AULAS DE SEGUNDA-FEIRA
ANDRÉA - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/02/2021 às 09h - 11h)
ASSUNTO: Variedades linguísticas
O Brasil é um país enorme. Se você pudesse
percorrer todo esse imenso território, teria a oportunidade de ouvir e
conversar com pessoas que utilizam a língua de diferentes modos; nomes diferentes
para uma mesma coisa; formas diversas de pronunciar, falar e até escrever
palavras e frases; expressões variadas de um lugar para outro; etc. Os diferentes
usos que se fazem da língua portuguesa são chamados de variedades linguísticas.
Essas variedades ocorrem pela influência de diferentes fatores. Veja alguns:
- situação comunicativa;
- região;
- grupo social;
- histórico.
Para entender melhor o assunto ,
assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=6fBOVygtNoU
ATIVIDADE
QUESTÃO 1
|
Gerente – Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo? Cliente – Estou interessado em financiamento para
compra de veículo. Gerente – Nós dispomos de várias modalidades de
crédito. O senhor é nosso cliente? Cliente – Sou Júlio César Fontoura, também sou funcionário do banco. Gerente – Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você
inda tivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra
gente conversar com calma.
(BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua
materna. São Paulo: Parábola, 2004 (adaptado)) |
Na
representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o
cliente, observa-se que a maneira de falar da gerente foi alterada de repente
devido
(A)
à adequação de sua fala à conversa com um amigo, caracterizada pela
informalidade
(B) à
iniciativa do cliente em se apresentar como funcionário do banco.
(C) ao
fato de ambos terem nascido em Uberlândia (Minas Gerais).
(D) à
intimidade forçada pelo cliente ao fornecer seu nome completo
(E) ao
seu interesse profissional em financiar o veículo de Júlio.
QUESTÃO 2
A linguagem da tirinha revela:
(A) Pelo
tipo de linguagem usada pelo Chico Bento, eles não conseguem se comunicar.
(B) Evidenciamos
um uso culto da linguagem, visto que eles personagens são estudante e
professora.
(C)
Expressões como “pruquê”, “num”, "arguma” devem ser banidos da língua em
qualquer situação.
(D) A
fala de Chico Bento faz o uso coloquial da linguagem, motivado por diversos
fatores (regional, escolaridade, idade, financeiro e etc).
(E) Não
há nenhum tipo de problema com a linguagem usada por Chico Bento, podendo ser
utilizada também em trabalhos escolares, requerimentos...
QUESTÃO 3
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“Iscute o que to dizeno, Seu dotor, seu coroné: De fome tão padeceno Meus fio e minha muiér. Sem briga, questão nem guerra, Meça desta grande terra Umas tarefas pra eu! Tenha pena do agregado Não me dexe deserdado Daquilo que Deus me deu”.
(Patativa do Assaré) |
Esse
falante, pelos elementos explícitos e implícitos no poema, é identificável como
(A)
escolarizado proveniente de uma metrópole.
(B)
sertanejo de uma área rural.
(C) idoso
que habita uma comunidade urbana.
(D) escolarizado
que habita uma comunidade no interior do país.
(E) estrangeiro
que imigrou para uma comunidade do sul do país.
QUESTÃO 4
Assinale
a alternativa que contém uma informação FALSA em relação
ao fenômeno da variação linguística.
(A) A variação linguística consiste num uso diferente da língua, num outro modo de expressão aceitável em determinados contextos.
(B) A
variedade linguística usada num texto deve estar adequada à situação de
comunicação vivenciada, ao assunto abordado, aos participantes da interação.
(C) As
variedades que se diferenciam da variedade
considerada padrão devem ser vistas como imperfeitas, incorretas e
inadequadas.
(D) As
línguas são heterogêneas e variáveis e,
por isso, os falantes apresentam variações
na sua forma de expressão, provenientes de
diferentes fatores.
QUESTÃO 5
(ENEM
2009) A escrita é uma das formas de expressão que as pessoas utilizam para
comunicar algo e tem várias finalidades: informar, entreter, convencer,
divulgar, descrever. Assim, o conhecimento acerca das variedades linguísticas
sociais, regionais e de registro torna-se necessário para que se use a língua
nas mais diversas situações comunicativas.
Considerando as informações acima, imagine que você está a procura de um emprego e encontrou duas empresas que precisam de novos funcionários. Uma delas exige uma carta de solicitação de emprego. Ao redigi-la, você
(A) fará
uso da linguagem metafórica.
(B) apresentar
elementos não verbais.
(C)
utilizar do registro informal.
(D)
evidenciar da norma padrão.
(E) fará
uso de gírias.
QUESTÃO 6
O texto acima exemplifica um pouco da variação linguística da região nordeste do Brasil. Pelo que se apresenta no texto, há uma variação quanto ao aspecto
(A) sintática.
(B) morfossintático.
(C) semântico.
(D) vocabulário.
(E) estilístico.
QUESTÃO 7
As
diferentes esferas sociais de uso da língua obrigam o falante a
adaptá-la às variadas situações de comunicação. Uma das marcas linguísticas que
configuram a linguagem oral informal usada entre o avô e o
neto neste texto é
(A) a opção pelo emprego da forma verbal
“era” em lugar de “foi”.
(B) a ausência de artigo antes da palavra “árvore”.
(C) o emprego da redução “tá” em lugar da forma verbal
“está”.
(D) o emprego da contração “desse” em lugar de “de esse”.
(E) a utilização do pronome “que” em lugar de frase
exclamativa.
BOM DESEMPENHO!!
“Aprender é a única coisa de
que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” – Leonardo da
Vinci
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B, C e D.
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/02/2021 às 13h - 15h)
ASSUNTO: LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL .
Obs:
escreva somente respostas em seu caderno.
Lucas foi forçado a sair
Lucas Penteado não saiu do BBB, foi enxotado, foi humilhado, foi inviabilizado, foi destruído moralmente. Quem merecia ser expulso não recebeu a punição.
Ele não demonstrou fraqueza, mas coragem, fez seu
último protesto contra a intolerância negando o prêmio de 1,5 milhão que tanto
queria para ajudar a mãe. O prêmio não era maior do que a sua sanidade.
Há paredões de
fuzilamento acontecendo antes do paredão -- e isso é altamente
tóxico e inapropriado. Assim como as provas de resistência física podem ser
dispensadas perante as provas ininterruptas de esgotamento emocional.
Para
Lucas, o jogo da discórdia era todo dia, o paredão era todo dia, o monstro era
todo dia. Não existia uma horinha de sossego.
Qualquer
um perderia a personalidade com um massacre sistemático, organizado e cruel de
um grande grupo. Herdaria sequelas. Entraria em parafuso. Esse ator de 24 anos,
prodígio em rodas de poesia e slam, aguentou até muito tempo.
Abandona a audiência com traumas e nenhuma lembrança inesquecível.
Lucas
tentou lembrar de sua experiência no movimento estudantil e o consideraram
vagabundo. Tentou ser alegre e o consideraram implicante. Tentou chorar e o
consideraram dissimulado. Tentou falar com todos, um por um, a sós, e o
consideraram manipulador. Tentou falar sozinho e sumir de perto e o
consideraram louco. Tentou se impor com as suas improvisações e o consideraram
sem criatividade. Tentou pedir desculpas e o consideraram hipócrita. Tentou se
declarar para uma colega e acabou zombado (cupido morto pela própria flecha).
Tentou ficar com um colega e o acusaram de roubar a bandeira do LGBT. Tentou
defender a raça negra e o desqualificaram como Zumbi de araque da Xepa.
Lucas
nunca conseguiu ser ele, jamais, por nenhum momento. Não é o que recomendam no
programa para obter sucesso: "seja você mesmo". Mas não o permitiram
aparecer, agir com liberdade, viver em paz.
No
clássico "A Divina Comédia", do poeta italiano Dante Alighieri, há
uma inscrição na porta do inferno: "Deixai a esperança, vós que
entrais". Deveria ser pendurada igual advertência na porta da residência
mais vigiada do país.
Lucas
perdeu a esperança em si. Roubaram a sua esperança.
Se já não
aguentamos a falta de amor, o que dizer, então, do excesso de ódio apontando o
dedo na cara por duas semanas?
Pena que
só agora, fora da casa, ele verá que nunca esteve sofrendo sozinho. É tarde
demais para uma reparação.
(Fabrício
Carpinejar)
1-
Justifique o título dado ao texto, posicionando-se sobre ele.
2- Que
tese o autor defende? Que argumentos ele utiliza para sustentá-la?
3- Copie
do texto expressões repetidas, mencionando o seu valor semântico.
4- Que
efeito causa o diminutivo em "não existia uma horinha de
sossego"?
5-
Transcreva da crônica dois pares de antítese, justificando seu raciocínio.
6- O que
significa a expressão "entrar em parafuso"? Você já se sentiu
assim?
7-
Justifique as aspas presentes no texto.
8- Classifique
o sujeito da oração: Roubaram sua esperança.
9- O que você faria no lugar do Lucas? Por
quê?
10- O
autor da crônica não explicita, mas "quem" você acha que, na visão
dele, deveria ter sido expulso ou ao menos receber algum tipo de punição? Por
quê?
11- Há diferença
entre as duas palavras sublinhadas no texto? Explique.
12-
Localize no texto:
a) dois
advérbios de intensidade:
b) um
advérbio de negação:
c) um
advérbio de modo:
d) um
pronome possessivo:
e) três
advérbios de tempo:
BOM DESEMPENHO!!!
“Posso não concordar com nenhuma das palavras que
você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.”
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GISLENE - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/02/2021 às 9h - 11h)
Atividade sobre folheto "Novo Coronavírus"
01) Identifique o objetivo do texto acima:
02) A que gênero textual ele pertence?
03) Que tipo de linguagem foi mais expressiva no folheto: a verbal ou a não-verbal? Por quê?
04) O que você escreveria debaixo de cada uma das imagens?
05) Que palavras indicam que tal folheto circulou no começo da pandemia?
06) Copie do texto um verbo no modo imperativo:
07) Mesmo criado para circular em Minas Gerais, por que ele poderia circular, sem problema, também em outros lugares?
08) O que você tem feito como forma de prevenção para se proteger do Novo Coronavírus?
“Cada dia novo é uma nova chance de inovar.”
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/02/2021 às 13h - 15h)
Atividade sobre a música “Vacina Butantã ", de MC Fioti
Obs.: Assista ao vídeo da aula clicando no link abaixo
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=yQ8xJHuW7TY&list=RDyQ8xJHuW7TY&index=1
Vacina Butantã
É a vacina envolvente
Que mexe com a mente
De quem tá presente
É a vacina saliente
Que vai curar "nois" do vírus
E salvar muita gente
Aí eu falei assim pra ela:
"Vai, vai no Bubutantã
Vai no Bubutantã
Vai, vai no Bubutantã,
Vem no Bubutantã"
Autenticamente falando:
"Se vacina aí, pô!
Nois tá tipo como? Instituto Butantã..."
(MC Fioti)
01) Explique o título dado à música acima:
02) Que tema atual ela aborda? O que você achou dessa ideia?
03) As marcas de oralidade foram mantidas? Retire do texto três exemplos e comente.
04) A quem o pronome destacado no texto se refere?
05) Por que a palavra "Butantã", na música, sofreu alteração?
06) Que conselho o eu lírico dá? A quem?
07) A música é favorável à vacinação. Faça as alterações necessárias para ela transmitir a ideia contrária:
08) Liste, no mínimo, cinco argumentos a favor da vacina e também cinco contra a vacinação:
09) Depois de ter analisado as duas listas criadas, opine sobre o tema, argumentando da melhor maneira possível:
“Cada dia novo é uma nova chance de inovar.”
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RONMICY - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/02/2021 às 13h - 14h)
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AULAS DE TERÇA-FEIRA
GILBERTO - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO A
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/02/2021 às 09h - 10h)
Assistam ao vídeo sobre o tema da aula no link abaixo:
Vídeo: https://youtu.be/9iw9SrH0LUk
Agora resolva a atividade a seguir.
QUESTÃO 1 - O ciclo da água ocorre graças às mudanças de estado físico dessa substância. Entre os processos apontados a seguir, marque aquele que indica corretamente o nome da mudança que acontece no momento da formação das nuvens.
a) evaporação.
b) sublimação.
c) fusão.
d) condensação.
e) vaporização.
QUESTÃO 2 - Os animais e plantas possuem grande dependência do ciclo da água, uma vez que essa substância é essencial para seu metabolismo. Os animais, além de utilizarem a água, também perdem essa substância para o meio. Entre as alternativas a seguir, marque a única que não se refere a uma maneira de eliminação de água para o meio pelos animais.
a) Eliminação de urina.
b) Eliminação de fezes.
c) Respiração.
d) Transpiração.
e) Gutação.
QUESTÃO 3 - A água é uma substância presente em grande quantidade na superfície terrestre, sendo encontrada nos estados líquido, gasoso e sólido. O maior reservatório de água do planeta é:
a) as geleiras.
b) os rios.
c) os lagos.
d) os oceanos.
e) os organismos vivos.
QUESTÃO 4 - (ENEM 2013)
Observe atentamente a figura acima
Disponível em: http://blig.ig.com.br. Acesso em: 23 ago. 2011 (adaptado).
No esquema, o problema atmosférico relacionado ao ciclo da água acentuou-se após as revoluções industriais. Uma consequência direta desse problema está na
a) redução da flora.
b) elevação das marés.
c) erosão das encostas.
d) laterização dos solos.
e) fragmentação das rochas.
QUESTÃO 5 - (ENEM 2009 - Prova Cancelada) O ciclo da água é fundamental para a preservação da vida no planeta. As condições climáticas da Terra permitem que a água sofra mudanças de fase e a compreensão dessas transformações é fundamental para se entender o ciclo hidrológico. Numa dessas mudanças, a água ou a umidade da terra absorve o calor do sol e dos arredores. Quando já foi absorvido calor suficiente, algumas das moléculas do líquido podem ter energia necessária para começar a subir para a atmosfera.
Disponível em: http://keroagua.blogspot.com. Acesso em: 30 mar. 2009 (adaptado).
A transformação mencionada no texto é a:
a) Fusão
b) liquefação
c) evaporação
d) solidificação
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO A
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/02/2021 às 10h - 11h)
Assistam ao vídeo sobre o tema da aula no link abaixo:
Vídeo: https://youtu.be/N1njSz8OQqk
Agora resolva a atividade a seguir.
Questão 1 (Unicastelo-SP)
(Bill Watterson. Calvin e Haroldo.)Assinale a alternativa que contém um exemplo de aplicação da Primeira Lei de Newton.
a) Um livro apoiado sobre uma mesa horizontal é empurrado horizontalmente para a direita com uma força de mesma intensidade da força de atrito que atua sobre ele, mantendo-o em movimento retilíneo e uniforme.
b) Quando um tenista acerta uma bola com sua raquete, exerce nela uma força de mesma direção e intensidade da que a bola exerce na raquete, mas de sentido oposto.
c) Em uma colisão entre duas bolas de bilhar, a quantidade de movimento do sistema formado por elas imediatamente depois da colisão é igual à quantidade de movimento do sistema imediatamente antes da colisão.
d) Em um sistema de corpos onde forças não conservativas não realizam trabalho, só pode ocorrer transformação de energia potencial em cinética ou de energia cinética em potencial.
e) Se a força resultante que atua sobre um carrinho de supermercado enquanto ele se move tiver sua intensidade dobrada, a aceleração imposta a ele também terá sua intensidade dobrada.
Questão 2 - (Cefet-MG) Um veículo segue em uma estrada horizontal e retilínea e o seu velocímetro registra um valor constante. Referindo-se a essa situação, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras ou (F) para as falsas.
( ) A aceleração do veículo é nula.
( ) A resultante das forças que atuam sobre o veículo é nula.
( ) A força resultante que atua sobre o veículo tem o mesmo sentido do vetor velocidade.
A sequência correta encontrada é
a) V F F.
b) F V F.
c) V V F.
d) V F V.
Questão 3 - (UFTM) Após a cobrança de uma falta, num jogo de futebol, a bola chutada acerta violentamente o rosto de um zagueiro. A foto mostra o instante em que a bola encontra-se muito deformada devido às forças trocadas entre ela e o rosto do jogador.
A respeito dessa situação, são feitas as seguintes afirmações:
I. A força aplicada pela bola no rosto e a força aplicada pelo rosto na bola têm direções iguais, sentidos opostos e intensidades iguais, porém, não se anulam.
II. A força aplicada pelo rosto na bola é mais intensa do que a aplicada pela bola no rosto, uma vez que a bola está mais deformada do que o rosto.
III. A força aplicada pelo rosto na bola atua durante mais tempo do que a aplicada pela bola no rosto, o que explica a inversão do sentido do movimento da bola.
IV. A força de reação aplicada pela bola no rosto é a força aplicada pela cabeça no pescoço do jogador, que surge como consequência do impacto.
É correto o contido apenas em
a) I.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e IV.
e) II, III e IV.
Questão 4 - Marque a alternativa correta a respeito da Terceira lei de Newton.
a) A força normal é a reação da força peso.
b) Ação e reação são pares de forças com sentidos iguais e direções opostas.
c) A força de ação é sempre maior que a reação.
d) Toda ação corresponde a uma reação de mesma intensidade e sentido.
e) Toda ação corresponde a uma reação de mesma intensidade, mas sentido oposto.
Questão 5 - Os automóveis modernos são equipados com sistemas de segurança mais eficientes, capazes de proteger melhor os passageiros em colisões e acidentes de trânsito. Um desses avanços diz respeito à utilização de para-choques construídos em materiais dobráveis, em vez de para-choques metálicos, como os utilizados antigamente. O uso dos novos materiais nos para-choques para tal fim se justifica pelo fato de:
a) diminuírem a aceleração produzida pelo veículo.
b) diminuírem a massa do veículo.
c) diminuírem a aceleração sofrida pelos passageiros durante uma colisão.
d) diminuírem o consumo de combustível.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/02/2021 às 13h - 14h)
Assistam ao vídeo sobre o tema da aula no link abaixo:
Vídeo: https://youtu.be/9VGiKHKX3wA
Agora resolva a atividade a seguir.
Questão 1 (Enem) - Qual das seguintes fontes de produção de energia é a mais recomendável para a diminuição dos gases causadores do aquecimento global?
A) Óleo diesel.
B) Gasolina.
C) Carvão mineral.
D) Gás natural.
E) Vento.
Questão 2 (Enem) - Empresa vai fornecer 230 turbinas para o segundo complexo de energia à base de ventos, no sudeste da Bahia. O Complexo Eólico Alto Sertão, em 2014, terá capacidade para gerar 375 MW (megawatts), total suficiente para abastecer uma cidade de 3 milhões de habitantes.
MATOS, C. GE busca bons ventos e fecha contrato de R$ 820 mi na Bahia. Folha de S. Paulo, 2 dez. 2012.
A opção tecnológica retratada na notícia proporciona a seguinte consequência para o sistema energético brasileiro:
A) Redução da utilização elétrica.
B) Ampliação do uso bioenergético.
C) Expansão das fontes renováveis.
D) Contenção da demanda urbano-industrial.
E) Intensificação da dependência geotérmica.
Questão 3 (Mackenzie) - A civilização moderna está voltada para um alto consumo de energia que é utilizada nas indústrias, nos transportes, nos eletrodomésticos e nas telecomunicações. Nessa busca por energia, o homem vai atrás de várias fontes, tais como,
I. combustíveis fósseis.
II. energia hidrelétrica.
III. energia nuclear.
IV. etanol.
V. energia eólica (energia dos ventos).
Desses 5 tipos,
A) apenas um é renovável.
B) apenas dois são renováveis.
C) apenas três são renováveis.
D) apenas quatro são renováveis.
E) todos são renováveis.
Questão 4 (FGV) - A matriz energética desse país é baseada em carvão mineral, transportado por ferrovias, que usam muito diesel; o minério segue em navios, que consomem muito combustível, e o país ainda tem demanda grande de petroquímicos, por conta da construção civil e bens de consumo e da sua crescente urbanização. Em 2010, tornou-se o maior consumidor mundial de petróleo, ultrapassando os Estados Unidos. Em 2003, o valor das exportações de petróleo do Brasil para esse pais era 0,5% do total, e, em 2013, as exportações brasileiras saltaram para 8,7%, confirmando a liderança comercial desse país com o Brasil.
(Valor Econômico, 23.08.2014)
O texto refere-se à
A) Alemanha.
B) Itália.
C) China.
D) Austrália.
E) Índia.
Questão 5 (PUC-RS) - INSTRUÇÃO: Para resolver a questão, leia o texto a seguir, sobre fontes de energia, e selecione as palavras/expressões que preenchem correta e coerentemente as lacunas.
O _____ foi importante fonte de energia para a Primeira Revolução Industrial. Atualmente, as maiores reservas estão localizadas no hemisfério _____. É um dos principais responsáveis pela _____, pois sua queima libera grande quantidade de óxido de enxofre na atmosfera.
A) carvão mineral — norte — chuva ácida
B) petróleo — sul — poluição dos oceanos
C) petróleo — sul — chuva ácida
D) carvão mineral — sul — poluição dos oceanos
E) petróleo — norte — chuva ácida
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/02/2021 às 14h - 15h)
Assistam ao vídeo sobre o tema da aula no link abaixo:
Vídeo: https://youtu.be/-agjgXvGtIY
Agora resolva a atividade a seguir.
Questão 1 - Identifique quais das propriedades a seguir NÃO é uma propriedade geral da matéria.
a) Indestrutibilidade
b) Extensão
c) Combustibilidade
d) Divisibilidade
Questão 2 - Um pedaço de isopor quando colocado na água fica na superfície, mas se jogarmos um pedaço de ferro, o mesmo descerá até o fundo. A que propriedade deve-se esse fenômeno?
a) Impenetrabilidade
b) Densidade
c) Descontinuidade
d) Maleabilidade
Questão 3 - Um material se diferencia do outro pelas suas propriedades específicas. Essas características que os definem são úteis para que possamos escolher um material.
Por exemplo, quando vamos aquecer uma comida no micro-ondas é preferível utilizar um recipiente de vidro ao invés do plástico, pois o plástico quando aquecido pode liberar substâncias nocivas, como o bisfenol A (BPA).
Qual o tipo de propriedade específica que foi identificada no texto?
a) Propriedade física
b) Propriedade organoléptica
c) Propriedade funcional
d) Propriedade química
Questão 4 - Quatro frascos com diferentes substâncias incolores estão identificadas com as seguintes informações: massa, volume, densidade e viscosidade. Que propriedades permitem reconhecer um material?
a) massa e volume
b) volume e densidade
c) massa e viscosidade
d) densidade e viscosidade
Questão 5 - (UFMG) Algumas propriedades físicas são características do conjunto das moléculas de uma substância, enquanto outras são atributos intrínsecos a moléculas individuais. Assim sendo, é CORRETO afirmar que uma propriedade intrínseca de uma molécula de água é a:
a) densidade.
b) polaridade.
c) pressão de vapor.
d) temperatura de ebulição.
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IDELFONSO - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/02/2021 às 09h - 10h)
Assistam aos vídeos sobre o tema da atividades nos links abaixo:
Vídeo 1 - https://youtu.be/483Yi-fYTWY
Vídeo 2 - https://youtu.be/MlNmrF4WF50
Agora resolva a atividade:
1) Cite quais são as propriedades gerais da matéria.
2) Quais são as propriedades específicas da matéria?
3) Qual a temperatura de fusão da água? É a temperatura de ebulição?
4) Diga o que é densidade?
5) Quantos litros de água são necessários para encher uma piscina que comporta 10 metros cúbicos de água?(lembrar que um metro cúbico equivale a 1000 litros de água)
6) Qual a massa em gramas de um pacote de arroz com 6,5 kg?(1kg=1000g).
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/02/2021 às 10h - 11h)
Assista ao vídeo sobre o tema da atividades no link abaixo:
Vídeo 1 - https://youtu.be/P3pctzmt8eo
Vídeo 2 - https://youtu.be/1cLd3zoe5WQ
Agora resolva a atividade:
1) O que são máquinas simples?
2) Como podem ser:
a) As direções?
b) Os sentidos?
3) Quais são as modalidades de máquinas simples?
4) Quais são os três pontos que deve ter uma alavanca?
5) Dê exemplos de objetos que são alavancas e usamos diariamente.
6) Quais as funções das polias?
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/02/2021 às 13h - 14h)
Assista ao vídeo sobre o tema da atividades no link abaixo:
Vídeo - https://youtu.be/a_1O_LIeN5M
Agora resolva a atividade:
1) O que é a matriz energética?
2) O que é a matriz elétrica?
3) Uma greve de caminhoneiros têm o poder de parar o país. O que isso tem haver com a nossa matriz energética?
4) O Brasil possui a matriz energética mais renovável do mundo.Explique essa afirmação?
5) Faça um comparativo em porcentagem do consumo de combustíveis fósseis no Brasil e no mundo.
6) Por que o Brasil possui um grande consumo de biomassa?
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/02/2021 às 14h - 15h)
Assista ao vídeo sobre o tema da atividades no link abaixo:
Vídeo - https://youtu.be/fDeZTaClNRY
Agora resolva a atividade:
1) O que é o modelo atômico?
2) Quais cientistas formularam modelos atômicos?
3) O que diz o modelo atômico de Dalton?
4) O que diz o modelo atômico de Thomson?
5)Faça um resumo do modelo atômico de Rutherford.
6) Faça um resumo do modelo atômico de Bohr.
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MARÍCIA - INGLÊS
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/02/2021 de 14h - 15h)
ASSUNTO:
Estrangeirismo
Você
já parou para pensar, o quanto as palavras de línguas estrangeiras estão no
nosso dia-a-dia? Especialmente as palavras da língua inglesa, nos rodeiam cada
vez mais, nós as falamos e muitas vezes nem nos lembramos que o “shampoo”, o
“milk-shake”, o “smartphone” são palavras estrangeiras e nós as pronunciamos
com toda facilidade.
Os
estrangeirismos são essas palavras vindas de outras línguas que usamos em nosso
cotidiano. Temos muitas delas, vindas do Inglês, que usamos em nosso cotidiano.
Muitas vezes sem saber sua procedência. A cada dia novas palavras entram na
língua.
Veja o vídeo para melhor entendimento: https://youtu.be/F58fP8q_i6c
1. Hoje quero propor a você que
observe, ai na sua casa, todas as coisas que você tem , nas quais seus nomes
são em Inglês. E escreva-as em seu caderno.
Exemplo: Shampoo, TV e etc.
2. Observe ao seu redor, no seu
bairro, nas propagandas na TV, nos jogos
, todas as palavras em Inglês que você encontrar e as transcreva no seu
caderno.
3. Observe as imagens e escreva o
nome de cada uma, em Inglês.
____________________,
_____________________,___________________
____________________, _____________________.
4 — Ligue as colunas adequadamente. Em seu caderno, você pode
copiar as palavras em inglês e por a tradução na frente.
5 — Complete o seguinte
diálogo com as palavras que estão na caixa abaixo:
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/02/2021 de 13h - 14h)
ASSUNTO: MONTHS OF THE YEAR AND DAYS OF THE WEEK
VIDEO AULA: https://youtu.be/dizw3LLaFJ0 ;
Música para fixação: https://youtu.be/lPeAo1hz8GA
Olá!!!
Hoje nós vamos aprender como se fala e escreve, os meses do ano e os dias da
semana, em Inglês!
A) Que dia é hoje? Marque -o.
2.E)
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/02/2021 de 10h - 11h)
ASSUNTO: WH Questions Words” ou Pronomes
Interrogativos.
Vídeo aula: https://youtu.be/zuYrFs_m5lw
1. Complete as frases, usando os WH QUESTIONS , que você acabou de aprender.
2. Continue completando com
Pronomes Interrogativos, sugeridos na questão.
3. Escute a música, transcreva as frases em seu caderno e traduza-as.
Música: https://youtu.be/CH_RfP46xUw
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/02/2021 de 9h - 10h)
ASSUNTO: Interpretação Textual : “Stay Home, Save Lives”
METODOLOGIA: Video Instrucional: https://youtu.be/1APwq1df6Mw ;
Leitura e Interpretação do
Texto Stay Home , Save Lives.
STAY HOME, SAVE LIVES!
Basic protective measures against
the new coronavirus.Wash your hands frequently regularly and thoroughly clean
your hands with alcohol gel or wash them with soap and water. Why? Washing your
hands with soap and water or using alcohol gel kills viruses that may be on
your hands.
Maintain social distancing. Maintain
at least 1 metre (3 feet) distance between yourself and anyone who is coughing
or sneezing.
Why?
When someone coughs or sneezes they spray small liquid droplets from their nose
or mouth which may contain virus. If you are too close, you can breathe in the
droplets, including the COVID-19 virus if the person coughing has the disease.
ATIVIDADE:
1. Assista o vídeo
instrucional, sobre prevenção de contágio de Coronavírus e responda os itens
abaixo:
a) Explique a diferença
entre Coronavirus e Covid -19.
b) Transcreva o trecho do vídeo,
no qual apresenta as formas de contágios do Coronavírus.
c) Cite duas principais
formas de prevenção da Doença Covid- 19.
2. Leia e interprete/traduza
o texto . Se dividam em duplas (via whatsapp) : um componente da dupla faz a
leitura em Inglês e o outro faz a leitura em Português do texto. Vocês irão
se apresentar, no nosso encontro do
“Google Meet”, do dia 16.02.2021.
3. Muitas pessoas estão sofrendo com as
consequências dessa Pandemia. Entretanto, como em tudo na vida, nós podemos
tirar algo de bom disso, como por exemplo, nos transformar em pessoas melhores,
refletir sobre a vida, sermos gratos por tudo que temos e quem temos em nossa
vida. Então gostaria de propor as seguintes reflexões a você:
·
Você já agradeceu
pelo seu alimento de hoje?
·
Já agradeceu pelo seu
lar, onde você se protege da chuva e sol? Você já pensou quantas pessoas não tem
um lar como o seu, mesmo que seja simples e humilde?
·
Já agradeceu pela
oportunidade de ter essa aula, enquanto muitos não tem acesso a isso?
·
Já agradeceu por está
em casa e não num leito de hospital sentindo medo e dores?
Pense e reflita. E
proponho também a você, ajudar alguém que precisa. Seja bom, ajude, muitos
estão precisando de alimentos, de uma conversa (virtual), de um apoio.
SE cuidem meus
queridos! Deus proteja vocês!
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AULAS DE QUARTA-FEIRA
RAFAEL - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/02/2021 às 10h - 11h)
Tema: Jogos.
Assunto: Jogos eletrônicos e Brincadeiras.
Objetivo: Identificar diferenças entre os jogos e perceber que há mudanças e permanências na forma de brincar.
Conteúdo da aula:
Textos:
Vídeos: https://youtu.be/mqYlf4BpGMg e https://youtu.be/HjzRqkLVSYs
ATIVIDADE 1
1 - Alguns brinquedos, jogos e brincadeiras conhecidos pelos adultos e crianças brasileiras têm origens surpreendentes. Vêm tanto dos povos que deram origem à nossa civilização: o índio, o europeu e o africano; como até mesmo do longínquo Oriente.
Assinale a questão que NÃO apresenta jogos e brincadeiras tradicionais:
a) Peteca, taco, pular corda e esconde-esconde.
b) Natação, atletismo, tênis e basquetebol.
c) Bambolê, pipa, futebol e bolinha de gude.
d) Amarelinha, passa anel, pega-pega, e queimada.
2 - Você acredita que dá para aprender coisas importantes com os games?
( ) Não, os games não ensinam nada.
( ) Sim! Os games têm lições muito boas e importantes.
( ) Sim, mas é importante ter também outras atividades para completar o aprendizado.
“Se você quer ser bem-sucedido precisa de dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si mesmo.” Ayrton Senna.
Sugestão: ATIVIDADE (Bônus)
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/02/2021 às 13h - 14h)
Tema/Assunto: IMC e Frequência Cardíaca.
Objetivo: Conhecer e compreender como funciona a tabela de IMC e Realizar atividades físicas com o objetivo de testar a frequência cardíaca.
Conteúdo:
Texto 1 - https://www.tuasaude.com/frequencia-cardiaca/
Texto 2 - https://www.tuasaude.com/imc/
Vídeo 1 - https://youtu.be/mn2KsSidhI0
Vídeo 2 - https://youtu.be/e5OuLSDayxs
Vídeo 3 - https://youtu.be/KmwSNwERNmQ
ATIVIDADE 1
1 - O Índice de Massa Corporal (IMC) é o número obtido pela divisão da massa de um indivíduo adulto, em quilogramas, pelo quadrado da altura, medida em metros. É uma referência adotada pela Organização Mundial de Saúde para classificar um indivíduo adulto, com relação ao seu peso e altura.
Levando em conta a referência adotada, considere as seguintes afirmações:
I. Um indivíduo adulto de 1,70 m e 100 kg apresenta Obesidade Grau 1.
II. Uma das estratégias para diminuir a obesidade na população é aumentar a altura média de seus indivíduos por meio de atividades físicas orientadas para adultos.
III. Uma nova classificação que considere obesos somente indivíduos com IMC maior que 40 pode diminuir os problemas de saúde pública.
Está correto o que se afirma somente em:
A) I.
B) II.
C) III.
D) I e II.
E) I e III
2 - Medir a FC durante várias intensidades de exercícios físicos
A) Caminhada rápida (1 minuto)
B) Trotando (1 minuto)
C) Corrida (1 minuto)
D) Pique de 50 metros (1 pique)
Obs: ao término de cada exercício, o aluno deverá verificar a frequência cardíaca e registrar no caderno. Entre um exercício e outro, use um descanso de 5 minutos para iniciar o próximo.
“A persistência é o caminho do êxito.” Charles Chaplin.
Sugestão: ATIVIDADE (Bônus)
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/02/2021 às 09h - 10h)
Tema: Esporte de invasão
Assunto: Handebol - regras básicas (parte 2)
Objetivo: Conhecer as regras básicas da modalidade e distinguir suas regulamentações.
Conteúdo:
Texto 1 - https://www.todamateria.com.br/handebol/
Texto 2 - https://regrasdoesporte.com.br/tudo-sobre-handebol-regras-e-fundamentos.htmlTexto 3 - https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/handebol.htm
Vídeo 1 - https://youtu.betCNOnm9b7eU
Vídeo 2 - https://youtu.be/yyXO3CRf_Sg
ATIVIDADE 1
1. Conforme as regras do handebol informe 4 ações que não são permitidas durante uma partida.
2. Durante uma partida de handebol, quando será executado o tiro de saída?
3. Informe 5 situações em que o tiro livre é assinalado.
4. Quando um exclusão deve ser assinalada em uma partida de handebol?
“Só se pode alcançar um grande êxito quando nos mantemos fiéis a nós mesmos.” Friedrich Nietzsche.
Sugestão: ATIVIDADE (Bônus)
GISLENE - ARTES (6º e 7º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 6º e 7º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/02/2021 de 09h - 10h)
MARÍCIA- ARTES (8º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 8º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/02/2021 de 14h - 15h)
A arte é uma forma de o ser humano
expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores
estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura,
no cinema, na dança, entre outras.
Após seu surgimento, há milhares de anos, a arte foi evoluindo e ocupando um importantíssimo espaço na sociedade, haja vista que algumas representações da arte são indispensáveis para muitas pessoas nos dias atuais, como, por exemplo, a música, que é capaz de nos deixar felizes quando estamos tristes. Ela funciona como uma distração para certos problemas, um modo de expressar o que sentimos aos diversos grupos da sociedade.
Muitas pessoas dizem não ter interesse pela arte e por movimentos ligados a ela, porém o que elas não imaginam é que a arte não se restringe a pinturas ou esculturas, também pode ser representada por formas mais populares, como a música, o cinema e a dança. Essas formas de arte são praticadas em todo o mundo, em diferentes culturas. Atualmente a arte é dividida em clássica e moderna e qualquer pessoa pode se informar sobre cada uma delas e apreciar a que melhor se encaixar com sua percepção de arte.
Atualmente, há 11 tipos de arte:
·
Música,
·
Dança,
·
Pintura,
·
Escultura,
·
Teatro,
·
Literatura,
·
Cinema,
·
Fotografia,
·
História em quadrinhos (hq),
·
Jogos eletrônicos e arte digital.
Ao
longo desse ano, vamos estudar cada um desses tipos de representação da Arte.
ATIVIDADE
1._____________________________________________
2._____________________________________________
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4._____________________________________________
5._____________________________________________
ANDREA- ARTES (9º ANO)
ATIVIDADE DE ARTES - 9º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/02/2021 de 13h - 14h)
A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
Após seu surgimento, há milhares de anos, a arte foi evoluindo e ocupando um importantíssimo espaço na sociedade, haja vista que algumas representações da arte são indispensáveis para muitas pessoas nos dias atuais, como, por exemplo, a música, que é capaz de nos deixar felizes quando estamos tristes. Ela funciona como uma distração para certos problemas, um modo de expressar o que sentimos aos diversos grupos da sociedade.
Muitas pessoas dizem não ter interesse pela arte e por movimentos ligados a ela, porém o que elas não imaginam é que a arte não se restringe a pinturas ou esculturas, também pode ser representada por formas mais populares, como a música, o cinema e a dança. Essas formas de arte são praticadas em todo o mundo, em diferentes culturas. Atualmente a arte é dividida em clássica e moderna e qualquer pessoa pode se informar sobre cada uma delas e apreciar a que melhor se encaixar com sua percepção de arte.
Atualmente, há 11 tipos de arte:
· Música,
· Dança,
· Pintura,
· Escultura,
· Teatro,
· Literatura,
· Cinema,
· Fotografia,
· História em quadrinhos (hq),
· Jogos eletrônicos e arte digital.
Ao longo desse ano, vamos estudar cada um desses tipos de representação da Arte.
ATIVIDADE
1._____________________________________________
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4._____________________________________________
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A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
Após seu surgimento, há milhares de anos, a arte foi evoluindo e ocupando um importantíssimo espaço na sociedade, haja vista que algumas representações da arte são indispensáveis para muitas pessoas nos dias atuais, como, por exemplo, a música, que é capaz de nos deixar felizes quando estamos tristes. Ela funciona como uma distração para certos problemas, um modo de expressar o que sentimos aos diversos grupos da sociedade.
Muitas pessoas dizem não ter interesse pela arte e por movimentos ligados a ela, porém o que elas não imaginam é que a arte não se restringe a pinturas ou esculturas, também pode ser representada por formas mais populares, como a música, o cinema e a dança. Essas formas de arte são praticadas em todo o mundo, em diferentes culturas. Atualmente a arte é dividida em clássica e moderna e qualquer pessoa pode se informar sobre cada uma delas e apreciar a que melhor se encaixar com sua percepção de arte.
Atualmente, há 11 tipos de arte:
· Música,
· Dança,
· Pintura,
· Escultura,
· Teatro,
· Literatura,
· Cinema,
· Fotografia,
· História em quadrinhos (hq),
· Jogos eletrônicos e arte digital.
Ao longo desse ano, vamos estudar cada um desses tipos de representação da Arte.
ATIVIDADE
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AULAS DE QUINTA-FEIRA
AMORIM - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/02/2021 às 9h - 11h)
Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo
Vídeo - https://youtu.be/QSHuc2XKboc
Questionário:
1) QUAL É A SOMA DOS VALORES ABSOLUTOS DO NÚMERO 43897? QUAL É A SUA LEITURA?
2) QUAL É O VALOR RELATIVO DE 3 NO NÚMERO 3568? QUAL É A LEITURA DO MESMO NÚMERO?
3) QUANTAS CLASSES E ORDENS NO QVL, TEM O NÚMERO 76890?
4) QUAL É A SOMA DOS VALORES ABSOLUTOS DE 596? QUAL É A LEITURA?
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/02/2021 às 13h - 15h)
Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo
Vídeo - https://youtu.be/XYJqwFKsQHs
Questionário:
1) QUANTO VALE A SOMA DOS DOIS PRIMEIROS MÚLTIPLOS DE 5 ACIMA DE 26?
2) QUANTO VALE A SOMA DOS TRÊS ÚLTIMOS MÚLTIPLOS DE 4 ANTES DE 33?
3) QUAL É A SOMA DOS TRÊS PRIMEIROS MÚLTIPLOS DE 3 ANTES DE 11?
4) QUAIS OS MÚLTIPLOS DE 50 ACIMA DE 101 E ABAIXO DE 183?
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TADEU - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/02/2021 às 09h - 11h)
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/02/2021 às 13h - 15h)
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EUGÊNIO - HISTÓRIA
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/02/2021 às 13h - 14h)
Conteúdo: Fontes históricas
Veja
as explicações acessando os links:
https://www.youtube.com/watch?v=Xhq0n7cpN84&t=155s
https://www.youtube.com/watch?v=jVWYuZR3PC0
https://www.youtube.com/watch?v=NkkCZqi0yU4
1) Numere a
que tipo de fonte pertence estes documentos:
1-Fontes
escritas
2-Fontes
visuais
3- Fontes
Materiais
4- fontes
orais
( ) Jornais
( ) músicas
( )
Entrevistas
( ) gravuras
( ) Moedas
( )
Brinquedos
( ) Leis
( ) Fotos
( ) Desenhos
2) Marque a
alternativa que responda a seguinte
pergunta: - quem faz a História
a) Os reis e príncipes.
b) Os trabalhadores e os pobres.
c) Pessoas comuns como eu, você e a diretora.
d) Presidentes, bispos e empresários.
e) Todas as alternativas anteriores estão corretas.
3) Digamos
que se você fosse pesquisar a origem da
sua cidade ou do seu bairro, você teria também que colher informações dos
moradores mais idosos. Que tipo de fonte histórica você estaria utilizando ao
valorizar as lembranças que são relatadas pelos idosos?
4) História
é a ciência que:
a) estuda os acontecimentos presentes para prever o
futuro da humanidade;
b) se fundamenta unicamente em documentos escritos;
c) estuda os acidentes históricos e geográficos do
planeta Terra;
d) estuda os acontecimentos do passado dos homens,
utilizando-se dos vestígios que a humanidade deixou.
e) estuda os acontecimentos do futuro para entender
o presente.
5) A
História precisa do auxílio de outras ciências que também ajudam a destrinchar o
passado da humanidade. Quais as ciências que auxiliam a História?
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/02/2021 às 09h - 10h)
Conteúdo:
Povos e culturas africanas: Império do
Mali
Veja
as explicações acessando os links:
https://www.youtube.com/watch?v=8QZP0Ln1KLE&t=140s
https://www.youtube.com/watch?v=dlWDqETvUjo&t=124s
1) Lei as
informações considerando se são verdadeiras (V) ou falsas (F). Caso seja falsa,
corrija no seu caderno
( ) A África
é um país com muitos povos e línguas diferentes.
( ) A África
é considerado o continente onde teria surgido a humanidade
( ) A África
é um continente habitado exclusivamente por povos negros.
( ) A África
na antiguidade possuía importantes civilizações.
( ) A África
é composta por 54 países e possui 30 milhões km2
( ) A África
negra tem ligações estreitas com a história do nosso país.
( ) Grande
parte da população brasileira descende de povos africanos.
2) Você
certamente aprendeu no 6º Ano que diversos povos da Antiguidade se
estabeleceram próximos aos rios. Que vantagens o povo Mali deve ter obtido ao
se fixar próximo ao rio Níger?
3) Cite as
principais cidades do Império Mali. Informe qual delas era a capital do
Império.
3) Julgue
cada afirmação:
- boa parte do que se sabe sobre o Império do Mali
veio através da tradição oral dos griôs.
( )
VERDADEIRO. ( ) FALSO
-o Império do Mali começou no século XIII, com o príncipe Sundiata
Keita, após derrotar os sossos e outros inimigos.
( )
VERDADEIRO. ( ) FALSO
- No poder, Sundiata Keita se converteu ao
catolicismo para poder participar do comércio com os árabes.
( )
VERDADEIRO. ( ) FALSO
-os imperadores malineses faziam audiências públicas
no palácio e nas praças para ouvir as queixas do seu povo.
( )
VERDADEIRO. ( ) FALSO
- base da economia malinesa era a mineração (ouro e
cobre), a agricultura (milhete, inhame e algodão) e a pecuária (bovinos, ovinos
e caprinos).
( )
VERDADEIRO. ( ) FALSO
-apesar de ser o maior produtor de ouro da África, no
Império do Mali tinha-se o costume de pagar os trabalhadores com sal.
( )
VERDADEIRO. ( ) FALSO
- o Império do Mali dedicou-se ao comércio enquanto
pouco investiu em cultura.
4) O que explica a duração do Império do Mali?
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/02/2021 às 14h - 15h)
Conteúdo:
Revoluções na Inglaterra
Veja
as explicações acessando os links:
https://www.youtube.com/watch?v=z5dZkOkEhxw&t=139s
https://www.youtube.com/watch?v=tJeUW9Gd0fw&t=166s
1) Julgue cada afirmação:
-no século XVI, a Inglaterra era governada por
monarcas absolutistas.
VERDADEIRO. (
) FALSO.
-a rainha Elizabeth I incentivou o comércio
marítimo e as manufaturas.
VERDADEIRO. (
) FALSO.
-a rainha Elizabeth combateu a pirataria que
atrapalhava a economia inglesa.
VERDADEIRO. (
) FALSO.
-no século XVI, a sociedade inglesa estava dividida
em grupos religiosos rivais.
VERDADEIRO. (
) FALSO.
-a rainha Elizabeth I favoreceu a burguesia mas
prejudicou os pequenos proprietários.
VERDADEIRO. (
) FALSO.
2) Quais grupos religiosos cristãos existiam na
Inglaterra do século XVI? Qual dentre esses era a religião do rei (ou rainha)?
3) Na Inglaterra do século XVII, as disputas entre
o Parlamento (conjuntos de deputados) e o rei resultaram em uma guerra civil
que durou de 1642 a 1649. Sobre o
assunto, responda:
a) O que é uma guerra civil?
b) Que grupos sociais e religiosos lutaram no
exército do rei? Quais lutaram ao lado do Parlamento?
c) Quais as casas desse conflito civil? Como
terminou?
4) Observe o seguinte monumento:
b) Na estátua Cromwell é representado sustentando
uma Bíblia, na mão direita e na esquerda, uma espada. O que isso quer dizer a
respeito dele?
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/02/2021 às 10h - 11h)
Conteúdo: Primeira República: dominação e resistência
Veja
as explicações acessando os links:
https://www.youtube.com/watch?v=QaaiyeUnyeQ
1) Na primeira fase da República, a chamada
“República da Espada”, predominaram os militares no poder. Já na segunda fase,
a chamada “República Oligárquica”, predominou qual grupo social?
2) "Trata-se de uma estratégia muito usada em
hábitos políticos coronelistas, em que, por exemplo, os eleitores trocavam seu
voto por um favor, como um bem material (sapatos, roupas, chapéus etc.) ou
algum tipo de serviço (atendimento médico, remédios, verba para enterro, matrícula
em escola, bolsa de estudos etc.)."
Adaptado de JusBrasil. Consultado em 05.08.2020.
O trecho acima descreve uma prática eleitoral da
República Velha denominada:
a) Voto secreto
b) Voto de cabresto
c) Voto censitário
d) Voto aberto
3) A política dos governadores foi um esquema
político em que:
a) As alianças não importavam, cada um governava
sozinho.
b) Por meio de alianças e troca de “favores” as
oligarquias reafirmavam seu poder.
c) Os favores eram trocados somente entre os
coronéis.
d) As alianças e favores importavam somente para os
governadores.
4) Observe a charge:
a) Observando o modo de trajar-se dos
personagens, qual classe social eles pertencem?
b) O que a cadeira representa?
c) O que os personagens em destaque à direita e à
esquerda representam? E os
personagens abaixo deles?
d) Qual arranjo político da Primeira República está
sendo criticado?
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AULAS DE SEXTA-FEIRA
GEORGE - GEOGRAFIA
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/02/2021 às 09h - 10h)
1. O Sudeste brasileiro foi durante muitos anos a região brasileira que mais recebeu migrantes, no entanto, nas últimas décadas esse cenário mudou, atualmente a região Centro-Oeste é o principal destino para os fluxos migratórios. Essas regiões recebem migrantes de várias partes do Brasil. O complexo regional brasileiro que é a principal origem de emigrantes (que saem) é:
a) Sudeste
b) Centro-Oeste
c) Norte
d) Sul
e) Nordeste
2. O êxodo rural é uma modalidade de migração muito comum no território brasileiro. No entanto, esse processo pode gerar uma série de problemas para os migrantes que não possuem qualificação profissional para se inserirem no mercado de trabalho. Nesse contexto, analise a seguinte tira:
3. Desenhe ou crie um pequeno texto que conte uma história de migração entre o Nordeste e o Sudeste do Brasil.
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/02/2021 às 10h - 11h)
1. O Agreste é uma mesorregião do Nordeste, localizada na zona de transição entre a Zona da Mata (litoral nordestino) e o Sertão.Por ser uma faixa de transição, encontra-se no Agreste tanto a Mata Atlântica quanto a Caatinga. O clima predominante é o semiárido, sendo uma região menos úmida que a Zona da Mata e menos seca que o Sertão.
Por se encontrar no Planalto da Borborema, as altitudes no Agreste variam entre 500m e 800m, as maiores do nordeste brasileiro. Por conta disso, as massas de ar carregadas com umidades provenientes do Oceano Atlântico perdem força nessa região, causando intensas chuvas (chamadas chuvas orográficas) em parte do Agreste e em toda Zona da Mata, além de grandes secas na outra parte do Agreste e em praticamente todo Sertão.
As propriedades rurais nessa região são, geralmente, de pequeno e médio porte – chamadas de minifúndios – com a predominância da agricultura familiar e da rotação de culturas. Os principais produtos são o algodão, o café e o sisal (fibra retirada do agave para produzir cestos, cordas e tapetes).
A principal atividade econômica do Agreste é o artesanato, cujos produtos costumam ser negociados em grandes feiras e centros comerciais, localizados nas principais cidades da região, a saber: Caruaru (Pernambuco), Campina Grande (Paraíba), Feira de Santana (Bahia), Arapiraca (Alagoas) e Itabaiana (Sergipe).
a) Localize a mesorregião Agreste.
b) Quais são os principais produtos agrícolas da região? Destes, cite as culturas que participam das exportações agrícolas brasileiras.
c) Quais estados se encontram inseridos na mesorregião Agreste?
2 Analise a foto a seguir e cite características da flora (plantas) e clima da paisagem. Qual vegetação a fotografia representa?
3. A Região Nordeste apresenta aspectos bem diferenciados no seu espaço geográfico, como…
a) Agreste, zona localizada entre a Zona da Mata e o meio norte, que é uma área de transição com elevada densidade demográfica e grande urbanização.
b) A Zona da Mata que apresenta devastação florestal, entretanto, o intenso reflorestamento impede a degradação da floresta original.
c) O Sertão, área pobre, seca, tem baixas densidades demográficas, mas com intensa mecanização na agricultura, que é sua principal atividade.
d) A faixa litorânea, área mais importante da região, onde estão os principais centros urbanos, aglomerados industriais e zonas portuárias.
e) Meio-norte que engloba Maranhão e Piauí, área de latifúndios, pastagens naturais e intensa atividade agrícola.
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 8º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/02/2021 às 13h - 14h)
1. As migrações realizadas dentro de um país são classificadas como:
a) Migrações internacionais
b) Migrações pendulares
c) Migrações internas
d) Migrações espontâneas
e) Migrações definitivas
2. O principal fluxo migratório do Brasil, ocorrido durante os séculos XIX e XX, tinha como direção e motivação:
a) Do nordeste para a região norte, em razão, principalmente, do ciclo da borracha.
b) Da região sul para a região centro-oeste, em consequência da expansão da fronteira agrícola.
c) Da região norte para a região centro-oeste, em razão da carência de infraestrutura básica que atenda a população.
d) Da região nordeste para a região sudeste, em virtude da decadência econômica do nordeste após o início da corrida do ouro.
e) Da região centro-oeste para a região sul, pois os imigrantes estrangeiros que chegaram no centro-oeste não se adaptaram ao clima seco e quente do interior do Brasil, migrando para o Sul do país, onde o clima era mais próximo dos seus países de origem.
3. “Os fatores de conservação transformaram o semiárido em uma região aparentemente sem história, dada a permanência e imutabilidade dos problemas. Como se com o decorrer das décadas nada tivesse se alterado e o presente fosse um eterno passado. A cada seca, e mesmo no intervalo entre uma e outra, milhares de nordestinos foram abandonando a região. Sem esperança de mudar a história das suas cidades, buscaram em outras paragens a solução para a sobrevivência das suas famílias. Foi nos sertões que permaneceu inalterado o poder pessoal dos coronéis, petrificado durante o populismo e pela migração de milhões de nordestinos para o sul” (VILLA, Marco Antônio. Vida e morte no sertão: história das secas no Nordeste nos séculos XIX e XX. São Paulo: Ática, 2000, p. 252).
Com base no trecho acima, é possível concluir que:
a) a grande evasão das populações do Nordeste em direção à região Sudeste resultou no “boom” da borracha ocorrido na década de 1970;
b) as secas nordestinas não podem ser historicamente explicadas, já que decorrem de fenômenos estritamente geográficos;
c) a “indústria da seca” no Nordeste beneficiou diretamente as grandes capitais da região, estimulando sua industrialização em inícios do século XX;
d) as secas do Nordeste, resultando na multiplicação de fortes correntes migratórias, transformaram o homem nordestino em sinônimo exclusivo de flagelado;
e) a grande mobilidade dos nordestinos, mais que uma decorrência das secas, foi fruto de um sistema de dominação baseado na propriedade da terra que marginalizava homens livres e pobres.
1. As migrações realizadas dentro de um país são classificadas como:
a) Migrações internacionais
b) Migrações pendulares
c) Migrações internas
d) Migrações espontâneas
e) Migrações definitivas
2. O principal fluxo migratório do Brasil, ocorrido durante os séculos XIX e XX, tinha como direção e motivação:
a) Do nordeste para a região norte, em razão, principalmente, do ciclo da borracha.
b) Da região sul para a região centro-oeste, em consequência da expansão da fronteira agrícola.
c) Da região norte para a região centro-oeste, em razão da carência de infraestrutura básica que atenda a população.
d) Da região nordeste para a região sudeste, em virtude da decadência econômica do nordeste após o início da corrida do ouro.
e) Da região centro-oeste para a região sul, pois os imigrantes estrangeiros que chegaram no centro-oeste não se adaptaram ao clima seco e quente do interior do Brasil, migrando para o Sul do país, onde o clima era mais próximo dos seus países de origem.
3. “Os fatores de conservação transformaram o semiárido em uma região aparentemente sem história, dada a permanência e imutabilidade dos problemas. Como se com o decorrer das décadas nada tivesse se alterado e o presente fosse um eterno passado. A cada seca, e mesmo no intervalo entre uma e outra, milhares de nordestinos foram abandonando a região. Sem esperança de mudar a história das suas cidades, buscaram em outras paragens a solução para a sobrevivência das suas famílias. Foi nos sertões que permaneceu inalterado o poder pessoal dos coronéis, petrificado durante o populismo e pela migração de milhões de nordestinos para o sul” (VILLA, Marco Antônio. Vida e morte no sertão: história das secas no Nordeste nos séculos XIX e XX. São Paulo: Ática, 2000, p. 252).
Com base no trecho acima, é possível concluir que:
a) a grande evasão das populações do Nordeste em direção à região Sudeste resultou no “boom” da borracha ocorrido na década de 1970;
b) as secas nordestinas não podem ser historicamente explicadas, já que decorrem de fenômenos estritamente geográficos;
c) a “indústria da seca” no Nordeste beneficiou diretamente as grandes capitais da região, estimulando sua industrialização em inícios do século XX;
d) as secas do Nordeste, resultando na multiplicação de fortes correntes migratórias, transformaram o homem nordestino em sinônimo exclusivo de flagelado;
e) a grande mobilidade dos nordestinos, mais que uma decorrência das secas, foi fruto de um sistema de dominação baseado na propriedade da terra que marginalizava homens livres e pobres.
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 9º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/02/2021 às 14h - 15h)
1. Pesquise e responda:
Vulcanismo é um fenômeno geológico que ocorre do interior da Terra para a superfície, quando há o extravasamento do magma em forma de lava, além de gases e fumaça. O termo vulcanismo é utilizado para designar uma série de fenômenos e elementos vulcânicos.a) Existem vulcões no Ceará?
b) Estão ativos?
c) Localize 2 destes vulcões (se houver) e explique a importância natural, econômica e geográfica destes.
d) Se existiram vulcões no Ceará, por que estão extintos?
2. “Os episódios vulcânicos ocorrem desde o início da evolução da Terra (4,5 bilhões de anos). Portanto, numa escala distinta de desenvolvimento da humanidade (séculos). Assim, a aparente quietude de um vulcão para nós decorre simplesmente do fato de não ter havido nenhum relato histórico de sua erupção [...]”.
TEIXEIRA, W. Vulcanismos: produtos e importância para a vida. In: TEIXEIRA, W. et. al (orgs.). Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2000. p.349.
Como podemos notar com o texto acima, os comportamentos vulcânicos obedecem a uma escala de tempo superior à do tempo histórico humano. A liberação do material magmático ocorre em função:
a) da liberação de calor interno acumulado durante longos períodos em áreas instáveis.
b) da ausência de pressão atmosférica externa para conter a emissão do material vulcânico.
c) da estrutura geologicamente antiga do relevo incapaz de conter o magma terrestre.
d) do processo de transformação físico-química das rochas ao longo das eras geológicas.
e) do estado de conservação inadequado da crosta terrestre em áreas continentais.
3. Os vulcões, ao entrarem em erupção, liberam um substrato magmático composto pela lava vulcânica e também por materiais sólidos soltos, além de cinzas, blocos e outros elementos que são expelidos e emitidos à superfície, graças à liberação da pressão interna. Esse material é chamado de:
a) resíduos sólidos vulcânicos.
b) rochas consolidadas.
c) lavas solidificadas.
d) resíduos internos maciços.
e) depósitos piroclásticos.
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NETO - ENSINO RELIGIOSO
ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - TODAS AS TURMAS
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/02/2021 conforme os horários abaixo)
Atenção aos horários: 6º ano: de 14h - 15h
7º ano: de 13h - 14h
8º ano: de 10h - 11h
9º ano: de 09h - 10h
Festas religiosas no Ceará (Festa de Iemanjá em Fortaleza).
Festa de Iemanjá
O Dia 15 de agosto é uma data
celebrada tanto por católicos quanto por umbandistas em Fortaleza. Na Capital,
Nossa Senhora da Assunção e Iemanjá são festejadas no mesmo dia. O festejo à
orixá rainha das águas será realizado na Praia do Futuro e na Praia de Iracema,
sendo esperadas mais de 120 mil pessoas nos dois eventos. As celebrações
começam já nesta quarta-feira, 14.
Desde 2012, a Festa de Iemanjá é
realizada nas duas praias, em eventos organizados pela União Espírita Cearense
de Umbanda (Uecum), na Praia do Futuro, e pela Associação Cultural Afro
Brasileira Pai Luiz de Aruanda, na Praia de Iracema.
Principal festividade do
calendário da Umbanda da capital cearense, a festa de Iemanjá é registrada como
Patrimônio Imaterial de Fortaleza, por meio do decreto publicado em 2017. Esta
é considerada oficialmente sua 54ª edição e tem como tema “Pela Vida das
Mulheres e Contra a LGBTfobia”
A festa é marcada pelo cortejo da
imagem de Iemanjá, seguido por apresentações musicais com grupos ciganos, dança
do coco entre outro e no final da tarde a entrega das oferendas à rainha do
mar, quando são depositados flores e objetos pessoais em mar aberto.
Copie as questões abaixo no seu
caderno e em seguida responda.
1. Quais
as duas festas celebradas no Ceará no dia 15 de agosto?
2. Aonde
são celebradas as festas para Iemanjá? Quantas mil pessoas são esperadas?
3. Qual
o tema da festa este ano?
4. [somente
p/ 8ºe 9º ano] Pesquise sobre intolerância religiosa e por que as festas da
umbanda sofrem com essa intolerância?
5. [somente
p/ 8º e 9º ano] Qual sua opinião sobre o tema da intolerância religiosa?
Bons estudos!











Ronney me manda o e-mail do Gilberto
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