AULAS DE SEGUNDA-FEIRA
ANDRÉA - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 14/09/2020 às 09h - 11h, pelo link https://meet.google.com/nih-spqa-ufa)
Atenção: Em
seu caderno, escreva somente as respostas.
Questão 1
Essa imagem faz referências ao nome de um
conhecido filme nacional. Esse tipo de “diálogo” entre textos é chamado de
( A ) publicidade.
( B ) plágio.
(C ) cópia.
( D ) intertextualidade.
Questão 2
Observe a imagem publicitária. Sobre ela,
pode-se afirmar que
( A ) há intertextualidade com a Mona
Lisa de Leonardo Da Vinci e tem como objetivo emocionar o leitor.
( B ) a frase sugere que o produto
deixa a roupa como uma obra-prima, tal como o quadro de Da Vinci.
( C ) este tipo de intertextualidade
deve ser evitado na publicidade.
( D ) não há relação entre a imagem e a
frase presente no anúncio.
Questão 3
Canção do exílio
Gonçalves Dias
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar sozinho, à noite
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que disfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
A finalidade deste poema é falar sobre
( A ) as características da terra natal
do poeta.
( B ) as palmeiras e o sabiá da terra natal do
poeta.
( C ) a saudade que o poeta sente de sua terra.
( D ) a satisfação do poeta em estar no exílio.
Questão 4
Sobre a publicidade pode-se afirmar que
( A ) a intertextualidade tem por
objetivo divulgar o Brasil.
( B ) a intertextualidade tem como
objetivo provocar humor.
( C ) a frase objetiva plagiar o poema
“Canção do Exílio” de Gonçalves Dias, demonstrando o desejo de retornar à terra
natal.
( D ) a frase objetiva tornar a publicidade mais
expressiva e criativa, demonstrando o desejo de retornar à terra natal.
Questão 5
Nesta imagem observamos a intertextualidade
com a paráfrase “O barato sai caro”. A finalidade dessa paráfrase é
( A ) mostrar que o barato pode sair caro, pois pode
comprometer a qualidade.
( B ) mostrar que o barato pode sair caro, pois
fica-se muito tempo parado.
( C ) mostrar que algo pode parecer
barato mas é caro.
( D ) mostrar que algo que é barato pode
insuficiente.
Questão 6
Provérbios apresentam uma estrutura
mais ou menos fixa. Comparando a frase acima com o provérbio “Água mole, pedra
dura, tanto bate até que fura”, pode-se afirmar que
( A ) não ocorre intertextualidade, pois o sentido
expresso por essas frases é diferente.
( B ) algumas palavras foram substituídas por outras,
por isso não há intertextualidade.
( C ) a estrutura da frase é igual a do provérbio,
portanto um texto dialoga com o outro.
(D ) esta frase é uma paródia do provérbio, pois
possui caráter irônico e contestador.
Questão 7
A Paródia é uma das formas de
intertextualidade e consiste na recriação de uma obra já existente, a partir de
um ponto de vista cômico ou crítico.
Produza a sua paródia falando sobre
nosso país, tendo por base o poema Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, que
está na questão 3.
BOM DESEMPENHO!!
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO A, B e C.
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 14/09/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/nih-spqa-ufa)
Obs:
somente respostas em seu caderno.
TEXTO 1
Texto verbal da
propaganda acima: "A história sempre se repete. Todo Chapeuzinho
Vermelho que se preze, um belo dia, coloca o Lobo Mau na coleira".
1. O que a propaganda divulga?
2. A propaganda faz uma relação de
intertextualidade com uma obra literária. Qual é essa obra?
3. Qual foi a imagem utilizada no anúncio? Por
que o anunciante escolheu essa imagem?
4. O que o texto verbal diz ao leitor?
5. O que há em comum entre a imagem e o texto do
anúncio?
6. A qual leitor se dirige o anúncio?
7. Que argumento foi utilizado no anúncio para
convencer o leitor?
8. Por que o anúncio pode convencer o leitor?
9. Para convencer os leitores, os anunciantes
utilizam estratégias especiais. Qual foi a estratégia utilizada neste
anúncio?
TEXTO 2
TEXTO 3
10- Explique a relação
de intertextualidade entre os textos 2 e 3.
BOM DESEMPENHO!!!
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GISLENE - PORTUGUÊS
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 14/09/2020 às 09h - 11h, pelo link https://meet.google.com/tre-mzgv-qsc)
Texto I
Apagão em escala planetária festejará o brilho das estrelas
Pouca gente ouviu falar de poluição luminosa, mas tal coisa existe e é um pesadelo na vida de astrônomo, pois rouba a beleza do céu estrelado. Não foram os astros que perderam o frescor, a humanidade é que iluminou intensamente a Terra e ofuscou a noite. A poluição luminosa é causada pelo excesso de iluminação urbana. (…) Para chamar a atenção para o problema, astrônomos de diversos países começaram a organizar algo como o dia mundial do céu escuro. A ideia é que as luzes das cidades fossem apagadas por alguns instantes. (…) (Revista O Globo, Rio de Janeiro, 3/10/2004)
1- Da leitura do texto, pode-se entender que a poluição luminosa é provocada:
a) pelo brilho intenso das estrelas.
b) pela perda do viço dos astros.
c) pela pouca iluminação de algumas cidades.
d) pelo excesso de iluminação urbana.
2- De acordo com o texto, o excesso de iluminação é uma preocupação para os astrônomos porque:
a) dificulta a iluminação urbana.
b) ilumina excessivamente a cidade.
c) impede a plena observação das estrelas.
d) torna a noite ainda mais escura.
3- A questão central tratada no texto é a:
a) economia de energia.
b) beleza das estrelas.
c) pesquisa dos astros.
d) poluição luminosa.
4- A finalidade desse texto é:
a) informar a preocupação dos astrônomos.
b) denunciar os perigos de um apagão.
c) alertar sobre o consumo de energia.
d) valorizar o excesso de iluminação urbana.
Texto II
5- Ao analisar a Charge, percebe-se que a resposta à pergunta realizada pelo repórter
a) causou revolta na entrevista.
b) não foi a resposta a resposta esperada pelo entrevistador.
c) causou indignação no entrevistador.
d) gerou uma discordância de opiniões.
e) foi uma resposta já esperada pelo entrevistador
Texto III - Barca bela
Pescador da barca bela,
Onde vais pescar com ela,
Que é tão bela,
Ó pescador?
Não vês que a última estrela
No céu nublado se vela?
Colhe a vela,
Ó pescador!
Deita o lanço com cautela.
Que a sereia canta bela...
Mas cautela,
Ó pescador!
Não se enrede a rede nela,
Que perdido é remo e vela,
Só de vê-la,
Ó pescador!
Pescador da barca bela,
Inda é tempo, foge dela,
Foge dela,
Ó pescador!
Fonte: Livro – Ler, entender, criar – Português – 6ª Série – Ed. Ática, 2007 – p. 232-3.
Entendendo a poesia:
6 – Existem muitos mitos sobre as sereias. Um deles afirma que, com seu canto, elas seduzem os pescadores, que em consequência ficam perdidos no mar. Considere esse mito e responda:
a) Em quais versos da poesia esse mito está expresso?
7 - Com base nos seus estudos e na aula de vídeo responda: Qual a diferença entre Poesia e Poema?
O tempo voa. Cabe a você se o piloto.
(Autor desconhecido).
Obs.: Para responder a questão acima vocês deverão assistir à TV (Canal 5) de 08h s 09h ou TV Assembleia de 07 ás 09h.
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 14/09/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/tre-mzgv-qsc)
Atividade a partir do livro "A culpa é das estrelas", de John Green
Leia o texto abaixo, um fragmento do livro "A culpa é das estrelas", de John Green:
- Augustus, talvez você queira falar de seus medos para o grupo. - Meus medos? - É
- Eu tenho medo de ser esquecido - disse de sem querer um momento de pausa. (...)
Olhei na direção do Augustus Waters, que me devolveu o olhar. Quase dava para ver através dos olhos dele, de tão azuis que eram. - Vai chegar um dia - eu disse - (...) Vai chegar um dia em que não vai sobrar nenhum ser humano sequer para lembrar que alguém já existiu ou que nossa espécie fez qualquer coisa nesse mundo.
Não vai sobrar ninguém para se lembrar de Aristóteles ou de Cleópatra, quanto mais de você. Tudo o que fizemos, construímos, escrevemos, pensamos e descobrimos vai ser esquecido e tudo isso aqui - fiz um gesto abrangente - vai ter sido inútil. Pode ser que esse dia chegue logo e pode ser que demore milhões de anos, mas, mesmo que o mundo sobreviva a uma explosão do Sol, não vamos viver para sempre. (...) E se a inevitabilidade do esquecimento humano preocupa você, sugiro que deixe esse assunto para lá. (...)
Assim que terminei fez-se um longo silêncio, e eu pude ver um sorriso se abrindo de um canto ao outro no rosto do Augusto – não o tipo de sorriso (...) do garoto tentando (...) me encarar, mas um sorriso sincero, quase maior que a cara dele.
- Caramba! – disse ele baixinho – Não é que você é mesmo demais!
Exercícios:
1. De acordo com esse texto, o medo de Augustus era
a) o fim da espécie humana
b) o silêncio
c) ser esquecido
d) sobreviver à explosão do Sol
2. Na expressão "- Caramba!", o ponto de exclamação reforça a ideia de
a) admiração
b) constrangimento
c) crítica
d) desconfiança
3. De acordo com esse texto, era possível ver através dos olhos de Augustus porque
a) encaravam a narradora
b) eram maiores que o rosto
c) eram muito azuis
d) pareciam sinceros
4. A linguagem utilizada no trecho "-Caramba! - disse ele baixinho - Não é que você é mesmo demais?" é
a) culta b) informal c) regional d) técnica
5. A que gênero textual pertence a obra "A culpa é das estrelas" ?
a) conto b) fábula c) romance d) crônica
Leia a charge abaixo, divulgada nas redes sociais.
6. Qual é o tema abordado pela charge?
7. Qual é o objetivo desta charge?
O tempo voa. Cabe a você se o piloto.
(Autor desconhecido).
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JOÃO PAULO - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 14/09/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/qfa-ujkv-nri)
ASSISTA O VIDEO. - https://www.youtube.com/watch?v=wSXe31GTq3c
ORIGEM DAS OLIMPÍADAS
Os gregos antigos denominavam “olimpíada” o período de quatro anos correspondente ao intervalo entre o fim das competições e o início das novas. Atualmente, porém, tem-se usado a palavra “olimpíadas” como sinônimo de “jogos olímpicos”.
Os Jogos Olímpicos constituem um evento de provas esportivas, com modalidades de verão e de inverno. São realizados de quatro em quatro anos.
Podem participar desse evento atletas ou equipes representando um país filiado ao Comitê Olímpico Internacional (COI), desde que obedeça às normas e aos índices estabelecidos pelos regulamentos olímpicos e pelos regulamentos que regem os respectivos esportes.
Falando especificamente sobre os Jogos Olímpicos de Verão, durante toda a sua história, agregaram-se vários tipos de desporto. Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, por exemplo, foram disputadas 42 modalidades.
Para os Jogos das Olimpíadas de 2020, que serão realizadas na cidade de Tóquio, no Japão, novas modalidades estão confirmadas: basquete 3 × 3, beisebol, caratê, escalada, skate, softbol e surfe.
Jogos Olímpicos da Antiguidade
Os Jogos Olímpicos da Antiguidade ocorreram pela primeira vez na Grécia, em 776 a.C., no santuário de Olímpia, em honra a Zeus, o pai dos deuses. Tratava-se de um festival atlético e religioso realizado de quatro em quatro anos.
Atletas das cidades-estados gregas reuniam-se para disputar diversas competições esportivas, como corridas pedestres, corridas de bigas, corridas de cavalos, lutas, pentatlo (diferente do pentatlo moderno, composto pelo lançamento de dardo, lançamento de disco, salto em distância, luta e corrida de estádio – semelhante aos 200 m).
Nos Jogos Olímpicos da Antiguidade, não podiam participar estrangeiros, escravos e mulheres, e os atletas eram, em sua maioria, de classes mais favorecidas, iniciados no desporto ainda muito novos.
Os vencedores eram tratados como grandes heróis e, além de receber as tradicionais coroas feitas de oliveiras, chegavam a ter tratamento digno dos deuses em sua terra natal, com estátuas, músicas e poesias feitas em homenagem a eles.
Os Jogos tinham uma importância tão grande que, durante a sua realização, existia a chamada “trégua sagrada”, período no qual era proibido qualquer tipo de conflito ou guerra.
Em 393 d.C., com a Grécia já dominada pelo Império Romano, o imperador Teodósio Primeiro baniu os Jogos Olímpicos por motivos religiosos.
As Olimpíadas na Era Moderna
Foi por meio de um europeu que tinha como lema “O importante não é vencer, e sim participar.”, o francês Pierre de Frédy – mais conhecido como Barão de Coubertin –, que novamente a chama do esporte reacendeu para o mundo, com a restauração do movimento olímpico, intitulado Jogos Olímpicos da Era Moderna.
A primeira edição dessa nova fase dos Jogos Olímpicos ocorreu em Atenas no ano de 1896 e deveria ser regida pelo comportamento ético e íntegro de seus participantes.
Anéis olímpicosOs anéis entrelaçados nas cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho simbolizam os Jogos Olímpicos e representam os cinco continentes. Todas as bandeiras dos países têm, pelo menos, uma das cores dos anéis. Foi uma invenção do Barão de Coubertin .
ATIVIDADE
1. De onde se originou o nome olimpíadas?
2. Quais as competições esportivas praticadas nos jogos olímpicos na antiguidade?
3. Quem eram proibidos de participarem dos jogos olímpicos na antiguidade?
4. Como eram tratados os vencedores nos jogos olímpicos?
5. O que era a chamada "trégua sagrada”?
6. Qual o significado dos anéis olímpicos?
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AULAS DE TERÇA-FEIRA
GILBERTO - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/09/2020 às 09h - 10h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)
Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/8TvGvMxDLuU
Agora resolva os exercícios a seguir:
QUESTÃO 1 - (UFPE) Ao dizer onde uma espécie pode ser encontrada e o que faz no lugar onde vive, estamos informando respectivamente,
a) Nicho ecológico e habitat.
b) Habitat e nicho ecológico.
c) Habitat e biótopo.
d) Nicho ecológico e ecossistema.
e) Habitat e ecossistema.
QUESTÃO 2 - (Fuvest-SP) O cogumelo shitake é cultivado em troncos, onde suas hifas nutrem-se das moléculas orgânicas componentes da madeira. Uma pessoa, ao comer cogumelo shitake, está se comportando como:
a) Produtor.
b) Consumidor primário.
c) Consumidor secundário.
d) Consumidor terciário.
e) Decompositor
QUESTÃO 3 - (PUC-Campinas) Uma grande área de vegetação foi devastada e esse fato provocou a emigração de diversas espécies de consumidores primários para uma comunidade vizinha em equilíbrio. Espera-se que, nesta comunidade, em um primeiro momento:
a) Aumente o número de consumidores secundários e diminua a competição entre os herbívoros.
b) Aumente o número de produtores e diminua a competição entre os carnívoros.
c) Aumente o número de herbívoros e aumente a competição entre os carnívoros.
d) Diminua o número de produtores e não se alterem as populações de consumidores.
e) Diminua o número de produtores e aumente a competição entre os herbívoros.
QUESTÃO 4 - Marque a alternativa INCORRETA:
a) O conjunto de todos os organismos de um ecossistema com o mesmo tipo de nutrição constitui um nível trófico ou alimentar.
b) O conjunto de florestas, campos, desertos e outros grandes ecossistemas forma a biosfera: conjunto de regiões do planeta em condições de sustentar a vida de forma permanente.
c) Os ecossistemas são unidades funcionais onde os componentes bióticos e abióticos se interagem e estão inseparavelmente relacionados.
d) Os seres heterótrofos são em sua maioria organismos que produzem o próprio alimento, dependendo dessa forma de outros seres vivos para manterem-se vivos.
e) Populações que habitam a mesma área mantém entre si várias relações e formam um novo nível de organização chamado de comunidade, biocenose, biota ou comunidade biótica.
QUESTÃO 5 - Observe o esquema abaixo que mostra os componentes de um ambiente onde vivem sapos e depois marque a alternativa que contém os números de componentes bióticos e abióticos, respectivamente.
a) 6 e 7.
b) 4 e 8.
c) 5 e 7.
d) 6 e 6.
e) 4 e 8
QUESTÃO 6 - Marque a alternativa que contenha os organismos indispensáveis para manter um ecossistema:
a) Carnívoros e herbívoros.
b) Produtores e herbívoros.
c) Produtores e decompositores.
d) Produtores, herbívoros e decompositores.
e) Produtores, carnívoros e decompositores.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/09/2020 às 10h - 11h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)
Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/ak7LF6tg28w
Agora resolva os exercícios a seguir:
QUESTÃO 1 - Acerca do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro pode-se afirmar:
I- O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui o Sistema Único de Saúde (SUS).
II- Estão incluídas as instituições públicas federais, estaduais e municipais de controle de qualidade, pesquisa e produção de insumos, medicamentos, inclusive de sangue e hemoderivados, e de equipamentos para saúde.
III- A iniciativa privada poderá participar do Sistema Único de Saúde (SUS), em caráter complementar.
IV- Estão incluídas obrigatoriamente Instituições Filantrópicas de Saúde, por força da Lei 8080/1990.
Dentre as afirmações supra, estão CORRETAS
A) II, III e IV.
B) I, II e IV.
C) I, III e IV
D) I, II e III.
E) III e IV.
QUESTÃO 2 - Dentro de um município de médio porte, uma unidade de saúde se destaca pelo grande número de casos de leishmaniose visceral. A equipe da unidade leva essa demanda até o gestor que, junto à Comissão de Intergestores Bipartite (CIB) pactua a criação de um fluxo para os casos de leishmaniose para aquela área, por meio de uma Programação Pactuada e Integrada da Atenção à Saúde (PPI).
Tendo em vista que as ações e serviços do Sistema Único de Saúde devem ser desenvolvidos de acordo com alguns princípios e diretrizes, o princípio destacado nesse caso foi
A) Coordenação do cuidado.
B) Descentralização.
C) Equidade.
D) Regionalização.
QUESTÃO 3 - As Comissões Intergestores Bipartite e Tripartite são reconhecidas como foros de negociação e pactuação entre gestores, quanto aos aspectos operacionais do Sistema Único de Saúde (SUS).
A atuação das Comissões Intergestores Bipartite e Tripartite terá por objetivo(s):
I - Decidir sobre os aspectos operacionais, financeiros e administrativos da gestão compartilhada do SUS, em conformidade com a definição da política consubstanciada em planos de saúde, aprovados pelos conselhos de saúde.
II - Definir diretrizes, de âmbito nacional, regional e intermunicipal, a respeito da organização das redes de ações e serviços de saúde, principalmente no tocante à sua governança institucional e à integração das ações e serviços dos entes federados.
III - Fixar diretrizes sobre as regiões de saúde, distrito sanitário, integração de territórios, referência e contrarreferência e demais aspectos vinculados à integração das ações e serviços de saúde entre os entes federados.
IV - Propor prioridades, métodos e estratégias para a formação e educação continuada dos recursos humanos do Sistema Único de Saúde (SUS), na esfera correspondente, assim como em relação à pesquisa e à cooperação técnica entre essas instituições.
Está(ão) correta(s) apena(s):
A) I, II e IV.
B) I, II e III.
C) II, III e IV.
D) I e IV.
E) III.
QUESTÃO 4 - Quanto à execução de ações estão incluídas no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS):
I - Vigilância sanitária.
II - Participação na formulação da política e na execução de ações de saneamento básico.
III - Vigilância epidemiológica.
IV - Vigilância nutricional e a orientação alimentar.
V - Saúde do trabalhador.
VI - Assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica.
VII - Ordenação da formação de recursos humanos na área de saúde.
Está(ão) correta(s) apena(s):
A) I, II, III, V e VI.
B) I, II, IV, V, VI e VII.
C) III, IV, V, VI e VII.
D) II, IV e VII.
E) I, III, V e VI.
QUESTÃO 5 - Com relação aos princípios e às atribuições do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue o item a seguir.
O SUS deve executar ações de vigilância epidemiológica, de vigilância sanitária, de saúde do trabalhador e de assistência terapêutica integral, incluindo a farmacêutica.
A) Certo
B) Errado
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/09/2020 às 13h - 14h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)
Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/KRkCdrBBK1k
Agora resolva os exercícios a seguir:
QUESTÃO 1 - (UFC-CE) Os hormônios secretados pelas glândulas endócrinas estimulam diversas funções e atividades dos organismos, como, por exemplo, o crescimento e reações de susto e raiva nos vertebrados. Assinale a opção inteiramente correta quanto às glândulas secretoras e aos efeitos dos hormônios indicados.
a) Ocitocina: é liberada na hipófise e acelera as contrações uterinas que levam ao parto;
b) Somatotrofina: é liberada no pâncreas e promove o crescimento corporal;
c) Insulina: é liberada na hipófise e diminui a concentração de glicose no sangue;
d) Adrenalina: é liberada nas suprarrenais e diminui a pressão arterial;
e) Estrógeno: é liberado nos testículos e determina o impulso sexual nos machos.
QUESTÃO 2 - (UFU-MG) Um determinado hormônio, liberado por certa glândula, remove o cálcio da matriz óssea, levando-o ao plasma. O hormônio e a glândula são, respectivamente:
a) Somatotrófico, hipófise;
b) Adrenalina, suprarrenal;
c) Paratormônio, paratireoide;
d) Insulina, pâncreas;
e) ADH, hipófise.
QUESTÃO 3 - (UFLA) Considere os seguintes hormônios:
1. Glucagon
2. Adrenalina
3. Somatotrofina
4. Noradrenalina
5. Insulina
As glândulas responsáveis pela secreção desses são, respectivamente:
a) Pâncreas, suprarrenais, hipófise, pâncreas, suprarrenais.
b) Suprarrenais, pâncreas, hipófise, suprarrenais, pâncreas.
c) Pâncreas, hipófise, suprarrenais, suprarrenais, pâncreas.
d) Pâncreas, suprarrenais, hipófise, suprarrenais, pâncreas.
e) Pâncreas, suprarrenais, suprarrenais, pâncreas, hipófise.
QUESTÃO 4 - A hipófise, também conhecida como pituitária, é considerada uma glândula mestra do corpo humano. Ela se divide em duas regiões, a adeno-hipófise e a neuro-hipófise. Assinale a alternativa que contém os hormônios produzidos pela adeno-hipófise.
a) Hormônio tireotrófico, ocitocina, prolactina, hormônio folículo-estimulante;
b) Somatotrofina, hormônio antidiurético, insulina, tiroxina;
c) Calcitonina, hormônio luteinizante, adrenalina, aldosterona;
d) Somatotrofina, prolactina, hormônio luteinizante, hormônio folículo-estimulante;
e) Ocitocina, hormônio antidiurético, somatotrofina, prolactina.
QUESTÃO 5 - As gônadas, testículos e ovários, produzem gametas e hormônios e, por isso, podem ser chamadas de glândulas. Assinale a alternativa que apresenta o nome e a função de um hormônio produzido pelos ovários.
a) Estrógeno, estimula o crescimento da mucosa uterina, além de desenvolver e manter as características sexuais secundárias femininas;
b) Andrógenos, promove a continuação de crescimento da mucosa uterina;
c) Progesterona, determina o aparecimento das características sexuais secundárias;
d) Testosterona, responsável pelo aparecimento das características sexuais secundárias masculinas;
e) Ocitocina, estimula a contração da musculatura do útero e das glândulas mamárias.
QUESTÃO 6 - A glândula tireoide se localiza no pescoço, logo abaixo das cartilagens da glote. Ela produz dois hormônios (tiroxina e tri-iodotironina), que contêm iodo em sua constituição. Além desses dois hormônios, a tireoide produz outro hormônio. Marque a alternativa que indica o nome desse outro hormônio.
a) Prolactina;
b) Vasopressina;
c) Paratormônio;
d) Calcitonina;
e) Cortisol.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO A
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/09/2020 às 14h - 15h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)
Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/ihlY8ZdUvqs
Agora resolva os exercícios a seguir:
QUESTÃO 1 - O que é sustentabilidade Social?
A) Distribuição de renda com redução das diferenças sociais e melhoria da qualidade de vida.
B) Manutenção do meio ambiente do planeta Terra.
C) Conjunto de ações que uma empresa toma, visando o respeito ao meio ambiente.
D) Conjunto de ações que beneficiam a sociedade e as corporações que são tomadas pelas empresas
QUESTÃO 2 - Qual a diferença entre sustentabilidade e desenvolvimento sustentável?
A) Sustentabilidade indica uma busca pelo equilíbrio entre a melhora da qualidade de vida dos homens e o limite ambiental do planeta e D. Sustentável está amplamente vinculado aos discursos de vários setores das empresas ambientais.
B) Sustentabilidade está amplamente vinculada aos discursos de vários setores da sociedade e D. Sustentável indica uma ação na qual irá manter uma sociedade funcionando.
C) Sustentabilidade indica uma busca pelo equilíbrio entre a melhora da qualidade de vida dos homens e o limite ambiental do planeta e D. Sustentável está amplamente vinculado aos discursos de vários setores da sociedade, como o educacional, político etc...
D) Nenhuma das alternativas acima apresenta diferenças entre Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável.
QUESTÃO 3 - Qual das alternativas abaixo é um exemplo de Sustentabilidade Social?
A) Reflorestamento: áreas que sofreram a retirada de vegetação podem ser reflorestadas para preservar o meio ambiente.
B) Descarte de equipamentos eletrônicos, baterias e pilhas em locais apropriados para que empresas especializadas possam dar um destino correto a este material.
C) Tratamento adequado a todos os poluentes gerados na produção de mercadorias e serviços.
D) Orientação aos jovens, através de programas eficientes, sobre o grave problema das drogas.
QUESTÃO 4 - De acordo com a Sustentabilidade, o que são os 3 R's?
A) Reajustar, reciclar e refazer
B) Reduzir, reutilizar e reciclar
C) Reparar, reciclar e reutilizar
D) Repensar, refazer e realizar
QUESTÃO 5 - Qual a função da reciclagem?
A) É o processo de reaproveitamento do "lixo", dando origem a um novo produto ou a uma nova matéria-prima.
B) É o processo de reutilização de materiais recicláveis, fazendo com que o produto seja restaurado.
C) É o processo de reciclagem do "lixo", dando origem a um novo produto ou a uma nova matéria-prima.
D) É o processo de reaproveitamento de materiais recicláveis, fazendo com que não se tornem uma nova matéria-prima.
QUESTÃO 6 - No ambiente caseiro, um aspecto de grande importância para a sustentabilidade ambiental é a:
A) Reciclagem do Lixo.
B) Reutilização do fósforo.
C) Reciclagem de metal.
D) Reciclagem de madeira.
QUESTÃO 7 - Qual das alternativas abaixo é um exemplo de reciclagem?
A) Acúmulo de matéria-prima.
B) Coleta Seletiva.
C) Reutilização de garrafa pet.
D) Incineração.
QUESTÃO 8 - Qual a cor da lixeira específica para o Metal?
A) Laranja.
B) Azul.
C) Amarela.
D) Marrom.
QUESTÃO 9 - Como visto nas últimas questões, aprendemos muito sobre "Sustentabilidade" e também "Sustentabilidade Social". De acordo com o que temos visto, responda, qual das alternativas abaixo não se encaixa com Sustentabilidade Ambiental?
A) Preservação do meio ambiente.
B) Reduzir, reutilizar e reciclar.
C) Fechar as torneiras quando elas não estiverem sendo usadas.
D) Investimentos em educação pública, visando à qualidade do ensino.
QUESTÃO 10 - O que é ser uma pessoa sustentável?
A) Aproveitar o que o mundo nos oferece sem comprometer as vidas das futuras gerações.
B) Não aproveitar o que o mundo nos oferece e comprometer as vidas das futuras gerações.
C) Se exercitar todos os dias antes de sair de casa.
D) Não prejudicar o seu ambiente, mantendo suas coisas em ordem e visando um bom futuro para você mesmo.
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IDELFONSO - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/09/2020 às 09h - 10h , pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp)
Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/ac40-iYsurY
Agora resolva os exercícios a seguir:
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/09/2020 às 10h - 11h , pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp)
Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/eTCD4zl-XZk
Agora resolva os exercícios a seguir:
1) Cite exemplos de anfíbios.
2) Fale sobre a respiração dos anfíbios nas fases:
a) Girino.
b) Adulto.
3) Assim como os peixes, os anfíbios são ectotérmicos. O que isso significa?
4) Em quais grupos os anfíbios são divididos? Dê exemplos.
5) Os anfíbios vivem na água ou próximo a lugares úmidos por quais razões?
6) Como é a nutrição dos anfíbios e de que se alimentam?
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/09/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp)
Assista ao vídeo pelo link a seguir: https://youtu.be/QgtBCjxPTOw
Resolva os exercícios a seguir:
Tema 4: Reprodução de briófitas e pteridófitas.
1) Cite as características das briófitas.
2) Dê exemplos de briófitas.
3) Como se chamam os gametas feminino e masculino das briófitas?
4) Quais os motivos das briófitas serem comuns em ambientes úmidos?
5) Cite características das pteridófitas.
6) Dê exemplos de pteridófitas.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/09/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp)
Assista aos vídeos sobre o assunto nos links a seguir:
Vídeo 1: https://youtu.be/5cKyqecUQME
Vídeo 2: https://youtu.be/cZtI5pK-9Ho
Agora resolva os exercícios a seguir:
Temas 2: A genética e o ser humano. Síndrome de Down
Atividade de ciências.
Assistir as vídeo aulas e resolver as questões 4, 5, 6 e 7 (letras a, b) da página 129 e 130.
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MARÍCIA - INGLÊS
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/09/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)
ASSUNTO: INTERPRETAÇÃO
TEXTUAL
METODOLOGIA:
LEITURA E TRADUÇÃO DO TEXTO “ MONSTER
RAYMOND”
ATIVIDADE:
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/09/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)
ASSUNTO:
INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
METODOLOGIA: LEITURA E TRADUÇÃO DO TEXTO
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/09/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)
ASSUNTO: SIMPLE
PAST OF VERBS ( PASSADO DOS VERBOS)
REGULAR VERBS
VIDEOAULA:
https://youtu.be/YkrJZcpMvbQ
NEGATIVE FORM
VEJA A DIFERENÇA ENTRE AS
FORMAS:
ATIVIDADE:
1. Analise o texto
abaixo e retire todos os “REGULAR VERS”. Escreva-os nas caixas de textos , ao
lado.
Questão 3
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 9º ANO A, B, e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 15/09/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)
ASSUNTO:
INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
METODOLOGIA:
LEITURA E TRADUÇÃO DE TEXTO (REPORTAGEM)
LEIA E TRADUZA A REPORTAGEM DO
JORNAL “NEW YORK TIMES” E PRODUZA UMA RESENHA*, SOBRE ELA E O TEMA ABORDADO.
ü Mínimo de
10 linhas.
RESENHA: É um resumo crítico sobre
o assunto abordado no texto ou seja, você vai dar sua opinião sobre o que está
sendo tratado.
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AULAS DE QUARTA-FEIRA
EUGÊNIO - HISTÓRIA
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/09/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp)
6º - O Império Romano (Páginas 168 a 173)
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=d5zcC0QunA0
1) Relacione os nomes às suas descrições:
2) Ainda na época em que Roma era uma República a palavra “imperador” significava:
a) “aqueles que comandam o exército”.
b) “aqueles que dirigem a nação.”
c) “aqueles que exercem da justiça.”
3) O que foi a política do “pão e circo” instituída
durante o Império Romano?
b) foi uma medida proibitiva para inibir a venda
ilegal de alimentos e de ingressos aos espetáculos públicos.
c) foi a distribuição gratuita de alimentos e
ingresso aos espetáculos para evitar revoltas sociais.
4) Escreva CERTO ou ERRADO nas seguintes declarações.
Quando estiver errado corrija:
_______ o romeno era a língua oficial do Império
Romano.
_______ os imperadores romanos eram considerados
deuses.
_______ os duzentos anos do Império Romano foram de
sucessivas guerras.
_______ as romanas podiam se casar a partir dos 12
anos e os pais escolhiam o esposo.
_______ os romanos se divertiam assistindo corridas
de carruagens e lutas de gladiadores.
5) Observe a seguinte imagem e responda:
*Qual é nome desse tipo de construção romana antiga? Qual
era a sua finalidade?
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/09/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp)
7º - Administração da América portuguesa (páginas 158 a 163)
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=DDa40iwW3Kg&list=TLPQMTAwOTIwMjA5Hzso-qNy5A&index=2
1) Relacione os nomes às suas descrições:
2) Aponte três causas para o fracasso do sistema de
colonização por capitanias hereditárias no Brasil.
3) Complete corretamente as lacunas:
*O primeiro Governador-Geral do Brasil foi
____________ e durante a sua gestão foi criada a primeira capital do Brasil que
foi a cidade de ____________.
* O segundo Governador-Geral do Brasil foi
____________ que veio acompanhado do padre jesuíta ____________ e este
construiu o Colégio de São Paulo, ao redor do qual surgiu a vila de mesmo nome.
4) As regiões que estiveram sob ocupação francesa,
no século XVI, foram:
a) Rio de Janeiro (França Antártica e Pernambuco
(França Equinocial).
b) Bahia (França Equinocial) e Rio de Janeiro
(França Antártica).
d) Maranhão (França Equinocial) e Rio de Janeiro
(França Antártica).
5) Os administradores das vilas e cidades do
Brasil, no período colonial, eram conhecidos como:
a) prefeitos.
b) homens bons.
c) homens do povo.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/09/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp)
8º - Segundo Reinado: economia e modernização. (páginas 183
a 190)
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=bd5wJD6zBZ4
1) Observe atentamente a gravura datada de 1835, do pintor
Rugendas enquanto esteve no Brasil:
a) Descreva a atividade que está a ser realizada e o relevo, na gravura.
b) Que grupos sociais estão representados na gravura?
c) O que se pode concluir sobre a finalidade do desmatamento feito no Brasil, no século XIX?
2) Durante o Segundo Reinado foi aprovada em 1850 a primeira lei abolicionista, a Lei Eusébio de Queirós, que tinha como objetivo:
a) libertar os filhos de escravos nascidos a partir de 1850.
b) proibir o tráfico de africanos escravizados para o Brasil.
c) libertar os escravos acima de 60 anos de idade.
3) No mesmo ano da aprovação da Lei Eusébio de Queiroz, foi também aprovada a Lei de Terras que consistia:
a) na doação de terras improdutivas aos pobres.
b) na aquisição de terras somente por compra.
c) barateamento das terras aos escravos e imigrantes.
4) Leia com atenção um trecho da Lei de Terra, de 1850:
D. Pedro II, por Graça de Deus e Unânime Aclamação dos Povos, Imperador Constitucional [...] do Brasil: Fazemos saber a todos os Nossos Súditos, que [...] Nós queremos a Lei seguinte:
Art. 1º Ficam proibidas as aquisições de terras devolutas por outro titulo que não seja o de compra. [...]
Art. 2º Os que se apossarem de terras devolutas ou de alheias, e nelas derribarem matos ou lhes puserem fogo, serão obrigados a despejo, com perda de benfeitorias, e de mais sofrerão a pena de dois a seis meses do prisão e multa de 100$ [...]
Art. 3º São terras devolutas:
§ 1º As que não se acharem aplicadas a algum uso público nacional, provincial, ou municipal.
§ 2º As que não se acharem no domínio particular por qualquer titulo legitimo [...]
§ 3º As que não se acharem dadas por sesmarias, ou outras concessões do Governo [...].
a) Qual é o assunto principal da Lei de Terras?
b) Quais as consequências dessa lei para os ex-escravos, imigrantes e pobres em geral?
c) O que significa uma terra “devoluta”?
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/09/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp)
9º - Brasil entre 1954 e 1964 (páginas 179 a 181)
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=pCzNplsTk58&t=248s
1) Associe o Presidente brasileiro ao lema de suas
respectivas gestões:
2) O que levou o Presidente Dutra a romper relações
diplomáticas com os países comunistas ao mesmo tempo em que passou a perseguir
os comunistas no Brasil?
b) foi porque o Brasil declarou apoio ideológico
aos EUA, no contexto da Guerra Fria.
c) foi porque os comunistas vinham provocando
constantes distúrbios, como greves e atentados terroristas.
3) Sobre a Constituição de 1946 , aprovada durante
o Governo Dutra, é correto marcar:
b) proibia greves nos “serviços essenciais” e os
analfabetos de votarem.
c) restaurou a pena de morte para os crimes de
terrorismo.
4) Qual foi uma importante empresa estatal criada
durante o segundo governo de Getúlio Vargas?
a) Companhia Vale do Rio Doce.
b) Companhia Siderúrgica Nacional.
c) Petrobras.
5) Qual foi o jornalista e deputado federal carioca
que tendo sofrido uma tentativa de assassinato à bala, culpou Vargas de ser o
mandante, levando Vargas ao suicídio?
a) Brigadeiro Eduardo Gomes.
b) Cristiano Machado.
c) Carlos Lacerda.
Questão bônus:
“Não fosse o seu ingresso na política, a guloseima-símbolo de toda boa festa de aniversário, o brigadeiro, não existiria. Eduardo Gomes era um militar tipo galã. Tinha musculatura trabalhada pela educação física, boca pequena, rosto oval e nariz aquilino. Assim, foi cortejado pelas garotas de Petrópolis, onde nasceu, e viveu namoros furtivos. Já cinquentão, em sua primeira campanha presidencial, um grupo de cariocas criou um doce feito de chocolate e leite condensado e passou a vendê-los nos comícios para levantar fundos. A iguaria recebeu o nome de sua patente: brigadeiro. Suas admiradoras ainda assinariam um marcante slogan: “Vote no Brigadeiro. Além de bonito, é solteiro.”
Fonte: https://istoe.com.br/186490_O+DOCE+BRIGADEIRO/
a) Qual é o gênero do texto e do que trata?
b) Quem foi Eduardo Gomes?
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GEORGE - GEOGRAFIA
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/09/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)
De olho no link:
https://youtu.be/hQV3ZJoiH_8 (Regime de luminosidade nas florestas 2)
1. Desenvolva um texto dissertativo-argumentativo sobre a relação entre as queimadas e o desmatamento em 2020 na Amazônia e no Pantanal. Mínimo de 16 linhas, sendo:
I – 1 parágrafo introdutório de 3 a 4 linhas
II – 2 parágrafos de desenvolvimento
III – 1 parágrafo de conclusão
2. As bacias hidrográficas no Brasil com maior potencial para a navegação são:
a) Amazônica e do Paraguai
b) São Francisco e Paraná
c) Amazônica e do São Francisco
d) Uruguai e Paraguai
e) Paraná e Leste
3. Leia o texto abaixo e responda a questão a seguir.
“Mais de 12% da área original dessa vegetação já foram destruídos devido a políticas governamentais inadequadas, modelos inapropriados de ocupação do solo e à pressão econômica, que levou à ocupação desorganizada e ao uso não sustentável dos recursos naturais. (...) As queimadas e o desmatamento tornaram-se constantes. Até o ano de 2000 mais de 415 mil Km2 tinham sido desmatados. O total da área queimada foi 2,5 vezes maior. Em algumas localidades, como Porto Velho (RO), os aeroportos chegaram a ser fechados algumas vezes por causa da fumaça das queimadas.”
Com base nas informações apresentadas, pode-se dizer que a devastação que ocorre no domínio vegetal, cujas características de ocupação são destacadas no texto, deve-se sobretudo a (o):
a) Intensa exploração madeireira que se implantou em seus domínios, atraída por incentivos fiscais que foram ofertados às empresas que se instalassem no Meio Norte.
b) Ocorrência de queimadas naturais durante o longo período de seca que ocorre nesse domínio do Centro-Oeste.
c) Modelo inapropriado de ocupação econômica que foi implantado, nas últimas décadas, na Amazônia.
d) Excessiva ocupação de espécies xerófilas em seus domínios, que são utilizadas, em larga escala, como matéria prima na indústria farmacêutica.
e) Ausência nessa paisagem vegetal de espécies hidrófilas, o que favorece a ocorrência de queimadas em seus domínios.
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/09/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)
De olho no link:
https://youtu.be/UtWdMo9Aj5Y (Formação Territorial do Brasil 2)
1. “Em um engenho sois imitadores de Cristo crucificado porque padeceis em um modo muito semelhante o que o mesmo Senhor padeceu na sua cruz e em toda a sua paixão. A sua cruz foi composta de dois madeiros, e a vossa em um engenho é de três. Também ali não faltaram as canas, porque duas vezes entraram na Paixão: uma vez servindo para o cetro de escárnio, e outra vez para a esponja em que lhe deram o fel. A Paixão de Cristo parte foi de noite sem dormir, parte foi de dia sem descansar, e tais são as vossas noites e os vossos dias. Cristo despido, e vós despidos; Cristo sem comer, e vós famintos; Cristo em tudo maltratado, e vós maltratados em tudo. Os ferros, as prisões, os açoites, as chagas, os nomes afrontosos, de tudo isto se compõe a vossa imitação, que, se for acompanhada de paciência, também terá merecimento de martírio.”
VIEIRA, A. Sermões. Tomo XI. Porto: Lello & Irmão, 1951 (adaptado)
O trecho do sermão do Padre Antônio Vieira estabelece uma relação entre a Paixão de Cristo e
a) a atividade dos comerciantes de açúcar nos portos brasileiros.
b) a função dos mestres de açúcar durante a safra de cana.
c) o sofrimento dos jesuítas na conversão dos ameríndios.
d) o papel dos senhores na administração dos engenhos.
e) o trabalho dos escravos na produção de açúcar.
2. Com relação à economia da cana-de-açúcar e da pecuária no Nordeste durante o período colonial, é correto afirmar que:
a) por serem as duas atividades essenciais e complementares, portanto as mais permanentes, foram as que mais usaram escravos.
b) a primeira, tecnologicamente mais complexa, recorria à escravidão, e a segunda, tecnologicamente mais simples, ao trabalho livre.
c) a técnica era rudimentar em ambas, na agricultura por causa da escravidão, e na criação de animais para atender o mercado interno.
d) tanto em uma quanto em outra, desenvolveram-se formas mistas e sofisticadas de trabalho livre e de trabalho compulsório.
e) por serem diferentes e independentes uma da outra, não se pode estabelecer qualquer tentativa de comparação entre ambas.
3. A agromanufatura do açúcar no Brasil colonial garantia todo o processo de produção, desde o plantio da cana até o produto final, pronto para ser exportado para a Europa, ficando na colônia o açúcar mascavo e sendo exportado em sua maior parte o açúcar branco. Apesar de controlar todo o processo de produção, não eram os portugueses que realizavam a distribuição do produto na Europa, cabendo essa função aos:
a) ingleses.
b) holandeses.
c) franceses.
d) belgas.
e) espanhóis.
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/09/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)
De olho no link:
https://youtu.be/XT0ibMNDWKM (Problemas urbanos da América Latina)
1. Desenvolva um texto dissertativo-argumentativo sobre os problemas urbanos da América Latina:
I – 1 parágrafo introdutório de 3 a 4 linhas
II – 2 parágrafos de desenvolvimento
III – 1 parágrafo de conclusão
2. A respeito das características que diferenciam a América Latina da América Anglo-saxônica, avalie as proposições abaixo:
I) A América Anglo-saxônica, além de ter tido um passado colonial diferente dos países da América Latina, possui o Inglês como língua oficial.
II) A maior parte dos países latino-americanos teve, no período colonial, suas economias destinadas ao abastecimento da metrópole, característica comum em colônias de exploração.
III) Os países da América latina possuem um passado comum. A maior parte de seus países foi colônia de exploração de países europeus, como Espanha, Portugal e França.
IV) Ao avaliar o passado dos países da América Anglo-saxônica e da América Latina, torna-se difícil compreender como países com períodos e história de colonização tão semelhantes tenham hoje um panorama social e econômico tão distintos.
Estão corretas as alternativas:
a) I, II e III.
b) II e IV.
c) Apenas a IV.
d) Todas as alternativas.
e) Nenhuma das alternativas.
3. A respeito das características da América Latina, estão corretas as afirmativas abaixo, exceto:
a) A América Latina representa a maior parte do continente americano e localiza-se entre o Rio Grande (fronteira entre os Estados Unidos e o México) e a Terra do Fogo (extremo sul do continente).
b) A América Latina é regionalizada de acordo com critérios físicos, como relevo, hidrografia e clima.
c) A América Latina é muito extensa no sentindo norte-sul. Sua área total é de 21.060.501 km2, o que resulta em uma densidade demográfica de 27,8 habitantes por km2.
d) A América Latina recebe esse nome porque é composta por países que têm como língua oficial idiomas que derivam do latim, como português, espanhol e francês.
e) O México, embora tenha proximidade com os países da América Anglo-saxônica, é um país que possui mais semelhanças históricas e culturais com os países que compõem a América Latina.
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 9º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 16/09/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)
De olho no link:
https://youtu.be/gZgil_pkvgU (Globalização a Consumo)
1. Desenvolva um texto dissertativo-argumentativo sobre a relação do consumo, o arroz, o trigo e a globalização. Mínimo de 20 linhas, sendo:
I – 1 parágrafo introdutório de 3 a 4 linhas
II – 3 parágrafos de desenvolvimento
III – 1 parágrafo de conclusão
2. Brasil tem o 5º Big Mac mais caro do mundo
Lanche só é mais barato que na Noruega, Venezuela, Suíça e Suécia. Índice Big Mac mostra que real é a 5ª moeda mais cara entre 44 países.
(G1, 23/01/2014).
Diante da notícia apresentada e com base em seus conhecimentos sobre a economia brasileira, é possível afirmar que:
a) o Índice Big Mac revela o aumento do custo de vida no Brasil em função das constantes e ininterruptas valorizações do dólar frente ao real na última década.
b) com um Big Mac mais caro, o Brasil pode ser considerado como um dos países que menos assimilaram o processo de Globalização estruturalmente.
c) o Brasil investe majoritariamente na economia nacional, desfavorecendo intencionalmente empresas multinacionais.
d) o real é a quinta moeda mais valorizada do mundo em relação ao dólar.
e) o Brasil é o quinto país que mais cobra impostos sobre alimentos no mundo.
3. “É comum dividir os produtos agrícolas brasileiros em duas categorias: as ‘culturas de pobre’, nas quais se incluem o feijão, o milho, a mandioca e boa parte da produção do arroz; e as ‘culturas de rico’, como são conhecidas as plantações de cana-de-açúcar, café, soja, algodão, trigo, etc.”
(VESENTINI, J. W. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012. p.595.)
Sobre as duas categorias apresentadas no texto, assinale o que for correto:
a) a “cultura do pobre” pode ser considerada como a principal atividade agrícola na economia do Brasil, em virtude de esse ser um país emergente.
b) a “cultura do rico” é um fenômeno recente na economia agrícola brasileira.
c) a relação entre as culturas do rico e do pobre no espaço agrário brasileiro sempre estiveram em equilíbrio em termos de apropriação do espaço geográfico.
d) a “cultura do rico” envolve, geralmente, gêneros para a exportação e abastecimento industrial, enquanto a “cultura do pobre” envolve, em maior parte, produtos para consumo interno.
e) a “cultura do rico” recebe esse nome por ser conduzida por grandes cooperativas, enquanto a “cultura do pobre” é conduzida, geralmente, por empresários individuais.
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AULAS DE QUINTA-FEIRA
AMORIM - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/09/2020 às 9h - 11h, pelo link https://meet.google.com/hjj-pzqy-hrx)
Acesse ao vídeo sobre o conteúdo pelo link: https://youtu.be/BVqtxHRO2nI
Questão problemas
01) O triplo de um número aumentado de 25 resulta 55. Qual é o valor do número?
02) O quádruplo de um número subtraído de 350 resulta em 650 unidades. Quantas unidades tem o número?
03) A quarta parte de um número resulta 312 unidades . Quantas unidades tem o número?
04) Qual é o valor do termo desconhecido?
A) ? - 25 = 37 × 22
b) 240 ÷ ? = 60
C) ? ÷ 32 = 50
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/09/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/hjj-pzqy-hrx)
Assista o vídeo a seguir pelo link: https://youtu.be/aynOH4uO1_Y
Questão problemas
01) O triplo de um número aumentado de + 28 resulta - 32. Qual é o valor do número?
02) O quádruplo de um número subtraído de 37 resulta em + 457 unidades. Quantas unidades tem o número?
03) A metade de um número negativo tem como resultado - 270 . Qual é o valor do número?
04) Qual é o valor do termo desconhecido?
A) ? × (-10) = - 2300
B) ? ÷ (-20) = +5
C) (- 260) ÷ ? = + 13
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TADEU - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/09/2020 às 09h - 11h, pelo link https://meet.google.com/oky-qgzg-kpa)
Assista o vídeo a seguir pelo link: https://youtu.be/JdcpgTtotyQ
Conteúdo: SOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM EQ. DO 1o grau.
Exercícios: Pág. 141, questões 1, 2, 3 e 4.
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/09/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/oky-qgzg-kpa)
Assista o vídeo a seguir: https://youtu.be/6ef9cRk16wk
Conteúdo: problemas de Equação do 2º grau de uma incógnita.
Exercícios: Pág. 93, questões 4, 5, 6 e 7.
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RAFAEL - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/09/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)
Tema: Dia do profissional de Educação Física.
Objetivo: Conhecer a ampla área de atuação do profissional de Educação Física.
Conteúdo:
Texto: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-do-professor-de-educacao-fisica.htm
Vídeo : https://youtu.be/3_xRAr4Bh7I
ATIVIDADE 1 .
1 - Qual a importância da Educação Física para a sociedade?
2 - Qual símbolo representa a Educação Física? Explique-o.
3 - Se possível, imprima, pinte e responda as figuras abaixo.
“Se esperarmos estar prontos, ficaremos esperando o resto de nossas vidas."
Lemony Snicket
ATIVIDADE (Bônus)
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/09/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)
Tema: Atletismo.
Objetivo: Identificar o tipo de corrida.
Conteúdo:
Filme 🎞 🎥🍿: https://youtu.be/3T8DY15dwxo
ATIVIDADE 1
Unidade temática: Esporte Individual.
Objeto de conhecimento: Filme - A corrida da superação.
Após assistir a trama, elabore um resumo da obra assistida:
☑️Realize um panorama inicial identificando a trama analisada e descreva sobre o conteúdo.
☑️Em seguida faça sua análise crítica e discorra um pouco sobre a mensagem que autor quis passar.
“A recompensa vem quando você confronta e ultrapassa os limites do cansaço."
John Bingham
ATIVIDADE (Bônus)
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 17/09/2020 às 9h - 10h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)
Tema: Atletismo.
Objetivo: Identificar o tipo de corrida.
Conteúdo:
Filme 🍿 🎞 🎥: https://youtu.be/3T8DY15dwxo
ATIVIDADE 1
Unidade temática: Esporte Individual
Objeto de conhecimento: Filme - A corrida da superação.
Após assistir a trama, elabore um resumo da obra assistida:
☑️Realize um panorama inicial identificando a trama analisada e descreva sobre o conteúdo.
☑️Em seguida faça sua análise crítica e discorra um pouco sobre a mensagem que o autor quis passar.
“Ganhar é ótimo, claro, mas, se você realmente quer conquistar coisas na vida, o segredo é aprender a perder."
Wilma Rudolph
ATIVIDADE (Bônus)
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AULAS DE SEXTA-FEIRA
NETO - ENSINO RELIGIOSO
ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - TODAS AS TURMAS
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/09/2020 pelo link https://meet.google.com/fsn-nypp-tsg)
Atenção aos horários: 6º ano: de 14h - 15h
7º ano: de 13h - 14h
8º ano: de 10h - 11h
9º ano: de 09h - 10h
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HELIANE - ARTES
ATIVIDADE DE ARTES - 6º ano A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/09/2020 de 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/pvn-sgax-jdz)
Texto e atividade para as turmas dos 6° anos.
Obs: Passe para o caderno as perguntas ao lado da imagem. Faça com capricho.
ATIVIDADE DE ARTES - 7º ano A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/09/2020 de 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/pvn-sgax-jdz)
ATIVIDADE DE ARTES - 8º ano A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/09/2020 de 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/pvn-sgax-jdz)
Na aula do dia 04/ 09, falamos sobre Pontilhismo e imagens foram mostradas. Agora é a sua vez. Irão fazer um trabalho usando essa técnica.
Revejam o conteúdo desse dia e use sua criatividade.
Materiais utilizados: folha de 60k, pincel (a menor numeração possível) e tinta guache. Lembrando que no dia dessa aula pedi para que vocês já fossem providenciando materiais.
ATIVIDADE DE ARTES - 9º ano A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 18/09/2020 de 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/pvn-sgax-jdz)
✔️Nos anos anteriores você já estudou sobre a origem, tipos de balões, onomatopeias presentes nas histórias em quadrinhos (HQ).
Agora é com você.
Crie uma HQ com todos os formatos. No mínimo DEZ quadrinhos. Tema livre.
Materiais: folhas de papel ofício, lápis, lápis de cor e muita, muita criatividade.
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Professor Neto, não entendi a 1° questão.
ResponderExcluirFrancisco Matheus Moreira Pereira de Andrade - 6° ano A.