é correto afirmar que essa aproximação:

a) não se justifica, pois a organização dos tecidos nos fungos assemelha-se muito mais à dos animais que à das plantas.
b) se justifica, pois as células dos fungos têm o mesmo tipo de revestimento que as células vegetais.
c) não se justifica, pois a forma de obtenção e armazenamento de energia nos fungos é diferente da encontrada nas plantas.
d) se justifica, pois os fungos possuem as mesmas organelas celulares que as plantas.
e) se justifica, pois os fungos e as algas verdes têm o mesmo mecanismo de reprodução.




ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 05/08/2020 às 13h - 14h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)


Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/oHaVYp4v5NI

Agora resolva os exercícios a seguir:


Questão 1 - O sistema reprodutor feminino desempenha as seguintes funções, exceto

a) produz óvulos, também chamados de gametas femininos
b) produz óvulos diariamente a fim de garantir a fecundação
c) permite a implantação do embrião e condições para o seu desenvolvimento
d) fornece um local apropriado para a fecundação
e) tem a função de expelir o novo ser quando é o momento


Questão 2 - Alguns órgãos que compõem o sistema reprodutor masculino são:

a) uretra, pênis e vesícula seminal
b) próstata, pênis e tubas uterinas
c) testículos, pênis e vesícula
d) canais deferentes, esperma e epidídimo
e) epidídimo, canais deferentes, sêmen



Questão 3 - No sistema reprodutor masculino, a próstata é uma glândula localizada sob a bexiga que têm como função

a) produzir os espermatozoides
b) produzir a urina
c) produzir o sêmen
d) produzir o líquido prostático
e) produzir o líquido seminal


Questão 4 - O nome do hormônio responsável por estimular a produção do leite durante a amamentação é

a) progesterona
b) hipófise
c) testosterona
d) estrogênio
e) prolactina



Questão 5 - A _________ é o hormônio produzidos pelos _________ sendo responsável pelo desenvolvimento das características sexuais _________.

A alternativa que preenche corretamente as lacunas é

a) prolactina; canais deferentes; femininas
b) adrenalina; epidídimos; femininas
c) testosterona; testículos; masculinas
d) progesterona; canais deferentes; masculinas
e) hipófise; testículos; masculinas


Questão 6 - Leia as sentenças abaixo:

I. O aparelho reprodutor feminino é o sistema responsável pela reprodução humana.

II. Os órgãos que compõem o sistema reprodutor feminino são: ovários, tubas uterinas, útero e vagina.

III. O clitóris é uma parte do órgão sexual feminino, juntamente com a vagina e o hímen.

Estão corretas as sentenças

a) I e III
b) II e III
c) somente a II
d) somente a III
e) todas as opções estão corretas


Questão 7 - As células reprodutoras masculinas, denominadas de espermatozoides, são armazenados

a) nos epidídimos
b) nos testículos
c) nos canais deferentes
d) no pênis
e) na vesícula seminal



Questão 8 - “Um órgão musculoso, oco e em formato de pera invertida, onde o embrião instala-se e desenvolve-se até a hora do nascimento.” Esse órgão é

a) a uretra
b) o útero
c) a vagina
d) a bexiga
e) o ovário


Questão 9 - Sobre o sistema genital masculino, assinale a alternativa INCORRETA


a) o esperma ou o sêmen é composto por espermatozoides.
b) nos homens, a uretra é um canal que serve ao sistema urinário e ao sistema reprodutor.
c) através do pênis são eliminados a urina e o sêmen.
d) o líquido seminal, produzido na vesícula seminal, ajuda a neutralizar a acidez da vagina durante a relação sexual.
e) a formação dos espermatozoides é denominado de gametogênese.


Questão 10 - No sistema reprodutor feminino, os ovários são responsáveis por produzir os hormônios

a) a progesterona e a prolactina
b) o estrogênio e a testosterona
c) a progesterona e o estrogênio
d) a testosterona e a adrenalina
e) a prolactina e a adrenalina




ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO A

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 05/08/2020 às 14h - 15h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)


Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir e resolva as questões propostas na mesma página: https://forms.gle/vCzTAcW5dZS5phCW7


Agora resolva também os exercícios a seguir:


1 - Em que dia, mês e ano nasceu Marie Curie?

a) Em 5 de outubro de 1967
b) Em 5 de novembro de 1867
c) Em 7 de novembro de 1867
d) Em 8 de Dezembro de 1895


2 - Marie nasceu na Polônia. Na época que Marie nasceu, a Polônia estava sob domínio de qual país?

a) Rússia
b) França
c) China
d) Alemanha


3 - Que doença pegou a mãe de Marie Curie que provocou a sua morte em 1876?

a) Malária
b) Câncer
c) Aids
d) Tuberculose


4 - Qual era o nome do marido de Marie Curie?

a) Victor Curie
b) Pierre Curie
c) August Curie
d) Claus Curie


5 - O que o marido de Marie e seu cunhado inventaram que ajudou nos trabalhos dela?

a) Radiotrômetro
b) Eletrômetro
c) Atrômetro
d) Costa de ferro


6 - Qual das substâncias abaixo Marie descobriu que emite radiação?

a) Urânio
b) Plutônio
c) Tório
d) molibdênio


7 - De que morreu o marido de Marie Curie?

a) Morreu devido a exposição radioativa
b) De assassinato
c) Ele provocou suicídio
d) Nenhumas das alternativas


8 - Marie descobriu o Polônio e depois o Rádio. Qual das alternativas abaixo é uma propriedade do Rádio?

a) Brilhar no escuro
b) Formar ânions de vapor
c) Quebrar moléculas e se tornar um composto químico sem radiação
d) Formar átomos de outro elemento químico ao aquece-lo


9 - Que prêmio recebeu Pierre Curie da Royal Society de Londres?

a) Prêmio Nobel
b) Medalha Davy
c) Átomo de ouro
d) Troféu Davy


10 - Quantos prêmios nobéis Marie recebeu ao longo de sua vida?



11 - Em que dia mês e ano morreu Marie Curie?

a) Em 5 de julho de 1945
b) Em 7 de outubro de 1938
c) Em 8 de julho de 1936
d) Em 4 de julho de 1934



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------






IDELFONSO - CIÊNCIAS





ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 05/08/2020 às 09h - 10h , pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp


Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/tQLoOkTvbuY

Agora resolva os exercícios a seguir:

Atividade 

1) Cite quais são as características comuns a todos seres vivos.


2) Quais são as etapas do ciclo vital?


3) O que significa dizer que o Brasil é o país com maior biodiversidade do planeta?


4) O que é fauna e flora?



5) Quais as principais causas de extinção de seres vivos no Brasil?





ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 05/08/2020 às 10h - 11h , pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp


Capítulo 9.

1) Explique o que é um ser hemarfrodita.


2) Cite doenças causadas pelos platelmintos.


3) Qual o nome do verme que parasita:

a) O boi - _________________

b) O porco - _______________


4) Como o ser humano pode contrair esses vermes?


5) Quais os problemas causados no ser humano pela esquistossomose?


6) Quais os hospedeiros do verme da esquistossomose:

a) Intermediário?

b) Definitivo?



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 05/08/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp


Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/ce0kzHBR6uk

Agora resolva os exercícios a seguir:
.
1) Faça a diferença entre células:

a) Somáticas.

b) Reprodutiva


2) Faça a diferença entre as divisões celulares:

a) Mitose

b) Meiose


3) Diga o que é cariótipo?


4) Qual a função dos cromossomos sexuais? Como é representado o do homem e o da mulher?


5) Que células são originadas na mitose?


6) Que células são originadas má meiose?



7) Quais células são haploides e quais são diploides em nosso corpo?






ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 05/08/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp


Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/-Vv3USW7iRU

Capítulo 4 - Genética / Temas 1: Introdução a genética.



Agora resolva os exercícios a seguir:


1) O que é hereditariedade?


2) Como Mendel explicou os resultados dos seus experimentos com ervilhas de cheiro?


3) Cite características importantes na seleção artificial praticada atualmente com sementes de milho.


4) O que são genes?


5) Como podem ser os alelos?


6) Como são representados os alelos dominantes e os recessivos?





______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------





MARÍCIA - INGLÊS





ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 05/08/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)



Acesse o link abaixo e resolva a atividade online de inglês:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScY58ALDhTebUJFCUkNwXu5sDj4KMsPQEeIjIOVGMhuS6t0fg/viewform?vc=0&c=0&w=1

Bom desempenho!


ATIVIDADE DE INGLÊS DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 05/08/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk


Acesse o link abaixo e resolva a atividade online de inglês:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScJtqaTPf6E_2cWteHT_3CdzDAFkIFSpVcTlh6pquB5wVqFBA/viewform?vc=0&c=0&w=1

Bom desempenho!


ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 05/08/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk


Proponho que você  escute essa música e reflita sobre o que ela transmite . Conversaremos sobre ela no nosso encontro do Google Meet. Segue o link da música.


Acesse o link abaixo e resolva a atividade online de inglês:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScZmwQ_CiwFLhqUCKEn-Wfys8d5zwr1pp5dXtDeaLNGP3xiWw/viewform?vc=0&c=0&w=1

Bom desempenho!


ATIVIDADE DE INGLÊS DO 9º ANO A, B, e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 05/08/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)


Proponho que você  escute essa música e reflita sobre o que ela transmite . Conversaremos sobre ela no nosso encontro do Google Meet. Segue o link da música.


Link da música: https://youtu.be/US1YcShrjJI

Acesse o link abaixo e resolva a atividade online de inglês:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdgdmc69puk2Ek2PggDURZxnfkGgJyLrNQ3wnT3Oq-Hcd4Eww/viewform?vc=0&c=0&w=1
Bom desempenho!


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------




AULAS DE QUINTA-FEIRA





EUGÊNIO - HISTÓRIA





ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/08/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp


Grécia Antiga: pólis, religião e olimpíadas 134 a 141

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=PLM3azrRnA0

Leia: https://istudi.wordpress.com/2018/09/02/resumo-6o-ano-grecia-antiga/
              
1) Assinale (A) se estiver relacionado à Atenas e (E), se estiver relacionado à Esparta:

(    ) vivia do comércio marítimo.
(    ) distante do mar e militarizada.
(    ) foi fundada pelos jônios.
(    ) foi fundada pelos dórios
(    ) berço da democracia.
(    ) era uma oligarquia.



2) Uma das heranças dos gregos para os dias atuais, está no campo da política e é a democracia.  O que se compreende por democracia?  Como se exerce ela?



3) Todos os habitantes de Atenas eram considerados cidadãos, ou seja, podiam  participar  nas decisões políticas  por meio do voto? Justifique.


4) Assinale com um X o que estiver correto em relação à religião na Grécia Antiga.

(    ) os antigos gregos imaginavam os seus deuses semelhantes aos humanos.
(    ) o ponto mais alto da Grécia, o Monte Olimpo, era considerado a morada dos deuses.
(    ) na imaginação religiosa grega antiga, os deuses só faziam o bem, nunca o mal.
(    ) os gregos também cultuavam os heróis, o filho de um deus com uma mortal.

5) Apenas leia com atenção o texto:


As olimpíadas na Grécia Antiga

As primeiras olímpiadas eram um evento explicitamente religioso, dedicado à veneração de Zeus. Os jogos eram sempre disputados, a cada quatro anos, num mesmo local remoto e de difícil acesso no noroeste do Peloponeso. Os competidores e expectadores eram todos gregos de diferentes cidades. Os “bárbaros”, ou seja, os estrangeiros, não podiam participar. As mulheres também não podiam por uma razão bem simples: os atletas competiam nus a maior parte do tempo. As modalidades eram poucas: corrida a pé, corrida equestre, arremesso de dardos, arremesso de disco de pedra, salto em altura e luta corpo a corpo. O campeão recebia como recompensa uma coroa de folhas de oliva e para imortalizar a sua fama podia encomendar a um artista para esculpir uma escultura sua em bronze ou mármore.


a) Identifique as diferenças nas olimpíadas do passado para as dos dias atuais. 





ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/08/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp

A descoberta das terras americanas – Conquista das terras astecas (127 a 129 / 135 a 136)

Leia: https://istudi.wordpress.com/2018/06/05/resumo-7o-ano-as-grandes-navegacoes/

         https://brasilescola.uol.com.br/historiag/hernan-cortes-conquista-dos-astecas.htm



1) Em qual lugar do Brasil, atual, o navegador Pedro Álvares Cabral  desembarcou? Quando isso aconteceu?



2) Qual ato  marcou a posse das terras brasileiras pelo rei de Portugal?



3) Por que a Inglaterra, a França e a Holanda foram os últimos países da Europa a ingressarem nas Grandes Navegações?

a) porque não tinham saída para o mar.
b) porque não possuíam conhecimentos náuticos.
c) porque enfrentavam problemas internos: disputas políticas e religiosas.



4) Observe as imagens que retratam a conquista espanhola das terras astecas, em meados do século XVI

a) Que função a mulher (na fig. 1) desempenha na conversa entre os espanhóis e os astecas? Quem é o personagem que se encontra assentado?
b) Como se conclui para saber quem são os espanhóis e quem são os indígenas?
c) Quem são os aliados dos espanhóis na luta contra os astecas? O que isso revela sobre os povos do império asteca?
d) Quem está em vantagem na guerra? Por quê?  





ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/08/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp

A Independência do Brasil (página 128 a 146)

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=vsvmee732T8

              https://www.youtube.com/watch?v=CLlSgnqLDaY


1) Por que Dom João VI voltou, em 1821, para Portugal?
a) porque os brasileiros o antipatizavam por dar vantagens econômicas aos ingleses
b) porque os brasileiros se insatisfizeram com a abertura dos portos
c) porque os deputados portugueses assim exigiram.


2) Qual grupo social passou a apoiar a permanência de D.Pedro no Brasil? Por quê?



3) Qual foi o ato de Dom Pedro que marcou a independência política do Brasil e ao mesmo tempo  iniciou o 1º Reinado?




4) Quais foram os dois movimentos separatistas que D. Pedro I enfrentou durante o seu reinado?

a) Confederação do Equador e Questão Cisplatina
b) Revolução Pernambucana e Revolução Farroupilha.
c) Conjuração Mineira e Conjuração Baiana. 


5) Preencha corretamente os espaços:


A_____________________foi um movimento em que as províncias da região_____________ pretendiam se separar do Brasil. Foi motivada pela crise ____________ que afetava a região e pela insatisfação da elite com o poder _________. Este movimento fracassou diante da falta de concordância  de seus membros em ao fim da __________.



6) Considere e assinale somente o que for verdadeiro sobre as causas que levaram o reinado de Dom Pedro ao fim:

(    ) a brutal repressão à Confederação do Equador.
(    ) a perda da Província Cisplatina, que se tornou o Uruguai.
(    ) a preocupação de D. Pedro I com a sucessão ao trono português.

(    ) a acusação de ser D. Pedro o mandante do assassinato de um jornalista.



ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/08/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp


Momentos finais da 2ª Guerra Mundial – Guerra Fria

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=uaS8gZXyNw0



O Brasil na Segunda Guerra Mundial





No começo da guerra, o então Presidente Getúlio Vargas manteve o Brasil neutro e conservou os laços comerciais tanto com os alemães quanto com os norte-americanos. No entanto, essa neutralidade ficou cada vez mais difícil de mantê-la. Temendo a influência nazista na América do Sul, os Estados Unidos adotaram para com o Brasil a “política da boa vizinhança” ao financiar a industrialização e abrir as portas da indústria cinematográfica para artistas e personagens brasileiros, a exemplo da atriz Carmem Miranda e do desenho animado Zé Carioca. Em 1942, quando Vargas declarou-se favorável da união dos países americanos contra o Eixo, a Alemanha reagiu torpedeando 6 navios brasileiros, causando centenas de mortos. O Brasil, por sua vez respondeu o ataque enviando 25.334 “pracinhas” que se uniram aos Aliados, contrariando o ditado popular que dizia: “é mais fácil a cobra fumar do que o Brasil entrar na Guerra”.


a) Qual era a postura do Brasil no começo da Guerra e o que fez mudar?


b) Em que consistia a “politica da boa vizinhança”, adotada pelos EUA?


c) Como popularmente eram conhecidos os soldados brasileiros enviados para lutar na 2ª Guerra e por que adotaram a cobra como símbolo?



2) Qual foi o acontecimento que marcou o fim da Segunda Guerra Mundial?

a) foi a rendição da Alemanha ante a invasão do Exército Vermelho.
b) foi a rendição da Itália, resultando na execução publica de Mussolini.
c) foi a rendição do Japão, após o bombardeio atômico a Hiroshima e Nagasaki.


3) Qual das alternativas abaixo explica melhor a expressão "Guerra Fria".


a) Guerra entre EUA e URSS onde as batalhas ocorreram em áreas de clima frio.
b) Guerra ocorrida na década de 1950, entre EUA e URSS, em que ocorreu uso de armas nucleares.
c) Disputa ideológica entre os Estados Unidos (capitalismo) e a URSS (socialismo) sem guerras de fato, ou seja, sem embate militar direto entre os dois países.



4) Quais os dois blocos militares que se formaram durante a Guerra Fria e quais países os lideraram?



a) OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte (liderada pelos Estados Unidos) e Pacto de Varsóvia (liderada pela União Soviética).

b) OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte (liderada pelos Estados Unidos) e Benelux (liderada pela Bélgica).

c) Pacto de Varsóvia (liderada pela União Soviética) e Tríplice Aliança (liderada pela Alemanha).







______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------






RAFAEL - ED. FÍSICA





ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/08/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)


Tema: Atividade Física.
Objetivo: Desenvolver atitudes e hábitos saudáveis de práticas de atividade física.

Conteúdo: 

Texto: https://beecorp.com.br/blog/atividade-fisica-qual-sua-importancia/

Vídeo : https://youtu.be/-fKtMlFy-AY


ATIVIDADE 1

Prática de Atividade Física durante o momento tira dúvidas. 


“Não é perdido o tempo gasto em exercícios físicos”
Ellen White

ATIVIDADE (Bônus) 

DETETIVE 


Forme um círculo com amigos e escolha um detetive e um assassino. Esse piscará o olho para os outros amigos, que dirão: “Morri.” Se o detetive achar o assassino, esse dirá: “Você está preso.” E se o assassino descobrir quem é o detetive, dirá: “Você está morto.”


ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/08/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)


Tema: Alongamento e Flexibilidade. 
Objetivo: Aumentar o grau de amplitude articular do músculo na sua totalidade.

Conteúdo: 

Texto: https://cuidai.com.br/falta-flexibilidade#.XyQDnbb-SYU.whatsapp

Vídeo: https://youtu.be/JpQC__goJiw

ATIVIDADE 1

Prática de Alongamento e Flexibilidade durante o momento tira dúvidas. 


“A prática de atividade física, pode ser uma pequena parte do seu dia, transformada em VIDA.”
João Ricardo Mesquita

ATIVIDADE (Bônus) 

VOLEI COM BALÕES 


Coloque uma rede, se possível, ou algo para servir de rede; forme duplas e entregue a elas uma toalha e um balão cheio de água. O balão deve ser arremessado para o outro lado e vice-versa.


ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/08/2020 às 9h - 10h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)


Tema: Condicionamento Físico e Habilidades. 
Objetivo: Proporcionar a melhora do condicionamento físico dos alunos através de exercícios. 

Conteúdo: 

Texto: https://blogeducacaofisica.com.br/10-dicas-condicionamento-fisico/

Vídeo : https://youtu.be/XW9IZfHiVZM

ATIVIDADE 1

Prática de Condicionamento Físico durante o momento tira dúvidas. 


“Educação Física ensina através do corpo o que você não é capaz de dizer com palavras ou explicar em números.”
Grazielle Dias

ATIVIDADE (Bônus) 

ESTALINHO


Objetivos específicos: Coordenação motora, ritmo, atenção. LOCAL: Ar livre e sala. Formação: círculo. Organização: alunos numerados seguidamente formando um círculo na posição “sentados”. Todos iniciam o jogo batendo duas vezes e estalando os dedos uma vez na mão direita e outra na esquerda. Execução: um aluno ao estalar os dedos da mão direita diz seu número e ao estalar da mão esquerda, chama um número correspondente a um companheiro. Aquele que for chamado continuará o jogo dizendo o seu número e chamando outro. Quem errar e quem chamar o número que já saiu, também irá sair.



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------






RONMICY - ED. FÍSICA





ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/08/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/asd-dycp-drf)

TEMA: Primeiros Socorros - Convulsão Epilética 

Objetivo: conscientizar os alunos sobre a importância dos primeiros socorros de Convulsão Epilética.

Assista ao vídeo pelo link a seguir: https://youtu.be/eRXYfo_9UGY

Questionário:

1 - O que é uma convulsão?

2 - Como agir durante uma Convulsão?

3 - Quais erros não se devem cometer durante um ataque de epilepsia?


Responder de acordo com o vídeo. 


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------





AULAS DE SEXTA-FEIRA




GEORGE - GEOGRAFIA




ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 6º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 07/08/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx


REVISÃO (UNIDADE - 01 e 02)

1. Para atingir o objetivo de ler e interpretar mapas, o leitor necessita de identificar e analisar os elementos de representação cartográfica. Entre esses, a escala cumpre um papel importante, visto que é a partir dela que se tem

a) a localização de um fenômeno na superfície terrestre.
b) a apresentação da superfície esférica no plano.
c) os diferentes fusos horários no globo.
d) a identificação dos diferentes hemisférios terrestres.
e) o nível de detalhes das informações representadas.


2. A bússola é um instrumento de localização sobre a superfície terrestre bastante conhecido, esta utiliza __________________________ para auxiliar na orientação de pessoas, lugares e objetos sobre a superfície terrestre.

a) A energia solar
b) O campo magnético
c) A Lua


3. É a distância entre um ponto qualquer da superfície terrestre e a Linha do Equador:

a) Longitude
b) Greenwich
c) Latitude


4. Explique o diálogo entre os personagens sobre representação cartográfica
(Três linhas mínimas)

5. Defina:

A. Escala cartográfica

B. Mapa de pequena escala




ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 07/08/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx


REVISÃO (UNIDADE - 01 e 02)

1. Assinale a alternativa que melhor caracteriza o atual momento da atividade industrial no Brasil.

a) investimentos nacionais e predominância de empresas estatais.
b) investimentos estrangeiros e desconcentração industrial.
c) instalação de indústrias em regiões densamente urbanizadas e concentração da mão de obra.
d) predomínio de fábricas tecnológicas de origem brasileira, com evasão de capital externo.


2. Sobre o processo de industrialização brasileiro, são feitas as seguintes afirmações.

I - A partir de 1930, começa um importante projeto de criação de infraestrutura para o desenvolvimento do parque industrial.
II - A partir da Segunda Guerra Mundial, acentua-se o processo de estatização das indústrias na Região Sudeste.
III - A partir de 1964, amplia-se o parque industrial para atender à demanda da modernização da agricultura.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e III.
e) Apenas II e III.


3. Explique como e quando (contexto político e econômico) a indústria automotiva passou a ter papel importante na economia brasileira.



4. Leia o texto a seguir e responda corretamente

O verdadeiro nascimento da indústria automotiva ocorre durante os governos de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek. O primeiro tomou medidas importantes como a proibição da importação de veículos montados e a imposição de alta taxação de peças. Outro ponto capital, não só no nascimento da indústria automobilística como na de outros setores foi a instalação da CSN - Companhia Siderúrgica Nacional, que possibilitou  a manufatura em território brasileiro de chapas e barras de ferro e aço, matéria-prima de todo automóvel, bem como a fabricação de várias peças.
Já Kubitschek deu o passo seguinte, dando condições às indústrias no Brasil para desenvolver localmente qualquer tecnologia estrangeira. A primazia do primeiro carro 100% fabricado nacionalmente coube à Romi, indústria de tornos e equipamentos agrícolas, que obteve o licenciamento de um minicarro italiano, o Isetta. Surge assim, em 1956, a Romi-Isetta, como ficou conhecida, com um motor semelhante ao de uma motocicleta, rodas diminutas, aro 14 e somente uma porta, frontal. No mesmo ano, outras fábricas, como a FNM (Fábrica Nacional de Motores) e a Vemag (de origem alemã) lançavam carros totalmente nacionais, apesar de serem cópias licenciadas de modelos baratos europeus e norte-americanos. Kubitschek criou ainda o GEIA - Grupo Executivo da Indústria Automobilística, destinado a viabilizar as iniciativas de produção de automóveis nacionais.
Em 1959 é a vez da Volkswagen, que instala sua filial em São Bernardo do Campo, SP, e monta os primeiros Fuscas e Kombis nacionais. A empresa irá liderar o mercado de automóveis no Brasil até o início dos anos 90. O automóvel nacional tornava-se uma realidade palpável, e o cenário urbano já era "invadido" pelos modelos nacionais, que ocupavam o espaço dos importados.
No fim dos anos 60 e início dos 70, o consumidor se torna mais exigente, e os modelos passam a ter uma qualidade melhor, sendo que várias empresas pequenas surgem, com destaque para a Gurgel e a Puma. Ao mesmo tempo, quatro empresas irão se consolidar como as principais fabricantes do país, dominando quase todo o mercado: Volkswagen, GM, Ford e Fiat.
Nos anos 90, a importação de veículos volta a ser estimulada, abrindo o mercado brasileiro. Atualmente, o Brasil possui 20 empresas competindo em um lucrativo mercado, onde estima-se que haja proporcionalmente um carro para cada cidadão brasileiro na região da grande São Paulo.

A. Quais presidentes são os responsáveis pelo desenvolvimento da indústria automotiva no Brasil? Explique


B. Cite exemplos de empresas brasileiras citadas no texto que foram importantes nesta indústria.



5. Sobre o poema de cordel, responda:

a) Qual a temática principal?
b) O que é uma barragem?
c) Qual o melhor a maior exemplo de barragem no Ceará?
d) Qual o maior rio perenizado do Ceará? Por que não é perene?
e) Cite as 5 maiores bacias hidrográficas do Brasil


6. Quais formas de relevo estão representadas na figura representativa do Jogo Minecraft? * Busque citar o maior número possível





ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 8º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 07/08/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)


REVISÃO (UNIDADE - 01 e 02)

1. Em relação ao sistema de castas de uma sociedade, assinale a alternativa correta.

a) Existe mobilidade social dentro de uma sociedade de castas.
b) A exogamia faz parte dos casamentos realizados em sociedades de castas.
c) Não existe mobilidade social dentro de uma sociedade de casta.
d) Dentro de um sistema de castas não é importante a hereditariedade.
e) Em um sistema de casta não existe a divisão entre castas superiores e inferiores.


2. De acordo com a teoria de Marx, a desigualdade social explica-se:

a) Pela distribuição da riqueza de acordo com o esforço de cada um no desempenho de seu trabalho.
b) Pela divisão da sociedade em classes sociais, decorrente da separação entre proprietários e não proprietários dos meios de produção.
c) Pelas diferenças de inteligência e habilidade inatas dos indivíduos, determinadas biologicamente.
d) Pela apropriação das condições de trabalho pelos homens mais capazes em contextos históricos, marcados pela igualdade de oportunidades.


3. Os sistemas de estratificação estão divididos em quatro tipos diferentes:

a) a escravidão, a casta, o estamento e a classe.
b) As castas, os estamentos, a democracia e as classes.
c) a escravidão, a servidão, o estamento e a classe.
d) a escravidão, a casta, o regimentalismo e a classe.


4. O êxodo rural no Brasil foi mais intenso entre as décadas de 1960 e 1980, período em que também se acentuou o processo de urbanização no país. Dentre as principais causas do êxodo rural no Brasil, podemos destacar:

a) a mecanização do campo, que substituiu a mão de obra humana por máquinas, forçando a migração do trabalhador do campo para as cidades.
b) a política de governo implantada na ditadura militar, que incentivava a ida das pessoas para as cidades a fim de facilitar o controle social pelo Estado.
c) a grande quantidade de pragas na lavoura, que impossibilitava o cultivo de praticamente todos os tipos de gêneros agrícolas.
d) a grande quantidade de eventos sociais nas cidades, que atraia os jovens para as grandes cidades e que acabavam preferindo morar nelas.
e) a grande quantidade de pessoas vivendo no campo, que diminuía a oferta de trabalhos disponíveis e incentivava a migração dos trabalhadores para as cidades em busca de trabalho.


5. Complete corretamente:

“De fato. Quando é meio-dia nos Estados Unidos, o sol, todo mundo sabe, está se deitando na ________. Bastaria ir à França num minuto para assistir ao pôr-do-sol. Infelizmente, a França é longe demais. Mas no teu pequeno planeta, bastava apenas recuar um pouco a cadeira. E contemplavas o crepúsculo todas as vezes que desejavas. . .”
Saint-Exupéry, Antoine

a) Brasil
b) Argentina
c) Cuba
d) Chile
e) França



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 9º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 07/08/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)


REVISÃO (UNIDADE - 01 e 02)

1. Os três países que apresentam as melhores médias de Índice de Desenvolvimento Humano são, respectivamente:

a) Estados Unidos, França e Reino Unido
b) Brasil, Austrália e Japão
c) Níger, Finlândia e Alemanha
d) Noruega, Austrália e Islândia
e) Japão, Noruega e Suíça


2. O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é elaborado considerando-se dados sobre a longevidade, PIB (Produto Interno Bruto) per capita, grau de escolaridade e poder de compra de uma população. Varia de 0 a 1, sendo que os valores mais próximos a 1, indicam melhores condições de vida. Sobre o assunto, considere as afirmativas.

I. Trata-se de um índice que oculta a qualidade de vida de uma população por relacionar fenômenos independentes.
II. Trata-se de um índice que explicita as desigualdades sociais em diferentes escalas, pois combina indicadores de desenvolvimento social.
III. Trata-se de um índice que oculta a existência de políticas públicas voltadas à melhoria da saúde, distribuição de renda e nível de escolaridade.
IV. Trata-se de um índice que oculta diferenças interpessoais, pois resulta de cálculos obtidos a partir de médias.

Assinale a alternativa correta:

a) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
d) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
e) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.


3. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um indicador do nível de desenvolvimento socioeconômico de um dado país que leva em conta, simultaneamente, diversos aspectos, tais como expectativa de vida, índice de mortalidade infantil, grau de escolaridade e poder de compra da população. A relação entre o consumo anual de energia per capita (TEP) e o IDH, em vários países, está indicada no gráfico abaixo, no qual cada ponto representa um país.



Com base nesse conjunto de dados, pode-se afirmar que:

a) o IDH cresce linearmente com o consumo anual de energia per capita.
b) o IDH aumenta, quando se reduz o consumo anual de energia per capita.
c) a variação do IDH entre dois países é inferior a 0,2, dentre aqueles, cujo consumo anual de energia per capita é maior que 4 TEP.
d) a obtenção de IDH superior a 0,8 requer consumo anual de energia per capita superior a 4 TEP.
e) o IDH é inferior a 0,5 para todos os países com consumo anual de energia per capita menor que 4 TEP.


4. Leia o texto e faça o que se pede:

O Brasil é um Parceiro-Chave da OCDE, com quem a OCDE mantem uma cooperação desde início dos anos 1990. O Conselho Ministerial da OECD adotou em 16 de maio de 2007 uma resolução fortalecendo a cooperação com o Brasil, assim como com a China, Índia, Indonésia e África do Sul, através de um programa de maior engajamento, definindo estes países como “Parceiros-Chaves” da OCDE. Como um Parceiro-Chave, o Brasil tem a possibilidade de participar dos diferentes órgãos da OCDE, aderir aos instrumentos legais da OCDE, se integrar aos informes estatísticos e revisões por pares de setores específicos da OCDE, e tem sido convidado a participar de todas as reuniões Ministeriais da OCDE desde 1999. O Brasil contribui para o trabalho dos Comitês da OCDE e participa em pé de igualdade com os países membros da OCDE em diversos órgãos e projetos importantes da Organização.
Para coordenar a cooperação, a Secretaria de Relações Globais da OCDE desenvolve e supervisiona as orientações estratégicas desta relação e assegura que o diálogo se mantenha focado, com visão de futuro e de benefício mútuo. Reuniões são realizadas frequentemente entre oficiais brasileiros e experts de países da OCDE e do Secretariado da OCDE sobre temas de acordo mútuos, baseados em estudos analíticos. Isto resulta em uma relação mutualmente benéfica. O Brasil valoriza a oportunidade de discutir temas e desafios essenciais de políticas públicas no contexto multilateral e de aprender com a experiência dos países da OCDE que enfrentam desafios similares nas mais diversas áreas. Este relacionamento também beneficia os países membros e não-membros da OCDE ao permitir que eles adquiram um maior entendimento do Brasil à medida que este se torna um agente fundamental na economia globalizada.
Consolidando essa cooperação crescente e mutuamente benéfica, o Brasil expressou oficialmente seu interesse em se tornar um membro da OCDE em maio de 2017. Desde então, o país intensificou ainda mais sua cooperação com a OCDE, convergindo para os padrões da Organização e buscando ampliar sua participação nos diferentes órgãos da OCDE.

Fonte: OCDE

A. Pesquise sobre as atuais funções da OCDE.


B. Qual a relação da OCDE com o Ministério da Educação – MEC?


C. Quais as vantagens do Brasil ser um parceiro-chave da OCDE?




5. Observe as afirmativas a seguir a respeito da OCDE e responda V para as verdadeiras e F para as falsas.

I. (   ) Os países membros da OCDE apoiam os princípios da democracia representativa e são conhecidos como “Clube dos Ricos”.
II. (   ) A criação da OCDE deu-se no período anterior à Primeira Guerra Mundial, visto que os países acreditavam que somente incentivando a paz é que a guerra poderia ser evitada.
III. (   ) A sede da OCDE localiza-se na Alemanha.

a) VVF
b) FFV
c) FVF
d) VFF


6. Sobre a OCDE, assinale a alternativa incorreta.

a) O Brasil tornou-se um membro da OCDE em 2017, quando foi apresentado o pedido de adesão à organização.
b) A OCDE representa uma organização que se dedica ao desenvolvimento econômico, sendo integrada por países membros que procuram promover padrões internacionais sobre questões econômicas, financeiras, comerciais, sociais e ambientais.
c) Atualmente, a organização conta com 26 membros e alguns parceiros estratégicos.
d) Um dos objetivos da OCDE é promover políticas que proporcionam o bem-estar socioeconômico da população no mundo todo.



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------






NETO - ENSINO RELIGIOSO





ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - TODAS AS TURMAS

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 07/08/2020, pelo link https://meet.google.com/fsn-nypp-tsg



Atenção aos horários:   6º ano: de 13h - 14h 

                                      7º ano: de 09h - 10h 

                                      8º ano: de 14h - 15h

                                      9º ano: de 10h - 11h



Atividade de Ensino Religioso
Prof. Neto Almeida


Olá, turma! Mais uma semana em isolamento social. Fique em casa e se precisar sair, use máscara. 

Vamos assistir o curta metragem abaixo sobre a intolerância e depois responda as questões em seu caderno. 

Vídeo: https://youtu.be/oIir4wgWNO8


Questão 01
Relate o que está acontecendo na história do curta que você assistiu. 

Questão 02
O que é intolerância? Pesquisa em um dicionário o significado dessa palavra. 

Questão 03.
Faça uma pesquisa com as pessoas que moram em sua casa. Pergunte para elas: você se considera intolerante? 

Questão 04.
Por que será que as pessoas não se consideram intolerantes, mas ainda temos tantos desrespeitos com a opinião e as escolhas dos outros? 

Questão 05.
Como podemos ser mais tolerantes com a religião dos outros? 

Boa atividade





______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário