quinta-feira, 16 de setembro de 2021

ATIVIDADES - SEMANA 13/09/2021 a 17/09/2021

 

AULAS DE SEGUNDA-FEIRA


ANDRÉA - PORTUGUÊS



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/09/2021 às 09h - 11h)


ASSUNTO: USO DOS PORQUÊS

 

Assista ao vídeo para compreender o conteúdo.

https://www.youtube.com/watch?v=AQfHQP-JLcA

 

Copie a explicação abaixo em seu caderno.

POR  QUE: usado em frases interrogativas diretas e indiretas;

                  pode ser substituído por: pela qual, pelas quais, pelo qual, pelos quais.

 Ex: Por que ele sumiu?

        Pessoal, eu não sei por que ele sumiu.

        A rua por que ( pela qual )passei era perigosa.

 

POR  QUÊ: usado no final de frases.

Ex: Eles estão revoltados por quê?

 

PORQUE = pois

Ex: Não fui à festa porque ( pois ) choveu.

 

PORQUÊ = motivo, razão. Sempre aparece antecedido pelo artigo o.

Ex: Não sei o porquê do seu sumiço.

 

ATIVIDADE

Por que, quando descemos a serra, nosso ouvido tapa?

    Dentro da orelha, temos uma membrana muito fina chamada tímpano. Quando descemos uma serra, ela é empurrada para o fundo devido ao aumento da pressão da atmosfera nos pontos mais baixos da Terra. Essa sensação desaparece logo porque no fundo da orelha há também um canal que se comunica com a faringe e o nariz. O ar entra por ele e empurra o tímpano no sentido contrário, ajudando a equilibrar a pressão. Para melhorar o desconforto, é bom mastigar ou engolir algo, pois esses movimentos ajudam a levar ar até esse canal.

Revista “Recreio”, ano 6, n. 274, p.5.

1- Na passagem “Essa sensação desaparece logo porque no fundo da orelha há também um canal que se comunica com a faringe e o nariz.”, a palavra destacada introduz:

(A) uma comparação

(B) uma finalidade

(C) uma conclusão

(D) uma explicação

 

2- Justifique o emprego da grafia “por que” no título do texto.

 

 

3- No trecho “Para melhorar o desconforto, é bom mastigar ou engolir algo, pois esses movimentos ajudam a levar ar até esse canal.”, o termo grifado poderia ser substituído por

(A) porque

(B) por que

(C) porquê

(D) por quê

 

4- Complete corretamente as frases com por que, por quê, porque ou porquê.

 

a - Não sei o __________________ de o nosso ouvido tapar quando descemos a serra.

 b- Para melhorar o desconforto gerado, é bom mastigar ou engolir algo.”. _______________?

c - O clima da Terra está se alterando __________ os gases expelidos sobretudo pelas indústrias destroem a camada de ozônio. 


d - ____________ há tantos casos de doenças no pulmão nos dias de hoje?


e - Ele não explicou o ________________ da sua demissão.


f - Você não foi à nossa casa ____________?


Não queremos saber _____________ as ruas estão tão esburacadas; queremos que 
sejam consertadas. 




A força de vontade é o leme que conduz a nossa vida e nos faz navegar em busca de nossos sonhos.

BOM DESEMPENHO!! 






ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B, C e D.

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/09/2021 às 13h - 15h)   


ASSUNTO: FIGURAS DE LINGUAGEM

 

O assunto abordado encontra-se nas páginas 76, 77, 78, 86,87 e 88.

Para entender melhor o conteúdo, assista aos vídeos.

Seguem links: https://www.youtube.com/watch?v=n0e75nRstcU
                        https://www.youtube.com/watch?v=Hi-2LNNg4SE

PARA FACILITAR, SEGUE UM RESUMO SOBRE AS FIGURAS DE LINGUAGEM QUE IREMOS ESTUDAR. COPIE EM SEU CADERNO.


PROSOPOPEIA OU PERSONIFICAÇÃO:  atribuir características humanas a animais ou seres inanimados. Ex: Chorava a flor.

HIPÉRBOLE: exagero na comunicação. Ex: O povo estourava de rir.


ONOMATOPEIA:  imitação de sons. Ex: tic-tac.


POLISSÍNDETO: repetição das conjunções e/ nem.

 

ALITERAÇÃO: repetição de sons consonantais.

 

ASSONÂNCIA: repetição de sons vocálicos.

COMPARAÇÃO:  é explícita. Utiliza-se termos comparativos ( como, que nem, tal qual etc.)

Ex: A criança é forte como um touro.

METÁFORA: comparação implícita. Ex: O vendedor é uma raposa.

 

IRONIA: diz o contrário do que se pretende. Ex: Ele é tão inteligente, que não acerta nada.

 

METONÍMIA: substituição de um termo por outro.

Ex: Gosto de tomar coca-cola. /  Adoro ler José de Alencar.

 

EUFEMISMO: suaviza ideias ruins.

Ex: Políticos apenas desviam dinheiro.

ATIVIDADE

1) Classifique as figuras de linguagem das frases abaixo:

a- Os poemas são pássaros que chegam.

b- “Quando te vi passar fiquei paralisado

Tremi até o chão como um terremoto no Japão [...]”

c- Se não fosse pelo atalho levaria um século para chegar.

d- “Quando eu cerrar os olhos moribundos / tu chorarás por mim um pranto saudoso.”

e- Amo caldo de cana. Já tomei três copos. 

d- Com o dinheiro compraria dez cabeças de gado.

e- Minha vida é o vento, sempre em movimento.

f- Percebi que seu amigo não se prende muito aos bons modos.

g- “Mas dentro de mim (...) o coração grita – Mentira!”

h- Foi reprovada de novo? Parabéns para você!     

i- Meu coração me diz que não estou sozinho.

j- Você já leu Paulo Coelho?     


                 

A força de vontade é o leme que conduz a nossa vida e nos faz navegar em busca de nossos sonhos.

BOM DESEMPENHO!!





         ______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



GISLENE - PORTUGUÊS


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO (A e B)

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/09/2021, de 09h - 11h)


Atividade sobre  - "Cyberbullying"


Cyberbullying é o bullying que acontece em ambientes virtuais. Isso ocorre quando as pessoas são maltratadas, humilhadas, provocadas, ameaçadas ou expostas na internet. No ambiente virtual, fotos e boatos podem se espalhar rapidamente, por isso, esse tipo de bullying pode trazer muito sofrimento para a vítima.


Não pratique o cyberbullying e, caso seja você a vítima, conte para um adulto o que está acontecendo. Não responda mensagens ofensivas, mas também não as apague, pois elas são a prova de que você está sendo maltratado. 


01) O que a tirinha acima retrata? Você já passou por algo semelhante? Comente:


02) Qual a intenção da personagem Alcides? 


03) Que ideia a vítima encontrou para fugir desse problema? Ela funcionou?


04) Onde esse tipo de situação está ocorrendo? O que você usou como "pista" para chegar a essa conclusão? 


05) Elabore novas falas, menos formais, para as personagens, mas mantendo o sentido original:


06) Com suas próprias palavras, diferencie bullying de cyberbullying:


07) Qual dos dois você ainda considera pior? Por quê?


08) Em tempos de aulas on-line, você acha que o problema do cyberbullying se agravou ou continua a mesma coisa? Justifique sua resposta:



Leia


09) Explique que ideia a linguagem não-verbal acrescenta à linguagem verbal:

10) Posicione-se sobre a afirmação presente no cartaz, argumentando bem:





ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO (A, B e C)

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/09/2021, de 13h - 15h)


Leitura – Compreensão e interpretação Textual.

Leia a tira em quadrinhos abaixo



1. A tirinha lida faz parte de uma campanha comum no mês de setembro. Qual é essa campanha?

2. Qual foi o objetivo dessa tirinha?

3. Na sua opinião, por que se faz necessário criar textos como essa tirinha relacionada a uma campanha?  

Texto 

 



4- O que a charge denuncia?  Você acha que é essa a realidade da maioria dos alunos ou de uma minoria?  Explique: 



Leia a charge abaixo e responda:



5-A Charge é uma critica

a) Ao descaso com o ensino público.

b) Aos erros da reforma ortográfica

c) A falta de qualificação dos professores.

d) A violência nas escolas.


Cartum



6- Analisando o cartum em questão, você considera eficiente o modo como o cartunista abordou o tema, ou seja, ele conseguiu chamar a atenção da sociedade para o problema do preconceito e da falta de respeito com o próximo?



Texto I

 


"EU LEVO UMA VIDA DE CACHORRO! Não me drogo, não odeio, não contamino, não invejo, não cobiço, não traio e sobretudo, não dependo de bens materiais para SER FELIZ!"

Texto II

 Anedota - Um músico mambembe resolve ganhar algum dinheiro tocando sanfona no meio da praça. Aparece um fiscal e o interrompe:

 – Você tem licença?

 – Não.

 – Então me acompanhe.

 – Claro. E que música o senhor vai cantar? (Brasil: almanaque de cultura popular. São Paulo, n.97, maio 2007. In: Maria Luiza M. Abaurre e outras. Ed. Moderna, vol. 3. Português: contexto, interlocução e sentido)


  7-   A partir da leitura dos textos I e II, é correto afirmar que, no texto

a) I, a expressão Vida de Cachorro tem sentido de Vida Sofrida.

b) II, a frase Você tem licença? está empregada com sentido figurado

c) II, a forma verbal acompanhe, empregada pelo fiscal, tem como sinônimo “execute o acompanhamento instrumental”. 

d) II, a forma verbal "acompanhe" assume sentidos diferentes para o fiscal e para o músico.

e) I, a frase “EU LEVO UMA VIDA DE CACHORRO!” foi empregada, no contexto, com sentido figurado, significando Vida Indesejável.

  



Se a vida não ficar mais fácil, trate de ficar mais forte

 (Autor desconhecido)


 

 

______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



RONMICY - ED. FÍSICA


ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/09/2021 às 13h - 14h)


TEMA: Danças nordestinas - Parte 2. 

Objetivo: cientificar os alunos sobre a importância das danças nordestinas para o Brasil.


Danças nordestinas - Parte 2.

Maracatu:

O maracatu é de origem africana e foi introduzida no Brasil junto com os escravos que foram trazidos para o país. Essa dança é baseada nas cerimônias de coroação dos reis do Congo. O ritmo é marcado pelo batuque que dá seguimento a dança.
Além disso, é um símbolo da resistência negra no Brasil contra a dominação portuguesa, pois foi a maneira encontrada pelos chefes tribais vindos do Congo de demonstrar sua força e poder.
Apesar dessa dança ter sido amplamente popularizada no carnaval e ter se perdido como dança religiosa, alguns aspectos ainda são mantidos, como as vestimentas, adornos e instrumentos.

Capoeira:

A capoeira é outra dança de origem africana. Sua prática inicial era para os africanos se defenderem contra os europeus, tanto para ataque, quanto para defesa. Era performado com os pés e a cabeça.
Entretanto, a capoeira foi disfarçada como dança para evitar a repressão dos senhores de escravos. Assim, foi incorporada a música com sons de berimbaus, cantos e palmas, se tornando popular em todo o país.

Frevo:

Muito popular no carnaval, o frevo é uma das danças mais conhecidas do Nordeste. Essa dança surgiu no Pernambuco e encanta por seu ritmo extremamente dançante, roupas muito coloridas, pequenos guarda-chuvas e acrobacias.

Sua música é baseada na fusão de gêneros como marcha, maxixe, dobrado e polca. Além disso, a dança foi influenciada pela capoeira, pois havia conflitos entre os blocos de frevo e capoeiristas que estavam na frente saiam para proteger seus blocos e intimidar os rivais.

Bumba meu boi:

Essa é uma dança do folclore brasileiro bem popular, com personagens humanos e animais fantasiosos. O enredo se dá em volta da morte de um boi.
A dança se tornou popular em todo o país, surgindo diferentes representações, com personagens, instrumentos, ritmos, adereços, instrumentos e temas diferentes. Porém, no Nordeste ela é mais valorizada e representada em festas de comemoração aos santos populares.

Xaxado:

O xaxado é uma dança muito característica e típica do sertão nordestino. Esse nome foi dado devido ao som do ruído que as sandálias dos cangaceiros faziam ao arrastar no solo durante as comemorações.
Essa dança era feita somente por homens e considerada uma dança de guerra e entretenimento dos cangaceiros. O motivo de ser realizada só por homens se dava pelo fato de não existir mulheres no cangaço e as armas desempenhavam o papel das damas.
A dança é feita em fila indiana e o da frente é o líder do grupo que puxava os versos cantados. As letras eram insultos aos inimigos e lamento a morte dos amigos ou celebrações de suas vitórias e conquistas.

Samba:

Samba de Roda
O samba veio junto com os escravos africanos e os instrumentos trazidos por eles para o Brasil. No ritmo podem ser utilizados instrumentos variados, como pandeiro, cavaquinho, ataque, tamborim e reco-reco.
Essa dança é um dos maiores símbolos do carnaval no Brasil e existem até competições de escolas de samba. Além disso, existem diferentes tipos de samba, os principais são o samba de roda e o samba de gafieira.

Forró:

O forró é uma dança nordestina e incorpora vários ritmos, como o baião, quadrilha, xaxado e o xote. Os instrumentos principais para a música do forró são acordeão, ou mais conhecido como sanfona, zabumba e triângulo. Essa é uma dança alegre e feita em duplas, que dançam com o corpo colado um no outro e arrastando o pé.



Questionário:

1 - Qual a origem do Maracatu?

2 - A capoeira é uma dança ou uma luta?  Comente ?

3 - fale sobre o Bumba meu boi?

4 - Comente sobre a dança que você mais gosta?














______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------




AULAS DE TERÇA-FEIRA


FRÓES - CIÊNCIAS



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/09/2021 às 10h - 11h) 


Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir:  https://youtu.be/UlNCJd3fJe8













______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



IDELFONSO - CIÊNCIAS



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/09/2021 às 13h - 14h) 


Assista aos vídeos explicativos clicando nos links a seguir:

https://youtu.be/CFZftlFl1HQ

Atividade de ciências 6º ano - Tema 4 Benefícios e prejuízos a saúde

1) Cite 5 direitos que estão no ECA que lhe chamou mais atenção. 

2) Cite ações que podemos realizar em benefício a nossa saúde. 

3) O que são nutrientes?

4) Qual a melhor forma de obtermos os nutrientes?

5) Explique os hábitos corretos que devemos ter em relação:

a) Ao sono?

b) A higiene?

6) Qual a importância da prática de atividades físicas?




ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/09/2021 às 10h - 11h) 


Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: 

https://youtu.be/EAkzSM1KOMg


Atividades de ciências 7º ano - Bioma Amazônia

1) Quanto ao clima responda:

a) Qual o tipo e a variação da temperatura?

b) Qual o índice pluviométrico?


2) Quais as características do solo?


3) Cite as características do Rio Amazonas. 


4) Como se classificam os rios amazônicos? Dê exemplos.


5) Sobre a fauna responda:

a) Quantos milhões de espécies existem?

b) Quais as classes esses animais pertencem?


6) Quantas espécies de plantas e qual a planta símbolo da Amazônia?


7) Quais as principais importâncias da Amazônia para o meio a ambiente mundial?



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/09/2021 às 09h - 10h) 


Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: 

https://youtu.be/EAkzSM1KOMg


Atividades de ciências 9º ano - Bioma Amazônia

1) Quanto ao clima responda:

a) Qual o tipo e a variação da temperatura?

b) Qual o índice pluviométrico?


2) Quais as características do solo?


3) Cite as características do Rio Amazonas. 


4) Como se classificam os rios amazônicos? Dê exemplos.


5) Sobre a fauna responda:

a) Quantos milhões de espécies existem?

b) Quais as classes esses animais pertencem?


6) Quantas espécies de plantas e qual a planta símbolo da Amazônia?


7) Quais as principais importâncias da Amazônia para o meio a ambiente mundial?


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------





MARÍCIA - INGLÊS



ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/09/2021 de 09h - 10h)


HELLO!!!

NOSSA AULA DE HOJE, TERÁ UMA ATIVIDADE BEM DINÂMICA E BACANA DE FAZER. SERÁ UM JOGUINHO ON LINE, ATRAVÉS DO SITE ABAIXO. O ASSUNTO ABORDADO, SERÁ PLURAL OF NOUNS, AQUELE QUE NÓS ACABAMOS DE ESTUDAR.

 

PARA JOGAR , CLIQUE EM START . Depois escolha a opção CLASSIC. Aguarde um tempo e pode iniciar. Vá escolhendo a opção correta.Sucesso ai no seu jogo !!!

https://quizizz.com/join/quiz/56b4d7afc98f48fb31695a15/start?studentShare=true










ATIVIDADE DE INGLÊS DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/09/2021 de 14h - 15h)



HELLO!!!

NOSSA AULA DE HOJE, TERÁ UMA ATIVIDADE BEM DINÂMICA E BACANA DE FAZER. SERÁ UM JOGUINHO ON LINE, ATRAVÉS DO SITE ABAIXO. O ASSUNTO ABORDADO, SERÁ PLURAL OF NOUNS, AQUELE QUE NÓS ACABAMOS DE ESTUDAR.

 

PARA JOGAR , CLIQUE EM START . Depois escolha a opção CLASSIC. Aguarde um tempo e pode iniciar. Vá escolhendo a opção correta.Sucesso ai no seu jogo !!!

https://quizizz.com/join/quiz/56b4d7afc98f48fb31695a15/start?studentShare=true











ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/09/2021 de 13h - 14h)


SEPTEMBER 10th – WORLD SUICIDE PREVENTION DAY

Assista o vídeo e entenda a importância de manter nossa saúde mental, assim como, ajudar aqueles que estão precisando.     https://youtu.be/BNj3xk_ctCA  LIGUE 188 PRA CONVERSAR COM ALGUÉM !

Na aula de hoje, vamos retomar o assunto e atividade passada na aula anterior, tendo em vista na ter sido concluído.

PRODUZA UM CARTAZ , SEMELHANTE A ESSES QUE VIMOS ACIMA , EM COMBATE AO SUICÍDIO. O CARTAZ PODERÁ SER ESCRITO EM PORTUGUÊS, MAS DEVERÁ CONTER UMA FRASE EM INGLÊS. ASSINE SEU NOME, SUA SÉRIE E NOME DA “TEACHER”. COLE-O NA FRENTE DA SUA CASA OU SEU COMÉRCIO , BATA UMA FOTO E ENVIE PARA O EMAIL DA PROFESSORA.

FAÇA – O BEM BONITO E QUE CHAME ATENÇÃO DO PÚBLICO.

CUIDADO COM OS ERROS ORTOGRÁFICOS. ANTES DE COLAR NA PAREDE, CORRIJA AS PALAVRAS.

LEMBRE-SE: ATIVIDADE VALE NOTA.






ATIVIDADE DE INGLÊS DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/09/2021 de 10h - 11h)


SEPTEMBER 10th – WORLD SUICIDE PREVENTION DAY

Assista o vídeo e entenda a importância de manter nossa saúde mental, assim como, ajudar aqueles que estão precisando.     https://youtu.be/BNj3xk_ctCA  LIGUE 188 PRA CONVERSAR COM ALGUÉM !

Na aula de hoje, vamos retomar o assunto e atividade passada na aula anterior, tendo em vista na ter sido concluído.


PRODUZA UM CARTAZ , SEMELHANTE A ESSES QUE VIMOS ACIMA , EM COMBATE AO SUICÍDIO. O CARTAZ PODERÁ SER ESCRITO EM PORTUGUÊS, MAS DEVERÁ CONTER UMA FRASE EM INGLÊS. ASSINE SEU NOME, SUA SÉRIE E NOME DA “TEACHER”. COLE-O NA FRENTE DA SUA CASA OU SEU COMÉRCIO , BATA UMA FOTO E ENVIE PARA O EMAIL DA PROFESSORA.

FAÇA – O BEM BONITO E QUE CHAME ATENÇÃO DO PÚBLICO.

CUIDADO COM OS ERROS ORTOGRÁFICOS. ANTES DE COLAR NA PAREDE, CORRIJA AS PALAVRAS.

LEMBRE-SE: ATIVIDADE VALE NOTA.




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



AULAS DE QUARTA-FEIRA


RAFAEL - ED. FÍSICA



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/09/2021 às 10h - 11h)


Assunto: Atletismo.

Conteúdo: Revisão geral. 

Objetivo: Revisar o conteúdo da modalidade atletismo. 


Conteúdo/teórico. 

Texto: https://www.todamateria.com.br/atletismo/

Vídeo: https://youtu.be/cNDdh5Xbphw


Atividade 1. 

1 - Elabore um resumo conceituando a modalidade atletismo e suas respectivas modalidades. 


Citação 

“Lute. Acredite. Conquiste. Perca. Deseje. Espere. Alcance. Invada. Caia. Seja tudo o quiser ser, mas, acima de tudo, seja você sempre.”

Tumblr

       

Sugestão: Atividade 2 (bônus)

https://youtu.be/zjUuRuyQtE0



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/09/2021 às 13h - 14h)


Assunto: Basquete. 

Conteúdo: Revisão geral: Basquete e Basquete de 3x3. 

Objetivo: Revisar o conteúdo de ambas as modalidades. 


Conteúdo/teórico. 

Texto: https://www.todamateria.com.br/basquetebol/

vídeo: https://youtu.be/T7_q5bwtLuU


ATIVIDADE 1

1 - Elabore um resumo para a modalidade de basquete e outro para o basquete de 3x3, destacando regras, quadra, bola, uniforme, jogadores e arbitragem. 


Citação 

“A perseverança é a mãe da boa sorte.”

Miguel de Cervantes


Sugestão: ATIVIDADE 2 (bônus) 

https://youtu.be/ZsLv21Cxzrs 




ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/09/2021 às 09h - 10h)


Assunto: Badminton. 

Conteúdo: Revisão geral. 

Objetivo: Revisar o conteúdo de badminton. 


Conteúdo/teórico. 

Texto: https://www.todamateria.com.br/badminton/

Vídeo: https://youtu.be/8HVkFInoW0U


Atividade 1. 

1 - Elabore um resumo da modalidade badminton destacando sua origem, regras, local de jogo, uniforme e 

equipamentos. 


Citação 

“Paciência e perseverança tem o efeito mágico de fazer as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem.”

John Quincy Adams

       

Sugestão: Atividade 2 (bônus)

https://youtu.be/ihSvkYZ4dAI




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


GISLENE - ARTES (6º e 7º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 6º e 7º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/09/2021 de 09h - 10h)


A LINHA NAS ARTES VISUAIS

OBSERVE AS OBRAS ABAIXO DOS ARTISTAS KANDINSKY, PAUL KLEE E VEJA COMO ELES UTILIZAM AS LINHAS EM SEUS TRABALHOS.


         

Observe os exemplos dessa artista:


 


Atividade

Que tal, agora você fazer a sua obra? Siga as orientações abaixo

Nesta atividade vamos criar um desenho e enfeitar seu fundo com diversas tramas de linhas, sejam elas retas, curvas, onduladas, quebradas ou as que você desejar. Observe os exemplos acima. Inspire-se e capriche!

 


MARÍCIA- ARTES (8º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 8º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/09/2021 de 14h - 15h)




01) Qual a relação existente entre as palavras "jogo" e "fase ruim"? 

 

02) O que, na verdade, essas expressões estão representando, considerando o contexto do Setembro Amarelo? 

 

03) Qual o objetivo do cartaz? Ele foi alcançado? 

 

 

04) No que o cartaz acima se assemelha ao anterior? Explique:

 

05) Explique o efeito causado pelas negações no cartaz acima: 

 

06) Qual a finalidade do cartaz em questão? Ela foi alcançada? 

https://youtu.be/ImOv9fNdWMA

 

07) Assista ao vídeo acima e utilize as informações contidas nele para elaborar UM parágrafo dissertativo-argumentativo(ou seja, exponha sua opinião sobre o assunto, de forma a convencer o leitor ) sobre o tema em questão: 

Pesquise sobre as regras que devem ser usadas no tipo de texto dissertativo-argumentativo.




ANDREA- ARTES (9º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 9º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/09/2021 de 13h - 14h) 



01) Qual a relação existente entre as palavras "jogo" e "fase ruim"? 

 

02) O que, na verdade, essas expressões estão representando, considerando o contexto do Setembro Amarelo? 

 

03) Qual o objetivo do cartaz? Ele foi alcançado? 

 

 

04) No que o cartaz acima se assemelha ao anterior? Explique:

 

05) Explique o efeito causado pelas negações no cartaz acima: 

 

06) Qual a finalidade do cartaz em questão? Ela foi alcançada? 

https://youtu.be/ImOv9fNdWMA

 

07) Assista ao vídeo acima e utilize as informações contidas nele para elaborar UM parágrafo dissertativo-argumentativo(ou seja, exponha sua opinião sobre o assunto, de forma a convencer o leitor ) sobre o tema em questão: 

Pesquise sobre as regras que devem ser usadas no tipo de texto dissertativo-argumentativo.




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------




AULAS DE QUINTA-FEIRA


AMORIM - MATEMÁTICA



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/09/2021 às 9h - 11h) 


Assunto: LÓGICA- PRINCÍPIO MULTIPLICATIVO 


Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo

Vídeo - https://youtu.be/tlzB10fkLkc


Questionário: 

DADOS; MEIAS DIFERENTES = 3; SAPATOS DIFERENTES = 15; CALÇAS DIFERENTES =14; CAMISAS DIFERENTES = 16. RESPONDA ÀS PERGUNTAS:


1) DE QUANTAS MANEIRAS DIFERENTES UMA PESSOA PODE SE ARRUMAR USANDO SAPATO- CALÇA- CAMISA?


2) DE QUANTAS MANEIRAS DIFERENTES UMA PESSOA PODE SE ARRUMAR USANDO CALÇA - CAMISA?


SE D × 23 = 690, ENTÃO RESPONDA:

3) QUAL SERÁ O VALOR DE D?


4) QUAL É O VALOR DA EXPRESSÃO (D × 23)÷5?





ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/09/2021 às 13h - 15h


ASSUNTO: LÓGICA- USO DA DIVISÃO 


Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo

Vídeo - https://youtu.be/a0GcRAWcoUY


Questionário: 

1) QUANTAS SAIAS DIFERENTES UMA PESSOA TINHA SENDO O TOTAL DE MANEIRAS DIFERENTES DE SE VESTIR 80, NO CONJUNTO SAIA - CAMISA E A PESSOA TINHA 16 CAMISAS?


2) UM RAPAZ TINHA 12 SAPATOS E X BERMUDAS. O TOTAL DE MANEIRAS DIFERENTES DE SE VESTIR SAPATO- BERMUDA ERA DE 480. QUANTAS BERMUDAS ELE POSSUIA?


SE r × 80 × 4 = 320 × 5, ENTÃO RESPONDA:

3) QUAL É O VALOR DE r?


4) QUAL É O VALOR DA EXPRESSÃO (r × 80 × 4) ÷ 10?




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


TADEU - MATEMÁTICA



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/09/2021 às 09h - 11h) 


Assista aos vídeos sobre o conteúdo da aula clicando nos links abaixo:



Agora resolva as questões abaixo:










ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/09/2021 às 13h - 15h)


Assista ao vídeo sobre o conteúdo da aula clicando no link abaixo:





Agora resolva as questões abaixo:








______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



EUGÊNIO - HISTÓRIA


ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A e B 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/09/2021 às 13h - 14h)


Conteúdo: Roma Antiga: localização, povoamento e sociedade (cap. 9 – página 147 a 149)

Explicação: https://www.youtube.com/watch?v=QNK9uTncolU /

 

 

1) Observe o mapa para depois responder no seu caderno:



A) Onde está localizada a cidade de Roma e quais os primeiros povos a habitar essa região?

B) Quais mares cercam Roma?

 

2) Complete:

*Por volta do ano 600 a.C o povo _____________ se estabeleceu  em Roma, transformando-a em uma cidade modernizada ao erguer  uma ______________ em volta e construir ___________ que  interligavam as margens dos rios.

Agora marque a alternativa cujas palavras completam corretamente:

A) grego – cerca – portos.

B) cartaginês – fortaleza – barcos.

C) etrusco – muralha – pontes.

 

 

3) Qual é a ordem correta da linha do tempo da história de Roma?

a) Monarquia – Republica – Império.

b) República – Monarquia – Império.

c) Império – Monarquia – República.

 

4) Identifique a classe social romana:

*_________________: nobreza proprietária de terras, de escravos e dos principais cargos.

*_________________: população livre, mas sem direitos políticos formada por comerciantes, artesãos e pequenos proprietários.

*_________________: trabalhavam para a nobreza em troca de proteção.

*_________________: indivíduos capturados nas guerras, endividados ou condenados da justiça obrigados a trabalhar.

 

QUESTÃO BÔNUS:

Apenas leia e depois responda:



Sob a proteção de Afrodite, Eneias, um dos guerreiros de Troia, e o seu filho Ascânio de lá fugiram e depois de muito vagarem no Mediterrâneo, acabaram aportando a sua argo em Cartago, onde lá com a ajuda da deusa, o guerreiro conseguiu namorar Dido, a fundadora e rainha daquela cidade africana. Mas quis Zeus que Eneias saísse daquela cidade para fundar uma outra, para os seus descendentes  no centro da Península Itálica. A contragosto, Eneias partiu e viu a sua amada se matar. Eneias também morreu e os seus descendentes passaram a reinar sobre Alba Longa.

Numitor, um dos descendentes de Eneias, reinava em paz sobre Alba Longa quando o seu ambicioso irmão Amúlio, tomou o trono e mandou prender o rei. Temendo concorrentes, o impostor obrigou a filha do rei, Sílvia, a se tornar uma sacerdotisa vestal e dessa forma não se casaria. Mas um dia o deus Marte, apareceu para Sílvia e ela acabou engravidando de gêmeos, os quais foram chamados de Rômulo e Remo.

Enfurecido com a gravidez da sobrinha, o malvado Amúlio lançou os recém-nascidos na beira do Tibre de onde uma loba os resgatou, os amamentou como filhotes por certo tempo até que um pastor os viu e os regatou da toca. Fáustulo sabia que aqueles garotos que acabara de resgatar eram os netos de Numitor.

Os gêmeos foram crescendo até que o pastor e pai adotivo contou a história deles. Movido pela vingança, Rômulo e Remo resolveram ir até Alba Longa, onde mataram o tio, libertaram o avô e a ele devolveram o trono e todas as honrarias devidas. Percebendo que ali não teriam futuro, os irmãos partiram para fundar uma cidade para eles. Mas houve uma grande divergência entre os irmãos. Rômulo queria edificar a cidade na colina do Palatino e a cidade se chamaria “Roma” enquanto Remo desejava que a cidade fosse construída na colina do Aventino e se chamaria “Rêmora”. No meio da discussão, Romulo acabou ferindo mortalmente o seu irmão e acabou que ele se tornou o fundador e primeiro rei da cidade que criou. 

 

1.1) Tanto a imagem, quanto texto, que acabamos de ler nos revelam que:

A) Os romanos explicavam a origem de sua cidade por meio de lendas que envolviam deuses e heróis.

B) Não há nenhuma relação com a criação da cidade de Roma.

C) As lendas são totalmente verdadeiras, retratando fielmente os fatos históricos da fundação de Roma.

D) Não existiam lendas que busquem explicar origem de Roma.

 

1.2) Podemos afirmar que Roma é uma continuação da história da Grécia? Por quê?

 

1.3) Para qual cidade Eneias fugiu depois da Guerra de Troia? Em qual continente essa cidade ficava?

 

1.4) O termo “argo”, que aparece no texto, pode ser substituído por:

A) automóvel.

B) nave

C) carruagem

D) embarcação.




ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/09/2021 às 09h - 10h)


Acesse a atividade clicando no link a seguir:

https://forms.gle/y7ecdKAk2UzPyDX69 




ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B e C 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/09/2021 às 14h - 15h


Conteúdo: Segundo Reinado:  (cap. 10 – páginas 153 a 155)

Veja as explicações acessando o link: https://www.youtube.com/watch?v=U072Fdl9-bI

 

1) Assinale a alternativa que apresenta o fato que marcou o início do Segundo Reinado no Brasil.



A) Golpe da Maioridade.

B) Confederação do Equador.

C) Morte de D. Pedro II.

D) Guerra da Cisplatina.

 

2) D. Pedro II assumiu o poder governando o Brasil com qual idade?

A) 16 anos

B) 21 anos

C) 14 anos

D) 19 anos

 

3) Observe a seguinte charge do período imperial:


a) O que os nomes estampados na bandeira representam?

b) Quem seriam os “cascudos”

c) O que a charge ironiza?

d) Qual dos grupos era defensor da autonomia para as províncias?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3) Complete:

A ____________________ foi o único conflito armado interno, durante o reinado de D. Pedro II, tendo ocorrido em 1848 em Recife, pois ali o comércio varejista estava nas mãos dos portugueses e as riquezas nas mãos de uma única família – o que provocava desemprego e exclusão politica. Os “praieiros” reinvindicavam:

- o voto _____________;

- liberdade de ______________;

- garantia de vida pelo ______________;

- extinção do poder ________________.

4) Observe os detalhes da bandeira do Brasil Império e depois responda: 


a) O que a coroa e a cruz revelam?

b) Qual planta está estampada no ramo esquerdo? Qual a importância econômica dela? Onde era cultivada?




ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/09/2021 às 10h - 11h


Conteúdo: A Guerra Fria

Explicação: https://www.youtube.com/watch?v=NPxJGocePBg

 

MOMENTOS “QUENTES” DA GUERRA FRIA I: INVASÃO SOVIÉTICA, RESISTÊNCIA E O SURGIMENTO DO TALIBÃ.

O que foi a Guerra do Vietnã (1968-1973) para os Estados Unidos, assim foi a Guerra do Afeganistão (1979-1989) para a União Soviética. Ambas superpotências sofreram derrotas militares humilhantes por países pobres.

 

Um pouco sobre o Afeganistão

O Afeganistão é um país da Ásia Central, montanhoso, sem acesso ao mar e multiétnico, ou seja, composto por diferentes povos. Sua área territorial é um pouco maior que o estado de Minas Gerais e sua população chega  quase a 39 milhões. Sua economia é predominantemente agrícola, com solo rico em minério de cobre.

Até 1973, o Afeganistão era uma monarquia e o soberano era o rei Zahir Shah, o qual foi deposto pelo o seu primo e 1º Ministro, Mohamed Daoud Khan, um socialista que se aproveitou da onda de antipatia popular que o rei vinha sofrendo.

 

O pavimentando o terreno para o conflito

O novo governo de orientação socialista e alinhado à União Soviética, começou a promover reformas sociais que despertaram a ira de setores conservadores de população majoritariamente muçulmana, como: reforma agrária, educação para mulheres, fim do dote para o casamento. Os protestos dos religiosos foram sufocados com brutalidade pelo governo socialista e a resposta foi o surgimento dos mujahidins, ou “guerreiros santo”, que passaram a lutar contra o “ateísmo comunista”.

                O próprio partido socialista afegão “rachou” e começou uma disputa de morte pelo poder entre as facções do partido. Diante da instabilidade política e dos ataques dos “guerreiros santo”, o governo afegão solicitou insistentemente o envio de tropas do exército soviético, o que prontamente aconteceu em 1979.  Logo após a invasão, 34 países muçulmanos condenaram a União Soviética e exigiram a retirada "imediata, urgente e incondicional das forças soviéticas da nação muçulmana do Afeganistão". Vários países passaram a fornecer ajuda clandestina aos rebeldes afegãos. Os EUA viu no conflito a chance de enfraquecer as forças soviéticas fornecendo armas. O mesmo fizeram a Turquia, o Egito, a Suíça e até a China, ainda que modestamente.

                O conflito no Afeganistão mobilizou o povo muçulmano de toda a região, trazendo combatentes de vários países para lançar uma “guerra santa” contra os comunistas. Entre os notórios combatentes estava o saudita Osama bin Laden, cuja milícia que comandava se tornaria a organização terrorista al-Qaeda.

                 

O desfecho

Os incessantes ataques dos insurgentes, os altos índices de deserções dos soldados do exército afegão resultaram na derrota dos soviéticos. Depois da retirada das tropas soviéticas, os próprios mujahidins começaram uma sangrenta disputa pelo poder, mergulhando o Afeganistão em uma guerra civil. Em meio a isso surgiu um grupo de 50 estudantes fundamentalistas de teologia islâmica, denominados Talibãs (“estudantes”, na língua pashtun) que apregoavam a pacificação e a aplicação das leis islâmicas no Afeganistão e passaram a contar com a simpatia e adesão de alguns mujahidins e da população daquele país.

                Em 1996, os talibãs assumiram o poder no Afeganistão e entre as suas medidas estavam a proibição das mulheres de frequentarem escolas, trabalharem fora de casa e de não serem examinadas por médicos do sexo masculino, o combate à produção e ao tráfico de drogas, bem como o combate à prática da pedofilia cultural (“bacha bazi”). Em 2001, os EUA invadiram o Afeganistão sob o pretexto de que ali abrigavam-se outros grupos terroristas, responsáveis pelos ataques de 11 de setembro daquele mesmo ano. Em 2020, o ex-Presidente Donald Trump comprometeu-se em retirar aos poucos as tropas americanas do Afeganistão, em troca de apoio do Talibã no combate ao terrorismo internacional. Em 2021, o Talibã tomou o poder de forma repentina e sem resistência, provocando cenas de desespero na população temerosa do histórico de brutalidade do grupo. Sem o reconhecimento internacional, apenas a China, por questão econômica, reconheceu o novo governo como “legítimo”. Diante do desafio de conquistar a simpatia da comunidade internacional, o talibã procurou mostrar-se “moderado” mas na prática mostra que continua o mesmo em relação ao desprezo pelos direitos humanos.

 

1) Destaque sobre o Afeganistão:

-os países com quais faz fronteira (veja o mapa):

-principais grupos étnicos (veja o mapa)::

-problemas sociais(leia o texto):

               

2) Por que se diz que a Guerra do Afeganistão foi o “Vietnã dos soviéticos”?

 

3) Quem eram  os “mujahidins”? Em qual contexto eles surgiram?

 

4) O que explica a humilhante derrota da União Soviética na Guerra do Afeganistão?

 

5) O que significa “talibã”? Por que esse grupo ganhou a simpatia de boa parte dos afegãos?

 

6) Por que a partir de 2001 os Estados Unidos passaram a considerar o talibã um grupo e terrorista? O que explica a mudança de postura dos EUA em relação ao mesmo grupo em 2020?

 

7) Qual é o maior desafio do grupo talibã, no momento?




______________________________________________________________________


---------------------------------------------------------------------------------------------------------


AULAS DE SEXTA-FEIRA



GEORGE - GEOGRAFIA


ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/09/2021 às 09h - 10h)

De olho no link:

https://youtu.be/-NLaw3kUAT8 (A Atmosfera Terrestre)

https://youtu.be/p7fYXt-_K9Q (A Atmosfera – Camadas da Terra – Ciências para crianças)

 

1. Assista aos vídeos acima e discorra sobre a atmosfera e sua importância para o Planeta Terra.

 

2. Foi da junção de duas palavras gregas, Atmós (vapor) e Sphaîra (esfera), que surgiu o nome dado à estrutura de gás que envolve um satélite ou planeta: a atmosfera. Em tempos de aquecimento global, passou a ser mais estudada, mais valorizada no meio acadêmico, pois é nela que diversos fenômenos relacionados aos distúrbios climáticos atuais ocorrem. No nosso planeta, ela é formada por diversas camadas e, em sua porção mais densa, chega a até 800 quilômetros de altitude a partir do nível do mar. É tida como irrisória, se considerarmos o tamanho do globo terrestre, que mede aproximadamente 12,8 mil quilômetros de diâmetro.

A respeito das camadas que compõem a atmosfera terrestre, considere as afirmações I, II, III e IV.

I. A troposfera é a camada mais baixa da atmosfera e é nela que os principais fenômenos meteorológicos ocorrem, tais como tempestades, chuvas, precipitações de neve ou granizo e formação de geadas.

II. A camada de ozônio (O3) concentra-se na termosfera. Formada a cerca de 400 milhões de anos, protege a Terra dos raios ultravioletas emitidos pelo Sol, nocivos à vida. Porém, sabemos que, devido à emissão crescente de CO2 pelas sociedades modernas, abriram-se buracos enormes nessa camada, permitindo a entrada de tais raios.

III. A mesosfera estende-se da estratosfera a até aproximadamente 80 quilômetros acima do nível do mar. É a faixa mais fria, porque nela não há nuvens nem gases capazes de absorver a energia do Sol. A temperatura varia de -5°C a -95°C.

IV. O efeito estufa é um fenômeno natural que mantém o planeta aquecido nos limites de temperatura necessários para a manutenção da vida. Nos últimos dois séculos, vem aumentando, na camada atmosférica que recobre a Terra, a concentração de dióxido de carbono, do metano, do óxido nitroso e de outros gases. Esse aumento anormal provoca a aceleração do aquecimento global.

Estão corretas

a) I e II, apenas.

b) I, II e III, apenas.

c) II, III e IV, apenas.

d) I, III e IV, apenas.

e) I, II, III e IV.

 

 

3. A atmosfera terrestre é composta pelos gases nitrogênio (N2) e oxigênio (O2), que somam cerca de 99%, e por gases-traço, entre eles o gás carbônico (CO2), vapor de água (H2O), metano (CH4), ozônio (O3) e o óxido nitroso (N2O), que compõem o restante 1% do ar que respiramos. Os gases-traço, por serem constituídos por pelo menos três átomos, conseguem absorver o calor irradiado pela Terra, aquecendo o planeta. Esse fenômeno, que acontece há bilhões de anos, é chamado de efeito estufa. A partir da Revolução Industrial (século XIX), a concentração de gases-traço na atmosfera, em particular o CO2, tem aumentado significativamente, o que resultou no aumento da temperatura em escala global. Mais recentemente, outro fator tornou-se diretamente envolvido no aumento da concentração de CO2 na atmosfera: o desmatamento.

BROWN, I. F.; ALECHANDRE, A. S. Conceitos básicos sobre clima, carbono, florestas e comunidades. A.G. Moreira & S. Schwartzman. As mudanças climáticas globais e os ecossistemas brasileiros. Brasília: Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, 2000 (adaptado).

Considerando o texto, uma alternativa viável para combater o efeito estufa é:

a) reduzir o calor irradiado pela Terra mediante a substituição da produção primária pela industrialização refrigerada.

b) promover a queima da biomassa vegetal, responsável pelo aumento do efeito estufa devido à produção de CH4.

c) reduzir o desmatamento, mantendo-se, assim, o potencial da vegetação em absorver o CO2 da atmosfera.

d) aumentar a concentração atmosférica de H2O, molécula capaz de absorver grande quantidade de calor.

e) remover moléculas orgânicas polares da atmosfera, diminuindo a capacidade delas de reter calor.

 

4. A respeito das principais características e funções da atmosfera, assinale a alternativa incorreta:

a) A atmosfera terrestre tem como função atuar como uma espécie de filtro, impedindo que os raios nocivos provenientes do Sol cheguem até a superfície.

b) A atmosfera terrestre impede que fragmentos rochosos que orbitam o espaço cheguem até a Terra, atuando na sua fragmentação por meio de processos de combustão.

c) A atmosfera terrestre é a camada superior e rígida da Terra, constituindo um sistema dinâmico por estar sempre em transformação.

d) A atmosfera terrestre corresponde à camada gasosa que envolve a Terra, auxiliando na manutenção da vida.

 

5. Qual a proporção em massa da Troposfera em relação a Atmosfera? Por que sua massa é tão diferente das camadas superiores? Qual a terceira camada da Atmosfera? Sobre esta última, qual o comportamento térmico apresentado?




ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/09/2021 às 10h - 11h) 


De olho no link: https://youtu.be/R7YPqKrQlMo (Caminho das Águas – A Transposição do Rio São Francisco)

 

1. Com aproximadamente 2,8 mil quilômetros de extensão, o Rio São Francisco percorre vários estados brasileiros, em especial os nordestinos. Marque a alternativa que indica o estado onde se localiza a nascente do Rio São Francisco.

a) Minas Gerais.

b) Bahia.

c) Alagoas.

d) Amazonas.

e) Sergipe.

 

2. A respeito da bacia do rio São Francisco, cujo objeto de estudo tem sido motivo de amplos debates no cenário político e econômico nacional, é correto afirmar que:

I. Sua área está inteiramente compreendida na região Nordeste do país.

II. O rio São Francisco, cujas nascentes se situam no interior do Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais, e cuja foz está localizada no litoral nordestino, entre os estados de Sergipe e Alagoas, é o mais extenso rio totalmente brasileiro.

III. O projeto de transposição das águas do rio São Francisco, no intuito de diminuir o problema da seca na região da Caatinga, não é a única forma de aproveitamento desse rio para o desenvolvimento da região, uma vez que tanto a navegação como a hidroeletricidade também tem dado a sua contribuição.

IV. Nos tempos coloniais, o curso do rio São Francisco significou o eixo de ligação entre as principais áreas produtoras de açúcar, no nordeste, e a região aurífera de Minas Gerais, além de permitir que em suas margens se estabelecesse uma importante área criatória de gado.

V. A afirmativa “descer o rio São Francisco, seguindo de sua nascente à sua foz, é subir o mapa do Brasil” se refere à direção seguida pelo rio, na maior parte de seu percurso: de sul para norte.

As afirmativas corretas são:

a) I, II, III e V
b) I e IV.
c) II, III e V
d) I, II e IV.
e) II, III, IV e V

 

3. Com extensão de 2,8 mil quilômetros quadrados, o Rio São Francisco apresenta grande importância para a economia nacional. Aponte o potencial econômico do Rio São Francisco.

 

O Rio São Francisco é de fundamental importância para a economia das regiões que percorre, pois permite a realização de atividades agrícolas em suas margens, além de proporcionar condições para a irrigação artificial de áreas mais distantes.

Outro fator econômico ligado ao Rio São Francisco é a sua utilização como fonte de energia, abrigando as usinas hidrelétricas de Paulo Afonso, Três Marias, Sobradinho e Moxotó.




ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 8º ANO A, B e C 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/09/2021 às 13h - 14h)


De olho no link:

https://youtu.be/HrR99NEs0n4 (Mercosul – Brasil Escola)

https://youtu.be/U69Lpp-IcjA (Rio Paraguai – Maior seca dos últimos 50 anos)

 

1. A partir do vídeo 1 explique o Mercosul. Mínimo de 3 linhas

 

2. Leia:


I. A grande maioria dos argentinos e descendentes de italianos, espanhóis e outras nacionalidades europeias. 
II. Quase todos os povos indígenas nativos foram exterminados durante a colonização, restando apenas algumas comunidades ao norte e nas zonas andinas. 
III. Diferenciando-se de outros países da América Latina, a população argentina apresenta alto crescimento demográfico anual, baixa taxa de urbanização, elevado índice de analfabetismo e baixa mortalidade infantil.

 

Assinale a alternativa correta:

a) apenas a I está correta

b) a I e a II estão corretas
c) a I, a II e a III estão corretas
d) a II e a III estão corretas
e) nenhuma está correta

 

3. Em 1999, o Reino Unido propôs a realização de um plebiscito para que a população das Malvinas decidisse se desejava pertencer à Argentina ou ao Reino Unido. Então:

a) a Argentina recusou a proposta, argumentando que essa não seria uma decisão acertada, considerando que a maioria da população, de origem britânica, votaria pela permanência da soberania do reino Unido sobre o arquipélago. 

b) a Argentina não aceitou a proposta, afirmando que o Reino Unido jamais poderia ter direito as terras, enquanto não pagasse uma antiga dívida externa.
c) a Argentina aceitou a proposta e a população decidiu que deveria ficar com o Reino Unido
d) a Argentina aceitou a proposta e a população decidiu que deveria ficar com a Argentina
e) a Argentina aceitou a proposta, mas desde que o Reino Unido pagasse cerca de 3 bilhões de dólares.

 

4. Os blocos econômicos têm por objetivo a redução e/ou eliminação das tarifas alfandegárias. Sua formação proporciona maior dinamismo nas relações comerciais entre os países integrantes. Nesse sentido, os países da América Platina em conjunto com o Brasil, integram um bloco econômico visando maior flexibilidade nas importações e exportações de produtos. Esse bloco é:

 

a) APEC – Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico.

b) CAN – Comunidade Andina.

c) Mercosul – Mercado Comum do Sul.

d) Nafta – Acordo de Livre Comércio da América do Norte.

e) Caricom – Mercado Comum e Comunidade do Caribe.

 

5. O advento do Mercosul ampliou bastante as relações comerciais e financeiras do Brasil com seus vizinhos do sul e sudoeste. Até os anos 1980, esses países sul-americanos não eram parceiros comerciais importantes, principalmente em relação a investimentos, porém, nos anos 1990, passou a figurar notadamente a Argentina entre os mais importantes para o comércio exterior brasileiro. Um crescente número de empresas do Brasil já abriu filiais na Argentina (e vice-versa), e muitas indústrias estrangeiras se instalaram em um desses países a fim de produzir para todo o mercado consumidor do Mercosul”.

VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012. p.333.

Sobre os países que compõem o Mercosul e suas relações comerciais, assinale a alternativa incorreta:

 

a) O Mercosul foi criado com o objetivo de ampliar o comércio entre os países-membros através da redução ou eliminação de tarifas alfandegárias.

b) Os membros associados ao Mercosul são: Chile, Bolívia, Equador, Peru, Colômbia, Guiana e Suriname.

c) Em 2004, o México ingressou no bloco como membro observador.

d) O Mercosul, ainda hoje, não é considerado um bloco econômico constituído por uma União Aduaneira.

e) O Mercosul é hoje o maior bloco econômico dos países emergentes. Este se caracteriza por possuir união aduaneira forte e sua união monetária através do Real facilitou as exportações entre os países-membros que fundaram o bloco, tais como o Chile e o Uruguai.



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/09/2021 às 14h - 15h)


De olho no link:

https://youtu.be/IbYCGUI8LrI (USINA SOLAR que FUNCIONA à NOITE na ESPANHA)

https://youtu.be/6rL39W32pxQ (Paris sofre com infestação de ratos após enchente do rio Sena | SBT Brasil (03/02/18)

 

1. Assista o vídeo 1 e explique como a Espanha consegue produzir energia através do Sol mesmo a noite. Mínimo de 3 linhas

 

2. A Turquia, um dos países candidatos a integrar a União Europeia, tem dividido opiniões quanto ao seu ingresso no bloco. Dentre as polêmicas que dificultam sua entrada, destacam-se:

I. A posição estratégica que o país ocupa enquanto nação cristã no combate ao terrorismo e ao fundamentalismo;

II. O tratamento diferenciado que o país ainda faz para com homens e mulheres;

III. A prática de violação dos direitos humanos ainda presente no país, sobretudo contra os curdos;

IV. A instabilidade econômica que o país ainda não conseguiu solucionar.

Estão corretas as assertivas:

a) I e IV, apenas

b) I, III e IV

c) I, II e III

d) II, III e IV

e) II e III, apenas

 

3. “UE criará sistema unificado de eletricidade em 2015. Com geração regional, o bloco soma prejuízos de US$ 5,4 bilhões. Integração seria uma forma de ganhar sinergias” (Veja, 25/09/2013).

O texto acima revela uma importante etapa de integração dos países europeus através da União Europeia. Tal integração é considerada importante, pois:

 

a) há uma preocupação presente em toda Europa sobre o desmembramento econômico do continente.

b) é uma forma de se precaver diante da eminente ameaça de invasão militar dos Estados Unidos.

c) poderá tornar a Europa novamente o principal centro econômico e político do mundo.

d) será uma estratégia de combater os avanços desenfreados da Globalização sobre a Europa.

 

4. Oficialmente, a União Europeia foi constituída em 1º de janeiro de 1993, em substituição à CEE (Comunidade Econômica Europeia), pelo:

 

a) Tratado de Maastricht

b) Tratado de Versalhes

c) Tratado de Madrid

d) Tratado de Assunção

e) Tratado de Amsterdã

 

5. O processo de consolidação do bloco europeu ocorreu ao longo de um grande recorte temporal, marcado por questões políticas e econômicas, que resultou em uma formação de 27 países. Qual o último país europeu que ingressou na União Europeia?

a) Croácia.

b) Sérvia.

c) Turquia.

d) Malta.

e) Chipre.



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



FELIPE - ENSINO RELIGIOSO



ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - 6º e 7º Anos

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/09/2021 conforme os horários abaixo) 


Atenção aos horários:   6º ano: de 14h - 15h 

                                      7º ano: de 13h - 14h 



ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - 8º e 9º Anos

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/09/2021 conforme os horários abaixo) 


Atenção aos horários:   8º ano: de 10h - 11h

                                      9º ano: de 09h - 10h






______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário