AULAS DE SEGUNDA-FEIRA
GEORGE - GEOGRAFIA
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/08/2020 às 09h - 10h)
1. Assinale a alternativa
abaixo que NÃO representa uma das
características gerais da hidrografia brasileira.
a) A maior parte dos rios
brasileiros é abastecida por um regime pluvial, praticamente não havendo
indícios de regimes de abastecimento nivais ou glaciais.
b) A maioria dos rios do
Brasil é perene e a minoria é intermitente.
c) A hidrografia
brasileira é rica em rios e pobre em lagos.
d) Os rios do Brasil são
exorreicos e deságuam quase sempre no Oceano Atlântico.
e) Alguns rios brasileiros
são muito usados para a navegação, a exemplo do Rio Amazonas.
2. Analise o texto a
seguir:
A água na atmosfera, que chamamos vapor de água, provém de um
ciclo contínuo. Os rios, que se formam por precipitações pluviais, formam por
sua vez nuvens como consequência de sua evaporação. Deste modo, a água da chuva
retorna para a atmosfera através da evaporação da água e da transpiração das
plantas que ela mesma alimenta.
A Amazônia é uma região de alta umidade, devido às altas
temperaturas da região e sua frondosa e extensa vegetação. Na realidade, tudo
está interconectado, a Amazônia, seus rios e a atmosfera são como uma grande
bacia hidrográfica alimentando-se reciprocamente e se vinculando estranhamente
através dos mecanismos da chuva.
LOPES,
F. N. Amazônia, mãe do clima do Brasil. Epoch
Times. Disponível em: http://www.epochtimes.com.br/amazonia-mae-do-clima-do-brasil-2/
A partir da leitura do texto e com base em seus
conhecimentos, ressalte a importância da Floresta Amazônica para a Bacia
Amazônica.
3.
Assinale a alternativa que apresenta a maior bacia hidrográfica localizada em
território totalmente brasileiro.
a) Bacia do Parnaíba
b) Bacia do
Tocantins-Araguaia
c) Bacia Amazônica
d) Bacia do São
Francisco
e)
Bacia do Paraná
4.
Leia e responda o que se pede:
Agosto é o mês que
registra, até o momento, o maior número de queimadas no
Amazonas em 2021. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
(Inpe), que monitora os focos de calor por satélite.
Segundo o
órgão, somente até o dia 14 deste mês foram registrados 4.167 queimadas em todo
o Amazonas. O número é maior que o registrado em julho, que foi de 1.173 focos
de calor.
De 1º a 7
de agosto foram registrados 1.740 queimadas. O número, inclusive, é bem
superior ao total de focos de calor registrados em julho.
Já na
segunda semana de agosto, entre os dias 8 e 14, foram 2.427. O aumento de uma
semana para a outra foi 71%.
Em
relação aos municípios que registram o maior número de focos, Lábrea lidera a lista de toda a Amazônia Legal. O
município, que fica no extremo sul do Amazonas e na fronteira com o estado de
Rondônia, acumula 1.397 casos.
Apuí, na
fronteira com o Mato Grosso, vem na quarta posição no ranking dos municípios
que mais registram queimadas. A cidade tem 1.248 focos no acumulado do ano.
Na semana
passada, o G1já havia feito um levantamento
que mostrou que as duas cidades já tinham o maior
número de casos de queimadas em 2021. Até o dia 8, as duas
concentravam cerca de 1,4 mil focos de calor.
A
situação é parecida com agosto de 2020, quando Lábrea e Apuí também foram as
cidades que mais registraram casos de queimadas no Amazonas. Naquele período, o
estado registrou 8.030 focos, o maior número
desde o início do mapeamento feito pelo Inpe, em 1998.
A área onde elas estão localizadas é conhecida pela forte presença
da pecuária. As queimadas e os desmatamentos são monitorados pelas entidades
como movimentos de pecuaristas e fazendeiros da região, que buscam ampliar a
área de pasto para o cultivo de gados.
a) Identifique o quantitativo de queimadas e quando ocorreram.
b) Quando o INPE iniciou o monitoramento de queimadas na Amazônia?
c) Cite duas consequências das queimadas em relação a vegetação e
a fauna (animais).
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/08/2020 às 10h - 11h)
1. Regionalismo brasileiro Região Sudeste: (PUC-Campinas-SP)
Assinale a alternativa que
analisa o conteúdo geográfico das duas fotos.
A) A origem e a evolução da Av. Paulista, enquanto área
urbanizada, estiveram fundamentalmente associadas às políticas de planejamento.
B) O espaço urbanizado da Av. Paulista demonstra, em vários
momentos históricos, a importância e a hegemonia do capital nacional.
C) O uso do solo da Paulista, pelo setor financeiro, representou
duro golpe na burguesia nacional, que privilegiou o caráter residencial da
avenida.
D) A organização do espaço da Av. Paulista é uma representação que
evidencia em metrópoles industrializadas, como São Paulo, que não há segregação
espacial.
E) A formação e transformação, ao longo do século XX, do uso e
ocupação do solo da Av. Paulista estão fortemente relacionadas à presença do
capital.
2. O Sudeste é a região
mais populosa do Brasil (80.915.332 habitantes), também é a mais povoada (87,5
habitantes por quilômetro quadrado). Essa concentração populacional necessita
de maiores investimentos em alguns setores públicos, no entanto, esses
investimentos não ocorrem de forma eficaz, o que gera uma série de problemas
nos centros urbanos do Sudeste. Cite alguns dos principais problemas nas
cidades da região Sudeste.
3. São Carlos, município
do interior de São Paulo, apresenta peculiaridades que o destacam no quadro
nacional. Apresenta grande concentração de pesquisadores: 1 para cada 180
habitantes. Abriga cerca de 39 cursos de graduação, escolas técnicas e centros
de pesquisa. Um grande número de empresas instaladas é considerado de alta
tecnologia. Uma fundação é responsável por incentivar a transferência de
tecnologias desenvolvidas nas universidades e centros de pesquisa para as
empresas. Com base nessas características, o município pode ser considerado:
A) um tecnopólo.
B) uma conurbação.
C) uma cidade mundial.
D) um enclave.
E) um centro
metropolitano.
4. Leia e responda o que
se pede:
O
governador Romeu Zema assinou, nesta sexta-feira (5/3), protocolo de intenção
entre o Estado e a Bravo Motor Company para
implantação de uma fábrica de veículos elétricos e packs de baterias na Região
Metropolitana de Belo Horizonte. A empresa faz parte do grupo que desenvolveu o
primeiro carro elétrico da América Latina. O investimento estimado para a fase
1 do projeto, chamada de Projeto Colosso 1, é de R$ 25 bilhões.
Novas
fases de investimento estão previstas para outras regiões de Minas, com
produção de baterias de lítio, e devem ser tema de futuros protocolos com a empresa.
Zema
comemorou a iniciativa e ressaltou que ela deve gerar bons frutos para os
mineiros a longo prazo.
“É um
empreendimento que abre um cenário muito positivo para o futuro. Sabemos que,
nas próximas décadas, a indústria automobilística deverá se reinventar
totalmente, passando do tipo de motorização atual para motores elétricos. Vamos
começar esse processo em Minas Gerais e no Brasil. Faremos tudo para que essas
raízes fiquem muito consistentes e, independentemente de quem estiver aqui, que
isso prospere o máximo possível. É um momento único, na minha gestão, receber
algo tão inovador e que possa gerar tanta mudança positiva nesse estado que
amamos tanto”, disse o governador.
Potencial
O CEO da
Bravo Motor Company Brasil, Eduardo Javier Muñoz, disse que o potencial de
Minas Gerais levou a empresa a concentrar aqui suas operações no Brasil.
“Industrialmente,
nossa estratégia inicial era abrir três fábricas no Brasil. Uma em Minas, outra
no Sul e outra no Norte. Em dezembro, na primeira visita aqui, entendi
rapidamente que teríamos que fazer um esforço muito grande e que deveríamos nos
concentrar em Minas Gerais. É muito importante entender que estamos vindo para
Minas Gerais para trazer a indústria 4.0, a eficiência e a transparência
aumentadas. Eficiência aumentada do ponto de vista da tecnologia empreendedora,
e transparência aumentada do ponto de vista da implantação e integração dessa
tecnologia e serviços com a população”, explicou.
O
secretário de Estado adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, destacou o
crescimento da economia mineira.
“Minas
deu um grande avanço como uma economia cada vez mais sólida, diversificada,
sustentável e promissora com as tendências do mercado global. Esse investimento
é fruto do reconhecimento das diversas potencialidades que o estado tem. Começo
falando do potencial tecnológico e um expressivo ecossistema de inovação”,
lembrou.
O projeto
A
estimativa é a de que a fábrica de veículos elétricos e packs de baterias
comece a ser implantada em junho de 2021 na Região Metropolitana de Belo
Horizonte e inicie a operação em 2023. A produção estimada para 2024 é de
22.790 unidades de veículos e 43.750 de unidades de packs de baterias. O
investimento total de R$ 25 bilhões deve ser realizado até o final de 2029 e a
previsão é que sejam gerados 13.813 empregos diretos e indiretos.
Durante a
agenda nesta sexta-feira, também foi assinado protocolo de cooperação entre a
Bravo e a Agência Brasileira de Promoções de Exportações e Investimentos
(Apex), para apoio às ações.
O gerente
de investimento da Apex, Roberto Escoto, destacou a importância do trabalho em
conjunto para atrair bons investimentos ao estado.
“O Indi tem uma equipe extremamente
profissional e proativa, e nós temos trabalhado em parceria intensamente. Minas
tem sido uma referência para os outros estados. A Apex entende que a atração de
investimentos estrangeiros é muito mais efetiva quando temos este nível de integração
que nós atingimos com o estado de Minas Gerais. Não há dúvida que este
investimento é inovador, vai gerar uma grande quantidade de empregos
qualificados e transferir tecnologia para todo o país”, afirmou.
Economia verde
Além da
geração de empregos e benefícios econômicos, a implantação da nova fábrica vai
gerar ganhos significativos ao meio ambiente, já que o carro elétrico é mais
sustentável e menos poluente.
Além
disso, os veículos elétricos tendem a ser mais silenciosos e eficientes, ter
menor custo de abastecimento e menor custo tributário e de manutenção.
O diretor
de atração de investimentos do Indi (Instituto Integrado de Desenvolvimento
Econômico), Ronaldo Alexandre Barquette, avalia que o projeto deve ser exemplo
para todo o país.
“A implantação
deste projeto eleva Minas Gerais a um novo patamar de desenvolvimento de
tecnologias disruptivas e sustentáveis ainda não visto no Brasil, voltadas à
mobilidade elétrica, com o desenvolvimento e produção de veículos elétricos e
seus componentes. Reflete a importância de Minas nos mais variados setores da
economia e sua busca constante para se manter na vanguarda de tecnologias que
facilitem e melhorem a vida das pessoas”, afirmou.
A empresa
A empresa
ArqBravo Group começou a operar em 2008 na Argentina. Em 2019, criou a primeira
comunidade de energia de vanguarda para produção de baterias, tetos solares e
veículos, na Califórnia. No Brasil, produz atualmente projetos de mobilidade
elétrica no Pará, com frota de 1,1 mil veículos elétricos em Belém. Em 2021, o
grupo abriu CNPJ em Minas sob a razão Bravo Motor Company Brasil.
Cluster Industrial
Cluster
Industrial é um conjunto de empresas dedicado à inovação aplicada nas áreas de
mobilidade urbana e energia, onde serão fabricadas baterias de lítio de alta
densidade energética, veículos de mobilidade urbana (pessoas e mercadorias),
sistemas de armazenamento de energia, nodos de comunicação para satélites,
sistemas de cargas por indução, robôs para uso em logística e combate a
incêndios, sistemas de motorização elétrica para mobilidade de pessoas com
deficiência motora e sistemas de transporte público.
Investimentos em Minas
Até
fevereiro de 2021, Minas fechou mais de R$ 95 bilhões em investimentos via
Indi, além do protocolo firmado nesta sexta-feira. Somente os R$ 25 bilhões
assinados pela Bravo é quase equivalente a todo o investimento atraído entre
2015 e 2018, que foi no total de R$ 28,2 bilhões.
a) Identifique o nome do projeto a ser implantado e o valor total
a ser investido.
b) Defina APEX. Qual a sua importância para a
economia brasileira?
c) Qual a importância de uma fábrica de
veículos elétricos numa economia globalizada e dependente de recursos naturais
combustíveis?
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/08/2020 às 13h - 14h)
1. Regionalismo brasileiro
Região Sudeste: (UFMG–2009) Analise este gráfico:
Brasil: Distribuição
percentual da população ativa, segundo segmentos de atividades econômicas –
2000
Fonte: IBGE. Atlas do
Censo Demográfico – 2000. Rio de Janeiro: IBGE, 2003. p. 108 (Adaptação).
A partir da análise desse
gráfico e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO
afirmar que:
A) em todas as regiões
brasileiras, a predominância do setor de serviços e comércio independe do grau
de desenvolvimento econômico alcançado, isoladamente, por elas.
B) no Brasil, as maiores
variações inter-regionais do percentual de população ocupada estão relacionadas
às atividades agrícolas e industriais.
C) no Centro-Oeste, a
expressiva participação da população no setor de serviços e comércio está
ligada, entre outros fatores, à presença de Brasília e da metrópole goiana.
D) no Sudeste, a reduzida
parcela da população ocupada na atividade agrícola torna esse setor pouco
atrativo aos investimentos de capital.
2. Regionalismo brasileiro
Região Sudeste: (UNESP–2010)A cidade de São Paulo comemorou 456 anos. Cortada
pelos rios Tamanduateí, Pinheiros, Tietê e afluentes, vem apresentando
problemas estruturais que agravam as enchentes que ocorrem em seus leitos. Há
relatos desses períodos de cheias, em 1820, escritos por José Bonifácio,
indicando preocupação com o transbordamento de suas margens: “miserável estado
em que se acham os rios Tietê e Tamanduateí, sem margens nem leitos fxos,
sangrados em toda parte por sarjetas, que formam lagos que inundam esta bela
planície”.
O ESTADO DE S. PAULO, 24
jan. 2010 (Adaptação).
A partir da leitura do
texto, identifique os problemas estruturais, que poderiam acentuar as
enchentes.
I. Despejo desordenado do
lixo urbano.
II. Impermeabilização do
solo urbano.
III. Ampliação de áreas
verdes.
IV. Crescimento de
loteamentos junto aos cursos fluviais.
V. Expansão da rede de
circulação viária em avenidas de fundo de vale.
Assinale a alternativa que
indica todos os reais problemas estruturais apresentados que acentuam as
enchentes da cidade de São Paulo no século XXI:
A) I, IV e V.
B) II, III, IV e V.
C) I, II, IV e V.
D) II, III e
IV.
E) I, III e
V.
3. O Brasil dispõe de um
território fisiograficamente diferenciado, com uma grande variedade de sistemas
naturais que foram moldados para a ocupação e utilização comercial e industrial
em benefício do homem.
Dado esse contexto, considere as assertivas abaixo e marque a alternativa
CORRETA:
I. A conquista da terra por atividades econômicas modernas mostra a escolha, em
cada momento, de áreas diversas de implantação; de início é sobretudo o litoral
brasileiro que é ocupado.
II. A formação socioterritorial brasileira constitui-se a partir das heranças
de ocupação e das lógicas econômicas, demográficas e políticas da
contemporaneidade.
III. A tendência no século XX de afirmação de uma dinâmica industrial brasileira
não se difundiu em relação direta ao tamanho da população concentrada em
estados como Bahia e Rio Grande do Sul.
IV. Pode-se dizer que na Região Concentrada há maior mobilidade e integração
econômica, dificilmente difundida pelo restante do território. Essa região pode
ser considerada o embrião da polarização encontrada no Sudeste, que assegura a
São Paulo um papel inconteste de metrópole econômica do País.
A) Apenas as
assertivas I e III estão corretas.
B) Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
C) Apenas a assertiva I está correta.
D) Todas as assertivas estão corretas.
E) Apenas as assertiva I, II e IV estão corretas.
4. A
ocupação predatória associada à expansão da fronteira agropecuária e acelerada
pelo plantio da soja tem deflagrado, com a perda da cobertura vegetal, a
diminuição da biodiversidade, a erosão do solo, a escassez e a contaminação dos
recursos hídricos no Bioma Cerrado. Segundo ambientalistas, o Cerrado
brasileiro corre o risco de transformar-se em deserto.
A respeito desse assunto, analise as afirmações abaixo.
I - Considerando-se que, em 2006, restem apenas 25% da cobertura
vegetal original do Cerrado e que, desse percentual, 3% sejam derrubados a cada
ano, estima-se que, em 2030, o Cerrado brasileiro irá transformar-se em deserto.
II - Sabe-se que a eventual extinção do Bioma Cerrado, dada a
pobreza que o caracteriza, não causará impacto sistêmico no conjunto dos biomas
brasileiros.
III - A substituição de agrotóxicos por bioinseticidas reduz a
contaminação dos recursos hídricos no Bioma Cerrado.
É correto o que se afirma
a) Apenas em I
b) Apenas em III
c) Apenas em I e II
d) Apenas em II e III
e) Em I, II e III.
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/08/2020 às 14h - 15h)
1. Analise as afirmativas e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
a) Com 8,5 milhões de
quilômetros quadrados de extensão, a Oceania é o menor continente terrestre.
b) A Oceania é um
continente formado por uma massa continental (Austrália) e por vários grupos de
ilhas localizadas no oceano Atlântico.
c) Com exceção da Nova
Zelândia e Austrália, a economia dos países da Oceania baseia-se nas atividades
primárias.
d) A Oceania está
localizada totalmente ao sul da linha do Equador, pertencendo, portanto,
somente ao Hemisfério meridional.
2. Totalizando 14 nações,
a Oceania é o menor continente do planeta Terra. A maioria dos seus países
possui pouca representatividade no cenário internacional, entretanto, duas
nações da Oceania apresentam elevadas médias de Índice de Desenvolvimento
Humano (IDH). Marque a alternativa que indica os países mais desenvolvidos
desse continente.
a) Austrália e Samoa
b) Indonésia e Malásia
c) Nova Zelândia e Papua
Nova Guiné
d) Austrália e Tuvalu
e) Austrália e Nova
Zelândia
3. “As condições naturais
favoráveis, a escassez de mão-de-obra, explicam a preponderância da pecuária no
país. Mais de 90% do leite é obtido através da ordenha mecânica em condições
ideais de higiene, levando as cooperativas onde se localizam as indústrias de
laticínios. Os ovinos são criados na ilha do sul e os bovinos na ilha do norte.
Os derivados de pecuária são vitais para a economia do país que exporta queijo,
leite manteiga e lã.”
De acordo
com o texto, o país referido é:
a) Austrália
b) Reino Unido da Grã-Bretanha
c) Tasmânia
d) Nova Zelândia
e) Holanda
4. Leia e
responda corretamente o que se pede
Notícia I
Coronavírus: como o
governo da Nova Zelândia eliminou os casos de infecção no país
Data: 27 abril 2020
A Nova Zelândia diz que interrompeu a transmissão comunitária do
covid-19, eliminando efetivamente o vírus.
Com
poucos novos casos durante vários dias — apenas um no domingo (26/4) —, a
primeira-ministra Jacinda Ardern disse que o vírus "atualmente" foi
eliminado.
Mas as
autoridades alertaram contra a complacência, dizendo que isso não significa o
fim total de novos casos de coronavírus.
A notícia
veio horas antes de a Nova Zelândia sair do seu nível mais rígido de restrições
sociais. A partir desta terça-feira (28), algumas atividades não essenciais de
negócios, saúde e educação poderão ser retomadas.
Mas
maioria das pessoas ainda precisará permanecer em casa o tempo todo e evitar
todas as interações sociais.
"Estamos
abrindo a economia, mas não estamos abrindo a vida social das pessoas",
disse Ardern no comunicado diário do governo.
A Nova
Zelândia registrou menos de 1.500 casos confirmados ou prováveis de coronavírus
e 19 mortes.
Como a
Nova Zelândia respondeu ao vírus?
O país de
4,8 milhões de habitantes (menor que a cidade do Rio de Janeiro) adotou algumas
das restrições mais duras do mundo para viagens e atividades no início da
pandemia, quando havia apenas algumas dezenas de casos.
Ele
fechou suas fronteiras, começou a impor quarentena a todos que chegassem no
país, provocou um bloqueio rigoroso e montou uma extensa operação de testes e
rastreamento de contatos.
Praias,
calçadões à beira-mar e parquinhos foram fechados no dia 26 de março, assim
como escritórios e escolas. Bares e restaurantes também foram fechados,
inclusive para retirada e entregas.
Ardern
disse que estudos indicam que a Nova Zelândia poderia ter mais de mil casos por
dia se não tivesse entrado no bloqueio tão cedo.
Ela disse
que o país poderá nunca saber o quão ruim teria sido, mas que "por meio de
nossas ações cumulativas, evitamos o pior".
A
localização remota da Nova Zelândia e as fronteiras facilmente restringíveis
atuaram a favor do país quando o vírus eclodiu, dizem os especialistas.
Mas o
governo também foi elogiado pela clareza de suas mensagens durante a crise.
À
meia-noite de segunda para terça, a Nova Zelândia passou do bloqueio do nível
quatro para o nível três. Isso significa que a maioria das empresas poderá
reabrir — incluindo restaurantes para delivery —, mas não aquelas que envolvem
contato pessoal.
Os
neozelandeses estão sendo instruídos a manter sua "bolha" — um
pequeno grupo de amigos ou familiares próximos — e a ficar a 2 metros de
distância das pessoas.
As
reuniões de massa ainda são proibidas, os shopping centers permanecem fechados
e a maioria das crianças fica longe da escola. A fronteira da Nova Zelândia
permanecerá fechada.
Notícia II
a)
Identifique duas principais diferenças de informação e os períodos em que
ocorrem.
b) O que
ocorreu na Nova Zelândia após aproximadamente 1 ano da contenção do vírus?
Explique
c) As
máscaras e vacinas protegem contra o vírus? Por que são tão necessárias?
Justifique ambas as indagações.
5. “Na
Austrália e perfuração de poços artesianos a grandes profundidades (até 2.000
metros), aproveitando lençóis subterrâneos, tem garantido água para os
bebedouros, favorecendo a criação, sendo que a seca é um grande problema para a
economia do país uma vez que as áreas de pecuária dependem da quantidade de
chuvas. As regiões mais chuvosas coincidem com a pecuária leiteira.”
Esta área situa-se na porção:
a) Norte do país
b) Nordeste
c) Centro-Oeste
d) Noroeste
e) Sudeste
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RONMICY - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/08/2021 às 13h - 14h)
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AULAS DE TERÇA-FEIRA
FRÓES - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/08/2021 às 10h - 11h)
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir:
Exercícios propostos
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IDELFONSO - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/08/2021 às 13h - 14h)
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir:
Atividade de ciências 6º ano.
1) Quais as funções dos neurônios?
2)Quais partes formam o neurônio?
3) Qual a função do axônio?
4) Como é composto o encéfalo?
5) De uma maneira geral o cérebro é responsável por quais ações?
6) Quais as funções de cada parte do sistema nervoso:
a) Tronco encefálica
b) Cerebelo
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/08/2021 às 10h - 11h)
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir:
Atividades de ciências 7º ano
Assistam a vídeo aula e respondam.
1) Quais as funções das raízes?
2) Cite alguns tipos de raízes.
3) Quais as funções do caule?
4) O que são raízes tuberosas?
5) Dê exemplos de caules aéreos.
6) Dê exemplos de caules subterrâneos.
7) Quais são as partes que formam a folha?
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/08/2021 às 09h - 10h)
Assistam ao vídeo explicativo clicando no link a seguir:
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MARÍCIA - INGLÊS
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/08/2021 de 09h - 10h)
Palavras terminadas em – o
Para formar o plural da maioria dos substantivos terminadas em – o,
basta acrescentar – es ao final da palavra.
Exemplos:
|
Singular |
Plural |
Tradução |
|
echo |
echoes |
ecos |
|
hero |
heroes |
heróis |
|
potato |
potatoes |
batatas |
|
tomato |
tomatoes |
tomates |
Exceções
1. Quando as palavras terminadas em – o são de origem
latina ou de origem grega, ou representam reduções, a formação do plural é
feita acrescentando-se o – s.
Exemplos de palavras de origem latina ou grega:
|
Singular |
Plural |
Tradução |
|
avocado |
avocados |
abacates |
|
dynamo |
dynamos |
dínamos |
|
eskimo |
eskimo |
esquimós |
|
libretto |
librettos |
libretos |
|
magneto |
magnetos |
magnetos |
|
commando |
commandos |
comandos |
|
guetto |
guettos |
guetos |
|
soprano |
sopranos |
sopranos |
|
studio |
studio |
estúdio |
|
video |
video |
vídeo |
|
solo |
solos |
solos |
|
portfolio |
portfolios |
portfólios |
3. No caso de palavras que terminam com – oo, o plural
também é feito acrescentando-se o – s.
Exemplos:
|
Singular |
Plural |
Tradução |
|
bamboo |
bamboos |
bambus |
|
zoo |
zoos |
zoos |
|
cuckoo |
cuckoos |
cucos |
Palavras terminadas em – y precedido
de consoante
Quando a palavra termina – y e antes dele está uma
consoante, o – y é retirado e, no lugar dele, acrescenta-se –ies.
Exemplos:
|
Singular |
Plural |
Tradução |
|
baby |
babies |
bebês |
|
supply |
supplies |
suprimentos |
|
fly |
flies |
moscas |
|
ally |
allies |
aliados |
|
fry |
fries |
fritadas |
Palavras terminadas em – y precedido
de vogal
Quando a palavra termina – y e antes dele está uma
vogal, basta acrescentar o – s no final da palavra.
Exemplos:
|
Singular |
Plural |
Tradução |
|
boy |
boys |
meninos |
|
key |
keys |
chaves |
|
monkey |
monkeys |
macacos |
|
day |
days |
dias |
|
play |
plays |
peças de teatro |
ATIVIDADE
Dê o plural das palavras.
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/08/2021 de 14h - 15h)
Palavras terminadas em – o
Para formar o plural da maioria dos substantivos terminadas em – o, basta acrescentar – es ao final da palavra.
Exemplos:
Singular | Plural | Tradução |
echo | echoes | ecos |
hero | heroes | heróis |
potato | potatoes | batatas |
tomato | tomatoes | tomates |
Exceções
1. Quando as palavras terminadas em – o são de origem latina ou de origem grega, ou representam reduções, a formação do plural é feita acrescentando-se o – s.
Exemplos de palavras de origem latina ou grega:
Singular | Plural | Tradução |
avocado | avocados | abacates |
dynamo | dynamos | dínamos |
eskimo | eskimo | esquimós |
libretto | librettos | libretos |
magneto | magnetos | magnetos |
commando | commandos | comandos |
guetto | guettos | guetos |
soprano | sopranos | sopranos |
studio | studio | estúdio |
video | video | vídeo |
solo | solos | solos |
portfolio | portfolios | portfólios |
3. No caso de palavras que terminam com – oo, o plural também é feito acrescentando-se o – s.
Exemplos:
Singular | Plural | Tradução |
bamboo | bamboos | bambus |
zoo | zoos | zoos |
cuckoo | cuckoos | cucos |
Palavras terminadas em – y precedido de consoante
Quando a palavra termina – y e antes dele está uma consoante, o – y é retirado e, no lugar dele, acrescenta-se –ies.
Exemplos:
Singular | Plural | Tradução |
baby | babies | bebês |
supply | supplies | suprimentos |
fly | flies | moscas |
ally | allies | aliados |
fry | fries | fritadas |
Palavras terminadas em – y precedido de vogal
Quando a palavra termina – y e antes dele está uma vogal, basta acrescentar o – s no final da palavra.
Exemplos:
Singular | Plural | Tradução |
boy | boys | meninos |
key | keys | chaves |
monkey | monkeys | macacos |
day | days | dias |
play | plays | peças de teatro |
ATIVIDADE
Dê o plural das palavras.
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/08/2021 de 13h - 14h)
Forma Afirmativa
(Affirmative Form)
Nas frases afirmativas no Past Continuous, a forma correta de
construção frasal é:
Sujeito + Verbo to be no Simple Past +
Verbo principal com –ing + Complemento
Exemplo: She was going to my house. (Ela
estava indo para a minha casa.)
Forma Negativa (Negative
Form)
Nas frases negativas, utiliza-se o not após o verbo to be. Observe a formação correta:
Sujeito + Verbo to be no Simple Past + not +
Verbo principal com –ing + Complemento
Exemplo: She was not going to my house. (Ela
não estava indo para a minha casa.)
ATENCÃO!!!
Na forma negativa, o verbo to be pode ser usado
na contracted form (forma contraída):
|
Full form |
Contracted form |
|
I was not |
I wasn’t |
|
You were not |
You weren’t |
|
He/She/It was not |
He/She/It wasn’t |
|
We were not |
We weren’t |
|
You were not |
You weren’t |
|
They were not |
They weren’t |
Forma Interrogativa
(Interrogative Form)
Na formação das frases interrogativas, a seguinte construção
frasal é utilizada:
Verbo to be no Simple Past +
Sujeito + Verbo principal com –ing + Complemento
Exemplo: Was she going to my house? (Ela
estava indo para a minha casa?)
Exemplos:
Affirmative Form: You were studying when he
called. (Você estava estudando quando ele ligou.)
Negative Form: You were not studying when he
called. (Você não estava estudando quando ele ligou.)
Interrogative Form: Were you studying when he
called? (Você estava estudando quando ele ligou?)
|
AFFIRMATIVE |
NEGATIVE |
INTERROGATIVE |
|||||||
|
I |
was
|
studying English (estudando inglês). |
I |
wasn’t (was not) |
studying English (estudando inglês). |
Was |
I |
studying English (estudando inglês)? |
|
|
You |
were |
You |
weren’t |
Were |
you |
||||
|
He She It |
was |
He She It |
wasn’t |
Was |
he she it |
||||
|
We You They |
were |
We You They |
weren’t (were not) |
||||||
|
Were |
we you they |
||||||||
1.
Were you having a party yesterday? No,
we weren’t. We were studying until late for our test on Monday.
(Vocês estavam festejando ontem? Não, não estávamos. Nós estávamos estudando
até tarde para nossa prova na segunda-feira.)
2.
She wasn’t listening to music when the
dog barked.
ATIVIDADE
2.Escreva as frases da questão anterior( de 1 a 5) , na forma
Interrogativa, do Past Continuous.
3. Escreva as frases da questão anterior: ( de 6 a 10) , na
forma negativa, o Past Continuous.
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/08/2021 de 10h - 11h)
Forma Afirmativa (Affirmative Form)
Nas frases afirmativas no Past Continuous, a forma correta de construção frasal é:
Sujeito + Verbo to be no Simple Past + Verbo principal com –ing + Complemento
Exemplo: She was going to my house. (Ela estava indo para a minha casa.)
Forma Negativa (Negative Form)
Nas frases negativas, utiliza-se o not após o verbo to be. Observe a formação correta:
Sujeito + Verbo to be no Simple Past + not + Verbo principal com –ing + Complemento
Exemplo: She was not going to my house. (Ela não estava indo para a minha casa.)
ATENCÃO!!!
Na forma negativa, o verbo to be pode ser usado na contracted form (forma contraída):
Full form | Contracted form |
I was not | I wasn’t |
You were not | You weren’t |
He/She/It was not | He/She/It wasn’t |
We were not | We weren’t |
You were not | You weren’t |
They were not | They weren’t |
Forma Interrogativa (Interrogative Form)
Na formação das frases interrogativas, a seguinte construção frasal é utilizada:
Verbo to be no Simple Past + Sujeito + Verbo principal com –ing + Complemento
Exemplo: Was she going to my house? (Ela estava indo para a minha casa?)
Exemplos:
Affirmative Form: You were studying when he called. (Você estava estudando quando ele ligou.)
Negative Form: You were not studying when he called. (Você não estava estudando quando ele ligou.)
Interrogative Form: Were you studying when he called? (Você estava estudando quando ele ligou?)
AFFIRMATIVE | NEGATIVE | INTERROGATIVE | |||||||
I | was
| studying English (estudando inglês). | I | wasn’t (was not) | studying English (estudando inglês). | Was | I | studying English (estudando inglês)? | |
You | were | You | weren’t | Were | you | ||||
He She It | was | He She It | wasn’t | Was | he she it | ||||
We You They | were | We You They | weren’t (were not) | ||||||
Were | we you they | ||||||||
1. Were you having a party yesterday? No, we weren’t. We were studying until late for our test on Monday.
(Vocês estavam festejando ontem? Não, não estávamos. Nós estávamos estudando até tarde para nossa prova na segunda-feira.)
2. She wasn’t listening to music when the dog barked.
ATIVIDADE
2.Escreva as frases da questão anterior( de 1 a 5) , na forma Interrogativa, do Past Continuous.
3. Escreva as frases da questão anterior: ( de 6 a 10) , na forma negativa, o Past Continuous
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AULAS DE QUARTA-FEIRA
RAFAEL - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/08/2021 às 10h - 11h)
Assunto: Atletismo
Conteúdo: Tipos de saltos.
Objetivo: Compreender os objetivos nos diferentes tipos de saltos do Atletismo.
Conteúdo/teórico.
Texto: https://atletismonaescola.weebly.com/saltos.html
Vídeo: https://youtu.be/wuHXS8qVR5s
Atividade 1.
1 - A flexibilidade corporal é uma das principais variáveis da aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho físico, e pode ser definida como a amplitude máxima passiva fisiológica de um dado movimento articular.” Considerando as características da flexibilidade, responda como esta qualidade física pode ajudar a melhorar o desempenho nos saltos.
a) Não pode ajudar a melhorar os saltos.
b) A flexibilidade aumenta a passada do atleta.
c) No momento da queda, um atleta flexível tem menos chance de se lesionar.
d) Garante ao atleta uma maior amplitude articular e muscular, ampliando seus movimentos no momento dos saltos
Citação
“Resistência vem para aqueles que investem tempo, esforço e coração.”
Kristin Armstrong
Sugestão: Atividade 2 (bônus)
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/08/2021 às 13h - 14h)
Assunto: Basquete.
Conteúdo: Regras.
Objetivo: Compreender as regras básicas da modalidade de basquete.
Conteúdo/teórico.
Texto: https://www.todamateria.com.br/regras-do-basquete/
vídeo: https://youtu.be/DRMBX4sA-3Q
ATIVIDADE 1
1. Quais são as posições básicas no Basquetebol?
Citação
“A dor não diz quando você deve parar. A dor é a vozinha em sua cabeça que tenta impedi-lo pois sabe que, se você continuar, você irá mudar.”
Kobe Bryant
Sugestão: ATIVIDADE 2 (bônus)
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/08/2021 às 09h - 10h)
Assunto: Badminton.
Conteúdo: Fundamentos.
Objetivo: Conhecer os fundamentos da modalidade badminton
Conteúdo/teórico.
Texto: https://www.todoestudo.com.br/educacao-fisica/badminton
Vídeo: https://youtu.be/HUYK46drYW0
Atividade 1.
1 - Responda a segunda coluna de acordo com a primeira.
( 1 ) Saque. ( ) é a pegada na raquete como se estivesse cumprimentando alguém com um aperto de mão;
( 2 ) Clear. ( ) feito em diagonal, em direção à área de serviço da quadra de badminton:
( 3 ) Empunhadura ( ) golpe defensivo proferido quando a peteca está acima e à frente da cabeça do jogador.
Citação
“Lutei pelo meu sonho e consegui”.
Lohaynny Vicente
Sugestão: Atividade 2 (bônus)
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GISLENE - ARTES (6º e 7º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 6º e 7º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/08/2021 de 09h - 10h)
Atividade sobre a obra "Guernica" - Pablo Picasso (1937)
01) Qual a sua primeira impressão ao
ver essa obra de arte?
02) Na teoria das cores, o branco e o
cinza não são cores. Por que você acha que o artista optou por essa ausência de
cores então?
03) As formas que compõem a obra de
arte são reais ou distorcidas? O que elas representam?
04) Elabore um texto descritivo da
obra, tentando retratá-lo em palavras da forma mais fiel possível:
05) Durante uma revista ao quarto de
Picasso, um oficial nazista pergunta, apontando para uma fotografia do mural de
Guernica:
"-- Foi você quem fez isto?
Ao que Picasso
respondeu:
-- Não, foram
vocês!"
06) Comente sobre o papel do artista
e as diversas funções que a arte pode assumir em nossa vida:
MARÍCIA- ARTES (8º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 8º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/08/2021 de 14h - 15h)
AUTORRETRATO
TITULO: QUEM SOU EU
As
origens do autorretrato
Nas cavernas de
Lascaux, na França, em que se encontraram diversas pinturas rupestres, os
hominídeos usavam um procedimento que consiste em introduzir um pigmento em pó
em um tubo oco e soprar em cima da própria mão colocada na pedra, formando
assim um padrão. O vestígio é uma mão desaparecida que estava ali. Em tal
processo, pode-se notar que existe um suporte (a parede) e uma projeção (o
sopro), que como resultado surge uma imagem, uma “pintura não pintada”, uma
sombra de uma mão que estava ali (DUBOIS, p.116, 1993). A primeira pintura da
história é também um autorretrato.
Figura 1 - Mão
gravada na Caverna de Chauvet, na França, cerca de 30.000 anos atrás.
Foi na Grécia Antiga e em especial durante o Império Romano que os retratos de fato se tornaram mais comuns – como em moedas, bustos e medalhas – e a prática no meio artístico se populariza, apesar de só a partir do século VI a.C. as assinaturas de artistas começaram a aparecer. Nesse mesmo período, alguns autorretratos podem ter sido produzidos na Grécia Antiga, mas a única evidência existente hoje são referências em textos escritos centenas de anos depois. No livro História Natural, de Plínio O Velho (77-9 d.C.) somente dois autorretratos são mencionados.
O escultor e
arquiteto Theodorus (sexto século a.C.) fez uma estátua de bronze em miniatura
de uma carruagem com cavalo, com um homem em cima e este seria seu
autorretrato. O segundo autorretrato citado por Plínio era o de uma artista
mulher, Laia de Cyzicus (século primeiro a.C.). Ela pintava principalmente
retratos de mulheres - e também um retrato dela mesma, feito com o uso de um
espelho. Essa é a primeira menção de um autorretrato feito com espelho –
usualmente de metal polido – os quais eram comumente comprados por mulheres e
com finalidades cosméticas.
O autorretrato é
abordado no décimo livro de A
república (380 a.c.), de Platão, um dos
ensaios mais influentes na teoria das artes visuais. Para Platão, obras de arte
são meras imitações do mundo exterior, o que seria um fraco reflexo do mundo
das ideias e das “formas ideais”. Para ele, pintores são enganadores que
trabalham com ilusões e fingem que conseguem reproduzir tudo que existe na
natureza, distorcem a percepção da realidade com o uso de espelhos. Segundo
Hall (2014), essa foi a primeira alusão literal da possibilidade de se fazer um
autorretrato – apesar de Platão considerar que o pintor seja um mero reprodutor
de fenômenos visuais aleatórios e que o autorretrato do artesão não possui
nenhuma importância especial.
Ainda que a Antiguidade
nos ofereça alguns autorretratos, não oferece um ponto de partida para uma
história coerente sobre o gênero. Ele ganha força no período medieval. Alguns
livros que tratam do autorretrato tendem a dar pouca importância à Idade Média,
considerando que logo após a queda do Império Romano seria um período de
estagnação na arte, e que o gênero do autorretrato naturalístico e independente
não poderia ter existido. Tem-se a ideia de que os artistas medievais eram
meramente artesãos que trabalhavam como escravos, subservientes à vontade de
Deus. Entretanto, é no Cristianismo da Idade Média que os artistas –
preocupados com a própria salvação e escrutínio – revelam o início de uma
tradição coerente do autorretrato.
Plotino (204-70
d.C.), o último grande filósofo da antiguidade, que trata da estética de modo
particular, é a base para que se desenvolva no período medieval o autorretrato,
como um gênero artístico significante. Um egípcio com fluência em grego,
Plotino estudou em Alexandria antes de se mudar para Roma. Sua revisão das
teorias de Platão o fez ser conhecido como o fundador da escola Neoplatônica,
sendo importante destacar que teve grande influência para os primeiros
pensadores cristãos como Origen (que estudou com ele em Alexandria), para Santo
Agostinho e para a filosofia renascentista. Para Plotino, o autorretrato não é
feito baseado na imagem refletida em um espelho, mas no ato de olhar para
dentro de si mesmo (HALL, 2014).
A perda de muitas
obras medievais torna inadequada uma generalização. Porém, é uma surpresa
descobrir quantos autorretratos medievais sobreviveram. Os primeiros exemplos
significativos datam do século X. As expressões podem não parecer muito
naturais, mas não impedem as imagens de trazerem uma essência particular. A
visão do artista como artesão, exposto à mecânica do trabalho artístico se
mostra em uma iluminura do século XII, feito pelo padre Rufillus de Weissenau,
que retrata um homem ruivo com um rosto longo e magro sentado em uma cadeira de
cavalete, embaixo de sua própria inicial “R”, no qual o artista retratado
termina de pintar a “cauda” da letra. Trás um poderoso sentido de que o artista
individual vive dentro de seu próprio trabalho, e é responsável por ele. (HALL,
2014).
E VOCÊ, SE CONHECE?
ASSISTA O VIDEO ABAIXO:
Agora é a sua vez .Gostaríamos de ver o seu autorretrato, pois o importante aqui, é você. Trouxemos aqui, a imagem de uma produção de jovem chamado Fred. Ele fez seu autorretrato. E é exatamente isso que eu gostaria de propor a você: produza o seu autorretrato, com todas as suas características físicas, sua personalidade, o que você mais curte fazer.
ANDREA- ARTES (9º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 9º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/08/2021 de 13h - 14h)
AUTORRETRATO
TITULO: QUEM SOU EU
As origens do autorretrato
Nas cavernas de Lascaux, na França, em que se encontraram diversas pinturas rupestres, os hominídeos usavam um procedimento que consiste em introduzir um pigmento em pó em um tubo oco e soprar em cima da própria mão colocada na pedra, formando assim um padrão. O vestígio é uma mão desaparecida que estava ali. Em tal processo, pode-se notar que existe um suporte (a parede) e uma projeção (o sopro), que como resultado surge uma imagem, uma “pintura não pintada”, uma sombra de uma mão que estava ali (DUBOIS, p.116, 1993). A primeira pintura da história é também um autorretrato.
Figura 1 - Mão gravada na Caverna de Chauvet, na França, cerca de 30.000 anos atrás.
Foi na Grécia Antiga e em especial durante o Império Romano que os retratos de fato se tornaram mais comuns – como em moedas, bustos e medalhas – e a prática no meio artístico se populariza, apesar de só a partir do século VI a.C. as assinaturas de artistas começaram a aparecer. Nesse mesmo período, alguns autorretratos podem ter sido produzidos na Grécia Antiga, mas a única evidência existente hoje são referências em textos escritos centenas de anos depois. No livro História Natural, de Plínio O Velho (77-9 d.C.) somente dois autorretratos são mencionados.
O escultor e arquiteto Theodorus (sexto século a.C.) fez uma estátua de bronze em miniatura de uma carruagem com cavalo, com um homem em cima e este seria seu autorretrato. O segundo autorretrato citado por Plínio era o de uma artista mulher, Laia de Cyzicus (século primeiro a.C.). Ela pintava principalmente retratos de mulheres - e também um retrato dela mesma, feito com o uso de um espelho. Essa é a primeira menção de um autorretrato feito com espelho – usualmente de metal polido – os quais eram comumente comprados por mulheres e com finalidades cosméticas.
O autorretrato é abordado no décimo livro de A república (380 a.c.), de Platão, um dos ensaios mais influentes na teoria das artes visuais. Para Platão, obras de arte são meras imitações do mundo exterior, o que seria um fraco reflexo do mundo das ideias e das “formas ideais”. Para ele, pintores são enganadores que trabalham com ilusões e fingem que conseguem reproduzir tudo que existe na natureza, distorcem a percepção da realidade com o uso de espelhos. Segundo Hall (2014), essa foi a primeira alusão literal da possibilidade de se fazer um autorretrato – apesar de Platão considerar que o pintor seja um mero reprodutor de fenômenos visuais aleatórios e que o autorretrato do artesão não possui nenhuma importância especial.
Ainda que a Antiguidade nos ofereça alguns autorretratos, não oferece um ponto de partida para uma história coerente sobre o gênero. Ele ganha força no período medieval. Alguns livros que tratam do autorretrato tendem a dar pouca importância à Idade Média, considerando que logo após a queda do Império Romano seria um período de estagnação na arte, e que o gênero do autorretrato naturalístico e independente não poderia ter existido. Tem-se a ideia de que os artistas medievais eram meramente artesãos que trabalhavam como escravos, subservientes à vontade de Deus. Entretanto, é no Cristianismo da Idade Média que os artistas – preocupados com a própria salvação e escrutínio – revelam o início de uma tradição coerente do autorretrato.
Plotino (204-70 d.C.), o último grande filósofo da antiguidade, que trata da estética de modo particular, é a base para que se desenvolva no período medieval o autorretrato, como um gênero artístico significante. Um egípcio com fluência em grego, Plotino estudou em Alexandria antes de se mudar para Roma. Sua revisão das teorias de Platão o fez ser conhecido como o fundador da escola Neoplatônica, sendo importante destacar que teve grande influência para os primeiros pensadores cristãos como Origen (que estudou com ele em Alexandria), para Santo Agostinho e para a filosofia renascentista. Para Plotino, o autorretrato não é feito baseado na imagem refletida em um espelho, mas no ato de olhar para dentro de si mesmo (HALL, 2014).
A perda de muitas obras medievais torna inadequada uma generalização. Porém, é uma surpresa descobrir quantos autorretratos medievais sobreviveram. Os primeiros exemplos significativos datam do século X. As expressões podem não parecer muito naturais, mas não impedem as imagens de trazerem uma essência particular. A visão do artista como artesão, exposto à mecânica do trabalho artístico se mostra em uma iluminura do século XII, feito pelo padre Rufillus de Weissenau, que retrata um homem ruivo com um rosto longo e magro sentado em uma cadeira de cavalete, embaixo de sua própria inicial “R”, no qual o artista retratado termina de pintar a “cauda” da letra. Trás um poderoso sentido de que o artista individual vive dentro de seu próprio trabalho, e é responsável por ele. (HALL, 2014).
E VOCÊ, SE CONHECE?
ASSISTA O VIDEO ABAIXO:
Agora é a sua vez .Gostaríamos de ver o seu autorretrato, pois o importante aqui, é você. Trouxemos aqui, a imagem de uma produção de jovem chamado Fred. Ele fez seu autorretrato. E é exatamente isso que eu gostaria de propor a você: produza o seu autorretrato, com todas as suas características físicas, sua personalidade, o que você mais curte fazer.
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AULAS DE QUINTA-FEIRA
AMORIM - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/08/2021 às 9h - 11h)
Assunto: DIVISÃO DE NÚMEROS NATURAIS COM RESTO MAIOR POSSÍVEL
Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo
Vídeo - https://youtu.be/ELAxYXzgW88
Questionário:
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/08/2021 às 13h - 15h)
ASSUNTO: PROBLEMAS COM MMC E MDC DE DOIS NÚMEROS
Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo
Vídeo - https://youtu.be/N41b0U8l334
Questionário:
1) Paulo SALTA DE 10 EM 10 M E Robson SALTA DE 12 EM 12 M. QUANDO COINCIDIRÃO COM A MESMA MARCAÇÃO?
2) UM PEDAÇO DE MADEIRA DE 30 M SERÁ DIVIDIDO AO MÁXIMO DIVISOR COMUM DE 3 M E DE 6 M. QUAL É O VALOR DO MDC?
3) QUANTOS PEDAÇOS SERÃO OBTIDOS?
4) ARME E EFETUE:
A) MDC(23;690)
B) MDC(210;630)
C) MMC(2310; 6930)
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TADEU - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/08/2021 às 09h - 11h)
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/08/2021 às 13h - 15h)
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EUGÊNIO - HISTÓRIA
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/08/2021 às 13h - 14h)
Conteúdo:
O século de Péricles (cap. 8 – páginas 136 a 138)]
Acesse:
https://www.youtube.com/watch?v=_p3wrseerzE
1) Como foi que Péricles aperfeiçoou a democracia em Atenas?
a) expulsando os tiranos.
b) acabando de vez a
escravidão.
c) criando um tribunal
popular remunerado.
2) Por que o governo de Péricles ficou conhecido como “o século de
ouro”?
3) Sólon, no ano 594 a.C, criou uma lei que proibiu a escravidão por
dívida de cidadãos atenienses. A partir desta data, a escravidão foi extinta
definitivamente em Atenas. Essa afirmação é:
( ) VERDADEIRA.
( ) FALSA.
4) Qual foi o povo que fundou a cidade de Esparta?
5) Identifique os componentes da sociedade espartana:
*eram os vencidos de
guerra e submetidos a trabalhos forçados:
*formavam a elite
governante e econômica:
*eram pessoas livres
mas sem nenhum direito político:
6) Esparta possuía uma característica política que era ser governada por
poucos indivíduos, a qual é conhecida pelo nome de:
a) Democracia.
b) Oligarquia.
c)Monarquia.
7) Em Atenas a educação era voltada para formar cidadãos cultos
(inteligentes) e politicamente conscientes. E em Esparta, a educação era
voltada para formar qual tipo de cidadão?
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/08/2021 às 09h - 10h)
Conteúdo:
Estado Moderno – América Portuguesa: colonização (cap. 9 – páginas 154 a 156)
Veja as explicações acessando os links:
https://www.youtube.com/watch?v=6xFgUphkggw
1) Qual povo europeu ameaçou tomar o Brasil do controle de Portugal, no
século XVI?
a) Inglaterra.
b) Holanda.
c) França.
2) Martim Afonso de Sousa foi enviado ao Brasil , em 1530, pelo rei D.
João III, com a missão de policiar o extenso litoral brasileiro de piratas,
fundar povoados e produzir riquezas. Qual foi a primeira vila brasileira,
fundada por Sousa? O que ele fez para produzir algo de valor e que atraísse
mais colonos portugueses ao Brasil?
3) Observe o mapa do Brasil na sua fase colonial:
a) para dar continuidade à colonização do Brasil o rei D. João III adotou a estratégia de dividir o território em 15 lotes (fig.1) e doá-los a quem estivesse disposto a investir. Que nome era dado a esse tipo de divisão? E os que recebiam o lote, como eram conhecidos?
b) Por que a primeira
estratégia de lotear o território brasileiro para melhor administrá-lo foi um
fracasso?
c) Das 15 divisões
territoriais do Brasil, quais delas conseguiram se manter? Por quê?
d) Por qual razão a
Coroa portuguesa resolveu o dividir o território brasileiro apenas em
dois?
4) Depois do fracasso das capitanias hereditárias, o rei de Portugal
decidiu retirar das mãos de particulares o controle do Brasil e repassou em
1548 um Governo-Geral. Partindo disso, associe os acontecimentos à época de
cada governador:
*fundação de Salvador
como capital do Brasil-Colônia; chegada dos jesuítas, primeiros conflitos armados
entre índios e portugueses -
*fundação do colégio
São Paulo, pelo Padre José de Anchieta, que originou a vila de mesmo nome;
invasões francesas -
* guerra e
escravizações indígenas. Expulsão dos franceses do Brasil -
5) A França Antártica, colônia francesa criada em 1555, foi
estabelecida onde atualmente é o Estado do:
a) Maranhão.
b) Rio de Janeiro.
c) Rio Grande do Sul.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/08/2021 às 14h - 15h)
Conteúdo:
Reinado de Pedro I (cap. 9 – páginas 142 a 146)
https://www.youtube.com/watch?v=Va01QETRzmg
1) O ano de 1824 assinala o surgimento da Confederação do Equador - um
movimento separatista e republicano que teve origem na província:
a) do Maranhão.
b) da Bahia.
c) de Pernambuco.
2) Quais foram as províncias do Nordeste que romperam com o Império em
1824? O que motivou esse rompimento?
3) Qual foi o principal mentor intelectual da Confederação do Equador?
a) Padre Mororó.
b) Frei Caneca.
c) Padre José de
Anchieta.
4) Qual foi o assunto que dividiu e enfraqueceu a Confederação do
Equador? Que desfecho esse movimento teve?
5) Durante o reinado de D. Pedro I o Brasil mergulhou em uma terrível
crise financeira e o reflexo dessa crise foi:
a) a falência do Banco
do Brasil.
b) a recusa dos bancos
estrangeiros em emprestar dinheiro ao Brasil.
c) o atraso de
salários aos funcionários públicos.
6)
a) Quem são os personagens da esquerda e da
direita? Como estão representados?
b) É possível ver o motivo da briga? Qual?
c) O que a charge ironiza?
7) Qual foi o evento histórico
que foi definitivo para a renúncia de D. Pedro I?
a) o assassinato do
jornalista Líbero Badaró.
b) a falência do Banco
do Brasil.
c) a Noite das
Garrafadas.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/08/2021 às 10h - 11h)
Conteúdo:
A Segunda Guerra Mundial (cap. 8 –
páginas 126 a 130)
https://www.youtube.com/watch?v=uHKOiW4-7rw
1) O
Brasil na Segunda Guerra Mundial
No começo da guerra, o então Presidente
Getúlio Vargas manteve o Brasil neutro e conservou os laços comerciais tanto
com os alemães quanto com os norte-americanos. No entanto, essa neutralidade
ficou cada vez mais difícil de mantê-la. Temendo a influência nazista na
América do Sul, os Estados Unidos adotaram para com o Brasil a “política da boa
vizinhança” ao financiar a industrialização e abrir as portas da indústria
cinematográfica para artistas e personagens brasileiros, a exemplo da atriz
Carmem Miranda e do desenho animado Zé Carioca. Em 1942, quando Vargas
declarou-se favorável da união dos países americanos contra o Eixo, a Alemanha
reagiu torpedeando 6 navios brasileiros, causando centenas de mortos. O Brasil,
por sua vez respondeu o ataque enviando 25.334 “pracinhas” que se uniram aos
Aliados, contrariando o ditado popular que dizia: “é mais fácil a cobra fumar
do que o Brasil entrar na Guerra”.
a) Qual era a postura
do Brasil no começo da Guerra e o que fez mudar?
b) Em que consistia a
“politica da boa vizinhança”, adotada pelos EUA?
c) Como popularmente
eram conhecidos os soldados brasileiros enviados para lutar na 2ª Guerra e por
que adotaram a cobra como símbolo?
a) da política de boa
vizinhança praticada pelos EUA, que viam a América do Sul como parte do círculo
de segurança de suas fronteiras durante a Segunda Guerra Mundial.
b) do claro descaso
dos norte-americanos com o Brasil, ao criar um personagem malandro como forma
de desqualificar o povo brasileiro.
c) do medo que os norte-americanos
tinham, porque o Brasil se tornava uma grande potência dentro da América do Sul
e começava a suplantar o poderio econômico americano.
d) do projeto de
expansão territorial norte-americana sobre o México, projeto esse que
necessitava de apoio de outros países da América Latina, entre eles o Brasil.
3)Por qual nome ficou conhecida a mega operação de guerra das
forças Aliadas para cercar e derrotar as forças nazifascistas?
4) Qual acontecimente marca fim da
Segunda Guerra Mundial?
a) foi a rendição da
Alemanha ante a invasão do Exército Vermelho.
b) foi a rendição da
Itália, resultando na execução publica de Mussolini.
c) foi a rendição do
Japão, após o bombardeio atômico a Hiroshima e Nagasaki.
5) Defina o que foi o Holocausto.
6) Foram consequências da Segunda Guerra Mundial:
( ) cerca de 50 milhões de mortos e
incontáveis feridos.
( ) o surgimento de duas superpotências: os
EUA e a URSS.
( )a criação da Liga das Nações em
substituição a ONU.
( ) acirramento entre países capitalistas e
socialistas.
______________________________________________________________________
AULAS DE SEXTA-FEIRA
ANDRÉA - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/08/2021 às 09h - 11h)
ASSUNTO: LOCUÇÃO VERBAL
Esse
assunto encontra-se nas páginas 70 a 72 do seu livro didático.
Para
entender melhor sobre o conteúdo, assista ao vídeo.
Segue link: https://www.youtube.com/watch?v=27YhoBlAfug
Copie para não esquecer!!
Locução
verbal: combinação de dois ou mais verbos com sentido de um único verbo.
A
locução verbal é formada por verbo auxiliar + verbo principal.
O
verbo auxiliar aparece conjugado.
O
verbo principal aparece em uma das formas nominais: infinitivo, gerúndio ou
particípio.
Infinitivo:
terminação ar, er ou ir. EX: cantar, viver, partir.
Gerúndio:
terminação ndo. Ex: cantando, vivendo, partindo.
Particípio:
terminação ado ou ido. Ex: cantado, vivido, partido.
ATIVIDADE
A atividade a seguir deve ser copiada e respondida em seu caderno.
Não copiar o texto.
De olho na Terra
A gente nem percebe, mas os satélites são importantes para todo mundo.
Quando você confere a previsão do tempo para saber se vai fazer sol no final de
semana, as imagens são feitas por eles e as chamadas telefônicas também.
Os satélites são enviados ao espaço em foguetes ou ônibus espaciais e
daí lançados para a posição onde devem ficar. Sua localização exata é calculada
pelos cientistas e depende da tarefa que vão desempenhar.
Os que ficam mais perto tiram fotografias para mapas. Os outros que
pesquisam plantas, animais e vulcões, os de navegação, conhecidos como GPS, e
os de previsão do tempo ficam a milhares de quilômetros de nosso planeta.
“Revista Recreio”, n. 361.
Questões
1- Registra-se
o emprego de uma locução verbal na passagem:
a) “A
gente nem percebe, mas os satélites são importantes para todo mundo.”
b) “Os
satélites são enviados ao espaço em foguetes ou ônibus espaciais […]”
c) “Os
que ficam mais perto tiram fotografias para mapas […]”
d) “[…] e
os de previsão do tempo ficam a milhares de quilômetros de nosso planeta.”
Nas
questões 2 e 3, marque o verbo correspondente à locução em destaque:
2- “[…]
para saber se vai fazer sol no final de semana […]”:
a) fará
b) faria
c) fazia
d) fez
3- “[…] e
depende da tarefa que vão desempenhar.”:
a)
desempenharam
b)
desempenhavam
c)
desempenhariam
d)
desempenharão
4- “[…]
e as chamadas telefônicas também.”. Identifique a locução verbal omitida nesse
trecho.
5- Reconheça as locuções verbais
distinguindo VERBO AUXILIAR de VERBO PRINCIPAL nos exemplos abaixo.
a)
Com certeza, Paulo ia usar a máscara para sair de casa.
b)
Ela havia dito que respeitaria a quarentena.
c)
Seu vizinho teria contraído a gripe?
d)
A pandemia está começando a se dissolver.
BOM DESEMPENHO!
Não espero que meu caminho pela vida seja fácil, apenas que o
destino final valha a pena.
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/08/2021 às 09h - 11h)
ASSUNTO: LOCUÇÃO VERBAL
Esse
assunto encontra-se nas páginas 70 a 72 do seu livro didático.
Para
entender melhor sobre o conteúdo, assista ao vídeo.
Segue link: https://www.youtube.com/watch?v=27YhoBlAfug
Copie para não esquecer!!
Locução
verbal: combinação de dois ou mais verbos com sentido de um único verbo.
A
locução verbal é formada por verbo auxiliar + verbo principal.
O
verbo auxiliar aparece conjugado.
O
verbo principal aparece em uma das formas nominais: infinitivo, gerúndio ou
particípio.
Infinitivo:
terminação ar, er ou ir. EX: cantar, viver, partir.
Gerúndio:
terminação ndo. Ex: cantando, vivendo, partindo.
Particípio:
terminação ado ou ido. Ex: cantado, vivido, partido.
ATIVIDADE
A atividade a seguir deve ser copiada e respondida em seu caderno.
Não copiar o texto.
De olho na Terra
A gente nem percebe, mas os satélites são importantes para todo mundo.
Quando você confere a previsão do tempo para saber se vai fazer sol no final de
semana, as imagens são feitas por eles e as chamadas telefônicas também.
Os satélites são enviados ao espaço em foguetes ou ônibus espaciais e
daí lançados para a posição onde devem ficar. Sua localização exata é calculada
pelos cientistas e depende da tarefa que vão desempenhar.
Os que ficam mais perto tiram fotografias para mapas. Os outros que
pesquisam plantas, animais e vulcões, os de navegação, conhecidos como GPS, e
os de previsão do tempo ficam a milhares de quilômetros de nosso planeta.
“Revista Recreio”, n. 361.
Questões
1- Registra-se
o emprego de uma locução verbal na passagem:
a) “A
gente nem percebe, mas os satélites são importantes para todo mundo.”
b) “Os
satélites são enviados ao espaço em foguetes ou ônibus espaciais […]”
c) “Os
que ficam mais perto tiram fotografias para mapas […]”
d) “[…] e
os de previsão do tempo ficam a milhares de quilômetros de nosso planeta.”
Nas
questões 2 e 3, marque o verbo correspondente à locução em destaque:
2- “[…]
para saber se vai fazer sol no final de semana […]”:
a) fará
b) faria
c) fazia
d) fez
3- “[…] e
depende da tarefa que vão desempenhar.”:
a)
desempenharam
b)
desempenhavam
c)
desempenhariam
d)
desempenharão
4- “[…]
e as chamadas telefônicas também.”. Identifique a locução verbal omitida nesse
trecho.
5- Reconheça as locuções verbais
distinguindo VERBO AUXILIAR de VERBO PRINCIPAL nos exemplos abaixo.
a)
Com certeza, Paulo ia usar a máscara para sair de casa.
b)
Ela havia dito que respeitaria a quarentena.
c)
Seu vizinho teria contraído a gripe?
d)
A pandemia está começando a se dissolver.
BOM DESEMPENHO!
Não espero que meu caminho pela vida seja fácil, apenas que o
destino final valha a pena.
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B, C e D.
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/08/2021 às 13h - 15h)
ASSUNTO: CONJUNÇÕES COORDENATIVAS
Assista ao vídeo explicativo e leia as
informações abaixo.
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=TpYYHFfo2lM
A conjunção é
a palavra que liga duas orações ou termos de mesma função na oração.
As orações coordenadas são
independentes entre si, ou seja, possuem significado singular, mesmo que
ligadas pela conjunção. Veja o exemplo:
A lua surgiu e as estrelas inundaram o céu de luz.
As duas orações estão ligadas pela conjunção "e" e não têm
relação de dependência entre si. Então, a primeira oração (A lua surgiu) tem sentido completo e independe
da segunda (As estrelas inundaram o céu
de luz); e assim também é a segunda em relação à primeira.
Conjunção
coordenativa
Duas ou
mais orações que mantêm independência entre si chamam-se coordenadas, e
consequentemente, a conjunção que liga tais orações é denominada conjunção
coordenativa.
Podemos
classificar as conjunções coordenativas em:
• aditivas - exprimem ideia de adição, soma: e, não só, mas também,
nem (= e não) etc.;
Exemplos: Fui à escola e joguei bola.
Não fui à escola nem joguei bola.
• adversativas – exprimem ideia de contraste, oposição: mas, porém,
contudo, no entanto, entretanto, etc.;
Exemplos: Fui à escola, porém não levei meu caderno.
Fui à escola, no entanto, não prestei atenção nas explicações.
• alternativas – exprimem ideia de alternância ou exclusão: ou,
ou...ou, ora...ora, etc.;
Exemplos: Ou estudo para a prova, ou tiro nota baixa.
Ora como fastfood, ora me alimento bem.
• conclusivas – exprimem ideia de conclusão: pois, logo, portanto,
por isso, etc.;
Exemplos: Pratiquei exercícios físicos, por isso me senti muito melhor.
Aquele medicamento é tarja preta, logo, deve ser vendido somente com
receita.
• explicativas – exprimem ideia de explicação: porque, que, etc..
Exemplos: Ele deve ter saído da escola, pois não veio mais.
Não quero mais comer, porque estou satisfeito.
ATIVIDADE
Copiada
e respondida em seu caderno.
1.
Destaque e classifique as conjunções coordenativas .
a)
Gosto muito de dançar, pois faço “jazz” desde pequenina.
b)
Recebeu a bola, driblou o adversário e chutou para o gol.
c)
Acendeu o abajur, guardou os chinelos e deitou-se.
d)
Não se desespere, que estaremos a seu lado sempre.
e)
Ele estudou bastante; deve, pois, passar no próximo vestibular.
f)
Está faltando água nas represas, por conseguinte haverá racionamento de
energia.
g)
Não me abandone, ou eu sou capaz de morrer.
h)
Não é gulodice, nem egoísmo de criança.
i)
Ela não só chorava, como também rasgava as cartas com desespero.
j)
Choveu muito na região sudeste; no entanto, o rodízio de água começará amanhã.
BOM DESEMPENHO!!
Não espero que meu caminho pela
vida seja fácil, apenas que o destino final valha a pena.
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(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/08/2021 às 13h - 15h)
ASSUNTO: CONJUNÇÕES COORDENATIVAS
Assista ao vídeo explicativo e leia as
informações abaixo.
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=TpYYHFfo2lM
A conjunção é
a palavra que liga duas orações ou termos de mesma função na oração.
As orações coordenadas são
independentes entre si, ou seja, possuem significado singular, mesmo que
ligadas pela conjunção. Veja o exemplo:
A lua surgiu e as estrelas inundaram o céu de luz.
As duas orações estão ligadas pela conjunção "e" e não têm
relação de dependência entre si. Então, a primeira oração (A lua surgiu) tem sentido completo e independe
da segunda (As estrelas inundaram o céu
de luz); e assim também é a segunda em relação à primeira.
Conjunção
coordenativa
Duas ou
mais orações que mantêm independência entre si chamam-se coordenadas, e
consequentemente, a conjunção que liga tais orações é denominada conjunção
coordenativa.
Podemos
classificar as conjunções coordenativas em:
• aditivas - exprimem ideia de adição, soma: e, não só, mas também,
nem (= e não) etc.;
Exemplos: Fui à escola e joguei bola.
Não fui à escola nem joguei bola.
• adversativas – exprimem ideia de contraste, oposição: mas, porém,
contudo, no entanto, entretanto, etc.;
Exemplos: Fui à escola, porém não levei meu caderno.
Fui à escola, no entanto, não prestei atenção nas explicações.
• alternativas – exprimem ideia de alternância ou exclusão: ou,
ou...ou, ora...ora, etc.;
Exemplos: Ou estudo para a prova, ou tiro nota baixa.
Ora como fastfood, ora me alimento bem.
• conclusivas – exprimem ideia de conclusão: pois, logo, portanto,
por isso, etc.;
Exemplos: Pratiquei exercícios físicos, por isso me senti muito melhor.
Aquele medicamento é tarja preta, logo, deve ser vendido somente com
receita.
• explicativas – exprimem ideia de explicação: porque, que, etc..
Exemplos: Ele deve ter saído da escola, pois não veio mais.
Não quero mais comer, porque estou satisfeito.
ATIVIDADE
Copiada
e respondida em seu caderno.
1.
Destaque e classifique as conjunções coordenativas .
a)
Gosto muito de dançar, pois faço “jazz” desde pequenina.
b)
Recebeu a bola, driblou o adversário e chutou para o gol.
c)
Acendeu o abajur, guardou os chinelos e deitou-se.
d)
Não se desespere, que estaremos a seu lado sempre.
e)
Ele estudou bastante; deve, pois, passar no próximo vestibular.
f)
Está faltando água nas represas, por conseguinte haverá racionamento de
energia.
g)
Não me abandone, ou eu sou capaz de morrer.
h)
Não é gulodice, nem egoísmo de criança.
i)
Ela não só chorava, como também rasgava as cartas com desespero.
j)
Choveu muito na região sudeste; no entanto, o rodízio de água começará amanhã.
BOM DESEMPENHO!!
Não espero que meu caminho pela
vida seja fácil, apenas que o destino final valha a pena.
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GISLENE - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO (A e B)
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/08/2021, de 09h - 11h)
Atividade sobre Malala Yousafzai
Você já
ouviu falar de Malala? Que tal aprender um pouco sobre essa mulher incrível!?
Obs.: Para
que você possa conhecer melhor a história de Malala e responda a atividade com
autonomia, assista ao vídeo da aula clicando no link abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=Ai6Rpvyk8fM
Então,
gostou do vídeo? Para completar nossos
estudos, você deverá realizar a atividade do seu livro didático págs. 25 à 27. (Com
exceção da questão 3º).
Obs.: Não
esqueça de ler o texto da pág. 25.
O medo nos impede de realizar grandes feitos
Autor
desconhecido
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/08/2021, de 09h - 11h)
Atividade sobre Malala Yousafzai
Você já
ouviu falar de Malala? Que tal aprender um pouco sobre essa mulher incrível!?
Obs.: Para que você possa conhecer melhor a história de Malala e responda a atividade com autonomia, assista ao vídeo da aula clicando no link abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=Ai6Rpvyk8fM
Então,
gostou do vídeo? Para completar nossos
estudos, você deverá realizar a atividade do seu livro didático págs. 25 à 27. (Com
exceção da questão 3º).
Obs.: Não
esqueça de ler o texto da pág. 25.
O medo nos impede de realizar grandes feitos
Autor
desconhecido
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO (A, B e C)
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/08/2021, de 13h - 15h)
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/08/2021, de 13h - 15h)
Atividade sobre a música "Proporcional",
de Tulipa Ruiz e Gustavo Ruiz
Obs.: Assista ao vídeo da aula abaixo
Proporcional
Visto GG, você P
Você P, eu GG.
Visto GG, você P
Você P, eu GG
Redondo, quadrado e
reto.
Cada um tem seu
formato.
Apertado, colado,
justo
Largo, folgado,
amplo, vasto
Cheio, graúdo,
forte, farto
Esguio, fino,
compacto.
Visto GG, você P
Você P, eu GG.
Visto GG, você P
Você P, eu GG
Medida, forma,
direção
Proporcional aos
fatos
Gostar
assim sem previsão
É normal nesse
caso
Aconteceu de
caber
Coube em mim
Coube em você
Calhou de encaixar
legal
Envergadura,
estatura,
Peso e tal.
Visto GG, você P...
(Tulipa Ruiz e
Gustavo Ruiz)
01) Por que há uma inversão dos termos no começo da
música? Que efeito isso gera ao texto?
02) O fato de um vestir GG e outro
vestir P pareceu atrapalhar alguma coisa? Que implícito encontra-se nessa
passagem?
03) Que
ideia o verso destacado transmite? Explique:
04) Copie
do texto marcas de oralidade, substituindo-as por palavras mais formais, sem
alterar o sentido:
05)
Circule no texto todos os adjetivos, dizendo a que eles se referem:
06) O que
você acha que coube nas pessoas envolvidas? Por quê?
07) Que
ditado popular combinaria com a ideia da canção? Justifique sua resposta:
08) Que
mensagem a música transmite? Comente:
09)
Pode-se encontrar exemplos de estereótipos na canção? Explique bem:
______________________________________________________________________
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FELIPE - ENSINO RELIGIOSO
ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - TODAS AS TURMAS
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/08/2021 conforme os horários abaixo)
Atenção aos horários: 6º ano: de 14h - 15h
8º ano: de 13h - 14h
7º ano: de 10h - 11h
9º ano: de 09h - 10h
TEMA: FÉ E RELIGIOSIDADE DURANTE A PANDEMIA: PART II.
“Há pelo menos dois meses, milhares de pessoas no Brasil foram impactadas com a transformação de suas rotinas de vida. Com a adoção do isolamento social por parte dos governos de grande parte dos municípios do país, em função da pandemia do novo coronavírus, os deslocamentos sociais foram substancialmente reduzidos e a regra passou a ser ficar em casa. Toda essa mudança abrupta do cotidiano dos brasileiros não se deu sem dificuldades e sofrimentos psíquicos diversos, seja o luto pelos planos perdidos, o choque pela restrição da liberdade ou as novas angústias advindas de uma realidade desconhecida que estava começando a emergir.”
https://www.uff.br/
1 – Procure no dicionário o significado das seguintes palavras:
a) Município:
b) Pandemia:
c) Abrupta:
d) Psíquico:
e) Luto:
2 – No texto acima, o autor nos fala sofrimentos causados pelas mudanças que o coronavírus trouxe. Que sofrimentos são citados no texto?
3 – Marque a opção correta de acordo com o texto acima:
a) Os brasileiros se adaptaram sem dificuldades às mudanças trazidas pelo coronavírus.
b) O coronavírus transformou a vida de milhares de pessoas.
c) Os deslocamentos sociais não foram reduzidos durante a pandemia do novo coronavírus.
d) O coronavírus não trouxe sofrimento para os brasileiros.
4 – Observe as charges abaixo e depois responda:
CHARGE 1
CHARGE 2
a) A primeira charge traz diferentes formas de agir durante a pandemia. Quais seriam as diferenças entre as ações das duas mulheres?
b) Quais as dificuldades e a realidade social mostrada na segunda charge?
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/08/2021 conforme os horários abaixo)
Atenção aos horários: 6º ano: de 14h - 15h
8º ano: de 13h - 14h
7º ano: de 10h - 11h
9º ano: de 09h - 10h
TEMA: FÉ E RELIGIOSIDADE DURANTE A PANDEMIA: PART II.
“Há pelo menos dois meses, milhares de pessoas no Brasil foram impactadas com a transformação de suas rotinas de vida. Com a adoção do isolamento social por parte dos governos de grande parte dos municípios do país, em função da pandemia do novo coronavírus, os deslocamentos sociais foram substancialmente reduzidos e a regra passou a ser ficar em casa. Toda essa mudança abrupta do cotidiano dos brasileiros não se deu sem dificuldades e sofrimentos psíquicos diversos, seja o luto pelos planos perdidos, o choque pela restrição da liberdade ou as novas angústias advindas de uma realidade desconhecida que estava começando a emergir.”
https://www.uff.br/
1 – Procure no dicionário o significado das seguintes palavras:
a) Município:
b) Pandemia:
c) Abrupta:
d) Psíquico:
e) Luto:
2 – No texto acima, o autor nos fala sofrimentos causados pelas mudanças que o coronavírus trouxe. Que sofrimentos são citados no texto?
3 – Marque a opção correta de acordo com o texto acima:
a) Os brasileiros se adaptaram sem dificuldades às mudanças trazidas pelo coronavírus.
b) O coronavírus transformou a vida de milhares de pessoas.
c) Os deslocamentos sociais não foram reduzidos durante a pandemia do novo coronavírus.
d) O coronavírus não trouxe sofrimento para os brasileiros.
4 – Observe as charges abaixo e depois responda:
CHARGE 1
CHARGE 2
a) A primeira charge traz diferentes formas de agir durante a pandemia. Quais seriam as diferenças entre as ações das duas mulheres?
b) Quais as dificuldades e a realidade social mostrada na segunda charge?





















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