AULAS DE SEGUNDA-FEIRA
ANDRÉA - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/09/2021 às 09h - 11h)
ASSUNTO: USO DOS PORQUÊS
Assista ao vídeo para compreender o conteúdo.
https://www.youtube.com/watch?v=AQfHQP-JLcA
Copie a explicação abaixo em seu
caderno.
POR QUE: usado em frases interrogativas diretas e indiretas;
pode ser substituído
por: pela qual, pelas quais, pelo qual, pelos quais.
Ex: Por que ele sumiu?
Pessoal, eu não sei por que
ele sumiu.
A rua por que ( pela qual
)passei era perigosa.
POR QUÊ: usado no final de frases.
Ex: Eles estão revoltados por quê?
PORQUE = pois
Ex: Não fui à festa porque ( pois ) choveu.
PORQUÊ = motivo, razão. Sempre aparece antecedido pelo artigo o.
Ex: Não sei o porquê do seu sumiço.
ATIVIDADE
Por que, quando descemos a serra, nosso ouvido
tapa?
Dentro da orelha, temos uma membrana muito fina chamada tímpano. Quando
descemos uma serra, ela é empurrada para o fundo devido ao aumento da pressão
da atmosfera nos pontos mais baixos da Terra. Essa sensação desaparece logo
porque no fundo da orelha há também um canal que se comunica com a faringe e o
nariz. O ar entra por ele e empurra o tímpano no sentido contrário, ajudando a
equilibrar a pressão. Para melhorar o desconforto, é bom mastigar ou engolir
algo, pois esses movimentos ajudam a levar ar até esse canal.
Revista “Recreio”, ano 6, n. 274, p.5.
1- Na
passagem “Essa sensação desaparece logo porque no fundo da
orelha há também um canal que se comunica com a faringe e o nariz.”, a palavra
destacada introduz:
(A) uma
comparação
(B) uma
finalidade
(C) uma
conclusão
(D) uma
explicação
2- Justifique
o emprego da grafia “por que” no título do texto.
3- No
trecho “Para melhorar o desconforto, é bom mastigar ou engolir algo, pois esses
movimentos ajudam a levar ar até esse canal.”, o termo grifado poderia ser
substituído por
(A)
porque
(B) por
que
(C)
porquê
(D) por
quê
4-
Complete corretamente as frases com por que, por quê, porque ou porquê.
a - Não
sei o __________________ de o nosso ouvido tapar quando descemos a serra.
b-
Para melhorar o desconforto gerado, é bom mastigar ou engolir algo.”.
_______________?
c - O clima da
Terra está se alterando __________ os gases expelidos sobretudo pelas
indústrias destroem a camada de ozônio.
d - ____________ há tantos casos de doenças no
pulmão nos dias de hoje?
e - Ele não explicou o ________________ da sua demissão.
f - Você não foi à nossa casa
____________?
g - Não queremos saber _____________
as ruas estão tão esburacadas; queremos que sejam consertadas.
A força de vontade é o leme que conduz a nossa
vida e nos faz navegar em busca de nossos sonhos.
BOM DESEMPENHO!!
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B, C e D.
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/09/2021 às 13h - 15h)
ASSUNTO: FIGURAS DE LINGUAGEM
O assunto abordado encontra-se nas páginas 76, 77, 78, 86,87
e 88.
Para entender melhor o conteúdo, assista aos vídeos.
Seguem links: https://www.youtube.com/watch?v=n0e75nRstcU
https://www.youtube.com/watch?v=Hi-2LNNg4SE
PARA FACILITAR, SEGUE UM RESUMO SOBRE AS FIGURAS DE
LINGUAGEM QUE IREMOS ESTUDAR. COPIE EM SEU CADERNO.
PROSOPOPEIA
OU PERSONIFICAÇÃO: atribuir características humanas a animais ou seres
inanimados. Ex: Chorava a flor.
HIPÉRBOLE: exagero na comunicação. Ex: O povo estourava de rir.
ONOMATOPEIA: imitação de sons. Ex: tic-tac.
POLISSÍNDETO: repetição das conjunções e/ nem.
ALITERAÇÃO: repetição de sons
consonantais.
ASSONÂNCIA: repetição de sons
vocálicos.
COMPARAÇÃO: é explícita. Utiliza-se termos comparativos (
como, que nem, tal qual etc.)
Ex: A criança é forte como um touro.
METÁFORA: comparação implícita. Ex: O vendedor é uma raposa.
IRONIA: diz o contrário do
que se pretende. Ex: Ele é tão inteligente, que não acerta nada.
METONÍMIA: substituição de um
termo por outro.
Ex: Gosto de tomar coca-cola. / Adoro ler José de Alencar.
EUFEMISMO: suaviza ideias
ruins.
Ex: Políticos apenas desviam dinheiro.
ATIVIDADE
1)
Classifique as figuras de linguagem das frases abaixo:
a- Os
poemas são pássaros que chegam.
b-
“Quando te vi passar fiquei paralisado
Tremi até
o chão como um terremoto no Japão [...]”
c- Se não
fosse pelo atalho levaria um século para chegar.
d-
“Quando eu cerrar os olhos moribundos / tu chorarás por mim um pranto saudoso.”
e- Amo
caldo de cana. Já tomei três copos.
d- Com o
dinheiro compraria dez cabeças de gado.
e- Minha
vida é o vento, sempre em movimento.
f-
Percebi que seu amigo não se prende muito aos bons modos.
g- “Mas
dentro de mim (...) o coração grita – Mentira!”
h- Foi
reprovada de novo? Parabéns para você!
i- Meu
coração me diz que não estou sozinho.
j- Você já leu Paulo Coelho?
A força de vontade é o leme que
conduz a nossa vida e nos faz navegar em busca de nossos sonhos.
BOM DESEMPENHO!!
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
GISLENE - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO (A e B)
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/09/2021, de 09h - 11h)
Atividade sobre - "Cyberbullying"
Cyberbullying é o bullying que acontece em ambientes virtuais. Isso ocorre quando as pessoas são maltratadas, humilhadas, provocadas, ameaçadas ou expostas na internet. No ambiente virtual, fotos e boatos podem se espalhar rapidamente, por isso, esse tipo de bullying pode trazer muito sofrimento para a vítima.
Não pratique o cyberbullying e, caso seja você a vítima, conte para um adulto o que está acontecendo. Não responda mensagens ofensivas, mas também não as apague, pois elas são a prova de que você está sendo maltratado.
01) O que a tirinha acima retrata? Você já passou por algo semelhante? Comente:
02) Qual a intenção da personagem Alcides?
03) Que ideia a vítima encontrou para fugir desse problema? Ela funcionou?
04) Onde esse tipo de situação está ocorrendo? O que você usou como "pista" para chegar a essa conclusão?
05) Elabore novas falas, menos formais, para as personagens, mas mantendo o sentido original:
06) Com suas próprias palavras, diferencie bullying de cyberbullying:
07) Qual dos dois você ainda considera pior? Por quê?
08) Em tempos de aulas on-line, você acha que o problema do cyberbullying se agravou ou continua a mesma coisa? Justifique sua resposta:
Leia
09) Explique que ideia a linguagem não-verbal acrescenta à linguagem verbal:
10) Posicione-se sobre a afirmação presente no cartaz, argumentando bem:
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO (A, B e C)
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/09/2021, de 13h - 15h)
Leitura – Compreensão e interpretação Textual.
Leia a tira em quadrinhos abaixo
1. A tirinha lida faz parte de uma campanha comum no mês de setembro. Qual é essa campanha?
2. Qual foi o objetivo dessa tirinha?
3. Na sua opinião, por que se faz necessário criar textos como essa tirinha relacionada a uma campanha?
Texto
4- O que a charge denuncia? Você acha que é essa a realidade da maioria dos alunos ou de uma minoria? Explique:
Leia a charge abaixo e responda:
5-A Charge é uma critica
a) Ao descaso com o ensino público.
b) Aos erros da reforma ortográfica
c) A falta de qualificação dos professores.
d) A violência nas escolas.
Cartum
6- Analisando o cartum em questão, você considera eficiente o modo como o cartunista abordou o tema, ou seja, ele conseguiu chamar a atenção da sociedade para o problema do preconceito e da falta de respeito com o próximo?
Texto I
"EU LEVO UMA VIDA DE CACHORRO! Não me drogo, não odeio, não contamino, não invejo, não cobiço, não traio e sobretudo, não dependo de bens materiais para SER FELIZ!"
Texto II
Anedota - Um músico mambembe resolve ganhar algum dinheiro tocando sanfona no meio da praça. Aparece um fiscal e o interrompe:
– Você tem licença?
– Não.
– Então me acompanhe.
– Claro. E que música o senhor vai cantar? (Brasil: almanaque de cultura popular. São Paulo, n.97, maio 2007. In: Maria Luiza M. Abaurre e outras. Ed. Moderna, vol. 3. Português: contexto, interlocução e sentido)
7- A partir da leitura dos textos I e II, é correto afirmar que, no texto
a) I, a expressão Vida de Cachorro tem sentido de Vida Sofrida.
b) II, a frase Você tem licença? está empregada com sentido figurado
c) II, a forma verbal acompanhe, empregada pelo fiscal, tem como sinônimo “execute o acompanhamento instrumental”.
d) II, a forma verbal "acompanhe" assume sentidos diferentes para o fiscal e para o músico.
e) I, a frase “EU LEVO UMA VIDA DE CACHORRO!” foi empregada, no contexto, com sentido figurado, significando Vida Indesejável.
Se a vida não ficar mais fácil, trate de ficar mais forte
(Autor desconhecido)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
RONMICY - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/09/2021 às 13h - 14h)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE TERÇA-FEIRA
FRÓES - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/09/2021 às 10h - 11h)
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/UlNCJd3fJe8
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
IDELFONSO - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/09/2021 às 13h - 14h)
Assista aos vídeos explicativos clicando nos links a seguir:
Atividade de ciências 6º ano - Tema 4 Benefícios e prejuízos a saúde
1) Cite 5 direitos que estão no ECA que lhe chamou mais atenção.
2) Cite ações que podemos realizar em benefício a nossa saúde.
3) O que são nutrientes?
4) Qual a melhor forma de obtermos os nutrientes?
5) Explique os hábitos corretos que devemos ter em relação:
a) Ao sono?
b) A higiene?
6) Qual a importância da prática de atividades físicas?
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/09/2021 às 10h - 11h)
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir:
Atividades de ciências 7º ano - Bioma Amazônia
1) Quanto ao clima responda:
a) Qual o tipo e a variação da temperatura?
b) Qual o índice pluviométrico?
2) Quais as características do solo?
3) Cite as características do Rio Amazonas.
4) Como se classificam os rios amazônicos? Dê exemplos.
5) Sobre a fauna responda:
a) Quantos milhões de espécies existem?
b) Quais as classes esses animais pertencem?
6) Quantas espécies de plantas e qual a planta símbolo da Amazônia?
7) Quais as principais importâncias da Amazônia para o meio a ambiente mundial?
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/09/2021 às 09h - 10h)
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir:
Atividades de ciências 9º ano - Bioma Amazônia
1) Quanto ao clima responda:
a) Qual o tipo e a variação da temperatura?
b) Qual o índice pluviométrico?
2) Quais as características do solo?
3) Cite as características do Rio Amazonas.
4) Como se classificam os rios amazônicos? Dê exemplos.
5) Sobre a fauna responda:
a) Quantos milhões de espécies existem?
b) Quais as classes esses animais pertencem?
6) Quantas espécies de plantas e qual a planta símbolo da Amazônia?
7) Quais as principais importâncias da Amazônia para o meio a ambiente mundial?
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
MARÍCIA - INGLÊS
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/09/2021 de 09h - 10h)
HELLO!!!
NOSSA AULA DE HOJE, TERÁ UMA ATIVIDADE BEM DINÂMICA E BACANA
DE FAZER. SERÁ UM JOGUINHO ON LINE, ATRAVÉS DO SITE ABAIXO. O ASSUNTO ABORDADO,
SERÁ PLURAL OF NOUNS, AQUELE QUE NÓS ACABAMOS DE ESTUDAR.
PARA JOGAR , CLIQUE EM START . Depois
escolha a opção CLASSIC. Aguarde um tempo
e pode iniciar. Vá escolhendo a opção correta.Sucesso ai no seu jogo !!!
https://quizizz.com/join/quiz/56b4d7afc98f48fb31695a15/start?studentShare=true
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/09/2021 de 14h - 15h)
HELLO!!!
NOSSA AULA DE HOJE, TERÁ UMA ATIVIDADE BEM DINÂMICA E BACANA DE FAZER. SERÁ UM JOGUINHO ON LINE, ATRAVÉS DO SITE ABAIXO. O ASSUNTO ABORDADO, SERÁ PLURAL OF NOUNS, AQUELE QUE NÓS ACABAMOS DE ESTUDAR.
PARA JOGAR , CLIQUE EM START . Depois escolha a opção CLASSIC. Aguarde um tempo e pode iniciar. Vá escolhendo a opção correta.Sucesso ai no seu jogo !!!
https://quizizz.com/join/quiz/56b4d7afc98f48fb31695a15/start?studentShare=true
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/09/2021 de 13h - 14h)
SEPTEMBER 10th – WORLD SUICIDE PREVENTION DAY
Assista o
vídeo e entenda a importância de manter nossa saúde mental, assim como, ajudar
aqueles que estão precisando. https://youtu.be/BNj3xk_ctCA LIGUE 188 PRA CONVERSAR COM ALGUÉM !
Na aula de hoje, vamos retomar o assunto e atividade
passada na aula anterior, tendo em vista na ter sido concluído.
FAÇA – O BEM BONITO E QUE CHAME ATENÇÃO DO PÚBLICO.
CUIDADO COM OS ERROS ORTOGRÁFICOS. ANTES DE COLAR NA PAREDE,
CORRIJA AS PALAVRAS.
LEMBRE-SE: ATIVIDADE VALE NOTA.
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/09/2021 de 10h - 11h)
SEPTEMBER 10th – WORLD SUICIDE PREVENTION DAY
Assista o vídeo e entenda a importância de manter nossa saúde mental, assim como, ajudar aqueles que estão precisando. https://youtu.be/BNj3xk_ctCA LIGUE 188 PRA CONVERSAR COM ALGUÉM !
Na aula de hoje, vamos retomar o assunto e atividade passada na aula anterior, tendo em vista na ter sido concluído.
PRODUZA UM CARTAZ , SEMELHANTE A ESSES QUE VIMOS ACIMA , EM COMBATE AO SUICÍDIO. O CARTAZ PODERÁ SER ESCRITO EM PORTUGUÊS, MAS DEVERÁ CONTER UMA FRASE EM INGLÊS. ASSINE SEU NOME, SUA SÉRIE E NOME DA “TEACHER”. COLE-O NA FRENTE DA SUA CASA OU SEU COMÉRCIO , BATA UMA FOTO E ENVIE PARA O EMAIL DA PROFESSORA.
FAÇA – O BEM BONITO E QUE CHAME ATENÇÃO DO PÚBLICO.
CUIDADO COM OS ERROS ORTOGRÁFICOS. ANTES DE COLAR NA PAREDE, CORRIJA AS PALAVRAS.
LEMBRE-SE: ATIVIDADE VALE NOTA.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUARTA-FEIRA
RAFAEL - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/09/2021 às 10h - 11h)
Assunto: Atletismo.
Conteúdo: Revisão geral.
Objetivo: Revisar o conteúdo da modalidade atletismo.
Conteúdo/teórico.
Texto: https://www.todamateria.com.br/atletismo/
Vídeo: https://youtu.be/cNDdh5Xbphw
Atividade 1.
1 - Elabore um resumo conceituando a modalidade atletismo e suas respectivas modalidades.
Citação
“Lute. Acredite. Conquiste. Perca. Deseje. Espere. Alcance. Invada. Caia. Seja tudo o quiser ser, mas, acima de tudo, seja você sempre.”
Tumblr
Sugestão: Atividade 2 (bônus)
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/09/2021 às 13h - 14h)
Assunto: Basquete.
Conteúdo: Revisão geral: Basquete e Basquete de 3x3.
Objetivo: Revisar o conteúdo de ambas as modalidades.
Conteúdo/teórico.
Texto: https://www.todamateria.com.br/basquetebol/
vídeo: https://youtu.be/T7_q5bwtLuU
ATIVIDADE 1
1 - Elabore um resumo para a modalidade de basquete e outro para o basquete de 3x3, destacando regras, quadra, bola, uniforme, jogadores e arbitragem.
Citação
“A perseverança é a mãe da boa sorte.”
Miguel de Cervantes
Sugestão: ATIVIDADE 2 (bônus)
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/09/2021 às 09h - 10h)
Assunto: Badminton.
Conteúdo: Revisão geral.
Objetivo: Revisar o conteúdo de badminton.
Conteúdo/teórico.
Texto: https://www.todamateria.com.br/badminton/
Vídeo: https://youtu.be/8HVkFInoW0U
Atividade 1.
1 - Elabore um resumo da modalidade badminton destacando sua origem, regras, local de jogo, uniforme e
equipamentos.
Citação
“Paciência e perseverança tem o efeito mágico de fazer as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem.”
John Quincy Adams
Sugestão: Atividade 2 (bônus)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
GISLENE - ARTES (6º e 7º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 6º e 7º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/09/2021 de 09h - 10h)
A LINHA NAS ARTES VISUAIS
OBSERVE AS OBRAS ABAIXO DOS ARTISTAS KANDINSKY, PAUL KLEE E VEJA COMO ELES UTILIZAM AS LINHAS EM SEUS TRABALHOS.
Observe os exemplos dessa artista:
Atividade
Que tal, agora você fazer a sua obra? Siga as orientações abaixo
Nesta atividade vamos criar um desenho e enfeitar seu fundo com diversas tramas de linhas, sejam elas retas, curvas, onduladas, quebradas ou as que você desejar. Observe os exemplos acima. Inspire-se e capriche!
MARÍCIA- ARTES (8º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 8º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/09/2021 de 14h - 15h)
01) Qual a relação existente entre as palavras
"jogo" e "fase ruim"?
02) O que, na verdade, essas expressões estão
representando, considerando o contexto do Setembro Amarelo?
03) Qual o objetivo do cartaz? Ele foi
alcançado?
04) No que o cartaz acima se assemelha
ao anterior? Explique:
05) Explique o efeito causado pelas
negações no cartaz acima:
06) Qual a finalidade do cartaz em
questão? Ela foi alcançada?
07) Assista ao vídeo acima
e utilize as informações contidas nele para elaborar UM parágrafo
dissertativo-argumentativo(ou seja, exponha sua opinião sobre o assunto, de
forma a convencer o leitor ) sobre o tema em questão:
Pesquise sobre as regras
que devem ser usadas no tipo de texto dissertativo-argumentativo.
ANDREA- ARTES (9º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 9º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/09/2021 de 13h - 14h)
01) Qual a relação existente entre as palavras "jogo" e "fase ruim"?
02) O que, na verdade, essas expressões estão representando, considerando o contexto do Setembro Amarelo?
03) Qual o objetivo do cartaz? Ele foi alcançado?
04) No que o cartaz acima se assemelha ao anterior? Explique:
05) Explique o efeito causado pelas negações no cartaz acima:
06) Qual a finalidade do cartaz em questão? Ela foi alcançada?
07) Assista ao vídeo acima e utilize as informações contidas nele para elaborar UM parágrafo dissertativo-argumentativo(ou seja, exponha sua opinião sobre o assunto, de forma a convencer o leitor ) sobre o tema em questão:
Pesquise sobre as regras que devem ser usadas no tipo de texto dissertativo-argumentativo.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUINTA-FEIRA
AMORIM - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/09/2021 às 9h - 11h)
Assunto: LÓGICA- PRINCÍPIO MULTIPLICATIVO
Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo
Vídeo - https://youtu.be/tlzB10fkLkc
Questionário:
DADOS; MEIAS DIFERENTES = 3; SAPATOS DIFERENTES = 15; CALÇAS DIFERENTES =14; CAMISAS DIFERENTES = 16. RESPONDA ÀS PERGUNTAS:
1) DE QUANTAS MANEIRAS DIFERENTES UMA PESSOA PODE SE ARRUMAR USANDO SAPATO- CALÇA- CAMISA?
2) DE QUANTAS MANEIRAS DIFERENTES UMA PESSOA PODE SE ARRUMAR USANDO CALÇA - CAMISA?
SE D × 23 = 690, ENTÃO RESPONDA:
3) QUAL SERÁ O VALOR DE D?
4) QUAL É O VALOR DA EXPRESSÃO (D × 23)÷5?
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/09/2021 às 13h - 15h)
ASSUNTO: LÓGICA- USO DA DIVISÃO
Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo
Vídeo - https://youtu.be/a0GcRAWcoUY
Questionário:
1) QUANTAS SAIAS DIFERENTES UMA PESSOA TINHA SENDO O TOTAL DE MANEIRAS DIFERENTES DE SE VESTIR 80, NO CONJUNTO SAIA - CAMISA E A PESSOA TINHA 16 CAMISAS?
2) UM RAPAZ TINHA 12 SAPATOS E X BERMUDAS. O TOTAL DE MANEIRAS DIFERENTES DE SE VESTIR SAPATO- BERMUDA ERA DE 480. QUANTAS BERMUDAS ELE POSSUIA?
SE r × 80 × 4 = 320 × 5, ENTÃO RESPONDA:
3) QUAL É O VALOR DE r?
4) QUAL É O VALOR DA EXPRESSÃO (r × 80 × 4) ÷ 10?
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
TADEU - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/09/2021 às 09h - 11h)
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/09/2021 às 13h - 15h)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
EUGÊNIO - HISTÓRIA
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/09/2021 às 13h - 14h)
Conteúdo:
Roma Antiga: localização, povoamento e sociedade (cap. 9 – página 147 a 149)
Explicação:
https://www.youtube.com/watch?v=QNK9uTncolU /
1) Observe o mapa para depois responder no seu caderno:
A) Onde está localizada a cidade de Roma e quais os
primeiros povos a habitar essa região?
B) Quais mares cercam Roma?
2) Complete:
*Por volta do ano 600 a.C o povo _____________ se
estabeleceu em Roma, transformando-a em
uma cidade modernizada ao erguer uma
______________ em volta e construir ___________ que interligavam as margens dos rios.
Agora marque a alternativa cujas palavras completam
corretamente:
A) grego – cerca – portos.
B) cartaginês – fortaleza – barcos.
C) etrusco – muralha – pontes.
3) Qual é a
ordem correta da linha do tempo da história de Roma?
a) Monarquia – Republica – Império.
b) República – Monarquia – Império.
c) Império – Monarquia – República.
4)
Identifique a classe social romana:
*_________________: nobreza proprietária de terras,
de escravos e dos principais cargos.
*_________________: população livre, mas sem
direitos políticos formada por comerciantes, artesãos e pequenos proprietários.
*_________________: trabalhavam para a nobreza em
troca de proteção.
*_________________: indivíduos capturados nas
guerras, endividados ou condenados da justiça obrigados a trabalhar.
QUESTÃO
BÔNUS:
Apenas leia e
depois responda:
Sob a proteção de
Afrodite, Eneias, um dos guerreiros de Troia, e o seu filho Ascânio de lá
fugiram e depois de muito vagarem no Mediterrâneo, acabaram aportando a sua argo em Cartago, onde lá com a ajuda da
deusa, o guerreiro conseguiu namorar Dido, a fundadora e rainha daquela cidade
africana. Mas quis Zeus que Eneias saísse daquela cidade para fundar uma outra,
para os seus descendentes no centro da
Península Itálica. A contragosto, Eneias partiu e viu a sua amada se matar.
Eneias também morreu e os seus descendentes passaram a reinar sobre Alba Longa.
Numitor, um dos descendentes de
Eneias, reinava em paz sobre Alba Longa quando o seu ambicioso irmão Amúlio,
tomou o trono e mandou prender o rei. Temendo concorrentes, o impostor obrigou
a filha do rei, Sílvia, a se tornar uma sacerdotisa vestal e dessa forma não se
casaria. Mas um dia o deus Marte, apareceu para Sílvia e ela acabou
engravidando de gêmeos, os quais foram chamados de Rômulo e Remo.
Enfurecido com a gravidez da
sobrinha, o malvado Amúlio lançou os recém-nascidos na beira do Tibre de onde
uma loba os resgatou, os amamentou como filhotes por certo tempo até que um
pastor os viu e os regatou da toca. Fáustulo sabia que aqueles garotos que
acabara de resgatar eram os netos de Numitor.
Os gêmeos foram crescendo até
que o pastor e pai adotivo contou a história deles. Movido pela vingança,
Rômulo e Remo resolveram ir até Alba Longa, onde mataram o tio, libertaram o avô
e a ele devolveram o trono e todas as honrarias devidas. Percebendo que ali não
teriam futuro, os irmãos partiram para fundar uma cidade para eles. Mas houve
uma grande divergência entre os irmãos. Rômulo queria edificar a cidade na
colina do Palatino e a cidade se chamaria “Roma” enquanto Remo desejava que a
cidade fosse construída na colina do Aventino e se chamaria “Rêmora”. No meio
da discussão, Romulo acabou ferindo mortalmente o seu irmão e acabou que ele se
tornou o fundador e primeiro rei da cidade que criou.
1.1) Tanto a
imagem, quanto texto, que acabamos de ler nos revelam que:
A) Os romanos explicavam a origem de sua cidade por
meio de lendas que envolviam deuses e heróis.
B) Não há nenhuma relação com a criação da cidade
de Roma.
C) As lendas são totalmente verdadeiras, retratando
fielmente os fatos históricos da fundação de Roma.
D) Não existiam lendas que busquem explicar origem
de Roma.
1.2) Podemos
afirmar que Roma é uma continuação da história da Grécia? Por quê?
1.3) Para
qual cidade Eneias fugiu depois da Guerra de Troia? Em qual continente essa
cidade ficava?
1.4) O termo
“argo”, que aparece no texto, pode ser substituído por:
A) automóvel.
B) nave
C) carruagem
D) embarcação.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/09/2021 às 09h - 10h)
Acesse a atividade clicando no link a seguir:
https://forms.gle/y7ecdKAk2UzPyDX69
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/09/2021 às 14h - 15h)
Conteúdo:
Segundo Reinado: (cap. 10 – páginas 153
a 155)
Veja
as explicações acessando o link: https://www.youtube.com/watch?v=U072Fdl9-bI
1) Assinale a alternativa que apresenta o
fato que marcou o início do Segundo Reinado no Brasil.
A) Golpe
da Maioridade.
B)
Confederação do Equador.
C) Morte
de D. Pedro II.
D)
Guerra da Cisplatina.
2) D. Pedro II assumiu o poder governando
o Brasil com qual idade?
A) 16
anos
B) 21
anos
C) 14
anos
D) 19
anos
3) Observe a seguinte charge do período
imperial:
a) O que os nomes estampados na bandeira
representam?
b) Quem
seriam os “cascudos”
c) O que
a charge ironiza?
d) Qual
dos grupos era defensor da autonomia para as províncias?
3) Complete:
A
____________________ foi o único
conflito armado interno, durante o reinado de D. Pedro II, tendo ocorrido em
1848 em Recife, pois ali o comércio varejista estava nas mãos dos portugueses e
as riquezas nas mãos de uma única família – o que provocava desemprego e
exclusão politica. Os “praieiros” reinvindicavam:
- o voto
_____________;
- liberdade de
______________;
- garantia de vida
pelo ______________;
- extinção do poder
________________.
4) Observe os detalhes da bandeira do
Brasil Império e depois responda:
![]()
a) O que
a coroa e a cruz revelam?
b) Qual
planta está estampada no ramo esquerdo? Qual a importância econômica dela? Onde
era cultivada?
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/09/2021 às 10h - 11h)
Conteúdo:
A Guerra Fria
Explicação: https://www.youtube.com/watch?v=NPxJGocePBg
MOMENTOS
“QUENTES” DA GUERRA FRIA I: INVASÃO SOVIÉTICA, RESISTÊNCIA E O SURGIMENTO DO
TALIBÃ.
O que foi a
Guerra do Vietnã (1968-1973) para os Estados Unidos, assim foi a Guerra do
Afeganistão (1979-1989) para a União Soviética. Ambas superpotências sofreram
derrotas militares humilhantes por países pobres.
Um pouco sobre o Afeganistão
O
Afeganistão é um país da Ásia Central, montanhoso, sem acesso ao mar e
multiétnico, ou seja, composto por diferentes povos. Sua área territorial é um
pouco maior que o estado de Minas Gerais e sua população chega quase a 39 milhões. Sua economia é
predominantemente agrícola, com solo rico em minério de cobre.
Até 1973, o
Afeganistão era uma monarquia e o soberano era o rei Zahir Shah, o qual foi
deposto pelo o seu primo e 1º Ministro, Mohamed Daoud Khan, um socialista que
se aproveitou da onda de antipatia popular que o rei vinha sofrendo.
O pavimentando o terreno para o conflito
O novo governo de
orientação socialista e alinhado à União Soviética, começou a promover reformas
sociais que despertaram a ira de setores conservadores de população
majoritariamente muçulmana, como: reforma agrária, educação para mulheres, fim
do dote para o casamento. Os protestos dos religiosos foram sufocados com
brutalidade pelo governo socialista e a resposta foi o surgimento dos mujahidins, ou “guerreiros santo”, que
passaram a lutar contra o “ateísmo comunista”.
O
próprio partido socialista afegão “rachou” e começou uma disputa de morte pelo
poder entre as facções do partido. Diante da instabilidade política e dos
ataques dos “guerreiros santo”, o governo afegão solicitou insistentemente o
envio de tropas do exército soviético, o que prontamente aconteceu em 1979. Logo após a invasão, 34 países muçulmanos
condenaram a União Soviética e exigiram a retirada "imediata, urgente e incondicional das forças
soviéticas da nação muçulmana do Afeganistão". Vários países passaram a
fornecer ajuda clandestina aos rebeldes afegãos. Os EUA viu no conflito a chance
de enfraquecer as forças soviéticas fornecendo armas. O mesmo fizeram a
Turquia, o Egito, a Suíça e até a China, ainda que modestamente.
O
conflito no Afeganistão mobilizou o povo muçulmano de toda a região, trazendo
combatentes de vários países para lançar uma “guerra
santa” contra os comunistas. Entre os notórios combatentes estava o
saudita Osama bin Laden, cuja milícia que comandava se tornaria a
organização terrorista al-Qaeda.
O desfecho
Os incessantes
ataques dos insurgentes, os altos índices de deserções dos soldados do exército
afegão resultaram na derrota dos soviéticos. Depois da retirada das tropas
soviéticas, os próprios mujahidins começaram uma sangrenta disputa pelo poder,
mergulhando o Afeganistão em uma guerra civil. Em meio a isso surgiu um grupo
de 50 estudantes fundamentalistas de teologia islâmica, denominados Talibãs
(“estudantes”, na língua pashtun) que apregoavam a pacificação e a aplicação
das leis islâmicas no Afeganistão e passaram a contar com a simpatia e adesão
de alguns mujahidins e da população daquele país.
Em
1996, os talibãs assumiram o poder no Afeganistão e entre as suas medidas
estavam a proibição das mulheres de frequentarem escolas, trabalharem fora de
casa e de não serem examinadas por médicos do sexo masculino, o combate à
produção e ao tráfico de drogas, bem como o combate à prática da pedofilia
cultural (“bacha bazi”). Em 2001, os EUA invadiram o Afeganistão sob o pretexto
de que ali abrigavam-se outros grupos terroristas, responsáveis pelos ataques
de 11 de setembro daquele mesmo ano. Em 2020, o ex-Presidente Donald Trump
comprometeu-se em retirar aos poucos as tropas americanas do Afeganistão, em
troca de apoio do Talibã no combate ao terrorismo internacional. Em 2021, o
Talibã tomou o poder de forma repentina e sem resistência, provocando cenas de
desespero na população temerosa do histórico de brutalidade do grupo. Sem o
reconhecimento internacional, apenas a China, por questão econômica, reconheceu
o novo governo como “legítimo”. Diante do desafio de conquistar a simpatia da
comunidade internacional, o talibã procurou mostrar-se “moderado” mas na
prática mostra que continua o mesmo em relação ao desprezo pelos direitos
humanos.
1)
Destaque sobre o Afeganistão:
-os
países com quais faz fronteira (veja o mapa):
-principais
grupos étnicos (veja o mapa)::
-problemas
sociais(leia o texto):
2)
Por que se diz que a Guerra do Afeganistão foi o “Vietnã dos soviéticos”?
3)
Quem eram os “mujahidins”? Em qual contexto eles surgiram?
4)
O que explica a humilhante derrota da União Soviética na Guerra do Afeganistão?
5)
O que significa “talibã”? Por que
esse grupo ganhou a simpatia de boa parte dos afegãos?
6)
Por que a partir de 2001 os Estados Unidos passaram a considerar o talibã um
grupo e terrorista? O que explica a mudança de postura dos EUA em relação ao
mesmo grupo em 2020?
7)
Qual é o maior desafio do grupo talibã, no momento?
______________________________________________________________________
AULAS DE SEXTA-FEIRA
GEORGE - GEOGRAFIA
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/09/2021 às 09h - 10h)
De olho no link:
https://youtu.be/-NLaw3kUAT8 (A Atmosfera Terrestre)
https://youtu.be/p7fYXt-_K9Q (A Atmosfera – Camadas da Terra – Ciências para
crianças)
1. Assista aos vídeos acima e discorra
sobre a atmosfera e sua importância para o Planeta Terra.
2. Foi da junção de duas palavras gregas, Atmós (vapor) e Sphaîra (esfera),
que surgiu o nome dado à estrutura de gás que envolve um satélite ou planeta: a
atmosfera. Em tempos de aquecimento global, passou a ser mais estudada, mais
valorizada no meio acadêmico, pois é nela que diversos fenômenos relacionados
aos distúrbios climáticos atuais ocorrem. No nosso planeta, ela é formada por
diversas camadas e, em sua porção mais densa, chega a até 800 quilômetros de
altitude a partir do nível do mar. É tida como irrisória, se considerarmos o
tamanho do globo terrestre, que mede aproximadamente 12,8 mil quilômetros de
diâmetro.
A respeito das camadas que
compõem a atmosfera terrestre, considere as afirmações I, II, III e IV.
I. A troposfera é a camada
mais baixa da atmosfera e é nela que os principais fenômenos meteorológicos
ocorrem, tais como tempestades, chuvas, precipitações de neve ou granizo e
formação de geadas.
II. A camada de ozônio
(O3) concentra-se na termosfera. Formada a cerca de 400 milhões de anos,
protege a Terra dos raios ultravioletas emitidos pelo Sol, nocivos à vida.
Porém, sabemos que, devido à emissão crescente de CO2 pelas sociedades
modernas, abriram-se buracos enormes nessa camada, permitindo a entrada de tais
raios.
III. A
mesosfera estende-se da estratosfera a até aproximadamente 80 quilômetros acima
do nível do mar. É a faixa mais fria, porque nela não há nuvens nem gases
capazes de absorver a energia do Sol. A temperatura varia de -5°C a -95°C.
IV. O efeito estufa é um
fenômeno natural que mantém o planeta aquecido nos limites de temperatura
necessários para a manutenção da vida. Nos últimos dois séculos, vem
aumentando, na camada atmosférica que recobre a Terra, a concentração de
dióxido de carbono, do metano, do óxido nitroso e de outros gases. Esse aumento
anormal provoca a aceleração do aquecimento global.
Estão corretas
a) I e II, apenas.
b) I, II e III, apenas.
c) II, III e IV, apenas.
d) I, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.
3. A atmosfera terrestre é composta pelos
gases nitrogênio (N2) e oxigênio (O2), que somam cerca de 99%, e por
gases-traço, entre eles o gás carbônico (CO2), vapor de água (H2O), metano
(CH4), ozônio (O3) e o óxido nitroso (N2O), que compõem o restante 1% do ar que
respiramos. Os gases-traço, por serem constituídos por pelo menos três átomos,
conseguem absorver o calor irradiado pela Terra, aquecendo o planeta. Esse
fenômeno, que acontece há bilhões de anos, é chamado de efeito estufa. A partir
da Revolução Industrial (século XIX), a concentração de gases-traço na
atmosfera, em particular o CO2, tem aumentado significativamente, o que
resultou no aumento da temperatura em escala global. Mais recentemente, outro
fator tornou-se diretamente envolvido no aumento da concentração de CO2 na
atmosfera: o desmatamento.
BROWN, I. F.; ALECHANDRE,
A. S. Conceitos básicos sobre clima, carbono, florestas e comunidades. A.G.
Moreira & S. Schwartzman. As mudanças climáticas globais e os ecossistemas
brasileiros. Brasília: Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, 2000
(adaptado).
Considerando o texto, uma
alternativa viável para combater o efeito estufa é:
a) reduzir o calor
irradiado pela Terra mediante a substituição da produção primária pela industrialização
refrigerada.
b) promover a queima da biomassa
vegetal, responsável pelo aumento do efeito estufa devido à produção de CH4.
c) reduzir o desmatamento,
mantendo-se, assim, o potencial da vegetação em absorver o CO2 da atmosfera.
d) aumentar a concentração
atmosférica de H2O, molécula capaz de absorver grande quantidade de calor.
e) remover moléculas
orgânicas polares da atmosfera, diminuindo a capacidade delas de reter calor.
4. A respeito das principais
características e funções da atmosfera, assinale a alternativa incorreta:
a) A atmosfera terrestre
tem como função atuar como uma espécie de filtro, impedindo que os raios
nocivos provenientes do Sol cheguem até a superfície.
b) A atmosfera terrestre
impede que fragmentos rochosos que orbitam o espaço cheguem até a Terra,
atuando na sua fragmentação por meio de processos de combustão.
c) A atmosfera terrestre é
a camada superior e rígida da Terra, constituindo um sistema dinâmico por estar
sempre em transformação.
d) A atmosfera terrestre
corresponde à camada gasosa que envolve a Terra, auxiliando na manutenção da
vida.
5. Qual a proporção em massa da
Troposfera em relação a Atmosfera? Por que sua massa é tão diferente das
camadas superiores? Qual a terceira camada da Atmosfera? Sobre esta última,
qual o comportamento térmico apresentado?
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/09/2021 às 10h - 11h)
De
olho no link: https://youtu.be/R7YPqKrQlMo (Caminho das Águas – A Transposição do
Rio São Francisco)
1. Com aproximadamente 2,8
mil quilômetros de extensão, o Rio São Francisco percorre vários estados
brasileiros, em especial os nordestinos. Marque a alternativa que indica o
estado onde se localiza a nascente do Rio São Francisco.
a) Minas Gerais.
b) Bahia.
c) Alagoas.
d) Amazonas.
e) Sergipe.
2. A respeito da bacia do
rio São Francisco, cujo objeto de estudo tem sido motivo de amplos debates no
cenário político e econômico nacional, é correto afirmar que:
I. Sua área está
inteiramente compreendida na região Nordeste do país.
II. O rio São Francisco,
cujas nascentes se situam no interior do Parque Nacional da Serra da Canastra,
em Minas Gerais, e cuja foz está localizada no litoral nordestino, entre os
estados de Sergipe e Alagoas, é o mais extenso rio totalmente brasileiro.
III. O projeto de
transposição das águas do rio São Francisco, no intuito de diminuir o problema
da seca na região da Caatinga, não é a única forma de aproveitamento desse rio
para o desenvolvimento da região, uma vez que tanto a navegação como a
hidroeletricidade também tem dado a sua contribuição.
IV. Nos tempos coloniais,
o curso do rio São Francisco significou o eixo de ligação entre as principais
áreas produtoras de açúcar, no nordeste, e a região aurífera de Minas Gerais,
além de permitir que em suas margens se estabelecesse uma importante área
criatória de gado.
V. A afirmativa “descer o
rio São Francisco, seguindo de sua nascente à sua foz, é subir o mapa do
Brasil” se refere à direção seguida pelo rio, na maior parte de seu percurso:
de sul para norte.
As afirmativas corretas
são:
a) I, II, III e V
b) I e IV.
c) II, III e V
d) I, II e IV.
e) II, III, IV e V
3. Com extensão de 2,8 mil
quilômetros quadrados, o Rio São Francisco apresenta grande importância para a
economia nacional. Aponte o potencial econômico do Rio São Francisco.
O Rio São Francisco é de
fundamental importância para a economia das regiões que percorre, pois permite
a realização de atividades agrícolas em suas margens, além de proporcionar
condições para a irrigação artificial de áreas mais distantes.
Outro fator econômico
ligado ao Rio São Francisco é a sua utilização como fonte de energia, abrigando
as usinas hidrelétricas de Paulo Afonso, Três Marias, Sobradinho e Moxotó.
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/09/2021 às 13h - 14h)
De
olho no link:
https://youtu.be/HrR99NEs0n4 (Mercosul – Brasil
Escola)
https://youtu.be/U69Lpp-IcjA (Rio Paraguai – Maior seca dos últimos
50 anos)
1.
A partir do vídeo 1 explique o Mercosul. Mínimo de 3 linhas
2.
Leia:
I. A grande maioria dos argentinos e
descendentes de italianos, espanhóis e outras nacionalidades europeias.
II. Quase todos os povos indígenas nativos foram
exterminados durante a colonização, restando apenas algumas comunidades ao
norte e nas zonas andinas.
III. Diferenciando-se de outros países da
América Latina, a população argentina apresenta alto crescimento demográfico
anual, baixa taxa de urbanização, elevado índice de analfabetismo e baixa
mortalidade infantil.
Assinale a alternativa correta:
a) apenas a I está correta
b) a I e a II estão corretas
c) a I, a II e a III estão corretas
d) a II e a III estão corretas
e) nenhuma está correta
3. Em 1999, o Reino
Unido propôs a realização de um plebiscito para que a população das Malvinas
decidisse se desejava pertencer à Argentina ou ao Reino Unido. Então:
a) a Argentina recusou a proposta, argumentando que essa não seria uma decisão
acertada, considerando que a maioria da população, de origem britânica, votaria
pela permanência da soberania do reino Unido sobre o arquipélago.
b) a Argentina não aceitou a proposta, afirmando
que o Reino Unido jamais poderia ter direito as terras, enquanto não pagasse
uma antiga dívida externa.
c) a Argentina aceitou a proposta e a população
decidiu que deveria ficar com o Reino Unido
d) a Argentina aceitou a proposta e a população
decidiu que deveria ficar com a Argentina
e) a Argentina aceitou a proposta, mas desde que
o Reino Unido pagasse cerca de 3 bilhões de dólares.
4. Os blocos econômicos têm por objetivo a redução e/ou
eliminação das tarifas alfandegárias. Sua formação proporciona maior dinamismo
nas relações comerciais entre os países integrantes. Nesse sentido, os países
da América Platina em conjunto com o Brasil, integram um bloco econômico
visando maior flexibilidade nas importações e exportações de produtos. Esse
bloco é:
a) APEC – Cooperação Econômica da Ásia e do
Pacífico.
b) CAN – Comunidade Andina.
c) Mercosul – Mercado Comum do Sul.
d) Nafta – Acordo de Livre Comércio da América do Norte.
e) Caricom – Mercado Comum e Comunidade do Caribe.
5. “O advento do
Mercosul ampliou bastante as relações comerciais e financeiras do Brasil com
seus vizinhos do sul e sudoeste. Até os anos 1980, esses países sul-americanos
não eram parceiros comerciais importantes, principalmente em relação a
investimentos, porém, nos anos 1990, passou a figurar notadamente a Argentina
entre os mais importantes para o comércio exterior brasileiro. Um crescente
número de empresas do Brasil já abriu filiais na Argentina (e vice-versa), e
muitas indústrias estrangeiras se instalaram em um desses países a fim de
produzir para todo o mercado consumidor do Mercosul”.
VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São
Paulo: Editora Ática, 2012. p.333.
Sobre os países que
compõem o Mercosul e suas relações comerciais, assinale a alternativa incorreta:
a)
O Mercosul foi criado com o objetivo de ampliar o comércio entre os
países-membros através da redução ou eliminação de tarifas alfandegárias.
b)
Os membros associados ao Mercosul são: Chile, Bolívia, Equador, Peru, Colômbia,
Guiana e Suriname.
c)
Em 2004, o México ingressou no bloco como membro observador.
d)
O Mercosul, ainda hoje, não é considerado um bloco econômico constituído por
uma União Aduaneira.
e)
O Mercosul é hoje o maior bloco econômico dos países emergentes. Este se
caracteriza por possuir união aduaneira forte e sua união monetária através do
Real facilitou as exportações entre os países-membros que fundaram o bloco,
tais como o Chile e o Uruguai.
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/09/2021 às 14h - 15h)
De
olho no link:
https://youtu.be/IbYCGUI8LrI (USINA SOLAR que FUNCIONA
à NOITE na ESPANHA)
https://youtu.be/6rL39W32pxQ (Paris sofre com infestação de ratos
após enchente do rio Sena | SBT Brasil (03/02/18)
1.
Assista o vídeo 1 e explique como a Espanha consegue produzir energia através
do Sol mesmo a noite. Mínimo de 3 linhas
2. A Turquia, um dos
países candidatos a integrar a União Europeia, tem dividido opiniões quanto ao
seu ingresso no bloco. Dentre as polêmicas que dificultam sua entrada,
destacam-se:
I. A posição estratégica
que o país ocupa enquanto nação cristã no combate ao terrorismo e ao
fundamentalismo;
II. O tratamento
diferenciado que o país ainda faz para com homens e mulheres;
III. A prática de violação
dos direitos humanos ainda presente no país, sobretudo contra os curdos;
IV. A instabilidade
econômica que o país ainda não conseguiu solucionar.
Estão corretas as
assertivas:
a) I e IV, apenas
b) I, III e IV
c) I, II e III
d) II, III e IV
e) II e III, apenas
3. “UE criará sistema unificado de
eletricidade em 2015. Com geração regional, o bloco soma prejuízos de US$ 5,4
bilhões. Integração seria uma forma de ganhar sinergias” (Veja,
25/09/2013).
O texto acima revela uma
importante etapa de integração dos países europeus através da União Europeia.
Tal integração é considerada importante, pois:
a) há uma preocupação
presente em toda Europa sobre o desmembramento econômico do continente.
b) é uma forma de se
precaver diante da eminente ameaça de invasão militar dos Estados Unidos.
c) poderá tornar a Europa
novamente o principal centro econômico e político do mundo.
d) será uma estratégia de
combater os avanços desenfreados da Globalização sobre a Europa.
4. Oficialmente, a União
Europeia foi constituída em 1º de janeiro de 1993, em substituição à CEE
(Comunidade Econômica Europeia), pelo:
a) Tratado de Maastricht
b) Tratado de Versalhes
c) Tratado de Madrid
d) Tratado de Assunção
e) Tratado de Amsterdã
5. O processo de consolidação do bloco
europeu ocorreu ao longo de um grande recorte temporal, marcado por questões
políticas e econômicas, que resultou em uma formação de 27 países. Qual o
último país europeu que ingressou na União Europeia?
a)
Croácia.
b)
Sérvia.
c)
Turquia.
d)
Malta.
e)
Chipre.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
FELIPE - ENSINO RELIGIOSO
ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - 6º e 7º Anos
ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - 8º e 9º Anos
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/09/2021 conforme os horários abaixo)
Atenção aos horários: 8º ano: de 10h - 11h
9º ano: de 09h - 10h
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/09/2021 conforme os horários abaixo)
Atenção aos horários: 8º ano: de 10h - 11h
9º ano: de 09h - 10h



























Nenhum comentário:
Postar um comentário