sexta-feira, 20 de agosto de 2021

ATIVIDADES - SEMANA 23/08/2021 a 27/08/2021

 

AULAS DE SEGUNDA-FEIRA


GEORGE - GEOGRAFIA


ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/08/2020 às 09h - 10h)


1. Assinale a alternativa abaixo que NÃO representa uma das características gerais da hidrografia brasileira.

a) A maior parte dos rios brasileiros é abastecida por um regime pluvial, praticamente não havendo indícios de regimes de abastecimento nivais ou glaciais.

b) A maioria dos rios do Brasil é perene e a minoria é intermitente.

c) A hidrografia brasileira é rica em rios e pobre em lagos.

d) Os rios do Brasil são exorreicos e deságuam quase sempre no Oceano Atlântico.

e) Alguns rios brasileiros são muito usados para a navegação, a exemplo do Rio Amazonas.

 

2. Analise o texto a seguir:

A água na atmosfera, que chamamos vapor de água, provém de um ciclo contínuo. Os rios, que se formam por precipitações pluviais, formam por sua vez nuvens como consequência de sua evaporação. Deste modo, a água da chuva retorna para a atmosfera através da evaporação da água e da transpiração das plantas que ela mesma alimenta.

A Amazônia é uma região de alta umidade, devido às altas temperaturas da região e sua frondosa e extensa vegetação. Na realidade, tudo está interconectado, a Amazônia, seus rios e a atmosfera são como uma grande bacia hidrográfica alimentando-se reciprocamente e se vinculando estranhamente através dos mecanismos da chuva.

LOPES, F. N. Amazônia, mãe do clima do Brasil. Epoch Times. Disponível em: http://www.epochtimes.com.br/amazonia-mae-do-clima-do-brasil-2/

A partir da leitura do texto e com base em seus conhecimentos, ressalte a importância da Floresta Amazônica para a Bacia Amazônica.

 

3. Assinale a alternativa que apresenta a maior bacia hidrográfica localizada em território totalmente brasileiro.

a) Bacia do Parnaíba

b) Bacia do Tocantins-Araguaia

c) Bacia Amazônica

d) Bacia do São Francisco

e) Bacia do Paraná

 

4. Leia e responda o que se pede:


 

Agosto é o mês que registra, até o momento, o maior número de queimadas no Amazonas em 2021. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que monitora os focos de calor por satélite.

Segundo o órgão, somente até o dia 14 deste mês foram registrados 4.167 queimadas em todo o Amazonas. O número é maior que o registrado em julho, que foi de 1.173 focos de calor.

De 1º a 7 de agosto foram registrados 1.740 queimadas. O número, inclusive, é bem superior ao total de focos de calor registrados em julho.

Já na segunda semana de agosto, entre os dias 8 e 14, foram 2.427. O aumento de uma semana para a outra foi 71%.

Em relação aos municípios que registram o maior número de focos, Lábrea lidera a lista de toda a Amazônia Legal. O município, que fica no extremo sul do Amazonas e na fronteira com o estado de Rondônia, acumula 1.397 casos.

Apuí, na fronteira com o Mato Grosso, vem na quarta posição no ranking dos municípios que mais registram queimadas. A cidade tem 1.248 focos no acumulado do ano.

Na semana passada, o G1já havia feito um levantamento que mostrou que as duas cidades já tinham o maior número de casos de queimadas em 2021. Até o dia 8, as duas concentravam cerca de 1,4 mil focos de calor.

A situação é parecida com agosto de 2020, quando Lábrea e Apuí também foram as cidades que mais registraram casos de queimadas no Amazonas. Naquele período, o estado registrou 8.030 focos, o maior número desde o início do mapeamento feito pelo Inpe, em 1998.

A área onde elas estão localizadas é conhecida pela forte presença da pecuária. As queimadas e os desmatamentos são monitorados pelas entidades como movimentos de pecuaristas e fazendeiros da região, que buscam ampliar a área de pasto para o cultivo de gados.

 

a) Identifique o quantitativo de queimadas e quando ocorreram.

b) Quando o INPE iniciou o monitoramento de queimadas na Amazônia?

c) Cite duas consequências das queimadas em relação a vegetação e a fauna (animais).



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/08/2020 às 10h - 11h) 


 1. Regionalismo brasileiro Região Sudeste: (PUC-Campinas-SP)


 

Assinale a alternativa que analisa o conteúdo geográfico das duas fotos.

A) A origem e a evolução da Av. Paulista, enquanto área urbanizada, estiveram fundamentalmente associadas às políticas de planejamento.

B) O espaço urbanizado da Av. Paulista demonstra, em vários momentos históricos, a importância e a hegemonia do capital nacional.

C) O uso do solo da Paulista, pelo setor financeiro, representou duro golpe na burguesia nacional, que privilegiou o caráter residencial da avenida.

D) A organização do espaço da Av. Paulista é uma representação que evidencia em metrópoles industrializadas, como São Paulo, que não há segregação espacial.

E) A formação e transformação, ao longo do século XX, do uso e ocupação do solo da Av. Paulista estão fortemente relacionadas à presença do capital.

 

 

2. O Sudeste é a região mais populosa do Brasil (80.915.332 habitantes), também é a mais povoada (87,5 habitantes por quilômetro quadrado). Essa concentração populacional necessita de maiores investimentos em alguns setores públicos, no entanto, esses investimentos não ocorrem de forma eficaz, o que gera uma série de problemas nos centros urbanos do Sudeste. Cite alguns dos principais problemas nas cidades da região Sudeste.

 

3. São Carlos, município do interior de São Paulo, apresenta peculiaridades que o destacam no quadro nacional. Apresenta grande concentração de pesquisadores: 1 para cada 180 habitantes. Abriga cerca de 39 cursos de graduação, escolas técnicas e centros de pesquisa. Um grande número de empresas instaladas é considerado de alta tecnologia. Uma fundação é responsável por incentivar a transferência de tecnologias desenvolvidas nas universidades e centros de pesquisa para as empresas. Com base nessas características, o município pode ser considerado:

A) um tecnopólo.

B) uma conurbação.

C) uma cidade mundial.

D) um enclave.

E) um centro metropolitano.

 

4. Leia e responda o que se pede:

 


Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/zema-anuncia-investimento-no-valor-de-r-25-bi-com-instalacao-de-fabrica-de-veiculos-eletricos-na-rmbh


O governador Romeu Zema assinou, nesta sexta-feira (5/3), protocolo de intenção entre o Estado e a Bravo Motor Company para implantação de uma fábrica de veículos elétricos e packs de baterias na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A empresa faz parte do grupo que desenvolveu o primeiro carro elétrico da América Latina. O investimento estimado para a fase 1 do projeto, chamada de Projeto Colosso 1, é de R$ 25 bilhões.

Novas fases de investimento estão previstas para outras regiões de Minas, com produção de baterias de lítio, e devem ser tema de futuros protocolos com a empresa.

Zema comemorou a iniciativa e ressaltou que ela deve gerar bons frutos para os mineiros a longo prazo.

“É um empreendimento que abre um cenário muito positivo para o futuro. Sabemos que, nas próximas décadas, a indústria automobilística deverá se reinventar totalmente, passando do tipo de motorização atual para motores elétricos. Vamos começar esse processo em Minas Gerais e no Brasil. Faremos tudo para que essas raízes fiquem muito consistentes e, independentemente de quem estiver aqui, que isso prospere o máximo possível. É um momento único, na minha gestão, receber algo tão inovador e que possa gerar tanta mudança positiva nesse estado que amamos tanto”, disse o governador.

Potencial

O CEO da Bravo Motor Company Brasil, Eduardo Javier Muñoz, disse que o potencial de Minas Gerais levou a empresa a concentrar aqui suas operações no Brasil.

“Industrialmente, nossa estratégia inicial era abrir três fábricas no Brasil. Uma em Minas, outra no Sul e outra no Norte. Em dezembro, na primeira visita aqui, entendi rapidamente que teríamos que fazer um esforço muito grande e que deveríamos nos concentrar em Minas Gerais. É muito importante entender que estamos vindo para Minas Gerais para trazer a indústria 4.0, a eficiência e a transparência aumentadas. Eficiência aumentada do ponto de vista da tecnologia empreendedora, e transparência aumentada do ponto de vista da implantação e integração dessa tecnologia e serviços com a população”, explicou.

O secretário de Estado adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, destacou o crescimento da economia mineira.

“Minas deu um grande avanço como uma economia cada vez mais sólida, diversificada, sustentável e promissora com as tendências do mercado global. Esse investimento é fruto do reconhecimento das diversas potencialidades que o estado tem. Começo falando do potencial tecnológico e um expressivo ecossistema de inovação”, lembrou.

O projeto

A estimativa é a de que a fábrica de veículos elétricos e packs de baterias comece a ser implantada em junho de 2021 na Região Metropolitana de Belo Horizonte e inicie a operação em 2023. A produção estimada para 2024 é de 22.790 unidades de veículos e 43.750 de unidades de packs de baterias. O investimento total de R$ 25 bilhões deve ser realizado até o final de 2029 e a previsão é que sejam gerados 13.813 empregos diretos e indiretos.

Durante a agenda nesta sexta-feira, também foi assinado protocolo de cooperação entre a Bravo e a Agência Brasileira de Promoções de Exportações e Investimentos (Apex), para apoio às ações.

O gerente de investimento da Apex, Roberto Escoto, destacou a importância do trabalho em conjunto para atrair bons investimentos ao estado.

“O Indi tem uma equipe extremamente profissional e proativa, e nós temos trabalhado em parceria intensamente. Minas tem sido uma referência para os outros estados. A Apex entende que a atração de investimentos estrangeiros é muito mais efetiva quando temos este nível de integração que nós atingimos com o estado de Minas Gerais. Não há dúvida que este investimento é inovador, vai gerar uma grande quantidade de empregos qualificados e transferir tecnologia para todo o país”, afirmou.

Economia verde

Além da geração de empregos e benefícios econômicos, a implantação da nova fábrica vai gerar ganhos significativos ao meio ambiente, já que o carro elétrico é mais sustentável e menos poluente.

Além disso, os veículos elétricos tendem a ser mais silenciosos e eficientes, ter menor custo de abastecimento e menor custo tributário e de manutenção.

O diretor de atração de investimentos do Indi (Instituto Integrado de Desenvolvimento Econômico), Ronaldo Alexandre Barquette, avalia que o projeto deve ser exemplo para todo o país.

“A implantação deste projeto eleva Minas Gerais a um novo patamar de desenvolvimento de tecnologias disruptivas e sustentáveis ainda não visto no Brasil, voltadas à mobilidade elétrica, com o desenvolvimento e produção de veículos elétricos e seus componentes. Reflete a importância de Minas nos mais variados setores da economia e sua busca constante para se manter na vanguarda de tecnologias que facilitem e melhorem a vida das pessoas”, afirmou.

A empresa

A empresa ArqBravo Group começou a operar em 2008 na Argentina. Em 2019, criou a primeira comunidade de energia de vanguarda para produção de baterias, tetos solares e veículos, na Califórnia. No Brasil, produz atualmente projetos de mobilidade elétrica no Pará, com frota de 1,1 mil veículos elétricos em Belém. Em 2021, o grupo abriu CNPJ em Minas sob a razão Bravo Motor Company Brasil.

Cluster Industrial

Cluster Industrial é um conjunto de empresas dedicado à inovação aplicada nas áreas de mobilidade urbana e energia, onde serão fabricadas baterias de lítio de alta densidade energética, veículos de mobilidade urbana (pessoas e mercadorias), sistemas de armazenamento de energia, nodos de comunicação para satélites, sistemas de cargas por indução, robôs para uso em logística e combate a incêndios, sistemas de motorização elétrica para mobilidade de pessoas com deficiência motora e sistemas de transporte público.

Investimentos em Minas

Até fevereiro de 2021, Minas fechou mais de R$ 95 bilhões em investimentos via Indi, além do protocolo firmado nesta sexta-feira. Somente os R$ 25 bilhões assinados pela Bravo é quase equivalente a todo o investimento atraído entre 2015 e 2018, que foi no total de R$ 28,2 bilhões.


a) Identifique o nome do projeto a ser implantado e o valor total a ser investido.

b) Defina APEX. Qual a sua importância para a economia brasileira?

c) Qual a importância de uma fábrica de veículos elétricos numa economia globalizada e dependente de recursos naturais combustíveis?



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 8º ANO A, B e C 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/08/2020 às 13h - 14h)


1. Regionalismo brasileiro Região Sudeste: (UFMG–2009) Analise este gráfico:

Brasil: Distribuição percentual da população ativa, segundo segmentos de atividades econômicas – 2000


 

Fonte: IBGE. Atlas do Censo Demográfico – 2000. Rio de Janeiro: IBGE, 2003. p. 108 (Adaptação).

A partir da análise desse gráfico e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que:

A) em todas as regiões brasileiras, a predominância do setor de serviços e comércio independe do grau de desenvolvimento econômico alcançado, isoladamente, por elas.

B) no Brasil, as maiores variações inter-regionais do percentual de população ocupada estão relacionadas às atividades agrícolas e industriais.

C) no Centro-Oeste, a expressiva participação da população no setor de serviços e comércio está ligada, entre outros fatores, à presença de Brasília e da metrópole goiana.

D) no Sudeste, a reduzida parcela da população ocupada na atividade agrícola torna esse setor pouco atrativo aos investimentos de capital.

 

2. Regionalismo brasileiro Região Sudeste: (UNESP–2010)A cidade de São Paulo comemorou 456 anos. Cortada pelos rios Tamanduateí, Pinheiros, Tietê e afluentes, vem apresentando problemas estruturais que agravam as enchentes que ocorrem em seus leitos. Há relatos desses períodos de cheias, em 1820, escritos por José Bonifácio, indicando preocupação com o transbordamento de suas margens: “miserável estado em que se acham os rios Tietê e Tamanduateí, sem margens nem leitos fxos, sangrados em toda parte por sarjetas, que formam lagos que inundam esta bela planície”.

O ESTADO DE S. PAULO, 24 jan. 2010 (Adaptação).

A partir da leitura do texto, identifique os problemas estruturais, que poderiam acentuar as enchentes.

I. Despejo desordenado do lixo urbano.

II. Impermeabilização do solo urbano.

III. Ampliação de áreas verdes.

IV. Crescimento de loteamentos junto aos cursos fluviais.

V. Expansão da rede de circulação viária em avenidas de fundo de vale.

 

Assinale a alternativa que indica todos os reais problemas estruturais apresentados que acentuam as enchentes da cidade de São Paulo no século XXI:

A) I, IV e V.

B) II, III, IV e V.

C) I, II, IV e V.

D) II, III e IV.

E) I, III e V.

 

3. O Brasil dispõe de um território fisiograficamente diferenciado, com uma grande variedade de sistemas naturais que foram moldados para a ocupação e utilização comercial e industrial em benefício do homem.
Dado esse contexto, considere as assertivas abaixo e marque a alternativa CORRETA:
I. A conquista da terra por atividades econômicas modernas mostra a escolha, em cada momento, de áreas diversas de implantação; de início é sobretudo o litoral brasileiro que é ocupado.
II. A formação socioterritorial brasileira constitui-se a partir das heranças de ocupação e das lógicas econômicas, demográficas e políticas da contemporaneidade.
III. A tendência no século XX de afirmação de uma dinâmica industrial brasileira não se difundiu em relação direta ao tamanho da população concentrada em estados como Bahia e Rio Grande do Sul.
IV. Pode-se dizer que na Região Concentrada há maior mobilidade e integração econômica, dificilmente difundida pelo restante do território. Essa região pode ser considerada o embrião da polarização encontrada no Sudeste, que assegura a São Paulo um papel inconteste de metrópole econômica do País.

 

A) Apenas as assertivas I e III estão corretas.
B) Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
C) Apenas a assertiva I está correta.
D) Todas as assertivas estão corretas.
E) Apenas as assertiva I, II e IV estão corretas.

 

4. A ocupação predatória associada à expansão da fronteira agropecuária e acelerada pelo plantio da soja tem deflagrado, com a perda da cobertura vegetal, a diminuição da biodiversidade, a erosão do solo, a escassez e a contaminação dos recursos hídricos no Bioma Cerrado. Segundo ambientalistas, o Cerrado brasileiro corre o risco de transformar-se em deserto.

A respeito desse assunto, analise as afirmações abaixo.

I - Considerando-se que, em 2006, restem apenas 25% da cobertura vegetal original do Cerrado e que, desse percentual, 3% sejam derrubados a cada ano, estima-se que, em 2030, o Cerrado brasileiro irá transformar-se em deserto.

II - Sabe-se que a eventual extinção do Bioma Cerrado, dada a pobreza que o caracteriza, não causará impacto sistêmico no conjunto dos biomas brasileiros.

III - A substituição de agrotóxicos por bioinseticidas reduz a contaminação dos recursos hídricos no Bioma Cerrado.

É correto o que se afirma

a) Apenas em I

b) Apenas em III

c) Apenas em I e II

d) Apenas em II e III

e) Em I, II e III.




ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/08/2020 às 14h - 15h)


1. Analise as afirmativas e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

a) Com 8,5 milhões de quilômetros quadrados de extensão, a Oceania é o menor continente terrestre.

b) A Oceania é um continente formado por uma massa continental (Austrália) e por vários grupos de ilhas localizadas no oceano Atlântico.

c) Com exceção da Nova Zelândia e Austrália, a economia dos países da Oceania baseia-se nas atividades primárias.

d) A Oceania está localizada totalmente ao sul da linha do Equador, pertencendo, portanto, somente ao Hemisfério meridional.

 

2. Totalizando 14 nações, a Oceania é o menor continente do planeta Terra. A maioria dos seus países possui pouca representatividade no cenário internacional, entretanto, duas nações da Oceania apresentam elevadas médias de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Marque a alternativa que indica os países mais desenvolvidos desse continente.

a) Austrália e Samoa

b) Indonésia e Malásia

c) Nova Zelândia e Papua Nova Guiné

d) Austrália e Tuvalu

e) Austrália e Nova Zelândia

 

3. “As condições naturais favoráveis, a escassez de mão-de-obra, explicam a preponderância da pecuária no país. Mais de 90% do leite é obtido através da ordenha mecânica em condições ideais de higiene, levando as cooperativas onde se localizam as indústrias de laticínios. Os ovinos são criados na ilha do sul e os bovinos na ilha do norte. Os derivados de pecuária são vitais para a economia do país que exporta queijo, leite manteiga e lã.”

 

De acordo com o texto, o país referido é:

a) Austrália
b) Reino Unido da Grã-Bretanha
c) Tasmânia
d) Nova Zelândia
e) Holanda

4. Leia e responda corretamente o que se pede

 

Notícia I

 

Coronavírus: como o governo da Nova Zelândia eliminou os casos de infecção no país

Data: 27 abril 2020

Premiê Jacinda Ardern diz que país 'venceu batalha', mas deve permanecer 'vigilante'

 

A Nova Zelândia diz que interrompeu a transmissão comunitária do covid-19, eliminando efetivamente o vírus.

 

Com poucos novos casos durante vários dias — apenas um no domingo (26/4) —, a primeira-ministra Jacinda Ardern disse que o vírus "atualmente" foi eliminado.

Mas as autoridades alertaram contra a complacência, dizendo que isso não significa o fim total de novos casos de coronavírus.

A notícia veio horas antes de a Nova Zelândia sair do seu nível mais rígido de restrições sociais. A partir desta terça-feira (28), algumas atividades não essenciais de negócios, saúde e educação poderão ser retomadas.

Mas maioria das pessoas ainda precisará permanecer em casa o tempo todo e evitar todas as interações sociais.

"Estamos abrindo a economia, mas não estamos abrindo a vida social das pessoas", disse Ardern no comunicado diário do governo.

A Nova Zelândia registrou menos de 1.500 casos confirmados ou prováveis de coronavírus e 19 mortes.

 

Como a Nova Zelândia respondeu ao vírus?

O país de 4,8 milhões de habitantes (menor que a cidade do Rio de Janeiro) adotou algumas das restrições mais duras do mundo para viagens e atividades no início da pandemia, quando havia apenas algumas dezenas de casos.

Ele fechou suas fronteiras, começou a impor quarentena a todos que chegassem no país, provocou um bloqueio rigoroso e montou uma extensa operação de testes e rastreamento de contatos.

Praias, calçadões à beira-mar e parquinhos foram fechados no dia 26 de março, assim como escritórios e escolas. Bares e restaurantes também foram fechados, inclusive para retirada e entregas.

Ardern disse que estudos indicam que a Nova Zelândia poderia ter mais de mil casos por dia se não tivesse entrado no bloqueio tão cedo.

Ela disse que o país poderá nunca saber o quão ruim teria sido, mas que "por meio de nossas ações cumulativas, evitamos o pior".

A localização remota da Nova Zelândia e as fronteiras facilmente restringíveis atuaram a favor do país quando o vírus eclodiu, dizem os especialistas.

Mas o governo também foi elogiado pela clareza de suas mensagens durante a crise.

À meia-noite de segunda para terça, a Nova Zelândia passou do bloqueio do nível quatro para o nível três. Isso significa que a maioria das empresas poderá reabrir — incluindo restaurantes para delivery —, mas não aquelas que envolvem contato pessoal.

Os neozelandeses estão sendo instruídos a manter sua "bolha" — um pequeno grupo de amigos ou familiares próximos — e a ficar a 2 metros de distância das pessoas.

As reuniões de massa ainda são proibidas, os shopping centers permanecem fechados e a maioria das crianças fica longe da escola. A fronteira da Nova Zelândia permanecerá fechada.

 

Notícia II


 

a) Identifique duas principais diferenças de informação e os períodos em que ocorrem.

b) O que ocorreu na Nova Zelândia após aproximadamente 1 ano da contenção do vírus? Explique

c) As máscaras e vacinas protegem contra o vírus? Por que são tão necessárias? Justifique ambas as indagações.

 

5. “Na Austrália e perfuração de poços artesianos a grandes profundidades (até 2.000 metros), aproveitando lençóis subterrâneos, tem garantido água para os bebedouros, favorecendo a criação, sendo que a seca é um grande problema para a economia do país uma vez que as áreas de pecuária dependem da quantidade de chuvas. As regiões mais chuvosas coincidem com a pecuária leiteira.”

Esta área situa-se na porção:

a) Norte do país
b) Nordeste
c) Centro-Oeste
d) Noroeste
e) Sudeste



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



RONMICY - ED. FÍSICA


ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/08/2021 às 13h - 14h)



TEMA: AULA ESPECIAL: Semana do estudante.  " Aspectos importantes da Jamaica ".

Objetivo: Repassar aos alunos os aspectos importantes da Jamaica.


JAMAICA: Resumo histórico 

Situada na América Central, a Jamaica é a terceira maior ilha do Caribe. Seu território não possui fronteiras terrestres, estando relativamente próximo de Cuba, do Haiti e das Ilhas Caymans. O nome do país vem da expressão Xamaica, cujo significado é “terra das águas” – esse nome foi dado pelos habitantes nativos da região, os índios arauaques.

A população nacional é formada por cerca de 2,9 milhões de habitantes, sendo que 90% são descendentes de escravos africanos. Sendo assim, a nação apresenta vários elementos da cultura africana, com destaque para a capoeira e o reggae. No entanto, o idioma oficial, o inglês, é uma herança do processo colonial exercido pelos britânicos.

Com boa parte da população residindo em áreas rurais (48%), a agricultura exerce papel importante na captação de mão de obra. Entre os cultivos estão o da cana-de-açúcar, cacau, banana, algodão, mandioca, café e tabaco. O país também exporta bauxita e tem no turismo uma das principais fontes de receitas financeiras. As belas praias e o clima agradável atraem milhões de visitantes.

Um aspecto negativo é o aumento do tráfico de drogas, fato que tem intensificado a violência na Jamaica – o país apresenta um dos maiores índices de homicídios dolosos (com intenção de matar) do mundo. Com isso, a expectativa de vida da população é reduzida, influenciando negativamente no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) jamaicano.

DADOS DA JAMAICA :

Localização: América Central.

Área: 10.990 km².

Capital: Kingston.

Idioma: Inglês.

População: 2. 972,514 habitantes.

Densidade demográfica: 248,4 hab./km².

População residente em área urbana: 52%.

População residente em área rural: 48%.

Esperança de vida ao nascer: 72,3 anos.

Taxa de mortalidade infantil: 23 óbitos para cada mil nascidos vivos.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,688.

Governo: Monarquia7 parlamentarista.

Moeda: Dólar jamaicano.

Produto Interno Bruto (PIB): 14,7  bilhões de dólares.

PAISAGENS DA JAMAICA:



A BANDEIRA DA JAMAICA:




A bandeira jamaicana foi adotada em 6 de agosto de 1962, que também é o Dia da Independência da Jamaica. A band eira consiste nas cores verde, ouro e preto, que simbolizam:

Verde: representa esperança para o futuro e riqueza agrícola.

Ouro: representa a luz solar e a riqueza natural do país.

Preto: simboliza os habitantes e criatividade da Jamaica.

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DA JAMAICA:

Situada na América Central, a Jamaica é a terceira maior ilha do Caribe. Seu território não possui fronteiras terrestres, estando relativamente próximo de Cuba, do Haiti e das Ilhas Caymans. O nome do país vem da expressão Xamaica, cujo significado é “terra das águas” – esse nome foi dado pelos habitantes nativos da região, os índios arauaques.

A população nacional é formada por cerca de 2,9 milhões de habitantes, sendo que 90% são descendentes de escravos africanos. Sendo assim, a nação apresenta vários elementos da cultura africana, com destaque para a capoeira e o reggae. No entanto, o idioma oficial, o inglês, é uma herança do processo colonial exercido pelos britânicos.

ESPORTE E BRINCADEIRAS  DA JAMAICA:

A brincadeira das crianças jamaicanas inclui sempre o atletismo.

A criançada tenta a sorte grande treinando em escolas simples ou onde quer que tenha um gramado pela frente. Nem sempre as condições são as melhores. Geralmente correm descalços ou de meias. O país não tem boas pistas para treinamento. Mesmo assim, os jamaicanos vêm ganhando fama mundial na modalidade e muitas medalhas. Buscam inspiração no ídolo, apelidado de "Relâmpago". Usain Bolt costuma dizer: "Sempre há limites. Eu não conheço os meus". Outra pessoa dizendo isso soaria prepotente, mas ele pode. Afinal, é o homem mais veloz do mundo e seu modou brincalhão de ser nunca atrapalha sua concentração nas pistas.

As meninas também levam o esporte à sério.


Questionário:

1 - Em que continente se situa a Jamaica ?

2 - De que se origina o nome do país Jamaica  ?

3 - Em que ano a Jamaica se tornou independente ? 

4 - Qual o idioma oficial da Jamaica ?

5 - Quais as principais fontes de receita financeira da Jamaica ?

6 - Qual o esporte mais praticado pela Jamaica?













______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------




AULAS DE TERÇA-FEIRA


FRÓES - CIÊNCIAS



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/08/2021 às 10h - 11h) 



Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir:  



Exercícios propostos














______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



IDELFONSO - CIÊNCIAS



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/08/2021 às 13h - 14h) 


Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: 



Atividade de ciências 6º ano.

1) Quais as funções dos neurônios?

2)Quais partes formam o neurônio?

3) Qual a função do axônio?

4) Como é composto o encéfalo?

5) De uma maneira geral o cérebro é responsável por quais ações?

6) Quais as funções de cada parte do sistema nervoso:

a) Tronco encefálica

b) Cerebelo





ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/08/2021 às 10h - 11h) 


Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: 



https://youtu.be/ZB-4IT3RWP0


Atividades de ciências 7º ano 

Assistam a vídeo aula e respondam.


1) Quais as funções das raízes?

2) Cite alguns tipos de raízes.

3) Quais as funções do caule?

4) O que são raízes tuberosas?

5) Dê exemplos de caules aéreos. 

6) Dê exemplos de caules subterrâneos. 

7) Quais são as partes que formam a folha?




ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/08/2021 às 09h - 10h) 


Assistam ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: 


https://youtu.be/KS1mbehlaPk


Atividade de ciências 9º ano - 

1) De  acordo com a biologia quando é que seres vivos são considerados de uma mesma espécie. 

2) O que é especiação ?

3) Quando é que a especiação ocorre?

4) Quais fatores podem causar a especiação?

5) Qual a principal característica da ordem dos primatas?

6) Cite outras características.

7) Onde foram encontrados os fósseis mais antigos do Homo sapiens? Quais suas características?





______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



MARÍCIA - INGLÊS



ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/08/2021 de 09h - 10h)


Palavras terminadas em – o

Para formar o plural da maioria dos substantivos terminadas em – o, basta acrescentar – es ao final da palavra.

Exemplos:

Singular

Plural

Tradução

echo

echoes

ecos

hero

heroes

heróis

potato

potatoes

batatas

tomato

tomatoes

tomates

Exceções

1. Quando as palavras terminadas em – o são de origem latina ou de origem grega, ou representam reduções, a formação do plural é feita acrescentando-se o – s.

Exemplos de palavras de origem latina ou grega:

Singular

Plural

Tradução

avocado

avocados

abacates

dynamo

dynamos

dínamos

eskimo

eskimo

esquimós

libretto

librettos

libretos

magneto

magnetos

magnetos

commando

commandos

comandos

guetto

guettos

guetos

soprano

sopranos

sopranos

studio

studio

estúdio

video

video

vídeo

solo

solos

solos

portfolio

portfolios

portfólios

 

3. No caso de palavras que terminam com – oo, o plural também é feito acrescentando-se o – s.

Exemplos:

Singular

Plural

Tradução

bamboo

bamboos

bambus

zoo

zoos

zoos

cuckoo

cuckoos

cucos

 

Palavras terminadas em – y precedido de consoante

Quando a palavra termina – y e antes dele está uma consoante, o – y é retirado e, no lugar dele, acrescenta-se –ies.

Exemplos:

Singular

Plural

Tradução

baby

babies

bebês

supply

supplies

suprimentos

fly

flies

moscas

ally

allies

aliados

fry

fries

fritadas

 

Palavras terminadas em – y precedido de vogal

Quando a palavra termina – y e antes dele está uma vogal, basta acrescentar o – s no final da palavra.

Exemplos:

Singular

Plural

Tradução

boy

boys

meninos

key

keys

chaves

monkey

monkeys

macacos

day

days

dias

play

plays

peças de teatro


 

ATIVIDADE

 


Dê o plural das palavras.

 



 

 

 

 

 

 

 

 


ATIVIDADE DE INGLÊS DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/08/2021 de 14h - 15h)


Palavras terminadas em – o

Para formar o plural da maioria dos substantivos terminadas em – o, basta acrescentar – es ao final da palavra.

Exemplos:

Singular

Plural

Tradução

echo

echoes

ecos

hero

heroes

heróis

potato

potatoes

batatas

tomato

tomatoes

tomates

Exceções

1. Quando as palavras terminadas em – o são de origem latina ou de origem grega, ou representam reduções, a formação do plural é feita acrescentando-se o – s.

Exemplos de palavras de origem latina ou grega:

Singular

Plural

Tradução

avocado

avocados

abacates

dynamo

dynamos

dínamos

eskimo

eskimo

esquimós

libretto

librettos

libretos

magneto

magnetos

magnetos

commando

commandos

comandos

guetto

guettos

guetos

soprano

sopranos

sopranos

studio

studio

estúdio

video

video

vídeo

solo

solos

solos

portfolio

portfolios

portfólios

 

3. No caso de palavras que terminam com – oo, o plural também é feito acrescentando-se o – s.

Exemplos:

Singular

Plural

Tradução

bamboo

bamboos

bambus

zoo

zoos

zoos

cuckoo

cuckoos

cucos

 

Palavras terminadas em – y precedido de consoante

Quando a palavra termina – y e antes dele está uma consoante, o – y é retirado e, no lugar dele, acrescenta-se –ies.

Exemplos:

Singular

Plural

Tradução

baby

babies

bebês

supply

supplies

suprimentos

fly

flies

moscas

ally

allies

aliados

fry

fries

fritadas

 

Palavras terminadas em – y precedido de vogal

Quando a palavra termina – y e antes dele está uma vogal, basta acrescentar o – s no final da palavra.

Exemplos:

Singular

Plural

Tradução

boy

boys

meninos

key

keys

chaves

monkey

monkeys

macacos

day

days

dias

play

plays

peças de teatro


 

ATIVIDADE

 


Dê o plural das palavras.

 



 

 

 

 





ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/08/2021 de 13h - 14h)


Forma Afirmativa (Affirmative Form)

 

Nas frases afirmativas no Past Continuous, a forma correta de construção frasal é:

Sujeito + Verbo to be no Simple Past + Verbo principal com –ing + Complemento

ExemploShe was going to my house. (Ela estava indo para a minha casa.)

 


Forma Negativa (Negative Form)

Nas frases negativas, utiliza-se o not após o verbo to be. Observe a formação correta:

Sujeito + Verbo to be no Simple Past + not + Verbo principal com –ing + Complemento

ExemploShe was not going to my house. (Ela não estava indo para a minha casa.)


 

ATENCÃO!!!

 

Na forma negativa, o verbo to be pode ser usado na contracted form (forma contraída):

Full form

Contracted form

I was not

I wasn’t

You were not

You weren’t

He/She/It was not

He/She/It wasn’t

We were not

We weren’t

You were not

You weren’t

They were not

They weren’t

 

Forma Interrogativa (Interrogative Form)

 

Na formação das frases interrogativas, a seguinte construção frasal é utilizada:

Verbo to be no Simple Past + Sujeito + Verbo principal com –ing + Complemento

ExemploWas she going to my house? (Ela estava indo para a minha casa?)

 

 

Exemplos:

 

Affirmative Form: You were studying when he called. (Você estava estudando quando ele ligou.)
Negative FormYou were not studying when he called. (Você não estava estudando quando ele ligou.)
Interrogative FormWere you studying when he called? (Você estava estudando quando ele ligou?)

 

 

 

AFFIRMATIVE

NEGATIVE

INTERROGATIVE

I

was

 

 

studying English

(estudando inglês).

I

wasn’t

(was not)

 

studying English

(estudando inglês).

Was

I

 

studying English

(estudando inglês)?

You

were

You

weren’t

Were

you

He

She

It

 

was

He

She

It

 

wasn’t

 

Was

he

she

it

We

You

They

 

were

We

You

They

 

weren’t

(were not)

 

Were

we

you

they

 

1.     Were you having a party yesterday? No, we weren’t. We were studying until late for our test on Monday.
(Vocês estavam festejando ontem? Não, não estávamos. Nós estávamos estudando até tarde para nossa prova na segunda-feira.)

2.     She wasn’t listening to music when the dog barked.
 

 

 

 

 

 

ATIVIDADE

 


 

2.Escreva as frases da questão anterior( de 1 a 5) , na forma Interrogativa, do Past Continuous.

3. Escreva as frases da questão anterior: ( de 6 a 10) , na forma negativa, o Past Continuous.





ATIVIDADE DE INGLÊS DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/08/2021 de 10h - 11h)


Forma Afirmativa (Affirmative Form)

 

Nas frases afirmativas no Past Continuous, a forma correta de construção frasal é:

Sujeito + Verbo to be no Simple Past + Verbo principal com –ing + Complemento

ExemploShe was going to my house. (Ela estava indo para a minha casa.)

 


Forma Negativa (Negative Form)

Nas frases negativas, utiliza-se o not após o verbo to be. Observe a formação correta:

Sujeito + Verbo to be no Simple Past + not + Verbo principal com –ing + Complemento

ExemploShe was not going to my house. (Ela não estava indo para a minha casa.)


 

ATENCÃO!!!

 

Na forma negativa, o verbo to be pode ser usado na contracted form (forma contraída):

Full form

Contracted form

I was not

I wasn’t

You were not

You weren’t

He/She/It was not

He/She/It wasn’t

We were not

We weren’t

You were not

You weren’t

They were not

They weren’t

 

Forma Interrogativa (Interrogative Form)

 

Na formação das frases interrogativas, a seguinte construção frasal é utilizada:

Verbo to be no Simple Past + Sujeito + Verbo principal com –ing + Complemento

ExemploWas she going to my house? (Ela estava indo para a minha casa?)

 

 

Exemplos:

 

Affirmative Form: You were studying when he called. (Você estava estudando quando ele ligou.)
Negative FormYou were not studying when he called. (Você não estava estudando quando ele ligou.)
Interrogative FormWere you studying when he called? (Você estava estudando quando ele ligou?)

 

 

 

AFFIRMATIVE

NEGATIVE

INTERROGATIVE

I

was

 

 

studying English

(estudando inglês).

I

wasn’t

(was not)

 

studying English

(estudando inglês).

Was

I

 

studying English

(estudando inglês)?

You

were

You

weren’t

Were

you

He

She

It

 

was

He

She

It

 

wasn’t

 

Was

he

she

it

We

You

They

 

were

We

You

They

 

weren’t

(were not)

 

Were

we

you

they

 

1.     Were you having a party yesterday? No, we weren’t. We were studying until late for our test on Monday.
(Vocês estavam festejando ontem? Não, não estávamos. Nós estávamos estudando até tarde para nossa prova na segunda-feira.)

2.     She wasn’t listening to music when the dog barked.
 

 

 

 

 

 

ATIVIDADE

 

 

2.Escreva as frases da questão anterior( de 1 a 5) , na forma Interrogativa, do Past Continuous.

3. Escreva as frases da questão anterior: ( de 6 a 10) , na forma negativa, o Past Continuous



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



AULAS DE QUARTA-FEIRA


RAFAEL - ED. FÍSICA



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/08/2021 às 10h - 11h)


Assunto: Atletismo

Conteúdo: Tipos de saltos. 

Objetivo: Compreender os objetivos nos diferentes tipos de saltos do Atletismo.


Conteúdo/teórico. 

Texto: https://atletismonaescola.weebly.com/saltos.html

Vídeo: https://youtu.be/wuHXS8qVR5s



Atividade 1. 

1 - A flexibilidade corporal é uma das principais variáveis da aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho físico, e pode ser definida como a amplitude máxima passiva fisiológica de um dado movimento articular.” Considerando as características da flexibilidade, responda como esta qualidade física pode ajudar a melhorar o desempenho nos saltos.

a) Não pode ajudar a melhorar os saltos.

b) A flexibilidade aumenta a passada do atleta.

c) No momento da queda, um atleta flexível tem menos chance de se lesionar.

d) Garante ao atleta uma maior amplitude articular e muscular, ampliando seus movimentos no momento dos saltos


Citação 

“Resistência vem para aqueles que investem tempo, esforço e coração.”

Kristin Armstrong


Sugestão: Atividade 2 (bônus)

https://youtu.be/0D28Kz0a3kc





ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/08/2021 às 13h - 14h) 


Assunto: Basquete. 

Conteúdo: Regras. 

Objetivo: Compreender as regras básicas da modalidade de basquete. 


Conteúdo/teórico. 

Texto: https://www.todamateria.com.br/regras-do-basquete/

vídeo: https://youtu.be/DRMBX4sA-3Q



ATIVIDADE 1

1. Quais são as posições básicas no Basquetebol?


Citação 

“A dor não diz quando você deve parar. A dor é a vozinha em sua cabeça que tenta impedi-lo pois sabe que, se você continuar, você irá mudar.”

Kobe Bryant


Sugestão: ATIVIDADE 2 (bônus) 

https://youtu.be/wFtFcXfJFLk





ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/08/2021 às 09h - 10h)


Assunto: Badminton. 

Conteúdo: Fundamentos. 

Objetivo: Conhecer os fundamentos da modalidade badminton 


Conteúdo/teórico. 

Texto: https://www.todoestudo.com.br/educacao-fisica/badminton

Vídeo: https://youtu.be/HUYK46drYW0



Atividade 1. 

1 - Responda a segunda coluna de acordo com a primeira. 

( 1 ) Saque.          (   ) é a pegada na raquete como se estivesse cumprimentando alguém com um aperto de mão;

( 2 ) Clear.            (   ) feito em diagonal, em direção à área de serviço da quadra de badminton: 

( 3 ) Empunhadura  (   ) golpe defensivo proferido quando a peteca está acima e à frente da cabeça do jogador.


Citação 

“Lutei pelo meu sonho e consegui”. 

Lohaynny Vicente


Sugestão: Atividade 2 (bônus)

https://youtu.be/kASqQjlWiHg





______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


GISLENE - ARTES (6º e 7º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 6º e 7º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/08/2021 de 09h - 10h)


 Atividade sobre a obra "Guernica" - Pablo Picasso (1937)

 


01) Qual a sua primeira impressão ao ver essa obra de arte?

 

02) Na teoria das cores, o branco e o cinza não são cores. Por que você acha que o artista optou por essa ausência de cores então? 

 

 

03) As formas que compõem a obra de arte são reais ou distorcidas? O que elas representam? 

 

04) Elabore um texto descritivo da obra, tentando retratá-lo em palavras da forma mais fiel possível:

 

05) Durante uma revista ao quarto de Picasso, um oficial nazista pergunta, apontando para uma fotografia do mural de Guernica:

 


"-- Foi você quem fez isto?

Ao que Picasso respondeu:

-- Não, foram vocês!"

 

06) Comente sobre o papel do artista e as diversas funções que a arte pode assumir em nossa vida: 


MARÍCIA- ARTES (8º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 8º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/08/2021 de 14h - 15h)


AUTORRETRATO

TITULO: QUEM SOU EU

As origens do autorretrato

Nas cavernas de Lascaux, na França, em que se encontraram diversas pinturas rupestres, os hominídeos usavam um procedimento que consiste em introduzir um pigmento em pó em um tubo oco e soprar em cima da própria mão colocada na pedra, formando assim um padrão. O vestígio é uma mão desaparecida que estava ali. Em tal processo, pode-se notar que existe um suporte (a parede) e uma projeção (o sopro), que como resultado surge uma imagem, uma “pintura não pintada”, uma sombra de uma mão que estava ali (DUBOIS, p.116, 1993). A primeira pintura da história é também um autorretrato.

Figura 1 - Mão gravada na Caverna de Chauvet, na França, cerca de 30.000 anos atrás.


Foi na Grécia Antiga e em especial durante o Império Romano que os retratos de fato se tornaram mais comuns – como em moedas, bustos e medalhas – e a prática no meio artístico se populariza, apesar de só a partir do século VI a.C. as assinaturas de artistas começaram a aparecer. Nesse mesmo período, alguns autorretratos podem ter sido produzidos na Grécia Antiga, mas a única evidência existente hoje são referências em textos escritos centenas de anos depois. No livro História Natural, de Plínio O Velho (77-9 d.C.) somente dois autorretratos são mencionados.

O escultor e arquiteto Theodorus (sexto século a.C.) fez uma estátua de bronze em miniatura de uma carruagem com cavalo, com um homem em cima e este seria seu autorretrato. O segundo autorretrato citado por Plínio era o de uma artista mulher, Laia de Cyzicus (século primeiro a.C.). Ela pintava principalmente retratos de mulheres - e também um retrato dela mesma, feito com o uso de um espelho. Essa é a primeira menção de um autorretrato feito com espelho – usualmente de metal polido – os quais eram comumente comprados por mulheres e com finalidades cosméticas.

O autorretrato é abordado no décimo livro de A república (380 a.c.), de Platão, um dos ensaios mais influentes na teoria das artes visuais. Para Platão, obras de arte são meras imitações do mundo exterior, o que seria um fraco reflexo do mundo das ideias e das “formas ideais”. Para ele, pintores são enganadores que trabalham com ilusões e fingem que conseguem reproduzir tudo que existe na natureza, distorcem a percepção da realidade com o uso de espelhos. Segundo Hall (2014), essa foi a primeira alusão literal da possibilidade de se fazer um autorretrato – apesar de Platão considerar que o pintor seja um mero reprodutor de fenômenos visuais aleatórios e que o autorretrato do artesão não possui nenhuma importância especial.

Ainda que a Antiguidade nos ofereça alguns autorretratos, não oferece um ponto de partida para uma história coerente sobre o gênero. Ele ganha força no período medieval. Alguns livros que tratam do autorretrato tendem a dar pouca importância à Idade Média, considerando que logo após a queda do Império Romano seria um período de estagnação na arte, e que o gênero do autorretrato naturalístico e independente não poderia ter existido. Tem-se a ideia de que os artistas medievais eram meramente artesãos que trabalhavam como escravos, subservientes à vontade de Deus. Entretanto, é no Cristianismo da Idade Média que os artistas – preocupados com a própria salvação e escrutínio – revelam o início de uma tradição coerente do autorretrato.

Plotino (204-70 d.C.), o último grande filósofo da antiguidade, que trata da estética de modo particular, é a base para que se desenvolva no período medieval o autorretrato, como um gênero artístico significante. Um egípcio com fluência em grego, Plotino estudou em Alexandria antes de se mudar para Roma. Sua revisão das teorias de Platão o fez ser conhecido como o fundador da escola Neoplatônica, sendo importante destacar que teve grande influência para os primeiros pensadores cristãos como Origen (que estudou com ele em Alexandria), para Santo Agostinho e para a filosofia renascentista. Para Plotino, o autorretrato não é feito baseado na imagem refletida em um espelho, mas no ato de olhar para dentro de si mesmo (HALL, 2014).

A perda de muitas obras medievais torna inadequada uma generalização. Porém, é uma surpresa descobrir quantos autorretratos medievais sobreviveram. Os primeiros exemplos significativos datam do século X. As expressões podem não parecer muito naturais, mas não impedem as imagens de trazerem uma essência particular. A visão do artista como artesão, exposto à mecânica do trabalho artístico se mostra em uma iluminura do século XII, feito pelo padre Rufillus de Weissenau, que retrata um homem ruivo com um rosto longo e magro sentado em uma cadeira de cavalete, embaixo de sua própria inicial “R”, no qual o artista retratado termina de pintar a “cauda” da letra. Trás um poderoso sentido de que o artista individual vive dentro de seu próprio trabalho, e é responsável por ele. (HALL, 2014).

 

 

E VOCÊ, SE CONHECE?

ASSISTA O VIDEO ABAIXO:

https://youtu.be/9OiWA0qawIo


Agora é a sua vez .Gostaríamos de ver o seu autorretrato, pois o importante aqui, é você.  Trouxemos aqui, a imagem de uma produção de jovem chamado Fred. Ele fez seu autorretrato. E é exatamente isso que eu gostaria de propor a você: produza o seu autorretrato, com  todas as suas características físicas, sua personalidade, o que você mais curte fazer.






ANDREA- ARTES (9º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 9º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/08/2021 de 13h - 14h) 



AUTORRETRATO

TITULO: QUEM SOU EU

As origens do autorretrato

Nas cavernas de Lascaux, na França, em que se encontraram diversas pinturas rupestres, os hominídeos usavam um procedimento que consiste em introduzir um pigmento em pó em um tubo oco e soprar em cima da própria mão colocada na pedra, formando assim um padrão. O vestígio é uma mão desaparecida que estava ali. Em tal processo, pode-se notar que existe um suporte (a parede) e uma projeção (o sopro), que como resultado surge uma imagem, uma “pintura não pintada”, uma sombra de uma mão que estava ali (DUBOIS, p.116, 1993). A primeira pintura da história é também um autorretrato.

Figura 1 - Mão gravada na Caverna de Chauvet, na França, cerca de 30.000 anos atrás.


Foi na Grécia Antiga e em especial durante o Império Romano que os retratos de fato se tornaram mais comuns – como em moedas, bustos e medalhas – e a prática no meio artístico se populariza, apesar de só a partir do século VI a.C. as assinaturas de artistas começaram a aparecer. Nesse mesmo período, alguns autorretratos podem ter sido produzidos na Grécia Antiga, mas a única evidência existente hoje são referências em textos escritos centenas de anos depois. No livro História Natural, de Plínio O Velho (77-9 d.C.) somente dois autorretratos são mencionados.

O escultor e arquiteto Theodorus (sexto século a.C.) fez uma estátua de bronze em miniatura de uma carruagem com cavalo, com um homem em cima e este seria seu autorretrato. O segundo autorretrato citado por Plínio era o de uma artista mulher, Laia de Cyzicus (século primeiro a.C.). Ela pintava principalmente retratos de mulheres - e também um retrato dela mesma, feito com o uso de um espelho. Essa é a primeira menção de um autorretrato feito com espelho – usualmente de metal polido – os quais eram comumente comprados por mulheres e com finalidades cosméticas.

O autorretrato é abordado no décimo livro de A república (380 a.c.), de Platão, um dos ensaios mais influentes na teoria das artes visuais. Para Platão, obras de arte são meras imitações do mundo exterior, o que seria um fraco reflexo do mundo das ideias e das “formas ideais”. Para ele, pintores são enganadores que trabalham com ilusões e fingem que conseguem reproduzir tudo que existe na natureza, distorcem a percepção da realidade com o uso de espelhos. Segundo Hall (2014), essa foi a primeira alusão literal da possibilidade de se fazer um autorretrato – apesar de Platão considerar que o pintor seja um mero reprodutor de fenômenos visuais aleatórios e que o autorretrato do artesão não possui nenhuma importância especial.

Ainda que a Antiguidade nos ofereça alguns autorretratos, não oferece um ponto de partida para uma história coerente sobre o gênero. Ele ganha força no período medieval. Alguns livros que tratam do autorretrato tendem a dar pouca importância à Idade Média, considerando que logo após a queda do Império Romano seria um período de estagnação na arte, e que o gênero do autorretrato naturalístico e independente não poderia ter existido. Tem-se a ideia de que os artistas medievais eram meramente artesãos que trabalhavam como escravos, subservientes à vontade de Deus. Entretanto, é no Cristianismo da Idade Média que os artistas – preocupados com a própria salvação e escrutínio – revelam o início de uma tradição coerente do autorretrato.

Plotino (204-70 d.C.), o último grande filósofo da antiguidade, que trata da estética de modo particular, é a base para que se desenvolva no período medieval o autorretrato, como um gênero artístico significante. Um egípcio com fluência em grego, Plotino estudou em Alexandria antes de se mudar para Roma. Sua revisão das teorias de Platão o fez ser conhecido como o fundador da escola Neoplatônica, sendo importante destacar que teve grande influência para os primeiros pensadores cristãos como Origen (que estudou com ele em Alexandria), para Santo Agostinho e para a filosofia renascentista. Para Plotino, o autorretrato não é feito baseado na imagem refletida em um espelho, mas no ato de olhar para dentro de si mesmo (HALL, 2014).

A perda de muitas obras medievais torna inadequada uma generalização. Porém, é uma surpresa descobrir quantos autorretratos medievais sobreviveram. Os primeiros exemplos significativos datam do século X. As expressões podem não parecer muito naturais, mas não impedem as imagens de trazerem uma essência particular. A visão do artista como artesão, exposto à mecânica do trabalho artístico se mostra em uma iluminura do século XII, feito pelo padre Rufillus de Weissenau, que retrata um homem ruivo com um rosto longo e magro sentado em uma cadeira de cavalete, embaixo de sua própria inicial “R”, no qual o artista retratado termina de pintar a “cauda” da letra. Trás um poderoso sentido de que o artista individual vive dentro de seu próprio trabalho, e é responsável por ele. (HALL, 2014).

 

 

E VOCÊ, SE CONHECE?

ASSISTA O VIDEO ABAIXO:

https://youtu.be/9OiWA0qawIo


Agora é a sua vez .Gostaríamos de ver o seu autorretrato, pois o importante aqui, é você.  Trouxemos aqui, a imagem de uma produção de jovem chamado Fred. Ele fez seu autorretrato. E é exatamente isso que eu gostaria de propor a você: produza o seu autorretrato, com  todas as suas características físicas, sua personalidade, o que você mais curte fazer.










______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------




AULAS DE QUINTA-FEIRA


AMORIM - MATEMÁTICA



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/08/2021 às 9h - 11h) 


Assunto:   DIVISÃO  DE NÚMEROS NATURAIS COM RESTO MAIOR POSSÍVEL

Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo

Vídeo - https://youtu.be/ELAxYXzgW88



Questionário: 

DADOS: QUOCIENTE IGUAL A 12; DIVISOR 11 E O RESTO MAIOR POSSÍVEL, RESPONDA:

1) QUAL É O VALOR DO RESTO?

2) QUAL É O  VALOR DO DIVIDENDO?

3) QUANTO VALE O QUOCIENTE DE UMA DIVISÃO DE DIVIDENDO 55, DIVISOR 4 E O RESTO MAIOR POSSÍVEL?

4) QUANTO VALE A SOMA DO DIVIDENDO COM O RESTO DE UMA DIVISÃO DE QUOCIENTE 19; DIVISOR 5, SENDO O RESTO MAIOR POSSÍVEL?






ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/08/2021 às 13h - 15h


ASSUNTO: PROBLEMAS COM MMC E MDC DE DOIS NÚMEROS


Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo

Vídeo - https://youtu.be/N41b0U8l334



Questionário: 

1) Paulo SALTA DE 10 EM 10 M E Robson SALTA DE 12 EM 12 M. QUANDO COINCIDIRÃO COM A MESMA MARCAÇÃO?


2) UM PEDAÇO DE MADEIRA DE 30 M SERÁ DIVIDIDO AO MÁXIMO DIVISOR COMUM DE 3 M E DE 6 M. QUAL É O VALOR DO MDC?


3) QUANTOS PEDAÇOS SERÃO OBTIDOS?


4) ARME E EFETUE:

A) MDC(23;690)

B) MDC(210;630)

C) MMC(2310; 6930)




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


TADEU - MATEMÁTICA



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/08/2021 às 09h - 11h) 


Assista aos vídeos sobre o conteúdo da aula clicando nos links abaixo:





Agora resolva as questões abaixo:











ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/08/2021 às 13h - 15h)


Assista ao vídeo sobre o conteúdo da aula clicando no link abaixo:






Agora resolva as questões abaixo:





______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



EUGÊNIO - HISTÓRIA


ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A e B 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/08/2021 às 13h - 14h)


Conteúdo: O século de Péricles (cap. 8 – páginas 136 a 138)]

Acesse: 

https://www.youtube.com/watch?v=_p3wrseerzE



 

1) Como foi que Péricles aperfeiçoou a democracia em Atenas?

a) expulsando os tiranos.

b) acabando de vez a escravidão.

c) criando um tribunal popular remunerado.

 

2) Por que o governo de Péricles ficou conhecido como “o século de ouro”?

 

3) Sólon, no ano 594 a.C, criou uma lei que proibiu a escravidão por dívida de cidadãos atenienses. A partir desta data, a escravidão foi extinta definitivamente em Atenas. Essa afirmação é:

(  ) VERDADEIRA.

(  ) FALSA.

 

4) Qual foi o povo que fundou a cidade de Esparta?

 

5) Identifique os componentes da sociedade espartana:

*eram os vencidos de guerra e submetidos a trabalhos forçados:

*formavam a elite governante e econômica:

*eram pessoas livres mas sem nenhum direito político:

 

6) Esparta possuía uma característica política que era ser governada por poucos indivíduos, a qual é conhecida pelo nome de:

a) Democracia. 

b) Oligarquia.    

c)Monarquia.

 

7) Em Atenas a educação era voltada para formar cidadãos cultos (inteligentes) e politicamente conscientes. E em Esparta, a educação era voltada para formar qual tipo de cidadão? 




ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/08/2021 às 09h - 10h)


Conteúdo: Estado Moderno – América Portuguesa: colonização (cap. 9 – páginas 154 a 156)

Veja as explicações acessando os links: 

https://www.youtube.com/watch?v=6xFgUphkggw



 

1) Qual povo europeu ameaçou tomar o Brasil do controle de Portugal, no século XVI?

a) Inglaterra.

b) Holanda.

c) França.

 

2) Martim Afonso de Sousa foi enviado ao Brasil , em 1530, pelo rei D. João III, com a missão de policiar o extenso litoral brasileiro de piratas, fundar povoados e produzir riquezas. Qual foi a primeira vila brasileira, fundada por Sousa? O que ele fez para produzir algo de valor e que atraísse mais colonos portugueses ao Brasil?

 

3) Observe o mapa do Brasil na sua fase colonial:

a) para dar continuidade à colonização do Brasil o rei D. João III adotou a estratégia de dividir o território em 15 lotes (fig.1) e doá-los a quem estivesse disposto a investir. Que nome era dado a esse tipo de divisão? E os que recebiam o lote, como eram conhecidos?

b) Por que a primeira estratégia de lotear o território brasileiro para melhor administrá-lo foi um fracasso?

c) Das 15 divisões territoriais do Brasil, quais delas conseguiram se manter? Por quê?

d) Por qual razão a Coroa portuguesa resolveu o dividir o território brasileiro apenas em dois?   

 

 

4) Depois do fracasso das capitanias hereditárias, o rei de Portugal decidiu retirar das mãos de particulares o controle do Brasil e repassou em 1548 um Governo-Geral. Partindo disso, associe os acontecimentos à época de cada governador:

*fundação de Salvador como capital do Brasil-Colônia; chegada dos jesuítas, primeiros conflitos armados entre índios e portugueses -

*fundação do colégio São Paulo, pelo Padre José de Anchieta, que originou a vila de mesmo nome; invasões francesas -

* guerra e escravizações indígenas. Expulsão dos franceses do Brasil -

 

5) A França Antártica, colônia francesa criada em 1555, foi estabelecida onde atualmente é o Estado do:

a) Maranhão.

b) Rio de Janeiro.

c) Rio Grande do Sul.




ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B e C 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/08/2021 às 14h - 15h


Conteúdo: Reinado de Pedro I (cap. 9 – páginas 142 a 146)

https://www.youtube.com/watch?v=Va01QETRzmg




 

1) O ano de 1824 assinala o surgimento da Confederação do Equador - um movimento separatista e republicano que teve origem na província:

a) do Maranhão.

b) da Bahia.

c) de Pernambuco.

 

2) Quais foram as províncias do Nordeste que romperam com o Império em 1824? O que motivou esse rompimento?

 

3) Qual foi o principal mentor intelectual da Confederação do Equador?

a) Padre Mororó.

b) Frei Caneca.

c) Padre José de Anchieta.

 

4) Qual foi o assunto que dividiu e enfraqueceu a Confederação do Equador? Que desfecho esse movimento teve?

 

5) Durante o reinado de D. Pedro I o Brasil mergulhou em uma terrível crise financeira e o reflexo dessa crise foi:

a) a falência do Banco do Brasil.

b) a recusa dos bancos estrangeiros em emprestar dinheiro ao Brasil.

c) o atraso de salários aos funcionários públicos.

 

6) Observe a charge de Honeré Daumier, de 1833:



a) Quem são os personagens da esquerda e da direita? Como estão representados?

b) É possível ver o motivo da briga? Qual?

c) O que a charge ironiza?

 

  

7) Qual foi  o evento histórico que foi definitivo para a renúncia de D. Pedro I?

a) o assassinato do jornalista Líbero Badaró.

b) a falência do Banco do Brasil.

c) a Noite das Garrafadas.




ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/08/2021 às 10h - 11h


Conteúdo: A Segunda Guerra Mundial  (cap. 8 – páginas 126 a 130)

https://www.youtube.com/watch?v=uHKOiW4-7rw




1) O Brasil na Segunda Guerra Mundial



No começo da guerra, o então Presidente Getúlio Vargas manteve o Brasil neutro e conservou os laços comerciais tanto com os alemães quanto com os norte-americanos. No entanto, essa neutralidade ficou cada vez mais difícil de mantê-la. Temendo a influência nazista na América do Sul, os Estados Unidos adotaram para com o Brasil a “política da boa vizinhança” ao financiar a industrialização e abrir as portas da indústria cinematográfica para artistas e personagens brasileiros, a exemplo da atriz Carmem Miranda e do desenho animado Zé Carioca. Em 1942, quando Vargas declarou-se favorável da união dos países americanos contra o Eixo, a Alemanha reagiu torpedeando 6 navios brasileiros, causando centenas de mortos. O Brasil, por sua vez respondeu o ataque enviando 25.334 “pracinhas” que se uniram aos Aliados, contrariando o ditado popular que dizia: “é mais fácil a cobra fumar do que o Brasil entrar na Guerra”.

a) Qual era a postura do Brasil no começo da Guerra e o que fez mudar?

b) Em que consistia a “politica da boa vizinhança”, adotada pelos EUA?

c) Como popularmente eram conhecidos os soldados brasileiros enviados para lutar na 2ª Guerra e por que adotaram a cobra como símbolo?

 

2) Em 1942, os Estúdios Disney lançaram o filme “Alô, Amigos”, no qual duas aves domésticas se encontram: o Pato Donald e o papagaio Zé Carioca. Este, afável e hospitaleiro, leva o ilustre norte-americano a conhecer as maravilhas do Rio de Janeiro, como o samba, a cachaça e o Pão de Açúcar. A criação de um personagem brasileiro por um estúdio americano fazia parte, naquele momento,

 


a) da política de boa vizinhança praticada pelos EUA, que viam a América do Sul como parte do círculo de segurança de suas fronteiras durante a Segunda Guerra Mundial.

b) do claro descaso dos norte-americanos com o Brasil, ao criar um personagem malandro como forma de desqualificar o povo brasileiro.

c) do medo que os norte-americanos tinham, porque o Brasil se tornava uma grande potência dentro da América do Sul e começava a suplantar o poderio econômico americano.

d) do projeto de expansão territorial norte-americana sobre o México, projeto esse que necessitava de apoio de outros países da América Latina, entre eles o Brasil.

 

3)Por qual nome  ficou conhecida a mega operação de guerra das forças Aliadas para cercar e derrotar as forças nazifascistas?

 

4) Qual acontecimente marca  fim da  Segunda Guerra Mundial?

a) foi a rendição da Alemanha ante a invasão do Exército Vermelho.

b) foi a rendição da Itália, resultando na execução publica de Mussolini.

c) foi a rendição do Japão, após o bombardeio atômico a Hiroshima e Nagasaki.

 

5) Defina o que foi o Holocausto.

 

6) Foram consequências da Segunda Guerra Mundial:

(   ) cerca de 50 milhões de mortos e incontáveis feridos.

(   ) o surgimento de duas superpotências: os EUA e a URSS.

(   )a criação da Liga das Nações em substituição a ONU.

(   ) acirramento entre países capitalistas e socialistas.



______________________________________________________________________


---------------------------------------------------------------------------------------------------------


AULAS DE SEXTA-FEIRA



ANDRÉA - PORTUGUÊS



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/08/2021 às 09h - 11h) 


ASSUNTO: LOCUÇÃO VERBAL

 

Esse assunto encontra-se nas páginas 70 a 72 do seu livro didático.  
Para entender melhor sobre o conteúdo, assista ao vídeo. 

Segue link: 
https://www.youtube.com/watch?v=27YhoBlAfug



 

Copie para não esquecer!!

Locução verbal: combinação de dois ou mais verbos com sentido de um único verbo.

A locução verbal é formada por verbo auxiliar + verbo principal.

O verbo auxiliar aparece conjugado.

O verbo principal aparece em uma das formas nominais: infinitivo, gerúndio ou particípio.

Infinitivo: terminação ar, er ou ir. EX: cantar, viver, partir.

Gerúndio: terminação ndo. Ex: cantando, vivendo, partindo.

Particípio: terminação ado ou ido. Ex: cantado, vivido, partido.

 

ATIVIDADE
A atividade a seguir deve ser copiada e respondida em seu caderno.

Não copiar o texto.

De olho na Terra

    A gente nem percebe, mas os satélites são importantes para todo mundo. Quando você confere a previsão do tempo para saber se vai fazer sol no final de semana, as imagens são feitas por eles e as chamadas telefônicas também.

    Os satélites são enviados ao espaço em foguetes ou ônibus espaciais e daí lançados para a posição onde devem ficar. Sua localização exata é calculada pelos cientistas e depende da tarefa que vão desempenhar.

    Os que ficam mais perto tiram fotografias para mapas. Os outros que pesquisam plantas, animais e vulcões, os de navegação, conhecidos como GPS, e os de previsão do tempo ficam a milhares de quilômetros de nosso planeta.

“Revista Recreio”, n. 361.

 

Questões 

1- Registra-se o emprego de uma locução verbal na passagem:

 

a) “A gente nem percebe, mas os satélites são importantes para todo mundo.”

b) “Os satélites são enviados ao espaço em foguetes ou ônibus espaciais […]”

c) “Os que ficam mais perto tiram fotografias para mapas […]”

d) “[…] e os de previsão do tempo ficam a milhares de quilômetros de nosso planeta.”

 

Nas questões 2 e 3, marque o verbo correspondente à locução em destaque:

 

2- “[…] para saber se vai fazer sol no final de semana […]”:

a) fará

b) faria

c) fazia

d) fez

 

3- “[…] e depende da tarefa que vão desempenhar.”:

a) desempenharam

b) desempenhavam

c) desempenhariam

d) desempenharão

 

4- “[…] e as chamadas telefônicas também.”. Identifique a locução verbal omitida nesse trecho.

 

5- Reconheça as locuções verbais distinguindo VERBO AUXILIAR de VERBO PRINCIPAL nos exemplos abaixo.

a) Com certeza, Paulo ia usar a máscara para sair de casa.

b) Ela havia dito que respeitaria a quarentena.

c) Seu vizinho teria contraído a gripe?

d) A pandemia está começando a se dissolver.

 

BOM DESEMPENHO!

Não espero que meu caminho pela vida seja fácil, apenas que o destino final valha a pena.


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B, C e D.

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/08/2021 às 13h - 15h)   


ASSUNTO: CONJUNÇÕES COORDENATIVAS

 

Assista ao vídeo explicativo e leia as informações abaixo.

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=TpYYHFfo2lM



 

conjunção é a palavra que liga duas orações ou termos de mesma função na oração.
As orações coordenadas são independentes entre si, ou seja, possuem significado singular, mesmo que ligadas pela conjunção. Veja o exemplo:

A lua surgiu e as estrelas inundaram o céu de luz.

As duas orações estão ligadas pela conjunção "e" e não têm relação de dependência entre si. Então, a primeira oração (A lua surgiu) tem sentido completo e independe da segunda (As estrelas inundaram o céu de luz); e assim também é a segunda em relação à primeira.

 

Conjunção coordenativa

Duas ou mais orações que mantêm independência entre si chamam-se coordenadas, e consequentemente, a conjunção que liga tais orações é denominada conjunção coordenativa.

Podemos classificar as conjunções coordenativas em:


• aditivas - exprimem ideia de adição, soma: e, não só, mas também, nem (= e não) etc.;
Exemplos: Fui à escola e joguei bola.
Não fui à escola nem joguei bola.

• adversativas – exprimem ideia de contraste, oposição: mas, porém, contudo, no entanto, entretanto, etc.;
Exemplos: Fui à escola, porém não levei meu caderno.
Fui à escola, no entanto, não prestei atenção nas explicações.

• alternativas – exprimem ideia de alternância ou exclusão: ou, ou...ou, ora...ora, etc.;
Exemplos: Ou estudo para a prova, ou tiro nota baixa.
Ora como fastfood, ora me alimento bem.

• conclusivas – exprimem ideia de conclusão: pois, logo, portanto, por isso, etc.;
Exemplos: Pratiquei exercícios físicos, por isso me senti muito melhor.
Aquele medicamento é tarja preta, logo, deve ser vendido somente com receita.

• explicativas – exprimem ideia de explicação: porque, que, etc..
Exemplos: Ele deve ter saído da escola, pois não veio mais.
Não quero mais comer, porque estou satisfeito.

 

  

ATIVIDADE

Copiada e respondida em seu caderno.

 

1. Destaque e classifique as conjunções coordenativas .

 

a) Gosto muito de dançar, pois faço “jazz” desde pequenina.

b) Recebeu a bola, driblou o adversário e chutou para o gol.

c) Acendeu o abajur, guardou os chinelos e deitou-se.

d) Não se desespere, que estaremos a seu lado sempre.

e) Ele estudou bastante; deve, pois, passar no próximo vestibular.

f) Está faltando água nas represas, por conseguinte haverá racionamento de energia.

g) Não me abandone, ou eu sou capaz de morrer.

h) Não é gulodice, nem egoísmo de criança.

i) Ela não só chorava, como também rasgava as cartas com desespero.

j) Choveu muito na região sudeste; no entanto, o rodízio de água começará amanhã.

 

BOM DESEMPENHO!!

Não espero que meu caminho pela vida seja fácil, apenas que o destino final valha a pena.




         ______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



GISLENE - PORTUGUÊS


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO (A e B)

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/08/2021, de 09h - 11h)


Atividade sobre Malala Yousafzai

 

Você já ouviu falar de Malala? Que tal aprender um pouco sobre essa mulher incrível!?

Obs.: Para que você possa conhecer melhor a história de Malala e responda a atividade com autonomia, assista ao vídeo da aula clicando no link abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=Ai6Rpvyk8fM





 

Então, gostou do vídeo?  Para completar nossos estudos, você deverá realizar a atividade do seu livro didático págs. 25 à 27. (Com exceção da questão 3º).

Obs.: Não esqueça de ler o texto da pág.  25.

 

 

O medo nos impede de realizar grandes feitos

Autor desconhecido



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO (A, B e C)

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/08/2021, de 13h - 15h)


Atividade sobre a música "Proporcional", de Tulipa Ruiz e Gustavo Ruiz

 

Obs.: Assista ao vídeo da aula abaixo

https://youtu.be/WK6Ar2sox28


 

 

Proporcional

 

Visto GG, você P

Você P, eu GG.

Visto GG, você P

Você P, eu GG

 

Redondo, quadrado e reto.

Cada um tem seu formato. 

Apertado, colado, justo 

Largo, folgado, amplo, vasto

Cheio, graúdo, forte, farto

Esguio, fino, compacto. 

 

Visto GG, você P

Você P, eu GG.

Visto GG, você P

Você P, eu GG

 

Medida, forma, direção

Proporcional aos fatos

Gostar assim sem previsão 

É normal nesse caso 

 

Aconteceu de caber 

Coube em mim

Coube em você 

Calhou de encaixar legal

Envergadura, estatura, 

Peso e tal. 

 

Visto GG, você P...

 

(Tulipa Ruiz e Gustavo Ruiz) 

 

01) Por que há uma inversão dos termos no começo da música? Que efeito isso gera ao texto? 

 

02) O fato de um vestir GG e outro vestir P pareceu atrapalhar alguma coisa? Que implícito encontra-se nessa passagem? 

 

03) Que ideia o verso destacado transmite? Explique: 

 

04) Copie do texto marcas de oralidade, substituindo-as por palavras mais formais, sem alterar o sentido: 

 

05) Circule no texto todos os adjetivos, dizendo a que eles se referem: 

 

06) O que você acha que coube nas pessoas envolvidas? Por quê? 

 

07) Que ditado popular combinaria com a ideia da canção? Justifique sua resposta: 

 

08) Que mensagem a música transmite? Comente: 

 

09) Pode-se encontrar exemplos de estereótipos na canção? Explique bem: 


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



FELIPE - ENSINO RELIGIOSO


ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - TODAS AS TURMAS

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/08/2021 conforme os horários abaixo) 


Atenção aos horários:   6º ano: de 14h - 15h 

                                      8º ano: de 13h - 14h 

                                      7º ano: de 10h - 11h

                                      9º ano: de 09h - 10h


TEMA: FÉ E RELIGIOSIDADE DURANTE A PANDEMIA: PART II.


“Há pelo menos dois meses, milhares de pessoas no Brasil foram impactadas com a transformação de suas rotinas de vida. Com a adoção do isolamento social por parte dos governos de grande parte dos municípios do país, em função da pandemia do novo coronavírus, os deslocamentos sociais foram substancialmente reduzidos e a regra passou a ser ficar em casa. Toda essa mudança abrupta do cotidiano dos brasileiros não se deu sem dificuldades e sofrimentos psíquicos diversos, seja o luto pelos planos perdidos, o choque pela restrição da liberdade ou as novas angústias advindas de uma realidade desconhecida que estava começando a emergir.”

https://www.uff.br/


1 – Procure no dicionário o significado das seguintes palavras:

a) Município:

b) Pandemia:

c) Abrupta:

d) Psíquico:

e) Luto:


2 – No texto acima, o autor nos fala sofrimentos causados pelas mudanças que o coronavírus trouxe. Que sofrimentos são citados no texto?




3 – Marque a opção correta de acordo com o texto acima:

a) Os brasileiros se adaptaram sem dificuldades às mudanças trazidas pelo coronavírus.

b) O coronavírus transformou a vida de milhares de pessoas.

c) Os deslocamentos sociais não foram reduzidos durante a pandemia do novo coronavírus.

d) O coronavírus não trouxe sofrimento para os brasileiros.


4 – Observe as charges abaixo e depois responda:


CHARGE 1



CHARGE 2



a) A primeira charge traz diferentes formas de agir durante a pandemia. Quais seriam as diferenças entre as ações das duas mulheres?

b) Quais as dificuldades e a realidade social mostrada na segunda charge?


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário