SEGUNDA-FEIRA 07/09/2020
FERIADO DA INDEPENDÊNCIA
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE TERÇA-FEIRA
GILBERTO - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/09/2020 às 09h - 10h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)
Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/zq54OCjKRN4
Agora resolva os exercícios a seguir:
QUESTÃO 1 - “As ______________, também conhecidas como rochas magmáticas, são formadas pela solidificação (cristalização) de um magma, que é um líquido com alta temperatura, em torno de 700 a 1200ºC, proveniente do interior da Terra. Podem conter jazidas de vários metais (p. ex. ouro, platina, cobre, estanho) e trazem à superfície do planeta importantes informações sobre as regiões profundas da crosta e do manto terrestre”.
Adaptado de igc.usp.br
Assinale a alternativa que completa a lacuna do texto acima:
a) Rochas sedimentares
b) Rochas Metamórficas
c) Rochas Ígneas
d) Rochas Basálticas
e) Cadeias de Montanhas.
QUESTÃO 2 - O processo de transformação das rochas preexistentes formou as chamadas Rochas Metamórficas. Sobre esse processo, também chamado de metamorfização, é correto afirmar que:
a) acontece próximo à crosta terrestre
b) é oriundo exclusivamente de regiões oceânicas
c) só atua em rochas magmáticas
d) só pode ocorrer após o processo de sedimentação das rochas
e) ocorre somente em locais de alta pressão e com temperaturas elevadas
QUESTÃO 3 - Observe a imagem abaixo:
Os fósseis, a exemplo da imagem acima, costumam se formar apenas em um tipo específico de estrutura rochosa, em virtude de suas características de formação. Os tipos de rochas que permitem a fossilização são:
a) As metamórficas, pois o metamorfismo dos solos permite a conservação da estrutura dos elementos orgânicos;
b) As sedimentares, pois o transporte de sedimentos pelos agentes exógenos permite o soterramento dos restos orgânicos, iniciando assim o processo de fossilização.
c) As magmáticas, pois apenas em condições elevadas de pressão interna, causadas pelo “afundamento” dos fósseis ao longo de milhares de anos, é possível a sua formação.
d) As ígneas, pois elas são o único tipo de rocha que apresenta uma estrutura maleável para a formação de fósseis.
QUESTÃO 4 - (UEM) Sobre as rochas que compõem a crosta terrestre, assinale a alternativa correta.
a) As rochas sedimentares formaram-se pelo resfriamento e pela solidificação de minerais da crosta terrestre, isto é, o magma.
b) As rochas metamórficas formaram-se a partir das transformações sofridas pelas rochas magmáticas e sedimentares quando submetidas ao calor e à pressão do interior da Terra.
c) As rochas magmáticas formaram-se a partir da compactação de sedimentos de outras rochas.
d) O arenito e o calcário são exemplos de rochas metamórficas.
e) O gnaisse e o mármore são exemplos de rochas sedimentares.
QUESTÃO 5 - O intemperismo é um tipo de agente de transformação de relevo caracterizado por atuar através de processos químicos, físicos e biológicos, transformando as rochas. O tipo de rocha formada pela ação do intemperismo é a:
a) ígnea
b) sedimentar
c) granítica
d) metamórfica
e) intrusiva
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/09/2020 às 10h - 11h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)
Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/AmqGlT1xbgs
Agora resolva os exercícios a seguir:
Questão 1 - Das opções abaixo, a que não representa um impacto ambiental é:
a) chuva ácida
b) assoreamento dos rios
c) desertificação
d) poluição sonora
e) mobilidade urbana
Questão 2 - As mudanças climáticas são um dos principais problemas ambientais do mundo que tem afetado grande parte da população de pessoas, de animais e de plantas.
Esse problema traz diversas consequências negativas para o meio ambiente, da qual se destaca:
a) aumento da temperatura do globo terrestre.
b) diminuição dos níveis dos oceanos.
c) aumento da urbanização.
d) crescimento da industrialização.
e) diminuição dos gases de efeito estufa.
Questão 3 - O _________ é um dos principais problemas ambientais no Brasil que acontece desde a chegada dos portugueses em 1500.
Das alternativas abaixo, a que preenche corretamente a lacuna é:
a) assoreamento
b) efeito estufa
c) desmatamento
d) empobrecimento do solo
e) uso de agrotóxicos
Questão 4 - Em 19 de agosto de 2019, moradores de São Paulo ficaram assustados com o final da tarde que escureceu grande parte da cidade. Esse fenômeno foi resultado das queimadas que aconteceram na região amazônica.
Sobre as queimadas, é incorreto afirmar:
a) uma das consequências das queimadas é a mudança da temperatura e umidade do solo.
b) as queimadas somente acontecem de maneira intencional, ou seja, por pessoas que provocam os incêndios.
c) as queimadas intensificam o efeito estufa e o aquecimento global.
d) diversas práticas agrícolas estão relacionadas com as causas das queimadas.
e) as queimadas trazem alguns benefícios tais como a limpeza e a fertilização do solo.
Questão 5 - As ilhas de calor representam um dos problemas ambientais urbanos. Esse fenômeno climático acontece devido:
a) ao aumento das queimadas nas zonas rurais.
b) a diminuição da densidade demográfica dos centros urbanos.
c) ao aumento da inversão térmica nas cidades.
d) a elevação das temperaturas em algumas zonas urbanas.
e) aos microclimas periféricos que afetam diretamente as cidades.
Questão 6 - Muitos impactos ambientais trazem consequências graves e algumas vezes irreversíveis para o meio ambiente. Alguns deles são causados pelo homem e surgem, sobretudo, pela falta de consciência ambiental, como o uso indiscriminado dos recursos naturais.
Todas as alternativas abaixo trazem exemplos de ações positivas relacionadas com a consciência ambiental, exceto:
a) a economia de água e de energia
b) o uso de automóveis
c) o descarte correto do lixo
d) a redução do consumo
e) o uso de sacolas biodegradáveis
Questão 7 -
I. A falta de tratamento de esgoto é das principais causas da poluição das águas, uma vez que grande parte do esgoto doméstico é lançado nos rios e mares.
II. A poluição do solo resulta da utilização de agrotóxicos, além da produção de lixo e do descarte incorreto de produtos químicos.
III. A principal causa da poluição do ar é a liberação de dióxido de carbono no meio ambiente.
Sobre os problemas ambientais citados acima, estão corretas as sentenças:
a) I
b) I e II
c) I e III
d) II e III
e) I, II e III
Questão 8
Em abril, o desmatamento na Amazônia teve um aumento de 171% em relação ao mesmo período de 2019. Os dados são do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), que registrou 529 km² de área desmatada no bioma no mês de abril, contra 195 km² no mesmo mês do ano passado. O acumulado dos primeiros quatro meses de 2020, de acordo com o SAD, já é de 1.703 km², uma área maior que a cidade de São Paulo (1.521 km²) e um número 133% maior que o mesmo período em 2019, quando o sistema registrou o desmatamento de 460 km².Fonte: https://amazonia.org.br/2020/05/total-da-area-desmatada-na-amazonia-em-2020-ja-e-maior-que-cidade-de-sao-paulo/. Acesso em 22 de julho de 2020
O desmatamento na Amazônia tem crescido exponencialmente a partir da década de 70. As principais causas são:
a) atividade madeireira e incêndios
b) queimadas e uso de agrotóxicos
c) atividade madeireira e mineração
d) uso de agrotóxicos e vazamento de petróleo
e) vazamento de petróleo e descarte de lixo
Questão 9 - A poluição radioativa é considerada um dos piores tipos de poluição, pois:
a) provoca o desmatamento da cobertura vegetal.
b) acelera o processo de desertificação do planeta.
c) utiliza elementos artificiais criados em laboratório.
d) libera gases e elementos tóxicos na atmosfera.
e) aquece os mares e os oceanos provocando a extinção de espécies.
Questão 10 - O aquecimento global e o efeito estufa são fenômenos que se relacionam. Sobre isso, é correto afirmar:
a) O efeito estufa e o aquecimento global são dois fenômenos ambientais relacionados com a retenção de calor no núcleo terrestre.
b) O efeito estufa é um fenômeno natural decorrente dos movimentos de rotação e translação da Terra.
c) O aquecimento global é o resultado da intensificação do efeito estufa e consiste no aumento das temperaturas médias do planeta e das águas dos oceanos.
d) Os principais gases do efeito estufa que dificultam a dispersão da radiação solar e provocam maior retenção de calor são o hélio e o radônio.
e) As principais causas do aquecimento global estão relacionadas com a maritimidade e a continentalidade.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO A e B
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/09/2020 às 13h - 14h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)
Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/W4g8Wac_pZg
Agora resolva os exercícios a seguir:
QUESTÃO 1 - Marque as afirmativas abaixo com (V) para verdadeiro ou (F) para falso:
( ) Anfíbios, répteis, aves e mamíferos são considerados tetrápodes.
( ) Todos os representantes do Subfilo Vertebrata possuem vértebras.
( ) Condrictes são animais aquáticos, dotados de esqueleto cartilaginoso.
( ) Agnatos possuem boca circular e ausência de mandíbula.
( ) A Classe Amphibia é representada somente pelos sapos, rãs e pererecas.
QUESTÃO 2 - Sobre os mamíferos, marque a alternativa incorreta:
A) Pelos, glândulas, dentes diferenciados e a presença de diafragma caracterizam os mamíferos.
B) Mamíferos excretam ureia.
C) Todas as fêmeas de mamíferos possuem mamas.
D) A maioria dos mamíferos pertence ao grupo dos eutérios, tendo como principal característica a presença de placenta bem desenvolvida e duradoura.
QUESTÃO 3 - Analise as afirmações:
I. As aves possuem habilidade para o voo em virtude, unicamente, da presença de asas.
II. As penas protegem as aves, diminuem a perda de água e auxiliam no controle da temperatura corporal destes animais.
III. É no papo que o alimento das aves é triturado.
Estão corretas:
A) Todas as alternativas.
B) Somente a I.
C) Somente a II.
D) Somente a III.
E) Nenhuma das alternativas.
QUESTÃO 4 - (UFU) Os ornitorrincos, encontrados na Austrália e Tasmânia, aqui representados como primeiro; e os gambás, da América do Sul, aqui representados como segundo, são classificados como:
A) O primeiro é um Prototério, ovíparo e amamenta os filhotes; o segundo é Metatério, vivíparo, com placenta pouco desenvolvida e amamenta os filhotes.
B) O primeiro é um Prototério, ovíparo e não amamenta os filhotes; o segundo é Metatério, vivíparo e não apresenta placenta e nem amamenta os filhotes.
C) O primeiro e o segundo são Metatérios, ovíparos, com placenta pouco desenvolvida e amamentam os filhotes.
D) O primeiro é um Metatério, ovíparo e não amamenta os filhotes; o segundo é Metatério, vivíparo e com placenta desenvolvida e duradoura.
E) Nenhuma das alternativas anteriores.
QUESTÃO 5 - (UFPI) Na Classe Mammalia, quando nos referimos aos cetáceos, quirópteros, carnívoros, roedores e edentados, estamos falando dos seguintes animais:
A) Baleia, morcego, tigre, rato e tatu.
B) Peixe-boi, canguru, tigre, coelho e zebra.
C) Peixe-boi, morcego, rato, porco e tatu.
D) Baleia, canguru, tigre, rato e zebra.
E) Peixe-boi, morcego, tigre, porco e zebra.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO A
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/09/2020 às 14h - 15h , pelo link https://meet.google.com/rkb-njba-kcm)
Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/HGC6u_NDaaM
Agora resolva os exercícios a seguir:
Questão 1 - Todos os fatores abaixo contribuem para a perda de biodiversidade, exceto:
a) A destruição de habitat
b) A contaminação da água, do solo e do ar
c) O aquecimento global
d) A introdução de espécies invasoras
e) O uso sustentável dos recursos naturais
Questão 2 - Analise as alternativas abaixo e marque aquela que descreve uma das consequências da introdução de espécies exóticas em uma área.
a) Diminuição da competição entre os organismos que ali vivem.
b) Garantia de uma maior disponibilidade de alimento para as espécies daquele habitat.
c) Reprodução exagerada das espécies exóticas em virtude da falta de predadores naturais.
d) Poluição e contaminação do ambiente em que as espécies exóticas vivem.
e) Equilíbrio na cadeia alimentar daquele local.
Questão 3 - Sobre a destruição de habitat, marque a alternativa incorreta:
a) É uma das causas de perda de biodiversidade.
b) Geralmente, é consequência dos processos de urbanização e de desenvolvimento da agropecuária.
c) O aquecimento global leva à destruição de habitats.
d) É um problema que pode ser resolvido levando as espécies das áreas destruídas para uma área de preservação em outro bioma.
e) As plantas são um dos organismos mais afetados pela destruição de habitats, uma vez que não conseguem migrar para outras áreas.
Questão 4 - (ACAFE) Perda de biodiversidade ameaça ecossistemas do planeta, diz estudo. A dimensão da perda de biodiversidade no mundo todo ameaça o funcionamento dos ecossistemas da Terra e, inclusive, a sobrevivência dos seres humanos, segundo um estudo publicado na revista científica americana Science. Em 58% da superfície terrestre, onde vive 71% da população mundial, “o nível de perda de biodiversidade é substancial o suficiente para questionar a capacidade dos ecossistemas de suportar as sociedades humanas”, alerta o estudo.
Fonte: Zero hora, 14/07/2016. Disponível em: http://zh.clicrbs.com.br
Assim, não é correto afirmar que:
a) Ecótono é uma área de transição ambiental onde se encontra um grande número de espécies e, por conseguinte, uma grande biodiversidade.
b) Denomina-se biótopo a reunião das várias espécies que ocorrem em um mesmo espaço geográfico e no mesmo tempo cronológico.
c) O termo biodiversidade ou diversidade biológica refere-se à variedade e à variabilidade de organismos vivos, nos seus diferentes níveis, e dos ambientes nos quais estão inseridos.
d) Entre as causas da perda de biodiversidade, destacam-se a destruição de habitat e a introdução de espécies exóticas. Essas espécies possuem vantagens competitivas, são favorecidas pela ausência de inimigos naturais, podem predar fortemente espécies nativas, reproduzir-se exageradamente e provocam, até mesmo, doenças, impactando negativamente na biodiversidade de um ecossistema.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
IDELFONSO - CIÊNCIAS
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/09/2020 às 09h - 10h , pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp)
Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/-3adho_PG3I
Agora resolva os exercícios a seguir:
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/09/2020 às 10h - 11h , pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp)
Assista ao vídeo sobre o assunto no link a seguir: https://youtu.be/uO0gJ0K7sSo
Agora resolva os exercícios a seguir:
Capítulo 12: Os peixes.
1) Quais as classes que os peixes são divididos de acordo com o seu esqueleto?
2) Cite quais as adaptações dos peixes a vida aquática.
3) Qual órgão os peixes usam para respirar e como ocorre o processo?
4) Por que a piramboia consegue respirar mesmo na época em que o Rio deve?
5) Qual a função da bexiga natatória?
6) Quais as funções da linha lateral nos peixes?
7) Faça a diferença entre seres:
a) Endotémicos.
b) Ectotérmico.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 8º ANO C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/09/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp)
Assista ao vídeo pelo link a seguir: https://youtu.be/w2KQdqdWHBQ
Resolva os exercícios a seguir:
Temas 3: Reprodução de protozoários e fungos.
1) Quais as principais características dos protozoários?
2) Quais as principais características dos fungos?
3) Dê exemplos de fungos.
4) Quais as condições ideais para os fungos se reproduzirem?
Obs: Resolver a questão 2 do livro pág 119.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 9º ANO B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/09/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/coz-posr-vbp)
Resolver as questões 2, 3 e 4 página 129 e 130.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
MARÍCIA - INGLÊS
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/09/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)
ASSUNTO: TIPOS DE ESPORTES
METODOLOGIA: VIDEOAULA E ENCONTRO VIRTUAL PELO GOOGLE MEET.
ATIVIDADE:
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/09/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)
ASSUNTO: ANIMALS
METODOLOGIA: VIDEO AULA https://youtu.be/raDQo93UkDo
TAMBÉM TEM A
MÚSICA!!! https://youtu.be/nxm8ZMFvoUU
ATIVIDADE:
Escreva os nomes dos animais , em Inglês.
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/09/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)
ASSUNTO: SIMPLE
PAST OF VERBS ( PASSADO DOS VERBOS)
REGULAR VERBS
INTERROGATIVE
FORM
VERBO WALK=
CAMINHAR EX: AFIRM - YOU WALKED IN PARK YESTERDAY.
INTERROG – DID YOU WALK PARK YESTERDAY ?
VIDEOAULA: https://youtu.be/xKokm0XsK1o
ATIVIDADE
Obs:
Desconsiderem os quadrinhos.
ATIVIDADE DE INGLÊS DO 9º ANO A, B, e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 08/09/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/iej-ezkp-mzk)
ASSUNTO:
RETOMADA DO ASSUNTO ANTERIOR E CORREÇÃO DA ATIVIDADE
ASSUNTO: MODAL
VERBS
Vídeo
aula: https://youtu.be/EWSUUiMbf40
Se
ainda tem dúvidas... https://youtu.be/d5tHxPf8mnI
Os modal verbs (verbos modais) em inglês são verbos auxiliares utilizados
para complementar ou mudar o sentido dos verbos principais nas frases. Por esse
motivo também são chamados de modal auxiliaries (auxiliares
modais).
Eles são muito
utilizados pelos falantes da língua inglesa e, portanto, são essenciais para os
aprendizes desse idioma.
Exemplos
de verbos modais
Consulte a tabela com os verbos modais (modal verbs) mais
utilizados em inglês:
|
Verbo modal |
Significados mais comuns |
Uso |
Exemplo |
|
pode; consegue |
expressa permissão, capacidade,
habilidade e possibilidade |
Permissão: Can I go to the drink some water? (Posso
ir ao banheiro?) Capacidade/habilidade: He
can speak three languages fluently. (Ele pode/consegue
falar três línguas fluentemente.) Possibilidade: We can go to the movies.
(Podemos ir ao cinema.) |
|
|
poderia; podia; conseguia |
expressa permissão, habilidade e
possibilidade |
Permissão: Could I talk to the director? (Eu
poderia falar com o diretor?) Habilidade: She could already sing when she was
four. (Ela já conseguia cantar quando tinha quatro anos.) Possibilidade: Jane
could have been a doctor. (Jane poderia ter sido médica.) |
|
|
deveria |
expressa conselho, recomendação, sugestão |
Conselho: You should listen to your mother. (Você
deveria ouvir sua mãe.) Recomendação: He should wear a suit to the
conference. (Ele deveria usar terno na conferência.) Sugestão: He should tell her he isn't going. (Ele
deveria avisá-la que não vai.) |
|
|
gostaria |
expressa pedido, desejo |
Pedido: Would you help me do my
homework? (Você poderia me ajudar a fazer meu trabalho de
casa?) Desejo: I would like to have a pizza. (Eu
gostaria de comer uma pizza.) |
|
|
May |
pode; poderia |
expressa pedido, possibilidade, permissão |
Pedido: Mom, may I go to the party with my
friends? (Mãe, posso ir à festa com meus amigos?) Possibilidade: It may rain tomorrow. (Pode
chover amanhã.) Permissão: May I drink some water? (Posso
beber água?) |
|
pode; poderia |
expressa possibilidade |
Possibilidade: It
might be sunny on the weekend. (Deve estar sol no fim de
semana.) |
|
|
deve |
expressa obrigação, proibição ou dedução |
Obrigação: You must pay your bills. (Você
deve pagar suas contas.) Proibição: You must not tell it to anyone.
(Você não deve contar isso a ninguém.) Dedução: Laura must be sick. She didn't come
to school today. (Laura deve estar doente. Ela não veio para
a escola hoje.) |
|
|
Shall |
deve |
expressa convite, sugestão, ação futura
(inglês britânico; usado com I e we) |
Convite/sugestão: Shall we travel to Miami? (Vamos
viajar para Miami?) Ação
futura: I
shall be there at 8. (Estarei lá às 8h.) |
|
Will |
será |
expressa ação futura |
Ação
futura: They
will get married next year. (Eles se casarão no ano que vem) |
Atenção! (Pay Attention!)
Como você pôde observar no quadro acima, can, may e could podem ser
usados em situações parecidas, para indicar permissão ou pedido.
Os verbos modais diferem dos outros verbos em diversos pontos.
Vejamos abaixo as principais características dos modal verbs:
·
São utilizados sem o to
Diferentemente da maioria dos verbos que, em sua forma original,
são escritos com o to (exemplos:
to go, to dance, to study), os verbos modais são sempre utilizados sem o “to”.
·
Não existe infinitivo para os verbos modais, nem particípio, nem
gerúndio.
·
Podem ser acompanhados por have
Os verbos modais podem ser acompanhados pelo auxiliar have, seguido de
particípio, expressando tempo passado.
Exemplo:
·
You could have bought it before. (Você poderia ter comprado isso antes.)
·
You should have arrived earlier. (Você devia ter
chegado mais cedo.)
2. Qual a tradução correta da frase abaixo?
When I
was in hospital, I could not get out of bed.
a)
Quando eu estava no hospital, eu não saí da cama.
b) Quando eu estava no hospital, eu não devia sair da cama.
c) Quando eu estava no hospital, eu não conseguia sair da cama.
d) Quando eu estava no hospital, eu não queria sair da cama.
e) Quando eu estava no hospital, eu não gostaria sair da cama.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUARTA-FEIRA
EUGÊNIO - HISTÓRIA
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/09/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp)
6º - A crise da República romana (Páginas 158 a 160)
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=d5zcC0QunA0
Leia o trecho do discurso de Tibério Graco e depois responda no seu caderno as perguntas abaixo:
“Os animais da Itália possuem cada um sua toca, seu abrigo, seu refúgio. No entanto, os homens que combatem e morrem pela Itália estão à mercê do lar, sem casa, erram com suas mulheres e crianças. Os generais mentem aos soldados [...]. É para o luxo e enriquecimento de outrem que combatem e morrem tais pretensos senhores do mundo, que não possuem sequer um pedaço de terra.”
1) Quem foi Tibério Graco, na história de Roma?
a) foi um dos cônsules da república.
b) foi um herói das guerras de conquista.
c) foi um representante político dos plebeus (tribuno da plebe).
2) Quem eram os “homens que combatem e morrem pela Itália”, falado no texto?
a) eram os gladiadores.
b) eram os plebeus.
c) eram os clientes.
3) Qual problema aparece no texto em relação aos soldados depois que as guerras terminavam?
a) os soldados passavam a viver no luxo e esqueciam as suas origens humildes.
b) os soldados não eram reconhecidos como heróis de guerra pelas autoridades.
c) os soldados não recebiam terras nas guerras e quando voltavam tinham sua propriedade tomada pelos ricos.
4) Como os generais passaram a disputar o poder, gerando guerras civis, a solução foi criar um governo formado por três generais denominado triunvirato. Com base nisto, destaque os nomes dos generais que formaram:
*o primeiro triunvirato: _______________, _______________ e _______________.
*o segundo triunvirato: _______________, _______________ e _______________.
5) Por que o general Júlio César era tão popular? Por que ele foi assassinado?
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/09/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp)
7º - Processo de colonização do Brasil (Páginas 155 a 157)
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=u14imNiyfPg&t=140s
1) Por que o rei português João III decidiu o território brasileiro 30 anos após a chegada de Cabral?
a) porque descobriu ouro.
b) porque descobriu especiarias.
c) porque os franceses estavam se apossando do território.
2) Para patrulhar o litoral brasileiro e ao mesmo tempo combater piratas, o rei de Portugal enviou a 1ª expedição “guarda-costa” que foi chefiada por:
a) Fernando de Noronha.
b) Cristóvão Jacques.
c) Gonçalo Coelho.
3) Quem foi o português enviado ao Brasil com a missão colonizadora e que acabou fundando a primeira vila, em 1532?
a) Cristóvão Jacques.
b) Bartolomeu Dias.
c) Martim Afonso de Sousa.
4) O primeiro engenho de açúcar, o São Jorge, foi construído na primeira vila brasileira que foi:
a) São Vicente.
b) Olinda.
c) Salvador.
5) Buscando acelerar a ocupação da terra “colônia Brasil”, o rei português, João III, criou as capitanias hereditárias que consistiam em:
a) 15 extensas faixas de terra, para 15 donatários.
b) 12 extensas faixas de terra, para 12 donatários.
c) 15 extensas faixas de terra, para 12 donatários.
6) O sistema de capitanias hereditárias não foi um fracasso total, pois pelo menos duas delas, produtoras de açúcar, conseguiram prosperar:
A) São Vicente e Grão-Pará.
B) Pernambuco e São Vicente.
C) Pernambuco e Rio de Janeiro.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/09/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp)
8º - O Segundo Reinado (Páginas 179 a 180)
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=kti72JuMfF4
1) Leia a seguinte quadrinha e depois responda as questões no seu caderno:
“Queremos D. Pedro II
Embora não tenha idade
A nação dispensa a lei
E viva a maioridade.”
a) Que decisão política é defendida na quadrinha ?
b) Como essa mesma decisão ficou conhecida?
2) Observe a charge denominada “Bazar eleitoral”, de Ângelo Agostini, publicada em 1867
a) Quais produtos estão expostos à venda no bazar?
b) O que o chargista quis revelar sobre as eleições no Segundo Reinado?
c) O personagem que se encontra sentado entre duas urnas eleitorais, uma das quais está escrito “cascudos”. Quem seriam os cascudos?
4) "[...I Nada mais liberal que um conservador na oposição; nada mais conservador que um liberal no governo"
Marque a opção que melhor explica a frase acima:
a) ambos os partidos eram formado por ricos monarquistas e escravistas.
b) ambos defendiam a centralização do poder.
c) defendiam o voto universal.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA DO 9º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/09/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/tud-oahp-orp)
9º - A independência da Índia (páginas 167 a 1868)
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=5lYAnXW3pPM
1) Leia com atenção o texto escrito por Mahatma Gandhi e depois responda no seu caderno:
“A primeira coisa [...] é dizer-vos a vós mesmos: não aceitarei mais o papel de escravo. Não obedecerei às ordens como tais, mas desobedecerei quando estiverem em conflito com a minha consciência. O assim chamado patrão poderá surrar-vos e tentar forçar-vos a servi-lo. Direis:
-não, não vos servirei por vosso dinheiro ou sob ameaça.
Isso poderá implicar sofrimentos. Vossa servidão em sofrer acenderá a tocha da liberdade, que não pode jamais ser apaga.”
a) A quem Gandhi está a dirigir a sua palavra?
b) O que ele aconselha aos seus seguidores?
c) Qual é a estratégia de luta proposta por Gandhi na luta contra os dominadores? Essa estratégia surtiu efeito?
2) De acordo com os seus conhecimentos, quem é o “patrão” a quem Gandhi se refere no texto?
a) se refere aos Estados Unidos.
b) se refere à União Soviética.
c) se refere à Inglaterra.
3) Quando a Índia se tornou independente, os indianos entram em guerra civil por causa de religião. Qual território indiano, de maioria muçulmana, se separou e hoje é rival da Índia?
a) Bangladesh
b) Sri Lanka
c) Paquistão.
4) Se você fosse Presidente da Índia, que proposta você apresentaria para acabar a intolerância entre hindus e muçulmanos?
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
GEORGE - GEOGRAFIA
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/09/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)
De olho no link:
https://youtu.be/xJgN0ApdKWY (Regime de luminosidade nas florestas 1)
https://youtu.be/Do-i6L4XO3M (Projeto da UFRN visa diminuir desmatamento da caatinga)
1. Desenvolva um texto dissertativo-argumentativo sobre a relação entre o desmatamento e as atividades econômicas no Brasil. Mínimo de 16 linhas, sendo:
I – 1 parágrafo introdutório de 3 a 4 linhas
II – 2 parágrafos de desenvolvimento
III – 1 parágrafo de conclusão
2. A Amazônia é considerada uma floresta tropical. Entre as suas principais características, podemos destacar:
a) Clima quente e seco / elevada precipitação / vegetação rasteira
b) Clima quente e úmido / baixa precipitação / vegetação arbustiva
c) Clima frio e úmido / elevada precipitação / vegetação gramínea
d) Clima quente e úmido / elevada precipitação / vegetação arbórea
3. Observe o mapa a seguir e julgue os itens:
Brasil, com exceção de Rondônia, onde predomina a vegetação do tipo equatorial;
II – O domínio amazônico compreende toda a região Norte do Brasil, limitando-se a leste com o Meio-norte nordestino e, ao sul e sudoeste, com o Cerrado;
III – Os estados do Amazonas, Acre, Amapá estão totalmente inseridos no bioma de Mata Atlântica;
IV – O domínio amazônico possui, entre suas características de floresta tropical, elevadas temperaturas, altas taxas de precipitação e evapotranspiração;
V – O único domínio morfoclimático que separa a Floresta Amazônica da Mata Atlântica é o cerrado.
Estão corretas as alternativas:
a) I, IV, V
b) II, IV, V
c) I, II, V
d) III, IV, V
e) II, III, IV
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/09/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)
De olho no link:
https://youtu.be/UtWdMo9Aj5Y (Formação Territorial do Brasil 1)
https://youtu.be/M7Rt6GMJlXU (Formação do território brasileiro)
1. Desenvolva um texto dissertativo-argumentativo sobre a relação entre o a colonização e as atividades econômicas no Brasil no período colonial. Mínimo de 16 linhas, sendo:
I – 1 parágrafo introdutório de 3 a 4 linhas
II – 2 parágrafos de desenvolvimento
III – 1 parágrafo de conclusão
2. A primeira capital do Brasil foi:
a) São Paulo
b) Rio de Janeiro
c) Salvador
d) São Luís
e) Brasília
3. Sobre o período chamado Brasil Colônia, assinale a alternativa INCORRETA:
a) A esquadra de Pedro Álvares Cabral saiu da Espanha.
b) O monte que os portugueses avistaram foi chamado de Monte Pascoal.
c) Quando chegaram nas terras brasileiras os portugueses rezaram uma missa.
d) O escrivão da esquadra de Cabral era Pero Vaz de Caminha.
e) A motivação dos portugueses era conquistar novos territórios.
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/09/2020 às 09h - 10h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)
De olho no link:
https://youtu.be/n0_7jLGVubQ (América Latina e América Anglo- Saxônica)
https://youtu.be/M7Rt6GMJlXU (Formação do território brasileiro)
1. Desenvolva um texto dissertativo-argumentativo sobre o processo de distribuição da língua do colonizador europeu nas Américas e suas relações com a colonização da América Latina e Brasil. Mínimo de 16 linhas, sendo:
I – 1 parágrafo introdutório de 3 a 4 linhas
II – 2 parágrafos de desenvolvimento
III – 1 parágrafo de conclusão
2. Com relação à América Anglo-saxônica, é correto afirmar que:
a) Corresponde a todos os países que falam inglês do continente americano.
b) Corresponde aos países que foram colonizados pela Espanha.
c) Abrange apenas os Estados Unidos e o Canadá.
d) Abrange todos os países subdesenvolvidos.
e) Corresponde aos países que integram o antigo Nafta.
3. Com relação à colonização dos países que integram a América Anglo-saxônica, é correto afirmar que:
a) Não houve diferença entre a colonização da América Anglo-saxônica e da América Latina, pois ambas foram colônias de povoamento, ou seja, o principal objetivo da Metrópole era explorar as riquezas naturais da colônia.
b) Não houve diferença entre a colonização da América Anglo-saxônica e da América Latina, pois ambas foram colônias de exploração, ou seja, o principal objetivo da Metrópole era explorar as riquezas naturais da colônia.
c) Na colonização da América Anglo-saxônica, os colonizadores incentivaram a fixação da população na colônia, disponibilizando parte do lucro adquirido na exploração para o desenvolvimento dela.
d) A colonização da América Anglo-saxônica ficou conhecida como colonização de povoamento, pois o principal objetivo dos colonizadores era explorar as riquezas naturais da região.
e) A colonização da América Anglo-saxônica ficou conhecida como de exploração, pois um dos objetivos dos colonizadores era promover o desenvolvimento das colônias a fim de obter mais lucros com a sua exploração.
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 9º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 09/09/2020 às 10h - 11h, pelo link https://meet.google.com/gwv-qwea-ukx)
De olho no link:
https://youtu.be/CESEiR9qkyA (Relação marketing e produção)
https://youtu.be/fyScw9Di-4o (Economista prevê o fim da hegemonia dos Estados Unidos)
1. Desenvolva um texto dissertativo-argumentativo sobre o processo de produção e a relação com o marketing e o esgotamento da expansão da economia dos Estados Unidos. Mínimo de 20 linhas, sendo:
I – 1 parágrafo introdutório de 3 a 4 linhas
II – 3 parágrafos de desenvolvimento
III – 1 parágrafo de conclusão
2. Assinale com V ou F, conforme seja verdadeiro ou falso, o que se diz a seguir sobre o papel dos Estados Unidos da América na geopolítica e na geoeconomia internacionais.
( ) Continuam sendo a maior potência política e econômica do mundo, pois sua superioridade militar é esmagadora e o país ainda detém o maior produto interno bruto (PIB) do planeta.
( ) Têm no seu mais recente presidente eleito, Donald Trump, um reconhecido conservador no que tange às ações de política externa em relação a países como Irã, Venezuela e Coreia do Norte.
( ) Fortaleceram importante posição de liderança ambiental global ao assumir compromissos na luta contra os efeitos das mudanças climáticas, em especial durante o Acordo de Paris sobre Mudança do Clima.
( ) Com a crise econômica sentida nos últimos anos, o país tem desenvolvido uma política de desmilitarização e redução dos custos com armamentos, fato que já resultou numa diminuição das tensões internacionais com países inimigos.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
a) F,V,F,V
b) V,F,V,F
c) F,V,F,F
d) V,F,V,V
e) NDA
3. Com relação à América Anglo-saxônica, é correto afirmar que:
a) Corresponde a todos os países que falam inglês do continente americano.
b) Corresponde aos países que foram colonizados pela Espanha.
c) Abrange apenas os Estados Unidos e o Canadá.
d) Abrange todos os países subdesenvolvidos.
e) Corresponde aos países que integram o antigo Nafta.
4. Pesquise sobre os símbolos e locais históricos dos Estados Unidos e reproduza-o em forma de desenho.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE QUINTA-FEIRA
AMORIM - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/09/2020 às 9h - 11h, pelo link https://meet.google.com/hjj-pzqy-hrx)
Acesse ao vídeo sobre o conteúdo pelo link: https://youtu.be/Zks8VyYjHqs
Questão problemas
(01) Com os números 0; 2 ; 4 ; 5 e 6 quantos números distintos múltiplos de 5 podemos formar?
(02) Com os algarismos de 0 a 9 quantos números de quatro algarismos podemos formar?
(03) Se tenho 12 sapatos Rafarillo; 8 bermudas da Blinclass e 5 camisas da MR2, de quantas maneiras poderei me vestir?
(04) Qual é o valor do termo desconhecido:
a) 12 × 11 × k = 396
b) 13 × 10 × w = 2600
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 7º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/09/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/hjj-pzqy-hrx)
Assista o vídeo a seguir pelo link: https://youtu.be/Zks8VyYjHqs
Agora resolva as atividades a seguir
(01) Quantos grupos de 5 letras podemos formar usando as vogais?
02) Quantos grupos de 5 letras diferentes podemos formar usando as vogais?
(03) 390 possibilidades de vogais, consoantes e números Peter teve. Sendo 5 vogais; 26 consoantes e x números, qual é o total de números como opção?
(04) Qual é o valor do termo desconhecido?
a) 27 × 28 × k = 27 × 56 × 58
b) 23 × 24 × c = 23 × 48 × 43
c) 39 × 40 × e = 78 × 80 × 3
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
TADEU - MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/09/2020 às 09h - 11h, pelo link https://meet.google.com/oky-qgzg-kpa)
Assista o vídeo a seguir pelo link: https://youtu.be/DH7Rz6Sl7RQ
Conteúdo: MONÔMIOS
Exercícios:
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA DO 9º ANO A, B, e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/09/2020 às 13h - 15h, pelo link https://meet.google.com/oky-qgzg-kpa)
Assista o vídeo a seguir: https://youtu.be/nPEjCqglucA
Conteúdo: FÓRMULA DE BHASKARA
Exercícios:
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
RAFAEL - ED. FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º ANO A, B e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/09/2020 às 14h - 15h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)
Atividade 16: Semana 08/09/2020 a 11/09/2020.
Tema: Atletismo.
Objetivo: Conhecer os tipos de corridas.
Conteúdo:
Texto: https://www.jasminealimentos.com/estilo-de-vida/tipos-de-corrida-modalidades-para-cada-perfil/
Vídeo: https://youtu.be/kwmmFZWdyOU
ATIVIDADE 1 .
Unidade temática: Esporte Individual.
Objeto de conhecimento: Atletismo -
Corrida com Jornal.
Recurso: Folhas de jornal impresso.
Desenvolvimento: Cada aluno deve estar com duas folhas de jornal nas mãos. Ao sinal de início, devem colocar no chão, à sua frente, uma das folhas de jornal, e pisar sobre ela; Depois colocar a outra, dar um passo à frente pisando sobre ela, e apanhar a que ficou atrás, para tornar a colocá-la no chão, à sua frente e pisar sobre ela e apanhar a que ficou atrás; Farão a troca de jornal até atingir à linha de chegada.
Vencerá quem chegar primeiro sem rasgar o jornal. Caso atividade desenvolvida individualmente, o tempo(cronômetro), poderá ser utilizado como recurso para diferenciar o percurso do outro.
“Um vencedor precisa de motivação para além de qualquer vitória”
Pat Riley
ATIVIDADE (Bônus)
CORRIDA DO ELEFANTE
As crianças andam à vontade pela Casa. Uma delas separada utiliza um braço segurando com a mão a ponta do nariz e o outro braço passando pelo espaço vazio formado pelo braço. ( Imitando uma tromba de elefante).
Ao sinal, o pegador sai a pegar os demais usando somente o braço que está livre (O outro continua segurando o nariz). Quem for tocado transforma-se também em elefante, logo, em pegador, adotando a mesma posição. Será vencedor o último a ser preso.
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 8º ANO A, B, C e D
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/09/2020 às 13h - 14h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)
Atividade 16: Semana 08/09/2020 a 11/09/2020.
Tema: Atletismo.
Objetivo: Conhecer os tipos de corridas.
Conteúdo:
Texto: https://www.jasminealimentos.com/estilo-de-vida/tipos-de-corrida-modalidades-para-cada-perfil/
Vídeo: https://youtu.be/kwmmFZWdyOU
ATIVIDADE 1
Unidade temática: Esporte Individual
Objeto de conhecimento: Atletismo -
Corrida contra resistência.
Recurso: Elástico ou faixa.
Desenvolvimento: Essa atividade pode ser feita individualmente ou em dupla, usando todo o espaço físico da casa e terreno do imóvel.
Em dupla: dois a dois, com ajuda do companheiro que correrá contra resistência. Sozinho: arrastando um peso ligado ao elástico ou faixa, que pode ser anilha, pneu etc.
“Não é possível ganhar a não ser que se aprenda a perder.”
Kareem Abdul-Jabbar
ATIVIDADE (Bônus)
PÉS DE LATA
O educador montará os pés-de-lata para todos. Deverá ser respeitada a idade dos praticantes. As crianças menores necessitam de latas de menor altura. Inicialmente os educandos experimentaram de forma livre e espontânea o material confeccionado. Quando todos os participantes já estiverem familiarizados com o material, o educador deverá propor um pega-a-pega. Aquele jogador que for pego deverá assumir a posição do pegador. A brincadeira acontecerá até quando houver motivação e entusiasmo por parte dos praticantes.
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 9º ANO A, B, e C
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 10/09/2020 às 9h - 10h, pelo link https://meet.google.com/jpy-dvzu-yya)
Atividade 16: Semana 08/09/2020 a 11/09/2020
Tema: Atletismo.
Objetivo: Conhecer os tipos de corridas.
Conteúdo:
Texto: https://www.jasminealimentos.com/estilo-de-vida/tipos-de-corrida-modalidades-para-cada-perfil/
Vídeo: https://youtu.be/meIadnOwyME
ATIVIDADE 1
Unidade temática: Esporte Individual
Objeto de conhecimento: Atletismo - Corrida com obstáculos.
Recurso: Bastão ou cabo de vassoura, elástico ou barbante, giz e etc.
Desenvolvimento: Demarcar uma área para a realização da atividade, indicando as linhas de saída e de chegada. Essa atividade pode ocorrer individualmente ou em grupo. Em seguida, construir seu próprio circuito competitivo.
Passos:
∙ Inserir desenhos de arcos no trajeto entre a linha de saída e a de chegada;
∙ Introduzir mais um objeto no trajeto, como uma corda esticada no chão;
Portanto, quando estiverem percorrendo o trajeto, os alunos devem saltar para dentro e para fora do arco e, diante da corda, caminhar sobre ela.
∙ Algo para passar embaixo;
∙ Para escalar;
∙ Contornar uma sucessão de bastões colocados paralelamente no chão;
∙ Saltar elástico com altura de 40 centímetros:
∙ Para finalizar as experimentações, convidar os alunos a criar uma nova ordem para apresentar os objetos, de modo a proporcionar um circuito diferenciado de movimentos e possibilidades motoras.
“Vontade acima da habilidade”
Kevin Constantine
ATIVIDADE (Bônus)
CORRIDA DE VELOCIDADE
Demarque uma linha de saída/chegada e outra como ponto a percorrer. O aluno terá que ir até a marcação indicada e retornar em menor tempo possível.
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
AULAS DE SEXTA-FEIRA
NETO - ENSINO RELIGIOSO
ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - 6º e 7º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 11/09/2020 pelo link https://meet.google.com/fsn-nypp-tsg)
Atenção aos horários: 6º ano: de 14h - 15h
7º ano: de 13h - 14h
✅ Leiam a fábula abaixo:
🗣️ATIVIDADE 1: O pardal malvado e o coelho.
O PARDAL MALVADO E A LEBRE
Um pardal malvado dizia para uma lebre que fora aprisionado por uma águia:
- Você não é tão rápida que, quando um cachorro consegue alcança-la, o afaga e elogia por haver corrido tanto? Pois ande, corra agora; o que a impede?
O pardal falava dessa maneira à lebre, quando um gavião veio voando e o agarrou. O pardal começou a gritar e a pedir socorro. Então, a lebre disse:
- Bem que você mereceu! Antes, quando me viu presa nas garras da águia, me insultava e zombava de mim. Como é que você se intromete na vida alheia, se não sabe cuidar de si mesmo?
Atividades propostas.
1) Coloque-se no lugar da lebre. Você mudaria o diálogo do pardal? O que lhe diria?
2) Você já se viu alguma vez em situação semelhante à do pardal? Quando?
3) Faça um desenho da cena que se passa a história.
✅ Enviar para o e-mail do professor a atividade.
Até a próxima aula!
Qualquer dúvida, estou a disposição
ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - 8º e 9º ANO
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 11/09/2020 pelo link https://meet.google.com/fsn-nypp-tsg)
9º ano: de 09h - 10h
✅ Leiam a fábula abaixo:
🗣️ATIVIDADE 1: Leia a fábula: O Leão e o Esquilo.
Um esquilo distraído, ao sair da toca, avistou um enorme leão. Com medo, tentou correr, mas o leão, mostrando um coração sublime, deixou-o ir embora. Essa atitude não foi, porém perdida, embora ninguém acredite que um poderoso leão venha algum dia precisar de um humilde esquilo.
Aconteceu que, ao sair da floresta, o leão foi apanhado numa armadilha, ficando preso entre as redes. Rugia tanto de fúria que, ao longe, o esquilo ouviu e veio curioso saber o que tinha acontecido. Ao ver o leão preso na rede, tanto trabalhou com os dentes, que conseguiu libertá-lo. Apesar de pequeno, o esquilo pacientemente, com esforço e dedicação, libertou seu amigo Leão (adaptado de fábulas de La Fontaine).
Atividade
Em grupos, exponha oralmente suas opiniões sobre a moral da história, questionando:
1) Qual a moral da história?
2) Somos tolerantes, pacientes, dedicados com os outros? Os que nos cercam são pacientes, tolerantes, dedicados conosco?
3) Quais as dificuldades que encontramos para sermos tolerantes,pacientes e dedicados com todos a nossa volta?
4) Respeitamos a todos igualmente ou privilegiamos os mais poderosos?
✅ Enviar para o e-mail do professor a atividade.
Até a próxima aula!
Qualquer dúvida, estou a disposição
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
HELIANE - ARTES
ATIVIDADE DE ARTES - 6º e 7º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 11/09/2020, pelo link https://meet.google.com/pvn-sgax-jdz)
Atenção aos horários: 6º ano: de 09h - 10h
7º ano: de 10h - 11h
✔️História de vida: a arte como caminho para a superação e sonhos realizados.
Faça a pesquisa com esse tema da vida de artistas nas áreas da pintura e artesanato. Ou se puder, registre a história de pessoas que usou a arte para mudar a vida dele e de outras pessoas. Pode ser de artistas do seu bairro. Escreva no mínimo 15 linhas.
ATIVIDADE DE ARTES - 8º e 9º ano
(Tira dúvidas pelo Google Meet será dia 11/09/2020, pelo link https://meet.google.com/pvn-sgax-jdz)
Atenção aos horários: 8º ano: de 13h - 14h
9º ano: de 14h - 15h
______________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------










Olá, aqui é o Francisco Matheus do 6° ano A e poderia saber quais o E-mails dos professores para entregar as atividades? Muito obrigado pela atenção!
ResponderExcluirpergunte o ronney que ele vai lhe dar
ExcluirAMORIM (MATEMÁTICA) - marcosamorimpastor@gmail.com
ExcluirANDREA (PORTUGUÊS) - profandreams@gmail.com
EUGÊNIO (HISTÓRIA) - profeugeniomorais2@gmail.com
GEORGE (GEOGRAFIA) - educacaogeografica42@gmail.com
GILBERTO (CIÊNCIAS) - professorgilbertofreitas266@gmail.com
GISLENE (PORTUGUÊS) - gislenebsc@gmail.com
HELIANE (ARTES) - hellianerodrigues70@gmail.com
IDELFONSO (CIÊNCIAS) - idelmendes66@gmail.com
JOÃO PAULO (ED. FÍSICA) - joaopauloaragn@icloud.com
MARÍCIA (INGLÊS) - Maricia.ingles@hotmail.com
NETO (ENSINO RELIGIOSO) - neto.almeida88@outlook.com
RAFAEL (ED. FÍSICA) - costa.rafa@hotmail.com
TADEU (MATEMÁTICA) - tadeu.mourao@hotmail.com
Eu mandarei as atividades no final do mês
ResponderExcluirta crt
Excluir