sexta-feira, 13 de agosto de 2021

ATIVIDADES - SEMANA 16/08/2021 a 20/08/2021

 

AULAS DE SEGUNDA-FEIRA


ANDRÉA - PORTUGUÊS



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/08/2021 às 09h - 11h) 


ASSUNTO: LITERATURA DE CORDEL

 

 

Para ler:

Viver é um desafio

 

Viver é um desafio

Desafiar é viver

Por isso eu vou vivendo

Sempre buscando aprender

Para não ser devorado

Pela falta de saber.

 

Se posso dou um sorriso

Se não posso, um lamento

Mas não fico esperando

Sonhando sou avarento

E busco sonhar meus sonhos

Até no sopro do vento.

 

Nas gotas fracas da chuva

Que a  terra vai borrifando

E faz levantar o cheiro

De chuva que vou cheirando

Eu sonho dias melhores

E levo a vida cantando.

 

(Nildo Cordel)

 ATIVIDADE

Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 10.

Obs: somente respostas em seu caderno.

 

O POETA DA ROÇA

(PATATIVA DO ASSARÉ)

 

Sou fio das mata, cantô da mão grossa,

Trabáio na roça, de inverno e de estio.

A minha chupana  é tapada de barro,

Só fumo cigarro de páia de mío.

 

Sou poeta das brenha, não faço o papé

De argum menestré, ou errante cantô

Que véve vagando, com sua viola,

Cantando, pachola, à percura de amô.

 

 

 

Não tenho sabença, pois nunca estudei,

Apenas eu sei o meu nome assiná.

Meu pai, coitadinho! Vivia sem cobre,

E o fio do pobre não pode estudá.

 

Meu verso rastéro, singelo e sem graça,

Não entra na praça, no rico salão,

Meu verso so entra no campo e na roça

Nas pobre paioça, da serra ao sertão.

 

Só canto o buliço da vida apertada,

Da lida pesada, das roça e dos eito.

E às vez, recordando a feliz mocidade,

Canto uma sodade que mora em meu peito.

 

Eu canto o cabôco com suas caçada,

Nas noite assombrada que tudo apavora,

Por dentro da mata, com tanta corage

Topando as visage chamada caipora.

 

Eu canto o vaquêro vestido de côro,

Brigando com o tôro no mato fechado,

Que pega na ponta do brabo novio,

Ganhando lugio do dono do gado.

 

Eu canto o mendigo de sujo farrapo,

Coberto de trapo e mochila na mão,

Que chora pedindo o socorro dos home,

E tomba de fome, sem casa e sem pão.

 

E assim, sem cobiça dos cofre luzente,

Eu vivo contente e feliz com a sorte,

Morando no campo, sem vê a cidade,

Cantando as verdade das coisa do Norte.

 



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B, C e D.

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/08/2021 às 13h - 15h)   


ASSUNTO: LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

 

Leia os textos sugeridos para responder às questões propostas.

 

TEXTO 1



TEXTO 2







         ______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



GISLENE - PORTUGUÊS


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO (A e B)

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/08/2021, de 09h - 11h)


Atividade sobre a crônica "O Brasil de baixo", de Fabrício Carpinejar

 





O Brasil de baixo 

 

Esse é o Brasil que ninguém via. 

As medalhas de ouro e prata surgiram de almas solitárias e sonhadoras, que se viraram de modo independente, em esportes que nunca receberam o status de profissões sérias. 

Fadinha no skate e Ítalo no surfe não surpreenderam, deslumbraram. Porque alcançaram o sucesso com suor e disciplina sem nunca perder a alegria, muito menos a gratidão às suas raízes. 

Sobreviveram no interior das suas escolhas, não experimentaram um plano B. 

Nossa prata, Rayssa Mendes Leal, de 13 anos, natural de Imperatriz, no sudoeste do Maranhão, parecia que estava brincando quando competia, não pelo desleixo, mas porque suas manobras descendiam do riso genuíno da sua infância. Era uma menina senhora de si, dançando por dentro: 1,45 m e 35 kg de magia acrobática. 

Orgulho de Baía Formosa (RN), cidade da qual nunca saiu, Ítalo Fereira obteve o ouro inédito no surfe. O que era uma prancha quebrada no começo da competição para quem viveu remendando a vida?

Nada, absolutamente nada a quem não tinha perspectiva nenhuma de chegar longe na infância, para quem aprendeu a surfar aos 8 anos, aproveitando a tampa da caixa de isopor que seu pai pescador usava para conservar os peixes. 

Nos altos degraus do pódio, estão os atletas que vieram de baixo do nosso país. 

Talvez seja o momento de acreditar mais em contos de fadas no esporte, na garra da fantasia.

 

(Fabrício Carpinejar)

01) Justifique o título dado ao texto acima:

 

02) De que atletas o autor está falando? Com que intenção? O que eles têm em comum? 

 

03) Por que você acha que o skate e o surfe não são considerados, por muitos, profissões sérias? Levante hipóteses:

 

04) Por que Rayssa e Ítalo, segundo o autor, deslumbraram? Você concorda com ele? 

 

05) O que significa ser uma "menina senhora de si"? Que característica da skatista foi ressaltada? 

 

06) Posicione-se sobre a última afirmação feita no texto, argumentando bem: 

 

07) Que relação você acha que existe entre o vir de baixo e o ter sido medalhistas nas Olimpíadas? 

 

08) Que mensagem o texto transmite? Comente: 

 

09) Localize no texto:


A) Dois substantivos:

B) Dois adjetivos:

C) Três verbos:

 

“O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia”.





ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO (A, B e C)

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/08/2021, de 13h - 15h)


Atividade sobre o documentário "Amefricanidade" e outras reflexões


Obs.: Assista ao vídeo da aula clicando no link abaixo.  

https://youtu.be/s-U2xNwkd_w

 

 

01) Que expressão foi criada por Lélia de Almeida Gonzalez e o que ela significa? 

 

02) Por que houve a necessidade de ser a primeira da classe? 

 

03) Que impressão lhe causa a fala "Ela é pretinha, mas é inteligente"? Comente:

 

04) Posicione-se sobre a fala de Lélia: "Negro tem que ter nome e sobrenome se não os brancos arranjam um apelido ao gosto deles", argumentando bem:

 

05) O que você pensa do "projeto de embranquecimento da população"? Já viu algum exemplo disso? 

 

06) O que significa "se descobrir negra(o)"? 

 

07) O que se entende pelo termo "amefricanidade"? 

 

08) Você concorda que ser negra e ser mulher no Brasil é ter que ser resistente em dose dupla? Justifique sua resposta: 

 

09) O que você aprendeu ao assistir a esse documentário? Comente: 

 

 

 

 

 

“O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia”.


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



RONMICY - ED. FÍSICA


ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/08/2021 às 13h - 14h)


TEMA: Brincadeiras e jogos populares e folclóricos do Brasil. 

Objetivo: Repassar aos alunos a importância das brincadeiras e jogos populares e folclóricos do Brasil.

BRINCADEIRAS E JOGOS POPULARES E FOLCLÓRICOS

As brincadeiras folclóricas reúnem diversos jogos tradicionais e populares.
São muito utilizadas na educação infantil, pois além de divertirem, trabalham com a cognição, a coordenação, a criatividade, a concentração e desenvolve a interação social das crianças.
Essas brincadeiras são passadas de geração em geração e normalmente não possuem um autor definido. Portanto, elas podem sofrer algumas modificações, seja no nome ou nas regras, dependendo da região do país.

Lembre-se que o folclore reúne diversas expressões de caráter popular, como as lendas, músicas, cantigas, danças, crenças, festas, provérbios, adivinhações, anedotas, parlendas, etc.

Brinquedos Tradicionais

Pião, um dos brinquedos mais populares
Os brinquedos tradicionais são objetos que envolvem (ou não) uma brincadeira popular, por exemplo:

Bolas de gude: bolinhas de vidro coloridas utilizadas em jogos de grupos, onde uma bola é lançada acima da outra (do concorrente).

Pipas (papagaio): produzidas de vareta de madeira (ou bambu) e papel de seda colorido, as pipas são feitas para fazer manobras acrobáticas no céu.

Pião: geralmente é feito de madeira e possui uma ponta metálica. Com uma corda enrolada ao pião, a pessoa lança o objeto, que realiza diversos rodopios.

Estilingue: objetos feitos de galhos em forma de forquilha e tiras de borracha. São utilizados para disparar pedras ou qualquer objeto pequeno, como grãos.

Figurinhas: pequenas cartas temáticas em que as crianças fazem coleção e realizam trocas entre elas. Há alguns álbuns destinados para colagem. As figurinhas podem ser usadas num jogo popular de "bater figurinha". Nesse caso, são reunidas num monte, a pessoa bate e as cartas que virar são dela.

Jogos Populares

Os jogos populares são brincadeiras tradicionais e que podem ser jogadas individualmente ou em grupo.

Amarelinha

Jogada em grupo, no chão é desenhada uma sequência de uma e depois duas quadras. São feitos dez quadrados e cada um leva um número (de 1 a 10).

Com uma pedra, por exemplo, cada jogador deve acertar na casa dos números em sequências e ir pulando (com um e dois pés) cada quadra, até chegar no final.
O jogador não pode pisar no número que está a pedra, nem nas linhas dos quadrados. Assim, ganha quem conseguir atingir todos os números e pular sem pisar fora ou na quadra que está lançada a pedra.

Pega-Pega

Em grupo, uma pessoa é escolhida para ser o pegador de outras. Assim que este encosta a mão em outras, a pessoa fica fora de jogo. O objetivo é tocar em todos os jogadores.
Há diversas versões dessa brincadeira popular. Uma delas é quando o pegador toca numa pessoa, essa muda sua posição e passa a pegar as outras.

Esconde-Esconde

A Turma da Mônica brincando de esconde-esconde
Brincadeira em grupo onde uma pessoa fica encarregada de contar (geralmente até 10) e de olhos fechados, até que os outros se escondem.
O local onde a pessoa realizou a contagem é utilizado para imunizar os outros, o qual é chamado de "pique". Por isso, em alguns lugares essa brincadeira é também conhecida por pique-esconde.
Se o último jogador conseguir atingir o pique e dizer a frase "salvo o mundo", todos os jogadores que foram pegos ficam salvos. A partir disso, a mesma pessoa deve realizar a contagem novamente.

Pular Corda

Tela de Ricardo Ferrari retrata crianças pulando corda
Atividade realizada individualmente ou em grupo. Quando envolve mais pessoas, duas delas balançam e rodam a corda, para que outra pule.
Se a pessoa que pula pisar na corda, é a vez de outro jogador. Essa atividade também pode envolver músicas populares, cantadas pelas pessoas que balançam a corda.


Questionário:

1 - O que vc entende por Brincadeiras e jogos populares e folclóricos?

2 - O que essas brincadeiras trabalham na criança?

3 - 0 que são jogos populares? 

4 - Fale de um brinquedo tradicional?













______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------




AULAS DE TERÇA-FEIRA


FRÓES - CIÊNCIAS



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/08/2021 às 10h - 11h) 


Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir:  

https://youtu.be/Tw2ivk_C4_4


Exercícios propostos

1 - A testosterona é m hormônio sexual responsável, entre outras funções, pelos caracteres sexuais masculinos. Esse hormônio é produzido nos testísculos após o estímulo do hormônio

a) ADL
b) LH
c) FSH
d) TSH

2 - Fase da vida na qual ocorrem várias modificações corporais, o desenvolvimento de caracteres sexuais e a capacidade de reprodução?

a) Infãncia
b) Juventude
c) Idade adulta
d) Puberdade

3 - Acontece com as meninas, geralmente por volta dos 12 anos de idade, mas pode variar entre os 8 e 16 anos:

a) Maturação do útero
b) Menstruação
c) Ejaculação
d) Nidação

4 - Glândula sexual masculina que produz espermatozóides e hormônios:

a) Saco escrotal
b) Tireoide
c) Testículos
d) Pênis

5 - As glândulas sudoríparas podem ser classificadas em écrinas e apócrinas. Essas últimas eliminam secreção e porções das células secretoras. E são encontradas em maior quantidades:

a) nas axilas
b) na testa
c) nas palmas das mãos
d) nos dedos



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



IDELFONSO - CIÊNCIAS



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/08/2021 às 13h - 14h) 


Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: 

https://youtu.be/Fc6FskHvE1o


Atividade de ciências 6º ano

1) O que são articulações?

2) Quais as funções das(os):

a) Cartilagens

b) Ligamentos 


3) Em quais curvaturas a coluna vertebral está dividida?

4) Quais as funções da coluna vertebral?

5 ) Qual a função do músculo reto do abdome?

6) Quais músculos são responsáveis pela expressão facial?










ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/08/2021 às 10h - 11h) 


Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: 

https://youtu.be/rrkdeplrKwU


Atividades de ciências 7º ano 

Assistam a vídeo aula.

1) Os musgos não possuem vasos condutores de seiva, qual a função desses vasos?

2) Quais as razões dos musgos serem encontrados em locais úmidos e que não recebem luz do sol?

3) Qual o nome dos gametas nas briófitas?

4) Qual a razão dos musgos viverem agrupados?

5) Qual o tipo de fecundação dos musgos?

6) Como é feita a disseminação dos musgos na natureza?

7) Como o general masculino chega até o general feminino?




ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/08/2021 às 09h - 10h) 


Assistam ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: 

https://youtu.be/xSp4CKTAmxQ


Atividade de ciências 9º ano - Evidências da evolução dos seres vivos.

1) O que é um ancestral comum?

2) Qual é o ancestral comum da espécie humana?

3) Quais são as evidências do processo evolutivo?

4) O que é homologia?

5) O que possibilita a observação dos fósseis?

6) Como sabemos o grau de parentesco entre as espécies? 



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



MARÍCIA - INGLÊS



ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/08/2021 de 09h - 10h)


Plural dos substantivos em inglês (plural of nouns)

 

Assim como acontece na língua portuguesa, a formação do plural da maioria dos substantivos em inglês é feita acrescentando-se o s ao final da palavra.

Apesar disso, alguns substantivos possuem particularidades que fazem com que a flexão de plural implique outras alterações no substantivo original além do acréscimo do –s.

Na maioria das vezes, essas particularidades estão relacionadas à terminação de cada palavra ou com alguma sequência de letras que podem aparecer também no meio da palavra.



Veja abaixo algumas regras relacionadas a particularidades da formação do plural.

Regras de formação do plural

 

Confira abaixo as regras de formação do plural dos substantivos em inglês, de acordo com a terminação das palavras.

Palavras terminadas em – s, – ss, – sh, – ch, – x, – o e – z

 

Para formar o plural das palavras terminadas em – s– ss, – sh, – ch, – x e – z, basta acrescentar – es ao final da palavra.




Exceções

1. Observe que há uma exceção à regra quando a terminação – ch da palavra tem som de /k/. Nesse caso, basta acrescentar o – s para formar o plural.




2. É importante referir que em algumas palavras terminadas em – z, para fazer o plural é preciso repetir a letra z e acrescentar – es.         Exemplos:




 


ATIVIDADE DE INGLÊS DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/08/2021 de 14h - 15h)


Plural dos substantivos em inglês (plural of nouns)

 

Assim como acontece na língua portuguesa, a formação do plural da maioria dos substantivos em inglês é feita acrescentando-se o s ao final da palavra.

Apesar disso, alguns substantivos possuem particularidades que fazem com que a flexão de plural implique outras alterações no substantivo original além do acréscimo do –s.

Na maioria das vezes, essas particularidades estão relacionadas à terminação de cada palavra ou com alguma sequência de letras que podem aparecer também no meio da palavra.



Veja abaixo algumas regras relacionadas a particularidades da formação do plural.

Regras de formação do plural

 

Confira abaixo as regras de formação do plural dos substantivos em inglês, de acordo com a terminação das palavras.

Palavras terminadas em – s, – ss, – sh, – ch, – x, – o e – z

 

Para formar o plural das palavras terminadas em – s– ss, – sh, – ch, – x e – z, basta acrescentar – es ao final da palavra.




Exceções

1. Observe que há uma exceção à regra quando a terminação – ch da palavra tem som de /k/. Nesse caso, basta acrescentar o – s para formar o plural.




2. É importante referir que em algumas palavras terminadas em – z, para fazer o plural é preciso repetir a letra z e acrescentar – es.         Exemplos:






ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/08/2021 de 13h - 14h)


PAST CONTINUOUS

 

https://youtu.be/GG3H_ah4q5U

 

         O Past Continuous (Passado Contínuo), também conhecido como Past Progressive (Passado Progressivo), é um tempo verbal utilizado para indicar ações contínuas que ocorreram no passado.

Quando utilizar o Past Continuous?

 

Confira os casos onde o Past Continuous deve ser utilizado.

1. Para expressar duas ou mais ações que acontecem ao mesmo tempo no passado

Nesse caso, é muito comum o uso da palavra while (enquanto).

Exemplos:


·         I was reading a book while he was watching TV. (Eu estava lendo um livro enquanto ele estava assistindo TV).


·         My father was washing the dishes while my mother was vacuumming the house. (Meu pai estava lavando a louça enquanto minha mãe estava passando o aspirador na casa.)


·         While the girls were playing basketball, the boys were playing volleyball. (Enquanto as meninas estavam jogando basquete, os meninos estavam jogando vôlei.)


·          

2. Para expressar uma ação contínua no passado, que já estava acontecendo, quando outra mais pontual ocorreu

Nesse caso, a ação pontual no passado é expressa pelo Simple Past (Passado Simples).


Exemplos:


·         I was watching Brazil’s game when the phone rang. (Eu estava assistindo o jogo do Brasil quando o telefone tocou.)


·         We were talking when the teacher arrived. (Estávamos conversando quando a professora chegou.)


·         They were studying when somebody rang the bell. (Eles estavam estudando quando alguém tocou a campainha.)



3. Para expressar uma ação contínua habitual que ocorria no passado

Nesse caso, geralmente são empregados advérbios de frequência como os indicados na tabela abaixo.

Advérbios de frequência

constantly

constantemente

often

frequentemente

rarely

raramente

occassionally

ocasionalmente

weekly

semanalmente

monthly

mensalmente

yearly

anualmente

Exemplos:

·         He was constantly owing money to his friends. (Ele estava constantemente devendo dinheiro aos amigos.)

·         She was often asking for help. (Ela estava sempre pedindo ajuda.)

·         They were always making the same mistakes. (Eles estavam sempre cometendo os mesmos erros.)

Veja também: Advérbios em Inglês

4. Para estabelecer uma relação temporal entre uma ação contínua que ocorreu no passado e o momento presente

Nesse caso, é muito comum o uso de certas expressões de tempo.

Algumas das mais usadas são as indicadas na tabela abaixo.

Expressões de tempo

by this time

por esta hora; por esta época

yesterday

ontem

last night

ontem à noite

last year

ano passado

last month

mês passado


Exemplos:


·         By this time last month, we were celebrating his graduation. (Mês passado, por esta hora, estávamos comemorando a formatura dele.)


·         She is wearing a skirt today, but she was wearing a dress yesterday. (Ela está usando uma saia hoje, mas ontem estava usando um vestido.)


·         We were living in Miami last year. (Nós estávamos morando em Miami no ano passado).

 

 

 

Regras de formação do Past Continuous


Past Continuous é formado pela união do verbo auxilar to be conjugado no Simple Past (Passado Simples) + gerúndio (-ing acrescido a um verbo principal).

As flexões do verbo to be no Simple Past são was were.

Was é usado com a terceira pessoa do singular (heshe it) e were é usado com as demais pessoas verbais (Iyouwe they).

Confira abaixo a conjugação completa do verbo to be no Simple Past.

Verbo To Be

Uma vez que o verbo to be é o auxiliar do Past Continuous, relembre sua conjugação no Simple Past:

Affirmative

Negative

Interrogative

I was

I was not/ I wasn't

Was I...?

You were

You were not/ You weren't

Were you...?

He was

He was not/ He wasn't

Was he...?

She was

She was not/ She wasn't

Was she...?

It was

It was not/ It wasn't

Was it...?

We were

We were not/ We weren't

Were we...?

You were

You were not/ You weren't

Were you...?

They were

They were not/ They weren't

Were they...?

 

Questão 1 - (Colégio Naval 2017) Complete the sentences with the correct use of the Simple Past and the Past Continuous.

 

1- I was waiting for the bus when I___________ (see) her.

2- The children ___________ (argue) when the teacher arrived.

3- Everyone___________ (listen) to music when the lights ___________ (go) out.

To fill in the gaps respectively, mark the right option.

 

a) saw / was arguing / were listening / went

b) was seeing / was arguing / listened / were

c) were weeing / argued / listenned / were

d) saw / were arguing / was listening / went

e) was seing / argued / listened / were going




ATIVIDADE DE INGLÊS DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/08/2021 de 10h - 11h)


PAST CONTINUOUS

 

https://youtu.be/GG3H_ah4q5U

 

         O Past Continuous (Passado Contínuo), também conhecido como Past Progressive (Passado Progressivo), é um tempo verbal utilizado para indicar ações contínuas que ocorreram no passado.

Quando utilizar o Past Continuous?

 

Confira os casos onde o Past Continuous deve ser utilizado.

1. Para expressar duas ou mais ações que acontecem ao mesmo tempo no passado

Nesse caso, é muito comum o uso da palavra while (enquanto).

Exemplos:


·         I was reading a book while he was watching TV. (Eu estava lendo um livro enquanto ele estava assistindo TV).


·         My father was washing the dishes while my mother was vacuumming the house. (Meu pai estava lavando a louça enquanto minha mãe estava passando o aspirador na casa.)


·         While the girls were playing basketball, the boys were playing volleyball. (Enquanto as meninas estavam jogando basquete, os meninos estavam jogando vôlei.)


·          

2. Para expressar uma ação contínua no passado, que já estava acontecendo, quando outra mais pontual ocorreu

Nesse caso, a ação pontual no passado é expressa pelo Simple Past (Passado Simples).


Exemplos:


·         I was watching Brazil’s game when the phone rang. (Eu estava assistindo o jogo do Brasil quando o telefone tocou.)


·         We were talking when the teacher arrived. (Estávamos conversando quando a professora chegou.)


·         They were studying when somebody rang the bell. (Eles estavam estudando quando alguém tocou a campainha.)



3. Para expressar uma ação contínua habitual que ocorria no passado

Nesse caso, geralmente são empregados advérbios de frequência como os indicados na tabela abaixo.

Advérbios de frequência

constantly

constantemente

often

frequentemente

rarely

raramente

occassionally

ocasionalmente

weekly

semanalmente

monthly

mensalmente

yearly

anualmente

Exemplos:

·         He was constantly owing money to his friends. (Ele estava constantemente devendo dinheiro aos amigos.)

·         She was often asking for help. (Ela estava sempre pedindo ajuda.)

·         They were always making the same mistakes. (Eles estavam sempre cometendo os mesmos erros.)

Veja também: Advérbios em Inglês

4. Para estabelecer uma relação temporal entre uma ação contínua que ocorreu no passado e o momento presente

Nesse caso, é muito comum o uso de certas expressões de tempo.

Algumas das mais usadas são as indicadas na tabela abaixo.

Expressões de tempo

by this time

por esta hora; por esta época

yesterday

ontem

last night

ontem à noite

last year

ano passado

last month

mês passado


Exemplos:


·         By this time last month, we were celebrating his graduation. (Mês passado, por esta hora, estávamos comemorando a formatura dele.)


·         She is wearing a skirt today, but she was wearing a dress yesterday. (Ela está usando uma saia hoje, mas ontem estava usando um vestido.)


·         We were living in Miami last year. (Nós estávamos morando em Miami no ano passado).

 

 

 

Regras de formação do Past Continuous


Past Continuous é formado pela união do verbo auxilar to be conjugado no Simple Past (Passado Simples) + gerúndio (-ing acrescido a um verbo principal).

As flexões do verbo to be no Simple Past são was were.

Was é usado com a terceira pessoa do singular (heshe it) e were é usado com as demais pessoas verbais (Iyouwe they).

Confira abaixo a conjugação completa do verbo to be no Simple Past.

Verbo To Be

Uma vez que o verbo to be é o auxiliar do Past Continuous, relembre sua conjugação no Simple Past:

Affirmative

Negative

Interrogative

I was

I was not/ I wasn't

Was I...?

You were

You were not/ You weren't

Were you...?

He was

He was not/ He wasn't

Was he...?

She was

She was not/ She wasn't

Was she...?

It was

It was not/ It wasn't

Was it...?

We were

We were not/ We weren't

Were we...?

You were

You were not/ You weren't

Were you...?

They were

They were not/ They weren't

Were they...?

 

Questão 1 - (Colégio Naval 2017) Complete the sentences with the correct use of the Simple Past and the Past Continuous.

 

1- I was waiting for the bus when I___________ (see) her.

2- The children ___________ (argue) when the teacher arrived.

3- Everyone___________ (listen) to music when the lights ___________ (go) out.

To fill in the gaps respectively, mark the right option.

 

a) saw / was arguing / were listening / went

b) was seeing / was arguing / listened / were

c) were weeing / argued / listenned / were

d) saw / were arguing / was listening / went

e) was seing / argued / listened / were going


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



AULAS DE QUARTA-FEIRA


RAFAEL - ED. FÍSICA



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/08/2021 às 10h - 11h)

Assunto: Atletismo

Conteúdo: Tipos de corridas. 

Objetivo: Conhecer teoricamente os tipos de corridas da modalidade atletismo.


Conteúdo/teórico. 

Texto: https://www.jasminealimentos.com/estilo-de-vida/tipos-de-corrida-modalidades-para-cada-perfil/

Vídeo: https://youtu.be/UMSpybcE-mc


Atividade 1. 

1 - Qual das modalidades abaixo faz parte das corridas de velocidade?

a) 100m.

b) 800m.

c) Maratona.

d) Corrida com obstáculos.


Citação 

“A corrida é muito mais do que um exercício, é um estilo de vida.”

Marianna Moreno


Sugestão: Atividade 2 (bônus)

https://youtu.be/ikUWPOFz7SQ



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/08/2021 às 13h - 14h) 


Assunto: Basquete. 

Conteúdo: Fundamentos. 

Objetivo: Compreender e identificar os fundamentos do basquete.


Conteúdo: 

Texto: https://blog.unisportbrasil.com.br/confira-5-fundamentos-do-basquetebol-resumidos/

vídeo: https://youtu.be/yweQKa4jJXY


ATIVIDADE 1

1. São fundamentos básicos do basquetebol:


A. saque, manchete, toque, ataque e bloqueio.

B. passe, drible, arremesso, lance-livre e rebote.

C. passe, recepção, empunhadura, arremesso, finta e drible.

D. passe, drible, arremesso e toque.

E. passe, toque, drible, arremesso, rebote e lance-livre.


“Não quero ser o próximo Michael Jordan, só quero ser Kobe Bryant.”

Kobe Bryant


Sugestão: ATIVIDADE (Bônus) 

https://youtu.be/TxrYnjL00dc



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/08/2021 às 09h - 10h)


Assunto: Badminton. 

Conteúdo: Regras.

Objetivo: Demonstrar de forma teórica algumas regras do Badminton.


Conteúdo/teórico. 

Texto: http://www.badminton.org.br/regras

Vídeo: https://youtu.be/pb-McqdGQPw


Atividade 1. 

1 - Qual o principal objetivo do jogo da modalidade de Badminton ? 

R- 


Citação 

“Vencedores continuam a jogar até vencerem.”

Billie Jean King


Sugestão: Atividade 2 (bônus)

https://youtu.be/OCJRoJ2hMlw



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


GISLENE - ARTES (6º e 7º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 6º e 7º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/08/2021 de 09h - 10h)


A arte se transforma com o passar dos tempos. Cada artista vê e sente essa necessidade de transformação e a interpreta em suas obras. A Arte Cubista rompeu com tudo o que se conhecia de arte até então, dando lugar a uma nova forma diferente de expressão.



Observe e análise algumas obras Cubistas e perceba características desse movimento artístico.




‘1 - Observe a obra abaixo e identifique quais as figuras geométricas que estão expressas na imagem.




2 - Agora reproduza a obra inserindo outras formas geométricas.

 

Obs.: Caso queira você poderá criar um desenho qualquer, fazendo uso das características do estilo Cubista. (Realizando este item, não necessita fazer a 2º questão). 

 


MARÍCIA- ARTES (8º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 8º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/08/2021 de 14h - 15h)




ANDREA- ARTES (9º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 9º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/08/2021 de 13h - 14h) 






______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------




AULAS DE QUINTA-FEIRA


AMORIM - MATEMÁTICA



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/08/2021 às 9h - 11h) 


Assunto:   SUBTRAÇÃO E DIVISÃO  DE NÚMEROS NATURAIS COM RESTOS MENOR POSSÍVEL E MAIOR POSSÍVEL.

Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo

Vídeo - https://youtu.be/OF5x7pI3f6k


Questionário: 

QUESTÃO PROBLEMA EXEMPLO AINDA SOBRE A METODOLOGIA) NUMA DIVISÃO COM RESTO MENOR POSSÍVEL, QUANTO VALE O DIVIDENDO, SE O QUOCIENTE É 13, E O DIVISOR É 5? RESPOSTA: D = Q × d + R, ONDE R = 1, ENTÃO 13 × 5 + 1 = 65 + 1 = 66, QUE É O DIVIDENDO PERGUNTADO NA QUESTÃO.


QUESTÕES PROBLEMA

DADOS Q = 7; d = 6, R(RESTO MAIOR POSSÍVEL). RESPONDA:

1) QUANTO VALE O RESTO?

2) QUANTO VALE O DIVIDENDO?

3) NUMA DIVISÃO COM RESTO MENOR POSSÍVEL, O DIVIDENDO É 31 E O DIVISOR É 5, QUANTO VALE O QUOCIENTE?

4) QUANTO VALE O RESTO?



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/08/2021 às 13h - 15h


ASSUNTO: PROBLEMAS COM MMC E MDC DE DOIS NÚMEROS


Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo

Vídeo - https://youtu.be/QjdtjaVSsSE


Questionário: 

DADOS MDC(20;30) = 10 E MMC (20;30) = 60. RESPONDA:

1) QUANTO VALE O PRODUTO MDC(20;30)  POR MMC(20;30)?


2) SE A = 15, QUANTO VALE B?


3) SE A = 25; QUANTO VALE B, SENDO MMC(A;B) = 100 E MDC(A; B) = 4?


4) SE A = 50; B = 500; QUANTO VALE O MDC(A;B), SENDO MMC(A;B) = 500?




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


TADEU - MATEMÁTICA



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/08/2021 às 09h - 11h) 


Assista aos vídeos sobre o conteúdo da aula clicando nos links abaixo:


Agora resolva as questões abaixo:














ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/08/2021 às 13h - 15h)


Assista ao vídeo sobre o conteúdo da aula clicando no link abaixo:




Agora resolva as questões abaixo:











______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



EUGÊNIO - HISTÓRIA


ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A e B 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/08/2021 às 13h - 14h)


Conteúdo: O mundo grego e a sua cultura (cap. 8 – páginas 133 a 146)]

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=4Vkt78BC1Aw

 

1) Leia o trecho da seguinte música:

 

Numa luta de gregos e troianos

Por Helena, a mulher de Menelau

Conta a história que um cavalo de pau

Terminava uma guerra de dez anos

 

Menelau, o maior dos espartanos

Venceu Páris, o grande sedutor

Humilhando a família de Heitor

Em defesa da honra caprichosa

 

a) A letra da música trata de uma “luta de gregos e troianos”. Que conflito foi esse? Como esse mesmo conflito começou e terminou?

b) Destaque os personagens que aparecem e em seguida, diga o que cada um era (pesquise)

c) Em qual obra grega antiga narra a “luta entre gregos e troianos”? Quem é o autor dessa mesma obra antiga?

 

2) Quem são considerados os fundadores de Atenas?

a) aqueus.

b) jônios.

c) dórios.

d) eólios.

 

3) Inicialmente a cidade de Atenas havia  rei, mas quem mandava mesmo era um grupo de homens poderosos que, por serem descendentes dos primeiros fundadores, se consideravam  os “bem nascidos”, os “melhores”.            Só eles podiam ocupar os melhores cargos enquanto que o restante da população era excluída da vida política. Com qual nome era conhecida a classe privilegiada de Atenas?

a) “eugenius”

b) “eupátridas”

c) “eunucos”

d) “eunícios”

 

4) Quem foi Sólon, na história de Atenas? O que ele fez em relação aos pequenos proprietários?

 

5) Quem foi o político ateniense que promoveu a participação de ricos e de pobres no governo da cidade e é portanto considerado o “pai da democracia”?

a) Sólon.

b) Péricles.

c) Clístenes.

d) Drácon.

 

6) A “democracia” é a junção de duas palavras: “demos” e “cracia”. O que essas palavras juntas significam?

 

7) Todo mundo em Atenas era considerado cidadão? Justifique.

 

8) Que tipo de punição era dada aos que ameaçassem a democracia em Atenas? Como esse tipo de punição era chamada?




ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/08/2021 às 09h - 10h


Conteúdo: Estado Moderno – América Portuguesa: colonização (cap. 9 – páginas 154 a 156)

Veja as explicações acessando os links: https://www.youtube.com/watch?v=6xFgUphkggw

 

1)  Leia um trecho da carta de Pero Vaz de Caminha, feita na época da chegada dos portugueses as terras brasileiras em 1500:

 

“ A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem-feitos. Andam nus, sem nenhuma cobertura [...]; e nisso tem grande inocência como em mostrar o rosto [...].

[...]Os  cabelos [...] são corredios [...] de boa grandura e rapados até por cima das orelhas.

Essa terra, Senhor, [...] é toda praia [...] e muito formosa [...]. Até agora não podemos saber se haja ouro ou prata nela, ou outra coisa de metal. [...] Contudo a terra em si é de muitos bons ares. [...] As água são muitas, infinitas [...].

 

a) A quem Caminha dirige a sua carta, quando fala em “Senhor”?

b) O que o autor está tratando no trecho da carta?

c) Transcreva a passagem da carta que denota estranhamento cultural e também encantamento em relação aos nativos.

d) A carta revela algum interesse da parte dos portugueses em relação à nova terra? Qual?

 

 

2) Por que inicialmente as novas terras na América não animaram os portugueses?

a) porque não havia nada de valor na nova.

b) porque os portugueses logo sofreram resistência indígena.

c) porque além de não acharem metais preciosos, os portugueses tinham lucro com o comércio de especiarias na Ásia e Índias.

 

3) Observe a charge sobre o período colonial brasileiro

 


a) Qual objeto é oferecido ao índio? O que as interrogações em volta da cabeça dele significam?

b) A oferta do objeto foi em troca de quê?

c) Que relação de trabalho está implícita na charge, que ocorreu na relação entre índios e portugueses?

 

4) Os portugueses desembarcaram em terras brasileiras em 1500 mas só em 1530 foi que resolveram enviar colonizadores. O que foi decisivo para a colonização do Brasil?

a) a descoberta de minas de ouro e de diamantes.

b) o medo de perder as terras para os franceses.

c) a descoberta de novas especiarias, as chamadas “drogas do sertão”.

 

5) Qual  foi o português enviado ao Brasil, em 1530 com a missão colonizar e também proteger o Brasil de invasores?

a) Cristóvão Jacques.

b) Bartolomeu Dias.

c) Martim Afonso de Sousa.

 

6) A primeira vila brasileira, onde foi erguido o primeiro engenho de açúcar que, foi:

a) São Vicente.

b) Olinda.

c) Salvador.




ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B e C 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/08/2021 às 14h - 15h


Conteúdo: Reinado de Pedro I (cap. 9 – páginas 137 a 141)

https://www.youtube.com/watch?v=Va01QETRzmg

 

1) Assinale as alternativas corretas.

a) A França foi o primeiro país a reconhecer independência do Brasil.

b) Os Estados Unidos foram o primeiro país reconhecer a independência do Brasil.

c) Em 1825, Portugal reconheceu a independência politica do Brasil, exigindo extinção do tráfico de africanos escravizados no prazo de três anos.

d) Portugal reconheceu a independência política do Brasil em 1825, mas para exigiu 2 milhões de libras esterlinas (moeda inglesa).

e) A Inglaterra reconheceu a independência do Brasil em 1827. Mas, para isso, exigem a renovação do Tratado de Comércio e Navegação.​

 

2) Corrija a seguinte afirmação:

“ A independência do Brasil do Brasil ocorreu  em 7 de novembro de 1822 e se deu de forma pacífica em todo país.”

 

3) O que explica o fechamento da Assembleia Constituinte de 1823, seguido das prisões de alguns deputados  por ordem de Dom Pedro I?

 

4) Apenas leia os trechos da Primeira Constituição do Brasil, aprovada em 1824:

Art. 1º - O Império do Brasil é a associação política de todos os cidadãos brasileiro. [...].

Art. 2º - O seu território é dividido em províncias [...].

Art. 3º - O seu governo é monárquico hereditário [...].

[...]

Art. 5º - A religião Católica Apostólica Romana continuará a ser a religião do Império. Todas as outras religiões serão permitidas com seu culto doméstico ou particular em casas para isso destinadas, sem forma alguma exterior de templo. [...]

Art. 10º - Os poderes [...] são quatro: o Poder Legislativo, o Poder Moderador, o Poder Executivo e o Poder Judiciário. [...].

Art. 13º - O Poder Legislativo é delegado à Assembleia Geral [...].

[...]

Art. 14º - A Assembleia Geral compõe-se de duas Câmaras: Câmara dos Deputados e [...] Senado. [...]

Art. 40º - O Senado é composto por membros vitalícios [...].

Art. 92º - São excluídos de votar [...] os que não tiverem renda líquida anual de cem mil-reis [...].

 

a) Qual foi a forma de governo adotado pelo Brasil?

b) O que a Constituição de 1824 determinava em relação à religião?

c) Quantos e quais eram os poderes?

d) O cargo de Senador era vitalício. O que isso significava?

e) Quem tinha o direito de votar?




ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/08/2021 às 10h - 11h


Conteúdo:  A Segunda Guerra Mundial  (cap. 8 – páginas 121 a 125)

https://www.youtube.com/watch?v=uHKOiW4-7rw

 

1) Observe com atenção a seguinte charge:




a) Diga quem são os três personagens mostrados na imagem e o que estão fazer.

b) Estes personagens representavam autoridades de quais países? O que esses mesmos países tinham em comum?

 

2) Apenas veja a charge e depois responda:



a) o que a porta, a tranca e a garota aflita representam?

b) O personagem que sustenta o guarda-chuva demonstra resistência ou conivência à atitude de Hitler? Justifique.

c) Relacione a atitude de Hitler, mostrada na charge, como a 2ª Guerra Mundial.

 

3) Por que as forças nazistas não conseguiram dominar a Inglaterra?

a) porque a Inglaterra era uma ilha e os alemães não dispunham de navios de guerra.

b) porque a Inglaterra contou com o  amplo apoio militar dos franceses.

c)  porque a Inglaterra resistiu aos invasores graças a sua força aérea.

 

4) O que levou os Estados Unidos a lutarem na Segunda Guerra Mundial, ao lado das forças Aliadas?

 




______________________________________________________________________


---------------------------------------------------------------------------------------------------------


AULAS DE SEXTA-FEIRA



GEORGE - GEOGRAFIA


ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/08/2020 às 09h - 10h)


1. Faça o que se pede e depois realize com as informações obtidas e pesquisa com amigos e família o que é solicitado no item “B”.

DIA DO FOLCLORE

O Dia do Folclore é celebrado internacionalmente (inclusive no Brasil) no dia 22 de agosto. Isso porque nessa mesma data, no ano de 1846, a palavra “folklore” (em inglês) foi inventada. O autor do termo foi o escritor inglês William John Thoms, que fez a junção de “folk” (povo, popular) com “lore” (cultura, saber) para definir os fenômenos culturais típicos das culturas populares tradicionais de cada nação. O significado da palavra, segundo seu criador, era “saber tradicional de um povo”.

Item – A

 


Item – B

Realize uma rápida pesquisa entre familiares e amigos e cite 3 exemplos de mitos do folclore nordestino. Desenhe cada um dos exemplos citados por você.

 

2. Observe a figura a seguir e indique o que se pede:

Item – A Defina ciclo hidrológico

Item – B Quais personagens do folclore brasileiro se destacam por viver em ambiente de rios, lagos e lagoas de água doce?


 

3. Leia e observe atentamente e responda corretamente



A alternativa que corresponde aos fenômenos expressos em A e B, respectivamente, é:

a) Evaporação e precipitação

b) Diluição e pluviosidade

c) Evapotranspiração e condensação

d) Transpiração orgânica e formação de nuvens

e) Bioatividade e umidificação.

 



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/08/2020 às 10h - 11h) 


1. Faça o que se pede:


DIA DO FOLCLORE

 


O Dia do Folclore é celebrado internacionalmente (inclusive no Brasil) no dia 22 de agosto. Isso porque nessa mesma data, no ano de 1846, a palavra “folklore” (em inglês) foi inventada. O autor do termo foi o escritor inglês William John Thoms, que fez a junção de “folk” (povo, popular) com “lore” (cultura, saber) para definir os fenômenos culturais típicos das culturas populares tradicionais de cada nação. O significado da palavra, segundo seu criador, era “saber tradicional de um povo”.

 

Realize uma rápida pesquisa entre familiares e amigos e cite 3 exemplos de mitos do folclore nordestino. Desenhe cada um dos exemplos citados por você.

 

2. Quais mitos são os mais populares sobre a Região Norte do Brasil e a Amazônia? Cite 3 destes e desenhe cada um dos exemplos.

 

3. Entre os objetivos que levaram o Governo Brasileiro a instalar a Zona Franca de Manaus, podemos citar:

a) A preocupação com as fronteiras brasileiras na região Norte e a necessidade de garantir a ocupação do território amazônico contra possíveis invasões norte-americanas.

b) O interesse de empresas multinacionais em explorar os recursos naturais da Amazônia e consolidar a região Norte como um polo de atração de empresas de pesquisas sobre as plantas medicinais da Amazônia.

c) Ampliar a ocupação do território da região Norte por meio da atração de empresas nacionais e estrangeiras a partir de subsídios fiscais, bem como estimular o comércio intrarregional e com as demais regiões do país.

d) Atrair investimento internacional para as questões da preservação da biodiversidade da Amazônia e consolidar políticas de desenvolvimento sustentável na região Norte.

e) NDA

 



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 8º ANO A, B e C 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/08/2020 às 13h - 14h)


De olho no link:

https://youtu.be/kq3Ta7JYvfo (Economia da África Subsaariana)

https://drive.google.com/file/d/1_Qse00dcVz6BLWMdwzCOEi4VHwaAGzsj/view

2º SEMANA – 17/08 A 21/08 (Futuro do Trabalho)

1. Observe o mapa abaixo e responda:


Dentre os continentes da Terra, aquele(s) que se situa(m) em todos os hemisférios do planeta é (são):

a) Ásia e América

b) África e Europa

c) África e Ásia

d) Europa

e) África

 

2. A xenofobia não é necessariamente um problema continental, mas territorial e que se estabelece através das distinções entre os diferentes Estados e as diferentes nações. No entanto, há um continente no planeta que se destaca dos demais por apresentar com maior frequência a prática de manifestações xenofóbicas, que é:

a) a África

b) a Europa

c) a Ásia

d) a América do Norte

e) a Oceania

 

3. Leia atentamente e procure responder corretamente

 

LENDA DA GALINHA D'ANGOLA

Fonte: https://www.todamateria.com.br/lendas-africanas/ (adaptada)



A Angola é um país de colonização portuguesa na Costa Oeste da África e localizado um pouco mais ao Sul, por sua localização é também banhado pelo Oceano Atlântico. Divide seus ecossistemas desérticos com a Namíbia (ao Sul), bem como parte de sua rede hidrográfica. É um país de muitas línguas originais, lendas e mitos, um deles é sobre a galinha d’Angola.

Esta lenda narra como a galinha d'Angola foi criada. Conta-se que há muito tempo as aves viviam todas juntas, no mesmo ambiente. Mas, aos poucos, foi crescendo o sentimento de inveja entre elas e a convivência ficou muito difícil.

O pássaro mais invejado era o Melro. O macho tinha uma aparência muito bela, com bico alaranjado e penas negras; já a fêmea tinha o corpo em tons de preto e pardo-claro, e a garganta esbranquiçada. Todos queriam ser bonitos como essa espécie.

O Melro sabia que era muito bonito e invejado e prometeu aos outros pássaros que usaria seus poderem mágicos para transformar suas plumagens em brilhantes tons de negro se todos eles o obedecessem.

Entretanto, nem todos os pássaros foram obedientes. Melro então ficou muito bravo e alterou as características das espécies das aves.

Sendo assim, a galinha d'Angola foi transformada em um animal magro com uma fraqueza constante. Seu corpo tornou-se pintado assim como o do leopardo.

Dessa maneira, o leopardo devoraria a galinha d'angola pois não suportaria ver outro animal tão belo como ele. Essa foi a lição que a galinha d'Angola recebeu por sua inveja.

 

O Estado de Angola foi explorado e colonizado pelos ___________________________ e o sentimento relatado no mito é ____________________.

 

A)            Espanhóis e Franceses; a fidelidade.

B)            Portugueses e Espanhóis; a inveja.

C)            Franceses; a fidelidade.

D)           Portugueses; a inveja.

E)            Portugueses; a indiferença.

 

4. Assista os vídeos a seguir e explique por que a renda per capita não é o índice mais confiável quando se fala em riqueza de uma população?

 

Vídeo 1: Índice de GINI https://youtu.be/VsAP3Te5mC4

Vídeo 2: Desigualdade econômica e Coeficiente de Gini https://youtu.be/rjhnheBnoYc

 

5. PIB: o que é, para que serve e como é calculado (IBGE Explica)

Vídeo 1: https://youtu.be/lVjPv33T0hk

 

Crie sua definição de PIB. Explique como o valor internacional do trigo influencia na compra de pães e derivados de trigo.

 

6. Por que o PIB não significa não é a riqueza do país?

*Assista o vídeo da 5ª questão e responda o questionamento acima

 



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/08/2020 às 14h - 15h)


De olho no link:

https://youtu.be/lB_8KNWW89U (Economia Chinesa em abrandamento)

https://youtu.be/R1q_eNIwO-Y (Economia chinesa cresce acima do esperado)

https://youtu.be/_bI5UNeuusU (O poder da China) https://drive.google.com/file/d/1_Qse00dcVz6BLWMdwzCOEi4VHwaAGzsj/view

2º SEMANA – 17/08 A 21/08 (Futuro do Trabalho)

 

CHINA


1. Compare o vídeo Economia Chinesa em abrandamento, o vídeo Economia chinesa cresce acima do esperado e por fim com o vídeo O poder da China e trace relações de datas, informações da economia, tecnologia, poder militar e outros e cite quais são os pontos positivos e negativos referentes a China atualmente que estão citados nos mesmos.

 

2. Leia atentamente e responda corretamente

 

Empresas chinesas oferecem mais de 100 vagas de emprego a brasileiros em feirão de recrutamento

As companhias buscam profissionais com conhecimentos sobre ambas as culturas e que entendam as regras comercias dos dois países

Por Allan Gavioli

Fonte: https://www.infomoney.com.br/carreira/empresas-chinesas-oferecem-mais-de-100-vagas-de-emprego-a-brasileiros-em-feirao-de-recrutamento/

22 nov 2019 11h18

 


SÃO PAULO – No próximo domingo (24) a cidade de São Paulo irá sediar a quarta edição da Feira de Recrutamento de Empresas Chinesas no Brasil, evento anual onde são oferecidas vagas de trabalho em empresas chinesas a brasileiros.

O evento desse ano deve oferecer mais de 100 empregos em diversas empresas chinesas. Dentre as companhias confirmadas para essa quarta edição estão a varejista Miniso e a XCMG, multinacional que produz maquinário pesado para construção civil.

PARCERIA ESTRATÉGICA

A China é, desde 2009, o maior parceiro comercial do Brasil e foi o país que mais investiu na economia nacional nos últimos anos. Em 2018, segundo dados do Ministério da Economia, o fluxo comercial entre Brasil e China foi de US$ 98,8 bilhões.

De maneira geral, as companhias chinesas buscam profissionais com conhecimentos sobre ambas as culturas e que entendam as regras comercias dos dois países.

Já sobre as exigências com o idioma, a organização deixou claro que o conhecimento do mandarim será um diferencial. Os locais para onde as vagas são ofertadas ainda não foi especificado

O evento é organizado pelo Instituto Confúcio na Unesp, a ABEC (Associação de Empresas Chinesas no Brasil), o LIDE China e a IEST Consultoria Empresarial.

 

Sobre a fuga de cérebros e mão de obra entre Brasil e China se dá:

 

A)            Do segundo para o primeiro; para trabalhar em organizações de maquinário pesado para construção civil.

B)            Do segundo para o primeiro; para trabalhar em organizações de maquinário para a indústria de tecnologia.

C)            Do primeiro para o segundo; para trabalhar em organizações de maquinário pesado para construção civil.

D)       Do primeiro para o segundo; para trabalhar em organizações de maquinário para a indústria de tecnologia.

E)        Na mesma intensidade entre ambos e para trabalhar em organizações de maquinário para a indústria de alta tecnologia.

3. Apesar das críticas, nos últimos tempos, alguns países superaram o subdesenvolvimento. São os NIC (Newly Industrialized Countries), também conhecidos como "Tigres Asiáticos". São eles:

a) Coreia do Sul, Coreia do Norte, China e Taiwan (Formosa).

b) Hong Kong, Taiwan (Formosa), China e Coreia do Sul.

c) Taiwan (Formosa), Cambodja, Coreia e China.

d) China, Coreia, Hong Kong e Cingapura.

e) Coreia do Sul, Hong Kong, Taiwan (Formosa) e Cingapura.

 

4. Existem, na China, inúmeros grupos étnicos que se dividem em mais de 56 agrupamentos diferentes. No entanto, o maior deles é o povo _______________, com cerca de 90% da população total da China. A presença desses grupos em um mesmo território foi marcada por alguns conflitos e pela rivalidade, fatos que têm sido controlados pelo governo.

A alternativa que preenche corretamente a lacuna e que corresponde à maior etnia chinesa é?

a) Han

b) Zhuang

c) Manchu

d) Hui

e) Miao

5. Pode-se afirmar que no território chinês existem duas Chinas. Sobre as disparidades regionais entre essas duas realidades, podemos afirmar que:

a) A porção Oriental é extremamente rica e a Ocidental é extremamente pobre, em virtude de fatores exclusivamente naturais.

b) A China Ocidental é mais rica e industrializada que a Oriental, em virtude da adoção de medidas nessa região que a tornaram independente do restante do país.

c) Os avanços na China Oriental devem-se à implantação, nessa região, das ZPEs (Zonas de Proteção às Exportações), ao contrário da China Oriental, que vive, por opção do governo chinês, em uma economia basicamente agrária e estagnada.

d) A China Ocidental é a grande responsável pelo crescimento chinês, porque nela foram adotados os valores culturais e econômicos do capitalismo ocidental.




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



FELIPE - ENSINO RELIGIOSO


ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - TODAS AS TURMAS

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/08/2021 conforme os horários abaixo) 


Atenção aos horários:   6º ano: de 14h - 15h 

                                      7º ano: de 13h - 14h 

                                      8º ano: de 10h - 11h

                                      9º ano: de 09h - 10h


Assista ao vídeo sobre o tema da aula no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=3uHYlu2zJew


TEMA: FÉ E RELIGIOSIDADE DURANTE A PANDEMIA.

Leia o texto abaixo e depois responda a questão 1.

“Diante da pandemia do novo coronavírus, com o isolamento social imposto como medida de proteção contra a disseminação da COVID-19, a fé, do latim fides (fidelidade), é a confiança absoluta, sem espaço para dúvida, que cada um deposita no que escolhe acreditar. A esperança como antídoto diante de um inimigo invisível, letal e que a humanidade luta para controlar. Enquanto a batalha não se encerra, apaziguar corações e mentes é a busca interna de cada um diante da sua convicção.”

https://www.em.com.br/


1 – Para você, ao afirmar que a esperança é um antídoto (L4) o que o autor quisafirmar?

( ) Que a esperança e a fé não importam em tempos de pandemia.

( ) Há espaço para dúvidas em quem tem fé.

( ) A fé e a esperança são como remédios em tempos difíceis.

( ) Apaziguar corações não é uma busca interna de cada de nós


2 – Observe os textos abaixo e depois responda:

TEXTO 1

“Para muitos profissionais que trabalham na área da saúde e desenvolvimento pessoal, a fé e a espiritualidade são importantes em momentos de angústia e incerteza social. Por isso, manter as igrejas e templos abertos é essencial neste momento, na opinião deles.”

https://virtz.r7.com/


TEXTO 2

“O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, negou nesta segunda-feira (5) pedido contra o fechamento de templos e igrejas em São Paulo, se contrapondo à decisão do ministro Nunes Marques, que neste fim de semana autorizou o funcionamento de lugares religiosos em todo país.

"Em um cenário tão devastador, é patente reconhecer que as medidas de restrição à realização de cultos coletivos, por mais duras que sejam, são não apenas adequadas, mas necessárias ao objetivo maior de realização da proteção da vida e do sistema de saúde", afirma.

https://www.cnnbrasil.com.br/


2 – Com relação à abertura de templos religiosos durante a pandemia, qual o posicionamento que está presente em cada texto?


3 – Qual o argumento utilizado em cada texto sobre a abertura dos templos religiosos durante a pandemia?


4 – Você foi a favor ou contra a abertura dos templos e Igrejas durante a pandemia? Por que?


5 – De que forma a fé ajudou as pessoas durante o período da pandemia?


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


Um comentário: