AULAS DE SEGUNDA-FEIRA
ANDRÉA - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/05/2021 às 09h - 11h)
ASSUNTO: ATIVIDADE SOBRE COESÃO
REFERENCIAL.
Atividade 1: Clique no link
abaixo e responda à atividade online.
Não esqueça de se identificar com seu
nome e série.
https://docs.google.com/forms/d/17rU6S2k_RcDF1F_raFr9Hh8h9AqQSjFL4sGF6gH7KUw/edit
Atividade 2: Livro
didático página 231, questões 1 e 2.
Obs: copiar somente os itens de cada questão.
Você pode ter resultado
ou desculpas. Não os dois.
BOM DESEMPENHO!!
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B, C e D.
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/05/2021 às 13h - 15h)
Observem as instruções abaixo e depois acesse o link para avaliação.
Link para Avaliação Diagnóstica de Português - https://forms.gle/swMs2F85ayhzutPf7
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
GISLENE - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/05/2021 às 9h - 11h)
Aprendendo a ser
poeta
Você já sentiu
vontade de se colocar no lugar de um poeta e escrever palavras no papel para
expressar o que sentia em determinado momento de sua vida?
Então, vamos ler o Capítulo 2 do livro didático página 45. Em seguida
resolver as questões da página 46 (1º, 2º,3º e 4º).
Obs.: Pesquisar e escolher um poema para
apresentar na aula remota.
(Veja alguns vídeos de como declamar e dá
vida a um poema.)
“A única coisa impossível é aquilo que você
não tenta”
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/05/2021 às 13h - 15h)
Leitura -
Compreensão e Interpretação textual.
Prática de
Leitura
Texto- Crônica
“Comunicação”
Leitura das
páginas 16 à 18 do livro didático (Tecendo Linguagens). Em seguida realizar a atividade
da página 18 questões 2º,3º, 5º( somente os itens a e d
).
Observe
também a obra literária bastante conhecida como “AS CRÔNICAS DE NARNIA” na página 19. O que você sabe a respeito
dessa obra?
Que tal
pesquisar sobre a obra, para conversarmos sobre o livro na nossa aula?
Obs.: Não
esqueçam de ler um pouco sobre “As
crônicas de Narnia”.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
RONMICY - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/05/2021 às 13h - 14h)
TEMA: Ginástica competitiva de trampolim.
Objetivo: instruir os alunos sobre a importância da ginástica competitiva de trampolim.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE TERÇA-FEIRA
FRÓES - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/05/2021 às 10h - 11h)
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/gX_DfJzqG7g
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
IDELFONSO - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/05/2021 às 13h - 14h)
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/Ez3NddDzS4w
Atividade:
1) Cite em ordem os níveis de organização do corpo humano.
2) Cite exemplos de órgãos do nosso corpo.
3) Como são classificados os tecidos do corpo humano?
4) Qual a função das glândulas sudoríparas?
5) Quais as funções dos tecidos conjuntivo?
6) Quais são os tecidos conjuntivo especializados?
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/05/2021 às 10h - 11h)
Capítulo 7: Protozoários e algas.
Assista ao vídeo explicativo clicando no link a seguir: https://youtu.be/_VnxtJ-fqPg
Atividade de ciências 7º ano
1) Classifique os protozoários.
a) Quanto ao número de células?
b) Quanto ao tipo de reprodução?
c) Quanto a nutrição?
2) Como se classificam os protozoários quanto a estrutura de locomoção? Dê exemplos.
3) Cite doenças causadas por protozoários.
4) O que é conjugação?
5) Qual a principal função das algas para os seres vivos?
6) Quais os problemas que as algas dinoflageladas podem causar?
7) Como são classificadas as algas euglenófitaspluricelulares?
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/05/2021 às 09h - 10h)
Assistam aos vídeos explicativo clicando nos links a seguir:
Vídeo 1 - https://youtu.be/-Vv3USW7iRU
Vídeo 2 - https://youtu.be/6OCh70pnZLQ
Atividades
1) O que é a genética?
2) Faça a diferença entre:
a) Fenótipo.
b) Genótipo.
3) Cite algumas características hereditárias.
4) Escreva o enunciado da primeira lei de Mendel.
5) O que são genes?
6) Como podem ser representados os alelos?
7) Classifique cada par de cromossomos homólogos a seguir.
a) Aa
b) aa
c) AA
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
MARÍCIA - INGLÊS
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/05/2021 de 09h - 10h)
FOODS (ALIMENTOS)
Aprenda assistindo as
vídeo-aulas : https://youtu.be/fsN-LZLOKgQ
ATIVIDADES:
1. Encontre o nome do
alimento , no quadro baixo e escreva-os nas lacunas.
2. Relacione os nomes
dos alimentos e escreva o número de cada um ,dentro dos círculos.
3. FAÇAMOS ESSA QUESTÃO
, DURANTE O NOSSO ENCONTRO NO GOOGLE MEET.
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/05/2021 de 14h - 15h)
VIDEO-AULAS: https://youtu.be/vtI06BBgYk8
ATIVIDADE
2. Observe as imagens e
marque a palavra correta.
3.
FAÇAMOS ESSA QUESTÃO , DURANTE O NOSSO ENCONTRO NO GOOGLE MEET.
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/05/2021 de 13h - 14h)
ASSUNTO: SUPERLATIVE OF INFERIORITY
Para expressarmos o Superlativo de inferioridade, utilizamos, bem como na
língua portuguesa, a palavra menos. Em inglês, utiliza-se a fórmula:
THE +
LEAST + Adjetivo
Exemplos:
The least important
thing right now is to buy a new car.
(A coisa menos importante a se fazer
agora é comprar um carro novo)
The least expensive toy
is the one I am going to buy for him.
(O brinquedo menos caro é o que irei
comprar para ele)
METODOLOGIA: ASSISTA A VIDEO AULA : https://youtu.be/_TlTNNVF0Rk
ATIVIDADE:
1. Encontre a resposta que completa corretamente a frase,
usando o Superlative of inferiority:
This is ____ wine in the store.
a.the less expensive
b.the more expensive
c.most expensive
d.the least expensive
2. Atividade no livro pag. 116 – Questão 10 ( itens b, c, d, e, f)
Questão 11 ( a , b, c, d,e, f,g, h , i )
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/05/2021 de 10h - 11h)
LEIA A
BIOGRAFIA E RESPONDA AS QUESTÕES, 1 , 2, 3, 4 E 5.
DEIXE A TIME
LINE, PARA RESPONDERMOS JUNTOS, NO NOSSO ENCONTRO DO GOOGLE MEET.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUARTA-FEIRA
RAFAEL - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/05/2021 às 10h - 11h)
Assunto: Jogos Olímpicos.
Conteúdo: Esportes Olímpicos: Objeto esportivo.
Objetivo: Criar um objeto esportivo que contemple uma modalidade olímpica.
Conteúdo/teórico.
Vídeo: https://youtu.be/ZQdJ5CupPGw
Atividade 1.
1 - Através de oficina esportiva contemplando uma modalidade de sua preferência, confeccione um objeto relacionado ao esporte escolhido.
Citação
“Sempre se esforce ao máximo, mesmo que tudo esteja contra você.”
Arnold Palmer
Sugestão: Atividade 2 (bônus)
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/05/2021 às 13h - 14h)
Assunto: Jogos Olímpicos.
Conteúdo: Esportes Olímpicos: Objeto esportivo.
Objetivo: Criar um objeto esportivo que contemple uma modalidade olímpica.
Conteúdo/teórico.
Vídeo: https://youtu.be/ZQdJ5CupPGw
Atividade 1.
1 - Através de oficina esportiva contemplando uma modalidade de sua preferência, confeccione um objeto relacionado ao esporte escolhido.
Citação
“O princípio é competir contra si mesmo. É uma questão de se aperfeiçoar, tornar-se melhor do que você era ontem.”
Steve Young
Sugestão: Atividade 2 (bônus)
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/05/2021 às 09h - 10h)
Assunto: Jogos Olímpicos.
Conteúdo: Esportes Olímpicos: Objeto esportivo.
Objetivo: Criar um objeto esportivo que contemple uma modalidade olímpica.
Conteúdo/teórico.
Vídeo: https://youtu.be/ZQdJ5CupPGw
Atividade 1.
1 - Através de oficina esportiva contemplando uma modalidade de sua preferência, confeccione um objeto relacionado ao esporte escolhido.
Citação
“Excelência não é algo único senão um hábito. Você é aquilo que faz repetidamente.”
Shaquille O'Neal
Sugestão: Atividade 2 (bônus)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
GISLENE - ARTES (6º e 7º ANO)
NÃO HAVERÁ AULA DE ARTES PARA OS 6º E 7º ANO NESTA SEMANA.
MARÍCIA- ARTES (8º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 8º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/05/2021 de 14h - 15h)
A música indígena no Brasil
Os povos
indígenas do Brasil perfaziam juntos na época de Cabral cerca
de 5 milhões de pessoas. Desde lá a população total declinou violentamente em
função do choque contra a cultura portuguesa, que resultou em massacre,
escravização e aculturação em larga escala dos índios.
Ao contrário do que se poderia supor, a tradição musical indígena não é um objeto de antiquário, é algo vivo e sempre em mutação, sendo constantemente praticada e renovada, incorporando até mesmo material não-índio, ainda que mantenha seus valores e formas essenciais preservados, e é uma vitrine de suas visões de mundo, cristalizadas em formas sonoras.
A música indígena tem recebido
alguma atenção do ocidente desde o início da colonização do território, com os
relatos de Jean de Léry sobre alguns cantos tupinambá,
em 1558 e
de Antonio Ruíz de Montoya, cujo extenso léxico inclui um universo de
categorias musicais do guarani antigo.[1][2] Estudos
recentes têm-se multiplicado a partir do trabalho de pesquisa de Villa
Lobos e Mário de Andrade no século XX, e hoje a música
indígena é objeto de estudo e interesse por muitos pesquisadores de todo o
mundo, que têm trazido à consciência do homem ocidental uma pletora de belezas
naturais da terra.[3]
A maioria
dos povos indígenas associa sua música ao universo transcendente e mágico,
sendo empregada em todos os rituais religiosos. A música indígena é ligada
desde suas origens imemoriais a mitos fundadores e usada com
finalidades de socialização, culto, ligação com os ancestrais, exorcismo, magia e
cura. É importante também nos ritos catárticos,
quando a música "ao trabalhar com proporções, repetições e variações,
instaura o conflito ao mesmo tempo em que o mantém sob controle".
Para alguns
povos a música foi um presente dos deuses, entristecidos com o
silêncio que imperava no mundo dos humanos. Para outros, a música é tida como
originária do mundo dos sonhos, onde vivem os animais míticos e os ancestrais.
Ali é conhecida pelas pessoas sem espírito, aquelas que por algum
motivo estiveram no limiar da morte e de lá retornaram, tornando-se
introdutoras de novas melodias após esse contato com o mundo do além. Menos
dramática e mais comumente, a criação de novas músicas se deve aos pajés, que as intuem em
seus transes onde estabelecem contato com deuses e ancestrais, ou aos
guerreiros mais distinguidos da aldeia, que sonham com elas.
A música
indígena, no entender de Ana Rodgers, é acima de tudo "qualitativa, no
sentido que privilegia as qualidades sonoras em detrimento da dança infinita
das permutações vazias e desencarnadas das notas singulares e dos modos
específicos, próprios ao tonalismo pós-barroco. Ao contrário.... na música
indígena (nem propriamente modal, muito menos tonal no sentido moderno), o
timbre, a pulsação e a forma de execução, a postura dos músicos de um modo
geral, ocupam parte do lugar dos modos na música modal. Tudo
isso e muito mais (o contexto social e cosmológico no qual ela é executada)
informam sobre os afetos e a qualidade dessa produção sonora".
ASSISTA O VIDEO E CURTA UM POUCO A MÚSICA INDIGENA:
ATIVIDADE
1.
Explique como é a tradição musical indígena.
2.
Segundo os povos indígenas, de onde surgiu ou se originou a música?
3. O que Ana Rodgers diz sobre a música indígena?
4. De
onde se devem a criação de novas músicas indígenas?
5. A
tradição da música indígena parou ou
continua em evolução? Por quê?
6.Na sua
opinião, por que a música é utilizada em rituais religiosos?
Essa aula, teve o objetivo de levar
conhecimentos a vocês, estudantes e descendentes desse povo tão massacrado e
marginalizado.
Busquem
mais sobre nosso povo, nós descendemos deles, assim como , dos povos africanos
e europeus. O Brasil pertencia aos índios , antes dos estrangeiros chegarem e
colonizarem o Brasil. Defenda e proteja
nossos descendentes!
ANDREA- ARTES (9º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 9º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/05/2021 de 13h - 14h)
A música indígena no Brasil
A música indígena no Brasil
Os povos indígenas do Brasil perfaziam juntos na época de Cabral cerca de 5 milhões de pessoas. Desde lá a população total declinou violentamente em função do choque contra a cultura portuguesa, que resultou em massacre, escravização e aculturação em larga escala dos índios.
Ao contrário do que se poderia supor, a tradição musical indígena não é um objeto de antiquário, é algo vivo e sempre em mutação, sendo constantemente praticada e renovada, incorporando até mesmo material não-índio, ainda que mantenha seus valores e formas essenciais preservados, e é uma vitrine de suas visões de mundo, cristalizadas em formas sonoras.
A música indígena tem recebido alguma atenção do ocidente desde o início da colonização do território, com os relatos de Jean de Léry sobre alguns cantos tupinambá, em 1558 e de Antonio Ruíz de Montoya, cujo extenso léxico inclui um universo de categorias musicais do guarani antigo.[1][2] Estudos recentes têm-se multiplicado a partir do trabalho de pesquisa de Villa Lobos e Mário de Andrade no século XX, e hoje a música indígena é objeto de estudo e interesse por muitos pesquisadores de todo o mundo, que têm trazido à consciência do homem ocidental uma pletora de belezas naturais da terra.[3]
A maioria dos povos indígenas associa sua música ao universo transcendente e mágico, sendo empregada em todos os rituais religiosos. A música indígena é ligada desde suas origens imemoriais a mitos fundadores e usada com finalidades de socialização, culto, ligação com os ancestrais, exorcismo, magia e cura. É importante também nos ritos catárticos, quando a música "ao trabalhar com proporções, repetições e variações, instaura o conflito ao mesmo tempo em que o mantém sob controle".
Para alguns povos a música foi um presente dos deuses, entristecidos com o silêncio que imperava no mundo dos humanos. Para outros, a música é tida como originária do mundo dos sonhos, onde vivem os animais míticos e os ancestrais. Ali é conhecida pelas pessoas sem espírito, aquelas que por algum motivo estiveram no limiar da morte e de lá retornaram, tornando-se introdutoras de novas melodias após esse contato com o mundo do além. Menos dramática e mais comumente, a criação de novas músicas se deve aos pajés, que as intuem em seus transes onde estabelecem contato com deuses e ancestrais, ou aos guerreiros mais distinguidos da aldeia, que sonham com elas.
A música indígena, no entender de Ana Rodgers, é acima de tudo "qualitativa, no sentido que privilegia as qualidades sonoras em detrimento da dança infinita das permutações vazias e desencarnadas das notas singulares e dos modos específicos, próprios ao tonalismo pós-barroco. Ao contrário.... na música indígena (nem propriamente modal, muito menos tonal no sentido moderno), o timbre, a pulsação e a forma de execução, a postura dos músicos de um modo geral, ocupam parte do lugar dos modos na música modal. Tudo isso e muito mais (o contexto social e cosmológico no qual ela é executada) informam sobre os afetos e a qualidade dessa produção sonora".
ASSISTA O VIDEO E CURTA UM POUCO A MÚSICA INDIGENA:
ATIVIDADE
1. Explique como é a tradição musical indígena.
2. Segundo os povos indígenas, de onde surgiu ou se originou a música?
3. O que Ana Rodgers diz sobre a música indígena?
4. De onde se devem a criação de novas músicas indígenas?
5. A tradição da música indígena parou ou continua em evolução? Por quê?
6.Na sua opinião, por que a música é utilizada em rituais religiosos?
Essa aula, teve o objetivo de levar conhecimentos a vocês, estudantes e descendentes desse povo tão massacrado e marginalizado.
Busquem mais sobre nosso povo, nós descendemos deles, assim como , dos povos africanos e europeus. O Brasil pertencia aos índios , antes dos estrangeiros chegarem e colonizarem o Brasil. Defenda e proteja nossos descendentes!
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUINTA-FEIRA
AMORIM - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/05/2021 às 9h - 11h)
Assunto: SOMA E MULTIPLICAÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS
Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo
Vídeo - https://youtu.be/n41M3vUIMjs
Questionário:
1) UM CARRO CUSTOU R$ 38750. QUANTO CUSTARÃO 5 CARROS DE MESMO PREÇO?
2) EM CADA FILA DE UMA PEÇA DE PORTÃO EXISTEM 5 RETÂNGULOS. SENDO QUE NA PEÇA EXISTEM 26 FILAS. QUANTOS RETÂNGULOS EXISTEM AO TODO NA PEÇA DO PORTÃO?
3) UMA PESSOA TOMAVA AEROSOL 6 VEZES AO DIA. SENDO QUE CADA VEZ QUE TOMAVA A QUANTIDADE DE GOTAS ERA SEMPRE 7. QUANTAS GOTAS A PESSOA TOMAVA EM UMA SEMANA?
4) ARME E EFETUE:
A) 5468 × 25
B) 9127 × 23
C) 8635 × 26
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/05/2021 às 13h - 15h)
ASSUNTO: MMC DE DOIS E TRÊS NÚMEROS
Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo
Vídeo - https://youtu.be/OeT4sRQPJFc
Questionário:
1) UM ESTUDANTE DESCOBRIU QUE DE 7 EM 7 ANOS, OCORRE UMA MUTAÇÃO EM UM ANIMAL. JÁ EM OUTRO ANIMAL OCORRE UMA MUTAÇÃO DE 10 EM 10 ANOS. SE OCORREU UMA MUTAÇÃO SIMULTÂNEA NO ANO VIGENTE, EM QUE ANO OCORRERÁ ERÁ A PRÓXIMA MUTAÇÃO?
2) CALCULE MMC(27;30) + MMC(50; 55)
3) QUANTO VALE A SOMA DOS DIVISORES PRIMOS DO MMC(60;65)?
4) CALCULE:
A) MMC(12;15;30)
B) MMC(32; 64;128)
C) MMC(31;62)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
TADEU - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/05/2021 às 09h - 11h)
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/05/2021 às 13h - 15h)
Observem as instruções abaixo e depois acesse o link para avaliação.
Link para Avaliação Diagnóstica de Matemática - https://forms.gle/NfF7sG6H9CyrgxUM6
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
EUGÊNIO - HISTÓRIA
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/05/2021 às 13h - 14h)
Conteúdo:
Civilização Cuxita (cap. 5 – página 79 a 86)
Veja
as explicações acessando os links:
https://www.youtube.com/watch?v=7_sJrnXalXs
1) Sobre as relações entre o Reino de Cuxe e o
Reino do Egito, é correto afirmar que:
a) as relações eram sempre pacíficas e incluíam o
comércio.
b) as relações sempre foram pacíficas, mas não
incluíam o comércio.
c) as relações sempre foram belicosas, isto é,
conflituosas.
d) as relações, a princípio, foram pacíficas mas o
Egito invadiu o Reino de Cuxe, iniciando o conflito entre os dois reinos.
2) Sobre a religião no Reino de Cuxe quais
alternativas são verdadeiras (V) e quais são falsas (F)?
( ) Os
antigos kushitas, assim como os egípcios, eram politeístas e praticamente cultuavam
as mesmas divindades. Era comum a adoração de animais, dentre eles: o gato, o
crocodilo, o carneiro, o leão, o elefante e outros.
( ) A
tradição egípcia da mumificação e construção de monumentos funerários
(mastabas, pirâmides, hipogeus) foi adotada no Reino de Cuxe.
( ) Os
antigos kushitas não eram adeptos de nenhuma religião, pois adoravam e
cultuavam somente elementos da natureza.
3) Sobre o papel das mulheres no Reino de Cuxe
podemos afirmar que:
a) as mulheres eram impedidas, por costume, de
ocupar posições de destaque na sociedade.
b) as mulheres até podiam participar ativamente das
questões políticas do Reino, mas nenhuma delas jamais ocupou cargos
administrativos.
c) as mulheres eram responsáveis pelo trabalho
doméstico e pela agricultura, além de cuidarem dos filhos e dos maridos.
d) As mulheres desempenhavam funções socialmente
relevantes como sacerdotisas e o cargo
de rainha-mãe.
4) No Reino de Cuxe, um indivíduo era considerado
rico, se tivesse grande quantidade de:
a) terras.
b) ouro.
c) rebanhos.
d) escravos.
5) Verdade ou Falso?
___os cuxitas erguiam pirâmides para servir de túmulo aos reis mas
desconheciam a prática da mumificação.
___os cuxitas criavam bovinos, caprinos e cultivavam cereais, como o
sorgo.
___Peye, um rei cuxita, iniciou a dinastia dos faraós negros, que
governavam Cuxe e o Egito.
___os cuxitas seguiam o modelo egípcio de governo: quando o rei morria,
o filho mais velho o sucedia.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/05/2021 às 09h - 10h)
Conteúdo:
Reforma Protestante (cap. 5 – página 82 a 86)
Veja
as explicações acessando os links:
https://www.youtube.com/watch?v=wnJ8KCGqy24
https://www.youtube.com/watch?v=WjZslM1SboY
1) Sobre a Reforma Protestante marque (V) ou (F):
( ) foi a
maior divisão dentro da Igreja Ortodoxa Oriental.
( ) ocorreu na
mesma época do Renascimento Cultural e expandiu-se graças a prensa móvel.
( ) foi
motivada, entre outras coisas, pela corrupção do clero e pelo comércio de
indulgências e de relíquias.
( ) deu
origem ao surgimento de igrejas cristã
independentes conhecidas atualmente como evangélicas.
2) Corrija a seguinte afirmação:
"Indulgências eram objetos supostamente sagrados e milagrosos.
Relíquia era a promessa de perdão dos pecados aos que doassem dinheiro para a
Igreja."
3) Pesquise e preencha os quadro com os dados sobre
os primeiros reformadores:
|
|
John Wycliff |
Jan Huss |
|
Onde viveu |
|
|
|
Profissão |
|
|
|
Crítica |
|
|
|
Punição |
|
|
4) Em qual país atual da Europa viveu Lutero? Em
que ele discordou da Igreja para ser excomungado como herege?
5) Preencha os espaços com palavras-chave da
doutrina luterana:
*A ____é o que salva.
*A _______é a única autoridade e qualquer fiel pode
interpretá-la.
*O _________ e a __________ sãos os únicos
sacramentos.
*Os _______ e a Virgem _________ não devem ser
cultuados.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/05/2021 às 14h - 15h)
Conteúdo:
Era Napoleônica (cap. 4 – página 54 a 61)
Veja
as explicações acessando os links:
1) Como Napoleão Bonaparte chegou ao poder?
a) por meio do voto popular.
b) por meio de uma consulta popular.
c) por meio de concurso público.
d) por meio de um golpe de Estado.
2) Marque as medidas adotadas por Napoleão quando
se tornou Cônsul da França:
( ) concedeu
plena liberdade aos meios de comunicação.
( )
legalizou a distribuição de terra aos camponeses.
( ) mandou
construir estradas e pontes para facilitar o transporte de produtos e assim
barateá-los.
( )criou o
Banco da França e uma moeda nacional: o euro.
( )investiu
na criação de escolas primárias nas maiores cidades francesas.
3) Quais das medidas observadas no Código Civil,
acabava beneficiando a alta burguesia?
a) abolição definitiva dos privilégios do clero e
da nobreza.
b) proteção ao direito de propriedade privada.
c) reconhecimento do casamento civil.
d) proibição de sindicatos de greve.
4) O que determinava o Bloqueio Continental?
a) que nenhuma embarcação estrangeira aportasse na
Europa.
b) que nenhuma nação europeia comercializasse com a
Inglaterra.
c) que os países europeus comprassem apenas produtos
franceses.
d) que nenhum país europeu comercializasse com os
EUA.
5) As autoridades da Inglaterra, da Áustria, da
Prússia e da Rússia logo após derrotarem França napoleônica se reuniram em
1815, no que ficou conhecido Congresso de Viena com objetivo de:
a) combater regimes autoritários.
b) estimular os princípios liberais.
c) restaurar as monarquias absolutistas.
d) promover os ideais de "liberdade, igualdade
e fraternidade".
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/05/2021 às 10h - 11h)
Conteúdo:
Movimento Negro e Indígena (cap. 4 – página 59 a 61)
Veja
as explicações acessando os links:
https://www.youtube.com/watch?v=epfrUiS8sMo
https://www.youtube.com/watch?v=2yccO68etkg
1) É correto afirmar que após a assinatura da Lei
Áurea, os afrodescendentes brasileiros:
a) foram ressarcidos pelo Estado brasileiro pelos
danos sofridos ao longo do tempo.
b) receberam terras e instrução escolar como meios
de inserção social.
c) receberam a liberdade mas ficaram entregues à
própria sorte e à discriminação social e racial.
d) foram amparados por leis que combatiam e puniam
o racismo e amparavam minorias oprimidas.
2) Qual era o papel da "imprensa negra"
antes e depois da Abolição?
a) promover a alfabetização dos afrodescendentes.
b) estimular a formação de líderes sindicais
negros.
c) combater o racismo e estimular a autoestima do
povo negro.
d) demonstrar a capacidade intelectual negra por muito
tempo negada.
3) Estimulava a alfabetização de jovens negros,
levando 400 deles a ingressarem na carreira militar na Força Pública de São
Paulo e tinha a pretensão de ser o
primeiro partido político que representasse os interesses da comunidade negra:
a) Frente Negra Brasileira (FNB).
b) Aliança Nacional Libertadora (ANL).
c) Ação Integralista Brasileira (AIB).
d) Movimento Zumbi dos Palmares (MZP).
4) O Serviço de Proteção ao Índio (SPI), criado em
1910, tinha como objetivo:
a) criar reservas onde os indígenas seriam
segregados do restante da sociedade.
b) proteger os indígenas da violência promovida por
latifundiários.
c) estimular o respeito e a coexistência com a
cultura indígena.
d) integrar totalmente os povos nativos à sociedade
brasileira.
5) Qual foi o resultado concreto da política indigenista
adotada pela Serviço de Proteção ao Índio?
a) os indígenas passaram a desfrutar da simpatia e
do respeito da sociedade brasileira.
b) a maioria dos indígenas se integraram totalmente
à cultura da sociedade não-indígena.
c) os indígenas foram restituídos com terras que
anteriormente havia sido tomadas por latifundiários.
d) muitos indígenas acabaram por perder sua cultura, suas terras e até suas vidas.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE SEXTA-FEIRA
GEORGE - GEOGRAFIA
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA - TODAS AS TURMAS
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/05/2021)
Atenção aos horários: 6º ano: de 09h - 10h
7º ano: de 10h - 11h
8º ano: de 13h - 14h
9º ano: de 14h - 15h
Vídeos recomendados para a OBA 2021:
1º Vídeo – 10 questões simuladas: https://youtu.be/xlU1SfQk-tI
2º Vídeo – O Sistema Solar: https://youtu.be/H5hLH_6k4Ug
3º Vídeo – Correção da OBA 2018: https://youtu.be/PZFPaY1ky_k
1. (UDESC 2018/1)
Analise as proposições com relação
às Leis de Kepler sobre o movimento planetário.
I. A velocidade de um planeta é
maior no periélio.
II. Os planetas movem-se em órbitas circulares, estando o Sol no centro da
órbita.
III. O período orbital de um planeta aumenta com o raio médio de sua órbita.
IV. Os planetas movem-se em órbitas elípticas, estando o Sol em um dos focos.
V. A velocidade de um planeta é maior no afélio.
Assinale a alternativa correta.
( ) Somente as
afirmativas I, II e III são verdadeiras.
( ) Somente as
afirmativas II, III e V são verdadeiras.
( ) Somente as
afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
2. A elipse, na figura abaixo, representa a órbita de
um planeta em torno de uma estrela S. Os pontos ao longo da elipse representam
posições sucessivas do planeta, separadas por intervalos de tempo iguais. As
regiões alternadamente coloridas representam as áreas varridas pelo raio da
trajetória nesses intervalos de tempo. Na figura, em que as dimensões dos
astros e o tamanho da órbita não estão em escala, o segmento de reta SH
representa o raio focal do ponto H, de comprimento p.
Considerando que a única força atuante no sistema
estrela-planeta seja a força gravitacional, são feitas as seguintes afirmações.
I - As áreas S1 e S2, varridas
pelo raio da trajetória, são iguais.
II - O período da órbita é proporcional a P3.
III- As velocidades tangenciais do planeta nos pontos A e H, VA e VH, são tais
que VA >
VH.
Quais estão corretas?
a) Apenas I e II.
b) Apenas I e
III.
c) I, II e III.
3. A tabela abaixo apresenta dados
astronômicos referentes a algumas propriedades dos planetas que compõem o nosso
sistema solar. Adote a massa da Terra 6,0x1024 kg.
HALLIDAY, David; RESNICK,
Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de Física 1. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora
LTC, 2003.
Com base na tabela acima e nos fenômenos e leis associados à
gravitação, é CORRETO afirmar que:
I. admitindo que exista um planeta X a uma
distância média do Sol três vezes maior que a distância média da Terra ao Sol,
o seu período de revolução será de aproximadamente 3√3 anos.
II. a velocidade orbital dos planetas pode ser
considerada um valor médio; ela será máxima no ponto mais próximo do Sol,
denominado de periélio, e será mínima no ponto mais afastado do Sol, denominado
de afélio.
III. a velocidade de escape é a velocidade
mínima para que um objeto possa escapar de um campo gravitacional, que depende da
massa e do raio do planeta. No caso de Marte, a sua velocidade de escape deve
ser menor que a da Terra e maior que a de Mercúrio.
IV. com os dados da tabela, é possível estimar
a aceleração da gravidade de Saturno, que vale aproximadamente 20,0 m/s2.
É correto afirmar que:
a) I e IV são
verdadeiras
b) I e III são
falsas
c) I, II e III
são verdadeiras
4. Por que Plutão não é mais classificado como
planeta?
5. Quantas e quais são as satélites (luas) de Saturno?
Qual a maior delas? Como seria a vida caso se desenvolve-se neste satélite?
II. Os planetas movem-se em órbitas circulares, estando o Sol no centro da órbita.
III. O período orbital de um planeta aumenta com o raio médio de sua órbita.
IV. Os planetas movem-se em órbitas elípticas, estando o Sol em um dos focos.
V. A velocidade de um planeta é maior no afélio.
II - O período da órbita é proporcional a P3.
III- As velocidades tangenciais do planeta nos pontos A e H, VA e VH, são tais que VA > VH.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
FELIPE - ENSINO RELIGIOSO
ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - TODAS AS TURMAS
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/05/2021 conforme os horários abaixo)
Atenção aos horários: 6º ano: de 14h - 15h
7º ano: de 13h - 14h
8º ano: de 10h - 11h
9º ano: de 09h - 10h
LEIA OS TEXTOS ATENTAMENTE;
UMBANDA - MÃE FLÁVIA
Nas religiões afro Umbanda e Candomblé a mulher desempenha um papel fundamental no seio da religião em relação às outras tradições religiosas.
Segundo pesquisas realizadas, o número de mulheres dirigindo Templos Sagrados no Brasil é bem maior que o número de homens. Na África a religião é orientada pelos homens e em nosso País o predomínio é de mulheres, tendo em vista essas guerreiras irem à luta e conquistarem um espaço de serem as primeiras a conseguirem a alforria.
Já no Catolicismo, grande parte das pessoas que trabalham pela religião é do sexo feminino, porém elas desempenham várias funções, dentro da instituição, principalmente em relação às pastorais que são sempre dirigidas por mulheres, contudo, não podem assumir a responsabilidade de dirigirem as Igrejas, pois todos os dirigentes são do sexo masculino.
Em geral no Cristianismo as mulheres eram anuladas para o exercício de várias atividades... Tudo era visto pelo homem, de forma que o regime era patriarcal. Toda a Bíblia se refere à mulher enquanto submissa ao homem...O único líder que reconheceu na mulher o seu verdadeiro valor foi Jesus Cristo.
E assim isso foi passando por vários períodos desde a antiguidade, medieval e calvinista, aos poucos as mulheres foram se estabelecendo e fazendo as suas conquistas, haja vista as rainhas, e pastoras que surgiram na época de Calvino, o que até hoje perdura.
Por outro lado, em algumas Igrejas Evangélicas já existem mulheres pastoras que já estão assumindo esse papel de dirigente.
FONTE;
1 - (Revista Eletrônica de Ciências Sociais, n. 4, Setembro / 2009. Página 156 a 165 www.cchla.ufpb.br/caos) / 2 - https://www.pensandoensinoreligioso.com.br/QUESTÕES;
1 - Segundo o texto:
a - As mulheres sempre foram valorizadas nas religiões.
b - As mulheres nunca lutaram pelos seus direitos.
c - Jesus Cristo foi um líder que valorizou a mulher.
d - Nas Igrejas evangélicas, as mulheres não se tornam dirigentes.
2 - Nas religiões africanas, há uma diferença entre a condição da mulher na África e no Brasil. Explique.
3 - Explique o que é patriarcalismo.
4 - Tendo em vista tudo o que nós vimos sobre alguns ensinamentos que as religiões nos trazem, principalmente sobre RESPEITO e TOLERÂNCIA, o que podemos afirmar sobre a relação entre religião e as mulheres?
5 - Observe no seu bairro. Quais as religiões mais praticadas? Há participação feminina nessas religiões? Que tipo de participação?
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/05/2021 conforme os horários abaixo)
Atenção aos horários: 6º ano: de 14h - 15h
7º ano: de 13h - 14h
8º ano: de 10h - 11h
9º ano: de 09h - 10h
LEIA OS TEXTOS ATENTAMENTE;
UMBANDA - MÃE FLÁVIA
Nas religiões afro Umbanda e Candomblé a mulher desempenha um papel fundamental no seio da religião em relação às outras tradições religiosas.
Segundo pesquisas realizadas, o número de mulheres dirigindo Templos Sagrados no Brasil é bem maior que o número de homens. Na África a religião é orientada pelos homens e em nosso País o predomínio é de mulheres, tendo em vista essas guerreiras irem à luta e conquistarem um espaço de serem as primeiras a conseguirem a alforria.
Já no Catolicismo, grande parte das pessoas que trabalham pela religião é do sexo feminino, porém elas desempenham várias funções, dentro da instituição, principalmente em relação às pastorais que são sempre dirigidas por mulheres, contudo, não podem assumir a responsabilidade de dirigirem as Igrejas, pois todos os dirigentes são do sexo masculino.
Em geral no Cristianismo as mulheres eram anuladas para o exercício de várias atividades... Tudo era visto pelo homem, de forma que o regime era patriarcal. Toda a Bíblia se refere à mulher enquanto submissa ao homem...O único líder que reconheceu na mulher o seu verdadeiro valor foi Jesus Cristo.
E assim isso foi passando por vários períodos desde a antiguidade, medieval e calvinista, aos poucos as mulheres foram se estabelecendo e fazendo as suas conquistas, haja vista as rainhas, e pastoras que surgiram na época de Calvino, o que até hoje perdura.
Por outro lado, em algumas Igrejas Evangélicas já existem mulheres pastoras que já estão assumindo esse papel de dirigente.
FONTE;
1 - (Revista Eletrônica de Ciências Sociais, n. 4, Setembro / 2009. Página 156 a 165 www.cchla.ufpb.br/caos) / 2 - https://www.pensandoensinoreligioso.com.br/QUESTÕES;
1 - Segundo o texto:
a - As mulheres sempre foram valorizadas nas religiões.
b - As mulheres nunca lutaram pelos seus direitos.
c - Jesus Cristo foi um líder que valorizou a mulher.
d - Nas Igrejas evangélicas, as mulheres não se tornam dirigentes.
2 - Nas religiões africanas, há uma diferença entre a condição da mulher na África e no Brasil. Explique.
3 - Explique o que é patriarcalismo.
4 - Tendo em vista tudo o que nós vimos sobre alguns ensinamentos que as religiões nos trazem, principalmente sobre RESPEITO e TOLERÂNCIA, o que podemos afirmar sobre a relação entre religião e as mulheres?
5 - Observe no seu bairro. Quais as religiões mais praticadas? Há participação feminina nessas religiões? Que tipo de participação?













AFF 😞😕 pse
ResponderExcluir