AULAS DE SEGUNDA-FEIRA
ANDRÉA - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 13/09/2021 às 09h - 11h)
ATIVIDADE
A atividade desta semana encontra-se no seu livro didático páginas 53 à 55.
Escreva somente as respostas em seu caderno.
“A vida não é ter boas cartas na mão e sim jogar bem as que se tem.”
Josh
Billings
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B, C e D.
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 13/09/2021 às 13h - 15h)
ATIVIDADE
A atividade encontra-se no seu livro de português páginas 99 à 101.
Somente respostas em seu caderno.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
GISLENE - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO (A e B)
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 13/09/2021, de 09h - 11h)
Atividade sobre Sinais de Pontuação
OBS: Assista ao vídeo da aula clicando no link abaixo
https://www.youtube.com/watch?v=9f9Kruqf7N0&t=32s
1. Leia esta tirinha de "A Família da Mafalda", do cartunista Quino:
b) Por que o termo "Manolito" está isolado por virgula?
2. No 2º quadrinho, o que o o ponto de exclamação da fala do Manolito indica?
3. Pontue corretamente o texto.
De temperamento calmo e pacífico__ Luciana__ a filha mais velha de Maria e Pedro__ gastava suas horas com a literatura__ lia livros de comédia__ romance__ drama__ suspense e terror__ lia escritores clássicos e escritores modernos__ lia prosa e poesia__ Onde encontrar Luciana no final da tarde__ Sentada à sombra de uma árvore__ lendo __
A pontuação expressa nossas emoções, nossos pensamentos, mostra, muitas vezes,
como é o fluxo do nosso pensamento e como este é organizado na escrita.
4-Observe a diferença provocada pela presença e pela ausência da pontuação:
I. "Não, vamos à festa".
II. "Não vamos à festa".
a) Em qual a presença da vírgula confere um sentido afirmativo à frase?
b) Em qual confere tom negativo à frase?
5. Coloque vírgulas nos lugares corretos.
a) É necessário ir ao supermercado ao açougue à farmácia e à padaria.
b) A Camila a Letícia e a Luísa foram as responsáveis pelo despedimento da Ana Paula da Lúcia e da Alice.
c) A verdade minha querida amiga é que já não sou a mesma pessoa.
d) Lavar passar limpar aspirar e cozinhar são atividades que nunca acabam.
e) Bom dia André!
f) Todos esperavam por um milagre embora soubessem ser impossível.
“Seja seu maior compromisso. Não se atrase, nem se deixe para depois.”
Autor desconhecido
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO (A, B e C)
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 13/09/2021, de 13h - 15h)
Assista ao vídeo da aula clicando no link abaixo
https://www.youtube.com/watch?v=jv2Nucfx-Rk
Atividade de Língua Portuguesa
Leia:
WATTERSON, Bill. Algo babando embaixo da cama – mais uma coletânea de tiras de Calvin e Haroldo. New
Questão 1 – Aponte o sujeito da frase dita por Calvin no primeiro quadrinho da tira:
Questão 2 – O sujeito, apontado na questão anterior, tem como núcleo o termo:
a) “pesca”
b) “esporte”
c) “chato”
d) “mundo”
Questão 3 – Identifique o sujeito oculto na oração “Estamos sentados aqui por vinte minutos [...]”:
Questão 4 – Classifique o sujeito do verbo destacado na frase, numerando conforme indicação:
1. Sujeito simples 2. Sujeito composto
3. Sujeito oculto 4. Sujeito indeterminado
( ) Os amigos estavam pescando. Depois, foram para a casa.
( ) Calvin estava entediado com a pescaria.
( ) Calvin e Haroldo estavam pescando.
( ) Puxaram Calvin para fundo do lago.
Questão 5 – “Havia poucos peixes naquele lago!”. Pode-se afirmar que essa frase:
a) apresenta sujeito simples.
b) apresenta sujeito composto.
c) apresenta sujeito oculto.
d) não apresenta sujeito.
QUESTÃO 6- Identifique os sujeitos das orações a seguir e classifique-os:
a) A festa continuou madrugada a fora.
b) Encerrou satisfeito a reunião o diretor da escola.
c) Bateram no meu carro.
d) Faz muitos anos que ele partiu.
e) Estudo e dedicação são essenciais para a aprovação.
“Seja seu maior compromisso. Não se atrase, nem se deixe para depois.”
Autor desconhecido
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
RONMICY - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 13/09/2021 às 13h - 14h)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE TERÇA-FEIRA
FRÓES - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 14/09/2021 às 10h - 11h)
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/8mJ6RiIye_w
Exercícios Propostos
01 - Sobre o uso de métodos contraceptivos e as doenças sexualmente transmissíveis, marque a alternativa INCORRETA:
A) A camisinha é um método que previne a gravidez, além de proteger contra algumas doenças sexualmente transmissíveis.
B) O uso de anticoncepcionais orais, além de prevenir a gravidez, é eficaz na proteção contra DSTs.
C) De todos os métodos contraceptivos, a camisinha é o mais eficaz na proteção contra DSTs.
D) Algumas doenças sexualmente transmissíveis podem ser evitadas com medidas de higiene.
02-A sífilis é uma doença transmitida pela bactéria Treponema pallidum. Essa doença é caracterizada por:
A) Inflamação no canal da uretra.
B) Feridas nos órgãos sexuais, conhecidas por cancro duro.
C) Baixa na imunidade do portador.
D) Lesões dolorosas.
3 - A respeito das doenças sexualmente transmissíveis, marque a questão correta:
A) Todas as doenças sexualmente transmissíveis são caracterizadas pelo aparecimento de lesões.
B) A camisinha só é eficiente como método para proteger contra a gravidez.
C) Uma mulher grávida pode transmitir uma doença sexualmente transmissível ao seu filho.
D) Toda DST é transmitida exclusivamente por relação sexual.
04 - O HIV é o vírus causador da AIDS. Essa doença ataca o sistema imunológico, deixando a pessoa mais suscetível a doenças chamadas de oportunistas. As células mais atingidas por esse vírus são:
A) Hemácias.
B) Plaquetas.
C) Linfócitos T.
D) Linfócitos B.
05-O HPV provoca uma doença que ocasiona uma verruga genital, além de ter relação direta com o câncer do colo do útero. Analise as alternativas a seguir e marque o nome da DST provocada pelo HPV.
a) Herpes genital.
b) Gonorreia.
c) Sífilis.
d) Condiloma acuminado.
06 - Nem todas as doenças sexualmente transmissíveis possuem sintomas, sendo assim, não é possível descobrir se uma pessoa apresenta alguma DST apenas olhando para ela. Baseando-se nessa informação, marque a única alternativa que não garante a prevenção contra uma dessas doenças:
a) Usar camisinha em toda relação sexual.
b) Nunca compartilhar seringas.
c) Não compartilhar objetos de uso pessoal, como lâmina de barbear.
d) Utilizar sempre métodos comportamentais nas relações sexuais.
07- A Gonorreia é uma das mais frequentes DSTS de transmissão essencialmente sexual e altamente contagiosa que tem como nome científico:
A) blenocite
B) blenotorragia
C) blenorragia
D) blengorreia
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
IDELFONSO - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 14/09/2021 às 13h - 14h)
Assista aos vídeos explicativos clicando nos links a seguir:
Atividade de ciências 6º ano - Visão, paladar e olfato.
1) Em nossa visão qual a função das pálpebras e dos cílios?
2) Quais são os problemas que afetam a visão?
3) O que ocorre em cada problema que afeta a visão?
4) O que ocorre com as pessoas que nascem sem cones?
5) Quais são os gostos básicos que sentimos?
6) O que são receptores olfatórios?
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 14/09/2021 às 10h - 11h)
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/tFAH7L5SmFM
Atividades de ciências 7º ano - As angiospermas.
1) O que significa a palavra angiosperma?
2) Quais as estruturas diferentes que essas plantas possuem?
3) Sobre a flor responda:
a) Qual a parte feminina?
b) Qual a parte masculina?
c) Qual o gameta feminino?
d) Qual o gameta masculino?
4) Quais são os agentes polinizadores das angiospermas?
5) Cite alguns animais que polinizam essas plantas.
6) Faça a diferença entre:
a) Fruto.
b) Fruta.
.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 14/09/2021 às 09h - 10h)
Assistam ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/FS3FSxG_Am0
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
MARÍCIA - INGLÊS
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 14/09/2021 de 09h - 10h)
6º / 7º ANO
SEPTEMBER 10th – WORLD SUICIDE PREVENTION DAY
Assista o vídeo e entenda a importância de manter nossa saúde mental, assim como, ajudar aqueles que estão precisando. https://youtu.be/_sZsIaHvbjY LIGUE 188 PRA CONVERSAR COM ALGUÉM !
ORDENE AS FRASES, DE ACORDO COM SEQUÊNCIA DOS QUADROS ACIMA:
( ) Reserve um
minuto para entrar em contato com alguém em sua comunidade pode mudar o rumo da
vida delas.
( ) Tire um
minute e mude uma vida.
( ) Seja
atencioso e ouça com um ouvido não julgador. Seja compassivo e tenha empatia.
( )
Frequentemente, as pessoas em perigo não procuram nenhum conselho específico,
mas apenas querem ser ouvidas.
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 14/09/2021 de 14h - 15h)
6º / 7º ANO
SEPTEMBER 10th – WORLD SUICIDE PREVENTION DAY
Assista o vídeo e entenda a importância de manter nossa saúde mental, assim como, ajudar aqueles que estão precisando. https://youtu.be/_sZsIaHvbjY LIGUE 188 PRA CONVERSAR COM ALGUÉM !
ORDENE AS FRASES, DE ACORDO COM SEQUÊNCIA DOS QUADROS ACIMA:
( ) Reserve um minuto para entrar em contato com alguém em sua comunidade pode mudar o rumo da vida delas.
( ) Tire um minute e mude uma vida.
( ) Seja atencioso e ouça com um ouvido não julgador. Seja compassivo e tenha empatia.
( ) Frequentemente, as pessoas em perigo não procuram nenhum conselho específico, mas apenas querem ser ouvidas.
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 14/09/2021 de 13h - 14h)
8º/9 º ANO
SEPTEMBER 10th – WORLD SUICIDE PREVENTION DAY
Assista o vídeo e entenda a importância de manter nossa saúde mental, assim como, ajudar aqueles que estão precisando. https://youtu.be/BNj3xk_ctCA LIGUE 188 PRA CONVERSAR COM ALGUÉM !
LEIA E ESTEJA ATENTO A CADA ENCARTE , POSTADO ACIMA. VAMOS CONVERSAR SOBRE ELES , NO NOSSO ENCONTRO DO GOOGLE MEET. PROCURE TAMBÉM ANOTAR EM SEU CADERNO , A TRADUÇÃO EM PORTUGUÊS ,DE CADA UM.
PRODUZA UM CARTAZ , SEMELHANTE A ESSES QUE VIMOS ACIMA , EM COMBATE AO SUICÍDIO. O CARTAZ PODERÁ SER ESCRITO EM PORTUGUÊS, MAS DEVERÁ CONTER UMA FRASE EM INGLÊS. ASSINE SEU NOME, SUA SÉRIE E NOME DA “TEACHER”. COLE-O NA FRENTE DA SUA CASA OU SEU COMÉRCIO , BATA UMA FOTO E ENVIE PARA O EMAIL DA PROFESSORA.
FAÇA – O BEM BONITO E QUE CHAME ATENÇÃO DO PÚBLICO.
CUIDADO COM OS ERROS ORTOGRÁFICOS. ANTES DE COLAR NA PAREDE, CORRIJA AS PALAVRAS.
LEMBRE-SE: ATIVIDADE VALE NOTA.
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 14/09/2021 de 10h - 11h)
8º/9 º ANO
SEPTEMBER 10th – WORLD SUICIDE PREVENTION DAY
Assista o vídeo e entenda a importância de manter nossa saúde mental, assim como, ajudar aqueles que estão precisando. https://youtu.be/BNj3xk_ctCA LIGUE 188 PRA CONVERSAR COM ALGUÉM !
LEIA E ESTEJA ATENTO A CADA ENCARTE , POSTADO ACIMA. VAMOS CONVERSAR SOBRE ELES , NO NOSSO ENCONTRO DO GOOGLE MEET. PROCURE TAMBÉM ANOTAR EM SEU CADERNO , A TRADUÇÃO EM PORTUGUÊS ,DE CADA UM.
PRODUZA UM CARTAZ , SEMELHANTE A ESSES QUE VIMOS ACIMA , EM COMBATE AO SUICÍDIO. O CARTAZ PODERÁ SER ESCRITO EM PORTUGUÊS, MAS DEVERÁ CONTER UMA FRASE EM INGLÊS. ASSINE SEU NOME, SUA SÉRIE E NOME DA “TEACHER”. COLE-O NA FRENTE DA SUA CASA OU SEU COMÉRCIO , BATA UMA FOTO E ENVIE PARA O EMAIL DA PROFESSORA.
FAÇA – O BEM BONITO E QUE CHAME ATENÇÃO DO PÚBLICO.
CUIDADO COM OS ERROS ORTOGRÁFICOS. ANTES DE COLAR NA PAREDE, CORRIJA AS PALAVRAS.
LEMBRE-SE: ATIVIDADE VALE NOTA.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUARTA-FEIRA
RAFAEL - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/09/2021 às 10h - 11h)
Assunto: Atletismo.
Conteúdo: Arremesso e Lançamento.
Objetivo: Conhecer e aprender sobre as modalidades olímpicas de arremesso e lançamento.
Conteúdo/teórico.
Texto: https://atletismonaescola.weebly.com/lanccedilamento-e-arremesso.html
Vídeo: https://youtu.be/OpqYMJmqERM
Atividade 1.
1 - Qual a diferença entre arremesso e lançamento no atletismo?
Citação
“Todo vencedor já foi um candidato que não desistiu.” Gabrielle Douglas
Sugestão: Atividade 2 (bônus)
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/09/2021 às 13h - 14h)
Assunto: Basquete.
Conteúdo: Basquete de 3x3.
Objetivo: Conhecer o basquete 3x3 enquanto esporte desportivo e modalidade olímpica.
Conteúdo/teórico.
Texto: https://www.esportelandia.com.br/basquete/tudo-sobre-basquete-3x3/
vídeo: https://youtu.be/0mfZxJvm51o
ATIVIDADE 1
1 - Quais são as pontuações de um jogo de basquete 3x3?
Citação
“Não coloque limites em nada. Quanto mais você sonha, mais longe você chega.”
Michael Phelps
Sugestão: ATIVIDADE 2 (bônus)
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/09/2021 às 09h - 10h)
Assunto: Badminton.
Conteúdo: Modalidade paralímpica.
Objetivo: Conhecer o para badminton enquanto esporte olímpico e sua prática no Brasil.
Conteúdo/teórico.
Texto: https://blog.freedom.ind.br/parabadminton-conheca-as-regras-e-saiba-como-jogar/
Vídeo: https://youtu.be/dTPEMjTmsck
Atividade 1.
1 - Como são divididas as regras no quesito pontuação para determinar um vencedor?
Citação
“Aquele que sabe vencer-se na vitória é duas vezes vencedor.”
Públio Siro
Sugestão: Atividade 2 (bônus)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
GISLENE - ARTES (6º e 7º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 6º e 7º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/09/2021 de 09h - 10h)
Elementos da Linguagem Visual – Ponto e Linha.
Como as imagens são construídas? Como podemos formar imagens? Quais são os elementos da linguagem visual? Se prestarmos atenção a um desenho, veremos que nele há pontos, linhas e cores. As formas em artes visuais são constituídas por pontos, linhas, planos, cores, que chamamos de elementos da linguagem visual. Ao combiná-los entre si, podemos criar imagens.
< O PONTO >
O ponto é o elemento mais simples da linguagem visual. Quando imaginamos um ponto, normalmente pensamos nele como um pequeno círculo.
No entanto, o ponto pode ter outras formas, como um quadrado ou uma mancha
< A LINHA >
Linha ou traço, pode ser definida como o rastro que um ponto deixa ao se deslocar no espaço, ou como uma sucessão de pontos, muito juntos uns aos outros.
Pode ser grossa, fina, colorida, contínua, firme, fraca, interrompida, etc. há muitos tipos de linha. Cada tipo sugere uma sensação diferente.
Observe A linha na criação das imagens:
Atividade
1- O que é o Ponto nos elementos da linguagem visual?
2- Observe o exemplo abaixo e a partir dele, crie um desenho usando a mesma ideia do modelo
3- O que é a Linha nos elementos da linguagem visual? Desenhe os tipos de linha que você viu no texto.
4- A partir do exemplo abaixo, crie o seu desenho usando somente linhas:
MARÍCIA- ARTES (8º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 8º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/09/2021 de 14h - 15h)
ASSUNTO: SETEMBRO AMARELO
Setembro
Amarelo: como surgiu e por que ele é tão importante
Embora o suicídio seja um assunto
delicado, ele não pode se tornar um tabu. É preciso falar e acolher para
conseguir prevenir. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40
segundos, uma pessoa comete suicídio em algum lugar do planeta. Ou seja, em um
ano, mais de 800 mil pessoas perdem sua vida dessa maneira. Dados levantados
pela instituição em 2016 também apontam que suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com
idades entre 15 e 29 anos.
Diante desse cenário, fica clara a
necessidade de dar mais atenção ao tema, com campanhas de conscientização e
debates que possibilitem a quebra do tabu sobre o problema. E é essa a proposta
do Setembro Amarelo.
Iniciada
no Brasil em 2015 e adotada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), o
Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria
(ABP), a campanha brasileira de prevenção ao suicídio busca popularizar a
discussão ajudando a identificar sinais de alerta e incentivar a
prevenção.
Como
surgiu?
Em setembro de 1994, nos Estados Unidos, o jovem de 17 anos Mike
Emme cometeu suicídio. Ele tinha um Mustang 68 amarelo e, no dia do seu
velório, seus pais e amigos decidiram distribuir cartões amarrados em fitas
amarelas com frases de apoio para pessoas que pudessem estar enfrentando
problemas emocionais. A ideia acabou desencadeando um movimento de prevenção ao
suicídio e até hoje o símbolo da campanha é uma fita amarela.
Importância
da campanha
Além de trazer esse tema à tona, as campanhas disponibilizam informações
e opções de tratamento para o público, visando reduzir o tabu que faz com que
muitas pessoas evitem falar sobre suicídio e buscar ajuda. O fato de muitos
acharem que o sucídio é algo distante e que afeta poucas pessoas -- o que a OMS
mostra não ser verdadeiro --, também prejudica discussões mais aprofundadas que
seriam benéficas para quem precisa. "Apesar de ser um problema de saúde
pública, ainda não é tratado como tal. Então, é muito importante desenvolvermos
canais de comunicação e informação para que as pessoas sintam-se apoiadas, percebam
que não estão sozinhas e que existem caminhos para lidar com o seu
sofrimento", diz Thais Arantes Ribeiro, psicóloga e coordenadora do
Colégio Poliedro Campinas.
ATIVIDADE
Leia a
tira em quadrinhos abaixo:
1- Qual o objetivo dessa tirinha?
2- Na sua
opinião, por que se faz necessário criar textos como essa tirinha relacionada a
uma campanha?
3- Que
argumentos a tirinha analisada usa para reforçar a ideia de que é importante
viver?
4- O que
você entende na afirmação "Você não está sendo egoísta ou
covarde"?
5- Produza um cartaz feito a mão ou em algum
aplicativo com uma frase ou imagem convidando a VALORIZAR A VIDA.
BOM
DESEMPENHO!
ANDREA- ARTES (9º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 9º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/09/2021 de 13h - 14h)
ASSUNTO: SETEMBRO AMARELO
Setembro Amarelo: como surgiu e por que ele é tão importante
Embora o suicídio seja um assunto delicado, ele não pode se tornar um tabu. É preciso falar e acolher para conseguir prevenir. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio em algum lugar do planeta. Ou seja, em um ano, mais de 800 mil pessoas perdem sua vida dessa maneira. Dados levantados pela instituição em 2016 também apontam que suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos.
Diante desse cenário, fica clara a necessidade de dar mais atenção ao tema, com campanhas de conscientização e debates que possibilitem a quebra do tabu sobre o problema. E é essa a proposta do Setembro Amarelo.
Iniciada no Brasil em 2015 e adotada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a campanha brasileira de prevenção ao suicídio busca popularizar a discussão ajudando a identificar sinais de alerta e incentivar a prevenção.
Como surgiu?
Em setembro de 1994, nos Estados Unidos, o jovem de 17 anos Mike Emme cometeu suicídio. Ele tinha um Mustang 68 amarelo e, no dia do seu velório, seus pais e amigos decidiram distribuir cartões amarrados em fitas amarelas com frases de apoio para pessoas que pudessem estar enfrentando problemas emocionais. A ideia acabou desencadeando um movimento de prevenção ao suicídio e até hoje o símbolo da campanha é uma fita amarela.
Importância da campanha
Além de trazer esse tema à tona, as campanhas disponibilizam informações e opções de tratamento para o público, visando reduzir o tabu que faz com que muitas pessoas evitem falar sobre suicídio e buscar ajuda. O fato de muitos acharem que o sucídio é algo distante e que afeta poucas pessoas -- o que a OMS mostra não ser verdadeiro --, também prejudica discussões mais aprofundadas que seriam benéficas para quem precisa. "Apesar de ser um problema de saúde pública, ainda não é tratado como tal. Então, é muito importante desenvolvermos canais de comunicação e informação para que as pessoas sintam-se apoiadas, percebam que não estão sozinhas e que existem caminhos para lidar com o seu sofrimento", diz Thais Arantes Ribeiro, psicóloga e coordenadora do Colégio Poliedro Campinas.
ATIVIDADE
Leia a tira em quadrinhos abaixo:
1- Qual o objetivo dessa tirinha?
2- Na sua opinião, por que se faz necessário criar textos como essa tirinha relacionada a uma campanha?
3- Que argumentos a tirinha analisada usa para reforçar a ideia de que é importante viver?
4- O que você entende na afirmação "Você não está sendo egoísta ou covarde"?
5- Produza um cartaz feito a mão ou em algum aplicativo com uma frase ou imagem convidando a VALORIZAR A VIDA.
BOM DESEMPENHO!
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUINTA-FEIRA
AMORIM - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/09/2021 às 9h - 11h)
Assunto: LÓGICA- PRINCÍPIO MULTIPLICATIVO (PROBLEMAS)
Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo
Vídeo - https://youtu.be/ZuDgsrK8n0I
Questionário:
(QUESTÕES PROBLEMA) DADOS; MEIAS DIFERENTES = 3; SAPATOS DIFERENTES = 5; CALÇAS DIFERENTES = 4; CAMISAS DIFERENTES = 6. RESPONDA ÀS PERGUNTAS:
1) DE QUANTAS MANEIRAS DIFERENTES UMA PESSOA PODE SE ARRUMAR USANDO MEIAS E SAPATOS?
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/09/2021 às 13h - 15h)
ASSUNTO: LÓGICA- USO DA DIVISÃO (PROBLEMAS)
Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo
Vídeo - https://youtu.be/Lfn5CzoSXkE
Questionário:
1) QUANTAS SAIAS DIFERENTES UMA PESSOA TINHA SENDO O TOTAL DE MANEIRAS DIFERENTES DE SE VESTIR 80, NO CONJUNTO SAIA - CAMISA E A PESSOA TINHA 6 CAMISAS
2) UM RAPAZ TINHA 12 SAPATOS E X BERMUDAS. O TOTAL DE MANEIRAS DIFERENTES DE SE VESTIR SAPATO- BERMUDA ERA DE 48. QUANTAS BERMUDAS ELE POSSUIA?
3) SE 2 × 6 × A = 120, ENTÃO QUANTO SERÁ O VALOR DE A?
4) QUAL É O VALOR DESCONHECIDO EM 3 × 2 × K = 72?
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
TADEU - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/09/2021 às 09h - 11h)
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/09/2021 às 13h - 15h)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
EUGÊNIO - HISTÓRIA
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/09/2021 às 13h - 14h)
Acesse a atividade clicando no link a seguir:
https://forms.gle/hNguWtoDFhQyLLKY6
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/09/2021 às 09h - 10h)
Conteúdo:
América Portuguesa: economia e sociedade
(cap. 9 – páginas 168 a 173)
Veja as explicações acessando o link:
https://www.youtube.com/watch?v=5ee1mrtPVP4 / https://www.youtube.com/watch?v=CDetoS71HFk
Família,
mulher e criança no Brasil Colonial.
Diferente do atual conceito de
família composta por pai, mãe e filhos (família nuclear), um dos modelos de
família existente no Brasil colonial era a família patriarcal, que predominou
sobretudo, no Nordeste açucareiro. Na mesma casa-grande, viviam o chefe de
família, a esposa, os filhos legítimos e ilegítimos, avôs, avós, escravizados e
familiares agregados como afilhados e sobrinhos. A autoridade do pai era
absoluta e inquestionável. O pai decidia, inclusive, com quem o filho ou a
filha casaria, qual profissão os filhos, do sexo masculino seguiriam: ser
sacerdote, médico ou juiz de direito. Os casamentos eram arranjados e levavam-se
em consideração os interesses financeiros e o prestígio social que uma família
deveria manter. Nesse arranjo, “rico casaria com rico” e o “amor viria em
seguida” – esse era o pensamento prevalecente.
As meninas, desde cedo, eram
treinadas para serem futuras boas esposas, prendadas na arte de cozinhar,
bordar e costurar. Instrução escolar era algo estrito ao mundo masculino.
Requeria-se da mulher casada uma atitude de completa submissão ao marido no que
diz respeito de aguentar calada os adultérios e a violência doméstica. Contudo
havia uma possibilidade da mulher escapar desse jugo: se caso ficasse viúva ou
marido adoecesse permanentemente, a mesma podia ser cabeça da casa e
administradora dos bens da família.
Como a moral religiosa regia os costumes, o
adultério e o concubinato (viver junto sem se casar formalmente) não era apenas
pecado mas também um crime que se punia com pagamento de multas ou prisão, em
caso de reincidência. Das relações de
adultério e de concubinato havia um grande número de filhos considerados
“ilegítimos” ou “bastardos”. Muitos senhores de engenho engravidavam suas escravas
e os filhos dessas relações recebiam a liberdade mas muitos eram excluídos da
herança paterna, pois as leis não os reconheciam como filhos legítimos
herdeiros. Outra triste realidade desses “filhos do adultério” era o abandono
nos matagais e depósitos de lixo. A partir do século XVI muitas dessas crianças
passaram a ser descartadas nas portas das igrejas ou na “roda dos enjeitados” dos
conventos, apenas com um bilhete constando a data do recém-nascido. Os
religiosos se encarregavam de repassar esses bebês “enjeitados” para a adoção.
1.1) O que
se compreende como família patriarcal? Em qual parte do Brasil-Colônia esse
modelo de família predominava?
1.2) Como
era a educação e o casamento dentro do contexto de uma família patriarcal?
1.3) Em
quais situações uma mulher no período colonial brasileiro poderia ter autonomia
e poder de mando?
1.4) Que
destino tinham as crianças nascidas em extrema pobreza ou que não eram
reconhecidas como filhos pelo pai?
2) Ao lado
do açúcar havia outros gêneros econômicos de importante valor no período
colonial brasileiro. A respeito disto, preencha corretamente:
*_____________ planta conhecida dos indígenas, que
passou a ser cultivada principalmente no Recôncavo Baiano para ser usada como
“moeda” de troca por escravos.
* _____________ produto conhecido pelos indígenas,
utilizado principalmente para tecer redes e que passou a ser cultivado no
Maranhão, Pará, Ceará e Pernambuco.
*_____________
servia para girar moendas e transporte e fornecia alimento, matérias
primas como: couro e gordura e ainda contribuiu para a interiorização da
colônia.
3) Considere
e marque o que for verdadeiro (V) e quando for falso (F), corrija:
___os comerciantes eram ricos, mas não disfrutavam
do prestígio que tinham os senhores de engenho.
___a estratégia dos comerciantes para chegarem ao
topo era se casar com as filhas dos senhores de engenho.
___as mulheres do período colonial, possuíam
autonomia para administrar a fazenda e escolher a profissão.
___os pais escolhiam com quem os filhos casariam e
que profissões seguiriam.
___ os filhos, dos senhores de engenho com
escravas, possuíam os mesmos privilégios dos demais.
4) Enquanto
o Brasil foi uma colônia, os brasileiros só podiam exportar e importar certos
produtos para Portugal ou de Portugal. O nome desta prática econômica ficou
conhecida como:
( ) Pacto ou
exclusivismo colonial.
( ) Livre
concorrência.
( ) economia
imperial.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/09/2021 às 14h - 15h)
Acesse a atividade clicando no link a seguir:
https://forms.gle/g3YqfHqcFU2tDN5SA
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/09/2021 às 10h - 11h)
Conteúdo: A Guerra Fria (cap. 9 – páginas 142 a 145)
Explicação: https://www.youtube.com/watch?v=uaS8gZXyNw0
1) A Guerra Fria, não chegou a ser confronto armado direto entre as superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial. Na realidade, a guerra se deu no campo da disputa ideológica. Quais ideologias estavam em confronto durante a Guerra Fria?
a) Nazismo X Fascismo.
b) Nacionalismo X Liberalismo.
c) Liberalismo X Conservadorismo.
d) Socialismo X Capitalismo.
2) Qual construção de 1961 melhor representou a divisão do mundo por questões ideológicas?
3) Durante a Guerra Fria, a União Soviética querendo descobrir o máximo de informações sobre os Estados Unidos criou uma agência de espionagem e os Estados Unidos, com o mesmo objetivo, criou outra. As respectivas agências de espionagem que estamos nos referindo, eram:
a) Gestapo e Ovra.
b) Stasi e Interpol.
c) KGB e CIA
d) ONU e OEA.
4) Tanto a União Soviética quanto os Estados Unidos procuraram países aliados, no continente europeu, para formarem alianças militares diante da iminência de um ataque. Como se chamavam as respectivas alianças militares encabeçadas pelos Estados Unidos e pela União Soviética, no período da Guerra Fria? Todos os países da Europa tomaram partido? Justifique.
5) Entre 1950 a 1954, o senador americano Joe McCarthy liderou uma campanha de perseguição a pessoas suspeitas de envolvimento com o comunismo, resultando em prisões, expulsões e até execuções dos acusados. Essa perseguição ficou conhecida como:
a) McCarthismo.
b) Americanismo.
c) Anticomunismo.
d) populismo.
6) A Guerra Fria influenciou também nas competições esportivas. Veja o número de medalhas obtidas pelos EUA e pela URSS nos Jogos Olímpicos entre 1960 e 1988
a) Por que será que os Estados Unidos não ganharam nenhuma medalha em 1980, o mesmo acontecendo com a União Soviética quatro anos depois?
b) Havia uma relação entre esporte e política durante a Guerra Fria? Por quê?
______________________________________________________________________
AULAS DE SEXTA-FEIRA
GEORGE - GEOGRAFIA
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/09/2021 às 09h - 10h)
De olho no link:
https://youtu.be/PIlg6RdmGHA E se a camada de ozônio desaparecesse?
1. Entidades ligadas à preservação ambiental têm exercido fortes pressões para a redução da produção de gases CFC (clorofluorcarbonos). Isto se deve principalmente ao fato de os CFC
a) reagirem com H2O, produzindo ácidos e chuva ácida.
b) reagirem espontaneamente com O2, produzindo CO2 e agravando o efeito estufa.
c) escaparem para o espaço provocando o fenômeno da inversão térmica.
d) reagirem com oxigênio a baixas pressões, produzindo ozônio.
e) produzirem sob a ação da luz átomos livres, que reagem com o ozônio.
2. A destruição da camada de ozônio é um problema muito preocupante, pois essa região da estratosfera possui um papel importante na absorção de grande parte da radiação ultravioleta (UV) do Sol, que poderia causar grandes danos aos humanos. Entre esses danos, podemos apontar, exceto:
a) Câncer de pele.
b) Osteoporose.
c) Envelhecimento precoce da pele.
d) Redução da eficiência do sistema imunológico.
e) Catarata.
3. Desenhe o planeta terra e as camadas que formam a atmosfera.
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/09/2021 às 10h - 11h)
De olho no link: https://youtu.be/yqtQLpuSw0U Momento Histórico: Rio Tietê - Quintal da Cultura - 15/01/14
1. De acordo com esses dados, qual seria o valor mais próximo da produção, em milhão de toneladas, de cereais, leguminosas e oleoginosas, em 2012, na Região Sudeste do país?
a) 10,3.
b) 11,4.
c) 13,6.
d) 16,5.
e) 18,1
2. Marque V (verdadeiro) ou F (falso).
a) ( ) A industrialização da Região Sudeste foi responsável pela urbanização da região, pois atraiu pessoas do campo para a cidade.
b) ( ) Em meados do século XX, o desenvolvimento da agricultura provocou a ida de pessoas da cidade para o campo.
c) ( ) Os estados do Sudeste que mais receberam trabalhadores imigrantes foram Minas Gerais e Espírito Santo.
d) ( ) A oferta de empregos, principalmente na construção civil e na indústria, atraiu um grande número de pessoas para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
e) ( ) Os principais grupos de imigrantes que chegaram à São Paulo foram os italianos, espanhóis, portugueses e japoneses.
3. Crie uma estória sobre a vida de um jovem peixe no Rio Tietê que procura chegar ao mar.
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/09/2021 às 13h - 14h)
De olho no link: https://youtu.be/o4R9a6qszic PROVANDO COMIDAS DE RUA na ARGENTINA - Estevam Pelo Mundo
1. O país da América Platina que possui a maior extensão territorial, além de ser o mais populoso, é:
a) Argentina
b) Brasil
c) Uruguai
d) Paraguai
e) Colômbia
2. Marque verdadeiro (V) ou falso (F) para as afirmações a seguir, sobre os aspectos humanos da América Platina:
a) ( ) O país que possui maior concentração populacional (população absoluta) da América Platina é a Argentina. O país mais povoado (população relativa) é o Uruguai, visto que a sua densidade demográfica é a maior da região.
b) ( ) A Argentina e o Uruguai apresentam baixo índice de urbanização. O Paraguai, por sua vez, é o país mais urbanizado da América Platina.
c) ( ) Na Argentina, a exemplo do que ocorre no Paraguai, a população de origem europeia é a predominante.
d) ( ) Os três países da América Platina, em razão do processo de colonização, possuem o espanhol como idioma oficial.
e) ( ) A população da Argentina desfruta do melhor padrão de vida da América Platina, pois o país possui a melhor média de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região.
3. Sobre os aspectos físicos da América Platina, é correto afirmar que:
a) O relevo platino é caracterizado por áreas planas e altitudes que atingem, no máximo, 300 metros acima do nível do mar.
b) A América Platina possui vários rios, entre os principais estão: Paraná, Paraguai, Colorado e Amazonas.
c) O clima da América Platina apresenta diferentes características conforme cada região: na porção norte do Chaco, o clima predominante é o seco; ao sul, região dos Pampas, o clima é temperado.
d) A Área ocupada pela América Platina compreende mais de 50% do território da América do Sul.
e) A América Platina é formada pelos países da Argentina, Paraguai e Uruguai. Essas nações são banhadas pelos rios que formam a Bacia Hidrográfica do Rio Prata, e estão localizadas na porção norte do território da América do Sul.
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/09/2021 às 14h - 15h)
De olho no link:
https://youtu.be/GYXBrlVkBuI Queda do Muro de Berlim 1989 e Reunificação da Alemanha 1990
https://youtu.be/mfuytqqpvvc Preços de vegetais de feira | custo de vida na Alemanha – Alemanizando
https://youtu.be/2ijvvhut_d0 Na Alemanha não tem inflação??? - Alemanizando
1. A unificação alemã em um Estado Nacional ocorreu apenas no século XIX. Uma unificação tardia, se comparada com países como Inglaterra e França. Entretanto, tal fato não impediu que no fim daquele século a Alemanha se mostrasse como uma das principais forças econômicas e militares da Europa. Sobre o processo de unificação alemã responda às seguintes questões:
a) Qual dos estados alemães sobressaiu na condução do processo de unificação?
b) Quais os motivos que levaram os estados alemães a se unificarem?
2. Assinale abaixo qual país que já integrou a União Europeia, mas nunca adotou o Euro como moeda oficial.
a) França
b) Inglaterra
c) Alemanha
d) Chipre
e) Grécia
3. Assinale qual alternativa abaixo NÃO representa as características da União Europeia.
a) livre circulação de pessoas, bens e mercadorias.
b) maior bloco econômico do mundo
c) impõe vários requisitos para a adesão de novos membros
d) tem o Euro como moeda oficial, porém não adotado por todos os países-membros.
e) é um Estado unificado e soberano sobre todo o território europeu.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
FELIPE - ENSINO RELIGIOSO
ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - 6º e 7º Anos
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/09/2021 conforme os horários abaixo)
Atenção aos horários: 6º ano: de 14h - 15h
7º ano: de 13h - 14h
TEMA: A NARRATIVA MÍTICA 2 ( ALGUNS MITOS DE ORIGEM)
Vamos abordar como nossos povos nativos contam a história do início do universo e da vida. Leiam esses excelente estudo publicado no site https://mirim.org/
Todos os povos indígenas têm os mesmos mitos? Não, muito pelo contrário! Assim como existem muitos grupos indígenas, há também muitas diferenças entre os seus mitos....
Como contam os Ticuna?
Homem ticuna voltando da pesca. Belém do Solimões, Terra Indígena Évare I, Amazonas. Foto: Jussara Gruber, 1979.Os Ticuna, que vivem no Amazonas (Brasil), no Peru e na Colômbia, contam que antigamente os homens não conheciam nem a mandioca-doce nem o fogo. Uma velha aprendeu com as formigas o segredo da mandioca e, seu amigo, um pássaro noturno, o curiango, lhe fornecia o fogo. O pássaro guardava o fogo no bico e o usava para cozinhar a mandioca, ao invés de aquecê-la no sol ou nas axilas.
Os homens achavam deliciosos os beijus que a velha fazia e queriam a receita. Ela dizia que os cozinhava simplesmente com o calor do sol. Mas o pássaro achou graça da mentira dela e não aguentou: deu uma gargalhada! Logo todos viram as chamas saindo de seu bico.
Os homens decidiram abrir à força o bico do pássaro e assim roubaram-lhe o fogo. É por causa disso que hoje em dia os curiangos têm um bico grande. Foi a partir desse dia que os homens puderam usar o fogo para cozinhar!
Como contam os Desana?
Para o Desana, a humanidade inteira tem a mesma origem. Contam que no princípio, quando o mundo não existia, uma mulher conhecida como Yebá Buró, ou a Avó do Mundo, gerou cinco homens Trovões. Eles é que deveriam criar a futura humanidade, mas não conseguiram. Então ela criou o Bisneto do Mundo, Yebá Gõãmu, e depois seu irmão, Umukomahsu Boreka.
Grande pintada sobre maloca no Alto Rio Negro. Foto: Beto Ricardo/ISA.Os dois irmãos e o Terceiro Trovão saíram para criar a futura humanidade e para isso levaram todas as riquezas que possuíam. O Terceiro Trovão se transformou em uma cobra grande e desceu até o fundo do Lago de Leite. Essa cobra, também chamada de Canoa de Transformação, tinha os dois irmãos como comandantes e se deslocava como um submarino.
Eles criaram casas em baixo d’água e em cada lugar que paravam faziam rituais com as riquezas que haviam levado. Estas riquezas se transformaram em gente. Depois disso, os irmãos criaram as línguas dos diferentes grupos que ainda hoje vivem na região do alto rio Negro.
Na volta, a Canoa de Transformação levou os humanos até uma cachoeira. Foi lá que eles pisaram na terra pela primeira vez. Yebá Gõãmu, o Bisneto do Mundo, não foi à terra, mas deu origem ao chefe dos Tukano, que foi o primeiro a descer da cobra-canoa. Depois foi Boreka, o chefe dos Desana, que desceu. O terceiro foi o chefe dos Pira-Tapuya, o quarto o dos Siriano, o quinto foi o chefe dos Baniwa e o sexto a sair foi o chefe dos Maku. O Bisneto do Mundo deu a todos eles alguns objetos e o poder de serem tranquilos, de fazerem grandes festas e de conviverem bem com muita gente.
O sétimo a sair foi o homem branco que tinha uma espingarda na mão. Yebá Gõãmu não lhe deu bens, mas disse que seria uma pessoa sem medo, que faria guerra para roubar a riqueza dos outros. O branco depois de dar um tiro com sua espingarda seguiu em direção ao sul para fazer guerra.
1 – A partir da leitura do texto, responda o que se pede:
a) O que os Desana falam a respeito do “homem branco”?
b) Sobre o que os Ticuna contam sua história?
2 – Marque a opção correta de acordo com o texto:
a) Todos os povos indígenas contam o mesmo mito.
b) Animais e plantas não aparecem nas histórias e mitos indígenas.
c) Existe uma enorme diversidade de histórias nos mitos dos povos nativos.
d) Povos indígenas não respeitam seus mitos.
3 – Sobre os Ticuna, responda:
a) Vivem exclusivamente no Brasil.
b) Não praticam a pesca para a sua alimentação.
c) São povos que não valorizam os mitos.
d) Ocupam parte do território de três países da América do Sul.
4 – Faça uma pequena pesquisa sobre os Desana.
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/09/2021 conforme os horários abaixo)
Atenção aos horários: 6º ano: de 14h - 15h
7º ano: de 13h - 14h
TEMA: A NARRATIVA MÍTICA 2 ( ALGUNS MITOS DE ORIGEM)
Vamos abordar como nossos povos nativos contam a história do início do universo e da vida. Leiam esses excelente estudo publicado no site https://mirim.org/
Todos os povos indígenas têm os mesmos mitos? Não, muito pelo contrário! Assim como existem muitos grupos indígenas, há também muitas diferenças entre os seus mitos....
Como contam os Ticuna?
Homem ticuna voltando da pesca. Belém do Solimões, Terra Indígena Évare I, Amazonas. Foto: Jussara Gruber, 1979.
Os Ticuna, que vivem no Amazonas (Brasil), no Peru e na Colômbia, contam que antigamente os homens não conheciam nem a mandioca-doce nem o fogo. Uma velha aprendeu com as formigas o segredo da mandioca e, seu amigo, um pássaro noturno, o curiango, lhe fornecia o fogo. O pássaro guardava o fogo no bico e o usava para cozinhar a mandioca, ao invés de aquecê-la no sol ou nas axilas.
Os homens achavam deliciosos os beijus que a velha fazia e queriam a receita. Ela dizia que os cozinhava simplesmente com o calor do sol. Mas o pássaro achou graça da mentira dela e não aguentou: deu uma gargalhada! Logo todos viram as chamas saindo de seu bico.
Os homens decidiram abrir à força o bico do pássaro e assim roubaram-lhe o fogo. É por causa disso que hoje em dia os curiangos têm um bico grande. Foi a partir desse dia que os homens puderam usar o fogo para cozinhar!
Como contam os Desana?
Para o Desana, a humanidade inteira tem a mesma origem. Contam que no princípio, quando o mundo não existia, uma mulher conhecida como Yebá Buró, ou a Avó do Mundo, gerou cinco homens Trovões. Eles é que deveriam criar a futura humanidade, mas não conseguiram. Então ela criou o Bisneto do Mundo, Yebá Gõãmu, e depois seu irmão, Umukomahsu Boreka.
Grande pintada sobre maloca no Alto Rio Negro. Foto: Beto Ricardo/ISA.
Os dois irmãos e o Terceiro Trovão saíram para criar a futura humanidade e para isso levaram todas as riquezas que possuíam. O Terceiro Trovão se transformou em uma cobra grande e desceu até o fundo do Lago de Leite. Essa cobra, também chamada de Canoa de Transformação, tinha os dois irmãos como comandantes e se deslocava como um submarino.
Eles criaram casas em baixo d’água e em cada lugar que paravam faziam rituais com as riquezas que haviam levado. Estas riquezas se transformaram em gente. Depois disso, os irmãos criaram as línguas dos diferentes grupos que ainda hoje vivem na região do alto rio Negro.
Na volta, a Canoa de Transformação levou os humanos até uma cachoeira. Foi lá que eles pisaram na terra pela primeira vez. Yebá Gõãmu, o Bisneto do Mundo, não foi à terra, mas deu origem ao chefe dos Tukano, que foi o primeiro a descer da cobra-canoa. Depois foi Boreka, o chefe dos Desana, que desceu. O terceiro foi o chefe dos Pira-Tapuya, o quarto o dos Siriano, o quinto foi o chefe dos Baniwa e o sexto a sair foi o chefe dos Maku. O Bisneto do Mundo deu a todos eles alguns objetos e o poder de serem tranquilos, de fazerem grandes festas e de conviverem bem com muita gente.
O sétimo a sair foi o homem branco que tinha uma espingarda na mão. Yebá Gõãmu não lhe deu bens, mas disse que seria uma pessoa sem medo, que faria guerra para roubar a riqueza dos outros. O branco depois de dar um tiro com sua espingarda seguiu em direção ao sul para fazer guerra.
1 – A partir da leitura do texto, responda o que se pede:
a) O que os Desana falam a respeito do “homem branco”?
b) Sobre o que os Ticuna contam sua história?
2 – Marque a opção correta de acordo com o texto:
a) Todos os povos indígenas contam o mesmo mito.
b) Animais e plantas não aparecem nas histórias e mitos indígenas.
c) Existe uma enorme diversidade de histórias nos mitos dos povos nativos.
d) Povos indígenas não respeitam seus mitos.
3 – Sobre os Ticuna, responda:
a) Vivem exclusivamente no Brasil.
b) Não praticam a pesca para a sua alimentação.
c) São povos que não valorizam os mitos.
d) Ocupam parte do território de três países da América do Sul.
4 – Faça uma pequena pesquisa sobre os Desana.
ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - 8º e 9º Anos
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/09/2021 conforme os horários abaixo)
Atenção aos horários: 8º ano: de 10h - 11h
9º ano: de 09h - 10h
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/09/2021 conforme os horários abaixo)
Atenção aos horários: 8º ano: de 10h - 11h
9º ano: de 09h - 10h
TEMA: A RELIGIOSIDADE NO BRASIL.
Leia o texto abaixo e reflita sobre o tema da tolerância religiosa.
Líderes religiosos defendem coexistência e compartilham ensinamentos para combater a intolerância.
No Dia Nacional do Combate à Intolerância Religiosa, o G1 dá voz a seis líderes das principais religiões do Brasil. Eles explicaram alguns preceitos que definem cada fé, e buscaram dentro dos ensinamentos de suas religiões a sustentação para defender a coexistência pacífica, combatendo o preconceito religioso.
Catolicismo
Uma das peculiaridades do catolicismo é a crença na Santíssima Trindade, conforme explica o padre Renato Gentile. “Como católicos, nós somos monoteístas. Cremos em um só Deus que se manifesta em três pessoas divinas: Pai, Filho e Espírito Santo”...
O padre defende ainda que as principais armas contra o preconceito religioso são a informação e a educação, e que cristãos têm um papel fundamental nessa luta. “Jesus deixou para nós os mandamentos, entre eles o mandamento do amor: ‘Amai-vos uns aos outros como eu vos amei’. Se eu percebo que o irmão é um semelhante, mesmo que não seja cristão, eu devo respeitá-lo como ser humano, como um dom de Deus”.
Evangélicos
As figuras de Jesus e da Bíblia definem a fé evangélica, segundo o pastor Ricardo Gondim, da Igreja Betesda de São Paulo. "Basicamente eu diria que todas as igrejas que se dizem evangélicas confessam Jesus como senhor e salvador, e creem na Bíblia como sendo a revelação de Deus, ou contendo a revelação de Deus para nós", afirma.
O líder religioso reforça que Jesus Cristo foi o grande exemplo e modelo de coexistência para seus seguidores, pois conviveu com pessoas de outras religiões de forma pacífica. "Jesus disse a respeito de um centurião romano, de origem pagã, que ele nunca tinha visto em Israel uma fé semelhante à daquele homem", exemplifica o pastor lembrando uma passagem bíblica.
Espiritismo
O Kardecismo foi fundado pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, no século XIX, que, ao publicar O Livro dos Espíritos, adotou o pseudônimo Allan Kardec.
De acordo com a Federação Espírita Brasileira, a doutrina proposta pelo professor Rivail tinha um caráter não apenas religioso, mas também “científico e filosófico”.
O médium Paulo Roberto Matos explica que o espiritismo tem quatro fundamentos principais: a existência de uma única divindade, a imortalidade da alma, a comunicação com os desencarnados (que ocorre através de pessoas com um dom chamado mediunidade) e a evolução espiritual. “A evolução ocorre através de sucessivas reencarnações”.
Segundo a doutrina kardecista, as diferenças sempre existiram e são parte da sociedade. Mas, por acreditar em um único Deus, todo caminho que leve a ele é válido. “Preconceito é uma coisa mais do homem do que propriamente da instituição religiosa. Nós entendemos que todas as religiões têm seu lado positivo”, defende o líder espiritual.
Umbanda
A Umbanda surgiu com esse nome em 1908. O culto teria sido criado pelo Caboclo Sete Encruzilhadas, entidade que, segundo a religião, manifestava-se através do médium Zélio de Morais. Ao fundar a religião, o espírito teria reunido práticas de diversas culturas.
A ialorixá Dayse de Freitas explica que a Umbanda é uma religião cristã, uma vez que considera Jesus Cristo o maior de todos os médiuns. “Jesus Cristo, para nós, é Oxalá. Ele é considerado o primeiro e grande médium da Umbanda. Nós acreditamos muito na força de todos os orixás, que têm seus sincretismos com os santos católicos”, diz a líder espiritual. Segundo ela, o culto à natureza também é um fundamento da crença.
Os ritos da religião são todos voltados para a caridade, que é a principal finalidade da Umbanda, assim como o respeito a todos os indivíduos. “Respeito é tudo nessa vida. Eu posso não amar, mas eu tenho que respeitar”, diz a mãe de santo.
Candomblé
O Candomblé tem sua origem ligada ao fim da escravidão no Brasil, quando as casas de axé funcionavam como base para "os velhos, que não serviam mais para trabalhar; as crianças, que eram ventre livre e ficavam na rua". É o que explica a ialorixá Cláudia de Oya, da casa Ilê Axé Ifá Omo Oya.
Mãe Cláudia diz ver uma "falta de respeito ao ser humano, ao seu próximo" em situações de intolerância não raras na atualidade. "Nós não cultuamos livros, nós cultuamos nossa ancestralidade. Mas nós sabemos respeitar o outro, respeitar a fé do outro. E dentro da fé desse outro, tem um livro sagrado em que existem 10 mandamentos. E eu gostaria que respeitassem pelo menos um só: honrar ao seu próximo como a si mesmo", diz a ialorixá.
Judaísmo
O Judaísmo não define a si próprio como uma fé, "se concentra na vida e no mundo aqui e agora, acreditando que todo o restante, embora importante, é especulativo". É assim que define o rabino Ruben Sternschein, da Congregação Israelita Paulista (CIP). "O urgente no Judaísmo é a injustiça, o sofrimento, o sentido, a busca pela paz, a busca pela realização. O mendigo é urgente, é concreto, ele está lá, não é uma especulação.
A incerteza da fé é um dos três motivos que o líder religioso lista para justificar a necessidade da pluralidade religiosa. O segundo é a complementaridade. "Justamente porque eu não posso acreditar em tudo e fazer tudo, que bom que existem outros que fazem. E desse modo conseguimos nos enriquecer a todos", diz.
https://g1.globo.com/
ATIVIDADE
1 - Marque a opção correta de acordo com o texto:
a) Para o padre Renato Gentile, a única arma contra a intolerância é a educação.
b) A Umbanda não reuniu práticas de outras religiões.
c) Segundo o pastor Ricardo Gondim, Jesus Cristo não conviveu com outras religiões.
d) Os espíritas acreditam em um único Deus.
2 - Faça uma pequena reflexão sobre a frase do médium Paulo Roberto Matos:
“Preconceito é uma coisa mais do homem do que propriamente da instituição religiosa. Nós entendemos que todas as religiões têm seu lado positivo”
3 - Qual a ideia comum entre todas as opiniões expressas pelos líderes religiosos?
4 – Sobre a tolerância pregada pelos líderes religiosos podemos afirmar que:
a) Não faz parte das religiões de origem africana.
b) Na Umbanda, Jesus Cristo não é respeitado.
c) No espiritismo, não há respeito pela diversidade.
d) O judaísmo se preocupa com as injustiças.
5 – Qual o principal desafio para a convivência pacífica entre as pessoas? De que forma as
religiões podem ajudar a combater a intolerância?
______________________________________________________________________
TEMA: A RELIGIOSIDADE NO BRASIL.
Leia o texto abaixo e reflita sobre o tema da tolerância religiosa.
Líderes religiosos defendem coexistência e compartilham ensinamentos para combater a intolerância.
No Dia Nacional do Combate à Intolerância Religiosa, o G1 dá voz a seis líderes das principais religiões do Brasil. Eles explicaram alguns preceitos que definem cada fé, e buscaram dentro dos ensinamentos de suas religiões a sustentação para defender a coexistência pacífica, combatendo o preconceito religioso.
Catolicismo
Uma das peculiaridades do catolicismo é a crença na Santíssima Trindade, conforme explica o padre Renato Gentile. “Como católicos, nós somos monoteístas. Cremos em um só Deus que se manifesta em três pessoas divinas: Pai, Filho e Espírito Santo”...
O padre defende ainda que as principais armas contra o preconceito religioso são a informação e a educação, e que cristãos têm um papel fundamental nessa luta. “Jesus deixou para nós os mandamentos, entre eles o mandamento do amor: ‘Amai-vos uns aos outros como eu vos amei’. Se eu percebo que o irmão é um semelhante, mesmo que não seja cristão, eu devo respeitá-lo como ser humano, como um dom de Deus”.
Evangélicos
As figuras de Jesus e da Bíblia definem a fé evangélica, segundo o pastor Ricardo Gondim, da Igreja Betesda de São Paulo. "Basicamente eu diria que todas as igrejas que se dizem evangélicas confessam Jesus como senhor e salvador, e creem na Bíblia como sendo a revelação de Deus, ou contendo a revelação de Deus para nós", afirma.
O líder religioso reforça que Jesus Cristo foi o grande exemplo e modelo de coexistência para seus seguidores, pois conviveu com pessoas de outras religiões de forma pacífica. "Jesus disse a respeito de um centurião romano, de origem pagã, que ele nunca tinha visto em Israel uma fé semelhante à daquele homem", exemplifica o pastor lembrando uma passagem bíblica.
Espiritismo
O Kardecismo foi fundado pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, no século XIX, que, ao publicar O Livro dos Espíritos, adotou o pseudônimo Allan Kardec.
De acordo com a Federação Espírita Brasileira, a doutrina proposta pelo professor Rivail tinha um caráter não apenas religioso, mas também “científico e filosófico”.
O médium Paulo Roberto Matos explica que o espiritismo tem quatro fundamentos principais: a existência de uma única divindade, a imortalidade da alma, a comunicação com os desencarnados (que ocorre através de pessoas com um dom chamado mediunidade) e a evolução espiritual. “A evolução ocorre através de sucessivas reencarnações”.
Segundo a doutrina kardecista, as diferenças sempre existiram e são parte da sociedade. Mas, por acreditar em um único Deus, todo caminho que leve a ele é válido. “Preconceito é uma coisa mais do homem do que propriamente da instituição religiosa. Nós entendemos que todas as religiões têm seu lado positivo”, defende o líder espiritual.
Umbanda
A Umbanda surgiu com esse nome em 1908. O culto teria sido criado pelo Caboclo Sete Encruzilhadas, entidade que, segundo a religião, manifestava-se através do médium Zélio de Morais. Ao fundar a religião, o espírito teria reunido práticas de diversas culturas.
A ialorixá Dayse de Freitas explica que a Umbanda é uma religião cristã, uma vez que considera Jesus Cristo o maior de todos os médiuns. “Jesus Cristo, para nós, é Oxalá. Ele é considerado o primeiro e grande médium da Umbanda. Nós acreditamos muito na força de todos os orixás, que têm seus sincretismos com os santos católicos”, diz a líder espiritual. Segundo ela, o culto à natureza também é um fundamento da crença.
Os ritos da religião são todos voltados para a caridade, que é a principal finalidade da Umbanda, assim como o respeito a todos os indivíduos. “Respeito é tudo nessa vida. Eu posso não amar, mas eu tenho que respeitar”, diz a mãe de santo.
Candomblé
O Candomblé tem sua origem ligada ao fim da escravidão no Brasil, quando as casas de axé funcionavam como base para "os velhos, que não serviam mais para trabalhar; as crianças, que eram ventre livre e ficavam na rua". É o que explica a ialorixá Cláudia de Oya, da casa Ilê Axé Ifá Omo Oya.
Mãe Cláudia diz ver uma "falta de respeito ao ser humano, ao seu próximo" em situações de intolerância não raras na atualidade. "Nós não cultuamos livros, nós cultuamos nossa ancestralidade. Mas nós sabemos respeitar o outro, respeitar a fé do outro. E dentro da fé desse outro, tem um livro sagrado em que existem 10 mandamentos. E eu gostaria que respeitassem pelo menos um só: honrar ao seu próximo como a si mesmo", diz a ialorixá.
Judaísmo
O Judaísmo não define a si próprio como uma fé, "se concentra na vida e no mundo aqui e agora, acreditando que todo o restante, embora importante, é especulativo". É assim que define o rabino Ruben Sternschein, da Congregação Israelita Paulista (CIP). "O urgente no Judaísmo é a injustiça, o sofrimento, o sentido, a busca pela paz, a busca pela realização. O mendigo é urgente, é concreto, ele está lá, não é uma especulação.
A incerteza da fé é um dos três motivos que o líder religioso lista para justificar a necessidade da pluralidade religiosa. O segundo é a complementaridade. "Justamente porque eu não posso acreditar em tudo e fazer tudo, que bom que existem outros que fazem. E desse modo conseguimos nos enriquecer a todos", diz.
https://g1.globo.com/
ATIVIDADE
1 - Marque a opção correta de acordo com o texto:
a) Para o padre Renato Gentile, a única arma contra a intolerância é a educação.
b) A Umbanda não reuniu práticas de outras religiões.
c) Segundo o pastor Ricardo Gondim, Jesus Cristo não conviveu com outras religiões.
d) Os espíritas acreditam em um único Deus.
2 - Faça uma pequena reflexão sobre a frase do médium Paulo Roberto Matos:
“Preconceito é uma coisa mais do homem do que propriamente da instituição religiosa. Nós entendemos que todas as religiões têm seu lado positivo”
3 - Qual a ideia comum entre todas as opiniões expressas pelos líderes religiosos?
4 – Sobre a tolerância pregada pelos líderes religiosos podemos afirmar que:
a) Não faz parte das religiões de origem africana.
b) Na Umbanda, Jesus Cristo não é respeitado.
c) No espiritismo, não há respeito pela diversidade.
d) O judaísmo se preocupa com as injustiças.
5 – Qual o principal desafio para a convivência pacífica entre as pessoas? De que forma as
religiões podem ajudar a combater a intolerância?
______________________________________________________________________

















Nenhum comentário:
Postar um comentário