AULAS DE SEGUNDA-FEIRA
ANDRÉA - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/08/2021 às 09h - 11h)
ASSUNTO:
LITERATURA DE CORDEL
Para ler:
Viver é um desafio
Viver é um desafio
Desafiar é viver
Por isso eu vou vivendo
Sempre buscando aprender
Para não ser devorado
Pela falta de saber.
Se posso dou um sorriso
Se não posso, um lamento
Mas não fico esperando
Sonhando sou avarento
E busco sonhar meus sonhos
Até no sopro do vento.
Nas gotas fracas da chuva
Que a terra vai borrifando
E faz levantar o cheiro
De chuva que vou cheirando
Eu sonho dias melhores
E levo a vida cantando.
(Nildo Cordel)
ATIVIDADE
Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a
10.
Obs: somente respostas em seu caderno.
O POETA DA ROÇA
(PATATIVA DO
ASSARÉ)
Sou
fio das mata, cantô da mão grossa,
Trabáio na
roça, de inverno e de estio.
A minha chupana é
tapada de barro,
Só fumo cigarro de páia de mío.
Sou poeta das brenha, não faço o
papé
De argum
menestré, ou errante cantô
Que véve
vagando, com sua viola,
Cantando, pachola, à percura
de amô.
Não tenho sabença, pois
nunca estudei,
Apenas eu
sei o meu nome assiná.
Meu pai, coitadinho! Vivia sem cobre,
E o fio do
pobre não pode estudá.
Meu verso
rastéro, singelo e sem graça,
Não entra na praça, no rico salão,
Meu verso so
entra no campo e na roça
Nas pobre
paioça, da serra ao sertão.
Só canto
o buliço da vida apertada,
Da lida pesada,
das roça e dos eito.
E às vez,
recordando a feliz mocidade,
Canto
uma sodade que mora em meu peito.
Eu canto o cabôco com suas caçada,
Nas noite assombrada que tudo apavora,
Por dentro da mata, com tanta corage
Topando as visage chamada caipora.
Eu canto o
vaquêro vestido de côro,
Brigando com
o tôro no mato fechado,
Que pega na ponta do brabo novio,
Ganhando lugio do
dono do gado.
Eu canto o
mendigo de sujo farrapo,
Coberto de trapo e mochila na mão,
Que
chora pedindo o socorro dos home,
E tomba de
fome, sem casa e sem pão.
E assim, sem
cobiça dos cofre luzente,
Eu vivo contente
e feliz com a sorte,
Morando no campo,
sem vê a cidade,
Cantando as
verdade das coisa do Norte.
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B, C e D.
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/08/2021 às 13h - 15h)
ASSUNTO: LEITURA E INTERPRETAÇÃO
TEXTUAL
Leia os textos sugeridos para responder
às questões propostas.
TEXTO 1
TEXTO 2
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
GISLENE - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO (A e B)
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/08/2021, de 09h - 11h)
Atividade sobre a crônica "O Brasil de
baixo", de Fabrício Carpinejar
O Brasil de baixo
Esse é o
Brasil que ninguém via.
As
medalhas de ouro e prata surgiram de almas solitárias e sonhadoras, que se
viraram de modo independente, em esportes que nunca receberam o status de
profissões sérias.
Fadinha
no skate e Ítalo no surfe não surpreenderam, deslumbraram.
Porque alcançaram o sucesso com suor e disciplina sem nunca perder a alegria,
muito menos a gratidão às suas raízes.
Sobreviveram
no interior das suas escolhas, não experimentaram um plano B.
Nossa
prata, Rayssa Mendes Leal, de 13 anos, natural de Imperatriz, no sudoeste do
Maranhão, parecia que estava brincando quando competia, não pelo desleixo, mas
porque suas manobras descendiam do riso genuíno da sua infância. Era uma menina
senhora de si, dançando por dentro: 1,45 m e 35 kg de magia acrobática.
Orgulho
de Baía Formosa (RN), cidade da qual nunca saiu, Ítalo Fereira obteve o ouro
inédito no surfe. O que era uma prancha quebrada no começo da competição para
quem viveu remendando a vida?
Nada,
absolutamente nada a quem não tinha perspectiva nenhuma de chegar longe na
infância, para quem aprendeu a surfar aos 8 anos, aproveitando a tampa da caixa
de isopor que seu pai pescador usava para conservar os peixes.
Nos altos
degraus do pódio, estão os atletas que vieram de baixo do nosso país.
Talvez
seja o momento de acreditar mais em contos de fadas no esporte, na garra da
fantasia.
(Fabrício Carpinejar)
01) Justifique o título dado ao texto acima:
02) De que atletas o autor está falando? Com que intenção? O que eles
têm em comum?
03) Por que você acha que o skate e o surfe não são considerados, por
muitos, profissões sérias? Levante hipóteses:
04) Por que Rayssa e Ítalo, segundo o autor, deslumbraram? Você concorda
com ele?
05) O que significa ser uma "menina senhora de si"? Que
característica da skatista foi ressaltada?
06) Posicione-se sobre a última afirmação feita no texto, argumentando
bem:
07) Que relação você acha que existe entre o vir de baixo e o ter sido
medalhistas nas Olimpíadas?
08) Que mensagem o texto transmite? Comente:
09) Localize no texto:
A) Dois substantivos:
B) Dois adjetivos:
C) Três verbos:
“O
sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia”.
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO (A, B e C)
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/08/2021, de 13h - 15h)
Atividade sobre o documentário
"Amefricanidade" e outras reflexões
Obs.: Assista ao vídeo da aula clicando no link abaixo.
01) Que expressão foi criada por Lélia de Almeida Gonzalez e o que ela
significa?
02) Por que houve a necessidade de ser a primeira da classe?
03) Que impressão lhe causa a fala "Ela é pretinha, mas é
inteligente"? Comente:
04) Posicione-se sobre a fala de Lélia: "Negro tem que ter nome e
sobrenome se não os brancos arranjam um apelido ao gosto deles",
argumentando bem:
05) O que você pensa do "projeto de embranquecimento da
população"? Já viu algum exemplo disso?
06) O que significa "se descobrir negra(o)"?
07) O que se entende pelo termo "amefricanidade"?
08) Você concorda que ser negra e ser mulher no Brasil é ter que ser
resistente em dose dupla? Justifique sua resposta:
09) O que você aprendeu ao assistir a esse documentário? Comente:
“O
sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia”.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
RONMICY - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/08/2021 às 13h - 14h)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE TERÇA-FEIRA
FRÓES - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/08/2021 às 10h - 11h)
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir:
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
IDELFONSO - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/08/2021 às 13h - 14h)
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir:
Atividade de ciências 6º ano
1) O que são articulações?
2) Quais as funções das(os):
a) Cartilagens
b) Ligamentos
3) Em quais curvaturas a coluna vertebral está dividida?
4) Quais as funções da coluna vertebral?
5 ) Qual a função do músculo reto do abdome?
6) Quais músculos são responsáveis pela expressão facial?
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/08/2021 às 10h - 11h)
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir:
Atividades de ciências 7º ano
Assistam a vídeo aula.
1) Os musgos não possuem vasos condutores de seiva, qual a função desses vasos?
2) Quais as razões dos musgos serem encontrados em locais úmidos e que não recebem luz do sol?
3) Qual o nome dos gametas nas briófitas?
4) Qual a razão dos musgos viverem agrupados?
5) Qual o tipo de fecundação dos musgos?
6) Como é feita a disseminação dos musgos na natureza?
7) Como o general masculino chega até o general feminino?
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/08/2021 às 09h - 10h)
Assistam ao vídeo explicativo clicando no link a seguir:
https://youtu.be/xSp4CKTAmxQ______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
MARÍCIA - INGLÊS
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/08/2021 de 09h - 10h)
Plural dos substantivos em inglês (plural of nouns)
Assim como acontece na língua portuguesa, a formação do plural da maioria dos substantivos em inglês é feita acrescentando-se o s ao final da palavra.
Apesar disso, alguns substantivos possuem particularidades que fazem com que a flexão de plural implique outras alterações no substantivo original além do acréscimo do –s.
Na maioria das vezes, essas particularidades estão relacionadas à terminação de cada palavra ou com alguma sequência de letras que podem aparecer também no meio da palavra.
Veja abaixo algumas regras relacionadas a particularidades da formação do plural.
Regras de formação do plural
Confira abaixo as regras de formação do plural dos substantivos em inglês, de acordo com a terminação das palavras.
Palavras terminadas em – s, – ss, – sh, – ch, – x, – o e – z
Para formar o plural das palavras terminadas em – s, – ss, – sh, – ch, – x e – z, basta acrescentar – es ao final da palavra.
Exceções
1. Observe que há uma exceção à regra quando a terminação – ch da palavra tem som de /k/. Nesse caso, basta acrescentar o – s para formar o plural.
2. É importante referir que em algumas palavras terminadas em – z, para fazer o plural é preciso repetir a letra z e acrescentar – es. Exemplos:
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/08/2021 de 14h - 15h)
Plural dos substantivos em inglês (plural of nouns)
Assim como acontece na língua portuguesa, a formação do plural da maioria dos substantivos em inglês é feita acrescentando-se o s ao final da palavra.
Apesar disso, alguns substantivos possuem particularidades que fazem com que a flexão de plural implique outras alterações no substantivo original além do acréscimo do –s.
Na maioria das vezes, essas particularidades estão relacionadas à terminação de cada palavra ou com alguma sequência de letras que podem aparecer também no meio da palavra.
Veja abaixo algumas regras relacionadas a particularidades da formação do plural.
Regras de formação do plural
Confira abaixo as regras de formação do plural dos substantivos em inglês, de acordo com a terminação das palavras.
Palavras terminadas em – s, – ss, – sh, – ch, – x, – o e – z
Para formar o plural das palavras terminadas em – s, – ss, – sh, – ch, – x e – z, basta acrescentar – es ao final da palavra.
Exceções
1. Observe que há uma exceção à regra quando a terminação – ch da palavra tem som de /k/. Nesse caso, basta acrescentar o – s para formar o plural.
2. É importante referir que em algumas palavras terminadas em – z, para fazer o plural é preciso repetir a letra z e acrescentar – es. Exemplos:
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/08/2021 de 13h - 14h)
PAST CONTINUOUS
O Past Continuous (Passado Contínuo),
também conhecido como Past
Progressive (Passado Progressivo), é um tempo verbal utilizado
para indicar ações contínuas que ocorreram no passado.
Quando utilizar o Past Continuous?
Confira
os casos onde o Past
Continuous deve ser utilizado.
1. Para expressar duas ou mais ações que
acontecem ao mesmo tempo no passado
Nesse
caso, é muito comum o uso da palavra while (enquanto).
Exemplos:
·
I was reading a book
while he was watching TV. (Eu estava lendo um
livro enquanto ele estava assistindo TV).
·
My father was washing
the dishes while my mother was vacuumming the house. (Meu pai estava lavando a louça enquanto minha mãe estava
passando o aspirador na casa.)
·
While the girls were
playing basketball, the boys were playing volleyball. (Enquanto as meninas estavam jogando basquete, os meninos
estavam jogando vôlei.)
·
2. Para expressar uma ação contínua no
passado, que já estava acontecendo, quando outra mais pontual ocorreu
Nesse
caso, a ação pontual no passado é expressa pelo Simple Past (Passado
Simples).
Exemplos:
·
I was watching Brazil’s
game when the phone rang. (Eu
estava assistindo o jogo do Brasil quando o telefone tocou.)
·
We were talking when the
teacher arrived. (Estávamos
conversando quando a professora chegou.)
·
They were studying when
somebody rang the bell. (Eles estavam
estudando quando alguém tocou a campainha.)
3. Para expressar uma ação contínua
habitual que ocorria no passado
Nesse
caso, geralmente são empregados advérbios de frequência como os indicados na
tabela abaixo.
|
Advérbios
de frequência |
|
|
constantly |
constantemente |
|
often |
frequentemente |
|
rarely |
raramente |
|
occassionally |
ocasionalmente |
|
weekly |
semanalmente |
|
monthly |
mensalmente |
|
yearly |
anualmente |
Exemplos:
·
He was constantly owing
money to his friends. (Ele estava
constantemente devendo dinheiro aos amigos.)
·
She was often asking for
help. (Ela estava sempre
pedindo ajuda.)
·
They were always making
the same mistakes. (Eles estavam
sempre cometendo os mesmos erros.)
Veja também: Advérbios em Inglês
4. Para estabelecer uma relação temporal
entre uma ação contínua que ocorreu no passado e o momento presente
Nesse
caso, é muito comum o uso de certas expressões de tempo.
Algumas
das mais usadas são as indicadas na tabela abaixo.
|
Expressões
de tempo |
|
|
by
this time |
por
esta hora; por esta época |
|
yesterday |
ontem |
|
last
night |
ontem
à noite |
|
last
year |
ano
passado |
|
last
month |
mês
passado |
Exemplos:
·
By this time last month,
we were celebrating his graduation. (Mês
passado, por esta hora, estávamos comemorando a formatura dele.)
·
She is wearing a skirt
today, but she was wearing a dress yesterday. (Ela está usando uma saia hoje, mas ontem estava usando um
vestido.)
·
We were living in Miami
last year. (Nós estávamos morando em
Miami no ano passado).
Regras
de formação do Past Continuous
O Past
Continuous é formado pela união do verbo auxilar to be conjugado
no Simple Past (Passado
Simples) + gerúndio (-ing acrescido
a um verbo principal).
As flexões do verbo to
be no Simple
Past são was e were.
Was é usado com a terceira pessoa do singular (he, she e it) e were é usado com as
demais pessoas verbais (I, you, we e they).
Confira abaixo a conjugação completa do verbo to be no Simple Past.
Verbo To Be
Uma vez que o verbo to
be é o auxiliar do Past
Continuous, relembre sua conjugação no Simple Past:
|
Affirmative |
Negative |
Interrogative |
|
I was |
I was not/ I wasn't |
Was I...? |
|
You were |
You were not/ You weren't |
Were you...? |
|
He was |
He was not/ He wasn't |
Was he...? |
|
She was |
She was not/ She wasn't |
Was she...? |
|
It was |
It was not/ It wasn't |
Was it...? |
|
We were |
We were not/ We weren't |
Were we...? |
|
You were |
You were not/ You weren't |
Were you...? |
|
They were |
They were not/ They weren't |
Were they...? |
Questão 1 - (Colégio Naval 2017) Complete the sentences with
the correct use of the Simple Past and the Past Continuous.
1-
I was waiting for the bus when I___________ (see) her.
2-
The children ___________ (argue) when the teacher arrived.
3-
Everyone___________ (listen) to music when the lights ___________ (go) out.
To
fill in the gaps respectively, mark the right option.
a)
saw / was arguing / were listening / went
b)
was seeing / was arguing / listened / were
c)
were weeing / argued / listenned / were
d)
saw / were arguing / was listening / went
e)
was seing / argued / listened / were going
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/08/2021 de 10h - 11h)
PAST CONTINUOUS
O Past Continuous (Passado Contínuo), também conhecido como Past Progressive (Passado Progressivo), é um tempo verbal utilizado para indicar ações contínuas que ocorreram no passado.
Quando utilizar o Past Continuous?
Confira os casos onde o Past Continuous deve ser utilizado.
1. Para expressar duas ou mais ações que acontecem ao mesmo tempo no passado
Nesse caso, é muito comum o uso da palavra while (enquanto).
Exemplos:
· I was reading a book while he was watching TV. (Eu estava lendo um livro enquanto ele estava assistindo TV).
· My father was washing the dishes while my mother was vacuumming the house. (Meu pai estava lavando a louça enquanto minha mãe estava passando o aspirador na casa.)
· While the girls were playing basketball, the boys were playing volleyball. (Enquanto as meninas estavam jogando basquete, os meninos estavam jogando vôlei.)
·
2. Para expressar uma ação contínua no passado, que já estava acontecendo, quando outra mais pontual ocorreu
Nesse caso, a ação pontual no passado é expressa pelo Simple Past (Passado Simples).
Exemplos:
· I was watching Brazil’s game when the phone rang. (Eu estava assistindo o jogo do Brasil quando o telefone tocou.)
· We were talking when the teacher arrived. (Estávamos conversando quando a professora chegou.)
· They were studying when somebody rang the bell. (Eles estavam estudando quando alguém tocou a campainha.)
3. Para expressar uma ação contínua habitual que ocorria no passado
Nesse caso, geralmente são empregados advérbios de frequência como os indicados na tabela abaixo.
Advérbios de frequência | |
constantly | constantemente |
often | frequentemente |
rarely | raramente |
occassionally | ocasionalmente |
weekly | semanalmente |
monthly | mensalmente |
yearly | anualmente |
Exemplos:
· He was constantly owing money to his friends. (Ele estava constantemente devendo dinheiro aos amigos.)
· She was often asking for help. (Ela estava sempre pedindo ajuda.)
· They were always making the same mistakes. (Eles estavam sempre cometendo os mesmos erros.)
Veja também: Advérbios em Inglês
4. Para estabelecer uma relação temporal entre uma ação contínua que ocorreu no passado e o momento presente
Nesse caso, é muito comum o uso de certas expressões de tempo.
Algumas das mais usadas são as indicadas na tabela abaixo.
Expressões de tempo | |
by this time | por esta hora; por esta época |
yesterday | ontem |
last night | ontem à noite |
last year | ano passado |
last month | mês passado |
Exemplos:
· By this time last month, we were celebrating his graduation. (Mês passado, por esta hora, estávamos comemorando a formatura dele.)
· She is wearing a skirt today, but she was wearing a dress yesterday. (Ela está usando uma saia hoje, mas ontem estava usando um vestido.)
· We were living in Miami last year. (Nós estávamos morando em Miami no ano passado).
Regras de formação do Past Continuous
O Past Continuous é formado pela união do verbo auxilar to be conjugado no Simple Past (Passado Simples) + gerúndio (-ing acrescido a um verbo principal).
As flexões do verbo to be no Simple Past são was e were.
Was é usado com a terceira pessoa do singular (he, she e it) e were é usado com as demais pessoas verbais (I, you, we e they).
Confira abaixo a conjugação completa do verbo to be no Simple Past.
Verbo To Be
Uma vez que o verbo to be é o auxiliar do Past Continuous, relembre sua conjugação no Simple Past:
Affirmative | Negative | Interrogative |
I was | I was not/ I wasn't | Was I...? |
You were | You were not/ You weren't | Were you...? |
He was | He was not/ He wasn't | Was he...? |
She was | She was not/ She wasn't | Was she...? |
It was | It was not/ It wasn't | Was it...? |
We were | We were not/ We weren't | Were we...? |
You were | You were not/ You weren't | Were you...? |
They were | They were not/ They weren't | Were they...? |
Questão 1 - (Colégio Naval 2017) Complete the sentences with the correct use of the Simple Past and the Past Continuous.
1- I was waiting for the bus when I___________ (see) her.
2- The children ___________ (argue) when the teacher arrived.
3- Everyone___________ (listen) to music when the lights ___________ (go) out.
To fill in the gaps respectively, mark the right option.
a) saw / was arguing / were listening / went
b) was seeing / was arguing / listened / were
c) were weeing / argued / listenned / were
d) saw / were arguing / was listening / went
e) was seing / argued / listened / were going
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUARTA-FEIRA
RAFAEL - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/08/2021 às 10h - 11h)
Assunto: Atletismo
Conteúdo: Tipos de corridas.
Objetivo: Conhecer teoricamente os tipos de corridas da modalidade atletismo.
Conteúdo/teórico.
Texto: https://www.jasminealimentos.com/estilo-de-vida/tipos-de-corrida-modalidades-para-cada-perfil/
Vídeo: https://youtu.be/UMSpybcE-mc
Atividade 1.
1 - Qual das modalidades abaixo faz parte das corridas de velocidade?
a) 100m.
b) 800m.
c) Maratona.
d) Corrida com obstáculos.
Citação
“A corrida é muito mais do que um exercício, é um estilo de vida.”
Marianna Moreno
Sugestão: Atividade 2 (bônus)
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/08/2021 às 13h - 14h)
Assunto: Basquete.
Conteúdo: Fundamentos.
Objetivo: Compreender e identificar os fundamentos do basquete.
Conteúdo:
Texto: https://blog.unisportbrasil.com.br/confira-5-fundamentos-do-basquetebol-resumidos/
vídeo: https://youtu.be/yweQKa4jJXY
ATIVIDADE 1
1. São fundamentos básicos do basquetebol:
A. saque, manchete, toque, ataque e bloqueio.
B. passe, drible, arremesso, lance-livre e rebote.
C. passe, recepção, empunhadura, arremesso, finta e drible.
D. passe, drible, arremesso e toque.
E. passe, toque, drible, arremesso, rebote e lance-livre.
“Não quero ser o próximo Michael Jordan, só quero ser Kobe Bryant.”
Kobe Bryant
Sugestão: ATIVIDADE (Bônus)
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/08/2021 às 09h - 10h)
Assunto: Badminton.
Conteúdo: Regras.
Objetivo: Demonstrar de forma teórica algumas regras do Badminton.
Conteúdo/teórico.
Texto: http://www.badminton.org.br/regras
Vídeo: https://youtu.be/pb-McqdGQPw
Atividade 1.
1 - Qual o principal objetivo do jogo da modalidade de Badminton ?
R-
Citação
“Vencedores continuam a jogar até vencerem.”
Billie Jean King
Sugestão: Atividade 2 (bônus)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
GISLENE - ARTES (6º e 7º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 6º e 7º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/08/2021 de 09h - 10h)
A arte se transforma com o passar dos tempos. Cada artista vê e sente essa necessidade de transformação e a interpreta em suas obras. A Arte Cubista rompeu com tudo o que se conhecia de arte até então, dando lugar a uma nova forma diferente de expressão.
Observe e análise algumas obras Cubistas e perceba características desse movimento artístico.
‘1 - Observe a obra abaixo e identifique quais as figuras geométricas que estão expressas na imagem.
2 - Agora reproduza a obra inserindo outras formas
geométricas.
Obs.: Caso queira você poderá criar um desenho qualquer,
fazendo uso das características do estilo Cubista. (Realizando este item,
não necessita fazer a 2º questão).
MARÍCIA- ARTES (8º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 8º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/08/2021 de 14h - 15h)
ANDREA- ARTES (9º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 9º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/08/2021 de 13h - 14h)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUINTA-FEIRA
AMORIM - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/08/2021 às 9h - 11h)
Assunto: SUBTRAÇÃO E DIVISÃO DE NÚMEROS NATURAIS COM RESTOS MENOR POSSÍVEL E MAIOR POSSÍVEL.
Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo
Vídeo - https://youtu.be/OF5x7pI3f6k
Questionário:
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/08/2021 às 13h - 15h)
ASSUNTO: PROBLEMAS COM MMC E MDC DE DOIS NÚMEROS
Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo
Vídeo - https://youtu.be/QjdtjaVSsSE
Questionário:
DADOS MDC(20;30) = 10 E MMC (20;30) = 60. RESPONDA:
1) QUANTO VALE O PRODUTO MDC(20;30) POR MMC(20;30)?
2) SE A = 15, QUANTO VALE B?
3) SE A = 25; QUANTO VALE B, SENDO MMC(A;B) = 100 E MDC(A; B) = 4?
4) SE A = 50; B = 500; QUANTO VALE O MDC(A;B), SENDO MMC(A;B) = 500?
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
TADEU - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/08/2021 às 09h - 11h)
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/08/2021 às 13h - 15h)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
EUGÊNIO - HISTÓRIA
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/08/2021 às 13h - 14h)
Conteúdo:
O mundo grego e a sua cultura (cap. 8 – páginas 133 a 146)]
Acesse:
https://www.youtube.com/watch?v=4Vkt78BC1Aw
1) Leia o trecho da seguinte
música:
Numa luta de
gregos e troianos
Por Helena, a
mulher de Menelau
Conta a
história que um cavalo de pau
Terminava uma
guerra de dez anos
Menelau, o
maior dos espartanos
Venceu Páris,
o grande sedutor
Humilhando a
família de Heitor
Em defesa da
honra caprichosa
a) A letra da música trata de uma “luta de gregos e
troianos”. Que conflito foi esse? Como esse mesmo conflito começou e terminou?
b) Destaque os personagens que aparecem e em
seguida, diga o que cada um era (pesquise)
c) Em qual obra grega antiga narra a “luta entre
gregos e troianos”? Quem é o autor dessa mesma obra antiga?
2) Quem são
considerados os fundadores de Atenas?
a) aqueus.
b) jônios.
c) dórios.
d) eólios.
3) Inicialmente
a cidade de Atenas havia rei, mas quem
mandava mesmo era um grupo de homens poderosos que, por serem descendentes dos
primeiros fundadores, se consideravam os
“bem nascidos”, os “melhores”. Só eles podiam ocupar os melhores
cargos enquanto que o restante da população era excluída da vida política. Com
qual nome era conhecida a classe privilegiada de Atenas?
a) “eugenius”
b) “eupátridas”
c) “eunucos”
d) “eunícios”
4) Quem foi
Sólon, na história de Atenas? O que ele fez em relação aos pequenos
proprietários?
5) Quem foi
o político ateniense que promoveu a participação de ricos e de pobres no
governo da cidade e é portanto considerado o “pai da democracia”?
a) Sólon.
b) Péricles.
c) Clístenes.
d) Drácon.
6) A
“democracia” é a junção de duas palavras: “demos” e “cracia”. O que essas palavras
juntas significam?
7) Todo
mundo em Atenas era considerado cidadão? Justifique.
8) Que tipo
de punição era dada aos que ameaçassem a democracia em Atenas? Como esse tipo
de punição era chamada?
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/08/2021 às 09h - 10h)
Conteúdo:
Estado Moderno – América Portuguesa: colonização (cap. 9 – páginas 154 a 156)
Veja
as explicações acessando os links: https://www.youtube.com/watch?v=6xFgUphkggw
1) Leia um trecho da carta de Pero Vaz de
Caminha, feita na época da chegada dos portugueses as terras brasileiras em
1500:
“ A feição deles é serem pardos,
um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem-feitos. Andam nus, sem
nenhuma cobertura [...]; e nisso tem grande inocência como em mostrar o rosto
[...].
[...]Os cabelos [...] são corredios [...] de boa
grandura e rapados até por cima das orelhas.
Essa terra, Senhor, [...] é toda
praia [...] e muito formosa [...]. Até agora não podemos saber se haja ouro ou
prata nela, ou outra coisa de metal. [...] Contudo a terra em si é de muitos
bons ares. [...] As água são muitas, infinitas [...].
a) A quem Caminha dirige a sua carta, quando fala
em “Senhor”?
b) O que o autor está tratando no trecho da carta?
c) Transcreva a passagem da carta que denota
estranhamento cultural e também encantamento em relação aos nativos.
d) A carta revela algum interesse da parte dos
portugueses em relação à nova terra? Qual?
2) Por que inicialmente
as novas terras na América não animaram os portugueses?
a) porque não havia nada de valor na nova.
b) porque os portugueses logo sofreram resistência
indígena.
c) porque além de não acharem metais preciosos, os
portugueses tinham lucro com o comércio de especiarias na Ásia e Índias.
3) Observe a
charge sobre o período colonial brasileiro
a) Qual objeto é oferecido ao índio? O que as
interrogações em volta da cabeça dele significam?
b) A oferta do objeto foi em troca de quê?
c) Que relação de trabalho está implícita na
charge, que ocorreu na relação entre índios e portugueses?
4) Os
portugueses desembarcaram em terras brasileiras em 1500 mas só em 1530 foi que
resolveram enviar colonizadores. O que foi decisivo para a colonização do
Brasil?
a) a descoberta de minas de ouro e de diamantes.
b) o medo de perder as terras para os franceses.
c) a descoberta de novas especiarias, as chamadas
“drogas do sertão”.
5) Qual foi o português enviado ao Brasil, em 1530
com a missão colonizar e também proteger o Brasil de invasores?
a) Cristóvão Jacques.
b) Bartolomeu Dias.
c) Martim Afonso de Sousa.
6) A
primeira vila brasileira, onde foi erguido o primeiro engenho de açúcar que,
foi:
a) São Vicente.
b) Olinda.
c) Salvador.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/08/2021 às 14h - 15h)
Conteúdo:
Reinado de Pedro I (cap. 9 – páginas 137 a 141)
https://www.youtube.com/watch?v=Va01QETRzmg
1) Assinale as alternativas corretas.
a) A França foi o primeiro país a reconhecer
independência do Brasil.
b) Os Estados Unidos foram o primeiro país reconhecer
a independência do Brasil.
c) Em 1825, Portugal reconheceu a independência
politica do Brasil, exigindo extinção do tráfico de africanos escravizados no
prazo de três anos.
d) Portugal reconheceu a independência política do
Brasil em 1825, mas para exigiu 2 milhões de libras esterlinas (moeda inglesa).
e) A Inglaterra reconheceu a independência do
Brasil em 1827. Mas, para isso, exigem a renovação do Tratado de Comércio e
Navegação.
2) Corrija a
seguinte afirmação:
“ A independência do Brasil do Brasil ocorreu em 7 de novembro de 1822 e se deu de forma
pacífica em todo país.”
3) O que
explica o fechamento da Assembleia Constituinte de 1823, seguido das prisões de
alguns deputados por ordem de Dom Pedro
I?
4) Apenas leia os trechos da Primeira Constituição do Brasil, aprovada
em 1824:
Art. 1º - O Império do Brasil é a associação política de
todos os cidadãos brasileiro. [...].
Art. 2º - O seu território é dividido em províncias [...].
Art. 3º - O seu governo é monárquico hereditário [...].
[...]
Art. 5º - A religião Católica Apostólica Romana continuará a
ser a religião do Império. Todas as outras religiões serão permitidas com seu
culto doméstico ou particular em casas para isso destinadas, sem forma alguma
exterior de templo. [...]
Art. 10º - Os poderes [...] são quatro: o Poder Legislativo,
o Poder Moderador, o Poder Executivo e o Poder Judiciário. [...].
Art. 13º - O Poder Legislativo é delegado à Assembleia Geral
[...].
[...]
Art. 14º - A Assembleia Geral compõe-se de duas Câmaras:
Câmara dos Deputados e [...] Senado. [...]
Art. 40º - O Senado é composto por membros vitalícios [...].
Art. 92º - São excluídos de votar [...] os que não tiverem
renda líquida anual de cem mil-reis [...].
a) Qual foi a forma de governo adotado pelo
Brasil?
b) O que a Constituição de 1824 determinava em relação
à religião?
c) Quantos e quais eram os poderes?
d) O cargo de Senador era vitalício. O que isso
significava?
e) Quem tinha o direito de votar?
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/08/2021 às 10h - 11h)
Conteúdo: A Segunda Guerra Mundial (cap. 8 – páginas 121 a 125)
https://www.youtube.com/watch?v=uHKOiW4-7rw
1) Observe
com atenção a seguinte charge:
a) Diga quem são os três personagens mostrados na
imagem e o que estão fazer.
b) Estes personagens representavam autoridades de
quais países? O que esses mesmos países tinham em comum?
2) Apenas
veja a charge e depois responda:
a) o que a porta, a tranca e a garota aflita representam?
b) O personagem que sustenta o guarda-chuva
demonstra resistência ou conivência à atitude de Hitler? Justifique.
c) Relacione a atitude de Hitler, mostrada na
charge, como a 2ª Guerra Mundial.
3) Por que
as forças nazistas não conseguiram dominar a Inglaterra?
a) porque a Inglaterra era uma ilha e os alemães
não dispunham de navios de guerra.
b) porque a Inglaterra contou com o amplo apoio militar dos franceses.
c) porque a
Inglaterra resistiu aos invasores graças a sua força aérea.
4) O que
levou os Estados Unidos a lutarem na Segunda Guerra Mundial, ao lado das forças
Aliadas?
______________________________________________________________________
AULAS DE SEXTA-FEIRA
GEORGE - GEOGRAFIA
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/08/2020 às 09h - 10h)
1. Faça o que se pede e
depois realize com as informações obtidas e pesquisa com amigos e família o que
é solicitado no item “B”.
DIA DO FOLCLORE
O Dia do Folclore é
celebrado internacionalmente (inclusive no Brasil) no dia 22 de agosto. Isso porque nessa mesma data,
no ano de 1846, a
palavra “folklore” (em
inglês) foi inventada. O autor do termo foi o escritor inglês William John Thoms, que fez a junção de “folk” (povo,
popular) com “lore” (cultura, saber) para definir os fenômenos
culturais típicos das culturas populares tradicionais de cada nação. O
significado da palavra, segundo seu criador, era “saber tradicional de um povo”.
Item – A
Item – B
Realize uma rápida
pesquisa entre familiares e amigos e cite 3 exemplos de mitos do folclore
nordestino. Desenhe cada um dos exemplos citados por você.
2. Observe a figura a
seguir e indique o que se pede:
Item – A Defina ciclo
hidrológico
Item – B Quais personagens
do folclore brasileiro se destacam por viver em ambiente de rios, lagos e
lagoas de água doce?
3. Leia e observe
atentamente e responda corretamente
A alternativa que
corresponde aos fenômenos expressos em A e B, respectivamente, é:
a) Evaporação e
precipitação
b) Diluição e pluviosidade
c) Evapotranspiração e
condensação
d) Transpiração orgânica e
formação de nuvens
e) Bioatividade e
umidificação.
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/08/2020 às 10h - 11h)
1. Faça o que se pede:
DIA DO FOLCLORE
O Dia do Folclore é
celebrado internacionalmente (inclusive no Brasil) no dia 22 de agosto. Isso porque nessa mesma data,
no ano de 1846, a
palavra “folklore” (em
inglês) foi inventada. O autor do termo foi o escritor inglês William John Thoms, que fez a junção de “folk” (povo,
popular) com “lore” (cultura, saber) para definir os fenômenos
culturais típicos das culturas populares tradicionais de cada nação. O
significado da palavra, segundo seu criador, era “saber tradicional de um povo”.
Realize uma rápida
pesquisa entre familiares e amigos e cite 3 exemplos de mitos do folclore
nordestino. Desenhe cada um dos exemplos citados por você.
2. Quais mitos são os mais
populares sobre a Região Norte do Brasil e a Amazônia? Cite 3 destes e desenhe
cada um dos exemplos.
3. Entre os objetivos que
levaram o Governo Brasileiro a instalar a Zona Franca de Manaus, podemos citar:
a) A preocupação com as
fronteiras brasileiras na região Norte e a necessidade de garantir a ocupação
do território amazônico contra possíveis invasões norte-americanas.
b) O interesse de empresas
multinacionais em explorar os recursos naturais da Amazônia e consolidar a
região Norte como um polo de atração de empresas de pesquisas sobre as plantas
medicinais da Amazônia.
c) Ampliar a ocupação do
território da região Norte por meio da atração de empresas nacionais e
estrangeiras a partir de subsídios fiscais, bem como estimular o comércio
intrarregional e com as demais regiões do país.
d) Atrair investimento
internacional para as questões da preservação da biodiversidade da Amazônia e
consolidar políticas de desenvolvimento sustentável na região Norte.
e) NDA
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/08/2020 às 13h - 14h)
De olho no link:
https://youtu.be/kq3Ta7JYvfo (Economia da África Subsaariana)
https://drive.google.com/file/d/1_Qse00dcVz6BLWMdwzCOEi4VHwaAGzsj/view
2º SEMANA – 17/08 A 21/08
(Futuro do Trabalho)
1. Observe o mapa abaixo e
responda:
Dentre os continentes da Terra, aquele(s) que se situa(m) em todos os hemisférios do planeta é (são):
a) Ásia e
América
b) África
e Europa
c) África
e Ásia
d) Europa
e) África
2. A xenofobia não é necessariamente um problema continental, mas
territorial e que se estabelece através das distinções entre os diferentes
Estados e as diferentes nações. No entanto, há um continente no planeta que se
destaca dos demais por apresentar com maior frequência a prática de
manifestações xenofóbicas, que é:
a) a
África
b) a
Europa
c) a Ásia
d) a
América do Norte
e) a Oceania
3. Leia atentamente e
procure responder corretamente
LENDA DA GALINHA D'ANGOLA
Fonte: https://www.todamateria.com.br/lendas-africanas/ (adaptada)
A Angola é um país de
colonização portuguesa na Costa Oeste da África e localizado um pouco mais ao
Sul, por sua localização é também banhado pelo Oceano Atlântico. Divide seus
ecossistemas desérticos com a Namíbia (ao Sul), bem como parte de sua rede
hidrográfica. É um país de muitas línguas originais, lendas e mitos, um deles é
sobre a galinha d’Angola.
Esta lenda narra como a
galinha d'Angola foi criada. Conta-se que há muito tempo as aves viviam todas
juntas, no mesmo ambiente. Mas, aos poucos, foi crescendo o sentimento de
inveja entre elas e a convivência ficou muito difícil.
O pássaro mais invejado
era o Melro. O macho tinha uma aparência muito bela, com bico alaranjado e penas
negras; já a fêmea tinha o corpo em tons de preto e pardo-claro, e a garganta
esbranquiçada. Todos queriam ser bonitos como essa espécie.
O Melro sabia que era
muito bonito e invejado e prometeu aos outros pássaros que usaria seus poderem
mágicos para transformar suas plumagens em brilhantes tons de negro se todos
eles o obedecessem.
Entretanto, nem todos os
pássaros foram obedientes. Melro então ficou muito bravo e alterou as
características das espécies das aves.
Sendo assim, a galinha
d'Angola foi transformada em um animal magro com uma fraqueza constante. Seu
corpo tornou-se pintado assim como o do leopardo.
Dessa maneira, o leopardo
devoraria a galinha d'angola pois não suportaria ver outro animal tão belo como
ele. Essa foi a lição que a galinha d'Angola recebeu por sua inveja.
O Estado de Angola foi
explorado e colonizado pelos ___________________________ e o sentimento
relatado no mito é ____________________.
A)
Espanhóis e Franceses; a fidelidade.
B)
Portugueses e Espanhóis; a inveja.
C)
Franceses; a fidelidade.
D)
Portugueses; a inveja.
E)
Portugueses; a indiferença.
4. Assista os vídeos a
seguir e explique por que a renda per capita não é o índice mais confiável
quando se fala em riqueza de uma população?
Vídeo 1: Índice de GINI https://youtu.be/VsAP3Te5mC4
Vídeo 2: Desigualdade econômica e Coeficiente
de Gini https://youtu.be/rjhnheBnoYc
5. PIB: o que é, para que serve e como
é calculado (IBGE Explica)
Vídeo 1: https://youtu.be/lVjPv33T0hk
Crie sua definição de PIB. Explique
como o valor internacional do trigo influencia na compra de pães e derivados de
trigo.
6. Por que o PIB não significa não é a
riqueza do país?
*Assista o vídeo da 5ª questão e
responda o questionamento acima
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/08/2020 às 14h - 15h)
De olho no link:
https://youtu.be/lB_8KNWW89U (Economia Chinesa em abrandamento)
https://youtu.be/R1q_eNIwO-Y (Economia chinesa cresce acima do esperado)
https://youtu.be/_bI5UNeuusU (O poder da China) https://drive.google.com/file/d/1_Qse00dcVz6BLWMdwzCOEi4VHwaAGzsj/view
2º SEMANA – 17/08 A 21/08
(Futuro do Trabalho)
CHINA
1. Compare o vídeo
Economia Chinesa em abrandamento, o vídeo Economia chinesa cresce acima do
esperado e por fim com o vídeo O poder da China e trace relações de datas,
informações da economia, tecnologia, poder militar e outros e cite quais são os
pontos positivos e negativos referentes a China atualmente que estão citados
nos mesmos.
2. Leia atentamente e
responda corretamente
Empresas
chinesas oferecem mais de 100 vagas de emprego a brasileiros em feirão de
recrutamento
As companhias buscam
profissionais com conhecimentos sobre ambas as culturas e que entendam as
regras comercias dos dois países
Por Allan
Gavioli
22 nov
2019 11h18
SÃO PAULO – No próximo domingo (24) a cidade
de São Paulo irá sediar a quarta edição da Feira de Recrutamento de Empresas
Chinesas no Brasil, evento anual onde são oferecidas vagas de trabalho em
empresas chinesas a brasileiros.
O evento desse ano deve
oferecer mais de 100 empregos em diversas empresas chinesas. Dentre as
companhias confirmadas para essa quarta edição estão a varejista Miniso e a
XCMG, multinacional que produz maquinário pesado para construção civil.
PARCERIA
ESTRATÉGICA
A China é,
desde 2009, o maior parceiro comercial do Brasil e foi o país que mais investiu
na economia nacional nos últimos anos. Em 2018, segundo dados do Ministério da
Economia, o fluxo comercial entre Brasil e China foi de US$ 98,8 bilhões.
De
maneira geral, as companhias chinesas buscam profissionais com conhecimentos
sobre ambas as culturas e que entendam as regras comercias dos dois países.
Já
sobre as exigências com o idioma, a organização deixou claro que o conhecimento
do mandarim será um diferencial. Os locais para onde as vagas são ofertadas
ainda não foi especificado
O
evento é organizado pelo Instituto Confúcio na Unesp, a ABEC (Associação de
Empresas Chinesas no Brasil), o LIDE China e a IEST Consultoria Empresarial.
Sobre
a fuga de cérebros e mão de obra entre Brasil e China se dá:
A)
Do segundo para o
primeiro; para trabalhar em organizações de maquinário pesado para construção
civil.
B)
Do segundo para o
primeiro; para trabalhar em organizações de maquinário para a indústria de
tecnologia.
C)
Do primeiro para o
segundo; para trabalhar em organizações de maquinário pesado para construção
civil.
D) Do primeiro para o
segundo; para trabalhar em organizações de maquinário para a indústria de
tecnologia.
E) Na mesma intensidade entre
ambos e para trabalhar em organizações de maquinário para a indústria de alta
tecnologia.
3.
Apesar das críticas, nos últimos tempos, alguns países superaram o
subdesenvolvimento. São os NIC (Newly Industrialized Countries), também
conhecidos como "Tigres Asiáticos". São eles:
a) Coreia do Sul, Coreia
do Norte, China e Taiwan (Formosa).
b) Hong Kong, Taiwan
(Formosa), China e Coreia do Sul.
c) Taiwan (Formosa),
Cambodja, Coreia e China.
d) China, Coreia, Hong
Kong e Cingapura.
e) Coreia do Sul, Hong
Kong, Taiwan (Formosa) e Cingapura.
4.
Existem, na China, inúmeros grupos étnicos que
se dividem em mais de 56 agrupamentos diferentes. No entanto, o maior deles é o
povo _______________, com cerca de 90% da população total da China. A presença
desses grupos em um mesmo território foi marcada por alguns conflitos e pela
rivalidade, fatos que têm sido controlados pelo governo.
A alternativa que preenche corretamente a lacuna e que
corresponde à maior etnia chinesa é?
a) Han
b) Zhuang
c) Manchu
d) Hui
e) Miao
5.
Pode-se afirmar que no território chinês existem
duas Chinas. Sobre as disparidades regionais entre essas duas realidades,
podemos afirmar que:
a) A porção Oriental é extremamente rica e a Ocidental é
extremamente pobre, em virtude de fatores exclusivamente naturais.
b) A China Ocidental é mais rica e industrializada que a
Oriental, em virtude da adoção de medidas nessa região que a tornaram
independente do restante do país.
c) Os avanços na China Oriental devem-se à implantação, nessa
região, das ZPEs (Zonas de Proteção às Exportações), ao contrário da China
Oriental, que vive, por opção do governo chinês, em uma economia basicamente
agrária e estagnada.
d) A China Ocidental é a grande responsável pelo crescimento
chinês, porque nela foram adotados os valores culturais e econômicos do
capitalismo ocidental.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
FELIPE - ENSINO RELIGIOSO
ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - TODAS AS TURMAS
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/08/2021 conforme os horários abaixo)
Atenção aos horários: 6º ano: de 14h - 15h
7º ano: de 13h - 14h
8º ano: de 10h - 11h
9º ano: de 09h - 10h
Assista ao vídeo sobre o tema da aula no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch? v=3uHYlu2zJew
TEMA: FÉ E RELIGIOSIDADE DURANTE A PANDEMIA.
Leia o texto abaixo e depois responda a questão 1.
“Diante da pandemia do novo coronavírus, com o isolamento social imposto como medida de proteção contra a disseminação da COVID-19, a fé, do latim fides (fidelidade), é a confiança absoluta, sem espaço para dúvida, que cada um deposita no que escolhe acreditar. A esperança como antídoto diante de um inimigo invisível, letal e que a humanidade luta para controlar. Enquanto a batalha não se encerra, apaziguar corações e mentes é a busca interna de cada um diante da sua convicção.”
https://www.em.com.br/
1 – Para você, ao afirmar que a esperança é um antídoto (L4) o que o autor quisafirmar?
( ) Que a esperança e a fé não importam em tempos de pandemia.
( ) Há espaço para dúvidas em quem tem fé.
( ) A fé e a esperança são como remédios em tempos difíceis.
( ) Apaziguar corações não é uma busca interna de cada de nós
2 – Observe os textos abaixo e depois responda:
TEXTO 1
“Para muitos profissionais que trabalham na área da saúde e desenvolvimento pessoal, a fé e a espiritualidade são importantes em momentos de angústia e incerteza social. Por isso, manter as igrejas e templos abertos é essencial neste momento, na opinião deles.”
https://virtz.r7.com/
TEXTO 2
“O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, negou nesta segunda-feira (5) pedido contra o fechamento de templos e igrejas em São Paulo, se contrapondo à decisão do ministro Nunes Marques, que neste fim de semana autorizou o funcionamento de lugares religiosos em todo país.
"Em um cenário tão devastador, é patente reconhecer que as medidas de restrição à realização de cultos coletivos, por mais duras que sejam, são não apenas adequadas, mas necessárias ao objetivo maior de realização da proteção da vida e do sistema de saúde", afirma.
https://www.cnnbrasil.com.br/
2 – Com relação à abertura de templos religiosos durante a pandemia, qual o posicionamento que está presente em cada texto?
3 – Qual o argumento utilizado em cada texto sobre a abertura dos templos religiosos durante a pandemia?
4 – Você foi a favor ou contra a abertura dos templos e Igrejas durante a pandemia? Por que?
5 – De que forma a fé ajudou as pessoas durante o período da pandemia?
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/08/2021 conforme os horários abaixo)
Atenção aos horários: 6º ano: de 14h - 15h
7º ano: de 13h - 14h
8º ano: de 10h - 11h
9º ano: de 09h - 10h
Assista ao vídeo sobre o tema da aula no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?
TEMA: FÉ E RELIGIOSIDADE DURANTE A PANDEMIA.
Leia o texto abaixo e depois responda a questão 1.
“Diante da pandemia do novo coronavírus, com o isolamento social imposto como medida de proteção contra a disseminação da COVID-19, a fé, do latim fides (fidelidade), é a confiança absoluta, sem espaço para dúvida, que cada um deposita no que escolhe acreditar. A esperança como antídoto diante de um inimigo invisível, letal e que a humanidade luta para controlar. Enquanto a batalha não se encerra, apaziguar corações e mentes é a busca interna de cada um diante da sua convicção.”
https://www.em.com.br/
1 – Para você, ao afirmar que a esperança é um antídoto (L4) o que o autor quisafirmar?
( ) Que a esperança e a fé não importam em tempos de pandemia.
( ) Há espaço para dúvidas em quem tem fé.
( ) A fé e a esperança são como remédios em tempos difíceis.
( ) Apaziguar corações não é uma busca interna de cada de nós
2 – Observe os textos abaixo e depois responda:
TEXTO 1
“Para muitos profissionais que trabalham na área da saúde e desenvolvimento pessoal, a fé e a espiritualidade são importantes em momentos de angústia e incerteza social. Por isso, manter as igrejas e templos abertos é essencial neste momento, na opinião deles.”
https://virtz.r7.com/
TEXTO 2
“O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, negou nesta segunda-feira (5) pedido contra o fechamento de templos e igrejas em São Paulo, se contrapondo à decisão do ministro Nunes Marques, que neste fim de semana autorizou o funcionamento de lugares religiosos em todo país.
"Em um cenário tão devastador, é patente reconhecer que as medidas de restrição à realização de cultos coletivos, por mais duras que sejam, são não apenas adequadas, mas necessárias ao objetivo maior de realização da proteção da vida e do sistema de saúde", afirma.
https://www.cnnbrasil.com.br/
2 – Com relação à abertura de templos religiosos durante a pandemia, qual o posicionamento que está presente em cada texto?
3 – Qual o argumento utilizado em cada texto sobre a abertura dos templos religiosos durante a pandemia?
4 – Você foi a favor ou contra a abertura dos templos e Igrejas durante a pandemia? Por que?
5 – De que forma a fé ajudou as pessoas durante o período da pandemia?

















Vc se garante nas tarefas
ResponderExcluir