sexta-feira, 20 de novembro de 2020

ATIVIDADES - SEMANA 23/11/2020 a 27/11/2020

 

AULAS DE SEGUNDA-FEIRA



ANDRÉA - PORTUGUÊS



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/11/2020 às 09h - 11h, pelo link https://meet.google.com/nih-spqa-ufa


ASSUNTO: LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL.

 

ATIVIDADE

Leia a letra da música que vamos trabalhar e em seguida, assista ao vídeo  para depois responder às questões sobre a mesma.

Segue link: https://www.youtube.com/watch?v=b1Uf6_SV5_8

 

Minha Rapunzel tem dread

 

Num conto de fadas a Rapunzel joga suas tranças

Na minha história, ela tem dread e é africana

Agora vou contar o meu conto para vocês

Como todas as histórias começa com "era uma vez"

 

Era uma vez uma princesa rastafari que nasceu no reino de Sabá

Na minha história quem disse que a bruxa é ?

Meninas unidas pode tudo mudar. 

 

Aqui inimiga não vai rolar

Ah, é, não vai rolar

Aqui inimiga não vai rolar

 

Na minha história a Rapunzel tem dread

Ela é negra e é rastafari 

Não precisa de um príncipe pra se salvar

Ela é empoderada e pode tudo conquistar

 

O seu cabelo dread tinha força e poder

Sua beleza africana não tinha o que dizer

Essa história eu inventei porque não vi princesa assim

Só me mostraram uma, aí isso não dá pra mim

 

Princesa Etiópiaesse nome eu batizei

País que desfruta tudo que eu pesquisei 

Estou muito feliz de ver a história acontecer

Crie uma princesa que pareça com você 

 

Crie uma princesa que pareça com você

Crie uma princesa que pareça com você

 

Aqui inimiga não vai rolar

Ah, é, não vai rolar

Aqui inimiga não vai rolar

 

(MC Soffia) 

 

1-  Justifique o título dado à canção acima.

 

2- Com que história famosa a música em questão dialoga? 

 

3- O que ela tem de diferente da tradicional? Por quê? 

 

4- Qual foi a única coisa que a autora manteve da história tradicional? 

 

5-  Transcreva do texto uma antítese, justificando sua escolha: 

 

6- Localize na canção fortes marcas de oralidade: 

 

7-  Por que houve necessidade de se recorrer à invenção dessa história?

 

8- Qual a importância dos dreads para o contexto e caracterização da princesa? 

 

 

9- Que dois tipos de preconceitos muito comuns em nossa sociedade são combatidos na música? Comprove com passagens do texto: 

 

10- Explique a escolha dos nomes Etiópia e Sabá para o contexto.

 

11- Copie da canção um trecho que comprova a importância da chamada SORORIDADE. 

 

12- Por que na nova história a bruxa não é má? Levante hipóteses: 

 

13- Que mensagem a música transmite? Comente. 

 

14- Que crítica social aparece fortemente na canção? Explique.

 

BOM DESEMPENHO!!

Amor é a aceitação de que entre mim e outra pessoa existem muitas e preciosas diferenças a serem respeitadas.

 

 


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B e C.

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/11/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/nih-spqa-ufa)   

ASSUNTO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS

ATIVIDADE 1: Responda à atividade proposta e ao final, confira sua nota.

Segue link:

https://docs.google.com/forms/d/1BeKsF8p85K5XpSRsGxJ4M7B3hDClms0LKu4KvSQ-TAY/edit

ATIVIDADE 2: Atividade do livro didático páginas 146 e 147, questões de 1 a 8.

Obs: somente respostas em seu  caderno.

BOM DESEMPENHO!!

Só quem corre atrás dos seus objetivos é capaz de atingir o sucesso.


 


         ______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



GISLENE - PORTUGUÊS


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/11/2020 às 9h - 11h, pelo link https://meet.google.com/tre-mzgv-qsc)

  

Aplicando conhecimento


Atividade no livro didático pág. 79 (2ª questão) pág. 80 (itens c, d, f, e h)

Obs.: Não esqueça de enviar sua atividade para pontuação.



“A única coisa impossível é aquilo que você não tenta”


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/11/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/tre-mzgv-qsc)


Obs.: Assista ao vídeo(curta)  e responda as questões abaixo 

https://www.youtube.com/watch?v=-VGpB_8b77U

Atividade sobre o curta "Dudu e o lápis cor de pele" (19 min)

Sinopse: Dudu é um menino inteligente, curioso e negro! Quando sua professora Sônia aconselha que ele utilize um "lápis cor da pele" para pintar o seu desenho, isso provoca nele uma crise de identidade, levando-o a sair em busca de respostas para as suas dúvidas. (Duração: 19 minutos)


01) Justifique o título do curta:


02) Por que a expressão "lápis cor da pele" provocou em Dudu uma crise de identidade?


03) O que você achou da atitude da professora Sônia? Você achou que ela foi racista? Por quê? 


04) O argumento da professora para se defender da acusação da mãe do menino foi convincente? Justifique sua resposta: 


05) Você considerou a atitude da mãe do menino correta? E a do diretor da escola? Por quê?


06) Posicione-se sobre essa fala da mãe do Dudu: "Mal entendido há mais de 500 anos", justificando sua posição:


07) Por que o protagonista fugiu da escola? O que isso pode revelar?


08) Comente a frase, de acordo com o contexto em que ela foi empregada: "Existem muitas formas de se puxar o gatilho": 


09) Quem conseguiu ajudar o menino a se encontrar? De que maneira isso ocorreu?


10) Como você responderia à pergunta "Qual é a cor certa?"? Comente:



“A única coisa impossível é aquilo que você não tenta”






______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



JOÃO PAULO - ED. FÍSICA


ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/11/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/qfa-ujkv-nri)

 

Saúde: A importância da atividade física no combate a obesidade



Está mais do que comprovado que a atividade física constitui um importante fator de interferência no controle do peso corporal. No entanto, percebe-se pouca aderência aos programas de exercícios por parte da população obesa, que hoje, devido ao sedentarismo e aos hábitos alimentares incorretos, representam um percentual cada vez maior de nossa população.

Inúmeros fatores físicos, sociais e ambientais afetam o comportamento do obeso em relação a prática de atividade física. Experiências anteriores negativas, como sentimento de inadequação; baixa performance; dificuldade de sociabilizar-se com os demais participantes quando a atividade é realizada em grupo; oscilações de ânimo dos obesos, que muitas vezes passam despercebidas, são fatores que podem justificar a recaída nos programas de atividade física.

A descoberta de alguma habilidade física pessoal e a escolha de uma atividade prazerosa, podem favorecer a adaptação do obeso à prática de exercícios físicos.

Além da atividade física regular, adotar um comportamento mais ativo diante de algumas situações do dia-dia como, utilizar com mais frequência as escadas, andar a pé quando não for necessário o uso de automóvel, lavar o carro, cuidar do jardim, contribui e muito, para aumentar a demanda energética. Esta mudança de comportamento é fator preponderante no tratamento da obesidade.

Seria interessante alertar que embora a prática de atividade física não consiga tornar todos os indivíduos magros, ser ativo pode representar um ganho de diversos benefícios extremamente importantes à saúde.

É necessário ter em mente que para tornar-se um indivíduo ativo, não é necessário tornar-se um atleta. A prática da atividade física, com o objetivo de melhorar os níveis de saúde, requer apenas alguns minutos diários. O mínimo de 20 minutos e o máximo de 60 minutos dependendo do condicionamento do praticante, já é o bastante!

Principais benefícios da atividade física no tratamento da obesidade:

• Melhora a condição física, contribuindo para melhorar os níveis de saúde. A prática da atividade física regular pode reduzir os índices de morbidade e de mortalidade auxiliando no controle de outras patologias associadas a obesidade, como diabetes e hipertensão

• Melhora o estado psicológico, elevando a auto-estima e a autoconfiança, controlando ainda os níveis de ansiedade e depressão.

• Promove o aumento da taxa metabólica de repouso. O consumo energético relacionado com o metabolismo de repouso refere-se à energia necessária para realizar as funções orgânicas básicas e essências. Um indivíduo ativo, por ativar diversos sistemas do organismo tem aumentada essa demanda energética.

Atividades aeróbias:

Nas atividades de características aeróbias (caminhada, corrida, ciclismo, natação etc… ) ocorre um aumento da utilização de lipídios como fonte de energia, auxiliando assim a redução dos depósitos de gordura e consequentemente na redução do peso corporal.

 

Atividades anaeróbias:

As atividades que exigem força e resistência muscular, como a musculação, também auxiliam no emagrecimento. Por haver uma solicitação maior da musculatura, estas atividades favorecem de forma significativa o aumento do metabolismo basal e, acompanhadas de algumas restrições alimentares, contribuem ainda mais, na redução da gordura corporal.

Como podemos observar, a atividade física exerce um papel fundamental no tratamento da obesidade e no combate ao sedentarismo, sendo que para se obter sucesso com qualquer que seja a atividade, é necessário que sua prática seja de forma regular e de intensidade moderada, para que não provoque danos à saúde.

Cálculo IMC

IMC é a sigla para Índice de Massa Corpórea, parâmetro adotado pela Organização Mundial de Saúde para calcular o peso ideal de cada pessoa.

O índice é calculado da seguinte maneira: divide-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado. Diz-se que o indivíduo tem peso normal quando o resultado do IMC está entre 18,5 e 24,9.

Quer descobrir seu IMC? Insira seu peso e sua altura nos campos abaixo e compare com os índices da tabela. Importante: siga os exemplos e use pontos como separadores.

A mudança de comportamento, juntamente com a adoção de novos hábitos é sem dúvida o caminho mais seguro para o emagrecimento

ATIVIDADE

1 . Através do link abaixo calcule o seu IMC e de acordo com o resultado analise na tabela sua classificação. Sugestão: Você pode fazer com seus familiares e conhecidos.





2. Qual a sua rotina de atividade física?


3. Cite alguns benefícios da atividade física no tratamento da obesidade.

 
4. Qual a diferença de atividade aeróbicas e anaeróbicas?
 
 
5. O que é o IMC?



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------




AULAS DE TERÇA-FEIRA


GILBERTO - CIÊNCIAS



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/11/2020 às 09h - 10h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm

Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/K60aheHe0ko

Agora resolva os exercícios a seguir:

QUESTÃO 1 - As fontes de energia podem ser classificadas em renováveis e não renováveis, mas também em primárias e secundárias. A primeira divisão refere-se à capacidade de recomposição de uma dada fonte energética, enquanto a segunda está relacionada com a forma pela qual é encontrada e transformada pelo homem.

Diante dessas considerações, analise as afirmativas a seguir:

I. O Petróleo refinado pode ser considerado uma fonte de energia secundária e não renovável.

II. A energia solar, na sua função de aquecimento do ambiente e iluminação da Terra, deve ser entendida como uma fonte primária.

III. O Etanol, em virtude de sua produção agrícola geralmente ineficiente, não pode mais ser considerado uma fonte de energia renovável.

IV. Podemos concluir que toda energia primária é renovável.

Estão corretas as alternativas:

a) I e II

b) II e IV

c) I, II e III

d) I, II e IV


QUESTÃO 2 - Brasil é o sétimo maior consumidor de energia do mundo, diz Banco Mundial

O Brasil ficou com a sétima colocação no ranking dos maiores consumidores de energia do mundo. O país ficou atrás de China, Estados Unidos, Rússia, Índia, Japão e Alemanha e conta com cerca de 99% da população já com acesso ao serviço, segundo relatório divulgado nesta terça-feira pelo Banco Mundial.

O Globo - Economia, 28/05/2013.

Sobre o consumo de energia no mundo, assinale a alternativa correta.

a) No texto, é evidente o papel crescente dos BRICS na demanda energética mundial.

b) O consumo de energia nem sempre acompanha o nível de desenvolvimento de um país, o que explica a presença da Rússia entre os maiores consumidores.

c) China e Estados Unidos são os maiores consumidores de energia em função do fato de esses países serem os mais populosos do mundo.

d) A sétima posição do Brasil em consumo de energia deve-se ao fato de o país ter ampliado a produção de etanol, preferencialmente destinado ao consumo interno.


QUESTÃO 3 - Observe os gráficos a seguir e assinale a alternativa correta:





a) Os dados expressam uma relação desigual na produção e consumo de energia no mundo, o que está diretamente ligado ao poder econômico dos respectivos países representados.

b) As maiores reservas correspondem também aos maiores produtores mundiais.

c) A maior parte dos principais consumidores de petróleo são países desenvolvidos ou emergentes, enquanto as maiores reservas encontram-se no mundo subdesenvolvido.

d) A grande dependência de petróleo por parte da Arábia Saudita explica as inúmeras ações militares desse país no Oriente Médio.


QUESTÃO 4 - (UFF) No mapa, registra-se a localização dos principais projetos eólicos outorgados no Brasil, em 2002.


Acerca dos projetos eólicos e de sua localização, a forte concentração em um determinado trecho do litoral nordestino está ligada à

a) dinâmica dos ventos alísios provindos das áreas de alta pressão subtropicais ao norte do Equador.

b) alta pressão e aos ventos dominantes na zona intertropical de convergência, localizada nessa latitude.

c) forte influência exercida pelos ventos contra-alísios provindos da região de alta pressão subtropical.

d) atuação constante de massas de ar úmidas que predominam nas regiões de alta pressão subpolar.

e) influência tanto de frentes frias quanto quentes provenientes de regiões atingidas pela corrente El Niño.


QUESTÃO 5 - (UEL) A força das águas tem viabilizado a construção de usinas hidrelétricas de grande porte no Brasil, sendo Itaipu um exemplo. Com base nos conhecimentos sobre desenvolvimento e a questão socioambiental, considere as afirmativas a seguir.

I. A retirada das populações das áreas atingidas por construção de hidrelétricas tem produzido impactos sociais, como o desenraizamento cultural.

II. Itaipu é um exemplo da prioridade dada à preservação dos habitat naturais no projeto nacional-desenvolvimentista defendido pelos militares pós- 64.

III. As incertezas sobre os impactos ambientais com a construção de usinas hidrelétricas trouxeram, por desdobramento, a formação de movimentos dos atingidos pelas barragens.

IV. A construção de hidrelétricas liga-se, também, à preocupação com a crise energética mundial prevista para as próximas décadas.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas II e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/11/2020 às 10h - 11h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)

Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/gAckdO-Qq6o

Agora resolva os exercícios a seguir: 

Questão 1 - Planta cuja infusão, quando aplicada topicamente, é muito eficaz para eliminar Pulgas, Carrapatos e Piolhos.

a)  Mastruço

b)  Arruda

c)  Erva de Bicho

d)  Erva Cidreira

e)  Erva Mate


Questão 2 - Um dos vegetais abaixo está em desacordo com os demais.

a)  Flor de Laranjeira

b)  Erva Cidreira

c)  Maracujá

d)  Camomila

e)  Catuaba


Questão 3 - Para problemas com Gases Intestinais ou Flatulência, qual das plantas abaixo seria a melhor escolha?

a)  Erva Doce

b)  Pata de Vaca

c)  Melão de São Caetano

d)  Chá Branco

e)  Quebra Pedra


Questão 4 - Para infecções Urinárias e Renais, qual desses vegetais seria o mais apropriado?

a)  Mulungu

b)  Salva ou Sálvia

c)  Hortelã

d)  Alfazema

e)  Cana do Brejo


Questão 5 - Uma das plantas abaixo é considerada um excelente sedativo, em especial para os insones.

a)  Mulungu

b)  Guaraná

c)  Café

d)  Erva Mate

e)  Catuaba


Questão 6 - Um dos vegetais abaixo era usado antigamente como antibiótico natural, e ainda hoje é muito eficaz para tratamento de doenças venéreas.

a)  Boldo

b)  Cajueiro

c)  Capim Santo

d)  Baunilha

e)  Caroba


Questão 7 - Para o tratamento de Úlceras e Gastrites, uma das ervas abaixo se destaca das demais.

a)  Barbatimão

b)  Bredo

c)  Arnica

d)  Camomila

e)  Espinheira Santa


Questão 8 - Para combater infestações parasitárias, especialmente Giárdia e Ameba, qual desses vegetais seria o mais indicado?

a)  Sabugueiro

b)  Ipeca

c)  Folha de Alface

d)  Espinafre

e)  Hortelã


Questão 9 - Trata-se de uma planta medicinal cujo poder terapêutico é capaz de controlar Diabetes do tipo 2, além de baixar a pressão arterial, o colesterol, combater a insônia, assim como acabar com uma série de problemas musculares...

a)  Coentro

b)  Canela

c)  Folha de Pitanga

d)  Goiabeira

e)  Pata de Vaca





ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/11/2020 às 13h - 14h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)

Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/aLLuP7-mYpE

Agora resolva os exercícios a seguir:

Questão 1 - A insulina é um hormônio proteico extremamente importante que atua, principalmente,

a) estimulando a liberação de glicose pelo fígado.

b) estimulando a absorção de glicose pela célula.

c) reduzindo os níveis de colesterol no corpo.

d) aumentando os batimentos cardíacos e os movimentos respiratórios.

e) estimulando a contração uterina no momento do parto.


Questão 2 - A insulina age quando os níveis de glicose no sangue aumentam, desencadeando a redução dessas taxas. Esse hormônio apresenta ação antagônica a qual hormônio?

a) Tiroxina

b) Glucagon

c) Antidiurético

d) Oxitocina

e) Adrenalina


Questão 3 - A insulina é um hormônio essencial para o funcionamento adequado do nosso organismo. Analise as alternativas abaixo e marque o local onde esse hormônio é produzido:

a) Células alfa do fígado

b) Células beta do fígado

c) Células alfa do pâncreas

d) Células beta do pâncreas

e) Células alfa do estômago


Questão 4 - (UFT) A fisiopatologia do diabetes está relacionada a importantes alterações metabólicas induzidas por hormônios. Analise as assertivas a seguir e marque a alternativa correta:

a) A captação de glicose pelas células é facilitada pelo glucagon na ausência de insulina.

b) Na ausência de insulina ou de receptores de insulina, a glicose fica acumulada no fígado até ser eliminada pela urina.

c) A insulina produzida e secretada pelas células beta do pâncreas liga-se ao seu receptor na membrana plasmática, permitindo a entrada da glicose na célula-alvo.

d) O diabetes é causado pela falta do hormônio insulina e por uma fraca responsividade do glucagon nos tecidos-alvo desse hormônio.

e) Altos níveis de glicose no sangue causam o movimento de água do sangue para as células por osmose, e os rins diminuem a eliminação de urina.


Questão 5 - (PUC-CAMPINAS) Uma dieta baseada em carboidratos é desaconselhada para indivíduos portadores de diabetes mellitus. Isso ocorre em virtude de o organismo desses indivíduos terem

a) dificuldade para filtrar o sangue, deixando grande quantidade de impurezas que contamina a glicose.

b) facilidade em absorver a glicose do sangue, levando ao ganho excessivo de peso e provável obesidade.

c) facilidade em produzir insulina, o que pode levar a uma intoxicação por falta de açúcar.

d) dificuldade para remover a glicose do sangue e enviá-la para dentro das células.

e) dificuldade para transportar o gás oxigênio pelo sangue, levando à asfixia dos tecidos e à morte das hemácias.



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO A

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/11/2020 às 14h - 15h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)


Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/4aCtWXQl4oM

Agora resolva os exercícios a seguir:

1) (PAAE2013) Os estudos mais recentes mostram que 61% dos acidentes de trânsitos, o condutor havia ingerido bebida alcoólica. Por isso, é muito importante conscientizar as pessoas que bebida e direção não combinam, As estatísticas mostram como resultado dessa mistura, 28 mil mortos por ano e 199 mil pessoas feridas. Geralmente, quem bebe e acha que tem condições de dirigir pensa que o álcool não influencia em sua habilidade como motorista.

A combinação de bebida alcoólica e direção é perigosa, porque:

A) acelera o funcionamento do corpo.

B) deixa os reflexos mais lentos.

C) melhora a coordenação motora.

D) provoca estado de euforia.


2) (PAAE2013) Uma droga psicotrópica ou psicoativa é aquela que age no sistema nervoso, modificando seu funcionamento, trazendo como consequência, alterações do comportamento e do psiquismo como, por exemplo: ansiedade, paranoia e confusão mental.

As drogas estimulantes do sistema nervoso central:

A) aceleram o ritmo cardíaco.

B) aumenta o apetite.

C) aumentam o sono.

D) diminuem a coordenação motora.


3) O Brasil é um dos países que apresentam um elevado número de consumidores de anfetaminas, também conhecidas como "bolinhas". Muitas vezes, essas drogas são usadas por motoristas que dirigem à noite e estudantes em fase de provas escolares.

O que esses usuários devem estar buscando ao consumir essas drogas é:

A) melhora da coordenação motora.

B) melhorar o raciocínio.

C) aumentar o apetite e conseguir mais energia.

D) perder o sono e afastar o cansaço.


4) Droga não é só um xingamento, como você deve saber. É o nome que a gente dá para as substâncias que modificam o comportamento e o pensamento. Bebidas alcoólicas e cigarros são exemplos de drogas vendidas livremente, entretanto, há outras que são proibidas.

Assinale a alternativa que indica, corretamente, as reações do organismo a cada tipo de droga.

A) ÁLCOOL: no início do uso, provoca euforia. Se for usado com frequência, em doses altas, provoca excitação e diminuição dos reflexos.

B) CAFEÍNA: inicialmente, melhora o desempenho em tarefas de vigilância, mas o uso diário pode provocar alucinações e paranoias.

C) ANABOLIZANTES: utilizados em tratamentos de saúde, não representam nenhum risco à saúde.

D) CIGARRO: não provoca nenhum efeito negativo para a saúde do organismo.


5) Adolescentes em crise de identidade, que estão em busca de autoafirmação, anseiam pertencer à turma mais popular de colégio. Alguns deles, incentivados pelos colegas, embarcam numa longa e perigosa viagem. A porta de entrada costuma ser o álcool, no percurso passam pela maconha e geralmente terminam em cocaína ou crack. Mas o que esses jovens não imaginam é que o caminho de volta não é tão sedutor quanto o a ida, pelo contrário, é penoso, árduo. “”O retorno é possível, mas o melhor é não comprar o bilhete de ida”, recomenda M.S, 25 anos, ex - dependente químico.

A etapa mais difícil de recuperação de um dependente químico geralmente é a:

A) busca por chances de estudo. 

B) regularização da dieta.

C) renovação do seu vestuário. 

D) volta ao convívio social.


6) (Saresp) Um dos perigos com relação ao uso contínuo de drogas medicamentosas sem acompanhamento médico é que:

A) Muitos remédios criam dependências psíquica e física.

B) Nem todos os remédios apresentam uma bula fácil de ser entendida.

C) Vários medicamentos podem servir para a mesma doença, o que às vezes, confunde as pessoas.

D) Os medicamentos, ao curarem uma doença, sempre provocam outras.


7) (Saresp) Analise o texto que segue.

Em algumas culturas, os tóxicos ajudam as populações pobres a suportar sua miséria. É o caso de muitos hindus que tomam chá de maconha. e os índios da Bolívia e do Peru que mascam folhas de coca. Entretanto, alguns jovens de outras culturas sem tradição no uso de tóxicos também são usuários de drogas. Com relação ao uso de drogas por jovens é correto dizer que:

A) Eles usam essas drogas simplesmente por usar e podem parar na hora que quiserem.

B) Eles são levados a consumir drogas devido a pressões sociais, como o medo de serem desprezados pelos colegas.

C) As drogas não apresentam perigo para o jovem, pois não criam dependência.

D) A disponibilidade das drogas não é um  fator de risco para os adolescentes.


8) Os efeitos provocados por bebidas alcoólicas sobre o organismo humano são mostrados na tabela.

Os dados relacionam os níveis de concentração de álcool no sangue com seus efeitos no ser humano.


Um motorista que tenha tomado três latas de cerveja provavelmente apresenta:

A) queda de atenção, sensibilidade e reações motoras.

B) apresenta normalidade, mas com alterações clínicas.

C) confusão mental e descoordenação motora.

D) estupor e risco de parada respiratória.


9) (UFT-TO) Pesquisas recentes com jovens entre 14 anos e 19 anos –classes A e B –apontam que boa parte deles revela um padrão de consumo de álcool considerado de risco pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

É INCORRETO afirmar que, entre as possíveis consequências do uso abusivo e prolongado do álcool, se inclui:

A) alteração da função hepática.

B) alteração dos batimentos cardíacos.

C) aumento da capacidade de concentração.

D) aumento da potência sexual.





______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



IDELFONSO - CIÊNCIAS



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/11/2020 às 09h - 10h , pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp

Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/WPW6fTTQPNs

Agora resolva os exercícios a seguir:

Temas 1: Noções de ecologia.

1) O que é ecologia?


2) Faça a diferença é dê exemplos dos componentes:

a) Bióticos. 

b) Abióticos.


3) O que é ecossistema?


4) Faça a diferença é dê exemplos de:

a) Bento.

b) Nécton.


5) Faça a diferença entre seres vivos aquáticos;

a) Fitoplâncton.

b) Zooplâncton.


6) Quais são os níveis ecológicos de organização?



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/11/2020 às 10h - 11h , pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp

Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/kcCznNipMfw

Agora resolva os exercícios a seguir:

1) O que são plantas angiospermas?

2) Quais as funções das raízes nas plantas?

3) Diga a função dos vasos:

a) Lenhosos?

b) Liberianos?

4) Como se classificam os caules aéreos?

5) Qual a função da clorofila?

6) Quais as funções dos estômagos?

7) Quais são as partes principais que formam a folha?



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/11/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp

Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/3BFovRk3CR0

Agora resolva os exercícios a seguir:

Tema 2: Contracepção. 

1) O que são métodos contraceptivos?

2) Cite métodos contraceptivos.

3) Por que os preservativos são considerados métodos de dupla ação?

4) Como funciona a vasectomia?

5) Como funciona a laqueadura?

6) Como atua o DIU?



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/11/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp

Assista aos vídeos sobre o assunto nos links a seguir: https://youtu.be/z5qOkkl1KlU

Com ajuda da vídeo aula disponibilizada pelo link acima, resolva os exercícios:

Temas 1: A ciência astronomia.

1) O que é uma sonda espacial?

2) O que a astronomia estuda?

3) Qual a relevância de se estudar os cometas?

4) O que dizia o modelo astronômico geocêntrico?

5) O que diz o modelo astronômico heliocêntrico?

6) Quais as contribuições de Galileu para a astronomia?




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



MARÍCIA - INGLÊS



ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º e 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/11/2020, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)

Atenção aos horários:   6º ano: de 14h - 15h 

                                      7º ano: de 13h - 14h 





Meat and poultry: carnes vermelhas e aves em inglês

Bacon – Bacon
Beef spare ribs – Costelas de porco
Beef topside – Lombo bovino
Chicken – Frango
Chicken Breasts – Peito de frango
Chicken wings – Asa de frango
Diced goat meat – Carne de cabra em pedaços
Drumsticks- Coxa de galinha
Duck – Pato
Filet steak – Picanha
Ham on the bone – Presunto no osso
Leg of lamb – Perna de cordeiro
Liver – Fígado
Minced pork – Picadinho de porco
Mutton – Carneiro
Ox heart – Coração bovino
Ox tongue – Língua de boi
Pork leg – Perna de porco
Rabbit – Coelho
Sausages – Salsichas
Sliced ham – Presunto fatiado
T-bone steak – Bisteca
Tripe – Tripa / Dobradinha
Turkey – Peru.




Fish and seafood: peixes e frutos do mar em inglês

Cod – Bacalhau
Crab – Caranguejo
Crayfish – Lagostim
Eel – Enguia
Fillets of snapper – Filetes de pargo
Lobster – Lagosta
Mussels – Mexilhões
Octopus – Polvo
Oysters – Ostra
Salmon fillet – Filé de salmão
Sardines in can – Sardinhas enlatadas
Shrimp – Camarão rosa
Smoked fish – Peixe defumado
Snapper – Pargo
Squid – Lula
Trout – Truta
Tuna – Atum.

Dairy foods: lacticínios em inglês



Além de servirem para alimentação dos humanos, diversos animais são criados na agropecuária para produzirem o leite que complementa nossas refeições e faz parte da comida do dia a dia. Abaixo você descobre diversos alimentos derivados de animais em inglês com suas respectivas traduções:
Butter – Manteiga
Condensed milk – Leite condensado
Double cream / Thickened cream – Creme de leite
Ice cream – Sorvete 
Milk – Leite
Milk powder / Powdered milk – Leite em pó
Whipped cream – Chantilly
Yoghurt – Iogurte.

Cheese : queijo em inglês



Dentre os lacticínios, o queijo é provavelmente o mais consumido, por isso ele pode ser encontrado de diversos tipos. Confira abaixo alguns deles em inglês com as suas respectivas traduções para o português:

Brie / Soft cheese – Queijo Brie
Cheddar cheese – Queijo Cheddar
Cream cheese – Requeijão
Mozzarella cheese – Queijo mussarela 
Parmesan cheese – Queijo parmesão
Processed cheese – Queijo processado
Ricotta cheese – Queijo ricota

ATIVIDADE



VAMOS VIAJAR?
1. Hoje você está visitando os EUA. Confira o cardápio e  monte seu delicioso BREAKFAST!!!


2. Escreva os nomes dos alimentos.







ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º e 9º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/11/2020, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)

Atenção aos horários:   8º ano: de 10h - 11h 

                                      9º ano: de 09h - 10h 

1. Leia o texto abaixo que trata da política de combate ao ódio da rede social twitter. Após a leitura, responda ao item a.

Hateful conduct policy Hateful conduct: You may not promote violence against or directly attack or threaten other people on the basis of race, ethnicity, national origin, caste, sexual orientation, gender, gender identity, religious affiliation, age, disability, or serious disease. We also do not allow accounts whose primary purpose is inciting harm towards others on the basis of these categories.

Disponível em: https://help.twitter.com/en/rules-and-policies/hateful-conduct-policy

a) O que é correto afirmar sobre o texto?

(   ) O twitter promove a violência, incentiva os ataques e as ameaças entre seus usuários.

(   ) O twitter afirma que seus usuários não podem promover nenhum tipo de violência, ataque ou ameaça.

 

Caros alunos, o enunciado da questão dá pistas para você marcar a opção correta sobre o texto. Ele diz que você vai ler um texto sobre a política de combate ao ódio da rede social Twitter. Se é combate ao ódio, a rede social não deve promover nenhum tipo de violência entre seus usuários, o que exclui a primeira opção como correta.

 Uma pista linguística que o texto oferece é a forma negativa do verbo modal ‘may not’ (não podem), o que leva você a ter certeza sobre a opção correta, aquela que traz a frase na forma negativa. As redes sociais são um ótimo meio de interação seja para fazer amizades, compartilhar experiências ou matar a saudade de quem está longe. Contudo, elas também podem ser algo negativo. Haters, como são conhecidos aqueles que usam as redes sociais para espalhar comentários de ódio nas contas dos outros usuários, podem causar danos não só aos donos das contas bem como à rede social como um todo, o que pode levá-la a rever suas políticas para coibir esse tipo de comportamento.

 

As atividades desse bloco estão voltadas para a reflexão do uso consciente das redes sociais e para a expansão do vocabulário relacionado ao tema. 2.

 Tweet é o nome utilizado para designar as publicações feitas na rede social do Twitter. Literalmente, tweet significa ‘gorjeio’ ou ‘pio de passarinho’. Não é à toa, que o símbolo da rede social em questão é um passarinho. A seguir, você vai ler um tweet para responder aos itens a, b e c.


 a) Qual situação é relatada pela usuária do Twitter ?

(   ) Ela comprou um objeto online através do Twitter e seus amigos a ajudaram na compra.

(   ) A conta dela foi suspensa por ela ter espalhado comentários de ódio com a ajuda de seus amigos.

(   ) Ela agradece aos amigos por uma conta suspensa de alguém que se passou por ela e espalhou comentários de ódio.

(   ) Os amigos da usuária criaram uma conta se passando por ela para espalhar mensagens de ódio.

 

b) Quando foi postado o tweet? ___________________________________________________________

 

c) O que significa a palavra ‘follow’?             (   ) curtir                (   ) seguir

3. A cultura de ódio tem crescido muito na internet. Um dos culpados por esse crescimento pode ser os chamados trolls. Inicialmente, o termo é usado para designar uma criatura mítica do folclore escandinavo, parecida com um ogro. Mas na internet, os trolls podem ser assim definidos:

An Internet troll is someone who posts controversial, inflammatory, irrelevant or off-topic messages in an online community, such as an online discussion forum or chat room, with the primary intent of provoking other users into an emotional response or to generally disrupt normal on-topic discussion.

Disponível em: https://www.urbandictionary.com/define.php?term=Internet%20Troll acesso em: 06/10/2020.

a) O que fazem os trolls?

(   ) Eles postam mensagens polêmicas e inflamatórias em comunidades online com a intenção de provocar outros usuários.

(  ) Eles postam mensagens de tópicos relevantes em comunidades online com a intenção de gerar uma resposta emocional.

 

Observe o meme abaixo:



b) De acordo com o meme, o que acontece se não alimentamos os trolls, ou seja, se não lhes damos atenção?

 (   ) Eles crescem. 
 (   ) Eles morrem.


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



AULAS DE QUARTA-FEIRA


HELIANE - ARTES


ATIVIDADE DE ARTES - 6º ANO e 7º ANO

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/11/2020, pelo link https://meet.google.com/pvn-sgax-jdz

Atenção aos horários:   6º ano: de 09h - 10h 

                                      7º ano: de 10h - 11h 







ATIVIDADE DE ARTES - 8º e 9º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/11/2020, pelo link https://meet.google.com/pvn-sgax-jdz

Atenção aos horários:   8º ano: de 14h - 15h 

                                      9º ano: de 13h - 14h 

Agora é com você! Invente um nome de uma loja, empresa, consultório e Crie um logótipo. Você é capaz! Na nossa próxima aula vocês  apresentarão a atividade






_____________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



RAFAEL - ED. FÍSICA



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/11/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)

Tema: Futebol. 

Assunto: História do Futebol no Brasil. 

Objetivo: Compreender a história do Futebol no Brasil. 


Conteúdo: 

Texto: https://futebol-no-brasil.info/

Vídeo: https://youtu.be/PXCgN9RymHg


ATIVIDADE 1

1 - Quais as cores do uniforme da seleção brasileira? 

2 - Qual o mascote da seleção  brasileira multicampeã mundial ? 

3 - Quantos títulos mundiais tem a equipe brasileira ? 

4- Qual o ano da última edição de Copa do Mundo vencida pelo Brasil ? 

5 - O que significa a sigla “CBF” contida no símbolo e escudo da seleção brasileira? 

6 - Cite o nome de um atleta que já jogou pela seleção brasileira.


“Futebol se joga no estádio? Futebol se joga na praia, futebol se joga na rua, futebol se joga na alma.”

Carlos Drummond de Andrade


ATIVIDADE (Bônus) 

Sugestão: https://youtu.be/TlxUNVGpBGI



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/11/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)

Tema: Futebol. 

Assunto: História do Futebol no Brasil. 

Objetivo: Compreender a história do Futebol no Brasil. 


Conteúdo: 

Texto: https://futebol-no-brasil.info/

Vídeo: https://youtu.be/PXCgN9RymHg


ATIVIDADE 1

1 - Quais as cores do uniforme da seleção brasileira? 

2 - Qual o mascote da seleção  brasileira multicampeã mundial ? 

3 - Quantos títulos mundiais tem a equipe brasileira ? 

4- Qual o ano da última edição de Copa do Mundo vencida pelo Brasil ? 

5 - O que significa a sigla “CBF” contida no símbolo e escudo da seleção brasileira? 

6 - Cite o nome de um atleta que já jogou pela seleção brasileira.


“Quando Mané Garrincha jogava futebol valia dizer: Deus escreve certo por pernas tortas.”

José Coutinho


ATIVIDADE (Bônus) 

Sugestão: https://youtu.be/eJHSj2HpTqQ


ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/11/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)

Tema: Futebol. 

Assunto: História do Futebol no Brasil. 

Objetivo: Compreender a história do Futebol no Brasil. 


Conteúdo: 

Texto: https://futebol-no-brasil.info/

Vídeo: https://youtu.be/PXCgN9RymHg


ATIVIDADE 1

1 - Quais as cores do uniforme da seleção brasileira? 

2 - Qual o mascote da seleção  brasileira multicampeã mundial ? 

3 - Quantos títulos mundiais tem a equipe brasileira ? 

4- Qual o ano da última edição de Copa do Mundo vencida pelo Brasil ? 

5 - O que significa a sigla “CBF” contida no símbolo e escudo da seleção brasileira? 

6 - Cite o nome de um atleta que já jogou pela seleção brasileira.


“Um mundo onde jogador de futebol ganhar mais do que professor não pode ser levado a sério!”

Tuca Neves


ATIVIDADE (Bônus) 

Sugestão: https://youtu.be/oBT0uT_lKt0



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------




AULAS DE QUINTA-FEIRA



AMORIM - MATEMÁTICA



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/11/2020 às 9h - 11h, pelo link https://meet.google.com/ofb-nqjw-twq


Assistam às vídeo aulas pelos links à seguir: https://youtu.be/7nnM5len75E

Agora resolva as QUESTÕES PROBLEMAS:

1) PARTINDO DO PONTO O; JOÃO SALTA DE 5M EM 5M E JONAS SALTA DE 6M EM 6M. EM QUAL PONTO OCORRERÁ O PRIMEIRO ENCONTRO?


2) RENATO FOI COLOCAR OS NÚMEROS DE 3 EM 3 E RENATA FOI COLOCAR OS DE 4 EM 4. QUAL FOI O MENOR MÚLTIPLO COMUM ENCONTRADO DIFERENTE DE ZERO?


3) UM COMETA PASSA DE 100 EM 100 ANOS E JÁ OUTRO PASSA DE 200 EM 200 ANOS. QUANDO PASSARÃO JUNTOS PELA PRIMEIRA VEZ. SUPONDO ELES PARTINDO JUNTOS?


4) QUAL É O MMC DE: 


A) 20 E 30?    


B) 15 E 20?


C) 15 E 30?



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/11/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/ofb-nqjw-twq


Assistam às vídeo aulas pelos links à seguir: https://youtu.be/7nnM5len75E

Agora resolva as QUESTÕES PROBLEMAS:

1) QUAL É A SOMA DOS DIVISORES POSITIVOS COMUNS DE 10 E 40?


2) QUAL É A SOMA DOS  TRÊS PRIMEIROS MÚLTIPLOS COMUNS DE 20 E 30?


3) QUAL É A SOMA DOS MÓDULOS DOS TRÊS PRIMEIROS  MÚLTIPLOS COMUNS DE 20 E 40?



4) QUAL É O MMC DE: 


A) 10; 20 E 40?


B) 40; 60 E 80?


C) 20; 60 E 120?




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


TADEU - MATEMÁTICA



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/11/2020 às 09h - 11h, pelo link  https://meet.google.com/oky-qgzg-kpa


Assista à vídeo aula pelo link a seguir: https://youtu.be/-kYY5K5DlXA

Conteúdo: Velocidade média e escala.

ATIVIDADES: Pág. 257, questões 1 até 4.



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/11/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/oky-qgzg-kpa)


Assista à vídeo aula pelo link a seguir: https://youtu.be/bzlNV5cc1Zohttps://youtu.be/rcIsdrsvGxU

Conteúdo: Função Afim e função Linear.

ATIVIDADES: Pág. 253, questões 1, 2 e 3.



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



EUGÊNIO - HISTÓRIA



ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/11/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp

6º - Feudalismo

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=JWdlrDtTyv4 / https://www.youtube.com/watch?v=o-DbNBzdXOY

 

 1) Com a morte do imperador Carlos Magno, os seus três netos passaram a guerrear entre si pelo trono. A disputa só terminou quando as terras imperiais foram dividas entre eles de acordo com o seguinte documento:

a) Tratado Verdun.

b) Tratado de Versalhes.

c) Tratado de Tordesilhas.

d) Tratados dos Três Irmãos.

 

2) Quais grupos sociais saíram fortalecidos com a divisão do Império Carolíngio?

 

3) Sobre a origem do Feudalismo, é correto afirmar que:

a) teve início ainda no Império Romano, durante o governo do imperador Nero.

b) começou no século XV, com o início das conquistas marítimas de Portugal e Espanha.

c) teve início na África durante o século V e espalhou-se pela Ásia e Europa no século VI.

d) começou a se formar na Europa no século V, com a invasão do Império Romano pelos povos germânicos.

 

4) Identifique os grupos sociais que existiam  na Europa feudal:

*___________________ - classe composta pelos religiosos.

*___________________ - classe composta pela nobreza guerreira (rei, duques, marquês, condes, barões).

*___________________ - classe composta pelos trabalhadores: servos, vilões e escravos.

 

5) Identifique a opção que não é uma característica do feudalismo:

a) relações sociais baseadas na dependência e na fidelidade.

b) descentralização política, isto é, cada nobre era chefe de uma região.

c) predomínio do islamismo.

d) produção econômica voltada para a subsistência.

 

6) Escreva o nome das obrigações dos servos:

*___________________ - o servo devia trabalhar duas a três vezes da semana para o senhor.

*___________________ - o servo devia doar 10% do que produzia para  Igreja.

*___________________ - o servo devia doar 30%  ou 40% para o senhor.

*___________________ - o servo devia pagar em produtos por objetos  que usava do senhor (forno, moinho)




ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/11/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp

7º - Renascimento e Humanismo

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=rCG-UkbBie4 / https://www.youtube.com/watch?v=k3Su70uCsIQ


1) País europeu (atual) berço do Renascimento Cultural:

a) Itália.

b) Grécia.

c) Portugal.

d) França.


2) Eram áreas que o Renascimento abrangia:

a) Informática – Ciência – Comércio 

b) Teologia – Artes – Literatura.

c) Comércio – Literatura – Ciência. 

d) Artes – Literatura – Ciência.


3) O Renascimento Cultural surgiu junto com o retorno da atividade comercial e da vida urbana, na Europa do século XIV. Partindo disto, a classe social urbana que esteve à frente desse movimento foi:

a) o clero.

b) a burguesia.

c) a nobreza.

d) o campesinato.


4) Povos antigos cuja cultura servia de inspiração aos artistas, literatos e cientistas do Renascimento:

a) árabes e vikings.

b) bárbaros e gregos.

c) gregos e romanos

d) francos e hunos.


5) Observe as fontes e despois marque a opção correta

Fonte 1 – A criação do homem, de Michelangelo.

 


Fonte 2 – trecho da obra Hamlet, de William Shakespeare.

Que obra de arte é o homem: tão nobre no raciocínio; tão vário na capacidade; em forma e movimento, tão preciso e admirável, na ação é como um anjo; no entendimento é como um deus; a beleza do mundo; o exemplo dos animais.


a) a fonte 1 nega a fonte 2 pois a primeira exalta a Deus enquanto que a segunda exalta o homem.

b) em ambas as fontes se percebem o teocentrismo, ou seja, Deus é exaltado e glorificado.

c) em ambas as fontes se percebem o antropocentrismo, ou seja, o homem é destacado e exaltado.


6) As seguintes palavras são características do Renascimento. Empregue-as corretamente:

ANTROPOCENTRISMO – GRECO-ROMANISMO – INDIVIDUALISMO – HEDONISMO – RACIONALISMO – EXPERIMENTALISMO.

*____________________: homem como centro das atenções.

*____________________: valorização do talento individual.

*____________________: comprovação de uma ideia mediante experiências.

*____________________: o prazer como fonte de felicidade.

*____________________: Grécia e Roma Antiga como modelo e inspiração.

*____________________: valorização da razão.


7) Verdade ou Falso?

a) Os ricos que estimulavam as Artes, a Literatura e a Ciência, durante o Renascimento, ficaram conhecido como mecenas. 

   (V)     (F)

b) Galileu Galilei esteve prestes a ser condenado à morte na fogueira por defender que o Sol gira ao redor da Terra.

    (V)     (F)

c) William Shakespeare é o autor de Utopia, uma obra em que criticava as injustiças e os abusos do rei da Inglaterra.

    (V)     (F)

 


ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/11/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp

8º - Iluminismo

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=au5XcZfax3w

 

1) Qual das alternativas abaixo define melhor o que foi o Iluminismo?

a) movimento artístico do século XVI que revolucionou as artes plásticas na Europa.

b) movimento popular que criticava o absolutismo e defendia um governo comandado pela Igreja Católica.

c) movimento filosófico e educacional ocorrido na Europa do século XVII, que pregava a universalização do ensino.

d) movimento cultural ocorrido na Europa do século XVIII que defendia a razão e combatia o regime absolutista.

 

2) Verifique se as seguintes características associadas ao Iluminismo são (V) verdadeiras ou (F) falsas:

(    ) A defesa do absolutismo monárquico.

(    ) A busca pelo conhecimento com base na razão.

(    ) As críticas aos privilégios do clero e da nobreza.

(    ) A defesa dos direitos naturais do homem.

a) F, V, V e F

b) V, F, V e V

c) V, V, F e F

d) F, V, V e V

 

3) Para os iluministas, o acesso ao conhecimento conduziria a humanidade inevitavelmente ao progresso e à felicidade.

(   ) verdadeira.         (   ) falsa.

 

4) Numere a coluna 2 a partir da coluna 1

 

COLUNA 1

(I) Adam Smith

(II) Barão de Montesquieu.

(III) John Locke.

(IV) Jean Jacques Rousseau.

 

COLUNA 2

(   ) crítico da propriedade privada, para ele o governo legítimo deveria ser em nome do povo e para o povo.

(   ) condenava o mercantilismo, por considera-lo lesivo à economia. Defendia a concorrência e o livre comércio.

(   ) defendia que a autoridade do governo, para não ser abusiva, deveria ser dividida em três poderes.

(   ) a vida, a liberdade e a propriedade são direitos naturais de todo ser  humano.

 

5) Dê 3 exemplos de acontecimentos históricos que se inspiraram nas ideias do Iluminismo.

 


6) Que nome receberam os monarcas que se utilizaram de algumas ideias iluministas (educação pública e laica) sem abrirem mão do seu poder absolutista?

 

 


ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 26/11/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp


9º - Governo Lula (2003 a 2010)

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=1k-VSQCyI3U

 

1) Ao assumir o governo, Lula anunciou como prioridade o seguinte programa de assistência social:

a) Minha Casa, Vida.

b) Luz para todos.

c) Fome Zero.

d) Universidade para todos.

 

2) O Bolsa Família, implantado no governo Lula em 2004 é o resultado da unificação de quatro outros programas sociais criados ainda no governo FCH: Cartão Alimentação, Bolsa Escola, Bolsa alimentação e Auxílio Gás.

(   ) CERTO.      (   ) ERRADO.

 

3) O Bolsa Família, desde a sua implantação, suscitou polêmicas entre os que o defendem e os que o criticam. Os defensores afirmam que ele ajuda a combater a pobreza extrema e movimenta a economia. Os críticos afirmam que se trata de uma “esmola estatal” e incentiva à “preguiça”.  Qual é a sua opinião em relação a esse programa social?

 

4) Logo no início do governo do governo Lula, em 2005, ocorreu a grave denúncia que envolvia o então Ministro da Casa Civil, José Dirceu, pagava um valor mensal aos deputados para que votasse os projetos favoráveis ao governo. Essa compra de votos ficou conhecido como:

a) “Mensalão”.

b) “Caso PC Farias”.

c) “Vaza-Jato”.

d) “Dossiê Caimã”.

 

5) Lula terminou o seu segundo mandato em 2010 com 80% de aprovação. O que explica a popularidade Lula?

a) porque foi o primeiro Presidente vindo das massas.

b) porque seu governo conseguiu eliminar os privilégios.

c) porque garantiu ganhos sociais e bons desempenhos econômicos.

d) porque sendo um presidente de esquerda soube dialogar com a direita.

 

 


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------






AULAS DE SEXTA-FEIRA



GEORGE - GEOGRAFIA



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 6º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/11/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx

1. Observe a imagem a seguir:


Atividade vulcânica no Hawaii

O tipo de rocha que se constitui a partir do processo acima visualizado é:

a) ígnea

b) sedimentar

c) metamórfica

d) magmática plutônica

e) magnética


2. As rochas metamórficas são estruturas sólidas formadas a partir do processo de transformações de outras rochas preexistentes. Essa transformação ocorre graças à alteração das condições de ambiente, temperatura e pressão em relação ao ponto em que essas rochas se originaram.


Com base nessas informações e em seus conhecimentos em Geografia Física, assinale a alternativa que indica um local onde é mais provável a ocorrência do fenômeno citado.

a) Chapada Diamantina, Brasil.

b) Parque Nacional de Yellowstone, Estados Unidos.

c) Deserto do Saara, África.

d) Cordilheira dos Andes, América do Sul.

e) Golfo pérsico, Oriente Médio.


3. (UFG/2003)

Veja a tira a seguir:

 


Tirinha de Calvin e Haroldo sobre as rochas

Fonte: MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia para o ensino médio: Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2002. p. 467.

Sobre as rochas, pode-se afirmar que

1. ( ) as rochas ígneas ou magmáticas formam-se pelo resfriamento e solidificação do magma.

2. ( ) o arenito, utilizado na correção de acidez do solo, é uma rocha dita metamórfica, pois sua formação está ligada à ação da temperatura e da pressão em rochas preexistentes.

3. ( ) as rochas sedimentares são formadas pelo acúmulo de sedimentos de outras rochas.

4. ( ) o basalto, utilizado na construção civil, é um exemplo de rocha ígnea extrusiva, formada com o magma das erupções vulcânicas.


Marque corretamente a seguir:

a) 1,2,3;4

b) 2,3;4

c) 1,2;4

d) 1,2;4

e) 1,3;4



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/11/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)


1. Preencha as afirmativas a seguir com as respectivas regiões que as representam:

(S) Sul (N) Norte (SE) Sudeste (CO) Centro-Oeste (NE) Nordeste

(  ) É composta por Amapá, Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

(  ) Esta região faz fronteira com importantes países da América do Sul, como Uruguai, Argentina e Paraguai.

(  ) Historicamente foi construída nesta região, pelas elites, uma sociedade marcada por desigualdades sociais.( ) Compõem esta região Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

(  ) Região mais populosa e povoada do Brasil.

(  ) Sua malha hidroviária é fundamental para o desenvolvimento e deslocamento de sua população.

(  ) Formada pelos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.

(  ) É composta por Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

(  ) Região menos povoada do Brasil. ( ) Região com a economia mais dinâmica do país.

(  ) Esta é a menor região brasileira.

(  ) Região brasileira que se localiza Brasília, a capital político-administrativa do nosso país.

(  ) Formada pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

(  ) Esta região possui a maior área territorial do Brasil.

(  ) Compreende dentro de seus domínios a Floresta Amazônica brasileira.

(  ) Durante muito tempo permaneceu isolada do restante do Brasil e somente a partir de 1964 3 recebeu incentivo econômico e de ocupação por parte do governo brasileiro.

(  ) Seu litoral foi o primeiro a ser ocupado e explorado economicamente pelos portugueses.

(  ) Atualmente é a principal região econômica do país e a principal região de atração populacional.

(  ) Região que recebeu fluxos migratórios de açorianos, italianos, alemães e poloneses, contribuindo para seu povoamento e desenvolvimento econômico.

(  ) A única região que não é banhada pelo oceano Atlântico.


2. Considere as afirmações a seguir:

I. Em relação à linha do Equador, o território brasileiro se localiza em sua grande parte no Hemisfério Meridional ou Sul.

II. Quanto à sua posição em relação ao meridiano de Greenwich, o Brasil está situado no Hemisfério Oriental.

III. A maior parte do território brasileiro está situado na Zona Térmica Temperada do Sul.

IV. O Brasil é o quarto maior país do mundo e o quinto mais populoso, com aproximadamente 200 milhões de habitantes.

Estão corretas:

a) Apenas a afirmativa I.

b) Apenas as afirmativas I e III.

c) Apenas as afirmativas II, III e IV.

d) Apenas as afirmativas III e IV

e) NDA


3. Considere as seguintes frases:

I. O Brasil é um país pouco populoso e muito povoado, por isso apresenta alta densidade demográfica.

II. Como limites o Brasil possui a Leste Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

III. Na América do Sul, apenas Chile e Equador não fazem fronteira com o Brasil.

IV. A cultura brasileira é composta de contribuições de diversos povos, entre os quais se destacam povos indígenas, africanos e europeus.

São verdadeiras:

a) Apenas I e II.

b) Apenas II, III e IV.

c) Apenas III e IV.

d) Todas são verdadeiras.

e) Nenhuma é verdadeira


ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 8º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/11/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)

1. São países Andinos:

a) México, Costa Rica, Cuba e Panamá.

b) Brasil, Colômbia, Argentina e Peru.

c) Venezuela, Colômbia, Chile e Peru.

d) Uruguai, Panamá, Guiana e Chile.

e) Equador, Brasil, Guiana e Venezuela.


2. São considerados países Platinos:

a) Brasil, Colômbia e Venezuela.

b) Argentina, Uruguai e Paraguai.

c) Paraguai, Brasil e Bolívia.

d) República Dominicana, Porto Rico e Jamaica.

e) Guiana, Guiana Francesa e Suriname.


3. Leia o texto a seguir, depois faça o que se pede:


Conheça Buenos Aires, capital da Argentina!


Buenos Aires é uma das maiores cidades do mundo, uma megalópole que supera os onze milhões de habitantes.

Mesmo com uma moderna estrutura física em suas construções e uma dinâmica atividade social, houve a conservação de antigas tradições. Fascina o visitante pelo seu ambiente, a diferente personalidade de cada um de seus bairros, a cordialidade de seu pessoal e o amplo leque de ofertas culturais e comerciais. Buenos Aires, rodeada da esplêndida natureza argentina, é a grande porta cosmopolita de América do Sul, e por esse motivo muitos a consideram a "Paris da América Latina".

O campo e suas tradições, o sol e o mar, o sossego e a aventura, o delta e seus mistérios, a província de Buenos Aires invita (convida) a tudo. Fazendas de variada arquitetura, onde se respira história e costumes crioulos, em plena planície pampeana, com a magia de um amplo espaço de afastados horizontes. Quilômetros de areia que acariciam o Atlântico, praias solitárias, noites requintadas e movimentadas. Placidez de greens, vertigem de parapente e aventura do trekking, tudo cabe nas serras de Tandil e na Serra de La Ventana, distantes e diferentes da desembocadura do Paraná, onde muitas ilhas incitam também quietude e andanças insuspeitadas.

Disponível em: <http://www.turismo.gov.ar/por/menu.htm>. Acesso em: 6/10/2012. (Adaptado)

a. De acordo com o texto, por que Buenos Aires é considerada a "Paris da América Latina"?


b. No texto aparecem relações de dependência da Argentina quanto à:

( ) alimentação. ( ) cultura. ( ) economia.


4. Quando chegaram à América, os europeus encontraram inúmeros povos que ocupavam o continente há milhares de anos. Estes povos posteriormente foram denominados povos pré-colombianos. Dentre os vários povos pré-colombianos, três se destacaram por terem, de certa forma, encontrado um desenvolvimento social bem avançado, formando verdadeiros Impérios. Estes povos eram:

a) os Portugueses, Astecas e Jês.

b) os Astecas, Maias e Incas.

c) os Maias, Astecas e Espanhóis.

d) os Astecas, Tupis e Esquimós.

e) os Maias, Tupis e Xeroquees.


ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 9º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/11/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)

1. Os mapas a seguir apresentam duas formas de regionalização do continente americano. Considerando que a regionalização do espaço geográfico se realiza a partir de diferentes critérios, a divisão regional desse continente representada no


A) mapa 2 está definida a partir de aspectos físico-ambientais.

B) mapa 1 está baseada em elementos político-territoriais.

C) mapa 1 está definida a partir de aspectos socioeconômicos.

D) mapa 2 está baseada em elementos histórico-culturais.


2. A regionalização histórico-social da América divide o continente em:

a) Três regiões: América do Norte, América Central e América do Sul.

b) Duas regiões: América Latina e América Anglo-saxônica.

c) Cinco regiões: países que falam língua inglesa, países que falam língua espanhola, países que falam francês, países que falam holandês e países que falam português.

d) Quatro regiões: Países Platinos, Países Andinos e Guianas e o Brasil.


3. Com relação à América Anglo-saxônica, é correto afirmar que:

a) Corresponde a todos os países que falam inglês do continente americano.

b) Corresponde aos países que foram colonizados pela Espanha.

c) Abrange apenas os Estados Unidos e o Canadá.

d) Abrange todos os países subdesenvolvidos.

e) Corresponde aos países que integram ao Nafta.

4. Os "índios" encontrados pelos espanhóis ao "descobrirem" a América formavam um contingente numeroso com características culturais variadas, tais como:

I - a maioria era constituída de grupos tribais em estágios diversos de desenvolvimento - nômades ou sedentários;

II - Astecas e Incas constituíam verdadeiras civilizações, com estruturas políticas e sociais complexas; III - no caso dos Maias, a sedentarização possibilitou a constituição de uma sociedade agrícola e o surgimento de cidades;

IV - predominavam as comunidades de guerreiros, que dividiam com os sacerdotes a posse das melhores terras.

Assinale se estão corretas apenas:

a) I e II

b) II e III

c) I e IV

d) I, II e III

e) I, III e IV


5. Responda (Revisão de cartografia e localização):

a) Quais são os paralelos que atravessam o continente americano?

b) Em que hemisférios do globo estão localizadas as terras americanas?

c) Que oceanos banham as terras americanas?

d) Escreva o nome do país americano que apresenta a maior extensão territorial.

e) Escreva o nome de dois países que estão localizados na porção norte do continente.

f) Escreva o nome de dois países que estão localizados na porção central do continente.

g) Escreva o nome de dois países que estão localizados na porção sul do continente.



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------





NETO - ENSINO RELIGIOSO


ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - TODAS AS TURMAS

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 27/11/2020 pelo link https://meet.google.com/fsn-nypp-tsg


Atenção aos horários:   6º ano: de 14h - 15h 

                                      7º ano: de 13h - 14h 

                                      8º ano: de 10h - 11h

                                      9º ano: de 09h - 10h


Símbolos do Natal


Leia o texto


1. PRESÉPIO – O presépio de Natal é uma tradição antiga, surgiu no século XIII, e ainda está presente em muitos lares cristãos.

São Francisco de Assis, na Itália em 1224 construiu o primeiro presépio, na Igreja de Assis, com figuras que representavam o ambiente do nascimento de Jesus, as figuras foram moldadas com barro.

Na véspera do Natal, foi celebrada uma missa, a qual foi descrita como tendo um ambiente verdadeiramente divino.

A partir dessa época, a ideia foi se propagando para os conventos e casas nobres, onde as representações se tornavam cada vez mais luxuosas. E assim, o presépio chegou até nossos dias.


2. ÁRVORES ENFEITADAS.

O costume de  enfeitar um pinheiro com velas se originou de uma mistura de crenças dos povos germânicos com tradições cristãs.

Há quem diga que foi Martinho Lutero, o reformador da Igreja Protestante, quem pela primeira vez enfeitou um pinheiro na época do Natal, em 1525.

Mas a árvore de Natal ou “Árvore de Cristo”, como é conhecida em algumas regiões da Europa, com velas, doces e enfeites coloridos, entrou em moda na Alemanha, no decorrer do século XIX.


Questões

1) Sobre o primeiro presépio: Quem fez? Quando fez? E o que representava esse primeiro presépio. 


2) De onde vem o costume de enfeitar as árvores no Natal? E quem foi a primeira pessoa a enfeitar? 


3) Na sua casa, você costuma construir presépio ou montar árvore de Natal? O que isso significa para sua família?


4) Qual a relação entre as árvores de Natal e o presépio com o sentido verdadeiro do Natal? 


Bons estudos!




______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário