sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

ATIVIDADES - SEMANA 22/02/2021 a 26/02/2021

 


AULAS DE SEGUNDA-FEIRA



ANDRÉA - PORTUGUÊS



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/02/2021 às 09h - 11h) 


ASSUNTO: REVISÃO SOBRE SUJEITO E SUA CLASSIFICAÇÃO.

 

Para compreender o assunto assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=260haCwmx3s

 

PARA COPIAR!!


Sujeito simples: é aquele que apresenta somente um núcleo.

Sujeito composto: é aquele que apresenta dois ou mais núcleos.

Sujeito desinencial: é aquele que não está presente na oração, mas pode ser identificado pela terminação do verbo.

Sujeito indeterminado: é aquele em que não se atribui a ação verbal a nenhum ser, ou seja, não se sabe quem praticou a ação verbal.

 * Núcleo do sujeito: é a palavra mais importante do sujeito.

 

ATIVIDADE

Obs: A atividade deve ser copiada em seu caderno.

 

1- Identifique e classifique o sujeito das orações.

a- Os professores e alunos participarão das palestras.

b- Eles estão preocupados com as provas.

c- Estou magoada com a minha irmã.

d- Durante o mês, meus pais viajarão.

e- Roubaram a carteira de Carlos.

f- Participaremos da competição entre escolas.

g- Manuela e sua irmã não estão felizes com suas tias.

h- Todos os domingos, eu e minha família vamos à missa.

i- Entregamos os trabalhos na data marcada.

j- Precisa-se de costureira.

 

2- Leia o trecho.

 

O assalto

       Assaltaram a padaria da esquina. Houve um grande tumulto. Antônio era o gerente da padaria e estava muito nervoso. Eu, ingênuo, nunca tinha considerado Antônio suspeito do furto. Mas, as investigações policiais logo levariam a ele.

      Antônio foi preso pela polícia. Na delegacia se declarou culpado.

 

a-  Transcreva do texto a oração com sujeito indeterminado.

 

BOM DESEMPENHO!!

 

Quem estuda e não pratica o que aprendeu, é como o homem que lavra e não semeia. 

Provérbio Árabe





ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B, C e D.

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/02/2021 às 13h - 15h)   


        A    ASSUNTO: TRANSITIVIDADE VERBAL

 

Para compreender o assunto assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=y2haxLgR4BM

 

Para copiar!!!!

Verbo intransitivo: é aquele que tem sentido completo.

Verbo transitivo direto: é aquele que não tem sentido completo, portanto pede complemento que é chamado objeto direto.

Verbo transitivo indireto: é aquele que não tem sentido completo, portanto pede  complemento chamado objeto indireto.

 

ATENÇÃO: o objeto indireto sempre vem iniciado por preposição. As principais preposições são: em. de, a, para, com, por.

 

ATIVIDADE

 

Obs: A atividade deve ser copiada em seu caderno.

 

1- Classifique os verbos destacados de acordo com a legenda.

 

(VI) verbo intransitivo

(VTD) verbo transitivo direto

(VTI) verbo transitivo indireto

 

a- O repórter sumiu.

b- A mãe duvidou da história.

c- Comprei um rádio.

d- O médico confia nos remédios.

e- O apresentador do programa chegou agora.

f- Os jovens dançavam alegremente.

g- O júri absolveu o réu.

h- Muitos convidados chegaram tarde.

i- Algumas pessoas receberão vários brindes.

j- Confiei em sua capacidade.

k- O pipoqueiro da praça observava os pássaros.

l- Aquelas crianças precisam de ajuda.

m- Esta escola forma bons técnicos.

n- Os bebês necessitam de carinho.

 

BOM DESEMPENHO!!

Quem estuda e não pratica o que aprendeu, é como o homem que lavra e não semeia.

                                                                                                                                Provérbio Árabe 

 


         ______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



GISLENE - PORTUGUÊS


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/02/2021 às 9h - 11h)

  

Conteúdo:  Função e flexões do Substantivo.

Que tal estudarmos a gramática de uma forma divertida! Vamos utilizar um clássico da Disney. Ficou curioso, clica no link.

Assista ao vídeo abaixo para ajudá-lo na atividade.

https://www.youtube.com/watch?v=MbyvUpC_NB8&t=68s

 

1. Abaixo você tem frases de um pequeno texto sobre um clássico do

cinema. Nele, faltam alguns substantivos

 a) Complete os espaços com um dos substantivos entre parênteses.

 b) Numere as frases de acordo com a ordem em que elas apareceriam no texto.

 

  -Dama é uma _________(cadelinha/ cachorrinho/ cadelinhas/ cachorrinhos) que vive em uma ________ (casa/casas) enorme, cheia dos _________ (cuidado/cuidados) de seus _______(donos/donas). Já Vagabundo, vive nas _______ (rua/ruas) perigosas de Londres.


 -Mais tarde, a _Dama_ e o _Vagabundo_ vão morar com os donos de Dama e eles têm alguns lindos __________(filhote/filhotes); entre eles, um esperto ___________ (cachorrinho/ cachorrinha/ cachorrinhos/ cachorrinhas) chamado Banzé, que quer morar nas _______ (rua/ruas), em busca da sonhada ____________ (liberdade/liberdades)


  -“A Dama e o Vagabundo” é uma magnífica __________ (animação/ desenho/ animações/ desenhos) de Walt Disney que estreou em 1955.


  - Lá, ela se apaixona por Vagabundo, um dos _______(cão/ cães/ cadela/ cadelas) que a ajudam a enfrentar as grandes ____________ (dificuldade/dificuldades) dali


-O desenho conta a __________ (história/histórias) de dois simpáticos __________ (cachorro/cachorros/ cachorra/ cachorras) de __________ (raça/raças) diferentes: uma Cocker spaniel e um vira-lata.


 - Mesmo depois de tantos _______ (tempo/ anos), a __________ (desenho/desenhos/ animação/ animações) é sucesso ainda hoje nas _______ (tela/ telas) do cinema.


-Pouco depois que a amável ________(dona/donas) de Dama ganha um bebê, uma tia, que tem dois _______ (gato/gatos/ gata/gatas) siameses, se muda para a casa e Dama foge para a _______ (rua/ruas).


2. Pensando sobre o trabalho feito:

a) Como foi possível descobrir se as palavras que faltavam estavam no singular ou no plural, no masculino ou no feminino?

 



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/02/2021 às 13h - 15h)


Conteúdo: Variedades linguísticas

 

Assista ao vídeo para ajudá-lo (a) na atividade.

 https://www.youtube.com/watch?v=XdittFSCtbk&t=28s


Atividade

    1 - Observe a imagem abaixo retirada do Facebook e responda as perguntas a seguir:

 



a) Que variedade linguística o personagem da imagem acima usou para se expressar: linguagem culta ou coloquial?

 

b) Observando bem a imagem, diga pelo menos dois motivos que contribuem para que o personagem fale dessa forma?

        2 - Leia o texto abaixo e responda as questões sugeridas:

 

A LEI PROTEGE TEMER DE INVESTIGAÇÃO POR ATOS FORA DO MANDATO?

 

Apesar de aparecer em dois pedidos de inquérito enviados pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Michel Temer não entrou, pelo menos por ora, na lista de políticos investigados sob o escrutínio da mais alta corte do país.

 

A razão para isso, segundo o próprio Janot, é que Temer possui uma espécie de “imunidade temporária” determinada pela Constituição para quem ocupa o cargo de Presidente da República.

 

(Disponível em: http://www.msn.com)

 

 

a)   Que variedade linguística foi usada para escrever esse texto?

 

b)   Por que foi usado essa modalidade de linguagem e não outra?

 

3.    Leia o texto retirado do Facebook de uma adolescente e responda as perguntas:

 



a) A linguagem deste texto é considerada culta ou coloquial?

 

b) Qual a intenção das pessoas ao usarem esse tipo de escrita nas redes sociais?

 

4. Observe o texto abaixo e MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA:

 


A linguagem da tirinha revela:

 

a) Pelo tipo de linguagem usada pelo Chico Bento, eles não conseguem se comunicar.

b) Evidenciamos um uso culto da linguagem, visto que eles personagens são estudante e professora.

 

c) A fala de Chico Bento faz o uso coloquial da linguagem, motivado por diversos fatores (regional, escolaridade, idade, financeiro e etc.).

d) Não há nenhum tipo de problema com a linguagem usada por Chico Bento, podendo ser utilizada também em trabalhos escolares, requerimentos...

 

5. Com relação ao texto retirado de um SMS, assinale a alternativa correta:

              

Vc viu como ele xegô em kza hj? Tôdu lascadu. blz!

 

a) Não pode ser considerado um texto, visto que não cumpre sua função comunicativa.

b) Por ter palavras abreviadas em excesso está totalmente contrariando as regras da gramática, logo não é um texto.

c) Esse tipo de escrita é valorizado em qualquer meio de comunicação formal.

d) Mesmo por se tratar de linguagem abreviada, cumpre sua função comunicativa, mas só deve ser utilizada situações informais como internet, celular etc.

 

6. Observe a imagem abaixo para responder as questões por escrito:



a) O anúncio acima segue a norma culta da língua? Por quê?

b) Reescreva esta mesma propaganda seguindo a língua culta.



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



RONMICY - ED. FÍSICA


ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/02/2021 às 13h - 14h)

 

TEMA: Alongamentos e Aquecimento Muscular.

Objetivo: Instruir o aluno sobre a importância dos alongamentos e do aquecimento muscular antes de uma atividade física.

Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo



Questionário:


1 - O que é aquecimento?

2 - O que é alongamento?

3 - Quais os benefícios do alongamento?

Obrigado...Boa sorte



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------




AULAS DE TERÇA-FEIRA


GILBERTO - CIÊNCIAS



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO A 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/02/2021 às 09h - 10h) 


Assistam ao vídeo sobre o tema da aula no link abaixo:

Vídeo: https://youtu.be/SnmIpgVX3pI


Agora resolva a atividade a seguir.


QUESTÃO 1 - Faça a associação correta entre a coluna A e a coluna B:


Coluna A:                             

(I) fenômenos físicos

(II) fenômenos químicos  


Coluna B:

(     ) Amassar um papel;

(     ) Fotossíntese realizada pelas plantas;

(     ) Quebrar um copo de vidro;

(     ) Ferver a água;

(     ) Dissolução do açúcar em água;

(     ) Alimento decompondo-se no lixo;

(     ) Congelamento da água;

(     ) Queima do carvão;

(     ) Produção de queijo a partir do leite;

(     ) Transformação de tecido em roupas;

(     ) Triturar o carvão para obter o carvão ativo;

(     ) Aquecer uma panela de alumínio;

(     ) Queima de papel;

(     ) Queima de combustíveis no motor dos automóveis;

(     ) Azedamento do leite;

(     ) Corte de um bolo;

(     ) Digestão de alimentos;

(     ) Enferrujamento de uma palha de aço;

(     ) Amassar uma latinha de alumínio.



QUESTÃO 2 - Considere os fenômenos abaixo:


1 - Dissolução do sal de frutas;

2 - Produção de caramelo a partir do açúcar;

3 - Desaparecimento de bolinhas de naftalina colocadas em armários;

4 - Cândida em tecido colorido;

5 - Fabricação de fios de cobre a partir de uma barra de cobre;

6 - Queima de um pedaço de madeira.


Quais deles são fenômenos químicos?

a) 1, 2, 3, 5.

b) 1, 2, 4, 6.

c) Apenas 6.

d) Todos são fenômenos químicos.

e) Nenhuma das opções.


QUESTÃO 3 - (UEPA) Considerando-se as transformações:


A água líquida é obtida a partir do gelo ao se fornecer energia na forma de calor:



As chuvas ácidas transformaram a superfície do mármore de estátuas gregas em gesso macio e sujeito à erosão:



Uma poção de ferro interage com o oxigênio em presença da umidade, transformando-se em ferrugem



É correto afirmar que os fenômenos ocorridos são identificados, respectivamente, como:

a) Físico, químico, físico.

b) Físico, químico, químico.

c) Físico, físico, químico.

d) Químico, químico, físico.

e) Químico, físico, físico.



QUESTÃO 4 - (UFPI) Classifique as transformações a seguir como fenômenos físicos ou fenômenos químicos:


I- dissolução do açúcar na água;

II- envelhecimento de vinhos;

III- preparação de cal a partir do calcário.

 

a) Físico, físico e químico, respectivamente;

b) Físico, químico e físico, respectivamente;

c) Físico, químico e químico, respectivamente;

d) Químico, físico e físico, respectivamente;

e) Químico, químico e físico.



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO A 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/02/2021 às 10h - 11h)


Assistam ao vídeo sobre o tema da aula no link abaixo:

Vídeo: https://youtu.be/z6v5yWtZ7jc


Agora resolva a atividade a seguir.

QUESTÃO 1 - Еm nоѕѕо dіа-а-dіа, vіvеmоѕ сеrсаdоѕ dе máquіnаѕ. É muіtо соmum nоѕ dераrаrmоѕ соm máquіnаѕ dе tоdоѕ оѕ tіроѕ, dеѕdе аѕ mаіѕ ѕіmрlеѕ аté аѕ mаіѕ соmрlехаѕ. Dеnоmіnаmоѕ máquіnаѕ ѕіmрlеѕ соmо:


A) Аquеlаѕ quе ѕеu funсіоnаmеntо dереndе ареnаѕ dе реçаѕ еlеtrônісаѕ.

B) Аquеlаѕ quе dіfісultаm а аtіvіdаdе humаnа nа rеаlіzаçãо dе tаrеfаѕ.

C) Аquеlаѕ quе mоdіfісаm е trаnѕmіtеm а аçãо dе umа fоrçа раrа rеаlіzаr аlgum mоvіmеntо.

D) Аquеlаѕ quе nоѕ реrmіtе rеаlіzаr umа tаrеfа соm mаіоr еѕfоrçо fíѕісо.



QUESTÃO 2 - Ѕãо ехеmрlоѕ dе máquіnаѕ ѕіmрlеѕ:


A) Аbrіdоr dе lаtаѕ, mаrtеlо е tеѕоurа.

B) Сhаvе dе fеndа, аlісаtе е соmрutаdоr.

C) Quеbrа-nоzеѕ, саrrо е саrrіnhо dе mãо.

D) Вісісlеtа,ріnçа е соrtаdоr dе unhа.



QUESTÃO 3 - Nо dесоrrеr dа hіѕtórіа, аѕ реѕѕоаѕ muіtаѕ vеzеѕ tіvеrаm quе lеvаntаr реdrаѕ оu оbјеtоѕ, е nãо соntаvаm соm máquіnаѕ раrа аuхіlіá-lаѕ. Нá mаіѕ dе 22 ѕéсulоѕ, um hоmеm сhаmаdо еnсоntrоu um métоdо ехtrеmаmеntе ѕіmрlеѕ раrа rеѕоlvеr еѕѕе рrоblеmа: еlе dеѕсоbrіu аѕ аlаvаnсаѕ. Quеm fоі еѕѕе hоmеm?

A) Lоuіѕ Раѕtеur

B) Gаlіlеu Gаlіlеі

C) Lеоnаrdо dа Vіnсі

D) Аrquіmеdеѕ



QUESTÃO 4 - А сunhа é um рlаnо іnсlіnаdо quе ѕе mехе. Сunhаѕ ѕãо lаrgаѕ nа bаѕе е fіnаѕ nа роntа, mоdеlаdоѕ раrа dіvіdіr оbјеtоѕ. Gаrfоѕ, fасаѕ, rаlаdоrеѕ dе quеіјо е dеѕсаѕсаdоrеѕ dе vеgеtаіѕ, tоdоѕ uѕаm роntаѕ аfіаdаѕ раrа соrtаr е dеѕvіаr соmіdа. Ѕãо ехеmрlоѕ dеѕѕе tіро dе máquіnа ѕіmрlеѕ:


A) Rаmраѕ е еѕсаdаѕ.

B) Рrеgоѕ dе mеtаl е mасhаdоѕ..

C) Lâmраdаѕ е аbrіdоrеѕ dе gаrrаfа.

D) Ріnоѕ dе рrеѕѕãо е brосаѕ.



QUESTÃO 5 - Маѕtrоѕ соntаm соm um ѕіѕtеmа раrа реrmіtіr quе аѕ реѕѕоаѕ nо сhãо реndurеm оbјеtоѕ muіtо асіmа dо ѕеu аlсаnсе. Еѕѕе ѕіѕtеmа dеnоmіnа-ѕе:


A) Rоldаnаѕ

B) Сunhаѕ

C) Аlаvаnсаѕ

D) Рlаnоѕ Іnсlіnаdоѕ




ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/02/2021 às 13h - 14h)


Assistam ao vídeo sobre o tema da aula no link abaixo:

Vídeo: https://youtu.be/G0DTyLPlbLs


Agora resolva a atividade a seguir.

QUESTÃO 1 - A tabela a seguir mostra os principais eletrodomésticos e suas quantidades em uma residência com quatro pessoas, a potência elétrica de cada equipamento e o tempo mensal de funcionamento em horas. Supondo que a companhia de energia elétrica cobre R$ 0,50 por cada KWh consumido, determine o custo mensal da energia elétrica para essa residência.



a) R$ 215,00

b) R$ 178,25

c) R$ 355,00

d) R$ 329,30

e) R$ 274,40


QUESTÃO 2 - O chuveiro elétrico de uma residência possui potência elétrica equivalente a 5000 W. Sabendo que nessa casa moram cinco pessoas e que cada uma toma dois banhos diários de 15 min, determine o consumo de energia elétrica mensal em KWh correspondente ao chuveiro.


a) 150 KWh

b) 250 KWh

c) 475 KWh

d) 300 KWh

e) 375 KWh


QUESTÃO 3 - (ENEM) Entre as inúmeras recomendações dadas para a economia de energia elétrica em uma residência, destacamos as seguintes: Substitua lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas. Evite usar o chuveiro elétrico com a chave na posição “inverno” ou “quente”. Acumule uma quantidade de roupa para ser passada a ferro elétrico de uma só vez. Evite o uso de tomadas múltiplas para ligar vários aparelhos simultaneamente. Utilize, na instalação elétrica, fios de diâmetros recomendados às suas finalidades. A característica comum a todas essas recomendações é a proposta de economizar energia através da tentativa de, no dia a dia, reduzir


a) a potência dos aparelhos e dispositivos elétricos.

b) o tempo de utilização dos aparelhos e dispositivos.

c) o consumo de energia elétrica convertida em energia térmica.

d) o consumo de energia térmica convertida em energia elétrica.

e) o consumo de energia elétrica através de correntes de fuga.


QUESTÃO 4 - (ENEM) Podemos estimar o consumo de energia elétrica de uma casa considerando as principais fontes desse consumo. Pense na situação em que apenas os aparelhos que constam na tabela abaixo fossem utilizados diariamente da mesma forma.


Tabela: A tabela fornece a potência e o tempo efetivo de uso diário de cada aparelho doméstico.



Supondo que o mês tenha 30 dias e que o custo de 1 KWh é de R$0,40, o consumo de energia elétrica mensal dessa casa é dem aproximadamente:


a) R$135.

b) R$165.

c) R$190.

d) R$210.

e) R$230.


QUESTÃO 5 - Em uma época de intenso calor, um aparelho de ar-condicionado com potência de 1500 W ficou ligado por mais tempo, chegando à marca mensal de consumo igual a 7500 W.h. Determine por quanto tempo esse aparelho ficou ligado por dia.


a) 2 h

b) 4 h

c) 5 h

d) 6 h

e) 7,5 h





ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/02/2021 às 14h - 15h)


Assistam ao vídeo sobre o tema da aula no link abaixo:

Vídeo: https://youtu.be/qDLzYr7-RpQ


Agora resolva a atividade a seguir.

Questão 1 - A imagem abaixo representa qual modelo atômico?





Questão 2 - Qual cientista propôs o primeiro modelo atômico moderno que ficou conhecido como “bola de bilhar”?

a) Isaac Newton.

b) Demócrito.

c) John Dalton.

d) Ernest Rutherford.


Questão 3 - Assinale a alternativa incorreta:

a) As primeiras ideias relativas à estrutura interna dos átomos foram de Thomson.

b) No modelo atômico de Rutherford-Bohr, os elétrons que giram ao redor do núcleo não giram ao acaso, mas descrevem órbitas determinadas.

c) O modelo atômico de Dalton considerava a existência de cargas nos átomos.

d) Demócrito e Leucipo foram os primeiros a definir o conceito de matéria e átomo.



Questão 4 - Sobre o modelo Rutherford, considere as afirmações abaixo como verdadeiras ou falsas:

a) O Modelo Atômico de Rutherford sugere que o átomo apresenta o aspecto de um sistema planetário.

b) O Modelo Atômico de Rutherford ficou conhecido como “modelo pudim de ameixa” ou “pudim com passas” em decorrência do seu aspecto.

c) No Modelo Atômico de Rutherford, os elétrons giram em torno do núcleo (formado por prótons e nêutrons), de forma semelhante aos planetas que giram à volta do Sol.

d) O Modelo Atômico de Rutherford é também chamado de “Modelo Atômico de Rutherford-Bohr”


Questão 5 - Os modelos atômicos descrevem alguns aspectos estruturais dos átomos. Sobre essa afirmação podemos afirmar que:

a) Os modelos atômicos foram desenvolvidos pelos cientistas gregos Leucipo e Demócrito.

b) Os principais modelos atômicos são: Modelo de Rutherford e o Modelo de Rutherford-Bohr.

c) O primeiro modelo atômico desenvolvido foi o Modelo Atômico de Rutherford.

d) Os modelos atômicos foram desenvolvidos por cientistas com o intuito de compreender melhor o átomo e a sua composição.



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



IDELFONSO - CIÊNCIAS



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/02/2021 às 09h - 10h) 


Assista ao vídeo sobre o tema da atividade no link abaixo:

Vídeo 1 - https://youtu.be/I-RlxfEvDOg


Agora resolva a atividade:

1) O que são substâncias? 


2) Diga o que é mistura?


3) Como se classificam as misturas?


4) Como fazer a diferença entre mistura:

a) Homogênea.


b) Heterogênea. 


5) Faça a diferença entre substâncias:

a) Simples.


b) Compostas.


6) Classifique os itens em mistura homogêneas(HO) ou misturas heterogênea (HE).

a) Arroz e feijão 

b) Água e uma pitada de sal.

c) Água e óleo. 

d) Gasolina.

e) Água mineral.

f) Sangue.

g) Leite.




ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/02/2021 às 10h - 11h) 


Assista ao vídeo sobre o tema da atividades no link abaixo:

Vídeo - https://youtu.be/r0BJ-t5OVdQ


Agora resolva a atividade:

1) Quais as transformações de energia ocorrem em uma televisão?


2) O que é energia?


3) Cite os tipos de energia abordados na vídeo aula.


4) Em relação a energia ela pode ser produzida?


5) O ser humano é capaz de andar, correr, realizar todas as suas atividades graças a transformação de energia, qual seria?


6)Em uma vela acesa quais tipos de transformações de energia ocorrer?



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/02/2021 às 13h - 14h) 


Assista ao vídeo sobre o tema da atividades no link abaixo:

Vídeo - https://youtu.be/lPLzjRkdSwk


Agora resolva a atividade:

1) Faça a diferença entre:

a) Raio.

b) Trovão. 


2) Quais são as duas regiões que formam o átomo? 


3) Quais as partículas que formam cada região é suas cargas elétricas?


4) O que diz o princípio da atração? 


5) O que diz o princípio da repulsão?


6) Cite os nomes dos processos de eletrizacão.



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/02/2021 às 14h - 15h) 


Assista ao vídeo sobre o tema da atividades no link abaixo:

Vídeo - https://youtu.be/99b6_HneB64


Agora resolva a atividade:

1) Sobre a tabela periódica responda:

a) Possui quantos períodos?

b) Possui quantos grupos ou famílias?

c) Possui quantos elementos químicos?


2) Como está organizada a tabela periódica atual?


3) Quais grupos são de elementos representativos?


4) Quais grupos são os elementos de transição? 


5) Quais os nomes dos grupos de elementos de transição?

a) Grupo 1?

b) Grupo 2?

c) Grupo 13?

d) Grupo 14?

e) Grupo 15?

f) Grupo 16?

g) Grupo 17?

h) Grupo 18?


6) Cite algumas características dos metais.


7) Como é escrito o símbolo de um elemento químico?





______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



MARÍCIA - INGLÊS



ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/02/2021 de 14h - 15h)


ASSUNTO: COLORS

Hello!!!

HOJE NOSSA AULA SERÁ SOBRE AS CORES(COLORS) , EM INGLÊS.

Assista a videoaula e aprenda como falar as COLORS, em Inglês: https://youtu.be/M0Wf14Ggvmg



ATIVIDADE

1. Complete os nomes das cores, nos quais estão em Inglês.            


 
2. Pinte os animais, com as cores sugeridas.


3. Clique no link e aprenda a escrever as “colors” com o game contido lá.  Siga o passo a passo para chegar no jogo correto( dos balões).

Click no link https://learnenglishkids.britishcouncil.org/word-games/colours  -> Procure e click na palavra GAME ou JOGO (abaixo do primeiro joguinho) -> abra o jogo dos balões -> aperte no botão do autofalante

escute a cor-> procure os balões que formam o nome da cor ouvida , faça isso até formar toda a palavra.

Vai ser bem legal!!!!!


 
4. Escreva as “Colors”, em Inglês:




ATIVIDADE DE INGLÊS DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/02/2021 de 13h - 14h)


ASSUNTO: Occupations

METODOLOGIA: Videoaula: https://youtu.be/DGc7V9VJF8c




ATIVIDADE:

1.Observe a imagem , encontre marque  o item, no qual  corresponde a OCCUPATION:


2.  Resolva a cruzadinha, escrevendo os nomes das profissões, em Inglês:








ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/02/2021 de 10h - 11h)


ASSUNTO:  Clothes: size, materials, patterns

METODOLOGIA: Videoaula: https://youtu.be/iFTM0S8K330


ATIVIDADE:    

 1.Em seu caderno,faça a tradução do diálogo abaixo.( Não é necessário copiar o texto , em Inglês).

 

A – Salesperson / Clerk – vendedor        

      

B – Customer – cliente

 

A- Good afternoon. May I help you?        

 

B- Yes, please. I need a blouse                    

 

A- Ok. We have many blouses here. What size do you need?         

 

B- Small.                 

 

A- We have plain, solid, printed, flowered, checked, striped… What do you prefer?        

 

B- I prefer plain, light colors, please.      

 

A- Oh, yes. Take a look at these ones.              

 

B- They’re very beautiful. Can I try them on?  

 

A- Yes, come here, please.                         

 

(some minutes later…)                                    

 

B- I’ll take these two ones. How much are they?          

 

A- The white one is $21,50 and the yellow one is $22,50. They are $44,00       

 

B- Ok. Here you are. $45,00.                      

 

A- And here is your change: $1,00. Thank you very much.        

 

B- You’re welcome.

 

 

2. Ainda observando o diálogo da questão 1,transcreva( em Inglês) para seu caderno, o(s) nome(s) de roupa(s) que há nele.

 

 

 

 

 

3. Monte um álbum , adicionando figuras “ Clothes and Acessories” , que você costuma vestir e usar.

ü  Use figuras/imagens  para ilustrar;

ü  Escreva os nomes das roupas e acessórios , em Inglês;

ü  Pode fazer em folhas do seu caderno, porém deve ser organizado e bem bonito.

ü  Faça em 4 páginas:

1. Capa;

2. Roupas e acessórios que usa em casa;

3. Roupas e acessórios que usa na escola;

4. Roupas e acessórios que usa ao passear;

ü  Faça uma capa para seu álbum. Exemplo:







 

 

ATIVIDADE DE INGLÊS DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/02/2021 de 9h - 10h)


ASSUNTO: Reflexives and Personal Pronouns
 

METODOLOGIA: Videoaula: https://youtu.be/Yl49NujgOXM   - Personal Pronouns

                                              https://youtu.be/d7n648WzztQ   - Reflexive pronouns

Pronome Pessoal - Personal Pronouns

Pronome Reflexivo - Reflexive Pronoun

(eu)                                       -----------------à

myself (a mim mesmo, -me)

you (tu, você)                         ---------------à

yourself [a ti, a você mesmo(a), -te,-se]

he (ele)                                    --------------à

himself (a si, a ele mesmo, -se)

she (ela)                                   --------------à

herself (a si, a ela mesma, -se)

it [ele, ela (neutro)] ANIMAL, COISA , LUGAR -à

itself [a si mesmo(a), -se]

we (nós)                                  -------------à

ourselves [a nós mesmos(as), -nos]

you (vocês, vós)                      --------------à

yourselves (a vós, a vocês mesmos(as), -vos,-se)

they (eles, elas)                      --------------à

themselves (a si, a eles mesmos, a elas mesmas, -se)

                                              

ATIVIDADE:

1. Uma nadadora vence uma competição e deseja expressar sua felicidade e orgulho. Ela pode dizer, em inglês, “I’m just really proud of _______”. 

a) Herself;

b) Myself;

c) Itself;

d) Yourself.

2. Uma atriz é fortemente criticada pelo seu estilo extravagante e excessivamente consumista. A atriz pode rebater esse tipo de comentário com “I work hard and buy _______ what I want”. 

a) Herself;

b) Myself;

c) Itself;

d) Yourself.

3. Se um corretor deseja dizer que o centro financeiro de Wall Street está em guerra contra ele mesmo, por conta do futuro das ações, ele pode dizer “Wall Street is at war with _______ over the future of stocks”.

a) Herself;

b) Myself;

c) Itself;

d) Yourself

4 – Um manifestante pretende dizer que o Congresso Nacional permanece se degradando. Ele pode dizer, em inglês: “Congress continues to degrade _______”.

a) Yourself;

b) Themselves;

c) Himself;

d) Itself.

5 – Em virtude das trocas de farpas entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, um professor de história pode sugerir que ambos os países diminuam as tensões entre eles, sem a presença de mediadores. Ele pode dizer, em inglês, “USA and North Korea should ease tensions _______”.

a) Yourself;

b) Themselves;

c) Himself;

d) Itself.

6 – Em um pedido de ajuda, um porta-voz de grupos comunitários que auxiliam pessoas carentes pode destacar a importância da cooperação alheia para, com isso, fortalecer o movimento e, dessa forma, “dar conta” de todas as pessoas desabrigadas. Ele pode expressar esse sentimento por meio de: “Communities can’t help the homeless _______”.

a) by itself;

b) by themselves;

c) itself;

d) by youselves.

7 – Um jovem, inconformado com a fofoca de que estaria recebendo auxílio dos irmãos para quitar o aluguel mensal, deseja dizer que paga o  aluguel sem a ajuda de ninguém. Em Inglês, ele pode dizer: “I pay my rent _______”.

a) by itself;

b) by myself;

c) itself;

d) by youselves.



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



AULAS DE QUARTA-FEIRA



RAFAEL - ED. FÍSICA



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/02/2021 às 10h - 11h)


Tema: Ritmo e Movimento 

Objetivo:  Procurar a descoberta do próprio corpo e de suas possibilidades de movimento.


Conteúdo: 

Texto: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/danca-historia-ritmo-movimento.htm

Vídeo:  https://youtu.be/yuKLX-N3mW8 


ATIVIDADE 1

1. O que é ritmo e movimento? 

2. Apresente os benefícios que o ritmo associado ao movimento humano pode oferecer.


“O professor só pode ensinar quando está disposto a aprender”

Janoí Mamedes


ATIVIDADE (Bônus) 

Brincadeira: Teia de gato

Você vai precisar de barbante, fita adesiva, elástico ou qualquer outro material que tenha em casa. Construa uma grande teia, você pode usar qualquer estrutura para amarrar os fios: cadeiras, mesas, estantes, janelas etc. Também poderá aproveitar um corredor da casa.

Depois de pronta, você precisa passar de um lado ao outro da teia, pulando os fios, abaixando-se, engatinhando e executando os mais variados movimentos. O objetivo é não encostar nos fios. Lance o desafio para as outras pessoas da sua família! Vai ser divertido ver como cada um passa pela teia.





ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/02/2021 às 13h - 14h) 


Tema: Noções Básicas de Primeiros Socorros. 

Objetivo: Identificar os perigos que cercam o aluno, em casa e na escola.


Conteúdo: 

Texto: https://brasilescola.uol.com.br/saude/primeiros-socorros.htm

Vídeo: https://youtu.be/PMfLdTeZ-Y4


ATIVIDADE 1

1. https://www.tudosaladeaula.com/2019/05/atividade-de-educacao-fisica-primeiros.html

(Copiar somente as respostas)


“Conhecimento auxilia por fora, mas só o amor socorre por dentro.”

Albert Einstein


ATIVIDADE (Bônus) 

CORRIDA DENTRO DE CASA

Quando as crianças estiverem durante muito tempo dentro de casa porque não é possível sair, proponha uma corrida. Escolha uma cor, como, por exemplo, verde. Determine todos os ambientes que fazem parte da disputa (procure usar todos os aposentos, incluindo os armários e banheiros) e faça os com​petidores irem rapidamente de um aposento ao outro, tocando um objeto de cor verde. Você corre junto, também. Se houver mais de dois participantes, o vencedor é o primeiro que tocar o item verde em cada local designado e retornar ao início.



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/02/2021 às 09h - 10h)


Tema: Esporte de invasão 

Assunto: Handebol - regras gerais. 

Objetivo: Vivenciar na prática o jogo de handebol através do lúdico. 


Conteúdo: 

Texto: https://www.tudosaladeaula.com/2016/06/atividade-handebol-educacao-fisica-6-ao.html

Vídeo: https://youtu.be/gmYsITBRuCg


ATIVIDADE 1

1. https://www.tudosaladeaula.com/2016/06/atividade-handebol-educacao-fisica-6-ao.html

(Copiar somente as respostas) 



“Antes a lágrima da derrota do que a vergonha de lutado por aquilo que você mais quer”

Everton Q. ( Murisoca )



Sugestão: ATIVIDADE (Bônus) 

https://youtu.be/gmYsITBRuCg





GISLENE - ARTES (6º e 7º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 6º e 7º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/02/2021 de 09h - 10h) 


Conteúdo: Artes Visuais

 Ler o texto e responder as questões.

 


ARTES VISUAIS 

O mundo da arte é concreto e vivo podendo ser observado, compreendido e apreciado.

Através da experiência artística o ser humano desenvolve sua imaginação e criação aprendendo a conviver com seus semelhantes, respeitando as diferenças e sabendo modificar sua realidade. A arte dá e encontra forma e significado como instrumento de vida na busca do entendimento de quem somos, onde estamos e o que fazemos no mundo.

Desta maneira, quando o ser humano faz arte, ele cria um objeto artístico que não precisa nos mostrar exatamente como as coisas são no mundo natural ou vivido e sim, como as coisas podem ser, de acordo com a sua visão. A função da arte e o seu valor, portanto, não estão no retrato fiel da realidade, mas sim, na representação simbólica do mundo humano.

Para existir a arte são precisos três elementos: o artista, o observador e a obra de arte.

O ser humano, ao longo de seu desenvolvimento, tem procurado encontrar formas de registrar essa imaginação ou realidade captada, através de pinturas, desenhos, esculturas, gravuras ou filmes, ou seja, através de representações imagéticas.

A principal diferença entre imagem e representação imagética é que imagem é tudo aquilo que nosso sentido da visão pode captar registrando tanto o que é realidade quanto imaginação, e representação imagética são imagens carregadas de significados organizados ou não de maneira consciente – com valores artísticos.

Hoje em dia, além das formas tradicionais (desenho, pintura, escultura, gravura, arquitetura), existe o cinema, a televisão, o computador e a Internet. Através dessas novas tecnologias surgiram também várias manifestações artísticas que são produzidas basicamente utilizando-se das suas possibilidades e inovações. Através da TV encontramos várias manifestações de produções artísticas, como, por exemplo, telenovelas, seriados, filmes ou desenhos animados. Estes ligados diretamente às artes cênicas, porém utilizando mecanismo de representação imagética das artes visuais, como o vídeo. Nesse caso, são linguagens artísticas que se fundem, se unem. Podemos denominar essa linguagem artística como “audiovisual” – união de som e de imagem. Outras manifestações com elementos artísticos que estão presentes nas imagens do nosso cotidiano são as publicações gráficas como os jornais, as revistas, os livros, os outdoors, os panfletos, entre outras.


Azevedo Junior, José Garcia de. Apostila de Arte – Artes Visuais. São Luís: Imagética Comunicação e Design,

1- Quais os elementos necessários para que possa existir Arte?


2- O que acontece quando o ser humano faz Arte?


3- Qual a principal diferença entre  imagem e representação imagética?


4- Cite diferentes manifestações artísticas encontradas na TV, segundo o texto.


5- Que manifestações artísticas você conhece?

  

“Uma águia não teme o galho que pisa pois confia no poder de suas asas.”




MARÍCIA- ARTES (8º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 8º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/02/2021 de 14h - 15h)

 

ASSUNTO: ARTES VISUAIS


De acordo com a Enciclopédia Britânica, Artes Visuais são objetos ou experiências criadas conscientemente através da expressão de uma habilidade ou imaginação. São classificadas como este tipo de arte, manifestações como desenho, pintura, escultura, gravura, artes decorativas, fotografia, instalação, entre outras. Como exemplo desse tipo de arte, temos as obras do artista britânico Bansky.


Banksy (1974) pseudônimo de Robin Banks é um artista de rua britânico que usa sua arte para questionar os valores da sociedade. Suas obras estão em Bristol, Londres, Los Angeles, Nova Iorque, Paris e em várias outras cidades.


Banksy esconde sua identidade e aparece sempre com um capuz. O mistério sobre sua identidade é mantido com a ajuda de um grupo de colaboradores que chegam a montar tapumes ao redor do artista para proteger sua identidade.



O artista britânico Banksy não deixou de fazer suas famosas intervenções artísticas, mesmo durante a  quarentena.Como não pode sair e usar as paredes e muros das ruas, o banheiro de casa foi o lugar que encontrou para criar uma nova obra e continuar ativo artisticamente, respeitando o isolamento social. Na intervenção, ratos apertam pasta de dente, desenrolam o papel higiênico e até fazem xixi.

 


ATIVIDADE

Agora é a sua vez!! Dê asas a sua imaginação e crie uma arte visual. Invente  um personagem interagindo com algum objeto da sua casa.

Observe os exemplos abaixo.




BOM DESEMPENHO!!




ANDREA- ARTES (9º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 9º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/02/2021 de 13h - 14h) 

ASSUNTO: ARTES VISUAIS


De acordo com a Enciclopédia Britânica, Artes Visuais são objetos ou experiências criadas conscientemente através da expressão de uma habilidade ou imaginação. São classificadas como este tipo de arte, manifestações como desenho, pintura, escultura, gravura, artes decorativas, fotografia, instalação, entre outras. Como exemplo desse tipo de arte, temos as obras do artista britânico Bansky.


Banksy (1974) pseudônimo de Robin Banks é um artista de rua britânico que usa sua arte para questionar os valores da sociedade. Suas obras estão em Bristol, Londres, Los Angeles, Nova Iorque, Paris e em várias outras cidades.


Banksy esconde sua identidade e aparece sempre com um capuz. O mistério sobre sua identidade é mantido com a ajuda de um grupo de colaboradores que chegam a montar tapumes ao redor do artista para proteger sua identidade.



O artista britânico Banksy não deixou de fazer suas famosas intervenções artísticas, mesmo durante a  quarentena.Como não pode sair e usar as paredes e muros das ruas, o banheiro de casa foi o lugar que encontrou para criar uma nova obra e continuar ativo artisticamente, respeitando o isolamento social. Na intervenção, ratos apertam pasta de dente, desenrolam o papel higiênico e até fazem xixi.

 


ATIVIDADE

Agora é a sua vez!! Dê asas a sua imaginação e crie uma arte visual. Invente  um personagem interagindo com algum objeto da sua casa.

Observe os exemplos abaixo.




BOM DESEMPENHO!!




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------




AULAS DE QUINTA-FEIRA



AMORIM - MATEMÁTICA



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/02/2021 às 9h - 11h) 


Assunto: SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL - ORIGEM E QUADRO DE VALORES/ LEITURA/ VA/ VR

Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo

Vídeo - https://youtu.be/6mvaNd3ajrU


Questionário: 

1) QUAL É A SOMA DOS VALORES RELATIVOS DE 4 E DE 3 NO NÚMERO 453570 E QUAL É A SUA LEITURA?


2) NA MULTIPLICAÇÃO 13 × 26 QUANTO VALE A SOMA DOS VALORES ABSOLUTOS DO PRODUTO?


3) QUANTAS MILHARES CABEM EM 700000 E QUAL É A LEITURA DO RESULTADO  DESSAS MILHARES?


4) QUANTAS CENTENAS CABEM EM 300000 E QUAL A LEITURA DESSAS CENTENAS?


5) QUAL É O VALOR ABSOLUTO DE CADA NÚMERO E O VALOR RELATIVO NO NÚMERO 90453?






ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/02/2021 às 13h - 15h


Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo

Vídeo - https://youtu.be/vP0SquC1gSU


Questionário: 


1) QUAIS OS DIVISORES PRIMOS DE 33?


2) QUANTO VALE A SOMA DOS DIVISORES PRIMOS DE 33?


3) QUAIS OS DIVISORES COMPOSTOS DE 60?


4) QUANTO VALE A SOMA DOS DIVISORES COMPOSTOS DE 60?


5) QUAL É A SOMA DOS DIVISORES PRIMOS DE 49?




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


TADEU - MATEMÁTICA



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/02/2021 às 09h - 11h) 


Assista ao vídeo clicando no link a seguir:  https://youtu.be/jO3xQ9w5xxQ


Agora resolva o exercício da imagem abaixo:







ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/02/2021 às 13h - 15h)


Assista ao vídeo clicando no link a seguir:  



Agora resolva o exercício da imagem abaixo:







______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



EUGÊNIO - HISTÓRIA



ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A e B 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/02/2021 às 13h - 14h) 


Conteúdo: Os primeiros povoadores da Terra – Paleolítico e Neolítico

Veja as explicações acessando os links:

https://www.youtube.com/watch?v=clsQ3VmdUeI

https://www.youtube.com/watch?v=-RshsFEgdXg

https://www.youtube.com/watch?v=JbvQrNpGQhE

 

1) Apenas leia o texto e analise a imagem para depois responder no seu caderno:

 

Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”.

Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. [...]



E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o sexto dia.

GÊNESIS 3:26, 27, 31. Em: https://www.biblegateway.com/passage/?search=G%C3%AAnesis+1&version=NVI-PT

 

 

a) Qual é a teoria que  explica a origem da humanidade que aparece no texto? E qual é a que aparece na imagem?

b) Quem desenvolveu a teoria que aparece na imagem?

c) Entre as duas teorias que tentam explicar a origem da humanidade, qual a que é aceita pelos cientistas?

 

2) CERTO ou ERRADO? Quando estiver ERRADO, corrija:

-os primeiros humanos tiveram origem na Europa.

-o evolucionismo ensina que o homem veio do macaco.

-o evolucionismo ensina que os humanos pertencem à família dos primatas.

-o evolucionismo ensina que alguns animais conseguiram sobreviver às mudanças de ambiente.

 

3) O que são fósseis humanos? Qual a importância deles?

 

4) Complete o quadro:

 

 

PALEOLÍTICO

NEOLÍTICO

Meio de sobrevivência

 

 

Modo de vida

 

 

Moradia

 

 

Instrumentos de trabalho

 

 

 






ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/02/2021 às 09h - 10h


Conteúdo: Povos  e culturas africanas

Veja as explicações acessando os links:

https://www.youtube.com/watch?v=xSGdim5jZ98

https://www.youtube.com/watch?v=QrFFHwVmibA

 

1) Nо ѕéсulо ХVІ, о Rеіnо dо Соngо осuраvа umа еnоrmе rеgіãо nо lіtоrаl dо Осеаnо Аtlântісо е nаѕ mаrgеnѕ dо Rіо Соngо. Quаl роvо еrа а bаѕе dа рорulаçãо dо Rеіnо dо Соngо?

(  ) Іоrubáѕ

(  ) Маndіngаѕ

(  ) Ваntоѕ

(  ) Еgíрсіоѕ

 

2) CERTO ou ERRADO? Se estiver ERRADO, corrija:

- Nimi-a-Lukeni é considerado o fundador do Reino do Congo.

-o Reino do Congo desconhecia a metalurgia.

-o Reino do Congo utilizava conchas marinhas como moeda.

-os reis do congo exigiam impostos em moeda e em espécie.

 

3) Quando e como o Reino do Congo entrou em decadência?

 

4) Sobre o povo iorubá, responda:

a) Em qual atual país africano vivia?

b) Quais as fontes de riqueza?

c) Qual a capital deles?

d) Diferença politica em relação ao Império do Mali?

 


 


ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B e C 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/02/2021 às 14h - 15h


Conteúdo: Revoluções na Inglaterra

Veja as explicações acessando os links:

 https://www.youtube.com/watch?v=z5dZkOkEhxw&t=342s

 

1) Leia com atenção o texto e depois responda as questões no seu caderno

 

O inglês que perdeu a cabeça depois de morto

Após a morte de Oliver Cromwell, em 3/09/1658, seu corpo foi velado em público na Abadia de Westminster, a sé da Igreja Anglicana, assim como foram feitos os funerais dos monarcas que o precederam. Depois da derrota do rei Carlos I durante a Guerra Civil Inglesa e sua subsequente decapitação, Cromwell tinha tornou-se Lord Protetor e regente da Comunidade da Inglaterra. Durante a gestão Cromwell, monarquistas, anglicanos e católicos foram duramente perseguidos, as propriedades da Igreja Anglicana foram confiscadas, ao mesmo tempo em que fortaleceu o comércio exterior inglês ao assinar os Atos de Navegação – transferindo dos holandeses para os comerciantes ingleses o monopólio sobre a movimentação de navios , o que levou a Holanda entrar em Guerra com a Inglaterra.  O seu cargo foi herdado por seu filho Richard, que foi derrubado pelo exército em 1659, após o restabelecimento da monarquia e o retorno do rei Carlos II, que vivia no exílio. O parlamento do governo de Carlos ordenou a exumação do corpo de Cromwell na Abadia de Westminster e a exumação de outros regicidas [...] Depois de pendurar "desde a manhã até as quatro da tarde", os corpos foram cortados e as cabeças colocadas a aproximadamente 6 m de altura na Westminster Hall. Em 1685, uma tempestade danificou o objeto sobre o qual estava a cabeça de Cromwell, jogando-a no chão. A partir desse ano, ela ficou aos cuidados de colecionadores particulares e dos proprietários do museu até 25 de março de 1960, quando foi finalmente enterrada nas dependências da Universidade de Cambridge.

 

a) Quem governava a Inglaterra antes do final da Guerra Civil Inglesa?

b) Qual era o cargo de Oliver Cromwell depois que assumiu o poder?

b) O que Oliver Cromwell fez durante a sua gestão?

c) Por qual motivo Carlos II ordenou a exumação e depois “decapitação” do cadáver de Cromwell?

 

2) A Abadia de Westminster, que aparece no texto, se trata de :

a) um cemitério

b) um hospital.

c) uma praça.

d) uma igreja.

 

3) O que Cromwell exigia dos indivíduos que quisessem ingressar no Novo Modelo de Exército criado por ele, durante a Guerra Civil Inglesa?

a) que demonstrassem competência.

b) que tivessem fé e boa conduta.

c) que fossem de família nobre.

d) que fossem presbiterianos.

 

4) CERTO ou ERRADO?

-Guilherme de Orange para ser rei teve que jurar obediência à Declaração dos Direitos.

-a Revolução Gloriosa significou a manutenção do absolutismo na Inglaterra.

- pela Declaração dos Direitos, “o rei reina, mas quem governa a Inglaterra é o Parlamento”.

-pela Declaração dos Direitos, o rei ou rainha da Inglaterra pode governar como quiser.


  


ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/02/2021 às 10h - 11h


Conteúdo: Primeira República: dominação e resistência 

Veja as explicações acessando os links:

https://www.youtube.com/watch?v=xeOXz-At9Bg

 

1) Observe a tabela abaixo:

Ano

Número de indústrias

Número de operários

1907

3 258

149 018

1920

13 336

275 512

a) A qual conclusão chegamos, quando comparamos os dados?

b) Quais fatores explicam o crescimento industrial brasileiro na Primeira República?

 

2) O primeiro estado brasileiro a se industrializar foi:

(  ) Minas Gerais.

(  ) Rio Grande do Sul.

(  ) São Paulo.

(  ) Rio de Janeiro.

 

3) Entre os povos estrangeiros, abaixo, marque aqueles que não seria atraído ao Brasil  por não serem branco e nem católicos:

(  ) Italianos.

(  ) Espanhóis

(  ) Portugueses.

(  ) Chineses.

 

4) Identifique cada afirmação  se se trata de CANUDOS ou do CONTESTADO:

- comunidade sertaneja baiana que agregava desempregados e sem terras.

- comunidade sertaneja na fronteira entre Santa Catarina e o Paraná.

- perderam suas terras para fazendeiros e para uma estrada de ferro.

-acusados de serem fanáticos e monarquistas sob a liderança de beato Antônio Conselheiro.

-acusados de serem fanáticos e monarquistas sob a liderança do beato José Maria.

 

 

 

 

 

 


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------






AULAS DE SEXTA-FEIRA



GEORGE - GEOGRAFIA



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 6º ANO A e B 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/02/2021 às 09h - 10h)

1. Leia e responda o que se pede:

 Oh trilhas de rumo errante

Onde pasta o manso gado

Riscando o verde pujante

Dos campos do meu Cerrado.

É lá do alto da serra

Donde o sol pinta o mundo

E doa aos filhos da terra

Este lar rico e fecundo.

Geovane Alves de Andrade

Sobre o poema a cima citado, qual vegetação natural foi desmatada para dar origem a pasto? Qual clima predomina nesta vegetação? Cite dois exemplos da fauna e dois da flora da região que sejam bem populares.

 

2. Leia o texto sobre a cultura do algodão e responda corretamente o que se pede

 IMPORTÂNCIA ECONÔMICA

 Fonte: https://www.spo.cnptia.embrapa.br

No Brasil, desde o período em que o País foi colônia de Portugal (de 1500 a 1822), a cultura do algodão vem sendo explorada comercialmente. No século 18, ainda no período colonial, o Maranhão se destacou como um grande fornecedor de fibras para as fiações inglesas que dominavam o mercado mundial de tecidos.

No Maranhão, a cultura se estendeu e a produção se organizou no Semiárido brasileiro, tornando os estados da Bahia, do Ceará, da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte grandes produtores, onde se cultivou principalmente o algodão arbóreo, também denominado de “mocó”, na região climática do Seridó potiguar e paraibano. Foi o algodão que fixou o homem no Semiárido brasileiro e proveu essa região de uma riqueza singular durante quase todo o século 20 (TAKEYA, 1985).

Durante toda a história do Brasil, o algodão se fez presente como uma cultura de exportação, tendo piques de retomadas de crescimento sempre que havia problemas na produção norte-americana, como durante sua Guerra de Independência, sua Guerra de Secessão e durante as 1ª e 2ª Guerras Mundiais (MENDONÇA, 1973; TAKEYA, 1985).

Somente a partir de 1890, com o crescimento e consolidação da indústria têxtil no Brasil, é que a produção nacional se tornou firme e crescente, com o algodão assumindo a condição de principal cultura agrícola dos estados Nordestinos (TAKEYA, 1985), produzindo de 10% a 20% de excedentes para exportação, e tornando o Brasil um dos principais produtores e exportadores do mundo (BELTRÃO, 1996).

O Brasil chegou a ter 3,5 milhões de hectares de algodão plantados na safra 1973 1974, sendo a maior parte cultivada com algodão arbóreo. Dadas as dificuldades ecológicas em que a cultura era cultivada e a falta de adoção de tecnologias apropriadas, a produtividade se situava em torno de 150 kg/ha de algodão em caroço, muito baixa e sem competitividade. Destaque-se que, mesmo na safra 1973 1974, o algodão herbáceo, com maior produtividade, já ocupava uma área de 1.723,2 mil hectares, produzindo 844,5 kg/ha de algodão em caroço, com produção total de 522,5 mil toneladas de algodão em pluma (IBGE, 1974).

No Nordeste, o algodão herbáceo foi cultivado em 809,1 mil hectares na safra 1973 1974, ocasião em que a Bahia contribuiu com 36,9% da área plantada, especialmente na zona produtora da região de Guanambi (IBGE, 1974). Essa produção era feita em moldes tradicionais, no âmbito da agricultura familiar, baseada em pequena escala de produção e baixo padrão tecnológico.

Mesmo sendo baixo o padrão tecnológico, o cultivo do algodoeiro no Nordeste sempre teve papel de grande relevância, tanto como cultura de reconhecida adaptabilidade às condições edafoclimáticas da região como fator fixador de mão de obra, gerador de emprego e de matéria-prima indispensável ao desenvolvimento regional e nacional.

Apesar da importância econômica e social, nas duas últimas décadas observou-se um declínio drástico na atividade algodoeira nordestina. Diversos problemas concorreram para inviabilizar a produção algodoeira no Nordeste, sobressaindo-se a incapacidade de convivência com o bicudo (Anthonomus grandis, Boheman), preços subsidiados no mercado internacional, a abertura do mercado brasileiro e as atrativas condições de financiamento externo do produto. Muitas cooperativas fecharam, muitas pequenas indústrias faliram. A estrutura de custos da cadeia de produção, com base na agricultura familiar, já não se adequava para a nova realidade da economia globalizada, e muitos produtores deixaram de cultivar o algodão. Mas as pesquisas com algodão, nos últimos 22 anos, resultaram no desenvolvimento de alternativas tecnológicas e econômicas, como as cultivares com características especiais, visando à produção de fibras diferenciadas, o caso do algodão de cor natural; e mesmo o algodão agroecológico, visando aumentar o valor agregado dos produtos obtidos e melhorar a renda dos produtores familiares. Além disso, foram desenvolvidos equipamentos para o beneficiamento do algodão em pequena propriedade, com a finalidade de agregar valor à produção e permitir o beneficiamento daqueles algodões especiais.

No início da década de 1990, com a desestruturação da cadeia produtiva do algodão no Nordeste, o Brasil passou da condição de um dos maiores exportadores de algodão para a de maior importador. Diante deste cenário, a partir de meados dos anos 1990 passou-se a observar mudanças drásticas na cotonicultura brasileira, como o deslocamento dos plantios das tradicionais áreas de cultivo da região Nordeste, Sudeste e Sul para as áreas do Cerrado brasileiro, do Centro-Oeste e oeste do Estado da Bahia, e o uso de novas práticas culturais. O cultivo do algodão no Cerrado brasileiro passou a ser uma atividade de elevado nível tecnológico, explorada em grandes módulos de produção. Com a ocupação dessa nova fronteira agrícola para o cultivo do algodão, houve uma grande recuperação da cotonicultura nacional. Em 2012, as áreas de Cerrado (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Bahia, parte sul do Piauí e parte sul do Maranhão), contribuem com 93,9% do algodão produzido no País. As áreas citadas têm-se consolidado como locais de produção tecnificada, moderna e empresarial, o que confere ao algodão brasileiro qualidade superior, ou equivalente, aos melhores algodões do mundo.

Apesar dos esforços para recuperar a produção do algodão herbáceo no Semiárido brasileiro, na safra 2011 2012 a área colhida e a produção foram de 32.500 hectares no sudoeste baiano, e de 20.000 hectares na região de Bom Jesus da Lapa, BA. Assim, todo o Semiárido brasileiro, em 2012, possui uma área colhida de 52.500 hectares e uma produção de 68.670 toneladas (IBGE-LSPA, 2013).

Por sua vez, a indústria têxtil tem-se deslocado para o Nordeste. O Nordeste detém o segundo maior parque industrial têxtil do Brasil, o qual consumiu, em 2012, mais de 400 mil toneladas de pluma, especialmente no Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Na América Latina, apenas o México tem capacidade instalada maior do que a existente no Nordeste do Brasil. Em Campina Grande, PB, está localizada a maior fiadora do mundo, pertencente ao grupo Coteminas, empresa que já investiu fortemente também no Rio Grande do Norte, Minas Gerais e em outros estados. A pluma consumida nessas indústrias (em torno de 140 mil toneladas anuais na Paraíba) é quase toda proveniente da região oeste da Bahia e de outras regiões brasileiras, ou importadas dos Estados Unidos da América e de outras partes produtoras do mundo. Vale ressaltar que o transporte dessa matéria-prima até a indústria tem enfrentado transtornos por causa das más condições das estradas, das longas distâncias percorridas e do elevado custo do transporte rodoviário no Brasil.

Os industriais brasileiros já se conscientizaram de que uma indústria têxtil forte com crescimento sustentado, capaz de se manter competitiva em nível mundial e garantir a entrega das encomendas no mercado precisa de uma base de produção local para não ficar sujeita aos transtornos e incertezas de um adequado fornecimento de pluma de outras regiões produtoras. Portanto, é do interesse da indústria a produção local do algodoeiro, aproveitando-se de vantagens, como a proximidade dos plantios e o baixo custo do transporte, dentre outras. O algodoeiro é a mais tradicional das culturas do Semiárido brasileiro, havendo na região conhecimentos e tradição no seu cultivo. Existe também uma grande quantidade de produtores tradicionais da cultura, que podem ser motivados com políticas sérias para revitalização da produção. É hora, pois, de se adotarem medidas macroeconômicas, com vistas ao fortalecimento de todos os elos da cadeia produtiva do algodão no Nordeste, como os fundos de desenvolvimento da cultura agrícola. Como exemplo dessas providências, existe o Programa Mineiro de Incentivo à Cultura do Algodão (Proalminas), que tem como objetivo o aumento da produção de algodão no estado. A coordenação do Fundo é da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa). O programa garante a aquisição de toda a produção pelas indústrias têxteis existentes no estado, assegurando, também, que a produção seja comercializada a preço de mercado estabelecido pela Bolsa de Mercadorias Cepea/Esalq, com acréscimo de 7,85%.

Finalmente, cumpre destacar a importância dos empregos gerados pelo cultivo do algodão herbáceo no âmbito da agricultura familiar. Com base em coeficientes técnicos dos sistemas de produção de algodão herbáceo, praticados no Semiárido brasileiro, estimou-se que a cada 3 hectares plantados é ofertado um emprego direto.

a) Desde quando o Brasil cultiva algodão? Inicia-se a produção por qual região e estado?

b) Por que a produção diminuiu no Nordeste do Brasil?

c) Por que é importante para a indústria têxtil produzir a pluma de algodão em território brasileiro?

 

3. “A expansão das cadeias produtivas de carne, grãos e algodão em direção às regiões Centro-Oeste e Norte vem aprofundando o processo de interiorização do país na última década.

A constatação é da nova edição do Atlas Nacional do Brasil Milton Santos, lançado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A publicação, composta por 548 mapas, 76 gráficos, oito tabelas, seis fotos e 14 imagens de satélite, atualiza informações geográficas sobre o território brasileiro na última década”. (…)

Revista Globo Rural, 14 dez. 2010. Adaptado

O processo acima descrito, no contexto das reconfigurações do espaço agrário do Brasil, deflagra:

a) o processo de redistribuição de terras

b) a expansão da fronteira agrícola

c) a ruralização ou expansão do meio agrário

d) a contração da produção para o mercado externo

e) o estímulo à desapropriação de terras improdutivas




ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/02/2021 às 10h - 11h)


1. (UECE) Considere as seguintes descrições de sub-regiões nordestinas:

I. Considerada a área de transição entre o sertão semiárido e a Amazônia úmida, possui sua economia baseada no extrativismo vegetal e na agricultura, destacando-se como área de modernização o complexo que integra o porto de Itaqui à Serra de Carajás.

II. Área em que predomina uma estrutura baseada em minifúndios. A policultura e a pecuária semi-intensiva contribuem para o abastecimento do mercado regional.

III. É a sub-região mais povoada e a mais industrializada. Foi considerada a principal região econômica do país durante o Brasil colonial.

Pode-se afirmar corretamente que as descrições I, II e III acima correspondem respectivamente a:

a) Cerrado, Sertão e Zona da Mata.

b) Meio-norte, Zona da Mata e Sertão.

c) Cerrado, Agreste e Meio-norte.

d) Meio-norte, Agreste e Zona da Mata.


2 Analise a foto a seguir e cite características da flora (plantas) e clima da paisagem. Qual  vegetação a fotografia representa?



3. Leia a responda corretamente

Polos industriais aceleram desenvolvimento no Norte, Nordeste e Centro-Oeste

Na terceira reportagem, a série especial do site Poder 360, com apoio da CNI, Caminhos da Indústria -

Desafios e oportunidade, mostra que o setor industrial vive descentralização e as Federações atuam na regionalização


Operações do Complexo Industrial e Portuário do Pecém empregam cerca de 27.000 pessoas no Ceará / FOTO: Divulgação CSP

Ao analisar a foto e sua descrição, combinar as informações da tabela e seus conhecimentos prévios, responda:

a) Qual o Estado do Brasil que pertence a Região Nordeste que se apresenta como o mais industrializado da região? Quais estados da mesma região fazem divisa com o mesmo?

b) Qual a importância da indústria para a economia de uma região ou país?

c) Na tabela, qual a posição do PIB Industrial do Ceará? Qual a variação deste PIB no Ceará entre 2006 e 2016?

 

 




ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 8º ANO A, B e C 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/02/2021 às 13h - 14h)


1. Vamos pesquisar? Show! Então vamos lá!

 O Tratado de Tordesilhas garantiu a partilha das novas terras a serem conquistadas no mundo apenas a Portugal e Espanha, deixando de fora outros países europeus. Nesse contexto, o Império português teve que combater os franceses, que em duas tentativas de invasão tentaram estabelecer colônias no território português na América. Sobre esses acontecimentos históricos, responda:

a)           Em quais regiões da colônia portuguesa ocorreram essas invasões?

b)           Quais os nomes dados a essas colônias e em quais anos elas ocorreram?

 

2. Leia o texto a seguir e responda corretamente

A GEOGRAFIA IMAGINÁRIA

Autor: André Heráclio do Rêgo

A expansão portuguesa pelos territórios de além-mar foi marcada pelo que se pode considerar uma "visão maravilhosa", na qual a imaginação popular fazia "a sua propaganda em prol dos sertões, criando contos fantásticos, propalando visões maravilhosas"2.

Contavam-se coisas estupendas. Interpretavam-se as escassas e obscuras indicações ministradas pelos índios como dados positivos e reais; e com isso davam passo à crendice de uma população, aliás para isso predisposta. Ouvindo-se essas narrativas fabulosas, dir-se-ia que os tesouros do sertão estavam à mercê de quem quer que fosse que com alguma audácia se deliberasse a patentear tão decantadas maravilhas3.

Os mapas daquele tempo pautavam-se dessa forma por uma geografia imaginária caracterizada por um vocabulário bárbaro que representava os habitantes e as maravilhas daqueles sertões, com a descrição dos seus costumes e hábitos. E não se esqueça que, muitas vezes, a própria realidade das coisas deixava muito aquém os sonhos imaginosos dos mais arrojados aventureiros. Assim,

[...] os grandes tesouros do sertão guardavam-se por montanhas altíssimas, por caudais imensos e invadeáveis, por tribos ferozes e por monstros de terrificante aspecto. Nem jamais à imaginação dos homens apareceram tesouros que não fossem defendidos por monstruosidades horrendas4.

Nessa perspectiva, o termo "sertão" foi adquirindo conotações ambíguas e complementares, que refletiam uma determinada relação entre a percepção do espaço e a formação do imaginário sobre o interior desconhecido. É justamente nesse contexto que se situa o mito da Ilha Brasil, estudado em suas distintas vertentes por Jaime Cortesão e por Sérgio Buarque de Holanda, e que faz parte relevante da geografia imaginária dos sertões. Para Jaime Cortesão, esse conceito, pelo qual o Brasil formaria uma ilha, separada da América Hispânica pelos rios da Prata e Amazonas, unidos por um grande lago, de onde ambos nasciam, seria um "razão geográfica" de Estado, oposto ao Tratado de Tordesilhas, e que presidiria a formação territorial do Brasil. Ainda para Cortesão, o mito da Ilha Brasil seria a tradução da "consciência perfeita da unidade geográfica, econômica e humana" que caracterizaria o Brasil.

Segundo ele, é "na cartografia antiga que deparamos os melhores documentos sobre a evolução e a importância daquele mito na história do Brasil"5.

Essa concepção de uma Ilha Brasil rodeada pelo oceano e por dois grandes rios, unidos por um lago, apareceu em cartas como a de Bartolomeu Velho, de 1561, na qual o rio da Prata e o rio Pará, provavelmente o Tocantins de hoje,

"ligam-se pela Lagoa Eupana, ao sul da qual se vê o Mar Grande ou Paraguai, que identificamos com o pantanal dos Xarais". Dessa mesma lagoa partia o rio de São Francisco, "o qual se reúne por um lago menor ao Parnaíba e mais abaixo ao Paraná, que por sua vez se reúne à Lagoa Eupana".

Nos primeiros mapas de Fernão Vaz Dourado, de 1568 e 1580, em vez do Pará ou Tocantins, era o Maranhão que se ligava por meio do lago central ao Paraná e ao Uruguai, donde nascia igualmente o São Francisco. No mapa de 1580 do mesmo cartógrafo, a Ilha Brasil era representada pela mesma forma, acrescentando-se apenas que o São Francisco e o Maranhão se ligavam também por um lago.

A Ilha Brasil era assim um mito expansionista, em que se antecipava a solução ao problema e ao conflito de soberania, entre Portugal e Castela. Trata-se dessa forma de um mito essencialmente geográfico e político, ao contrário dos mitos castelhanos, heroicos e imaginosos: "o elemento maravilhoso apresenta-se como secundário e importado".

a) O que seria a tal Geografia Imaginária no período Colonial do Brasil?

b) Quais estados do Nordeste do Brasil estão citados no texto?

c) Quais autores são citados como relevantes deste tipo de Geografia?


3. BIOECONOMIA

Fortalecimento da economia sustentável da Amazônia e Cerrado

Recursos federais promoverão a estruturação, o fortalecimento e o aprimoramento de 11 cadeias produtivas do Brasil

 


 

Projeto promoverá cadeias produtivas do Brasil como a do açaí - Foto: Embrapa

 

Desenvolver a economia sustentável da Amazônia e do Cerrado. É o que prevê uma parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O projeto contará com recursos federais de R$ 2 milhões para promover a estruturação, o fortalecimento e o aprimoramento de 11 cadeias produtivas do Brasil, como a do açaí, cupuaçu, castanha-do-Brasil, piaçava, mandioca, mel de abelhas nativas e baunilhas.

A ideia, como explicou o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, Fernando Schwanke, é levar tecnologias inovadoras desenvolvidas pela Embrapa. “Através desses R$ 2 milhões que nós estamos repassando, a Embrapa vai poder atuar e transferir essa tecnologia efetivamente aos extrativistas, aos ribeirinhos e aos agricultores familiares.”

Segundo a diretora-executiva de Inovação e Tecnologia da Embrapa, Adriana Regina Martin, a proposta é ampliar a participação dos agricultores familiares, dos povos e comunidades tradicionais e extrativistas em arranjos produtivos que aliam a produção sustentável à adequação às normas sanitárias e geração de renda aos produtores. “Para isso, estão previstas ações de capacitação on-line, presenciais, realização de dias de campo, desenvolvimento de softwares e a elaboração de cartilhas de boas práticas para instrução desses agricultores pelas unidades da Embrapa do Norte e Centro-Oeste instaladas nos biomas Amazônia e Cerrado.”

O que é bioeconomia?

Bioeconomia é um modelo de produção industrial baseado no uso de recursos biológicos. O objetivo é oferecer soluções para a sustentabilidade dos sistemas de produção com vistas à substituição de recursos fósseis e não renováveis.

A bioeconomia é tema de importância central no mundo cada vez mais pautado pela b

A bioeconomia é tema de importância central no mundo cada vez mais pautado pela busca do desenvolvimento sustentável e alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas.

Segundo dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a bioeconomia movimenta no mercado mundial cerca de 2 trilhões de euros e gera cerca de 22 milhões de empregos.

 

Após a leitura do texto anterior, marque corretamente o que se pede

A melhor definição de bioeconomia a seguir é:

 

a) Bioeconomia é um modelo de produção industrial baseado no uso de recursos tecnológicos com o objetivo de oferecer soluções para a sustentabilidade dos sistemas de produção com vistas à substituição de recursos fósseis e não renováveis.


b) Bioeconomia é um modelo de produção industrial baseado no uso de recursos tecnológicos. O objetivo é oferecer soluções para a sustentabilidade dos sistemas de produção com vistas à complementação de recursos fósseis e renováveis.


c) Bioeconomia é um modelo de produção industrial baseado no uso de recursos biológicos com o objetivo de oferecer soluções para a sustentabilidade dos sistemas de produção com vistas à substituição de recursos fósseis e não renováveis.


d) Bioeconomia é um modelo de produção social baseado no uso de recursos tecnológicos com o objetivo de oferecer soluções para a sustentabilidade dos sistemas de produção com vistas à substituição de recursos fósseis e não renováveis.


e) Bioeconomia é um modelo de produção industrial e social baseado no uso de recursos tecnológicos com o objetivo de oferecer soluções para a sustentabilidade dos sistemas de produção com vistas à substituição de recursos renováveis.




ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/02/2021 às 14h - 15h)


1. O movimento ocasionado pelo choque entre as Placas Tectônicas de Nazca e Sul-Americana ocasionou o surgimento:

a) do continente sul-americano.

b) das cadeias de montanhas do México.

c) da Cordilheira dos Andes.

d) da Cordilheira do Himalaia.

e) do Grand Canyon.

 

2. Os terremotos de grande magnitude e intensidade ocorrem principalmente em locais onde há o encontro de diferentes placas tectônicas. Essas áreas são denominadas:

a) Zonas de divergência

b) Epicentro

c) Deriva continental

d) Zonas de convergência

e) Escala Richter

 

3. Dos países sul-americanos os que têm maiores possibilidades de serem atingidos por terremotos de grande magnitude e intensidade são:

a) Chile e Peru

b) Uruguai e Paraguai

c) Brasil e Bolívia

d) Argentina e Paraguai

e) Chile e Haiti

 

4. Explique o que são terremotos e quais os fatores responsáveis pela sua ocorrência.

 

5. O Centro de Sismologia

O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo é um centro composto pela união dos esforços de dois grupos da universidade: O Laboratório de Sismologia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas e de parte do grupo de Tecnologia de Petróleo, Gás Natural e Bioenergia do Instituto de Energia e Ambiente, ambos da Universidade de São Paulo.

Missão

    Monitorar a atividade sísmica de todo o Brasil com localização de epicentros e determinação de magnitudes em tempo real, utilizando os dados da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) para emissão de alertas e boletins para esclarecimento da população e para pesquisas científicas.


    Instalação, manutenção e operação das estações sismográficas de banda larga da rede BL, integrante da Rede Sismográfica Brasileira assim como o processamento, armazenamento e distribuição dos dados dessas estações.


    Manter e gerenciar um banco de dados sismológicos, emitindo boletins sísmicos em tempo real com os sismos ocorridos no Brasil e regiões vizinhas, em conjunto com a Rede Sismográfica Brasileira.


    Integrar, cooperar e colaborar com outras instituições de pesquisa em sismologia nacional e internacional, para estudos da sismicidade e da Terra, além de incentivar a formação de novos grupos de pesquisa em sismologia no Brasil e mesmo, na América Latina.

 

a) Como surgiu o Centro de Sismologia do Brasil?

b) Por que este monitora os sismos?

c) Como este monitora os sismos?

 

6. Leia atentamente e responda corretamente

 

TERREMOTOS NO BRASIL

A história dos terremotos no Brasil já registrou tremores de mais de seis graus na escala Richter, o que é considerado um alto nível e pode causar danos materiais e à saúde. Atualmente, não se tem projeções futuras de quando poderá ocorrer novos tremores em nosso território.

Esses fenômenos podem ser causados por vulcanismo, movimentação das placas tectônicas e falhas geológicas. No Brasil o caso mais comum são as falhas geológicas. Elas ocorrem com maior frequência na região Nordeste, devido à intensa movimentação interna da Terra nessa localidade.

Causas dos terremotos no Brasil



No Brasil, os terremotos são causados por dois motivos, o primeiro refere-se ao desgaste das placas tectônicas, que promove um leve tremor da terra, quase imperceptível. Já o segundo ocorre pelo choque das placas tectônicas, em que há o epicentro do terremoto, ou seja, local onde ele é sentido com mais força e propaga-se por todos os lados. Nem sempre a área de contato da placa é o epicentro do tremor.

A imagem a seguir mostra o epicentro do terremoto e a propagação das ondas de energia pela terra, fazendo as áreas que ele atinge tremerem.



Epicentro de um terremoto

 

O Brasil não sofre com ação dos terremotos de maneira intensa, pois o país localiza-se no centro da placa tectônica sul-americana. Dessa forma, a movimentação dessa placa tectônica não gera em nosso território o movimento convergente, ou seja, não há fortes terremotos no Brasil.

Os tremores sentidos em nosso país são formados por falhas geológicas, que são fraturas ou quebras das placas, ou seja, pelo desgaste natural das placas tectônicas. Esses movimentos internos são capazes de fazer a terra tremer e de gerar um abalo sísmico leve, sendo bastante comuns. As exceções são os tremores mais fortes, capazes de serem sentidos, de derrubar objetos ou causar rachaduras em paredes, esses, poucas vezes, foram vistos e sentidos no Brasil, pois são comuns em localidades onde há o choque das placas tectônicas.

Onde ocorrem os terremotos no Brasil?

Os terremotos no Brasil não são comuns ou recorrentes, porém, ao ocorrerem, localizam-se numa mesma localidade, na região Nordeste, mais precisamente nos estados do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Estudiosos entendem que a recorrência nessas regiões deva-se à geologia do lugar.

A região é formada por diversos fragmentos de rochas antigas, e há várias falhas geológicas nesses fragmentos rochosos. Há também sua camada de solo pouco extensa, que varia de 3 m a 20 m de profundidade. Além desses fatores, considera-se a exposição da rocha em diversos pontos, o que é conhecido como afloramento rochoso.

Sabe-se que a formação desses tremores em solo brasileiro é oriunda das falhas rochosas. A quebra total ou parcial das rochas promove as falhas normais, esse movimento rochoso pode ocasionar a movimentação do solo, tanto em intensidade maior quanto em menor intensidade, provocando assim o terremoto.


a) Quais os tipos mais comuns de terremotos no Brasil? Porquê?

b) Por que há poucos tremores de terra no Brasil?

c) Explique por que há mais tremores de terra no Nordeste do que em outras regiões

 




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


NETO - ENSINO RELIGIOSO


ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - TODAS AS TURMAS

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/02/2021 conforme os horários abaixo) 


Atenção aos horários:   6º ano: de 14h - 15h 

                                      7º ano: de 13h - 14h 

                                      8º ano: de 10h - 11h

                                      9º ano: de 09h - 10h


Festas religiosas no Ceará (Festa de Iemanjá em Fortaleza).


Festa de Iemanjá

O Dia 15 de agosto é uma data celebrada tanto por católicos quanto por umbandistas em Fortaleza. Na Capital, Nossa Senhora da Assunção e Iemanjá são festejadas no mesmo dia. O festejo à orixá rainha das águas será realizado na Praia do Futuro e na Praia de Iracema, sendo esperadas mais de 120 mil pessoas nos dois eventos. As celebrações começam já nesta quarta-feira, 14.

Desde 2012, a Festa de Iemanjá é realizada nas duas praias, em eventos organizados pela União Espírita Cearense de Umbanda (Uecum), na Praia do Futuro, e pela Associação Cultural Afro Brasileira Pai Luiz de Aruanda, na Praia de Iracema.

Principal festividade do calendário da Umbanda da capital cearense, a festa de Iemanjá é registrada como Patrimônio Imaterial de Fortaleza, por meio do decreto publicado em 2017. Esta é considerada oficialmente sua 54ª edição e tem como tema “Pela Vida das Mulheres e Contra a LGBTfobia”

A festa é marcada pelo cortejo da imagem de Iemanjá, seguido por apresentações musicais com grupos ciganos, dança do coco entre outro e no final da tarde a entrega das oferendas à rainha do mar, quando são depositados flores e objetos pessoais em mar aberto.


Copie as questões abaixo no seu caderno e em seguida responda.

1.       Quais as duas festas celebradas no Ceará no dia 15 de agosto?

2.       Aonde são celebradas as festas para Iemanjá? Quantas mil pessoas são esperadas?

3.       Qual o tema da festa este ano?

4.       [somente p/ 8ºe 9º ano] Pesquise sobre intolerância religiosa e por que as festas da umbanda sofrem com essa intolerância?

5.       [somente p/ 8º e 9º ano] Qual sua opinião sobre o tema da intolerância religiosa?

 

 

Bons estudos!  


Nenhum comentário:

Postar um comentário