sexta-feira, 18 de setembro de 2020

ATIVIDADES - SEMANA 21/09/2020 a 25/09/2020

 

AULAS DE SEGUNDA-FEIRA



ANDRÉA - PORTUGUÊS



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/09/2020 às 09h - 11h, pelo link https://meet.google.com/nih-spqa-ufa


ASSUNTO: PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO.

 

Assista ao vídeo para compreender o conteúdo. Segue link: https://www.youtube.com/watch?v=UbrR7An5ZfY&t=357s

 

Não esqueça:

Oração coordenada assindética: não apresenta conjunção.

Oração coordenada sindética: apresenta conjunção coordenativa.

A oração coordenada sindética é classificada de acordo com o sentido expresso pela conjunção coordenativa.

 

Relembrando as conjunções coordenativas



 Atividade

Obs: A atividade deve ser  copiada e respondida  em seu caderno.

1- Classifique as orações coordenadas sublinhadas conforme o código abaixo:

( 1 ) oração coordenada assindética

 ( 2 ) oração coordenada sindética aditiva

 ( 3 ) oração coordenada sindética adversativa

 ( 4 ) oração coordenada sindética alternativa

 ( 5 ) oração coordenada sindética explicativa

( 6 ) oração coordenada sindética conclusiva

 a- Viajei até ao Norte, porém não consegui observar todas as paisagens. (   )

 b- Já ensinei a técnica, portanto façam corretamente o trabalho. (    )

 c- Traz-me as tuas revistas ou terei que comprar outras. (    )

 d- Seja pelo melhor, seja pelo pior, vou emigrar para Londres . (    )

 e- O meu amigo não aceita ajuda de ninguém, por conseguinte vou ajudá-lo sem que perceba. (    )

 f- Tudo é belo por aqui, mas a tristeza me acompanha. (     )

 g-  Eles não terminaram o que tinham que fazer nem se esforçaram por isso. (     )

 h- Ora sorri, ora chora amargamente. (    )

BOM DESEMPENHO!!!

Não se deixe levar pelo desânimo e jamais permita que um obstáculo o impeça de alcançar o seu sucesso.



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B e C.

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/09/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/nih-spqa-ufa)   


ASSUNTO: FIGURAS DE LINGUAGEM ( PERSONIFICAÇÃO, ALITERAÇÃO, METÁFORA, COMPARAÇÃO,   ANTÍTESE E PARADOXO).

 

Assista aos vídeos para compreender o conteúdo. Seguem links: https://www.youtube.com/watch?v=-F7oiycTjt4&t=8s

 https://www.youtube.com/watch?v=HyoMoF1rFTY&t=29s

 

NÃO ESQUEÇA:

Personificação ou prosopopeia: consiste em atribuir características de seres humanos a animais ou seres inanimados.

 Ex:   Eu vi a estrela chorando em cima do mar.

 

Aliteração: repetição do som de uma mesma consoante.

Ex: Chove, chuva

      Chove sem parar

 

Comparação: comparação explícita, direta entre dois termos.

Ex: A vida vem em ondas como o mar.

 

Metáfora: comparação implícita entre dois termos por haver entre eles uma relação de semelhança.

Ex: O personagem do livro tem coração de pedra.

 

Antítese: aproximação de palavras com sentidos opostos.

EX: O amor e o ódio andam de mãos dadas.

 

Paradoxo: expressão de uma ideia contrastante e contraditória.

Ex O amor é ferida que dói e não se sente.

 

ATIVIDADE

1-Livro didático página  61 (questão 3) .

2- Explique a metáfora presente nos textos abaixo.





 

3 - Em cada trecho , ocorre paradoxo ou antítese?

a- Última flor do Lácio, inculta e bela,
és, a um tempo, esplendor e sepultura.” (Olavo Bilac)
b- “Como eram possível beleza e horrorvida e morte harmonizarem-se assim no mesmo quadro?” (Érico Veríssimo)
c- “A areia, alva, está agora preta, de pés que a pisam.” (Jorge Amado)

d- “Dor, tu és um prazer!” (Castro Alves)v

e-“ Há filosofia bastante em não pensar em  nada.”

Bom desempenho!!!

Não se deixe levar pelo desânimo e jamais permita que um obstáculo o impeça de alcançar o seu sucesso.

 

 

 


         ______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



GISLENE - PORTUGUÊS


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/09/2020 às 09h - 11h, pelo link https://meet.google.com/tre-mzgv-qsc)


Obs: Assista ao vídeo da aula clicando no link: https://www.youtube.com/watch?v=nrkD5DVj04s

Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios sobre as classes gramaticais “artigo" e “adjetivo”.

1. Leia esta tira:


No 3º quadrinho, Miguelito opõe as expressões o amigo e um amigo

a) Explique por que o garoto está triste, com base na diferença de sentido que os artigos o e um provocam.



2- O que Miguelito quer dizer quando afirma que Mafalda “é igual às outras”?



3. Leia esta quadrinha:


Mandei fazer um barquinho 

Da casca do camarão 

O barquinho saiu pequeno 

Só coube meu coração. 

(Salatiel Silva, org. Ciranda de cantigas —Quadras. São Paulo: Ciranda Cultural.) 


a) Reconheça e classifique os artigos empregados na quadrinha.



b) Que diferença de sentido existe entre um barquinho e o barquinho



4- Ainda sobre o texto responda: de que tamanho é o coração do eu lírico da quadrinha? Por quê? 


5- Identifique nas frases a seguir as palavras substantivadas pelo emprego de artigo.

a) A tartaruga tem um andar lento e cadenciado.

b) A noiva demorou para dizer o sim.

c) O azul dos teus olhos me chama para um mergulho.



Leia:

O mundo de cabeça para baixo

    “A Natureza vive experimentando e errando. Dá cem pés à centopeia e nem um para as minhocas, por que tanta injustiça? […] Veste os besouros com uma casca grossa demais e deixa as minhocas mais nuas do que a careca do Quindó, isso é erro.” […]

    Dona Benta e Tia Nastácia são chamadas às pressas à Europa para resolver o problema das guerras. Enquanto isso, a arteira boneca Emília fica sozinha no Sítio do Picapau Amarelo e põe em prática um plano secreto: reformar a Natureza, melhoran¬do o mundo ao seu redor. Nesta belíssima história publicada pela primeira vez em 1941, Monteiro Lobato dá asas à imagi¬nação ao mesmo tempo em que reflete sobre os limites entre fantasia e realidade.

Disponível em: <https://www.lpm.com.br>.


6 – Identifique a frase que apresenta um adjetivo:


(     ) “A Natureza vive experimentando e errando.”

(     ) “[…] põe em prática um plano secreto […]”

(     ) “[…] Monteiro Lobato dá asas à imaginação […]”


7 – Em “Veste os besouros com uma casca grossa demais […]”, o termo “demais”:


(     ) define uma característica da casca dos besouros.

(     ) intensifica uma característica da casca dos besouros.

(     ) complementa uma característica da casca dos besouros.


8 – O adjetivo “arteira” caracteriza:


(     ) Dona Benta            (     ) Tia Anastácia              (     ) a boneca Emília



A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.

(Aristóteles)



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/09/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/tre-mzgv-qsc)

Texto I

Leia a tira a seguir e responda às questões 1 e 2. (Fernando Gonsalves. FaSia de í Paulo, ii/7/2005


1) Nestas orações da tira:

"Nosso amor é impossível!” “Já estou apaixonada por outro


a) identifique o sujeito e o predicado de cada uma.


 

2) No 2° quadrinho, por que o motivo dado para a impossibilidade do amor é engraçado?


Texto II

No arroio

                                        a lavadeira bate roupa

                                        bate roupa

                                        bate roupa


                                        até que enfim

                                                 se desenrola

                                                              toda a corda 

                                                                          e o mundo gira imóvel como um pião! 

3. Releia as estrofes do poema

a) Qual o sujeito dos verbos desenrola e gira?


b) A palavra corda apresenta vários sentidos. Observe:

corda: s.ƒ. 1. Fio ou cabo utilizado para amarrar; 2. Fio de tripa ou arame dos instrumentos 

musicais; 3. Mecanismo de funcionamento de relógios e brinquedos. Qual o significado da palavra corda no poema? 


Texto III   Leia


4 - Observe a fala do personagem no terceiro quadrinho: “Gosto de pensar...”

Você e eu somos mais próximos hoje...” Os sujeitos das orações podem ser classificados como

a) Sujeito simples e sujeito inexistente.

b) Sujeito composto e sujeito indeterminado

c) Sujeito oculto e sujeito simples.

d) Sujeito oculto e sujeito composto.

Texto IV


5- Leia a charge e responda: No primeiro balão temos” ...me deixaram com uma dor de cabeça terrível.” Há então um caso de

a) Sujeito simples             b) Sujeito oculto           c) indeterminado

6-Relacione as orações com os tipos de sujeito:

a) (  ) Cantar faz bem para a alma.

b) (  ) Professores e alunos estão preparados para voltar as aulas.

c) (  ) Encontraram livros interessantes na sala de leitura.

d) (  ) Perdi a aula remota de português.


I. Sujeito composto.

II. Sujeito oculto.

III. Sujeito indeterminado.

IV. Sujeito simples.


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



JOÃO PAULO - ED. FÍSICA


ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 21/09/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/qfa-ujkv-nri)


OLIMPÍADAS


Fatos olímpicos 


Assista o vídeo a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=8dieT_s8sps 


Leia o texto. 

10 fatos brasileiros sobre as Olimpíadas

Conheça alguns fatos curiosos sobre os jogos e a participação do Brasil nas competições


 

1. Brasil comemora centenário olímpico

 


Em 1920, o Brasil estreou nas Olimpíadas da Antuérpia (Bélgica). A delegação brasileira foi composta por 22 atletas, de cinco modalidades (natação, polo aquático, remo, saltos ornamentais e tiro esportivo). 


2. Medalha, medalha, medalha

Na primeira participação, os brasileiros conquistaram três medalhas (ouro, prata e bronze). Em Tóquio, a expectativa é bater a marca das Olimpíadas Rio 2016, quando o país conquistou 19 medalhas (sete de ouro, seis de prata e seis de bronze).


3. Primeira conquista olímpica brasileira

 


Em 2 de agosto de 1920, Afrânio Antônio da Costa sagrou-se o primeiro esportista a ganhar uma medalha olímpica para o Brasil ao conquistar o segundo lugar (prata) na prova individual dos 50m de pistola livre. No mesmo dia, Sebastião Wolf, Dario Barbosa, Guilherme Paraense e Afrânio Costa garantiram o bronze na prova por equipes. No dia seguinte, veio o primeiro ouro olímpico brasileiro: Guilherme Paraense levou o País ao lugar mais alto do pódio, marcando 274 pontos de 300 possíveis, dois pontos à frente do americano Raymond Bracken. Paraense venceu a prova de pistola rápida de 25 metros acertando um tiro na mosca na prova de desempate individual.


4. Última (por enquanto) conquista do Brasil



A última conquista olímpica brasileira foi em solo nacional, durante as Olimpíadas Rio 2016, quando a consagrada seleção masculina de vôlei conquistou a medalha de ouro jogando contra a seleção italiana. 


5. Apoteose do espírito olímpico brasileiro

 


Não existe honraria maior no esporte mundial que receber a Medalha Pierre de Coubertin. Ela só é dada a quem demonstrou alto grau de olimpismo em situações inusitadas ou adversas. Em toda a história, somente seis atletas e um técnico que estiveram nos Jogos Olímpicos de Verão foram agraciados. Entre eles o brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima, pelo incidente ocorrido em Atenas 2004, quando o maratonista seguiu na prova após ser agredido pelo ex-padre irlandês Cornelius Horan.

A interrupção poderia acabar com a corrida do atleta por completo, mas Vanderlei não desistiu. Mesmo perdendo o ritmo e, por consequência, o primeiro lugar, o brasileiro chegou em terceiro, ovacionado pelo público. "Como todos estão dizendo, o meu bronze é de ouro", disse Vanderlei à época.


6. Recorde olímpico brasileiro

 


O Brasil detém dois recordes olímpicos. Thiago Braz é o recordista no salto com vara, ao atingir a marca de 6,03m nas Olimpíadas Rio 2016, e já tem índice para disputar em Tóquio. Já o atleta da natação Cesar Cielo tem o recorde olímpico dos 50m livres, com a marca de 21'30'' nas Olimpíadas de Pequim 2008. O atleta já quebrou a própria marca de tempo ao estabelecer o recorde mundial dos 50m livres (29'91") no Campeonato Mundial de Natação em Roma (Itália), em 2009. Ainda não está definido se Cielo vai participar das Olimpíadas de Tóquio. Ele tem até 29 de junho de 2020 para conquistar o índice olímpico. 


7. Antecedência é fundamental

 


Muitos dos atletas chegarão a Tóquio 12 dias antes de suas competições para se aclimatarem antes das provas. Além disso, desde 2018, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) já tem definidas suas nove bases, que vão oferecer alimentação brasileira e a logística necessária para a delegação.


8. Comida brasileira em Tóquio


 

O principal cozinheiro do COB é um brasileiro: Allan Sales, que mora no Japão. Ele treinou equipes locais e é o responsável pela compra de toda a comida, incluindo o feijão – não será levado do Brasil. São previstas 24 mil refeições nas nove bases do Brasil no Japão. 


9. Todo tipo de bagagem

 


O Brasil já despachou 10 de 14 contêineres previstos para os jogos. A logística para cerca de 300 atletas inclui quase 750 malas só para carregar as peças de uniforme do COB. Cada atleta receberá entre 44 e 57 peças. Além dos uniformes, há o transporte, por exemplo, de material esportivo, cavalos, pisos e equipamentos de força, mobiliário, material médico, de marketing, bioquímico e de fisiologia. 


10. Terra de gigantes

 


Tóquio é a maior metrópole do mundo, com quase 38 milhões de habitantes e vai receber o maior evento desportivo do planeta. São cerca de 206 países participantes, com 12.750 atletas e 306 eventos. Além disso, mais de 204 mil pessoas de todo o mundo se inscreveram como voluntárias para os jogos. Vale lembrar que a primeira olimpíada televisionada via satélite também foi em Tóquio, na edição 1964.


Atividade

1. Fazer uma pesquisa sobre o próximo jogos olímpicos que ira acontecer um Tóquio.  Pode ser uma reportagem ou noticiário, curiosidades e fatos.  (Mínimo 10 linhas)


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------




AULAS DE TERÇA-FEIRA


GILBERTO - CIÊNCIAS



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/09/2020 às 09h - 10h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm


Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/QYc-fLJHb3E

Agora resolva os exercícios a seguir:

Questão 1 - A expressão “desenvolvimento sustentável” é amplamente empregada para designar a preservação da natureza, com vistas à promoção de uma maior conscientização ambiental na sociedade. Esse termo designa, especificadamente:

a) A interrupção das práticas econômicas para garantir, primeiramente, a conservação dos elementos naturais.

b) A manutenção do desenvolvimento econômico de modo a garantir a preservação da natureza e dos recursos naturais para as gerações futuras.

c) A adoção de medidas de expansão das áreas naturais sobre as zonas de ocupação humana, de forma a reconstruir o império dos domínios da natureza.

d) A ampliação das medidas socioeducativas para o uso consciente da natureza, de modo a garantir, sobretudo, o desenvolvimento econômico e urbano.


Questão 2 -  “Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos. Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente”.

(WWF Brasil. O que é desenvolvimento sustentável. Disponível em: <WWF.org>. Acesso em: 16 jan. 2015).

Assinale a alternativa que NÃO aponta uma maneira correta de promover o desenvolvimento sustentável:

a) optar por recursos naturais renováveis, tais como os ventos e a energia solar.

b) praticar a agricultura orgânica com maior frequência, sem o uso de agrotóxicos.

c) redução da queima de combustíveis fósseis.

d) ampliação da área de cultivo agrícola em larga escala.

e) conservação das florestas e reflorestamento.


Questão 3 -  “Vários estudos atestam que os atuais padrões de consumo crescem mais rapidamente que a capacidade de regeneração dos sistemas naturais. Ou seja, para manter os níveis de uso de recursos como a água, os minérios, os solos e as florestas da maior parte da população mundial, seriam necessários vários planetas Terra”.

(MARTINS, D. et al. Geografia, sociedade e cotidiano: espaço mundial. Volume 03, 3ª ed. São Paulo: escala educacional, 2013. p.264).

O padrão não sustentável de consumo das sociedades atuais fez emergir uma grande preocupação quanto ao esgotamento dos recursos naturais. A definição acima apresentada refere-se ao conceito de:

a) consumo alienante

b) obsolescência planejada

c) pegada ecológica

d) níveis gerais de consumo

e) esgotamento florestal


Questão 4 - (IFBA) Mostrengo enviado para punir o povo de Tebas por ter afrontado os deuses, a Esfinge tinha cabeça e seios de mulher, corpo e patas de leoa, e asas de águia. Instalada às portas da cidade, ela exigia que seus melhores jovens a enfrentassem. Todos eram impiedosamente trucidados porque não conseguiam responder ao enigma que ela lhes propunha. Desgraça que só terminou quando apareceu um esperto rapaz, vindo de Corinto e chamado Édipo. Ele matou a charada, provocando o suicídio da fera. O resto da lenda é bem conhecido.

Pois bem, o “desenvolvimento sustentável” também é um enigma à espera do seu Édipo [....] 

VEIGA, José Eli da. Desenvolvimento Sustentável: o desafio do século XXI. 3a edição. Rio de Janeiro: Garamond, 2008, p.3.

O desenvolvimento sustentável se define de forma enigmática por constituir-se enquanto o desafio do Século XXI. Nesta perspectiva, pode-se afirmar:

a) A privatização da água proposta pelo Banco Mundial é uma medida de uso e apropriação racional da natureza com vistas à sustentabilidade socioeconômica e ambiental.

b) Os conflitos socioambientais evidenciam as contradições da relação estabelecida entre a sociedade e a natureza no modelo de desenvolvimento capitalista.

c) O Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), proposto pelo governo federal, tem como projeto estruturante a criação de reservas e parques nacionais para a promoção do desenvolvimento sustentável na Amazônia.

d) A regulação da biodiversidade pela Organização das Nações Unidas (ONU), enquanto patrimônio da humanidade, vem garantindo o cumprimento legal da política ambiental brasileira.

e) A conservação natural dos ecossistemas terrestres para a reprodução social da vida torna evidente o desenvolvimento sustentável no capitalismo.



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/09/2020 às 10h - 11h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)


Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/GHKB-fltlJ0

Agora resolva os exercícios a seguir:

1) Quantos copos de água você bebe por dia?

a) Não bebo muita água;

b) Menos de quatro copos;

c) Mais de cinco copos.


2) Quantas vezes por dia você come? (conte também os lanches da manhã e da tarde).

a) Uma ou duas vezes por dia;

b) De três a quatro vezes por dia;

c) Mais de cinco vezes por dia.


3) Como costuma ser seu café da manhã?

a) Café preto e no máximo um biscoitinho;

b) Café com leite, pão branco, margarina, queijo e presunto;

c) Frutas e sucos naturais, cereais integrais, tapioca, pão integral.


4) Qual é, em média, a quantidade de frutas que você consome por dia?

a) Não como frutas nem bebo suco natural de frutas todos os dias;

b) Três unidades;

c) Duas ou menos unidades.


5) O que você leva de lanche para a escola?

a) Não levo nenhum tipo de lanche;

b) Chocolates, pães, bolachas recheadas, salgadinhos, refrigerante;

c) Frutas, iogurte, barrinha de cereal, sanduíche de pão integral.


6) Você consome algum tipo de verdura ou legume todos os dias:

a) Não consumo verdura nem legumes;

b) Duas ou menos vezes por semana;

c) Todos os dias.


7) Quantas vezes por semana você come carne vermelha?

a) Todos os dias;

b) Não consumo carne vermelha;

c) Duas vezes ou mais.


8) Quantas vezes por semana você pratica atividades físicas?

a) Todos os dias;

b) Duas vezes ou mais;

c) Não pratico nenhuma atividade física.


9) Qual tipo de gordura é mais utilizado na sua casa para cozinhar os alimentos?

a) Gordura animal ou manteiga;

b) Óleos vegetais (óleo de soja, girassol, algodão, canola);

c) Margarina ou gordura vegetal.


10) Você costuma tomar refrigerantes com qual frequência?

a) Não tomo refrigerantes;

b) Três ou menos vezes por semana;

c) Todos os dias.



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO A e B

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/09/2020 às 13h - 14h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)


Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/MVC8Fnc76yI

Agora resolva os exercícios a seguir:

Questão 1 - A reprodução é a capacidade de um ser vivo de produzir descendentes, ou seja, de propagar a sua espécie. Por muito tempo, acreditou-se que micro-organismos eram incapazes de se reproduzir, entretanto, hoje se sabe que até mesmo bactérias apresentam reprodução. Nesses organismos, geralmente, observa-se a divisão de uma célula em duas, em um tipo de reprodução conhecido como

a) reprodução assexuada.

b) partenogênese.

c) conjugação.

d) reprodução sexuada.

e) enxertia.


Questão 2 - Quando analisamos um grupo de bactérias que se reproduzem assexuadamente, verificamos que nem todas são idênticas, sendo esse um dos motivos que levam, por exemplo, ao surgimento de superbactérias. Essa variabilidade genética é conseguida graças

a) à mistura do material genético de diferentes indivíduos.

b) às mutações.

c) à combinação.

d) às adaptações direcionadas.

e) ao uso e desuso de estruturas.


Questão 3 - Ao analisar alguns anfíbios em seu momento de reprodução, percebeu-se que alguns realizam fecundação externa. Um aluno, então, concluiu que se tratava de uma reprodução assexuada. O aluno está correto?

a) Sim, pois na reprodução sexuada obrigatoriamente devem ocorrer relações sexuais.

b) Sim, pois o contato com os gametas ocorreu fora do corpo do animal.

c) Não, pois a reprodução assexuada é exclusiva das bactérias.

d) Não, pois, em uma reprodução sexuada, é necessária apenas a combinação do material genético.

e) Não, pois mesmo que não ocorra transferência de material genético, para haver reprodução sexuada, basta apenas que exista um macho e uma fêmea.


Questão 4 - (Fatecs) Considere os seguintes processos:

I. Uma planária fragmenta-se em três pedaços, originando três novas planárias.

II. Uma população de microcrustáceos é formada somente por fêmeas que põem ovos dos quais se desenvolvem novas fêmeas.

III. Um rato macho acasala-se com uma fêmea, produzindo seis filhotes.

Pode-se afirmar, com certeza, que a variabilidade genética é uma das características dos descendentes resultantes somente de

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e II.

e) I e III.


Questão 5 - (Fuvest) Qual dos seguintes eventos ocorre no ciclo de vida de toda espécie com reprodução sexuada?

a) Diferenciação celular durante o desenvolvimento embrionário.

b) Formação de células reprodutivas dotadas de flagelos.

c) Formação de testículos e de ovários.

d) Fusão de núcleos celulares haploides.

e) Cópula entre macho e fêmea.



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO A

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/09/2020 às 14h - 15h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)


Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/C1nP9eYkb_U

Agora resolva os exercícios a seguir:

QUESTÃO 1 - A respeito das consequências da poluição, avalie as proposições a seguir:

A poluição:

I) prejudica o meio ambiente

II) diversifica os recursos naturais

III) provoca desequilíbrios ecológicos

IV) causa prejuízos à saúde humana

Avalie as afirmações acima e marque a opção que corresponda, na devida ordem, ao acerto ou erro de cada uma:

a) F, V, V, V

b) V, V, F, V

c) F, V, F, F

d) V, F, V, V

e) F, F, F, V


QUESTÃO 2 - Quais são os principais tipos de poluição causados pelos veículos automotores (em ordem de importância)?

a) visual e dos solos

b) sonora e visual

c) das águas e dos solos

d) atmosférica e sonora

e) visual e das águas


QUESTÃO 3 - A diminuição dos recursos hídricos tem ocorrido em grande medida por causa da contaminação dos mananciais de água potável por poluentes. As alternativas a seguir apresentam causas da poluição das águas, exceto:

a) ocupação irregular das regiões às margens dos cursos de água.

b) equipamentos sonoros que ultrapassam os limites aceitáveis.

c) derramamento indevido de esgotos e lixo nos mananciais.

d) retirada da mata ciliar que protege os cursos d´água.

e) derramamento de petróleo nos oceanos e mares.


QUESTÃO 4 - (Enem) A falta de água doce no Planeta será, possivelmente, um dos mais graves problemas deste século. Prevê-se que, nos próximos vinte anos, a quantidade de água doce disponível para cada habitante será drasticamente reduzida. Por meio de seus diferentes usos e consumos, as atividades humanas interferem no ciclo da água, alterando

a) a quantidade total, mas não a qualidade da água disponível no Planeta.

b) a qualidade da água e sua quantidade disponível para o consumo das populações.

c) a qualidade da água disponível apenas no subsolo terrestre.

d) apenas a disponibilidade de água superficial existente nos rios e lagos.

e) o regime de chuvas, mas não a quantidade de água disponível no Planeta.


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



IDELFONSO - CIÊNCIAS



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/09/2020 às 09h - 10h , pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp

Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/Z6H8yuN0qXE

Agora resolva os exercícios a seguir:

Células tronco.

1) Quais são os tipos de células-tronco?

2) Dê onde são retiradas as células-tronco embrionárias?

3) Cite exemplos de células-tronco adultas.

4) Em quais terapias essas células são utilizadas?

OBS.: Resolver as questões do livro pág. 123(1 a 3 )



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/09/2020 às 10h - 11h , pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp


Atividade de revisão de ciências 7º ano.

Peixes e anfíbios.

Página 173 (2, 3 e 4)

Página 184 (2,3 e 5)



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/09/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp

Assista ao vídeo pelo link a seguir: https://youtu.be/kmWwUGgh51U

Resolva os exercícios a seguir:

Reprodução das angiospermas.

1) O que são plantas angiospermas?

2) Qual a diferença entre:

a) Gineceu

b) Androceu


3) Como é constituído uma flor completa?

4) Diferencie cálice e  corola.Qual a função deles?

5) Quais as funções do fruto?

6) Como as sementes são dispersas na natureza?

7) Dê exemplos de pseudofrutos. 

8) Como são classificados os frutos e dê exemplos deles.


ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/09/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp

Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: 

Vídeo 1: https://youtu.be/A7mC6q942Qc

Agora resolva os exercícios a seguir:

A origem da vida. (ASSISTA À VÍDEO AULA PELO LINK ACIMA! MUITO IMPORTANTE!)

1) O que diz as teorias da abiogênese e biogênese.

2) Resumidamente explique os resultados do experimento de Redi.

3) Resumidamente explique os resultados do experimento de Pasteur.

4) Em que se baseia a teoria da panspermia?

5) Em que se baseia a teoria do criacionismo?

6) Quais os principais gases da atmosfera primitiva?

7) Em que se baseia a teoria da evolução química?

OBS.: É importante assistir a vídeo aula pois a mesma têm mais informações sobre o tema.


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



MARÍCIA - INGLÊS



ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/09/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)

ASSUNTO: INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

METODOLOGIA: LEITURA E TRADUÇÃO DO TEXTO “ MONSTER RAYMOND”


ATIVIDADE:


ATIVIDADE DE INGLÊS DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/09/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk

ASSUNTO: INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

METODOLOGIA: LEITURA E TRADUÇÃO DO TEXTO


 


ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/09/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk

ASSUNTO: SIMPLE PAST OF VERBS ( PASSADO DOS VERBOS)

                                      REGULAR VERBS

VIDEOAULA: https://youtu.be/YkrJZcpMvbQ

 NEGATIVE FORM

VEJA A DIFERENÇA ENTRE AS FORMAS:

ATIVIDADE:

1.  Analise o texto abaixo e retire todos os “REGULAR VERS”. Escreva-os nas caixas de textos , ao lado.


Questão 2


Questão 3




ATIVIDADE DE INGLÊS DO 9º ANO A, B, e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 22/09/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)

ASSUNTO: PRODUÇÃO TEXTUAL

Leia a reportagem do Jornal CNN sobre as Queimadas em 2020 .

https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2020/09/14/pantanal-atinge-maior-taxa-historica-de-queimadas-em-2020


1. Faça uma análise crítica sobre a matéria e produza a sua própria reportagem, abordando o mesmo tema.

  • ü  Mínimo de 10 linhas.
  • ü  Produza na Lingua Portuguesa.
  • ü  Pesquise sobre como produzir uma reportagem.
  • ü  Atividade deverá ser exposta no nosso encontro do GOOGLE MEET.

 

Queimadas

As queimadas são um tipo de prática agrícola utilizada no meio rural, sendo umas das ações mais antigas realizadas pelo homem.

Considerada de baixo custo, a queimada é conhecida por sua rapidez, pois em muitos casos ela é utilizada como uma ferramenta para limpeza e fertilização do solo.

Em contrapartida, em alguns casos sua aplicação pode perder o controle, provocando grandes incêndios, além disso é alvo de críticas por parte dos ambientalistas.


Causas e tipos de queimada


Diferentes fatores podem causar a queimada, pois ela pode ser aplicada a fim de atingir de diferentes objetivos, ou ainda pode ser criminosa.

Veja a seguir as principais causas e tipos de queimadas.

Causa

Tipo

Descrição

Colheita manual de cana-de-açúcar

Prática agrícola

Utilizada com o objetivo de limpar o terreno e facilitar o corte da cana. Essa prática ainda é muito comum em canaviais.

Retirada de madeira

Prática agrícola

Utilizada como ferramenta para retirada de madeira, no qual as plantas menores são queimadas para que o corte das árvores maiores seja facilitado.

Germinação e reciclagem de nutrientes

Prática agrícola

Utilizada como processo para germinação de certas espécies de vegetais. Em alguns ecossistemas que existe a predominância de gramíneas, a queimada atua como um fator que estimula a reciclagem dos nutrientes.

Vandalismo

Criminoso

É quando a queimada é provocada de forma intencional, como ao descartar cigarro aceso nas margens de estradas e em terrenos abandonados.

Balão de festa junina

Negligência

É quando balão de festa junina e fogos de artifício são utilizados como forma de comemoração, porém causam queimadas que geram incêndios em regiões urbanas.

Disputa de posse

Criminoso

É quando proprietários de terra provocam a queimada de forma intencional, motivado pela disputa de terras agrícolas.

Falta de chuva

Climático

É quando a queimada é provocada pela falta de umidade no ar e no solo, o que ocorre normalmente em regiões com pouca chuva.

 

É importante destacar que a queimada como prática agrícola é realizada de forma controlada e assistida. Já as queimadas intencionais não, pois elas perdem o controle facilmente e resultam em incêndios.

Veja também: Desmatamento

Consequências da queimada

A realização de queimadas gera consequências para o meio ambiente, dentre elas as principais são:

  • ·         alterações no equilíbrio dos ecossistemas;
  • ·         desertificação ambiental;
  • ·         circulação de águas superficiais e subterrâneas;
  • ·         mudança da temperatura e umidade do solo;
  • ·         manutenção e controle de fauna e flora;
  • ·         diminuição da biodiversidade;
  • ·         emissão de gases poluentes;
  • ·         piora a qualidade do ar;
  • ·         contribui para o aumento da poluição do ar;
  • ·         intensifica o efeito estufa e o aquecimento global.

 

FONTE: https://www.todamateria.com.br/queimadas/

2. Dado material acima, pesquise e produza um material de campanha, em combate às queimadas.

ü  Os cartazes devem ser em 1 folha de cartolina ou 4 papeis de ofício.

ü  Deverá ser produzido na Língua Inglesa.

ü  Depois de pronto e que o cartaz estiver todo lindo e caprichado, cole -o na frente da sua casa, para que efetivamente você faça valer sua campanha.

ü  TEMA: DON´T FIRE IN BRAZIL. ( NÃO QUEIME O BRAZIL)


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



AULAS DE QUARTA-FEIRA



EUGÊNIO - HISTÓRIA



ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/09/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp

6º - Roma Imperial: aspectos culturais

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=P7O9S0CGPHk

 

1) Leia o texto e em seguida responda as perguntas:

Mesmo que se diga que o latim seja uma “língua morta”, ele está mais vivo do que se imagina.  Ele é, ao lado do italiano, a língua oficial do Vaticano, o minúsculo país sede do catolicismo, que por sinal o utiliza durante as celebrações religiosas. O velho idioma do Império Romano continua vivo no meio jurídico, em palavras e expressões largamente utilizadas por juízes e advogados e também na comunidade científica, para dar nomes aos bichos, plantas e corpos celestes.

Mas Roma não se limita à fala. Ela está presente nos nossos gostos esquisitos por competições e lutas que envolvem pancadaria e violência. Está na nossa mania em querer abreviar palavras (“vc”, “rip”, “tbt”, “etc) para sermos rápidos no que queremos comunicar ou expressar. Roma está até mesmo nos nossos pequenos gestos, como o de levantar o polegar ou baixá-lo como gesto de aprovação ou reprovação.

Roma está presente nas estruturas políticas, como o Senado, e religiosas, como a Igreja Católica Romana.

Se a sua cidade tem calçamento e rede de esgoto, lembre-se que isto são coisas que os romanos nos legaram.

 

a) Qual país atual tem o latim como língua oficial? Onde esse mesmo país esta situado?

b) Em quais áreas a língua da Roma Antiga é utilizada atualmente?

c) O texto deixa claro que a cultura romana não se limita ao campo da fala, mas que se faz presente nas competições esportivas violentas. Você conhece algum tipo de competição esportiva violenta nos dias atuais? Qual?

 

2) Marque a opção onde consta os idiomas que se originaram do latim:

a) alemão – inglês – norueguês – sueco – finlandês.

b) português – espanhol – italiano – francês – romeno.

c) mandarim – japonês – cingalês – hindi – persa.

 

3) A política do “pão e circo” tinha como principal objetivo:

a) solucionar o problema da pobreza extrema em Roma.

b) evitar revoltas sociais contra o Imperador.

c) tornar suportável o cotidiano dos pobres.

 

4) Escreva CERTO ou ERRADO e corrija quando necessário.

-A religião na Roma Imperial:

______ desprezava o politeísmo enquanto valorizava o cristianismo.

______ admitia a adoração ao imperador e aos deuses gregos e egípcios.

______ rejeitava o culto aos espíritos dos ancestrais, ao considera-lo supersticioso e vazio.

 

5)  Por que o cristianismo foi por muito tempo proibido e perseguido no Império Romano?

a) porque os cristãos rejeitavam o culto politeísta dos romanos.

b) porque os cristãos praticavam atos terroristas.

c) porque os cristãos apoiavam as rebeliões servis.

 

**Questão Bônus**

Leia o trecho do seguinte documento do ano 312 d.C:

 

“Nós, Constantino e Licínio, imperadores, encontrando-nos em Milão [...] Decretamos, portanto, que,[...] os que optarem pela religião de Cristo sejam autorizados a abraçá-la sem nenhum empecilho, e que ninguém absolutamente os impeça ou moleste... . Observai, outrossim, que também todos os demais terão garantia a livre e irrestrita prática de suas respectivas religiões.”

 

*Do que o documento trata?

*Onde e por quem foi assinado?

 



ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/09/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp


7º - Administração e economia do Brasil-colônia

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=40FGPmCVyaU&t=282s

1) Leia o texto para depois responder no seu caderno:

Da mesma família do capim, a cana-de-açúcar foi levada da Índia para a Europa ainda na Idade Média pelos árabes, onde foi cultivada na ilha da Sicília e na Espanha.

Da prensagem da cana extrai-se um líquido doce que depois de depurado, fervido e evaporado surge um produto sólido que visualmente faz lembrar grãos de areias. Daí o seu significado original em sânscrito, a língua ancestral da Índia.

Justamente por ser uma mercadoria cara e de grande valor comercial, os portugueses contrataram técnicos árabes para ensinarem aos colonos da ilha da Madeira, como cultivar a cana e produzir o açucar. Em poucos anos, a mesma ilha portuguesa, se tornou a principal fornecedora de açúcar da Europa. Já os espanhóis cultivaram-na nas ilhas Canárias e depois, nas terras americanas.

Mas só foi no fim do século XVIII que o açúcar realmente caiu no gosto do povo e se tornou mais barato. Foi quando ele passou a adoçar novas bebidas introduzidas na Europa, como: o chá, o chocolate e o café , o que provocou enorme aumento do seu consumo.

 

a) Qual é a origem da cana-de-açúcar e como ela ‘foi parar’ na Europa?

b) O que significa a palavra açúcar?

c) O que explica a escolha do açúcar, pelos portugueses, para possibilitar a ocupação do Brasil?

d) Pesquise a origem das bebidas mencionadas no texto.

 

2) O que se levava em conta para a escolha dos “homens bons”?

a) solidariedade e altruísmo.

b) riqueza e prestígio social.

c) não ser descendente de judeu e nem de negros e índios.

 

3) Observe a imagem abaixo.



Os números 1, 2, 3, 4 e 11 correspondem, respectivamente:

a) casa-grande, senzala, moenda, capela e canavial.

b) casa de engenho, capela, senzala, moendo e roça dos escravos.

c) casa-grande, capela, senzala, moenda e canavial.

 

4) Não era uma característica da produção açucareira do Brasil colonial:

 

a) monocultura em extensos latifúndios.

b) produção destinada ao mercado externo.

c) mão de obra assalariada.

 

5) Qual era a região do Brasil que, por ter solo e clima ideal para a cana, foi por muito tempo produtora de açúcar?

a) Nordeste.

b) Sudeste.

c) Sul.

 


ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/09/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp


8º - Modernização e conflito externo durante o Segundo Reinado.

Assista: 

https://www.youtube.com/watch?v=JIIE69T_1ck

https://www.youtube.com/watch?v=gKCiR2xnYlE&list=PLO3hBdfBc4pG6Tb5qYo3wKQHAA1-OxOHu&index=34              


1) Lei o texto e logo em seguida responda no seu caderno:



Depois que as tropas do ditador paraguaio Solano López capturaram um navio brasileiro e invadiu com extrema violência a cidade de Corumbá (MS), emergiu um sentimento de indignação e com ele, o de brasilidade. O próprio D. Pedro II se alistou para a guerra para o que o restante da nação fizesse o mesmo. Os “voluntários da pátria” receberiam terras , aposentadorias e os cativos, a liberdade. Mas quando se achava que o conflito se resolveria em 6 meses,  se prolongou para 6 sangrentos anos, com relatos que passaram a assustar e a diminuir sensivelmente os “voluntários” – o que fez o Império lançar mão de levar à força para o front, os “voluntários da corda”, indivíduos considerados “vadios”, em conflito com lei- neste caso negros e mestiços em sua maioria.

Enquanto os homens se vestiam de mulher para evitar o recrutamento agora forçado, a adolescente cearense de Tauá, Antônia Alves Feitosa, apelidada de “Jovita”, apresentou-se voluntariamente para a guerra, com cabelos curtos e trajando vestes masculinas, no quartel na cidade de Jaicós, no Piauí. Mas o seu disfarce foi descoberto e a sua ousadia se por um lado foi criticado por outra, foi admirado e aplaudido. Jovita foi fotografada e entrevistada pelos principais jornais da época. Foi até recebida pelo próprio imperador que louvou a sua coragem e patriotismo mas não atendeu ao seu desejo de ir para guerra,  a não ser se fosse para servir como enfermeira. Jovita retornou para casa, famosa e sem dinheiro, mas o clima tenso com o pai a fez regressar para o Rio de Janeiro. Na capital federal, conheceu o engenheiro inglês William Noot, por quem se apaixonou, mas se suicidou quando soube que ele regressara para a Europa. 

 

a) Podemos dizer que a Guerra do Paraguai nos fez enxergar como brasileiros? Por quê?

b) O patriotismo dos “voluntários” foi a única motivação para lutar na guerra? Por quê?

c) De onde era Jovita Feitosa e por que ela se tornou uma celebridade?

d) Defina os “voluntários da corda”

 

2) O que motivou a Inglaterra a combater a venda de africanos escravizados?

a) foi por nobres interesses humanitários.

b) foi porque os políticos ingleses eram afro descentes.

c) foi por interesses econômicos, na busca por mercado consumidor.

 

3) O que motivou a Guerra do Paraguai?

a) a reação paraguaia à invasão brasileira ao Uruguai.

b) o temor do Paraguai se tornar uma potência econômica.

c) disputa pelo controle da bacia do Rio da Prata.

 

4) Em relação às consequências da Guerra do Paraguai, veja e julgue cada afirmação como VERDADEIRA ou FALSA e corrija quando necessário:

_________O Brasil derrotou o Paraguai sem muitas perdas financeiras e humanas de suas tropas.

_________O Paraguai saiu derrotado do conflito e com elevadas taxas de perdas humanas e territoriais.

_________Os soldados brasileiros aproveitaram o prestígio de heróis nacionais para se engajarem na política.

_________Os escravos brasileiros que serviram como soldados continuaram escravizados depois que regressaram.

 

**Questão Bônus**

 

*Quem estava no comando Paraguai, na época em que estourou o conflito?

 

*Jovita Feitosa foi uma “propaganda viva” aos interesses dos políticos e da imprensa da época? Justifique a sua resposta. 


ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/09/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp

9º - Brasil de 1945 a 1964

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=7uZpjp3L_d4&t=338s

             https://www.youtube.com/watch?v=OBiDfopa9j0&t=64s

 

1) Leia e depois responda



Da mansão ao barraco, do sertão à cidade, a televisão continua absoluta no Brasil mesmo em plena era da internet. É tão querida que segundo o IBGE, há mais televisores (95%) do que geladeiras (92%) nos lares brasileiros.

Em 18 de setembro, deste ano, completará 70 anos que a primeira transmissão televisiva desbancaria, aos poucos, o rádio. Faltando um mês para a inauguração, o empresário paraibano Assis Chateaubriand importou 200 aparelhos dos EUA e doou um deles ao Presidente Dutra. O novo eletro doméstico era caríssimo para a maioria da população. Apenas poucos paulistas puderam receber as primeiras imagens bicolores da recém-inaugurada TV Tupi.

Os programas e propagandas comerciais eram todos ao vivo, o que implicava em longos intervalos entre um programa e outro e problemas técnicos.

Com o passar dos anos, surgiram novas emissoras e também cresceu o número de aparelhos em todo Brasil.

 

Responda:

a) Em que ano foi inaugurada televisão no Brasil? Quem era o Presidente da República neste mesmo ano?

b) Qual foi a primeira emissora de televisão brasileira? Onde ela estava situada?

c) Que limitações a primeira emissora de televisão apresentava, na época em que foi inaugurada?

d) Por que só poucos indivíduos possuíam aparelho de televisão, na década de 1950?

 

2) Qual foi a maior realização do governo JK?

 

a) abertura do Brasil às empresas automobilísticas.

b) construção da Hidrelétrica de Três Marias e de Furnas.

c) construção de Brasília.

 

3) Como eram chamados os construtores da atual capital brasileira e qual era o perfil social e regional deles?

 

a) eram chamados de fandangos e eram sem-terra do Sul

b) eram chamados de calangos e eram desabrigados do Norte.

c) eram chamados de candangos e eram retirantes das secas do Nordeste.

 

4) Foram ações polêmicas adotadas pelo Presidente Jânio Quadro que o tornaram impopular e, consequentemente, contribuíram para  a sua renúncia:

a) fechamento Congresso e legalização do Partido Comunista.

b) proibição ao direito de greve e redução do salário mínimo.

c) redução de gastos aliadas a proibições bizarras e aproximação dos países socialistas.

 

5) Qual foi o Presidente que tentou aprovar reformas sociais, como: direito de voto aos analfabetos, reforma agrária, direitos aos trabalhadores rurais, limitação das remessas de lucros das empresas estrangeiras? Como essas medidas foram interpretadas, pela imprensa e por grande parcela da população brasileira?

 

**Questão bônus**



Observe a foto de um dos cartazes exibidos durante a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, em 1964:

 

*O que havia em Cuba, para que o Brasil não imitasse?

 

 



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


GEORGE - GEOGRAFIA



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 6º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/09/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx

De olho no link: https://youtu.be/FkykXGfToEo (Mato Grosso decreta estado de emergência por causa das queimadas no Pantanal)

1. Leia o texto a seguir e localize o que se pese, após elabore um novo texto com até 20 linhas com as informações retiradas do texto estudado, sendo:

I – 1 parágrafo introdutório de 3 a 4 linhas

II – 2 parágrafos de desenvolvimento

III – 1 parágrafo de conclusão



Não é só o Pantanal: incêndios florestais pelo mundo são os maiores em escala e em emissões de CO2' em 18 anos

Fonte: https://www.msn.com/pt-br/noticias/meio-ambiente/n%C3%A3o-%C3%A9-s%C3%B3-o-pantanal-inc%C3%AAndios-florestais-pelo-mundo-s%C3%A3o-os-maiores-em-escala-e-em-emiss%C3%B5es-de-co2-em-18-anos/ar-BB19bktK?ocid=msedgdhp

Cientistas estão alertando que os incêndios florestais em todo o mundo este ano são "os maiores em escala e emissões estimadas" por quase duas décadas. Dados da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, e do Sistema Copernicus, da União Europeia, revelam que os incêndios em Nova Gales do Sul (Austrália), no Ártico Siberiano, na costa oeste dos Estados Unidos e no Pantanal brasileiro foram os maiores de todos os tempos, com base nos 18 anos de dados sobre incêndios florestais globais compilados pelas organizações.

Mas quão sério é o impacto ambiental?


Bacia Amazônica e Pantanal


Imagens de satélite da Nasa e outras organizações internacionais de pesquisa ambiental mostram que os incêndios florestais estão se espalhando na bacia amazônica no Brasil. Maior floresta tropical do mundo, a Amazônia é um reservatório de carbono vital que diminui o ritmo do aquecimento global. É também o lar de cerca de 3 milhões de espécies de plantas e animais e 1 milhão de indígenas. Especialistas dizem que a região voltou aos níveis de desmatamento observados pela última vez há uma década.

"Você pode não ver incêndios como os da Califórnia, porque os da Amazônia continuam muito baixos, mas causam mais danos", diz Paulo Moutinho, cientista sênior do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM).

"As árvores podem morrer lentamente em poucos anos".

"Um hectare de floresta na Amazônia tem 300 espécies de plantas e árvores, em comparação com a Califórnia, que tem apenas 25."

Dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) revelam que o número de incêndios na Amazônia aumentou 28% entre julho de 2019 e julho de 2020. Ao contrário das condições de seca na costa oeste dos Estados Unidos, os incêndios florestais no Brasil são causados principalmente pelo desmatamento, que alguns ambientalistas dizem ser motivados pelas políticas governamentais pró-agricultura e mineração. Mas não são apenas as florestas tropicais da América do Sul que estão queimando. Ao sul da Amazônia, no Pantanal, os incêndios também estão intensos.

O bioma se estende por Brasil, Paraguai e Bolívia e é uma das áreas de maior biodiversidade do mundo.

O fogo já destruiu 15% da região, com 2,3 milhões de hectares. Até quinta-feira (17/08), foram quase 16 mil focos de incêndios, o maior número de queimadas desde 1998, quando o Inpe começou a contabilizar essas estatísticas. Só na primeira metade do mês de setembro, o número de focos já é quase duas vezes maior do que em todo o mês do ano passado. No acumulado de janeiro a setembro, o número de incêndios triplicou em relação ao mesmo período de 2019.

Em entrevistas, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e o próprio presidente Jair Bolsonaro atribuem os incêndios a uma combinação de fatores: uma seca mais forte que anos anteriores e um acúmulo de vegetação seca, que pegaria fogo mais facilmente. Savana e pradarias da África Imagens de satélite também mostram incêndios florestais densos na África tropical, através da savana e pradarias onde, a cada ano, ocorre a maioria dos incêndios florestais do mundo.

Mesmo que esses incêndios pareçam ser bastante densos, os cientistas dizem que isso não significa necessariamente que terão um impacto ambiental mais severo.

"A maioria desses incêndios na África é um processo natural que vem acontecendo há milhares de anosdiz Niels Andela, professor da Escola de Ciências da Terra e do Oceano na Universidade de Cardiff.

"É assim que a vegetação se regenera na região."

Esses incêndios florestais africanos também são vistos como menos prejudiciais porque as savanas e pradarias regeneradas absorvem parte do carbono que é emitido durante a queimada. Florestas tropicais da Indonésia Embora a temporada de incêndios florestais na Indonésia tenha começado há alguns meses, as províncias de Kalimantan Central e Sumatra ainda continuam sofrendo com os incêndios florestais. O Greenpeace disse que 64 mil hectares de floresta já haviam sido queimados até o fim de julho, embora esse número seja menor do que o do ano anterior. A terceira maior província do país, Kalimantan Central, declarou Estado de emergência em julho, depois de registrar mais de 700 incêndios. Os ambientalistas dizem que o impacto econômico da covid-19 levou a reduções orçamentárias significativas, impactando o patrulhamento das florestas e a prevenção de incêndios.

Turfeiras árticas

Quando os incêndios na Califórnia começaram a aumentar no mês passado, o Círculo Polar Ártico já havia experimentado tragédia semelhante. As chamas queimaram a vegetação nativa, a tundra, e cobriram de fumaça as cidades siberianas. Esses incêndios no Ártico emitiram um recorde de 244 megatoneladas de dióxido de carbono — 35% a mais do que todo o ano passado, de acordo com o Serviço de Monitoramento da Atmosfera Copernicus. Especialistas dizem que a razão para o aumento significativo nas emissões pode ser a queima das turfeiras — onde os solos são ricos em carbono. Segundo eles, um inverno e uma primavera mais quentes foram parcialmente responsáveis pelos incêndios.

Consequências ambientais

Todos os anos, cientistas dizem que uma área de cerca de 4 milhões de quilômetros quadrados de floresta, tamanho aproximado da União Europeia, é queimada por incêndios florestais. Isso tem um sério impacto na biodiversidade e nos ecossistemas mundiais. Os incêndios florestais fazem parte de um perigoso ciclo de retroalimentação. Os incêndios liberam uma quantidade significativa de dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa. Isso torna a Terra mais quente e, por sua vez, as florestas mais secas, aumentando a probabilidade de incêndios florestais.

No início desta semana, a ONU alertou que o mundo falhou em cumprir totalmente todas as metas de proteção da biodiversidade que estabeleceu para esta década. Um relatório da Plataforma de Política Científica Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos advertiu no ano passado que cerca de 1 milhão de espécies animais e plantas estão ameaçadas de extinção, um recorde na história da humanidade.

Quando florestas queimam, emitem grandes quantidades de CO2 na atmosfera, o que acelera o aquecimento global.

"Neste ponto, os incêndios somam 5% das emissões anuais dos EUA e 0,7% das emissões globais anuais de CO2diz Pieter Tans, um cientista climático sênior da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA.

Os incêndios florestais poluem o ar, o que também gera um impacto na saúde pública. Cientistas atmosféricos dizem que os poluentes podem viajar por longas distâncias e se tornar mais tóxicos quando interagem com a luz solar e outros elementos.

"No caso da Califórnia e do Oregon, a fumaça se tornou parte da corrente de jato, o que leva a um transporte relativamente rápido para a Europa (uma distância de 8 mil quilômetros) ao longo de alguns diasdiz Mark Parrington, cientista atmosférico sênior do Serviço de Monitoramento da Atmosfera Copernicus.

"Mas o maior risco para a qualidade do ar e para a saúde humana está perto da fonte, onde a qualidade do ar foi seriamente degradada."

Coronavírus e qualidade do ar

Cresce também o temor com o aumento do risco de casos graves de covid-19 dentro e ao redor de locais com incêndios florestais.

"No Brasil, a infecção por covid em indígenas é mais de 150% maior do que no resto da populaçãodiz Moutinho, do IPAM.

"Uma vez que muitos desses povos indígenas estão em lugares próximos ou envolvidos em incêndios florestais, há preocupações de que a poluição do ar possa estar contribuindo para o nível de infecções."

Alguns estudos relacionaram a poluição do ar com casos graves de covid-19. A Organização Mundial da Saúde já alertou os países sobre essa possível ligação.


A. Quais áreas se destacam como sendo as de maior ampliação das queimadas nos últimos 20 anos? (4 linhas)


B. Quais são as possíveis relações destas queimadas com o Aquecimento Global?  (4 linhas)


C. Qual é a intensidade destes impactos ambientais?


D. Qual a intensidade destes impactos nos biomas?


2. Observe a tirinha a seguir de Maurício de Souza:


O desmatamento e o progresso



Na tirinha, apresenta-se uma crítica à noção de progresso vinculada:

a) à ideia de sustentabilidade e suas consequências.

b) ao conceito de expansão florestal desordenada.

c) à adoção continuada do reflorestamento progressivo.

d) à ausência de uma política de desenvolvimento sustentável.

e) ao ideário de que a vegetação resiste ao avanço das atividades humanas.


3. O desmatamento é, sem dúvidas, uma das maiores preocupações atuais da humanidade, pois o seu avanço poderá intensificar o processo de remoção da cobertura vegetal do planeta. Podemos identificar como consequências do desmatamento todas as alternativas a seguir, exceto:

a) o aumento do efeito estufa

b) a diminuição da biodiversidade

c) a elevação desproporcional da umidade

d) o maior desgaste do solo

e) o assoreamento de rios e lagos





ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/09/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx

De olho no link:

https://youtu.be/80JbkKL6gVg Pantanal sofre com o maior incêndio dos últimos 22 anos

https://youtu.be/FkykXGfToEo (Mato Grosso decreta estado de emergência por causa das queimadas no Pantanal)

1. Leia o texto a seguir e localize o que se pese, após elabore um novo texto com até 20 linhas com as informações retiradas do texto estudado, sendo:

I – 1 parágrafo introdutório de 3 a 4 linhas

II – 2 parágrafos de desenvolvimento

III – 1 parágrafo de conclusão



Não é só o Pantanal: incêndios florestais pelo mundo são os maiores em escala e em emissões de CO2' em 18 anos

Fonte: https://www.msn.com/pt-br/noticias/meio-ambiente/n%C3%A3o-%C3%A9-s%C3%B3-o-pantanal-inc%C3%AAndios-florestais-pelo-mundo-s%C3%A3o-os-maiores-em-escala-e-em-emiss%C3%B5es-de-co2-em-18-anos/ar-BB19bktK?ocid=msedgdhp

Cientistas estão alertando que os incêndios florestais em todo o mundo este ano são "os maiores em escala e emissões estimadas" por quase duas décadas. Dados da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, e do Sistema Copernicus, da União Europeia, revelam que os incêndios em Nova Gales do Sul (Austrália), no Ártico Siberiano, na costa oeste dos Estados Unidos e no Pantanal brasileiro foram os maiores de todos os tempos, com base nos 18 anos de dados sobre incêndios florestais globais compilados pelas organizações.

Mas quão sério é o impacto ambiental?


Bacia Amazônica e Pantanal


Imagens de satélite da Nasa e outras organizações internacionais de pesquisa ambiental mostram que os incêndios florestais estão se espalhando na bacia amazônica no Brasil. Maior floresta tropical do mundo, a Amazônia é um reservatório de carbono vital que diminui o ritmo do aquecimento global. É também o lar de cerca de 3 milhões de espécies de plantas e animais e 1 milhão de indígenas. Especialistas dizem que a região voltou aos níveis de desmatamento observados pela última vez há uma década.

"Você pode não ver incêndios como os da Califórnia, porque os da Amazônia continuam muito baixos, mas causam mais danos", diz Paulo Moutinho, cientista sênior do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM).

"As árvores podem morrer lentamente em poucos anos".

"Um hectare de floresta na Amazônia tem 300 espécies de plantas e árvores, em comparação com a Califórnia, que tem apenas 25."

Dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) revelam que o número de incêndios na Amazônia aumentou 28% entre julho de 2019 e julho de 2020. Ao contrário das condições de seca na costa oeste dos Estados Unidos, os incêndios florestais no Brasil são causados principalmente pelo desmatamento, que alguns ambientalistas dizem ser motivados pelas políticas governamentais pró-agricultura e mineração. Mas não são apenas as florestas tropicais da América do Sul que estão queimando. Ao sul da Amazônia, no Pantanal, os incêndios também estão intensos.

O bioma se estende por Brasil, Paraguai e Bolívia e é uma das áreas de maior biodiversidade do mundo.

O fogo já destruiu 15% da região, com 2,3 milhões de hectares. Até quinta-feira (17/08), foram quase 16 mil focos de incêndios, o maior número de queimadas desde 1998, quando o Inpe começou a contabilizar essas estatísticas. Só na primeira metade do mês de setembro, o número de focos já é quase duas vezes maior do que em todo o mês do ano passado. No acumulado de janeiro a setembro, o número de incêndios triplicou em relação ao mesmo período de 2019.

Em entrevistas, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e o próprio presidente Jair Bolsonaro atribuem os incêndios a uma combinação de fatores: uma seca mais forte que anos anteriores e um acúmulo de vegetação seca, que pegaria fogo mais facilmente. Savana e pradarias da África Imagens de satélite também mostram incêndios florestais densos na África tropical, através da savana e pradarias onde, a cada ano, ocorre a maioria dos incêndios florestais do mundo.

Mesmo que esses incêndios pareçam ser bastante densos, os cientistas dizem que isso não significa necessariamente que terão um impacto ambiental mais severo.

"A maioria desses incêndios na África é um processo natural que vem acontecendo há milhares de anosdiz Niels Andela, professor da Escola de Ciências da Terra e do Oceano na Universidade de Cardiff.

"É assim que a vegetação se regenera na região."

Esses incêndios florestais africanos também são vistos como menos prejudiciais porque as savanas e pradarias regeneradas absorvem parte do carbono que é emitido durante a queimada. Florestas tropicais da Indonésia Embora a temporada de incêndios florestais na Indonésia tenha começado há alguns meses, as províncias de Kalimantan Central e Sumatra ainda continuam sofrendo com os incêndios florestais. O Greenpeace disse que 64 mil hectares de floresta já haviam sido queimados até o fim de julho, embora esse número seja menor do que o do ano anterior. A terceira maior província do país, Kalimantan Central, declarou Estado de emergência em julho, depois de registrar mais de 700 incêndios. Os ambientalistas dizem que o impacto econômico da covid-19 levou a reduções orçamentárias significativas, impactando o patrulhamento das florestas e a prevenção de incêndios.

Turfeiras árticas

Quando os incêndios na Califórnia começaram a aumentar no mês passado, o Círculo Polar Ártico já havia experimentado tragédia semelhante. As chamas queimaram a vegetação nativa, a tundra, e cobriram de fumaça as cidades siberianas. Esses incêndios no Ártico emitiram um recorde de 244 megatoneladas de dióxido de carbono — 35% a mais do que todo o ano passado, de acordo com o Serviço de Monitoramento da Atmosfera Copernicus. Especialistas dizem que a razão para o aumento significativo nas emissões pode ser a queima das turfeiras — onde os solos são ricos em carbono. Segundo eles, um inverno e uma primavera mais quentes foram parcialmente responsáveis pelos incêndios.

Consequências ambientais

Todos os anos, cientistas dizem que uma área de cerca de 4 milhões de quilômetros quadrados de floresta, tamanho aproximado da União Europeia, é queimada por incêndios florestais. Isso tem um sério impacto na biodiversidade e nos ecossistemas mundiais. Os incêndios florestais fazem parte de um perigoso ciclo de retroalimentação. Os incêndios liberam uma quantidade significativa de dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa. Isso torna a Terra mais quente e, por sua vez, as florestas mais secas, aumentando a probabilidade de incêndios florestais.

No início desta semana, a ONU alertou que o mundo falhou em cumprir totalmente todas as metas de proteção da biodiversidade que estabeleceu para esta década. Um relatório da Plataforma de Política Científica Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos advertiu no ano passado que cerca de 1 milhão de espécies animais e plantas estão ameaçadas de extinção, um recorde na história da humanidade.

Quando florestas queimam, emitem grandes quantidades de CO2 na atmosfera, o que acelera o aquecimento global.

"Neste ponto, os incêndios somam 5% das emissões anuais dos EUA e 0,7% das emissões globais anuais de CO2diz Pieter Tans, um cientista climático sênior da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA.

Os incêndios florestais poluem o ar, o que também gera um impacto na saúde pública. Cientistas atmosféricos dizem que os poluentes podem viajar por longas distâncias e se tornar mais tóxicos quando interagem com a luz solar e outros elementos.

"No caso da Califórnia e do Oregon, a fumaça se tornou parte da corrente de jato, o que leva a um transporte relativamente rápido para a Europa (uma distância de 8 mil quilômetros) ao longo de alguns diasdiz Mark Parrington, cientista atmosférico sênior do Serviço de Monitoramento da Atmosfera Copernicus.

"Mas o maior risco para a qualidade do ar e para a saúde humana está perto da fonte, onde a qualidade do ar foi seriamente degradada."

Coronavírus e qualidade do ar

Cresce também o temor com o aumento do risco de casos graves de covid-19 dentro e ao redor de locais com incêndios florestais.

"No Brasil, a infecção por covid em indígenas é mais de 150% maior do que no resto da populaçãodiz Moutinho, do IPAM.

"Uma vez que muitos desses povos indígenas estão em lugares próximos ou envolvidos em incêndios florestais, há preocupações de que a poluição do ar possa estar contribuindo para o nível de infecções."

Alguns estudos relacionaram a poluição do ar com casos graves de covid-19. A Organização Mundial da Saúde já alertou os países sobre essa possível ligação.


A. Quais áreas se destacam como sendo as de maior ampliação das queimadas nos últimos 20 anos? (4 linhas)


B. Quais são as possíveis relações destas queimadas com o Aquecimento Global? (4 linhas)


 

C. Qual é a intensidade destes impactos ambientais? (4 linhas)


 

D. Cite relações que podem ser traçadas entre os dois vídeos propostos e o texto sobre o desmatamento? (4 linhas)


 

E. Qual a sua opinião sobre tais incêndios na Amazônia e no Pantanal? Ocorreram natural? Quais motivos poderiam ter levado a tais queimadas? (4 linhas)


 


2. Calcula-se que 78% do desmatamento na Amazônia tenha sido motivado pela pecuária – cerca de 35% do rebanho nacional está na região – e que pelo menos 50 milhões de hectares de pastos são pouco produtivos. Enquanto o custo médio para aumentar a produtividade de 1 hectare de pastagem é de 2 mil reais, o custo para derrubar igual área de floresta é estimado em 800 reais, o que estimula novos desmatamentos. Adicionalmente, madeireiras retiram as árvores de valor comercial que foram abatidas para a criação de pastagens. Os pecuaristas sabem que problemas ambientais como esses podem provocar restrições à pecuária nessas áreas, a exemplo do que ocorreu em 2006 com o plantio da soja, o qual, posteriormente, foi proibido em áreas de floresta.

Época, 3/3/2008 e 9/6/2008 (com adaptações).

A partir da situação-problema descrita, conclui-se que

a) o desmatamento na Amazônia decorre principalmente da exploração ilegal de árvores de valor comercial.

b) um dos problemas que os pecuaristas vêm enfrentando na Amazônia é a proibição do plantio de soja.

c) a mobilização de máquinas e de força humana torna o desmatamento mais caro que o aumento da produtividade de pastagens.

d) o superavit comercial decorrente da exportação de carne produzida na Amazônia compensa a possível degradação ambiental.

e) a recuperação de áreas desmatadas e o aumento de produtividade das pastagens podem contribuir para a redução do desmatamento na Amazônia.


3. Em quais regiões administrativas do Brasil estão ocorrendo tais queimadas? Estes incêndios estão afetando outras regiões? Justifique sua resposta




ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 8º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/09/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)

De olho no link:

https://youtu.be/sYcBfHcS1rc (Lições do Chile a Bolsonaro incluem economia estável e previdência em xeque)

https://youtu.be/dbl0ZE7i4Co (Privatizar é bom ou ruim?)


1. Um conjunto de normas mais ou menos semelhantes se impôs na Argentina após 1976, no Uruguai e no Chile, depois de 1973, na Bolívia quase ininterruptamente, no Peru de 1968 até 1979, no Equador, de 1971 a 1978. (Clóvis Rossi)

Assinale a alternativa que melhor expressa o conjunto de normas de exceção que marcaram a trajetória político-institucional dos países latino-americanos indicados no texto.

a) Dissolução de partidos e sindicatos, com o objetivo de estabelecer uma nova ordem democrática e popular.

b) Domínio político das organizações guerrilheiras.

c) Extinção dos partidos políticos, intervenção nos sindicatos e suspensão das eleições diretas.

d) Política externa alinhada automaticamente à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e ao bloco do Leste.

e) Formação de uma frente parlamentar, para revisão constitucional.


2. A eleição de Salvador Allende em 1970 no Chile constitui-se num acontecimento específico atípico no panorama geral da América Latina.

Sua política de governo se caracterizou por ser:

a) nacionalista, com exclusão de membros da Guarda Nacional – bastião de poder no governo anterior.

b) liberal, com livre importação de produtos manufaturados.

c) isolacionista no contexto continental, com pressões militares e econômicas por parte dos Estados Unidos.

d) democrática, com amplo respaldo popular e de grupos esquerdistas cristãos.

e) reformista, com privatizações dos bancos estatais e manutenção da reforma agrária iniciada anteriormente.


3. A Cordilheira dos Andes, que vai do sul do Chile até a Venezuela, nasceu de forma abrupta entre dez e seis milhões de anos atrás, revela um estudo divulgado hoje pela revista Science".

[…] Na teoria mais antiga, os cientistas acreditavam que a cordilheira dos Andes havia nascido há 40 milhões de anos. No entanto, segundo Carmala Garzione, professora auxiliar de geologia em Rochester, agora será necessário modificar a teoria e incluir nela um processo que diz que em vez de sofrer erosão lentamente, a raiz de uma montanha se desprende e cai no candente manto do interior do planeta.

Segundo a teoria, livre desse peso, a montanha se ergue, e no caso dos Andes, esse levantamento foi de cerca de quatro mil metros em menos de quatro milhões de anos.

(Portal Terra, 05/06/2008. Cordilheira dos Andes teria nascido de forma abrupta. Disponível em: <http://noticias.terra.com.br/ciencia>. Acesso em: 05/09/2014).


Sobre a Cordilheira dos Andes e sua estruturação geológica, podemos afirmar que:

a) é resultante das ações de um processo epirogenético, responsável pela formação das principais bacias sedimentares, tais como os Alpes, o Himalaia e o próprio Andes.

b) é um tipo de dobramento moderno, que é resultante das ações do tectonismo que provocam transformações e inclinamento no relevo.

c) é um exemplo de dobramento antigo, embora a sua idade geológica seja recente, pois mesmo com pouco tempo de formação, sua estrutura já foi bastante modificada pelos agentes intempéricos.

d) é composto pelos escudos cristalinos sul-americanos, o que se releva pela farta existência de minerais e pelas condições propícias para a prática da agricultura.


4. Assista os vídeos propostos em De Olho no Link e crie um texto dissertativo-argumentativo sobre ambos.

Busque responder:

A. Como funciona a aposentadoria no Chile? Somente os políticos de esquerda e os sindicatos se preocupam com os valores e o próprio sistema de aposentadoria do Chile? Justifique.

B. Segundo o que você percebeu? Criar mecanismo de proteção social do cidadão é somente preocupação de socialistas? Porque nos sistemas capitalistas deve-se também se preocupar com a renda básica dos indivíduos?

C. Ser capitalista então, é não implantar políticas públicas que cuidem do cidadão? Justifique




ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 9º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 23/09/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)

De olho no link:

https://youtu.be/sYcBfHcS1rc (Lições do Chile a Bolsonaro incluem economia estável e previdência em xeque)

https://youtu.be/dbl0ZE7i4Co (Privatizar é bom ou ruim?)

https://youtu.be/iTGSfsFPqUs (Qual a diferença entre Liberalismo e Neoliberalismo?)

https://youtu.be/TcdqGHbIWds (O ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL: REAL OU ILUSÃO? | SILVIO LUIZ DE ALMEIDA)

Mapa Político do Chile



1. Assista os vídeos propostos em De Olho no Link e procure responder os seguintes questionamentos.

A. Explique a relação aposentadoria e cidadania no Chile. Somente os políticos de esquerda e os sindicatos se preocupam com os valores da aposentadoria do Chile? Justifique.

B. Criar mecanismo de proteção social do cidadão é somente preocupação de socialistas? Explique

C. Ser capitalista de fato, vai além da preocupação com o lucro das empresas privadas? Justifique


2. Sobre o terceiro vídeo que discute a diferença entre o Liberalismo e o Neoliberalismo, o que você entendeu? O Brasil se enquadra em uma dessas definições? Justifique


3. O texto abaixo, de John Locke (1632-1704), revela algumas características de uma determinada corrente de pensamento:

Se o homem no estado de natureza é tão livre, conforme dissemos, se é senhor absoluto da sua própria pessoa e posses, igual ao maior e a ninguém sujeito, por que abrirá ele mão dessa liberdade, por que abandonará o seu império e sujeitar-se-á ao domínio e controle de qualquer outro poder? Ao que é óbvio responder que, embora no estado de natureza tenha tal direito, a utilização do mesmo é muito incerta e está constantemente exposto à invasão de terceiros porque, sendo todos senhores tanto quanto ele, todo o homem igual a ele e, na maior parte, pouco observadores da equidade e da justiça, o proveito da propriedade que possui nesse estado é muito inseguro e muito arriscado. Estas circunstâncias obrigam-no a abandonar uma condição que, embora livre, está cheia de temores e perigos constantes; e não é sem razão que procura de boa vontade juntar-se em sociedade com outros que estão já unidos, ou pretendem unir-se para a mútua conservação da vida, da liberdade e dos bens a que chamo de propriedade. (Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1991.)

Do ponto de vista político, podemos considerar o texto como uma tentativa de justificar:


a) A existência do governo como um poder oriundo da natureza.

b) A origem do governo como uma propriedade do rei.

c) O absolutismo monárquico como uma imposição da natureza humana.

d) A origem do governo como uma proteção à vida, aos bens e aos direitos.

e) O poder dos governantes, colocando a liberdade individual acima da propriedade.


4. Na perspectiva socialista, a luta de classes é o motor da história. Segundo essa perspectiva, na sociedade moderna, a classe que se beneficia com o sistema capitalista e serve-se da ideologia liberal é:

a) os camponeses.

b) a aristocracia.

c) o proletariado.

d) a burguesia.

e) os artesãos.


5. Sobre os vídeos, Qual a diferença entre Liberalismo e Neoliberalismo?, e o vídeo intitulado O Estado de Bem-Estar Eocial: real ou ilusão? Qual linha de pensamento está sendo fomentada no Brasil desde 2016? Quais as vantagens e desvantagens de cada conceito citado em ambos os vídeos?

Mínimo de 20 linhas



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



AULAS DE QUINTA-FEIRA



AMORIM - MATEMÁTICA



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/09/2020 às 9h - 11h, pelo link https://meet.google.com/hjj-pzqy-hrx


Assistam às vídeo aulas pelos links à seguir:

https://youtu.be/EmPZcef2TT0

https://youtu.be/BVqtxHRO2nI


Agora resolva as QUESTÕES PROBLEMAS:


01) O QUÍNTUPLO DE UM NÚMERO SUBTRAÍDO DE 320 RESULTA EM 480 UNIDADES. QUANTAS UNIDADES TEM O NÚMERO?


02) O QUÁDRUPLO DE UM NÚMERO AUMENTADO DE 430 RESULTA  EM 630 UNIDADES. QUANTAS UNIDADES TEM O NÚMERO?


03) A QUARTA PARTE DE UM NÚMERO RESULTA EM 35 UNIDADES. QUAL É O VALOR DO NÚMERO EM UNIDADES?


04) DESCUBRA OS VALORES DESCONHECIDOS EM: 


A)  340 × 19 × W = 680 × 19 × 2 

B) 31 × 39 × K = 62 × 39 × 3

C) 72 × 78 × G = 24 × 78 × 5



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/09/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/hjj-pzqy-hrx


Assistam às vídeo aulas pelos links à seguir:

https://youtu.be/EmPZcef2TT0

https://youtu.be/BVqtxHRO2nI


Agora resolva as QUESTÕES PROBLEMAS:

01) O QUÁDRUPLO DE UM NÚMERO AUMENTADO DE -50 RESULTA EM - 90 UNIDADES. QUAL É O VALOR DO NÚMERO?


02) SE 3K - 97 = 38 ENTÃO O VALOR DE K SERÁ:


03)  SE 10 ÷ W = - 36 ENTÃO O VALOR DE W SERÁ:


04) O SEXTUPLO DE UM NÚMERO  SUBTRAÍDO DE 500 RESULTA - 3100. QUAL É O VALOR DO NÚMERO?



______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


TADEU - MATEMÁTICA



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/09/2020 às 09h - 11h, pelo link  https://meet.google.com/oky-qgzg-kpa


Assista à vídeo aula pelo link a seguir: https://youtu.be/JdcpgTtotyQ

Conteúdo problemas e equações do 1o grau.

ATIVIDADES 

pág. 139 questão 3, os itens A e B

pág. 141 questões 5, 6 e 7.



ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/09/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/oky-qgzg-kpa)


Assista à vídeo aula pelo link a seguir: https://youtu.be/6ef9cRk16wk

Conteúdo: Problemas do 2º grau.

ATIVIDADES: Pág. 102, questões 11, 12, 13 e 14.






______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



RAFAEL - ED. FÍSICA



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/09/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)

Tema: Atletismo. 

Assunto: Saltos. 

Objetivo: Conhecer os saltos como modalidade do atletismo. 


Conteúdo: 

Texto: https://atletismonaescola.weebly.com/saltos.html

Vídeo: https://youtu.be/bLuGt2WcL6k


ATIVIDADE 1 .

Unidade temática: Esporte Individual

Objeto de conhecimento: Atletismo /saltos - unilateral. 

O aluno(a) deve saltar a partir de um ponto determinado (um risco com giz no chão ou um pedaço de corda).

Experimentar o impulso com a perna direita e outro com a esquerda.

Em seguida, observar que temos uma perna de impulsão, na qual oferece mais potencia no impulso para o salto. O aluno irá identificar qual é esta perna, realizando alguns saltos alternando a perna utilizada para impulsão. 


“Não tente ser melhor que os seus contemporâneos ou antecessores. Tente ser melhor que você mesmo."

William Faulkner


ATIVIDADE (Bônus) 

https://youtu.be/NS21ULF_xvc


ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/09/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)


Tema: Atletismo. 

Assunto: Saltos. 

Objetivo: Conhecer os saltos como modalidade do atletismo. 

Conteúdo: 

Texto: https://atletismonaescola.weebly.com/saltos.html

Vídeo: https://youtu.be/bLuGt2WcL6k


ATIVIDADE 1

Unidade temática: Esporte Individual 

Objeto de conhecimento: Atletismo / saltos : unilateral e bilateral. 

Realizar saltos marcando a distância saltada. Poderá marcar com giz, caso esteja realizando os salto em uma quadra, ou utilizar um espeto caso esteja realizando em local de terra ou areia. Cada aluno deverá saltar três vezes buscando superar suas marcas. Ao final, cada aluno terá sua marca estabelecidas podendo identificar os melhores saltadores. Caso tenha uma trena, pode-se medir neste momento a distância que cada um atingiu.


“Uma meta é só uma maneira incrível de forçar o crescimento dentro de você."

Deena Kastor


ATIVIDADE (Bônus) 

https://youtu.be/CpUCMcDDwyQ


ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 24/09/2020 às 9h - 10h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)

Tema: Atletismo. 

Assunto: Saltos. 

Objetivo: Conhecer os saltos como modalidade do atletismo. 


Conteúdo: 

Texto: https://atletismonaescola.weebly.com/saltos.html

Vídeo: https://youtu.be/bLuGt2WcL6k


ATIVIDADE 1

Unidade temática: Esporte Individual 

Objeto de conhecimento: Atletismo / saltos: altura. 

A Atividade consiste em saltar de um lado para o outro da corda ao mesmo tempo. Esta deverá ser segurada por um adulto em cada extremo. Porém, a forma como propomos é que deve ser percebida. 

O adulto poderá demonstrar o movimento, previamente para que não ocorram acidentes.     

O aluno deve aguardar o sinal do adulto, sentado, em uma área demarcada (pode ser com giz, fita, ou própria marcação da quadra) a uma distância entre 5 a 10 metros da corda.

Ao sinal do adulto o aluno deve levantar-se rapidamente, correr e transpor a corda que ficará neste momento bem próxima do solo (10 a 15 cm). Ao transpor, o adulto deve  instruir o aluno para que sente e aguarde o próximo sinal para pular de volta. À medida que o aluno vá pulando, o adulto aumentará a altura da corda em relação ao chão. É importante estar atento aos que não conseguem pular muito alto.

Sugere-se que para aquele aluno que sinta se inseguro ao saltar, o adulto o incentive e auxilie, encorajando até que se sinta à vontade para saltar sem auxílio.


“Vencer é uma mistura de luta, esforço, otimismo e não desistir nunca."

Amby Burfoot


ATIVIDADE (Bônus) 

https://youtu.be/0D28Kz0a3kc


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


AULAS DE SEXTA-FEIRA


NETO - ENSINO RELIGIOSO


ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - TODAS AS TURMAS

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/09/2020 pelo link https://meet.google.com/fsn-nypp-tsg


Atenção aos horários:   6º ano: de 14h - 15h 

                                      7º ano: de 13h - 14h 

                                      8º ano: de 10h - 11h

                                      9º ano: de 09h - 10h


Disciplina: Ensino Religioso (Atividades p/ 6º ao 9ºano) 

Professor: Neto Almeida


UMA VEZ...

Durante uma era glacial bem remota, grande parte do planeta se achava coberto por densas camadas de gelo. Muitos animais não resistiram ao frio intenso e morreram indefesos por não se adaptarem às condições do clima hostil.

Foi então que uma grande manada de porcos espinhos, numa tentativa de se proteger e sobreviver, começaram a se unir, a juntar-se mais e mais. Bem próximo um do outro, cada qual podia sentir o calor do corpo do outro. E assim bem juntos, bem unidos, agasalhavam-se mutuamente. Assim aquecidos, conseguiam enfrentar por mais tempo aquele inverno terrível.

Vida ingrata, porém...Os espinhos de cada um começaram a incomodar, a ferir os companheiros mais próximos, justamente aqueles que lhes forneciam mais calor.

Feridos, magoados e sofridos começaram a afastar-se. Por não suportarem mais os espinhos dos seus semelhantes, eles se dispersaram.

Novo problema: afastados, separados, começaram a morrer congelados.

Os que sobreviveram ao frio, voltaram a se aproximar, pouco a pouco. Com jeito e precauções. Unidos novamente, mas cada qual conservando uma certa distância do outro. Distância mínima, mas suficiente para conviver, sem ferir, para sobreviver sem magoar, sem causar recíprocos.

Assim agindo, eles resistiram à longa era glacial. Apesar do frio e do problemas, conseguiram sobreviver.


PLANO PARA DISCUSSÃO.

1. O que é respeitar para você?
2. Faça um breve comentário sobre a história que você leu e qual o problema apresentado. 
3. Em casa? Na Escola? Na vizinhança? Na Igreja?
4. É possível conviver em qualquer lugar com outras pessoas sem que haja regras? Explique? Comente.


______________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


HELIANE - ARTES


ATIVIDADE DE ARTES - 6º ano A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/09/2020 de 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/pvn-sgax-jdz


Como havia falado e combinado. Vamos fazer um flip book. Assistam aos vídeos explicando o passo a passo. Na próxima aula apresentarão o trabalho! Confio na criatividade de vocês.


Assistam aos vídeos pelos links a seguir:

https://youtu.be/hzJ10ZRxEeA

https://youtu.be/zo9OebWjbsQ


ATIVIDADE DE ARTES - 7º ano A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/09/2020 de 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/pvn-sgax-jdz

Aula passada falamos sobre a TIRINHA. Daremos continuidade. Observe a tirinha abaixo e responda as questões no caderno. Em seguida crie uma tirinha, no mínimo 4 quadrinhos. Capriche








ATIVIDADE DE ARTES - 8º ano A, B, C e D

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/09/2020 de 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/pvn-sgax-jdz

Vamos recordar um pouco!!!?? Crie uma História em quadrinhos  (HQ). Siga toda a estrutura, se possível, reveja como fazer. Não esqueça de usar os balões apropriados para cada momento. Abuse e use as onomatopeias. Mínimo de quadrinhos: 12 . 4 em cada folha. Capriche!

 

ATIVIDADE DE ARTES - 9º ano A, B e C

(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 25/09/2020 de 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/pvn-sgax-jdz


✔️Nos anos anteriores você já estudou sobre a origem, tipos de balões, onomatopeias presentes nas histórias em quadrinhos  (HQ).

Agora é com você. 

Crie uma HQ com todos os formatos. No mínimo DEZ quadrinhos. Tema livre. 

Materiais: folhas de papel ofício, lápis, lápis de cor e muita, muita criatividade.




_____________________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


4 comentários:

  1. Olá boa tarde eu queria perguntar a professora heliane se é pra fazer a atividade de quadrinho pelo aplicativo ou na Folha msm, María Eduarda Pessoa Silva 8°C

    ResponderExcluir
  2. Tido bem se o aluno não participar das vídeo aulas"Tira Dúvidas",mas fizer rodas as tarefas em dias e eviar aos e-mails dos professores???

    ResponderExcluir
  3. Professor Amorim, aqui é o Matheus do 6* ano A e eu não conseguir fazer o item C da 4* q, pois só falta ele.

    ResponderExcluir