sexta-feira, 13 de novembro de 2020

ATIVIDADES - SEMANA 16/11/2020 a 20/11/2020


AULAS DE SEGUNDA-FEIRA



ANDRÉA - PORTUGUÊS



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/11/2020 às 09h - 11h, pelo link https://meet.google.com/nih-spqa-ufa


ASSUNTO: ATIVIDADE SOBRE ADJUNTO ADNOMINAL

 

Lembre-se:

O adjunto adnominal tem a função de caracterizar um substantivo. É um termo acessório, pois apesar de ser importante na transmissão de uma mensagem, a sua remoção de uma oração não interfere na sua estrutura sintática.

ATIVIDADE

1- Que palavras exercem a função de adjunto adnominal?

2- Substitua os termos destacados por um adjunto adnominal.

a – Compramos um eletrodoméstico que não tem utilidade.
b – Uma pessoa que sempre diz mentiras não é digna de confiança.
c – Alguns alunos tinham uma letra que não se podia ler.
d – O assunto da reunião foi sobre as pessoas que não estavam presentes.
e – A recepção está repleta de pessoas que não têm paciência.

As propriedades medicinais das árvores

    Uma grande bênção trazida pelas árvores para nossas vidas são os remédios. Não apenas das frutas e flores, mas também das folhas, raízes e do tronco são retirados óleos, resinas, gomas, essências, mel e substâncias medicinais para a fabricação de uma infinidade de remédios para curar as doenças da humanidade e dos animais.

    Muitos problemas de saúde podem ser atenuados ou até curados com as frutas que estão ao nosso alcance. Mas, lembre-se, é preciso sempre buscar orientações médicas. 

Disponível em: <http://www.turminha.mpf.mp.br>. (Fragmento).

 3- Em “As propriedades medicinais das árvores”, o adjunto adnominal destacado desempenha a função de

(     ) explicar as propriedades.

(     ) caracterizar as propriedades.

(     ) complementar as propriedades.


4- Na passagem “Uma grande bênção trazida pelas árvores para nossas vidas são os remédios.”, o adjunto adnominal “nossas” exprime a ideia de

(     ) posse.         

(     ) lugar.       

(     ) intensidade.


5 - Na frase “Muitos problemas de saúde podem ser atenuados […]”, o adjunto adnominal grifado

(     ) define.       

(    ) indefine.      

(     ) especifica.

 

6- No segmento “[…] é preciso sempre buscar orientações médicas.”, um termo funciona como adjunto adnominal. Assinale-o.

(     ) sempre.     

(    ) orientações.      

(     ) médicas.


7- Atividade do livro didático página 41 e 42, questão 1.

8- Atividade do livro didático página 42, questão 2.

BOM DESEMPENHO!!

“Disciplina é a ponte entre metas e realizações.”

 

 


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B e C.

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/11/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/nih-spqa-ufa)   


ASSUNTO: PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO / ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS

Para compreender o conteúdo, assista ao vídeo. Segue link: https://www.youtube.com/watch?v=tCoaqWAaOKk

PARA COPIAR:

Período composto: é aquele que apresenta duas ou mais orações.

Já o termo “subordinação”, como o próprio nome retrata, está diretamente ligado à relação de dependência estabelecida entre as orações, para que as mesmas sejam dotadas de sentido.


Ex: Estarei pronta a lhe atender, à medida que as dúvidas forem surgindo.

Podemos perceber que a segunda oração não tem sentido por si só, necessitando, portanto, da informação contida na primeira.

Uma oração é considerada subordinada adverbial quando se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adverbial. São introduzidas pelas conjunções subordinativas e classificadas de acordo com as circunstâncias que exprimem. Podem ser: causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, proporcionais e temporais.

Obs: A tabela das conjunções subordinativas adverbiais encontra-se na páginas 147 e 148.

ATIVIDADE

1- Classifique as orações subordinadas adverbias destacadas.

 a) Conforme o combinado, o trabalho será em grupos.

Oração subordinada adverbial conformativa

 b) Mesmo que você reclame, vou ir à festa.

 c) Chorava tanto que eu ouvia seus soluços do quarto ao lado.

d) Ela entrou em casa como se fosse um raio!

e) Quando eu estiver trabalhando, você poderá dormir.

 f) Se você se comportar, poderá sair amanhã.

 g) A fim de que pudéssemos estudar mais, fomos à biblioteca.

 h) Quanto mais eu chorava, mais triste eu ficava.

i) Visto que ele se saiu bem no projeto, receberá um aumento.

j) Ventava tanto que faltou luz.

“Disciplina é a ponte entre metas e realizações.”

 


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GISLENE - PORTUGUÊS


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/11/2020 às 9h - 11h, pelo link https://meet.google.com/tre-mzgv-qsc)

  

Leitura-Compreensão e interpretação textual.

 23º Atividade – (Aplicando conhecimentos).

 Capitulo 3 - Da escola que temos à escola que queremos.

 Leia o texto 1 “A escola da vida” págs 73 à 75 do livro didático e resolva as questões a seguir

 pág. 75 (1º - por dentro do texto), Pág., 76 (5º), pág. 77 (1º e 2º) e pág78 (1º - numeral).

 Obs.: Não esqueça de enviar sua atividade para pontuação.

 

 “Eu não vim até aqui, pra desistir agora.”


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/11/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/tre-mzgv-qsc)


 Prática de Leitura- Compreensão e interpretação textual.

Obs.: Assista ao vídeo da aula clicando no link abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=kiz5mFkOqn0&list=RDkiz5mFkOqn0&start_radio=1&t=68


Atividade sobre a música "Tamo junto (Não desista)", de Carlinhos Brown e Lexa


Não abandone o seu futuro

Dê duro, lute por ele 

(Você não tá sozinho)

Não abandone o seu destino

Só o ensino te leva lá

(Você não tá sozinho)

Não abandone você mesmo 

Recarregue pra recomeçar

(Você não tá sozinho)

 

Agora tá difícil, irmão,

Aprender com escola de mão

Mas vai passar, vai passar

Quem não parar vai chegar lá

 

Não desista, resista sim

Não desista, desista não

Não desista do seu futuro

Não desista da Educação

 

Se não dá pra ir pra escola agora

Não deixe a escola ficar longe de você

Ligue, clique, se conecte

Não desista do direito... seu direito de aprender

 

O mundo parou, parou,

Mas ninguém vai te parar 

Tá chato, tá - tá - tá - tá

Tá dureza, tá - tá- tá - tá

Mas uma certeza, tem - tem - tem - tem

Quem não parar vai chegar lá, meu bem 

 

Não desista, resista sim

Não desista, desista não

Não desista do seu futuro

Não desista da Educação

 

(Carlinhos Brown e Sérgio Valente) 

 


01) Justifique o título dado à canção acima:

 

02) Transcreva da canção uma passagem que faz menção à pandemia:

 

03) Que versos se referem diretamente à modalidade do ensino remoto? 

 

04) Localize os versos que fazem referência aos meios de comunicação por meio da tecnologia: 

 

05) O texto fez uso da linguagem culta ou coloquial? Por quê

 

06) Que crítica social é feita na música? Justifique sua resposta: 

 

07) O verso "ligue, clique, se conecte" denuncia uma dificuldade enfrentada por muitos estudantes brasileiros. Que dificuldade é esta? Justifique: 

 

08) Em "Só o ensino te leva ", a que corresponde a palavra destacada? Onde se pode chegar por meio da Educação? 

 

09) Que mensagem a canção transmite? Comente:

 

10) De acordo com a letra da música, qual a importância do estudo na vida das pessoas? O que você pensa a respeito disso? 





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JOÃO PAULO - ED. FÍSICA


ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/11/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/qfa-ujkv-nri)

 

QUALIDADE DE VIDA: ATIVIDADE FÍSICA ALIADA À ALIMENTAÇÃO



Qualidade de vida: atividade física aliada à alimentação

Atualmente vivemos em um mundo onde todos almejam a famosa qualidade de vida. Está mais do que bem estabelecido que para que tenhamos saúde, é necessário um equilíbrio entre a prática de atividade física e uma alimentação adequada.
Porém, por mais que o desejo das pessoas seja de ter uma vida saudável, pouco se faz para ter de fato saúde e bem estar. O que torna esse desejo quase que utópico.
As justificativas são diversas, como falta de tempo, maior praticidade em consumir produtos industrializados, não gostar de treinar, etc. Porém, devemos ter a consciência de que ao praticarmos exercício físico, ter uma vida fisicamente ativa e uma alimentação saudável, estamos na verdade praticando saúde!
O excesso do consumo de alimentos ricos em sódio, corantes, açúcares e conservantes, aliados ao sedentarismo é o grande responsável por diversas doenças como hipertensão, diabetes, obesidade, colesterol alto, entre outras. E esses fatores quando associados a um histórico familiar, faz com que a pessoa seja ainda mais suscetível a essas doenças.
Portando temos nessas duas variáveis, a solução para uma vida mais saudável, prevenindo e auxiliando no controle de doenças.
 
A importância da alimentação na atividade física
É muito comum as pessoas associarem uma boa forma física somente ao exercício físico. Mas a verdade é que uma boa forma física e a saúde estão associadas não só com o exercício físico, mas também com bons hábitos alimentares.
Com um plano alimentar adequado as suas necessidades, nós fornecemos para nosso corpo a energia necessária para realizar nossas tarefas diárias, além de suprir as necessidades energéticas do exercício físico. O que nos deixa mais perto do nosso objetivo, seja ele estético (emagrecimento ou hipertrofia), saúde (na prevenção e no controle de doenças como no caso da diabetes e hipertensão) ou para manter uma boa qualidade de vida.
Por isso é imprescindível ter uma alimentação adequada e equilibrada associada com o exercício físico, pois não se trata de mera estética, mas sim, de saúde e qualidade de vida.
 
Alimentação saudável e exercício físico para qualidade de vida
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) para uma boa qualidade de vida devemos ser fisicamente ativos, que quando quantificado em números, gira em torno de 150 minutos de exercícios físicos semanais. Esses minutos podem ser distribuídos de forma conveniente para o praticante. 
Mas, o mais importante é ter uma vida ativa. De pouco adianta realizar exercícios durante uma hora por dia e passar grande parte da sua rotina diária de modo sedentário. Ou seja, suba escadas ao invés de pegar o elevador, vá à padaria a pé ao invés de ir de carro. Torne o seu dia mais ativo!
Em contra partida temos a alimentação. É de praxe as pessoas se preocuparem com o que vão ingerir antes e depois do treino e se “esquecerem” das outras refeições. Para ter uma boa qualidade de vida, a gente precisa manter o equilíbrio entre as fontes de energia em todas as refeições e em todos os dias da semana. 
Obviamente, que é praticamente impossível, manter-se totalmente regrado sempre, porém é importante ressaltar que somos o resultado de nossos hábitos. Logo, se temos hábitos saudáveis, seremos pessoas saudáveis.
 
Atividade

1.   De acordo com o texto o que é necessário para que tenhamos saúde?
2.  Qual p grande responsável por diversas doenças como, hipertensão, diabetes, obesidade, colesterol alto e outas doenças?
3.   O que fornece ao nosso corpo um plano alimentar adequado?
4.  O que recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS) para termos uma boa qualidade de vida?
5.   Quais o alimentos que você costuma consumir durante o seu dia?
6.   Responda
a)  Qual seu Peso?
b)  Qual a sua altura?



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AULAS DE TERÇA-FEIRA


GILBERTO - CIÊNCIAS



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/11/2020 às 09h - 10h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm

Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/QUzgKTa5S4w

Agora resolva os exercícios a seguir:

QUESTÃO 1 - Assinale a alternativa abaixo que NÃO representa uma das características gerais da hidrografia brasileira.

a) A maior parte dos rios brasileiros é abastecida por um regime pluvial, praticamente não havendo indícios de regimes de abastecimento nivais ou glaciais.

b) A maioria dos rios do Brasil é perene e a minoria é intermitente.

c) A hidrografia brasileira é rica em rios e pobre em lagos.

d) Os rios do Brasil são exorreicos e deságuam quase sempre no Oceano Atlântico.

e) Alguns rios brasileiros são muito usados para a navegação, a exemplo do Rio Amazonas.


QUESTÃO 2 - Analise o texto a seguir:

A água na atmosfera, que chamamos vapor de água, provém de um ciclo contínuo. Os rios, que se formam por precipitações pluviais, formam por sua vez nuvens como consequência de sua evaporação. Deste modo, a água da chuva retorna para a atmosfera através da evaporação da água e da transpiração das plantas que ela mesma alimenta.

A Amazônia é uma região de alta umidade, devido às altas temperaturas da região e sua frondosa e extensa vegetação. Na realidade, tudo está interconectado, a Amazônia, seus rios e a atmosfera são como uma grande bacia hidrográfica alimentando-se reciprocamente e se vinculando estranhamente através dos mecanismos da chuva.

LOPES, F. N. Amazônia, mãe do clima do Brasil. Epoch Times. Disponível em: http://www.epochtimes.com.br/amazonia-mae-do-clima-do-brasil-2/

A partir da leitura do texto e com base em seus conhecimentos, ressalte a importância da Floresta Amazônica para a Bacia Amazônica.


QUESTÃO 3 - Assinale a alternativa que apresenta a maior bacia hidrográfica localizada em território totalmente brasileiro.

a) Bacia do Parnaíba

b) Bacia do Tocantins-Araguaia

c) Bacia Amazônica

d) Bacia do São Francisco

e) Bacia do Paraná


QUESTÃO 4 - (FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ) A rede hidrográfica brasileira apresenta, dentre outras, as seguintes características:

a) grande potencial hidráulico, predomínio de rios perenes e predomínio de foz do tipo delta.

b) drenagem exorreica, predomínio de rios de planalto e predomínio de foz do tipo estuário.

c) predomínio de rios temporários, drenagem endorreica e grande potencial hidráulico.

d) regime de alimentação pluvial, baixo potencial hidráulico e predomínio de rios de planície.

e) drenagem endorreica, predomínio de rios perenes e regime de alimentação pluvial.


QUESTÃO 5 - (IFCE – com adaptações) Sobre as características da hidrografia brasileira, são feitas as seguintes afirmações:

I. Considerando-se os rios de maior porte, só é encontrado regime temporário no sertão nordestino, onde o clima é semiárido, no restante do país, os grandes rios são perenes.

II. Predominam os rios de planalto em áreas de elevado índice pluviométrico. A existência de muitos desníveis no relevo e o grande volume de água possibilitam a produção de hidroeletricidade.

III. Na região Amazônica, os rios são muito utilizados como vias de transporte, e o potencial hidrelétrico é amplamente aproveitado.

Está correto o que se afirma em:

A) I apenas.

B) I e II apenas.

C) I e III apenas.

D) II e III apenas.

E) I, II e III.



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/11/2020 às 10h - 11h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)

Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/bBJWa6Ipae4

Agora resolva os exercícios a seguir:

QUESTÃO 1 - A água é um elemento de fundamental importância para a vida de todas as espécies da natureza. Quais as principais contribuições da água para o ser humano?


QUESTÃO 2 - (Enem) Segundo uma organização mundial de estudos ambientais, em 2025, duas de cada três pessoas viverão situações de carência de água, caso não haja mudanças no padrão atual de consumo do produto.

Uma alternativa adequada e viável para prevenir a escassez, considerando-se a disponibilidade global, seria:

a) desenvolver processos de reutilização da água.

b) explorar leitos de água subterrânea.

c) ampliar a oferta de água, captando-a em outros rios.

d) captar águas pluviais.

e) importar água doce de outros estados.


QUESTÃO 3 - (Enem) A possível escassez de água é uma das maiores preocupações da atualidade, considerada por alguns especialistas como o desafio maior do novo século. No entanto, tão importante quanto aumentar a oferta é investir na preservação da qualidade e no reaproveitamento da água de que dispomos hoje.

A ação humana tem provocado algumas alterações quantitativas e qualitativas da água:

I. Contaminação de lençóis freáticos.

II. Diminuição da umidade do solo.

III. Enchentes e inundações.

Pode-se afirmar que as principais ações humanas associadas às alterações I, II e III são, respectivamente:

a) uso de fertilizantes e aterros sanitários / lançamento de gases poluentes / canalização

de córregos e rios.

b) lançamento de gases poluentes / lançamento de lixo nas ruas / construção de aterros sanitários.

c) uso de fertilizantes e aterros sanitários / desmatamento/impermeabilização do solo urbano.

d) lançamento de lixo nas ruas / uso de fertilizantes / construção de aterros sanitários.

e) construção de barragens / uso de fertilizantes / construção de aterros sanitários.


QUESTÃO 4 - (Enem) Considerando a riqueza dos recursos hídricos brasileiros, uma grave crise de água em nosso país poderia ser motivada por:

a) reduzida área de solos agricultáveis.

b) ausência de reservas de águas subterrâneas.

c) escassez de rios e de grandes bacias hidrográficas.

d) falta de tecnologia para retirar o sal da água do mar.

e) degradação dos mananciais e desperdício no consumo.


QUESTÃO 5 - (Enem) A falta de água doce no planeta será, possivelmente, um dos mais graves problemas deste século. Prevê-se que, nos próximos vinte anos, a quantidade de água doce disponível para cada habitante será drasticamente reduzida.

Por meio de seus diferentes usos e consumos, as atividades humanas interferem no ciclo da água, alterando:

a) a quantidade total, mas não a qualidade da água disponível no planeta.

b) a qualidade da água e sua quantidade disponível para o consumo das populações.

c) a qualidade da água disponível, apenas no subsolo terrestre.

d) apenas a disponibilidade de água superficial existente nos rios e lagos.

e) o regime de chuvas, mas não a quantidade de água disponível no Planeta.


QUESTÃO 6 - A poluição da água aliada ao desperdício tem gerado vários problemas para a manutenção desse bem tão precioso. Com o intuito de contribuir para a qualidade e uso responsável da água, cite algumas possíveis atitudes a serem tomadas.




ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/11/2020 às 13h - 14h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)

Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/k4yOh7vIWCg

Agora resolva os exercícios a seguir:

1) Obter alimento é, certamente, uma das primeiras necessidades dos seres vivos e ocupa uma grande parte da vida de todas as espécies. Com os alimentos os seres vivos.

a) Obtêm somente a energia. (energéticos)

b) Obtêm somente a matéria prima-prima. (construtores)

c) Obtêm somente substâncias reguladoras.

d) Obtêm matéria-prima, energia e substâncias reguladoras.


2) Os animais, entre eles os seres humanos, são organismos que dependem de outros seres vivos para alimentar, eles são:

a) autótrofos.

b) heterótrofos.

c) fermentadores.

d) produtores.


3) Relacione a I coluna de acordo com a II coluna.

Coluna I

a) amido

b) frutose

c) sacarose

d) celulose

e) glicogênio


coluna II

(     ) O principal componente da parede das células vegetais.

(     ) Uma importante reserva de energia armazenada principalmente nas células do fígado.

(     ) Tipo de açúcar presente nas frutas.

(     ) Açúcar comum, muito usado no preparo de doces, bolos, sorvetes, geleias etc.

(     ) Encontrado na maioria dos vegetais, como arroz, batata, mandioca, aveia, trigo etc.


4) Assinale C para as frases corretas e E para as erradas:

a) (      ) Só os organismos autótrofos plantas, algas e alguma bactérias são capazes de produzir seu próprio alimento.

b) (      ) Todos os seres vivos precisam de energia para se desenvolver, exercer suas atividades, reproduzir-se e cuidar da prole.

c) (      ) Os nutrientes orgânicos são, os carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e sais minerais.

d) (      ) Os lipídios são representados pelas gorduras e pelos óleos presentes nas sementes.

e) (      ) As proteínas são a principal fonte de energia do organismo.

f) (       ) Além de reserva energética, as gorduras protegem o corpo contra variações térmicas.

g) (      ) Os anticorpos são fundamentais nos mecanismos de defesa do corpo dos seres vivos.

h) (      ) As vitaminas são nutrientes reguladores.

i) (      ) A vitamina C e todas as do complexo B são solúveis em água.

j) (      ) A carência de vitamina D pode causar escorbuto.

k)(      ) A falta da vitamina C pode causar raquitismo.

l) (      ) A água não é nutriente, contudo tem capacidade de dissolver várias substâncias nutritivas.


5) Responda:

a) Os médicos recomendam, principalmente par as crianças, a exposição à luz do sol por cerca de 40 minutos nas primeiras horas do dia ou ao final do dia. Por quê?


b) Cite práticas de uma dieta saudável.


c) O que é fibra? Por que é importante ingerir alimentos ricos em fibras?


d) Cite a importância de alguns sais minerais no corpo humano.

Iodo: 


Ferro: 



6) Para uma dieta saudável, não recomenda-se:

a) Comer leguminosas como feijão, carnes peixe e leite e derivados.

b) Faltar no prato os cereais, como arroz, milho, alimentos alimentos preparados com trigo, aveia e outros ricos em carboidratos.

c) Dar preferência a produtos naturais, ou seja não industrializados.

d) Ter uma alimentação variada, rica em frutas e verduras, e evitar os alimentos gordurosos.



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO A

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/11/2020 às 14h - 15h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)


Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/I-MmIL0DaaM

Agora resolva os exercícios a seguir:

1 – Exercícios sobre Química Ambiental – (Mackenzie-SP) – Seathl, chefe indígena americano, em seu famoso discurso, discorre a respeito dos sentimentos e dos cuidados que o homem branco deveria ter para com a Terra, à semelhança com os índios, ao se assenhorear das novas regiões. E ao final, diz: “Nunca esqueças como era a terra quando dela tomaste posse. Conserva-a para os teus filhos e ama-a como Deus nos ama a todos. Uma coisa sabemos: o nosso Deus é o mesmo Deus. Nem mesmo o homem branco pode evitar nosso destino comum”.

O discurso adaptado, publicado na revista Norsk Natur, Oslo, em 1974, nunca esteve tão atual. O homem, procurando tornar sua vida mais “confortável”, vem destruindo e contaminando tudo ao seu redor, sem se preocupar com os efeitos desastrosos posteriores.

Esses efeitos podem ser causados por

I. liberação desenfreada de gases-estufa;

II. destruição da camada de ozônio;

III. uso descontrolado de agrotóxicos e inseticidas;

IV. desmatamento e queimadas.

É correto afirmar que contribuem para o agravamento dos problemas as causas citadas em:

a) I, II e III, apenas.

b) II e III, apenas.

c) I e IV, apenas.

d) I, II, III e IV.

e) II e IV, apenas.


2 – Exercícios sobre Química Ambiental – (UEFS) – Em Salvador e na região metropolitana, são descartados, por ano, cerca de dois milhões de toneladas de resíduos sólidos. Se não forem tomadas providências, em pouco tempo, os aterros sanitários não serão suficientes para manter tanto lixo.

Considerando-se a problemática do lixo das grandes regiões metropolitanas do país, entre as soluções corretas para reduzir o acúmulo desse material nos aterros sanitários, pode-se incluir

a) a incineração de resíduos sólidos descartados nos aterros sanitários.

b) o incentivo às cooperativas de catadores e aos artesões para transformar os resíduos sólidos em material reciclado.

c) o reaproveitamento de resíduos com objetivo de requalificá-los e introduzi-los na economia.

d) a ampliação de aterros sanitários para aproveitar a energia gerada na biodecomposição de resíduos sólidos.

e) a modernização da frota de caminhões, que utilize óleo diesel isento de enxofre, para manter os grandes centros urbanos limpos.


3 – Exercícios sobre Química Ambiental – (Mack-2007) – A respeito da poluição atmosférica, são feitas as seguintes afirmações:

I. O efeito estufa é causado, principalmente, pelo aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera, provocado pela queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo.

II. A destruição da camada de ozônio é maior na região situada no polo Norte do que na Antártida, em razão das baixas temperaturas.

III. A substituição dos CFCs (clorofluorcarbonos) por outros gases, como o propano e o butano, é uma medida para impedir a destruição da camada de ozônio.

IV. A destruição da camada de ozônio provoca o aumento da radiação ultravioleta, aumentando a atividade fotossintética das plantas com a ampliação das colheitas.

Das afirmações acima, estão corretas, apenas:

a) I e II.

b) I e III.

c) I e IV.

d) II e III.

e) II e IV.


4 – Exercícios sobre Química Ambiental – (PUC-RS-2003) – Para reduzir o impacto negativo das fontes de poluição sobre o ambiente aquático, devemos

I. evitar a liberação de esgotos sem tratamento nos cursos d’água.

II. incentivar a construção de aterros sanitários para a deposição de lixo.

III. exigir apenas a liberação de lixo biodegradável nos mananciais de água.

IV. estimular as indústrias a instalarem equipamentos que diminuam o grau de toxicidade de seus efluentes líquidos.

Pela análise das afirmativas, conclui-se que estão corretas

a) somente I, II e III

b) somente I, II e IV

c) somente I, III e IV

d) somente II, III e IV

e) I, II, III e IV


5 – Exercícios sobre Química Ambiental – (UFMG) – A queima de combustíveis fósseis nos veículos automotores e nas indústrias e as grandes queimadas nas regiões de florestas tropicais são duas das principais causas do aumento da concentração de dióxido de carbono na atmosfera. Esse aumento – cerca de 11% nos últimos trinta anos – contribuiu para a elevação da temperatura média do globo terrestre, através do efeito estufa. Desse ponto de vista, o uso do álcool como combustível em automóveis é interessante, porque não contribui, de forma permanente, para o aumento da concentração atmosférica de dióxido de carbono.

A alternativa que MELHOR explica essa vantagem do álcool etílico é:

a) A queima do etanol é completa.

b) A queima do etanol não produz CO2.

c) O catalisador usado nos carros a etanol impede a formação de CO2.

d) O replantio da cana-de-açúcar consome CO2.


6 – Exercícios sobre Química Ambiental – (Enem) – A maior parte da platina produzida no mundo é utilizada na produção de catalisadores para escapamentos de veículos automotores, na forma de uma liga com ródio em uma matriz cerâmica, que é capaz de converter compostos nocivos de carbono e nitrogênio em gases que são naturalmente encontrados na atmosfera, tais como:

a) CH4 e NO2.

b) CO e NO.

c) CO e NH3.

d) CO2 e N2.


7 – Exercícios sobre Química Ambiental – (Enem–2001) – O esquema representa o ciclo do enxofre na natureza, sem considerar a intervenção humana. O ciclo representado mostra que a atmosfera, a litosfera, a hidrosfera e a biosfera, naturalmente:

I. são poluídas por compostos de enxofre.

II. são destinos de compostos de enxofre.

III. transportam compostos de enxofre.

IV. são fontes de compostos de enxofre.

Dessas afirmações, estão corretas apenas

a) I e II.

b) I e III.

c) II e IV.

d) I, II e III.

e) II, III e IV.


8 – Exercícios sobre Química Ambiental – (Enem–2007) – O artigo 1º da Lei Federal nº 9.433 / 1997 (Lei das Águas) estabelece, entre outros, os seguintes fundamentos:

I. A água é um bem de domínio público.

II. A água é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico.

III. Em situações de escassez, os usos prioritários dos recursos hídricos são o consumo humano e a dessedentação de animais.

IV. A gestão de recursos hídricos deve sempre proporcionar o uso múltiplo das águas.

Considere que um rio nasça em uma fazenda cuja única atividade seja a lavoura irrigada de milho e que a companhia de águas desse município em que se encontra a fazenda colete água desse rio para abastecer a cidade. Considere, ainda, que, durante uma estiagem, o volume de água do rio tenha chegado ao nível crítico, tornando-se insuficiente para garantir o consumo humano e a atividade agrícola mencionada.

Nessa situação, qual das medidas a seguir estaria de acordo com o artigo 1º da Lei das Águas?

a) Manter a irrigação da lavoura, pois a água do rio pertence ao dono da fazenda.

b) Interromper a irrigação da lavoura, para se garantir o abastecimento de água para o consumo humano.

c) Manter o fornecimento de água apenas para aqueles que pagam mais, já que a água é bem dotado de valor econômico.

d) Manter o fornecimento de água tanto para a lavoura quanto para o consumo humano, até o esgotamento do rio.

e) Interromper o fornecimento de água para a lavoura e para o consumo humano, a fim de que a água seja transferida para outros rios.




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IDELFONSO - CIÊNCIAS



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/11/2020 às 09h - 10h , pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp

Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/Urq8_nUNDeY

Agora resolva os exercícios a seguir:

Temas 4: Benefícios e prejuízos a saúde. 

1) O que são drogas?

2) Faça a diferença entre drogas lícitas e ilícitas. 

3) O que são drogas psicotrópicas?

4) Cite exemplos de drogas:

a) Depressoras.

b) Estimulantes.

c) Pertubadoras.

5) Como agem as drogas depressoras no corpo humano?

6) Como agem as drogas perturbadoras no corpo humano?



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/11/2020 às 10h - 11h , pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp

Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/h3FL7awKZjo

Agora resolva os exercícios a seguir:

As gimnospermas.

1) O que são plantas gimnospermas?

2) Cite exemplos dessas plantas.

3) Faça a diferença entre: 

a) Pinha.

b) Pinhão. 

4) Qual a diferença dessas plantas para as pteridófitas?

5) Como se chama o gameta feminino nas gimnospermas? Onde está localizado?

6) Por que a reprodução dessas plantas não dependem da água?



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/11/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp

Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/mbF9XZ-ouQg

Agora resolva os exercícios a seguir:

Tema1 1: Gestação e nascimento. 

1) Faça a diferença entre  gêmeos: 

a) Monozigóticos.

b) Dizigóticos.

2) O que é a assistência pré-natal?

3) Para que serve o exame de ultrassonografia durante a gestação?

4) Quais são os tipos de parto?

5) Quando é necessário realizar a cesárea?

6) Qual a importância da amamentação para:

a) A mãe. 

b) O bebê.




ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/11/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp

Assista aos vídeos sobre o assunto nos links a seguir: 

https://youtu.be/mYQ9B0-eA8c

https://youtu.be/BgnUJU60Yug

Com ajuda da vídeo aula disponibilizada pelo link acima, resolva os exercícios:

Corredores ecológicos. 

Responder na página 183 questões 1 a 3.

4) Qual a importância da variabilidade genética?

5) Cite alguns corredores biológicos brasileiros.

6) Quais os processos para a conservação da biodiversidade que os corredores ecológicos proporcionam?



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MARÍCIA - INGLÊS



ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º e 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/11/2020, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)

Atenção aos horários:   6º ano: de 14h - 15h 

                                      7º ano: de 13h - 14h 


CONTINUAÇAO – FOODS ( FAST FOODS ) 

VIDEOAULA: https://youtu.be/aYVJjRx9p_w 




Escreva o nome dos alimentos em inglês




ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º e 9º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/11/2020, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)

Atenção aos horários:   8º ano: de 10h - 11h 

                                      9º ano: de 09h - 10h 


THE WRITER IS YOU !!!

COMO ESTÁ SENDO A SUA VIDA? 

O QUE TEM FEITO PARA VIVER COM QUALIDADE?

O QUE TEM FEITO PARA SOBREVIVER EM MEIO A ESSE CAOS?

COMO LHE DAR COM O CAOS – CORONAVÍRUS?

DIANTE A TODAS ESSAS SITUAÇÕES QUE O MUNDO ESTÁ VIVENDO, O QUE VOCÊ TEM FEITO PARA SE TORNAR UMA PESSOA MELHOR?

VOCÊ TEM CONSEGUIDO SE TORNAR UM SER MELHOR?

VOCÊ TEM CUIDADO DE SI? E DO OUTRO?

O QUE É MAIS IMPORTANTE PARA VOCÊ?

Escute a  canção, espero que te inspire: https://youtu.be/js-QvEDBqNM


1. A AULA DE HOJE , CONSISTE EM FAZER VOCÊ REFLETIR SOBRE SUA VIDA E EXPLANAR ISSO NO PAPEL. PRODUZA UM TEXTO, EXPONDO COMO ESTÁ SUA VIDA ATUALMENTE E SOBRE SUAS ESPERANÇAS PARA O FUTURO(2021).


2. AGORA , PRODUZA UM TEXTO MOTIVACIONAL!!! PENSE EM ALGUÉM QUE ESTÁ PRECISANDO SER MOTIVADO E SE SENTIR MELHOR, MAIS FELIZ.  ENCAIXE EM SEU  TEXTO, AS FRASES DAS IMAGENS ABAIXO.










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AULAS DE QUARTA-FEIRA


HELIANE - ARTES


ATIVIDADE DE ARTES - 6º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/11/2020 de 09h às 10h, pelo link https://meet.google.com/pvn-sgax-jdz


Agora é com você! Crie uma empresa fictícia e o logotipo para ela. Pense! Você é capaz!!!




ATIVIDADE DE ARTES - 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/11/2020 de 10h às 11hpelo link https://meet.google.com/pvn-sgax-jdz



Observe as imagens abaixo! Elas te darão "um norte" para a sua arte. Use e abuse dos materiais que têm em casa. Faça uma atividade de colagem caprichada!











ATIVIDADE DE ARTES - 8º e 9º ANO 

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/11/2020, pelo link https://meet.google.com/pvn-sgax-jdz

Atenção aos horários:   8º ano: de 14h - 15h 

                                      9º ano: de 13h - 14h 


Leia o texto e observe as imagens.
Faça a releitura da obra Abaporu, de Tarsila do Amaral.
Lembrando que na nossa última já antecipei e falei sobre a atividade, como também do material que irão utilizar.











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RAFAEL - ED. FÍSICA



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/11/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)

Tema: Futebol. 

Assunto: História do Futebol. 

Objetivo: Compreender a história do Futebol no mundo. 


Conteúdo: 

Texto: https://esportes-247.com.br/

Vídeo: https://youtu.be/DF9Cn0uIWEE


ATIVIDADE 1

1 - Gosta de futebol? Para qual equipe de futebol você torce? 

2 - Descreva um trecho do hino do seu time. 

3 - Qual o mascote do seu time ? 

4 - Relate uma pequena história sobre o time de sua preferência. 


“Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras.”

Augusto Branco


ATIVIDADE (Bônus) 

Sugestão: https://youtu.be/VGIm7t3UI2E



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/11/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)

Tema: Futebol. 

Assunto: História do Futebol. 

Objetivo: Compreender a história do Futebol no mundo. 


Conteúdo: 

Texto: https://esportes-247.com.br/

Vídeo: https://youtu.be/DF9Cn0uIWEE


ATIVIDADE 1

1 - Qual o nome do atleta brasileiro conhecido como o rei do futebol ?

2 - Em qual equipe brasileira atuou e ficou mundialmente conhecido o rei do futebol ? 

3 - Com que idade estreou em copa do mundo o fantástico rei do futebol ? 



“A vida é como um jogo de futebol, cada lance pode definir sua trajetória.”

Mikael Johnathan


ATIVIDADE (Bônus) 

Sugestão: https://youtu.be/WV2VtlVwZnI




ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/11/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)

Tema: Futebol. 

Assunto: História do Futebol. 

Objetivo: Compreender a história do Futebol no mundo. 


Conteúdo: 

Texto: https://esportes-247.com.br/

Vídeo: https://youtu.be/DF9Cn0uIWEE


ATIVIDADE 1

1 - Onde surgiu o grito de "Olé"?

2 - Quem fez o gol mais rápido do mundo?

3 - Onde foi disputada a primeira copa do mundo?


“Se eu pudesse me chamaria Edson Arantes do Nascimento Bola. Seria a única maneira de agradecer o que ela fez por mim...”

Pelé


ATIVIDADE (Bônus) 

Sugestão: https://youtu.be/EMUzgsACfMY




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AULAS DE QUINTA-FEIRA



AMORIM - MATEMÁTICA



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/11/2020 às 9h - 11h, pelo link https://meet.google.com/ofb-nqjw-twq


Assistam às vídeo aulas pelos links à seguir: https://youtu.be/MVxkuFoRSgc

Agora resolva as QUESTÕES PROBLEMAS:

1) QUAIS OS DIVISORES DE 120 MENORES QUE 20 QUE SÃO PRIMOS?


2) QUAIS OS DIVISORES DE 120 MENORES QUE 20 QUE SÃO COMPOSTOS?


3) QUAL É A SOMA DOS DIVISORES COMPOSTOS DE 90?


4) QUAL É A SOMA DOS DIVISORES PRIMOS DE MENORES QUE 10?



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/11/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/ofb-nqjw-twq


Assistam às vídeo aulas pelos links à seguir: https://youtu.be/MVxkuFoRSgc

Agora resolva as QUESTÕES PROBLEMAS:

1) QUAL É A SOMA DOS MÓDULOS DOS DIVISORES DE - 15?


2) QUAL É A SOMA DOS MÓDULOS DOS DIVISORES POSITIVOS DE 110?


3) QUAL É A SOMA DOS MÓDULOS DOS DIVISORES NEGATIVOS DE - 9?


4) QUAL É A SOMA DOS DIVISORES DE 160 MAIORES QUE 30?



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TADEU - MATEMÁTICA



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/11/2020 às 09h - 11h, pelo link  https://meet.google.com/oky-qgzg-kpa


Assista à vídeo aula pelo link a seguir: https://youtu.be/es9ovMAR2pU

Conteúdo: VOLUME DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS.

ATIVIDADES: PÁGINA 247, questões 8, 9, 10, e 11.



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/11/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/oky-qgzg-kpa)


Assista à vídeo aula pelo link a seguir: https://youtu.be/e1T5ZjjDBio

Conteúdo: APLICAÇÕES do TEOREMA DE PITÁGORAS para quadrado e triângulo equilátero.

ATIVIDADES: Números 1, 2, 3, 7, 8 e 9 da página  208.



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EUGÊNIO - HISTÓRIA



ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/11/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp


 6º - Idade Média – Reino Franco-Carolíngio.

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=gY7mDb564DI&t=28s

1) Pepino, o Breve, pôs fim à dinastia Merovíngia e deu início a dinastia:

a) Capetíngia

b) Bragança

c) Carolíngia.

d) Valois.


2) Pepino, o Breve, ficou conhecido, entre outras coisas, por lutar contra os lombardos e expulsá-los da Itália. Os lombardos eram um dos povos germânicos que seguiam um tipo de cristianismo, considerado herético, conhecido como:

a) arianismo.

b) ortodoxia.

c) valdenses.

d) docetismo.


3) Veja um trecho de um lei publicada em 789 por Carlos Magno, filho e sucessor de Pepino, o Breve:



A todos. Aprovamos também o que o Senhor [Deus] ordenou pela lei, para que os trabalhos servis não sejam feitos aos domingos [...] que os homens não sejam obrigados aos trabalhos dos campos, nem ao cultivos das videiras, nem a lavrar as terras, nem a ceifar, ou a cortar o feno, ou a plantar nas reservas, nem desbravar florestas, nem derrubar árvores [...] Só se permite fazer três tipos de transporte, os transportes militares ou os transportes de víveres [...] conduzir um corpo ao cemitério. 


a) Do que trata a lei?

b) Quais os únicos trabalhos que eram permitidos fazer no dia considerado de repouso?

c) O que essa lei revela sobre a relação entre Carlos Magno e a Igreja Católica?


4) Como Carlos Magno recompensava aos que o serviam e lutavam ao lado dele, nas guerras?

a) com medalha de ouro.

b) mandando erigir estátuas.

c) doando terras e cargos.

c) dando altos salários.


5) Como Carlos Magno conquistou muitas terras, praticamente ficou impossível ele governar sozinho as terras do seu imenso império. Para isso, ele dividiu o seu imenso império e deixou aos cuidados de homens da sua confiança. Dentro desse contexto identifique o tipo de funcionário real:

*___________________: tomavam de conta das maiores porções de terras, os ducados.

*___________________: tomavam de conta dos territórios menores, os condados.

*___________________: tomavam de conta das fronteiras, conhecidas como marcas.


6) O fim do Império Carolíngio está relacionado ao seguinte fator:

a) falta de dinheiro para remunerar os soldados. 

b) constantes ataques dos árabes-muçulmanos.

c) falta de interesse dos sucessores de Carlos Magno em administrar.

d) disputa pelo trono por parte dos netos sucessores de Carlos Magno.



ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/11/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp

7º - A formação territorial brasileira.

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=Dk72OBjbJ8w

1) Qual destas definições expressa melhor o que foram as bandeiras?

a) Expedições financiadas pela coroa que se propunham exclusivamente a descobrir metais e pedras preciosas.

b) Movimento de fundo catequético, liderado pelos jesuítas para a formação de uma nação indígena cristã.

c) Expedições particulares que apresavam os índios e procuravam metais e pedras preciosas.

d) Incursões de portugueses para atrair tribos indígenas para serem catequizados pelos jesuítas.


2) Leia o seguinte texto e depois responda:

“Do couro era a porta das cabanas, o rude leito aplicado ao chão ao chão duro e mais tarde a cama para os partos; de couro todas as cordas, a borracha para carregar água, o mocó ou alforje para levar comida, a maca para guardar roupa, a mochila para milhar cavalo, a peia para prendê-lo em viagem, as bainhas de faca, as broacas e surrões, a roupa de entrar no mato, os banguês para curtume ou para apurar sal; para os açudes, o material de aterro era levado em couros puxados por juntas de bois que calcavam a terra com seu peso;


a) Qual é essa atividade?

b) Para quais coisas se utilizavam o couro?

c) Em qual região do Brasil-Colônia essa atividade se tornou mais expressiva?


3) A Guerra Guaranítica, a resistência indígena contra os espanhóis, ocorrida entre 1754 e 1756, ocorreu onde atualmente é a região Nordeste do Brasil.

(   ) Certo.       (   ) Errado.


4) A Guerra Guaranítica tem relação direta com a assinatura do Tratado de Madri.

(   ) Certo.       (   ) Errado.


5) Em qual dos estados do Sul ficavam os Sete Povos das Missões?

(   ) Paraná.

(   ) Santa Catarina.

(   ) Rio Grande do Sul.


 


ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/11/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp


8º - Os EUA no século XIX: Guerra Civil e prosperidade.

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=JgkM6y1GWB0

             https://www.youtube.com/watch?v=saWb__GiYYM

1) Apresente as características econômicas dos estados americanos:

*do Norte =

*do Sul =


2) O fator que levou os estados do Sul a separar-se do restante dos Estados dos Unidos, resultando na Guerra Civil Americana, foi:

a) a vitória do presidenciável Abraham Lincoln, um defensor da abolição da escravatura.

b) o financiamento por parte dos empresários nortistas às sociedades abolicionistas no Sul.

c) o apoio dos estados do Norte ao Bill Aberdeen, a lei inglesa de combate ao tráfico negreiro.

d) a diferença linguística: os estados do Sul eram os únicos falantes da língua inglesa.


3) Marque a obra literária americana que, narrando os horrores da escravidão nas fazendas do Sul, contribuiu para que o movimento abolicionista se fortalecesse nos EUA.

a) A Cabana do Pai Tomás.

b) Bom Crioulo.

c) A Escrava Isaura.

d) O Homem de Cor.


4) A Guerra Civil Americana (1861 a 1864) é também conhecida com o nome de “Guerra da Secessão”. Descubra qual é o significado da palavra “secessão”.


5) Complete:

*Com o fim da Guerra Civil Americana, a ________________ foi abolida e os ex-escravos tiveram o direito de _________ nas eleições. Isso fez surgir nos estados do Sul a ____________ uma organização racista-terrorista que perseguia e matava negros.


6) Após a guerra civil, de quais maneiras os governos estadunidenses procuram reconstruir e fortalecer o seu país?


7) Como se chamava a violenta política imperialista americana em relação aos países latinos americanos?

 

 


ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 19/11/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp


9º - Governo FHC (1994 a 2002)

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=nqsAycc3VjA&t=2s

1)  A vitória de Fernando Henrique Cardoso nas eleições presidenciais de 1994 se deveu, sobretudo, à implantação do Plano Real, que criou uma moeda estável no país após décadas de inflação.

(   ) VERDADE            (     ) FALSO.


2) Fernando Henrique Cardoso assumiu a Presidência da República em 1995 com o compromisso de diminuir o Estado, ao privatizar empresas publicas,  transferir para a iniciativa privada a produção de bens e serviços, enquanto o Estado se voltaria para áreas estratégicas como: Educação, Saúde, Segurança e Saneamento.  Essa política de redução do Estado é conhecida como:

a) Estatismo.

b) Liberalismo.

c) Trabalhismo.

c) Intervencionismo.


3) O Plano Real foi implantado durante o governo de qual Presidente?

a) Fernando Henrique Cardoso.

b) Fernando Collor de Melo.

c) Itamar Franco.

d) José Sarney.


4) Importante empresa estatal privatizada durante o Governo FHC:

a) Companhia Vale do Rio Doce.

b) Banco do Brasil.

c) Caixa Econômica.

d) Correios.


5) A chegada,  no Brasil,  da telefonia móvel (celular) e a popularização do acesso à rede mundial de computadores, ocorreu durante o governo:

a) Luís Inácio Lula da Silva

b) Fernando Henrique Cardoso.

c) Fernando Collor de Melo.

d) Itamar Franco.


6) Durante o Governo FHC surgiram os primeiros programas sociais de transferência de renda voltados para a população pobre, como o Bolsa-Escola, o Auxílio-Gás e o Auxílio-Alimentação, que apesar de criticados, foram reunidos sob o nome “Bolsa Família”, no Governo Lula:

(   ) VERDADE.           (     ) FALSO.


7) Durante o Governo FHC aumentou: a invasão escolar, o número de analfabetos, a mortalidade infantil e os conflitos por terra, no campo.

(   ) VERDADE.           (     ) FALSO.

 


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AULAS DE SEXTA-FEIRA



GEORGE - GEOGRAFIA



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 6º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/11/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx

1. Observe a imagem abaixo:


Fonte: Acervo Geopark Araripe


Os fósseis, a exemplo da imagem acima, costumam se formar apenas em um tipo específico de estrutura rochosa, em virtude de suas características de formação. Os tipos de rochas que permitem a fossilização são:

a) As metamórficas, pois o metamorfismo dos solos permite a conservação da estrutura dos elementos orgânicos;

b) As sedimentares, pois o transporte de sedimentos pelos agentes exógenos permite o soterramento dos restos orgânicos, iniciando assim o processo de fossilização.

c) As magmáticas, pois apenas em condições elevadas de pressão interna, causadas pelo “afundamento” dos fósseis ao longo de milhares de anos, é possível a sua formação.

d) As ígneas, pois elas são o único tipo de rocha que apresenta uma estrutura maleável para a formação de fósseis.


2.  “As ______________, também conhecidas como rochas magmáticas, são formadas pela solidificação (cristalização) de um magma, que é um líquido com alta temperatura, em torno de 700 a 1200ºC, proveniente do interior da Terra. Podem conter jazidas de vários metais (p. ex. ouro, platina, cobre, estanho) e trazem à superfície do planeta importantes informações sobre as regiões profundas da crosta e do manto terrestre”.

Adaptado de igc.usp.br

Assinale a alternativa que completa a lacuna do texto acima:

a) Rochas sedimentares

b) Rochas Metamórficas

c) Rochas Ígneas

d) Rochas Basálticas

e) Cadeias de Montanhas.


3. O processo de transformação das rochas preexistentes formou as chamadas Rochas Metamórficas. Sobre esse processo, também chamado de metamorfização, é correto afirmar que:

a) acontece próximo à crosta terrestre

b) é oriundo exclusivamente de regiões oceânicas

c) só atua em rochas magmáticas

d) só pode ocorrer após o processo de sedimentação das rochas

e) ocorre somente em locais de alta pressão e com temperaturas elevadas



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/11/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)

1. No Brasil, a agropecuária é um dos principais setores da economia, sendo uma das mais importantes atividades a impulsionar o crescimento do PIB nacional. Nesse contexto, o tipo de prática predominante é:

a) a agricultura familiar, com elevado emprego de tecnologias.

b) o agronegócio, com predomínio de latifúndios.

c) a agricultura sustentável, com práticas extrativistas.

d) a agricultura itinerante, com técnicas avançadas de cultivo.


2. (UEPB – com adaptações) O processo de concentração fundiária caminha junto à industrialização da agropecuária com predomínio de capitais. Sobre esse tema, assinale o que for incorreto:

a) O discurso de modernidade das elites tem contribuído para que a terra esteja concentrada nas mãos da grande maioria dos agricultores brasileiros.

b) Os pequenos agricultores não conseguem competir e são forçados a abandonar suas lavouras de subsistência e vender suas terras.

c) A intensa mecanização leva à redução do trabalho humano e à mudança nas relações de trabalho, com a especialização de funções e o aumento do trabalho assalariado e de diaristas.

d) As modificações na estrutura fundiária provocam desemprego no campo, intenso êxodo rural, além de aumentar o contingente de trabalhadores sem direito à terra e sua exclusão social.


3. Para produzir em maior escala e atender os mercados urbanos em expansão, o agricultor teve que modernizar sua produção, o que foi feito com:

a) Contratação de mão-de-obra qualificada

b) Tecnologias rurais novas

c) Importando máquinas de ponta

d) Investimentos em plantações


4. Na agropecuária moderna, os trabalhadores permanentes das fazendas são, em geral:

a) Fazendeiros e grandes proprietários comerciais

b) Camponeses e pequenos proprietários

c) Motoristas, veterinários, agrônomos

d) Clãs e tribos



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 8º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/11/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)

1. Definido como uma potência regional na atual configuração da ordem econômica mundial, o Brasil se destaca na América Latina, dentre outros fatores, por

 a) integrar o Mercosul, um bloco econômico de grande destaque na economia contemporânea, que reúne quatro países e, dentre eles, as três economias mais industrializadas de todo o continente latino-americano

 b) apresentar a maior extensão territorial do continente latino-americano, responsável pela sua produção econômica diversificada e por se constituir a única nação subdesenvolvida e industrializada de todo o continente.

c) possuir uma economia altamente dinâmica e uma distribuição regular da produção econômica pelo seu território, definindo papéis muito semelhantes às regiões geoeconômicas face à Divisão Territorial do Trabalho. d) ser um país populoso e pela regular distribuição dessa população na sua grande extensão territorial, apresentando, com isso, um grande potencial da força de trabalho e uma superpopulação relativa de grande interesse à reprodução capitalista.

e) apresentar uma intensificação e uma diversificação na sua pauta de exportações, com destaque, nas últimas décadas, para os produtos manufaturados e semimanufaturados, que despertam interesse dos principais mercados do mundo.


2. A Terceira Revolução Industrial, que se iniciou desde a década de 1970, vem impulsionando alterações no que se refere à espacialização de áreas fabris. No atual ciclo de inovações, configuram-se novas regiões industriais que primam pela localização nas proximidades de

a) grandes aglomerações de força de trabalho.

b) áreas com recursos naturais abundantes.

c) amplos mercados consumidores.

d) universidades e institutos de pesquisa.

e) mão de obra barata.


3. Sobre as indústrias maquiladoras existentes no México podemos dizer que corresponde a(o):

a) Multinacionais francesas que buscam promover uma melhoria do parque industrial mexicano.

b) Empresas nacionais ligadas ao ramo da indústria de base, ou seja, siderúrgica.

c) Montadoras norte-americanas que foram para o México em busca de mão-de-obra barata e disponibilidade de matéria-prima.

d) Indústrias de pesquisas no ramo da biotecnologia.

e) Centros de espaciais mexicanos.


4. "Além da perda de territórios, as interferências políticas e militares e a influência econômica dos Estados Unidos motivaram um antigo dirigente deste país a exclamar. "POBRE _______, TÃO LONGE DE DEUS E TÃO PERTO DOS ESTADOS UNIDOS". O país que completa corretamente a citação é

a) México

b) Porto Rico

c) Panamá

d) Cuba

e) Canadá




ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 9º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/11/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)

1. Analise as seguintes assertativas:

I. Na América do Norte, o Canadá possui 25% das florestas nativas de coníferas, sendo o maior exportador de celulose e madeira.

II. As florestas africanas e europeias remanescentes localizam-se nas regiões mediterrâneas, áreas de ocupação humana mais antiga.

III. A Rússia detém cerca de 26% das últimas florestas virgens do planeta.

IV. Entre 1960 e 1990 foi derrubado cerca de um quinto das florestas mundiais, sendo, pela ordem, Brasil, Indonésia e Congo os principais desmatadores.

Assinale a alternativa que contém a (s) assertativas (s) corretas (s):

a) I e II

b) somente a IV

c) I, III e IV

d) Somente a II

e) II, III e IV


2. (ESPM) “País de grande extensão territorial, clima frio e que, apesar de possuir população relativamente pequena, conseguiu consolidar-se como uma das maiores economias do mundo”. O texto acima caracteriza qual dos países abaixo?

a) Austrália

b) Canadá

c) Brasil

d) Argentina

e) Índia


3. (VUNESP) Considerando as características climáticas do Canadá, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a sequência dos tipos de vegetação do norte para o sul, naquele país.

a) Pradarias, taiga e tundra.

b) Tundra, pradarias e taiga.

c) Tundra, taiga e pradarias.

d) Taiga, pradarias e tundra.

e) Taiga, tundra e pradarias.


4. Este tipo climático ocupa vastas regiões do norte dos EUA, sul do Canadá e norte da China, entre outros. No inverno as precipitações caem sob a forma de neve e a vegetação característica é a pradaria. Trata-se:

a) temperado continental.

b) temperado mediterrâneo.

c) temperado oceânico.

d) subpolar.

e) subtropical.






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NETO - ENSINO RELIGIOSO


ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - TODAS AS TURMAS

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 20/11/2020 pelo link https://meet.google.com/fsn-nypp-tsg


Atenção aos horários:   6º ano: de 14h - 15h 

                                      7º ano: de 13h - 14h 

                                      8º ano: de 10h - 11h

                                      9º ano: de 09h - 10h

ORIGEM HISTÓRICA DO NATAL. 

Não existem registros históricos para fixar com exatidão a data do nascimento de Cristo. O Natal só começou a ser celebrado pela Igreja durante o século IV, sem que houvesse para tanto uma data específica fornecida pela Tradição. Os cristãos do Oriente, celebram o Natal, conforme o calendário Juliano no dia 7 de janeiro.

A escolha do dia 25 de dezembro para celebrar o aniversário de Cristo ocorreu em Roma, entre 325 e 354 da nossa era.

A escolha do dia 25 de dezembro para a celebração do aniversário de Jesus Cristo, o Sol Divino ou Luz do mundo, tem razão meramente simbólica. Nada mais natural do que fazer coincidir a celebração do seus nascimento com o ápice do ano solar. Os cristãos não pretendem comemorar o nascimento histórico de Jesus, mas a manifestação de uma realização divina para eles: a Encarnação do Filho de Deus, a Luz do mundo, que veio trazer a esperança da salvação e início de uma nova era de paz para os homens e mulheres de boa vontade.


Atividade

1) Onde e quando aconteceu a escolha do dia 25 de dezembro como nascimento de Cristo? 

2) Por que afirmamos que essa data é uma escolha simbólica? 

3) O que os cristãos pretendem comemorar nessa data (25 de dezembro), de acordo com o texto? 

Boa atividade>>>


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