AULAS DE SEGUNDA-FEIRA
ANDRÉA - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/11/2020 às 09h - 11h, pelo link https://meet.google.com/nih-spqa-ufa)
ASSUNTO: LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL.
ATIVIDADE
Leia a letra da música que vamos trabalhar
e em seguida, assista ao vídeo para
depois responder às questões sobre a mesma.
Segue link: https://www.youtube.com/watch?v=b1Uf6_SV5_8
Minha Rapunzel tem dread
Num conto
de fadas a Rapunzel joga suas tranças
Na minha história, ela tem dread e
é africana
Agora vou contar o meu conto para vocês
Como
todas as histórias começa com "era uma vez"
Era uma
vez uma princesa rastafari que nasceu no reino
de Sabá
Na minha
história quem disse que a bruxa é má?
Meninas unidas pode
tudo mudar.
Aqui
inimiga não vai rolar
Ah, é, não vai rolar
Aqui inimiga não vai rolar
Na minha
história a Rapunzel tem dread
Ela é negra e é
rastafari
Não
precisa de um príncipe pra se salvar
Ela
é empoderada e pode tudo conquistar
O seu cabelo dread tinha força
e poder
Sua beleza africana não tinha o que dizer
Essa
história eu inventei porque não vi
princesa assim
Só me
mostraram uma, aí isso não dá pra mim
Princesa Etiópia, esse nome
eu batizei
País que desfruta tudo que eu
pesquisei
Estou muito feliz
de ver a história acontecer
Crie uma
princesa que pareça com você
Crie uma
princesa que pareça com você
Crie uma princesa que pareça com você
Aqui
inimiga não vai rolar
Ah, é,
não vai rolar
Aqui
inimiga não vai rolar
(MC
Soffia)
1- Justifique o título dado à canção acima.
2- Com que história famosa a
música em questão dialoga?
3- O que ela tem de diferente da
tradicional? Por quê?
4- Qual foi a única coisa que a
autora manteve da história tradicional?
5- Transcreva do texto uma antítese, justificando
sua escolha:
6- Localize na canção fortes
marcas de oralidade:
7- Por que houve necessidade de se recorrer à
invenção dessa história?
8- Qual a importância dos dreads para
o contexto e caracterização da princesa?
9- Que
dois tipos de preconceitos muito comuns em nossa sociedade são combatidos na
música? Comprove com passagens do texto:
10- Explique a escolha dos nomes
Etiópia e Sabá para o contexto.
11- Copie da canção um trecho que
comprova a importância da chamada SORORIDADE.
12- Por que na nova história a
bruxa não é má? Levante hipóteses:
13- Que mensagem a música
transmite? Comente.
14- Que crítica social aparece
fortemente na canção? Explique.
BOM
DESEMPENHO!!
Amor é a aceitação de que entre mim e outra pessoa existem muitas e preciosas diferenças a serem respeitadas.
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B e C.
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/11/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/nih-spqa-ufa)
ASSUNTO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
ATIVIDADE 1: Responda à atividade proposta e ao final,
confira sua nota.
Segue link:
https://docs.google.com/forms/d/1BeKsF8p85K5XpSRsGxJ4M7B3hDClms0LKu4KvSQ-TAY/edit
ATIVIDADE 2: Atividade do livro didático páginas 146
e 147, questões de 1 a 8.
Obs: somente respostas em seu caderno.
BOM DESEMPENHO!!
Só quem corre atrás dos
seus objetivos é capaz de atingir o sucesso.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
GISLENE - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/11/2020 às 9h - 11h, pelo link https://meet.google.com/tre-mzgv-qsc)
Aplicando conhecimento
Atividade no livro didático pág. 79 (2ª questão) pág. 80 (itens c, d, f, e h)
Obs.: Não esqueça de enviar sua atividade para pontuação.
“A única coisa impossível é aquilo que você não tenta”
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/11/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/tre-mzgv-qsc)
Obs.: Assista ao vídeo(curta) e responda as questões abaixo
https://www.youtube.com/watch?v=-VGpB_8b77U
Atividade sobre o curta "Dudu e o lápis cor de pele" (19 min)
Sinopse: Dudu é um menino inteligente, curioso e negro! Quando sua professora Sônia aconselha que ele utilize um "lápis cor da pele" para pintar o seu desenho, isso provoca nele uma crise de identidade, levando-o a sair em busca de respostas para as suas dúvidas. (Duração: 19 minutos)
01) Justifique o título do curta:
02) Por que a expressão "lápis cor da pele" provocou em Dudu uma crise de identidade?
03) O que você achou da atitude da professora Sônia? Você achou que ela foi racista? Por quê?
04) O argumento da professora para se defender da acusação da mãe do menino foi convincente? Justifique sua resposta:
05) Você considerou a atitude da mãe do menino correta? E a do diretor da escola? Por quê?
06) Posicione-se sobre essa fala da mãe do Dudu: "Mal entendido há mais de 500 anos", justificando sua posição:
07) Por que o protagonista fugiu da escola? O que isso pode revelar?
08) Comente a frase, de acordo com o contexto em que ela foi empregada: "Existem muitas formas de se puxar o gatilho":
09) Quem conseguiu ajudar o menino a se encontrar? De que maneira isso ocorreu?
10) Como você responderia à pergunta "Qual é a cor certa?"? Comente:
“A única coisa impossível é aquilo que você não tenta”
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
JOÃO PAULO - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/11/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/qfa-ujkv-nri)
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE TERÇA-FEIRA
GILBERTO - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/11/2020 às 09h - 10h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)
Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/K60aheHe0ko
Agora resolva os exercícios a seguir:
QUESTÃO 1 - As fontes de energia podem ser classificadas em renováveis e não renováveis, mas também em primárias e secundárias. A primeira divisão refere-se à capacidade de recomposição de uma dada fonte energética, enquanto a segunda está relacionada com a forma pela qual é encontrada e transformada pelo homem.
Diante dessas considerações, analise as afirmativas a seguir:
I. O Petróleo refinado pode ser considerado uma fonte de energia secundária e não renovável.
II. A energia solar, na sua função de aquecimento do ambiente e iluminação da Terra, deve ser entendida como uma fonte primária.
III. O Etanol, em virtude de sua produção agrícola geralmente ineficiente, não pode mais ser considerado uma fonte de energia renovável.
IV. Podemos concluir que toda energia primária é renovável.
Estão corretas as alternativas:
a) I e II
b) II e IV
c) I, II e III
d) I, II e IV
QUESTÃO 2 - Brasil é o sétimo maior consumidor de energia do mundo, diz Banco Mundial
O Brasil ficou com a sétima colocação no ranking dos maiores consumidores de energia do mundo. O país ficou atrás de China, Estados Unidos, Rússia, Índia, Japão e Alemanha e conta com cerca de 99% da população já com acesso ao serviço, segundo relatório divulgado nesta terça-feira pelo Banco Mundial.
O Globo - Economia, 28/05/2013.
Sobre o consumo de energia no mundo, assinale a alternativa correta.
a) No texto, é evidente o papel crescente dos BRICS na demanda energética mundial.
b) O consumo de energia nem sempre acompanha o nível de desenvolvimento de um país, o que explica a presença da Rússia entre os maiores consumidores.
c) China e Estados Unidos são os maiores consumidores de energia em função do fato de esses países serem os mais populosos do mundo.
d) A sétima posição do Brasil em consumo de energia deve-se ao fato de o país ter ampliado a produção de etanol, preferencialmente destinado ao consumo interno.
QUESTÃO 3 - Observe os gráficos a seguir e assinale a alternativa correta:
a) Os dados expressam uma relação desigual na produção e consumo de energia no mundo, o que está diretamente ligado ao poder econômico dos respectivos países representados.
b) As maiores reservas correspondem também aos maiores produtores mundiais.
c) A maior parte dos principais consumidores de petróleo são países desenvolvidos ou emergentes, enquanto as maiores reservas encontram-se no mundo subdesenvolvido.
d) A grande dependência de petróleo por parte da Arábia Saudita explica as inúmeras ações militares desse país no Oriente Médio.
QUESTÃO 4 - (UFF) No mapa, registra-se a localização dos principais projetos eólicos outorgados no Brasil, em 2002.
Acerca dos projetos eólicos e de sua localização, a forte concentração em um determinado trecho do litoral nordestino está ligada à
a) dinâmica dos ventos alísios provindos das áreas de alta pressão subtropicais ao norte do Equador.
b) alta pressão e aos ventos dominantes na zona intertropical de convergência, localizada nessa latitude.
c) forte influência exercida pelos ventos contra-alísios provindos da região de alta pressão subtropical.
d) atuação constante de massas de ar úmidas que predominam nas regiões de alta pressão subpolar.
e) influência tanto de frentes frias quanto quentes provenientes de regiões atingidas pela corrente El Niño.
QUESTÃO 5 - (UEL) A força das águas tem viabilizado a construção de usinas hidrelétricas de grande porte no Brasil, sendo Itaipu um exemplo. Com base nos conhecimentos sobre desenvolvimento e a questão socioambiental, considere as afirmativas a seguir.
I. A retirada das populações das áreas atingidas por construção de hidrelétricas tem produzido impactos sociais, como o desenraizamento cultural.
II. Itaipu é um exemplo da prioridade dada à preservação dos habitat naturais no projeto nacional-desenvolvimentista defendido pelos militares pós- 64.
III. As incertezas sobre os impactos ambientais com a construção de usinas hidrelétricas trouxeram, por desdobramento, a formação de movimentos dos atingidos pelas barragens.
IV. A construção de hidrelétricas liga-se, também, à preocupação com a crise energética mundial prevista para as próximas décadas.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas II e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/11/2020 às 10h - 11h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)
Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/gAckdO-Qq6o
Agora resolva os exercícios a seguir:
Questão 1 - Planta cuja infusão, quando aplicada topicamente, é muito eficaz para eliminar Pulgas, Carrapatos e Piolhos.
a) Mastruço
b) Arruda
c) Erva de Bicho
d) Erva Cidreira
e) Erva Mate
Questão 2 - Um dos vegetais abaixo está em desacordo com os demais.
a) Flor de Laranjeira
b) Erva Cidreira
c) Maracujá
d) Camomila
e) Catuaba
Questão 3 - Para problemas com Gases Intestinais ou Flatulência, qual das plantas abaixo seria a melhor escolha?
a) Erva Doce
b) Pata de Vaca
c) Melão de São Caetano
d) Chá Branco
e) Quebra Pedra
Questão 4 - Para infecções Urinárias e Renais, qual desses vegetais seria o mais apropriado?
a) Mulungu
b) Salva ou Sálvia
c) Hortelã
d) Alfazema
e) Cana do Brejo
Questão 5 - Uma das plantas abaixo é considerada um excelente sedativo, em especial para os insones.
a) Mulungu
b) Guaraná
c) Café
d) Erva Mate
e) Catuaba
Questão 6 - Um dos vegetais abaixo era usado antigamente como antibiótico natural, e ainda hoje é muito eficaz para tratamento de doenças venéreas.
a) Boldo
b) Cajueiro
c) Capim Santo
d) Baunilha
e) Caroba
Questão 7 - Para o tratamento de Úlceras e Gastrites, uma das ervas abaixo se destaca das demais.
a) Barbatimão
b) Bredo
c) Arnica
d) Camomila
e) Espinheira Santa
Questão 8 - Para combater infestações parasitárias, especialmente Giárdia e Ameba, qual desses vegetais seria o mais indicado?
a) Sabugueiro
b) Ipeca
c) Folha de Alface
d) Espinafre
e) Hortelã
Questão 9 - Trata-se de uma planta medicinal cujo poder terapêutico é capaz de controlar Diabetes do tipo 2, além de baixar a pressão arterial, o colesterol, combater a insônia, assim como acabar com uma série de problemas musculares...
a) Coentro
b) Canela
c) Folha de Pitanga
d) Goiabeira
e) Pata de Vaca
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/11/2020 às 13h - 14h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)
Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/aLLuP7-mYpE
Agora resolva os exercícios a seguir:
Questão 1 - A insulina é um hormônio proteico extremamente importante que atua, principalmente,
a) estimulando a liberação de glicose pelo fígado.
b) estimulando a absorção de glicose pela célula.
c) reduzindo os níveis de colesterol no corpo.
d) aumentando os batimentos cardíacos e os movimentos respiratórios.
e) estimulando a contração uterina no momento do parto.
Questão 2 - A insulina age quando os níveis de glicose no sangue aumentam, desencadeando a redução dessas taxas. Esse hormônio apresenta ação antagônica a qual hormônio?
a) Tiroxina
b) Glucagon
c) Antidiurético
d) Oxitocina
e) Adrenalina
Questão 3 - A insulina é um hormônio essencial para o funcionamento adequado do nosso organismo. Analise as alternativas abaixo e marque o local onde esse hormônio é produzido:
a) Células alfa do fígado
b) Células beta do fígado
c) Células alfa do pâncreas
d) Células beta do pâncreas
e) Células alfa do estômago
Questão 4 - (UFT) A fisiopatologia do diabetes está relacionada a importantes alterações metabólicas induzidas por hormônios. Analise as assertivas a seguir e marque a alternativa correta:
a) A captação de glicose pelas células é facilitada pelo glucagon na ausência de insulina.
b) Na ausência de insulina ou de receptores de insulina, a glicose fica acumulada no fígado até ser eliminada pela urina.
c) A insulina produzida e secretada pelas células beta do pâncreas liga-se ao seu receptor na membrana plasmática, permitindo a entrada da glicose na célula-alvo.
d) O diabetes é causado pela falta do hormônio insulina e por uma fraca responsividade do glucagon nos tecidos-alvo desse hormônio.
e) Altos níveis de glicose no sangue causam o movimento de água do sangue para as células por osmose, e os rins diminuem a eliminação de urina.
Questão 5 - (PUC-CAMPINAS) Uma dieta baseada em carboidratos é desaconselhada para indivíduos portadores de diabetes mellitus. Isso ocorre em virtude de o organismo desses indivíduos terem
a) dificuldade para filtrar o sangue, deixando grande quantidade de impurezas que contamina a glicose.
b) facilidade em absorver a glicose do sangue, levando ao ganho excessivo de peso e provável obesidade.
c) facilidade em produzir insulina, o que pode levar a uma intoxicação por falta de açúcar.
d) dificuldade para remover a glicose do sangue e enviá-la para dentro das células.
e) dificuldade para transportar o gás oxigênio pelo sangue, levando à asfixia dos tecidos e à morte das hemácias.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO A
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/11/2020 às 14h - 15h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)
Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/4aCtWXQl4oM
Agora resolva os exercícios a seguir:
1) (PAAE2013) Os estudos mais recentes mostram que 61% dos acidentes de trânsitos, o condutor havia ingerido bebida alcoólica. Por isso, é muito importante conscientizar as pessoas que bebida e direção não combinam, As estatísticas mostram como resultado dessa mistura, 28 mil mortos por ano e 199 mil pessoas feridas. Geralmente, quem bebe e acha que tem condições de dirigir pensa que o álcool não influencia em sua habilidade como motorista.
A combinação de bebida alcoólica e direção é perigosa, porque:
A) acelera o funcionamento do corpo.
B) deixa os reflexos mais lentos.
C) melhora a coordenação motora.
D) provoca estado de euforia.
2) (PAAE2013) Uma droga psicotrópica ou psicoativa é aquela que age no sistema nervoso, modificando seu funcionamento, trazendo como consequência, alterações do comportamento e do psiquismo como, por exemplo: ansiedade, paranoia e confusão mental.
As drogas estimulantes do sistema nervoso central:
A) aceleram o ritmo cardíaco.
B) aumenta o apetite.
C) aumentam o sono.
D) diminuem a coordenação motora.
3) O Brasil é um dos países que apresentam um elevado número de consumidores de anfetaminas, também conhecidas como "bolinhas". Muitas vezes, essas drogas são usadas por motoristas que dirigem à noite e estudantes em fase de provas escolares.
O que esses usuários devem estar buscando ao consumir essas drogas é:
A) melhora da coordenação motora.
B) melhorar o raciocínio.
C) aumentar o apetite e conseguir mais energia.
D) perder o sono e afastar o cansaço.
4) Droga não é só um xingamento, como você deve saber. É o nome que a gente dá para as substâncias que modificam o comportamento e o pensamento. Bebidas alcoólicas e cigarros são exemplos de drogas vendidas livremente, entretanto, há outras que são proibidas.
Assinale a alternativa que indica, corretamente, as reações do organismo a cada tipo de droga.
A) ÁLCOOL: no início do uso, provoca euforia. Se for usado com frequência, em doses altas, provoca excitação e diminuição dos reflexos.
B) CAFEÍNA: inicialmente, melhora o desempenho em tarefas de vigilância, mas o uso diário pode provocar alucinações e paranoias.
C) ANABOLIZANTES: utilizados em tratamentos de saúde, não representam nenhum risco à saúde.
D) CIGARRO: não provoca nenhum efeito negativo para a saúde do organismo.
5) Adolescentes em crise de identidade, que estão em busca de autoafirmação, anseiam pertencer à turma mais popular de colégio. Alguns deles, incentivados pelos colegas, embarcam numa longa e perigosa viagem. A porta de entrada costuma ser o álcool, no percurso passam pela maconha e geralmente terminam em cocaína ou crack. Mas o que esses jovens não imaginam é que o caminho de volta não é tão sedutor quanto o a ida, pelo contrário, é penoso, árduo. “”O retorno é possível, mas o melhor é não comprar o bilhete de ida”, recomenda M.S, 25 anos, ex - dependente químico.
A etapa mais difícil de recuperação de um dependente químico geralmente é a:
A) busca por chances de estudo.
B) regularização da dieta.
C) renovação do seu vestuário.
D) volta ao convívio social.
6) (Saresp) Um dos perigos com relação ao uso contínuo de drogas medicamentosas sem acompanhamento médico é que:
A) Muitos remédios criam dependências psíquica e física.
B) Nem todos os remédios apresentam uma bula fácil de ser entendida.
C) Vários medicamentos podem servir para a mesma doença, o que às vezes, confunde as pessoas.
D) Os medicamentos, ao curarem uma doença, sempre provocam outras.
7) (Saresp) Analise o texto que segue.
Em algumas culturas, os tóxicos ajudam as populações pobres a suportar sua miséria. É o caso de muitos hindus que tomam chá de maconha. e os índios da Bolívia e do Peru que mascam folhas de coca. Entretanto, alguns jovens de outras culturas sem tradição no uso de tóxicos também são usuários de drogas. Com relação ao uso de drogas por jovens é correto dizer que:
A) Eles usam essas drogas simplesmente por usar e podem parar na hora que quiserem.
B) Eles são levados a consumir drogas devido a pressões sociais, como o medo de serem desprezados pelos colegas.
C) As drogas não apresentam perigo para o jovem, pois não criam dependência.
D) A disponibilidade das drogas não é um fator de risco para os adolescentes.
8) Os efeitos provocados por bebidas alcoólicas sobre o organismo humano são mostrados na tabela.
Os dados relacionam os níveis de concentração de álcool no sangue com seus efeitos no ser humano.
Um motorista que tenha tomado três latas de cerveja provavelmente apresenta:
A) queda de atenção, sensibilidade e reações motoras.
B) apresenta normalidade, mas com alterações clínicas.
C) confusão mental e descoordenação motora.
D) estupor e risco de parada respiratória.
9) (UFT-TO) Pesquisas recentes com jovens entre 14 anos e 19 anos –classes A e B –apontam que boa parte deles revela um padrão de consumo de álcool considerado de risco pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
É INCORRETO afirmar que, entre as possíveis consequências do uso abusivo e prolongado do álcool, se inclui:
A) alteração da função hepática.
B) alteração dos batimentos cardíacos.
C) aumento da capacidade de concentração.
D) aumento da potência sexual.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
IDELFONSO - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/11/2020 às 09h - 10h , pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp)
Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/WPW6fTTQPNs
Agora resolva os exercícios a seguir:
Temas 1: Noções de ecologia.
1) O que é ecologia?
2) Faça a diferença é dê exemplos dos componentes:
a) Bióticos.
b) Abióticos.
3) O que é ecossistema?
4) Faça a diferença é dê exemplos de:
a) Bento.
b) Nécton.
5) Faça a diferença entre seres vivos aquáticos;
a) Fitoplâncton.
b) Zooplâncton.
6) Quais são os níveis ecológicos de organização?
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/11/2020 às 10h - 11h , pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp)
Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/kcCznNipMfw
Agora resolva os exercícios a seguir:
1) O que são plantas angiospermas?
2) Quais as funções das raízes nas plantas?
3) Diga a função dos vasos:
a) Lenhosos?
b) Liberianos?
4) Como se classificam os caules aéreos?
5) Qual a função da clorofila?
6) Quais as funções dos estômagos?
7) Quais são as partes principais que formam a folha?
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/11/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp)
Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/3BFovRk3CR0
Agora resolva os exercícios a seguir:
Tema 2: Contracepção.
1) O que são métodos contraceptivos?
2) Cite métodos contraceptivos.
3) Por que os preservativos são considerados métodos de dupla ação?
4) Como funciona a vasectomia?
5) Como funciona a laqueadura?
6) Como atua o DIU?
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/11/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp)
Assista aos vídeos sobre o assunto nos links a seguir: https://youtu.be/z5qOkkl1KlU
Com ajuda da vídeo aula disponibilizada pelo link acima, resolva os exercícios:
Temas 1: A ciência astronomia.
1) O que é uma sonda espacial?
2) O que a astronomia estuda?
3) Qual a relevância de se estudar os cometas?
4) O que dizia o modelo astronômico geocêntrico?
5) O que diz o modelo astronômico heliocêntrico?
6) Quais as contribuições de Galileu para a astronomia?
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
MARÍCIA - INGLÊS
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º e 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/11/2020, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)
Atenção aos horários: 6º ano: de 14h - 15h
7º ano: de 13h - 14h
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º e 9º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/11/2020, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)
Atenção aos horários: 8º ano: de 10h - 11h
9º ano: de 09h - 10h
1. Leia o texto abaixo que trata da política de combate ao
ódio da rede social twitter. Após a leitura, responda ao item a.
Hateful conduct policy Hateful conduct: You may not promote violence
against or directly attack or threaten other people on the basis of race,
ethnicity, national origin, caste, sexual orientation, gender, gender identity,
religious affiliation, age, disability, or serious disease. We also do not
allow accounts whose primary purpose is inciting harm towards others on the
basis of these categories.
Disponível em:
https://help.twitter.com/en/rules-and-policies/hateful-conduct-policy
a) O que é
correto afirmar sobre o texto?
( ) O twitter
promove a violência, incentiva os ataques e as ameaças entre seus usuários.
( ) O twitter afirma
que seus usuários não podem promover nenhum tipo de violência, ataque ou
ameaça.
Caros alunos, o enunciado da questão dá pistas para você
marcar a opção correta sobre o texto. Ele diz que você vai ler um texto sobre a
política de combate ao ódio da rede social Twitter. Se é combate ao ódio, a
rede social não deve promover nenhum tipo de violência entre seus usuários, o
que exclui a primeira opção como correta.
Uma pista linguística
que o texto oferece é a forma negativa do verbo modal ‘may not’ (não podem), o
que leva você a ter certeza sobre a opção correta, aquela que traz a frase na
forma negativa. As redes sociais são um ótimo meio de interação seja para fazer
amizades, compartilhar experiências ou matar a saudade de quem está longe.
Contudo, elas também podem ser algo negativo. Haters, como são conhecidos
aqueles que usam as redes sociais para espalhar comentários de ódio nas contas
dos outros usuários, podem causar danos não só aos donos das contas bem como à
rede social como um todo, o que pode levá-la a rever suas políticas para coibir
esse tipo de comportamento.
As atividades desse bloco estão voltadas para a reflexão do
uso consciente das redes sociais e para a expansão do vocabulário relacionado
ao tema. 2.
Tweet é o nome utilizado para designar as publicações feitas na
rede social do Twitter. Literalmente, tweet significa ‘gorjeio’ ou ‘pio de
passarinho’. Não é à toa, que o símbolo da rede social em questão é um
passarinho. A seguir, você vai ler um tweet para responder aos itens a, b e c.
a) Qual situação é relatada pela
usuária do Twitter ?
( ) Ela comprou um objeto online através do
Twitter e seus amigos a ajudaram na compra.
( ) A conta dela foi suspensa por ela ter
espalhado comentários de ódio com a ajuda de seus amigos.
( ) Ela agradece aos amigos por uma conta
suspensa de alguém que se passou por ela e espalhou comentários de ódio.
( ) Os amigos da usuária criaram uma conta se
passando por ela para espalhar mensagens de ódio.
b) Quando foi postado o tweet? ___________________________________________________________
c) O que significa a palavra ‘follow’?
( ) curtir ( )
seguir
3. A cultura de ódio tem crescido
muito na internet. Um dos culpados por esse crescimento pode ser os chamados
trolls. Inicialmente, o termo é usado para designar uma criatura mítica do
folclore escandinavo, parecida com um ogro. Mas na internet, os trolls podem
ser assim definidos:
An Internet
troll is someone who posts controversial, inflammatory, irrelevant or off-topic
messages in an online community, such as an online discussion forum or chat
room, with the primary intent of provoking other users into an emotional
response or to generally disrupt normal on-topic discussion.
Disponível em:
https://www.urbandictionary.com/define.php?term=Internet%20Troll acesso em:
06/10/2020.
a) O que fazem os trolls?
( ) Eles postam mensagens
polêmicas e inflamatórias em comunidades online com a intenção de provocar
outros usuários.
( ) Eles postam mensagens de
tópicos relevantes em comunidades online com a intenção de gerar uma resposta
emocional.
Observe o meme abaixo:
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUARTA-FEIRA
HELIANE - ARTES
ATIVIDADE DE ARTES - 6º ANO e 7º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/11/2020, pelo link https://meet.google.com/pvn-sgax-jdz)
Atenção aos horários: 6º ano: de 09h - 10h
7º ano: de 10h - 11h
ATIVIDADE DE ARTES - 8º e 9º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/11/2020, pelo link https://meet.google.com/pvn-sgax-jdz)
Atenção aos horários: 8º ano: de 14h - 15h
9º ano: de 13h - 14h
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
RAFAEL - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/11/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)
Tema: Futebol.
Assunto: História do Futebol no Brasil.
Objetivo: Compreender a história do Futebol no Brasil.
Conteúdo:
Texto: https://futebol-no-brasil.info/
Vídeo: https://youtu.be/PXCgN9RymHg
ATIVIDADE 1
1 - Quais as cores do uniforme da seleção brasileira?
2 - Qual o mascote da seleção brasileira multicampeã mundial ?
3 - Quantos títulos mundiais tem a equipe brasileira ?
4- Qual o ano da última edição de Copa do Mundo vencida pelo Brasil ?
5 - O que significa a sigla “CBF” contida no símbolo e escudo da seleção brasileira?
6 - Cite o nome de um atleta que já jogou pela seleção brasileira.
“Futebol se joga no estádio? Futebol se joga na praia, futebol se joga na rua, futebol se joga na alma.”
Carlos Drummond de Andrade
ATIVIDADE (Bônus)
Sugestão: https://youtu.be/TlxUNVGpBGI
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/11/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)
Tema: Futebol.
Assunto: História do Futebol no Brasil.
Objetivo: Compreender a história do Futebol no Brasil.
Conteúdo:
Texto: https://futebol-no-brasil.info/
Vídeo: https://youtu.be/PXCgN9RymHg
ATIVIDADE 1
1 - Quais as cores do uniforme da seleção brasileira?
2 - Qual o mascote da seleção brasileira multicampeã mundial ?
3 - Quantos títulos mundiais tem a equipe brasileira ?
4- Qual o ano da última edição de Copa do Mundo vencida pelo Brasil ?
5 - O que significa a sigla “CBF” contida no símbolo e escudo da seleção brasileira?
6 - Cite o nome de um atleta que já jogou pela seleção brasileira.
“Quando Mané Garrincha jogava futebol valia dizer: Deus escreve certo por pernas tortas.”
José Coutinho
ATIVIDADE (Bônus)
Sugestão: https://youtu.be/eJHSj2HpTqQ
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/11/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)
Tema: Futebol.
Assunto: História do Futebol no Brasil.
Objetivo: Compreender a história do Futebol no Brasil.
Conteúdo:
Texto: https://futebol-no-brasil.info/
Vídeo: https://youtu.be/PXCgN9RymHg
ATIVIDADE 1
1 - Quais as cores do uniforme da seleção brasileira?
2 - Qual o mascote da seleção brasileira multicampeã mundial ?
3 - Quantos títulos mundiais tem a equipe brasileira ?
4- Qual o ano da última edição de Copa do Mundo vencida pelo Brasil ?
5 - O que significa a sigla “CBF” contida no símbolo e escudo da seleção brasileira?
6 - Cite o nome de um atleta que já jogou pela seleção brasileira.
“Um mundo onde jogador de futebol ganhar mais do que professor não pode ser levado a sério!”
Tuca Neves
ATIVIDADE (Bônus)
Sugestão: https://youtu.be/oBT0uT_lKt0
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUINTA-FEIRA
AMORIM - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/11/2020 às 9h - 11h, pelo link https://meet.google.com/ofb-nqjw-twq)
Assistam às vídeo aulas pelos links à seguir: https://youtu.be/7nnM5len75E
Agora resolva as QUESTÕES PROBLEMAS:
1) PARTINDO DO PONTO O; JOÃO SALTA DE 5M EM 5M E JONAS SALTA DE 6M EM 6M. EM QUAL PONTO OCORRERÁ O PRIMEIRO ENCONTRO?
2) RENATO FOI COLOCAR OS NÚMEROS DE 3 EM 3 E RENATA FOI COLOCAR OS DE 4 EM 4. QUAL FOI O MENOR MÚLTIPLO COMUM ENCONTRADO DIFERENTE DE ZERO?
3) UM COMETA PASSA DE 100 EM 100 ANOS E JÁ OUTRO PASSA DE 200 EM 200 ANOS. QUANDO PASSARÃO JUNTOS PELA PRIMEIRA VEZ. SUPONDO ELES PARTINDO JUNTOS?
4) QUAL É O MMC DE:
A) 20 E 30?
B) 15 E 20?
C) 15 E 30?
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/11/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/ofb-nqjw-twq)
Assistam às vídeo aulas pelos links à seguir: https://youtu.be/7nnM5len75E
Agora resolva as QUESTÕES PROBLEMAS:
1) QUAL É A SOMA DOS DIVISORES POSITIVOS COMUNS DE 10 E 40?
2) QUAL É A SOMA DOS TRÊS PRIMEIROS MÚLTIPLOS COMUNS DE 20 E 30?
3) QUAL É A SOMA DOS MÓDULOS DOS TRÊS PRIMEIROS MÚLTIPLOS COMUNS DE 20 E 40?
4) QUAL É O MMC DE:
A) 10; 20 E 40?
B) 40; 60 E 80?
C) 20; 60 E 120?
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
TADEU - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/11/2020 às 09h - 11h, pelo link https://meet.google.com/oky-qgzg-kpa)
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/11/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/oky-qgzg-kpa)
Assista à vídeo aula pelo link a seguir: https://youtu.be/bzlNV5cc1Zo e https://youtu.be/rcIsdrsvGxU
Conteúdo: Função Afim e função Linear.
ATIVIDADES: Pág. 253, questões 1, 2 e 3.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
EUGÊNIO - HISTÓRIA
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/11/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp)
6º - Feudalismo
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=JWdlrDtTyv4
/ https://www.youtube.com/watch?v=o-DbNBzdXOY
1) Com a morte do imperador Carlos Magno, os
seus três netos passaram a guerrear entre si pelo trono. A disputa só terminou
quando as terras imperiais foram dividas entre eles de acordo com o seguinte
documento:
a) Tratado Verdun.
b) Tratado de Versalhes.
c) Tratado de Tordesilhas.
d) Tratados dos Três Irmãos.
2) Quais grupos sociais saíram fortalecidos com a
divisão do Império Carolíngio?
3) Sobre a origem do Feudalismo, é correto
afirmar que:
a) teve início ainda no Império Romano, durante o
governo do imperador Nero.
b) começou no século XV, com o início das
conquistas marítimas de Portugal e Espanha.
c) teve início na África durante o século V e
espalhou-se pela Ásia e Europa no século VI.
d) começou a se formar na Europa no século V, com a
invasão do Império Romano pelos povos germânicos.
4) Identifique os grupos sociais que existiam na Europa feudal:
*___________________ - classe composta pelos
religiosos.
*___________________ - classe composta pela nobreza
guerreira (rei, duques, marquês, condes, barões).
*___________________ - classe composta pelos
trabalhadores: servos, vilões e escravos.
5) Identifique a opção que não é uma característica
do feudalismo:
a) relações sociais baseadas na dependência e na
fidelidade.
b) descentralização política, isto é, cada nobre era
chefe de uma região.
c) predomínio do islamismo.
d) produção econômica voltada para a subsistência.
6) Escreva o nome das obrigações dos servos:
*___________________ - o servo devia trabalhar duas
a três vezes da semana para o senhor.
*___________________ - o servo devia doar 10% do
que produzia para Igreja.
*___________________ - o servo devia doar 30% ou 40% para o senhor.
*___________________ - o servo devia pagar em
produtos por objetos que usava do senhor
(forno, moinho)
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/11/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp)
7º - Renascimento e Humanismo
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=rCG-UkbBie4 / https://www.youtube.com/watch?v=k3Su70uCsIQ
1) País europeu (atual) berço do Renascimento Cultural:
a) Itália.
b) Grécia.
c) Portugal.
d) França.
2) Eram áreas que o Renascimento abrangia:
a) Informática – Ciência – Comércio
b) Teologia – Artes – Literatura.
c) Comércio – Literatura – Ciência.
d) Artes – Literatura – Ciência.
3) O Renascimento Cultural surgiu junto com o retorno da atividade comercial e da vida urbana, na Europa do século XIV. Partindo disto, a classe social urbana que esteve à frente desse movimento foi:
a) o clero.
b) a burguesia.
c) a nobreza.
d) o campesinato.
4) Povos antigos cuja cultura servia de inspiração aos artistas, literatos e cientistas do Renascimento:
a) árabes e vikings.
b) bárbaros e gregos.
c) gregos e romanos
d) francos e hunos.
5) Observe as fontes e despois marque a opção correta
Fonte 1 – A criação do homem, de Michelangelo.
Fonte 2 – trecho da obra Hamlet, de William Shakespeare.
“Que obra de arte é o homem: tão nobre no raciocínio; tão vário na capacidade; em forma e movimento, tão preciso e admirável, na ação é como um anjo; no entendimento é como um deus; a beleza do mundo; o exemplo dos animais.”
a) a fonte 1 nega a fonte 2 pois a primeira exalta a Deus enquanto que a segunda exalta o homem.
b) em ambas as fontes se percebem o teocentrismo, ou seja, Deus é exaltado e glorificado.
c) em ambas as fontes se percebem o antropocentrismo, ou seja, o homem é destacado e exaltado.
6) As seguintes palavras são características do Renascimento. Empregue-as corretamente:
ANTROPOCENTRISMO – GRECO-ROMANISMO – INDIVIDUALISMO – HEDONISMO – RACIONALISMO – EXPERIMENTALISMO.
*____________________: homem como centro das atenções.
*____________________: valorização do talento individual.
*____________________: comprovação de uma ideia mediante experiências.
*____________________: o prazer como fonte de felicidade.
*____________________: Grécia e Roma Antiga como modelo e inspiração.
*____________________: valorização da razão.
7) Verdade ou Falso?
a) Os ricos que estimulavam as Artes, a Literatura e a Ciência, durante o Renascimento, ficaram conhecido como mecenas.
(V) (F)
b) Galileu Galilei esteve prestes a ser condenado à morte na fogueira por defender que o Sol gira ao redor da Terra.
(V) (F)
c) William Shakespeare é o autor de Utopia, uma obra em que criticava as injustiças e os abusos do rei da Inglaterra.
(V) (F)
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/11/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp)
8º - Iluminismo
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=au5XcZfax3w
1) Qual das alternativas abaixo define melhor o que
foi o Iluminismo?
a) movimento artístico do século XVI que revolucionou as artes plásticas na Europa.
b) movimento popular que criticava o absolutismo e
defendia um governo comandado pela Igreja Católica.
c) movimento filosófico e educacional ocorrido na
Europa do século XVII, que pregava a universalização do ensino.
d) movimento cultural ocorrido na Europa do século
XVIII que defendia a razão e combatia o regime absolutista.
2) Verifique se as seguintes características
associadas ao Iluminismo são (V) verdadeiras ou (F) falsas:
( ) A
defesa do absolutismo monárquico.
( ) A
busca pelo conhecimento com base na razão.
( ) As
críticas aos privilégios do clero e da nobreza.
( ) A
defesa dos direitos naturais do homem.
a) F, V, V e F
b) V, F, V e V
c) V, V, F e F
d) F, V, V e V
3) Para os iluministas, o acesso ao conhecimento
conduziria a humanidade inevitavelmente ao progresso e à felicidade.
( )
verdadeira. ( ) falsa.
4) Numere a coluna 2 a partir da coluna 1
COLUNA 1
(I) Adam Smith
(II) Barão de Montesquieu.
(III) John Locke.
(IV) Jean Jacques Rousseau.
COLUNA 2
( ) crítico
da propriedade privada, para ele o governo legítimo deveria ser em nome do povo
e para o povo.
( )
condenava o mercantilismo, por considera-lo lesivo à economia. Defendia a
concorrência e o livre comércio.
( )
defendia que a autoridade do governo, para não ser abusiva, deveria ser
dividida em três poderes.
( ) a vida,
a liberdade e a propriedade são direitos naturais de todo ser humano.
5) Dê 3 exemplos de acontecimentos históricos que
se inspiraram nas ideias do Iluminismo.
6) Que nome receberam os monarcas que se utilizaram
de algumas ideias iluministas (educação pública e laica) sem abrirem mão do seu
poder absolutista?
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/11/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp)
9º - Governo Lula (2003 a 2010)
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=1k-VSQCyI3U
1) Ao assumir o governo, Lula anunciou como
prioridade o seguinte programa de assistência social:
a) Minha Casa, Vida.
b) Luz para todos.
c) Fome Zero.
d) Universidade para todos.
2) O Bolsa Família, implantado no governo Lula em
2004 é o resultado da unificação de quatro outros programas sociais criados
ainda no governo FCH: Cartão Alimentação, Bolsa Escola, Bolsa alimentação e
Auxílio Gás.
( )
CERTO. ( ) ERRADO.
3) O Bolsa Família, desde a sua implantação,
suscitou polêmicas entre os que o defendem e os que o criticam. Os defensores
afirmam que ele ajuda a combater a pobreza extrema e movimenta a economia. Os
críticos afirmam que se trata de uma “esmola estatal” e incentiva à
“preguiça”. Qual é a sua opinião em
relação a esse programa social?
4) Logo no início do governo do governo Lula, em
2005, ocorreu a grave denúncia que envolvia o então Ministro da Casa Civil,
José Dirceu, pagava um valor mensal aos deputados para que votasse os projetos
favoráveis ao governo. Essa compra de votos ficou conhecido como:
a) “Mensalão”.
b) “Caso PC Farias”.
c) “Vaza-Jato”.
d) “Dossiê Caimã”.
5) Lula terminou o seu segundo mandato em 2010 com
80% de aprovação. O que explica a popularidade Lula?
a) porque foi o primeiro Presidente vindo das
massas.
b) porque seu governo conseguiu eliminar os
privilégios.
c) porque garantiu ganhos sociais e bons
desempenhos econômicos.
d) porque sendo um presidente de esquerda soube
dialogar com a direita.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE SEXTA-FEIRA
GEORGE - GEOGRAFIA
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/11/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)
1. Observe a imagem a seguir:
Atividade vulcânica no Hawaii
O tipo de rocha que se constitui a partir do processo acima visualizado é:
a) ígnea
b) sedimentar
c) metamórfica
d) magmática plutônica
e) magnética
2. As rochas metamórficas são estruturas sólidas formadas a partir do processo de transformações de outras rochas preexistentes. Essa transformação ocorre graças à alteração das condições de ambiente, temperatura e pressão em relação ao ponto em que essas rochas se originaram.
Com base nessas informações e em seus conhecimentos em Geografia Física, assinale a alternativa que indica um local onde é mais provável a ocorrência do fenômeno citado.a) Chapada Diamantina, Brasil.
b) Parque Nacional de Yellowstone, Estados Unidos.
c) Deserto do Saara, África.
d) Cordilheira dos Andes, América do Sul.
e) Golfo pérsico, Oriente Médio.
3. (UFG/2003)
Veja a tira a seguir:
Tirinha de Calvin e Haroldo sobre as rochas
Fonte: MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia para o ensino médio: Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2002. p. 467.
Sobre as rochas, pode-se afirmar que
1. ( ) as rochas ígneas ou magmáticas formam-se pelo resfriamento e solidificação do magma.
2. ( ) o arenito, utilizado na correção de acidez do solo, é uma rocha dita metamórfica, pois sua formação está ligada à ação da temperatura e da pressão em rochas preexistentes.
3. ( ) as rochas sedimentares são formadas pelo acúmulo de sedimentos de outras rochas.
4. ( ) o basalto, utilizado na construção civil, é um exemplo de rocha ígnea extrusiva, formada com o magma das erupções vulcânicas.
Marque corretamente a seguir:
a) 1,2,3;4
b) 2,3;4
c) 1,2;4
d) 1,2;4
e) 1,3;4
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/11/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)
1. Preencha as afirmativas a seguir com as respectivas regiões que as representam:
(S) Sul (N) Norte (SE) Sudeste (CO) Centro-Oeste (NE) Nordeste
( ) É composta por Amapá, Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
( ) Esta região faz fronteira com importantes países da América do Sul, como Uruguai, Argentina e Paraguai.
( ) Historicamente foi construída nesta região, pelas elites, uma sociedade marcada por desigualdades sociais.( ) Compõem esta região Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
( ) Região mais populosa e povoada do Brasil.
( ) Sua malha hidroviária é fundamental para o desenvolvimento e deslocamento de sua população.
( ) Formada pelos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.
( ) É composta por Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
( ) Região menos povoada do Brasil. ( ) Região com a economia mais dinâmica do país.
( ) Esta é a menor região brasileira.
( ) Região brasileira que se localiza Brasília, a capital político-administrativa do nosso país.
( ) Formada pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
( ) Esta região possui a maior área territorial do Brasil.
( ) Compreende dentro de seus domínios a Floresta Amazônica brasileira.
( ) Durante muito tempo permaneceu isolada do restante do Brasil e somente a partir de 1964 3 recebeu incentivo econômico e de ocupação por parte do governo brasileiro.
( ) Seu litoral foi o primeiro a ser ocupado e explorado economicamente pelos portugueses.
( ) Atualmente é a principal região econômica do país e a principal região de atração populacional.
( ) Região que recebeu fluxos migratórios de açorianos, italianos, alemães e poloneses, contribuindo para seu povoamento e desenvolvimento econômico.
( ) A única região que não é banhada pelo oceano Atlântico.
2. Considere as afirmações a seguir:
I. Em relação à linha do Equador, o território brasileiro se localiza em sua grande parte no Hemisfério Meridional ou Sul.
II. Quanto à sua posição em relação ao meridiano de Greenwich, o Brasil está situado no Hemisfério Oriental.
III. A maior parte do território brasileiro está situado na Zona Térmica Temperada do Sul.
IV. O Brasil é o quarto maior país do mundo e o quinto mais populoso, com aproximadamente 200 milhões de habitantes.
Estão corretas:
a) Apenas a afirmativa I.
b) Apenas as afirmativas I e III.
c) Apenas as afirmativas II, III e IV.
d) Apenas as afirmativas III e IV
e) NDA
3. Considere as seguintes frases:
I. O Brasil é um país pouco populoso e muito povoado, por isso apresenta alta densidade demográfica.
II. Como limites o Brasil possui a Leste Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.
III. Na América do Sul, apenas Chile e Equador não fazem fronteira com o Brasil.
IV. A cultura brasileira é composta de contribuições de diversos povos, entre os quais se destacam povos indígenas, africanos e europeus.
São verdadeiras:
a) Apenas I e II.
b) Apenas II, III e IV.
c) Apenas III e IV.
d) Todas são verdadeiras.
e) Nenhuma é verdadeira
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/11/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)
1. São países Andinos:
a) México, Costa Rica, Cuba e Panamá.
b) Brasil, Colômbia, Argentina e Peru.
c) Venezuela, Colômbia, Chile e Peru.
d) Uruguai, Panamá, Guiana e Chile.
e) Equador, Brasil, Guiana e Venezuela.
2. São considerados países Platinos:
a) Brasil, Colômbia e Venezuela.
b) Argentina, Uruguai e Paraguai.
c) Paraguai, Brasil e Bolívia.
d) República Dominicana, Porto Rico e Jamaica.
e) Guiana, Guiana Francesa e Suriname.
3. Leia o texto a seguir, depois faça o que se pede:
Conheça Buenos Aires, capital da Argentina!
Buenos Aires é uma das maiores cidades do mundo, uma megalópole que supera os onze milhões de habitantes.
Mesmo com uma moderna estrutura física em suas construções e uma dinâmica atividade social, houve a conservação de antigas tradições. Fascina o visitante pelo seu ambiente, a diferente personalidade de cada um de seus bairros, a cordialidade de seu pessoal e o amplo leque de ofertas culturais e comerciais. Buenos Aires, rodeada da esplêndida natureza argentina, é a grande porta cosmopolita de América do Sul, e por esse motivo muitos a consideram a "Paris da América Latina".
O campo e suas tradições, o sol e o mar, o sossego e a aventura, o delta e seus mistérios, a província de Buenos Aires invita (convida) a tudo. Fazendas de variada arquitetura, onde se respira história e costumes crioulos, em plena planície pampeana, com a magia de um amplo espaço de afastados horizontes. Quilômetros de areia que acariciam o Atlântico, praias solitárias, noites requintadas e movimentadas. Placidez de greens, vertigem de parapente e aventura do trekking, tudo cabe nas serras de Tandil e na Serra de La Ventana, distantes e diferentes da desembocadura do Paraná, onde muitas ilhas incitam também quietude e andanças insuspeitadas.
Disponível em: <http://www.turismo.gov.ar/por/menu.htm>. Acesso em: 6/10/2012. (Adaptado)
a. De acordo com o texto, por que Buenos Aires é considerada a "Paris da América Latina"?
b. No texto aparecem relações de dependência da Argentina quanto à:
( ) alimentação. ( ) cultura. ( ) economia.
4. Quando chegaram à América, os europeus encontraram inúmeros povos que ocupavam o continente há milhares de anos. Estes povos posteriormente foram denominados povos pré-colombianos. Dentre os vários povos pré-colombianos, três se destacaram por terem, de certa forma, encontrado um desenvolvimento social bem avançado, formando verdadeiros Impérios. Estes povos eram:
a) os Portugueses, Astecas e Jês.
b) os Astecas, Maias e Incas.
c) os Maias, Astecas e Espanhóis.
d) os Astecas, Tupis e Esquimós.
e) os Maias, Tupis e Xeroquees.
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 9º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/11/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)
1. Os mapas a seguir apresentam duas formas de regionalização do continente americano. Considerando que a regionalização do espaço geográfico se realiza a partir de diferentes critérios, a divisão regional desse continente representada no
A) mapa 2 está definida a partir de aspectos físico-ambientais.
B) mapa 1 está baseada em elementos político-territoriais.
C) mapa 1 está definida a partir de aspectos socioeconômicos.
D) mapa 2 está baseada em elementos histórico-culturais.
2. A regionalização histórico-social da América divide o continente em:
a) Três regiões: América do Norte, América Central e América do Sul.
b) Duas regiões: América Latina e América Anglo-saxônica.
c) Cinco regiões: países que falam língua inglesa, países que falam língua espanhola, países que falam francês, países que falam holandês e países que falam português.
d) Quatro regiões: Países Platinos, Países Andinos e Guianas e o Brasil.
3. Com relação à América Anglo-saxônica, é correto afirmar que:
a) Corresponde a todos os países que falam inglês do continente americano.
b) Corresponde aos países que foram colonizados pela Espanha.
c) Abrange apenas os Estados Unidos e o Canadá.
d) Abrange todos os países subdesenvolvidos.
e) Corresponde aos países que integram ao Nafta.
4. Os "índios" encontrados pelos espanhóis ao "descobrirem" a América formavam um contingente numeroso com características culturais variadas, tais como:
I - a maioria era constituída de grupos tribais em estágios diversos de desenvolvimento - nômades ou sedentários;
II - Astecas e Incas constituíam verdadeiras civilizações, com estruturas políticas e sociais complexas; III - no caso dos Maias, a sedentarização possibilitou a constituição de uma sociedade agrícola e o surgimento de cidades;
IV - predominavam as comunidades de guerreiros, que dividiam com os sacerdotes a posse das melhores terras.
Assinale se estão corretas apenas:
a) I e II
b) II e III
c) I e IV
d) I, II e III
e) I, III e IV
5. Responda (Revisão de cartografia e localização):
a) Quais são os paralelos que atravessam o continente americano?
b) Em que hemisférios do globo estão localizadas as terras americanas?
c) Que oceanos banham as terras americanas?
d) Escreva o nome do país americano que apresenta a maior extensão territorial.
e) Escreva o nome de dois países que estão localizados na porção norte do continente.
f) Escreva o nome de dois países que estão localizados na porção central do continente.
g) Escreva o nome de dois países que estão localizados na porção sul do continente.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
NETO - ENSINO RELIGIOSO
ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - TODAS AS TURMAS
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/11/2020 pelo link https://meet.google.com/fsn-nypp-tsg)
Atenção aos horários: 6º ano: de 14h - 15h
7º ano: de 13h - 14h
8º ano: de 10h - 11h
9º ano: de 09h - 10h
Símbolos do Natal
Leia o texto
1. PRESÉPIO – O presépio de Natal é uma tradição antiga, surgiu no século XIII, e ainda está presente em muitos lares cristãos.
São Francisco de Assis, na Itália em 1224 construiu o primeiro presépio, na Igreja de Assis, com figuras que representavam o ambiente do nascimento de Jesus, as figuras foram moldadas com barro.
Na véspera do Natal, foi celebrada uma missa, a qual foi descrita como tendo um ambiente verdadeiramente divino.
A partir dessa época, a ideia foi se propagando para os conventos e casas nobres, onde as representações se tornavam cada vez mais luxuosas. E assim, o presépio chegou até nossos dias.
2. ÁRVORES ENFEITADAS.
O costume de enfeitar um pinheiro com velas se originou de uma mistura de crenças dos povos germânicos com tradições cristãs.
Há quem diga que foi Martinho Lutero, o reformador da Igreja Protestante, quem pela primeira vez enfeitou um pinheiro na época do Natal, em 1525.
Mas a árvore de Natal ou “Árvore de Cristo”, como é conhecida em algumas regiões da Europa, com velas, doces e enfeites coloridos, entrou em moda na Alemanha, no decorrer do século XIX.
Questões
1) Sobre o primeiro presépio: Quem fez? Quando fez? E o que representava esse primeiro presépio.
2) De onde vem o costume de enfeitar as árvores no Natal? E quem foi a primeira pessoa a enfeitar?
3) Na sua casa, você costuma construir presépio ou montar árvore de Natal? O que isso significa para sua família?
4) Qual a relação entre as árvores de Natal e o presépio com o sentido verdadeiro do Natal?
Bons estudos!





















Nenhum comentário:
Postar um comentário