sábado, 6 de fevereiro de 2021

ATIVIDADES - SEMANA 08/02/2021 a 12/02/2021

 


AULAS DE SEGUNDA-FEIRA



ANDRÉA - PORTUGUÊS



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/02/2021 às 09h - 11h, pelo link https://meet.google.com/wkt-vpzz-syz


ASSUNTO: LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL .

Obs: escreva somente respostas em seu caderno.


Para que ninguém a quisesse

        Porque os homens olhavam demais para a sua mulher, mandou que descesse a bainha dos vestidos e parasse de se pintar. Apesar disso, sua beleza chamava a atenção, e ele foi obrigado a exigir que eliminasse os decotes, jogasse fora os sapatos de saltos altos. Dos armários tirou as roupas de seda, da gaveta tirou todas as joias. E vendo que, ainda assim, um ou outro olhar viril se acendia à passagem dela, pegou a tesoura e tosquiou-lhe os longos cabelos.

       Agora podia viver descansado. Ninguém a olhava duas vezes, homem nenhum se interessava por ela. Esquiva como um gato, não mais atravessava praças. E evitava sair.

      Tão esquiva se fez, que ele foi deixando de ocupar-se dela, permitindo que fluísse em silêncio pelos cômodos, mimetizada com os móveis e as sombras.

      Uma fina saudade, porém, começou a alinhavar-se em seus dias. Não saudade da mulher. Mas do desejo inflamado que tivera por ela.

        Então lhe trouxe um batom. No outro dia um corte de seda. À noite tirou do bolso uma rosa de cetim para enfeitar-lhe o que restava dos cabelos.

       Mas ela tinha desaprendido a gostar dessas coisas, nem pensava mais em lhe agradar. Largou o tecido em uma gaveta, esqueceu o batom. E continuou andando pela casa de vestido de chita, enquanto a rosa desbotava sobre a cômoda.

 COLASANTI, Marina. "Para que ninguém a quisesse". In: Contos de amor rasgados. Rio de Janeiro: Rocco, 1986. P. 111-2.



1-  De acordo com o texto acima, responda:

a-  O que levou o homem a tomar  algumas atitudes em relação à mulher?

b- Que atitudes ele tomou em relação à mulher?

c-  Como a mulher  reagiu às atitudes do homem?

d-  Por que os personagens do texto são tratados por mulher e homem?

e-  Você considera as atitudes do marido “uma forma de violência”? Como agir diante de um fato dessa natureza?


2-  O sentido de MIMETIZAR no texto, é

( A )  adaptar-se aos móveis, objetos e coisas da casa.

( B )  expressar-se através de mímicas.

( C ) exprimir-se através de gestos.

( D )  empenhar-se em dissimular doenças.


3- De acordo com o texto, podemos inferir que

( A ) todas as atitudes do homem em relação à mulher foram de respeito e carinho.

( B ) apesar de todas as investidas do homem em modificar a mulher, ela continuou a seduzir os homens.

( C )  a mulher reagiu às atitudes do homem e tornou-se dona de  seu próprio destino.

( D )  as ações do homem demonstram a insegurança dele em relação à mulher.


4-  Na frase: “...Esquiva como um gato”, temos uma relação de

( A )  causa .                 

( B )  explicação .             

( C )  comparação.        

( D )  conformidade.

 

5- Abaixo, tem-se o início do conto “Para Que Ninguém a Quisesse”, de Marina Colasanti. Dê continuidade à história, procurando atribuir uma tomada de decisão à personagem feminina que mudará ou não o destino dela na trama.


      Porque os homens olhavam demais para a sua mulher, mandou que descesse a bainha dos vestidos e parasse de se pintar. Apesar disso, sua beleza chamava a atenção, e ele foi obrigado a exigir que eliminasse os decotes, jogasse fora os sapatos de saltos altos. Dos armários tirou as roupas de seda, da gaveta tirou todas as jóias. E vendo que, ainda assim, um ou outro olhar viril se acendia à passagem dela, pegou a tesoura e tosquiou-lhe os longos cabelos.

                                                                                      

                                                                                              Bom desempenho!!


“Nenhum obstáculo será grande se a sua vontade de vencer for maior”.

(Autor desconhecido)

 


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B, C e D.

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/02/2021 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/wkt-vpzz-syz)   


ASSUNTO: LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL.

OBS: Escreva somente as respostas em seu caderno.


Questão 1


 

O Governo pretende, com a campanha acima

( A ) criticar as pessoas que dirigem embriagadas.

( B ) fazer propaganda das medidas socioeducativas criadas pelo governo.

( C ) conclamar o povo brasileiro contra as pessoas que dirigem mal.

( D ) expor aos leitores sobre as penalidades decorrentes de se dirigir inadequadamente.

( E ) convencer os leitores a se envolverem em uma campanha a favor da vida.


Questão 2



 Frank e Ernest – Bob Thaves. O Estado de S. Paulo. 22.08.2017.

O efeito de humor presente no cartum decorre, principalmente, da

( A ) semelhança entre a língua de origem e a local.

( B ) falha de comunicação causada pelo uso do aparelho eletrônico.

( C ) falta de habilidade da personagem em operar o localizador geográfico.

( D ) discrepância entre situar-se geograficamente e dominar o idioma local.

( E ) incerteza sobre o nome do ponto turístico onde as personagens se encontram.




Questão 3


Considerando-se os elementos verbais e visuais da tirinha, é correto afirmar que o que 

contribui de modo mais decisivo para o efeito de humor é 

( A ) a ingenuidade dos personagens em acreditarem na existência de poderes sobrenaturais. 

( B ) o contraste entre os personagens que representam diferentes classes sociais.

( C ) a quebra de expectativa produzida, no último quadrinho, pelo termo “invisibilidade” 

( D ) o duplo sentido do substantivo “super-herói”, no contexto do 1º quadrinho. 

( E ) a tentativa fracassada do personagem ao fazer um discurso panfletário.


Questão 4



 O tipo de exclusão social que a charge apresenta é provocado

(A ) pela idade avançada. 

( B ) pela falta de acessibilidade. 

( C )  pela diferença econômica. 

( D )  pela deficiência física. 

( E )  pelo desconhecimento tecnológico.


Questão 5


Os quadrinhos dessa charge acima falam, respectivamente, de

( A ) alegria pelo fim do carnaval e tristeza por saber que há outro feriado.

( B ) tristeza pelo fim do carnaval e tristeza por saber que há outro feriado.

( C ) alegria pelo fim do carnaval e alegria por saber que há outro feriado.

( D ) alegria por saber que há outro feriado e tristeza pelo fim do carnaval.

( E ) tristeza pelo fim do carnaval e alegria por saber que há outro feriado.


Questão 6


A polissemia do vocábulo “sujeito” na pergunta do professor levou o aluno a

( A ) formular uma resposta incoerente.

( B )  apresentar uma resposta coerente, embora não atenda à expectativa do professor.

( C )  fornecer a resposta esperada pelo professor.

( D )  elaborar uma resposta ambígua, permitindo dupla interpretação por parte do professor.

( E )  incorrer no erro de buscar uma resposta que se ajustasse ao contexto de estudo da língua.


Questão 7



 Qual é a crítica central do texto?

 ( A ) A imagem das crianças com os pés no sofá denota desrespeito aos pais. 

 ( B )  O bebê sofre abandono por parte dos pais.

 ( C )  Os momentos em família são de mera presença física. 

 ( D )  O pai fala sozinho, enquanto os demais não lhe dão atenção.


Questão 8


 Considerando que o Cartum é um gênero composto por linguagem verbal e por imagem, a fim de estimular a reflexão acerca de questões relacionadas ao comportamento humano e a situações do cotidiano, assinale a alternativa CORRETA no que diz respeito à mensagem que se pode compreender a partir da leitura do cartum. 

( A ) A imagem que o garoto vê através da janela confirma que as verduras e os vegetais são sempre saudáveis, pois o uso de agrotóxicos garante que a lavoura esteja livre de pragas. 

( B ) Ao comparar o discurso da mãe à imagem que vê pela janela, a expressão do garoto permite inferir que verduras e vegetais presentes na salada podem não ser saudáveis, por estarem contaminados com agrotóxicos.

 ( C ) O objetivo do texto é mostrar que as mães, em geral, são preocupadas com a alimentação dos filhos. 

( D ) O texto transmite a ideia de que crianças não suportam comer salada, ainda que esse tipo de alimentação seja saudável. 

( E ) É intuito do texto indicar que a mãe não se importa com o modo como os alimentos são produzidos, apenas o filho está preocupado com isso.



                                                                                              Bom desempenho!!

“Nenhum obstáculo será grande se a sua vontade de vencer for maior”.

(Autor desconhecido)

 


         ______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



GISLENE - PORTUGUÊS


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/02/2021 às 9h - 11h, pelo link https://meet.google.com/dfy-cwtk-qgb)

  

Aula sobre o gênero História em Quadrinhos

 


Leia o texto abaixo:


O lobo e o cão 

Certo dia, um Lobo só pele e osso encontrou um cão gordo, forte e com o pêlo muito lustroso enquanto andava pela estrada. Via-se bem que não passava fome. O Lobo, admirado, quis saber onde é que ele conseguia obter tanta comida.

- Se me seguires ficarás tão forte como eu - respondeu o cão. - O homem dar-te-á restos saborosos.

- Mas o que preciso fazer em troca? - quis saber o Lobo.

- Muito pouco, na verdade - respondeu o Cão. - Uivar aos intrusos, agradar ao dono e adular os seus amigos. Só por isto receberás carne e outras iguarias muito bem cozinhadas. De vez em quando, receberás também festas no dorso.

O Lobo ficou encantado com a ideia e meteram-se ambos ao caminho. A dada altura, o Lobo reparou que o cão tinha o pescoço esfolado.

- O que tens no pescoço? - perguntou.

- Nada de grave. É da argola com que me prendem - explicou o Cão.

- Preso? Então não podes correr quando queres?- exclamou o Lobo. - Esse é um preço demasiado elevado: não troco a minha liberdade por toda a comida do mundo.

Dito isto, desatou a correr o mais depressa que pode para bem longe dali.

Moral da história:

A tua liberdade não tem preço.


Proposta de produção de uma história em quadrinhos:

1) Você seria capaz de contar essa fábula de maneira diferente? Tente contá-la no formato de história em quadrinhos. Para facilitar, primeiro faça um ROTEIRO colocando no papel como será a história toda.Veja o exemplo:


1-Primeiro quadrinho:

Desenho – O Lobo esfomeado encontra o Cão forte e alimentado na estrada e pergunta ao cachorro onde ele conseguia alimento.

Balão: – Onde achas tanta comida?


2-Segundo quadrinho:

Desenho – O Cão responde ao Lobo.

Balão: - Venha comigo, terás comida à vontade, terás afeto e carinho na boa casa em que vivo!


3-Terceiro quadrinho:

Desenho - O Lobo concorda com a idéia e segue o Cão pelo caminho.

Balão: – Vou com você!


4-Quarto quadrinho:

Desenho – O Lobo percebe que o Cão tem o pescoço esfolado.

Balão: – Que tens no pescoço?


5-Quinto quadrinho:

Desenho – O cachorro explica.

Balão: - É que, às vezes, me deixam amarrado durante o dia.

Depois, calcule quantos quadrinhos você vai precisar para contar sua história. Tente descobrir quantas páginas vai utilizar.

Exemplo: 12 quadrinhos. Você pode colocar em 2 páginas, 6 quadrinhos em cada uma.



Para fazer cada quadrinho, comece pelo texto (balões dos personagens). Use letras maiúsculas. Se preferir, destaque palavras importantes ou gritos com cores mais fortes. Escreva as letras antes de fazer o balão. Fazendo assim, você garante o espaço para o texto. Depois faça os desenhos. Se você acha difícil desenhar, não fique preocupado. Faça desenhos simples. A cena parece complicada demais para desenhar? Pense em outra. Sempre há uma solução mais simples...

Agora, você faz o quadrinho. Não esqueça de escrever o título da história e colocar a palavra “fim” no último quadrinho.




ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/02/2021 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/dfy-cwtk-qgb)


Com certeza muitos de vocês assistem o BBB. Que tal comentarmos um pouco sobre os últimos acontecimentos envolvendo Karol e Lucas.

 

 Cancelar é pouco



Se uma novela, que é fictícia, influencia a vida de milhões de brasileiros, a ponto de grande parte não diferenciar o ator do personagem na rua, o programa "Big Brother Brasil", que é real, torna-se duplamente perigoso. 

Os abusos e a violência que Lucas vem tolerando podem passar a ideia distorcida de normalidade e incentivar exemplos de segregação. 

Não é normal alguém ser proibido de almoçar com o grupo. Não é normal alguém ser chamado de tudo que é desaforo. Não é normal alguém ser atacado em qualquer canto que se encontre. Não é normal alguém ser espantado quando tenta conversar. 

São manifestações de terrorismo psicológico e perseguição que devem ser interrompidas na hora. Ainda mais que toda casa é cúmplice e não intervém nas maldades da cantora Karol Conká. A depender dos participantes, a tortura continuará. Na avaliação deles, a vítima é que está errada. 

Lucas Penteado não está interpretando um papel, a sua dor é de carne e osso. Ninguém aguentaria ser humilhado por horas consecutivas sem ter para onde ir, longe da família e dos amigos para poderem defendê-lo. 

Cabe entender que o sofrimento dele é pay-per-view, não dura somente um programa. Portanto, insuportável e inadmissível. 

O que estamos testemunhando é uma surra pública, uma agressão sem precedentes na televisão brasileira, um massacre de gangue feita por uma elite indiferente, egoísta e ambiciosa por R$ 1,5 milhão do prêmio. Já é motivo para gerar crise de pânico ou ansiedade, que se agrava no confinamento com a sua algoz. Não há como calcular as sequelas emocionais. 

Se ele falhou ou não, nada justifica a maneira sistemática de insultos. Ultrapassou a esfera do bullying, é vítima de assédio, injúria e difamação de seus colegas. 

Karol não tem que ir ao paredão e conhecer a maior rejeição da história. Pode demorar muito, levando em conta a complacência de seus aliados. E todo dia é um inferno para o Lucas. Cancelar também é pouco. Precisa ser sumariamente expulsa pela emissora devido ao mau comportamento. Nem é para evitar que o pior aconteça, o pior já aconteceu.

(Fabrício Carpinejar)


01) Por que, segundo o autor, o BBB torna-se duplamente perigoso? Você concorda com isso? 


02) Posicione-se sobre o segundo parágrafo do texto, argumentando bem e de forma coerente: 


03) Copie do texto uma passagem em que o autor também culpa os outros participantes do programa por omissão, explicando o que você pensa a respeito disso: 


04) O que você faria no lugar dos demais participantes ao presenciar cenas tão agressivas? Comente: 


05) Por que a dor do Lucas é "de carne e osso"? O que o cronista pretende com tal afirmação


06) Você concorda que "o pior já aconteceu"? Explique o que seria:


07) Que "solução" o autor dá para esse tão grave problema? O que você pensa a respeito?


08) Por que você acha que a emissora, de certa forma, compactua com esse tipo de agressão?


09) Você costuma usar a expressão "cancelar"? Em que situações? 


10) Que mensagem o texto transmite? Comente: 


11) Você "cancelaria" alguém? Se sim, quem? Por quê? 




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



RONMICY - ED. FÍSICA


ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/02/2021 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/rph-zyuh-mta)

 

TEMA: Brincadeiras, Jogos e Esportes.

Objetivo: aprofundar os conhecimentos sobre brincadeiras, jogos e Esportes.

Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo



Questionário: 

1 - Qual a importância do brincar?

2 - Você  prática alguma brincadeira hoje?

3 - Você sente falta da escola?


Obrigado! Boa sorte!



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------




AULAS DE TERÇA-FEIRA


GILBERTO - CIÊNCIAS



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO A 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/02/2021 às 09h - 10h , pelo link https://meet.google.com/rkh-stgk-wnr


Assistam ao vídeo sobre o tema da aula no link abaixo:

https://youtu.be/wO65r7J-BbM


Agora resolva a atividade a seguir.

Questão 1




QUESTÃO 2. Marque as alternativas referentes a fenômenos químicos:

a) Produção  de plásticos a partir do petróleo.

b) Fabricação de fios de cobre a partir de uma barra de cobre.

c) Fabricação da coalhada a partir do leite.

d) Desaparecimento do açúcar ou do sal de cozinha quando colocados e agitados, em pequena quantidade, em determinado volume de água.

e) Produção da gasolina a partir do petróleo.

f) Prego enferrujado.

g) Queima da gasolina. 

h) Fotossíntese realizada pelas plantas.

i) Decomposição da luz solar por um prisma



QUESTÃO 3 - (UFPE) Em quais das passagens a seguir está ocorrendo transformação química?

1) “ O reflexo da luz nas águas onduladas pelos ventos lembrava-lhe os cabelos de seu amado”.

2) “ A chama da vela confundia-se com o brilho nos seus olhos”.

3) “Desolado, observava o gelo derretendo em seu copo e ironicamente comparava-o ao seu coração.”

4) “Com o passar dos tempos começou a sentir-se como a velha tesoura enferrujando no fundo da gaveta.”

Estão corretas apenas:

a) 1 e 2

b) 2 e 3

c) 3 e 4

d) 2 e 4

e) 1 e 3



QUESTÃO 4 - (UFSC) As transformações que ocorrem em um sistema podem ou não ocasionar alteração na constituição da matéria envolvida. De acordo com o enunciado, estão corretas as associações:

 
01. Digestão de um alimento — fenômeno físico

                                   luz
02. Água oxigenada → água + oxigênio gasoso — reação química

04. Queima de fogos de artifício — fenômeno físico

08. Transformação do gelo em água — fenômeno físico

16. Sublimação do iodo sólido — reação química

Dê a soma dos itens corretos.



QUESTÃO 5 - (UNESP – SP) A elevação da temperatura de um sistema produz, geralmente, alterações que podem ser interpretadas como sendo devidas a processos físicos ou químicos.

Medicamentos, em especial na forma de soluções, devem ser mantidos em recipientes fechados e protegidos do calor para que se evite:

I. a evaporação de um ou mais de seus componentes;

II. a decomposição e consequente diminuição da quantidade de composto que constitui o princípio ativo;

III. a formação de compostos indesejáveis ou potencialmente prejudiciais à saúde.

Cada um desses processos – I, II, III – corresponde a um tipo de transformação classificada, respectivamente, como:

a) física, física e química

b) física, química e química

c) química, física e física

d) química, física e química

e) química, química e física


ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO A 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/02/2021 às 10h - 11h , pelo link https://meet.google.com/rkh-stgk-wnr)


Assistam ao vídeo sobre o tema da aula no link abaixo:

https://youtu.be/sYScL3JKzrM


Agora resolva a atividade a seguir.

Questão 1 - Determinado sistema físico tem a sua temperatura termodinâmica dobrada sem realizar  ou receber trabalho do meio externo. Sobre a energia interna desse sistema, é correto afirmar que

a) foi reduzida à metade, uma vez que a energia interna é diretamente proporcional à temperatura termodinâmica.

b) duplicou-se, uma vez que a energia interna é diretamente proporcional à temperatura termodinâmica.

c) manteve-se constante.

d) diminuiu a um quarto de sua medida original.

e) aumentou em quatro vezes a sua medida original.


Questão 2 - Uma certa quantidade de gás está confinada em um recipiente de paredes rígidas e adiabáticas e passa por uma transformação bastante lenta, de modo que a temperatura desse gás permanece inalterada. Em relação à energia interna do gás, assinale a alternativa correta.

a) A energia interna do gás permanece constante.

b) A energia interna do gás diminui.

c) A energia interna do gás aumenta.

d) A energia interna do gás torna-se nula.

e) A energia interna do gás é igual ao trabalho realizado pelo gás.


Questão 3 - A respeito dos gases que se encontram em condições nas quais seu comportamento pode ser considerado ideal, afirma-se que:

I. A grandeza que é chamada de temperatura é proporcional à energia cinética média das moléculas.

II. A grandeza que é chamada de pressão é a energia que as moléculas do gás transferem às paredes do recipiente que contêm esse gás.

III. A energia interna do gás é igual à soma das energias cinéticas das moléculas desse gás.

Está(ão) correta(s):

a) apenas I

b) apenas II

c) apenas III

d) apenas I e III

e) I, II e III


Questão 4 - A temperatura do corpo humano considerada ideal varia entre 36ºC e 36,7ºC. Num sistema físico mais simples, como um gás ideal em equilíbrio, a temperatura está associada:

a) à energia média por partícula.

b) à quantidade de calor interno.

c) ao grau de oscilação das partículas.

d) à energia absorvida ou perdida.

e) ao calor específico.



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/02/2021 às 13h - 14h , pelo link https://meet.google.com/rkh-stgk-wnr)


Assistam ao vídeo sobre o tema da aula no link abaixo:

https://youtu.be/pa0TCTy6Imw


Agora resolva a atividade a seguir.

Questão 1 - Apesar de um relativo declínio nas últimas décadas, esse recurso natural continua sendo a mais importante fonte de energia da atualidade. Trata-se de uma fonte não renovável e que atua na produção de eletricidade, combustíveis e na constituição de matérias-primas para inúmeros produtos, como a borracha sintética e o plástico.

A descrição acima refere-se:

a) ao gás natural

b) ao xisto betuminoso

c) à água

d) ao petróleo

e) ao carvão mineral


Questão 2 - Enumere a segunda coluna a partir da primeira, classificando corretamente as diferentes fontes de energia existentes.

Coluna 01

(1) Fontes renováveis

(2) Fontes não renováveis

_________________________________


Coluna 02

( ) Energia do Carvão

( ) Energia Eólica

( ) Energia Solar

( ) Energia do Petróleo

( ) Energia Geotérmica

( ) Energia Atômica

( ) Energia das Ondas das Marés


Questão 3 - O Brasil é um dos países que apresentam os maiores potenciais hidrelétricos do mundo, o que justifica, em partes, o fato de esse tipo de energia ser bastante utilizado no país. As usinas hidrelétricas são bastante elogiadas por serem consideradas ambientalmente mais corretas do que outras alternativas de produção de energia, mas vale lembrar que não existem formas 100% limpas de realizar esse processo.

Assinale a alternativa que indica, respectivamente, uma vantagem e uma desvantagem das hidroelétricas.

a) não emitem poluentes na atmosfera; porém não são muito eficientes.

b) são ambientalmente corretas; porém interferem diretamente no efeito estufa.

c) a produção pode ser controlada; porém os custos são muito elevados.

d) ocupam pequenas áreas; porém interferem no curso dos rios.

e) a construção é rápida; porém duram pouco tempo.


Questão 4 - (CESPE/UnB) A produção de combustíveis oriundos da biomassa faz parte das políticas de governo de vários países, entre os quais se inclui o Brasil. A respeito desse tema, julgue os itens subsequentes.

1. O aumento da produção de etanol no Brasil tem reduzido a concentração da posse de terras e incentivado a diversificação agrícola.

(   ) Certo     (   ) Errado

2. No setor de transportes, o uso de biocombustíveis tem sido considerado uma solução para a redução de gases de efeito estufa, o que atende aos propósitos do Protocolo de Quioto.

(   ) Certo     (   ) Errado

3. Atualmente, a agroindústria açucareira, tal como ocorreu no período colonial, fornece matéria-prima energética e promove a interiorização da população brasileira.

(   ) Certo     (   ) Errado



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/02/2021 às 14h - 15h , pelo link https://meet.google.com/rkh-stgk-wnr)


Assistam ao vídeo sobre o tema da aula no link abaixo:

https://youtu.be/tJe08Kwpyc0


Agora resolva a atividade a seguir.

1 – (Unifor-CE) – Considere a tabela de pontos de fusão e de ebulição das substâncias a seguir, a 1 atm de pressão.


A 50ºC, encontram-se no estado líquido:

a) cloro e flúor.

b) cloro e iodo.

c) mercúrio e iodo.

d) flúor e bromo.

e) bromo e mercúrio.


2 – (Facimpa – MG ) – Observe:

I – Uma pedra de naftalina deixada no armário;

II – Uma vasilha de água deixada no freezer;

III- Uma vasilha de água deixada no fogo;

IV – O derretimento de um pedaço de chumbo quando aquecido;


Nesses fatos estão relacionados corretamente os seguintes fenômenos:

a) I. Sublimação; II. Solidificação; III. Evaporação; IV. Fusão.

b) I. Sublimação; II. Sublimação; III. Evaporação; IV. Solidificação.

c) I. Fusão; II. Sublimação; III. Evaporação; IV. Solidificação.

d) I. Evaporação; II. Solidificação; III. Fusão; IV. Sublimação.

e) I. Evaporação; II. Sublimação; III. Fusão; IV. Solidificação.


3 – (Mackenzie-SP) 



Pela análise dos dados da tabela, medidos a 1 atm, podemos afirmar que à temperatura de 40 ºC e 1 atm: 

a) O éter e o etanol encontram-se na fase gasosa. 

b) O éter se encontra na fase gasosa e o etanol na fase líquida. 

c) Ambos encontram-se na fase líquida. 

d) O éter encontra-se na fase líquida e o etanol na fase gasosa.

e) Ambos se encontram na fase sólida.


4 – (UFSM) – Quando se está ao nível do mar, observa-se que a água ferve a uma temperatura de 100 °C. Subindo uma montanha de 1 000 m de altitude, observa-se que:

a) a água ferve numa temperatura maior, pois seu calor específico aumenta.

b) a água ferve numa temperatura maior, pois a pressão atmosférica é maior.

c) a água ferve numa temperatura menor, pois a pressão atmosférica é menor.

d) a água ferve na mesma temperatura de 100 °C, independente da pressão atmosférica.

e) a água não consegue ferver nessa altitude


5 – (ENEM) – O ciclo da água é fundamental para a preservação da vida no planeta. As condições climáticas da Terra permitem que a água sofra mudanças de fase, e a compreensão dessas transformações é fundamental para se entender o ciclo hidrológico. Numa dessas mudanças, a água ou a umidade da terra absorve o calor do sol e dos arredores. Quando já foi absorvido calor suficiente, algumas das moléculas do líquido podem ter energia necessária para começar a subir para a atmosfera. A transformação mencionada no texto é a:

a) fusão.

b) liquefação.

c) evaporação.

d) solidificação.

e) condensação.



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



IDELFONSO - CIÊNCIAS



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/02/2021 às 09h - 10h , pelo link https://meet.google.com/oyu-zpgg-twy


Assistam aos vídeos sobre o tema da atividades nos links abaixo:

https://youtu.be/te16UuaPI9c

https://youtu.be/9iw9SrH0LUk


Agora resolva a atividade:

1) Quais os Estados físicos que a matéria se apresenta?


2) Faça a diferença entre:

a) Fusão.

b) Solidificação. 


3) Faça a diferença entre:

a) Valorização.

b) Condensação. 


4) Diga qual mudança de estado está ocorrendo em cada caso.

a) Secar a roupa no varal.

R. - ____________________________________________

b) As gotículas de água que ficam na tampa de uma panela quando ela está no fogo.

R. - ____________________________________________

c) As gotículas de água que sobem para as nuvens. 

R. - ____________________________________________

d) Colocar suco de laranja no congelador da geladeira.

R. - ____________________________________________

e) Retirar o gelo da geladeira e colocar sobre a mesa.

R. - ____________________________________________


5) Comente o que você aprendeu sobre o ciclo da água.




ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/02/2021 às 10h - 11h , pelo link https://meet.google.com/oyu-zpgg-twy


Assista ao vídeo sobre o tema da atividades no link abaixo:

https://youtu.be/ypvhmSHZjUc


Agora resolva a atividade:

1) Diga o que é dinâmica?


2) Após fazer experimentos o que o cientista Galileu demo entrou em relação aos movimentos dos corpos?


3) Quais foram as leis propostas por Isaac Newton?


4) Escreva o que diz cada lei de Newton.

a) Princípio da inércia. 

R. - ____________________________________________

b) Princípio fundamental.

R. - ____________________________________________ 

c) Princípio da ação é reação.

R. - ____________________________________________



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/02/2021 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/oyu-zpgg-twy


Assista ao vídeo sobre o tema da atividades no link abaixo:

https://youtu.be/zcAa0aCu0rI


Agora resolva a atividade:


1) Faça a diferença entre fontes de energia:

a) Renováveis. 

R. - ____________________________________________

b) Não renováveis. 

R. - ____________________________________________


2) Cite exemplos de fontes de energia não renováveis. 


3) Cite exemplos de fontes de energia renováveis. 


4) Quais as vantagens das fontes de energia renováveis em relação às não renováveis?


5) O que é a energia de biomassa?


6) Como é aproveitada a fonte de energia das marés?



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/02/2021 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/oyu-zpgg-twy


Assista ao vídeo sobre o tema da atividades no link abaixo:

https://youtu.be/sgWCu-Tre5o


Agora resolva a atividade:


1) Diga o que é matéria?


2) Em quais estados físicos a matéria se apresenta?


3) Como as partículas da matéria se comportam em cada estado:

a) Sólido. 

R. - ____________________________________________


b) Líquido.

R. - ____________________________________________


c) Gasoso.

R. - ____________________________________________


4) Diga como ocorre cada mudança de estado da matéria. 

a) Solidificação. 

R. - ____________________________________________


b) Fusão. 

R. - ____________________________________________


c) Condensação. 

R. - ____________________________________________


d) Vaporização. 

R. - ____________________________________________


e) Sublimação.

R. - ____________________________________________




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



MARÍCIA - INGLÊS



ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/02/2021 de 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/bsa-tfiw-xmb)

ASSUNTO: Oralidade -  Falando sobre informações pessoais. (EF06LI02)

Today you will be able to introduce yourself to classmates.

          (Hoje você poderá se apresentar  aos seus colegas de sala).

Veja o vídeo para você ir aprender sobre esse assunto.

https://youtu.be/tDbZUV_xOkk


Observe o texto , no qual a menina se apresenta e leia -o com ajuda do vocabulário disponível abaixo:

 


CLIQUE AQUI E ESCUTE A LEITURA DO TEXTO.


Vocabulary

Name - nome

Is – é

I am 12 y.o – Eu tenho 12 anos de idade

I am from – Eu sou da

I enjoy – eu gosto de

Drawing – desenhos

I really want to learn – eu realmente quero aprender

And meet news – e conhecer novos

Friends – amigos.

ATIVIDADE:

1 . ESCREVA A TRADUÇÃO DO TEXTO, CITADO ACIMA.

 

 

 

2. Responda a pergunta:                                


My name is ______________.



3. Complete as frases:


4. Traduza o diálogo:

 


5. Agora responda com os seus dados pessoais:


      Zip code – CEP

See you later at Google Meet!



ATIVIDADE DE INGLÊS DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/02/2021 de 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/bsa-tfiw-xmb)


ASSUNTO: Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de forma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.

Gramatica: Adjectives.

VAMOS APRENDER ALGUMAS PALAVRAS EM INGLÊS , PARA ENRIQUECER SEU O VOCABULÁRIO?

Proponho que você assista o vídeo com uma parte do filme “Shrek 3” ( Shrek terceiro) e pratique um pouco seu inglês , relembrando o que já aprendeu nas nossas aulas.

Vídeo: https://youtu.be/PKQJNeqels0


Com esse vídeo, você pode aprender várias coisas. Então vamos ver o que aprendeu?

1. Qual a frase que o SHREK usou para perguntar se o BURRO, não se importa com o fato dele ser um ogro? Transcreva-a .

2. Qual a tradução da frase: “I AM AN OGRE!”

3. Qual adjetivo, é usado na conversa?

4.Que ensinamento você pode tirar dessa conversa, já que Shrek sempre sofreu bullying , por sua aparência e o Burro não se importou com isso?

5. E você , costuma julgar as pessoas pela aparência?

6. Você já sofreu bullying? Se sim, o que fez para superar?






ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/02/2021 de 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/bsa-tfiw-xmb)


ASSUNTO: Retomando os Adjectives / 

Hoje nós vamos relembrar o que aprendemos sobre os Adjectives! Proponho que você assista o vídeo com uma parte do filme “Ice Age” (A Era do Gelo) e pratique um pouco seu inglês , relembrando o que já aprendeu nas nossas aulas.

Vídeo: https://youtu.be/yqn8z8IodEY



Com esse vídeo, você pode aprender várias coisas. Então vamos ver o que aprendeu?

1. Quais adjetivos você conseguiu encontrar nesse trecho do filme? Transcreva-os em Inglês.

2. Relembrando o que você estudou sobre os “Greetings”( cumprimentos), transcreva a parte em que eles usam um cumprimento.

3. Que outra forma você poderia traduzir a frase: “Manny is a good guy”?

4. Assista o vídeo e treine seu inglês. Repita as frases .

5. O que você conseguiu aprender com esse trecho do filme A Era do Gelo? Digo sobre quais valores são abordados .



ATIVIDADE DE INGLÊS DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/02/2021 de 9h - 10h, pelo link https://meet.google.com/bsa-tfiw-xmb)


ASSUNTO:  Adjectives 


METODOLOGIA: Hoje nós vamos relembrar o que aprendemos sobre os Adjectives! Proponho que você assista o vídeo com uma parte do filme “Ice Age” ( A Era do Gelo) e pratique um pouco seu inglês , relembrando o que já aprendeu nas nossas aulas.

https://youtu.be/yqn8z8IodEY

 Com esse vídeo, você pode aprender várias coisas. Então vamos ver o que aprendeu?

1. Relembrando o que você estudou sobre os “Greetings”( cumprimentos), transcreva a parte em que eles usam um cumprimento.



2. Quais adjetivos você conseguiu encontrar nesse trecho do filme? Transcreva-os em Inglês.



3. Que outra forma você poderia traduzir a frase: “Manny is a good guy”?



4. Assista o vídeo e treine seu inglês. Repita as frases . No nosso encontro do Meet, nós iremos  trabalhar com elas.



5. Esse trecho do filme, aborda alguns valores humanos. Cite alguns.



See you later at Google Meet!




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



AULAS DE QUARTA-FEIRA



RAFAEL - ED. FÍSICA



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/02/2021 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/zwh-hesh-vnn)

Tema: Jogos.

Assunto: Jogos eletrônicos. 

Objetivo: Refletir sobre a modernização dos jogos eletrônicos e o acesso a eles.


Conteúdo da aula: 

Texto: https://www.jornadageek.com.br/colunas/conheca-a-evolucao-dos-jogos-eletronicos-no-brasil-e-no-mundo-pagina-7/

Vídeo: https://youtu.be/mqYlf4BpGMg


ATIVIDADE 1 

1 - Que tipo de gênero de jogos eletrônicos que você conhece e pratica? 

2 - Você já conheceu algum esporte por meio dos jogos eletrônicos? Se sim, qual? 

3 - Depois de tê-lo jogado, sentiu vontade de vivenciá-lo fora do ambiente virtual? Por quê?.


“Um herói não precisa falar. Quando ele se for, o mundo falará por ele.” 

Halo


Sugestão: ATIVIDADE (Bônus) 

https://youtu.be/U8dswJmqlA0




ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/02/2021 às 13h - 14h, pelo link 

https://meet.google.com/zwh-hesh-vnn) 


Tema/Assunto: Frequência Cardíaca e Intensidade de esforço . 

Objetivo: Aprender os procedimentos básicos para medir a frequência cardíaca e compreender a relação entre a intensidade do exercício e a alteração na frequência cardíaca.  


Conteúdo: 

Texto: https://www.tuasaude.com/frequencia-cardiaca/

vídeo: https://youtu.be/mn2KsSidhI0

           https://youtu.be/KmwSNwERNmQ


ATIVIDADE 1 

1 - Com suas palavras defina o que é intensidade de esforço.

2 - Ache a sua frequência cardíaca de repouso, depois calcule a sua

frequência cardíaca máxima e alvo entre 60% e 70% da máxima.


“Estude com a firme certeza que tudo que requer esforço e disciplina resulta em felicidade e grandes conquistas.” (Desconhecido)


Sugestão: ATIVIDADE (Bônus)

Brincadeira: Pula corda

Você vai precisar de uma corda bem grande e de mais duas pessoas da sua casa. Para ficar mais divertido, temos dois desafios:

1) Desafio da cobrinha - Duas pessoas devem ficar sentadas no chão segurando as pontas da corda. Depois, devem movimentá-la como uma cobrinha enquanto outra pessoa pula sem pisar na cobra. A dupla pode desafiar, levantando a corda de vez em quando. No final, é só inverter as posições para que todos consigam pular.

2) Desafio da dancinha - Enquanto duas pessoas batem a corda, outra pula, mas de um jeito um pouquinho diferente: o desafio é dançar enquanto salta. Vocês podem colocar uma música para tocar e quem pula deverá seguir o ritmo.



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/02/2021 às 09h - 10h, pelo link 

https://meet.google.com/zwh-hesh-vnn)


Tema: Esporte de invasão 

Assunto: Handebol - regras básicas  (parte 1) 

Objetivo: Aprender as regras básicas da modalidade e suas estratégias.  


Conteúdo: 

Texto: 1 https://www.todamateria.com.br/handebol/

           2 https://regrasdoesporte.com.br/tudo-sobre-handebol-regras-e-fundamentos.html


Vídeo: https://youtu.betCNOnm9b7eU 


ATIVIDADE 1 

01 – De acordo com o texto, assinale a(as) alternativa(s) que correspondem a ações permitidas no jogo de handebol.

a) Atirar, agarrar, parar, empurrar ou bater a bola, usando mãos (abertas ou fechadas), braços, cabeça, tronco, coxas e joelhos.

b) Usar braços, mãos, pernas e pés para bloquear ou ganhar posse da bola;

c) Usar uma mão aberta para tirar a bola do adversário de qualquer direção;

d) Usar o corpo para obstruir um adversário, mesmo quando o adversário não

está em posse da bola;

e) Fazer contato corporal com um adversário, quando de frente a ele e com os

braços flexionados, e manter este contato de modo a controlar e acompanhar o adversário.

f) Segurar a bola durante, no máximo 6 segundos, também quando ela estiver em contato com o solo.

g) Dar no máximo 4 passos com a bola.


“O professor só pode ensinar quando está disposto a aprender”

Janoí Mamedes


Sugestão: ATIVIDADE (Bônus) 

Brincadeira: Teia de gato

Você vai precisar de barbante, fita adesiva, elástico ou qualquer outro material que tenha em casa. Construa uma grande teia, você pode usar qualquer estrutura para amarrar os fios: cadeiras, mesas, estantes, janelas etc. Também poderá aproveitar um corredor da casa.

Depois de pronta, você precisa passar de um lado ao outro da teia, pulando os fios, abaixando-se, engatinhando e executando os mais variados movimentos. O objetivo é não encostar nos fios. Lance o desafio para as outras pessoas da sua família! Vai ser divertido ver como cada um passa pela teia.



GISLENE - ARTES (6º e 7º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 6º e 7º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/02/2021 de 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/dfy-cwtk-qgb



Olá, queridos alunos!

Vamos trabalhar com História em quadrinhos?

Que tal uma leitura gostosa da Turma da Mônica! Para isso, clique/toque no link abaixo e acesse o arquivo.

https://documentcloud.adobe.com/link/review?uri=urn:aaid:scds:US:2454c7b0-9f9f-4e27-8476-9d1cb9feeaea


Atividade

Após a leitura tente realizar a atividade lúdica na página 19 da história.



MARÍCIA- ARTES (8º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 8º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/02/2021 de 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/bsa-tfiw-xmb


ATIVIDADE

O desenho é a técnica básica de todas as artes, praticada por muitos artistas ao longo da história. Através dele, podemos expressar emoções, sentimentos e estimular a criatividade.
  



Nesse primeiro encontro, gostaria de saber como foi o seu ano de 2020 e quais suas expectativas para o ano de 2021. Use sua criatividade e represente-os através de desenhos. Você também pode utilizar a linguagem verbal (escrita) para complementar seu trabalho.



ANDREA- ARTES (9º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 9º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/02/2021 de 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/wkt-vpzz-syz


ASSUNTO: DESENHO

 ATIVIDADE

   O desenho é a técnica básica de todas as artes, praticada por muitos artistas ao longo da história. Através dele, podemos expressar emoções, sentimentos e estimular a criatividade.

     Nesse primeiro encontro, gostaria de saber como foi o seu ano de 2020 e quais suas expectativas para o ano de 2021. Use sua criatividade e represente-os através de desenhos. Você também pode utilizar a linguagem verbal (escrita) para complementar seu trabalho.

BOM DESEMPENHO!!!!





______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------




AULAS DE QUINTA-FEIRA



AMORIM - MATEMÁTICA



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 11/02/2021 às 9h - 11h, pelo link https://meet.google.com/jvd-atkv-sub


ASSUNTO: SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL - ORIGEM E QUADRO DE VALORES/ LEITURA


Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo

https://youtu.be/QSHuc2XKboc


Questionário: 


(01) QUAL A LEITURA DO NÚMERO 5467? E QUANTAS DEZENAS EXISTEM?


(02) QUAL É A LEITURA E QUANTO VALE A SOMA DOS VALORES ABSOLUTOS DE 315546?


(03) QUANTAS CENTENAS EXISTEM NA SOMA, USANDO O QVL, DOS NÚMEROS 42167 E 56389?


(04) QUAL É A LEITURA DO NÚMERO 4213678? E A SOMA DOS VALORES ABSOLUTOS?





ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 11/02/2021 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/jvd-atkv-sub


ASSUNTO: MÚLTIPLOS DE UM NÚMERO NATURAL.


Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo

https://youtu.be/S5PhiSHK01E


Questionário: 


(01) QUAIS OS MÚLTIPLOS DE 4 MENORES QUE 25?


(02) QUAIS OS MÚLTIPLOS DE 6 MENORES QUE 21?


(03) QUAL É A SOMA DOS MÚLTIPLOS DE 7 MENORES QUE 22?


(04) QUAL É A SOMA DOS MÚLTIPLOS DE 8 MENORES QUE 50?






______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


TADEU - MATEMÁTICA



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 11/02/2021 às 09h - 11h, pelo link https://meet.google.com/nzm-hnbw-zho


Assista ao vídeo clicando no link a seguir:  https://youtu.be/1JT_0FyzPzA

Agora resolva o exercício da imagem abaixo:




ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 11/02/2021 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/nzm-hnbw-zho)


Assista aos vídeos clicando nos links a seguir:  



Agora resolva o exercício da imagem abaixo:




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



EUGÊNIO - HISTÓRIA



ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A e B 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 11/02/2021 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/pwf-koyk-fpn


Veja as explicações acessando os links:

https://www.youtube.com/watch?v=KG2SGN7KXoM&t=151s

https://www.youtube.com/watch?v=YAehO0WR2Rs

https://www.youtube.com/watch?v=_Gm6vFYKgTs

 

1) Como vimos, há sobre a Terra uma variedade de povos, de culturas e de calendários. Com base no que você estudou, responda?

a) O que é um calendário?

b) Quais as datas usadas por judeus e muçulmanos para iniciar os seus respectivos calendário?

 

2) Sobre o calendário cristão responda:

a) Qual evento é usado para dar início a ele?

b) Como registramos os acontecimentos ocorridos ante de Cristo?  E os ocorridos depois?

 

3. A qual século pertencem as datas abaixo?

1789 –

1889 –

4000 a.C –

476 –

1500 –

 

4) De acordo com a divisão tradicional da História, a evolução cronológica correta dos períodos históricos é:

a) Pré-História, Idade Antiga, Idade Contemporânea, Idade Média, e Idade Moderna.

b) Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.

c) Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna, e Idade Contemporânea.

d) Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Antiga e Idade Média.

e) Pré-História, Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Média e Idade Antiga.

 

 




ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 11/02/2021 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/pwf-koyk-fpn


Veja as explicações acessando os links:

https://www.youtube.com/watch?v=jegzpqApgUg

https://www.youtube.com/watch?v=SHnjBunFR2Q&t=75s

https://www.youtube.com/watch?v=QwTsv9xjm6I&t=21s

 

1) Quando chegaram à América, os europeus encontraram inúmeros povos que ocupavam o continente há milhares de anos. Estes povos posteriormente foram denominados povos pré-colombianos. Dentre os vários povos pré-colombianos, três se destacaram por terem, de certa forma, encontrado um desenvolvimento social bem avançado, formando verdadeiros Impérios. Estes povos eram

a) os Portugueses, Astecas e Jês.

b) os Astecas, Maias e Incas.

c) os Maias, Astecas e Espanhóis.

d) os Astecas, Tupis e Esquimós.

e) os Portugueses, Espanhóis e Franceses.

 

2) Estima-se que por ocasião da chegada de Colombo, em 1492, viviam na América cerca de 54 milhões de pessoas. Essas pessoas pertenciam a povos bem diferentes entre si, não só na aparência ou no nome, mas também no modo de viver e pensar. Com relação a sua localização os Maias, os Incas e os Astecas viviam, respectivamente

a) no Brasil, no México e na América Central.

b) na Cordilheira dos Andes, no Brasil e no México.

c) no México, no Brasil e nos Andes.

d) na América Central, na América do Sul e no México.

e) na América do Sul, América Central e no Estados Unidos

 

3) Certo ou Errado?

___os maias nunca formaram um grande império; organizavam se em pequenos estados independentes, com governos, leis e costumes próprios.

___os maias construíram pirâmides com templos religiosos em seu topo.

___os camponeses maias pagavam impostos com parte do que eles produziam e com trabalhos gratuitos para o governo.
___a indústria tinha grande importância na vida dos maias, a mandioca era a base de sua alimentação.

 

4) Qual era a capital do Império Asteca? E a do Império Inca?




ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B e C 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 11/02/2021 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/pwf-koyk-fpn


 Veja as explicações acessando os links:

https://www.youtube.com/watch?v=BWMoIJeCurY

https://www.youtube.com/watch?v=c9TIe-mQwso&t=313s

 

1) A imagem é um grafite de autor desconhecido. Observe-a com atenção.


 
A) O que essas mãos desenhadas ao centro lembram a você?
B) O que o olhar da personagem sugere a você?
C) A que princípio iluminista podemos associar a imagem


2) No caderno: a qual pensador iluminista poder ser associada cada uma das afirmações a seguir?

a) “As pessoas não são obrigada a aceitar um governo injusto e têm o direito de revoltar-se contra ele.” 

b) “Posso não concordar com nenhuma palavra do que você disse. Mas defenderei até a morte seu direito de dizê-lo.”

c) “[...] tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais ou dos nobres, ou do povo, exercesse esses três poderes: o de fazer, o de executar as resoluções públicas e o de julgar os crimes ou as disputas de particulares.”

d) “ a vontade geral é então a essência da soberania. Manifestando-se [...] por meio da participação dos cidadãos nas deliberações coletivas bem como na fiscalização do cumprimento das mesmas. Portanto, é a vontade geral que deve dirigir o Estado geral, tornando a sociedade soberana e legítima. 

 

3) O pensamento iluminista influenciou vários movimentos sociais que ocorreram no século XVIII. Qual das alternativas abaixo apresenta movimentos sociais que receberam influência dos ideais do Iluminismo?

 

a) Revolução Russa, Revoltas Camponesas na Idade Média, Revolução Liberal do Porto.

b) Revolução Farroupilha, Revolução Industrial, Guerra Civil Espanhola.

c) Independências das colônias africanas, Guerra Civil dos Estados Unidos e Independência do Brasil. 

d) Revolução Francesa, Independência dos Estados Unidos e Inconfidência Mineira.

 

 

4) Certo ou errado?

 ___os economistas alinhados ao movimento iluminista eram favoráveis à liberdade econômica.

___Adam Smith defendia a intervenção do Estado na economia.

___”déspotas esclarecidos” foram monarcas  que adotaram algumas ideias iluministas sem deixarem de ser absolutistas. 

 


ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 11/02/2021 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/pwf-koyk-fpn


Veja as explicações acessando os links:

https://www.youtube.com/watch?v=9O6ZuF5jTXc

 

1) Como está dividida a Primeira República? Que classes sociais predominaram no poder em cada uma dessas fases?


2)  Marque a alternativa que define corretamente o que foi o Encilhamento:

a) tratou-se de um desentendimento político entre Presidente Deodoro da Fonseca e o ministro Rui Barbosa, ao recusar a proposta de industrialização.

b) Tratou-se de uma revolta armada dentro da Marinha, contra o Presidente Deodoro da Fonseca, por responsabilizá-lo pela alta dos preços dos produtos e dos alugueis.

c) Tratou-se de uma guerra civil ocorrida no estado do Rio Grande do Sul quando grupos apoiadores ou inimigos do Presidente Peixoto disputavam a tomada do poder no referido estado.

d) Tratou-se de uma crise econômica, resultante da desastrosa política de concessão créditos do ministro Rui Barbosa que resultou na desvalorização monetária e hiperinflação.

 

3) Entre os principais pontos da Constituição Republicana de 1891, marque (V) ou (F):

____ separação entre a Igreja e o Estado.

____ direito de voto para qualquer indivíduo.

____ fim do Senado vitalício e do Poder Moderador.

____ manutenção do catolicismo como religião oficial.

 

4) O que motivou a primeira e a segunda Revolta da Armada?

 

 

 

 


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------






AULAS DE SEXTA-FEIRA



GEORGE - GEOGRAFIA



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 6º ANO A e B 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 12/02/2021 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/fvd-pegt-yfs)

Sou Imigrante


Sou Imigrante dalém

Lá do outro lado do oceano

Forçado a abandonar o país

Sim o país de origem

Que há séculos venho lutando

Querendo viver

Batendo as portas nunca descerradas

Sempre encerradas

Não tenho terra

Lá de onde eu venho

Do qual vós chamais

ou dizeis ser minha terra…

Eu era igual uma flecha

Querendo ir pra frente

Eu era cada vez mais puxada pra trás

Com mais força!

E de tanto me puxarem

Fui lançada veementemente

Para atingir o alvo

E vim aqui parar!

Sou Imigrante

Não tenho terra

Tudo é terra

Não importa se aqui ou lá!

Quem dera que não houvessem fronteiras!

Quem dera que não houvessem leis

Leis essas que nos prendem, Separam,

Hostilizam, injuriam e abalam!

Oh, se não houvessem fronteiras

Divisões geográficas

E que todos os homens fossem só homens!

Sem distinção de cores, raças, nacionalidades!

Que culpa tenho eu em ser Preto ou branco?

Cristão ou muçulmano? Hindu ou Budista?

Judeu ou Samaritano?

Se talvez as raças negra ou branca, não existissem!

Na verdade, não existem

O que apenas existe é…

Raça humana!

Sou Imigrante, emigrante, migrante

Resistente, com força pra viver, almejando viver

Sou resistível como um Leão da África

Tenho garras de um falcão do mato

Sou persistente como a onda movível

Porém, me respeitem!

Só quero viver à vida…

Porque a terra é nossa, de todos nós

Feito por Deus e entregue à todos os homens

Não importa se aqui ou lá!


Autor: Moisés Tiago António



1 Preencha o que se pede

A. Um continente citado:

B. Religiões que aparecem no poema:

C. Segundo o autor, quais são as relações do homem com as leis?


2 Criem uma história em quadrinhos com no mínimo 3 e no máximo 5 cenas, mostrando a sua visão sobre o tema:

Não importa se aqui ou lá!

Quem dera que não houvessem fronteiras!

Quem dera que não houvessem leis

Leis essas que nos prendem, Separam,

Hostilizam, injuriam e abalam!

Oh, se não houvessem fronteiras

Divisões geográficas

E que todos os homens fossem só homens!

Sem distinção de cores, raças, nacionalidades!

Que culpa tenho eu em ser Preto ou branco?

Cristão ou muçulmano? Hindu ou Budista?

Judeu ou Samaritano?

Se talvez as raças negra ou branca, não existissem!

Na verdade, não existem

O que apenas existe é…

Raça humana!


3 Quando um indivíduo sai de um país em busca de melhores condições de vida, ele recebe o nome de:

a) emigrante.

b) forasteiro.

c) imigrante.

d) peregrino.

e) gringo.




ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 12/02/2021 às 10h - 11h, pelo link 

https://meet.google.com/fvd-pegt-yfs)

 A Região Nordeste do Brasil apresenta diversas configurações quanto aos aspectos naturais dos principais elementos da natureza tais como relevo, vegetação, clima, hidrografia, devido a essas variações essa região foi regionalizada ou dividida em sub-regiões, são elas zona da mata, meio-norte, agreste e sertão.

A Zona da Mata está situada a leste da Região Nordeste, nesses locais ocorre a predominância do clima tropical que possui características de apresentar temperaturas elevadas e altos índices pluviométricos.

Meio-norte corresponde a uma parcela da Região Nordeste que corresponde a uma área de transição climática e vegetativa, pois está entre o clima equatorial e semiárido e entre a caatinga e as outras vegetações, como Cerrado, Mata de cocais e floresta Amazônica.

O agreste ocorre entre a zona da mata e o sertão, apresenta características que oscila entre a floresta tropical, caatinga e vegetação da região sertaneja.

O Sertão compreende as áreas localizadas no interior da região onde ocorre a predominância do clima tropical semiárido, as temperaturas são elevadas com duas estações bem definidas (uma seca e uma chuvosa), no entanto, a estação chuvosa se apresenta somente em três meses e longos períodos de estiagem, dessa forma, os índices pluviométricos anuais são relativamente baixos, variando entre 500 a 750 mm ao ano.

A sub-região do Sertão é o lugar do país que apresenta a menor incidência de chuvas, os baixos índices pluviométricos e a má distribuição do mesmo são provenientes de vários aspectos, porém os principais são as massas de ar e o relevo, o último serve como barreira impedindo que algumas massas de ar cheguem aos lugares mais secos e sejam influenciadas pelas mesmas.


1. Ao ler o texto anterior e analisá-lo, indique:

a) Tipos vegetacionais brasileiros:

b) Região onde se localiza a Zona da Mata:

c) Média pluviométrica do semiárido:

d) Quais desafios de ordem natural são enfrentados pelo ser humano no Sertão Nordestino?


2 Analise a foto a seguir e cite características da flora (plantas) e clima da paisagem. Qual  vegetação a fotografia representa?





3. O texto abaixo refere-se a qual formação vegetal?

“De origem bastante discutida, essa formação é característica das áreas onde o clima apresenta duas estações bem marcadas: uma seca e outra chuvosa, como no Planalto Central. Ela apresenta dois estratos nítidos: um arbóreo-arbustivo, no qual as espécies tortuosas têm os caules geralmente revestidos de casca espessa, e outro herbáceo, geralmente disposto em tufos”.

a) Floresta tropical

b) Caatinga

c) Formação do Pantanal

d) Mata Semiúmida

e) Cerrado




ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 8º ANO A, B e C 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 12/02/2021 às 13h - 14h, pelo link 

https://meet.google.com/fvd-pegt-yfs)

1. Crie uma história em quadrinhos com no mínimo 4 e no máximo 5 cenas, mostrando a sua visão sobre o tema:

Não importa se aqui ou lá!
Quem dera que não houvessem fronteiras!
Quem dera que não houvessem leis
Leis essas que nos prendem, Separam,
Hostilizam, injuriam e abalam!
Oh, se não houvessem fronteiras
Divisões geográficas
E que todos os homens fossem só homens!
Sem distinção de cores, raças, nacionalidades!
Que culpa tenho eu em ser Preto ou branco?
Cristão ou muçulmano? Hindu ou Budista?
Judeu ou Samaritano?
Se talvez as raças negra ou branca, não existissem!
Na verdade, não existem
O que apenas existe é…
Raça humana!

 

2. Leia e faça o que se pede:

 

[…] Todo dia ela diz que é pra eu me cuidar

E essas coisas que diz toda mulher

Diz que está me esperando pro jantar

E me beija com a boca de café

 

Todo dia eu só penso em poder parar

Meio dia eu só penso em dizer não

Depois penso na vida pra levar

E me calo com a boca de feijão

 

Seis da tarde como era de se esperar

Ela pega e me espera no portão

Diz que está muito louca pra beijar

E me beija com a boca de paixão. […]

 

BUARQUE, Chico. Cotidiano. Construção, Philips, 1993.

Na letra da canção de Chico Buarque, observa-se uma certa rotina do eu lírico quanto às suas atividades diárias, o que inclui ir e voltar do seu trabalho. Esse tipo de deslocamento caracteriza-se como:

a) transumância

b) migração pendular

c) migração sazonal

d) mudança diária

e) migração externa



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 12/02/2021 às 14h - 15h, pelo link 

https://meet.google.com/fvd-pegt-yfs)

1. Assinale a alternativa que expressa corretamente a diferença e relação entre rochas e minerais:

a) A aglutinação de sedimentos origina as rochas que, por sua vez, podem formar diferentes tipos de minerais.

b) Rochas são elementos naturais sólidos com diferentes propriedades físico-químicas; minerais são agregados de diferentes rochas que se unem de forma homogênea.

c) Os minerais compõem as rochas, dando origem aos diferentes tipos rochosos que variam conforme a composição e os tipos desses minerais. 

d) Rochas e minerais são dois tipos de formações terrestres que não se interligam. A primeira é do tipo heterogêneo, e a segunda do tipo homogêneo.

 

2. Do ponto de vista geológico, a parte centro-oriental do mapa pode ser caracterizada por:


 

a) áreas que se encontram dentro das faixas orogênicas ativas.

b) áreas que apresentam embasamento geológico bastante instável.

c) áreas que se encontram fora das faixas orogênicas ativas.

d) áreas que estão sujeitas a intenso processo de tectonismo no presente.

e) áreas que são ocupadas por dobramentos modernos originados do entrechoque de placas.

 

3. Leia e responda o que se pede:

 

Vulcão em atividade é usado como trunfo na produção de café especial na Costa Rica

Solo na região do Vulcão Irazú, na região da Cordilheira Central da Costa Rica, oferece boas condições para plantio de grão de alta qualidade.

 


Vulcão em atividade na Costa Rica ajuda produtores de café a conseguirem grãos de alta qualidade — Foto: Devanir Gino/Reprodução EPTV

 

“São solos com boas condições e com altas porcentagens de matéria orgânica. É muito importante para a cafeicultura esse enriquecimento do solo para produzir um bom café, para que a planta absorva essa quantidade de minerais e se tenha alta produtividade”, explica Leonardo Sanchez, que é diretor de uma empresa especializada em consultoria ambiental que atua na região.

A colheita nas proximidades do vulcão vai, em geral, de outubro até março. O início da retirada dos grãos é repleto de dificuldades por conta da topografia, cheia de inclinações. Os cafés da região têm algumas diferenças no modo de produção com relação ao Brasil.

Segundo Sanchez, as propriedades da Costa Rica não possuem terreiros para secagem do grão e nem máquinas de beneficiamento.

“O produtor tem somente uma única preocupação que é a produção do café cereja. Em cada fazenda o produtor não faz nada de processamento. Somente a única preocupação é poder ter um grão totalmente vermelho para em pontos onde a cooperativa recolhe o café”, conta.

 

A. Por que os solos vulcânicos são importantes para a agricultura?

B. No texto, qual cultura se beneficia dos solos vulcânicos para aumento de produtividade?

C. Quais as principais diferenças de cultivo entre Brasil e Costa Rica?




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------





NETO - ENSINO RELIGIOSO


ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - TODAS AS TURMAS

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 12/02/2021 pelo link https://meet.google.com/vpm-wjti-wwu


Atenção aos horários:   6º ano: de 14h - 15h 

                                      7º ano: de 13h - 14h 

                                      8º ano: de 10h - 11h

                                      9º ano: de 09h - 10h


Assunto: Festas Religiosas do Ceará (Festa das Candeias)

Data: 12/02/2021

Aula 02

 

Leia o texto abaixo e em seguida copie e respondas as questões em seu caderno.

Romaria de Candeias une fé, beleza e negócios em Juazeiro do Norte.

                A procissão das velas começou no século XIX e é uma das mais belas do Ciclo de Romarias. Há controvérsias sobre a origem, mas a importância da celebração para a tradição religiosa e a economia é inquestionável.

            Uma multidão se reúne no largo da Capela do Socorro, onde está o túmulo do Padre Cícero. Após o sol se pôr, acontece a tradicional bênção das velas. Os devotos acendem suas velas ou lamparinas, vendidas aos montes no entorno da Capela. Em seguida, um cordão de luz toma as ruas de Juazeiro do Norte, entoando em uma só voz: "Bendita e louvada seja a luz que mais alumeia. Valei-me meu padrinho Ciço e a Mãe de Deus das Candeias". A procissão da luz, o momento mais bonito da Romaria de Nossa Senhora das Candeias, acontece amanhã, dia 2 de fevereiro, marcando o fim do chamado "Ciclo de Romarias", que atrai milhares de pessoas, de setembro até fevereiro, à terra do Padre Cícero.

            Questões.

1.      Quando acontece a festa das Candeias e qual o local?

2.      Quais as atividades e roteiro dos fiéis na festa?

3.      Qual o significa religioso do cântico entoado em uma só voz pela multidão?

4.      [8º e 9º ano somente] Faca uma pesquisa: Quem foi Padre Cícero?

5.      [8º e 9º ano somente] Qual a importância econômica dessa festa?

 

Bons Estudos! 


Um comentário:

  1. Bom dia
    Quero elogiar ao professor de matemática Tadeu , pela dedicação a escrita das tarefas, incrível, escreve a mão, achei interessante.

    ResponderExcluir