sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

ATIVIDADES - SEMANA 15/02/2021 a 19/02/2021

 


AULAS DE SEGUNDA-FEIRA



ANDRÉA - PORTUGUÊS



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/02/2021 às 09h - 11h) 

ASSUNTO: Variedades linguísticas

    O Brasil é um país enorme. Se você pudesse percorrer todo esse imenso território, teria a oportunidade de ouvir e conversar com pessoas que utilizam a língua de diferentes modos; nomes diferentes para uma mesma coisa; formas diversas de pronunciar, falar e até escrever palavras e frases; expressões variadas de um lugar para outro; etc. Os diferentes usos que se fazem da língua portuguesa são chamados de variedades linguísticas. Essas variedades ocorrem pela influência de diferentes fatores. Veja alguns:

- situação comunicativa;

- região;

- grupo social;

- histórico.

Para entender melhor o assunto , assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=6fBOVygtNoU

 

ATIVIDADE

QUESTÃO 1

 

Gerente – Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo?

Cliente – Estou interessado em financiamento para compra 

de veículo.

Gerente – Nós dispomos de várias modalidades de crédito. 

O senhor é nosso cliente?

Cliente – Sou Júlio César Fontoura, também sou

funcionário do banco.

Gerente – Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá

em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de

Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.

 

(BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna.

São Paulo: Parábola, 2004 (adaptado))

 

Na representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente, observa-se que a maneira de falar da gerente foi alterada de repente devido

 

(A)  à adequação de sua fala à conversa com um amigo, caracterizada pela informalidade

(B)   à iniciativa do cliente em se apresentar como funcionário do banco.

(C)   ao fato de ambos terem nascido em Uberlândia (Minas Gerais).

(D)   à intimidade forçada pelo cliente ao fornecer seu nome completo

(E)   ao seu interesse profissional em financiar o veículo de Júlio.

 

 

QUESTÃO 2

 


 A linguagem da tirinha revela:

 

(A) Pelo tipo de linguagem usada pelo Chico Bento, eles não conseguem se comunicar.

(B) Evidenciamos um uso culto da linguagem, visto que eles personagens são estudante e professora.

(C) Expressões como “pruquê”, “num”, "arguma” devem ser banidos da língua em qualquer situação.

(D) A fala de Chico Bento faz o uso coloquial da linguagem, motivado por diversos fatores (regional, escolaridade, idade, financeiro e etc).

(E) Não há nenhum tipo de problema com a linguagem usada por Chico Bento, podendo ser utilizada também em trabalhos escolares, requerimentos...

 

QUESTÃO 3

 

“Iscute o que to dizeno,

Seu  dotor, seu coroné:

De fome tão padeceno

Meus fio e minha muiér.

Sem briga, questão nem guerra,

Meça desta grande terra

Umas tarefas pra eu!

Tenha pena do agregado

Não me dexe deserdado

Daquilo que Deus me deu”.

 

(Patativa do Assaré)

 

Esse falante, pelos elementos explícitos e implícitos no poema, é identificável como

 

(A)  escolarizado proveniente de uma metrópole.

(B)  sertanejo de uma área rural.

(C)  idoso que habita uma comunidade urbana.

(D)  escolarizado que habita uma comunidade no interior do país.

(E)  estrangeiro que imigrou para uma comunidade do sul do país.

 


QUESTÃO 4

 Assinale a alternativa que contém uma informação FALSA em  relação ao fenômeno da variação linguística.

(A) A variação linguística consiste num uso diferente da língua, num outro modo de expressão aceitável em determinados contextos.

(B) A variedade linguística usada num texto deve estar adequada à situação de comunicação vivenciada, ao assunto abordado, aos participantes da interação.

(C) As variedades  que  se  diferenciam  da  variedade  considerada  padrão devem ser vistas como imperfeitas, incorretas e inadequadas.

(D) As línguas  são  heterogêneas  e  variáveis  e,  por  isso,  os  falantes apresentam  variações  na  sua  forma  de  expressão,  provenientes  de diferentes fatores.

 


QUESTÃO 5

(ENEM 2009) A escrita é uma das formas de expressão que as pessoas utilizam para comunicar algo e tem várias finalidades: informar, entreter, convencer, divulgar, descrever. Assim, o conhecimento acerca das variedades linguísticas sociais, regionais e de registro torna-se necessário para que se use a língua nas mais diversas situações comunicativas.

Considerando as informações acima, imagine que você está a procura de um emprego e encontrou duas empresas que precisam de novos funcionários. Uma delas exige uma carta de solicitação de emprego. Ao redigi-la, você

 

(A) fará uso da linguagem metafórica.

(B) apresentar elementos não verbais.

(C) utilizar do registro informal.

(D) evidenciar da norma padrão.

(E) fará uso de gírias.

 

QUESTÃO 6

 


O texto acima exemplifica um pouco da variação linguística da região nordeste do Brasil. Pelo que se apresenta no texto, há uma variação quanto ao aspecto

(A)   sintática.

     (B)   morfossintático.

     (C)   semântico.

     (D)   vocabulário.

     (E)   estilístico.

       

      QUESTÃO 7

As diferentes esferas sociais de uso da língua obrigam  o  falante a adaptá-la às variadas situações de comunicação. Uma das marcas linguísticas que configuram a  linguagem  oral  informal usada entre o avô e o  neto  neste texto é

(A) a opção  pelo emprego  da  forma verbal “era” em  lugar de “foi”.

(B) a ausência de  artigo antes da palavra “árvore”.

(C) o emprego da redução “tá” em lugar da forma verbal “está”.

(D) o emprego da contração “desse” em lugar de “de esse”.

(E) a utilização do pronome “que” em lugar de frase exclamativa.

BOM DESEMPENHO!!

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” – Leonardo da Vinci

 




ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B, C e D.

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/02/2021 às 13h - 15h)   


        ASSUNTO: LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL .

 

        Obs: escreva somente respostas em seu caderno.




 
 Lucas foi forçado a sair 

Lucas Penteado não saiu do BBB, foi enxotado, foi humilhado, foi inviabilizado, foi destruído moralmente. Quem merecia ser expulso não recebeu a punição. 

Ele não demonstrou fraqueza, mas coragem, fez seu último protesto contra a intolerância negando o prêmio de 1,5 milhão que tanto queria para ajudar a mãe. O prêmio não era maior do que a sua sanidade. 

Há paredões de fuzilamento acontecendo antes do paredão -- e isso é altamente tóxico e inapropriado. Assim como as provas de resistência física podem ser dispensadas perante as provas ininterruptas de esgotamento emocional. 

Para Lucas, o jogo da discórdia era todo dia, o paredão era todo dia, o monstro era todo dia. Não existia uma horinha de sossego. 

Qualquer um perderia a personalidade com um massacre sistemático, organizado e cruel de um grande grupo. Herdaria sequelas. Entraria em parafuso. Esse ator de 24 anos, prodígio em rodas de poesia e slam, aguentou até muito tempo. Abandona a audiência com traumas e nenhuma lembrança inesquecível. 

Lucas tentou lembrar de sua experiência no movimento estudantil e o consideraram vagabundo. Tentou ser alegre e o consideraram implicante. Tentou chorar e o consideraram dissimulado. Tentou falar com todos, um por um, a sós, e o consideraram manipulador. Tentou falar sozinho e sumir de perto e o consideraram louco. Tentou se impor com as suas improvisações e o consideraram sem criatividade. Tentou pedir desculpas e o consideraram hipócrita. Tentou se declarar para uma colega e acabou zombado (cupido morto pela própria flecha). Tentou ficar com um colega e o acusaram de roubar a bandeira do LGBT. Tentou defender a raça negra e o desqualificaram como Zumbi de araque da Xepa. 

Lucas nunca conseguiu ser ele, jamais, por nenhum momento. Não é o que recomendam no programa para obter sucesso: "seja você mesmo". Mas não o permitiram aparecer, agir com liberdade, viver em paz. 

No clássico "A Divina Comédia", do poeta italiano Dante Alighieri, há uma inscrição na porta do inferno: "Deixai a esperança, vós que entrais". Deveria ser pendurada igual advertência na porta da residência mais vigiada do país. 

Lucas perdeu a esperança em si. Roubaram a sua esperança. 

Se já não aguentamos a falta de amor, o que dizer, então, do excesso de ódio apontando o dedo na cara por duas semanas? 

Pena que só agora, fora da casa, ele verá que nunca esteve sofrendo sozinho. É tarde demais para uma reparação. 

(Fabrício Carpinejar) 

 

1- Justifique o título dado ao texto, posicionando-se sobre ele.

 

2- Que tese o autor defende? Que argumentos ele utiliza para sustentá-la? 

 

3- Copie do texto expressões repetidas, mencionando o seu valor semântico.

 

4- Que efeito causa o diminutivo em "não existia uma horinha de sossego"? 

 

5- Transcreva da crônica dois pares de antítese, justificando seu raciocínio.

 

6- O que significa a expressão "entrar em parafuso"? Você já se sentiu assim? 

 

7- Justifique as aspas presentes no texto.

 

8- Classifique o sujeito da oração: Roubaram sua esperança.

 

9-  O que você faria no lugar do Lucas? Por quê? 

 

10- O autor da crônica não explicita, mas "quem" você acha que, na visão dele, deveria ter sido expulso ou ao menos receber algum tipo de punição? Por quê?  

 

11- Há diferença entre as duas palavras sublinhadas no texto? Explique.

 

12- Localize no texto:

 

a) dois advérbios de intensidade: 

b) um advérbio de negação:

c) um advérbio de modo: 

d) um pronome possessivo: 

e) três advérbios de tempo: 

BOM DESEMPENHO!!!

“Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.”

Evelyn Beatrice Hall



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GISLENE - PORTUGUÊS


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/02/2021 às 9h - 11h)

  

Atividade sobre folheto "Novo Coronavírus"



01) Identifique o objetivo do texto acima: 


02) A que gênero textual ele pertence? 


03) Que tipo de linguagem foi mais expressiva no folheto: a verbal ou a não-verbal? Por quê? 


04) O que você escreveria debaixo de cada uma das imagens? 


05) Que palavras indicam que tal folheto circulou no começo da pandemia? 


06) Copie do texto um verbo no modo imperativo: 


07) Mesmo criado para circular em Minas Gerais, por que ele poderia circular, sem problema, também em outros lugares? 


08) O que você tem feito como forma de prevenção para se proteger do Novo Coronavírus?


“Cada dia novo é uma nova chance de inovar.”





ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/02/2021 às 13h - 15h)


Atividade sobre a música “Vacina Butantã ", de MC Fioti


Obs.: Assista ao vídeo da aula clicando no link abaixo

Vídeohttps://www.youtube.com/watch?v=yQ8xJHuW7TY&list=RDyQ8xJHuW7TY&index=1


Vacina Butantã


É a vacina envolvente 

Que mexe com a mente 

De quem tá presente 

É a vacina saliente 

Que vai curar "nois" do vírus 

E salvar muita gente 


Aí eu falei assim pra ela:

"Vai, vai no Bubutantã

Vai no Bubutantã

Vai, vai no Bubutantã, 

Vem no Bubutantã"


Autenticamente falando:

"Se vacina aí, pô!

Nois tá tipo como? Instituto Butantã..."

(MC Fioti) 


01) Explique o título dado à música acima: 


02) Que tema atual ela aborda? O que você achou dessa ideia? 


03) As marcas de oralidade foram mantidas? Retire do texto três exemplos e comente. 


04) A quem o pronome destacado no texto se refere? 


05) Por que a palavra "Butantã", na música, sofreu alteração?


06) Que conselho o eu lírico dá? A quem? 


07) A música é favorável à vacinação. Faça as alterações necessárias para ela transmitir a ideia contrária: 


08) Liste, no mínimo, cinco argumentos a favor da vacina e também cinco contra a vacinação:


09) Depois de ter analisado as duas listas criadas, opine sobre o tema, argumentando da melhor maneira possível: 


“Cada dia novo é uma nova chance de inovar.”



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RONMICY - ED. FÍSICA


ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/02/2021 às 13h - 14h)

 

TEMA: Conhecendo o mundo dos jogos eletrônicos.

Objetivo: conscientizar os alunos sobre os benefícios e malefícios dos jogos eletrônicos.

Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo



Questionário:

1 - O que é jogo eletrônico?

2 - Quais os jogos eletrônicos que vc conhece?

3 - Cite um malefício dos jogos eletrônicos?

Obrigado! Boa sorte!



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AULAS DE TERÇA-FEIRA


GILBERTO - CIÊNCIAS



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO A 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/02/2021 às 09h - 10h) 


Assistam ao vídeo sobre o tema da aula no link abaixo:

Vídeo: https://youtu.be/9iw9SrH0LUk


Agora resolva a atividade a seguir.


QUESTÃO 1 - O ciclo da água ocorre graças às mudanças de estado físico dessa substância. Entre os processos apontados a seguir, marque aquele que indica corretamente o nome da mudança que acontece no momento da formação das nuvens.

a) evaporação.

b) sublimação.

c) fusão.

d) condensação.

e) vaporização.


QUESTÃO 2 - Os animais e plantas possuem grande dependência do ciclo da água, uma vez que essa substância é essencial para seu metabolismo. Os animais, além de utilizarem a água, também perdem essa substância para o meio. Entre as alternativas a seguir, marque a única que não se refere a uma maneira de eliminação de água para o meio pelos animais.

a) Eliminação de urina.

b) Eliminação de fezes.

c) Respiração.

d) Transpiração.

e) Gutação.



QUESTÃO 3 - A água é uma substância presente em grande quantidade na superfície terrestre, sendo encontrada nos estados líquido, gasoso e sólido. O maior reservatório de água do planeta é:

a) as geleiras.

b) os rios.

c) os lagos.

d) os oceanos.

e) os organismos vivos.


QUESTÃO 4 - (ENEM 2013)



Observe atentamente a figura acima

Disponível em: http://blig.ig.com.br. Acesso em: 23 ago. 2011 (adaptado).

No esquema, o problema atmosférico relacionado ao ciclo da água acentuou-se após as revoluções industriais. Uma consequência direta desse problema está na

a) redução da flora.

b) elevação das marés.

c) erosão das encostas.

d) laterização dos solos.

e) fragmentação das rochas.


QUESTÃO 5 - (ENEM 2009 - Prova Cancelada) O ciclo da água é fundamental para a preservação da vida no planeta. As condições climáticas da Terra permitem que a água sofra mudanças de fase e a compreensão dessas transformações é fundamental para se entender o ciclo hidrológico. Numa dessas mudanças, a água ou a umidade da terra absorve o calor do sol e dos arredores. Quando já foi absorvido calor suficiente, algumas das moléculas do líquido podem ter energia necessária para começar a subir para a atmosfera.

Disponível em: http://keroagua.blogspot.com. Acesso em: 30 mar. 2009 (adaptado).

A transformação mencionada no texto é a:

a) Fusão

b) liquefação

c) evaporação

d) solidificação


ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO A 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/02/2021 às 10h - 11h)


Assistam ao vídeo sobre o tema da aula no link abaixo:

Vídeo: https://youtu.be/N1njSz8OQqk


Agora resolva a atividade a seguir.

Questão 1 (Unicastelo-SP) 

(Bill Watterson. Calvin e Haroldo.)

Assinale a alternativa que contém um exemplo de aplicação da Primeira Lei de Newton.

a) Um livro apoiado sobre uma mesa horizontal é empurrado horizontalmente para a direita com uma força de mesma intensidade da força de atrito que atua sobre ele, mantendo-o em movimento retilíneo e uniforme.

b) Quando um tenista acerta uma bola com sua raquete, exerce nela uma força de mesma direção e intensidade da que a bola exerce na raquete, mas de sentido oposto.

c) Em uma colisão entre duas bolas de bilhar, a quantidade de movimento do sistema formado por elas imediatamente depois da colisão é igual à quantidade de movimento do sistema imediatamente antes da colisão.

d) Em um sistema de corpos onde forças não conservativas não realizam trabalho, só pode ocorrer transformação de energia potencial em cinética ou de energia cinética em potencial.

e) Se a força resultante que atua sobre um carrinho de supermercado enquanto ele se move tiver sua intensidade dobrada, a aceleração imposta a ele também terá sua intensidade dobrada.


Questão 2 - (Cefet-MG) Um veículo segue em uma estrada horizontal e retilínea e o seu velocímetro registra um valor constante. Referindo-se a essa situação, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras ou (F) para as falsas.

( ) A aceleração do veículo é nula.

( ) A resultante das forças que atuam sobre o veículo é nula.

( ) A força resultante que atua sobre o veículo tem o mesmo sentido do vetor velocidade.

A sequência correta encontrada é

a) V F F.

b) F V F.

c) V V F.

d) V F V.



Questão 3 - (UFTM) Após a cobrança de uma falta, num jogo de futebol, a bola chutada acerta violentamente o rosto de um zagueiro. A foto mostra o instante em que a bola encontra-se muito deformada devido às forças trocadas entre ela e o rosto do jogador.


A respeito dessa situação, são feitas as seguintes afirmações:

I. A força aplicada pela bola no rosto e a força aplicada pelo rosto na bola têm direções iguais, sentidos opostos e intensidades iguais, porém, não se anulam.

II. A força aplicada pelo rosto na bola é mais intensa do que a aplicada pela bola no rosto, uma vez que a bola está mais deformada do que o rosto.

III. A força aplicada pelo rosto na bola atua durante mais tempo do que a aplicada pela bola no rosto, o que explica a inversão do sentido do movimento da bola.

IV. A força de reação aplicada pela bola no rosto é a força aplicada pela cabeça no pescoço do jogador, que surge como consequência do impacto.


É correto o contido apenas em

a) I.

b) I e III.

c) I e IV.

d) II e IV.

e) II, III e IV.


Questão 4 - Marque a alternativa correta a respeito da Terceira lei de Newton.

a) A força normal é a reação da força peso.

b) Ação e reação são pares de forças com sentidos iguais e direções opostas.

c) A força de ação é sempre maior que a reação.

d) Toda ação corresponde a uma reação de mesma intensidade e sentido.

e) Toda ação corresponde a uma reação de mesma intensidade, mas sentido oposto.


Questão 5 - Os automóveis modernos são equipados com sistemas de segurança mais eficientes, capazes de proteger melhor os passageiros em colisões e acidentes de trânsito. Um desses avanços diz respeito à utilização de para-choques construídos em materiais dobráveis, em vez de para-choques metálicos, como os utilizados antigamente. O uso dos novos materiais nos para-choques para tal fim se justifica pelo fato de:

a) diminuírem a aceleração produzida pelo veículo.

b) diminuírem a massa do veículo.

c) diminuírem a aceleração sofrida pelos passageiros durante uma colisão.

d) diminuírem o consumo de combustível.



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/02/2021 às 13h - 14h)


Assistam ao vídeo sobre o tema da aula no link abaixo:

Vídeo: https://youtu.be/9VGiKHKX3wA


Agora resolva a atividade a seguir.

Questão 1 (Enem) - Qual das seguintes fontes de produção de energia é a mais recomendável para a diminuição dos gases causadores do aquecimento global?

A) Óleo diesel.

B) Gasolina.

C) Carvão mineral.

D) Gás natural.

E) Vento.


Questão 2 (Enem) - Empresa vai fornecer 230 turbinas para o segundo complexo de energia à base de ventos, no sudeste da Bahia. O Complexo Eólico Alto Sertão, em 2014, terá capacidade para gerar 375 MW (megawatts), total suficiente para abastecer uma cidade de 3 milhões de habitantes.

MATOS, C. GE busca bons ventos e fecha contrato de R$ 820 mi na Bahia. Folha de S. Paulo, 2 dez. 2012.


A opção tecnológica retratada na notícia proporciona a seguinte consequência para o sistema energético brasileiro:

A) Redução da utilização elétrica.

B) Ampliação do uso bioenergético.

C) Expansão das fontes renováveis.

D) Contenção da demanda urbano-industrial.

E) Intensificação da dependência geotérmica.


Questão 3 (Mackenzie) - A civilização moderna está voltada para um alto consumo de energia que é utilizada nas indústrias, nos transportes, nos eletrodomésticos e nas telecomunicações. Nessa busca por energia, o homem vai atrás de várias fontes, tais como,


I. combustíveis fósseis.

II. energia hidrelétrica.

III. energia nuclear.

IV. etanol.

V. energia eólica (energia dos ventos).


Desses 5 tipos,

A) apenas um é renovável.

B) apenas dois são renováveis.

C) apenas três são renováveis.

D) apenas quatro são renováveis.

E) todos são renováveis.


Questão 4 (FGV) - A matriz energética desse país é baseada em carvão mineral, transportado por ferrovias, que usam muito diesel; o minério segue em navios, que consomem muito combustível, e o país ainda tem demanda grande de petroquímicos, por conta da construção civil e bens de consumo e da sua crescente urbanização. Em 2010, tornou-se o maior consumidor mundial de petróleo, ultrapassando os Estados Unidos. Em 2003, o valor das exportações de petróleo do Brasil para esse pais era 0,5% do total, e, em 2013, as exportações brasileiras saltaram para 8,7%, confirmando a liderança comercial desse país com o Brasil.

(Valor Econômico, 23.08.2014)


O texto refere-se à

A) Alemanha.

B) Itália.

C) China.

D) Austrália.

E) Índia.


Questão 5 (PUC-RS) - INSTRUÇÃO: Para resolver a questão, leia o texto a seguir, sobre fontes de energia, e selecione as palavras/expressões que preenchem correta e coerentemente as lacunas.


O _____ foi importante fonte de energia para a Primeira Revolução Industrial. Atualmente, as maiores reservas estão localizadas no hemisfério _____. É um dos principais responsáveis pela _____, pois sua queima libera grande quantidade de óxido de enxofre na atmosfera.

A) carvão mineral — norte — chuva ácida

B) petróleo — sul — poluição dos oceanos

C) petróleo — sul — chuva ácida

D) carvão mineral — sul — poluição dos oceanos

E) petróleo — norte — chuva ácida




ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/02/2021 às 14h - 15h)


Assistam ao vídeo sobre o tema da aula no link abaixo:

Vídeo: https://youtu.be/-agjgXvGtIY


Agora resolva a atividade a seguir.

Questão 1 - Identifique quais das propriedades a seguir NÃO é uma propriedade geral da matéria.

a) Indestrutibilidade

b) Extensão

c) Combustibilidade

d) Divisibilidade


Questão 2 - Um pedaço de isopor quando colocado na água fica na superfície, mas se jogarmos um pedaço de ferro, o mesmo descerá até o fundo. A que propriedade deve-se esse fenômeno?

a) Impenetrabilidade

b) Densidade

c) Descontinuidade

d) Maleabilidade


Questão 3 - Um material se diferencia do outro pelas suas propriedades específicas. Essas características que os definem são úteis para que possamos escolher um material.

Por exemplo, quando vamos aquecer uma comida no micro-ondas é preferível utilizar um recipiente de vidro ao invés do plástico, pois o plástico quando aquecido pode liberar substâncias nocivas, como o bisfenol A (BPA).

Qual o tipo de propriedade específica que foi identificada no texto?

a) Propriedade física

b) Propriedade organoléptica

c) Propriedade funcional

d) Propriedade química


Questão 4 - Quatro frascos com diferentes substâncias incolores estão identificadas com as seguintes informações: massa, volume, densidade e viscosidade. Que propriedades permitem reconhecer um material?

a) massa e volume

b) volume e densidade

c) massa e viscosidade

d) densidade e viscosidade


Questão 5 - (UFMG) Algumas propriedades físicas são características do conjunto das moléculas de uma substância, enquanto outras são atributos intrínsecos a moléculas individuais. Assim sendo, é CORRETO afirmar que uma propriedade intrínseca de uma molécula de água é a:

a) densidade.

b) polaridade.

c) pressão de vapor.

d) temperatura de ebulição.



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IDELFONSO - CIÊNCIAS



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/02/2021 às 09h - 10h) 


Assistam aos vídeos sobre o tema da atividades nos links abaixo:

Vídeo 1 - https://youtu.be/483Yi-fYTWY

Vídeo 2 - https://youtu.be/MlNmrF4WF50


Agora resolva a atividade:

1) Cite quais são as propriedades gerais da matéria. 

2) Quais são as propriedades específicas da matéria?

3) Qual a temperatura de fusão da água? É a temperatura de ebulição?

4) Diga o que é densidade?

5) Quantos litros de água são necessários para encher uma piscina que comporta 10 metros cúbicos de água?(lembrar que um metro cúbico equivale a 1000 litros de água)

6) Qual a massa em gramas de um pacote de arroz com 6,5 kg?(1kg=1000g).




ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/02/2021 às 10h - 11h) 


Assista ao vídeo sobre o tema da atividades no link abaixo:

Vídeo 1 - https://youtu.be/P3pctzmt8eo

Vídeo 2 - https://youtu.be/1cLd3zoe5WQ


Agora resolva a atividade:

1) O que são máquinas simples?

2) Como podem ser:

a) As direções? 

b) Os sentidos?

3) Quais são as modalidades de máquinas simples?

4) Quais são os três pontos que deve ter uma alavanca?

5) Dê exemplos de objetos que são alavancas e usamos diariamente.

6) Quais as funções das polias?



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/02/2021 às 13h - 14h) 


Assista ao vídeo sobre o tema da atividades no link abaixo:

Vídeo - https://youtu.be/a_1O_LIeN5M

Agora resolva a atividade:

1) O que é a matriz energética?

2) O que é a matriz elétrica? 

3) Uma greve de caminhoneiros têm o poder de parar o país. O que isso tem haver com a nossa matriz energética? 

4) O Brasil possui a matriz energética mais renovável do mundo.Explique essa afirmação?

5) Faça um comparativo em porcentagem do consumo de combustíveis fósseis no Brasil e no mundo.

6) Por que o Brasil possui um grande consumo de biomassa?



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/02/2021 às 14h - 15h) 


Assista ao vídeo sobre o tema da atividades no link abaixo:

Vídeo - https://youtu.be/fDeZTaClNRY


Agora resolva a atividade:

1) O que é o modelo atômico?

2) Quais cientistas formularam modelos atômicos?

3) O que diz o modelo atômico de Dalton?

4) O que diz o modelo atômico de Thomson?

5)Faça um resumo do modelo atômico de Rutherford. 

6) Faça um resumo do modelo atômico de Bohr.





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MARÍCIA - INGLÊS



ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/02/2021 de 14h - 15h)


ASSUNTO: Estrangeirismo



            Você já parou para pensar, o quanto as palavras de línguas estrangeiras estão no nosso dia-a-dia? Especialmente as palavras da língua inglesa, nos rodeiam cada vez mais, nós as falamos e muitas vezes nem nos lembramos que o “shampoo”, o “milk-shake”, o “smartphone” são palavras estrangeiras e nós as pronunciamos com toda facilidade.

         Os estrangeirismos são essas palavras vindas de outras línguas que usamos em nosso cotidiano. Temos muitas delas, vindas do Inglês, que usamos em nosso cotidiano. Muitas vezes sem saber sua procedência. A cada dia novas palavras entram na língua.

Veja o vídeo para melhor entendimento: https://youtu.be/F58fP8q_i6c

                                                                               

1. Hoje quero propor a você que observe, ai na sua casa, todas as coisas que você tem , nas quais seus nomes são em Inglês. E escreva-as em seu caderno.

Exemplo: Shampoo, TV e etc.

2. Observe ao seu redor, no seu bairro,  nas propagandas na TV, nos jogos , todas as palavras em Inglês que você encontrar e as transcreva no seu caderno.

3. Observe as imagens e escreva o nome de cada uma, em Inglês.



____________________, _____________________,___________________

____________________, _____________________.

4 — Ligue as colunas adequadamente. Em seu caderno, você pode copiar as palavras em inglês e por a tradução na frente.



5 — Complete o seguinte diálogo com as palavras que estão na caixa abaixo:

 

 


ATIVIDADE DE INGLÊS DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/02/2021 de 13h - 14h)


ASSUNTO: MONTHS OF THE YEAR AND DAYS OF THE WEEK

VIDEO AULA: https://youtu.be/dizw3LLaFJ0 ;

Música para fixação: https://youtu.be/lPeAo1hz8GA

                                  https://youtu.be/36n93jvjkDs

Olá!!! Hoje nós vamos aprender como se fala e escreve, os meses do ano e os dias da semana, em Inglês!               


A) Que dia é hoje? Marque -o.

2. 


E) 








ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/02/2021 de 10h - 11h)


ASSUNTO: WH Questions Words” ou Pronomes Interrogativos.

Vídeo aula: https://youtu.be/zuYrFs_m5lw

 

1. Complete as frases, usando os WH QUESTIONS , que você acabou de aprender.

2. Continue completando com Pronomes Interrogativos, sugeridos na questão.

 


 

3. Escute a música, transcreva as frases em seu caderno e traduza-as.

                      Música: https://youtu.be/CH_RfP46xUw

 


 

 

 

ATIVIDADE DE INGLÊS DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/02/2021 de 9h - 10h)


ASSUNTO:  Interpretação Textual : “Stay Home, Save Lives

 

METODOLOGIA:  Video Instrucional: https://youtu.be/1APwq1df6Mw ;

Leitura e Interpretação do Texto Stay Home , Save Lives.

                    


                           STAY HOME, SAVE LIVES! 

              Basic protective measures against the new coronavirus.Wash your hands frequently regularly and thoroughly clean your hands with alcohol gel or wash them with soap and water. Why? Washing your hands with soap and water or using alcohol gel kills viruses that may be on your hands.

               Maintain social distancing. Maintain at least 1 metre (3 feet) distance between yourself and anyone who is coughing or sneezing.

               Why? When someone coughs or sneezes they spray small liquid droplets from their nose or mouth which may contain virus. If you are too close, you can breathe in the droplets, including the COVID-19 virus if the person coughing has the disease.

 

 

ATIVIDADE:

1. Assista o vídeo instrucional, sobre prevenção de contágio de Coronavírus e responda os itens abaixo:

a) Explique a diferença entre Coronavirus e Covid -19.

b) Transcreva o trecho do vídeo, no qual apresenta as formas de contágios do Coronavírus.

c) Cite duas principais formas de prevenção da Doença Covid- 19.

 

2. Leia e interprete/traduza o texto . Se dividam em duplas (via whatsapp) : um componente da dupla faz a leitura em Inglês e o outro faz a leitura em Português do texto. Vocês irão se  apresentar, no nosso encontro do “Google Meet”, do dia 16.02.2021.

 

3.  Muitas pessoas estão sofrendo com as consequências dessa Pandemia. Entretanto, como em tudo na vida, nós podemos tirar algo de bom disso, como por exemplo, nos transformar em pessoas melhores, refletir sobre a vida, sermos gratos por tudo que temos e quem temos em nossa vida. Então gostaria de propor as seguintes reflexões a você:

·        Você já agradeceu pelo seu alimento de hoje?

·        Já agradeceu pelo seu lar, onde você se protege da chuva e sol? Você já pensou quantas pessoas não tem um lar como o seu, mesmo que seja simples e humilde?

·        Já agradeceu pela oportunidade de ter essa aula, enquanto muitos não tem acesso a isso?

·        Já agradeceu por está em casa e não num leito de hospital sentindo medo e dores?

 

Pense e reflita. E proponho também a você, ajudar alguém que precisa. Seja bom, ajude, muitos estão precisando de alimentos, de uma conversa (virtual), de um apoio.

 

SE cuidem meus queridos! Deus proteja vocês!



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AULAS DE QUARTA-FEIRA



RAFAEL - ED. FÍSICA



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/02/2021 às 10h - 11h)


Tema: Jogos.

Assunto: Jogos eletrônicos e Brincadeiras. 

Objetivo: Identificar diferenças entre os jogos e perceber que há mudanças e permanências na forma de brincar. 


Conteúdo da aula: 

Textos: 

Link 1 - https://www.jornadageek.com.br/colunas/conheca-a-evolucao-dos-jogos-eletronicos-no-brasil-e-no-mundo-pagina-7/

Link 2https://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacao-escolar/jogos-brincadeiras-no-processo-aprendizagem.htm


Vídeos: https://youtu.be/mqYlf4BpGMg    e     https://youtu.be/HjzRqkLVSYs


ATIVIDADE 1 

1 - Alguns brinquedos, jogos e brincadeiras conhecidos pelos adultos e crianças brasileiras têm origens surpreendentes. Vêm tanto dos povos que deram origem à nossa civilização: o índio, o europeu e o africano; como até mesmo do longínquo Oriente. 

Assinale a questão que NÃO apresenta jogos e brincadeiras tradicionais: 

a) Peteca, taco, pular corda e esconde-esconde.

b) Natação, atletismo, tênis e basquetebol.

c) Bambolê, pipa, futebol e bolinha de gude.

d) Amarelinha, passa anel, pega-pega, e queimada.


2 - Você acredita que dá para aprender coisas importantes com os games?

( ) Não, os games não ensinam nada.

( ) Sim! Os games têm lições muito boas e importantes.

( ) Sim, mas é importante ter também outras atividades para completar o aprendizado.


“Se você quer ser bem-sucedido precisa de dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si mesmo.” Ayrton Senna.


Sugestão: ATIVIDADE (Bônus) 

https://youtu.be/YuRsRmWNnCQ




ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/02/2021 às 13h - 14h) 


Tema/Assunto: IMC e Frequência Cardíaca. 

Objetivo: Conhecer e compreender como funciona a tabela de IMC e Realizar atividades físicas com o objetivo de testar a frequência cardíaca. 


Conteúdo: 

Texto 1 - https://www.tuasaude.com/frequencia-cardiaca/

Texto 2 - https://www.tuasaude.com/imc/


Vídeo 1 https://youtu.be/mn2KsSidhI0

Vídeo 2 https://youtu.be/e5OuLSDayxs

Vídeo 3 https://youtu.be/KmwSNwERNmQ


ATIVIDADE 1 

1 - O Índice de Massa Corporal (IMC) é o número obtido pela divisão da massa de um indivíduo adulto, em quilogramas, pelo quadrado da altura, medida em metros. É uma referência adotada pela Organização Mundial de Saúde para classificar um indivíduo adulto, com relação ao seu peso e altura. 

Levando em conta a referência adotada, considere as seguintes afirmações:

I. Um indivíduo adulto de 1,70 m e 100 kg apresenta Obesidade Grau 1.

II. Uma das estratégias para diminuir a obesidade na população é aumentar a altura média de seus indivíduos por meio de atividades físicas orientadas para adultos.

III. Uma nova classificação que considere obesos somente indivíduos com IMC maior que 40 pode diminuir os problemas de saúde pública.


Está correto o que se afirma somente em:

A) I.

B) II.

C) III.

D) I e II.

E) I e III


2 - Medir a FC durante várias intensidades de exercícios físicos

A) Caminhada rápida (1 minuto)

B) Trotando (1 minuto)

C) Corrida (1 minuto)

D) Pique de 50 metros (1 pique)


Obs: ao término de cada exercício, o aluno deverá verificar a frequência cardíaca e registrar no caderno. Entre um exercício e outro, use um descanso de 5 minutos para iniciar o próximo.


“A persistência é o caminho do êxito.” Charles Chaplin.


Sugestão: ATIVIDADE (Bônus)

https://youtu.be/WIdPThqd3SE



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/02/2021 às 09h - 10h)


Tema: Esporte de invasão 

Assunto: Handebol - regras básicas  (parte 2) 

Objetivo: Conhecer as regras básicas da modalidade e distinguir suas regulamentações. 


Conteúdo: 

Texto 1 - https://www.todamateria.com.br/handebol/

Texto 2 - https://regrasdoesporte.com.br/tudo-sobre-handebol-regras-e-fundamentos.html

Texto 3 - https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/handebol.htm


Vídeo 1 -  https://youtu.betCNOnm9b7eU 

Vídeo 2 -  https://youtu.be/yyXO3CRf_Sg



ATIVIDADE 1

1. Conforme as regras do handebol informe 4 ações que não são permitidas durante uma partida.


2. Durante uma partida de handebol, quando será executado o tiro de saída?


3. Informe 5 situações em que o tiro livre é assinalado. 


4. Quando um exclusão deve ser assinalada em uma partida de handebol?



“Só se pode alcançar um grande êxito quando nos mantemos fiéis a nós mesmos.” Friedrich Nietzsche.


Sugestão: ATIVIDADE (Bônus) 

https://youtu.be/kJFHr6J5qP4



GISLENE - ARTES (6º e 7º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 6º e 7º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/02/2021 de 09h - 10h) 


Atividade sobre o samba-enredo da Viradouro 2020 - "Viradouro de alma lavada".

Que tal sentir um pouco da alegria do Carnaval!  Campeã de 2020, homenageando às mulheres lavadeiras.

Obs. Assista ao vídeo da aula clicando no link abaixo


Viradouro de alma lavada

Ó, mãe! Ensaboa, mãe! 
Ensaboa pra depois quarar

Ora yê yê ô, Oxum! Seu dourado tem axé
Faz o seu quilombo no Abaeté
Quem lava a alma dessa gente veste ouro
É Viradouro! É Viradouro! 

Levanta, preta, que o sol tá na janela
Leva a gamela pro xaréu do pescador
A alforria se conquista com o ganho
E o balaio é do tamanho do suor do seu amor

Mãinha, esses velhos areais
Onde nossas ancestrais acordavam as manhãs pra luta
Sentem cheiro de angelim
E a doçura do quindim
Da bica de Itapuã

Camará ganhou a cidade
O erê herdou liberdade
Canto das Marias, Baixa do Dendê
Chama a freguesia pro batuquejê...

 (Unidos do Viradouro)


01) Que mensagem o samba transmite? Comente: 

02) Copie do samba marcas fortes de oralidade: 

03) Localize no samba vocábulos que remetem à cultura africana:

Vejam algumas dicas interessantes de se divertir neste Carnaval. Escolha uma delas e confeccione para mostrar na aula remota. Clique no link abaixo. Beijooooooooos!




MARÍCIA- ARTES (8º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 8º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/02/2021 de 14h - 15h)

 

A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.

Após seu surgimento, há milhares de anos, a arte foi evoluindo e ocupando um importantíssimo espaço na sociedade, haja vista que algumas representações da arte são indispensáveis para muitas pessoas nos dias atuais, como, por exemplo, a música, que é capaz de nos deixar felizes quando estamos tristes. Ela funciona como uma distração para certos problemas, um modo de expressar o que sentimos aos diversos grupos da sociedade.

Muitas pessoas dizem não ter interesse pela arte e por movimentos ligados a ela, porém o que elas não imaginam é que a arte não se restringe a pinturas ou esculturas, também pode ser representada por formas mais populares, como a música, o cinema e a dança. Essas formas de arte são praticadas em todo o mundo, em diferentes culturas. Atualmente a arte é dividida em clássica e moderna e qualquer pessoa pode se informar sobre cada uma delas e apreciar a que melhor se encaixar com sua percepção de arte.

   


            Atualmente, há 11 tipos de arte:

·         Música,

·         Dança,

·         Pintura,

·         Escultura,

·         Teatro,

·         Literatura,

·         Cinema,

·         Fotografia,

·         História em quadrinhos (hq),

·         Jogos eletrônicos e arte digital.

 

           Ao longo desse ano, vamos estudar cada um desses tipos de representação da Arte.

 

ATIVIDADE

1._____________________________________________

2._____________________________________________

3._____________________________________________

4._____________________________________________

5._____________________________________________




ANDREA- ARTES (9º ANO)

ATIVIDADE DE ARTES - 9º ano 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/02/2021 de 13h - 14h) 

A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.

Após seu surgimento, há milhares de anos, a arte foi evoluindo e ocupando um importantíssimo espaço na sociedade, haja vista que algumas representações da arte são indispensáveis para muitas pessoas nos dias atuais, como, por exemplo, a música, que é capaz de nos deixar felizes quando estamos tristes. Ela funciona como uma distração para certos problemas, um modo de expressar o que sentimos aos diversos grupos da sociedade.

Muitas pessoas dizem não ter interesse pela arte e por movimentos ligados a ela, porém o que elas não imaginam é que a arte não se restringe a pinturas ou esculturas, também pode ser representada por formas mais populares, como a música, o cinema e a dança. Essas formas de arte são praticadas em todo o mundo, em diferentes culturas. Atualmente a arte é dividida em clássica e moderna e qualquer pessoa pode se informar sobre cada uma delas e apreciar a que melhor se encaixar com sua percepção de arte.

   


            Atualmente, há 11 tipos de arte:

·         Música,

·         Dança,

·         Pintura,

·         Escultura,

·         Teatro,

·         Literatura,

·         Cinema,

·         Fotografia,

·         História em quadrinhos (hq),

·         Jogos eletrônicos e arte digital.

 

           Ao longo desse ano, vamos estudar cada um desses tipos de representação da Arte.

 

ATIVIDADE

1._____________________________________________

2._____________________________________________

3._____________________________________________

4._____________________________________________

5._____________________________________________




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AULAS DE QUINTA-FEIRA



AMORIM - MATEMÁTICA



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/02/2021 às 9h - 11h) 


Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo

Vídeo - https://youtu.be/QSHuc2XKboc


Questionário: 

1) QUAL É A SOMA DOS VALORES ABSOLUTOS DO NÚMERO 43897? QUAL É A SUA LEITURA?


2) QUAL É O VALOR RELATIVO DE 3 NO NÚMERO 3568? QUAL É A LEITURA DO MESMO NÚMERO?


3) QUANTAS CLASSES E ORDENS NO QVL, TEM O NÚMERO 76890?


4) QUAL É A SOMA DOS VALORES ABSOLUTOS DE 596? QUAL É A LEITURA?






ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/02/2021 às 13h - 15h


Assista o vídeo sobre o tema da aula clicando no link abaixo

Vídeo - https://youtu.be/XYJqwFKsQHs


Questionário: 

1) QUANTO VALE A SOMA DOS DOIS PRIMEIROS MÚLTIPLOS DE 5 ACIMA DE 26?


2) QUANTO VALE A SOMA DOS TRÊS ÚLTIMOS MÚLTIPLOS DE 4 ANTES DE 33?


3) QUAL É A SOMA DOS TRÊS PRIMEIROS MÚLTIPLOS DE 3 ANTES DE 11?


4) QUAIS OS MÚLTIPLOS DE 50 ACIMA DE 101 E ABAIXO DE 183?





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TADEU - MATEMÁTICA



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/02/2021 às 09h - 11h) 


Assista ao vídeo clicando no link a seguir:  https://youtu.be/jO3xQ9w5xxQ


Agora resolva o exercício da imagem abaixo:




ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/02/2021 às 13h - 15h)


Assista ao vídeo clicando no link a seguir:  



Agora resolva o exercício da imagem abaixo:






______________________________________________________________________

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EUGÊNIO - HISTÓRIA



ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A e B 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/02/2021 às 13h - 14h) 


 Conteúdo: Fontes históricas


Veja as explicações acessando os links:

https://www.youtube.com/watch?v=Xhq0n7cpN84&t=155s

https://www.youtube.com/watch?v=jVWYuZR3PC0

https://www.youtube.com/watch?v=NkkCZqi0yU4

 

1) Numere a que tipo de fonte pertence estes documentos:

1-Fontes escritas

2-Fontes visuais

3- Fontes Materiais

4- fontes orais

 

(  ) Jornais

(  ) músicas

(  ) Entrevistas

(  ) gravuras

(  ) Moedas

(  ) Brinquedos

(  ) Leis

(  ) Fotos

(  ) Desenhos

 

2) Marque a alternativa que responda  a seguinte pergunta:  - quem faz a História

a) Os reis e príncipes.

b) Os trabalhadores e os pobres.

c) Pessoas comuns como eu, você e a diretora.

d) Presidentes, bispos e empresários.

e) Todas as alternativas anteriores estão corretas.

 

3) Digamos que se você fosse pesquisar  a origem da sua cidade ou do seu bairro, você teria também que colher informações dos moradores mais idosos. Que tipo de fonte histórica você estaria utilizando ao valorizar as lembranças que são relatadas pelos idosos?

 

4) História é a ciência que:

a) estuda os acontecimentos presentes para prever o futuro da humanidade;

b) se fundamenta unicamente em documentos escritos;

c) estuda os acidentes históricos e geográficos do planeta Terra;

d) estuda os acontecimentos do passado dos homens, utilizando-se dos vestígios que a humanidade deixou.

e) estuda os acontecimentos do futuro para entender o presente.

 

5) A História precisa do auxílio de outras ciências que também ajudam a destrinchar o passado da humanidade. Quais as ciências que auxiliam a História?




ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/02/2021 às 09h - 10h


Conteúdo: Povos  e culturas africanas: Império do Mali

Veja as explicações acessando os links:

https://www.youtube.com/watch?v=8QZP0Ln1KLE&t=140s

https://www.youtube.com/watch?v=dlWDqETvUjo&t=124s

 

1) Lei as informações considerando se são verdadeiras (V) ou falsas (F). Caso seja falsa, corrija no seu caderno

(  ) A África é um país com muitos povos e línguas diferentes.

(  ) A África é considerado o continente onde teria surgido a humanidade

(  ) A África é um continente habitado exclusivamente por povos negros.

(  ) A África na antiguidade possuía importantes civilizações.

(  ) A África é composta por 54 países e possui 30 milhões km2

(  ) A África negra tem ligações estreitas com a história do nosso país.

(  ) Grande parte da população brasileira descende de povos africanos.

 

2) Você certamente aprendeu no 6º Ano que diversos povos da Antiguidade se estabeleceram próximos aos rios. Que vantagens o povo Mali deve ter obtido ao se fixar próximo ao rio Níger?


 

3) Cite as principais cidades do Império Mali. Informe qual delas era a capital do Império.


 

 

3) Julgue cada afirmação:


- boa parte do que se sabe sobre o Império do Mali veio através da tradição oral dos griôs.

(  ) VERDADEIRO. (  ) FALSO


-o Império do Mali começou  no século XIII, com o príncipe Sundiata Keita, após derrotar os sossos e outros inimigos.

(  ) VERDADEIRO. (  ) FALSO


- No poder, Sundiata Keita se converteu ao catolicismo para poder participar do comércio com os árabes.

(  ) VERDADEIRO. (  ) FALSO


-os imperadores malineses faziam audiências públicas no palácio e nas praças para ouvir as queixas do seu povo.

(  ) VERDADEIRO. (  ) FALSO


- base da economia malinesa era a mineração (ouro e cobre), a agricultura (milhete, inhame e algodão) e a pecuária (bovinos, ovinos e caprinos).

(  ) VERDADEIRO. (  ) FALSO


-apesar de ser o maior produtor de ouro da África, no Império do Mali tinha-se o costume de pagar os trabalhadores com sal.

(  ) VERDADEIRO. (  ) FALSO


- o Império do Mali dedicou-se ao comércio enquanto pouco investiu em cultura.

 (  ) VERDADEIRO. (  ) FALSO

 

4) O que explica a duração do Império do Mali?



 


ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B e C 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/02/2021 às 14h - 15h


Conteúdo: Revoluções na Inglaterra 

Veja as explicações acessando os links:

https://www.youtube.com/watch?v=z5dZkOkEhxw&t=139s

https://www.youtube.com/watch?v=tJeUW9Gd0fw&t=166s

 

1) Julgue cada afirmação:                   

-no século XVI, a Inglaterra era governada por monarcas absolutistas.

VERDADEIRO. (  ) FALSO.

-a rainha Elizabeth I incentivou o comércio marítimo e as manufaturas.

VERDADEIRO. (  ) FALSO.

-a rainha Elizabeth combateu a pirataria que atrapalhava a economia inglesa.

VERDADEIRO. (  ) FALSO.

-no século XVI, a sociedade inglesa estava dividida em grupos religiosos rivais.

VERDADEIRO. (  ) FALSO.

-a rainha Elizabeth I favoreceu a burguesia mas prejudicou os pequenos proprietários.

VERDADEIRO. (  ) FALSO.

 

2) Quais grupos religiosos cristãos existiam na Inglaterra do século XVI? Qual dentre esses era a religião do rei (ou rainha)?

 

3) Na Inglaterra do século XVII, as disputas entre o Parlamento (conjuntos de deputados) e o rei resultaram em uma guerra civil que durou de 1642  a 1649. Sobre o assunto, responda:

a) O que é uma guerra civil?

b) Que grupos sociais e religiosos lutaram no exército do rei? Quais lutaram ao lado do Parlamento?

c) Quais as casas desse conflito civil? Como terminou?

 

4) Observe o seguinte monumento:


a) Quem foi Oliver Cromwell na história da Inglaterra?

 

b) Na estátua Cromwell é representado sustentando uma Bíblia, na mão direita e na esquerda, uma espada. O que isso quer dizer a respeito dele?

 

  


ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/02/2021 às 10h - 11h


 Conteúdo: Primeira República: dominação e resistência 

Veja as explicações acessando os links:

https://www.youtube.com/watch?v=QaaiyeUnyeQ

 

1) Na primeira fase da República, a chamada “República da Espada”, predominaram os militares no poder. Já na segunda fase, a chamada “República Oligárquica”, predominou qual grupo social?

 

2) "Trata-se de uma estratégia muito usada em hábitos políticos coronelistas, em que, por exemplo, os eleitores trocavam seu voto por um favor, como um bem material (sapatos, roupas, chapéus etc.) ou algum tipo de serviço (atendimento médico, remédios, verba para enterro, matrícula em escola, bolsa de estudos etc.)."

Adaptado de JusBrasil. Consultado em 05.08.2020.

O trecho acima descreve uma prática eleitoral da República Velha denominada:

a) Voto secreto

b) Voto de cabresto

c) Voto censitário

d) Voto aberto

 

3) A política dos governadores foi um esquema político em que:

a) As alianças não importavam, cada um governava sozinho.

b) Por meio de alianças e troca de “favores” as oligarquias reafirmavam seu poder.

c) Os favores eram trocados somente entre os coronéis.

d) As alianças e favores importavam somente para os governadores.

 

4) Observe a charge:



a) Observando o modo de trajar-se dos personagens, qual classe social eles pertencem?

b) O que a cadeira representa?

c) O que os personagens em destaque à direita e à esquerda representam? E os

personagens abaixo deles?

d) Qual arranjo político da Primeira República está sendo criticado?

 

 

 


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AULAS DE SEXTA-FEIRA



GEORGE - GEOGRAFIA



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 6º ANO A e B 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/02/2021 às 09h - 10h)


1. O Sudeste brasileiro foi durante muitos anos a região brasileira que mais recebeu migrantes, no entanto, nas últimas décadas esse cenário mudou, atualmente a região Centro-Oeste é o principal destino para os fluxos migratórios. Essas regiões recebem migrantes de várias partes do Brasil. O complexo regional brasileiro que é a principal origem de emigrantes (que saem) é:

a) Sudeste

b) Centro-Oeste

c) Norte

d) Sul

e) Nordeste


2. O êxodo rural é uma modalidade de migração muito comum no território brasileiro. No entanto, esse processo pode gerar uma série de problemas para os migrantes que não possuem qualificação profissional para se inserirem no mercado de trabalho. Nesse contexto, analise a seguinte tira:




3. Desenhe ou crie um pequeno texto que conte uma história de migração entre o Nordeste e o Sudeste do Brasil.


ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/02/2021 às 10h - 11h)



1. O Agreste é uma mesorregião do Nordeste, localizada na zona de transição entre a Zona da Mata (litoral nordestino) e o Sertão.

Por ser uma faixa de transição, encontra-se no Agreste tanto a Mata Atlântica quanto a Caatinga. O clima predominante é o semiárido, sendo uma região menos úmida que a Zona da Mata e menos seca que o Sertão.

Por se encontrar no Planalto da Borborema, as altitudes no Agreste variam entre 500m e 800m, as maiores do nordeste brasileiro. Por conta disso, as massas de ar carregadas com umidades provenientes do Oceano Atlântico perdem força nessa região, causando intensas chuvas (chamadas chuvas orográficas) em parte do Agreste e em toda Zona da Mata, além de grandes secas na outra parte do Agreste e em praticamente todo Sertão.

As propriedades rurais nessa região são, geralmente, de pequeno e médio porte – chamadas de minifúndios – com a predominância da agricultura familiar e da rotação de culturas. Os principais produtos são o algodão, o café e o sisal (fibra retirada do agave para produzir cestos, cordas e tapetes).

A principal atividade econômica do Agreste é o artesanato, cujos produtos costumam ser negociados em grandes feiras e centros comerciais, localizados nas principais cidades da região, a saber: Caruaru (Pernambuco), Campina Grande (Paraíba), Feira de Santana (Bahia), Arapiraca (Alagoas) e Itabaiana (Sergipe).


a) Localize a mesorregião Agreste.

b) Quais são os principais produtos agrícolas da região? Destes, cite as culturas que participam das exportações agrícolas brasileiras.

c) Quais estados se encontram inseridos na mesorregião Agreste?


2 Analise a foto a seguir e cite características da flora (plantas) e clima da paisagem. Qual  vegetação a fotografia representa?




3. A Região Nordeste apresenta aspectos bem diferenciados no seu espaço geográfico, como…

a) Agreste, zona localizada entre a Zona da Mata e o meio norte, que é uma área de transição com elevada densidade demográfica e grande urbanização.

b) A Zona da Mata que apresenta devastação florestal, entretanto, o intenso reflorestamento impede a degradação da floresta original.

c) O Sertão, área pobre, seca, tem baixas densidades demográficas, mas com intensa mecanização na agricultura, que é sua principal atividade.

d) A faixa litorânea, área mais importante da região, onde estão os principais centros urbanos, aglomerados industriais e zonas portuárias.

e) Meio-norte que engloba Maranhão e Piauí, área de latifúndios, pastagens naturais e intensa atividade agrícola.



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 8º ANO A, B e C 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/02/2021 às 13h - 14h)


1. As migrações realizadas dentro de um país são classificadas como:

a) Migrações internacionais

b) Migrações pendulares

c) Migrações internas

d) Migrações espontâneas

e) Migrações definitivas


2. O principal fluxo migratório do Brasil, ocorrido durante os séculos XIX e XX, tinha como direção e motivação:

a) Do nordeste para a região norte, em razão, principalmente, do ciclo da borracha.

b) Da região sul para a região centro-oeste, em consequência da expansão da fronteira agrícola.

c) Da região norte para a região centro-oeste, em razão da carência de infraestrutura básica que atenda a população.

d) Da região nordeste para a região sudeste, em virtude da decadência econômica do nordeste após o início da corrida do ouro.

e) Da região centro-oeste para a região sul, pois os imigrantes estrangeiros que chegaram no centro-oeste não se adaptaram ao clima seco e quente do interior do Brasil, migrando para o Sul do país, onde o clima era mais próximo dos seus países de origem.


3. “Os fatores de conservação transformaram o semiárido em uma região aparentemente sem história, dada a permanência e imutabilidade dos problemas. Como se com o decorrer das décadas nada tivesse se alterado e o presente fosse um eterno passado. A cada seca, e mesmo no intervalo entre uma e outra, milhares de nordestinos foram abandonando a região. Sem esperança de mudar a história das suas cidades, buscaram em outras paragens a solução para a sobrevivência das suas famílias. Foi nos sertões que permaneceu inalterado o poder pessoal dos coronéis, petrificado durante o populismo e pela migração de milhões de nordestinos para o sul” (VILLA, Marco Antônio. Vida e morte no sertão: história das secas no Nordeste nos séculos XIX e XX. São Paulo: Ática, 2000, p. 252).

Com base no trecho acima, é possível concluir que:

a) a grande evasão das populações do Nordeste em direção à região Sudeste resultou no “boom” da borracha ocorrido na década de 1970;

b) as secas nordestinas não podem ser historicamente explicadas, já que decorrem de fenômenos estritamente geográficos;

c) a “indústria da seca” no Nordeste beneficiou diretamente as grandes capitais da região, estimulando sua industrialização em inícios do século XX;

d) as secas do Nordeste, resultando na multiplicação de fortes correntes migratórias, transformaram o homem nordestino em sinônimo exclusivo de flagelado;

e) a grande mobilidade dos nordestinos, mais que uma decorrência das secas, foi fruto de um sistema de dominação baseado na propriedade da terra que marginalizava homens livres e pobres.


ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 9º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/02/2021 às 14h - 15h)


1. Pesquise e responda:

Vulcanismo é um fenômeno geológico que ocorre do interior da Terra para a superfície, quando há o extravasamento do magma em forma de lava, além de gases e fumaça. O termo vulcanismo é utilizado para designar uma série de fenômenos e elementos vulcânicos.

a) Existem vulcões no Ceará?

b) Estão ativos?

c) Localize 2 destes vulcões (se houver) e explique a importância natural, econômica e geográfica destes.

d) Se existiram vulcões no Ceará, por que estão extintos?


2. “Os episódios vulcânicos ocorrem desde o início da evolução da Terra (4,5 bilhões de anos). Portanto, numa escala distinta de desenvolvimento da humanidade (séculos). Assim, a aparente quietude de um vulcão para nós decorre simplesmente do fato de não ter havido nenhum relato histórico de sua erupção [...]”.

TEIXEIRA, W. Vulcanismos: produtos e importância para a vida. In: TEIXEIRA, W. et. al (orgs.). Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2000. p.349.

Como podemos notar com o texto acima, os comportamentos vulcânicos obedecem a uma escala de tempo superior à do tempo histórico humano. A liberação do material magmático ocorre em função:

a) da liberação de calor interno acumulado durante longos períodos em áreas instáveis.

b) da ausência de pressão atmosférica externa para conter a emissão do material vulcânico.

c) da estrutura geologicamente antiga do relevo incapaz de conter o magma terrestre.

d) do processo de transformação físico-química das rochas ao longo das eras geológicas.

e) do estado de conservação inadequado da crosta terrestre em áreas continentais.


3. Os vulcões, ao entrarem em erupção, liberam um substrato magmático composto pela lava vulcânica e também por materiais sólidos soltos, além de cinzas, blocos e outros elementos que são expelidos e emitidos à superfície, graças à liberação da pressão interna. Esse material é chamado de:

a) resíduos sólidos vulcânicos.

b) rochas consolidadas.

c) lavas solidificadas.

d) resíduos internos maciços.

e) depósitos piroclásticos.




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NETO - ENSINO RELIGIOSO


ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - TODAS AS TURMAS

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/02/2021 conforme os horários abaixo) 


Atenção aos horários:   6º ano: de 14h - 15h 

                                      7º ano: de 13h - 14h 

                                      8º ano: de 10h - 11h

                                      9º ano: de 09h - 10h


Festas religiosas no Ceará (Festa de Iemanjá em Fortaleza).


Festa de Iemanjá

O Dia 15 de agosto é uma data celebrada tanto por católicos quanto por umbandistas em Fortaleza. Na Capital, Nossa Senhora da Assunção e Iemanjá são festejadas no mesmo dia. O festejo à orixá rainha das águas será realizado na Praia do Futuro e na Praia de Iracema, sendo esperadas mais de 120 mil pessoas nos dois eventos. As celebrações começam já nesta quarta-feira, 14.

Desde 2012, a Festa de Iemanjá é realizada nas duas praias, em eventos organizados pela União Espírita Cearense de Umbanda (Uecum), na Praia do Futuro, e pela Associação Cultural Afro Brasileira Pai Luiz de Aruanda, na Praia de Iracema.

Principal festividade do calendário da Umbanda da capital cearense, a festa de Iemanjá é registrada como Patrimônio Imaterial de Fortaleza, por meio do decreto publicado em 2017. Esta é considerada oficialmente sua 54ª edição e tem como tema “Pela Vida das Mulheres e Contra a LGBTfobia”

A festa é marcada pelo cortejo da imagem de Iemanjá, seguido por apresentações musicais com grupos ciganos, dança do coco entre outro e no final da tarde a entrega das oferendas à rainha do mar, quando são depositados flores e objetos pessoais em mar aberto.


Copie as questões abaixo no seu caderno e em seguida responda.

1.       Quais as duas festas celebradas no Ceará no dia 15 de agosto?

2.       Aonde são celebradas as festas para Iemanjá? Quantas mil pessoas são esperadas?

3.       Qual o tema da festa este ano?

4.       [somente p/ 8ºe 9º ano] Pesquise sobre intolerância religiosa e por que as festas da umbanda sofrem com essa intolerância?

5.       [somente p/ 8º e 9º ano] Qual sua opinião sobre o tema da intolerância religiosa?

 

 

Bons estudos!  


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