sábado, 4 de setembro de 2021

ATIVIDADES - SEMANA 06/09/2021 a 10/09/2021

 

AULAS DE SEGUNDA-FEIRA


ANDRÉA - PORTUGUÊS


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/09/2021 às 09h - 11h) 


Leia o poema para responder às questões propostas.

Essa atividade consta em seu livro didático páginas 89 à 92.

Obs: somente respostas em seu caderno.



O burro é o ser humano 

Acordei de madrugada

E comecei a fazer risco... 

Pedi licença ao poeta, 

meu mestre Antonio Francisco, 

E puxei pela memória pra escrever 

essa história que chegou como um 

corisco¹: 


Andando pela cidade 

vi uma carroça larga 

cheia de areia e cimento 

e pensei na vida amarga, 

o sofrimento, a tortura, 

como é a vida dura 

de um pobre burro de carga. 


Ao ver o burro cansado 

Perguntei no pensamento: 

- Como é que um homem pode

Causar tanto sofrimento?

- Como pode ser tão mau

Com esse pobre animal? 

- Coitado desse jumento!


E fiquei ali parado 

Pensando na humanidade 

que pra se satisfazer

perde o rumo da verdade.

E entre todos os animais,

entre todos os demais, 

é o único que tem maldade.


Olhando aquele jumento

escutei a voz de alguém, 

mas olhei ao meu redor

vi que não tinha ninguém. 

Só o jumento cansado,

Olhando para o meu lado 

Como uma coisa do além. 



Fiquei todo arrepiado

Quando o jumento me olhou

chamou minha atenção

e para mim cochichou: 

“- Não se assuste comigo 

você não corre perigo.”

E depois continuou:


“-Você, meu caro poeta,

com esse seu sentimento

foi por Deus abençoado. 

E agora, nesse momento, 

vai ter a capacidade

e a oportunidade 

de escutar um jumento.” 


Eu senti um arrepio, 

O suor veio na palma,

Ao escutar o jumento

senti um frio na alma, 

meu coração disparou,

mas o jumento falou: 

“- Meu poeta, tenha calma!”


Olhou-me com a grandeza

de um Sábio de Alexandria,

e disse: “- O que o homem faz

comigo é covardia,

mas eu lhe dou o perdão

porque no meu coração 

só tenho paz e alegria.” 


“-Não adianta queixar-me

de todo meu sofrimento.

Eu não reclamo da vida 

nem resmungo um só momento, 

não vivo no desatino² 

porque sei que o meu destino

foi nascer para ser jumento.” 



“- Porém, você meu poeta,

 faz parte da raça humana. 

A quem Deus deu liberdade 

e a vontade soberana³ 

pra decidir com cuidado

entre o certo e o errado

entre o amor e a gana .” 


“- O ser humano optou

pelo lado que não presta. 

Poluiu rios e mares, 

tocou fogo na floresta 

e desmatou sopé de morro,

É um pedindo socorro

E outro fazendo festa.” 


[...] “Com trator e motosserra 

fizeram o desmatamento 

deixaram a areia solta

gerando assoreamento .

- Oh atitude infeliz!

Ainda tem gente que diz

que eu é sou jumento.” 


“- Desculpe, caro poeta, 

Magoar não é meu plano, 

Mas o homem me maltrata

 e ainda comete o engano 

de dizer que eu sou burro”, 

e falou dando um esturro :

 “O burro é o ser humano.”


 “- Um bicho que inventa armas,

 que destrói uma nação, 

que tem inveja e ganância

 no sangue e no coração. 

Que faz o mal e sai rindo,

 tá se autodestruindo. 

- Esse perdeu a razão!” 


[...] ACACI, José. O burro é o ser humano. Parnamirim: s.d.


ATIVIDADES


BOM DESEMPENHO!



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B, C e D.

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/09/2021 às 13h - 15h)   


Atividade 1 (online): Clique  no link para ter acesso à atividade. Ao terminar, confira sua nota.


https://docs.google.com/forms/d/1xHqpCUXIZLvieyWTXHvIpxbqS75e3NyY8mnDaqa59vg/edit


Atividade 2

Obs: copiada e respondida em seu caderno.


Bom desempenho!

“As sementes de uma vida de estudos transformam-se em frutos do sucesso.”

Beatriz Mello



         ______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


AMORIM - MATEMÁTICA



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/09/2021 às 9h - 11h) 


Assunto: DIVISÃO  DE NÚMEROS NATURAIS (PROBLEMAS)


Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo

Vídeo - https://youtu.be/OzoWRr67iBM


Questionário: 

(QUESTÃO 01) 77000 RATEADO EM 7 PAGAMENTOS NUMA DÍVIDA DE UM BANCO SEM JUROS, QUANTO CABERÁ PARA CADA UM?


(QUESTÃO 02) UMA TORA DE MADEIRA DE 60 M FOI DIVIDIDA EM 3 PEDAÇOS DE 5M E O RESTANTE EM PEDAÇOS DE 5M TAMBÉM. QUANTOS PEDAÇOS FORAM OBTIDOS?


(QUESTÃO 03) 12000 REAIS PARCELADOS IGUALMENTE EM 8 PARCELAS, RESULTARÁ EM CADA PARCELA DE VALOR:


(QUESTÃO 04) ARME E EFETUE: 

A) 2800 ÷ 200

B);3650 ÷ 5

C) 4908 ÷ 4




ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/09/2021 às 13h - 15h


ASSUNTO: PROBLEMAS COM MMC E MDC DE DOIS NÚMEROS


Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo

Vídeo - https://youtu.be/by2u13cHvOQ


Questionário: 

1) DE 10 EM 10 ANOS PASSA UM ASTEROIDE E OUTRO PASSA DE 5 EM 5 ANOS. QUANTO ELES PASSARÃO JUNTOS?


2) QUANTO VALE O MDC DE 77 E 7777?


3) SE UM ATLETA SALTA DE 8 EM 8 M E UM OUTRO ATLETA SALTA DE 4 M EM 4M. QUANTO SERÁ O PRIMEIRO ENCONTRO ?


4) CALCULE  

A) O MMC DE 98, 196 E 1960.

B) CALCULE O MDC DE 2790 E 5580.

C)  CALCULE O MMC DE 75 E 1500



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



RONMICY - ED. FÍSICA


ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 06/09/2021 às 13h - 14h)


TEMA: História da dança no Brasil. 

Objetivo: Repassar aos alunos , aspectos importantes da dança no Brasil.

História da dança no Brasil:

Quem quer conhecer profundamente a história da dança no Brasil precisa entender que essa manifestação recebeu influências dos mais variados lugares. Para compreender melhor como essa expressão foi introduzida no país, podemos dividi-la em dois grandes eixos: as danças que são mais populares (moderna, rítmica, de salão), tendo origem em diversas culturas e as danças mais eruditas, que foram introduzidas pelas companhias de balé europeias por volta dos anos 1930.

Tipos de dança introduzidas no Brasil:

Clássica – Caracterizada por movimentos e passos bem elaborados, muita técnica e coreografias bem ensaiadas. 

Dança de salão – Praticada nos dancings, muito comum na América do Norte e Ilhas Caribenhas. 

Moderna – Um pouco mais livre, serviu de base para o bailado contemporâneo

Dança Rítmica – Misturava ritmo e som, fazendo com que as pessoas criem formas diferentes de dançar. 

Dança clássica:

A dança clássica é uma manifestação artística realizada através da coordenação estética de movimentos corporais, em que os elementos plásticos são combinados às posturas em uma composição bem equilibrada e dinâmica. 

Essa atividade vai se iniciar no século XV, com o balé nas cortes italianas, indo em seguida para a França, Inglaterra, Dinamarca e Rússia. Inicialmente, a manifestação era característica dos salões, mas aos poucos começou a ocupar os palcos, onde iniciaram-se os primeiros espetáculos de dança. No Brasil, o primeiro balé foi apresentado no Rio de Janeiro em 1813, no Real Theatro de São João. Por conta das visitas de algumas companhias famosas ao país, como a de Diaghilev, Nikinsky e Pavlova, o balé brasileiro começou a tomar forma. 

Maria Olenewa, primeira-bailarina da Companhia de Pavlova, se instalou no Rio de Janeiro e criou uma escola de balé clássico oficializada em 1930. Em Curitiba, Sul do país, Tadeuz Morozowicz fundava outra escola de balé. Com o passar dos anos, várias companhias se instalaram pelo Brasil. Um fato muito importante a ser considerado na história da dança no Brasil é que os primeiros balés brasileiros buscavam criar uma identidade nativa. Assim como em outras expressões artísticas, a exemplo da literatura, a presença de elementos do indianismo tornavam-se cada vez mais comuns. 

Diferente do que ocorria na Europa, as escolas de balé do Brasil não estavam tão preocupadas com excelência técnica, mas em introduzir uma atividade física e contribuir com noções de etiqueta. Vale lembrar que, por ser uma dança erudita, o balé estava limitado às pessoas da alta sociedade. 

Danças Populares:

A maioria das danças populares do Brasil foram derivadas de países da África, Arábia e Europa, além das que se mantiveram dos povos indígenas. Como o processo de formação da sociedade brasileira se deu por meio da mistura de povos e culturas, atualmente, as danças brasileiras são diversas, e cada região tem uma como característica. De um modo geral, as que mais caracterizam o país são o samba, frevo, baião, maxixe, xaxado, forró, axé, gafieira e lambada.

Atualmente, mais estilos foram incorporados à história da dança no Brasil, um deles é o Kizomba, um tipo de dança originário da Angola. (Imagem: Wikimedia)

Origem e descendência dos principais ritmos:

Samba - O samba é uma dança essencialmente brasileira, com forte influência africana e indígena. Gafieira – A gafieira é descendente do samba, a dança se desenvolveu no Rio de Janeiro.

Axé Music - O axé é tipicamente baiano.

Forró – Dança comum da região nordeste do país que tem origem no xote e no baião. 

Frevo – Também é comum da região nordestina, principalmente no Estado de Pernambuco

Lambada – Tem origem no zook, um movimento francês que se desenvolveu por toda a Europa. 

Xaxado – Dança popular do sertão pernambucano, muito comum no período do cangaço.

Baião – acompanhado pela música de viola, teve Luiz Gonzaga como um dos seus maiores representantes. 

A história da dança no Brasil também é marcada por outras manifestações como a salsa e o merengue, de descendência caribenha, o bolero, o mambo e a rumba, que vieram de Cuba, o tango e a milonga, da Argentina, a valsa, de origem europeia, o swing e o country que se desenvolveram nos Estados Unidos, o passo-doble, trazido pelos espanhóis. 

Atualmente, novas danças foram introduzidas e estão conquistando cada vez mais adeptos, a exemplo do batucalê, do reggaetón e da zumba, que além de serem ótimas opções para quem deseja aprender a dançar, também são excelentes para quem quer perder peso, desenvolver força e criar resistência. 



Questionário:

1 - Quais os tipos de danças introduzidas no Brasil ?

2 - Escolha uma dança e fale sobre ela?

3 - Quais danças caracterizam mais o Brasil ?

4 - Fale sobre o estilo de dança " Baião "?















______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------




AULAS DE TERÇA-FEIRA


DEVIDO FERIADO DA INDEPENDÊNCIA, 07/09, NÃO HAVERÁ AULA NESTE DIA


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



AULAS DE QUARTA-FEIRA


RAFAEL - ED. FÍSICA



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/09/2021 às 10h - 11h)


Assunto: Atletismo.

Conteúdo: Saltos.

Objetivo: Conhecer e diferenciar os tipos de saltos. 


Conteúdo/teórico. 

Texto: https://www.resumoescolar.com.br/educacao-fisica/regras-do-atletismo-salto-em-altura-distancia-triplo-e-com-vara/

Vídeo: https://youtu.be/bLuGt2WcL6k


Atividade 1. 

1 - O salto triplo é uma prova do atletismo realizada no campo. Como se chama o local onde o atleta aterrissa após executar o salto?

a) Caixa de areia.

b) Bloco de partida.

c) Bloco de chegada.

d) Linha de chegada.


2 - As provas de atletismo estão divididas em corridas, saltos e arremesso. O salto triplo é uma modalidade que muito se assemelha com:

a) O salto mortal.

b) O salto em altura.

c) O salto com vara.

d) O salto em distância.


Citação 

“Jogamos com a cabeça e, quando precisamos, com o coração.” 

Hortência

       

Sugestão: Atividade 2 (bônus)

https://youtu.be/Q9H0DrYpD4I



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/09/2021 às 13h - 14h)


Assunto: Basquete. 

Conteúdo: Quadra. 

Objetivo: Interpretar e associar as medidas e tamanho da quadra da modalidade de basquete. 


Conteúdo/teórico. 

Texto: https://www.dicaseducacaofisica.info/quadra-basquetebol/

vídeo: https://youtu.be/JSSbHJNTZdg


ATIVIDADE 1

1 - Sobre a quadra de basquetebol, está ERRADO o que se diz na alternativa:

a) Linhas Laterais: delimitam o espaço de jogo.

b) Linha Central: localizada bem no meio da quadra, ela divide o espaço total em dois iguais.

c) Círculo Central: acima da linha central está um círculo desenhado bem no meio da quadra que possui cerca de 3,6 metros de diâmetro.

d) Linha de Lance Livre: localizada mais próxima do centro da quadra e de maneira frontal os jogadores não podem lançar a bola.


2 - Numa quadra oficial de basquetebol, as dimensões 

a) são de 28 metros de comprimento por 15 metros de largura.

b) são de 32 metros de comprimento por 17 metros de largura.

c) são de 35 metros de comprimento por 20 metros de largura.

d) são de 42 metros de comprimento por 22 metros de largura


Citação 

“Fácil é sonhar todas as noites; difícil é lutar por um sonho todos os dias.” 

Lorena Molinos


Sugestão: ATIVIDADE 2 (bônus) 

https://youtu.be/zC8l71qfd-A 



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/09/2021 às 09h - 10h)


Assunto: Badminton. 

Conteúdo: Quadra e Rede. 

Objetivo: Identificar e interpretar as dimensões de quadra e rede da modalidade badminton.  


Conteúdo/teórico. 

Texto: https://www.dicaseducacaofisica.info/quadra-de-badminton/

Vídeo: https://youtu.be/bXfWKWVKEzY


Atividade 1. 

1 - A quadra do badminton possui uma rede no centro dividindo-a em duas meias quadras. Qual a altura da rede de badminton?

a) 1,25 metros.

b) 1,40 metros.

c) 1,55 metros.

d) 1,65 metros.


2 - O badminton pode ser jogado numa quadra fechada ou mesmo num campo. Em ambos os casos, o local de prática é retangular sendo suas medidas aproximadamente 

a) 13 metros de comprimento por 6 de largura.

b) 10 metros de comprimento por 5 de largura.

c) 15 metros de comprimento por 8 de larguras.

d) 17 de comprimento por 10 de largura.


Citação 

“Sempre há limites. Eu não conheço os meus.” 

Usain Bolt


Sugestão: Atividade 2 (bônus)

https://youtu.be/gVc7W-2AAAA


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


GISLENE - ARTES (6º e 7º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 6º e 7º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/09/2021 de 09h - 10h)




6- Pesquise a biografia de Berenic Bere, para troca de ideias durante a aula remota.

7- Que tal produzir uma obra (desenho) com o tema “Pátria Minha”. A ideia é você representar o “O Brasil que você vê”.

Obs.: Procure ser autêntico, colocando no seu trabalho os seus sentimentos a tudo que você vive.



MARÍCIA- ARTES (8º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 8º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/09/2021 de 14h - 15h)


Assista aos vídeos abaixo para entender um pouco mais sobre a situação da mulher no Afeganistão. Em seguida, analise e interprete as obras retratadas.

https://www.youtube.com/watch?v=LqlqeiuO4sM

https://www.youtube.com/watch?v=s2EqXg2NXr0


ATIVIDADE


1-  Que motivo teria levado a artista a pintar o interior da casa de vermelho?

2- Que perigo existe fora da casa? E dentro? 

3- Onde a mulher parece correr mais perigo? Por quê? 


4- O que simbolizam, respectivamente, o asfalto, o buraco no muro e a estátua? 

5- Crie um balãozinho de pensamento para cada uma das duas meninas retradadas na imagem. 


6- O que significa o avião e por que ele voa num céu salpicado de vermelho? 

7- O que simboliza o avião de papel na mão da menina?

8- O lugar onde a menina está, encontra-se repleto de flores. Qual a relação de sentido, considerando o contexto apresentado? 


                                                                                                   Bom desempenho!




ANDREA- ARTES (9º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 9º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/09/2021 de 13h - 14h) 


Assista aos vídeos abaixo para entender um pouco mais sobre a situação da mulher no Afeganistão. Em seguida, analise e interprete as obras retratadas.

https://www.youtube.com/watch?v=LqlqeiuO4sM

https://www.youtube.com/watch?v=s2EqXg2NXr0


ATIVIDADE


1-  Que motivo teria levado a artista a pintar o interior da casa de vermelho?

2- Que perigo existe fora da casa? E dentro? 

3- Onde a mulher parece correr mais perigo? Por quê? 


4- O que simbolizam, respectivamente, o asfalto, o buraco no muro e a estátua? 

5- Crie um balãozinho de pensamento para cada uma das duas meninas retradadas na imagem. 


6- O que significa o avião e por que ele voa num céu salpicado de vermelho? 

7- O que simboliza o avião de papel na mão da menina?

8- O lugar onde a menina está, encontra-se repleto de flores. Qual a relação de sentido, considerando o contexto apresentado? 


                                                                                                   Bom desempenho!



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------




AULAS DE QUINTA-FEIRA



GISLENE - PORTUGUÊS


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO (A e B)

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/09/2021, de 09h - 11h)


Atividade sobre Inclusão e as Paralimpíadas


01) Qual é a temática presente no cartaz acima? 

02) Por que a palavra MEDALHA encontra-se em destaque? 

03) Troque o sujeito "a gente" por "nós" e faça as devidas alterações:

04) Por que o cartaz é especialmente direcionado ao Ministro da Educação? 

05) Por que, ao contrário das Olimpíadas, amplamente divulgadas na TV, as Paralimpíadas não ganham tanto espaço? Levante hipóteses: 

06) O que você pensa a respeito da inclusão, de um modo geral? Explique: 

07) Como os colegas de turma podem ajudar a incluir os alunos especiais? 

08) Na sua opinião que mensagem os paratletlas nos deixam a cada vitória nas paralimpíadas?



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO (A, B e C)

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/09/2021, de 13h - 15h)


Atividade sobre o texto "Descubra o que é ser cringe 

O termo CRINGE, que vem do inglês, significa "vergonhoso", abalou as estruturas da internet na última semana! Basicamente, a geração Z expôs diversos hábitos do Millennials, que são considerados uma verdadeira vergonha alheia. Assim, se você costuma fazer algumas dessas coisas, atente-se: Você pode ser cringe! 

Leia a imagem abaixo e responda:




01) Você já tinha escutado falar no termo "Cringe"? O que ele significa? O que você pensa a respeito dele? 

02) Você concorda com as definições acima? Justifique sua resposta:

03) Qual delas você acha mais "cringe"? Por quê? 

04) Adicione mais cinco itens à listinha, seguindo o tema "Pandemia": 

05) Faça sua própria lista, com pelo menos dez itens que você julga "cringe": 

06) O que é ser cringe nas aulas remotas? Enumere: 

07) Pesquise sobre a geração Millennials  e a geração Z (nascidos entre 1995 e 2016) fazendo um pequeno resumo de cada uma.

08) Crie dois memes abordando algo que considera "cringe":

Não tenha vergonha de estar lutando por uma vida melhor”





______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


TADEU - MATEMÁTICA



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/09/2021 às 09h - 11h) 


Assista aos vídeos sobre o conteúdo da aula clicando nos links abaixo:

https://youtu.be/gYa-1rXiZdQ


Agora resolva as questões abaixo:









ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/09/2021 às 13h - 15h)


Assista ao vídeo sobre o conteúdo da aula clicando no link abaixo:



Agora resolva as questões abaixo:








______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



EUGÊNIO - HISTÓRIA


ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A e B 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/09/2021 às 13h - 14h)


Conteúdo: Grécia Antiga: religiosidade e principais conflitos (cap. 8 – página 139-140)

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=ijU4-hf7lGE

 


 

A palavra teatro, deriva do grego théatron, “lugar onde se vê”. Era o nome dado ao espaço com arquibancadas em semicírculo, onde se podia assistir encenações ao ar-livre. Os teatros na Grécia eram construídos nas encostas das colinas para facilitar a acústica da voz dos atores. Por falar em atores, os mesmos eram todos do sexo masculino e utilizavam “personas” (máscaras) de acordo com o gênero do que era representado.

O teatro, como conhecemos hoje, surgiu no século VI a.C,  na Grécia Antiga como parte das celebrações em honra  a Dionísio, o deus do vinho,  quem  descobriu como transformar a uva numa bebida.

Dionísio estava associado à embriaguez, à loucura causada pela mesma. Durante a sua festa, as Dionisíacas, os participantes se embriagavam, cantavam e dançavam loucamente ao som de instrumentos de percussão até caírem desfalecidos. Estar alegre por causa do vinho era sinal de que o indivíduo havia incorporado ou sido tomado pela divindade.

Conta-se que em uma dessas celebrações um cantor por nomes Tespis, ao invés de dizer: “Oh Dionísio, deus do vinho”, teria dito: “Eu, Dionísio, sou o deus do vinho”. Com essas palavras ele passou a representar o deus, tornando-se o primeiro ator na história.

As representações destacavam situações de sofrimento, conhecidas como tragédia. Os protagonistas são pessoas ilustres (reis, heróis ou chefes-guerreiros) que tem o seu destino nas mãos dos deuses  e terminam mortos ou enlouquecidos. A tragédia até podia entristecer a plateia, mas o seu objetivo era fazê-la colocar para fora todas as suas emoções ruins.

Outro gênero de representação era a comédia, que arrancava risos do público a partir de situações bizarras, obscenidades e críticas direcionadas a políticos.

 

1.1) O que significa teatro?  Como era a estrutura de um teatro na Grécia Antiga?

1.2) Podemos afirmar que o teatro nasceu como uma expressão religiosa? Por que?

1.3) Quem era Dionísio na mitologia grega? Como os seus adoradores o cultuavam?

1.4) Com quem e como surgiu a primeira peça de teatro?

1.5) Qual era a finalidade da comédia e da tragédia, no teatro grego?

1.6) Você consegue perceber as diferenças  que haviam no teatro grego antigo para os dias atuais

 

2) Sobre a característica da religião  praticada na Grécia Antiga é correto afirmar:

A) Os gregos eram monoteístas, ou seja, acreditavam em vários deuses.

B) Os gregos eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses.

C) Os gregos adoravam duas divindades: Atenas e Zeus.

D) Os gregos eram politeístas, ou seja, acreditavam em um único deus.Descrição: meu ip

 

3) O que era  um “herói” para os gregos antigos?

 

4) Explique o que foram as Guerra Médicas?

 

5) O que foi a Guerra do Peloponeso? Qual foi a principal consequência dessa guerra para o povo grego, em geral?




ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/09/2021 às 09h - 10h


Conteúdo: América Portuguesa: economia  (cap. 9 – páginas 164 a 167)

Veja as explicações acessando o link: https://www.youtube.com/watch?v=40FGPmCVyaU&t=282s

 

1) Leia o texto para depois responder no seu caderno:

Da mesma família do capim, a cana-de-açúcar foi levada da Índia para a Europa ainda na Idade Média pelos árabes, onde foi cultivada na ilha da Sicília e na Espanha.

Da prensagem da cana extrai-se um líquido doce que depois de depurado, fervido e evaporado surge um produto sólido que visualmente faz lembrar grãos de areias. Daí o seu significado original em sânscrito, a língua ancestral da Índia.

Justamente por ser uma mercadoria cara e de grande valor comercial, os portugueses contrataram técnicos árabes para ensinarem aos colonos da ilha da Madeira, como cultivar a cana e produzir o açúcar. Em poucos anos, a mesma ilha portuguesa, se tornou a principal fornecedora de açúcar da Europa. Já os espanhóis cultivaram-na nas ilhas Canárias e depois, nas terras americanas.

Mas só foi no fim do século XVIII que o açúcar realmente caiu no gosto do povo e se tornou mais barato. Foi quando ele passou a adoçar novas bebidas introduzidas na Europa, como: o chá, o chocolate e o café , o que provocou enorme aumento do seu consumo.

 

a) Qual é a origem da cana-de-açúcar e como ela ‘foi parar’ na Europa?

b) O que significa a palavra açúcar?

c) O que explica a escolha do açúcar, pelos portugueses, para possibilitar a ocupação do Brasil?

d) Pesquise a origem das bebidas mencionadas no texto.

 

2) O que se levava em conta para a escolha dos “homens bons”?

a) solidariedade e altruísmo.

b) riqueza e prestígio social.

c) não ser descendente de judeu e nem de negros e índios.

 

3) Observe a imagem abaixo.




Os números 1,2,3,4 e 11 correspondem, respectivamente:

a) casa-grande, senzala, moenda, capela e canavial.

b) casa de engenho, capela, senzala, moendo e roça dos escravos.

c) casa-grande, capela, senzala, moenda e canavial.

 

4) Não era uma característica da produção açucareira do Brasil colonial:

 

a) monocultura em extensos latifúndios.

b) produção destinada ao mercado externo.

c) mão de obra assalariada.

 

5) Qual era a região do Brasil que, por ter solo e clima ideal para a cana, foi por muito tempo produtora de açúcar?

a) Nordeste.

b) Sudeste.

c) Sul.

 



ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B e C 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/09/2021 às 14h - 15h


Conteúdo: Regências: a unidade ameaçada (cap. 10 – páginas 153 a 155)

Veja as explicações acessando o link: https://www.youtube.com/watch?v=r-Mw5GvEepE

 

1) Aponte qual era a principal questão que deu início às rebeliões regenciais:

A) O interesse das províncias em promover o retorno de D. Pedro I ao poder.

B) A exigência popular em tornar o Brasil independente de Portugal.

C) Disputas políticas entre as elites e as condições de pobreza da maior parte dos brasileiros.

D) A tentativa portuguesa em restabelecer o seu monopólio colonial sobre o Brasil.

 

2) Quem foram os líderes dos Farroupilhas?

 

3) Como terminou a Guerra dos Farrapos?

A) terminou com a prisão e morte do líder Bento Gonçalves.

B) terminou por desavenças internas em torno da abolição dos escravos.

C) terminou com a separação das províncias do Sul, ainda que brevemente.

D) terminou com o governo regencial negociando e cedendo às exigências dos rebeldes.

 

4) Com qual nome passaram a ser chamados os ricos fazendeiros que ingressaram Guarda Nacional, a afim de combater as rebeliões?

 

A) Autarquias.

B) Barões.

C) Coronéis.

 

5) Associe a rebelião com a sua correta descrição, na segunda coluna:

 

(A) Cabanagem (1835-40)

(B) Guerra dos Farrapos (1835-45)

(C) Rebelião dos Malês (1835)

(D) Sabinada (1837-38)

(E) Balaiada (1838-41)

 

(__) guerra dos fazendeiros sulistas por causa dos altos impostos sobre o charque e por não poder escolherem o governo de suas respectivas províncias.

(__) rebelião de escravos muçulmanos, na Bahia, por causa da opressão religiosa e racial.

(__) guerra no norte do Brasil motivada por acesso à terra, fim da escravidão e pelo direito de escolher o governador provincial.

(__) rebelião de militares baianos contra a convocação forçada para combater no sul e contra o autoritarismo do governo regencial.

(__) guerra ocorrida no Maranhão por direito de escolher o governo provincial, fim do aumento de imposto e fim da escravidão.



ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/09/2021 às 10h - 11h)


Conteúdo: A Guerra Fria  (cap. 9 – páginas 142 a 145)

Explicação: https://www.youtube.com/watch?v=uaS8gZXyNw0

 

1) A Guerra Fria, não chegou a ser confronto armado direto entre as superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial. Na realidade, a guerra se deu no campo da disputa ideológica. Quais ideologias estavam em confronto durante a Guerra Fria?

a) Nazismo X Fascismo.

b) Nacionalismo X Liberalismo.

c) Liberalismo X Conservadorismo.

d) Socialismo X Capitalismo.

 

2) Qual construção de 1961 melhor representou a divisão do mundo por questões ideológicas?

 

3) Durante a Guerra Fria, a União Soviética querendo descobrir o máximo de informações sobre os Estados Unidos  criou uma agência de espionagem e os Estados Unidos, com o mesmo objetivo, criou outra. As respectivas agências de espionagem que estamos nos referindo, eram:

a) Gestapo e Ovra.

b) Stasi e Interpol.

c) KGB e CIA

d) ONU e OEA.

 

4) Tanto a União Soviética quanto os Estados Unidos procuraram países aliados, no continente europeu, para formarem alianças  militares diante da iminência de um ataque. Como se chamavam as respectivas alianças militares encabeçadas pelos Estados Unidos e pela União Soviética, no período da Guerra Fria? Todos os países da Europa tomaram partido? Justifique.

 

5) Entre 1950 a 1954, o senador americano Joe McCarthy liderou uma campanha de perseguição a pessoas suspeitas de envolvimento com o comunismo, resultando em prisões, expulsões e até execuções dos acusados.  Essa perseguição ficou conhecida como:

a) McCarthismo.

b) Americanismo.

c) Anticomunismo.

d) populismo.

 

6) A Guerra Fria influenciou também nas competições esportivas. Veja o número de medalhas obtidas pelos EUA e pela URSS nos Jogos Olímpicos entre 1960 e 1988



a) Por que será que os Estados Unidos não ganharam nenhuma medalha em 1980, o mesmo acontecendo com a União Soviética quatro anos depois?

b) Havia uma relação entre esporte e política durante a Guerra Fria? Por quê? 



______________________________________________________________________


---------------------------------------------------------------------------------------------------------


AULAS DE SEXTA-FEIRA



GEORGE - GEOGRAFIA


ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/09/2020 às 09h - 10h)


De olho no link:

https://youtu.be/FkykXGfToEo (Mato Grosso decreta estado de emergência por causa das queimadas no Pantanal)

https://youtu.be/QcMmjSc8TCg (Entenda como as queimadas acontecem no Brasil)


1. Leia o texto a seguir e localize o que se pede, após a leitura, elabore um novo texto com no mínimo 20 linhas com as informações retiradas do texto estudado e com as informações contidas nos vídeos recomendados acima, sendo:

I – 1 parágrafo introdutório de 4 linhas

II – 3 parágrafos de desenvolvimento com 4 linhas cada

III – 1 parágrafo de conclusão: 4 linhas

*Valendo pontuação extra

Não é só o Pantanal: incêndios florestais pelo mundo são os maiores em escala e em emissões de CO2' em 18 anos

Fonte: https://www.msn.com/pt-br/noticias/meio-ambiente/n%C3%A3o-%C3%A9-s%C3%B3-o-pantanal-inc%C3%AAndios-florestais-pelo-mundo-s%C3%A3o-os-maiores-em-escala-e-em-emiss%C3%B5es-de-co2-em-18-anos/ar-BB19bktK?ocid=msedgdhp

Cientistas estão alertando que os incêndios florestais em todo o mundo este ano são os maiores em escalas e emissões estimadas por quase duas décadas. Dados da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, e do Sistema Copernicus, da União Europeia, revelam que os incêndios em Nova Gales do Sul (Austrália), no Ártico Siberiano, na costa oeste dos Estados Unidos e no Pantanal brasileiro foram os maiores de todos os tempos, com base nos 18 anos de dados sobre incêndios florestais globais compilados pelas organizações.

Mas quão sério é o impacto ambiental?

Bacia Amazônica e Pantanal

Imagens de satélite da Nasa e outras organizações internacionais de pesquisa ambiental mostram que os incêndios florestais estão se espalhando na bacia amazônica no Brasil. Maior floresta tropical do mundo, a Amazônia é um reservatório de carbono vital que diminui o ritmo do aquecimento global. É também o lar de cerca de 3 milhões de espécies de plantas e animais e 1 milhão de indígenas. Especialistas dizem que a região voltou aos níveis de desmatamento observados pela última vez há uma década.


"Você pode não ver incêndios como os da Califórnia, porque os da Amazônia continuam muito baixos, mas causam mais danos",

diz Paulo Moutinho , cientista sênior do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM).


"As árvores podem morrer lentamente em poucos anos".

"Um hectare de floresta na Amazônia tem 300 espécies de plantas e árvores, em comparação com a Califórnia, que tem apenas 25."


Dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) revelam que o número de incêndios na Amazônia aumentou 28% entre julho de 2019 e julho de 2020. Ao contrário das condições de seca na costa oeste dos Estados Unidos, os incêndios florestais no Brasil são causados principalmente pelo desmatamento, que alguns ambientalistas dizem ser motivados pelas políticas governamentais pró-agricultura e mineração. Mas não são apenas as florestas tropicais da América do Sul que estão queimando. Ao sul da Amazônia, no Pantanal, os incêndios também estão intensos.

O bioma se estende por Brasil, Paraguai e Bolívia e é uma das áreas de maior biodiversidade do mundo.

O fogo já destruiu 15% da região, com 2,3 milhões de hectares. Até quinta-feira (17/08), foram quase 16 mil focos de incêndios, o maior número de queimadas desde 1998, quando o Inpe começou a contabilizar essas estatísticas. Só na primeira metade do mês de setembro, o número de focos já é quase duas vezes maior do que em todo o mês do ano passado. No acumulado de janeiro a setembro, o número de incêndios triplicou em relação ao mesmo período de 2019.

Em entrevistas, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e o próprio presidente Jair Bolsonaro atribuem os incêndios a uma combinação de fatores: uma seca mais forte que anos anteriores e um acúmulo de vegetação seca, que pegaria fogo mais facilmente. Savana e pradarias da África Imagens de satélite também mostram incêndios florestais densos na África tropical, através da savana e pradarias onde, a cada ano, ocorre a maioria dos incêndios florestais do mundo.

Mesmo que esses incêndios pareçam ser bastante densos, os cientistas dizem que isso não significa necessariamente que terão um impacto ambiental mais severo.


"A maioria desses incêndios na África é um processo natural que vem acontecendo há milhares de anos"

diz Niels Andela, professor da Escola de Ciências da Terra e do Oceano na Universidade de Cardiff.


"É assim que a vegetação se regenera na região."


Esses incêndios florestais africanos também são vistos como menos prejudiciais porque as savanas e pradarias regeneradas absorvem parte do carbono que é emitido durante a queimada. Florestas tropicais da Indonésia Embora a temporada de incêndios florestais na Indonésia tenha começado há alguns meses, as províncias de Kalimantan Central e Sumatra ainda continuam sofrendo com os incêndios florestais. O Greenpeace disse que 64 mil hectares de floresta já haviam sido queimados até o fim de julho, embora esse número seja menor do que o do ano anterior. A terceira maior província do país, Kalimantan Central, declarou Estado de emergência em julho, depois de registrar mais de 700 incêndios. Os ambientalistas dizem que o impacto econômico da covid-19 levou a reduções orçamentárias significativas, impactando o patrulhamento das florestas e a prevenção de incêndios.


Turfeiras árticas

Quando os incêndios na Califórnia começaram a aumentar no mês passado, o Círculo Polar Ártico já havia experimentado tragédia semelhante. As chamas queimaram a vegetação nativa, a tundra, e cobriram de fumaça as cidades siberianas. Esses incêndios no Ártico emitiram um recorde de 244 megatoneladas de dióxido de carbono — 35% a mais do que todo o ano passado, de acordo com o Serviço de Monitoramento da Atmosfera Copernicus. Especialistas dizem que a razão para o aumento significativo nas emissões pode ser a queima das turfeiras — onde os solos são ricos em carbono. Segundo eles, um inverno e uma primavera mais quentes foram parcialmente responsáveis pelos incêndios.


Consequências ambientais

Todos os anos, cientistas dizem que uma área de cerca de 4 milhões de quilômetros quadrados de floresta, tamanho aproximado da União Europeia, é queimada por incêndios florestais. Isso tem um sério impacto na biodiversidade e nos ecossistemas mundiais. Os incêndios florestais fazem parte de um perigoso ciclo de retroalimentação. Os incêndios liberam uma quantidade significativa de dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa. Isso torna a Terra mais quente e, por sua vez, as florestas mais secas, aumentando a probabilidade de incêndios florestais.

No início desta semana, a ONU alertou que o mundo falhou em cumprir totalmente todas as metas de proteção da biodiversidade que estabeleceu para esta década. Um relatório da Plataforma de Política Científica Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos advertiu no ano passado que cerca de 1 milhão de espécies animais e plantas estão ameaçadas de extinção, um recorde na história da humanidade.

Quando florestas queimam, emitem grandes quantidades de CO2 na atmosfera, o que acelera o aquecimento global.

"Neste ponto, os incêndios somam 5% das emissões anuais dos EUA e 0,7% das emissões globais anuais de CO2"

diz Pieter Tans, um cientista climático sênior da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA.


Os incêndios florestais poluem o ar, o que também gera um impacto na saúde pública. Cientistas atmosféricos dizem que os poluentes podem viajar por longas distâncias e se tornar mais tóxicos quando interagem com a luz solar e outros elementos.


"No caso da Califórnia e do Oregon, a fumaça se tornou parte da corrente de jato, o que leva a um transporte relativamente rápido para a Europa (uma distância de 8 mil quilômetros) ao longo de alguns dias"

diz Mark Parrington, cientista atmosférico sênior do Serviço de Monitoramento da Atmosfera Copernicus.


"Mas o maior risco para a qualidade do ar e para a saúde humana está perto da fonte, onde a qualidade do ar foi seriamente degradada."


Coronavírus e qualidade do ar

Cresce também o temor com o aumento do risco de casos graves de covid-19 dentro e ao redor de locais com incêndios florestais.

"No Brasil, a infecção por covid em indígenas é mais de 150% maior do que no resto da populaçãodiz Moutinho, do IPAM.

"Uma vez que muitos desses povos indígenas estão em lugares próximos ou envolvidos em incêndios florestais, há preocupações de que a poluição do ar possa estar contribuindo para o nível de infecções."

Alguns estudos relacionaram a poluição do ar com casos graves de covid-19. A Organização Mundial da Saúde já alertou os países sobre essa possível ligação.


A. Quais áreas se destacam como sendo as de maior ampliação das queimadas nos últimos 20 anos?

4 linhas

B. Quais são as possíveis relações destas queimadas com o Aquecimento Global?

4 linhas

C. Qual é a intensidade destes impactos ambientais? Mínimo 4 linhas

D. Qual a intensidade destes impactos nos biomas? Mínimo 4 linhas


2. Observe a tirinha a seguir de Maurício de Souza:

O desmatamento e o progresso


Na tirinha, apresenta-se uma crítica à noção de progresso vinculada:

a) à ideia de sustentabilidade e suas consequências.

b) ao conceito de expansão florestal desordenada.

c) à adoção continuada do reflorestamento progressivo.

d) à ausência de uma política de desenvolvimento sustentável.

e) ao ideário de que a vegetação resiste ao avanço das atividades humanas.


3. O desmatamento é, sem dúvidas, uma das maiores preocupações atuais da humanidade, pois o seu avanço poderá intensificar o processo de remoção da cobertura vegetal do planeta. Podemos identificar como consequências do desmatamento todas as alternativas a seguir, exceto:

a) o aumento do efeito estufa

b) a diminuição da biodiversidade

c) a elevação desproporcional da umidade

d) o maior desgaste do solo

e) o assoreamento de rios e lagos


4. O Brasil enfrenta diversos problemas ambientais que prejudicam as diferentes espécies que aqui vivem. De acordo com o IBGE, três problemas ambientais são os mais relatados no Brasil. Marque a alternativa que indica esses problemas:


a) Poluição do solo, poluição atmosférica e contaminação por metais pesados.

b) Contaminação por metais pesados, desmatamento e caça.

c) Poluição atmosférica, queimadas e caça.

d) Assoreamento, desmatamento e queimadas.

e) Queimadas, poluição do solo e contaminação por metais pesados.



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/09/2020 às 10h - 11h) 


De olho no link:

https://youtu.be/FkykXGfToEo (Mato Grosso decreta estado de emergência por causa das queimadas no Pantanal)

https://youtu.be/QcMmjSc8TCg (Entenda como as queimadas acontecem no Brasil)


1. Leia o texto a seguir e localize o que se pede, após a leitura, elabore um novo texto com no mínimo 20 linhas com as informações retiradas do texto estudado e com as informações contidas nos vídeos recomendados acima, sendo:

I – 1 parágrafo introdutório de 4 linhas

II – 3 parágrafos de desenvolvimento com 4 linhas cada

III – 1 parágrafo de conclusão: 4 linhas

*Valendo pontuação extra

Não é só o Pantanal: incêndios florestais pelo mundo são os maiores em escala e em emissões de CO2' em 18 anos

Fonte: https://www.msn.com/pt-br/noticias/meio-ambiente/n%C3%A3o-%C3%A9-s%C3%B3-o-pantanal-inc%C3%AAndios-florestais-pelo-mundo-s%C3%A3o-os-maiores-em-escala-e-em-emiss%C3%B5es-de-co2-em-18-anos/ar-BB19bktK?ocid=msedgdhp

Cientistas estão alertando que os incêndios florestais em todo o mundo este ano são os maiores em escalas e emissões estimadas por quase duas décadas. Dados da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, e do Sistema Copernicus, da União Europeia, revelam que os incêndios em Nova Gales do Sul (Austrália), no Ártico Siberiano, na costa oeste dos Estados Unidos e no Pantanal brasileiro foram os maiores de todos os tempos, com base nos 18 anos de dados sobre incêndios florestais globais compilados pelas organizações.

Mas quão sério é o impacto ambiental?

Bacia Amazônica e Pantanal

Imagens de satélite da Nasa e outras organizações internacionais de pesquisa ambiental mostram que os incêndios florestais estão se espalhando na bacia amazônica no Brasil. Maior floresta tropical do mundo, a Amazônia é um reservatório de carbono vital que diminui o ritmo do aquecimento global. É também o lar de cerca de 3 milhões de espécies de plantas e animais e 1 milhão de indígenas. Especialistas dizem que a região voltou aos níveis de desmatamento observados pela última vez há uma década.


"Você pode não ver incêndios como os da Califórnia, porque os da Amazônia continuam muito baixos, mas causam mais danos",

diz Paulo Moutinho , cientista sênior do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM).


"As árvores podem morrer lentamente em poucos anos".

"Um hectare de floresta na Amazônia tem 300 espécies de plantas e árvores, em comparação com a Califórnia, que tem apenas 25."


Dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) revelam que o número de incêndios na Amazônia aumentou 28% entre julho de 2019 e julho de 2020. Ao contrário das condições de seca na costa oeste dos Estados Unidos, os incêndios florestais no Brasil são causados principalmente pelo desmatamento, que alguns ambientalistas dizem ser motivados pelas políticas governamentais pró-agricultura e mineração. Mas não são apenas as florestas tropicais da América do Sul que estão queimando. Ao sul da Amazônia, no Pantanal, os incêndios também estão intensos.

O bioma se estende por Brasil, Paraguai e Bolívia e é uma das áreas de maior biodiversidade do mundo.

O fogo já destruiu 15% da região, com 2,3 milhões de hectares. Até quinta-feira (17/08), foram quase 16 mil focos de incêndios, o maior número de queimadas desde 1998, quando o Inpe começou a contabilizar essas estatísticas. Só na primeira metade do mês de setembro, o número de focos já é quase duas vezes maior do que em todo o mês do ano passado. No acumulado de janeiro a setembro, o número de incêndios triplicou em relação ao mesmo período de 2019.

Em entrevistas, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e o próprio presidente Jair Bolsonaro atribuem os incêndios a uma combinação de fatores: uma seca mais forte que anos anteriores e um acúmulo de vegetação seca, que pegaria fogo mais facilmente. Savana e pradarias da África Imagens de satélite também mostram incêndios florestais densos na África tropical, através da savana e pradarias onde, a cada ano, ocorre a maioria dos incêndios florestais do mundo.

Mesmo que esses incêndios pareçam ser bastante densos, os cientistas dizem que isso não significa necessariamente que terão um impacto ambiental mais severo.


"A maioria desses incêndios na África é um processo natural que vem acontecendo há milhares de anos"

diz Niels Andela, professor da Escola de Ciências da Terra e do Oceano na Universidade de Cardiff.


"É assim que a vegetação se regenera na região."


Esses incêndios florestais africanos também são vistos como menos prejudiciais porque as savanas e pradarias regeneradas absorvem parte do carbono que é emitido durante a queimada. Florestas tropicais da Indonésia Embora a temporada de incêndios florestais na Indonésia tenha começado há alguns meses, as províncias de Kalimantan Central e Sumatra ainda continuam sofrendo com os incêndios florestais. O Greenpeace disse que 64 mil hectares de floresta já haviam sido queimados até o fim de julho, embora esse número seja menor do que o do ano anterior. A terceira maior província do país, Kalimantan Central, declarou Estado de emergência em julho, depois de registrar mais de 700 incêndios. Os ambientalistas dizem que o impacto econômico da covid-19 levou a reduções orçamentárias significativas, impactando o patrulhamento das florestas e a prevenção de incêndios.


Turfeiras árticas

Quando os incêndios na Califórnia começaram a aumentar no mês passado, o Círculo Polar Ártico já havia experimentado tragédia semelhante. As chamas queimaram a vegetação nativa, a tundra, e cobriram de fumaça as cidades siberianas. Esses incêndios no Ártico emitiram um recorde de 244 megatoneladas de dióxido de carbono — 35% a mais do que todo o ano passado, de acordo com o Serviço de Monitoramento da Atmosfera Copernicus. Especialistas dizem que a razão para o aumento significativo nas emissões pode ser a queima das turfeiras — onde os solos são ricos em carbono. Segundo eles, um inverno e uma primavera mais quentes foram parcialmente responsáveis pelos incêndios.


Consequências ambientais

Todos os anos, cientistas dizem que uma área de cerca de 4 milhões de quilômetros quadrados de floresta, tamanho aproximado da União Europeia, é queimada por incêndios florestais. Isso tem um sério impacto na biodiversidade e nos ecossistemas mundiais. Os incêndios florestais fazem parte de um perigoso ciclo de retroalimentação. Os incêndios liberam uma quantidade significativa de dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa. Isso torna a Terra mais quente e, por sua vez, as florestas mais secas, aumentando a probabilidade de incêndios florestais.

No início desta semana, a ONU alertou que o mundo falhou em cumprir totalmente todas as metas de proteção da biodiversidade que estabeleceu para esta década. Um relatório da Plataforma de Política Científica Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos advertiu no ano passado que cerca de 1 milhão de espécies animais e plantas estão ameaçadas de extinção, um recorde na história da humanidade.

Quando florestas queimam, emitem grandes quantidades de CO2 na atmosfera, o que acelera o aquecimento global.

"Neste ponto, os incêndios somam 5% das emissões anuais dos EUA e 0,7% das emissões globais anuais de CO2"

diz Pieter Tans, um cientista climático sênior da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA.


Os incêndios florestais poluem o ar, o que também gera um impacto na saúde pública. Cientistas atmosféricos dizem que os poluentes podem viajar por longas distâncias e se tornar mais tóxicos quando interagem com a luz solar e outros elementos.


"No caso da Califórnia e do Oregon, a fumaça se tornou parte da corrente de jato, o que leva a um transporte relativamente rápido para a Europa (uma distância de 8 mil quilômetros) ao longo de alguns dias"

diz Mark Parrington, cientista atmosférico sênior do Serviço de Monitoramento da Atmosfera Copernicus.


"Mas o maior risco para a qualidade do ar e para a saúde humana está perto da fonte, onde a qualidade do ar foi seriamente degradada."


Coronavírus e qualidade do ar

Cresce também o temor com o aumento do risco de casos graves de covid-19 dentro e ao redor de locais com incêndios florestais.

"No Brasil, a infecção por covid em indígenas é mais de 150% maior do que no resto da populaçãodiz Moutinho, do IPAM.

"Uma vez que muitos desses povos indígenas estão em lugares próximos ou envolvidos em incêndios florestais, há preocupações de que a poluição do ar possa estar contribuindo para o nível de infecções."

Alguns estudos relacionaram a poluição do ar com casos graves de covid-19. A Organização Mundial da Saúde já alertou os países sobre essa possível ligação.


A. Quais áreas se destacam como sendo as de maior ampliação das queimadas nos últimos 20 anos?

4 linhas

B. Quais são as possíveis relações destas queimadas com o Aquecimento Global?

4 linhas

C. Qual é a intensidade destes impactos ambientais? Mínimo 4 linhas

D. Qual a intensidade destes impactos nos biomas? Mínimo 4 linhas


2. Calcula-se que 78% do desmatamento na Amazônia tenha sido motivado pela pecuária – cerca de 35% do rebanho nacional está na região – e que pelo menos 50 milhões de hectares de pastos são pouco produtivos. Enquanto o custo médio para aumentar a produtividade de 1 hectare de pastagem é de 2 mil reais, o custo para derrubar igual área de floresta é estimado em 800 reais, o que estimula novos desmatamentos. Adicionalmente, madeireiras retiram as árvores de valor comercial que foram abatidas para a criação de pastagens. Os pecuaristas sabem que problemas ambientais como esses podem provocar restrições à pecuária nessas áreas, a exemplo do que ocorreu em 2006 com o plantio da soja, o qual, posteriormente, foi proibido em áreas de floresta.

Época, 3/3/2008 e 9/6/2008 (com adaptações).

A partir da situação-problema descrita, conclui-se que

a) o desmatamento na Amazônia decorre principalmente da exploração ilegal de árvores de valor comercial.

b) um dos problemas que os pecuaristas vêm enfrentando na Amazônia é a proibição do plantio de soja.

c) a mobilização de máquinas e de força humana torna o desmatamento mais caro que o aumento da produtividade de pastagens.

d) o superavit comercial decorrente da exportação de carne produzida na Amazônia compensa a possível degradação ambiental.

e) a recuperação de áreas desmatadas e o aumento de produtividade das pastagens podem contribuir para a redução do desmatamento na Amazônia.


3. Em quais regiões administrativas do Brasil estão ocorrendo tais queimadas? Estes incêndios estão afetando outras regiões? Justifique sua resposta


4. Leia com atenção e responda corretamente o que se pede:


Por que a carne aumentou? Preço vai baixar? Tire essas e outras dúvidas

Ricardo Marchesan, Do UOL, em São Paulo - 15/12/2019 04h00

O preço da carne disparou em novembro, subindo em média 8% e puxando a inflação do mês, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Essa alta foi ainda mais sentida pelos consumidores nos açougues e supermercados, já que o valor da inflação é uma média, que leva em conta diferentes cortes e regiões. Mas qual foi a causa dessa alta? E quais são as previsões para o futuro?

Por que a carne aumentou tanto? Um dos principais responsáveis pelo aumento do preço da carne nas últimas semanas foi o crescimento da exportação para a China. O país asiático enfrenta queda de produção de suínos desde o fim de 2018 por causa da peste suína africana que atinge a região. Com isso, passou a comprar mais carne de fora e buscar outras proteínas também, não só a de porco. A oferta para o mercado interno brasileiro diminuiu e os preços subiram. Além disso, a demanda dos brasileiros por carne aumenta no final de ano por causa das festas e também a maior disponibilidade de dinheiro, com o 13º e, neste ano, a liberação de parte do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Tudo isso também impacta o preço. Por que a carne bovina está tão cara? O aumento das vendas para a China foi o principal impulsionador do preço da carne, mas não o único. Há pouca oferta de animais prontos para abate, de acordo com o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) da USP. Nos últimos anos, a crise econômica levou o brasileiro a restringir o consumo de carne, Com menor procura, os preços ficaram estagnados "A produção de carne leva um ciclo de três anos em média. [Sem alta de preços] nos últimos dois anos, os produtores, desestimulados, acabaram abatendo uma quantidade maior de matrizes [vacas], o que, consequentemente, diminuiu a oferta, pois houve uma quantidade menor de bezerros", afirmou Antônio Carlos Neto, secretário de Agricultura de Goiás, um dos principais estados produtores. Além disso, neste ano, as chuvas, que geralmente começam na região em outubro, só chegaram em meados de novembro, o que também afeta a criação.

A carne vai baixar de preço?

Depois da disparada em novembro o preço da carne deu sinais de queda neste mês. Ainda assim, representantes do setor apontam que o preço pode até cair em comparação com o que se vê nos mercados neste final de ano, mas não voltarão aos patamares de antes. Isso porque os preços estavam represados com a crise econômica, os custos de produção aumentaram e não há perspectiva de queda de demanda no curto prazo. A crise na China provocada pela peste suína deve se alongar por dois ou três anos, segundo os especialistas, fazendo com que as exportações continuem mais altas. Por outro lado, a produção brasileira deve aumentar para tentar acompanhar a procura.


a) Quais fatores explicam parcialmente os valores elevados da carne bovina nos últimos meses?

b) Quais as perspectivas para o abaixamento dos valores do preço da carne bovina?

c) Quais são os possíveis substitutos da carne bovina? São nutricionalmente compatíveis? Como? Porquê?




ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 8º ANO A, B e C 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/09/2020 às 13h - 14h)


De olho no link:

https://youtu.be/sYcBfHcS1rc (Lições do Chile a Bolsonaro incluem economia estável e previdência em xeque)

https://youtu.be/1eby7tz38y4 Privatização dos Correios

https://youtu.be/dbl0ZE7i4Co (Privatizar é bom ou ruim?)


1. Um conjunto de normas mais ou menos semelhantes se impôs na Argentina após 1976, no Uruguai e no Chile, depois de 1973, na Bolívia quase ininterruptamente, no Peru de 1968 até 1979, no Equador, de 1971 a 1978. (Clóvis Rossi)

Assinale a alternativa que melhor expressa o conjunto de normas de exceção que marcaram a trajetória político-institucional dos países latino-americanos indicados no texto.


a) Dissolução de partidos e sindicatos, com o objetivo de estabelecer uma nova ordem democrática e popular.

b) Domínio político das organizações guerrilheiras.

c) Extinção dos partidos políticos, intervenção nos sindicatos e suspensão das eleições diretas.

d) Política externa alinhada automaticamente à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e ao bloco do Leste.

e) Formação de uma frente parlamentar, para revisão constitucional.


2. A eleição de Salvador Allende em 1970 no Chile constitui-se num acontecimento específico atípico no panorama geral da América Latina.

Sua política de governo se caracterizou por ser:

a) nacionalista, com exclusão de membros da Guarda Nacional – bastião de poder no governo anterior.

b) liberal, com livre importação de produtos manufaturados.

c) isolacionista no contexto continental, com pressões militares e econômicas por parte dos Estados Unidos.

d) democrática, com amplo respaldo popular e de grupos esquerdistas cristãos.

e) reformista, com privatizações dos bancos estatais e manutenção da reforma agrária iniciada anteriormente.


3. A Cordilheira dos Andes, que vai do sul do Chile até a Venezuela, nasceu de forma abrupta entre dez e seis milhões de anos atrás, revela um estudo divulgado hoje pela revista Science".

[…] Na teoria mais antiga, os cientistas acreditavam que a cordilheira dos Andes havia nascido há 40 milhões de anos. No entanto, segundo Carmala Garzione, professora auxiliar de geologia em Rochester, agora será necessário modificar a teoria e incluir nela um processo que diz que em vez de sofrer erosão lentamente, a raiz de uma montanha se desprende e cai no candente manto do interior do planeta.

Segundo a teoria, livre desse peso, a montanha se ergue, e no caso dos Andes, esse levantamento foi de cerca de quatro mil metros em menos de quatro milhões de anos.

(Portal Terra, 05/06/2008. Cordilheira dos Andes teria nascido de forma abrupta. Disponível em: <http://noticias.terra.com.br/ciencia>. Acesso em: 05/09/2014).


Sobre a Cordilheira dos Andes e sua estruturação geológica, podemos afirmar que:

a) é resultante das ações de um processo epirogenético, responsável pela formação das principais bacias sedimentares, tais como os Alpes, o Himalaia e o próprio Andes.

b) é um tipo de dobramento moderno, que é resultante das ações do tectonismo que provocam transformações e inclinamento no relevo.

c) é um exemplo de dobramento antigo, embora a sua idade geológica seja recente, pois mesmo com pouco tempo de formação, sua estrutura já foi bastante modificada pelos agentes intempéricos.

d) é composto pelos escudos cristalinos sul-americanos, o que se releva pela farta existência de minerais e pelas condições propícias para a prática da agricultura.


4. Assista os vídeos propostos em De Olho no Link e crie um texto dissertativo-argumentativo sobre ambos.

Busque responder:

A. Como funciona a aposentadoria no Chile? Somente os políticos de esquerda e os sindicatos se preocupam com os valores e o próprio sistema de aposentadoria do Chile? Justifique.

B. Segundo o que você percebeu? Criar mecanismo de proteção social do cidadão é somente preocupação de socialistas? Porque nos sistemas capitalistas deve-se também se preocupar com a renda básica dos indivíduos?

C. Ser capitalista então, é não implantar políticas públicas que cuidem do cidadão? Justifique


5. Inspirado no liberalismo clássico e em clara oposição ao Keynesianismo, o neoliberalismo propõe, entre outras medidas:

I. a atuação do Estado como empresário, como mediador das relações capital-trabalho e como regulador de taxas e tarifas.

II. o desenvolvimento de uma política de privatização das empresas estatais para reduzir o papel do Estado na economia.

III. a minimização do poder dos sindicatos e a redução dos direitos trabalhistas.

IV. a redução das barreiras para a circulação de mercadorias e capitais entre países, promovendo, assim, uma maior abertura econômica.

Estão corretas:

a) apenas I, II e IV.

b) apenas I, III e IV.

c) apenas I, II e III.

d) apenas II, III e IV.

e) I, II, III e IV



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/09/2020 às 14h - 15h)


De olho no link:

https://youtu.be/sYcBfHcS1rc (Lições do Chile a Bolsonaro incluem economia estável e previdência em xeque)

https://youtu.be/dbl0ZE7i4Co (Privatizar é bom ou ruim?)

https://youtu.be/iTGSfsFPqUs (Qual a diferença entre Liberalismo e Neoliberalismo?)

https://youtu.be/TcdqGHbIWds (O ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL: REAL OU ILUSÃO? | SILVIO LUIZ DE ALMEIDA)



Mapa Político do Chile

1. Assista os vídeos propostos em De Olho no Link e procure responder os seguintes questionamentos.


A. Explique a relação aposentadoria e cidadania no Chile. Somente os políticos de esquerda e os sindicatos se preocupam com os valores da aposentadoria do Chile? Justifique.

B. Criar mecanismo de proteção social do cidadão é somente preocupação de socialistas? Explique

C. Ser capitalista de fato, vai além da preocupação com o lucro das empresas privadas? Justifique


2. Sobre o terceiro vídeo que discute a diferença entre o Liberalismo e o Neoliberalismo, o que você entendeu? O Brasil se enquadra em uma dessas definições? Justifique


3. O texto abaixo, de John Locke (1632-1704), revela algumas características de uma determinada corrente de pensamento:

Se o homem no estado de natureza é tão livre, conforme dissemos, se é senhor absoluto da sua própria pessoa e posses, igual ao maior e a ninguém sujeito, por que abrirá ele mão dessa liberdade, por que abandonará o seu império e sujeitar-se-á ao domínio e controle de qualquer outro poder? Ao que é óbvio responder que, embora no estado de natureza tenha tal direito, a utilização do mesmo é muito incerta e está constantemente exposto à invasão de terceiros porque, sendo todos senhores tanto quanto ele, todo o homem igual a ele e, na maior parte, pouco observadores da equidade e da justiça, o proveito da propriedade que possui nesse estado é muito inseguro e muito arriscado. Estas circunstâncias obrigam-no a abandonar uma condição que, embora livre, está cheia de temores e perigos constantes; e não é sem razão que procura de boa vontade juntar-se em sociedade com outros que estão já unidos, ou pretendem unir-se para a mútua conservação da vida, da liberdade e dos bens a que chamo de propriedade. (Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1991.)

Do ponto de vista político, podemos considerar o texto como uma tentativa de justificar:


a) A existência do governo como um poder oriundo da natureza.

b) A origem do governo como uma propriedade do rei.

c) O absolutismo monárquico como uma imposição da natureza humana.

d) A origem do governo como uma proteção à vida, aos bens e aos direitos.

e) O poder dos governantes, colocando a liberdade individual acima da propriedade.


4. Na perspectiva socialista, a luta de classes é o motor da história. Segundo essa perspectiva, na sociedade moderna, a classe que se beneficia com o sistema capitalista e serve-se da ideologia liberal é:

a) os camponeses.

b) a aristocracia.

c) o proletariado.

d) a burguesia.

e) os artesãos.


5. Sobre os vídeos, Qual a diferença entre Liberalismo e Neoliberalismo e o vídeo intitulado O Estado de Bem-Estar Social: real ou ilusão? Qual linha de pensamento está sendo fomentada no Brasil desde 2016? Quais as vantegens e desvantagens de cada conceito citado em ambos os vídeos?

Mínimo de 20 linhas


6. Entre as lideranças políticas internacionais frequentemente associadas ao neoliberalismo dos anos 1980, podemos apontar:

a) Ronald Reagan e Winston Churchill

b) Vladimir Putin e Bashar Al-Assad

c) Juan Domingo Perón e Richard Nixon

d) Margaret Thatcher e Ronald Reagan

e) Vladimir Putin e Rainha Vitória


7. Em meio à globalização econômica e à política neoliberal, convivemos recentemente com o caso do México, em 1994-95. A crise mexicana, ou o que se denominou "efeito tequila" (hot money), resultou:

a) de investimentos maciços na indústria mexicana, gerando a rápida valorização do peso, moeda forte local.

b) do descompasso econômico entre o México e os países da América Latina, criando o fortalecimento industrial mexicano.

c) da supervalorização do dólar, enquanto moeda-padrão, afetando as economias periféricas dependentes dos EUA.

d) da fuga de imensos capitais especulativos que migraram, afetando a solidez econômica local.

e) da miséria em que se encontra o México diante dos outros países latino-americanos muito mais estáveis e sólidos.


8. Entre os economistas que são identificados com o neoliberalismo do século XX estão:

a) Carl Menger e Friedrich Engels

b) David Ricardo e Schumpeter

c) Schumpeter e Werner Sombart

d) Karl Marx e John M. Keynes

e) Milton Friedman e Friedrich Hayek


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



FELIPE - ENSINO RELIGIOSO


ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - 6º e 7º Anos

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/09/2021 conforme os horários abaixo) 


Atenção aos horários:   6º ano: de 14h - 15h 

                                      7º ano: de 13h - 14h 

                                   

TEMA: A NARRATIVA MÍTICA 1 ( ALGUNS MITOS DE ORIGEM)

Para começar leiam alguns mitos sobre a origem da vida e do universo

Mito de origem do povo africano Bantu:

Os quilombos brasileiros têm raízes nos grupos intertribais africanos que reuniam membros de várias aldeias do grupo Bantu. O mito de origem bantu ensina que o deus supremo Kalunga, ou Zambi, criou o mundo e o deixou aos cuidados dos seres humanos. 

O mundo é uma grande força que veio do Criador e é conservada pelas criaturas. As pessoas atuais e os espíritos de seus antepassados são unidos pela força vital que passa de uns para os outros e os liga entre si como em uma grande teia de aranha que se move inteira ao mais leve toque. Os vivos devem honrar os espíritos dos antepassados por meio de oferendas, cânticos e danças, para que eles aumentem continuamente a força vital de seus descendentes. Essa força se traduz em filhos, saúde, alimento abundante, felicidade familiar, paz e todos os valores que são importantes em qualquer cultura ou religião.

https://www.paulinas.org.br/


Mesopotâmia.

Entre esses povos representava-se o início da criação como um processo de procriação: os deuses teriam sido os elementos naturais que formaram o universo, muitas vezes por meio de lutas contra forças desagregadoras. Os babilônios, numa epopéia sobre a criação, glorificavam a vitória de Marduk, o único deus bastante forte para derrotar o dragão Tiamat, personificação do caos e das águas do mar. 

Em linhas gerais, a mitologia mesopotâmica apresentava como princípio do mundo Abzu e Tiamat, elementos masculino e feminino das águas, origens do universo celeste e terrestre. Tiamat produziu o céu, de que nasceu Ea (o conhecimento mágico), que engendrou Marduk. Este derrotou os outros deuses e dividiu o corpo de Tiamat, separando assim o céu da Terra e, com o sangue de um monstro derrotado, produziu o primeiro homem.

https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/


Grécia

Na origem era o Caos, uma divindade sem forma, desordenada e confusa. Do Caos surgem Érebo (Trevas), Nyx (Noite), Gaia (Terra), Eros (força ordenadora), Tártarus (Tártaro - profundezas do Inferno). 

Gaia, em busca de um parceiro, gera, de forma assexuada, Urano (Céu), Pontos (Mar) e Óreas (deuses da montanha).

Gaia se une a Uranos e gera 12 Titãs, sendo o mais temido Cronos (Tempo); os Ciclopes e os Hecatonquiros. Urano, com medo de perder o poder, tranca os Ciclopes e os Hecatonquiros no centro de Gaia (Tártaro). 

Conforme uma profecia, um dos filhos de Cronos se tornaria mais forte que ele e, por isso, passa a devorar toda a sua prole que nascia. Entretanto, a partir de uma trama, Zeus nasce e se torna aquele que reina sobre outros deuses.

http://www.professorpina.com/

https://www.todoestudo.com.br/


1 – Com a ajuda da internet ou de um dicionário explique o que se pede:

a) Cosmogonia: 


b) Mito de origem; 



2 – Sobre os mitos de origem, marque a opção correta:

a) Mitos de origem não tentam explicar a origem da vida e do universo.

b) Deuses e heróis não fazem parte das histórias mitológicas.

c) Somente os gregos elaboraram mitos de origem.

d) São histórias que tentam explicar a origem do universo e da vida.


3 – Faça a correspondência correta entre as colunas:

a) Titãs

b) Zambi

c) Marduk

( ) Bantu

( ) Mesopotâmia

( ) Grécia


4 – Faça uma pequena pesquisa sobre o livro “Teogonia” de Hesíodo.



5 – Para você, qual a importância dos mitos de origem? Explique:




ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - 8º e 9º Anos

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/09/2021 conforme os horários abaixo) 


Atenção aos horários:   8º ano: de 10h - 11h

                                      9º ano: de 09h - 10h



TEMA: A RELIGIOSIDADE NO BRASIL.

Leia o texto abaixo e depois responda as questões:

“Os quinhentos anos de hegemonia católica no Brasil não significaram exclusividade e ausência de outras filiações religiosas e demais religiosidades. A população indígena, que sofreu um genocídio nos primeiros séculos da colonização (Livi Bacci, 2002), não deixou de praticar, a seu modo, as tradições religiosas ameríndias e a espiritualidade dos povos da floresta, embora, numericamente, essas práticas estejam presentes em uma fração pequena da população brasileira. No período colonial e na vigência da escravidão houve uma consolidação das religiões africanas por meio de ressignificações de crenças e ritos que passaram a fazer parte da cultura do país e dos processos de interação étnica e racial (Bastide, 1971). Mas o número de pessoas que se declaram adeptas das religiões afro-brasileiras nunca foi muito grande nos levantamentos censitários. O fato é que, com a miscigenação e o sincretismo religioso, as terras brasileiras tornaram-se palco do encontro de três grandes tradições culturais: a católica europeia, a nativa das Américas e a africana, com clara hegemonia da primeira.....

A presença dos chamados “evangélicos de missão” aumentou ao longo do tempo, mas o crescimento expressivo das filiações protestantes só adquiriu expressão de ameaça à hegemonia católica após as sucessivas ondas de crescimento das denominações pentecostais que ocorreram a partir do início do século xx. A primeira onda, chamada de “pentecostalismo clássico”, teve início em 1910 com a fundação da Congregação Cristã no Brasil e, em 1911, com a Assembleia de Deus. A segunda onda teve início em 1950 com a fundação da Igreja do Evangelho Quadrangular (ieq). A terceira onda – chamada neopentecostal – começou em 1970 e deu origem à Igreja Universal do Reino de Deus, à Igreja Internacional da Graça de Deus, à Igreja Renascer em Cristo, entre outras (Mariano, 1996).

Nota-se, portanto, que os cristãos (católicos apostólicos romanos + evangélicos tradicionais e pentecostais) são o grupo religioso amplamente majoritário. Mas o aumento da pluralidade religiosa fez o percentual de cristãos cair de 97% em 1970, para 89,3% em 2000 e para 86,8% em 2010. Além disso, dentro desse grupo há um movimento acelerado de queda dos católicos e de crescimento dos evangélicos.”

https://www.scielo.br/

1 – Pesquise sobre o significado das seguintes palavras:

a) Hegemonia:
b) Ameríndio:
c) Sincretismo:
d) Luterano:
e) Católico:
f) Pentecostal:


2 – Segundo o texto, o pluralismo religioso no Brasil cresceu nos últimos anos.
Quais as consequências desse fato?



3 – Marque a opção correta de acordo com o texto:

a) No período colonial a religião dominante era a luterana.
b) O número de cristãos caiu nos últimos anos.
c) O número de evangélicos diminuiu nas últimas décadas.
d) As religiões de matrizes africanas não tem importância no Brasil



4 – Responda as questões a partir do gráfico abaixo:



Fonte: https://www.researchgate.net/

a) Qual a religião predominante no Brasil no ano da pesquisa?
b) Qual o número de cristãos no Brasil?
c) Para você, as informações do gráfico complementam as informações do texto?


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário